MANUAL DE PREENCHIMENTO DOS IMPRESSOS DE FISIOTERAPIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DE PREENCHIMENTO DOS IMPRESSOS DE FISIOTERAPIA"

Transcrição

1 PRONEP SÃO PAULO MANUAL DE PREENCHIMENTO DOS IMPRESSOS DE FISIOTERAPIA SETOR DE FISIOTERAPIA SÃO PAULO DEZEMBRO 2012

2 Devido a erros encontrados nas auditorias dos prontuários, resolvemos criar este manual de preenchimento para sanar possíveis dúvidas que o profissional possa vir a ter, a fim de evitar correções desnecessárias destes prontuários. Abaixo, pontuaremos os principais erros encontrados nas auditorias, e a maneira correta de preencher cada impresso. Contamos com a colaboração de todos para manter e melhorar a qualidade do serviço de fisioterapia de nossa empresa PRONEP. 1. Folha de Avaliação Fisioterapêutica - Frente

3 Os pacientes que utilizam oxigênio contínuo e/ou ventilação mecânica contínua serão admitidos por um fisioterapeuta, e então, a avaliação fisioterapêutica deverá ser realizada na data de implantação. Nos demais pacientes a avaliação deverá ser realizada em até 48 horas após a data de implantação. Lembrando que o profissional deverá sinalizar na folha de evolução multiprofissional que foi realizada a avaliação, e deverá inserir o relatório em até 48 horas no sistema IW. Sempre que um paciente hospitalizar e retornar para a residência, o profissional deverá realizar uma nova avaliação, ou seja, uma outra folha deverá ser preenchida, e a opção Inicial ser assinalada em relação ao tipo de avaliação, pois o paciente retornará para o atendimento domiciliar com outro código no IW. Nos pacientes que estão em atendimentos domiciliar há meses, o profissional deverá realizar avaliações mensais, e colocar a folha no prontuário. Nos casos onde o paciente implantar com data já estabelecida para reavaliação, o profissional também deverá preencher uma nova folha de avaliação, assinalando a opção Re-avaliação. A folha de avaliação deverá conter os seguintes dados: Se a avaliação é inicial ou se é uma re-avaliação, o nome completo do paciente, código, sexo, data de nascimento, procedência (se já morou em outra cidade), naturalidade (cidade de origem), profissão, data de avaliação e horário da avaliação. O profissional deverá prestar atenção principalmente aos campos código, procedência, naturalidade, profissão, data e horário da avaliação, pois percebemos através da auditoria dos prontuários que estes campos não são preenchidos na maioria das vezes. No campo Hipótese de Diagnóstico, o profissional deverá preencher de acordo com o que está escrito no relatório médico, a fim de evitar informações divergentes. No campo quadro clínico, o profissional descreverá brevemente como o paciente se encontra no momento da avaliação. No campo Queixa Principal, o profissional questionará o paciente qual é sua maior queixa. Na maioria dos casos, as queixas servirão como base para traçar a conduta mais adequada em cada caso. No campo Exames Complementares, caso o paciente não tenha nenhum na residência, o profissional deverá preencher como Não possui, ou caso o paciente tenha os exames e não os encontrou durante a avaliação, o profissional deverá preencher como Ausentes no momento da avaliação. Este campo não deverá ser deixado em branco em momento algum.

4 No campo Quadro respiratório, o profissional avaliará a freqüência respiratória (FR), saturação de oxigênio (SpO2), ausculta pulmonar (AP), se apresenta tosse eficaz ou ineficaz, produtiva ou seca, o aspecto da secreção, se possui traqueostomia, se respira espontaneamente, se utiliza oxigênio e a vazão que utiliza. Nos casos em que o paciente utiliza ventilação mecânica, informar o nome do equipamento, parâmetros ventilatórios, e se o paciente utiliza de forma contínua ou intermitente. Quando utilizado de forma intermitente, relatar o tempo de utilização. Ex.: Paciente utiliza BIPAP Synchrony II com Pressão inspiratória de 12 cmh 2 O e PEEP de 7 cmh 2 O para exercício 3 vezes ao dia, por 1 hora.

5 2. Folha de Avaliação Fisioterapêutica - Verso

6 No campo Exame Físico, o profissional deverá avaliar se o paciente é acamado, se consegue realizar mudanças posturais, sedestação, ortostatismo e deambulação, se utiliza dispositivos auxiliares, se apresenta alterações de amplitude de movimento, presença e aspecto de cicatriz em casos de pós-operatórios, edemas, alterações de coloração da pele, de temperatura, alterações posturais, e não se esquecer de avaliar a dor, de acordo com a escala numérica, e especificar o local da dor Sem dor Dor Intensa No campo Avaliação Muscular, o profissional deverá avaliar alterações de tônus. Nos casos de hipertonia, especificar de acordo com a escala de Ashworth Modificada. 0 Tônus muscular normal. 1 Leve aumento do tônus muscular, manifestado por tensão momentânea ou por mínima resistência no final da amplitude do movimento, quando a região afetada é movida em extensão ou flexão. 1+ Leve aumento do tônus muscular, manifestado por tensão abrupta, seguido de resistência mínima em menos da metade da amplitude do movimento restante. 2 Aumento mais marcante do tônus muscular durante a maior parte da amplitude do movimento, mas a região afetada é movida facilmente. 3 Considerável aumento do tônus muscular. O movimento passivo é fácil. 4 Parte rígida em flexão ou extensão. Deverá também avaliar a força muscular, de acordo com a Escala de Força Muscular descrita por Kendall. 0 Ausência de contração. 1 Há uma leve contração, porém incapaz de produzir movimento. 2 Há movimento somente na ausência da gravidade. 3 Consegue realizar movimento vencendo a gravidade. 4 Consegue realizar movimento vencendo a gravidade e também uma resistência externa. 5 Consegue realizar movimento superando uma resistência maior, com total amplitude. No campo Sensibilidade, deverá avaliar se há alteração, e especificar essa alteração (parestesia, anestesia, alodínea, etc).

