O Efeito Metrópole na Cultura Política: reflexões a partir de Louis Wirth

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Efeito Metrópole na Cultura Política: reflexões a partir de Louis Wirth"

Transcrição

1 O Efeito Metrópole na Cultura Política: reflexões a partir de Louis Wirth Luciana Teixeira de Andrade 1 Louis Wirth ( ) nasceu na Alemanha, mas fez seus estudos nos Estados Unidos, na Universidade de Chicago. Formado pela primeira geração dessa escola, tornar-se-ia mais tarde um de seus mais importantes professores. Suas principais obras são O gueto, publicado em 1928, e o texto aqui apresentado, O urbanismo como modo de vida. Publicado originalmente no American Journal of Sociology, teve tradução para o português no livro O fenômeno urbano, organizado por Otávio Guilherme Velho (1987) e publicado pela Editora Guanabara. Trata-se de uma importante coletânea, que traz ainda textos de Georg Simmel, Robert Park, Max Weber e P. H. Chombart de Lauvwe, mas que se encontra esgotada. Em O urbanismo como modo de vida, a influência do sociólogo alemão Georg Simmel é facilmente perceptível. O texto de Wirth remete a várias questões discutidas por Simmel em A metrópole e a vida mental (1987), mas há contribuições novas e importantes. A primeira delas referese ao tratamento do urbano e do rural não mais como opostos ou como dois espaços e modos de vida separados e sem contato. Ao contrário, Wirth destaca a interpenetração desses mundos. A vida urbana é influenciada pela vida rural, até porque muitos de seus habitantes têm origem rural, e o urbanismo rompe as fronteiras da cidade, levando sua influência para além de seus limites físicos. Wirth, como Simmel e Weber, tratou esses mundos como tipos ideais e procurou uma definição de cidade que captasse tanto a sua dimensão 1 - Doutora em sociologia e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e dos cursos de Ciências Sociais e Jornalismo da PUC Minas. Coordenadora Regional do Instituto do Milênio.

2 física quanto a social. A cidade como uma realidade sui generis, uma determinada forma de associação humana e um ambiente que produz uma forma também específica de vida, um modo distinto de vida dos agrupamentos humanos (1987, p. 92). Enfim, a metrópole e a vida mental, nos termos de Simmel, ou a cidade e o urbanismo, para Wirth. As fronteiras frágeis entre cidade e campo foram destacadas em vários momentos do texto: Nas periferias de grandes centros metropolitanos que cruzam limites administrativos arbitrários da cidade, do município, do estado e da nação. (p. 93). Os desenvolvimentos tecnológicos no transporte e na comunicação (...) acentuaram o papel das cidades como elementos dominantes na nossa civilização e estenderam enormemente o modo de vida para além dos limites da própria cidade. (p. 93). O urbanismo não está confinado a tais localidades, mas manifesta-se em graus variáveis onde quer que cheguem as influências das cidades. (p. 96) Para Wirth, urbanismo não deve ser confundido com urbanização ou com a entidade física da cidade, e, portanto, rigidamente limitado no espaço, mas como um modo de vida que se estende para além da cidade. No entanto, é nas grandes cidades, especialmente nas metropolitanas, que ele se expressa de forma mais pronunciada. Trata-se, portanto, de uma questão de grau e de intensidade. Pois se a cidade é, como ele diz, uma concentração de atividades e instituições, tais como atividades industriais, comerciais, financeiras, administrativas, de transporte e comunicação, de equipamentos culturais e recreativos, de instituições culturais, de saúde, educacionais, religiosas, de pesquisa e de organizações profissionais, quanto maior a cidade, maior a presença dessas atividades e instituições, ou seja, maior a presença do urbanismo como um modo de vida. O urbanismo se estende para além dos limites da cidade, mas se manifesta de forma mais intensa nas grandes cidades: Quanto mais densamente habitada, quanto mais heterogênea for a comunidade, tanto mais acentuada serão as características associadas ao urbanismo (p. 97).

3 No seu desafio de tentar definir a cidade, With procurará contemplar tanto essa diversidade proveniente da reunião de muitas coisas em um só lugar, quanto os diferentes tipos de cidade: industrial (de uma ou de mais indústrias), comercial, de mineração, pesqueira, de estação de águas, universitária, uma capital, cidade suburbana, uma cidade-satélite dentro de uma região metropolitana, cidade velha, nova, em crescimento, estável e em extinção: Uma definição sociológica deve ser suficientemente inclusiva para conter quaisquer características essenciais que estes diferentes tipos de cidades têm em comum (p. 95). Caso contrário, a definição corre o risco de se ater a fenômenos físicos como o número de habitantes, e Wirth insiste que a cidade não é apenas uma entidade física, mas um modo de vida. É no desafio de captar dimensões quantitativas e qualitativas que ele chega à definição de cidade como um núcleo relativamente grande, denso e permanente de indivíduos socialmente heterogêneos (p. 96). A partir dessa definição ele elabora a sua teoria do urbanismo e explicita um conjunto de proposições sociológicas que advêm dessas características e que só fazem sentido se tomadas conjuntamente: grande número, densidade e heterogeneidade. Essa definição é interessante na medida em que associa intimamente os seus elementos constitutivos. O número de habitantes, se tomado isoladamente, não faz sentido, mas quando associado à densidade, conduz à idéia da heterogeneidade, uma vez que é de se esperar que a amplitude de diferenças cresça proporcionalmente à quantidade (p. 98). A heterogeneidade procede da divisão do trabalho e da conseqüente especialização, mas também do recrutamento de sua população em diferentes cidades ou países: A cidade tem sido, dessa forma, o cadinho das raças, dos povos e das culturas e o mais favorável campo de criação de novos híbridos biológicos e culturais. Reuniu povos dos confins da terra porque eles são diferentes e, por isso, úteis uns aos outros e não porque sejam homogêneos e de mesma mentalidade. (p. 98)

