FILIAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FILIAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO"

Transcrição

1 FILIAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO

2 FILIAÇÃO NA PERSPECTIVA CIVIL-CONSTITUCIONAL Dignidade da pessoa humana (art. 1º, III); solidariedade social e familiar (art. 3º, I); pluralidade de entidades familiares (226 e par. 3º); igualdade entre cônjuges (5º, I, 226, par. 5º); igualdade entre filhos (227, par. 6º); doutrina da proteção integral à criança e ao adolescente e o princípio do melhor interesse (art. 227); afetividade (226 caput ).

3 PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CC Segundo o prof. Miguel Reale: Princípio da Socialidade (O Código busca superar o caráter individualista do C.C. de 1916); princípio da Eticidade (Procura superar o apego ao formalismo jurídico, inserindo normas genéricas ou cláusulas gerais); princípio da Operabilidade (Pretende solucionar problemas de interpretação de Institutos do antigo Código).

4 FILIAÇÃO Artigo 1596 e seguintes do CC. Conceituação: É a relação de parentesco, em primeiro grau e em linha reta, ligando uma pessoa àquelas que a geraram ou a receberam como se a tivesse gerado. (ROD RIGUES, 2010). Filiação sob três óticas: pai, mãe e do filho.

5 BREVE HISTÓRICO Antes do CC de 1916, cfme as Ordenações Portuguesas: alcançava apenas os filhos legítimos. No CC de 1916: não se podia reconhecer filhos havidos for a do casamento, os chamados filhos ilegítimos. A Lei 883/49 permitiu o reconhecimento do filho for a do casamento pelo homem casado. A CF/88 terminou com toda e qualquer forma de discriminação, em seu parágrado 6o do art. 227.

6 A prova da filiação se dá através da certidão de registro civil das pessoas naturais. Todo nascimento deve ser registrado, a teor dos arts. 50 a 56 da Lei 6.015/73, em especial art. 54. Existem outras formas de comprovação filiatória (art. 1605). Rol exemplificativo. Filiação (realidades) biológica, registral e socioafetiva.

7 FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA A prova da filiação pode decorrer da reciprocidade de tratamento afetivo entre determinadas pessoas, comportando-se como pais e filhos e se apresentando como tal aos olhos de todos. Projeção da teoria da aparência (FARIAS, 2010). Filiação Socioafetiva: posse do estado de filho: nomen, tractus e fama.

8 A posse do estado de filho constitui-se por um conjunto de circustâncias capazes de exteriorizar a condição de filho do casal que o cria e educa. (GOMES, 2008). O papel fundamental da posse do estado de filho é conferir juridicidade a uma realidade social, pessoal e afetiva induvidosa.

9 O estado de filiação é a qualificação jurídica da relação de parentesco entre pai e filho, que estabelece um complexo de direitos e deveres reciprocamente considerados. Constitui-se em decorrência da lei (arts. 1593,1596 e 1597) ou em razão da posse do estado de filho. (TJRS, Ap. Cível n , Rel. Des. Claudir Fidelis Facccenda, j. em ).

10 Não é necessário ter-se o nome, o trato e a fama. Apenas com os dois últimos é possível o acolhimento da tese da posse do estado de filho. Precisam estar presentes por um mínimo, um prazo razoável. Dependerá de cada caso, consideradas as circunstâncias específicas. Vide enunciado 108 da JDC.

11 STJ Resp /MS do STJ: ( ) destarte, não dá ensejo à revogação do ato de registro da filiação, por força dos arts. 1609, 1610 do CC de 2002, o termo de nascimento fundado numa paternidade socioafetiva, sob posse do estado de filho, com proteção em recentes reformas do Direito contemporâneo, por denotar verdadeira filiação registral, portanto, jurídica, porquanto respaldada na livre e consciente intenção de reconhecimento voluntário. Precendente citado: Resp /DF. Rel. Min. João Otávio de Noronha, j. em 2009.

12 TJSC PATERNIDADE E MATERNIDADE SOCIOAFETIVA. AUTORA QUE, COM O ÓBITO DA MÃE BIOLÓGICA, CONTANDO COM APENAS QUATRO ANOS DE IDADE, FICOU SOB A GUARDA DE CASAL QUE POR MAIS DE DUAS DÉCADAS DISPENSOU A ELA O MESMO TRATAMENTO CONCEDIDO AOS FILHOS GENÉTICOS, SEM QUAISQUER DISTINÇÕES. PROVA ELOQUENTE DEMONSTRANDO QUE A DEMANDANTE ERA TRATADA COMO FILHA, TANTO QUE O NOME DOS PAIS AFETIVOS, CONTRA OS QUAIS É DIRECIONADA A AÇÃO, ENCONTRAM-SE TIMBRADOS NOS CONVITES DE DEBUTANTE, FORMATURA E CASAMENTO DA ACIONANTE. A GUARDA JUDICIAL REGULARMENTE OUTORGADA NÃO É ÓBICE QUE IMPEÇA A DECLARAÇÃO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA, SOBRETUDO QUANDO, MUITO ALÉM DAS OBRIGAÇÕES DERIVADAS DA GUARDA, A RELAÇÃO HAVIDA ENTRE OS LITIGANTES EVIDENCIA INEGÁVEL POSSE DE ESTADO DE FILHO. AÇÃO QUE ADEQUADAMENTE CONTOU COM A CITAÇÃO DO PAI BIOLÓGICO, JUSTO QUE A SUA CONDIÇÃO DE GENITOR GENÉTICO NÃO PODERIA SER AFRONTADA SEM A PARTICIPAÇÃO NA DEMANDA QUE REFLEXAMENTE IMPORTARÁ NA PERDA DAQUELA CONDIÇÃO OU NO ACRÉSCIMO DA PATERNIDADESOCIOAFETIVA NO ASSENTO DE NASCIMENTO. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

