Mina Nova, Serra Grande, Crixás (GO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mina Nova, Serra Grande, Crixás (GO)"

Transcrição

1 Mina Nova, Serra Grande, Crixás (GO)

2 Serra da Piedade, Sabará (MG)

3 NO SÉCULO XIX, A EMPRESA CHEGOU AO BRASIL COMO SAINT JOHN DEL REY MINING COMPANY, DANDO INÍCIO À EXPLORAÇÃO DE OURO EM NOVA LIMA, MINAS GERAIS. QUASE DOIS SÉCULOS DEPOIS, PASSOU A SER CONTROLADA PELA ANGLOGOLD ASHANTI, UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DE OURO DO MUNDO, COM SEDE EM JOANESBURGO, NA ÁFRICA DO SUL. SEMPRE SE REINVENTANDO POR MEIO DE TÉCNICAS INOVADORAS NA MINERAÇÃO, ELA OCUPA LUGAR DE DESTAQUE NA INDÚSTRIA GLOBAL DO SETOR, COM 17 OPERAÇÕES EM 9 PAÍSES.

4 MISSÃO CRIAR VALOR PARA NOSSOS ACIONISTAS, NOSSOS EMPREGADOS E NOSSOS PARCEIROS EMPRESARIAIS E SOCIAIS POR MEIO DE PESQUISA, LAVRA, PROCESSAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE NOSSOS PRODUTOS, DE FORMA SEGURA E RESPONSÁVEL, UTILIZANDO EFICAZMENTE NOSSOS ATIVOS, COMPETÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS. VISÃO SER LÍDER EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO DO OURO. VALORES SEGURANÇA SEGURANÇA É NOSSO PRIMEIRO VALOR. DIGNIDADE E RESPEITO TRATAMOS UNS AOS OUTROS COM DIGNIDADE E RESPEITO. DIVERSIDADE VALORIZAMOS A DIVERSIDADE. RESPONSABILIDADE SOMOS RESPONSÁVEIS PELAS NOSSAS AÇÕES E CUMPRIMOS NOSSOS COMPROMISSOS. COMPROMETIMENTO AS COMUNIDADES E REGIÕES ONDE A ANGLOGOLD ASHANTI MANTÉM SUAS OPERAÇÕES DEVEM SE TORNAR MELHORES EM FUNÇÃO DA PRESENÇA DA EMPRESA. MEIO AMBIENTE RESPEITAMOS O MEIO AMBIENTE.

5 Zoilo de Almeida Filho, especialista de Projetos de Mineração da Mina Cuiabá

6 UNIDADES DE NEGÓCIOS CUIABÁ-LAMEGO COMPLEXO CUIABÁ LOCALIZAÇÃO: Sabará - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: uma mina subterrânea (Mina Cuiabá) e uma planta (Planta Ouro). MINA LAMEGO LOCALIZAÇÃO: Sabará - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: uma mina subterrânea (Mina Lamego). PLANTA METALÚRGICA DO QUEIROZ LOCALIZAÇÃO: Nova Lima - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: tratamento do concentrado para a produção de ouro em barras. Abrange o processo metalúrgico, fundição e refino. Inclui planta de ácido sulfúrico e produção de prata granulada. UNIDADE DE NEGÓCIOS SERRA GRANDE LOCALIZAÇÃO: Crixás - Goiás CARACTERÍSTICAS: quatro minas subterrâneas (Mina III, Mina Nova e Palmeiras), uma mina a céu aberto (Open Pit Corpo V) e uma planta metalúrgica. ESCRITÓRIOS ADMINISTRATIVOS LOCALIZAÇÃO: Nova Lima - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: escritórios administrativos (Pensão Retiro, Casa Grande, Centro Técnico Operacional, Centro de Educação e Desenvolvimento), Centro de Educação Ambiental e Centro de Memória. SISTEMA HIDRELÉTRICO DE RIO DE PEIXE LOCALIZAÇÃO: Nova Lima - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: sete Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), três reservatórios (Lagoa Grande, Codorna e Miguelão). POTÊNCIA INSTALADA (KW/H): kw UNIDADE DE NEGÓCIOS CÓRREGO DO SÍTIO MINA CÓRREGO DO SÍTIO LOCALIZAÇÃO: Santa Bárbara - Minas Gerais CARACTERÍSTICAS: duas minas subterrâneas (Mina I e II), uma mina a céu aberto (Open Pit) e duas plantas metalúrgicas.