4 Tamanho Se os grandes números levam a uma maior diferenciação individual, Wirth infere que essas variações aparecerão também no espaço da cidade, com os diferentes grupos (econômicos, cor, status, gostos e preferências), ocupando espaços distintos. Essa heterogeneidade é responsável pelo enfraquecimento de antigos laços sociais, como os que existiam no campo e nas pequenas cidades e que eram fundamentados na origem comum e no conhecimento pessoal dos seus habitantes. O habitante da cidade depende de mais pessoas para a satisfação de suas necessidades pessoais, mas depende menos de determinadas pessoas e essa dependência repousa sobre o aspecto também fragmentado da esfera de atividade das outras pessoas. Como Simmel, Wirth mostra que mudanças quantitativas têm conseqüências qualitativas: o grande número interfere no modo de vida ou, se quisermos, na subjetividade metropolitana. Outra conseqüência da segmentação dos papéis sociais e da exposição parcial da personalidade nos diversos contatos cotidianos é que, apesar de face a face, os contatos não são pessoais. Ou seja, apesar da proximidade física, a reserva e a atitude blasé protegem o homem urbano da proximidade mental e da pessoalidade. Na sua maioria, os contatos são impessoais, objetivos e transitórios, com conseqüências tanto positivas quanto negativas. A segmentação dos papéis também dá margem a relações utilitaristas: O papel que cada um desempenha em nossa vida é sobejamente encarado como um meio para alcançar os fins desejados (p. 101). Por outro lado, ela protege o indivíduo dos controles pessoais, conferindo-lhe maior sentimento de emancipação e de liberdade. Há ainda outro aspecto que se aproxima da anomia, tal como a definiu Durkheim, pois, apesar de o indivíduo estar exposto a muitos contatos, estes são breves e passageiros, fazendo-o perder o senso de participação na vida em sociedade.

5 Densidade A densidade o aumento de indivíduos em uma área intensifica a diferenciação e a especialização, que por sua vez tornam a estrutura social mais complexa. Os espaços das cidades também se diferenciam, adquirindo funções especializadas, constituindo um mosaico de mundos sociais. Mais uma vez, Wirth, como Simmel, vê nessas mudanças estruturais conseqüências na personalidade urbana. A proximidade física, aliada ao distanciamento mental, faz do olhar o sentido mais importante da vida urbana. É por meio do reconhecimento visual que nos situamos nos contatos sociais, que por sua vez apresentam uma dimensão reducionista: o uniforme denota uma profissão, a roupa um estilo de vida, o carro um status. A diferenciação e a multiplicidade de modos de vida tendem a produzir uma maior tolerância às diferenças. O diferente, que numa pequena cidade pode ser visto como estranho ou exótico, na grande cidade se mistura a outros diferentes, podendo mesmo passar despercebido. A maior tolerância, ou perspectiva relativista, resulta também de uma significativa diminuição dos controles pessoais, substituídos por controles formais. Na vida urbana o semáforo regula o trânsito de carros e de pedestres e o relógio disciplina os encontros e o funcionamento das instituições. Heterogeneidade A heterogeneidade social e a intensidade dos contatos alteram o conteúdo associado às posições sociais, muito mais rígidas e consolidadas nas pequenas sociedades. A maior mobilidade social e o contato contínuo com diferentes grupos sociais sujeitam o indivíduo a um status flutuante no seio dos grupos sociais diferenciados (p. 104). Um status adquirido em um grupo não se reproduz em outro, já a circulação entre diferentes grupos

