REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO. Área de Competência STC. (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO. Área de Competência STC. (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014"

Transcrição

1 REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO Área de Competência STC (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014

2 O QUE É O RVCC? É um processo de valorização das competências e conhecimentos que o adulto foi adquirindo ao longo da vida. As competências estão expressas num referencial de competências cobrindo vastas áreas de conhecimentos adquiridos.

3 SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA Neste Powerpoint vamos falar essencialmente da área de STC Sociedade, Tecnologia e Ciências.

4 O QUE PRETENDEMOS Cada Pessoa deve desenvolver um trabalho onde reconta a sua história de vida relatando o mais pormenorizadamente possível episódios da sua vida que permitam validar competências. Mas não à sorte ou seja tem de demonstrar competências dentro do nosso referencial.

5 ORGANIZAÇÃO DO RVCC De forma a entender melhor este processo iremos explicar como pode então demonstrar as suas competências.

6 ORGANIZAÇÃO DO RVCC Existem 3 Áreas de Competência Cidadania e Profissionalidade (CP) Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Cultura, Língua e Comunicação (CLC) Tal como as disciplinas no ensino regular estas áreas cobrem diferentes aspetos dos conhecimentos que uma pessoa pode adquirir ao longo da vida.

7 ORGANIZAÇÃO DO RVCC Cada Área de Competência possui 7 Unidades de competência (8 no caso do CP) Sendo cada Unidade de Competência no caso de STC correspondente a um núcleo gerador. Cada unidade de competência funciona como diferentes partes de uma disciplina, imagine por exemplo Português tem diferentes partes prosa, poesia, arte dramática etc. Assim também STC tem diferentes partes Saúde, Economia e gestão, Tecnologias de Informação e Comunicação etc.

8 ORGANIZAÇÃO DO RVCC Cada parte ou núcleo gerador de competência possui quatro temas a serem desenvolvidos para a aquisição de uma competência Exemplo: O núcleo de Equipamentos e Sistemas Técnicos possui quatro temas que podem ser desenvolvidos:

9 ORGANIZAÇÃO DO RVCC Para que uma pessoa possa ter um núcleo gerador validado tem que apresentar conhecimentos bem desenvolvidos na sua vida sobre pelo menos 2 temas competências - de cada núcleo. Por outras palavras para cada parte de STC tem de dominar 2 dos assuntos temas pedidos. Quaisquer dois servem desde que a pessoa tenha realmente conhecimentos que lhe permitam chegar ao nível III nesse tema, ou seja ser capaz de agir intervir e dominar esse tema.

10 ORGANIZAÇÃO DO RVCC Ou seja para cada uma das 7 partes de STC (7 núcleos geradores deve ter 2 temas desenvolvidos até ao nível III. Ou seja tem de validar 14 temas competências - mínimo para poder ser ter STC (Sociedade, Tecnologia e Ciência) completa.

11 NUCLEOS GERADORES OU DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA DE STC

12

13 EM RESUMO Ao nível de STC existem 7 núcleos de competências e 28 competências correspondentes a 28 temas e tem de validar 2 por cada núcleo. Cada tema permite operacionalizar e evidenciar uma competência a qual permite validar um crédito.

14 OS TEMAS COMPETÊNCIAS COMO TRABALHAR Os temas estão organizados em grupos de 4. cada um dentro desse grupo pretende focar 4 formas diferentes que permitem a uma pessoa ter adquirido o seu conhecimento. A essas fontes diferentes de conhecimento chamamos Domínios de referência.

15 DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA Núcleo Gerador Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST) S T C Domínio de referência DR1 - Contexto Privado DR2 - Contexto Profissional DR3 Contexto Institucional DR4 Contexto Macroestrutural (Instituições Estabilidade e Mudança) Temas Equipamentos Domésticos Equipamentos profissionais Utilizadores, consumidores e Reclamações Transformações e Evoluções Técnicas

16 OU SEJA IMAGINE QUE ESTAVA A DESENVOLVER O PRIMEIRO NÚCLEO GERADOR EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS 1º Tema Domínio privado - A pessoa aprendeu estes conhecimentos no contexto privado, na sua vida pessoa, em casa, com a família, etc. e esse tema chama-se EQUIPAMENTOS DOMÉSTICOS

17 2º Tema Domínio Profissional - A pessoa adquiriu este conhecimentos na sua vida profissional e o tema Chama-se EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS.

18 3º tema Domínio Institucional A pessoa poderá ter adquirido estes conhecimentos ao lidar com as diversas instituições (camara, EDP, Águas de Portugal etc.) ou seja este conhecimento resulta da interação com estes poderes institucionais e neste caso o 3º tema chama-se UTILIZADORES, CONSUMIDORES E RECLAMAÇÕES.

