A QUÍMICA NOS MEDICAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A QUÍMICA NOS MEDICAMENTOS"

Transcrição

1 Físico Química NOME: Henrique Soares Domingues Nº:16 TURMA:C ANO:7º

2 INDÍCE INTRODUÇÃO... 3 BREVE HISTÓRIA DOS MEDICAMENTOS... 4 O QUE SÃO OS MEDICAMENTOS... 5 TIPOS DE MEDICAMENTOS... 7 CUIDADOS A TER COM OS MEDICAMENTOS... 9 CONCLUSÃO... 13

3 INTRODUÇÃO A química está em quase tudo que se vê e até em muitas coisas que não dá para serem vistas, ou seja, a Química está não só no nosso planeta, mas sim em todo o universo. A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente e bem-estar humano e é fundamental que os alunos percebam isso para que o conhecimento químico seja realmente significativo. Podemos observar que as nossas atividades diárias também dependem da química, como por exemplo ao escovarmos os dentes, nos alimentos, quando utilizamos um meio de transporte e até quando necessitamos de algum medicamento.

4 BREVE HISTÓRIA DOS MEDICAMENTOS Os medicamentos tal como hoje os conhecemos são relativamente recentes. No entanto, a utilização pelo Homem de substâncias de origem vegetal ou mineral com fins terapêuticos é milenária. Só no século XVIII, com o desenvolvimento da química e da fisiologia, se conseguem identificar e isolar substâncias com ação terapêutica. Ainda no final dos anos 30, o número de medicamentos com indicações terapêuticas úteis e com composição química definida não ultrapassava os 10% dos medicamentos incluídos no arsenal terapêutico da época. O aparecimento das sulfamidas e mais tarde da penicilina constituem uma grande viragem na disponibilidade de medicamentos eficazes e com composição bem definida. Só a partir dos anos 40 que surgem as anfetaminas, antimaláricos, antihistamínicos, anticonvulsivantes e alguns antibióticos como as tetraciclinas, cloranfenicol e estreptomicina. O melhor conhecimento da etiopatologia e patogênese das doenças, nomeadamente as que estão associadas a disfunções do organismo, permite estabelecerem-se metodologias a nível científico que associam algumas substâncias à evolução das doenças. Importantes avanços são esperados, em especial no diagnóstico precoce de certas doenças e na sua prevenção.

5 O QUE SÃO OS MEDICAMENTOS Os medicamentos são substâncias ou preparações que se utilizam como remédio, elaborados em farmácias ou indústrias farmacêuticas e atendendo especificações técnicas legais. Medicamento é, na verdade, um termo amplo, aplicado a todos os recursos terapêuticos para combater doenças ou sintomas: repouso, psicoterapia, fisioterapia, acunpultura, cirurgia, etc. Porém o senso comum diznos que medicamentos são somente os compostos químicos comprados na farmácia, fazendo com que utilizemos este termo de forma incorreta.

6 A QUÌMICA DOS MEDICAMENTOS A seguinte animação é uma ferramenta para aproximar o conteúdo da química com a realidade, pois muitas vezes vemos nas escolas um grande desinteresse dos alunos por considerarem que nunca utilizarão o conhecimento que lhe é apresentado. O vídeo pode ser útil para o processo ensino-aprendizagem, porque promove uma maior participação dos alunos no processo de construção do conhecimento. Animação sim_qui_quimicadosremedios.htm

7 TIPOS DE MEDICAMENTOS 1- Medicamento de marca ou referência? É o produto inovador, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente por ocasião do registro. É geralmente o primeiro remédio que surgiu para curar determinada doença e sua marca é bem conhecida. O laboratório que detém a patente do produto tem exclusividade para produzi-lo durante cinco anos. Depois deste prazo, os laboratórios que estiverem interessados poderão produzir medicamentos genéricos destas marcas. São exemplos de medicamentos de marca novos no mercado o Viagra e o Xenical, entre outros.