7 UNIDADE DE NEGÓCIOS SERRA GRANDE Crixás GOIÁS MINAS GERAIS UNIDADE DE NEGÓCIOS CUIABÁ-LAMEGO Sabará e Nova Lima UNIDADE DE NEGÓCIOS CÓRREGO DO SÍTIO Santa Bárbara ESCRITÓRIOS ADMINISTRATIVOS Nova Lima

8 Sistema Rio de Peixe

9 ALÉM DA MINERAÇÃO DE OURO, AS ATIVIDADES DA EMPRESA NO BRASIL COMPREENDEM GERAÇÃO DE ENERGIA PARA CONSUMO PRÓPRIO, GESTÃO IMOBILIÁRIA, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO. ENERGIA Com o Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe, composto de 7 pequenas hidrelétricas, a AngloGold Ashanti preserva um patrimônio local de mais de 100 anos de história. Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, Rio de Peixe contribui para o ecossistema local, preservando a flora e fauna aquática e terrestre, e mantém o equilíbrio paisagístico da região. Além disso, deu origem a um povoado constituído basicamente pelos operadores das usinas e seus familiares, cerca de 40 famílias que até hoje vivem no local. GESTÃO IMOBILIÁRIA A empresa possui entre seus negócios a Gestão Imobiliária, que tem como objetivo definir estratégias de uso dos terrenos de sua propriedade. No passado, a legislação que regulamentava a atividade minerária previa que as organizações interessadas na pesquisa e exploração mineral deveriam adquirir os terrenos para esse fim. Assim, como parte da estratégia, a empresa apoia projetos habitacionais das prefeituras dos municípios onde está inserida, atendendo às demandas sociais e contribuindo com o desenvolvimento das comunidades vizinhas às operações da empresa. ÁCIDO SULFÚRICO O minério da Mina Cuiabá é sulfetado, ou seja, contém enxofre. Durante o processo metalúrgico, a queima do enxofre gera gases que, tratados, resultam na produção do ácido sulfúrico. Ao produzir o ácido, a empresa evita o impacto ambiental da liberação desses gases na atmosfera, minimizando o impacto ambiental. O ácido sulfúrico é utilizado na produção e tratamento da celulose, na indústria química e de fertilizantes.

10 GERAÇÃO COMPARTILHADA DE VALORES E INTERAÇÃO COM AS COMUNIDADES. TODA CONQUISTA VEM DE UM COMPROMISSO. ESSE É O NOSSO. CERTIFICAÇÕES ISO (Gestão da Qualidade) ISO (Gestão Ambiental) ISO (critérios que demonstram as competências técnicas do laboratório da Empresa) OHSAS (Segurança e Saúde) Código Internacional de Cianeto NBR (Responsabilidade Social, sendo a primeira mineradora do Brasil a receber esta certificação) Para a AngloGold Ashanti, o desenvolvimento só faz sentido se houver a geração compartilhada de valores, a interação com as comunidades e o compromisso com todos os seus públicos de relacionamento. Por isso, a empresa é signatária de alguns dos mais importantes compromissos mundiais, como o Pacto Global da ONU, que inclui a premissa de prestar contas à sociedade quanto aos seus progressos para a implantação dos dez Princípios Universais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A empresa também assina os Princípios Voluntários de Segurança e Direitos Humanos (PVSDH) e é membro do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM), adotando o Sistema de Desenvolvimento Sustentável da entidade. É signatária do Código Internacional de Cianeto, que estabelece as melhores práticas para o manuseio e transporte da substância e incorpora as diretrizes da Lei Sarbanes-Oxley (SOx) e das bolsas de Nova York, de Londres (Turnbull) e da África do Sul (King II).

11 Fundição & Refinaria da AngloGold Ashanti Brasil / Crédito: Gleison Chaves

12 PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL E SOCIAL ÁREAS PROTEGIDAS E REABILITADAS A empresa possui 42,28 km2 de Reserva Legal e 873 hectares de Reservas Particulares do Patrimônio Natural em Minas Gerais. Em Goiás, são 3,7 km2 de Reservas Legais e 0,76 km2 de Áreas de Preservação Permanente. Mantém Centros de Educação Ambiental e de Preservação Ecológica em Nova Lima (MG) e Crixás (GO). Inova constantemente seus processos para conseguir o mínimo impacto possível ao meio ambiente. Respeito ao meio ambiente é um compromisso da AngloGold Ashanti. Todas as operações estão alinhadas ao sistema de gestão ambiental certificado pela ISO Centro de Preservação Ambiental da Serra Grande, Crixás (GO)