7 No campo Reflexos, o profissional deverá avaliar os principais reflexos, principalmente em pacientes com doenças neurológicas, e especificar quais reflexos estão alterados. No campo Coordenação Motora, o profissional deverá avaliar alterações de marcha, e aplicar testes específicos quando necessário. No campo Funcionalidade o profissional avaliará se o paciente consegue desempenhar suas atividades de vida diária de forma independente ou com auxílio. O objetivo e a conduta terapêutica deverão estar bem claros na avaliação. 3. Folha de Identificação Multiprofissional O profissional não deve se esquecer de preencher o nome completo do paciente e o código do paciente. Também deve preencher seu nome completo (e não assinatura), e seguir a ordem cronológica das datas. Favor preencher sempre com letra legível e não rasurar, pois assim evitamos qualquer tipo de correção do prontuário que poderia ser evitada.

8 4. Folha de Evolução Multiprofissional Assinar e carimbar! Assinar e carimbar! O campo Profissional deverá ser preenchido com Fisioterapeuta, e não com o nome do profissional, pois alguns pacientes realizam terapias com mais de um profissional. Nos campos data e hora, o profissional deverá colocar a data por completo, ou seja, o dia, mês e ano, e o horário de entrada e de saída. Através da auditoria dos prontuários, percebemos que alguns profissionais não colocam o horário do final da terapia, e muitas vezes não colocam nem a de início. Em relação à descrição da conduta, o profissional deverá descrevê-la a cada atendimento, e não colocar conduta mantida. Antigamente o paciente que recebia dois ou mais atendimentos no dia poderia evoluir desta maneira, porém agora deverá descrever a conduta a cada atendimento. Na evolução, o profissional deverá descrever como encontrou o paciente, o quadro hemodinâmico (FC e T ), o quadro respiratório (FR, SpO2, se utiliza O2 colocar se é por CatO2 ou NebO2 e a quantidade de O2, a expansibilidade torácica, sinais de desconforto respiratório, ausculta pulmonar), e a conduta realizada. Observamos que as evoluções são sempre iguais, e não temos informações sobre piora ou evolução do quadro clínico, sendo que essas informações são de extrema importância. Os profissionais deverão descrever os casos onde o paciente teve piora da secreção, necessidade de aumento de O2 ou de inalações, se o paciente apresentou piora do

9 quadro motor. Sempre que o paciente reduzir ou aumentar o plano terapêutico, o profissional deverá especificar no prontuário a data em que houve esta alteração. No campo Assinatura, o profissional deverá carimbar e assinar. A falta do carimbo e/ou da assinatura gera não conformidade do prontuário, e sempre que houver a falta destes, o profissional deverá corrigir o prontuário. Lembrando que o profissional deverá assinar e carimbar apenas neste campo, e não no campo destinado à evolução da conduta. 5. Folha de Controle de Parâmetros e Equipamentos Ventilatórios - Frente Este impresso estará presente em todos os pacientes que realizam ventilação mecânica, e o preenchimento dos parâmetros ventilatórios deve ser diário. O profissional deverá preencher o nome completo e o código do paciente, especificar o modelo do respirador, o mês e o ano de vigência da folha de controle. O preenchimento dos parâmetros se dará de acordo com o modo ventilatório do paciente. Por exemplo, se o paciente permanece no CPAP com oxigênio, o profissional preencherá o campo PEEP e Oxigênio e especificar quantos litros por minuto, ou a porcentagem de FiO2. Os demais campos deverão ser preenchidos como Não se aplica (NA).

10 Nos casos onde o paciente utiliza câmara aquecida, o profissional deverá especificar a temperatura em que a mesma se encontra a cada terapia. Os pacientes que utilizam filtro trocador de calor e umidade devem seguir o protocolo de troca, que é a cada 72 horas. Dispomos de 2 tipos de filtros, sendo que os mesmos são escolhidos de acordo com o volume corrente do paciente durante a ventilação mecânica. Filtro Humid Vent Indicado para pacientes com volume corrente de 50 a 600 ml. Indicado colocar o filtro próximo à traqueia do paciente, acoplado no espaço morto. Filtro Humid Vent G19621 Indicado para pacientes com volume corrente de 150 a 1500 ml. Indicado colocar o filtro próximo à traqueia do paciente, acoplado no espaço morto. A troca do circuito deve ser realizada mensalmente, e a data da troca deve ser sempre sinalizada na folha de controle, para que não ocorram trocas excessivas e/ou desnecessárias dos materiais. Nos casos onde o circuito apresenta sujidade antes do tempo de troca, o profissional deverá nos sinalizar, para que seja enviado um novo circuito. Todos os pacientes em uso de ventilação mecânica contínua ou com utilização maior que oito horas devem ter na residência um circuito reserva! Em casos onde o paciente não tenha, ou quando o circuito reserva for utilizado em casos de emergência, o fisioterapeuta também deverá nos sinalizar, para que seja enviado um novo circuito reserva.