8 2- Medicamento genérico? É um remédio idêntico ao produto de marca. Isto é, pode ser trocado por este pois tem rigorosamente as mesmas características e efeitos sobre o organismo do paciente. A garantia é dada pelo Ministério da Saúde que exige testes de bioequivalência farmacêutica para aprovar os genéricos. Testes de bioequivalência servem para comprovar se dois produtos de idêntica forma farmacêutica, contendo idêntica composição, qualitativa e quantitativa, de princípio ativo, são absorvidos em igual quantidade e na mesma velocidade pelo organismo de quem os toma. Os genéricos podem substituir remédios de marca a critério médico. 3- Medicamento similar? Contém o mesmo princípio ativo, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, mas não são bioequivalentes. Apesar de terem qualidade assegurada pelo Ministério da Saúde, os similares não passaram por análises capazes de atestar se seus efeitos no paciente são exatamente iguais aos dos medicamentos de referência nos quesitos quantidade absorvida e velocidade de absorção.

9 CUIDADOS A TER COM OS MEDICAMENTOS O Bom Uso do Medicamento Os medicamentos dão bem estar, mas se não forem tomados os cuidados devidos podem causar sérios problemas. A eficácia e segurança do tratamento dependem da boa utilização dos medicamentos. Para se fazer um bom uso dos medicamentos deve-se: Informar o médico e o farmacêutico sobre: Todos os medicamentos que está a tomar, receitados ou não. Os medicamentos que tenham causado problemas. Os medicamentos receitados que não tomou e qual a razão. Efeitos adversos causados pelos medicamentos. Conhecer bem os medicamentos que toma: Antes de começar o tratamento ler com atenção as indicações no folheto informativo. Seguir com rigor as instruções sobre a toma ou aplicação dos medicamentos. Esclarecer as dúvidas com o médico ou farmacêutico. Seguir rigorosamente o tratamento: Tomar os medicamentos nas doses e nos horários recomendados. Não alterar as doses receitadas. Tratar durante o tempo recomendado. Tomar os medicamentos com um copo de água e nunca na posição de deitado. Não beber bebidas alcoólicas durante o tratamento.

10 Pedir ao farmacêutico para escrever na caixa o modo como devem ser tomados os medicamentos (número de vezes por dia, horas das tomas, antes ou depois das refeições, etc.). Os medicamento de preparação extemporânea (ex.: antibióticos para crianças) devem ser agitados antes de tomar, assim como aqueles que têm essa indicação no rótulo. Em caso de viagem: Levar na bagagem de mão os medicamentos a tomar quando viajar de avião. Transportar por períodos curtos os medicamentos nos automóveis, as condições de armazenamento (ex.: temperatura) não são as melhores. Separar os medicamentos destinados às crianças: Às crianças dar somente os medicamentos que lhes foram receitados. Não dar às crianças medicamentos para adultos, mesmo em doses reduzidas, salvo indicação médica. Auxiliar os idosos no tratamento: Nas doses e horas das tomas. Nos cuidados especiais e identificação das queixas relacionadas com o tratamento, etc. Tomar só medicamentos receitados pelo médico ou aconselhados pelo farmacêutico: O mesmo sintoma não significa a mesma doença; não tomar medicamentos aconselhados por vizinhos, amigos, colegas ou familiares.

11 Grávidas, mães a amamentar ou doentes crónicos devem tomar somente os medicamentos receitados pelo médico ou aconselhados pelo farmacêutico. Não utilizar medicamentos que sobraram: De aplicação nos olhos. Depois de abertos têm validade muito curta. Receitados pelo médico para outra doença anterior (ex.: antibióticos) Com prazo de validade ultrapassado ou sem o prazo inscrito na embalagem. Com sinais de alteração (ex.: cor, cheiro, etc.). Depositar os restos dos medicamentos em contentores próprios nas farmácias, não os deitar no lixo. Informar-se junto do médico ou farmacêutico sobre: Doses, horários das tomas, duração do tratamento e que fazer se houver esquecimento de uma toma. Interações com outros medicamentos, alimentos e bebidas alcoólicas. Reações adversas esperadas e como as evitar. Possibilidade de condução de veículos e exposição ao sol. A ingestão ocasional de uma dose exagerada ou troca de medicamento. Manter os medicamentos bem arrumados: Guardar os medicamentos num armário, fechado, longe do alcance das crianças e animais e o ao abrigo da humidade (nunca na casa de banho ou cozinha).

12 Manter os medicamentos na embalagem de compra e com o folheto informativo. Há perigo de engano no medicamento a tomar. Separar os medicamentos para um mal estar ocasional, dos receitados pelo médico. Colocar na porta do frigorífico os que devem ser guardados no frio (ex.: insulina, antibióticos preparados). Verificar periodicamente o prazo de validade, não guardar os de prazo ultrapassado. Rolhar bem os frascos e mantê-los com o rótulo. Cuidados a ter na conservação dos medicamentos Os medicamentos são substâncias sensíveis e portanto requerem cautela em relação aos locais e condições onde são armazenados. Se não, as suas propriedades farmacológicas podem sofrer alterações, com efeitos potencialmente nefastos, ou podem ser ingeridos indevidamente por crianças, que é também um grande risco. Algumas regras básicas de segurança a ter mente: Manter os medicamentos na sua embalagem original, fechada; Guardar os medicamentos fora do alcance das crianças; Conservá-los num lugar fresco e seco (o calor e a humidade podem alterar as propriedades); Não deixar os medicamentos dentro do carros por longos períodos de tempo (atingem temperaturas elevadas e estão expostos à luz); Confirmar sempre a data de validade gravada na embalagem; Não deitar no lixo os medicamentos com prazo de validade expirado ou não usados. Devem ser entregues na farmácia, onde terão o destino correto.

13 CONCLUSÃO Com este trabalho aprendi que para se fazer medicamentos é preciso ter muitos conhecimentos de química. Fiquei a saber o que são medicamentos, como surgiram e que existem vários tipos de medicamentos. Por fim aprendi os cuidados que se devem ter com os medicamentos. FIM

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o voltar a ler. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Recomendações para a Correta Utilização dos Medicamentos e Pictogramas Utilizados no Âmbito da Terapêutica Medicamentosa

Recomendações para a Correta Utilização dos Medicamentos e Pictogramas Utilizados no Âmbito da Terapêutica Medicamentosa Literacia em saúde na área do medicamento e da terapêutica medicamentosa Recomendações para a Correta Utilização dos Medicamentos e Pictogramas Utilizados no Âmbito da Terapêutica Medicamentosa Ação financiada

Leia mais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais

FARMACOTÉCNICA. Glauce Desmarais FARMACOTÉCNICA INTRODUÇÃO À FARMACOTÉCNICA Tópicos abordados: Definições em Farmacotécnica. Classificação dos Medicamentos. Legislação vigente. POSIÇÃO DA FARMACOTÉCNICA ENTRE AS CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Leia mais

EPATIVAN citrato de colina + betaína + metionina

EPATIVAN citrato de colina + betaína + metionina EPATIVAN citrato de colina + betaína + metionina CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. SOLUÇÃO ORAL 100 MG/ML + 50 MG/ML +10 MG/ML I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Epativan citrato de colina 100 mg/ml +

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

tudo sobre Entendendo a bula MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 4

tudo sobre Entendendo a bula MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 4 tudo sobre MEDICAMENTOS Campanha de valorização dos medicamentos genéricos Volume 4 Entendendo a bula 1. Você sabe qual a importância da bula? Quando tomamos um medicamento, normalmente não damos muita

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Veroven 20 mg/g gel Hidrosmina APROVADO EM Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Material desenvolvido de acordo com a RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014.

Material desenvolvido de acordo com a RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. INTERCAMBIALIDADE 1. O que são medicamentos referência, similar e genérico? É todo medicamento originador, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente. Todo medicamento referência

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Tirocular, colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17. Índice.

1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17. Índice. 1. USO DO MEDICAMENTO 9 2. PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO 11 3. VENDA ILÍCITA DE MEDICAMENTOS 13 4. MEDICAMENTOS GENÉRICOS 17 Índice Ficha Técnica: Propriedade: ARFA - Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos

Leia mais

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg

racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg racecadotrila Biosintética Farmacêutica Ltda. Cápsula Dura 100 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO racecadotrila Medicamento genérico Lei

Leia mais

Utilize antibióticos apenas com receita médica e orientação do seu farmacêutico.

Utilize antibióticos apenas com receita médica e orientação do seu farmacêutico. Utilizar medicamentos de forma incorreta pode prejudicar a sua saúde e até levar a morte. Medicamento é bom quando necessário e com a orientação do médico e do farmacêutico. Utilize antibióticos apenas

Leia mais

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária.

Zymafluor contém como substância ativa o fluoreto de sódio, que pertence a um grupo de medicamentos utilizados na prevenção da cárie dentária. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zymafluor, 0,55 mg, comprimidos Zymafluor, 2,2 mg, comprimidos Fluoreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Q10 Forte, 30 mg de Ubidecarenona (Coenzima Q10), cápsula. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Uma cápsula de Q10 Forte contém 30mg de ubidecarenona (coenzima

Leia mais

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada.

APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo 2 blisters de alumínio plástico incolor com 15 comprimidos cada. FLEBLIV MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Pinus pinaster Nomenclatura popular: Pinho marítimo Família: Pinaceae Parte da planta utilizada: casca FORMA FARMACÊUTICA Comprimido APRESENTAÇÃO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR NEOBEFOL 0.4 mg + 0.002 mg comprimidos Ácido fólico e vitamina B12 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO, colírio, solução Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, consulte o

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml

COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DAS SUBSTÂNCIAS ACTIVAS. Carbocisteína... 5,00g Excipiente q.b.p ml FOLHETO INFORMATIVO MUCORESPIRAL Carbocisteína a 5% Xarope Este medicamento pode se adquirido sem receita médica. No entanto, é necessário utilizar MUCORESPIRAL com precaução para obter os devidos resultados.

Leia mais

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio MUVINLAX macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio APRESENTAÇÕES Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada. USO ORAL USO

Leia mais

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10mg/mL

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10mg/mL MICOLAMINA Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção 10mg/mL MICOLAMINA ciclopirox olamina 10 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Loção: frasco com 30 ml e 50 ml.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Maltofer, 100 mg/ 5ml, solução oral Dose unitária Ferro (III) na forma de Complexo de hidróxido férrico-polimaltose Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

FLORENT. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Saccharomyces boulardii Cápsulas 100 mg e 200 mg

FLORENT. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Saccharomyces boulardii Cápsulas 100 mg e 200 mg FLORENT Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Saccharomyces boulardii Cápsulas 100 mg e 200 mg FLORENT Saccharomyces boulardii - 17 liofilizado I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Florent

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina)

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Dolban 0,75 mg/g creme. Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Folheto informativo: Informação para o utilizador Dolban 0,75 mg/g creme Capsaícina, óleo-resina (expressa em capsaícina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

A QUIMICA E OS MEDICAMENTOS

A QUIMICA E OS MEDICAMENTOS A QUIMICA E OS MEDICAMENTOS Bolsista: Julia Eisenhardt de Mello O corpo humano poderia ser chamado de corpo químico. Na realidade qualquer material do universo poderia ser chamado de material químico.

Leia mais

REGENCEL LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Pomada Oftálmica Estéril

REGENCEL LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Pomada Oftálmica Estéril REGENCEL LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Pomada Oftálmica Estéril acetato de retinol 10.000 UI/g aminoácidos 2 metionina cloranfenicol POMADA REGENCEL acetato de retinol 10.000 UI aminoácidos

Leia mais

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630)

Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Folheto informativo: Informação para o doente Kaloba 8 g/9,75 ml gotas orais, solução Extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC (1:8-10) (EPs 7630) Leia com atenção todo este folheto antes de começar

Leia mais

ÁCIDO TRANEXÂMICO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A.

ÁCIDO TRANEXÂMICO. Blau Farmacêutica S.A. Solução Injetável 50 mg/ml. Blau Farmacêutica S/A. ÁCIDO TRANEXÂMICO Solução Injetável 50 mg/ml MODELO DE BULA PACIENTE RDC 47/09 ácido tranexâmico Medicamento Genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Solução injetável 50 mg/ml. Embalagens com 5 ou

Leia mais

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80

Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 Nome do medicamento: FORTEVIT Forma farmacêutica: Solução Oral Concentração: 3,00 mg/ml ferro quelato + 0,05 mg/ml cloridrato de piridoxina + 0,80 mg/ml nicotinamida FORTEVIT ferro quelato cloridrato de

Leia mais

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS

HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIO DE MEDICAMENTOS JEJUM ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ APÓS CAFÉ DA MANHÃ APÓS ALMOÇO APÓS CAFÉ DA TARDE APÓS O JANTAR ANTES DE DEITAR AMBULATÓRIO UNIVERSITÁRIO HORÁRIO DE MEDICAMENTOS HORÁRIOS MEDICAMENTOS

Leia mais

Curso Técnico em Zootecnia

Curso Técnico em Zootecnia Curso Técnico em Zootecnia Aula: 01/01 SUB TEMA: INTRODUÇÃO À Professor: Vitor Hugo SUB TEMA: HISTÓRIA DA HÁ MUITO TEMPO MAIS DE 5 MIL ANOS PROCURAM-SE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS COM O OBJETIVO DE CURAR AS MAIS

Leia mais

BIOEXPECTO. Mikania glomerata

BIOEXPECTO. Mikania glomerata Bioexpecto BIOEXPECTO Mikania glomerata Leia com atenção antes de usar o produto. AGITE ANTES DE USAR FITOTERÁPICO NOME CIENTÍFICO: Mikania glomerata Sprengel NOME DA FAMÍLIA: Asteraceae NOME POPULAR:

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. alerjon 0,25 mg/ml colírio, solução Cloridrato de oximetazolina

Folheto informativo: Informação para o utilizador. alerjon 0,25 mg/ml colírio, solução Cloridrato de oximetazolina FOLHETO INFORMATIVO Folheto informativo: Informação para o utilizador alerjon 0,25 mg/ml colírio, solução Cloridrato de oximetazolina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este

Leia mais

5. Como conservar Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral 6. Conteúdo da embalagem e outras informações

5. Como conservar Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral 6. Conteúdo da embalagem e outras informações Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Delta 1500 mg Pó para solução oral Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si. Folheto informativo: Informação para o utilizador Opticrom 20mg/ml Colírio, Solução em Unidose Cromoglicato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COLIVET 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucose 5% com Cloreto de Sódio 0,9% Basi 50 mg/ml + 9 mg/ml solução para perfusão Glucose, Cloreto de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de

Leia mais

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml.

Gotas. APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. BULA RDC 47/09 BULA DO PACIENTE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Addamel N, Associação, concentrado para solução para perfusão Associação Leia atentamente este folheto antes de tomar utilizar este medicamento. Conserve

Leia mais

HIGICLER LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml

HIGICLER LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml HIGICLER LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml COLÍRIO HIGICLER cloreto de benzalcônio 0,01% ácido bórico 1,7% APRESENTAÇÕES

Leia mais

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg

NATURETTI. Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg NATURETTI Senna alexandrina Miller + Cassia fistula 28,9 mg + 19,5 mg Espécie vegetal e parte da planta utilizada Espécie vegetal: Senna alexandrina Miller (sene), Cassia fistula (cássia). Partes utilizadas:

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA TEGAN alfaestradiol MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol por ml de produto. Embalagem contendo 1 frasco plástico

Leia mais

FLORATIL (Saccharomyces boulardii) Merck S/A Cápsulas 100 & 200 mg

FLORATIL (Saccharomyces boulardii) Merck S/A Cápsulas 100 & 200 mg FLORATIL (Saccharomyces boulardii) Merck S/A Cápsulas 100 & 200 mg APRESENTAÇÕES Cápsulas de gelatina. Floratil 100 mg - Embalagem contendo 12 cápsulas. Floratil 200 mg - Embalagem contendo 6 cápsulas.

Leia mais

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...

SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO... SUMÁRIO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS... 4 CONSELHOS IMPORTANTES...5 RECEITA MÉDICA...6 RECEBENDO O MEDICAMENTO...7 BULA DO MEDICAMENTO...8 COMO TOMAR O MEDICAMENTO...8 QUANDO

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS.

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. Micolamina ciclopirox olamina 10mg/mL MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Loção: frasco com 30 ml. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. COMPOSIÇÃO

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador INFLOC 2% pomada Fusidato de sódio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

MOATT. MASSC Ferramenta de ensino para pacientes em tratamento oncológico oral

MOATT. MASSC Ferramenta de ensino para pacientes em tratamento oncológico oral MOATT V1.2 2/3/17 MOATT MASSC Ferramenta de ensino para pacientes em tratamento oncológico oral Esta ferramenta de ensino foi preparada de forma a assistir os profissionais de saúde na educação e avaliação

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS O que é usado para curar e promover a saúde pode ter efeito contrário sem orientação médica ou farmacêutica. Todo medicamento, por mais simples que pareça, pode

Leia mais

Flebon é indicado no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema) de membros inferiores, na prevenção das

Flebon é indicado no tratamento da fragilidade dos vasos e do inchaço (edema) de membros inferiores, na prevenção das Pinus pinaster (Pycnogenol ) Nomeclatura botânica oficial: Pinus pinaster Aiton Nomeclatura popular: Pycnogenol e pinho marítimo Gênero: Pinus Subespécie: Atlântica del Villar Família: Pinaceae Parte utilizada:

Leia mais

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml

MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão. 75 mg/ml MYLICON (simeticona) Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. Suspensão 75 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Mylicon simeticona Gotas APRESENTAÇÕES Suspensão oral (75 mg/ml) em frascos gotejadores contendo 15

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos

Módulo beta-histina gp 16 mg comprimidos Módulo 1.3.2 FOLHETO INFORMATIVO O seu médico e o seu farmacêutico dispõem de informação adicional sobre este medicamento. beta-histina gp 16 mg comprimidos Leia este folheto com atenção antes de tomar

Leia mais

CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL.

CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina. APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL. CALCIOVITAL B12 Fosfato de cálcio tribásico; Colecalciferol; Cianocobalamina FORMA FARMACÊUTICA Suspensão Oral APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo frasco plástico com 250mL. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metricure 500 mg suspensão intrauterina 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada seringa contém: Substância ativa: Cefapirina

Leia mais

HIGICLER. Solução Oftálmica Estéril. Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA

HIGICLER. Solução Oftálmica Estéril. Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA HIGICLER LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA Solução Oftálmica Estéril Cloreto de benzalcônio 0,1 mg/ml Ácido bórico 17 mg/ml 0 COLÍRIO HIGICLER cloreto de benzalcônio 0,01% ácido bórico 1,7% APRESENTAÇÕES

Leia mais

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina

MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina MODELO DE BULA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. BUCLINA dicloridrato de buclizina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Cartucho contendo

Leia mais

NEO FRESH. (carmelose sódica)

NEO FRESH. (carmelose sódica) NEO FRESH (carmelose sódica) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Solução Gotas 5mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEO FRESH carmelose sódica APRESENTAÇÃO Solução Gotas Embalagem contendo

Leia mais

EPITEZAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Pomada Oftálmica Estéril Tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril

EPITEZAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Pomada Oftálmica Estéril Tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril EPITEZAN ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Pomada Oftálmica Estéril Tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril APRESENTAÇÃO Pomada Oftálmica Estéril Tubo contendo 3,5 g de pomada oftálmica estéril

Leia mais

PENETRO. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Mentol 22,00 mg/ml Eucaliptol 33,00 mg/ml terpina monoidratada 22,00 mg/ml

PENETRO. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Mentol 22,00 mg/ml Eucaliptol 33,00 mg/ml terpina monoidratada 22,00 mg/ml PENETRO Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução Mentol 22,00 mg/ml Eucaliptol 33,00 mg/ml terpina monoidratada 22,00 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO PENETRO Solução eucaliptol (33,00 mg/ml), terpina

Leia mais

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml ciclopirox olamina Medicamento Genérico, Lei nº9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Solução tópica de 10 mg/ml: frasco com 15 ml USO TÓPICO USO

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar o medicamento. APROVADO EM Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico

Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Folheto informativo: Informação para o utilizador Água para Preparações Injectáveis Basi 100% solvente/veículo para uso parentérico Água para Preparações Injectáveis Leia com atenção todo este folheto

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA STILL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico 0,1% BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE Bula para o Profissional de Saúde APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco

Leia mais

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda.

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. MUVINLAX (macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. pó para preparação extemporânea (13,125 g de macrogol 3350; 0,1775 g de bicarbonato de

Leia mais

LACRIFILM (carmelose sódica)

LACRIFILM (carmelose sódica) LACRIFILM (carmelose sódica) União Química Farmacêutica Nacional S.A. solução oftálmica 5 mg/ml Lacrifilm carmelose sódica Solução oftálmica estéril FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Solução oftálmica

Leia mais

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE

Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Comprimidos sublinguais de fentanilo GUIA DE UTILIZAÇÃO PARA O DOENTE E PARA O PRESTADOR DE CUIDADOS DE SAÚDE Versão aprovada em Janeiro de 06 CONTEÚDO O que é a dor oncológica episódica? O que é o Vellofent

Leia mais

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA

Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA FARMACÊUTICA ARLIVRY Extrato seco de folhas de Hedera helix - Araliaceae - Hera MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix - Hera Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folha FORMA

Leia mais

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL

LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL LORATADINA Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Xarope 1mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Xarope de 1mg/mL em embalagens

Leia mais

EPOCLER. (citrato de colina + betaína + racemetionina)

EPOCLER. (citrato de colina + betaína + racemetionina) EPOCLER (citrato de colina + betaína + racemetionina) Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. Solução 100mg/mL + 50mg/mL + 10mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO : EPOCLER citrato de colina + betaína

Leia mais

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS

Abrilar VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS Abrilar Hedera helix L. Nomenclatura botânica oficial: Hedera helix L. Nomenclatura popular: Hera sempre-verde Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: folhas APRESENTAÇÕES Xarope extrato seco de

Leia mais

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina.

Os outros ingredientes são: álcool, propilenoglicol, água purificada, carbómero e diisopropanolamina. MINOCALVE 2% Folheto Informativo Proposto FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas, consulte

Leia mais

STILL. ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE. Bula para o Paciente Pág.

STILL. ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE. Bula para o Paciente Pág. STILL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril diclofenaco sódico (0,1%) BULA PARA O PACIENTE Bula para o Paciente Pág. 1 de 6 APRESENTAÇÃO Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico

Leia mais

Todo fármaco possui 4 nomes diferentes:

Todo fármaco possui 4 nomes diferentes: NOMENCLATURA Todo fármaco possui 4 nomes diferentes: a) SIGLA - aparece, quando está se descobrindo o fármaco. Geralmente são as iniciais do laboratório ou do pesquisador, utiliza-se sigla, quando ainda

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol

Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Folheto informativo: Informação para o utilizador Fosfomicina Monuril 3 g granulado para solução oral Fosfomicina trometamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. TRANSAMIN ácido tranexâmico. APRESENTAÇÕES Solução Injetável de 50 mg/ml. Embalagem contendo 5 ampolas com 5 ml.

I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. TRANSAMIN ácido tranexâmico. APRESENTAÇÕES Solução Injetável de 50 mg/ml. Embalagem contendo 5 ampolas com 5 ml. I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TRANSAMIN ácido tranexâmico APRESENTAÇÕES Solução Injetável de 50 mg/ml. Embalagem contendo 5 ampolas com 5 ml. VIA ENDOVENOSA USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada ml

Leia mais

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris.

Xumadol 650 mg utiliza-se no alívio da dor de intensidade ligeira a moderada. Estados febris. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xumadol, 650 mg, Granulado efervescente Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida

Folheto informativo: Informação para o doente. Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral. Cobamamida Folheto informativo: Informação para o doente Cobaxid Infantil 1 mg Pó oral Cobamamida Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Metricure 500 mg suspensão intrauterina para vacas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada seringa de 19g

Leia mais

Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol

Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol Laboratório Janssen cilag Farmacêutica Ltda. Referência Tylenol Apresentação de Tylenol Gotas (paracetamol) Solução oral 200 mg/ml em frasco plástico com 15 ml. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO ORAL COMPOSIÇÃO

Leia mais

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre.

Tylenol é um medicamento utilizado: no alívio temporário de crises dolorosas e de dores ligeiras a moderadas; e na redução de febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Tylenol 500 mg Comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Nome do medicamento: LUFTAL MAX. Forma farmacêutica: cápsulas. Concentrações: 125 mg

Nome do medicamento: LUFTAL MAX. Forma farmacêutica: cápsulas. Concentrações: 125 mg Nome do medicamento: LUFTAL MAX Forma farmacêutica: cápsulas Concentrações: 125 mg APRESENTAÇÕES Cápsulas gelatinosas de 125 mg em embalagem com 10 cápsulas. USO ORAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada cápsula

Leia mais

ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos

ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ALPHA DIP Vib concentrado para suspensão para banho medicamentoso, vacina para robalos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada dose contém: Substância ativa: Listonella

Leia mais

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten comprimidos vaginais contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto Informativo: Informação para o doente Gino-Canesten 100 mg comprimidos Vaginais Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

MALVONA. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml

MALVONA. Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml MALVONA Laboratório Daudt Oliveira Ltda Solução benzocaína 0,20 mg/ml borato de sódio 60,00 mg/ml cloreto de cetilpiridínio 1,00 mg/ml IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO MALVONA benzocaína(0, 20 mg/ml), borato

Leia mais

Isoconazol Aristo é usado no tratamento de micoses vaginais, incluindo as infecções mistas com bactérias gram positivas.

Isoconazol Aristo é usado no tratamento de micoses vaginais, incluindo as infecções mistas com bactérias gram positivas. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Isoconazol Aristo 10 mg/g creme vaginal Isoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L.

HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L. HEDERA CIMED Extrato hidroetanólico seco das folhas de Hedera Helix L. MEDICAMENTO FITOTERÁPICO Família: Araliaceae Parte da planta utilizada: Folhas Nomenclatura Popular: Hera sempre-verde APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica Terramicina com sulfato de polimixina B cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B Pomada Tópica PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terramicina com sulfato de polimixina B - pomada tópica.

Leia mais

Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado.

Produto registrado com base no uso tradicional, não sendo recomendado seu uso por período prolongado. XAROPE DE GUACO NATULAB PRODUTO TRADICIONAL FITOTERÁPICO Nomenclatura popular: Guaco Nomenclatura botânica completa: Mikania glomerata Spreng. Família: Asteraceae Parte da planta utilizada: Folhas Produto

Leia mais

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico.

Este medicamento contém a substância ativa ciclopirox olamina, um agente antifúngico. Folheto Informativo: Informação para o doente Mycoster 10 mg/ml Solução cutânea Ciclopirox olamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose.

Este medicamento pertence ao grupo farmacoterapêutico 9.4 Medicamentos para tratamento da artrose. Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Tedec 1500 mg pó para solução oral Sulfato de glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

ECOFILM. Solução Oftálmica Estéril. carmelose sódica 5,0 mg/ml BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA

ECOFILM. Solução Oftálmica Estéril. carmelose sódica 5,0 mg/ml BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA ECOFILM LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA Solução Oftálmica Estéril carmelose sódica 5,0 mg/ml BULA PARA O PACIENTE COLÍRIO ECOFILM carmelose sódica 0,5% Lubrificante Ocular APRESENTAÇÃO Solução

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler.

FOLHETO INFORMATIVO. Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. FOLHETO INFORMATIVO Verolax, microclister infantil, 2250 mg Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento Conserve este Folheto Informativo. Pode ter necessidade de o reler. Caso tenha dúvidas,

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Zuritol 50 mg/ml suspensão oral para suínos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém: Substância

Leia mais