IX Congresso Catarinense de Municípios. Exploração de Cascalheiras pelos Municípios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IX Congresso Catarinense de Municípios. Exploração de Cascalheiras pelos Municípios"

Transcrição

1 IX Congresso Catarinense de Municípios Exploração de Cascalheiras pelos Municípios SERGIO AUGUSTO DÂMASO DE SOUSA Diretor-Geral do DNPM Florianópolis, 25 de julho de 2011

2 Constituição Federal Artigo 20 São bens da União: IX os recursos minerais, inclusive os do subsolo 1º - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo e gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração Artigo 22 - Compete privativamente à União legislar sobre: XVIII jazidas, minas outros recursos minerais e metalurgia; Artigo 23 É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios: XI registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios

3 O CÓDIGO DE MINERAÇÃO (Decreto-Lei n.º 227, de 28 de fevereiro de 1967, alterado pela Lei DOU de 18/11/96) é o instrumento regulamentador do dispositivo constitucional e estabelece que cabe a sua execução ao Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM especificando sua esfera de regulação. Art. 3º - Este Código regula: Os direitos sobre as massas individualizadas de substâncias minerais ou fósseis, encontradas na superfície ou no interior da terra, formando os recursos minerais do País; Regime de seu aproveitamento; e A fiscalização pelo Governo Federal, da pesquisa, da lavra e de outros aspectos da indústria mineral.

4 1º Não estão sujeitos aos preceitos deste Código os trabalhos de movimentação de terras e de desmonte de materiais in natura, que se fizerem necessários à abertura de vias de transporte, obras gerais de terraplenagem e de edificações, desde que não haja comercialização das terras e dos materiais resultantes dos referidos trabalhos e ficando o seu aproveitamento restrito à utilização na própria obra

5 Regime de Autorização: quando depender de expedição de Alvará de Autorização de Pesquisa do Diretor Geral do DNPM Regime de Concessão: quando depender de Portaria de Concessão de Lavra do Ministro de Minas e Energia Regime de Licenciamento: quando depender de licença expedida pela Prefeitura Municipal local e de registro da licença no DNPM Regime de Permissão de Lavra Garimpeira: quando depender de Portaria de permissão do Diretor Geral do DNPM Regime de Monopolização: quando depender de execução direta ou indireta do Governo Federal Regime de Extração: quando depender de registro do Diretor Geral do DNPM da declaração de extração executada por órgãos da administração direta e autárquica da União, dos Estados e dos Municípios

6 REGIME DE EXTRAÇÃO BASE LEGAL Lei nº 9.827/99, Decreto nº 3.358/00, DOU 03/02/00 Portaria/MME nº 23 de 04/02/00

7 REGIME DE EXTRAÇÃO De acordo com a Lei nº 9.827/1999 para as substâncias de uso imediato na construção civil, definidas em Portaria do Ministério de Minas e Energia, é permitida a extração por órgãos da administração direta e autárquica da União, dos Estados, do DF e dos Municípios para uso exclusivo em obras públicas por eles executadas diretamente, respeitados os direitos minerários em vigor nas áreas onde devam ser executadas as obras e vedada a comercialização.

8 A Portaria MME nº 23/2000 define que consideram-se substâncias minerais de emprego imediato na construção civil, para fins de aplicação do disposto no Decreto nº 3.358, de 2 de fevereiro de 2000: I areia, cascalho e saibro, quando utilizados in natura na construção civil e no preparo de agregado e argamassas; II material sílico-argiloso, cascalho e saibro empregados como material de empréstimo; III rochas, quando aparelhadas para paralelepípedos, guias, sarjetas, moirões ou lajes para calçamento; IV rochas, quando britadas para uso imediato na construção civil.

9 É admitido em caráter excepcional o registro de extração em área onerada, desde que o titular do direito minerário preexistente autorize expressamente a extração. Área máxima: 05 hectares Indicação dos prazos previstos para o início e para a conclusão da obra

10 Licença de Operação expedida pelo órgão ambiental competente O registro de extração terá prazo determinado, a juízo do DNPM, considerando as necessidades da obra devidamente especificada a ser executada e a extensão da área objetivada no requerimento, admitida uma única prorrogação.

11 Vedações A cessão ou a transferência do registro de extração, bem como do respectivo requerimento A contratação de terceiros para a execução das atividades de extração

12 Cancelamento do Registro Quando for constatada a comercialização das substâncias minerais extraídas; Quando as substâncias minerais extraídas não estiverem sendo utilizadas em obras públicas executadas diretamente pelo interessado; Quando não forem iniciados, sem motivo justificado, os trabalhos de extração no prazo de um ano, a contar da publicação do registro; Na hipótese de suspensão, sem motivo justificado, dos trabalhos de extração por prazo indeterminado; Quando for constatada a extração de substância mineral não constante do registro; Quando for constatada a execução das atividades de extração por terceiros; Quando expirado o prazo de validade, sem que tenha havido prorrogação.