11 A troca do filtro varia de acordo com cada equipamento, e deve ser seguida corretamente, para que não ocorram trocas excessivas e/ou desnecessárias: Equipamento Bacteriológico Ivent 101 LTV 950/1000/1200 BIPAP STD 30 BIPAP Synchrony I e II BIPAP VPAP III VS III CPAP Trilogy Tempo de troca 30 dias 30 dias Quando necessário 7 dias 7 dias 30 dias 6 meses Lavável a cada 7 dias Quando necessário O ideal é que a troca do filtro seja realizada junto com a troca do circuito, nos casos onde a troca é mensal. Quando a troca é semanal, a data em que foi realizada a última troca deverá ser descrito no campo observação, que fica no verso da folha, já que na parte da frente só há três campos para preencher a data da troca. Não se esquecer de especificar o horário das trocas, tanto do circuito quanto do filtro. O teste de autonomia do No Break deve ser realizado ainda no primeiro mês do início dos atendimentos, pois caso o mesmo apresente algum defeito, solicitaremos a troca. O ideal é que o No Break tenha um tempo de autonomia de 6 a 8 horas. Após o teste, evoluir na folha de controle de parâmetros a data do teste, bem como o tempo de autonomia do equipamento em horas, seguindo o protocolo do teste de funcionalidade do No Break.

12 6. Folha de Controle de Parâmetros e Equipamentos Ventilatórios Verso O profissional deverá carimbar e assinar em cada quadrado, referente à data do atendimento. Quando o paciente realizar mais de uma sessão por dia, e é dependente de ventilação mecânica, o profissional que realiza o último atendimento é quem deverá preencher a folha de controle dos parâmetros ventilatórios, enquanto que nos atendimentos anteriores o profissional apenas evoluirá os parâmetros na folha de evolução multiprofissional.

13 7. Folha de Programa de Orientação ao Paciente e/ou Cuidador e/ou Auxiliar de Enfermagem Assinar e carimbar! Observamos que os profissionais de fisioterapia não preenchem a folha de orientação ao cuidador, paciente e/ou auxiliar de enfermagem, sendo que muitas orientações são passadas por nós (utilização de oxigênio de forma correta, utilização da ventilação mecânica invasiva ou não invasiva, orientações sobre posicionamento e mudança de decúbito, sobre exercícios, etc.). O profissional deverá preencher este impresso toda vez que realizar qualquer tipo de orientação, seja sobre o aumento ou redução do plano terapêutico, sobre posicionamento no leito e exercícios, ou sobre desmame de ventilação mecânica e oxigênio. O profissional deverá preencher o cabeçalho com o nome do paciente e com o código do paciente, e seguir a ordem do impresso: data da orientação e o assunto. Deverá sinalizar quem estava presente no momento da orientação, o nome da pessoa que recebeu a orientação, se encontrou barreiras para orientar o paciente /familiar/cuidador/auxiliar, como foi o método de ensino, e se houve compreensão da orientação dada. Não se esquecer de carimbar e assinar a orientação, e de solicitar a assinatura da pessoa que foi orientada. No item re-checagem, o profissional re-avaliará se o paciente/familiar/cuidador/auxiliar está seguindo suas orientações de maneira correta, e deverá preencher a data em que foi realizada essa re-checagem, bem como assinar, carimbar, e verificar se o objetivo da orientação foi atingido. Caso não seja atingido, o profissional deverá re-orientar o paciente/familiar/cuidador/auxiliar, e preencher novamente a folha com as orientações.

14 Por fim, abaixo pontuamos os principais tópicos, os quais os profissionais devem prestar maior atenção na hora de preencher os impressos de fisioterapia: - Não se esquecer de colocar o nome completo do paciente e o código do paciente em todas as folhas que forem de sua competência; - Não rasurar datas, horários, nomes dos pacientes, ou qualquer palavra escrita na folha. Qualquer tipo de rasura deverá ser passada a limpo; - Não se esquecer de preencher todos os campos da folha de avaliação, independente de não ter avaliado (no caso de ausência dos exames complementares, por exemplo); - Não se esquecer de colocar a data, horário de início e de saída dos atendimentos, além de carimbar e assinar no campo destinado à assinatura. Caso isso não ocorra, o profissional deverá passar a limpo todas as evoluções incorretas; - Seguir a ordem cronológica na folha de identificação multiprofissional e na folha de evolução multiprofissional. Se o profissional se esquecer de evoluir o paciente, deverá evoluir na próxima terapia, ou caso contrário terá que passar todas as evoluções a limpo; - As datas dos impressos de identificação devem bater com as datas de evolução; - Sempre que houver visita improdutiva, recusa do atendimento ou intercorrências, o profissional deverá descrever em prontuário; - Quando houver a impossibilidade do paciente ou do profissional de realizar o atendimento na data combinada, a reposição desta sessão deverá ser sinalizada em prontuário. Por exemplo, evoluir na data da sessão, porém descrever que aquela sessão é a reposição do dia.