6 sociais favorece o cosmopolitismo, uma vez que nenhum grupo isolado é possuidor da fidelidade exclusiva do indivíduo (p. 104). Isso mais uma vez conduz às idéias de maior autonomia e de menor vínculo à vida social, que em grau extremo pode levar à anomia. O cosmopolitismo se expressa nessa capacidade de o homem urbano sentir-se relativamente confortável em diferentes ambientes e de saber transitar por diferentes grupos sem perder sua autonomia, ou seja, sem abdicar de sua personalidade. Daí decorre também a intensa alteração dos grupos nas grandes cidades. Seus membros são fácil e freqüentemente substituídos, seja em razão da maior mobilidade social, seja da maior liberdade individual. As mudanças no espaço urbano são outra característica da vida nas grandes cidades. Muda-se com muito maior freqüência de casa e de emprego, por isso as relações de vizinhança e de amizade são mais instáveis. Devido ao seu tamanho, à sua heterogeneidade e à sua fragmentação ou segregação socioespacial, dificilmente a cidade é percebida por seus habitantes como um todo. Daí a dificuldade em participar e intervir coletivamente nos rumos da cidade: Os indivíduos que integram a sociedade compõem as massas fluidas que tornam tão imprevisível e, portanto, tão problemático o comportamento coletivo na comunidade urbana (p. 105). A outra face dessa intensa diversificação é a tendência niveladora também produzida pelas cidades. Para lidar com grandes números, as instituições sociais precisam tratá-los como categorias e não como indivíduos, devendo atender às necessidades coletivas e não individuais. A divisão do trabalho gera tanto especialização quanto padronização de processos e produtos. Na perspectiva do indivíduo essa força niveladora é sentida como um processo de despersonalização em meio à massa. Do

7 ponto de vista da sua participação na vida coletiva, o indivíduo é levado a subordinar a sua individualidade às exigências da comunidade. A cidade, para Wirth, tal como para Simmel, é palco de forças contraditórias. A liberdade e autonomia são conquistadas em detrimento de vínculos mais fortes com os diversos grupos sociais. A participação na vida coletiva é dificultada por essa fragmentação, pela multiplicidade de papéis sociais assumidos pelos indivíduos. Se em determinados contextos a individualização e a autonomia podem ser experimentadas como potência e força, em outros pode revelar-se como impotência diante de uma totalidade extremamente complexa e da qual pouco se apropria. Daí a necessidade de se associar para fazer valer seus interesses. Mas, como os interesses são diversos, há uma multiplicidade de associações, com objetivos também muito distintos. E não são os interesses econômicos, ou a classe social, a principal referência para essas organizações, o que dá margem à constituição de organizações com padrões muitas vezes contraditórios e incongruentes. Ou seja, na metrópole não ocorre como na pequena cidade ou no mundo rural, onde se percebe facilmente quem se filiará a quem, uma vez que as posições sociais são mais rígidas. Referências VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 4 a. ed., SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 4 a. ed., WIRTH, Louis. O urbanismo como modo de vida. In: VELHO, Otávio G. (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 4a. ed., 1987.

Unidade Lectiva de Abril de 2013 COMUNIDADES URBANAS

Unidade Lectiva de Abril de 2013 COMUNIDADES URBANAS Unidade Lectiva 5 4-11 de Abril de 2013 COMUNIDADES URBANAS Unidade Lec*va 6 18 de Abril de 2013 6. As comunidades urbanas: localidade, identidade e pertença. Da Escola de Chicago à Ecologia Humana, da

Leia mais

Marco INTRODUÇÃO. O que é a sociologia?

Marco INTRODUÇÃO. O que é a sociologia? VEST Marco @vestmapamental S O C I O L O G I A INTRODUÇÃO O que é a sociologia? Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer cientificamente? A Sociologia serve para

Leia mais

Feiras Livres e Espaço Urbano

Feiras Livres e Espaço Urbano A feira Livre em Itabaiana Feiras Livres e Espaço Urbano A cidade de Itabaiana está situada na parte central do Estado de Sergipe, na micro-região do Agente (a 55 Km da capital). A cidade possui uma das

Leia mais

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL A definição de áreas rurais no Brasil SUBSÍDIOS AO PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL J O S É IRINEU R A N G E L R I G OT T I ( U F M G ) R E N ATO H A DAD (PUC-MINAS) DESAFIOS: País imenso, heterogêneo

Leia mais

Consciência coletiva segundo Émile Durkheim. Sociologia da Comunicação FLUL, Docente: Rita Marquilhas

Consciência coletiva segundo Émile Durkheim. Sociologia da Comunicação FLUL, Docente: Rita Marquilhas Consciência coletiva segundo Émile Durkheim Sociologia da Comunicação FLUL, 23.02.2016 Docente: Rita Marquilhas Bibliografia Durkheim, Émile. 1893. De la division du travail social (capítulo sobre solidariedade

Leia mais

Cultura Emotiva, Estilos de Vida e Individualidade

Cultura Emotiva, Estilos de Vida e Individualidade Resenhas DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n1p418 Cultura Emotiva, Estilos de Vida e Individualidade KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Estilos de vida e individualidade: ensaios em antropologia e sociologia

Leia mais

Émile Durkheim ( )

Émile Durkheim ( ) Émile Durkheim (1858-1917) O sociólogo de seu tempo Émile Durkheim nos deixou como legado sua enorme contribuição pra a fundação de disciplina nova, a Sociologia. Durkheim lecionou na Universidade de Bordeaux

Leia mais

Grupos e Organizações. Daniel Abud Seabra Matos

Grupos e Organizações. Daniel Abud Seabra Matos Grupos e Organizações Daniel Abud Seabra Matos Grupos e organizações O comportamento humano se dá num ambiente social, é decorrência dele, ao mesmo tempo em que o determina. Toda e qualquer sociedade consiste

Leia mais

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TIPOLOGIAS DE SUICÍDIO: UM ESTUDO DA REGIÃO DE JOAÇABA SC.