13 O estabelecimento da igualdade entre os filhos adotivos e os biológicos, calcada justamente na afeição que orienta as noções mais comezinhas de dignidade humana, soterrou definitivamente a ideia da filiação genética como modelo único que ainda insistia em repulsar a paternidade ou maternidade originadas unicamente do sentimento de amor sincero nutrido por alguém que chama outrem de filho e ao mesmo tempo aceita ser chamado de pai ou de mãe. Uma relação afetiva íntima e duradoura, remarcada pela ostensiva demonstração pública da relação paterno-materna-filial, merece a respectiva proteção legal, resguardando direitos que não podem ser afrontados por conta da cupidez oriunda de disputa hereditária (TJSC, Ap. Cível n (Acórdão), Rel. Jorge Luis da Costa Beber, j. em ).

14 FILHOS NASCIDOS NA CONSTÂNCIA DO CASAMENTO Presunção de paternidade: pater is est ( ) no artigo Reprodução assistida (gênero). Reprodução assistida homóloga e heteróloga. Disposições dos incisos III, IV E V. Ver Jornadas de Direito Civil.

15 AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE Artigo 1601 do CC: ação personalíssima do marido e imprescritível. Visa a afastar a presunção de paternidade oriunda do casamento. Filiação socioafetiva? Se existir, atualmente os TJ s tem mantido o registro. Casuística.

16 FILHOS HAVIDOS FORA DO CASAMENTO Necessário o reconhecimento, numa das formas do artigo 1609 do CC. É irrevogável (art. 1610), ainda que realizado em testamento. Revogação difere de anulação.

17 ANULAÇÃO DE REGISTRO Aquele homem que reconheceu o filho como sendo seu, tendo em vista que a situação o levava a crer que assim o era, pode intentar ação de anulação de registro por vício de consentimento: Erro. Filiação socioafetiva? Casuística.

18 APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE. JUSTIÇA GRATUITA DEFERIDA. DESCONSTITUIÇÃO DA FILIAÇÃO PELA NULIDADE DO ASSENTO DE NASCIMENTO. RECONHECIMENTO ESPONTÂNEO E CONSCIENTE DA PATERNIDADE. VÍCIO DE CONSENTIMENTO INEXISTENTE. REALIZAÇÃO DE TESTE DE PATERNIDADE POR ANÁLISE DE DNA. EXCLUSÃO DA PATERNIDADE BIOLÓGICA.IRRELEVÂNCIA. EXISTÊNCIA DE SÓLIDO VÍNCULO AFETIVO POR MAIS DE 23 ANOS. FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA DEMONSTRADA. DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE VEDADA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

19 É irrevogável e irretratável a paternidade espontaneamente reconhecida por aquele que tinha plena consciência de que poderia não ser o pai biológico da criança, mormente quando não comprova, estreme de dúvidas, vício de consentimento capaz de macular a vontade no momento da lavratura do assento de nascimento. A filiação socioafetiva, fundada na posse do estado de filho e consolidada no afeto e na convivência familiar, prevalece sobre a verdade biológica. (Ap. Cív. n , de Lages, rel. Des. Fernando Carioni, j )

20 NEGATÓRIA DE PATERNIDADE. NULIDADE DE REGISTRO CIVIL. RECONHECIMENTO VOLUNTÁRIO DA PATERNIDADE AFIRMADO PELO PRÓPRIO APELANTE. DECLARAÇÃO DE VONTADE IRREVOGÁVEL (ART DO CCB/02). AUSÊNCIA DE VÍCIOS DE CONSENTIMENTO. PREVALÊNCIA DA REALIDADE SOCIOAFETIVA SOBRE A BIOLÓGICA. EXTINÇÃO DA AÇÃO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO (Ap. Cív. n , de Chapecó, rel. Des. Edson Ubaldo, j ).

