UFG - Instituto de Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFG - Instituto de Informática"

Transcrição

1 UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 11 Serviços de Envio de Mensagens

2 Message Oriented Middleware Middleware orientado a mensagem (MOM) é um software ou hardware de infra-estrutura focada em enviar e receber mensagens entre sistemas distribuídos.

3 Message Oriented Middleware MOM permite que os módulos do aplicativo para ser distribuído através de plataformas heterogêneas Reduz a complexidade do desenvolvimento de aplicações que abrangem vários sistemas operacionais e protocolos de rede, isolando o desenvolvedor do aplicativo a partir de detalhes do sistema operacional e interfaces de rede.

4 Message Oriented Middleware MOM é um software que reside em ambas as porções da arquitetura cliente/servidor e normalmente suporta chamadas assíncronas entre as aplicações cliente e servidor. MOM reduz a participação dos desenvolvedores de aplicativos com a complexidade da natureza mestre/escravo do cliente/servidor mecanismo.

5 Origem O caso de um grande banco fornece um bom exemplo de como middleware surgiu como uma exigência do negócio: Um banco tinha guardado todos os detalhes do seu cliente em seu mainframe de grande porte desde Este mainframe permaneceu em uso pesado e sofreu diversos melhoramentos.

6 Origem Apesar de inovador em sua época, a utilidade do mainframe para o pessoal do banco diminuiu O banco apresentou novas aplicações separadas com base em computadores pessoais (PCs), permitindo que o pessoal do banco oferecer aos clientes novos serviços que o mainframe não poderia suportar.

7 Origem Uma situação ideal seria permitir que o aplicativo baseado em PC com link para o aplicativo de mainframe mais velhos e permitir que o mainframe e os PCs para compartilhar uns dos outros dados.

8 Origem Acessando dados do mainframe oferece duas vantagens: 1.Novas Aplicações de front-end PC podem substituir os antigos terminais de mainframe pouco amigável ao usuário. 2.Sistemas baseados em PC podem utilizar os dados do mainframe em novas formas - antes impraticáveis devido às limitações do software do mainframe

9 Origem Até o final de 1980 integradores de sistema tinha nenhuma maneira fácil de ligar estas aplicações diferentes juntos.

10 Origem Desenvolvedores enfrentou vários desafios: 1. Os desenvolvedores teriam que construir adaptadores de um software separado em ambos os sistemas de tradução de dados de aplicativos de código em um formato que o sistema de destino pode entender (e vice-versa).

11 Origem 2. A velocidade de processamento de cada sistema obrigaria o outro sistema. Por exemplo, se o mainframe correu lentamente, o aplicativo baseado em PC teria que esperar até que o mainframe apanhados, atrasando a aplicação de PC. Por outro lado, a transformação que tinha sido transferida para servidores distribuídos por razões de custo seria executado de forma lenta e mainframe teria de esperar até que o servidor preso.

12 Origem 3. Programadores de comunicação seria necessário instalar um sistema de gateway de rede para formar uma ponte entre a rede do mainframe e da rede de PC, se os diferentes sistemas utilizados diferentes protocolos de rede. O gateway iria traduzir os pacotes de rede do sistema de origem e de transmiti-las ao sistema de destino usando o protocolo do sistema de destino.

13 Origem Tais questões feita a integração entre aplicações difíceis. Grande parte dessa integração também necessária reengenharia cada vez duas aplicações em plataformas diferentes necessário que reúna, já que cada situação diferente, em certa medida. Ao dedicar esforço para que reúna os aplicativos em diferentes sistemas, departamentos de TI e passou a gastar uma quantia significativamente maior do que o gasto no desenvolvimento inicial, por sub-sistema.

