EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS"

Transcrição

1 EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 11/2014 Edital do Programa Ciência sem Fronteiras referente às Chamadas Públicas N. 179/2014, 180/2014, 181/2014, 182/2014, 183/2014, 184/2014, 185/2014, 186/2014, 187/2014, 188/2014, 189/2014, 190/2014, 191/2014, 192/2014, 193/2014, 194/2014, 195/2014, 196/2014, 197/2014, 198/2014, 199/2014, 200/2014, 201/2014, 202/2014, 203/2014 e 204/2014 para Graduação Sanduíche na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital de inscrição e seleção de estudantes de graduação para acompanhar disciplinas e realizar estágio em universidades dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. As áreas e temas de estudo indicadas neste edital são as determinadas pelo governo federal como de interesse para o Brasil. As atividades serão realizadas no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche no Exterio, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa promove o intercâmbio cultural e científico em diferentes áreas do conhecimento pelo período de 12 (doze) meses. Este edital segue as condições gerais do Programa Ciência sem Fronteiras, estabelecidas no site do programa e nas chamadas públicas 1 lançadas pelo governo federal. IMPORTANTE Para escolher o país de destino e antes de fazer a inscrição, o candidato deve ler atentamente o texto da chamada e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior 2. Nesses materiais, encontramse descritos todos os procedimentos relativos à inscrição, à homologação e à implementação da bolsa. O Programa também disponibiliza um Checklist 3 de informações para o candidato verificar se está apto a participar. Os interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras devem ainda ficar atentos às mudanças e instruções das chamadas públicas integrantes deste edital. 1 Disponíveis para consulta em: 2 Disponível para consulta em: Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

2 1. DAS ÁREAS PRIORITÁRIAS 1.1. Poderão participar deste edital os estudantes da UNISINOS regularmente matriculado nos cursos de graduação vinculados as seguintes áreas prioritárias: (a) Engenharias e demais áreas tecnológicas; (b) Ciências Exatas e da Terra; (c) Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; (d) Computação e Tecnologias da Informação; (e) Tecnologia Aeroespacial; (f) Fármacos; (g) Produção Agrícola Sustentável; (h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral; (i) Energias Renováveis; (j) Tecnologia Mineral; (k) Biotecnologia; (l) Nanotecnologia e Novos Materiais; (m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; (n) Biodiversidade e Bioprospecção; (o) Ciências do Mar; (p) Indústria Criativa voltada a projetos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação (arquitetura e urbanismo, design gráfico, desenho industrial e software); (q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e (r) Formação de Tecnólogos nas áreas e temas listados nos itens anteriores Poderão haver restrições nas disciplinas do ciclo clínico para os candidatos matriculados em cursos das áreas de Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde Poderão haver restrições para os candidatos matriculados em cursos das áreas de Indústria Criativa, dependendo da compatibilidade curricular nas instituições de ensino superior do país de destino Caberá a CAPES, vinculada ao Ministério da Educação, e ao CNPq, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, definirem a pertinência das candidaturas às diversas áreas e temas, considerando o curso de origem dos candidatos conforme a Portaria Interministerial no 01/ DA INSCRIÇÃO As inscrições para este edital serão realizadas em duas etapas: 2.1. PRIMEIRA ETAPA A primeira etapa transcorrerá através da inscrição do estudante no site do Programa Ciência sem Fronteiras 4. Para se inscrever, o estudante interessado deverá preencher o formulário online correspondente à chamada pública de seu interesse PERÍODO: O período de inscrições no site do Programa Ciência sem Fronteiras é de 15/08 até 29/09/ DOCUMENTOS: No momento da inscrição, o estudante deverá fazer o upload da seguinte documentação, em arquivos no formato PDF, cada um com tamanho inferior a 5MB: Histórico escolar original, atualizado e completo; Comprovante de resultado do ENEM 5 ; Comprovante de teste de proficiência de acordo com as especificações do Anexo II deste edital 6 ; Comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver 7 ; e Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver. 3 Disponível para consulta em: 4 Disponível em: 5 Disponível para consulta em: 6 Para mais informações sobre os testes de proficiência exigidos, consulte também as chamadas públicas lançadas. Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

3 Para participar do Programa, o candidato deve ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em exames realizados no período de 2009 a A avaliação da nota obtida no Enem será realizada diretamente pelo Programa Ciência sem Fronteiras durante o período de avaliação das candidaturas estabelecido nas chamadas. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP SEGUNDA ETAPA A segunda etapa acontecerá por meio da entrega de documentos no Atendimento UNISINOS (campus São Leopoldo) ou via formulário online disponível em PERÍODO: O período de inscrições no Atendimento UNISINOS e via formulário online é de 15/08 até 30/09/ LOCAL E HORÁRIO: No Atendimento UNISINOS, de segunda a sextafeira (exceto feriados), das 8h às 22h, e sábados das 8h às 12h DOCUMENTOS 8 : O candidato deverá os seguintes documentos: Formulário de inscrição, conforme Anexo I, devidamente preenchido; Histórico Escolar, atualizado e completo, expedido pelo Atendimento UNISINOS, em que também constem as disciplinas em curso no semestre de 2014/2 9 ; Cópia do certificado de teste de proficiência no idioma ou comprovante de inscrição em teste a ser realizado, conforme especificado nas chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras 10 ; Carta do coordenador de curso, assinada e carimbada, declarando ciência de sua inscrição no Programa 11 ; e Comprovante de inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras 12. Somente serão analisadas as candidaturas dos estudantes que realizaram ambas as etapas da inscrição, apresentando, na segunda etapa, a documentação conforme item DOS REQUISITOS PARA HOMOLOGAÇÃO 3.1 Ter nacionalidade brasileira; 3.2 Ser estudante regular da UNISINOS em um dos cursos de graduação vinculados às áreas prioritárias elegíveis pelo Programa Ciência sem Fronteiras; 7 Não são considerados prêmios documentos de participação em eventos científicos ou cursos. 8 A documentação entregue não será devolvida aos alunos. 9 Importante: o prazo de emissão para o Histórico Escolar é de 3 dias úteis. O pedido deve ser feito o quanto antes. 10 Consulte o Anexo II Quadro Resumo Chamadas Públicas N /2014 para saber que testes de proficiência serão aceitos, bem como a pontuação mínima exigida. 11 Consulte o Anexo III Modelo de texto para Carta do Coordenador. 12 Disponível em: Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

