Pró-Reitoria de Administração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pró-Reitoria de Administração"

Transcrição

1 Pág.1/36 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 06, DE 03 DE DEZEMBRO DE Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços e obras celebrados pelo CAMPUS ITUIUTABA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO - IFTM, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei /2008 e pelo Decreto de 15 de dezembro de 2011, publicado no Diário Oficial da União de 16/12/2011, Considerando a decisão do Colégio de Dirigentes, em sessão realizada no dia 03 de dezembro de 2012; e Considerando o disposto na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, Lei nº , de 17 de julho de 2002, Decreto nº 3.555, de 08 de agosto de 2000, Decreto nº 3.931, de 19 de novembro de 2001 e alterações posteriores, RESOLVE: Art. 1º - Expedir a presente com o objetivo de regulamentar, no âmbito do CAMPUS ITUIUTABA deste IFTM, o fluxo e os procedimentos para Aquisição de Bens e Contratação de Serviços e Obras, nos termos dos anexos descriminados a seguir: a) ANEO I - Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRA (CONTRATAÇÃO DIRETA - inciso I ou II do Art. 24 da Lei 8.666/93) b) ANEO II - Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (CONTRATAÇÃO DIRETA - inciso II do Art. 24 da Lei 8.666/93) c) ANEO III - Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS (LICITAÇÃO) d) ANEO IV - Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (LICITAÇÃO) e) ANEO V - Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS e CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS (LICITAÇÃO SRP CONJUNTA) f) ANEO VI - Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS (ATA DE REGISTRO DE PREÇOS realizada pela Reitoria) g) ANEO VII - Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (ATA DE REGISTRO DE PREÇOS realizada pela Reitoria) h) ANEO VIII - Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (ADESÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS de outra Instituição Federal) i) ANEO I - Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS (ADESÃO ATA DE REGISTRO DE PREÇOS de outra Instituição Federal)

2 Pág.2/36 Art. 2º - Serão utilizados os formulários relacionados abaixo, até a implantação do sistema de gestão informatizado - módulos de almoxarifado e compras do ERP: a) FORMULÁRIO DAP-001 (Solicitação de Serviços) b) FORMULÁRIO DAP-002 (Modelo Mapa comparativo de preços) c) FORMULÁRIO DAP-003 ((Modelo Despacho CLC Contratação Direta - inciso I ou II do art. 24 da Lei 8.666/93) d) FORMULÁRIO DAP-004 (Modelo de Despacho DAP/CGAF) e) FORMULÁRIO DAP-005 (Solicitação de Compras) f) FORMULÁRIO DAP-006 (Pedido de Compra) g) FORMULÁRIO DAP-007 (Modelo de Despacho CLC) h) FORMULÁRIO DAP-008 (Modelo Despacho DAP/CGAF para Licitação) i) FORMULÁRIO DAP-008-A (Modelo de Despacho DAP/CGAF para Licitação Pregão Eletrônico Registro de Preços) j) FORMULÁRIO DAP-009 (Solicitação de Empenho) k) FORMULÁRIO DAP-010 (Modelo Despacho CLC - Adesão Ata de Registro de Preços) Art. 3º - Compete ao Departamento de Administração e Planejamento assegurar o cumprimento da presente e analisar as proposições apresentadas para alteração da mesma. Art. 4º As situações não previstas nesta, inclusive as decorrentes de caso fortuito ou de força maior, serão resolvidas pelo Departamento de Administração e Planejamento do Campus Ituiutaba do IFTM, observada a legislação pertinente e orientação da Pró-Reitoria de Administração. Art. 5º Esta entra em vigor nesta data revogando-se as disposições em contrário. Roberto Gil Rodrigues Almeida Reitor

3 Pág.3/36 ANEO I Objeto: Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRA (CONTRATAÇÃO DIRETA - inciso I ou II do Art. 24 da Lei 8.666/93) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Serviço (FORMULÁRIO - DAP-001) e Termo de Referência (orientação abaixo), e encaminhar à Coordenação de Administração do Campus. Observação: As solicitações para serviços de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento dos documentos (inclusive assinaturas). Analisar a viabilidade de atendimento com pessoal da Instituição. Caso afirmativo executar. Sendo inviável a execução com pessoal do IFTM, enviar a DAP. Analisar a possibilidade de aquisição, caso autorizado enviar ao Protocolo para formalizar o processo, encaminhando a CLCC. (OBSERVAR CRONOGRAMA DE LICITAÇÕES) Realizar cotação prévia de preços com no mínimo três orçamentos, conforme exigências abaixo. No caso de serviços de engenharia enviar, primeiramente, a CSE para avaliação e elaboração da Planilha de Custos de acordo com tabela SINAPI e regulamentações, e posteriormente realizar cotação de preços. No caso de orçamento com Pessoa Física incluir os encargos sociais devidos (20%) para análise do menor valor. Elaborar o mapa comparativo de preços (FORMULÁRIO - DAP-002), verificar se o valor total encontra-se dentro do limite para contratação direta, avaliando a DESPESA ANUAL. Destacar a empresa que apresentou o menor orçamento total. Observação: o orçamento deve conter o valor e a relação de material, caso utilizado. Se contratação direta, nos termos do inciso I ou II do Art. 24 da Lei 8.666/93, consultar, junto ao SICAF (COMPRASNET), a situação do fornecedor ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ. OBS: 1 - No caso de licitação ver fluxo para licitação 2 - No caso de pendência na documentação acima entrar em contato com a empresa, solicitando a regularização. Despachar o processo à DAP (FORMULÁRIO - DAP-003), contendo: 1) a forma de aquisição (com dispensa de licitação), 2) a fundamentação legal, 3) os dados da empresa (Razão Social Endereço Cidade CEP Telefone Contatos CNPJ Dados Bancários completos). Ver dados e documentação necessários para Pessoa Física. Informar os dados orçamentários (FORMULÁRIO - DAP- 004), enviar ao Diretor Geral para autorização (PTRES FONTE Natureza de Despesa - P.I. e Valor total da Solicitante Administração do Campus de Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Execução Orçamentária e Financeira (CEOF)

4 Pág.4/36 Atividade contratação) e posteriormente à CLCC Solicitante Administração do Campus de Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Execução Orçamentária e Financeira (CEOF) 1 - Consultar a situação do serviço (CONSERVICO), no SIASG, e verificar, junto ao Contador, o código relativo à natureza da despesa e o sub-item a ser utilizado (classificação contábil); 2 - Registrar a Divulgação da Compra no SIASGNET, anexando ao processo. Enviar à CEOF para empenho. Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, se a situação do fornecedor (SICAF ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ) continua regular na data do empenho, no caso de existir documentação vencida realizar nova consulta. Emitir empenho e assinar. No caso de Pessoa Física empenhar os encargos sociais (20%). Enviar o empenho ao Ordenador de Despesa para assinatura, já anexado ao processo Enviar 02 vias do empenho a Administração do Campus Encaminhar empenho a empresa contratada e autorizar o início do serviço. Acompanhar a execução do serviço Atestar na Nota Fiscal que o serviço foi realizado em conformidade com a contratação, juntamente com o servidor que acompanhou diretamente o serviço Enviar a Nota Fiscal para pagamento, com a máxima urgência, para não comprometer o pagamento dos encargos devidos. Conferir a Nota Fiscal, a situação da empresa junto ao SIMPLES NACIONAL (site da Receita Federal) e, obrigatoriamente, consultar a situação do fornecedor junto ao SICAF (COMPRASNET) ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ, caso não cadastrado, para só então encaminhá-la para autorização de pagamento pelo ordenador de despesa. Realizar a liquidação da despesa, aguardar o recurso financeiro para efetuar o pagamento e as retenções (DARF, GPS, ISSQN, dentre outros), anexar ao processo os documentos emitidos no SIAFI e realizar demais procedimentos necessários. Enviar o processo a contabilidade para análise e demais providências.

5 Pág.5/36 Orientações para elaboração do Termo de Referência Dados para elaboração do Termo de Referência, conforme exigência da IN/SLTI/MPOG nº 02, de 30/04/2008 e alterações posteriores: 1. Objeto 2. Objetivo 3. Justificativa da contratação 4. Descrição detalhada da prestação de serviço, relacionando os materiais a serem utilizados. 5. Quantidade prevista da mão-de-obra (no caso de terceirização) 6. Local da prestação do serviço 7. Horário da prestação do serviço 8. Requisito mínimo (no caso de terceirização) 9. Uniforme (no caso de terceirização) 10. Valor estimado para a prestação do serviço (indicar o valor de serviço e detalhar o valor dos materiais) 11. Prazo para prestação do serviço 12. Obrigações e responsabilidades da contratante 13. Obrigações e responsabilidades da contratada 14. Garantia contratual (para contratação com assinatura de contrato) 15. Forma de pagamento (ao final do serviço, mensal com medição do serviço executado, mensal para contratos) 16. Repactuação de preços (para contratação com assinatura de contrato) 17. Servidor responsável pela fiscalização do serviço 18. Dentre outros dados que julgar necessário Orientações para solicitação de orçamentos (empresas): 1. No mínimo 03 orçamentos 2. Empresas do ramo 3. Papel timbrado da empresa (razão social, CNPJ, endereço), constando o nome legível e assinatura do responsável pelo orçamento. 4. Orçamento pela internet: Se possível escaneado. Caso inviável, o orçamento deve ser encaminhado através de empresarial (comprovando que realmente foi a empresa que enviou o orçamento) 5. Orçamento para serviço: detalhar os serviços e, no caso de substituição/utilização de peças, relacionar os materiais a serem utilizados e os respectivos valores 6. Orçamento para material: detalhar quantidade, unidade, especificação, valor unitário e valor total. 7. Observar se a especificação do serviço e material orçado é compatível com o solicitado Orientações para recebimento de material/serviço 1. Receber o material/serviço que deverá ser acompanhado de documentos tais como nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação em nome e CNPJ da Instituição. Verificar se todos os dados do documento fiscal estão corretos. Nesses documentos constarão: descrição do material/serviço, quantidade, unidade de medida e preços (unitário e total); 2. Conferir o material/serviço recebido com as descrições, quantidades e valores constantes do empenho emitido e do Pedido de Compras (edital) e; 3. Declarar no verso do documento (nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação) que o material/serviço recebido atende às especificações contratadas, assinando e identificando o recebedor e a data do recebimento ( modelo: Declaro que o material/serviço constante deste documento confere com as especificações contratadas);

6 Pág.6/36 4. Providenciar a regularização da entrega, junto ao fornecedor, no caso do material/serviço não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar falhas ou defeitos, para, posteriormente, atestar o recebimento no verso do documento fiscal e encaminhar para pagamento; 5. Responsabilizar-se pelo armazenamento do material, compreendendo a guarda, localização e preservação do mesmo; 6. Enviar o documento fiscal, com a devida declaração no verso, ao responsável pelo Financeiro, com a máxima urgência, de forma a não comprometer o prazo de pagamento ajustado, bem como o recolhimento dos encargos devidos. 7. No caso de atrasos na entrega, conforme estipulado no Edital de licitação, a empresa deve ser notificada para apresentação de justificativa. E, posteriormente, caso não proceda à entrega, o processo, com a devida formalização, deve ser encaminhado para parecer jurídico indicando a penalidade passível de aplicação. Documentação Obrigatória O Cadastramento no SICAF é dispensado, no caso de contratação direta (dispensa inciso I ou II do art. 24 da Lei 8.666/93), devendo constar as certidões dos itens 1, 2 e 3, além das demais listadas: 1. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e a Dívida Ativa da União ( 2. Certificado de Regularidade do FGTS CRF ( 3. Certidão Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros ( 4. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT ( 5. Portal da Transparência - Consulta de Registro Impeditivo de Contratação ( 6. Conselho Nacional de Justiça CNJ: Consulta de Registros Impeditivos de Contratação por Improbidade Administrativa ( Pessoa Física: 1. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e a Dívida Ativa da União ( 2. PIS/PASEP ou numero da Inscrição no INSS 3. Certidão negativa de débitos com a Prefeitura Municipal de Ituiutaba ( - serviços municipais / emissão de CND) 4. Portal da Transparência - Consulta de Registro Impeditivo de Contratação ( 5. Conselho Nacional de Justiça CNJ: Consulta de Registros Impeditivos de Contratação por Improbidade Administrativa ( OBSERVAÇÃO: É obrigatório o cadastramento no SICAF em caso de formalização de contrato.

7 Pág.7/36 ANEO II Objeto: Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (CONTRATAÇÃO DIRETA - inciso II do Art. 24 da Lei 8.666/93) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Compra (FORMULÁRIO - DAP-005), detalhando a descrição do material e verificando os códigos do SIASG junto ao almoxarifado. Após as devidas assinaturas encaminhar ao pelo Almoxarifado. Observações: 1 - As solicitações para material de CONSUMO devem ser emitidas em formulários separados das solicitações de material PERMANENTE. 2 - As solicitações para materiais permanentes de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento da solicitação, principalmente quanto à descrição do material, o código do SIASG e assinaturas. Emitir o Pedido de Compra (FORMULÁRIO - DAP-006) e enviar DAP. (OBSERVAR CRONOGRAMA DE LICITAÇÕES) Analisar a possibilidade de aquisição, caso autorizado enviar ao Protocolo para formalizar o processo, encaminhando a CLCC. (OBSERVAR CRONOGRAMA DE LICITAÇÕES) Realizar cotação prévia de preços com no mínimo três orçamentos, conforme exigências abaixo. Elaborar o mapa comparativo de preços (FORMULÁRIO - DAP-002), verificar se o valor total encontra-se dentro do limite para contratação direta, avaliando a DESPESA ANUAL. Destacar a empresa que apresentou o menor orçamento (POR ITEM). Se contratação direta, nos termos do inciso II do Art. 24 da Lei 8.666/93, consultar, junto ao SIASG, a situação do fornecedor (COMPRASNET) ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ. OBS: 1) No caso de licitação ver fluxo para licitação 2) No caso de pendência na documentação acima entrar em contato com a empresa, solicitando a Solicitante Setor de Almoxarifado Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) de Licitações, Contratos e Compras (CLCC) de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF)

8 Pág.8/36 Atividade regularização. Despachar o processo a DAP (FORMULÁRIO - DAP-003), contendo: 1) a forma de aquisição (dispensa de licitação), 2) a fundamentação legal, 3) os dados da empresa (Razão Social Endereço Cidade CEP Telefone Contatos CNPJ Dados Bancários completos). Informar os dados orçamentários (FORMULÁRIO - DAP-004), enviar ao Diretor Geral para autorização (PTRES FONTE Natureza de Despesa - P.I. e Valor total da contratação) e posteriormente à CLCC. Registrar a Divulgação da Compra no SIASGNET, anexando ao processo. Solicitante Setor de Almoxarifado Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) de Licitações, Contratos e Compras (CLCC) de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF) Enviar à CEOF para empenho. Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, se a situação do fornecedor (SICAF ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ) continua regular na data do empenho, no caso de existir documentação vencida realizar nova consulta. Emitir empenho e assinar. Enviar o empenho ao Ordenador de Despesa para assinatura, já anexado ao processo. Enviar 02 vias do empenho ao Almoxarifado. Encaminhar o empenho a empresa contratada, autorizando a entrega do material. Receber o material e conferir (de acordo com orientações abaixo). Atestar na Nota Fiscal que o material foi recebido em conformidade com a contratação. Enviar a Nota Fiscal para pagamento. Conferir a Nota Fiscal, a situação da empresa junto ao SIMPLES NACIONAL (site da Receita Federal) e, obrigatoriamente, consultar a situação do fornecedor junto ao SICAF (COMPRASNET) ou Documentação obrigatória", relacionada abaixo, a CNDT, Portal da Transparência e CNJ, caso não cadastrado, para só então encaminhá-la para autorização de pagamento pelo ordenador de despesa. Realizar a liquidação da despesa, aguardar o recurso financeiro para empefetuar o pagamento e as retenções (DARF, GPS, ISSQN, dentre outros),

9 Pág.9/36 Atividade anexar ao processo todos os documentos emitidos no SIAFI e realizar demais procedimentos necessários. Enviar o processo a contabilidade para análise e demais providências. Solicitante Setor de Almoxarifado Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) de Licitações, Contratos e Compras (CLCC) de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF) Orientações para solicitação de orçamentos (empresas): 1. No mínimo 03 orçamentos 2. Empresas do ramo 3. Papel timbrado da empresa (razão social, CNPJ, endereço), constando o nome legível e assinatura do responsável pelo orçamento. 4. Orçamento pela internet: Se possível escaneado. Caso inviável, o orçamento deve ser encaminhado através de empresarial (comprovando que realmente foi a empresa que enviou o orçamento) 5. Orçamento para serviço: detalhar os serviços e, no caso de substituição/utilização de peças, relacionar os materiais a serem utilizados e os respectivos valores 6. Orçamento para material: detalhar quantidade, unidade, especificação, valor unitário e valor total. 7. Observar se a especificação do serviço e material orçado é compatível com o solicitado Orientações para recebimento de material/serviço 1. Receber o material/serviço que deverá ser acompanhado de documentos tais como nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação em nome e CNPJ da Instituição. Verificar se todos os dados do documento fiscal estão corretos. Nesses documentos constarão: descrição do material/serviço, quantidade, unidade de medida e preços (unitário e total); 2. Conferir o material/serviço recebido com as descrições, quantidades e valores constantes do empenho emitido e do Pedido de Compras (edital) e; 3. Declarar no verso do documento (nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação) que o material/serviço recebido atende às especificações contratadas, assinando e identificando o recebedor e a data do recebimento ( modelo: Declaro que o material/serviço constante deste documento confere com as especificações contratadas); 4. Providenciar a regularização da entrega, junto ao fornecedor, no caso do material/serviço não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar falhas ou defeitos, para, posteriormente, atestar o recebimento no verso do documento fiscal e encaminhar para pagamento; 5. Responsabilizar-se pelo armazenamento do material, compreendendo a guarda, localização e preservação do mesmo; 6. Enviar o documento fiscal, com a devida declaração no verso, ao responsável pelo Financeiro, com a máxima urgência, de forma a não comprometer o prazo de pagamento ajustado, bem como o recolhimento dos encargos devidos. 7. No caso de atrasos na entrega, conforme estipulado no Edital de licitação, a empresa deve ser notificada para apresentação de justificativa. E, posteriormente, caso não proceda a entrega, o processo, com a devida formalização, deve ser encaminhado para parecer jurídico indicando a penalidade passível de aplicação. Orientações Gerais: Objetivando a racionalização e, sobretudo, evitar o fracionamento de despesas, o responsável pelo Almoxarifado pode agrupar pedidos de aquisições similares, solicitados por mais de um solicitante, tanto para compra de material de consumo quanto para material permanente.

10 Pág.10/36 A Solicitação de Compra para material de consumo deve ser separada da para material permanente, ou seja, não poderá conter na mesma solicitação itens de consumo e permanente. A ausência de carimbo e/ou assinatura bem como o preenchimento incorreto ou incompleto da requisição são motivos para a devolução do documento. O solicitante deverá verificar no mercado, antes da emissão da Solicitação de Compras, o detalhamento do material de consumo e/ou permanente a ser solicitado (forma, embalagem, dimensão, material, voltagem, capacidade, cor, volume, dentre outras especificações). A especificação dos produtos a serem adquiridos deve ser bem detalhada, sem constar código, modelos ou sinais que possam direcionar para determinada marca. Sempre que possível, indicar prováveis fornecedores. 90% do sucesso de um processo de compras está na origem da solicitação, ou seja, na clareza e qualidade do pedido. Documentação Obrigatória O Cadastramento no SICAF é dispensado, no caso de contratação direta (dispensa inciso II do art. 24 da Lei 8.666/93), devendo constar as certidões dos itens 1, 2 e 3, além das demais listadas:: 1. Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Divida Ativa da União ( 2. Certificado de Regularidade do FGTS CRF ( 3. Certidão Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros ( 4. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas CNDT ( 5. Portal da Transparência - Consulta de Registro Impeditivo de Contratação ( 6. Conselho Nacional de Justiça CNJ: Consulta de Registros Impeditivos de Contratação por Improbidade Administrativa ( OBSERVAÇÃO: É obrigatório o cadastramento no SICAF em caso de formalização de contrato.

11 Pág.11/36 ANEO III Objeto: Fluxo e procedimentos para CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS (LICITAÇÃO) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Serviço (FORMULÁRIO - DAP-001) e Termo de Referência (orientação abaixo), e encaminhar à Coordenação de Atividades Administrativas. Observação: As solicitações para serviços de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento dos documentos (inclusive assinaturas). Analisar a viabilidade de atendimento com pessoal da Instituição. Caso afirmativo executar. Sendo inviável a execução com pessoal do IFTM, enviar a DAP. (OBSERVAR CRONOGRAMA DE LICITAÇÕES) Analisar a possibilidade de aquisição, caso autorizado enviar ao Protocolo para formalizar o processo, encaminhando a CLCC. (OBSERVAR CRONOGRAMA DE LICITAÇÕES) Realizar cotação prévia de preços com no mínimo três orçamentos (empresa/sispp/ata), conforme exigências abaixo. No caso exclusivo de serviços de engenharia enviar, a de Serviços de Engenharia - CSE para avaliação e elaboração da Planilha de Custos de acordo com tabela SINAPI e regulamentações, não havendo necessidade de cotação de preços. (Deve ser emitida ART e declaração de compatibilidade com o SINAPI) Elaborar o mapa comparativo de preços (DAP- 002), verificando se o valor total encontra-se dentro do limite para contratação direta, avaliando a DESPESA ANUAL. Caso ultrapasse o limite para contratação direta, avaliando a despesa anual, fechar o mapa comparativo de preços com a média dos valores cotados para fins de abertura de licitação. Despachar o processo à DAP, informando a modalidade de licitação. (FORMULÁRIO - DAP- 007) Informar os dados orçamentários disponíveis para a licitação (FORMULÁRIO - DAP-08), e enviar ao Diretor Geral para autorização (PTRES FONTE Natureza de Despesa P.I. e Valor previsto da contratação) ou despacho para Registro de Preços. (FORMULÁRIO - DAP-08-A) Autorizar a licitação e enviar ao Pregoeiro ou Presidente da CPL. Anexar ao processo a Portaria de designação do Pregoeiro e equipe de apoio ou da Comissão de Licitação. Solicitante Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral de Execução Orçament ária e Financeira (CEOF)

12 Pág.12/36 Atividade Solicitante Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral de Execução Orçament ária e Financeira (CEOF) Elaborar Edital, Ata de Registro e minuta de contrato, caso necessário, conforme Termo de Referência e dados constantes do processo, e, posteriormente, enviar a DAP. Enviar à PROAD/Reitor/Procurador para parecer jurídico. Após parecer jurídico providenciar a publicação do Aviso de Licitação no DOU e outros jornais, caso necessário, e a inclusão do Edital no COMPRASNET. Anexar Consulta Termo de Retirada de Edital. Realizar a licitação. Anexar: 1) Documentação constante da fase de habilitação das empresas vencedoras e outros documentos solicitados; 2) Declarações solicitadas; 3) Propostas vencedoras; 4) Resultados, Termos, Atas e outros documentos. Enviar ao Diretor Geral para homologação. Homologar a licitação, no COMPRASNET, anexar o Termo de homologação e devolver o processo para publicação do resultado da licitação no DOU. Publicar o resultado, anexar o extrato da publicação e outros documentos necessários, tais como Ata de Registro de Preços, se for o caso. Enviar processo à DAP. Enviar para empenho, confirmando os dados orçamentários. Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, consultar toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do empenho. Emitir empenho e assinar Enviar o empenho ao Ordenador de Despesa para assinatura, já anexado ao processo. OBS: No Caso de assinatura de contrato, enviar, posteriormente, à CLCC para formalização e demais providências. No Caso de assinatura de contrato Formalizar contrato, publicar no DOU, registrar o cronograma no SIASG, solicitar a Portaria de Fiscal, enviar contrato e outros documentos ao fiscal do contrato, solicitar Ordem de Serviço para o inicio do serviço, se for o caso, enviar documentos à empresa, dentre outros. Observação: Para assinatura de contrato é

13 Pág.13/36 Atividade obrigatória o registro no SICAF. Caso não formalize contrato, enviar 02 vias do empenho à Adm. Campus. Solicitante Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral de Execução Orçament ária e Financeira (CEOF) Encaminhar empenho à empresa contratada e autorizar o início do serviço. Acompanhar a execução do serviço (no caso de contrato será o fiscal do contrato, nos termos dos regulamentos vigentes). Atestar na Nota Fiscal que o serviço foi realizado em conformidade com a contratação, juntamente com o servidor que acompanhou diretamente o serviço (no caso de contrato será o fiscal do contrato, emitindo, também, a medição no SICON/SIASG). Enviar a Nota Fiscal para pagamento, com a máxima urgência, para não comprometer o pagamento dos encargos devidos. Conferir a Nota Fiscal, a documentação, a situação da empresa junto ao SIMPLES NACIONAL (site da Receita Federal) e, obrigatoriamente, consultar a situação do fornecedor junto ao SICAF (COMPRASNET) e CNDT toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do pagamento. Para só então encaminhá-la para autorização de pagamento pelo ordenador de despesa. Realizar a liquidação da despesa, aguardar o recurso financeiro para efetuar o pagamento e as retenções (DARF, GPS, ISSQN, dentre outros), anexar ao processo todos os documentos emitidos no SIAFI e realizar demais procedimentos necessários. Enviar o processo a contabilidade para análise e demais providências. OBSERVAÇÃO: Algumas ações da CPL se diferem das realizadas pelo Pregoeiro para a realização das seguintes modalidades de licitação: convite, tomada de preços e concorrência. Orientações para elaboração do Termo de Referência Dados para elaboração do Termo de Referência, conforme exigência da IN/SLTI/MPOG nº 02, de 30/04/2008 e alterações posteriores: 1. Objeto 2. Objetivo 3. Justificativa da contratação 4. Descrição detalhada da prestação de serviço, relacionando os materiais a serem utilizados. 5. Quantidade prevista da mão-de-obra (no caso de terceirização) 6. Local da prestação do serviço

14 Pág.14/36 7. Horário da prestação do serviço 8. Requisito mínimo (no caso de terceirização) 9. Uniforme (no caso de terceirização) 10. Valor estimado para a prestação do serviço (indicar o valor de serviço e detalhar o valor dos materiais) 11. Prazo para prestação do serviço 12. Obrigações e responsabilidades da contratante 13. Obrigações e responsabilidades da contratada 14. Garantia contratual (para contratação com assinatura de contrato) 15. Forma de pagamento (ao final do serviço, mensal com medição do serviço executado, mensal para contratos) 16. Repactuação de preços (para contratação com assinatura de contrato) 17. Servidor responsável pela fiscalização do serviço 18. Dentre outros dados que julgar necessário Orientações para solicitação de orçamentos (empresas): 1. No mínimo 03 orçamentos 2. Empresas do ramo 3. Papel timbrado da empresa (razão social, CNPJ, endereço), constando o nome legível e assinatura do responsável pelo orçamento. 4. Orçamento pela internet: Se possível escaneado. Caso inviável, o orçamento deve ser encaminhado através de empresarial (comprovando que realmente foi a empresa que enviou o orçamento) 5. Orçamento para serviço: detalhar os serviços e, no caso de substituição/utilização de peças, relacionar os materiais a serem utilizados e os respectivos valores 6. Orçamento para material: detalhar quantidade, unidade, especificação, valor unitário e valor total. 7. Observar se a especificação do serviço e material orçado é compatível com o solicitado Orientações para recebimento de material/serviço 1. Receber o material/serviço que deverá ser acompanhado de documentos tais como nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação em nome e CNPJ da Instituição. Verificar se todos os dados do documento fiscal estão corretos. Nesses documentos constarão: descrição do material/serviço, quantidade, unidade de medida e preços (unitário e total); 2. Conferir o material/serviço recebido com as descrições, quantidades e valores constantes do empenho emitido e do Pedido de Compras (edital) e; 3. Declarar no verso do documento (nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação) que o material/serviço recebido atende às especificações contratadas, assinando e identificando o recebedor e a data do recebimento ( modelo: Declaro que o material/serviço constante deste documento confere com as especificações contratadas); 4. Providenciar a regularização da entrega, junto ao fornecedor, no caso do material/serviço não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar falhas ou defeitos, para, posteriormente, atestar o recebimento no verso do documento fiscal e encaminhar para pagamento; 5. Responsabilizar-se pelo armazenamento do material, compreendendo a guarda, localização e preservação do mesmo; 6. Enviar o documento fiscal, com a devida declaração no verso, ao responsável pelo Financeiro, com a máxima urgência, de forma a não comprometer o prazo de pagamento ajustado, bem como o recolhimento dos encargos devidos. 7. No caso de atrasos na entrega, conforme estipulado no Edital de licitação, a empresa deve ser notificada para apresentação de justificativa. E, posteriormente, caso não proceda a entrega, o processo, com a devida formalização, deve ser encaminhado para parecer jurídico indicando a penalidade passível de aplicação.

15 Pág.15/36 ANEO IV Objeto: Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (LICITAÇÃO) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Compra (FORMULÁRIO - DAP-005), detalhando a descrição do material e verificando os códigos do SIASG junto ao almoxarifado. Após as devidas assinaturas encaminhar ao pelo Almoxarifado. Observações: 1 - As solicitações para material de CONSUMO devem ser emitidas em formulários separados das solicitações de material PERMANENTE; 2 - As solicitações para materiais permanentes de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento da solicitação, principalmente quanto à descrição do material, o código do SIASG e assinaturas. Emitir o Pedido de Compra (FORMULÁRIO - DAP-006) e Termo de Referência, caso acredite que o montante da aquisição exija a realização de licitação, e, posteriormente, enviar a DAP para autorizar a aquisição. (Observar cronograma de licitações) Analisar a possibilidade de aquisição, caso autorizado enviar ao Protocolo para formalizar o processo, encaminhando a CLCC. Realizar cotação prévia de preços com no mínimo três orçamentos (empresa/sispp/ata), conforme exigências abaixo. Elaborar o mapa comparativo de preços (DAP-002), verificar se o valor total encontra-se dentro do limite para contratação direta, avaliando a DESPESA ANUAL. Caso ultrapasse o limite para contratação direta, avaliando a despesa anual, fechar o mapa comparativo de preços com a média dos valores cotados e solicitar Termo de Referência ao almoxarifado, caso não conste do processo. Despachar o processo a DAP, informando a modalidade de licitação (Pregão eletrônico ou SRP) (FORMULÁRIO - DAP-007) Solicitante pelo Almoxarifado Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral Exec Orçam. e Financ (CEOF)

16 Pág.16/36 Atividade Informar os dados orçamentários disponíveis para a licitação, e enviar ao Diretor Geral para autorização (PTRES FONTE Natureza de Despesa P.I. (ver com o contador) e Valor previsto da contratação) (FORMULÁRIO - DAP-008) ou despacho para Registro de Preços. (FORMULÁRIO - DAP-008-A) Autorizar a licitação e enviar ao Pregoeiro. Anexar ao processo a Portaria de designação do Pregoeiro e equipe de apoio. Elaborar Edital, Ata de Registro e minuta de contrato, caso necessário, conforme Termo de Referência e dados constantes do processo, e, posteriormente, enviar a DAP. Enviar à PROAD/Reitor/Procurador para parecer jurídico. Após parecer jurídico providenciar a publicação do Aviso de Licitação no DOU e outros jornais, caso necessário, e a inclusão do Edital no COMPRASNET. Anexar Consulta Termo de Retirada de Edital. Realizar a licitação. Anexar: 1) Documentação constante da fase de habilitação das empresas vencedoras e outros documentos solicitados; 2) Declarações solicitadas; 3) Propostas vencedoras; 4) Resultados, Termos, Atas e outros documentos. Enviar ao Diretor Geral para homologação. Homologar a licitação, no COMPRASNET, anexar o Termo de homologação e devolver o processo para publicação do resultado da licitação no DOU. Publicar o resultado, anexar o extrato da publicação e outros documentos necessários, tais como Ata de Registro de Preços, se for o caso. Enviar processo à DAP. Enviar para empenho, confirmando os dados orçamentários. Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, consultar toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do empenho. Solicitante pelo Almoxarifado Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral Exec Orçam. e Financ (CEOF) Emitir empenho e assinar. Enviar o empenho ao Ordenador de Despesa para assinatura, já anexado ao processo.

17 Pág.17/36 Atividade OBS: No Caso de assinatura de contrato, enviar, posteriormente, à CLCC para formalização e demais providências. No Caso de assinatura de contrato Formalizar contrato, publicar extrato no DOU, registrar o cronograma no SIASG, solicitar a Portaria de Fiscal, enviar contrato e outros documentos ao fiscal do contrato, enviar documentos à empresa, dentre outros. Solicitante pelo Almoxarifado Administração do Campus Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretor Geral Exec Orçam. e Financ (CEOF) Observação: Para assinatura de contrato é obrigatório o registro no SICAF. Caso não formalize contrato, enviar 02 vias do empenho ao almoxarifado. Encaminhar empenho a empresa contratada e autorizar a entrega do material. Receber o material (no caso de contrato será o fiscal do contrato, nos termos dos regulamentos vigentes). Atestar na Nota Fiscal que o material foi recebido em conformidade com a contratação (no caso de contrato será o fiscal do contrato, emitindo, também, a medição no SICON/SIASG). Enviar a Nota Fiscal para pagamento, com a máxima urgência, para não comprometer o pagamento dos encargos devidos (no caso de contrato, antes de enviar a nota fiscal para pagamento, registrar a medição no SIASG). OBSERVAÇÃO: quando se tratar de material permanente tomar as providencias cabíveis para encaminhar o material ao Setor de Patrimônio. Conferir a Nota Fiscal, a documentação, a situação da empresa junto ao SIMPLES NACIONAL (site da Receita Federal) e, obrigatoriamente, consultar toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do pagamento. Para só então encaminhá-la para autorização de pagamento pelo ordenador de despesa. Realizar a liquidação da despesa, aguardar o recurso financeiro para efetuar o pagamento e as retenções (DARF, GPS, ISSQN, dentre outros), anexar ao processo todos os documentos emitidos no SIAFI e realizar demais procedimentos necessários. Enviar o processo a contabilidade para análise e demais providências. OBSERVAÇÃO:

18 Pág.18/36 1. O Termo de Referência deve conter as informações cabíveis à aquisição de material, tomando como referência os dados para contratação de serviço (retro) Orientações para solicitação de orçamentos (empresas): 1. No mínimo 03 orçamentos 2. Empresas do ramo 3. Papel timbrado da empresa (razão social, CNPJ, endereço), constando o nome legível e assinatura do responsável pelo orçamento. 4. Orçamento pela internet: Se possível escaneado. Caso inviável, o orçamento deve ser encaminhado através de empresarial (comprovando que realmente foi a empresa que enviou o orçamento) 5. Orçamento para serviço: detalhar os serviços e, no caso de substituição/utilização de peças, relacionar os materiais a serem utilizados e os respectivos valores 6. Orçamento para material: detalhar quantidade, unidade, especificação, valor unitário e valor total. 7. Observar se a especificação do serviço e material orçado é compatível com o solicitado Orientações para recebimento de material/serviço 1. Receber o material/serviço que deverá ser acompanhado de documentos tais como nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação em nome e CNPJ da Instituição. Verificar se todos os dados do documento fiscal estão corretos. Nesses documentos constarão: descrição do material/serviço, quantidade, unidade de medida e preços (unitário e total); 2. Conferir o material/serviço recebido com as descrições, quantidades e valores constantes do empenho emitido e do Pedido de Compras (edital) e; 3. Declarar no verso do documento (nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação) que o material/serviço recebido atende às especificações contratadas, assinando e identificando o recebedor e a data do recebimento ( modelo: Declaro que o material/serviço constante deste documento confere com as especificações contratadas); 4. Providenciar a regularização da entrega, junto ao fornecedor, no caso do material/serviço não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar falhas ou defeitos, para, posteriormente, atestar o recebimento no verso do documento fiscal e encaminhar para pagamento; 5. Responsabilizar-se pelo armazenamento do material, compreendendo a guarda, localização e preservação do mesmo; 6. Enviar o documento fiscal, com a devida declaração no verso, ao responsável pelo Financeiro, com a máxima urgência, de forma a não comprometer o prazo de pagamento ajustado, bem como o recolhimento dos encargos devidos. 7. No caso de atrasos na entrega, conforme estipulado no Edital de licitação, a empresa deve ser notificada para apresentação de justificativa. E, posteriormente, caso não proceda a entrega, o processo, com a devida formalização, deve ser encaminhado para parecer jurídico indicando a penalidade passível de aplicação. Orientações Gerais: Objetivando a racionalização e, sobretudo, evitar o fracionamento de despesas, o responsável pelas compras pode agrupar pedidos de aquisições similares, solicitados por mais de um solicitante, tanto para compra de material de consumo quanto para material permanente. A Solicitação de Compra para material de consumo deve ser separada da para material permanente, ou seja, não poderá conter na mesma solicitação itens de consumo e permanente.

19 Pág.19/36 A ausência de carimbo e/ou assinatura bem como o preenchimento incorreto ou incompleto da requisição são motivos para a devolução do documento. O solicitante deverá verificar no mercado, antes da emissão da Solicitação de Compras, o detalhamento do material de consumo e/ou permanente a ser solicitado (forma, embalagem, dimensão, material, voltagem, capacidade, cor, volume, dentre outras especificações). A especificação dos produtos a serem adquiridos deve ser bem detalhada, sem constar código, modelos ou sinais que possam direcionar para determinada marca. Sempre que possível, indicar prováveis fornecedores. 90% do sucesso de um processo de compras está na origem da solicitação, ou seja, na clareza e qualidade do pedido.

20 Pág.20/36 ANEO V Objeto: Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS e CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E OBRAS (LICITAÇÃO SRP CONJUNTA) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Compra (FORMULÁRIO - DAP-005), detalhando a descrição do material e verificando os códigos do SIASG junto ao almoxarifado, como também o Termo de Referência. Após as devidas assinaturas encaminhar à PRODIN/CGPI. Observações: 1 - As solicitações para material de CONSUMO devem ser emitidas em formulários separados das solicitações de material PERMANENTE OU Preencher o formulário de Solicitação de Serviço (FORMULÁRIO - DAP-001) e Termo de Referência (orientação abaixo). Após as devidas assinaturas encaminhar à PRODIN/CGPI. 2 - As solicitações para serviços e materiais permanentes de TI (todos constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento, especialmente quanto às assinaturas, consolidar e emitir documento único (Pedido de Compra ou Solicitação de Serviço). Campus PRODIN/Coordenação Geral de Planejamento Institucional (CGPI) Reitor PROAD/ Licitações e Contratos (CLC). Solicitar a realização de SRP, enviar ao Protocolo para abertura de Processo e ao Reitor para autorizar a licitação. Autorizar a licitação e enviar a CLC. Realizar cotação de preços e demais providências necessárias a realização do SRP. Após cotação seguir o fluxo para licitação. OBSERVAÇÃO: 1. O Termo de Referência deve conter as informações cabíveis à aquisição de material, tomando como referência os dados para contratação de serviço (retro) Orientações para solicitação de orçamentos (empresas): 1. No mínimo 03 orçamentos 2. Empresas do ramo 3. Papel timbrado da empresa (razão social, CNPJ, endereço), constando o nome legível e assinatura do responsável pelo orçamento. 4. Orçamento pela internet: Se possível escaneado. Caso inviável, o orçamento deve ser encaminhado através de empresarial (comprovando que realmente foi a empresa que enviou o orçamento) 5. Orçamento para serviço: detalhar os serviços e, no caso de substituição/utilização de peças, relacionar os materiais a serem utilizados e os respectivos valores 6. Orçamento para material: detalhar quantidade, unidade, especificação, valor unitário e valor total. 7. Observar se a especificação do serviço e material orçado é compatível com o solicitado

21 Pág.21/36 Orientações para recebimento de material/serviço 1. Receber o material/serviço que deverá ser acompanhado de documentos tais como nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação em nome e CNPJ da Instituição. Verificar se todos os dados do documento fiscal estão corretos. Nesses documentos constarão: descrição do material/serviço, quantidade, unidade de medida e preços (unitário e total); 2. Conferir o material/serviço recebido com as descrições, quantidades e valores constantes do empenho emitido e do Pedido de Compras (edital) e; 3. Declarar no verso do documento (nota fiscal, fatura, nota fiscal/fatura ou Termo de Cessão/Doação) que o material/serviço recebido atende às especificações contratadas, assinando e identificando o recebedor e a data do recebimento ( modelo: Declaro que o material/serviço constante deste documento confere com as especificações contratadas); 4. Providenciar a regularização da entrega, junto ao fornecedor, no caso do material/serviço não corresponder com exatidão ao que foi pedido, ou ainda, apresentar falhas ou defeitos, para, posteriormente, atestar o recebimento no verso do documento fiscal e encaminhar para pagamento; 5. Responsabilizar-se pelo armazenamento do material, compreendendo a guarda, localização e preservação do mesmo; 6. Enviar o documento fiscal, com a devida declaração no verso, ao responsável pelo Financeiro, com a máxima urgência, de forma a não comprometer o prazo de pagamento ajustado, bem como o recolhimento dos encargos devidos. 7. No caso de atrasos na entrega, conforme estipulado no Edital de licitação, a empresa deve ser notificada para apresentação de justificativa. E, posteriormente, caso não proceda a entrega, o processo, com a devida formalização, deve ser encaminhado para parecer jurídico indicando a penalidade passível de aplicação. Orientações Gerais: Objetivando a racionalização e, sobretudo, evitar o fracionamento de despesas, o responsável pelas compras pode agrupar pedidos de aquisições similares, solicitados por mais de um solicitante, tanto para compra de material de consumo quanto para material permanente. A Solicitação de Compra para material de consumo deve ser separada da para material permanente, ou seja, não poderá conter na mesma solicitação itens de consumo e permanente. A ausência de carimbo e/ou assinatura bem como o preenchimento incorreto ou incompleto da requisição são motivos para a devolução do documento. O solicitante deverá verificar no mercado, antes da emissão da Solicitação de Compras, o detalhamento do material de consumo e/ou permanente a ser solicitado (forma, embalagem, dimensão, material, voltagem, capacidade, cor, volume, dentre outras especificações). A especificação dos produtos a serem adquiridos deve ser bem detalhada, sem constar código, modelos ou sinais que possam direcionar para determinada marca. Sempre que possível, indicar prováveis fornecedores. 90% do sucesso de um processo de compras está na origem da solicitação, ou seja, na clareza e qualidade do pedido.

22 Pág.22/36 ANEO VI Objeto: Fluxo e procedimentos para a CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS (ATA DE REGISTRO DE PREÇOS realizada pela Reitoria) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Serviço (FORMULÁRIO - DAP-001) informando, além dos dados necessários, o item, a empresa e a ATA DE REGISTRO DE PREÇOS a ser utilizada e, posteriormente, encaminhar à Coordenação de Administração do Campus. Observação: As solicitações para serviços de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Solicitante Administra ção do Campus Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretoria de Administra ção e Planejame nto (DAP) de Execução Orçamentá ria e Financeira (CEOF) Conferir o adequado preenchimento dos documentos (inclusive assinaturas) e o saldo da Ata de Registro de Preços. Caso tenha saldo disponível, abrir processo de contratação. Enviar a DAP para verificar a possibilidade de contratação. Anexar ao processo: 1) Edital do Pregão; 2) Termo de homologação; 3) Ata de Registro de Preços; 4) outros documentos que julgar conveniente. Informar os dados orçamentários (FORMULÁRIO - DAP-004) e enviar ao Diretor Geral para autorização e, posteriormente, à CEOF para empenho (PTRES FONTE Natureza de Despesa - P.I. (ver com o contador) e Valor total da aquisição). Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, consultar toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do empenho. Após emissão do empenho seguir fluxo para licitação.

23 Pág.23/36 ANEO VII Objeto: Fluxo e procedimentos para AQUISIÇÃO DE BENS (ATA DE REGISTRO DE PREÇOS realizada pela Reitoria) Atividade Preencher o formulário de Solicitação de Compra (FORMULÁRIO - DAP-005), detalhando a descrição do material e informando o número do item e a ATA DE REGISTRO DE PREÇOS a ser utilizada. Após as devidas assinaturas encaminhar ao pelo Almoxarifado (não há necessidade de informar o código do SIASG). Observações: 1- É necessário emitir uma Solicitação de Compras para cada Pregão de Registro de Preços; 2 - As solicitações para materiais permanentes de TI (constantes do PDTI) deverão estar acompanhadas de DOCUMENTO DE OFICIALIZAÇÃO DE DEMANDA (DOD) devidamente autorizado pelo setor de TI. Conferir o adequado preenchimento da solicitação, verificar a disponibilidade da quantidade para aquisição dos itens solicitados e abrir processo para aquisição. Solicitante Respon sável pelo Almoxa rifado Licitações, Contratos e Compras (CLCC) Diretoria de Administra ção e Planejame nto (DAP) de Execução Orçamentária e Financeira (CEOF) Emitir a Solicitação de Empenho (FORMULÁRIO - DAP-009) e enviar a DAP para verificar a possibilidade de contratação e anexar ao respectivo processo de licitação. Anexar ao processo: 1) Edital do Pregão; 2) Termo de homologação; 3) Ata de Registro de Preços; 4) outros documentos que julgar conveniente. Informar os dados orçamentários (FORMULÁRIO - DAP-004) e enviar ao Diretor Geral para autorização e, posteriormente, à CEOF para empenho (PTRES FONTE Natureza de Despesa - P.I. (ver com o contador) e Valor total da aquisição). Verificar se o processo contém toda a documentação e dados relacionados acima e, também, consultar toda a DOCUMENTAÇÃO EIGIDA PARA HABILITAÇÃO constante do Edital de licitação, na data do empenho. Após emissão do empenho seguir fluxo para licitação

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/62 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 04 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS PARACATU do Instituto Federal de

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/26 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera os anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e I da nº 04, de 14 de maio de 2012 que dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/61 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 01 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pela Reitoria do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/61 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 05 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS UBERLÂNDIA do Instituto Federal

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/37 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 04 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS PARACATU do Instituto Federal de

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/6 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 02 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos à formalização e pagamento dos contratos firmados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/13 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 02 DE 03 DE ABRIL DE 2012 (Versão Compilada com as alterações e inclusões da /IFTM nº 03/2016) Dispõe sobre procedimentos relativos à formalização, acompanhamento e pagamento

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/8 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 25 DE OUTUBRO DE 2016 Altera a /IFTM n 02, de 03 de abril de 2012. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO, no uso das

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Limite de valor Nº de folha 1 de 6 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

PORTARIA Nº. 010/2018. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais:

PORTARIA Nº. 010/2018. O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais: PORTARIA Nº. 010/2018 APROVA A ROTINA DE PROCESSAMENTO DE DESPESA NO ÂMBITO DO CRCSE O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE SERGIPE, no uso de suas atribuições legais e regimentais: Considerando

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre procedimentos relativos à gestão de imóveis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O REITOR

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/ 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folha 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CATMAT

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Pça. Divina Pastora, 300 - Tel. (0xx75) 3456.2104 CEP 48.390-000 Cardeal da Silva Bahia. C.N.P.J. N.º 14.126.254/0001-65 DECRETO Nº. 753/2007 De

Leia mais

PORTARIA Nº. 02/2013. O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

PORTARIA Nº. 02/2013. O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais; PORTARIA Nº. 02/2013 O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, no uso de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO a necessidade de assegurar o controle e a correta execução

Leia mais

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS

MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS 2013 MANUAL DE CONTRATOS PÚBLICOS UNIPAMPA Pró-Reitoria de Administração 12/02/2013 Este Manual destina-se a orientar sobre procedimentos de contratações de serviços (terceirizados; energia elétrica; entre

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Adesão a Ata 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

COORDENADORIA FINANCEIRA. Prestação de Contas

COORDENADORIA FINANCEIRA. Prestação de Contas COORDENADORIA FINANCEIRA Prestação de Contas Prestar contas é dever de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Compra por 1 de 6 Glossário de Termos: CATMAT Sistema

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/13 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: REALIZAR DISPENSA (ARTIGO 24 INCISO II DA LEI 8.666/93) ELABORADO EM: 03/03/2016

Leia mais

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes MAPA DO PROCESSO Página 1 de 18 Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes 1.1.1 Acesso às informações em tempo hábil

Leia mais

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade

POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA. Universidade Federal Rural da Amazônia. Unidade Universidade Federal Rural da Amazônia Unidade Processo Pró-Reitoria de Administração e Finanças Compra por Inexigibilidade ou Dispensa de Licitação. POP - Procedimento Operacional Padrão CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014

Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Instrução Normativa Nº 008/UNIR/PROPLAN/2014, 07 de Maio de 2014 Estabelece procedimentos para liquidação e pagamento no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia. A Pró-Reitora de Planejamento

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CATMAT Sistema de Catalogação

Leia mais

MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS DISPENSA DE LICITAÇÃO

MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS DISPENSA DE LICITAÇÃO MANUAL DE CONTRATAÇÕES DIRETAS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Licitações e Contratos Gerência de Licitações e Contratos Coordenadoria de Contratação Direta Janeiro / 2017 SUMÁRIO 1. DAS CONDIÇÕES

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 10 Glossário de Siglas e Termos CATMAT Sistema de

Leia mais

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE TIPO DE COMPRA Pregão Eletrônico Tradicional 2014 OBJETO DA Material de consumo ou permanente SO DE CADASTRO De 24 Fevereiro a 07 de Março AJUSTE DOS CADASTROS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Manuais de Gestão Almoxarifado Coordenação Diretoria de Gestão do Conhecimento Elaboração Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio Coordenadoria de Processos e Normas Abril 2012 Sumário 1. Apresentação

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/ 1 de 10 Glossário de Termos e Siglas AGU

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Altera a /IFTM nº 01, de 13 de Pág.1/7 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Altera a /IFTM nº 01, de 13 de O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO,

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD O Pró-Reitor de Administração da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga o

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS Orientação Nº 02: CONVÊNIOS COM A FADURPE I. Informações Iniciais I.I Esta orientação abrange os projetos financiados com recursos de instituições públicas que serão executados pela FADURPE através da

Leia mais

[01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA

[01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA [01.03.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO COM MÃO DE OBRA www.ifrn.edu.br Atualizado em 08/02/2015 1 ÍNDICE 1 [01.03A.] 7 1.1 [01.03A.] CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTINUADOS - POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS...

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/14 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: ADERIR POR ATA ELABORADO EM: 02/03/2016 REVISADO EM: 23/03/2016 APROVADO

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo 1 de 6 Glossário de Termos: AGU Advocacia Geral da União

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS - CAPES PROAP E PNDP 2017 São Paulo, 12 de abril de 2017. Prezado secretário e coordenador de programa de pós-graduação, A Portaria

Leia mais

Volume IV. Empenhos MACONFI. Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças. 1ª Edição Janeiro / 2013

Volume IV. Empenhos MACONFI. Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças. 1ª Edição Janeiro / 2013 Volume IV Empenhos MACONFI Manual de Procedimentos da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças 1ª Edição Janeiro / 2013 Sumário 1. Conteúdo... 3 2. Despesas não sujeitas a licitação... 3 3. Documentação

Leia mais

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo:

Quantitativos globais por rubrica orçamentária/recursos estimados abaixo: ANEXO I.I TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETIVO O presente Termo de Referência tem por objetivo definir os conjuntos de elementos que norteiam o Registro de preços para a eventual contratação de empresa especializada

Leia mais

Portaria da Diretoria de Administração

Portaria da Diretoria de Administração 01 14/06/2002 A Diretoria de Administração, no uso de suas atribuições, RESOLVE: 1.0 PROPÓSITO Normatizar o procedimento administrativo de pagamento de Notas Fiscais/faturas referentes a aquisição de material

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo PO/PROAD/CMP/17 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CMP

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 Dispõe sobre o processo de compras e licitações do IF Goiano Campus Campos Belos O Diretor de Implantação e a Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP), resolvem:

Leia mais

Superintendência de Logística

Superintendência de Logística Superintendência de Logística Superintendência de Logística 1. Superintendência de Logística. 2. Dispensa de licitação / cotação eletrônica. 3. Painel de Preços. 4. Pregão Eletrônico / Registro de Preços.

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/17 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: LICITAR ELABORADO EM: 16/02/2017 REVISADO EM: 22/02/2017 APROVADO EM: 21/03/2017

Leia mais

Of. Circular nº 144/2015-DSG/CECOM/PRA Curitiba, 26 de maio de ASSUNTO: Procedimentos para abertura de Processos de Importações

Of. Circular nº 144/2015-DSG/CECOM/PRA Curitiba, 26 de maio de ASSUNTO: Procedimentos para abertura de Processos de Importações Of. Circular nº 144/2015-DSG/CECOM/PRA Curitiba, 26 de maio de 2015. DE: DSG/CECOM PARA: Seção Orçamentária dos Setores e Pró-Reitorias da UFPR ASSUNTO: Procedimentos para abertura de Processos de Importações

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD Define o cronograma anual de compras da UFCSPA para o exercício 2018. O PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Altera a /IFTM nº 01, de 03 de Pág.1/27 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 08, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2012. Altera os anexos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e I da nº 01, de 03 de abril de 2012 que dispõe sobre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE CONTRATOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENADORIA DE MATERIAL E PATRIMÔNIO SETOR DE ROTINAS DOS ADMINISTRATIVOS DA UNIPAMPA BAGÉ/RS REVISÃO: NOVEMBRO / 2011 0 SUMÁRIO 1. CASOS DE

Leia mais

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Contratos de Receita / Autorização de Renovação Identificação

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento Assunto: PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento REALIZAÇÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS Código SPP-NP 02 Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Operações de Licitação e Compras

Operações de Licitação e Compras Operações de Licitação e Compras Cartilha Orientativa Outubro/2016 Pró-Reitoria de Administração - Coordenação de Licitação e Compras SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 APRESENTAÇÃO 02

Leia mais

Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade

Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade Montagem do processo de Dispensa e Inexigibilidade Capa do Processo Modalidade; Número sequencial; Objeto a ser contratado ou adquirido; Campus; Número de protocolo. Solicitação de compra Verificar a classificação

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Produtos para pesquisa e desenvolvimento PO/PROAD/CMP/06.3 1 de

Leia mais

Treinamento de compras

Treinamento de compras Treinamento de compras Fonte Programa de Trabalho Programa de Trabalho Resumido Plano Interno Dotação Usuário solicitante CADASTRAR CALENDÁRIO Continuando o processo de compra... Agora a requisição foi

Leia mais

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos.

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Apoiar Execução Financeira de Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 6 Glossário

Leia mais

Portaria da Diretoria de Administração

Portaria da Diretoria de Administração 01 A Diretoria de Administração, no uso de suas atribuições, RESOLVE: 1.0 PROPÓSITO Normatizar o procedimento administrativo de pagamento de Notas Fiscais/faturas referentes a aquisição de material de

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N. 01/DCF/PROAD/IFMT, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA N. 01/DCF/PROAD/IFMT, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014. ORIENTAÇÃO TÉCNICA N. 01/DCF/PROAD/IFMT, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014. Órgão 26414 Interessados Unidades Gestoras vinculadas ao Órgão 26414 Assunto Procedimentos relativos à gestão de imóveis no âmbito do

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo para dada Unidade 1 de 11 Glossário de Siglas e Termos

Leia mais

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas

Lei n 8.666/93, art. 7º 1.7 Documento assinado pela COMAP com a indicação das empresas a serem convidadas CHECK LIST DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA REITORIA Este documento visa orientar a formalização dos processos licitatórios para contratação de obras e serviços de engenharia,

Leia mais

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses

Normatizar o procedimento para contratação de mão-de-obra terceirizada ou demais serviços de duração de 12 ou 60 meses Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Processo Nº de folhas 1 de 7 Glossário de Siglas e Termos CCF

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSTRUÇÃO DE PROCESSO 1. Folha de Pagamento: a. Solicitação de Empenho e Pagamento; b. Folha de Pagamento (Com Resumo); e. Comprovante Bancário de Pagamento; 2. Fornecedor de Serviços: b. Planilha Quantitativa; e. Ordem de

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS FISCAIS DE CONTRATOS DA UFPI

ORIENTAÇÕES AOS FISCAIS DE CONTRATOS DA UFPI ORIENTAÇÕES AOS FISCAIS DE CONTRATOS DA UFPI 1. AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS FISCAIS DE CONTRATOS De acordo com a Lei nº 8.666/93, constitui dever da Administração Pública fiscalizar os contratos

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional (pregões para toda UFBA) 1 de 7 Glossário de Termos e Siglas AGU

Leia mais

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde SEI: Iniciar processo Escolha o tipo: Orçamento e Finanças: Solicitações Deverão ser abertos Processos diferentes

Leia mais

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Direcionado aos setores administrativos que receberem recursos para acompanhamento da execução de descentralizações Abril/2018

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA COMPRAS E SOLICITAÇÕES DE SERVIÇO NO CCHSA/UFPB

ORIENTAÇÕES PARA COMPRAS E SOLICITAÇÕES DE SERVIÇO NO CCHSA/UFPB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS ORIENTAÇÕES PARA COMPRAS E SOLICITAÇÕES DE SERVIÇO NO CCHSA/UFPB As compras de bens materiais, animais, serviços

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFES UFES 2017 VITÓRIA - ES 2017 1. UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE AJUDA DE CUSTO AOS DISCENTES

REGULAMENTO DE AJUDA DE CUSTO AOS DISCENTES REGULAMENTO DE AJUDA DE CUSTO AOS DISCENTES Regulamenta e estabelece critérios para a Concessão de Ajuda de Custo para os discentes devidamente matriculados no IFMT Câmpus São Vicente. Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE MEDICINA DO TRIÂNGULO MINEIRO N 002 DE 26 DE MARÇO DE 1999, DO DIRETOR DA FMTM. Aprova as Normas Procedimentais - NP n s 50.04.007, 50.04.008, 50.04.009, 50.04.010,

Leia mais

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR

COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR COMO ABRIR PROCESSO FINANCEIRO NO SEI/UFPR - 2019 SEI: Iniciar processos Escolha O Tipo: Orçamento E Finanças: Solicitações ou Pagamento a Pessoa Juridica Deverão ser abertos processos diferentes para

Leia mais

Emissão de Solicitação de Nota de Empenho. Coordenação Financeira Departamento de Contabilidade e Finanças/PROPLAN

Emissão de Solicitação de Nota de Empenho. Coordenação Financeira Departamento de Contabilidade e Finanças/PROPLAN Emissão de Solicitação de Nota de Empenho Coordenação Financeira Departamento de Contabilidade e Finanças/PROPLAN Solicitação de Nota de Empenho A Solicitação de Nota de Empenho (SNE) é o documento utilizado

Leia mais

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos.

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 5 Glossário de Termos: CCConv Coordenação

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Projetos com Recursos Financeiros a serem Executados por Fundação de Apoio Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Pág.1/37 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 05 DE 14 DE MAIO DE 2012 Dispõe sobre procedimentos relativos às aquisições de bens e contratações de serviços celebrados pelo CAMPUS UBERLÂNDIA do Instituto Federal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Campus São Paulo

Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Campus São Paulo Prazos e condições de entrega de Solicitações de Compra de bens e serviços- Solicitamos especial atenção aos prazos e condições definidos para entrega de pedidos de aquisição de bens e contratações de

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS CAMPUS SÃO PAULO - CAPES PROAP E PNDP MANUAL DE ORIENTAÇÃO REGRAS E FLUXO PARA LICITAÇÕES E COMPRAS PÚBLICAS - CAPES PROAP E PNDP 2018 São Paulo, 26 de março de 2018. Prezado secretário e coordenador de programa de pós-graduação, A Portaria

Leia mais

Contratação serviço de Infraestrutura de redes ATA Nº 53/2018 PR Nº 21/2018

Contratação serviço de Infraestrutura de redes ATA Nº 53/2018 PR Nº 21/2018 Contratação serviço de Infraestrutura de redes ATA Nº 53/2018 PR Nº 21/2018 Este tipo de contratação serve para unidades que irão realizar serviço de infraestrutura de redes através da ATA de registro

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO Florianópolis, 14 de dezembro 2015. Procedimento Operacional Padrão POP: Administração De Compras de Materiais Permanentes por meio Processo Licitatório Pregão Eletrônico 1. Receber os pedidos de compra

Leia mais

Conformidade de Gestão Roteiros de análise

Conformidade de Gestão Roteiros de análise Conformidade de Gestão Roteiros de análise SUMÁRIO 1. Roteiro para análise de Empenho; 2. Roteiro para análise de Nota Fiscal; 3. Roteiro para análise de Ordem Bancária; 4. Roteiro para análise de DARF;

Leia mais

SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL

SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL Chefia Adjunta de Administração 07 de julho de 2010 Membros do setor: Atribuições do setor: Assessorar a Chefia Adjunta de Administração e as áreas técnicas e administrativas

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES. EDITAL n. 006/2013. TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DE SERVIÇOS GRÁFICOS E BRINDES EDITAL n. 006/2013 TOMADA DE PREÇO n. 002/2013 Item 01. Requisitos básicos com justificativa a. Serviço a ser licitado: contratação

Leia mais

Planejar, dirigir, controlar e avaliar a execução das atividades relacionadas com as áreas de orçamento, finanças, contabilidade;

Planejar, dirigir, controlar e avaliar a execução das atividades relacionadas com as áreas de orçamento, finanças, contabilidade; O Departamento de Administração do Campus Rio Largo, no intuito de otimizar os trâmites processuais internos, melhorar a comunicação entre os setores e servidores bem como consolidar boas práticas administrativas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF

PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE SUPRIMENTOS DE FUNDOS MODALIDADE CARTÃO DE PAGAMENTO DO GOVERNO FEDERAL CPGF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS Diretoria de Planejamento e Gestão PROCEDIMENTOS PARA ABERTURA, UTILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE

Leia mais

Instrução Normativa nº 01/2017

Instrução Normativa nº 01/2017 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Planejamento e Administração PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Revogada pela Instrução Normativa 02/2017,

Leia mais

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.)

Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) Orientação Nº 01: TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS ENTRE ÓRGÃOS FEDERAIS (TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA T.E.D.) I. Informações Iniciais I.I Instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

Revisão: 02 Abr./2013 SUMÁRIO

Revisão: 02 Abr./2013 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e Campo de Aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Procedimentos e Responsabilidades...2 4.1 Das Obrigações das Empresas Contratadas...2 4.2 Da Medição...3 4.2.1 Do Fechamento...

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 03/2018 PROAD Define os procedimentos para contratações com verba CAPES do Programa de Apoio a Pós- Graduação (PROAP) e do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) para o exercício

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº. 05/2014 A Assocene - Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste, torna público, para o conhecimento dos interessados, que fará realizar COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO, no

Leia mais

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR

ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR ANEXO V - NOTA FISCAL VERIFICAR O CÓDIGO DO SERVIÇO, SE HÁ RETENÇÃO DE IR 4. IRRF IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE 21 4.4. Memória de cálculo da Tributação 4.4.1. Serviço de colocação de pisos e azulejos:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Uberaba-MG RESOLUÇÃO N 15 DE 4 DE AGOSTO DE 2016, DA PRÓ-REITORA DE PLANEJAMENTO Altera a Norma Procedimental NP 50.03.014 Auxílio Financeiro.

Leia mais

Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO

Estado da Bahia Prefeitura Municipal de Muniz Ferreira CONTROLADORIA DO MUNICÍPIO INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 004, DE 09 DE MARÇO DE 2009. ALTERA O FLUXO DA TRAMITAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS ATOS QUE IMPLIQUEM GERAÇÃO DE DESPESA PÚBLICA ESTABELECIDO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 001/2009. O CONTROLADOR

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Acesso à intranet: DTI Emissão de pedido de compra: Diretoria do Campus Caso esteja vinculado a mais do que um centro de custo Local de destino do

Leia mais

Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU

Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU Regulamento para Oferta de Curso Fechado - CENEX/BU A DIRETORIA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA, no uso de suas atribuições estatutárias estabelece os procedimentos operacionais referentes à oferta de curso

Leia mais

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

1. JUSTIFICATIVA 3. VALOR ESTIMADO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS RUA 08 DE MAIO SINo - CENTRO, CEP: 65.712-000 - LAGO DOS RODRIGUES _ MARANHÃO 1. JUSTIFICATIVA PROJETO BÁSICO As atividades operacionais da Prefeitura Municipal de LAGO DOS RODRIGUES, irão requerer a contratação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 21, DE 24 DE AGOSTO DE 2015, DA REITORA DA UFTM

RESOLUÇÃO N 21, DE 24 DE AGOSTO DE 2015, DA REITORA DA UFTM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO Reitoria RESOLUÇÃO N 21, DE 24 DE AGOSTO DE 2015, DA REITORA DA UFTM Aprova a Norma Técnica NT 2/2015 que dispõe sobre a solicitação de

Leia mais

SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES - SECOL MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS

SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES - SECOL MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ INSTITUÍDA PELA LEI N O 10.425, DE 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DIVISÃO DE MATERIAS E PATRIMÔNIO DIMAP SETOR DE

Leia mais

Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos) TAXA DE INSCRIÇÃO

Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos) TAXA DE INSCRIÇÃO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pró-Reitoria de Administração Natal RN Junho/2016. Rotinas Administrativas para os Programas de Pós- Graduação Pagamentos (Congressos)

Leia mais