14 Java Message System Java Message Service, ou JMS, é uma API da linguagem Java para middleware orientado à mensagens. Através da API JMS duas ou mais aplicações podem se comunicar por mensagens. A JMS API é uma Message Oriented Middleware (MOM)

15 Arquitetura A API JMS suporta dois modelos de troca de mensagens: Ponto a ponto ou modelo de filas Modelo publish/subscribe

16 Modelo Ponto a Ponto No modelo ponto a ponto, ou por filas, um produtor (producer) envia mensagens para uma fila e um consumidor (consumer) as lê. Neste caso, o produtor conhece o destino da mensagem e a envia diretamente para a fila do consumidor.

17 Modelo Ponto a Ponto Este modelo é caracterizado pelo seguinte: Apenas um consumidor irá ler a mensagem; Não é necessário que o produtor esteja em execução no momento em que o consumidor lê a mensagem, assim como não é necessário que o consumidor esteja em execução no momento que o produtor envia a mensagem; Quando lê uma mensagem com sucesso o consumidor envia um aviso (acknowledged) para o produtor.

18 Modelo Ponto a Ponto

19 Modelo Publish/Subscribe Este modelo suporta a publicação de mensagens para um determinado tópico de mensagens (message topic). O(s) assinante(s) (subscriber) podem registrar interesse em receber ( em assinar ) mensagens de um tópico. Neste modelo, nem o publicador (publisher) ou o assinante sabem um do outro.

20 Modelo Publish/Subscribe As características deste modelo são: Múltiplos consumidores podem ler a mensagem; Existe uma dependência temporal entre os publicadores e assinantes de um tópico; Um publicador deve criar uma assinatura (subscription) para que os assinantes possam receber mensagens; O assinante do tópico deve estar em execução continuamente para receber as mensagens.

21 Modelo Publish/Subscribe

22 Elementos da API JMS Cliente JMS Uma aplicação ou objeto Java que produz e consome mensagens. As mensagens são objetos que contém os dados que são transferidos entre os clientes JMS.

23 Elementos da API JMS Conexão JMS A partir do momento que uma factory é obtida, conexões para o provedor JMS podem ser criadas. Uma conexão representa a ligação entre a aplicação cliente e a aplicação servidora. Dependendo do tipo da conexão, ela permitirá que os clientes criem sessões para o envio e recebimento de mensagens de filas ou tópicos.

24 Elementos da API JMS Fábrica de conexões JMS É um objeto administrado que a aplicação cliente utiliza para a criação de conexões para o provedor JMS. Normalmente, os clientes obtém as factories através de interfaces portáveis, desta forma, mesmo se as configurações do provedor JMS mudarem, o código do cliente permanece inalterado. Os administradores mantém as configurações em objetos (objetos da classe factory), que são obtidos através de buscas (lookup) na JNDI. Dependendo do tipo da mensagem, o cliente obterá uma factory para tópico ou para fila.

25 Elementos da API JMS Destino É um objeto administrado que encapsula a identidade do destino das mensagens, que é onde as mensagens são enviadas e consumidas. Pode ser uma fila ou um tópico. O administrador JMS cria estes objetos, e os usuários os obtém através de buscas na JNDI. Da mesma forma que as factories de conexões, o administrador pode criar dois tipos de classe de destino, fila e tópico.

26 Elementos da API JMS Consumidor Um objeto criado através de uma sessão JMS. Ele recebe mensagens de um destino. O consumidor pode receber mensagens de maneira síncrona ou assíncrona de filas ou tópicos.

27 Elementos da API JMS Produtor Um objeto criado através de uma sessão JMS. Ele envia mensagens para um destino.

28 Elementos da API JMS Mensagens São objetos enviados entre consumidores e produtores de mensagens. Eles contêm um outro objeto que encapsula os dados que serão trafegados pelas mensagens. Uma mensagem possui três partes principais: 1.um cabeçalho, contém a rota das mensagens 2.um conjunto de atributos opcionais 3.o corpo da mensagem que pode conter cinco tipos de mensagens: texto, map, bytes, stream ou objetos A interface de uma mensagem é extremamente flexível e permite várias formas de customização de conteúdo.