4 3.3 Ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% dos créditos obrigatórios previstos para o curso em que está atualmente matriculado. Exceções: Noruega (chamada 198/2014) e Suécia (chamada 197/2014) exigem mínimo de 60%; e Canadá (chamada 204/2014) e Estados Unidos (chamada 196/2014), máximo de 40% do curso concluído. 3.4 Apresentar Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7,0 13, conforme disponibilizado no Portal Minha Unisinos durante o período de homologações do Programa. De acordo com as informações disponibilizadas no portal Minha Unisinos, o cálculo do coeficiente de rendimento é realizado da seguinte forma: O coeficiente de rendimento é a média aritmética das notas obtidas em cada disciplina cursada, com exceção dos cancelamentos e exclusões e das disciplinas cursadas no período letivo corrente ou em outras universidades. Assim, o coeficiente é o resultado da divisão da soma das notas das disciplinas pelo número de disciplinas cursadas. Cabe destacar que o valor utilizado no cálculo para disciplinas com reprovação por falta ou desistência é zero. Quando o resultado final da disciplina é um conceito, ao invés de uma nota numérica, são realizadas as seguintes conversões para o cálculo: Conceito Nota considerada APD 10 A 10 APP 9,5 B 9,5 APR 7,9 C 7,9 O arredondamento é feito em duas casas decimais. Por exemplo: 7,566 fica 7, Não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq. 3.6 Estar com todos os compromissos financeiros com a UNISINOS, que vencem até o dia da divulgação do resultado, quitados. Somente os alunos que atenderem a todos os requisitos citados serão avaliados pela UNISINOS. A homologação final será realizada pelo coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras na UNISINOS, dentro dos prazos estabelecidos nas chamadas públicas. 4. DO PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Uma vez que as candidaturas forem homologadas pela UNISINOS, o Programa Ciência sem Fronteiras realizará a seleção e a classificação dos candidatos A seleção das candidaturas homologadas será realizada pela CAPES e pelo CNPq, de acordo com os critérios: (a) atendimento às disposições estabelecidas nas normas de bolsa de graduação sanduíche e ao cumprimento dos demais itens estabelecidos pelas chamadas públicas lançadas; e (b) adequação do curso de graduação às áreas e temas contemplados Para mais informações sobre os demais critérios adotados, consulte o item 6 das chamadas públicas Para conferir como é realizado o cálculo do Coeficiente de Rendimento, acesse o portal Minha Unisinos» Aluno» Matrículas» Graduação» Escalonamento. Para entrar com recurso de revisão de Coeficiente de Rendimento, é necessário realizar a solicitação via Atendimento UNISINOS antes do término do período de inscrições para o Programa. 14 Para mais informações sobre os demais critérios adotados, consulte o item 6 das chamadas públicas. 15 Disponível em: Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

5 189/ / / / / / / / / / /2014 Os estudantes candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras, uma vez classificados e homologados pelo Programa, deverão se inscrever também no site 16 do órgão parceiro do país de destino da chamada pública. Dessa forma, dão continuidade ao processo, respeitando as datas informadas nas chamadas públicas e/ou de acordo com as informações enviadas pelo Programa diretamente aos alunos. Aqueles que não realizarem tal inscrição terão suas candidaturas canceladas. 5. CRONOGRAMA 17 N. País Inscrição site do Programa Ciência sem Fronteiras Período para encaminhamento do resultado do Teste de Proficiência Período de Homologação Comunicação parcial dos resultados Divulgação de resultado de recurso Comunicação final dos resultados Período para preenchimento do formulário online do órgão parceiro Polônia CRASP até 21 de a partir de 16 informado via Estados Unidos Fulbright/IIE 01 de até 03 de até 15 de de 03 de setembro a 03 de Alemanha DAAD 01 de até 03 de de 9 a 20 de fevereiro de 2015 França Campus France 01 de até 03 de A partir de 27 de de 03 de setembro a 03 de Itália UNIBO 01 de até 03 de de 28 de fevereiro a 20 de março Austrália ATN até 21 de a partir de 07 de a partir de informado via Austrália Go8 até 21 de a partir de 07 de a partir de informado via Bélgica VLUHR até 21 de informado via Bélgica ARES até 21 de informado via Canadá CBIE até 21 de informado via Canadá CALDO até 21 de informado via 16 Informações referentes ao site do órgão parceiro estão disponíveis nas chamadas públicas. 17 Cronograma estabelecido de acordo com o item 11 das chamadas públicas lançadas em 15/08/2014. Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

6 204/ / / / / / / / / / / / / / /2014 Coreia do Sul KFPP até 21 de informado via Espanha Universidad.es até 21 de informado via Finlândia CIMO até 21 de informado via Holanda NUFFIC até 21 de informado via Nova Zelândia UNZ até 21 de a partir de 7 de a partir de informado via Reino Unido Universities UK até 21 de informado via Estados Unidos NOVA 01 de até 03 de até 15 de de 03 de setembro a 03 de Suécia UHR 01 de até 03 de até 15 de de 03 de setembro a 03 de Noruega SIU 01 de até 03 de de 29 de a 22 de Irlanda HEA 01 de até 03 de de 03 de setembro a 03 de China CSC 01 de até 03 de a partir de maio de 2015 de 01 de a 28 de Hungria HRC 01 de até 03 de fevereiro de 01 de a 28 de Japão JASSO 01 de até 03 de a partir de janeiro de 2015 de 01 de a 30 de Áustria OeAD 01 de até 03 de de 01 a 20 de Canadá CIC 01 de até 03 de de 03 de setembro a 03 de 6. DAS OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE 6.1. O estudante candidato ao Programa Ciência sem Fronteiras está ciente de que: Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