13 Sugestões de Alterações ao Decreto Regulamentador (Em Análise) 1 Definição de prazo da vigência do Registro de Extração, objetivando atender por ex. serviços de manutenção de rodovias não pavimentadas no interior dos Municípios; 2 Não limitação da quantidade de prorrogações do Registro; 3 Quando expirado o prazo de vigência do registro a área ficará livre automaticamente, sem a necessidade de despacho; 4 Instituir a possibilidade de renúncia ao Registro; 5 Conceder um período (60 dias) para a regularização de todas as pendências relativas a Registros de Extração.

14 Em praticamente, todos os municípios brasileiros, existe mineração: Areia, Brita, Argila, Saibro, Cascalho, Água Mineral; Talco, Caulim, Barita, Fertilizantes e Calcário (mesmo que seja para uso na agricultura como corretivos de solo; Ouro, Cobre, Ferro; Diamante e outras gemas. Todos são substâncias minerais, portanto, devem pagar a CFEM.

15 O uso de bens minerais em uma residência

16 CFEM Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais Uma nova receita em prol do desenvolvimento sustentável dos estados e municípios; A CFEM vem a ser a prestação paga pelo detentor da concessão pela utilização do bem público que lhe foi concedido (contraprestação) pelo Estado, na proporção e valores estabelecidos em lei.

17 CARACTERIZAÇÃO JURÍDICA DA CFEM A CFEM, instituída pela Lei nº 7.990/89, tem natureza jurídica de preço público e caráter indenizatório e, portanto, NÃO É TRIBUTO. (entendimento já pacificado por jurisprudência em reiteradas decisões em segundo grau de jurisdição). Submete-se às regras do direito civil.

18 A Distribuição da CFEM 12% para a União; 23% para o Estado onde for extraída a substância mineral; 65% para o Município produtor.

19 Quando vires uma caçamba......com certeza, ela está transportando algum bem mineral. É preciso verificar se a CFEM foi recolhida!

20 Controle e Arrecadação da CFEM Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), gerir o patrimônio mineral brasileiro fomentando a atividade mineral e desenvolvendo programas que vêm trazer benefícios para toda a sociedade. Também compete ao DNPM, pela Lei, baixar normas e exercer a fiscalização sobre a arrecadação da CFEM. A CFEM é devida pelas empresas de mineração em decorrência da exploração de recursos minerais. É declaratória, ou seja as empresas devem fazer, espontaneamente, o devido recolhimento.

21 Quando é devida a CFEM? A exploração de recursos minerais consiste na retirada de substâncias minerais da jazida, mina, salina ou outro depósito mineral para fins de aproveitamento econômico. Fato gerador da CFEM Saída por venda do produto mineral das áreas da jazida,porto de areia, pedreira, mina, salina ou outros depósitos minerais, após a última etapa do beneficiamento e antes de sua transformação industrial.

22 Alíquotas para o cálculo da CFEM 3% para minério de alumínio, manganês, sal-gema e potássio. 2% para ferro, fertilizante, carvão e demais substâncias. 0,2% para pedras preciosas, pedras coradas lapidáveis, carbonados e metais nobres. 1% para ouro. Obs. No garimpo, o primeiro adquirente é obrigado ao recolhimento da CFEM.

23 Recolhimento da CFEM A CFEM é calculada sobre o valor do faturamento líquido obtido por ocasião da venda de produto mineral. Para efeito do cálculo da CFEM, considera-se faturamento líquido o valor da venda do produto mineral, deduzindo-se os tributos que incidem na comercialização, como também as despesas com frete e seguro. O pagamento da CFEM deve ser feito mensalmente, até o último dia útil do segundo mês subsequente ao fato gerador, devidamente corrigido.

24 Quando os Estados e Municípios recebem os recursos da CFEM? O Banco do Brasil - efetua o recebimento relativo à Compensação Financeira, por meio da guia de recolhimento da CFEM(em 4 vias). Os Estados e Municípios serão creditados com os recursos da CFEM, em suas respectivas contas de movimento específicas, no sexto dia útil que sucede ao recolhimento por parte das empresas de mineração.

25 Como devem ser utilizados os recursos da CFEM? Os recursos originados da CFEM só não podem ser aplicados em pagamento de dívida ou no quadro permanente de pessoal. Aplicação das Receitas da CFEM: projetos que direta ou indiretamente revertam em prol da comunidade local; melhoria da infra-estrutura, da qualidade ambiental, da saúde e da educação; levantamentos geológicos básicos.