29 Elementos da API JMS Provedor JMS Representa uma interface para um software de middleware orientado à mensagens. Ele suporta a interface JMS que é especificada pela Sun Microsystems/Oracle. Ele é basicamente um adaptador de um middleware.

30 Softwares que suportam JMS Livres ActiveMQ JbossMQ Joram MantaRay OpenJMS RabbitMQ Glassfissh

31 Softwares que suportam JMS Comerciais BEA WebLogic Server da BEA Systems Tibco EMS da TIBCO Software FioranoMQ GigaSpaces da GigaSpaces Technologies ibus da Softwired IONA JMS da IONA Technologies SeeBeyond ICAN Suite da Sun Microsystems IQManager da Sun Microsystems JMS+ da webmethods SonicMQ da Sonic Software WebSphere MQ da IBM webmethods Broker JMS da webmethods

32 Tecnologias de Mensagens que não suportam JMS Advanced Message Queuing Protocol (AMQP) Protocolo de filas de mensagens padronizadas com implementações independentes múltiplas. Amazon Simple Queue Service Serviços de mensagens comodotizados providos pela Amacon.com com uma taxa por uso. Permite ao usuário alugar acesso para messaging sem ter e manter seu próprio servidor. Microsoft Message Queuing Tecnologia similar, implementada para.net Framework.

Java Message Service (JMS)

Java Message Service (JMS) Java Message Service (JMS) Disciplina de Sistemas Distribuídos Prof. Cristiano André da Costa Luiz Henrique Feltes Roteiro Introdução; Arquitetura; Vantagens / Desvantagens; Componentes do JMS; Códigos

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 12 Beans Orientados a

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB : EJB Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA : EJB e CORBA Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

IBM WebSphere MQ. Introdução

IBM WebSphere MQ. Introdução Introdução Arquitectura Application Messaging Interface WebSphere Aplication Server WebSphere Business Integration Server Vantagens e desvantagens Introdução Plataforma de integração e infraestrutura de

Leia mais

Enterprise Application Integration (EAI)

Enterprise Application Integration (EAI) Enterprise Application Integration (EAI) Histórico Sistemas de Informação (SI) muito caros As empresas passaram a contar com mais de um SI July Any Rizzo Oswaldo Filho Informações perdidas por falta de

Leia mais

Sumário. Message Oriented Middleware (MOM) Sincronização na Comunicação. Comunicação Assíncrona

Sumário. Message Oriented Middleware (MOM) Sincronização na Comunicação. Comunicação Assíncrona Sumário Message Oriented Middleware (MOM) October 16, 2008 Comunicação Assíncrona (MOM) Conceito Java Message Service Implementação Comunicação Assíncrona Problema: Nem sempre as entidades comunicantes

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com 1. Que são sistemas abertos? É um sistema que oferece serviços de acordo com

Leia mais

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/29

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/29 Invocação Remota Prof. Leonardo Barreto Campos 1/29 Sumário Introdução Chamada de Procedimento Remoto Invocação a Método Remoto Leitura Complementar Bibliografia 2/29 Introdução Essa aula trata como os

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Orientação a Objetos Encapsulamento: Parte interna (privada) dos objetos Implementação: métodos Estado: atributos, variáveis,

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas SOA e Web Services Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

Gerência de Redes Visão Geral

Gerência de Redes Visão Geral Gerência de Redes Visão Geral Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Sumário Gerenciamento de Redes Evolução do Gerenciamento Áreas Funcionais Elementos do Gerenciamento Plataformas

Leia mais

Message Oriented Middleware (MOM)

Message Oriented Middleware (MOM) Message Oriented Middleware (MOM) November 1, 2009 Sumário Comunicação Assíncrona (MOM) Conceito Java Message Service Implementação Comunicação Assíncrona Problema: Nem sempre as entidades comunicantes

