São referenciais que usamos continuamente para balizar nossas decisões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "São referenciais que usamos continuamente para balizar nossas decisões."

Transcrição

1 1 CURSO:ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH PROF a : NAZARÉ FERRÃO TURMA: 6-ADN-1 Referencial Bibliográfico: BOOG, G. G. Manual de treinamento e desenvolvimento.3 ed.. São Paulo: Makron Books, OS NOVOS PARADIGMAS Paradigmas São referenciais que usamos continuamente para balizar nossas decisões. São lentes que condicionam a nossa visão de mundo, dando-lhe as suas cores e formas. São, num certo sentido, altamente positivo, pois se tratam de um referencial que nos ajuda e nos apóia. É uma forma de expressar valores, crenças, referenciais e mitos que orientam nossas vidas, dando consistência às nossas ações individuais, grupais e empresariais. Eram quase imutáveis, num mundo em que a velocidade de transformação era baixa, ninguém os questionava. Nosso momento histórico é caracterizado pela altíssima e crescente velocidade de transformação, que faz com que tenhamos de estar abertos e flexíveis para questionar e modificar nossos paradigmas, para sobreviver num mundo em transformação. Aplicável em nível: ü De indivíduo como de coletivo: um grupo, uma empresa, uma comunidade ou um país. Basear-se em paradigmas errados é algo absolutamente fatal, pois certamente leva as decisões equivocadas. Os novos paradigmas vêm sem se anunciar, de forma despercebida e até um tanto quanto atabalhoada. Os detentores dos paradigmas em vigor tendem a ridicularizar os defensores de novos paradigmas como pessoas visionárias, poetas, sonhadores ou jargões depreciativos. Ao mesmo tempo em que somos convidados (convocados) a mudar, muitas vezes, dentro de nós é gerada a resistência aos novos paradigmas. É muito fácil abraçar o que é novo, mais muito difícil descartar o que é velho. Essa resistência à mudança é um dos pontos cruciais para os processos de transformação, e qualquer ação de treinamento e desenvolvimento deve levar esse aspecto em consideração.

2 2 PARADIGMAS EM CONFLITO O paradigma denominado mecanicista (ou reducionista, ou racional etc.) é sem dúvida uma visão decadente, mas ainda é o paradigma dominante. Este paradigma teve suas bases estabelecidas há três séculos, mas recebeu impulso no início deste século com contribuições de Taylor e Fayol. O novo paradigma denominado Holístico teve suas bases conceituais definidas no século XX. Apesar de não ser dominante, são crescentes e abrangentes profundamente todas as áreas de atuação humana. Paradigma Mecanicista A empresa é uma máquina e as pessoas, as engrenagens. Estruturas funcionais de grande porte. No mundo dos negócios, a abertura e a franqueza são secundárias. A competição é a mola que move a empresa Só o topo da empresa deve conhecer as estratégias e metas. Segredo. Os gerentes são as cabeça e planejam. Os trabalhadores são os corpos e apenas executam. Delegar é perder poder. Um bom gerente deve ser antes de tudo um bom técnico. Linha de produção. Eficiência acima de tudo. Impessoal e burocrática. Organograma afiliado (muitos níveis hierárquicos). Lealdade a feudos. A produção é o centro. Qualidade é centrada no produto e responsabilidade do controle de Qualidade. Paradigma Holístico A empresa é um sistema dinâmico e orgânico. Estruturas de unidades de negócios Abertura e a franqueza são bases do sucesso. A cooperação é a mola que move a empresa Todo pessoal-chave participa e conhece a estratégias e metas. Transparência. Todos têm cabeça e corpo, que devem ser integrados. Delegar é ganhar poder. Um bom gerente tem habilidades técnicas, humanas e conceituais. Células de trabalho. Flexibilidade acima de tudo. Estrutura baseada em pessoas. Organograma achatado (poucos níveis hierárquicos). Lealdade ao sistema global. O cliente é o centro. Qualidade é global e responsabilidade de todos.