7 a) é de sua responsabilidade verificar o período para inscrição no Portal do órgão parceiro e cumprir os prazos estabelecidos pelo mesmo. b) é de responsabilidade do Programa Ciência sem Fronteiras escolher a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras. c) deverá ressarcir a CAPES e/ou o CNPq todo o investimento feito em sua formação na eventualidade de ocorrência de desistência do curso após a implementação da bolsa, salvo em caso fortuito ou de força maior, desde que previamente solicitado e aprovado pela CAPES e/ou pelo CNPq; ou na anulação do ato de concessão, por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista. d) a aceitação da bolsa implica no seu compromisso de permanecer no Brasil após o retorno pelo mesmo número de meses de concessão da bolsa Graduação Sanduíche. Caso o aluno ingresse em programa de pósgraduação durante o período de permanência obrigatória e, nessa condição, venha a ser contemplado com uma bolsa no exterior, será avaliada pela CAPES e pelo CNPq a possibilidade de dispensa do cumprimento dessa exigência. e) é de responsabilidade do bolsista a obtenção do passaporte na Polícia Federal e do visto nas representações consulares no Brasil. f) é de responsabilidade do bolsista arcar com eventuais despesas com obtenção de visto, traduções de documentos, inscrições para teste de proficiência do idioma, retirada de passaporte etc O estudante selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras está ciente de que: a) durante todo o processo, o bolsista deverá informar ao setor de Relações Internacionais da UNISINOS o status de sua candidatura, a universidade de destino e o período de concessão da bolsa, através do nri@unisinos.br. b) o aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior somente poderá ser encaminhado mediante autorização prévia 18 do respectivo coordenador de curso antes da viagem, bem como mediante comprovação de sua aprovação pela universidade de destino, através do histórico escolar. c) na UNISINOS, por serem alunos em mobilidade, deverão efetuar matrícula na disciplina chamada "Convênio Programa Ciência sem Fronteiras I", para os alunos que ficarão um semestre em mobilidade, ou Convênio Programa Ciência sem Fronteiras II, para os alunos que ficarão dois semestres. A matrícula é feita via portal Minha Unisinos 19 ou pessoalmente 20, no período regular de matrículas. Deverão, ainda, honrar com os encargos financeiros decorrentes dessa matrícula. d) é vedada a percepção cumulativa do apoio com outras modalidades de bolsas destinadas a mesma finalidade, salvo no caso em que o candidato já tenha cumprido o período de permanência no Brasil requerido por outros projetos financiados por agência pública de fomento no exterior. 7. DOS BENEFÍCIOS DA BOLSA Serão concedidos pelo Programa Ciência sem Fronteiras, aos estudantes selecionados, os seguintes benefícios 21 : 7.1. O Programa Ciência sem Fronteiras arcará com os custos referentes às taxas escolares Bolsaauxílio mensal. 18 Solicitar o Formulário de Autorização de Disciplinas para a UNRI, através do nri@unisinos.br. 19 Disponível em: 20 A matrícula poderá ser feita via procurador. 21 Consulte o Anexo II Quadro Resumo Chamadas Públicas N /2014 para saber os valores dos benefícios oferecidos. Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

8 7.3. Auxílio instalação Segurosaúde Auxílio deslocamento para o translado Brasil/País de Destino//Brasil, de acordo com as normas vigentes no Programa Ciência sem Fronteiras Auxílio material didático. 8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 8.1. O Programa Ciência sem Fronteiras poderá, em função de aspectos formais e normas existentes nas legislações brasileiras e do país de destino e a seu único e exclusivo critério, alterar ou encerrar as chamadas propostas independentemente do calendário estabelecido O estudante está ciente de que será aceita uma única inscrição por candidato e para uma única Chamada. Na hipótese de envio de uma nova inscrição pelo mesmo candidato, respeitandose o prazo limite estipulado no item 11 das chamadas públicas, esta será considerada substituta da anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida O estudante está ciente de que sua aceitação final no Programa Ciência sem Fronteiras ficará a cargo do referido Programa, uma vez atendidas os critérios, às disponibilidades orçamentárias e a absorção das candidaturas pelas universidades estrangeiras que aderirem ao Programa A UNISINOS não possui qualquer ingerência no processo final de aceitação das candidaturas junto ao Programa Ciência sem Fronteiras e/ou nas alterações realizadas nas chamadas públicas lançadas O estudante selecionado pelo Programa Ciência sem Fronteiras deverá se inscrever, obrigatoriamente, no site 23 do órgão parceiro do país de destino da chamada pública, durante o período estabelecido no cronograma do Programa sem Fronteiras. O não cumprimento dessa exigência acarretará no cancelamento da candidatura O estudante está ciente de que é de responsabilidade do Programa Ciência sem Fronteiras escolher a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras A concessão da bolsa de estudo ao candidato selecionado estará condicionada à prévia assinatura de Termo de Compromisso junto ao Programa Os casos omissos serão resolvidos pela Unidade Acadêmica de Graduação (UAGRAD) da UNISINOS Em caso de mais esclarecimentos, os estudantes devem entrar em contato através do nri@unisinos.br Integra o presente edital, para todos os fins, as Chamadas Públicas N. 179/2014, 180/2014, 181/2014, 182/2014, 183/2014, 184/2014, 185/2014, 186/2014, 187/2014, 188/2014, 189/2014, 190/2014, 191/2014, 192/2014, 193/2014, 194/2014, 195/2014, 196/2014, 197/2014, 198/2014, 199/2014, 200/2014, 201/2014, 202/2014, 203/2014 e 204/2014 do Programa Ciência sem Fronteiras, disponível no endereço: São Leopoldo, 19 de agosto de Caso o candidato tenha justificativa para contestar o resultado final, poderá apresentar recurso em formulário eletrônico específico, disponível no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras ( no prazo de 10 (dez) dias corridos a contar da data da publicação do resultado no Diário Oficial da União e no Portal do Programa. 23 Mais informações estão disponíveis nas chamadas lançadas: 8 Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