Leia mais

SPEEDMiddleware - MOM

SPEEDMiddleware - MOM SPEEDMiddleware - MOM Equipe: Guilherme Barros de Souza Plataformas de Distribuição 2010.1 Objetivo Implementar um middleware orientado a mensagem; Organizar e abstrair as camadas de distribuição e infra-estrutura

Leia mais

MOM Message Oriented Middleware

MOM Message Oriented Middleware MOM Message Oriented Middleware Bruno Miguel de Sousa Gonçalves 1.O que é a MOM? 1.1. Conceito Figura 1 Descrição geral da arquitectura MOM. Message Oriented Middleware trata-se de uma insfraestrutura

Leia mais

Message Oriented Middleware & Message Brokers

Message Oriented Middleware & Message Brokers Message Oriented Middleware & Message Brokers Tecnologias de Middleware Pedro Miguel Martins Nunes Curso de Especialização em Informática 06/07 Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Arquitetura Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

Principais conceitos de CORBA

Principais conceitos de CORBA Principais conceitos de CORBA Tecgraf PUC-Rio fevereiro de 2011 Common Object Request Broker Architecture Uma arquitetura aberta para o desenvolvimento de aplicações distribuídas em um ambiente multilinguagem

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo Desenvolvedor Android: Avançado Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android fornece as ferramentas necessárias para projetar e implementar aplicativos para dispositivos Android, com base

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 4 - INTERFACES E SERVIÇOS Definições: Serviços: Cada camada fornece serviços para camada superior. O modelo especifica o que cada camada faz, não como o serviço é implementado ou acessado. Interfaces:

Leia mais

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos

Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos Desenvolvimento de um Framework para replicação de dados entre bancos heterogêneos João Batista Gianisini JúniorJ Alexander Roberto Valdameri - Orientador Roteiro da apresentação Introdução Objetivos Motivação

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 5 Servidores de Aplicação

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Definição Rede Computadores

Definição Rede Computadores Definição Rede Computadores Uma rede de computadores consiste na interconexão entre dois ou mais computadores e dispositivos complementares acoplados através de recursos de comunicação, geograficamente

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS. Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS. Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ARQUITETURAS Slides cedidos pela Professora Aline Nascimento INTRODUÇÃO A organização dos SDs trata em grande parte dos componentes de software que constituem o sistema Os componentes

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Autor Autor Local Cláudio Geyer Instituto de Informática disciplinas: POD e PDP Versão v4 2010-1 Programação com Objetos Distribuídos

Leia mais

Programação de Alto Desempenho - 2. Prof: Carla Osthoff

Programação de Alto Desempenho - 2. Prof: Carla Osthoff Programação de Alto Desempenho - 2 Prof: Carla Osthoff E-mail: osthoff@lncc.br 3- Modelos de programação paralela Shared Memory/Threads Posix Win32 treads OpenMP Message Passing MPI Data Parallel OpenCL/Cuda

Leia mais

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1

ÍNDICE. Redes de Computadores - 1º Período de Cap 12 - Fls. 1 ÍNDICE 12. Sistemas Operacionais de Redes 2 12.1. Conceito 2 12.2. Redirecionador 3 12.3. Arquiteturas 3 12.4. Par a Par 4 12.5. Cliente-Servidor 4 12.6. Os Sistemas Operacionais de Redes e as Arquiteturas

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista A TI como parte integrante da empresa impõe a necessidade dos Administradores conhecerem melhor seus termos

Leia mais

Processo Módulo M NPS

Processo Módulo M NPS Processo Módulo M BásicoB NPS Objetivo: Adquirir ganho de performance, diminuindo tráfego de rede e gerando outras vantagens competitivas através da utilização da tecnologia NPS (N-Tier Process and Scheduler).