3 3 Centralize tudo e estabeleça conflitos. Os melhores vencerão. Estilo centralizado e diretivo. Comunicação em um sentido (de cima para baixo) O dinheiro é o motivador máximo das pessoas. Primeiro eu, depois o grupo. Devo resolver os problemas. Se eu ganho alguém perde. O passado deve ser protegido. Aqui aprendemos o jeito de ganhar dinheiro. Não se mexe em time que está ganhando. Intuição não vale muito. O bom é a lógica racional. Lucro acima de tudo e, se possível, em curto prazo. O lucro vale mais que preservar o meio ambiente. Tem gente que cuida por nós da Gerência de RH. Recursos Humanos. Paternalismo. Cargos estreitos e carreira curta. Descentralize e estabeleça um bom espírito de equipe. O grupo vence. Estilo descentralizado e participativo. Comunicação em todos os sentidos. A motivação vem do atendimento às necessidades. Equilíbrio entre o grupo e eu. Devo capitalizar oportunidades. Todos podem ganhar. O futuro deve ser buscado. Estamos sempre abertos a rever nossos produtos, serviços e formas de agir. Lógica e intuição vale muito. Cliente acima de tudo. Lucro vem como decorrência Lucratividade e meio ambientes são compatíveis. Todo Gerente é também um Gerente de pessoas. Talentos e Seres Humanos. Profissionalismo Cargos amplos e carreira longa. VISÃO AVANÇADA DA EMPRESA E DA PESSOA Novo paradigma holístico permite-nos ver com mais clareza aspectos não racionais e mais sutis ignorados no panorama mecanicista e que se mostram absolutamente fundamentais no novo paradigma. A cultura organizacional reveste-se de uma importância crescente, apesar de ser algo invisível, seguramente sentido e determinante dos rumos da organização. A organização pode ser vista e concebida mais adequadamente como um grande ser vivo - visão holística ajuda-nos a compreender de forma mais completa uma série de fenômenos e ocorrências organizacionais.

4 4 PESSOA E ORGANIZAÇÃO EM QUATRO NÍVEIS Pessoa Nível Empresas Identidade Espiritual (EU) Identidade Sentimentos Anímico Relacionamentos Processos Vitais Etérico / Vital Processos Empresariais Físico Material Patrimonial Identidade + relacionamento = cultura da organização; A sua interação constitui-se no clima organizacional existente em um determinado momento um estado de espírito que caracteriza a sua forma de atuação e percepção em um determinado momento. A partir das pesquisas de clima, extremamente úteis necessidades de treinamento área comportamentalfundamentação bastante sólida. como base de identificação de programas de T&D têm uma OS QUATRO NÍVEIS Pessoa Nível Organização ESPIRITUAL (EU) Identidade Pessoal: Quem sou eu? Quais são meus valores, minhas prioridades, dimensão espiritual e transcendental? Sentimentos: Raiva, amor, ódio, alegria, ânimo, desânimo. Funcionamento do corpo humano: Movimento, processos, ligados ao metabolismo, digestão circulação. Reprodução, etc. Composição material do corpo humano: água, cálcio, ferro, carne, músculos, ossos, nervos, etc. ANÍMICO ETÉRICO / VITAL FÌSICO Identidade organizacional: Missão da organização, estratégias de atuação, forma de ser e de agir, diretrizes, valores, prioridades, busca da sobrevivência e perpetuidade organizacional. Relações Interpessoais: Entre departamentos, entre divisões, relações da organização com a comunidade, espírito de equipe. Processos empresarias: transformação de matéria prima em produtos acabados, produtividade, racionalização administrativa, fluxos de trabalho. Patrimônio Empresarial: instalações, máquinas e equipamentos, estoques de matéria prima, produtos acabados, material em processos combustíveis, ativos financeiros. Entre a organização e o ser humano há uma estreita integração entre os níveis; Dificuldades ou indefinições em nível de identidade criam distúrbios em todos os demais níveis, até a sua manifestação mais concreta a nível físico.