19 4º Tema Domínio Macroestrutural Neste caso a pessoa adquiriu os conhecimentos em regra geral, formalmente, mas também através da observação, da procura e do esforço pessoal ou seja interessou-se pelo assunto e procurou informação (por exemplo interessouse pela história do automóvel ou sobre a segunda guerra mundial, etc.) E neste caso este tema chama-se TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS

20 COMO TRABALHAR? Usando o referencial de competências como base deve procurar competências adquiridas na sua vida, fazendo uma lista da mesmas. Escrever a historia de vida, sabendo no entanto que o que os formadores procuram não a sua vida propriamente mas sim as competências desenvolvidas durante a vida.

21 COMO TRABALHAR A sua história de vida é secundária em relação às competências. A história de vida é a massa do bolo rei mas o que nós formadores procuramos é a fruta nele incluída.

22 EXEMPLO Imagine que ao descrever o seu primeiro emprego teve de aprender a utilizar uma máquina complexa, adquirindo competências na parte técnica e científica da mesma. Nesta altura do trabalho faz uma paragem e em vez de continuar a descrever a sua vida deve descrever tudo o que aprendeu relativamente a esta máquina bem como regras de higiene e segurança e outras partes que possam validar competências.

23 COMO POUPAR TRABALHO? Desenvolver se possível os temas para CLC e STC simultaneamente. Procurar Casos de Vida situações da vida em que poderá validar múltiplas competências.

24 CASO DE VIDA: ABERTURA DE UM CAFÉ Deve-se sempre ao escrever a história de vida procurar casos em que se adquiriu competências singulares ou múltiplas, de forma a que se possa vir a validar o maior número possível de competências. Por exemplo um formando durante a sua vida abriu e geriu um café. Esta experiência permite tentar validar um elevado número de competências.

25 PODE DESENVOLVER O NÚCLEO GERADOR: EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS Equipamentos Profissionais Utilizadores, Consumidores e Reclamações

26 PODE DESENVOLVER O NÚCLEO GERADOR: AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficiência Energética Resíduos e Reciclagem

27 PODE DESENVOLVER O NÚCLEO GERADOR: SAÚDE Cuidados Básicos Riscos e Comportamentos Saúdáveis

28 PODE DESENVOLVER O NÚCLEO GERADOR GESTÃO E ECONOMIA Orçamentos e Impostos Empresas Organizações e modelos de gestão

29 ETC ETC ETC ETC ETC

30 ERROS QUE NÃO DEVE COMETER Descrever detalhadamente etapas ou episódios da vida em que não adquiriu competências....descrever em detalhe a parte da vida onde menos competências adquiriu. Na área de STC a competência técnica é muitas vezes apenas adquirida na fase adulta. Muitos formandos perdem um tempo imenso a falar da infância e adolescência e não desenvolvem a parte a adulta e profissional onde geralmente estão as competências da nossa área.

31 ERROS QUE NÃO DEVE COMETER Copiar da internet trabalhos e conceitos de outros e usá-los como sendo seus pode e deve realizar pesquisas. mas caso as inclua no seu trabalho, tem de referenciar sempre o site, a revista ou o livro de onde tirou as informações. E lembre-se que estas informações que tirou destes locais nada validam se não existir a capacidade da pessoa para discutir e dominar o assunto que desenvolveu.

32 PARA QUE POSSA MELHOR DESENVOLVER O SEU TRABALHO Nos Slides Seguintes expomos os temas um por um de forma a ter uma ideia do que cada um trata.

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49 GLOSSÁRIO

Referen cial de Competências-Chave Para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário Orientaçõ es para a Operacionalização do

Referen cial de Competências-Chave Para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário Orientaçõ es para a Operacionalização do Referencial de Competências-Chave Para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário Orientações para a Operacionalização do Sistema de Créditos Janeiro 2008 Operacionalização do Sistema de créditos

Leia mais

RVCC ESCOLAR DE NÍVEL SECUNDÁRIO. CQEP- Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

RVCC ESCOLAR DE NÍVEL SECUNDÁRIO. CQEP- Centro para a Qualificação e Ensino Profissional RVCC ESCOLAR DE NÍVEL SECUNDÁRIO 2015 CQEP- Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Ao longo da nossa vida aprendemos muito: Na família Na escola No trabalho Na relação com o outro Na vida comunitária

Leia mais

ÍNDICE. Sugestões para a redação da história de vida - 2

ÍNDICE. Sugestões para a redação da história de vida - 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 ESTRUTURA DA HISTÓRIA DE VIDA... 4 1 Apresentação... 4 2 Nascimento. Infância e adolescência... 4 3 - Percurso Escolar... 4 4 - Idade Adulta... 4 4-1 Vida Familiar... 4 4-2 Percurso

Leia mais

A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada!

A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada! A sua aprendizagem poderá ser reconhecida como conhecimento... Será um ponto de partida e não um ponto de chegada! Iniciativa Novas Oportunidades Objectivos: Elevar o nível de qualificação da população

Leia mais

Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos. Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010

Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos. Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos Nunca tantos deixaram de acreditar na escola. Nunca tantos a desejaram e a procuraram. Nunca tantos a criticaram e nunca, como hoje, foram tão grandes

Leia mais

RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. Algumas reflexões iniciais...

RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. Algumas reflexões iniciais... RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Algumas reflexões iniciais... Pelayo 02/2015 Verdadeiro ou Falso? Uma competência é algo que já nasce connosco. Quando não nascemos com uma determinada

Leia mais

MÓDULO VI OBJECTIVO GERAL: Desenho Curricular de Base Organização do referencial de nível secundário OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

MÓDULO VI OBJECTIVO GERAL: Desenho Curricular de Base Organização do referencial de nível secundário OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUA DE FORMADORES E MEDIADORES DE CURSOS EFA MÓDULO VI CONSTRUÇÃO CURRICULAR E ACTIVIDADE INTEGRADORA OBJECTIVO GERAL: Conhecer a importância avaliar; Limitações da avaliação e as

Leia mais

Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ

Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ UNIVERSIDADE DE LISBOA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Proposta de actividade pedagógica com recurso à plataforma WIZIQ Autor João Raimundo de Freitas Ferreira MESTRADO EM TIC E EDUCAÇÃO 2010/2011 Notas prévias

Leia mais

In: REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário: Guia de Operacionalização

In: REFERENCIAL DE COMPETÊNCIAS-CHAVE para a Educação e Formação de Adultos Nível Secundário: Guia de Operacionalização Caso se conclua que o portefólio do candidato não reúne evidências das Competências-Chave contempladas no Referencial, propõe-se a (re)construção do mesmo. O candidato poderá : ser encaminhado para sessões

Leia mais

Mediadores Educação e Formação de Adultos EFA - NS

Mediadores Educação e Formação de Adultos EFA - NS Mediadores Educação e Formação de Adultos EFA - NS 20 de Setembro de 2008 Curso EFA: Diferentes etapas 1. Formalização da Candidatura: SIGO; 2. Recrutamento da equipa pedagógica e formandos; 3. Diagnóstico:

Leia mais

A Língua Estrangeira no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário

A Língua Estrangeira no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário A Língua Estrangeira no âmbito dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário Procedimentos e Orientações - Fevereiro de 2010 - A. Enquadramento De acordo

Leia mais

Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes. Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, Faro (Portugal)

Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes. Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, Faro (Portugal) INFORMAÇÃO PESSOAL Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, 8000-388 Faro (Portugal) +351 289806577 +351 964544945 lopes.acatarina@gmail.com Skype a.catarina.lopes Sexo Feminino Data de nascimento 02/08/1983 Nacionalidade

Leia mais

TEXTO DE APOIO INTRODUTÓRIO À TAREFA: "TRABALHAR COM A FACTURA DA LUZ (DE ENERGIA ELÉCTRICA)"

TEXTO DE APOIO INTRODUTÓRIO À TAREFA: TRABALHAR COM A FACTURA DA LUZ (DE ENERGIA ELÉCTRICA) Exemplo retirado e adaptado da Sequência Didáctica 3 (pp. 41 a 43) de Carzola, Irene M e Santana, Eurivalda R. S. (2006). Tratamento da Informação para o Ensino Fundamental e Médio. Série Alfabetização

Leia mais

Geração de Leads: O que é, como se faz e porque precisa dela

Geração de Leads: O que é, como se faz e porque precisa dela Geração de Leads: O que é, como se faz e porque precisa dela Índice Uma Lead trocada por miúdos... 2 As Leads e o Funil de Vendas... 3 O que é uma Landing Page?... 4 Como é que as pessoas vão chegar à

Leia mais

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se

Leia mais

Póvoa de Varzim, Dezembro.09 Formadora: Daniela Veiga

Póvoa de Varzim, Dezembro.09 Formadora: Daniela Veiga Entidade Formadora: CONCLUSÃO estudos e formação, Lda. Póvoa de Varzim, Dezembro.09 Formadora: Daniela Veiga Daniela Veiga Módulo 1 Enquadramento de Cursos EFA Básico e Secundário; Diferenças e semelhanças

Leia mais

Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico

Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico Atividades 1º Ciclo do Ensino Básico Enquadramento O Tema da Eficiência Energética está enquadrado e pode ser uma fonte de inúmeras ideias e mecanismos de promoção da aprendizagem de diferentes literacias.