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TIPOLOGIAS DE SUICÍDIO: UM ESTUDO DA REGIÃO DE JOAÇABA SC. UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TIPOLOGIAS DE SUICÍDIO: UM ESTUDO DA REGIÃO DE JOAÇABA SC. Autores: João RABAIOLI NETO; Jackson Willian Rodrigues da SILVA, Antonio Cavalcante de ALMEIDA (Bolsista de Extensão

Leia mais

OLHARES MÚLTIPLOS SOBRE DESIGUALDADE DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS NO ENSINO SUPERIOR

OLHARES MÚLTIPLOS SOBRE DESIGUALDADE DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS NO ENSINO SUPERIOR RESENHA OLHARES MÚLTIPLOS SOBRE DESIGUALDADE DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS NO ENSINO SUPERIOR Por Carolina Zuccarelli Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil COSTA, Antonio Firmino da; LOPES,

Leia mais

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA

INFLUÊNCIAS TEÓRICAS PRIMEIRAMENTE, É PRECISO DESTACAR A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO ALEMÃO NA SUA MAX WEBER 1864-1920 A SOCIOLOGIA WEBERIANA TEM NO INDIVÍDUO O SEU PONTO PRINCIPAL DE ANÁLISE. ASSIM, O AUTOR SEMPRE PROCURA COMPREENDER O SENTIDO DA AÇÃO INDIVIDUAL NO CONTEXTO EM QUE ELA SE INSERE. O

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia - Pedro Pinchas Geiger (1967) - Em 1967, o geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger propôs uma divisão regional do país, em três Regiões

Leia mais

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS. A Geografia Levada a Sério

OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS.   A Geografia Levada a Sério OS PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS 1 Às vezes os problemas sociais nada mais são do que o reflexo da tirania do senso comum.. Murilo Amati 2 CHEGA Gabriel, o pensador (2015) 3 Os Problemas Sociais Urbanos Com

Leia mais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais EAD - 620 Fundamentos das Ciências Sociais Prof. Dr. André Luiz Fischer Fundamentos das Ciências Sociais A TEORIA SOCIAL DE DURKHEIM 1. Breve retrospectiva e o positivismo 2. O objeto da sociologia: fato

Leia mais

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Émile Durkheim (francês) (1858-1917) Biografia Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, região de Lorena, na França, no dia 15 de

Leia mais

Desigualdades e identidades sociais. Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais

Desigualdades e identidades sociais. Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais Desigualdades e identidades sociais Classes sociais, mobilidade social e movimentos sociais As classes sociais e as desigualdades sociais Uma desigualdade social consiste na repartição não uniforme, na

Leia mais

Escritos de Max Weber

Escritos de Max Weber Escritos de Max Weber i) 1903-1906 - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1ª parte, em 1904; 2ª parte em 1905; introdução redigida em 1920); - A objetividade do conhecimento nas Ciências Sociais

Leia mais

Aula 4 Cultura e Sociedade

Aula 4 Cultura e Sociedade Sociologia e Antropologia em Administraçã ção Aula 4 Cultura e Sociedade Profa. Ms. Daniela Cartoni Leitura para a aula DIAS, Reinaldo. Sociologia Geral. Campinas: Alinea, 2008. PLT 254 Capítulo 2 CONCEITO

Leia mais

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito

Sociologia Jurídica. Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito Sociologia Jurídica Apresentação 2.1.b Capitalismo, Estado e Direito O direito na sociedade moderna Fonte: UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na Sociedade Moderna contribuição à crítica da teoria social.

Leia mais

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos VEST MAPA MENTAL Marco @vestmapamental Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS A sociedade dos indivíduos Examinamos até aqui três diferentes perspectivas de análise da relação

Leia mais

10/06/2010. Prof. Sidney Facundes. Adriana Oliveira Betânia Sousa Cyntia de Sousa Godinho Giselda da Rocha Fagundes Mariane da Cruz da Silva

10/06/2010. Prof. Sidney Facundes. Adriana Oliveira Betânia Sousa Cyntia de Sousa Godinho Giselda da Rocha Fagundes Mariane da Cruz da Silva Teoria Gramatical Análise do Discurso Prof. Sidney Facundes Adriana Oliveira Betânia Sousa Cyntia de Sousa Godinho Giselda da Rocha Fagundes Mariane da Cruz da Silva Análise do Discurso Conforme Maingueneua

Leia mais

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr.

Economia Urbana. Aula 1: Introdução. Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Aula 1: Introdução Tópicos Especiais de Economia XVIII (ANE050) Prof. Dr. Admir A. Betarelli Jr. Um ramo de estudo com praticamente 50 anos de existência, nascida da economia regional. Fundadores: Alonso

Leia mais

Unidade 2: Teoria Sociológica de Durkheim. Sociologia Geral - Psicologia Igor Assaf Mendes

Unidade 2: Teoria Sociológica de Durkheim. Sociologia Geral - Psicologia Igor Assaf Mendes Unidade 2: Teoria Sociológica de Durkheim Sociologia Geral - Psicologia Igor Assaf Mendes Teorias e Perspectivas Sociológicas Funcionalismo: enfatiza que o comportamento humano é governado por estruturas

Leia mais

Strength of Weak Ties. A Força dos Laços Fracos. (Granovetter, 1973)

Strength of Weak Ties. A Força dos Laços Fracos. (Granovetter, 1973) 1 Strength of Weak Ties A Força dos Laços Fracos (Granovetter, 1973) Resumo: a análise das redes sociais é sugerida como uma ferramenta para ligar os níveis micro e macro na teoria sociológica. O procedimento

Leia mais

Sociedade como fonte do pensamento lógico

Sociedade como fonte do pensamento lógico Sociedade como fonte do pensamento lógico E. Durkheim Antropologia I Prof. Vagner Gonçalves da Silva Grupo: Nara G. R. Castillo - NºUSP 7131083 Milena C. Gomes - NºUSP 9765938 Paula R. Jorge - NºUSP 9825177

Leia mais

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa;

Em seu início, as cidades tinham a função administrativa, política e religiosa; INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA URBANA 1 O surgimento das cidades As cidades são aglomerações humanas que surgem, crescem e se desenvolvem segundo uma dinâmica espacial, definida por circunstâncias históricas e

Leia mais

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 11 auladesociologia.wordpress.com

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 11 auladesociologia.wordpress.com CSO 001 Introdução à Sociologia Aula 11 auladesociologia.wordpress.com dmitri.fernandes@ufjf.edu.br Norbert Elias (1897-1990) Sociólogo judeu-alemão que teve que deixar seu país durante a Segunda Guerra

Leia mais

República Conceitos básicos

República Conceitos básicos República Conceitos básicos Estado: e a formação de um povo. Território:, ou seja, representa a base física limitada por suas fronteiras. República Conceitos básicos Povo: é todo o, regulamentados por

Leia mais

Curso Bacharelado em Enfermagem Programa de Aprendizagem do 1 Semestre de 2013

Curso Bacharelado em Enfermagem Programa de Aprendizagem do 1 Semestre de 2013 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA 1 Curso Bacharelado em Enfermagem Programa de Aprendizagem do 1 Semestre de 2013 Módulo: Enfermagem

Leia mais

Administração. Administração Pública x Privada. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Administração Pública x Privada. Professor Rafael Ravazolo. Administração Administração Pública x Privada Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA A clara separação

Leia mais

Dossiê Norbert Elias: Uma resenha

Dossiê Norbert Elias: Uma resenha Dossiê Norbert Elias: Uma resenha WAIZBORT, Leopoldo (Org.). Dossiê Norbert Elias, São Paulo, Edusp, 2001. Dossiê Norbert Elias é uma coletânea de artigos originalmente produzidos para uma mesa redonda

Leia mais

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 10 auladesociologia.wordpress.com

CSO 001 Introdução à Sociologia. Aula 10 auladesociologia.wordpress.com CSO 001 Introdução à Sociologia Aula 10 auladesociologia.wordpress.com dmitri.fernandes@ufjf.edu.br Georg Simmel (1858-1918) Conferência: As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Simmel como um

Leia mais

CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE

CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE CLASSE, ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL Para descreverem as desigualdades existentes entre os membros da sociedade, os sociólogos falam de estratificação. Estratificação social é divisão

Leia mais

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus

Cidade, trabalho e cidadania (45h/a 3 créditos) Professor: Cláudio Roberto de Jesus UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS Cidade, trabalho e cidadania

Leia mais

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL SOCIALIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL A sociedade é uma produção humana, e o ser humano é uma produção social. Socialização é o conceito que procura estabelecer os parâmetros de análise do processo pelo qual

Leia mais

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito.

Mostre o que é cultura mostrando as diversas possibilidades para o entendimento mais amplo desse conceito. COLÉGIO METODISTA IZABELA HENDRIX PROFESSOR (A): Celso Luís Welter DISCIPLINA: Sociologia SÉRIE: Primeiro EM TIPO DE ATIVIDADE: Trabalho de recuperação VALOR: 6 pontos NOTA: NOME: DATA: Questão 1 Mostre

Leia mais

APRESENTAÇÃO DINÂMICA

APRESENTAÇÃO DINÂMICA Disciplina Obrigatória: Sociedade e Território Primeiro semestre de 2012 Professor: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro Horário: 8:00-12:00 APRESENTAÇÃO O objetivo da disciplina é apresentar os principais campos

Leia mais

Um olhar sociotécnico sobre a Engenharia de Software. Engenharia de Software??

Um olhar sociotécnico sobre a Engenharia de Software. Engenharia de Software?? Um olhar sociotécnico sobre a Engenharia de Software Um?? olhar?? Sociotécnico?? sobre?? a Engenharia???? Engenharia de Software?? - técnico X sociotécnico - social X sociotécnico 1 1 Fato científico O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Guimarães, M.T. C; Sousa, S.M.G.Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. León, O.D. Uma revisão

Leia mais

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho

Curso Graduação. Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente: Prof. Dr. Edson Vieira da Silva Filho Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código 70 SOCIOLOGIA GERAL E ANTROPOLOGIA Período Turma (s) 2º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) A complexidade do conhecimento. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Professora: Nathália Bastos - GADOTTI ( 4 PILARES DA EDUCAÇÃO) - EDGAR MORIN (PENSAMENTO COMPLEXO) GADOTTI E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: 1. APRENDER A FAZER 2.