21 POST MORTEM? PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE POST MORTEM. SENTENÇA DE PROCEDÊNCIA. APELO DO ESPÓLIO RÉU. AVENTADA NULIDADE PROCESSUAL DERIVADA DE CERCEAMENTO DE DEFESA. EXEGESE DO ART. 249, 2º, DO CPC. NULIDADE NÃO PRONUNCIADA. MÉRITO. PROVA DO VÍNCULO BIOLÓGICO FEITA EM LAUDO PERICIAL DE DNA. EXISTÊNCIA DE PRECEDENTE RELAÇÃO SOCIOAFETIVA, ENTRE O AUTOR E O PAI REGISTRAL FALECIDO, AO LONGO DE 23 ANOS. PREVALÊNCIA DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA SOBRE A BIOLÓGICA PARA FINS PATRIMONIAIS E REGISTRAIS. PRECEDENTES DESTE TRIBUNAL E DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

22 RECURSO CONHECIDO E PROVIDO EM PARTE PARA MANTER A SENTENÇA, SOMENTE NO TOCANTE AO RECONHECIMENTO DO LIAME GENÉTICO, SEM REFLEXOS PATRIMONIAIS NEM REGISTRAIS. (TJSC, Apelação Cível n , de Rio do Sul. Relator: Des. Luiz Carlos Freyesleben, j. em ).

23 Maiores apenas podem ser reconhecidos se o desejarem (art. 1614). Impugnação da paternidade pelo reconhecido (art. 1614).

24 FORMAS DE RECONHECIMENTO Reconhecimento Voluntário: artigo Reconhecimento Judicial/ Forçado: artigo 1606 c/c Lei de Investigação de Paternidade. Investigação Oficiosa de Paternidade: previsão da Lei 8560/92.

25 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 5 ed. revista, atualizada e ampliada. São Paulo: RT, FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direito das Famílias. 3 ed., Rio de Janeiro: Lúmen Júris, MADALENO, Rolf. Manual de Direito de Família. São Paulo:Metodo, GOMES, Orlando.Direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018 Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 05/11/2018 Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para ter validade,

Leia mais

PATERNIDADE SÓCIOAFETIVA, ADOÇÃO À BRASILEIRA E PLURIPARENTALIDADE

PATERNIDADE SÓCIOAFETIVA, ADOÇÃO À BRASILEIRA E PLURIPARENTALIDADE PATERNIDADE SÓCIOAFETIVA, ADOÇÃO À BRASILEIRA E PLURIPARENTALIDADE 1. Introdução Diante da nova concepção do direito de família, em que foi vencida aquela fase matrimonialista e patriarcal, tem-se a pluralidade

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Ação negatória de paternidade. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 30/10/2017. Inseminação artificial caseira anestésico ou instrumento apropriado. é feita sem auxílio do

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 25/10/2017. Divórcio estrangeiro. O divórcio feito no estrangeiro precisava ser homologado no STF para

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Corregedoria-Geral da Justiça

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Corregedoria-Geral da Justiça Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Corregedoria-Geral da Justiça Provimento Nº264 SEI Nº 0102975-68.2016.8.16.6000 O Des. EUGÊNIO ACHILLE GRANDINETTI, Corregedor-Geral da Justiça, nos usos de suas

Leia mais

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto

2) Interpretação e Semiótica BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA. 1) Positivismo x Normativismo Concreto BIODIREITO E SEUS REFLEXOS NO DIREITO DE FAMÍLIA I- INTERPRETAÇÃO JURÍDICA 1) Positivismo x Normativismo Concreto 2) Interpretação e Semiótica a) Suporte Físico (Enunciado) Denis Domingues Hermida 2) Tridimensionalidade

Leia mais

Tema: Do julgamento do STF sobre parentalidade socioafetiva e suas consequências

Tema: Do julgamento do STF sobre parentalidade socioafetiva e suas consequências Curso de Férias: Direito Civil recentes transformações Tema: Do julgamento do STF sobre parentalidade socioafetiva e suas consequências Advogado em Curitiba; Mestre em Direito Civil pela UFPR; Diretor

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Presunção legal da paternidade: É presunção relativa. Previsto no art. 1.597 do C.C. Art. 1.597.

Leia mais

RELAÇÃO DE PARENTESCO

RELAÇÃO DE PARENTESCO RELAÇÃO DE PARENTESCO Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Parentes não é família; Cônjuges e companheiros = família; não parentes. 1.1 Conceito de parentesco: Parentesco é a relação jurídica

Leia mais

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS

ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS ROTEIRO DIREITO CIVIL DIREITO DE FAMÍLIA PARA ANALISTA DO BACEN NOÇÕES GERAIS 1) Espécies de Entidade familiar a. Família matrimonial (casamento). b. Família informal (união estável). c. Família monoparental

Leia mais

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família.

Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp. Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. Prof. Me. Carlos Eduardo Dipp Advogado em Curitiba/PR e Professor de Direito de Família. carlosdipp@vsdadvogados.com.br CRONOGRAMA DO WEBINAR (i) Reconhecimento de Paternidade (extrajudicial e judicial);

Leia mais

STJ Vínculo paterno-filial afetivo supera ausência de vínculo biológico e impede mudança de registro

STJ Vínculo paterno-filial afetivo supera ausência de vínculo biológico e impede mudança de registro STJ Vínculo paterno-filial afetivo supera ausência de vínculo biológico e impede mudança de registro A paternidade socioafetiva se sobrepõe à paternidade registral nos casos de erro substancial apto a

Leia mais

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUINTA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0052248-43.2008.8.19.0038 APELANTE:..... APELADO:... RELATORA: DES.ª CLAUDIA TELLES APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO NEGATÓRIA

Leia mais

Nº COMARCA DE FELIZ A C Ó R D Ã O

Nº COMARCA DE FELIZ A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. ANULAÇÃO DE RECONHECIMENTO VOLUNTÁRIO DE PATERNIDADE. EXAME DE DNA QUE EXCLUI A PATERNIDADE. PROVA DE ERRO ACERCA DA PATERNIDADE VICIANDO A MANIFESTAÇÃO DE VONTADE. REVOGAÇÃO. IRRELEVÂNCIA,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino. Aula nº.

Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: Filiação Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Bruno Warwar Marcolino Tema: Filiação Aula nº. 22 Leitura obrigatória: Art. 1596 até

Leia mais

1 Introdução: 1 Introdução: FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA 17/08/2014

1 Introdução: 1 Introdução: FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA 17/08/2014 FAMÍLIA, ENTIDADES FAMILIARES E PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Funções da família: religiosa, econômica, social e procracional. Hoje:

Leia mais

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões

Pós-Graduação. Direito das Famílias e das Sucessões Pós-Graduação Direito das Famílias e das Sucessões - 2017 Disciplinas: 1) Evolução Histórica do Direito das Famílias: do Patriarcalismo à Afetividade, Avanços e Retrocessos 2) Contornos Contemporâneos

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Entre o ventre e o coração Maria Berenice Dias * Como citar este artigo: DIAS, Maria Berenice. Entre o ventre e o coração. Disponível em: http://www.blogdolfg.com.br.30 agosto. 2007.

Leia mais

RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA. PROVIMENTO Nº 63 de 14/11/2017 CNJ SEÇÃO II - Arts. 10 a 15

RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA. PROVIMENTO Nº 63 de 14/11/2017 CNJ SEÇÃO II - Arts. 10 a 15 RECONHECIMENTO EXTRAJUDICIAL DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA PROVIMENTO Nº 63 de 14/11/2017 CNJ SEÇÃO II - Arts. 10 a 15 DISPÕE SOBRE O RECONHECIMENTO VOLUNTÁRIO E A AVERBAÇÃO DA PATERNIDADE E MATERNIDADE SOCIOAFETIVA

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 20 DATA 29/08/16 DISCIPLINA DIREITO CIVIL FAMÍLIA (MANHÃ) PROFESSORA REYVANI JABOUR MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 04/05 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ART. 39 E SEGUINTES ECA É MEDIDA DE EXCEPCIONALIDADE, DEVENDO O MENOR PERMANECER COM A FAMÍLIA NATURAL OU EXTENSA; A ADOÇÃO É COMPETÊNCIA DO ECA; FILIAÇÃO DIREITOS HEREDITÁRIOS

Leia mais

NOTAS SOBRE A FILIAÇÃO

NOTAS SOBRE A FILIAÇÃO NOTAS SOBRE A FILIAÇÃO LÍVIA RONCONI COSTA Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Vila Velha/ES UVV Membro do IBDFAM Instituto Brasileiro de Direito de Família Autora e co-autora de artigos jurídicos

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

PROVIMENTO Nº 041/2018-CGJ

PROVIMENTO Nº 041/2018-CGJ PROVIMENTO Nº 041/2018-CGJ DISPONIBILIZADO NO DJE Nº 6.408, PÁG. 22, DE 12/12/2018 EXPEDIENTE Nº 8.2018.0010-000687-1 Registro Civil das Pessoas Naturais Altera as redações dos artigos 88- A e parágrafos;

Leia mais

Apelação Cível n. 2007.048925-2, de Itajaí Relator: Des. Luiz Carlos Freyesleben CIVIL. FAMÍLIA. AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE. MÃE DA RÉ CONCORDE COM O PEDIDO DE EXCLUSÃO DO NOME DO PAI DECLARANTE DO

Leia mais

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz

Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Visão Geral do Livro IV do Novo Código Civil Maria Luiza Póvoa Cruz Há muito que o nosso vigente modelo codificado (Lei nº 3.071, de 01 de janeiro de 1916), não atendia às demandas sociais e, via de conseqüência,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade de Ciências Sociais Aplicadas Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Carga horária semestral: 64 h/a Teórica: 54 H Prática: 10 H Semestre/ano:1º/2016

Leia mais

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54

Escrito por Rosana Torrano Dom, 26 de Novembro de :52 - Última atualização Dom, 26 de Novembro de :54 PROVIMENTO 63/2017 DO CNJ (CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA) PACIFICA A POSSIBILIDADE DE RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE OU MATERNIDADE SOCIOAFETIVA, PERANTE OS OFICIAIS DE REGISTRO CIVIL DE PESSOAS NATURAIS,

Leia mais

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação da Segunda Edição Apresentação... 19