Leia mais

JOVENSEMPREENDEDORES. Protótipo: Como construir a minha proposta? Módulo 5

JOVENSEMPREENDEDORES. Protótipo: Como construir a minha proposta? Módulo 5 Protótipo: Como construir a minha proposta? SESSÃO 9 CONSTRUIR PROTÓTIPOS PARA APRENDER Guia didático do professor CONSTRUIR PROTÓTIPOS PARA APRENDER 1 Objetivos 4 Exemplos 15 Conhecer e saber utilizar

Leia mais

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018 Matrizes Curriculares Ano Letivo de 2017/2018 Índice Matriz da Educação Pré-Escolar... 2 Ensino Básico... 1º Ciclo... 2º Ciclo... 4 Percurso Curricular Alternativo º Ano... 5 º Ciclo... Curso de Educação

Leia mais

Águas de Santarém renova distinção com selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

Águas de Santarém renova distinção com selo de qualidade exemplar da água para consumo humano outubro 2017 Trimestral Edição nº 7 Águas de Santarém renova distinção com selo de qualidade exemplar da água para consumo humano Disponibilização de novo Web Site: Mais fácil, Mais intuitivo, Maior Confiança

Leia mais

Escola Profissional Gustave Eiffel

Escola Profissional Gustave Eiffel Escola Profissional Gustave Eiffel Cooptécnica Gustave Eiffel, CRL. REGULAMENTO DO CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES GUSTAVE EIFFEL REGULAMENTO DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES GUSTAVE EIFFEL CAPÍTULO I (Objecto,

Leia mais

Curso de Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário EFA - NS. Os cursos EFA NS compreendem 2 componentes: - Formação Tecnológica

Curso de Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário EFA - NS. Os cursos EFA NS compreendem 2 componentes: - Formação Tecnológica Curso de Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário EFA - NS Os cursos EFA NS compreendem 2 componentes: - Formação Base - Formação Tecnológica Cláudia Silva 1 Formação Base integra 3 áreas de competências

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº 5. Nome: Turma: Nº:

FICHA DE TRABALHO Nº 5. Nome: Turma: Nº: ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) FICHA DE TRABALHO Nº 5 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência NÚCLEO GERADOR 1: EQUIPAMENTOS

Leia mais

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória

O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória NOTA: Este documento, editável, pode ser modificado consoante as necessidades do utilizador e as características da audiência. 1 O Perfil dos Alunos

Leia mais

REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA: TALVEZ NÃO SEJA MAIS FÁCIL... FAZÊ-LO NOTAR

REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA: TALVEZ NÃO SEJA MAIS FÁCIL... FAZÊ-LO NOTAR REFERENCIAL DE EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA: TALVEZ NÃO SEJA MAIS FÁCIL... FAZÊ-LO NOTAR SUMÁRIO EXECUTIVO O Referencial de Educação para os Media, um documento orientador para a implementação da Educação para

Leia mais

AULA. Na aula anterior aprendemos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead

AULA. Na aula anterior aprendemos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead AULA 6 Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE Na aula anterior aprendemos sobre: Documentos Comerciais mais usados nas empresas Na aula de hoje aprenderemos sobre: 1. Departamento de Compras e sua função

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO DA GAMA Setúbal CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Informações Gerais Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos

Leia mais

18 Janeiro de 2011, Centro de Formação Luís de Sá em Palmela, 09h30-13h00 / 14h00-17h30.

18 Janeiro de 2011, Centro de Formação Luís de Sá em Palmela, 09h30-13h00 / 14h00-17h30. ACÇÃO DE FORMAÇÃO Importação de registos bibliográficos. DATA LOCAL HORÁRIO 18 Janeiro de 2011, Centro de Formação Luís de Sá em Palmela, 09h30-13h00 / 14h00-17h30. 15 Fevereiro de 2011, Centro de Formação

Leia mais

Sensibilizar para o Desperdício Alimentar

Sensibilizar para o Desperdício Alimentar Sensibilizar para o Desperdício Alimentar 1. Descrição Sensibilizar para o Desperdício Alimentar 2. Razões justificativas da ação: Problema/Necessidade de formação identificado A nível mundial, são muitas

Leia mais

MENTAL PARA PROFISSIONAIS DE

MENTAL PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE MENTAL PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE (JUN 2015) PORTO Está preparado para lidar com indivíduos com perturbações mentais? A resposta da maioria dos profissionais de saúde em Portugal será certamente

Leia mais

FICHA DE TRABALHO Nº 7. Nome: Turma: Nº: Domínio de Referência 1 Contexto Privado Equipamentos Domésticos

FICHA DE TRABALHO Nº 7. Nome: Turma: Nº: Domínio de Referência 1 Contexto Privado Equipamentos Domésticos ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS ANSELMO DE ANDRADE Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) FICHA DE TRABALHO Nº 7 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência NÚCLEO GERADOR 1: EQUIPAMENTOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA EÇA DE QUEIRÓS

ESCOLA SECUNDÁRIA EÇA DE QUEIRÓS ESCOLA SECUNDÁRIA EÇA DE QUEIRÓS Curso de Educação e Formação de Adultos (nível secundário) PROPOSTA DE ACTIVIDADE 01 Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC7) NÚCLEO GERADOR: SOCIEDADE TECNOLOGIA E CIÊNCIA

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL Inscrições abertas até dia 31/10/2015 em: Formação refª 01/2015. Curso Novo Código do Procedimento Administrativo *