15 - A cada mês deverá ser iniciada outra folha de evolução e identificação, pois quando houver a retirada do prontuário, seja para auditoria ou faturamento, não afetará a continuidade das mesmas; - Descrever qualquer evolução ou piora que o paciente venha a apresentar, e também sinalizar nas evoluções se houve aumento ou redução da fisioterapia, para que tenhamos um melhor controle dos casos dos pacientes; - Quando as folhas de evolução e de identificação multiprofissional estiverem acabando, favor nos sinalizar para que possamos enviar antes de acabarem, pois caso o profissional evolua em folha avulsa (seja em papel sulfite, no impresso de enfermagem ou no impresso de sua empresa), o mesmo deverá realizar a correção do prontuário no impresso correto; - Favor nos sinalizar quando o enfermeiro e/ou auxiliar de enfermagem retirar as folhas de evolução. Já solicitamos que estes profissionais sejam orientados a não retirar os excessos, pois assim também evitamos não conformidades nos prontuários; Atenciosamente, Coordenadora do Setor de Fisioterapia PRONEP - SP

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) PRINCÍPIOS BÁSICOS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA (Baseado nos consensos e diretrizes brasileiras de VM) Karla Monique Andolfato Camille Caleffi José Mohamud Vilagra Os ventiladores mecânicos atuais se baseiam

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 402/2011 RESOLUÇÃO Nº 402 DE 03 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina a Especialidade Profissional Fisioterapia em Terapia Intensiva e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia

Leia mais

Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME

Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME Retirada do Suporte Ventilatório DESMAME Sete Estágios do Desmame Pré-desmame Preditores Extubação Reintubação Suspeita Tentativas VNI pósextubação Admissão Alta Desmame Processo gradual Deve ser iniciado

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Princípios da Ventilação Mecânica. Funcionamento. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP

Princípios da Ventilação Mecânica. Funcionamento. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP Princípios da Ventilação Mecânica Princípios de Funcionamento Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional- FMUSP OBJETIVOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA Alivio total ou

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

DESMAME DIFÍCIL. Versão eletrônica atualizada em Março 2009

DESMAME DIFÍCIL. Versão eletrônica atualizada em Março 2009 DESMAME DIFÍCIL Versão eletrônica atualizada em Março 2009 Definição Desmame: transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo

Leia mais

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP

Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Ventilação Não Invasiva Lígia Maria Coscrato Junqueira Silva Fisioterapeuta HBP/SP Introdução Indicações Exacerbação da IRpA com ph 45mmHg e FR>25rpm Desconforto respiratório com uso da

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRESTADORES E COLABORADORES SOBRE O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE CASOS COMPLEXOS

ORIENTAÇÕES PARA PRESTADORES E COLABORADORES SOBRE O PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE CASOS COMPLEXOS O Programa de Gerenciamento de Casos Complexos (PGCC) da Unimed Chapecó é desenvolvido pelo setor de Medicina Preventiva - UNIVIDA. O Programa tem como objetivo gerenciar o cuidado em saúde dos beneficiários

Leia mais

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares

REGULAÇÃO AMBULATORIAL. agendamento de consultas especializadas e exames complementares REGULAÇÃO LATO IAL REGULAÇÃO AMBULATORIAL agendamento de consultas especializadas e exames complementares Os Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são as unidades responsá veis pelo seu cuidado.

Leia mais

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos:

26/04/2014. Sobre O Surgimento. O que é: Aprendizado baseado em Casos: Sobre O Surgimento Aprendizado baseado em Casos: O que é: Não responde Possui Pulso Central Não respira Spo2: 78% Sem AO ou Fc: 134 bpm resposta ao PA: 240x120 est. De dor 01 insuflação /6s Outros: Anisocoria.

Leia mais

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc

Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Teleformação em Reabilitação I Curso de E-learning Enfermeiros não especialistas CSP ULS Castelo Branco Princípios básicos de Reeducação Respiratória pós-avc Formadores Catarina Freitas Enfª Chefe do Serviço

Leia mais

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NO AVE FT RAFAELA DE ALMEIDA SILVA APAE-BAURU INTERNAÇÃO HOSPITALAR Toda pessoa com quadro suspeito de AVE deve ser levada imediatamente ao serviço de urgência para avaliação

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim

VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profª Enfª Luzia Bonfim VENTILAÇÃO MECÂNICA Profª Enfª Luzia Bonfim Assistência ventilatória: manutenção da oxigenação e ou da ventilação em pacientes, de maneira artificial até que estes estejam capacitados a assumi-la. Garante

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória

Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória Recursos manuais da Fisioterapia Respiratória (aula 2) AVALIAÇÃO INICIAL DA NECESSIDADE DA TERAPIA DE HB AVALIAR: Prontuário médico (HMA e HMP). Pctes c/ indicação de cirurgia abdominal alta ou torácica,

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar

Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar Garantia de Qualidade e Continuidade da Assistência no Atendimento Domiciliar ANA ADALGISA DE OLIVEIRA BORGES GESTORA DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SERVIÇOS PRÓPRIOS UNIMEB-BH Introdução Definição Conceito de

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso A finalidade do atendimento de enfermagem é sempre proporcionar ao indivíduo a sensação de bem estar. Para isto, a pessoa necessita ter satisfeitas necessidades que são comuns à espécie

Leia mais

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO

PROTOCOLO OPERACIONAL PADRÃO Data de 1. Definição Prevenção de Infecção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica Tornar de conhecimento da assistência um conjunto de orientações para a prevenção de pneumonia relacionada à assistência.