9 ANEXO I Programa Ciência sem Fronteiras Formulário de Inscrição UNISINOS Selecione a chamada para qual você está se candidatando: 179/2014 Polônia / CRASP 180/2014 Estados Unidos / Fulbright IIE 181/2014 Alemanha / DAAD 182/2014 França / Campus France 183/2014 Itália / UNIBO 184/2014 Austrália / ATN 185/2014 Austrália / Go8 186/2014 Bélgica / VLUHR 187/2014 Bélgica / ARES 188/2014 Canadá / CBIE 189/2014 Canadá / CALDO 190/2014 Coreia do Sul / KFPP 191/2014 Espanha / Universidad.es 192/2014 Finlândia / CIMO 193/2014 Holanda / NUFFIC 194/2014 Nova Zelândia / UNZ 195/2014 Reino Unido / Universities UK 196/2014 Estados Unidos / NOVA 197/2014 Suécia / UHR 198/2014 Noruega / SIU 199/2014 Irlanda / HEA 200/2014 China / CSC 201/2014 Hungria / HRC 202/2014 Japão / JASSO 203/2014 Áustria / OeAD 204/2014 Canadá / CIC Nome completo:... Endereço:... Cidade:... CEP:... Estado:... Telefone residencial: (...)... Telefone celular: (...)... Data de nascimento:.../.../... RG:... CPF:... Passaporte: Curso:... N. de matrícula:... Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

10 186/ / / / / / / /2014 N ANEXO II Programa Ciência sem Fronteiras Quadro Resumo Chamadas Públicas N / País Nível de idioma exigido Possibilidade de Curso de Idioma Benefícios Polônia CRASP Estados Unidos Fulbright/IIE IELTS (5.5) FCE, CAE e CPE (B2) realizados após 01 de de 2013 Grupo 1: Grupo 2: TOEFL ibt (entre 69 e 78) TOEFL ITP (entre 525 e 549) Os bolsistas do Grupo 2 deverão realizar treinamento prévio de inglês de curta duração, no período de julho e agosto de Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: Auxílio deslocamento: US$ 1.706,00 Bolsamensal: US$ 300,00 Seguro saúde: pago ao IIE Auxílio instalação: US$ 1.320,00 Auxilio material didático: US$ 1.000,00 Alemanha DAAD Nível B2: Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH 1); OnDaf (com pontuação entre 96 e 129); Zweite Stufe: Deutsches; Sprachdiplom der Kultusministerkonferenz (DSD 2); GoetheZertifikat B2; TestDaF; Zertifikat Deutsch / telc Deutsch Nível C1: Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH 2); Zweite Stufe: Deutsches Sprachdiplom der (DSD 2); GoetheZertifikat C1: Zentrale Mittelstufenprüfung ZMP; TestDaF; OnDaf (com pontuação entre 130 e 160); Zertifikat Deutsch / telc Deutsch. Os candidatos que atenderem a todos os requisitos, mas não obtiverem o nível mínimo de proficiência B2, e tiverem o níve B1 por meio do certificado OnDaf (com pontuação entre 60 e 95), Goethe Zertifikat B1: Start Deutsch 2 Allgemein, FIT in Deutsch 2 Jugendliche, poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, com curso intensivo de língua na Alemanha, por um período de até 2 (dois) meses de duração, incluindo estadia, taxas e material. Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: pago ao DAAD França Campus France Itália UNIBO Austrália ATN Nível C2: GoetheZertifikat C2: GDS Grosses deutsches Sprachdiplom; Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang (DSH 3); Zertifikat Deutsch / telc Deutsch. CAPES/CNPq da Aliança francesa (86, com validade de 1 ano) DELF (B2) TCF (B2) TEF (B2) DALF (C1C2) Lato sensu (ProfLS) dos Institutos Italiano di Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro (B2 do QCER) CILS (B2) CELI (B2) PLIDA (B2) ROMATRE (B2) IELTS (6.0) TOEFL (79) TOEFL PB (550) realizados após 01 de fevereiro de 2013 Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, e que obtiverem o nível mínimo de proficiência listado abaixo, poderão ser beneficiados a critério da CAPES e do Campus France, com curso de língua francesa de até 2(dois) meses de duração: a) na modalidade CAPES/CNPq da Aliança francesa, com no mínimo de 50 pontos, próprio para submissão de candidatura a bolsa pela CAPES, com validade de 1(um) ano; b) na modalidade Teste de Connaissance du Français (TCF), com no mínimo A2; c) na modalidade Diplôme d Etudes en Langue Française (DELF), com no mínimo A2; d) na modalidade Teste d Evaluation de Français (TEF), com no mínimo A2. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, e que obtiverem certificado B1 nos testes de proficiência da língua italiana listados acima, deverão seguir uma preparação adicional por meio de curso online pago pela CAPES (curso de 10 semanas, com horas acompanhados de monitor), a ser realizada antes do período acadêmico. IELTS (5.0) TOEFL ibt (35) TOEFL PB (510) realizados após 01 de setembro de 2013 Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 90,00 (mês) Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 90,00 (mês) Bolsamensal: AUD $ 1.300,00 Seguro saúde: a ser estabelecido Auxílio instalação: AUD $ 1.950,00 Auxilio material didático: AUD $ 1.000,00 Auxílio deslocamento: USD $ 3.121,00 Austrália Go8 IELTS (6.5, com pontuação mínima de 6.0 em cada banda individual) TOEFL ibt (79, com pontuação mínima de 21 na banda writing) realizados após 01 de março de 2013 IELTS (5.0, com pontuação mínima de 5.0 em cada banda individual (writing, listening, speaking e reading) TOEFL ibt (39, com pontuação mínima de 14 nas bandas writing e speaking) TOEFL PB (500, com pontuação mínima de 3.0 no TWE) realizados após 01 de de 2013 Bolsamensal: AUD $ 1.300,00 Seguro saúde: a ser estabelecido Auxílio instalação: AUD $ 1.950,00 Auxilio material didático: AUD $ 1.000,00 Auxílio deslocamento: USD $ 3.121,00 Bélgica VLUHR TOEFL PBT (550) IELTS (6.5) realizados após 01 de de 2013 Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 1.080,00 Auxílio deslocamento: US 1.706,00 24 Quadro estabelecido de acordo com as chamadas públicas lançadas em 15/08/2014. Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