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Redes de Telecomunicações Prof. Robson Almeida INFRA-ESTRUTURA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 TELECOMUNICAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES CONCEITOS BÁSICOS Telecomunicações Reúne toda infraestrutura

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5ª. Série Programação Distribuída A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido

Leia mais

Common Object Request Broker Architecture

Common Object Request Broker Architecture Common Object Request Broker Architecture OMG: Object Management Group. Organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1989. Mais de 800 membros (incluindo fabricantes de sistemas, produtores

Leia mais

Por que é importante?

Por que é importante? Disciplina: Engenharia de Software 3 Bimestre Aula 5: ENGENHARIA DE SOFTWARE BASEADA EM COMPONENTES Para o desenvolvimento de softwares customizados, a engenharia de software baseada em componentes é uma

Leia mais

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

5 Proposta de Integração com as Redes Sociais Pervasivas

5 Proposta de Integração com as Redes Sociais Pervasivas 5 Proposta de Integração com as Redes Sociais Pervasivas 5.1 Abordagens Miluzzo et al. (24) definem sensoriamento social (social sensing) como o processo pelo qual os sensores presentes no dispositivo

Leia mais

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Princípios de Sistemas Distribuídos Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Conceitos de comunicação entre processos Interprocess Communication (IPC) Sistemas distribuídos são construídos

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito RM-OSI: Modelo de Referência www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Quando surgiram as redes de computadores havia um grande problema de compatibilidade entre

Leia mais

Operations Research Serviços de Redes

Operations Research Serviços de Redes Serviços de Redes 3º Ano / 1º Semestre 2017 lvilanculos@up.ac.mz Curso de Informática Docente: Luís Vilanculos 1 Virtualização Para entender perfeitamente o conceito da tecnologia, deve-se traçar um paralelo

Leia mais

User Datagram Protocol

User Datagram Protocol User Datagram Protocol UDP: Protocolo utiliza para distinguir para qual usuário ou aplicativo deve ser encaminhado um datagrama destinado a uma máquina que esteja executando mais de um processo. Problemas:

Leia mais

Agenda da Aula. Reuso de Software. Tipos de Reuso. Potenciais Problemas. Vantagens de Reuso. Introdução a Reuso de Software

Agenda da Aula. Reuso de Software. Tipos de Reuso. Potenciais Problemas. Vantagens de Reuso. Introdução a Reuso de Software Reuso de Software Aula 02 Agenda da Aula Introdução a Reuso de Software Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo reuso.software@gmail.com Introdução a Reuso de Software Abordagens de Reuso

Leia mais

Sérgio Koch Van-Dall

Sérgio Koch Van-Dall PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES Sérgio Koch Van-Dall sergiod@inf.furb.br Orientador: Prof. Paulo Fernando da Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Competências: SOP 1. Compreender as abstrações de um sistema operacional e operar um sistema operacional Unix/Linux como

Leia mais

O discador BA não conecta com o CTI Server - ordem de associação NIC

O discador BA não conecta com o CTI Server - ordem de associação NIC O discador BA não conecta com o CTI Server - ordem de associação NIC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Topologia Problema Troubleshooting Solução Informações

Leia mais

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Barramento. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Barramento Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Componentes do Computador; Funções dos Computadores; Estrutura de Interconexão; Interconexão de Barramentos Elementos de projeto de barramento;

Leia mais

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde Coordenação Técnica Institucional: Fiocruz e INPE Coordenação Nacional CGVAM- Coordenação Geral de Vigilância Ambiental Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Módulo A REDES DE COMPUTADORES Modelos de Referência em Arquitetura de Redes SIGA O MODELO Um modelo de referência ajuda a entender como dois dispositivos interconectados se

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos.