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 22 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 648,

Leia mais

Carga horária Quantidade de turmas Avaliação em Fisioterapia DIS

Carga horária Quantidade de turmas Avaliação em Fisioterapia DIS Vitória, 21 de janeiro de 2019. Venho através do presente memorando solicitar abertura de processo seletivo para contratação de professor voluntário, de acordo com as informações abaixo: Carga horária

Leia mais

Jose Roberto Fioretto

Jose Roberto Fioretto Jose Roberto Fioretto jrf@fmb.unesp.br Professor Adjunto-Livre Docente Disciplina de Medicina Intensiva Pediátrica Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP 1988 Ventilação Pulmonar Mecânica Objetivos Fisiológicos

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Neurofuncional e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Neurofuncional e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 396/2011 RESOLUÇÃO Nº 396 DE 18 DE AGOSTO DE 2011 Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Neurofuncional e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia

Leia mais

PROVA OBJETIVA. b) Liste os outros exames que devem ser solicitado para o esclarecimento do quadro e descreva qual seria a abordagem terapêutica.

PROVA OBJETIVA. b) Liste os outros exames que devem ser solicitado para o esclarecimento do quadro e descreva qual seria a abordagem terapêutica. Questão 1 Paciente de 32 anos, portadora de diabetes mellitus tipo 1, foi admitida no hospital queixando-se de dor lombar esquerda associada à febre e a calafrios, iniciados três dias antes. Procurou o

Leia mais

ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo

ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo ORIENTAÇÔES SOBRE PRONTUARIO ÚNICO DO PACIENTE- CAPS Novo Mundo 1-O que é? - É o conjunto de documentos relativos à assistência prestada a um paciente. - Ele contém todas as informações sobre a saúde do

Leia mais

Política de Avaliação Fisioterapêutica dos Pacientes e Continuidade do Cuidado NORMA Nº 001

Política de Avaliação Fisioterapêutica dos Pacientes e Continuidade do Cuidado NORMA Nº 001 1- Objetivo Página: 1/10 Estabelecer plano de cuidado e prestar atendimento fisioterapêutico às necessidades imediatas e continuadas do paciente interno e externo. 2- Definições 2.1 Plano de cuidado: visa

Leia mais

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP

AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA SISTEMA RESPIRATÓRIO. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP RESPIRAÇÃO História Clinica Identificação do paciente Anamnese

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 2 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Uso da crioterapia para redução de laceração perineal de 1º grau Materno Infantil/Obstétrico Hospitalar

Uso da crioterapia para redução de laceração perineal de 1º grau Materno Infantil/Obstétrico Hospitalar Uso da crioterapia para redução de laceração perineal de 1º grau Materno Infantil/Obstétrico Hospitalar PDCA Fase 01 Planejar Identificação do problema Altos índices de sutura em lacerações de 1º grau.

Leia mais

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20)

CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20) CUIDADOS INTENSIVOS (QUESTÕES DE 01 A 20) 1) Como pode ser definida uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI): a) Área crítica destinada à internação de pacientes que requerem atenção profissional especializada

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM As anotações de enfermagem fornecem dados que irão subsidiar o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados/prescrição de enfermagem suporte para análise

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FIBROSE CÍSTICA Doença com comprometimento sistêmico, e que também acomete o pulmão. Causa acúmulo de secreção pulmonar devido a alteração genética, e resulta em processo

Leia mais

Residência Saúde Fisioterapia DISCURSIVA C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL 31/10/2011

Residência Saúde Fisioterapia DISCURSIVA C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A. wwww.cepuerj.uerj.br ATIVIDADE DATA LOCAL 31/10/2011 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO C COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO D A Fisioterapia DISCURSIVA Residência Saúde 2012 ATIVIDADE DATA LOCAL Divulgação do gabarito - Prova Discursiva 31/10/2011

Leia mais

Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs

Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs 03/02/2016 Agência USP de Notícias» Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs» Print Técnica de fisioterapia pulmonar é eficaz em UTIs Publicado por Da Redação em 2 de fevereiro de 2016 17:59 Categoria:

Leia mais

PROTOCOLO DE REABILITAÇÃO FASE HOSPITALAR PARA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA- HIAE

PROTOCOLO DE REABILITAÇÃO FASE HOSPITALAR PARA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA- HIAE PROTOCOLO DE REABILITAÇÃO FASE HOSPITALAR PARA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA- HIAE Versão eletrônica atualizada em Março 2011 RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO: Ft Pedro Veríssimo da Fonseca Neto Ft Mary Nagano Ft

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL. Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão

MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL. Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão MODELO DE RELATÓRIO PARCIAL Programa Artigo 171 Bolsa de Extensão e Pesquisa com Extensão Modalidade: ( ) Extensão ( x ) Pesquisa com extensão Título do Projeto: Efeitos do programa de Reabilitação Pulmonar