11 195/ / / / / / / / /2014 Bélgica ARES Canadá CBIE Conhecimento de Francês CAPES/CNPq/Aliança Francesa (70) TCF, DELF, DALF, TFI ou TEF (B1) realizados após 01 de de 2013 IELTS (5.5) FCE, CAE e CPE (B2) realizados após 01 de de 2013 IELTS (5.0) TOEFL ibt (63) TOEFL PBT (500) CAEL (50) Certificado da Aliança Francesa (50) DALF, DELF (B1) Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 1.080,00 Auxílio deslocamento: US 1.706,00 Bolsamensal: CAD 984,00 Seguro saúde: pago ao CBIE Auxílio instalação: CAD 1.476,00 Auxilio material didático: CAD 1.000,00 Auxílio deslocamento: US$ 1.604,00 Canadá CALDO Coreia do Sul KFPP realizados após 01 de de 2013 IELTS (6.5) TOEFL ibt (86) DALF/DELF (B2) realizados após 01 de de 2013 IELTS (5.0) TOEIC (na categoria Listening and Reading, com nota geral mínima de 650 pontos) TOEFL ibt (70) TOEFL PBT (523) TOEFL CBT (193) realizados após 01 de de 2013 Os candidatos que atenderem a todos os requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, tendo conseguido pontuação de no mínimo 63 pontos na modalidade ibt ou no mínimo 500 pontos na modalidade PBT (Paper Based Test), ou de no mínimo 5.0 pontos no IELTS poderão ser beneficiados, a critério do CNPq e da Universidade Canadense do CALDO, com curso de língua inglesa. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, tendo conseguido pontuação de no mínimo B1 no DALF ou DELF poderão ser beneficiados, a critério do CNPq e da Universidade Canadense do CALDO, com curso de língua francesa. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência descrito na chamada, tendo conseguido pontuação geral mínima de 4.5 pontos no IELTS, com pontuação mínima de 4.5 em cada banda individual (writing, listening, speaking e reading) ou TOEIC na categoria Listening and Reading com nota geral mínima de 575 pontos ou TOEFL ibt, com pontuação geral mínima de 60 ou TOEFL PBT com pontuação geral mínima de 463 ou TOEFL CBT, com pontuação geral mínima de 163 pontos, realizados após 1º de de 2013 poderão ser beneficiados, a critério do CNPq e do KFPP, com curso de língua inglesa de até dois meses de duração. Bolsamensal: CAD 984,00 Seguro saúde: pago ao CALDO Auxílio instalação: CAD 1.476,00 Auxilio material didático: CAD 1.000,00 Auxílio deslocamento: US$ 1.604,00 Bolsamensal: US$ 870,00 Seguro saúde: pago ao KFPP Auxílio instalação: US$ 1.320,00 Auxilio material didático: US$ 1.000,00 Auxílio deslocamento: US$ 2.521,00 Espanha Universidad.es DELE (B1) Os candidatos que apresentarem diploma DELE Nível A2 e atenderem todos os demais requisitos previstos nesta chamada deverão realizar obrigatoriamente o curso virtual de língua espanhola denominado AVE, Aula Virtual de Espanhol, com acompanhamento de instrutor, nível B1.1, com duração de 40 horas, promovido pelo Instituto Cervantes. Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: pago ao Universidad.es Auxílio deslocamento: US 1.706,00 Finlândia CIMO Holanda NUFFIC Nova Zelândia UNZ Reino Unido Universities UK TOELF ibt (80 pontos, com nota mínima de 17 pontos em cada uma das modalidades) IELTS (6.0, com no mínimo 5.5 pontos em cada uma das modalidades) realizados após 01 Novembro de 2013 TOEFL ibt (80) TOEFL PBT (550) TOEFL CBT (213) IELTS (6.0) realizados após 01 de de 2013 IELTS (6.0) realizados após 01 de fevereiro de 2014 Pearsons PTE Academic (204, com pelo menos 51 em cada uma das modalidades) IELTS (5.5) realizados após 01 de de O teste TOEFL ibt (ou outras modalidades TOEFL) não poderá mais ser aceito para inscrição a estudos no Reino Unido. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, tendo conseguido pontuação geral mínima de 5.0 pontos no IELTS ou TOEFL ibt, com pontuação geral mínima de 60, realizados após 1º de setembro de 2013 poderão ser beneficiados, a critério do CNPq e da LNZ, com curso de língua inglesa de até cinco meses de duração. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência em pelo menos uma modalidade, tendo conseguido pontuação no teste Pearsons PTE Academic, com total mínimo de 194 pontos e, pelo menos: 41 pontos em cada uma das modalidades Reading, Listening, Speaking e Writing; ou no teste IELTS, com total mínimo de 21 pontos e, pelo menos: 4.5 em cada uma das modalidades Reading, Listening, Speaking e Writing, poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, do CNPq e do Universities UK, com curso de língua inglesa de até 3 (três) meses de duração. Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 1.080,00 Auxílio deslocamento: US 1.706,00 Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 1.080,00 Auxílio deslocamento: US 1.706,00 Bolsamensal: USD 1.270,00 Seguro saúde: USD 1.080,00 Auxílio instalação: USD $ 1.320,00 Auxilio material didático: USD $ 1.000,00 Auxílio deslocamento: USD $ 3.121,00 Bolsamensal: 420,00 Seguro saúde: 90,00 Auxílio instalação: 1.320,00 Auxilio material didático: 1.000,00 Auxílio deslocamento: USD 1.706,00 Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

