INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS"

Transcrição

1 TÍTULO: TESTE DE FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA PROFILÁTICO EM PACIENTES POLITRANSFUNDIDOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES): ROSELI CROTI CEZAR, DEISE DOS SANTOS MONTEIRO, RUBIA HARINE SOUZA DA SILVA ORIENTADOR(ES): ALESSANDRA BARONI BRIANI FERNANDES

2 1

3 2 CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU CURSO DE BIOMEDICINA Teste de fenotipagem eritrocitária profilático em pacientes politransfundidos. Aluno: Deise dos Santos Monteiro; Roseli Cróti Cézar; Rubia Harine Souza da Silva.

4 3 RESUMO Desde o descobrimento dos sistemas ABO foram descobertos mais de 250 antígenos eritrocitários que são organizados em sistemas. Já os antígenos eritrocitários foram descobertos na metade do século XX. Ao nascer adquirimos naturalmente os anticorpos regulares, já os irregulares são adquiridos através de transfusões ou gestações incompatíveis. O teste de fenotipagem eritrocitária é profilático para aloimunização, pois atua em cima das reações transfusionais, evitando-as, pois é um fator decorrente de múltiplas transfusões. Através da fenotipagem eritrocitária é possível aumentar a disponibilidade de hemocomponentes compatíveis e proporcionar transfusões com o menor risco de reações. Sendo este o principal objetivo deste trabalho, diminuir ou evitar reações transfusionais em pacientes que necessitam de transfusões contínuas, através da aplicação em receptores e doadores. A rotina da implantação de hemácias fenotipadas tem acarretando diminuição das reações hemolíticas e nos indicies de aloimunização. Com tudo ainda é muito questionado devido ao custo de armazenamento de sangue fenotipado. Os altos índices de aloimunização e a dificuldade de compatibilidade de sangue fenotipado no ato da transfusão tem sido uma grande ferramenta na decisão na implantação deste programa.

5 4 1. INTRODUÇÃO Desde o descobrimento dos sistemas ABO foram descobertos mais de 250 antígenos eritrocitários que são organizados em sistemas. Já os antígenos eritrocitários foram descobertos na metade do século XX, como um avanço muito importante para pesquisa médica. Ao nascer adquirimos naturalmente os anticorpos regulares, conhecido como: anti-a, anti-b e anti-ab, ou seja, anticorpos do sistema ABO. Já os irregulares são adquiridos através de transfusões ou gestações incompatíveis, sendo os sistemas (Rh, Kell, MNS, Lewis, Duffy, Kidd e outros). (MARTINS et al., 2009). O teste de fenotipagem eritrocitária é profilático para aloimunização, pois atua em cima das reações transfusionais, evitando-as. Principalmente para portadores de doenças que requerem transfusões regularmente, diminuindo assim qualquer efeito indesejado e melhorando a sobrevida do paciente. (CASTILHO, 2008, BORTOLOTTO et al., 2011). A aloimunização eritrocitária é um fator decorrente de múltiplas transfusões, a associação de anticorpos e presença de antígenos de alta frequência ou anticorpos indetectáveis na rotina transfusional, vem acarretando diversas dificuldades. Tornando-se indispensável à seleção de hemácias compatível para a transfusão em pacientes aloimunizados, sendo este um grande desafio para a medicina. (CRUZ et al., 2011). A fenotipagem eritrocitária é um fator de suma importância para a identificação dos antígenos que estimulam a formação de aloanticorpos, possibilitando o encontro de hemocomponentes sanguíneos compatíveis antigenicamente, além de excluir antígenos irregulares. (CASTILHO, 2008; CRUZ et al., 2011). Através da fenotipagem eritrocitária é possível aumentar a disponibilidade de hemocomponentes compatíveis e proporcionar transfusões com o menor risco de reações, pois os antígenos são diferenciados previamente e os hemocomponetes são identificados de acordo com o fenótipo eritrocitário. (RODRIGUES et al.,2002).

6 5 2. OBJETIVO Este trabalho tem como foco principal diminuir ou evitar reações transfusionais em pacientes politransfundidos, através da aplicação do teste de fenotipagem eritrocitária em receptores e doadores, para a identificação prévia de antígenos eritrocitário. Selecionando assim bolsas que sejam compatíveis fenotipicamente ao receptor, evitando riscos que podem ser graves e até fatais.

7 6 3. METODOLOGIA Este presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisas de sites de artigos científicos (Bireme e Scielo) de diversos autores e na literatura sobre os anticorpos irregulares mais estudados no meio científico, palestras presenciais e pesquisas em livros relacionados á Hematologia e Banco de sangue, Imunohematologia, Hemoterapia e práticas transfusionais.

8 7 4. DESENVOLVIMENTO. Pacientes portadores de homoglobinopatias ou outras doenças que requerem transfusões periódicas podem desenvolver anticorpos contra antígenos, podendo levar a grandes quadros hemolíticos, desta forma na pratica transfusional é essencial o conhecimento da variabilidade dos antígenos de grupos sanguíneos, para minimizar tais riscos. (GUELSIN, 2010). Em gestações ou transfusões incompatíveis o individuo é exposto a antígenos não próprios do seu organismo, devido a estes estímulos haverá a formação de anticorpos irregulares decorrente da resposta imune humoral. Os sistemas Rh, Kell, Duffy, Kidd e MNS são mais imunogênicos sendo os anticorpos que surgem com maior frequência direcionada a estes sistemas. (BAPTISTA et al., 2010). A formação de aloanticorpos ocorre aproximadamente em 5% a 25% dos pacientes com anemia falciforme, que necessitam de transfusões continua, a aloimunização eritrocitária constitui a uma das reações imunológica, que é uma complicação relativamente comum, porém pode contribuir para agravar o quadro clinico do paciente. (PINTO, P. C. A. et al., 2011). De acordo com alguns estudos a cada unidade transfundida, o risco de desenvolver aloanticorpos é de 1%, porém em pacientes que necessitam de múltiplas transfusões e pacientes portadores de doenças crônicas este percentual se eleva, por exemplo pacientes falciformes (36%) talassemias (10%) politransfundidos (9%) doenças linfoproliferativas. A imunogenicidade do antígeno, a resposta imune do receptor e o numero de transfusão são fatores determinantes na formação de aloanticorpos. (BAPTISTA et al., 2010). Embora a fenotipagem eritrocitária seja utilizada durante anos nos laboratórios de imunohemotologia, possuem ainda limitações clinicas e técnicas, sua determinação baseia-se na hemaglutinação direta ou reversa. Com objetivo de diminuir a reação transfusional devido à dificuldade de fenotipagem, a alternativa para esta deficiência costuma-se usar a genotipagem. (CASTILHO, 2012; MARTINS et al., 2009).