FORMAÇÃO PROFISSIONAL Inscrições abertas até dia 31/10/2015 em: Formação refª 01/2015. Curso Novo Código do Procedimento Administrativo * FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2015 Inscrições abertas até dia 31/10/2015 em: https://gesdoc.uevora.pt/pedidos/requisicoes/efetuar/drh_inscricao_em_acao_formacao Formação refª 01/2015 Curso Novo Código do Procedimento

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

O plano de negócios. Hoje

O plano de negócios. Hoje O plano de negócios Hoje 1. Entender a importância do plano de negócios 2. Conhecer a estrutura de um plano de negócios 3. Explicar como o processo de escrever um plano de negócio pode ser tão importante

Leia mais

Verifique problemas de Performance no Windows 7

Verifique problemas de Performance no Windows 7 Verifique problemas de Performance no Windows 7 Date : 24 de Julho de 2010 Este tempo de verão, sol e temperaturas agradáveis, é natural que apeteça andar cá por fora, ir até uma esplanada ou estar num

Leia mais

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016

Tecnologia Educacional Eficaz. Prof. David Prata Setembro de 2016 Tecnologia Educacional Eficaz Prof. David Prata Setembro de 2016 Por onde começar? Visão Pedagógica Quais são suas metas de aprendizagem para seus alunos? O que é que você quer que eles sejam capazes de

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre Mapas PPAC Equipe PPAC

Perguntas Frequentes sobre Mapas PPAC Equipe PPAC Perguntas Frequentes sobre Mapas PPAC 2017 Equipe PPAC Como acessar o Mapa OCA? Preciso responder o OCA 2018 agora? Selecione sua dúvida O que são esses Mapas? Quem deve preenchê-los? Sou Presidente do

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

Anexo V Transcrição da entrevista realizada à equipa técnicopedagógica

Anexo V Transcrição da entrevista realizada à equipa técnicopedagógica Anexo V Transcrição da entrevista realizada à equipa técnicopedagógica do CNOGE (Grupo1) Entrevistados: Entrevista Grupo 1 E1 Profissional de RVCC de nível básico E2 Tutora de RVC PRO E3 Formadora de Sociedade

Leia mais

FLiP: O WordPress já tem um corretor ortográfico em Português

FLiP: O WordPress já tem um corretor ortográfico em Português FLiP: O WordPress já tem um corretor ortográfico em Português Date : 4 de Dezembro de 2017 O WordPress é dos mais conhecidos e usados sistemas de gestão de conteúdo da Internet. Milhões de sites web estão

Leia mais

10 maneiras de pesquisar no Google que poucos conhecem

10 maneiras de pesquisar no Google que poucos conhecem 10 maneiras de pesquisar no Google que poucos conhecem Date : 4 de Novembro de 2016 Numa era de gigantes da tecnologia, o Google como motor de busca é, sem dúvidas rei. Este motor de busca tornou-se uma

Leia mais

RELATÓRIO I SEMESTRE 2018

RELATÓRIO I SEMESTRE 2018 2018 RELATÓRIO I SEMESTRE 2018 O presente documento constitui um registo gráfico das principais atividades desenvolvidas pelo SIAC OAz, bem como, das atividades realizadas em cooperação com entidades protocoladas

Leia mais

Introduz áreas adicionais de conhecimento (reabilitação, segurança, sustentabilidade...)

Introduz áreas adicionais de conhecimento (reabilitação, segurança, sustentabilidade...) Aprofunda conhecimentos específicos já introduzidos nos anos anteriores nas cadeiras de Materiais de Construção, Física das Construções, Tecnologia das Construções e Direcção de Obras; Introduz áreas adicionais

Leia mais

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos

PERFIL DE DESEMPENHO. PRÉ-ESCOLAR 4 anos PRÉ-ESCOLAR 4 anos O aluno deverá ser capaz de: ÁREAS DE CONTEÚDO DOMÍNIO/COMPONENTES DESCRITOR Construção da identidade e autoestima - Saber dizer o seu nome próprio e a sua idade - Verbalizar as necessidades

Leia mais

Referencial de Competências-Chave

Referencial de Competências-Chave Referencial de Competências-Chave Cidadania e Profissionalidade Sociedade, Tecnologia e Ciência Adulto em situações de vida Cultura, Língua, Comunicação Cidadania e Profissionalidade Constitui opção estratégica

Leia mais

Programa Nacional de FORMAÇÃO. de Treinadores. Processo de. RVCC Pro TD

Programa Nacional de FORMAÇÃO. de Treinadores. Processo de. RVCC Pro TD Programa Nacional de FORMAÇÃO de Treinadores Processo de RVCC Pro TD 1 Processo de RVCC Pro TD Príncipios e pontos chave Processo de RVCC Pro TD é uma das vias de acesso ao TPTD, como definido por Lei,

Leia mais

VALORIZAMOS A SUA ENERGIA

VALORIZAMOS A SUA ENERGIA VALORIZAMOS A SUA ENERGIA 112 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA WWW.ENON.PT Somos uma empresa de eficiência energética, agente Endesa e representante das melhores marcas do setor, como a SloanLED e a Lorentz. Equipa

Leia mais

Projeto Escola + Eficiente REGULAMENTO

Projeto Escola + Eficiente REGULAMENTO Projeto Escola + Eficiente 4º Desafio Reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela escola durante o projeto REGULAMENTO Enquadramento Este regulamento é específico para a definição dos desafios lançados

Leia mais

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como

Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como Vamos estudar o que se entende por «programação», que é uma linguagem de programação e ver algumas terminologias própria de programação e como utilizá-la. 1 Por si só, uma equipe não é muito inteligente.