12 204/ / / / / / / / /2014 Estados Unidos NOVA Grupo 1: Grupo 2: TOEFL ibt (entre 69 e 78) TOEFL ITP (entre 525 e 549) Os bolsistas do Grupo 2 deverão realizar treinamento prévio de inglês de curta duração, no período de julho e agosto de Bolsamensal: US$ 300,00 Seguro saúde: pago ao NOVA Auxílio instalação: US$ 1.320,00 Auxilio material didático: US$ 1.000,00 Suécia UHR Noruega SIU Irlanda HEA TOEFL ibt (80) TOEFL CBT (213) IELTS (6.0) realizados a partir de de 2013 IELTS (6.5) Teste HSK (nível IV) Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, poderão ser beneficiados, a critério da CAPES e da HEA, com curso de língua inglesa de até 2 (dois) meses de duração, caso tenham conseguido as seguintes pontuações, em testes de proficiência em língua inglesa, : a) na modalidade ibt, (Internet Based Test), com total mínimo de 69 pontos; ou b) na modalidade ITP, com nota entre 525; ou c) IELTS (International English Language Testing System), com no mínimo 6.0 pontos. Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 90,00 (mês) Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: 90,00 (mês) Bolsamensal: 300,00 Seguro saúde: pago ao HEA China CSC TOEFL PBT (550) TOEFL CBT (213) IELTS (6.0) Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: pago ao CSC Hungria HRC Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: pago ao HRC Japão JASSO JLPT N2, IELTS (6.0) Realizado a partir de de 2013 Bolsamensal: ,00 Seguro saúde: 9.480,00 (mês) Auxílio instalação: ,00 Auxilio material didático: ,00 Áustria OeAD Canadá CIC Teste OnDaf certificate, ou Deutsches Sprachdiplom der kultusministerkonferenz (DS2), ou GoetheZertifikat, ou DaFTest Stufe 3 (4), ou Osterreichisches Sprachdiplom, com no mínimo nível B2. DALF, DELF (B2) TCF (C2) Os candidatos que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, mas tenham conseguido nível maior ou igual a B1 no OnDaf certificate, ou GoetheZertifikat ou FIT in Deutsch 2 Jugendliche, poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, com curso de língua Alemã de até oito semanas na Áustria, imediatamente anteriores à realização do curso de graduação, nos meses de julho e agosto de Os candidatos que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, mas tenham conseguido pontuação maior ou igual a 75 pontos no TOEFL ibt, poderão ser beneficiados, a critério da CAPES, com curso de língua inglesa de até oito semanas no Canadá, imediatamente anteriores à realização do curso de graduação. Os candidatos que atenderem a todos os demais requisitos, mas que não obtiverem o nível mínimo de proficiência, tendo conseguido pontuação de no mínimo B2 no DALF ou DELF, ou no mínimo de C1 no TCF poderão ser beneficiados, a critério da CAPES com curso de língua francesa. Bolsamensal: 870,00 Seguro saúde: pago ao OeAD Bolsamensal: CAD 984,00 Seguro saúde: CAD 100,00 Auxílio instalação: CAD 1.476,00 Auxilio material didático: CAD 1.000,00 Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

13 ANEXO III Modelo de texto para Carta do Coordenador Declaro ciência da inscrição do(a) aluno(a) do Curso de Graduação em (inserir nome do curso), (inserir nome do candidato), matriculado(a) sob o número (inserir RA), para o Programa Ciência sem Fronteiras, de acordo com o Edital de Mobilidade UNISINOS 11/2014, para (inserir nome do país de destino). Ainda, advertimos que o(a) aluno(a), antes de sua partida, em caso de aprovação no referido Programa, deverá contatar a coordenação do curso para o planejamento de suas atividades no exterior. O planejamento das atividades é fundamental para o futuro aproveitamento dos estudos na Universidade. Av. Unisinos, 950 CEP São Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Fone: (51) Fax: (51)

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO 1 - Candidatura Mediante Adesão da IES Programa Ciência sem Fronteiras: O estudante da Universidade Federal de Uberlândia/UFU só poderá se inscrever nas Chamadas abertas

Leia mais

Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras

Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras Guia de Instruções para Inscrições no Programa Ciência Sem Fronteiras A Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Sete Lagoas UNIFEMM, no uso de suas atribuições, divulga

Leia mais

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO 1 - Candidatura Mediante Adesão da IES Programa Ciência sem Fronteiras: O estudante da Universidade Federal de Uberlândia/UFU só poderá se inscrever nas Chamadas abertas

Leia mais

EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2014 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108 A 116/2012 O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO ÁREAS E TEMAS DE ESTUDO PRIORITÁRIOS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições

Leia mais

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 07/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO 1 Candidatura Mediante Adesão da IES: O candidato que será selecionado e indicado por IES deverá obrigatoriamente preencher os requisitos: I. Estar regularmente matriculado

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº 01/2014 1. DISPOSIÇÕES GERAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE Coordenação de Pesquisa e Extensão Coordenação Institucional-Programa Ciência sem Fronteiras EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA GRADUAÇÃO

Leia mais

Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras

Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras Graduação Sanduíche - Programa Ciência sem fronteiras Chamadas em aberto Estão abertas até o dia 30 de abril chamadas para os seguintes países: Canadá, Bélgica, Austrália, Portugal, Coréia do Sul, Espanha

Leia mais

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS

EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS EDITAL PROPI/PROEN/PROEX Nº 001/2014 - CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CSF/IFRS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE - Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE CHAMADAS PÚBLICAS 108-116/2012 - ADESÃO DAS IES O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) faz saber que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE, ATRAVÉS DO PROGRAMA

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA. Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE A GRADUAÇÃO SANDUICHE NA ALEMANHA Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 118/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS. Edital Complementar nº 003/2012

COORDENAÇÃO GERAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS. Edital Complementar nº 003/2012 COORDENAÇÃO GERAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS Edital Complementar nº 003/2012 A Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CNPq A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB) faz saber que

Leia mais

EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA

EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA EDITAL Nº006/ 2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia

Leia mais

EDITAL AREX 2013. Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação Sanduíche no Exterior para segundo semestre de 2014

EDITAL AREX 2013. Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação Sanduíche no Exterior para segundo semestre de 2014 EDITAL AREX 2013 Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação Sanduíche no Exterior para segundo semestre de 2014 A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES e o Conselho

Leia mais

RETIFICAÇÃO -EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

RETIFICAÇÃO -EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS RETIFICAÇÃO -EDITAL 05/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013

1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013 1ª CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF) PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF RESOLUÇÃO 04/2013 Ciência sem Fronteiras é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL nº 06 de 28 de Março de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição a todos

Leia mais

EDITAL Nº006 / 2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL Nº006 / 2013 1. DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL Nº006 / 2013 DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL PROPEPG Nº 06 de 04 de Junho de 2013 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na França (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Campus France nº 104/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS

Leia mais

REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS. 1. Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas de Engenharia e de Computação.