AULA 02. OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. AULA 02 OBJETIVO: Características da Linguagem Orientada a Objetos. HABILIDADES TRABALHADAS: Comparação das características das linguagens orientadas a objetos frente às linguagens estruturadas. Conhecimentos

Leia mais

08/08/2016. Prof. Richard Brosler

08/08/2016. Prof. Richard Brosler Prof. Richard Brosler richard.brosler@aedu.com Metodologia de trabalho Sistema de notas Trabalhos Artigos Celulares Presença Entrega de trabalhos Uso de laboratório Introdução aos Sistemas Distribuídos

Leia mais

Arquitetura da Internet TCP/IP

Arquitetura da Internet TCP/IP Arquitetura da Internet TCP/IP A Internet Internet é a rede mundial de computadores, à qual estão conectados milhões de computadores do mundo todo; A idéia de concepção de uma rede mundial surgiu nos Estados

Leia mais

JINI. Rodrigo Campiolo João Bosco Mangueira Sobral. Disciplina: Computação Distribuída Curso: Sistemas de Informação

JINI. Rodrigo Campiolo João Bosco Mangueira Sobral. Disciplina: Computação Distribuída Curso: Sistemas de Informação JINI Rodrigo Campiolo João Bosco Mangueira Sobral Disciplina: Computação Distribuída Curso: Sistemas de Informação O que é Jini É um sistema distribuído baseado na idéia de federação de grupos de usuários

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Redes de Computadores Prof Pedro Vunge I Semestre de 2017 SUMÁRIO I - Introdução às Redes de Computadores 1.4 Principais componentes de uma rede

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais

Visões Arquiteturais. Visões Arquiteturais Visões Arquiteturais Separar diferentes aspectos em visões separadas com o objetivo de gerenciar complexidade. Cada visão descreve diferentes conceitos da Engenharia. Visões permitem reduzir a quantidade

Leia mais

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação

Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação Network Fundamentals Capítulo 3 1 Aplicações A Interface entre usuário e Rede de Dados A Camada de aplicação provê recursos para enviar e receber dados

Leia mais

3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks

3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks 48 3 Uma Abordagem Orientada a Aspectos para o Desenvolvimento de Frameworks Este capítulo apresenta uma visão geral da contribuição principal deste trabalho: uma abordagem orientada a aspectos para o

Leia mais

WAP. Determinação de Superfícies. Visíveis. José Almir Freire de Moura Júnior.

WAP. Determinação de Superfícies. Visíveis. José Almir Freire de Moura Júnior. WAP Determinação de Superfícies José Almir Freire de Moura Júnior Visíveis {jafmj@cin.ufpe.br} Tópicos Motivação Introdução Histórico Visão geral Modelo WAP Rede WAP Arquitetura WAP WAE WML WSP WTP WTLS

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager. 1. Introduçăo

Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager. 1. Introduçăo Pré Requisitos para instalaçăo ou Atualizaçăo DFe-Manager 1. Introduçăo Este documento tem como objetivo apresentar os requisitos técnicos da Solução DFe Manager 2.1.0 Foi concebido a partir da análise

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Prof. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul brivaldo@facom.ufms.br 17 de abril de 2017 Sumário 1 Introdução 2 Componentes de Rede Serviços de Rede Protocolo 3 Acesso Residencial O que é uma Rede?

Leia mais

HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP

HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP HMI: UM MIDDLEWARE PARA OBJETOS DISTRIBUÍDOS SOBRE O PROTOCOLO HTTP Aluno: Abel Luiz Cechinel Orientador: Paulo Fernando da Silva Sumário Introdução; Fundamentação Teórica; Desenvolvimento; Conclusão;

Leia mais

Padrões. Arquitetura de Software Thaís Batista

Padrões. Arquitetura de Software Thaís Batista Padrões Endereçam uma classe de problemas recorrentes e apresenta uma solução para eles (podem ser considerados um par problema-solução) Permitem a construção de software com propriedades definidas Ajudam

Leia mais

Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo

Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo rgildoaraujo@gmail.com 1 Técnico de informática no Ministério Público Federal Professor da Equipe Itnerante Desenvolvimento de Sistemas Certificações

Leia mais

Figura 1: Modelo de interação para a autenticação do utente com o seu Cartão de Cidadão.