Leia mais

Sistema Educativo de Portugal

Sistema Educativo de Portugal Departamento de Ciências da Educação Curso de 1.º Ciclo em Ciências da Educação Unidade Curricular: Educação Comparada Ano lectivo - 2009/2010 2.ºAno 1.º Semestre Sistema Educativo de Portugal Investigação

Leia mais

E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE

E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE E-BOOK 7 PASSOS PARA FALAR FLUENTE SOBRE O AUTOR Max Prado Maximiliano é professor de Inglês e Português e pós-graduado em Língua Inglesa. É, portanto, especialista no ensino de Língua Inglesa. Leciona

Leia mais

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax:

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax: Iniciativa Novas Oportunidades Julho de 2010 1 Índice A. Iniciativa Novas Oportunidades...3 B. A rede nacional de Centros Novas Oportunidades...4 C. Protocolos de cooperação no âmbito da Iniciativa Novas

Leia mais

CURSOS EFA Educação e Formação de Adultos. Regulamento. I Legislação de referência

CURSOS EFA Educação e Formação de Adultos. Regulamento. I Legislação de referência CURSOS EFA Educação e Formação de Adultos Regulamento I Legislação de referência Os Cursos de Educação e Formação de Adultos, na Região Autónoma da Madeira, regem-se segundo o seguinte Enquadramento Legal:

Leia mais

Relatório Final. Encontro de Centros Novas Oportunidades. Os Desafios da Formação Práticas e Problemáticas

Relatório Final. Encontro de Centros Novas Oportunidades. Os Desafios da Formação Práticas e Problemáticas Relatório Final Encontro de Centros Novas Oportunidades Os Desafios da Formação Práticas e Problemáticas Escola Secundária Luís de Freitas Branco 9 de Julho de 2010 Organização em parceria dos Centros

Leia mais

Teoria DISC. Nenhuma personalidade é impenetrável. Depende da chave que você usa. Augusto Cury

Teoria DISC. Nenhuma personalidade é impenetrável. Depende da chave que você usa. Augusto Cury Técnicas de comunicação Teoria DISC Nenhuma personalidade é impenetrável. Depende da chave que você usa. Augusto Cury Perfil DISC Estilo de Comportamento Como são meus clientes e como agir com eles: Diretivo

Leia mais

Programa Nacional de Formação de Treinadores Portugal

Programa Nacional de Formação de Treinadores Portugal Programa Nacional de Formação de Treinadores Portugal VIAS DE ACESSO AO TÍTULO DE TREINADOR PROFISSIONAL DE DESPORTO José Curado Vice-Presidente ICCE (Europa) GCH/Rio de Janeiro 2016.08.11 Eduardo Galeano

Leia mais

INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO

INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO INFORMAÇÃO COMERCIAL 363/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 26 OUTUBRO DE 2017 ESPECIAL FIM DE ANO 1 OBJETIVOS Oferecer aos anunciantes que se queiram associar ao Fim-de-Ano, soluções de comunicação diferenciadoras,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul

Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 1. Enquadramento legal da avaliação

Leia mais

Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da Rede Nacional de Escolas de Governo do Brasil

Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da Rede Nacional de Escolas de Governo do Brasil Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Doutoramento em Ciências da Informação Estudo preliminar sobre Competências nas Redes Digitais como estratégia de fortalecimento da

Leia mais

JOVENSEMPREENDEDORES. Modelo de negócio: Como definir o meu produto/serviço? Módulo 4

JOVENSEMPREENDEDORES. Modelo de negócio: Como definir o meu produto/serviço? Módulo 4 Modelo de negócio: Como definir o meu produto/serviço? Módulo 4 Módulo 4 SESSÃO 8 MODELO ECONÓMICO Módulo 4 Guia didático do professor MODELO ECONÓMICO 1 Objetivos 4 Exemplos 10 Melhorar o modelo de negócio

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PROGRAMA DA DISCIPLINA DE OFERTA COMPLEMENTAR DESENVOLVIMENTO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Aprovado em 27 de setembro de 2017 PROGRAMA DESENVOLVIMENTO, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (DAS) ÍNDICE INTRODUÇÃO...