5 5 Qualquer ocorrência num nível irá manifestar-se nos demais. O treinamento e o desenvolvimento operam mais diretamente nos níveis etérico/vital e anímico. Distúrbios no nível de identidade fazem com que todos os níveis mais densos fiquem alterados. A visão holística permite visualizar a integração sistêmica dos quatro níveis e suas interrelações. O treinamento voltado ao técnico/operacional está mais próximo dos processos e refletese mais diretamente no nível físico e de resultados visíveis. O treinamento e desenvolvimento de equipes, o treinamento comportamental, o desenvolvimento de dirigentes, sendo mais sutil (menos denso), manifesta-se de forma mais indireta nos resultados operacionais, mas nem por isso é menos importante. DESAFIOS GERENCIAIS NUM MUNDO EM MUDANÇAS Um mundo em rápidas mudanças exige gerentes que estejam dispostos a ser muito mais instrutores, consultores, gurus e mestres, do que estilos que privilegiem o dar ordens, o ser autoritário, o ser determinador e o chefe absoluto. O papel do gerente como incentivador da elevação do grau de maturidade dos subordinados passa a ser crucial. Apesar de não haver um estilo ideal de gerenciamento, o desejável é a elevação dessa maturidade, o que leva o gerente a ter uma postura muito mais orientativa que diretiva. É nesse contexto que o famoso jargão de que todo gerente é também um gerente de RH ganha a sua total configuração. Só pode ser um gerente de pessoas se tiver vivendo o novo paradigma holístico. O que se vêem nas empresas são pessoas falando do paradigma holístico e praticando (ainda) o paradigma mecanicista. Isso é reflexo de um momento de transição pelo qual uma grande parte das organizações passa. Vencer as resistências internas a essa mudança é o desafio gerencial a ser superado por aqueles que têm posição de liderança nas organizações. Antes de mudar os outros, é fundamental primeiro mudar a si mesmo. Nenhuma mudança tem legitimidade se o condutor fala uma coisa e praticar outra. Nesse sentido, o T&D pode influenciar decisivamente novas formas de pensar a organização, as gerências e as pessoas; pode também apoiar e criar situações de aprendizado mais em nível de sentir, por exemplo, por meio de metodologias participativas. Esse sentir apóia a mudança em seu nível de concretização, do querer e realizar a mudança.

6 6 O poder dessa nova visão orientativa do paradigma holístico é muito grande, sendo o norte e a bússola que orientarão os passos gerencias nas organizações nos próximos tempos. Os Novos Paradigmas e o T & D RH Mecanicista Nível operacional e burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna à empresa. Reativo/ lento/ controlador. Visão de emprego a curto prazo. Carreiras especializadas/ alta mobilidade vertical. Condições de trabalho. Treinamento restrito às tarefas no cargo/ ênfase no operacional/ o mercado deve suprir as habilidades necessárias à empresa. Cargos estreitos/ pouco mutáveis/ avaliação de conteúdo de cargos. RH Holístico Nível estratégico e regido por diretrizes. Todo Gerente é também um gerente de RH. Visão ampla da empresa e de seu meio ambiente. Proativo/ rápido/ apoiador. Visão de emprego a longo prazo. Carreira na empresa / opções em Y / muito rodízio. Qualidade de vida no trabalho. Desenvolvimento contínuo em habilidades técnicas, sociais. A empresa deve complementar as habilidades necessárias à sua operação. Cargos ampliados/ grandemente mutáveis/ avaliação da maturidade do ocupante. Os novos paradigmas implicam uma profunda modificação na forma tradicional de gerir pessoas nas organizações. Se focalizarmos a ação que por décadas vem sendo conduzida por RH nas empresas, podemos ver a distância que separa essa ação dos novos paradigmas. O próprio nome Recursos Humanos revela-se pouco adequado pois denota um pouco utilitário das pessoas (quem gosta de ser um recurso humano?), devendo ser substituído por Talentos Humanos, Pessoas, Potencial Humano, Seres Humanos, etc. Uma decorrência é que o estilo deixe que eu faça para você ou então isso não é possível cede lugar rapidamente a um estilo muito mais próximo e apoiador das áreas usuárias de T&D. A área de T&D passa a Ter uma estrutura reduzida, com um forte componente de consultoria interna apoiando processos de mudança individual e grupal. O apoio ás mudanças passa a ser feito por meio de serviços terceirizados, como, por exemplo, a confecção de transparências, a locação de salas para cursos e seminários, a organização dos eventos, a produção de vídeos e materiais de educacional, a confecção de manuais e a condução de cursos e seminários.