26 A CFEM em 2011 Em 2011, até final de junho, a arrecadação alcançou R$ 676,9 milhões, projetando cerca de 1,4 bilhões de reais até o final do ano. O acréscimo é fruto do Programa de Arrecadação da CFEM, instituído pelo DNPM, em 1997 e pela celebração de convênios com Estados e Municípios, que ampliaram o alcance da fiscalização somado as variações de mercado.

27 Arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM Brasil X Santa Catarina (Em Milhões de Reais) 27

28 DNPM Órgão Gestor dos Bens Minerais do Brasil Evolução da Arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais CFEM (Em R$ Milhões) 2011* - até 30 de junho

29 CFEM/SC Principais Municípios Primeiro Semestre de 2011 Em Milhares de Reais Total SC R$ 8,9 Milhões Treviso; 1343 Outros; 2235 Forquilhinha; 437 Joinville; 346 Major Gercino; 123 Jaguaruna; 129 Porto União ; 141 Criciúma; 183 Pomerode; 146 Araquari; 282 Lauro Miller; 218 Gaspar;

30 Relatórios de Pesquisa Aprovados Brasil X Santa Catarina 30

31 Portarias de Lavra Publicadas Brasil X Santa Catarina 31

32 32

33 Acordo de Cooperação Técnica DNPM com os Estados e os Municípios Parceria imprescindível para o aumento da arrecadação do seu estado / município!

34 Acordo de Cooperação Técnica DNPM com Estados / Municípios Objeto - promover a fiscalização e arrecadação da CFEM; Execução - DNPM e os Estados / Municípios; Recursos - responsabilidade de cada parte.

35 Resultados obtidos com a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica Disseminação do conhecimento da existência da CFEM, com possibilidade de melhorar as receitas da arrecadação dos Estados e principalmente dos Municípios. Entre os municípios participantes, pode-se observar que todos tiveram evolução positiva superior à média do crescimento total anual, que foi de 29%, enquanto nos não participantes - 15%.

36 Linha Direta com os Estados e Municípios DNPM na INTERNET

37

38

39

40

41

42

43

44 Publicação no DOU EXTRATO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA Nº 3/2011 Espécie:Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, CNPJ/MF nº. XXXXXXXXXXXX e o Município de XXXXX/SC., CNPJ/MF nº. XXXXXXXXXX, assinado em: XX/XX/XXXX. Objeto: Fiscalização da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais - CFEM. Valor do Acordo de Cooperação Técnica: Sem Transferência de Recursos. Assinam:XXXXXXXXXX, Superintendente DNPM/SC XXXXXXXXXXXX, Prefeito Municipal de XXXXX SC, Instrução Normativa STN Nº. 1, DE 15/01/97, e, no que couber, Lei nº 8.666/93. Processo n.º /2011. Vigência: X (XXXX) anos, a contar da data de sua publicação.

45

46 Muito Obrigado

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art. 3 2º do Código de Mineração)

Leia mais

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas

Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Departamento Nacional de Produção

Leia mais

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?)

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) Marcos Antonio Cordeiro/ DNPM-PA Belém-PA maio de 2013 M I S S Ã O Gerir o patrimônio mineral brasileiro

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO

NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO NOVO REGIME JURÍDICO DOS ROYALTIES DA MINERAÇÃO HELENILSON PONTES Doutor em Direito Econômico e Financeiro (USP) Livre-Docente em Legislação Tributária (USP) Ex-Procurador da Fazenda Nacional Advogado

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Setembro/2014 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Novembro/ 2018 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM

O QUE É A CFEM? COMPETÊNCIA SOBRE A CFEM Versão Janeiro/ 2019 O QUE É A CFEM? Prevista na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 20, 1º(...) -> Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Art. 20.

Leia mais

Nº da aula 05 MINERAÇÃO:

Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Página1 MINERAÇÃO Curso/Disciplina: Direito Econômico Aula: Mineração art. 176. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Ignacio Loyola Nº da aula 05 MINERAÇÃO: Esse tema é recorrente nas provas

Leia mais

Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM

Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM Clínica 2: Painel: Por dentro das mudanças da CFEM João Pessoa, 30 de Maio de 2018 Programa de Revitalização da Indústria Mineral (PRIM) MP 789/2017 PLV 38/2017 LEI 13.540/2017 Ajustes para compatibilização

Leia mais

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM

LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas. ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM LEGISLAÇÃO MINERÁRIA BRASILEIRA: Avaliação e Perspectivas ANA SALETT MARQUES GULLI Procuradora-Chefe/DNPM Junho/2010 Relevância da atividade mineral A atividade mineral apresenta-se como uma atividade