Leia mais

Reflexão do Curso 1ª Reflexão do Curso Técnico/a de Informática Sistemas Maria João Bastos

Reflexão do Curso 1ª Reflexão do Curso Técnico/a de Informática Sistemas Maria João Bastos 1ª Reflexão do Curso 18-02-2010 Técnico/a de Informática Sistemas Maria João Bastos Formação Base Cidadania e Profissionalidade Na nossa sociedade actual parece-me de extrema importância este tema ser

Leia mais

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro Centro Urbano do Futuro Parcerias para a Regeneração Urbana Dezembro 2010 Centro Urbano do Futuro - Parcerias para a Regeneração Urbana Índice Geral 1. Plano de trabalho 9 1.1. Fase 1 Análise do levantamento

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto As Tarifas do Gás Projeto FEUP MIEEC Equipa: 1MIEEC12_1

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto As Tarifas do Gás Projeto FEUP MIEEC Equipa: 1MIEEC12_1 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto As Tarifas do Gás Projeto FEUP 2013 - MIEEC Armando Sousa José Fidalgo Supervisor: José Fidalgo Equipa: 1MIEEC12_1 Monitora: Carolina Janeiro Estudantes

Leia mais

Actividades. portefólio( )

Actividades. portefólio( ) Categoria Sub-categoria Unidades de registo Ent. Actividades Com os profissionais: Com a profissional, ela orientou-nos sobre todo o processo( ) A3 -Explicação do processo de rvcc A primeira sessão foi

Leia mais

Aula Inaugural. Iniciação à Programação

Aula Inaugural. Iniciação à Programação Aula Inaugural Iniciação à Programação A OBI Olimpíada Brasileira de Informática Modalidades: 1. Iniciação a. 2. Provas de Lógica Objetiva utilizando Papel e Caneta Programação a. Provas com Problemas

Leia mais

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br

Teresa Cristina Enns Curitiba/PR tinadellaennsr@yahoo.com.br 1. INSPIRAÇÃO História da queda das Muralhas. Josué 6 PRÁTICA DO PLANO DE AULA 2. PESQUISAR 1 Planejamento a) Definição: Planejamento é o ato ou efeito de planejar, criar um plano para aperfeiçoar o alcance

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Indicadores de Manutenção

Indicadores de Manutenção Indicadores de Manutenção 1. Definição de objetivos e indicadores na gestão da manutenção Qualquer exercício de gestão requer a definição de objetivos e indicadores para controlar o desempenho ou, por

Leia mais

Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma - 11ºH

Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma - 11ºH CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE DESIGN Variante Design de Interiores e Exteriores Planificação anual Disciplina de Design de Interiores e Exteriores 11º Ano Turma

Leia mais

Engenharia de Software 2006/2007

Engenharia de Software 2006/2007 Instituto Superior Técnico Engenharia de Software 2006/2007 Segundo Teste (perguntas 5-10, 70 minutos) Primeiro Exame (perguntas 1-10, 120 minutos) 29/6/2007 Nome: Número: Escreva o seu número em todas

Leia mais

Procuram-se 22 Técnicos de Manutenção para trabalhar na Alemanha.

Procuram-se 22 Técnicos de Manutenção para trabalhar na Alemanha. Procuram-se 22 Técnicos de Manutenção para trabalhar na Alemanha. Funções a desempenhar: - Manutenção e reparação de máquinas - Mudança dos óleos e filtros - Substituição de peças - Diagnóstico das falhas

Leia mais

Resultado 15 Mapa Comum de Qualificações

Resultado 15 Mapa Comum de Qualificações Resultado 15 Mapa Comum de Qualificações Elaborado por ANQEP e nowa 1 Dezembro 2016 Índice de conteúdos 1. Introdução... 3 2. Metodologia... 5 3. Conteúdos... 9 4. Anexos... 11 2 1. Introdução O Mapa Comum

Leia mais

Consulta Pública: Documento de comentários

Consulta Pública: Documento de comentários R-Técnicos/2017/1292 Consulta Pública: Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição de Gás Natural para o período 2017-2021 (PDIRD-GN 2016) Documento de comentários 1. Enquadramento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA CURSO DE GESTÃO PÚBLICA Professor: Ernesto Friedrich de Lima Amaral Disciplina: Avaliação

Leia mais

ANO LETIVO 2016/2017

ANO LETIVO 2016/2017 P r o v a s d e E q u i v a l ê n c i a à F r e q u ê n c i a e P r o v a s F i n a i s P á g i n a 1 ANO LETIVO 2016/2017 INFORMAÇÃO SOBRE PROVAS FINAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Despacho

Leia mais

Todas as ações de PD sofrem uma taxa de inscrição de 10. Inscrições através de

Todas as ações de PD sofrem uma taxa de inscrição de 10. Inscrições através de Todas as ações de PD sofrem uma taxa de de 10. Inscrições através de www.cenforma.net PESSOAL DOCENTE DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO FORMADOR Modalidade Nº HORAS Grupos Recrut. LOCAL DE REAL. PRIORIDADE NA SELEÇÃO

Leia mais

1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço:

1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço: NOTA PRÉVIA 1. Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente, através do endereço: www.empreendejovem.pt 2. O trabalho deve ser anexado incluindo os seguintes documentos, apresentados na seguinte lista:

Leia mais

Seminário A reciclagem na sociedade durável: importância e implantação

Seminário A reciclagem na sociedade durável: importância e implantação Seminário A reciclagem na sociedade durável: importância e implantação 29 de agosto 2012 «Rien ne se perd, rien ne se crée, tout se transforme» A. Lavoisier Page 1 Sumário 1.A reciclagem hoje 2.Método

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS

Instituto Superior de Engenharia do Porto. 7. bro de 2011 HJJRS Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia Electrotécnica Sistemas Eléctricos de Energia MTENG 7. bro de 2011 HJJRS 1 Relevância Social do Curso Necessidades de formação na área Reconhecimento

Leia mais

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL

Mário Fernandes de Carvalho / CLIMA PORTUGAL Apresentação Objetivo Numa cozinha profissional os sistemas de ventilação são os responsáveis por uma parte importante dos seus consumos energéticos. Esta apresentação visa analisar algumas possibilidades

Leia mais

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO

Multiplier Event June 26-27, 2018, Porto PT AUTOAVALIAÇÃO Rosa Figueiredo Diretora AEPC António Cunha Diretor AECS Sendo a avaliação interna uma atividade com poucos anos de vida na longa história das organizações escolares, a interiorização das suas mais-valias

Leia mais

Santo Antônio de Posse-SP Terreno m² Área Construída m²

Santo Antônio de Posse-SP Terreno m² Área Construída m² NOSSAS FÁBRICAS 2 3 A FREEART, no final de 2009, adquiriu a Seral do Brasil, uma empresa pioneira na fabricação de gôndolas metálicas e presente no Brasil desde 1975. Com essa aquisição surge uma nova

Leia mais

AÇÃO DE FORMAÇÃO Saber Viver em Tempos de Crise

AÇÃO DE FORMAÇÃO Saber Viver em Tempos de Crise AÇÃO DE FORMAÇÃO Saber Viver em Tempos de Crise Biblioteca Municipal de Castelo Branco 03 de abril de 2013 A ação de formação é realizada no âmbito do Projeto Saber viver em tempos de crise, apoiado financeiramente

Leia mais

Por que usamos séries e repetições?

Por que usamos séries e repetições? Por que usamos séries e repetições? Dr. Andre Lopes PhD em Ciências do Movimento Humano Eu leio diversos ponto de vista, argumentações específicas sobre treinamento e fico pensando, será que eles realmente

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra

Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Entrevista coletiva concedida pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, após visita à Universidade de Coimbra Coimbra-Portugal, 29 de março de 2011 Jornalista: Presidente, que notícias a senhora tem

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o da d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a AnimPixels M a

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO An 2-A Formulário de preenchimento obrigatório, a anexar à ficha modelo ACC 2 N.º /2009 1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

Leia mais

NÚCLEO GERADOR DOMÍNIOS CRITÉRIOS DE EVIDÊNCIA OBSERVADO NÚCLEO GERADOR DOMÍNIOS PROPOSTAS DE TRABALHO A DESENVOLVER PELO CANDIDATO OBSERVADO

NÚCLEO GERADOR DOMÍNIOS CRITÉRIOS DE EVIDÊNCIA OBSERVADO NÚCLEO GERADOR DOMÍNIOS PROPOSTAS DE TRABALHO A DESENVOLVER PELO CANDIDATO OBSERVADO GRUPO: ÁREA DE COMPETÊNCIAS-CHAVE CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE NÚCLEO GERADOR DOMÍNIOS CRITÉRIOS DE EVIDÊNCIA OBSERVADO DIREITOS E DEVERES Identificar situações de autonomia e responsabilidades partilhadas

Leia mais

Passaporte de Segurança

Passaporte de Segurança Passaporte de Segurança Regras de gestão e organização do curso de O passaporte de Segurança é valido por 3 anos. Solicite-nos orçamentos para a realização de cursos intra-empresas. 1. ORGANIZAÇÃO O Curso

Leia mais

ANO LETIVO 2017/2018

ANO LETIVO 2017/2018 P r o v a s d e E q u i v a l ê n c i a à F r e q u ê n c i a e P r o v a s F i n a i s P á g i n a 1 ANO LETIVO 2017/2018 INFORMAÇÃO SOBRE PROVAS FINAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DN n.º 4-A/2018

Leia mais

Documentação e Ajudas

Documentação e Ajudas Interfaces Pessoa Máquina Documentação e Ajudas Cap. 12 Manuais e Documentação 20 Melhor e Pior? Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior Multiplicidade de Dispositivos de Interação Entrada de Texto Introdução

Leia mais

MANUAL Avaliação de Indicadores

MANUAL Avaliação de Indicadores MANUAL Avaliação de Indicadores Revisão do Planejamento Estratégico e desdobramentos Sumário Apresentação Etapas de revisão do Planejamento Conceitos e desafios 03 04 Revisão/avaliação de Indicadores Metodologia

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais