Atividades - Advérbio e locução adverbial. Recuo da locução adverbial garante clareza do texto?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades - Advérbio e locução adverbial. Recuo da locução adverbial garante clareza do texto?"

Transcrição

1 Atividades - Advérbio e locução adverbial QUESTÃO 01 a- No trecho a seguir, retirado do livro Crepúsculo, GRIFE de azul todos os advérbios e locuções adverbiais. Tropecei para fora do boxe, enrolando-me seguramente em uma toalha, tentando manter o calor da água para quê os tremores dolorosos não voltassem no meu quarto. Vesti-me para dormir rapidamente e fui para debaixo de meu cobertor, enroscando-me como uma bola, abraçando-me para me aquecer. Partes do texto adaptado, a seguir, pertencem a Thaís Nicoleti para o site UOL Educação. LEIA-o e INFORME-se de um problema gramatical comum. Recuo da locução adverbial garante clareza do texto? Jovem assassina 15 pessoas e depois se mata na Alemanha O título jornalístico destacado acima aparentemente não apresenta problemas, mas, lido com certa atenção, suscita uma questão sintática importante. O fato, largamente divulgado na imprensa, ocorreu na Alemanha. Foi nesse país que o jovem assassinou 15 pessoas e, em seguida, cometeu o suicídio. Do ponto de vista gramatical, observamos que o período tem dois verbos (é um período composto), portanto duas orações. A locução adverbial de lugar ("na Alemanha") diz respeito a ambas as ações, não a uma só. Posto, entretanto, no final do período, sugere pertencer apenas à segunda oração, como se o jovem tivesse assassinado 15 pessoas em algum lugar não mencionado e, depois disso, tivesse ido para a Alemanha, onde teria cometido o suicídio. Essa interpretação indesejada seria eliminada caso a locução adverbial de lugar fosse colocada no início do período: "Na Alemanha, jovem assassina 15 pessoas e depois se mata". O recuo, num caso como esse, vai além da questão estilística, da manobra de ênfase que geralmente o justifica. Aqui converge para a clareza do texto. b- PRODUZA um pequeno texto, explicando se os advérbios e locuções adverbiais, no parágrafo do livro Crepúsculo transcrito anteriormente, suscitam algum problema importante, como lido no texto de Nicoleti. QUESTÃO 02 As duas frases, a seguir, foram construídas para um texto que tinha como objetivo trazer uma análise literária do TEXTO 02.

2 No TEXTO 2, os chinelos, o vaso, a descarga, a pia o sabonete são elementos que encadeiam a coerência global da história. No TEXTO 2, elementos, como chinelo, vaso, descarga, pia não podem ser lidos separadamente. Seu desafio, nesta questão, é unir essas duas frases, fazendo os ajustes necessários, de forma que uma frase se torne a conclusão da outra. Para isso, USE, como articulador, uma conjunção e EVITE repetições incoerentes. QUESTÃO 03 Leia a música de Oswaldo Montenegro, trazida pelo TEXTO, para responder ao que se pede. RAP DA BRUXA Escaramuça, tocaia, armadilha Um resto de féretro, olhar de Fellini Gota de sangue, xixi de morcego Bola de ferro de quebrar vitrine Uivo de lobo, sorriso de esguelha Papo de chato que nunca define Asa de cobra, inveja, mentira Dor de cabeça, motor de Gordini Pelo de rato, espelho de feia Olho de pobre, vendo limusine Pele de velho, malária, mentira Pó de doença que ninguém previne Rabo de monstro, de língua de sapo Sonho de moça sozinha no cine Boca de tédio de algum funcionário Fone quebrado fora da cabine Disponível em - Acesso em 01/5/2011. VOCABULÁRIO Escaramuça: procura, invasão Féretro: enterro, caixão Fellini: cineasta excêntrico Esguelha: indefinido Gordini: marca de carro