13

14

15 DESENVOLVIMENTO SOCIAL FEITO PARA TODOS. POR MEIO DOS PROGRAMAS SOCIAIS, A ANGLOGOLD ASHANTI FOMENTA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES ONDE A EMPRESA ESTÁ INSERIDA. A empresa promove ações como a Chamada Pública de Projetos, participa dos Fundos da Infância e Adolescência, agências de desenvolvimento locais, entre outros. A AngloGold Ashanti possui ainda ações de voluntariado e de educação ambiental e memória, preservando o rico legado da história da empresa para a mineração no país. Também é uma das fundadoras e apoiadoras do Instituto Minas pela Paz. A empresa realiza também o Prêmio AuDITIONS, o mais importante concurso de design de joias de ouro do mundo. O prêmio endossa o comprometimento da AngloGold Ashanti com todas as etapas da cadeia produtiva do metal e evidencia o caminho por ele percorrido para além dos portões das refinarias. O programa contribui para o desenvolvimento do setor joalheiro, além de ser uma ferramenta na promoção das práticas de governança, sustentabilidade, responsabilidade social e sustentação do negócio da empresa.

16 ALGUNS DOS PROJETOS SOCIAIS INCENTIVADOS PELA EMPRESA CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS A Chamada Pública tem como objetivo estimular a qualificação das instituições sociais locais para uma atuação sustentável, fomentando a sua autonomia, o desenvolvimento e fortalecimento de novas competências, assim como promover empreendimentos sociais, de acordo com as tendências mais recentes de atuação do terceiro setor. PROJETO BONS CONSELHOS O Projeto Bons Conselhos fomenta iniciativas de formação e estruturação dos Conselhos Municipais e Fundos do Idoso. BOA VIZINHANÇA O Programa Boa Vizinhança tem como propósito manter o diálogo aberto e contínuo com as comunidades onde a empresa está inserida por meio de reuniões com os líderes comunitários das associações de bairros e do canal de relacionamento ESPORTE NA CIDADE Oferece iniciação esportiva para crianças e adolescentes, além de contribuir para a melhoria da integração social de alunos nas cidades de Santa Bárbara e Sabará INSTITUTO MINAS PELA PAZ Associação de direito privado, de fins não econômicos, criado por iniciativa das empresas e entidades privadas com o objetivo de promover a justiça social, a paz, a cultura, a cidadania e os direitos humanos. Realiza ações de prevenção à violência e à criminalidade por meio da implantação e incentivo a projetos culturais e sociais. FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (FIA) Orienta os empregados sobre como destinar parte do Imposto de Renda de pessoa física para instituições que desenvolvem trabalhos sociais nas comunidades onde a empresa está inserida. Além disso, a empresa também destina parte do seu Imposto de Renda devido aos Fundos da Infância e Adolescência.

17 A instrutora voluntária Inês Gregória Dias e as crianças Vitória Maria do Nascimento Monteiro e Samuel Henrique Rafael participam do projeto Mães que Choram, com recursos destinados pela Anglogold Ashanti ao Fundo da Infância e da Adolescência.

18 NÓS ACREDITAMOS QUE SÓ A INOVAÇÃO É CAPAZ DE CONSTRUIR O CAMINHO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL E QUE A MUDANÇA DEVE COMEÇAR INTERNAMENTE. INOVAMOS PARA PRESERVAR RECURSOS NATURAIS E AUMENTAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. INOVAMOS PARA REDUZIR CUSTOS, MELHORAR NOSSA PRODUTIVIDADE E CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES ONDE ATUAMOS. INOVAMOS PARA EVOLUIR. Mina Lamego, Sabará (MG)

19

20 ANGLOGOLD ASHANTI

A Gestão de Ativos para a Excelência Empresarial na Anglogold Ashanti

A Gestão de Ativos para a Excelência Empresarial na Anglogold Ashanti 1º SIMPÓSIO GESTÃO DE ATIVOS A Gestão de Ativos para a Excelência Empresarial na Anglogold Ashanti Alessandro Pacheco de Souza Anglogold Ashanti Belo Horizonte, 28 de junho de 2017 AGENDA 1. A Anglogold