9 8 Na identificação do perfil sanguíneo, existem algumas limitações quando o paciente é transfundido recentemente. Pois as hemácias do antigo doador ainda são circulantes no paciente. Com isto a fenotipagem dos grupos sanguíneos tem sido uma ferramenta útil e eficiente. (LILIAN CASTILHO, 2008). A rotina da implantação de hemácias fenotipadas tem acarretando diminuição das reações hemolíticas e nos indicies de aloimunização. Com tudo ainda é muito questionado devido ao custo de armazenamento de sangue fenotipado. Os altos índices de aloimunização e a dificuldade de compatibilidade de sangue fenotipado no ato da transfusão tem sido uma grande ferramenta na decisão na implantação deste programa. Vale apena ressaltar que existe microtécnicas na rotina automatizada que visa fenotipar doadores e pacientes, com isto leva o menor custo, maior qualidade e quantidade no procedimento. (CASTILHO, 2012; MARTINS et al., 2009). Para determinar a fenotipagem eritrocitária utilizam-se soros comerciais, seguindo a técnica conforme recomendações do fabricante do anti-soro, ler e interpretar as reações e anotar os resultados em graus de aglutinação, se houver presença de aglutinação indica reação positiva para o antígeno correspondente, ausência de aglutinação indica reação negativa para o antígeno correspondente. (VALGUEIRO, et al.,1992).

10 9 5. RESULTADOS PRELIMINARES A fenotipagem eritrocitária contribui significativamente na prevenção de aloimunização e facilita o encontro de hemocomponentes fenotipicamente compatíveis com o receptor, além de diminuir reações transfusionais que podem acarretar na piora do quadro clínico do paciente.

11 10 6. FONTES CONSULTADAS AZEVEDO, M. R. A. Hematologia Básica: fisiopatologia e estudos laboratorial. São Paulo: f. CASTILHO, L. Applying molecular immunohematology discoveries to daily transfusion practice. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 34, n. 3, p , GIRELLO, A. L. ; KUHN, T. I. B. B. Fundamentos da imuno-hematologia eritrocitária. São Paulo: SENAC, F. GUELSIN, G. Determinação dos alelos de grupos sanguíneos eritrocitários em pacientes politransfundidos do noroeste do Paraná, Sul do Brasil MARTINS, M. et al. Uso da genotipagem de grupos sanguíneos na elucidação de casos inconclusivos na fenotipagem eritocitária de pacientes atendidos na Fundação Hemominas. Rev. Bras. Hematol. Hemot., v. 31, s. 4, p , MARTINS,P. R. J. et al. Frequencia de anticorpos irregulares em politransfundidos no Hemocentro Regional de Uberaba-MG, de 1997 a 2005.Rev.Bras.Hemot. v.30,s.4,p , 2008 PINTO, P. C. A. et al. Fatores de risco para aloimunização em pacientes com anemia falciforme RODRIGUES et al., A aplicabilidade da fenotipagem eritrocitária em doadores voluntários e pacientes politransfundidos

UTILIZAÇÃO DE HEMÁCIAS FENOTIPADAS:

UTILIZAÇÃO DE HEMÁCIAS FENOTIPADAS: FENOTIPADAS: VANTAGENS E DESVANTAGENS Mariza Mota HIAE- São Paulo Hemácias fenotipadas Outros antígenos além de ABO e RhD Antígenos mais imunogênicos Antígenos mais comuns Antígenos mais raros Banco de

Leia mais

Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com insuficiência renal: experiência de um hemocentro de Sergipe

Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com insuficiência renal: experiência de um hemocentro de Sergipe Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com insuficiência renal: experiência de um hemocentro de Sergipe Alef Nascimento Menezes (alef.ero@hotmail.com) Camila Alves dos Santos (a_camila@yahoo.com.br

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR TESTES IMUNOHEMATOLÓGICOS PRÉ TRANSFUSIONAIS JORNADA INTERIORANA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA QUIXADÁ HISTÓRIA... Em 1492: escritor italiano

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA P. 1/5 1. OBJETIVO Realizar fenotipagem eritrocitária de Doadores e Receptores. *1 1.1- Doadores: 1.1.1 - Banco de doadores fenotipados. 1.1.2 - Encontrar fenótipo compatível com o anticorpo identificado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CIPHARMA) IMUNO-HEMATOLOGIA. Doutoranda Débora Faria Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CIPHARMA) IMUNO-HEMATOLOGIA. Doutoranda Débora Faria Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (CIPHARMA) IMUNO-HEMATOLOGIA Doutoranda Débora Faria Silva Prof. Drª Simone Aparecida Rezende Maio/ 2016 Produtos

Leia mais

Desvendando as Legislações

Desvendando as Legislações Desvendando as Legislações (RDC 57/ 2010 e Portaria 1353/2011) Biomédica Ruth Hensel ruthzh@gmail.com RDC nº 57 (16-12-2010): Determina o Regulamento Sanitário para Serviços que desenvolvem atividades

Leia mais

FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM SERVIÇO DE TRANSFUSÃO DE SANGUE EM SALVADOR-BA, NO PERÍODO DE 2009 A 2013

FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM SERVIÇO DE TRANSFUSÃO DE SANGUE EM SALVADOR-BA, NO PERÍODO DE 2009 A 2013 DE ANTICORPOS IRREGULARES EM SERVIÇO DE TRANSFUSÃO DE SANGUE EM SALVADOR-BA, NO PERÍODO DE 2009 A 2013 Rodrigo Cunha Oliveira * Jacqueline Ramos Machado Braga ** Resumo A transfusão de sangue é uma técnica

Leia mais

TESTES IMUNO-HEMATOLÓGICOS. Clécia M. C. Oliveira Farmacêutica

TESTES IMUNO-HEMATOLÓGICOS. Clécia M. C. Oliveira Farmacêutica TESTES IMUNO-HEMATOLÓGICOS Clécia M. C. Oliveira Farmacêutica 2016 Imuno-Hematologia O que é Imuno-hematologia e qual o seu papel em uma unidade de Hemoterapia? Imuno-hematologia é uma ciência complexa

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P. 1/11 1. OBJETIVO *3 Realizar o atendimento médico aos pacientes que necessitam de transfusões de hemocomponentes. 2. APLICAÇÃO *7 Pacientes que utilizam a Sala de Transfusão (ST). 3. RESPONSABILIDADES

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS POIH - 024.2 REV.: 05 P.: 01/16 1. OBJETIVO Estabelecer uma rotina que assegure a realização correta dos testes Pré-transfusionais. 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Cap. 12: Os grupos sanguíneos são determinados geneticamente. Equipe de Biologia

Cap. 12: Os grupos sanguíneos são determinados geneticamente. Equipe de Biologia Cap. 12: Os grupos sanguíneos são determinados geneticamente Equipe de Biologia O sangue humano Plasma Globulinas ou anticorpos Aglutininas Reagem com antígenos de superfície de hemácias Elementos figurados

Leia mais

TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS

TESTES PRÉ-TRANSFUSIONAIS P. 1/17 1. OBJETIVO Estabelecer uma rotina que assegure a realização correta dos testes Pré-transfusionais. 2. APLICAÇÃO O propósito dos testes Pré-transfusionais é selecionar componentes sanguíneos que

Leia mais

Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2016)

Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2016) Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2016) Programa Educacional: Imuno-hematologia/ Immunohematology Coordenadora: Lílian Maria de Castilho Florianópolis, 10 de Novembro

Leia mais

Determinação da frequência de anticorpos irregulares pós-transfusionais* Determination of the frequency irregular antibodies in post transfusion

Determinação da frequência de anticorpos irregulares pós-transfusionais* Determination of the frequency irregular antibodies in post transfusion DOI: 10.5102/ucs.v13i2.3294 Determinação da frequência de anticorpos irregulares pós-transfusionais* Determination of the frequency irregular antibodies in post transfusion Bárbara Mendes Ferreira 1 Milton

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JACSON CANDIOTTO PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES ATENDIDOS PELO HEMEPAR CURITIBA NO ANO DE 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JACSON CANDIOTTO PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES ATENDIDOS PELO HEMEPAR CURITIBA NO ANO DE 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ JACSON CANDIOTTO PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES ATENDIDOS PELO HEMEPAR CURITIBA NO ANO DE 2012. CURITIBA 2013 JACSON CANDIOTTO PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS

Leia mais

ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE Aspectos moleculares. Dra. Lilian Castilho

ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE Aspectos moleculares. Dra. Lilian Castilho ANEMIA HEMOLÍTICA AUTO-IMUNE Aspectos moleculares Dra. Lilian Castilho Os métodos moleculares mudarão a rotina dos laboratórios de Imunohematologia??? HEMAGLUTINAÇÃO Onde estamos falhando? Stainsby et

Leia mais

Frequência de anticorpos irregulares em pacientes transfundidos no Hemocentro Regional de Araguaina-TO (HEMARA-TO), 2009 a 2015

Frequência de anticorpos irregulares em pacientes transfundidos no Hemocentro Regional de Araguaina-TO (HEMARA-TO), 2009 a 2015 JOURNAL OF OROFACIAL INVESTIGATION Original Research Frequência de anticorpos irregulares em pacientes transfundidos no Hemocentro Regional de Araguaina-TO (HEMARA-TO), 009 a 05 Frequency of irregular

Leia mais

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FORMULÁRIO PADRÃO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Título do Projeto: Frequência dos tipos sanguíneos A, B e AB dos felinos domésticos da encaminhados para o Hospital Veterinário UNISUL Área de Conhecimento

Leia mais

APLICABILIDADE DA FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA EM DOADORES VOLUNTÁRIOS E PACIENTES POLITRANSFUNDIDOS

APLICABILIDADE DA FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA EM DOADORES VOLUNTÁRIOS E PACIENTES POLITRANSFUNDIDOS APLICABILIDADE DA FENOTIPAGEM ERITROCITÁRIA EM DOADORES VOLUNTÁRIOS E PACIENTES POLITRANSFUNDIDOS Romir Rodrigues Docente Adjunto, Mestre em Ciências Farmacêuticas, Curso de Farmácia, Departamento de Ciências

Leia mais

Automação em Imunohematologia Os benefícios na otimização e na qualidade da rotina de bancos de sangue

Automação em Imunohematologia Os benefícios na otimização e na qualidade da rotina de bancos de sangue Automação em Imunohematologia Os benefícios na otimização e na qualidade da rotina de bancos de sangue Carla Luana Dinardo, MD, PhD Divisão de Imunohematologia Fundação Pró-Sangue Caso Clínico Doador de

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com

Leia mais

Análise do perfil de alo-imunização eritrocitária em pacientes. receptores de transfusão sanguínea atendidos no Hemonúcleo do

Análise do perfil de alo-imunização eritrocitária em pacientes. receptores de transfusão sanguínea atendidos no Hemonúcleo do Análise do perfil de alo-imunização eritrocitária em pacientes receptores de transfusão sanguínea atendidos no Hemonúcleo do Hospital Universitário de Bragança Paulista Analysis and identification of anti-red

Leia mais

As transfusões do plasma devem ser ABO compatíveis com as hemácias do receptor.