Leia mais

A importância da elaboração das disciplinas das especialidades

A importância da elaboração das disciplinas das especialidades A importância da elaboração das disciplinas das especialidades The importance of preparation of specialities subjects MENEZES, Sara Lúcia Silveira de¹ Nas últimas décadas, a Fisioterapia passou por intensas

Leia mais

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar

Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar II SIMPÓSIO DO DIA DO FISIOTERAPEUTA FACFISIO/ UFJF Atuação Fisioterapêutica na Assistência Domiciliar Dr. Luciano A. Filgueiras Outubro, 2017 INTRODUÇÃO Resolução N 474, de 20 de dezembro de 2016 Normatiza

Leia mais

O acesso às consultas bem como as solicitações e execuções serão feitas pelo site:

O acesso às consultas bem como as solicitações e execuções serão feitas pelo site: PROCEDIMENTOS DE CONVÊNIO: UNIMED CAÇAPAVA ESPECIALIDADES ATENDIDAS: FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, RPG E TERAPIA OCUPACIONAL. 1 2 O acesso às consultas bem como as solicitações e

Leia mais

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos:

Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: Procedimentos de enfermagem Segue a lista de procedimentos básicos desenvolvidos: *Os valores serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). ATIVIDADES VALOR ADMINISTRATIVAS 01.

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das mãos 18 CCIH Prevenção de Infecção Respiratória Hospitalar 3- Em que consiste? Consistem

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

PoliticaAssistencial. Política das Recuperações Anestésicas da SBIBAE

PoliticaAssistencial. Política das Recuperações Anestésicas da SBIBAE INTRODUÇÃO Diretriz que estabelece as normas e condições para o adequado atendimento nas unidades de Recuperação Anestésica (RA) do Hospital Israelita Albert Einstein, definindo os critérios para admissão

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016 FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA DANIELLE BERNINI PERES 2016 A DOENÇA PULMONAR CRÔNICA Estabilidade da doença (acompanhamento ambulatorial) Reagudização da doença pulmonar (intensificação da assistência)

Leia mais

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim INTUBAÇÃO TRAQUEAL Profª Enfª Luzia Bonfim Intubação traqueal consiste na introdução de um tubo na luz da traquéia. Pode ser realizada através das narinas (via nasotraqueal), boca (via orotraqueal) ou

Leia mais

PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP

PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA. Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP PRINCÍPIOS DA VENTILAÇÃO MECÂNICA Profa Dra Carolina Fu Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade de Medicina-USP HISTÓRICO Vesalius 1555 Hook 1667 Hunter 1766 O Dwyer - 1887

Leia mais

Porque terapia de aerosol?

Porque terapia de aerosol? Terapia aerosol Porque terapia de aerosol? Tipo de terapia respiratória utilizada em hospitais, em cuidados intensivos e de longo período. Provê umidificação ao trato respiratório, afim de mobilizar e

Leia mais

Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax. Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016

Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax. Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016 Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016 Drenagem Torácica Consiste na introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (pericárdio,

Leia mais

MÉDICO / ÁREA: SOCORRISTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

MÉDICO / ÁREA: SOCORRISTA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

EDITAL Nº 11/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM CÁDIO-PNEUMO E FISIOTERAPIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

EDITAL Nº 11/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM CÁDIO-PNEUMO E FISIOTERAPIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS EDITAL Nº 11/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA DE CLÍNICA FISIOTERAPÊUTICA EM CÁDIO-PNEUMO E FISIOTERAPIA EM SITUAÇÕES ESPECIAIS O Curso de Fisioterapia comunica que estão abertas as inscrições para

Leia mais

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³.

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³. ANÁLISE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONFERÊNCIA DE FATURAS HOSPITALARES EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE / MS 2005. Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice

Leia mais

A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J )

A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) A importancia da realização da Anamnese e do Exame Fisico MARIA DA CONCEIÇÃ O MUNIZ RIBEIRO M E S T R E E M E N F E R M A G E M ( U E R J ) Conceito de Anamnese A anamnese (do grego anamnesis significa

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO AGROS ODONTOLOGIA

GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO AGROS ODONTOLOGIA GUIA DE ORIENTAÇÕES AO CREDENCIADO AGROS ODONTOLOGIA Com o objetivo de tornar mais eficiente o processo de autorização, faturamento e pagamento dos atendimentos odontológicos, recomendamos a leitura completa

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO)

PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO) DADOS DO PACIENTE PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO) Iniciais: Registro: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Data de nascimento: / /

Leia mais

Desafios da Alta no Programa de Atenção Domiciliar. Dr. Antonio Issa Ribeirão Preto-SP

Desafios da Alta no Programa de Atenção Domiciliar. Dr. Antonio Issa Ribeirão Preto-SP Desafios da Alta no Programa de Atenção Domiciliar Dr. Antonio Issa Ribeirão Preto-SP Os desafios da Alta no Programa de Atenção Domiciliar (AD) são complexos e envolvem várias diretrizes, argumentos,

Leia mais

1. OBJETIVO 4. DEFINIÇÕES

1. OBJETIVO 4. DEFINIÇÕES 1/11 2/11 1. OBJETIVO 4. DEFINIÇÕES Elaborar uma ferramenta para nortear a equipe multiprofissional, visando a identificação correta do paciente dentro da instituição. 2. APLICAÇÃO Centro Cirúrgico Consulta

Leia mais

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan

VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan VENTILAÇÃO MECÂNICA (RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL) Enfº Esp. Diógenes Trevizan Ventilação mecânica Método no suporte de pacientes críticos em terapia intensiva, não constituindo, uma terapia curativa. O emprego

Leia mais

1 INDEFERIDO 1 DEFERIDO

1 INDEFERIDO 1 DEFERIDO QUESTÃO: 21 A progressão de complexidade começa pela adoção de auxiliares de marcha, seguida, quando o paciente tiver segurança no membro lesado, pela equalização/transferência de carga e, por último,

Leia mais

Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Enf.º Roberto Mendes

Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Enf.º Roberto Mendes Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente Enf.º Roberto Mendes Monitorizar CIPE Determinar: escrutinar em ocasiões repetidas ou regulares, alguém ou alguma coisa. Cada doente necessita de uma monitorização

Leia mais

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018

Parte 5 SHAN - Curso PPR 2018 Parte 5 PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (PPR) O QUE É??? É um conjunto de medidas práticas e administrativas, que devem ser adotadas por toda a empresa onde for necessário o uso de respirador. É obrigatório

Leia mais

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A

QUESTÃO 32. A) movimentação ativa de extremidades. COMENTÁRO: LETRA A QUESTÃO 32. Nas unidades de terapia intensiva (UTI), é comum os pacientes permanecerem restritos ao leito, ocasionando inatividade, imobilidade e prejuízo da funcionalidade. Nesse sentido, a mobilização

Leia mais

SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR. Versão eletrônica atualizada em Março 2009

SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR. Versão eletrônica atualizada em Março 2009 SUPORTE VENTILATÓRIO NO PACIENTE NEUROMUSCULAR Versão eletrônica atualizada em Março 2009 Definição Representa um grande grupo de afecções que comprometem a unidade motora, ou seja, o corpo celular do

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Código Amarelo Neonatal Morumbi INTRODUÇÃO O Código Amarelo Neonatal atende pacientes entre as faixas etárias de 0 (zero) até 28 dias internados na unidade neonatal que estão no berçário ou juntamente com a mãe nas unidades de internação

Leia mais

FISIOTERAPIA NEUROMUSCULOESQUELÉTICA Código Interno: 100

FISIOTERAPIA NEUROMUSCULOESQUELÉTICA Código Interno: 100 RESIDÊNCIA SAÚDE 0 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FISIOTERAPIA NEUROMUSCULOESQUELÉTICA Código Interno: 00 Você recebeu o seguinte material: - Um CADERNO DE QUESTÕES constituído de cinco questões

Leia mais

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo.

Por se tratar de um curso técnico, o CTN poderá ser entregue no formato: Tratamento ou Estudo. I PARTE Instruções Gerais O aluno (ou profissional) e o voluntário (ou paciente) deverão assinar o: Termo de Consentimento, para que ambos tenham conhecimento sobre os seus direitos e deveres. FORMATO

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ

20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 20/08 PRÉ CONGRESSO - MANHÃ 08:00 12:00 h CURSO 2 COMUNICAÇÃO CURSO 3 VENTILAÇÃO MECÂNICA CURSO 4 EMERGÊNCIA CURSO 1 PROCEDIMENTOS INVASIVOS EM TERAPIA INTENSIVA Acesso venoso central: anatomia, escolha

Leia mais

CLEBER ANTONIO GARCIA PAULO RODRIGO ROCHA LEITE

CLEBER ANTONIO GARCIA PAULO RODRIGO ROCHA LEITE Faculdade de Tecnologia de Jales CLEBER ANTONIO GARCIA PAULO RODRIGO ROCHA LEITE Resenha Crítica do Artigo Estudo da Eficiência de Corretor Postural Eletrônico no Tratamento e Prevenção da Hipercifose

Leia mais

Protocolo: NARC - NEURO ADULTO REABILITAÇÃO CER - Crônico

Protocolo: NARC - NEURO ADULTO REABILITAÇÃO CER - Crônico Protocolo: NARC - NEURO ADULTO REABILITAÇÃO CER - Crônico Situação Clínica: Doenças Neurodegenerativas / Doenças não-degenerativas Frente a afecção neurológica em fase crônica: - Paciente que já sofreu

Leia mais

Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo.

Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo. 1 INSTRUÇÕES Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo. 2 Este Caderno contém 02 casos clínicos e respectivas

Leia mais

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h

Protocolo: - - Admissão anterior nesta UCIP durante este internamento hospitalar: Não Sim <48 h >= 48 h Protocolo: - - Data de Admissão Hospitalar Data de Admissão na UCIP Data de Nascimento Admissão Hora de Admissão Hospitalar Hora de Admissão na UCIP Sexo: Masculino Feminino Indeterminado Peso: Kg Admissão

Leia mais

FISIOTERAPIA EM AMPUTADOS (MMII) PROF. ADRIANO SOUSA

FISIOTERAPIA EM AMPUTADOS (MMII) PROF. ADRIANO SOUSA FISIOTERAPIA EM AMPUTADOS (MMII) PROF. ADRIANO SOUSA PROGRAMA PÓS - OPERATÓRIO PRÉ - PROTÉTICA : Preparação física e Psicológica do paciente para a Reabilitação Protética PROTÉTICA : Independência no lar