7 7 Quando isso não é realizado com recursos externos usa-se com intensidade os chamados monitores internos ou multiplicadores, gente oriunda de outras áreas da empresa que presta serviços temporariamente, sempre apoiados pelo órgão de T&D. T&D deve contribuir para a conquista equilibrada e simultânea dos resultados da empresa e dos indivíduos que nela trabalham. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO BOOG, G. G. Manual de treinamento e desenvolvimento.3 ed.. São Paulo: Makron Books, 1999.

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento T & D

Treinamento e Desenvolvimento T & D Treinamento e Desenvolvimento 1 RH Mecanicista Nível operacional burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna a empresa Reativo/ lento e controlador. Visão de emprego a curto prazo.

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 Relações Humanas e Liderança Introdução Chefia e Liderança Aspectos Fundamentais da Liderança Estilos de Liderança Seleção de Estilos de Liderança

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo. Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares

Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo. Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares Seminário GVcev Recursos Humanos no Varejo Cultura e Clima Organizacional Patrícia Tavares Agenda Cultura e Identidade Cultura e Clima Organizacional Construção e Mudança O que é Cultura? Uma definição

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG

P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG P-58 T&D E O ALINHAMENTO DE DISCURSOS E PRÁTICAS GUSTAVO G. BOOG E MARCELO BOOG www.boog.com.br Estejam prontos, vamos ficar em pé, já vamos começar Fonte: Primeast e Autodescoberta Divertida 2 Diga seu

Leia mais

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas

Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Gestão de Pessoas: Fases Evolutivas Transição: de Operacional para Estratégico Fischer (2002) 4 fases correntes teóricas: Departamento pessoal até 20s controle, eficiência, taylorismo, fordismo; Gestão

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento Os princípios da Liderança Proativa Passividade é uma adjetivo que não combina com a liderança proativa, diferentemente da liderança reativa, na

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PRÁTICAS GERENCIAIS Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 20:40 às 22:30 Quarta-feira: 20:40 às 22:30 Professor(a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma: 7º ADN Carga Horária

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

O desafio da Gestão de Recursos Humanos. Adriana Cristina Ferreira Caldana

O desafio da Gestão de Recursos Humanos. Adriana Cristina Ferreira Caldana O desafio da Gestão de Recursos Humanos Adriana Cristina Ferreira Caldana Minuto PWC CONCEITO ARH ou DGP? Função gerencial que visa à cooperação das pessoas para o alcance dos objetivos tanto organizacionais

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Direção da Ação Empresarial

Direção da Ação Empresarial Direção da Ação Empresarial Ação Empresarial Direção Estilos de Direção Teoria X Homem é preguiçoso, indolente Falta-lhe ambição Egocêntrico Resiste às mudanças Dependência: precisa ser dirigido Ação Empresarial

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL PLANO DE AULA Contexto e Mudanças no Ambiente de Trabalho Conceito de Clima Organizacional Conceito de Cultura Organizacional Clima e Cultura Organizacional Indicadores de

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016

LÍDER COACH. 08 a 11 de outubro de a 12 de novembro de 2016 LÍDER COACH 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 Informação importante Para atuar como COACH é necessário uma formação específica. 2 Alguns conceitos Coche (O que leva de um lugar ao