Leia mais

(O que é um conceito?)

(O que é um conceito?) Conceito de Rural (O que é um conceito?) Conceito é o nome atribuído a uma classe ou categoria de fenómenos e que é indicado por símbolos, sobretudo palavras. Construção do pensamento, síntese que resulta

Leia mais

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA PROFESSORA MARIZA VELOSO 2º SEMESTRE DE 2017 I - Ementa da Disciplina: O curso procura abordar as condições

Leia mais

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO

2. PROCEDIMENTOS E AVALIAÇÃO 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA I CÓDIGO: 134473 2º SEMESTRE/ 2016 TURMA A PROFESSORA: MARIA FRANCISCA PINHEIRO COELHO coelhofrancisca@gmail.com PROGRAMA

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

Unidade: Introdução à Sociologia

Unidade: Introdução à Sociologia Unidade: Introdução à Sociologia Construção do conhecimento em sociologia Senso comum: conjunto de opiniões, recomendações, conselhos, práticas e normas fundamentadas na tradição, nos costumes e vivências

Leia mais

Curso e Colégio Específico

Curso e Colégio Específico Curso e Colégio Específico Estratificação e classes sociais e Desigualdades Sociais Disciplina: Sociologia Professor: Waldenir Estratificação e classes sociais Estratificação social: conceito É o processo

Leia mais

Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos

Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos Análise de Situações de Desenvolvimento Local Fundamentos Teóricos Benedito Silva Neto PPPG em Desenvolvimento e Políticas Públicas Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo Introdução

Leia mais

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor)

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor) Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas 1903...Administração Científica (Taylor) Ênfase na Estrutura 1911...Teoria Clássica (Fayol) 1947...Organização Burocrática (Max Weber) Ênfase nas Pessoas 1932...Teoria

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva Capítulo 7 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva 1 Etapas na Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado (Fig. 7.1) Segmentação de mercado 1.

Leia mais

Introdução de Sociologia

Introdução de Sociologia Introdução de Sociologia Prof. Petterson A. Vieira www.profpetterson.com Petterson A. Vieira O que é Sociologia? A Sociologia é um ramo da ciência que estuda o comportamento humano em função do meio e

Leia mais

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística

AULA Nº 2. Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística AULA Nº 2 Plano de Aula: Aula expositiva sobre os conceitos básicos de estatística Conceitos Fundamentais A Estatística, que é um ramo da Matemática Aplicada, teve suas origens na Antiguidade, relacionando-se

Leia mais

O modo de vida urbano: pensando as metrópoles a partir das obras de Georg Simmel e Louis Wirth

O modo de vida urbano: pensando as metrópoles a partir das obras de Georg Simmel e Louis Wirth Ponto Urbe Revista do núcleo de antropologia urbana da USP 15 2014 Ponto Urbe 15 O modo de vida urbano: pensando as metrópoles a partir das obras de Georg Simmel e Louis Wirth Henrique Fernandes Antunes

Leia mais

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS Caroline Dias Raimundo 1 RESUMO: Este trabalho se propõe a levantar e analisar os conceitos que delineiam os princípios da boa-fé, a importância destes

Leia mais

I. Vivemos no Brasil a multiculturalidade que resulta de um grande caleidoscópio cultural enraizado nas bases da formação da nossa sociedade.

I. Vivemos no Brasil a multiculturalidade que resulta de um grande caleidoscópio cultural enraizado nas bases da formação da nossa sociedade. Questão 1 O sociólogo Octávio Ianni afirma que a sociedade global está sendo tecida por relações, processos e estruturas de dominação e apropriação, integração e antagonismo, soberania e hegemonia. Trata-se

Leia mais

SOCIOLOGIA Autor e Responsável Técnico: Wellington de Oliveira Teixeira

SOCIOLOGIA Autor e Responsável Técnico: Wellington de Oliveira Teixeira Listagem de ALOCAÇÃO DE DISCIPLINAS NAS SALAS SOCIOLOGIA 2017/02 Autor e Responsável Técnico: Wellington de Oliveira Teixeira CÓDIGO TURMA DISCIPLINA SALA GSO00095 J1 Introdução à Sociologia P308 2ª 9h

Leia mais

Mobilidade através das gerações

Mobilidade através das gerações Mobilidade através das gerações Insights que direcionam tomadas de decisão 23 mil pesquisadores 2700 municípios problema Entendimento do comportamento das diferentes gerações no que se refere à mobilidade