REQUISITOS PARA OS CANDIDATOS. 1. Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas de Engenharia e de Computação. PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE EDITAL CEFET/RJ p/ REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E ESTÁGIOS em UNIVERSIDADES de PORTUGAL, do CANADÁ, da AUSTRÁLIA, BÉLGICA, COREIA DO SUL, ESPANHA e HOLANDA

Leia mais

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 08/2013 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

EDITAL 220/2012. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq)

EDITAL 220/2012. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG Gerência de Pesquisa e Inovação GPI / Coordenação de Inovação CI EDITAL 220/2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n.

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO CANADÁ Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 120/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos de instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 08/2014 - PROPIT/UNIFESSPA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação,

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche na Itália (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Universidade de Bolonha nº 105/2011) A Pró-Reitora de Graduação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO PRÓ- REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PRÓ- REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL 12/2014 PROPESP/PROINTER/PROEG PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche no Reino Unido (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/Organização Britânica Universities UK - UUK nº 106/2011) A

Leia mais

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br

Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e- mail:propesp@furg.br As Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e de Graduação (PROGRAD), no uso de suas atribuições, tornam público o edital de seleção interna para o Programa Ciência sem Fronteiras - Graduação

Leia mais

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições do Reino Unido

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições do Reino Unido CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NO REINO UNIDO Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 123/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de candidatos

Leia mais

Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência;

Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência; UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO Objetivos do Programa Oferecer oportunidade de estudo e estágio a discentes brasileiros em universidades de excelência;

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL/PROPEPG Nº 12 de 18 de Agosto de 2014 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

EDITAL 001/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL

Leia mais

EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL 002/2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) Bolsas para capacitação no exterior Início do Programa: 75 mil bolsas (2011-2015) Graduação-Sanduíche 27.100 Doutorado Sanduíche

Leia mais

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA

EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA EDITAL 06/2012 EDITAL MOBILIDADE PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - EUA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Prof. José Carlos Barreto de Santana, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Pré-seleção para Bolsas de Graduação Sanduíche (SWG) nos EUA (Chamada Pública Programa Ciência sem Fronteiras/IIE nº 102/2011) A Pró-Reitora de Graduação da PUCRS faz saber

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 20/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 20/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 20/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha,

Leia mais

EDITAL Nº 022/2012-PRPI

EDITAL Nº 022/2012-PRPI EDITAL Nº 022/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA. Brasília, 07 de outubro de 2014.

REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA. Brasília, 07 de outubro de 2014. REUNIÃO COM OS COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PROGRAMA Brasília, 07 de outubro de 2014. O Programa Ciência sem Fronteiras busca a consolidação e expansão da ciência, tecnologia, inovação e competitividade

Leia mais

EDITAL N 008 /2012 ARII/REITORIA

EDITAL N 008 /2012 ARII/REITORIA EDITAL N 008 /2012 ARII/REITORIA PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS DEZEMBRO/2012 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, através

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche nos EUA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública UNICENTRO/CAPES nº 01/2011 Em atendimento a chamada CAPES 01/211 do Programa Ciência sem Fronteiras, a UNICENTRO torna pública a seleção de estudantes de graduação em áreas e temas de estudo

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL 13/2013 PROPESP/PROINTER/PROEG PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO.

Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO. Instruções para o fluxo contínuo do CALDO - GDE. I Nome do Programa Fluxo contínuo para concessão de bolsas de Doutorado Pleno no Canadá Universidades do CALDO. II Objetivo da Chamada Esta chamada é exclusiva

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSA SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG/CNPq) EDITAL INTERNO PPG/UEMA - N o 27/2014 A da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO 2012 DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UnG/CNPq - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO EXTERIOR O Magnífico Reitor da Universidade Guarulhos, Prof.

Leia mais

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPQ

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPQ FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos. INSTITUTO TOCANTINENSE PRES. ANTÔNIO CARLOS PORTO LTDA. Rua Getulio Vargas, 547 Centro Porto Nacional TO CEP 77.500-000 Fone: (63) 3363 2474 - CNPJ 10.261.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq) Edital IF Farroupilha/PRPPGI/nº 09/2011 CsF - CAPES e CNPq Santa Maria, 6 de outubro de 2011. PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES e CNPq)

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA, PARA ALUNOS DA UEA, PARA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA Tendo em vista a oportunidade propiciada pelo Programa Ciência sem Fronteiras, a Assessoria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ REITORIA EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/GRADUAÇÃO SANDUÍCHE PARA: ALEMANHA (DAAD) Nº 118/2012 AUSTRÁLIA (Go8) Nº119/2012 CANADÁ (CBIE) Nº120/2012 CORÉIA DO SUL (KFPP)

Leia mais

EDITAL Nº 009/2012-PRPI

EDITAL Nº 009/2012-PRPI EDITAL Nº 009/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições dos EUA

Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições dos EUA CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE NOS ESTADOS UNIDOS - EUA Chamada pública Programa Ciência sem Fronteiras n. 117/2012 O QUE É GESTOR Processo de seleção de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior (SWG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) Edital N o 02 SWG/UNICENTRO/MCTI/MEC/CNPq/CAPES A Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio da Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, atendendo à chamada do Ministério da Ciência,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA E PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE O PROGRAMA: Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS O QUE É Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá, abrem inscrições

Leia mais

Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária

Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária Profa. Dra. Maristela Cury Sarian Diretora de Mobilidade Acadêmica Franciane da Silva Estagiária É o vínculo temporário de acadêmicos da UNEMAT com diferentes instituições públicas de ensino superior nacionais

Leia mais

EDITAL Nº 006/2011-PRPI

EDITAL Nº 006/2011-PRPI EDITAL Nº 006/2011-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação e a Coordenadora de Relações Internacionais Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE,

Leia mais

EDITAL N. º 01 DE 27 DE AGOSTO DE 2014

EDITAL N. º 01 DE 27 DE AGOSTO DE 2014 EDITAL N. º 01 DE 27 DE AGOSTO DE 2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CsF): EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INTERNO DO CsF NO ISECENSA PARA CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES/CNPq SANDUÍCHE DE GRADUAÇÃO NOS SEGUINTES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 006-2014. Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq

EDITAL DE SELEÇÃO 006-2014. Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq EDITAL DE SELEÇÃO 006-2014 Edital Interno de Seleção do Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - CAPES/CNPq Graduação Sanduíche na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT A Universidade Tiradentes UNIT, através da sua Coordenação de Relações Internacionais, no âmbito do Programa Ciências Sem

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS O QUE É PERÍODO DE INSCRIÇÃO Processo de seleção de candidatos de instituições

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior Chamada Pública UNICENTRO/CAPES/CNPq nº 02/2012 Em atendimento as chamadas CAPES/CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras, a UNICENTRO torna pública a chamada interna de estudantes de graduação em áreas

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL INTERNO NAE-FIPA Nº. 01/2014 A Coordenadora Institucional das FIPA para o Programa Ciências sem Fronteiras CsF), no

Leia mais

EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015

EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015 EDITAL BRANETEC UFES Nº 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE INTERCÂMBIO RECÍPROCO DE GRADUAÇÃO PARA ESTUDO NA HOLANDA SEM COLAÇÃO DE GRAU O Diretor do Centro Tecnológico da Universidade

Leia mais

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO

E D I T A L FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL NRI N.º 13/ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO CANADÁ (CBIE), COM BOLSA CAPES/CNPq, DE ACORDO COM A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/CBIE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 1-2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 1-2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 1-2014 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Dra. Valéria

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS

CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS CHAMADA DE SELEÇÃO INTERNA PARA ALUNOS DA UEA REFERENTE À GRADUAÇÃO SANDUICHE PELO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INSTRUÇÕES GERAIS Processo de seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL RETIFICATIVO AO EDITAL CAI / PROGRAD 005/2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA FRANÇA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CAMPUS FRANCE Nº 104 /2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NA ALEMANHA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/DAAD Nº 103/2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739

Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739 Juliana Kumbartzki Ferreira csf@contato.ufsc.br www.sinter.ufsc.br Telefone: 3721-8739 Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL Nº 22/2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CAPES/CNPq e Estácio FIC 2014/2. A Reitoria do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ torna público o edital de inscrição e seleção de alunos para candidatura

Leia mais

EDITAL 128/2014. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq)

EDITAL 128/2014. PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA GRADUAÇÃO A BOLSAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES/CNPq) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG Gerência de Pesquisa e Inovação GPI / Coordenação de Inovação CI EDITAL 128/2014 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS DA

Leia mais

EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. Graduação Sanduíche no Exterior Chamada Pública UNICENTRO/CAPES/CNPq nº 01/2012 Em atendimento as chamadas CAPES/CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras, a UNICENTRO torna pública a chamada interna de estudantes de graduação em áreas

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CBIE (Canadian Bureau for International Education) Nº 109/2012 A Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) EDITAIS ABERTOS Graduação

Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) EDITAIS ABERTOS Graduação Programa Especial de Mobilidade Internacional Governo Federal (CAPES e CNPq) EDITAIS ABERTOS Graduação Chamada CsF Nº 121/2012 http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/coreia -do-sul1 KFPP: Korea

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Perguntas frequentes sobre Ciência Sem Fronteiras- Alunos do Grupo Tiradentes (UNIT, FITS e FACIPE) Sumário O que é o Programa Ciência Sem Fronteiras?...

Leia mais

EDITAL DE HABILITAÇÃO. Seleção Interna de Alunos. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012

EDITAL DE HABILITAÇÃO. Seleção Interna de Alunos. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012 EDITAL DE HABILITAÇÃO Seleção Interna de Alunos Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação 001/2012 A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS, através da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/Grupo Tiradentes

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/Grupo Tiradentes PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/Grupo Tiradentes Edital de Seleção de bolsas Sanduíche (SWG - Programa Ciências Sem Fronteiras CAPES/CNPQ/UNIT) 01.2014 O Grupo

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011

Programa Ciência sem Fronteiras. Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche nos EUA Chamada Pública CAPES nº 01/2011 A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação,

Leia mais

CONDIÇÕES E REQUISITOS DO DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR PROGRAMA DOUTORADOS CIFRE-BRASIL

CONDIÇÕES E REQUISITOS DO DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR PROGRAMA DOUTORADOS CIFRE-BRASIL CONDIÇÕES E REQUISITOS DO DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR PROGRAMA DOUTORADOS CIFRE-BRASIL 1. Quem pode Participar As bolsas oferecidas destinam-se a candidatos de nacionalidade brasileira, de desempenho e

Leia mais

EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 3/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE ENSINO E ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CHAMADA PÚBLICA PROEN BOLSAS SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO Nº 01/2011

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE NO CANADA CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/ CALDO (Consórcio das Universidades de Alberta, Laval, Dalhousie e Ottawa) Nº 108/2012 A Coordenação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DIPI N 10/2013

EDITAL DE SELEÇÃO DIPI N 10/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DIPI N 10/2013 O Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o Edital complementar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS-CsF GRADUAÇÃO

Leia mais

3 DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO

3 DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO REINO UNIDO CHAMADA PÚBLICA PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS/UUK Nº 106/2011 O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação

Leia mais

Chamada Interna para Seleção das Candidaturas ao Programa Ciência sem Fronteiras a entrar em vigor no ano de 2015

Chamada Interna para Seleção das Candidaturas ao Programa Ciência sem Fronteiras a entrar em vigor no ano de 2015 Chamada Interna para Seleção das Candidaturas ao Programa Ciência sem Fronteiras a entrar em vigor no ano de 2015 A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) do IFSudesteMG, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS SANDUÍCHES NA GRADUAÇÃO (SWG) CAPES/CNPQ/UNIT Edital de Seleção de bolsas Sanduíche (SWG - Programa Ciências Sem Fronteiras CAPES/CNPQ/UNIT) 03.2012 A Universidade Tiradentes

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenadoria de Pesquisa EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS BOLSA SANDUÍCHE NA GRADUAÇÃO (SWG/CNPq) EDITAL INTERNO PPG/UEMA - N o 07/2013 A da Universidade Estadual do Maranhão - PPG

Leia mais