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS

O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS O PROFISSIONAL DE RH COMO AGENTE DE MUDANÇAS: CONSULTOR EM RECURSOS HUMANOS Marcelo Rogério Zitta 1 Nas ultimas décadas os modelos de gestão empresarial tem sofrido alterações consideráveis, fato este,

Leia mais

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008

carreiras especial: 44 vol.7 nº1 jan/fev > 2008 especial: carreiras 44 vol.7 nº1 jan/fev 2008 Profissionais modernos, empresas arcaicas? As empresas exigem de seus profissionais o desenvolvimento de competências cada vez mais complexas, mas, na prática,

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13

Sumário. Apresentação da 2 a edição, 11. Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 Sumário Apresentação da 2 a edição, 11 Parte i Visão geral da gestão de pessoas, 13 1 A gestão de pessoas passada a limpo, 15 Introdução, 15 Novo contrato entre pessoas e organizações, 20 O porquê de um

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Elétrica

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO

PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO Ana Claudia de Oliveira Machado. Geraldo Magela Campos Reis Patrícia Vitorino da Cruz Rafaela Oliveira de Souza Tatiana Santos Costa Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

DI ERENTE AÇÃO PROF. DELNERIO NASCIMENTO DA CRUZ

DI ERENTE AÇÃO PROF. DELNERIO NASCIMENTO DA CRUZ DI ERENTE AÇÃO + Telefone: (11)4962-2960 com (11) 97104-6380 (11) 96308-5832 FORMAÇÃO ACADÊMICA Graduado em Ciências Econômicas (1992) E-mail: delnerio@gmail.com delnerio@delneriomotiva.com SITE : http://delneriomotiva.com

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê?

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê? GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Uma organização é uma combinação

Leia mais

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare

PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS. educare PALESTRA COMO DESVENDAR E RETER TALENTOS Maria de Lourdes Nogueira Psicóloga, Mestre Administração de Empresas e Pós-Graduada em ADM.RH e Psicologia Organizacional. É professora do curso de Pós - Graduação

Leia mais

Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da cultura para atingir melhores resultados

Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da cultura para atingir melhores resultados Publicado em 04/04/2011 por Leonora Duarte, administradora e gerente de atendimento ao cliente IDEAGRI Artigo Técnico Administrar bem, lucrar sempre. Desenvolvimento Organizacional: mudança planejada da

Leia mais

As fases de desenvolvimento das empresas de família

As fases de desenvolvimento das empresas de família EMPRESA FAMILIAR As fases de desenvolvimento das empresas de família 1. Empresa familiar; 2. Empresa de Gestão Familiar; 3. Empresa com Governança Familiar; 4. Família Empresária. As fases de desenvolvimento

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

Potencializando a sua Iniciação

Potencializando a sua Iniciação Potencializando a sua Iniciação BEM-VINDAS!!! UMA EQUIPE É MUITO MAIS DO QUE A SOMA DE SUAS PARTES HÁ 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4%, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS Os seus ganhos com suas vendas podem

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

Fundamentos de Gestão de Pessoas

Fundamentos de Gestão de Pessoas Fundamentos de Gestão de Pessoas Principais modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático, nova gestão pública e papéis do Estado. O papel da área de recursos humanos. Recrutamento e seleção

Leia mais

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO

A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO A NOVA ECONOMIA E OS IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO Fernanda Schröder Gonçalves Gerente de Carreiras Adtalem Educacional do Brasil FORMAÇÃO ACADÊMICA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Mestranda em Administração

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual Qualidade de Vida no Trabalho QVT Uma visão mais conceitual XX XIX Cronologia da QVT XVIII Robert Owen Qualidade de Vida no Trabalho Século XVIII - Revolução industrial - Liberalismo o Século XVIII: o

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 3: Fundamentos do comportamento humano nas organizações 1 Cultura organizacional Molda as relações humanas dentro das organizações Normas, valores e as crenças são componentes