Figura 1: Modelo de interação para a autenticação do utente com o seu Cartão de Cidadão. Segurança Informa tica e nas Organizaço es Autenticaça o do Utente em Aplicaço es Web com o Carta o de Cidada o (v1.0) 1 Introdução Com este trabalho pretende-se estudar um modelo de interação entre um

Leia mais

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare).

informação enviada (ex. Facebook) ou que a rede social utilize essa informação para sugerir locais de interesse próximos ao usuário (ex. Foursquare). 1 Introdução 1.1 Contextualização Recentemente, tem-se percebido um movimento de integração de comunidades físicas e comunidades virtuais. As pessoas utilizam cada vez mais a Internet para se comunicar

Leia mais

Introdução a Computação em Nuvem

Introdução a Computação em Nuvem Introdução a Computação em Nuvem Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de

Introdução ao Desenvolvimento de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações Web com JSF e PrimeFaces Marcelo Vinícius Cysneiros Aragão ICC Inatel Competence Center marcelovca90@inatel.br Santa Rita do Sapucaí, 15 de março de 2016 Conteúdo

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;

Leia mais

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Web Services Conceitual Juliano Moraes, Marcus Breda, Paulo Gil, Rafael

Leia mais

Arquitetura de Aplicações J2EE. Jorge Fernandes Outubro de 2003

Arquitetura de Aplicações J2EE. Jorge Fernandes Outubro de 2003 Arquitetura de Aplicações J2EE Jorge Fernandes Outubro de 2003 J2EE O que é Como se organiza Como funciona Elementos Arquitetura Típica Componentes de Software Reuso é um processo Publicar interfaces Distribuir

Leia mais

FIGURA 59 Interação entre componentes da plataforma CrystalWalk. Fonte: do autor.

FIGURA 59 Interação entre componentes da plataforma CrystalWalk. Fonte: do autor. 176 4.3.2.1 Componentes: Implementação Para atingir o objetivo de ser distribuído e elástico, adotou-se o padrão SOA e estilo REST na construção e comunicação entre os componentes, resultando na divisão

Leia mais

Comunicação de Dados II

Comunicação de Dados II Comunicação de Dados II Tecnologia em Redes de Computadores IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br Interligação em Redes Acomoda distintas tecnologias

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Arquiteturas Capítulo 2 Sistemas Distribuídos ORGANIZAÇÃO + INTERAÇÃO SOFTWARE ARQUITETURAS DE SISTEMAS ARQUITETURAS DE SOFTWARE + MÁQUINA REAL

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período

Redes de Computadores. Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período Redes de Computadores Fundamentos de Sistemas Operacionais - 2º Período PARTE II: PROCESSOS E THREADS SUMÁRIO 6. THREAD: 6.1 Introdução; 6.2 Ambiente Monothread; 6.3 Ambiente Multithread; 6.4 Arquitetura

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação

Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação Banco de Dados I Curso: Sistemas de Informação Prof.: José Ronaldo Leles Júnior Email.: juniorleles80@gmail.com Alguns aspectos da arquitetura dos computadores têm influência na arquitetura do banco de

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA Sistemas Distribuídos Mestrado em Ciência da Computação 1o. Semestre / 2006 Prof. Fábio M. Costa fmc@inf.ufg.br www.inf.ufg.br/~fmc/ds-msc2006 Aula

Leia mais

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Prof. Esp. Tiago A. Silva RIBEIRÃO PRETO 2017 INTRODUÇÃO NESTA AULA VEREMOS: Histórico do ERP Principais Módulos Vantagens e Desvantagens

Leia mais

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI.

ATENÇÃO O TCP/IP não é um protocolo. TCP/IP é um conjunto de diversos protocolos em 04 camadas próprias que se relaciona com o modelo OSI. PROTOCOLOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS PROTOCOLO TCP/IP Trata-se da sigla da palavra inglesa Transmission Control Protocol / Internet Protocol ou, simplesmente Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo

Leia mais