As transfusões do plasma devem ser ABO compatíveis com as hemácias do receptor. 1 Os componentes eritrocitários devem ser ABO compatíveis. Quando um receptor apresentar anticorpos irregulares clinicamente significativos ou tiver antecedentes de presença de tais anticorpos, o sangue

Leia mais

Techno TwinStation. Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirão o Preto

Techno TwinStation. Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirão o Preto Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirão o Preto Techno TwinStation Realizados testes para validação da automação (Techno) para pacientes Total de 299 amostras foram testadas para: Tipagem

Leia mais

PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES

PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES PESQUISA E IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES WILSON BALEOTTI JR HEMOCENTRO DA FACULDADE DE MEDICINA DA MARÍLIA E-MAIL: baleotti@famema.br ALOIMUNIZAÇÃO Diagnóstico de aloimunização Exposição a antígenos

Leia mais

b) Indique qual(is) o(s) genótipo(s) e fenótipo da amostra de sangue coletada na cena do crime.

b) Indique qual(is) o(s) genótipo(s) e fenótipo da amostra de sangue coletada na cena do crime. LISTA 3 Sistema ABO e Rh 9 Ano Biologia Prof. Feresin Questão 01 Antes do advento da análise de DNA na genética forense, a tipagem dos grupos sanguíneos do sistema ABO era amplamente utilizada em investigações

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016 (Analista Clínico do setor Agência Transfusional)

PROCESSO SELETIVO 2016 (Analista Clínico do setor Agência Transfusional) Santa Casa de Misericórdia de Passos Hospital Regional CNPJ (MF) 23.278.898/0001-60 - Inscrição Estadual: Isento PABX - DDR: (035) 3529.1300 (Geral) Rua Santa Casa, 164 - CEP 37904-020 Passos - MG e-mail:

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P. 1/7 1. OBJETIVO Realizar a investigação imunohematológica em gestantes com risco de Doença Hemolítica Perinatal (DHPN) e Testes Pré-transfusionais para transfusão em pacientes com até 4 meses de vida,

Leia mais

Anticorpos Irregulares Clinicamente Significativos em Doadores de Sangue. Clinically significant irregular antibodies in blood donors

Anticorpos Irregulares Clinicamente Significativos em Doadores de Sangue. Clinically significant irregular antibodies in blood donors Anticorpos Irregulares Clinicamente Significativos em Doadores de Sangue Clinically significant irregular antibodies in blood donors Aislânia Eduarda da Silva I ; Maria Sabryna Lins do Nascimento II; Janiely

Leia mais

ANEMIAS HEMOLÍTICAS AUTO-IMUNES

ANEMIAS HEMOLÍTICAS AUTO-IMUNES ANEMIAS HEMOLÍTICAS AUTO-IMUNES ASPECTOS SOROLÓGICOS Maria do Carmo Valgueiro Costa de Oliveira FUNDAÇÃO HEMOPE Resultado da produção de anticorpos contra constituintes do próprio organismo. - Quente -

Leia mais

Anticorpos. Antígenos. Imunologia SISTEMAS DE GRUPOS SANGUINEOS. Tipos de Anticorpos. Imunohematologia 02/11/2010. Definição:

Anticorpos. Antígenos. Imunologia SISTEMAS DE GRUPOS SANGUINEOS. Tipos de Anticorpos. Imunohematologia 02/11/2010. Definição: Imunologia SISTEMAS DE GRUPOS SANGUINEOS Sistemas ABO / Rh Reação Ag + Ac AgAc Estabilidade da reação antígeno - anticorpo Existência de especificidade Condições físico-químicas apropriadas Potência do

Leia mais

Frequency of Rh and Kell system in blood donors of blood center in Santa Maria RS

Frequency of Rh and Kell system in blood donors of blood center in Santa Maria RS Frequência do sistema Rh e Kell nos doadores do hemocentro de Santa Maria RS Adriana Najai Bortolotto*, Márcia M. Mikalauscas**, Anelise L. Murari***, Samara Rubin****, José Edson Paz da Silva***** RESUMO:

Leia mais

TESTE DA ANTIGLOBULINA HUMANA NA ROTINA LABORATORIAL

TESTE DA ANTIGLOBULINA HUMANA NA ROTINA LABORATORIAL VISÃO DOS FAMILIARES EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM CÂNCER TESTE DA ANTIGLOBULINA HUMANA NA ROTINA LABORATORIAL HUMAN ANTIGLOBULIN TEST IN LABORATORY ROUTINE Flavia Regina Medeiros

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMUNO-HEMATOLÓGICOS NA TRANSFUSÃO SANGUÍNEA IMPORTANCE OF IMMUNOHEMATOLOGICAL TESTS IN BLOOD TRANSFUSION

IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMUNO-HEMATOLÓGICOS NA TRANSFUSÃO SANGUÍNEA IMPORTANCE OF IMMUNOHEMATOLOGICAL TESTS IN BLOOD TRANSFUSION 26 IMPORTÂNCIA DOS EXAMES IMUNO-HEMATOLÓGICOS NA TRANSFUSÃO SANGUÍNEA IMPORTANCE OF IMMUNOHEMATOLOGICAL TESTS IN BLOOD TRANSFUSION Ketury Caroline Gusmão Galdino 1 Tatiane Ferreira Petroni 2 RESUMO Transfusão

Leia mais

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar.

Declaração de Conflitos de Interesse. Nada a declarar. Declaração de Conflitos de Interesse Nada a declarar. GARANTIA DA QUALIDADE EM IMUNOHEMATOLOGIA Dra. Carla D. Chaves Gestora de Processos Hematologia DASA Auditora Na abordagem do sistema de qualidade

Leia mais

Reagentes anti-d na detecção dos D fraco e D parcial

Reagentes anti-d na detecção dos D fraco e D parcial Reagentes anti-d na detecção dos antígenos D fraco e D parcial Implicações para doadores, pacientes e gestantes Lilian Castilho, PhD Porque a tipagem RhD é algumas vezes problemática? Grande número de

Leia mais

ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISES LABORATORIAIS SORAIA SILVEIRA BESERRA

ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISES LABORATORIAIS SORAIA SILVEIRA BESERRA ACADEMIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISES LABORATORIAIS SORAIA SILVEIRA BESERRA CONTROLE DE QUALIDADE INTERNO EM IMUNO-HEMATOLOGIA NO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO

Leia mais

Alelos Múltiplos ou Polialelia

Alelos Múltiplos ou Polialelia Alelos Múltiplos ou Polialelia Alelos Múltiplos (Polialelia) Quando um locus é ocupado, alternativamente, por séries de três ou mais alelos diferentes. Exemplo de Polialelia C > cch > ch > ca Note que,

Leia mais

Bio. Rubens Oda. Monitor: Sarah Elis

Bio. Rubens Oda. Monitor: Sarah Elis Bio. Professor: Alexandre Bandeira Rubens Oda Monitor: Sarah Elis Polialelia e sistemas sanguíneos 02/04 out RESUMO Polialelia, ou alelos múltiplos, é o fenômeno em que uma mesma característica pode ser

Leia mais

Uso da genotipagem de grupos sanguíneos na elucidação de casos inconclusivos na fenotipagem eritrocitária de pacientes atendidos na Fundação Hemominas

Uso da genotipagem de grupos sanguíneos na elucidação de casos inconclusivos na fenotipagem eritrocitária de pacientes atendidos na Fundação Hemominas REVISTA BRASILEIRA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA Artigo / Article Uso da genotipagem de grupos sanguíneos na elucidação de casos inconclusivos na fenotipagem eritrocitária de pacientes atendidos na Fundação

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA

Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA POP nº IMU 01 SHMT/HU Hospital Universitário Tipagem Sanguínea ABO/RhD Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa

Leia mais

Aloimunização eritrocitária em pacientes de um hospital infantil atendido pelo Instituto Paranaense de Hemoterapia e Hematologia, de 2007 a 2010

Aloimunização eritrocitária em pacientes de um hospital infantil atendido pelo Instituto Paranaense de Hemoterapia e Hematologia, de 2007 a 2010 Aloimunização eritrocitária em pacientes de um hospital infantil atendido pelo Instituto Paranaense de Hemoterapia e Hematologia, de 2007 a 2010 Red cell alloimmunization in patients of a pediatric hospital

Leia mais

IMUNOGENÉTICA. Sistemas Sangüíneos Eritrocitários

IMUNOGENÉTICA. Sistemas Sangüíneos Eritrocitários IMUNOGENÉTICA Sistemas Sangüíneos Eritrocitários CONCEITOS GERAIS Antígenos (Ag): substância (geralmente proteína) capaz de induzir resposta imune específica Pode ser expresso geneticamente na superfície

Leia mais

MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS

MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS 56 MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS METHOD OF THE TRANSFUSIONAL PROCESS IN A HOSPITAL OF THE NORTHWEST PAULISTA:

Leia mais

Prevenção primária de AVC em crianças com doença falciforme no Hemocentro de Belo Horizonte

Prevenção primária de AVC em crianças com doença falciforme no Hemocentro de Belo Horizonte Prevenção primária de AVC em crianças com doença falciforme no Hemocentro de Belo Horizonte NOGUEIRA FL, DUARTE FOC, BELISÁRIO AR, SILVA CM, VIANA MB Frederico Lisboa Nogueira Acadêmico Medicina FM/UFMG

Leia mais

Pesquisa de aloimunização após transfusão de concentrados de hemácias em um estudo prospectivo

Pesquisa de aloimunização após transfusão de concentrados de hemácias em um estudo prospectivo Artigo Original Pesquisa de aloimunização após transfusão de concentrados de hemácias em um estudo prospectivo Vitor Mendonça Alves 1 Paulo Roberto Juliano Martins 1 Sheila Soares 1 Gislene Araújo Luciana

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE MEDICINA Aline Trombini Rodrigues Aloimunização dos doadores de sangue como fonte de anti-soros e hemácias raras Dissertação apresentada

Leia mais

SOFTWARES ESPECIALIZADOS PARA A SAÚDE A INTEGRAÇÃO E PRATICIDADE ENTRE O CIENTÍFICO E OPERACIONAL

SOFTWARES ESPECIALIZADOS PARA A SAÚDE A INTEGRAÇÃO E PRATICIDADE ENTRE O CIENTÍFICO E OPERACIONAL SOFTWARES ESPECIALIZADOS PARA A SAÚDE A INTEGRAÇÃO E PRATICIDADE ENTRE O CIENTÍFICO E OPERACIONAL Estrutura modular e flexível para se adequar ao seu negócio Independente do tipo de serviço ou porte, o

Leia mais

TRANSFUSION TECHNOLOGY. Control Kit + CONFIANÇA + SEGURANÇA + SIMPLICIDADE INCLUA ESTE KIT NA SUA ROTINA

TRANSFUSION TECHNOLOGY. Control Kit + CONFIANÇA + SEGURANÇA + SIMPLICIDADE INCLUA ESTE KIT NA SUA ROTINA TRANSFUSION TECHNOLOGY Control Kit + CONFIANÇA + SEGURANÇA + SIMPLICIDADE INCLUA ESTE KIT NA SUA ROTINA Control Kit A realização do controle de qualidade interno e a validação dos reagentes são procedimentos

Leia mais

Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com doença falciforme: experiência de um centro em São Paulo

Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com doença falciforme: experiência de um centro em São Paulo artigo original Incidência de aloimunização eritrocitária em pacientes com doença falciforme: experiência de um centro em São Paulo Incidence of alloimunization in sickle cell disease: experience of a

Leia mais

Relato de Caso A Fraco

Relato de Caso A Fraco Relato de Caso A Fraco Rocha AE (1), Ferreira SM (2), Bertoletti JAJ (3), Giana HE (4), Beltrame N (5) Laboratório Oswaldo Cruz Praça Cândida Maria C. Sawaya Giana, 128, Jd. Nova América São José dos Campos,

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Herança dos grupos sanguíneos Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Herança dos grupos sanguíneos Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos Parte 2 Sistema Rh e MN I Sistema Rh II Sistema MN I Sistema Rh: 1.1 O experimento de com Rhesus; 1.2 Genética do sistema Rh;

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL USO DE HEMOCOMPONENTES ESPECIAIS

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL USO DE HEMOCOMPONENTES ESPECIAIS P. 1/8 1. OBJETIVO *2 Assegurar ao paciente politransfundido a transfusão de hemocomponentes lavado, irradiado e/ou leucorreduzidos conforme a sua necessidade. 2. APLICAÇÃO *2 Ambulatório transfusional

Leia mais

Aplicação da técnica da glicina-ácida/edta e avaliação da eficácia no tratamento de hemácias com teste direto da antiglobulina positivo

Aplicação da técnica da glicina-ácida/edta e avaliação da eficácia no tratamento de hemácias com teste direto da antiglobulina positivo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO Aplicação da técnica da glicina-ácida/edta e avaliação da eficácia no tratamento de hemácias com teste direto da antiglobulina

Leia mais

MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS

MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS MÉTODO DO PROCESSO TRANSFUSIONAL EM UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE DO NOROESTE PAULISTA: ANÁLISE DO PERFIL DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS CAROLINE PEREIRA LIMA 1 UNITOLEDO EVERSON STABILE 2 UNITOLEDO RESUMO O

Leia mais

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa 1 PCCB 25 anos, diagnóstico de Anemia Falciforme Eletroforese:

Leia mais

Os sistemas de grupos sanguíneos kell, kidd e duffy

Os sistemas de grupos sanguíneos kell, kidd e duffy Os sistemas de grupos sanguíneos kell, kidd e duffy Huyara Carllotta Teixeira Guimarães * Resumo: A membrana dos eritrócitos contêm muitas proteínas de superfície e de transmembrana, grande parte é altamente

Leia mais

PORTARIA Nº DE 10 DE JULHO DE 2006.

PORTARIA Nº DE 10 DE JULHO DE 2006. PORTARIA Nº 1.469 DE 10 DE JULHO DE 2006. Dispõe sobre o ressarcimento de custos operacionais de sangue e hemocomponentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando houver fornecimento aos não-usuários do

Leia mais

Teste de compatibilidade

Teste de compatibilidade Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA POP nº IMU 03 SHMT/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina Teste de compatibilidade

Leia mais

Fatores de risco para aloimunização em pacientes com anemia falciforme

Fatores de risco para aloimunização em pacientes com anemia falciforme ARTIGO ORIGINAL Fatores de risco para aloimunização em pacientes com anemia falciforme Patrícia Costa Alves Pinto 1, Josefina Aparecida Pellegrini Braga 2, Amélia Miyashiro Nunes dos Santos 3 1 Mestre

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior

Bio. Bio. Monitor: Júlio Junior Bio. Professor: Rubens Oda Monitor: Júlio Junior Polialelia e sistemas sanguíneos 08 set RESUMO A Polialelia consiste em existir mais do que dois tipos de alelos no mesmo lócus cromossômico, que irão participar

Leia mais

Aspectos imunológicos na seleção de doadores de aférese

Aspectos imunológicos na seleção de doadores de aférese Aspectos imunológicos na seleção de doadores de aférese Eugênia Maria Amorim Ubiali Médica hematologista e hemoterapeuta Mestre em Ciências Médicas pela Fac. Medicina de Ribeirão Preto-USP Coordenadora

Leia mais

TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4

TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4 CENTRO REGIONAL DE HEMOTERAPIA DO HCFMRP - USP TÉCNICA TESTE PARA IDENTIFICAÇÃO DE ANTICORPOS IRREGULARES *4 TEIH - 3.2 REV.: 04 P.: 01/06 1. Objetivo Consiste em colocar o soro a ser testado em contato

Leia mais

PESQUISA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES VÍTIMA DE TRAUMA EM HOSPITAIS PÚBLICOS NO DISTRITO FEDERAL DE 2007 A 2013

PESQUISA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES VÍTIMA DE TRAUMA EM HOSPITAIS PÚBLICOS NO DISTRITO FEDERAL DE 2007 A 2013 PESQUISA DE ANTICORPOS IRREGULARES EM PACIENTES VÍTIMA DE TRAUMA EM HOSPITAIS PÚBLICOS NO DISTRITO FEDERAL DE 2007 A 2013 Carolina Lopes Iwakami,¹ Hugo Coelho Carvalho Sousa,¹ Karlos Jennyson Sousa Soares,¹

Leia mais

ANÁLISE DO PERFIL DE ALOIMUNIZAÇÃO ERITROCITÁRIA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER

ANÁLISE DO PERFIL DE ALOIMUNIZAÇÃO ERITROCITÁRIA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER Vieira MM, Alvares BR, Almeida OJ, Jales RM ARTIGO ORIGINAL ANÁLISE DO PERFIL DE ALOIMUNIZAÇÃO ERITROCITÁRIA DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA DO INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER Analysis of the erythrocyte alloimmunization

Leia mais

Identificação de anti-pp1pk no serviço de hemoterapia de Santa Catarina: relato de caso.