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Recursos Minerais e legislação correlata- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita . CF/88. Decreto-Lei 227/67. Decreto 97.632/89. Lei nº

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Maio/2016 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico Conteúdo

Leia mais

Alterações realizadas pela MP

Alterações realizadas pela MP Alterações realizadas pela MP 789 na CFEM Fernando Facury Scaff Sócio de Silveira, Athias, Soriano de Melo, Guimarães, Pinheiro & Scaff - Advogados Professor da Universidade de São Paulo USP Doutor e Livre

Leia mais

Ministério de de Minas Minas e e Energia PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO

Ministério de de Minas Minas e e Energia PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO Ministério de de Minas Minas e PROPOSTA DE NOVO MARCO DA MINERAÇÃO 18 de Junho de 2013 Sumário 1 1. OBJETIVOS DA PROPOSTA 2. MODIFICAÇÕES INSTITUCIONAIS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA MINERAL (CNPM) PODER

Leia mais

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017

Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 ENCONTRO DE DIRIGENTES DO DNPM Alterações ao Código de Mineração Promovidas pela MP Nº 790/2017 José Antonio Alves dos Santos Brasília, 26 de julho de 2017 MOTIVAÇÃO DA ALTERAÇÃO O atual Código de Mineração,

Leia mais

Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art.

Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares Art. Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Gestor dos Recursos Minerais do Brasil Compete ao Departamento Nacional de Produção Mineral a execução do Código de Mineração e dos seus Diplomas Legais Complementares

Leia mais

CFEM: o PLV nº 38/2017 (Parecer da Comissão Mista) Paulo Honório de Castro Júnior

CFEM: o PLV nº 38/2017 (Parecer da Comissão Mista) Paulo Honório de Castro Júnior : o PLV nº 38/2017 (Parecer da Comissão Mista) Paulo Honório de Castro Júnior Regra de Incidência Atual MP 789 Incide: (i) Saída por venda. (ii) Consumo (Decreto). Incide: (i) Saída por venda*. (ii) Consumo

Leia mais

RODOLFO GROPEN A D V O C A C I A

RODOLFO GROPEN A D V O C A C I A INTRODUÇÃO Sob a justificativa de modernizar, conferir transparência e aumentar os investimentos no setor de mineração, a Presidência da República apresentou ao Congresso Nacional projeto de lei (único),

Leia mais

MINERAÇÃO REGIME LEGAL

MINERAÇÃO REGIME LEGAL MINERAÇÃO REGIME LEGAL Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Março/2015 Recursos Minerais Conteúdo econômico Conteúdo político/estratégico Conteúdo jurídico

Leia mais

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EXTRAÇÃO DE MINERAIS DE EMPREGO DIRETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL HABILITAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARA A GESTÃO AMBIENTAL LOCAL -Atualmente,

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009. MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 441, DE 11 DE DEZEMBRO 2009. Publicada no DOU de 15 de Dezembro de 2009. Dispõe sobre os trabalhos de movimentação de

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Março/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Março/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO

POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Seminário Novo Marco Regulatório da Mineração Os interesses em jogo na hora da verdade POLÍTICA MINERAL & NOVO MARCO REGULATÓRIO DA MINERAÇÃO Telton Elber Corrêa Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação

Leia mais

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012

Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral. Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Diretrizes do DNPM para o Fomento à Exploração Mineral Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa Diretor-Geral do DNPM Ouro Preto, 21 de maio de 2012 Distribuição das Áreas Outorgadas pelo DNPM DNPM Órgão Gestor

Leia mais

Royalties do Setor Mineral. Fernando Facury Scaff

Royalties do Setor Mineral. Fernando Facury Scaff Royalties do Setor Mineral Fernando Facury Scaff Exposição em Partes: 1) Aspectos Constitucionais 2) Natureza Jurídica 3) Aspectos Legais: Alíquota Base de Cálculo Decadência 4) Proposta de Fundo do bem

Leia mais

Regimes de Autorizações e Concessões previstos para todas as substâncias minerais (Artigo 2º do Código de Mineração);

Regimes de Autorizações e Concessões previstos para todas as substâncias minerais (Artigo 2º do Código de Mineração); Regimes de Autorizações e Concessões previstos para todas as substâncias minerais (Artigo 2º do Código de Mineração); Regime de Licenciamento i alternativo para substâncias de emprego imediato na construção

Leia mais

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67

Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 Regime jurídico da mineração brasileira na vigência do decreto-lei 227/67 O estudo do regime jurídico do aproveitamento das riquezas minerais no Brasil pode ser dividido em três grupos distintos de normas:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 05, DE 18 DE ABRIL DE 2000. D.O.U. de 08/09/2000 com republicação da nota de rodapé em 11/09/2000 O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL DNPM, no uso da competência