3 QUESTÃO 04 Segundo o site rapnaveia: A definição de Rap (em inglês conhecido como emceeing) é um discurso rítmico de poesias rimadas, que surgiu no final do século XX, entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop. (Disponível em a- EXPLIQUE como parte da definição do site pode ser comprovada com o TEXTO Rap da bruxa. QUESTÃO 05 EXPLIQUE a relação entre o trecho destacado, a seguir, e o fato de o título dizer que esse rap é da bruxa. Rabo de monstro, de língua de sapo / Sonho de moça sozinha no cine / Boca de tédio de algum funcionário / Fone quebrado fora da cabine LEIA um trecho do poema, trazido pelo TEXTO a seguir, e FAÇA o que se pede logo depois. A bruxa Carlos Drummond Andrade Nesta cidade do Rio, de dois milhões de habitantes, estou sozinho no quarto, estou sozinho na América. Estarei mesmo sozinho? Ainda há pouco um ruído anunciou vida ao meu lado. Certo, não é vida humana,

4 mas é vida. E sinto a bruxa presa na zona de luz. De dois milhões de habitantes! E nem precisava tanto... Precisava de um amigo, desses calados, distantes, que lêem verso de Horácio, e secretamente influem na vida, no amor, na carne. Estou só, não tenho amigo, e a essa hora tardia como procurar amigo? VOCABULÁRIO Horácio: poeta da Roma antiga QUESTÃO 06 Como se sabe, as expressões adverbiais são responsáveis pelas circunstâncias no texto. EXPLIQUE de que maneira a palavra sozinho, emoldurada no texto, indica circunstância. QUESTÃO 07 EXPLIQUE a importância da primeira expressão adverbial de lugar que aparece no poema, para o sentimento do eu lírico.

5 QUESTÃO 08 No poema, foi usado um advérbio para dizer como os versos de Horácio influenciaram o eu lírico. IDENTIFIQUE esse advérbio no texto, circulando-o. IDENTIFIQUE o valor semântico desse advérbio: EXPLIQUE como o efeito de sentido do poema mudaria, com a troca desse advérbio pela palavra livremente. QUESTÃO 09 Alguns advérbios de modo são criados com o acréscimo da terminação mente. CRIE advérbios de modo a partir das seguintes palavras: criativo: alternativo: disciplinado: inteligente: LEIA um trecho da resenha crítica do filme Diário de Motocicleta trazido pelo TEXTO, e FAÇA o que se pede a seguir. No filme, a viagem tem início na Argentina, em seguida, descem pelo sul, com prévia parada em Miramar, para visitar a namorada de Guevara. Depois vão para o Chile, onde a moto pifa definitivamente. Decidem continuar a viagem a pé. Esta mudança, não programada, proporciona-lhes a oportunidade de maior contato com as pessoas. Nesta viagem os protagonistas experimentam de perto a desumana situação em que tantos viviam: exploração escrava, desemprego, desigualdade, exclusão social e preconceito. O encontro com a realidade provoca a reflexão sobre o

6 sentido da vida nos personagens e, de um modo que somente a sétima arte tem o poder de provocar, em nós espectadores.um dos maiores méritos do filme é o de passar ao espectador, através dos próprios olhos de Che, a sua transformação interior. Cada experiência da viagem foi contribuindo para a formação de sua personalidade e definindo seu futuro. (...) Disponível em com acesso em 05/05/2011 QUESTÃO 10 EXPLIQUE o porquê de a vírgula suceder a expressão adverbial No filme e não suceder o advérbio Depois. QUESTÃO 11 Há um trecho do texto em que a vírgula, segundo a gramática, deveria ocorrer. PONTUE esse trecho no próprio texto. QUESTÃO 12 Leia o quadro a seguir e faça o que se pede logo depois. Mau é um adjetivo e contrário de bom. Ex.: Você é mau aluno. Mal é um advérbio ( modifica o verbo) e contrário de bem. Ex.: Falaram mal de você. Mal também é um substantivo quando nomeia algo. Ex.: O mal vence o bem. Complete o texto abaixo, utilizando para isso mau ou mal: Deixe-o Deixe-o em paz. Seu pai já disse que ele está num momento. Com o tempo no litoral ele não irá muito longe, só precisa esfriar a cabeça dormir um pouco talvez. Ele sabe que agiu com o irmão. Tudo bem!

7 QUESTÃO 13 Leia Poema brasileiro, de Ferreira Gullar, para responder ao que se pede. Poema Brasileiro No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade O poema pode ser dividido em duas partes. Na primeira parte, as estrofes ficam cada vez maiores, mas o conteúdo não se altera. a- Que efeito de sentido o poeta consegue dar ao poema, segmentando a frase inicial? b- Que intenção teria o poeta, repetindo o trecho antes de completar 8 anos de idade?

8 c- No poema, não há a causa das mortes dessas crianças. Considerando o número de crianças que morriam em 1962, reescreva a frase inicial acrescentando uma locução adverbial causal coerente com a situação. No Piauí, de cada 100 crianças que nascem, 78 morrem antes de completar 8 anos de idade. d- Pode-se dizer que, na leitura compartilhada, o narrador explora muito os advérbios, as locuções adverbiais. Identifique, no trecho lido, um advérbio de tempo e uma locução adverbial de lugar. Advérbio de tempo: Locução adverbial de lugar: QUESTÃO 14 Assinale a única alternativa em que a palavra só não tenha um valor de advérbio. a) Só pensava nas letras que viva na televisão. b) Nelson morava num barraco de uma só janela. c) Da vida, Nelson só queria se conhecer. d) Nelson só podia desejar entender o que acontecia em sua televisão! Sobre o texto a seguir, FAÇA o que se pede logo depois.

9 veiculado na contracapa de uma edição da Revista Ragga. Anúncio Na parte inferior do anúncio, lê-se: A Amazônia está desmatada com uma velocidade impressionante. São 9 campos de futebol de floresta desaparecendo por minuto. E para reverter essa situação o Greenpeace precisa de você.é simples, com uma contribuição mensal você já vai estar dando uma mão e tanto. Fique sócio do Greenpeace, mas fique rápido. A Amazônia tem muita pressa. QUESTÃO 15 OBSERVE atentamente a imagem formada no centro do anúncio trazido pelo TEXTO. A forma como a imagem foi construída é bastante original e criativa. Agora FAÇA o que se pede logo a seguir. a- INDIQUE que imagem é essa.

10 b- EXPLIQUE como a imagem do centro do anúncio foi construída. c- APRESENTE um argumento que justifique o uso dessa imagem no anuncio trazido pelo TEXTO. QUESTÃO 16 RELEIA, com atenção, a passagem do TEXTO a seguir e FAÇA o que se pede logo depois. A Amazônia está sendo desmatada com uma velocidade impressionante. São 9 campos de futebol de floresta desaparecendo por minuto a- EXPLIQUE se os dois termos grifados na passagem acima pertencem à mesma classe morfológica. b- INDIQUE o que cada um deles caracteriza. QUESTÃO 17 RELEIA, com atenção, a nota colocada ao final do anúncio e transcrita a seguir. Posteriormente, FAÇA o que se pede. Espaço gentilmente cedido para este veículo.

11 a- EXPLIQUE o significado da palavra espaço e da palavra veículo na frase. b- GRIFE o advérbio na frase transcrita anteriormente. c- INDIQUE um possível efeito de sentido provocado pelo uso desse advérbio. d- EXPLIQUE se esse advérbio foi necessário para a compreensão da frase. e- Levante uma hipótese que justifique o uso estratégico desse advérbio na frase.

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2.

Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. Leia o poema a seguir, de Carlos Drummond de Andrade, e responda às questões 1 e 2. Ainda que mal Ainda que mal pergunte, ainda

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico

Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Proposta de Redação Tema: Conto fantástico Tema central: Criação de um conto fantástico Produção de texto Introdução: O conto fantástico é um gênero que tem como característica o fato de apresentar ou

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves ADVÉRBIOS Prof. Me. William Alves Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo, dúvida, certeza,

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Advérbios sistematização

Advérbios sistematização Advérbios sistematização Os advérbios e locuções adverbiais estão presentes em diferentes gêneros discursivos e, muitas vezes, são indispensáveis ao cumprimento da intenção discursiva dos textos em que

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

Atividades - Pontuação: a vírgula

Atividades - Pontuação: a vírgula Atividades - Pontuação: a vírgula QUESTÃO 01 Leia a manchete e faça que se pede: Maracanã reabre com festa no primeiro teste antes da Copa das Confederações e do Mundial-2014 a- Circule o verbo presente

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANA GABRIELA ALVES DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I. POESIA NO SIMBOLISMO / CANÇÃO O Assinalado. Tu

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011

Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Disciplina LÍNGUA PORTUGUESA Curso ENSINO FUNDAMENTAL Professor MARIANA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 1º SEMESTRE DE 2011 Aluno (a): Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classes gramaticais:

Leia mais

coleção carlos drummond de andrade conselho editorial Antonio Carlos Secchin Davi Arrigucci Jr. Eucanaã Ferraz Samuel Titan Jr.

coleção carlos drummond de andrade conselho editorial Antonio Carlos Secchin Davi Arrigucci Jr. Eucanaã Ferraz Samuel Titan Jr. coleção carlos drummond de andrade conselho editorial Antonio Carlos Secchin Davi Arrigucci Jr. Eucanaã Ferraz Samuel Titan Jr. carlos drummond de andrade osé Carlos Drummond de Andrade Graña Drummond

Leia mais

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS Leia este poema de Carlos Drummond de Andrade: Orion 1) O eu lírico do texto, isto é, a pessoa que fala no poema, caracteriza a primeira namorada com um adjetivo. b) Qual é o

Leia mais

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português

Recuperação. Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português TIPO DE AVALIAÇÃO: Lista de Exercícios Recuperação Nome: Nº 8º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina(s): Português Data: Professor(a): Érica Beatriz Nota: Leia o texto de Clarice Lispector e veja

Leia mais

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO

PROGRAMA DE RETOMADA DE CONTEÚDO Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme NOTA PROFESSORA PROGRAMA DE RETOMADA

Leia mais

A- Variação linguística. 1- Defina e exemplifique variação linguística geográfica. 2- Defina e exemplifique variação linguística histórica.

A- Variação linguística. 1- Defina e exemplifique variação linguística geográfica. 2- Defina e exemplifique variação linguística histórica. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Wuilton Paiva Matéria: Língua Portuguesa Valor: 20,0 pts A- Variação linguística 1- Defina e exemplifique

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Qual a função dele na construção de sentido do texto?

Qual a função dele na construção de sentido do texto? Adjunto adnominal Qual a função dele na construção de sentido do texto? Função: Caracterizam, identificam, restringem, determinam ou indeterminam o termo que funciona como substantivo (nome). Chamada de

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM?

O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O QUE É O CONHECIMENTO COMUM, SABER POPULAR OU SENSO COMUM? O senso comum (conhecimento popular) se refere ao conhecimento do povo, adquirido ao acaso, dominado por valores e crenças baseadas nas experiências

Leia mais

1ª Série do ensino médio

1ª Série do ensino médio 1ª Série do ensino médio Texto I O VIAJANTE (Compositor Desconhecido) Eu me sinto um tolo Como um viajante Pela sua casa Pássaro sem asa Rei da covardia E se guardo tanto Essas emoções Nessa caldeira fria

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Identificar tempos verbais e diferenciá-los; Identificar os

Leia mais

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado ESTUDO DO ADVÉRBIO Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 3 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra invariável

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis A Preposição Conceito É a palavra que liga dois termos quaisquer, estabelecendo entre eles, em geral, uma relação semântica. É invariável: não possui plural, nem

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Valor: 10 pontos Ano: 2 Turma: 2AD-FG Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2016 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano: 5 Ef 1. Júlia quis mandar uma mensagem para seu amigo

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões.

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia o texto abaixo. ÁLBUM DE

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329)

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Orações Subordinadas d Adjetivas Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Professora Simone 2 Orações Subordinadas Adjetivas A sua história assustadora será contada para todos assustadora

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Vestibular 2010 1ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Instruções Gerais: No dia de hoje (01/11), você deverá elaborar uma Redação e responder às questões de Língua Portuguesa e de Inglês. Você terá 4 horas para realizar

Leia mais

Elipse consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase com a intenção de

Elipse consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase com a intenção de Elipse consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase com a intenção de tornar o texto mais conciso e elegante. Ex.: Risco de vida.

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO

ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO ATIVIDADES PARA RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR (A): Juliana B. Stoll TURMA: 8º ANO REVISÃO Leia: PERDENDO A CIVILIDADE Tenho por hábito parar em sinais vermelhos à noite. Mas infelizmente

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo para a Trimestral Gêneros textuais: poema, texto narrativo e tirinha Interpretação de texto Ordem alfabética Parágrafo Frase Substantivos comuns e próprios Classificação de palavras

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES

PROCESSO SELETIVO/2009. Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO/2009 PROCESSO SELETIVO/2009 Caderno 2 Prova da 2. a Fase LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÕES CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA IMPRESSOS NA CAPA DESTE CADERNO. A DURAÇÃO DAS PROVAS DE LÍNGUA

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato

PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL. Orientação ao Candidato PROVAS COMENTADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TREINAMENTO PELO PROF. ERNANI PIMENTEL Orientação ao Candidato Provas Comentadas de Língua Portuguesa é um método especialmente trabalhado com a finalidade de proporcionar

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 7º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número

TEXTO I Embaixo da ponte, sem número NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016 TEXTO I Embaixo da ponte, sem número O endereço das famílias R. e S. é um buraco que fica embaixo de um viaduto sem nome, ao lado da ponte da

Leia mais

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo:

a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS SERIE: 6 ANO TURMA 3 BIMESTRE DATA / /2010 PROFESSORA: MARCIA ALUNO (A): NOTA: Nº: 1. Leia: a) Retire da tirinha: Três verbos: Dois pronomes: Um adjetivo: 2. Ao consultar

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente:

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE:9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 3º Bimestre. Relações Morfossintáticas

GOIÂNIA, / / ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 3º Bimestre. Relações Morfossintáticas GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Thaís Cruvinel DISCIPLINA: Língua Portuguesa SÉRIE: ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Lista de Exercícios P1 3º Bimestre Relações Morfossintáticas 1. Observe o seguinte

Leia mais

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES 7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO

Provas de Acesso ao Ensino Superior. Exame de Língua Portuguesa TEXTO Provas de Acesso ao Ensino Superior Para Maiores de 23 Anos Candidatura de 2018 Exame de Língua Portuguesa Tempo para realização da prova: 2 horas Tolerância: 30 minutos Material admitido: exclusivamente

Leia mais

REFUGIADOS Fluxo de refugiados para a Europa

REFUGIADOS Fluxo de refugiados para a Europa PROVA DE SELEÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA SÉRIE: 8º ANO Data: 12/12/2015 Candidato (a): Valor: 10 Obtido: Leia o fragmento da reportagem para responder às questões de 1 e 2. REFUGIADOS Fluxo de refugiados para

Leia mais

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA

Vestibular ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Vestibular 2008 1ª Fase LÍNGUA PORTUGUESA Instruções Gerais: No dia de hoje (11/11), você deverá elaborar uma Redação e responder as questões de Língua Portuguesa e Inglês. Você terá 4 horas para realizar

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-8 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Pontuação 1) Qual a diferença entre os pares de frases abaixo? a) Só ela faz tudo corretamente.

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividade de Língua Portuguesa Revisão Nome: Conteúdo da prova: Sinônimos Substantivos comuns / próprios Adjetivos / locuções adjetivas Ordem alfabética Leia, leia

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual.

Além disso, relembre-se que, por coesão, entende-se ligação, relação, nexo entre os elementos que compõem a estrutura textual. Nas palavras de Evanildo Bechara, o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto.

Anedota. Apresente dois recursos usados pelo autor dessa anedota para provocar o humor, a graça. Depois explique de acordo com o contexto. PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE DE 2010 PROFª GICÉLIA NOME Nº 6º ANO Você já sabe que deve usar caneta preta ou azul, evitar rasuras, caprichar na letra, desenvolver respostas completas e não utilizar

Leia mais

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.:

Tatuagem. 02- Qual a pessoa do discurso empregada para narrar a crônica? Ela participa da história? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Tatuagem Enfermeira

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROF. MARCUS NOME N o 8 a ANO Caro aluno, ou cara aluna. Nunca se esqueça: Sua letra deve ser artesanal, e sempre, sempre a caneta... Suas respostas devem

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Rua Cantagalo 305, 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo Nome: nº.: Ano:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga. Zap

Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga. Zap Língua Portuguesa- 7º ano / 2015 Profª : Fernanda Braga Nome: Nº: Turma EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO Leia o seguinte texto para responder às questões 1 a 6 Zap Moacyr Scliar Não faz muito que temos esta

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica

Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Língua Portuguesa Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica Colégio Santa Dorotéia Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 8º - Ensino Fundamental Professora: Mônica Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 ASSUNTO: ADJUNTO ADNOMINAL, USO DA VÍRGULA,

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014

COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 COLÉGIO PEDRO II MEC Exame de Seleção e Classificação 1ª Série do Ensino Médio Integrado Técnico em Instrumento Musical 2014 Texto I MÚSICA E POESIA Luciano Cavalcanti 10 1 A relação entre música e poesia

Leia mais

Palavras Variáveis e Flexões

Palavras Variáveis e Flexões CLASSES DE PALAVRAS As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição,conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas

Leia mais

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável.

Complemento nominal. A discriminação aos negros é inaceitável, aliás, toda discriminação é inaceitável. Complemento nominal Termo da oração que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio, sempre através de uma preposição. Da mesma maneira que o objeto indireto, o complemento nominal é introduzido

Leia mais

Capítulo 1 - O vencedor

Capítulo 1 - O vencedor SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Pronomes;

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º BIMESTRE 2016 Nome: Nº 7º ano Data: / / Professores: Lucas, Luiza e Marina Nota: (Valor 2,0) A - Introdução Neste bimestre, você estudou novos conteúdos

Leia mais

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato:

GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 02/11/2018. Assinatura do Candidato: NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 02/11/2018 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 A Que semelhança há entre recorrer a um poço dos desejos e se servir de uma rede social tal como apontado

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 26/03/2018 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, Anote inicialmente, as ideias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 02 A questão 02 demanda que o aluno relacione os campos semânticos acionados na primeira metade do texto (linhas 01-16), na qual o enunciador estabelece uma correlação entre o campo do e

Leia mais

Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre

Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre Fundamental 2 Sugestão de Avaliação de Português 9º ano (8ª série) 3º bimestre Colégio: Nome: Número: Turma: Data: Parte A Conhecimentos gramaticais 1. Leia esta tirinha e responda às questões propostas.

Leia mais

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem

2014/ º Período Unidades. Domínios / Conteúdos. Unidade 3 Narrativas juvenis. Unidade 0 Uma nova viagem Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio Escola E.B. 2, 3 professor Gonçalo Sampaio Departamento de línguas Português - 8ºano Planificação anual simplificada 2014/2015 1º Período Unidade 0 Uma nova viagem

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 3 º TRIMESTRE 2011 PROF. MARCUS NOME N o 9 a ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FRENTE B PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS Profª. Raquel Freitas Sampaio ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS É aquela que se encaixa na oração principal, funcionando

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis

Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Classes Gramaticais: Palavras Variáveis Substantivo Conceito É a palavra que nomeia tudo: sentimentos, ações, qualidades e seres em geral. Flexiona-se em gênero e número, além de assumir a categoria de

Leia mais