Leia mais

1 O que é Sociologia, 1

1 O que é Sociologia, 1 Sumário Prefácio, xvii 1 O que é Sociologia, 1 1.1 Objeto da Sociologia, 1 1.2 Caráter científico da Sociologia, 3 1.2.1 Características do conhecimento científico, 3 1.2.2 Dificuldades da Sociologia,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Sociologia Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO CTS, MERCADO E SISTEMA PRODUTIVO Podemos dividir a economia em três setores: Setor primário Setor secundário Setor terciário CTS, MERCADO E SISTEMA

Leia mais

Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira

Dança em cadeira de rodas e inclusão. Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira Dança em cadeira de rodas e inclusão Prof. Dr. Maria Beatriz Rocha Ferreira No último século ocorreram mudanças sociais importantes no mundo. Podemos observar mudanças de comportamentos, de organização

Leia mais

O FUNCIONALISMO DE ÉMILE DURKHEIM. Prof. Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O FUNCIONALISMO DE ÉMILE DURKHEIM. Prof. Cesar Alberto Ranquetat Júnior O FUNCIONALISMO DE ÉMILE DURKHEIM Prof. Cesar Alberto Ranquetat Júnior INTRODUÇÃO Émile Durkheim (1858-1917) Principais obras: Da divisão do trabalho (1893); Regras do Método Sociológico (1895); O Suicídio

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado

1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado 1 1ª e 2ª Aulas de Jornalismo Especializado Unip (Universidade Paulista) Temas: Conceito de jornalismo voltado para a questão da especialização e O jornalista especialista e o jornalista generalista Sobre

Leia mais

Para Entender a Sociologia e a Sociedade Resenha do livro Introdução à Sociologia *

Para Entender a Sociologia e a Sociedade Resenha do livro Introdução à Sociologia * Para Entender a Sociologia e a Sociedade Resenha do livro Introdução à Sociologia * Maria Angélica Peixoto ** A segunda edição do livro Introdução à Sociologia oferece uma trilha para os iniciantes descobrirem

Leia mais

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS

DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS DA IMPOSIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ÀS MULHERES EM DIVERSAS CULTURAS SOB A LUZ DOS DIREITOS HUMANOS Jéssica Pirondi de Lima (PROBIC/ Unicesumar),Valéria Galdino(Orientador), e-mail: jeh.perondi@hotmail.com

Leia mais

Unidade Lectiva 1 21 de Fevereirto de Gesellschaft - Gemeinschaf

Unidade Lectiva 1 21 de Fevereirto de Gesellschaft - Gemeinschaf Unidade Lectiva 1 21 de Fevereirto de 2013 Gesellschaft - Gemeinschaf Unidade Lec*va 2 28 de Fevereiro de 2013 A dicotomia Gesellscha; - Gemeinschaf: Ferdinand Tönnies, Max Weber e Émile Durkheim. Ferdinand

Leia mais

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA)

JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) JUVENTUDE E ESCOLA (RELAÇÃO JUVENTUDE E ESCOLA) A expressão relação juventude e escola refere-se aos múltiplos aspectos envolvidos na interação entre os jovens alunos e a instituição escolar, quase sempre

Leia mais

Seminário A Região Metropolitana de Curitiba e os desafios para o séc. XXI

Seminário A Região Metropolitana de Curitiba e os desafios para o séc. XXI Seminário A Região Metropolitana de Curitiba e os desafios para o séc. XXI 17 e 18 de setembro de 2013 UFPR Realização: Apoio: Núcleo Curitiba A questão metropolitana em Curitiba: desafios e perspectivas

Leia mais

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas

ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas ÁREAS URBANAS. dinâmicas internas O que é uma cidade? Que ideia temos de uma cidade? Será algo parecido com Ou isto Ou isto Cidade do Porto Ou isto Ou isto Cidade de Coimbra Ou isto Cidade de Aveiro

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Janeiro Profa. Dra. Eliane Monetti

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Janeiro Profa. Dra. Eliane Monetti Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Janeiro 2013 GANHOS DE ESCALA EM REAL ESTATE RESIDENCIAL Profa. Dra. Eliane Monetti Os ganhos de escala em qualquer processo de produção

Leia mais

2º WORKSHOP DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO: O CONTROLE DOS REAJUSTES

2º WORKSHOP DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO: O CONTROLE DOS REAJUSTES 2º WORKSHOP DE ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO: O CONTROLE DOS REAJUSTES Estrutura do Mercado de Saúde Suplementar: Regulação e Concorrência Mônica Viegas Andrade Janeiro/2018 Mercado de Bens e Serviços

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem.

1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem. 1. A partir de uma perspetiva sociológica, apresente de forma sintética os grandes fatores que condicionam a vida do Homem. O Homem condiciona e é condicionado pelo contexto envolvente isto é, pelo ambiente

Leia mais

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL Disciplina: Trabalho, Sociedade e Desigualdades Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política IFISP/UFPel - 2013/2

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Geografia 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C1: Compreender a Geografia como ciência do espaço geográfico, reconhecendo-se, de forma crítica, como elemento pertencente e transformador

Leia mais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais EAD - 620 Fundamentos das Ciências Sociais Prof. Dr. André Luiz Fischer Revisão sobre problema social e fato social 1. Problema social 2. Grupo social 3. Fenômeno ou fato social O PROBLEMA SOCIAL Fenômeno

Leia mais

GT2 - Políticas Públicas e Cidades. Centralidade e "gentrificação" do espaço público: A Revitalização do Mercado

GT2 - Políticas Públicas e Cidades. Centralidade e gentrificação do espaço público: A Revitalização do Mercado GT2 - Políticas Públicas e Cidades Centralidade e "gentrificação" do espaço público: A Revitalização do Mercado Ana Estela Vaz Xavier, Profa. Dra. Maria Thereza Rosa Ribeiro (Orientadora) Universidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Terceiro tipo: Burocracia Profissional Estrutura achatada, linha intermediária estreita e uma assessoria de apoio

Leia mais

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos 1º Anos IFRO Aula: Conceitos e Objetos de Estudos Contextualização Os clássicos da sociologia: 1. Émile Durkhiem 2. Max Weber 3. Karl Marx Objeto de estudo de cada teórico Principais conceitos de cada

Leia mais

Curso Direito Empresarial Ciências Contábeis

Curso Direito Empresarial Ciências Contábeis AULA 5 Sociedades. Empresárias ou simples. Personificadas e não personificadas. Sociedades empresárias, espécies. 5.1. Desconsideração da personalidade jurídica da empresa Em algumas situações, o patrimônio

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 26/09/18 (QUARTA-FEIRA)

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE AO PROFESSOR DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: até 26/09/18 (QUARTA-FEIRA) Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: Ensino Médio Série: 1º ano Turma: Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da 2ª Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Oldair Glatson Valor: 10,0 Pontos Querido(a)

Leia mais

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

Essência das religiões segundo Émile Durkheim. Sociologia da Comunicação FLUL, Docente: Rita Marquilhas

Essência das religiões segundo Émile Durkheim. Sociologia da Comunicação FLUL, Docente: Rita Marquilhas Essência das religiões segundo Émile Durkheim Sociologia da Comunicação FLUL, 04.10.2017 Docente: Rita Marquilhas Bibliografia Émile Durkheim. 1912/1960. Les formes élémentaires de la vie réligieuse. Le

Leia mais

MÓDULO 4 A ênfase no cliente

MÓDULO 4 A ênfase no cliente MÓDULO 4 A ênfase no cliente O conceito de qualidade confere ao cliente um grau de importância que o transforma no referencial básico de toda a estrutura da Qualidade Total. Como se pode facilmente imaginar,

Leia mais

Globalização e Homogeneização do Currículo. Professora: Dra.Glória das Neves Dutra Escarião Areia-PB Outubro/2014

Globalização e Homogeneização do Currículo. Professora: Dra.Glória das Neves Dutra Escarião Areia-PB Outubro/2014 Globalização e Homogeneização do Currículo Professora: Dra.Glória das Neves Dutra Escarião Areia-PB Outubro/2014 GLOBALIZAÇÃO O Fenômeno Uma revisão dos estudos sobre os processos de globalização mostra-nos

Leia mais

REVISÃO DO DIPLOMA DE CONCURSOS PARA SELEÇÃO, RECRUTAMENTO E PERMUTA DE PESSOAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO

REVISÃO DO DIPLOMA DE CONCURSOS PARA SELEÇÃO, RECRUTAMENTO E PERMUTA DE PESSOAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO FENPROF FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES REVISÃO DO DIPLOMA DE CONCURSOS PARA SELEÇÃO, RECRUTAMENTO E PERMUTA DE PESSOAL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO PROJETO DO MEC

Leia mais

CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER

CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER Karl Marx (1818-1883) Mercadoria como base das relações sociais Mercantilização: tudo vira mercadoria. Materialismo Histórico Dialético Toda e qualquer

Leia mais

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Administração Científica Clássica 1909 Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica

Leia mais

Sociologia Prof. Fernando César Silva. ÉTICA PROTESTANTE Max Weber

Sociologia Prof. Fernando César Silva. ÉTICA PROTESTANTE Max Weber Sociologia Prof. Fernando César Silva ÉTICA PROTESTANTE Max Weber A França desenvolveu seu pensamento social sob influência da filosofia positivista. Como potência emergente nos séculos XVII e XVIII foi,

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Segmentação de mercado Capítulos 8 Luciano Mendes Entendendo o Valor no Processo Gerencial de Marketing Fonte: Kotler e Keller (2012) 2 Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA Código da Disciplina: Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 2º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

A cidade como problema sociológico

A cidade como problema sociológico Gabriel Tardelli A cidade como problema sociológico uma análise do pensamento de Georg Simmel e Louis Wirth Resumo A partir da análise dos textos A metrópole e a vida mental e de O urbanismo como modo

Leia mais

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE SOCIOLOGIA 1.º ANO/EM

DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE SOCIOLOGIA 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 01 / 1 / 016 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE SOCIOLOGIA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: Ciências Sociais e Humanas ÁREA DISCIPLINAR: Filosofia DISCIPLINA: Sociologia CURSO: Profissional DE: Apoio à Infância ANO:2º - ANO LETIVO:2018/19 Módulo1 Descobrindo

Leia mais