Leia mais

Panorama atual da CFEM ANDRÉ ROBERTO DE SOUZA MACHADO ADVOGADO

Panorama atual da CFEM ANDRÉ ROBERTO DE SOUZA MACHADO ADVOGADO Panorama atual da CFEM ANDRÉ ROBERTO DE SOUZA MACHADO ADVOGADO NORMAS PRINCIPAIS LEI Nº 7.990, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1989. Institui, para os Estados, Distrito Federal e Municípios, compensação financeira

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO

AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL: SUBMINERA - SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DO SETOR DE MINERAÇÃO O ATUAL CONTEXTO DA CFEM PARA A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MINERAL Brasília, 01 de Março de

Leia mais

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA

MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA MINERAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Transformar Recursos Minerais em Riquezas e Desenvolvimento Sustentável SEMIM CEULP/ULBRA PALMAS TO, 22 de maio de 2013 APRESENTAÇÃO IBRAM - Instituto Brasileiro

Leia mais

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral

Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor Mineral Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Congresso Internacional de Direito Minerário Painel: Modelos de Regulação de Atividades Econômicas Aplicação ao Setor

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Setembro/2017 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 25 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL 20º ENCONTRO ANUAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS MINERÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL ANDREA GARCIA DMIN / FEPAM NOVAS DIRETRIZES TÉCNICAS E LEGAIS PARA

Leia mais

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira

Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira Panorama Atual e Perspectivas da Mineração Brasileira IV Seminário da Indústria Mineral Paranaense Paulo Ribeiro de Santana Ouvidor do DNPM Curitiba, 22 de agosto de 2012 DNPM Órgão Gestor dos Bens Minerais

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Agosto/2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Agosto/2018 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS 1.000 anomalias 100 alvos sondados 15 depósitos minerais 4 jazidas Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral 2 bons projetos

Leia mais

PORTARIA Nº 367, 27 DE AGOSTO DE 2003 DOU DE 04 DE SETEMBRO DE 2003

PORTARIA Nº 367, 27 DE AGOSTO DE 2003 DOU DE 04 DE SETEMBRO DE 2003 PORTARIA Nº 367, 27 DE AGOSTO DE 2003 DOU DE 04 DE SETEMBRO DE 2003 Dispõe sobre a regulamentação do art. 22, 2 o do Código de Mineração, que trata da extração de substâncias minerais antes da outorga

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008, Publicada no DOU 01/10/2008 Atualiza os valores dos emolumentos, da Taxa Anual por Hectare

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 22 DE OUTUBRO DE 1997 D.O.U. 24/10/97

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 22 DE OUTUBRO DE 1997 D.O.U. 24/10/97 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 22 DE OUTUBRO DE 1997 D.O.U. 24/10/97 O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL- DNPM, usando da atribuição que lhe confere o artigo 19, inciso XII, do Regimento

Leia mais

Coleção Brasileira de Direito Minerário

Coleção Brasileira de Direito Minerário Coleção Brasileira de Direito Minerário Coletânea de Normas e Julgados de Mineração: Referenciados Organizadores Luiz Gustavo Loureiro (Direito) Márcio Iorio Aranha (Direito) João Lima (Ciência da Informação)

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 3.910, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº 3.910, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº 3.910, DE 2012 (Da Sra. Teresa Surita e dos Srs. Inocêncio Oliveira, Ariosto Holanda, Arnaldo Jardim, Bonifácio de Andrada, Félix Mendonça Júnior, Jaime Martins, Jorge Tadeu Mudalen,

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21

Leia mais

NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO. Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária

NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO. Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária NOVO REGULAMENTO DO CÓDIGO DE MINERAÇÃO Principais alterações promovidas pelo Decreto 9.406/2018 na legislação minerária Panorama Legislativo pré "Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira"

Leia mais

ANEXO ÚNICO. Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas:

ANEXO ÚNICO. Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas: ANEXO ÚNICO Carga horária mínima estimada para o desenvolvimento de atividades técnicas no âmbito da Modalidade Geologia e Engenharia de Minas: 1. perícias e arbitramentos técnicos-legais: 30 horas/perícia

Leia mais

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro

Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Legislação: Ações para a Revitalização do Setor Mineral Brasileiro Ministério de Minas e Energia Vicente Humberto Lôbo Cruz Secretário Março de 2017 A Importância da Indústria Mineral Brasileira 2 Participação

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado do Pará Fevereiro/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998 1999

Leia mais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais

ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais ECONOMIA MINERAL Dados sobre Brasil e Estado de Minas Gerais Março/2018 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 60 50 40 30 20 10 39 53 48 44 40 26 24 32 34 0 1994 1995 1996 1997 1998

Leia mais

CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017

CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017 Operação entre estabelecimentos da mesma empresa ou empresas coligadas ou pertencentes ao mesmo grupo econômico CFEM: ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 789/2017 CFEM - DEFINIÇÕES TRAZIDAS

Leia mais

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017

ECONOMIA MINERAL. Setembro/2017 ECONOMIA MINERAL Setembro/217 PRODUÇÃO MINERAL BRASILEIRA (PMB) Valores em US$ bilhões 6 5 4 3 2 1 39 53 48 44 4 26 24 25 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2 21 22 23 24 25 26 27 28 29 21 211 212 213 214 215

Leia mais

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 No Brasil, prevalece um sistema desde a Constituição

Leia mais

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008.

PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. PORTARIA Nº 400, DE 30 DE SETEMBRO DE 2008. Atualiza os valores dos emolumentos, da Taxa Anual por Hectare (TAH), das multas, os critérios e valores a serem cobrados pelas vistorias realizadas pelo DNPM

Leia mais

Normas e Julgados do Setor de Mineração

Normas e Julgados do Setor de Mineração Normas e Julgados do Setor de Mineração - 2010 (p. 193-208) 193 Normas e Julgados do Setor de Mineração - 2010 2010 Statutes, Administrative Regulations and Judicial Decisions of the Mining Sector Organizadores

Leia mais

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013

Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Indústria Mineral Brasileira e Paraense Belém, 20 de março de 2013 Um pouco sobre o IBRAM IBRAM-Instituto Brasileiro de Mineração Organização privada, sem fins lucrativos, que representa a Indústria Mineral

Leia mais

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 38, DE 2017 (Medida Provisória nº 789, de 2017)

PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 38, DE 2017 (Medida Provisória nº 789, de 2017) PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 38, DE 2017 (Medida Provisória nº 789, de 2017) Altera a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989, e a Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, para dispor sobre a Compensação

Leia mais

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018

ECONOMIA MINERAL DO BRASIL. Setembro/ 2018 ECONOMIA MINERAL DO BRASIL Setembro/ 2018 1 RELAÇÃO ENTRE OCORRÊNCIAS MINERAIS Capital de Alto Risco para a Pesquisa Mineral Fonte: IBRAM pag. 2 pag. 3 9.415 MINAS EM REGIME DE CONCESSÃO DE LAVRA 154 Grandes

Leia mais

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA

MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA MINERAÇÃO E SUA NOVA AGÊNCIA REGULADORA Adriano Drummond Cançado Trindade Faculdade de Direito Universidade de Brasília Março/2018 Afinal por que uma nova Agência Reguladora? Departamento Nacional de Produção

Leia mais

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina.

Mineral. é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineral é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química definida, com estrutura cristalina. Mineralóide são substâncias provenientes de atividades ou processos orgânicos biológicos (e

Leia mais

Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal

Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal Revitalização do setor mineral brasileiro sob a perspectiva legal Painel 2 As reformas na mineração e as suas consequências Marcello Ribeiro Lima Filho Advogado Onde estamos e como chegamos aqui. Ínicio

Leia mais

Tributação e Royalties na Mineração. Eneida Leite Junho 2010

Tributação e Royalties na Mineração. Eneida Leite Junho 2010 Tributação e Royalties na Mineração Eneida Leite Junho 2010 A Compensação Financeira pela Exploração Mineral - CFEM Aspectos Práticos A Base de Cálculo LEI Nº 7.990 Art. 6º - A compensação financeira pela

Leia mais

Reforma da Legislação Mineral

Reforma da Legislação Mineral Reforma da Legislação Mineral Medida Provisória 790, de 26 de julho de 2017 Carlos Vilhena Medida Provisória 790/2017 Código de Mineração Altera o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 - Código

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas NORMA n.º 1/2015 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018)

RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018) RESOLUÇÃO CONSEMA Nº 347/2017 (Alterada pelas Resoluções 364/2017 e 372/2018) Dispõe sobre a criação e finição das poligonais abrangidas pelas áreas atividas extração mineral nos processos licenciamento

Leia mais

PANORAMA REGULATÓRIO E SEGURANÇA JURÍDICA NA MINERAÇÃO NO BRASIL INFORMAÇÕES DIVERSAS

PANORAMA REGULATÓRIO E SEGURANÇA JURÍDICA NA MINERAÇÃO NO BRASIL INFORMAÇÕES DIVERSAS VII Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral ADIMB - Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira PANORAMA REGULATÓRIO E SEGURANÇA JURÍDICA NA MINERAÇÃO NO BRASIL INFORMAÇÕES

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 26 de agosto de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

Taxas Estaduais. Alteração na legislação

Taxas Estaduais. Alteração na legislação Nº 002 03/01/2019 Taxas Estaduais Alteração na legislação Foram publicados diversos decretos na última edição do Diário Oficial do Estado o Minas Gerais do ano de 2018. Além de alterações no Regulamento

Leia mais

LEI Nº 7.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE Regulamenta o art. 43 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências.

LEI Nº 7.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE Regulamenta o art. 43 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. LEI Nº 7.886, DE 20 DE NOVEMBRO DE 1989. Regulamenta o art. 43 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional

Leia mais

NORMA nº 01/ CEGM

NORMA nº 01/ CEGM NORMA nº 01/2009 - CEGM Dispõe sobre a fiscalização da quantidade de serviços técnicos desenvolvidos simultaneamente por profissionais vinculados à Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andaraí publica:

Prefeitura Municipal de Andaraí publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2311 Prefeitura Municipal de publica: Portaria SEMATUR nº 094/2019- Licença Ambiental Unificada. Nome/Empresa: Shammah Comercio e Serviços. Portaria SEMATUR nº 095/2019-

Leia mais

.: Versão para Impressão - DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral :.

.: Versão para Impressão - DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral :. LEGISLAÇÃO Informações da Legislação Portaria Nº 541, de 18/12/2014, DOU de 19/12/2014 Altera as Portarias nºs 23, de 16 de janeiro de 1997; 178, de 12 de abril de 2004; 199, de 14 de julho de 2006; 144,

Leia mais

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de INDÚSTRIA COMÉRCIO E MINERAÇÃO - SEICOM PLANO DE MINERAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - 2013-2030 1º Plano de Mineração do Estado do Pará 2013-2030 1. O Pará no cenário da mineração 2. A mineração

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 790, de 25/07/2017 Altera o Decreto-Lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967 - Código de Mineração, e a Lei nº 6.567, de 24 de setembro de 1978, que dispõe sobre regime especial para

Leia mais

Exploração Conjunta de Direitos Minerários Contíguos - Unitização

Exploração Conjunta de Direitos Minerários Contíguos - Unitização CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO MINERÁRIO Exploração Conjunta de Direitos Minerários Contíguos - Unitização José Antonio Alves dos Santos Salvador, 08 de junho de 2010 INTRODUÇÃO No início da indústria

Leia mais

Problemas do Setor: (i) Principais questões existentes hoje; e. (ii) Situações que podem se configurar com o novo marco regulatório do setor.

Problemas do Setor: (i) Principais questões existentes hoje; e. (ii) Situações que podem se configurar com o novo marco regulatório do setor. NOVEMBRO / 2015 Problemas do Setor: (i) Principais questões existentes hoje; e (ii) Situações que podem se configurar com o novo marco regulatório do setor. Principais questões existentes hoje BREVE INTRODUÇÃO

Leia mais

Página 1 de 5 LEGISLAÇÃO Informações da Legislação Portaria Nº 269, de 10/07/2008, DOU de 11/07/2008 Regulamenta o arrendamento de direitos minerários. Situação: Em vigor O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos

DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços DRM-RJ Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro DRM-RJ O que Somos e o que Fazemos

Leia mais

1. Conforme quadro disponível na MP. 2. Novas alíquotas vigoram a partir de

1. Conforme quadro disponível na MP. 2. Novas alíquotas vigoram a partir de MP 789 ALTERAÇÕES: Leis 7.990/89 e 8.00/90 - CFEM CONCEITUAÇÃO E INCIDÊNCIA BASE DE CÁLCULO ALTERAÇÕES RELEVANTES. Conceituação do processo de beneficiamento: ampliado, com estabelecimento de fronteira

Leia mais

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014.

LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. LEI Nº 1312/2014 De 08 de setembro de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental Municipal de empreendimentos Minerários destinados a extração de areia, cascalho e argila (Minerais Classe II), Regulamenta

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

PROCESSO DE OUTORGA E CADASTRO MINEIRO

PROCESSO DE OUTORGA E CADASTRO MINEIRO PROCESSO DE OUTORGA E CADASTRO MINEIRO Adv. Roberto da Silva Diretor de Outorga/DNPM Rio de Janeiro, Agosto de 2006. Base Legal. A CF/88, art.22, Xll, compete privativamente a União legislar sobre jazidas,

Leia mais

Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro

Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro VII Encontro de Executivos de Exploração Mineral Desafios Adicionais à Promoção do Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Ministério de Minas

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM

AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO ANM MP n. 791 de 25/07/2017 14 de Setembro 2017 Cronologia DNPM / ANM 1934 - Criação do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) (Decreto 23.9790); 1960 criação do

Leia mais

Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico. VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017

Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico. VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017 Royalties e Desenvolvimento Socioeconômico VII Encontro Executivos ADIMB Brasília Junho 2017 Tributos e royalties em alguns países da América Latina ARGENTINA BRASIL CHILE PERU ARGENTINA Imposto de Renda

Leia mais

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006

PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 PORTARIA Nº 199, DE 14 DE JULHO DE 2006. DOU DE 17 DE JULHO DE 2006 Estabelece a forma e os documentos necessários para concessão de anuência prévia e averbação de contratos de cessão e transferência de

Leia mais

Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018)

Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018) Atualização do Decreto-Lei nº 227/1967 (Código Minerário) Novo Regulamento do Código Minerário (Decreto federal nº 9.406/2018) Junho de 2018 DECRETO FEDERAL Nº 9.406/18 Novo Regulamento do Código Minerário

Leia mais

CFEM: REAJUSTES NEGATIVOS DE PREÇO E VARIAÇÃO CAMBIAL PAULO HONÓRIO DE CASTRO JÚNIOR

CFEM: REAJUSTES NEGATIVOS DE PREÇO E VARIAÇÃO CAMBIAL PAULO HONÓRIO DE CASTRO JÚNIOR CFEM: REAJUSTES NEGATIVOS DE PREÇO E VARIAÇÃO CAMBIAL PAULO HONÓRIO DE CASTRO JÚNIOR Reajustes negativos de preço e variação cambial Introdução 1. PRIMEIRA PARTE: regra de incidência da CFEM 1.1 Natureza

Leia mais

SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas

SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas SEMINÁRIO Revitalização da mineração: as Medidas Provisórias 789, 790 e 791 e suas consequências jurídicas, estruturais e mercadológicas Sessão 3: Alterações na legislação: novos conceitos, procedimentos

Leia mais

Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro

Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro Legislação Mineral DNPM/CPRM O Papel do DNPM/ANM para a retomada dos investimentos Victor Hugo Froner Bicca

Leia mais

POTENCIALIDADE DAS RIQUEZAS DO SUBSOLO BRASILEIRO RESUMO

POTENCIALIDADE DAS RIQUEZAS DO SUBSOLO BRASILEIRO RESUMO POTENCIALIDADE DAS RIQUEZAS DO SUBSOLO BRASILEIRO Elianne Christine Lemos Professora do curso de Direito do UNIFOR MG RESUMO A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma

Leia mais

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO REFORMA DO SETOR MINERÁRIO Agosto de 2017 MACHADO, MEYER, SENDACZ OPICE ADVOGADOS 1 CONTEÚDO O QUE MUDA NO MERCADO IMOBILIÁRIO COM A LEI Nº 13.465/17 pág. MEDIDA PROVISÓRIA 789/17 3 MEDIDA PROVISÓRIA 790/17

Leia mais

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO

REFORMA DO SETOR MINERÁRIO REFORMA DO SETOR MINERÁRIO Agosto de 20171 MACHADO, MEYER, SENDACZ OPICE ADVOGADOS CONTEÚDO pág. MEDIDA PROVISÓRIA 789/17 3 MEDIDA PROVISÓRIA 790/17 19 MEDIDA PROVISÓRIA 791/17 23 MACHADO, MEYER, SENDACZ

Leia mais

Portaria Nº 419, DE 2 DE Outubro DE 2013 DOU de 03/10/2013

Portaria Nº 419, DE 2 DE Outubro DE 2013 DOU de 03/10/2013 Portaria Nº 419, DE 2 DE Outubro DE 2013 DOU de 03/10/2013 Revoga o inciso IV do art. 27 da Portaria nº 266, de 10 de julho de 2008, que dispõe sobre o registro de licença. O DIRETOR-GERAL DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010.

Claudio Scliar Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Curitiba, 26 de agosto de 2010. A importância da mineração para o Brasil III Seminário da Indústria Mineral sustentável do PR IX Reunião dos Produtores Nacionais de Calcário ANEPAC Assembléia Geral administrativa Claudio Scliar Secretário

Leia mais

LEI Nº 7.805, DE 18 DE JULHO DE D.O.U. 20/07/89

LEI Nº 7.805, DE 18 DE JULHO DE D.O.U. 20/07/89 LEI Nº 7.805, DE 18 DE JULHO DE 1989. D.O.U. 20/07/89 Altera o Decreto-lei nº 227, cria o regime de permissão de lavra garimpeira, extingue o regime de matrícula, e dá outras providências. O Presidente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 13.540, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017. Altera as Leis n os 7.990, de 28 de dezembro de 1989, e 8.001, de 13 de março de 1990, para

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências.

ATO NORMATIVO Nº CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. ATO NORMATIVO Nº 05-98 - CREA-GO Dispõe sobre o registro de empresa de mineração no CREA-GO, e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO, em sua

Leia mais