Leia mais

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 26. Os eventos em administração ocorreram respeitando a evolução das diversas técnicas, conforme uma linha do tempo que pode ser traçada em ordem de acontecimentos. Leia atentamente

Leia mais

Modelos Contemporâneos de Organização

Modelos Contemporâneos de Organização Modelos Contemporâneos de Organização Metáforas segundo Mintzberg e Handy 1 Prof.a Ms. Lilian A Pasquini Miguel Prof. Ms. José A. Ulhôa C. Ferreira Prof. Ms. Rogério S. Monteiro 1º Semestre de 2008 Reflexões

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Resumo Aula-tema 06: Negociação: Instrumento de Gestão da Ética e Habilidade Imprescindível ao Líder.

Resumo Aula-tema 06: Negociação: Instrumento de Gestão da Ética e Habilidade Imprescindível ao Líder. Resumo Aula-tema 06: Negociação: Instrumento de Gestão da Ética e Habilidade Imprescindível ao Líder. A negociação é um instrumento relevante de gestão, cujo teor e motivação tem sentido ético, pois visa

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES PDL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES Esse é um PROGRAMA EXCLUSIVO CR BASSO, onde você terá tudo o que precisa para se tornar um Líder de alta performance, potencializando suas competências e alavancando

Leia mais

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE

TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE TURMAS ABERTAS >> BELO HORIZONTE APRESENTAÇÃO A Academia de Lideranças tem foco prático no desenvolvimento das competências essenciais dos líderes de pessoas, processos e metas. As competências técnicas

Leia mais

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010

Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 Resultados da Pesquisa de Clima Organizacional 2010 População e amostra da pesquisa 350 300 População Amostra 294 250 219 200 150 100 50 75 52 100 152 0 Técnicoadministrativos (69%) Docentes (46%) Geral

Leia mais

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

24/03/2014. Revisão de conteúdo. A educação e a utilização do conhecimento. Inteligências. Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho Revisão de conteúdo Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho A educação e a utilização do conhecimento Vida em todas as suas manifestações A educação deve ser útil Arte da utilização do conhecimento Inteligências

Leia mais

Aspectos importantes na gestão de RH na MPE. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho

Aspectos importantes na gestão de RH na MPE. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Aspectos importantes na gestão de RH na MPE Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho Importância A área de Recursos Humanos sem dúvida faz muita diferença entre as empresas, em um mundo globalizado em que

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

PROGRAMA EVOLUTIVO EM TRÊS NÍVEIS COM COACHING E MENTORING

PROGRAMA EVOLUTIVO EM TRÊS NÍVEIS COM COACHING E MENTORING PROGRAMA EVOLUTIVO EM TRÊS NÍVEIS COM COACHING E MENTORING NÍVEL 01 Workshop A partir de Mim (Coaching para Autoconhecimento) NÍVEL 02 Workshop Eu e o Outro (Coaching Relacional) NÍVEL 03 Workshop Através

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7 Administração Geral / Estratégia e Planejamento Estudo de Caso 7 - Teorias administrativas e estratégia - Prof. Renato Fenili Maio de 2016 1. de planejamento estratégico As escolas (bem como as categorias

Leia mais

Introdução à Remuneração

Introdução à Remuneração Gestão de Recursos Humanos Aula Satélite 1 Introdução à Remuneração Administração de Cargos e Salários Prof. Ms. Carlos Ferreira Manaia Contexto Histórico da Remuneração Trabalho nem sempre foi remunerado

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia;

Introdução. Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Introdução Gestão do Conhecimento; A estrutura; A tecnologia; Estrutura A teoria; A dimensão do homem; Teoria A dimensão da empresa; A dimensão de novas tecnologias. Tecnologia A Dimensão Infra-Estrutura

Leia mais

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações

Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão. Gerentes x Informações CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Informação, Gerenciamento e Tomada de Decisão Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo

Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo Graduação em Administração Teoria da Administração Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo bfelix@fucape.br Introdução à Administração e às Organizações Organização - Grupos estruturados de pessoas que

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

O treinamento COACHING GERENCIAL

O treinamento COACHING GERENCIAL O treinamento COACHING GERENCIAL Esse treinamento foi desenvolvido para profissionais que buscam técnicas e ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento de seus comportamentos ligados a liderança,

Leia mais

Planejamento estratégico. de pessoas

Planejamento estratégico. de pessoas Planejamento estratégico de pessoas PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL X PLANEJAMENTO DE RH O QUE É GESTÃO POR RESULTADOS? A cada nível hierárquico, o líder reúne-se com os líderes que lhe são imediatamente subordinados

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

1. ACREDITAR EM DEUS, EM VOCÊ E NA EMPRESA! 2. ESTUDAR O MATERIAL PARA NOVAS CONSULTORAS. 3. ENTENDER O QUE EU GANHO SENDO DIRETORA. AUMENTO DE 300% Clientes; Anfitriãs; Mulheres a procura de renda extra;

Leia mais

O que é clima organizacional?

O que é clima organizacional? O que é clima organizacional? Introdução: Para Champion (1994): Clima organizacional são as impressões gerais, as percepções dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho, embora nem todos os

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay

ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay ENRIQUECENDO VIDAS ATRAVÉS DA INICIAÇÃO! Danielle Siriani Diretora Executiva Mary Kay Nós temos a missão de compartilhar nosso amor, nossa energia, nossa esperança, nossos sonhos, nossos produtos de qualidade,

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA MBA em GESTÃO DE FINANÇAS E CONTROLADORIA OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Finanças e Controladoria é capacitar e atualizar profissionais de finanças e controladoria

Leia mais

Educação Corporativa com propósito, em soluções entregues em multiplataformas e desenvolvidas conforme as necessidades dos nossos clientes.

Educação Corporativa com propósito, em soluções entregues em multiplataformas e desenvolvidas conforme as necessidades dos nossos clientes. Educação Corporativa com propósito, em soluções entregues em multiplataformas e desenvolvidas conforme as necessidades dos nossos clientes. Tudo aquilo que criamos é de acordo com o que o cliente precisa

Leia mais

Seminário GVcev. Gestão de Pessoas no Varejo: Gestão e Atitude como Diferenciais. Sentir, Pensar e Agir: Em busca do gestor integral e integrado

Seminário GVcev. Gestão de Pessoas no Varejo: Gestão e Atitude como Diferenciais. Sentir, Pensar e Agir: Em busca do gestor integral e integrado Seminário GVcev Gestão de Pessoas no Varejo: Gestão e Atitude como Diferenciais Sentir, Pensar e Agir: Em busca do gestor integral e integrado Leopoldo Antonio de Oliveira Neto Sentir, pensar, agir...

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Gerência e Planejamento de Projeto Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto Aspectos Gerais Parte 2: Plano de

Leia mais

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS

JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS JOGOS EM PROCESSOS DE TREINAMENTOS AULA 03 1 Professora Ms Karen Reis 2012 JOGOS DIGITAIS EM SALA DE AUL http://www.industryplayer.com/ 1.Aponte as principais características do GAME (design, som, personagens,

Leia mais

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR

PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA BIBLIOGRAFIA: CHIAVENATO; DUTRA FONTE: VALENTINI E CESAR PLANEJAMENTO DE CARREIRA Para tornarmos o trabalho uma atividade alegre e criativa não basta apenas alterarmos as formas

Leia mais

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas

1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas 1 - Significados do termo RH ou Gestão de Pessoas RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento,

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!!

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PALESTRA MOTIVACIONAL ENCON SUL 2017 XXI ENCONTRO DE CONTABILIDADE DO TOCANTINS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PROFESSOR: PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM FORMAÇÃO PAULO CESAR

Leia mais