Leia mais

VNI. Indicações. Introdução

VNI. Indicações. Introdução VNI Introdução O fornecimento de suporte ventilatório por pressão positiva sem tubo endotraqueal foi estudado pela primeira vez na década de 1930 e agora é conhecido como ventilação não invasiva (VNI),

Leia mais

Transferência Inter-hospitalar

Transferência Inter-hospitalar Resolução Resolução CFM 1.672 Código de Ética Médica Cons. Málbio Resolução CFM Nº 1.672/03 Ambulância tipo A - ambulância de transporte, é o veículo destinado ao transporte em decúbito horizontal de pacientes

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

Traumatismo Raquimedular Traumatismo Crâniencefálico

Traumatismo Raquimedular Traumatismo Crâniencefálico Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Traumatismo Raquimedular Traumatismo Crâniencefálico Discussão de Casos - 10 de Junho de 2006 Caso 1 IDENTIFICAÇÃO:

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

A EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS A EQUOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS ALVES¹, Amanda dos Santos Sobreira; BARBOSA², Luiz Fernando da Silva; LEMOS³, Moema Teixeira Maia; MENEZES 4, Miguel Angel

Leia mais

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional e dá outras providências.

Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional e dá outras providências. RESOLUÇÃO n. 394/2011 Disciplina a Especialidade Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional e dá outras providências. O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO,

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese

AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese Protocolo: AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese Número de vagas: Manhã: 15 vagas - 1 vez na semana Tempo: 14 semanas (Após avaliação multiprofissional, se for necessário, o tempo de permanência

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico de Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico de Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 ETE Paulino Botelho Ensino Técnico Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico de Enfermagem Qualificação:

Leia mais

Diretrizes e melhores práticas para a Tecnologia Hi-VNI da Vapotherm. Guia de bolso pediátrico

Diretrizes e melhores práticas para a Tecnologia Hi-VNI da Vapotherm. Guia de bolso pediátrico Diretrizes e melhores práticas para a Tecnologia Hi-VNI da Vapotherm Guia de bolso pediátrico Seleção do paciente Diagnósticos SINTOMAS: DIAGNÓSTICOS: Paciente apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

Leia mais

CONFLITO DE INTERESSE. Nenhum conflito de interesse relacionado ao tópico dessa palestra. Visão geral

CONFLITO DE INTERESSE. Nenhum conflito de interesse relacionado ao tópico dessa palestra. Visão geral Como diagnosticar e tratar Assincronia Patienteventilator Dra Juliana Ferreira UTI-RESPIRATÓRIA InCor /HOSPITAL DAS CLÍNICAS FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Juliana.ferreira@hc.fm.usp.br

Leia mais

Ventilação Mecânica. Profa. Ms. Vanessa Dias

Ventilação Mecânica. Profa. Ms. Vanessa Dias Ventilação Mecânica Profa. Ms. Vanessa Dias Objetivos da aula Descrever o tratamento de enfermagem para pacientes em ventilação mecânica; Descrever os cuidados de enfermagem para um paciente com tubo endotraqueal

Leia mais

MANUAL DO PRONTUÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Comissão de. Revisão

MANUAL DO PRONTUÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Comissão de. Revisão MANUAL DO PRONTUÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão Inicial 06/06/2013 01 Documento Revisado sem alteração Elaborado por: Revisado por: Ana Paula

Leia mais

Avaliação Inicial e Definição de Conduta Tratamento Avaliação final e conduta Avaliação de aptidão Avaliação clínica inicial (objetivos específicos)

Avaliação Inicial e Definição de Conduta Tratamento Avaliação final e conduta Avaliação de aptidão Avaliação clínica inicial (objetivos específicos) Protocolo: Número de vagas: Tempo: Objetivo geral: AMPUTADOS/MI 2 X SEMANA Manhã: 10 vagas- 2 vezes na semana 14 (Após avaliação multiprofissional, se for necessário, o tempo de permanência do paciente

Leia mais

AMPUTADOS/MI 2 X SEMANA

AMPUTADOS/MI 2 X SEMANA Protocolo: Número de vagas: Tempo: Objetivo geral: AMPUTADOS/MI 2 X SEMANA Manhã: 09 vagas 2 vezes na semana 14 semanas (se precisar continuar serão mais 14 semanas) Recuperação de incapacidade. Habilitação

Leia mais

Parâmetros gasométricos após aspiração traqueal em portadores de choque séptico: ensaio clínico

Parâmetros gasométricos após aspiração traqueal em portadores de choque séptico: ensaio clínico Parâmetros gasométricos após aspiração traqueal em portadores de choque séptico: ensaio clínico Alexandra de Oliveira Matias Ferreira 1,2, Monyque Evelyn dos Santos Silva 3, Paula Dias Vidigal 3, Maria

Leia mais

Divinolândia, 29 de setembro de 2014

Divinolândia, 29 de setembro de 2014 Divinolândia, 29 de setembro de 2014 Prezados senhores interessados Esta comissão de Julgamento de Licitação do Conderg Hospital Regional de Divinolândia, esclarece através deste, alterações feita no Edital

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA ANEXO I QUADRO DE VAGAS Cargo Pré-requisitos Resumo das Atribuições do Cargo Jornada Semanal Remuneração Base QTD de vaga

Leia mais