Sumário. Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos Apresentação da Segunda Edição Apresentação... 19 Sumário Proposta da Coleção Leis Especiais para Concursos... 15 Apresentação da Segunda Edição... 17 Apresentação... 19 Abreviaturas Utilizadas... 21 Capítulo I Lei de Alimentos... 23 Lei nº 5.478, de

Leia mais

DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO

DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO ELIMAR SZANIAWSKI DIÁLOGOS COM O DIREITO DE FILIAÇÃO BRASILEIRO Rodrigo Xavier Leonardo Prefácio O presente estudo analisa os aspectos polêmicos do direito de filiação contemporâneo sob os pontos de vista

Leia mais

Da socioafetividade como vínculo de filiação. Patrícia Angelo Carbonero. Págs: 10 a 16. TÍTULO: DA SOCIOAFETIVIDADE COMO VÍNCULO DE FILIAÇÃO

Da socioafetividade como vínculo de filiação. Patrícia Angelo Carbonero. Págs: 10 a 16. TÍTULO: DA SOCIOAFETIVIDADE COMO VÍNCULO DE FILIAÇÃO TÍTULO: DA SOCIOAFETIVIDADE COMO VÍNCULO DE FILIAÇÃO Patrícia Angelo Carbonero 1 SUMÁRIO: 1- INTRODUÇÃO; 2- CONCEITO DE PATERNIDADE; 3- RECONHECIMENTO DOS FILHOS; 4- FILIAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL; 5-

Leia mais

TÍTULO: IRREVOGABILIDADE DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA

TÍTULO: IRREVOGABILIDADE DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA 16 TÍTULO: IRREVOGABILIDADE DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DIADEMA AUTOR(ES): VALMIR FILIPUS ORIENTADOR(ES): FABIANA

Leia mais

MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA

MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA MULTIPARENTALIDADE E PARENTALIDADE SOCIOAFETIVA EFEITOS JURíDICOS SEGUNDA EDiÇÃO Atualizada até dezembro de 2014 SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 2013 by Editora Atlas S.A. 1.ed.2014;2.ed.2015 Capa:

Leia mais

SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. DIREITO DE FAMÍLIA INTRODUÇÃO... 1 1.1 Conceito de Direito de Família. Estágio atual... 1 1.2 O novo Direito de Família. Princípios... 5 1.2.1 Direito Civil Constitucional e Direito de Família...

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.531.921 - MG (2013/0190837-0) RELATOR : MINISTRO LÁZARO GUIMARÃES (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TRF 5ª REGIÃO) RECORRENTE : J B DA S L ADVOGADO : BRENO VALADARES DE ABREU - MG179944

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 17/09/2018. União estável. Procedimento da ação de reconhecimento e extinção da união estável. Procedimento ordinário

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. ALEGAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA COM

APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. ALEGAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA COM APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE. ALEGAÇÃO DE EXISTÊNCIA DE PATERNIDADE SOCIOAFETIVA COM O PAI REGISTRAL COMO ÓBICE À PROCEDÊNCIA DO PEDIDO INVESTIGATÓRIO. NÃO CABIMENTO. PATERNIDADE

Leia mais

FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA

FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA Breno da Costa Brasil Lucas Ribeiro Mota RESUMO Com este trabalho visamos apresentar a filiação socioafetiva no âmbito jurídico e a sua aplicação, por meio da análise jurisprudencial

Leia mais

Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE L.D... S.M.D... P.J.S.D... APELANTE APELANTE APELADO

Nº (Nº CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE L.D... S.M.D... P.J.S.D... APELANTE APELANTE APELADO APELAÇÃO CÍVEL. FAMÍLIA. AÇÃO DE ANULAÇÃO DE RECONHECIMENTO DE PATERNIDADE C/C PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO DE NASCIMENTO. LEGITIMIDADE ATIVA DOS ASCENDENTES DO EXTINTO RECONHECENTE PARA POSTULAR

Leia mais

RESUMO. Palavras-Chave: Direito. Família. Paternidade Socioafetiva. Dignidade Humana.

RESUMO. Palavras-Chave: Direito. Família. Paternidade Socioafetiva. Dignidade Humana. 1 A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE SOCIOAFETIVA NAS RELAÇÕES FAMILIARES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTOJUVENIL FRENTE À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. RESUMO O presente trabalho trata da relação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000014404 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0000527-41.2009.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante M.K.T. sendo apelado C.A.T.(JUSTIÇA GRATUITA).