Identificação de anti-pp1pk no serviço de hemoterapia de Santa Catarina: relato de caso. Identificação de anti-pp1pk no serviço de hemoterapia de Santa Catarina: relato de caso. Julia Luíza Nascimento Hammesª, Everaldo José Schörner b a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Tubarão,

Leia mais

UNISALESIANO. Profª Tatiani

UNISALESIANO. Profª Tatiani UNISALESIANO Profª Tatiani CARACTERÍSTICAS FÍSICO- QUÍMICAS DO SANGUE O sangue constitui o líquido corporal que se encontra dentro dos vasos sanguíneos e que através do sistema circulatório participa da

Leia mais

ANEMIAS HEMOLÍTICAS ADQUIRIDAS. Prof. Dr. David Cavalcanti Ferreira

ANEMIAS HEMOLÍTICAS ADQUIRIDAS. Prof. Dr. David Cavalcanti Ferreira ANEMIAS HEMOLÍTICAS ADQUIRIDAS Prof. Dr. David Cavalcanti Ferreira ANEMIAS HEMOLÍTICAS IMUNES CONCEITO: SÃO CONDIÇÕES MÓRBIDAS AQUIRIDAS CAUSADAS PELA DESTRUIÇÃO PRECOCE DAS HEMÁCIAS DEVIDO À AÇÃO DA RESPOSTA

Leia mais

ALELOS MÚLTIPLOS=POLIALELIA

ALELOS MÚLTIPLOS=POLIALELIA ALELOS MÚLTIPLOS=POLIALELIA Nos exemplos anteriores foram considerados apenas 2 alelos por gene afetando uma determinada característica. Um gene pode possuir, em geral,não apenas dois alelos, mas vários.

Leia mais

Eritrócitos: Morfologia e função

Eritrócitos: Morfologia e função Eritrócitos: Morfologia e função Eritrócitos ou Hemácias ou Glóbulo Vermelho Número de células Tamanho varia nos mamíferos Nos seres humanos Número médio é aproximadamente 5.000.000/ul ou 5.10 6 /ul O

Leia mais

IMUNO-HEMATOLOGIA R E A G E N T E Q U I P O S COAGULAÇÃO AUTOIMUNIDADE VHS BIOLOGIA MOLECULAR HEMATOLOGIA

IMUNO-HEMATOLOGIA R E A G E N T E Q U I P O S COAGULAÇÃO AUTOIMUNIDADE VHS BIOLOGIA MOLECULAR HEMATOLOGIA IMUNO-HMATOLOGIA N G A R N T S COAGULAÇÃO VHS AUTOIMUNIDAD Q U I P A M HMATOLOGIA BIOLOGIA MOLCULAR Reagentes e equipamentos para metodologias de aglutinação em coluna, fluxo lateral e convencional em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HEMOTERAPIA E BIOTECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HEMOTERAPIA E BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM HEMOTERAPIA E BIOTECNOLOGIA Guia Nacional para Implantação de Banco de Sangue com Fenótipos

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Doação de Sangue - Marcada inicialmente pela doação remunerada; - A partir da década de 80 preocupação com a doação segura = disseminação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Vítor Mendonça Alves

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Vítor Mendonça Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Vítor Mendonça Alves Frequência de Aloanticorpos Irregulares Antieritrocitários em Receptores de Concentrados de Hemácias Atendidos com Emergências Médicas e/ou

Leia mais

Tipagem sanguínea e teste de coombs direto em neonatos Versão: 01 Próxima Revisão:

Tipagem sanguínea e teste de coombs direto em neonatos Versão: 01 Próxima Revisão: Procedimento Operacional Padrão (POP) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA POP nº IMU 06 SHMT/HU Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina Tipagem sanguínea

Leia mais

Documento, em consulta pública, propõe que jovens com 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na faixa etária para doar sangue.

Documento, em consulta pública, propõe que jovens com 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na faixa etária para doar sangue. 1. (Unesp 2016) Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguíneo Rh e Fátima de tipo O Rh +. Dentre os filhos, Paulo é de tipo sanguíneo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS FUNDAÇĂO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS FUNDAÇĂO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS FUNDAÇĂO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS À HEMATOLOGIA AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS LABORATORIAIS

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL KENIA PATRÍCIA DOS SANTOS DO CARMO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL KENIA PATRÍCIA DOS SANTOS DO CARMO SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL KENIA PATRÍCIA DOS SANTOS DO CARMO TÉCNICAS UTILIZADAS PARA SELEÇÃO DE UNIDADES DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS EM PACIENTES COM ANEMIA HEMOLÍTICA

Leia mais

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS HEMATOLÓGICAS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Composição do Sangue: Doenças Hematológicas Plasma = parte liquida; 55% sangue; é constituído por 90% de água, sais minerais, proteínas

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Mário Neto (Ensino médio) Disciplina: Biologia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DA MEDICINA TRANSFUSIONAL

REGULAMENTO TÉCNICO DE NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DA MEDICINA TRANSFUSIONAL MERCOSUL/GMC/RES Nº 12/97 REGULAMENTO TÉCNICO DE NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DOS SERVIÇOS DA MEDICINA TRANSFUSIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Resoluções Nº 91/93 e

Leia mais

SERVIÇO O DE HEMOTERAPIA DA ACCG ENF LARISSA PEREIRA E SILVA ENF LUSINERE TAVARES DE LACERDA

SERVIÇO O DE HEMOTERAPIA DA ACCG ENF LARISSA PEREIRA E SILVA ENF LUSINERE TAVARES DE LACERDA SERVIÇO O DE HEMOTERAPIA DA ACCG H-A-J ENF LARISSA PEREIRA E SILVA ENF LUSINERE TAVARES DE LACERDA HEMOTERAPIA É a ciência que estuda o tratamento das doenças através s da utilização do sangue HEMOTERAPIA

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL P.: 1/14 1. OBJETIVO Padronização do recebimento, inspeção e conferência dos procedimentos em amostra de sangue de doadores do Laboratório de Imuno-Hematologia. 2. APLICAÇÃO Aplicado às amostras de sangue