Leia mais

Multiparentalidade: uma realidade que a Justiça começou a admitir

Multiparentalidade: uma realidade que a Justiça começou a admitir Multiparentalidade: uma realidade que a Justiça começou a admitir Maria Berenice Dias 1 Marta Cauduro Oppermann 2 O evoluir da sociedade levou a uma verdadeira transformação da família, que passou a ser

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO 1ª N2

QUESTÕES DE REVISÃO 1ª N2 1. (MPE-GO/2014) Assinale a alternativa incorreta: a) A adoção por ambos os cônjuges ou companheiros poderá ser formalizada, desde que um deles tenha completado dezoito anos de idade, comprovada a estabilidade

Leia mais

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento

Introdução ao Direito de Família Casamento e União Estável Formalidades Preliminares. Habilitação para o Casamento Sumário 1 Introdução ao Direito de Família 1.1 Compreensão 1.2 Lineamentos Históricos 1.3 Família Moderna. Novos Fenômenos Sociais 1.4 Natureza Jurídica da Família 1.5 Direito de família 1.5.1 Características

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 111 Registro: 2019.0000253684 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1027010-81.2016.8.26.0053, da Comarca de, em que é apelante WALMIR PEREIRA MODOTTI, é apelado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.270.702 - RS (2011/0187304-8) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA AGRAVANTE : AURA BASTOS FEHSE E OUTROS ADVOGADOS : FLÁVIO SARMENTO LEITE DO COUTO E SILVA E OUTRO(S)

Leia mais

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85 Sumário Nota do Autor à lfi edição, xiii 1 Introdução ao Direito de Família, 1 1.1 Compreensão, 1 1.2 Lineamentos históricos, 2 1.3 Família moderna. Novos fenômenos sociais, 5 1.4 Natureza jurídica da

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2015.0000954158 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000909-70.2014.8.26.0222, da Comarca de Guariba, em que é apelante MARIA DA CONCEICAO GOMES EUGENIO (JUSTIÇA

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 03 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Formatos Familiares Contemporâneos Conti.: a) Filiação Socioafetiva: Há equiparação da filiação

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 02. Prof. Cláudio Santos

DIREITO CIVIL. Direito de Família. Casamento Parte 02. Prof. Cláudio Santos DIREITO CIVIL Direito de Família Casamento Parte 02 Prof. Cláudio Santos 1. Prova do casamento 1.1 Prova primária: Certidão de registro civil Art. 1.543, Código Civil - O casamento celebrado no Brasil

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Certificado digitalmente por: SIGURD ROBERTO BENGTSSON APELAÇÃO CÍVEL Nº 1616749-2, DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA 1ª VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES, REGISTROS PÚBLICOS E CORREGEDORIA

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000167472 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0005439-77.2008.8.26.0368, da Comarca de Monte Alto, em que é apelante SILVANA SUELI GONÇALVES DE REZENDE (ASSISTÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 Antes de ser um fato jurídico, a adoção é um fato social, praticado desde o início da humanidade; Provimento de herdeiro x permanência

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ACÓRDÃO Registro: 2017.0000803180 Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 1002982-08.2016.8.26.0002, da Comarca de São Paulo, em que é apelante CARREFOUR COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDA, é

Leia mais

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1

AULA 14. União estável. Concubinato. Arts a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 Quem junta com fé, casado é. (Sabedoria popular) AULA 14 União estável. Concubinato. Arts. 1.723 a 1.727, CC. Art. 226, 3º, CF. Leis nº 9.278/96 e nº 8.971/94. 1 BREVE HISTÓRICO CC/1916: UNIÃO ESTÁVEL

Leia mais

APELAÇÃO DESPROVIDA. A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO DESPROVIDA. A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO ANULATÓRIA DE REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO. VÍCIO DE CONSENTIMENTO. COMPROVAÇÃO. RECONVENÇÃO. ALIMENTOS. IMPROCEDÊNCIA MANTIDA. 1) No caso, provado que o reconhecimento da paternidade

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: ACÓRDÃO fls. 3 ACÓRDÃO Registro: 2016.0000863706 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n.º 0004003-86.2014.8.26.0396, da Comarca de Novo Horizonte, em que é apelante JOSÉ RIOLANDO TEODORO FONSECA,

Leia mais

Direitos Reais. CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010.

Direitos Reais. CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010. AULA 8: POSSE EMENTÁRIO DE TEMAS: Posse: aquisição e perda. LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lumen júris, 2010. LEITURA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE JUSTIÇA ESTADO DO PARANÁ Certificado digitalmente por: LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA da Comarca de São João Juízo Único. Apelante: Edemir de Fátima Vieira. Relator: Luciano Carrasco Falavinha Souza em substituição à Desembargadora

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018. Alienação parental.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018. Alienação parental. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 19/11/2018 Alienação parental. Alienação parental é quando o pai ou a mãe utiliza meios para afastar o filho do

Leia mais

ACÓRDÃO. São Paulo, 12 de abril de Salles Rossi Relator Assinatura Eletrônica

ACÓRDÃO. São Paulo, 12 de abril de Salles Rossi Relator Assinatura Eletrônica fls. 106 Registro: 2016.0000239471 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1056413-22.2014.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes ALEXANDRE SILVA D AMBROSIO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (Aula 06/08/2018) Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (Aula 06/08/2018) Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu. (Aula 06/08/2018) Família e Sucessões. Formatos Familiares Contemporâneos. A união estável já é tratada

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Filhos e irmãos de criação: parentesco por afetividade e sua repercussão no Direito Eleitoral Lourival de J. Serejo Sousa* RESUMO: 1. Os filhos do afeto 2. O alcance do artigo 1.593

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU FACULDADE DE DIREITO DIREITO DA FAMÍLIA DISCIPLINA DO 4 ANO DA LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA PLANO DE CURSO ANO LECTIVO DE 2017/2018 Professor: Manuel Trigo Bibliografia

Leia mais

UNIVERSIDADE SALVADOR CURSO DE DIREITO GUILHERME DIAS FERREIRO SILVIA MARIA SANTOS DAS MERCÊS 5 B NOTURNO

UNIVERSIDADE SALVADOR CURSO DE DIREITO GUILHERME DIAS FERREIRO SILVIA MARIA SANTOS DAS MERCÊS 5 B NOTURNO 1 UNIVERSIDADE SALVADOR CURSO DE DIREITO GUILHERME DIAS FERREIRO SILVIA MARIA SANTOS DAS MERCÊS 5 B NOTURNO A POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO DO REGISTRO CIVIL NA AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE OU MATERNIDADE

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas Capítulo I Lei de Alimentos Lei nº 5.478, de 25 de julho de 1968

SUMÁRIO. Abreviaturas Capítulo I Lei de Alimentos Lei nº 5.478, de 25 de julho de 1968 SUMÁRIO Abreviaturas... 33 Capítulo I Lei de Alimentos... 35 Lei nº 5.478, de 25 de julho de 1968 Art. 1º... 1. Conteúdo do Direito de Alimentos... 2. Rito especial da Lei de Alimentos...... 4. Da concessão

Leia mais

RECURSO IMPROVIDO. Nº COMARCA DE PELOTAS A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos.

RECURSO IMPROVIDO. Nº COMARCA DE PELOTAS A C Ó R D Ã O. Vistos, relatados e discutidos os autos. AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE. REALIZAÇÃO DE NOVO EXAME DNA. DESNECESSIDADE. Mera alegação de possibilidade de erro não gera a necessidade do exame de contraprova do DNA, ausente qualquer indicío que possa

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000761036 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1032200-94.2016.8.26.0224, da Comarca de, em que são apelantes L. A. DE O. (MENOR) e A. DA S., é apelado P. DE

Leia mais

DOS TEMAS ATUAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA NA ORDEM DOS PRINCÍPIOS: UM RESUMO DE SUA IMPORTÂNCIA

DOS TEMAS ATUAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA NA ORDEM DOS PRINCÍPIOS: UM RESUMO DE SUA IMPORTÂNCIA 1 DOS TEMAS ATUAIS DO DIREITO DE FAMÍLIA NA ORDEM DOS PRINCÍPIOS: UM RESUMO DE SUA IMPORTÂNCIA 1. Resumo Quer-se, com este artigo, apresentar os pontos nevrálgicos que o Direito de família nos traz hoje,

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Tribunal de Justiça do Estado do Paraná Certificado digitalmente por: MARIO NINI AZZOLINI APELAÇÃO CÍVEL Nº 1579687-5 NOS AUTOS Nº 4406-06.2014.8.16.0179, DA VARA DE REGISTROS PÚBLICOS E CORREGEDORIA DO FORO EXTRAJUDICIAL DE CURITIBA APELANTES:

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS FAMÍLIAS (CÓD. ENEX 60137) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 1 ANO: 2016 C/H: 33 AULAS: 40 PLANO DE ENSINO

CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 1 ANO: 2016 C/H: 33 AULAS: 40 PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO NOTURNO - CAMPO BELO SEMESTRE: 1 ANO: 2016 C/H: 33 AULAS: 40 DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V PLANO DE ENSINO OBJETIVOS: Entender o Direito de Família, obtendo uma formação crítica e social diante

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO. 01. Relativamente ao reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é correto afirmar:

ESTUDO DIRIGIDO. 01. Relativamente ao reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é correto afirmar: Universidade do Sul de Santa Catarina Unidade Trajano Curso: Direito Disciplina: Direito Civil VI Orientadora: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): ESTUDO DIRIGIDO DINIZ, Maria Helena. Curso de direito

Leia mais

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990... 1 Livro I Parte Geral... 1 Título I Das Disposições Preliminares... 1 Título II Dos Direitos Fundamentais...

Leia mais

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013)

DIREITO CIVIL. CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1 DIREITO CIVIL CONTEÚDO DE DIREITO CIVIL (edital de Analista do BACEN CESPE/2013) 1. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: vigência, aplicação, interpretação e integração das leis; conflito

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 935.939 - RJ (2016/0157252-0) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO AGRAVANTE : PAULA GURGEL DE MENDONCA AGRAVANTE : RODRIGO GURGEL DE MENDONCA ADVOGADOS : RUY CAETANO

Leia mais

Introdução Capítulo LXXXII A Família... 21

Introdução Capítulo LXXXII A Família... 21 Prefácio.... Prefácio à 27ª edição... XIII XXI Introdução... 1 Capítulo LXXXII A Família.... 21 368. Conceito de família.... 25 369. Origem e evolução da família.... 29 370. Concepção moderna de família...

Leia mais

Gabinete do Desembargador Carlos Escher

Gabinete do Desembargador Carlos Escher APELAÇÃO CÍVEL Nº 330792-12.2011.8.09.0078 (201193307929) DE ISRAELÂNDIA APELANTE APELADO RELATOR CÂMARA FERNANDO LUIZ DA COSTA MUNICÍPIO DE ISRAELÂNDIA DESEMBARGADOR CARLOS ESCHER 4ª CÍVEL EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2016.0000231574 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0176477-49.2012.8.26.0100, da Comarca de, em que é apelante ADPM- ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA POLICIA MILITAR

Leia mais

LEGISLAÇÃO FEDERAL DECRETO N , DE 14 DE MARÇO DE 2016

LEGISLAÇÃO FEDERAL DECRETO N , DE 14 DE MARÇO DE 2016 ANO XIV N. 40 15 /03/2016 1) DECRETO N. 8.691, DE 14 DE MARÇO DE 2016 - Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. 2) PORTARIA SECRETARIA-GERAL N.

Leia mais

DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE.

DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE. DIREITO CIVIL E FAMÍLIA. RECURSO ESPECIAL. AÇÃO DE DIVÓRCIO. PARTILHA DOS DIREITOS TRABALHISTAS. REGIME DE COMUNHÃO PARCIAL DE BENS. POSSIBILIDADE. Ao cônjuge casado pelo regime de comunhão parcial de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Registro: 2017.0000281166 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1000011-17.2016.8.26.0595, da Comarca de Serra Negra, em que é apelante

Leia mais

IREITO CIVIL APLIC DO

IREITO CIVIL APLIC DO STJ00097032 Eduardo de Oliveira Leite IREITO CIVIL APLIC DO DIREITO DE FAMÍLIA 2. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'" DIREITO CIVIL APLICADO EDUARDO DE OLIVEIRA

Leia mais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais ADOÇÃO Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Filiação natural vs. Filiação adotiva Infertilidade: Interesse dos casais Melhor interesse da criança e do adolescente 1 Evolução legislativa:

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E FILIAÇÃO CIVIL

REPRODUÇÃO HUMANA ASSISTIDA E FILIAÇÃO CIVIL Olga Jubert Gouveia Krell Mestre e Doutora em Direito Público pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE); tendo lecionado em diferentes Cursos jurídicos superiores do Recife, ela atualmente é professora

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.229.044 - SC (2010/0224824-2) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO INTERES. REPR. POR : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA : J M B : LEANDRO BERNARDI

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000950638 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 4001009-51.2013.8.26.0590, da Comarca de São Vicente, em que é apelante COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Nº COMARCA DE CRUZ ALTA MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA JOSUÉ EMANUEL DE MATOS SUCESSÃO DE URCINO MATTOS

Nº COMARCA DE CRUZ ALTA MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA JOSUÉ EMANUEL DE MATOS SUCESSÃO DE URCINO MATTOS APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO TRIBUTÁRIO. IPTU E CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA. EXECUÇÃO FISCAL PROPOSTA CONTRA DEVEDOR JÁ FALECIDO. REDIRECIONAMENTO CONTRA A SUCESSÃO. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 392 DO STJ. A substituição

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Noções sobre o reconhecimento de paternidade Alisson Menezes Paggoto Noções sobre o reconhecimento de paternidade1) A filiação em face da Constituição Federal de 1988 A Constituição

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

Nº COMARCA DE SÃO SEPÉ

Nº COMARCA DE SÃO SEPÉ APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ABANDONO MATERIAL, MORAL E AFETIVO. ABALO EMOCIONAL PELA AUSÊNCIA DO PAI. O pedido de reparação por dano moral no Direito de Família exige a apuração criteriosa

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 18 AULA 18 Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo I - Introdução ao Código de Defesa do Consumidor: Inversão do ônus da prova nas relações de consumo 1 Na relação de consumo, a inversão

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 95 Registro: 2016.0000224954 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1014607-50.2014.8.26.0506, da Comarca de Ribeirão Preto, em que são apelantes THIAGO RODRIGUES REIS JULIO

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE MINAS GERAIS ANA LUIZA DE ASSIS BELO HORIZONTE - MG 2015 As técnicas de reprodução medicamente assistida podem ser divididas em intra-corpóreas e extracorpóreas, e,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 3 Prof(a). Bethania Senra - A coisa julgada formal decorre da imutabilidade da sentença dentro do processo em que foi proferida, seja porque já não caibam mais recursos,

Leia mais

Nº COMARCA DE SAPIRANGA A C Ó R D Ã O

Nº COMARCA DE SAPIRANGA A C Ó R D Ã O AÇÃO INVESTIGATÓRIA DE MATERNIDADE. MATERNIDADE BIOLÓGICA INCONTROVEA. PRESCRIÇÃO. A ação investigatória da origem biológica, de paternidade ou maternidade, é imprescritível. Precedentes jurisprudenciais.

Leia mais

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC)

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0048175-69.2013.8.19.0000 Agravante: DIBENS LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL (autora) Agravado: JOSÉ LUIS DA SILVA (réu) Relatora: Desembargadora

Leia mais