Leia mais

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL TRANSFUSÃO - 2 *2

HEMOCENTRO RP PROCEDIMENTO OPERACIONAL TRANSFUSÃO - 2 *2 P.: 1/7 1. OBJETIVO Padronizar a coleta e encaminhamento de amostras de sangue ao Laboratório de Compatibilidade e realização de transfusão conforme normatização do Ministério da Saúde. *23 2. APLICAÇÃO

Leia mais

Estratégias na Terapêutica Transfusional na Malária e Drepanocitose

Estratégias na Terapêutica Transfusional na Malária e Drepanocitose António Barra AHG Imunoemoterapia Mestre BMS 2 º Congresso Hispano-Português d Medicina Transfusional e Terapia Celular 2 º Encontro Hispano-Luso-Afro-Latino-Americano de Transfusão de Sangue X Congresso

Leia mais

FAURGS HCPA Edital 01/2010 PS 04 BIOMÉDICO I Hemoterapia Pág. 1

FAURGS HCPA Edital 01/2010 PS 04 BIOMÉDICO I Hemoterapia Pág. 1 Pág. 1 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE EDITAL Nº 01/20 /2010 0 DE PROCESSOS SELETIVOS GABARITO APÓS RECURSOS PROCESSO SELETIVO 04 BIOMÉDICO I - Hemoterapia 01. A 11. B 21. A 31. A 02. C 12. E 22.

Leia mais

Anticorpos. Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirã

Anticorpos. Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirã Importância Clínica dos Anticorpos Anti-eritrocitários Ana Paula Costa Nunes da Cunha Cozac Hemocentro de Ribeirã Ribeirão Preto Anticorpos anti-eritrocitários de importância clínica são aqueles capazes

Leia mais

DOAÇÃO E TRANSFUSÃO DE SANGUE: CASOS, PROCEDIMENTOS E PROBLEMAS 1

DOAÇÃO E TRANSFUSÃO DE SANGUE: CASOS, PROCEDIMENTOS E PROBLEMAS 1 DOAÇÃO E TRANSFUSÃO DE SANGUE: CASOS, PROCEDIMENTOS E PROBLEMAS 1 Laura Giuliani Schmitt 2, Vitória Luiza Beier 3, Gisela Mantelli 4, Edea Maria Zanatta Kapp 5 1 Trabalho apresentado para cumprir as exigências

Leia mais

TRANSPLANTE RENAL. Quem pode fazer transplante renal?

TRANSPLANTE RENAL. Quem pode fazer transplante renal? TRANSPLANTE RENAL O transplante é a substituição dos rins doentes por um rim saudável de um doador. É o método mais efetivo e de menor custo para a reabilitação de um paciente com insuficiência renal crônica

Leia mais

Evaluation of the use of whole blood bags or blood components in dogs in veterinary clinics in Ribeirão Preto and region.

Evaluation of the use of whole blood bags or blood components in dogs in veterinary clinics in Ribeirão Preto and region. 1) TÍTULO Avaliação da utilização de bolsas de sangue total ou hemocomponentes em cães nas clínicas veterinárias de Ribeirão Preto e região. Evaluation of the use of whole blood bags or blood components

Leia mais

TÍTULO: COMPARAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS ENTRE O MÉTODO DE FÔNIO E O MÉTODO SEMI-AUTOMATIZADO

TÍTULO: COMPARAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS ENTRE O MÉTODO DE FÔNIO E O MÉTODO SEMI-AUTOMATIZADO TÍTULO: COMPARAÇÃO DA CONTAGEM DE PLAQUETAS ENTRE O MÉTODO DE FÔNIO E O MÉTODO SEMI-AUTOMATIZADO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir. 41 Um homem, de 65 anos de idade, hipertenso, que, no atendimento, apresente pressão arterial sistólica de 140 mmhg

Leia mais

Estabelecer os critérios para transfusão de hemocomponentes, otimizar o uso e aumentar a segurança transfusional.

Estabelecer os critérios para transfusão de hemocomponentes, otimizar o uso e aumentar a segurança transfusional. Página: 1/7 1. INTRODUÇÃO A transfusão de concentrado de hemácias ou outro produto sanguíneo é comum nas unidades de terapia intensiva (UTI). Estima-se que mais de 40% dos pacientes recebam uma ou mais

Leia mais

Doença Hemolítica Perinatal. Ranuce Ribeiro Aziz Ydy

Doença Hemolítica Perinatal. Ranuce Ribeiro Aziz Ydy Doença Hemolítica Perinatal Ranuce Ribeiro Aziz Ydy INTRODUÇÃO A Doença Hemolítica Perinatal (DHPN) tem sido uma das entidades cujos conhecimentos acerca dos aspectos etiológicos, fisiopatológicos, preventivo

Leia mais

English version at the end of this document

English version at the end of this document English version at the end of this document Ano Letivo 2018-19 Unidade Curricular IMUNO-HEMOTERAPIA CLÍNICO-LABORATORIAL Cursos CIÊNCIAS BIOMÉDICAS LABORATORIAIS (1.º ciclo) Unidade Orgânica Escola Superior

Leia mais

Responsável pelo Laboratório de Imuno-hematologia Hemocentro Fac. Medicina Unesp, Botucatu. 3

Responsável pelo Laboratório de Imuno-hematologia Hemocentro Fac. Medicina Unesp, Botucatu. 3 Artigo / Article Freqüência de hemolisinas anti-a e anti-b em doadores de sangue do Hemocentro de Botucatu Anti-A and anti-b hemolysin frequencies in blood donors from the Hemotherapy Center of Unesp,

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Uso da hemoterapia em cães na cidade de Manaus, AM

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Uso da hemoterapia em cães na cidade de Manaus, AM PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Uso da hemoterapia em cães na cidade de Manaus, AM Suziane de Souza Viana 1, Fábio Silva de Souza 2, Raquel Silva Lisbôa 3 1 Médica Veterinária

Leia mais