Leia mais

PROGRAMA DE EXPLORAÇÃO ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL

PROGRAMA DE EXPLORAÇÃO ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL PROGRAMA DE EXPLORAÇÃO ANGLOGOLD ASHANTI BRASIL Simexmin Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral Rodrigo Martins Gerente de Exploração Brownfields Maio de 2016 ANGLOGOLD ASHANTI GLOBAL ANGLOGOLD ASHANTI

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS SABARÁ 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Projeto Esporte na Cidade, na Casa da Criança Reunião do Projeto Bons Conselhos, com representantes das seis cidades, no Centro de Educação Ambiental, em Nova Lima A AngloGold

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS CRIXÁS 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Fotos: arquivo AGA Projeto Talentos de Ouro, iniciativa apoiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Sabão Ecológico Aquarela, iniciativa da Associação dos Agricultores

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS SABARÁ 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Projeto Esporte na Cidade, na Casa da Criança Fotos: arquivo AGA Reunião do Projeto Bons Conselhos, com representantes das seis cidades, no Centro de Educação Ambiental,

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS CRIXÁS 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Projeto Talentos de Ouro, iniciativa apoiada por meio da Lei de Incentivo à Cultura Sabão Ecológico Aquarela, iniciativa da Associação dos Agricultores Familiares Chácara

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS BARÃO DE COCAIS 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Fotos: arquivo AGA Associação dos Apicultores de Barão de Cocais, iniciativa apoiada pelo Chamada Pública de Projetos Voluntários do Programa de Mãos Dadas em

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS RAPOSOS 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Fotos: arquivo AGA Alunos e voluntários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Raposos (APAE Raposos), iniciativa apoiada pela Chamada Pública de Projetos

Leia mais

INVESTIMENTOS SOCIAIS

INVESTIMENTOS SOCIAIS NOVA LIMA 2015 INVESTIMENTOS SOCIAIS Fotos: arquivo AGA Artesão da Associação dos Artesãos de Nova Lima, Artes da Terra, iniciativa apoiada pelo Chamada Pública de Projetos Artesã da Associação dos Artesãos

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL Caeté DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti 1,2 mil empregos diretos e indiretos gerados no município R$ 293,1 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL barão de cocais DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti 665 empregos gerados no município R$ 270,6 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados Um dos propósitos

Leia mais

Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016

Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016 Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016 atuação da AngloGold Ashanti no A município de Nova Lima vai além de suas operações. Sua presença na cidade gera um ciclo positivo que permite e promove

Leia mais

Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016

Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016 Natal Dourado INVESTIMENTO SOCIAL NOVA LIMA 2016 atuação da AngloGold Ashanti no A município de Nova Lima vai além de suas operações. Sua presença na cidade gera um ciclo positivo que permite e promove

Leia mais

Conheça a Vale

Conheça a Vale Conheça a Vale 2018 1 Quem somos A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Presente em cinco continentes e com sede

Leia mais

KINROSS BRASIL MINERAÇÃO

KINROSS BRASIL MINERAÇÃO SETEMBRO 2016 KINROSS BRASIL MINERAÇÃO CONSTRUINDO O COMPARTILHAMENTO DO TERRITÓRIO BRASIL MINERAL KINROSS NO MUNDO América do Norte Fort Knox Rússia Dvoinoye Kupol Kettle River Buckhorn Bound Mountain

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL raposos DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti R$ 377,2 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados R$ 176 mil de impostos pagos a Raposos 215 empregos diretos

Leia mais

Projeto Casinha Caminhando com Jesus INVESTIMENTO SOCIAL SABARÁ 2016

Projeto Casinha Caminhando com Jesus INVESTIMENTO SOCIAL SABARÁ 2016 Projeto Casinha Caminhando com Jesus INVESTIMENTO SOCIAL SABARÁ 2016 Associação de Artesãos da Praça Santa Rita de Sabará (As Arts), iniciativa apoiada pela Chamada Pública de Projetos CHAMADA PÚBLICA

Leia mais

Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016

Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016 Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016 RAPOSOS SUSTENTÁVEL LEÃO SOLIDÁRIO Com a proximidade do município de Raposos às nossas operações, a

Leia mais

Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016

Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016 Cooperativa Dedo de Gente, apoiada pela Chamada Pública de Projetos INVESTIMENTO SOCIAL RAPOSOS 2016 Com a proximidade do município de Raposos às nossas operações, a AngloGold Ashanti assume o papel de

Leia mais

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018

Congresso de. Atuação Responsável 15/08/2018 Congresso de Atuação Responsável 15/08/2018 Visão Empresas e comunidades evoluindo em sinergia. Missão Qualificar a atuação social das empresas, contribuindo para a competividade dos negócios e o desenvolvimento

Leia mais

A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA ANGLO AMERICAN. 2 Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais Junho 2017

A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA ANGLO AMERICAN. 2 Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais Junho 2017 A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE DA ANGLO AMERICAN 2 Seminário Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais Junho 2017 1 A ANGLO AMERICAN ESTÁ PRESENTE NOS 05 CONTINENTES E EM 2017 COMPLETARÁ 100 ANOS

Leia mais

4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe

4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe 4ª Reunião de Especialistas sobre Consumo e Produção Sustentáveis da América Latina e Caribe Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais Abiquim São Paulo, 18 de outubro de 2007 O Programa Atuação

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade em todos

Leia mais

Financiamento do investimento social privado Atuação do BNDES no entorno de projetos eólicos

Financiamento do investimento social privado Atuação do BNDES no entorno de projetos eólicos Seminário Socioambiental Eólico SSE 2017 Financiamento do investimento social privado Atuação do BNDES no entorno de projetos eólicos Salvador, dezembro/2017 Agenda 1 Financiamento do BNDES ao Setor Eólico

Leia mais

BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais. Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016

BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais. Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016 BALANÇO SOCIAL Os benefícios gerados por meio dos investimentos sociais Belo Horizonte, 21 de setembro de 2016 QUEM SOMOS Anglo American é uma mineradora global e diversificada com foco em Diamante, Platina

Leia mais

181 mil Integrantes de 78 nacionalidades diferentes

181 mil Integrantes de 78 nacionalidades diferentes Organização Global de origem brasileira Presente em 23 países, em 5 continentes 181 mil Integrantes de 78 nacionalidades diferentes Atuação diversificada A ODEBRECHT É a 4ª maior EMPRESA DOS SONHOS Organização

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL BARÃO DE COCAIS Evento Mina de Cultura

INVESTIMENTO SOCIAL BARÃO DE COCAIS Evento Mina de Cultura INVESTIMENTO SOCIAL BARÃO DE COCAIS 2016 Evento Mina de Cultura Com a proximidade do município de Barão de Cocais às nossas operações, a AngloGold Ashanti assume o papel de contribuir e promover o desenvolvimento

Leia mais

Compromisso com o futuro SUMÁRIO EXPEDIENTE. Capítulo 1 A AngloGold Ashanti pág. 4. Capítulo 2 Governança Corporativa pág. 10

Compromisso com o futuro SUMÁRIO EXPEDIENTE. Capítulo 1 A AngloGold Ashanti pág. 4. Capítulo 2 Governança Corporativa pág. 10 Relatório de Desenvolvimento Sustentável2015 SUMÁRIO Capítulo 1 A AngloGold Ashanti pág. 4 Capítulo 2 Governança Corporativa pág. 10 Capítulo 3 Visão de futuro pág. 16 Compromisso com o futuro A busca

Leia mais

ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO

ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO ATUAÇÃO DO SEBRAE NO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE CASA & CONSTRUÇÃO Quem somos Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins lucrativos criada em

Leia mais

Projeto Talentos de Ouro INVESTIMENTO SOCIAL CRIXÁS 2016

Projeto Talentos de Ouro INVESTIMENTO SOCIAL CRIXÁS 2016 Projeto Talentos de Ouro INVESTIMENTO SOCIAL CRIXÁS 2016 INICIATIVAS SOCIAIS TALENTOS DE OURO PROJETO ESPORTE PRÓ-CIDADÃO atuação da AngloGold Ashanti no A município de Crixás vai além de suas operações.

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

Atuação do Sebrae no ambiente tecnológico de Casa & Construção. São Paulo

Atuação do Sebrae no ambiente tecnológico de Casa & Construção. São Paulo Atuação do Sebrae no ambiente tecnológico de Casa & Construção São Paulo 17.11.2017 Quem somos Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Entidade privada, de interesse público e sem fins

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO REGULAMENTO A AngloGold Ashanti tem como um dos seus valores tornar as comunidades melhores em função da sua presença. Por isso, nossa atuação social nos municípios

Leia mais

Projeto Excelência no Esporte INVESTIMENTO SOCIAL CAETÉ 2016

Projeto Excelência no Esporte INVESTIMENTO SOCIAL CAETÉ 2016 Projeto Excelência no Esporte INVESTIMENTO SOCIAL CAETÉ 2016 CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS Realizada anualmente, a Chamada Pública de Projetos é uma forma diferenciada e transparente de escolhermos, juntos

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Declaração Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável das áreas onde atuamos e das

Leia mais

"Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade"

Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade "Agenda ambiental positiva da indústria com a comunidade" Marcelo Kós Silveira Campos Diretor Técnico de Assuntos Industriais e Regulatórios da Abiquim XII Semana Fiesp-Ciesp de Meio Ambiente - 2010 São

Leia mais

Relatório Anual 2018 CPFL_3_ajs5.indd 1 28/03/19 14:20

Relatório Anual 2018 CPFL_3_ajs5.indd 1 28/03/19 14:20 Relatório Anual 2018 Somos um dos maiores grupos privados do setor elétrico, com 106 anos de história 3,3 GW de capacidade instalada, sendo 5,6% de energia gerada por fontes renováveis Plataforma de soluções

Leia mais

CASE SAMARCO INOVAÇÕES AMBIENTAIS

CASE SAMARCO INOVAÇÕES AMBIENTAIS CASE SAMARCO INOVAÇÕES AMBIENTAIS CRI CENTRO DE REFERÊNCIA DE INOVAÇÃO Denilson Rodrigues de Araujo OUTUBRO/2012 INOVADORA DESDE O BERÇO E LÁ SE VÃO 35 ANOS... Nascida de um projeto inovador e ousado,

Leia mais

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2016 1 2 3 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 QUEM SOMOS pág. 7 CAPÍTULO 2 TRANSPARÊNCIA EM NOSSAS RELAÇÕES pág. 19 CAPÍTULO 3 EXCELÊNCIA OPERACIONAL pág. 23 CAPÍTULO 4 NOSSA GENTE

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Parceria entre Setor Privado e Governo sobre Proteção Social e Emprego Rio de Janeiro 1 de dezembro de 2010 Paulo

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR ÍNDICE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA AMBIENTAL NEW SPACE FORNECEDORES E O MEIO AMBIENTE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FORNECEDORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017 PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS São Paulo, 19 de outubro de 2017 LINHA DO TEMPO 2011 1992 2002 2012 2015 2003 LINHA DO TEMPO 1992 2002 2003 Consumo Sustentável é o uso de bens e serviços que atenda às

Leia mais

AÇÕES E PROJETOS SOCIAIS Balanço

AÇÕES E PROJETOS SOCIAIS Balanço AÇÕES E PROJETOS SOCIAIS Balanço 2008-2016 Uma empresa socialmente responsável O apoio a ações e projetos de responsabilidade social e o forte envolvimento com a comunidade tornaram a ENERCAN uma empresa

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado.

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. José Luiz Esteves da Fonseca Gestor Executivo de SSMA DAE Qualidade Sustentabilidade O que é Investimento Social Privado? RESPONSABILIDADE

Leia mais

Debate sobre o desenvolvimento do Espírito Santo. Pontos para um programa de governo Região Sul. Cachoeiro, 12/04/2014

Debate sobre o desenvolvimento do Espírito Santo. Pontos para um programa de governo Região Sul. Cachoeiro, 12/04/2014 Debate sobre o desenvolvimento do Espírito Santo Pontos para um programa de governo Região Sul. Cachoeiro, 12/04/2014 EIXOS Infraestrutura e logística; Desenvolvimento Social Saúde, Educação, Cultura,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL sabará DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti R$ 780,9 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados R$ 11,2 milhões de impostos pagos a Sabará 784 empregos

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

Plano Nacional de Turismo

Plano Nacional de Turismo Plano Nacional de Turismo 2011-2015 Conceito Conjunto de diretrizes, metas e programas que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública nas três esferas

Leia mais

Política de Sustentabilidade Introdução

Política de Sustentabilidade Introdução Introdução Para a Unimed Cascavel, cooperativa de trabalho médico que desenvolve planejamento estratégico, o compromisso com a sustentabilidade é inerente ao negócio. Esse posicionamento está em nossa

Leia mais

12 de maio de Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização

12 de maio de Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO. Realização 2 de maio de 205 - Belo Horizonte (MG) PROJETO PREMIADO Realização 3895-8590 eventos@revistaminerios.com.br www.revistaminerios.com.br Estabilidade operacional na Mina de Barro Alto Ações que garantiram

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

Instituto Votorantim. Núcleo de estratégia social. Direcionador e impulsionador da performance social do Grupo Votorantim. Crescimento Econômico

Instituto Votorantim. Núcleo de estratégia social. Direcionador e impulsionador da performance social do Grupo Votorantim. Crescimento Econômico A Votorantim é uma empresa 100% brasileira, presente em 21 países e com 96 anos de atividade. Busca a perenidade e a expansão constante dos negócios, tendo o desenvolvimento sustentável como caminho para

Leia mais

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática

MÓDULO I. Sustentabilidade na. Prática MÓDULO I Sustentabilidade na Prática ROTEIRO DO WEBINAR 2 Como lucrar com a Sustentabilidade em minha empresa?; Benefícios para se lucrar com a sustentabilidade EVITANDO PERDAS Evitando perdas com...

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS HISTÓRICO Agenda 21 (Rio de Janeiro, 1992): A maior causa da deterioração continuada do meio ambiente global são os padrões insustentáveis de consumo e produção. Plano de

Leia mais

É A BASE DA SOCIEDADE

É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Pr. Rubens de Castro SOMOS UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA

Leia mais

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS MINÉRIOS-SUSTENTABILIDADE-ECONOMIA

MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS MINÉRIOS-SUSTENTABILIDADE-ECONOMIA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS E DE PETRÓLEO MATÉRIAS-PRIMAS MINERAIS MINÉRIOS-SUSTENTABILIDADE-ECONOMIA MINERAIS COMO INSUMOS INDUSTRIAIS Características

Leia mais

COMPETÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

COMPETÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO. COMPETÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO www.facimon.com.br LOCALIZAÇÃO E AREAS DE ATUAÇÃO DA EMPRESA Possuímos expertises nas áreas voltadas para: Projetos Civil e Detalhamento Mecânico; Construção Civil; Terraplenagem;

Leia mais

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global SUMÁRIO 03 Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 04 Quem Somos 05 Nossa Missão, Visão e Valores 06 Pacto Global ONU 07 Direitos Humanos 10 Respeito ao Trabalho 17 Meio Ambiente 20 Anticorrupção

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL crixás DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti Cerca de R$ 600 mil em investimento social, somando recursos próprios e incentivados 1,4 mil empregos diretos e indiretos gerados no

Leia mais

INSITUTO ECOMUNIDADE. A.W. Faber-Castell S/A

INSITUTO ECOMUNIDADE. A.W. Faber-Castell S/A INSITUTO ECOMUNIDADE A.W. Faber-Castell S/A http://www.faber-castell.com.br FABER-CASTELL Matriz: Fábrica de tabuinhas Área de Plantio: Fábrica de Plásticos Colaboradores: São Carlos (2 fábricas) Prata

Leia mais

COMUNICAÇÃO PARA VALORIZAR A VIDA

COMUNICAÇÃO PARA VALORIZAR A VIDA COMUNICAÇÃO PARA VALORIZAR A VIDA LEONARDO MANSUR COORDENADOR TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Abril de 2012 QUEM SOMOS SOMOS A SAMARCO. UMA EMPRESA BRASILEIRA, FORNECEDORA DE MINÉRIO DE FERRO DE ALTA

Leia mais

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto

Perspectiva do CICLO DE VIDA. do produto Perspectiva do CICLO DE VIDA do produto A SABARÁ QUÍMICOS E INGREDIENTES faz parte do GRUPO SABARÁ, que com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação

Leia mais

II ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

II ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL II ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Governança pública e corporativa: limites, formatos e elementos de participação social 23 de abril de 2013 O INSTITUTO IBRAM-Instituto Brasileiro

Leia mais

Relatório Integrado 2017

Relatório Integrado 2017 Relatório Integrado 2017 Objetivo O Relatório Integrado apresenta aos seus públicos de interesse como a TBG gera valor ao longo do tempo. Este Relatório é complementar ao Relatório da Administração e as

Leia mais

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global SUMÁRIO 03 Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 04 Quem Somos 05 Nossa Missão, Visão e Valores 06 Pacto Global ONU 07 Direitos Humanos 11 Respeito ao Trabalho 14 Meio Ambiente 16 Anticorrupção

Leia mais

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas

Restauração florestal em APP - caso Ceran. Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Restauração florestal em APP - caso Ceran Sandro Vaccaro Coord. de Meio Ambiente Cia. Energética Rio das Antas Empreendimento - Localização UHE Castro Alves - Margem Esquerda: Nova Pádua e Flores da Cunha

Leia mais

Desafios da implantação de Programas de Sustentabilidade Corporativa

Desafios da implantação de Programas de Sustentabilidade Corporativa Desafios da implantação de Programas de Sustentabilidade Corporativa Os benefícios da gestão da emissão de gases de efeito estufa setor empresarial Desafios dos Projetos CREA-PR de Crédito de Carbono Francine

Leia mais

Conheça a Vale

Conheça a Vale Conheça a Vale 2015 1 Quem somos A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Presente em cinco continentes e com sede

Leia mais

INSTITUTO SÍTIO DO LOBATO CATALOGAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS

INSTITUTO SÍTIO DO LOBATO CATALOGAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Poços de Caldas INSTITUTO SÍTIO DO LOBATO CATALOGAÇÃO DE ÁRVORES NATIVAS Poços de Caldas - MG 2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2011-2015 Aviso As declarações contidas nesse documento, relativas às perspectivas de negócios da Copel, projeções e metas operacionais e financeiras, constituem-se em crenças

Leia mais

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL

SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO OS 17 OBJETIVOS PARA DESENVOLVIMENTO AGENDA SUSTENTÁVEL SÉRIE UES: COMPARTILHANDO CONHECIMENTO 01 OS 17 OBJETIVOS PARA AGENDA 2030 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 2030 OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Retrospectiva No ano 2000, patrocinado

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Nov/2014. Suprimentos Inove. Fórum de Troca de Experiências -FIEMG

Nov/2014. Suprimentos Inove. Fórum de Troca de Experiências -FIEMG Nov/2014 Suprimentos Inove Fórum de Troca de Experiências -FIEMG Somos a Vale 2 Empregados da Vale em Itabira / MG Renato Stockler das Neves Filho / Agência Vale Mineradora global com sede no Brasil Líder

Leia mais

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7

ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS... 7 1 BoPS Matosinhos ÍNDICE ÍNDICE... 2 ÍNDICE DE FIGURAS... 3 MATOSINHOS... 4 COMPROMISSOS... 5 Governância... 5 Pacto de Autarcas... 5 Referências de Excelência... 6 INSTALAÇÃO DE COLETORES SOLARES TÉRMICOS...

Leia mais

CEADEC 16 anos de história e de luta

CEADEC 16 anos de história e de luta CEADEC 16 anos de história e de luta O CEADEC é uma organização não governamental, qualificada como Oscip Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua na assessoria à formação de cooperativas

Leia mais

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE

A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Somos a CENTRAL INTEGRADA DE APOIO FAMILIAR Pr. Rubens de Castro Contribuimos para o progresso da

Leia mais

Cases Benchmarking Brasil - ODS 11 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Cases Benchmarking Brasil - ODS 11 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Cases Benchmarking Brasil - ODS 11 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Metrô SP Case: Boas Práticas Sustentabilidade

Leia mais

THOMAZ MENEZES PRESIDENTE EXECUTIVO

THOMAZ MENEZES PRESIDENTE EXECUTIVO SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos 05 09 2012 THOMAZ MENEZES PRESIDENTE EXECUTIVO História 2001 ING compra a participação da Aetna 2008 2010 Primeiro Relatório de Separação dos papéis de Sustentabilidade

Leia mais

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal Produto do setor de base florestal O Carvão Vegetal

Leia mais

Panorama da Mineração em Minas Gerais. 17 de setembro de 2015

Panorama da Mineração em Minas Gerais. 17 de setembro de 2015 Panorama da Mineração em Minas Gerais 17 de setembro de 2015 Panorama da Mineração em Minas Gerais Aspectos Socioeconômicos Aspectos Demográficos Aspectos Geográficos e Ambientais Aspectos Históricos 2

Leia mais

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão

Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Prof a : Ana Cecília Estevão Aspectos de sustentabilidade a serem considerados na concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura Prof a : Ana Cecília Estevão Desenvolvimento sustentável Aquele que busca um equilíbrio entre

Leia mais

Diagnóstico. Social. Participativo da Biosev. Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local

Diagnóstico. Social. Participativo da Biosev. Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local Diagnóstico Social Participativo da Biosev Uma iniciativa para a construção de diálogo e relacionamento local A Biosev é a segunda maior processadora de cana-de-açúcar do mundo. Atuando como elo das cadeias

Leia mais

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE

RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO PPA - Exercício - RECURSOS PREVISTOS PARA OS PROGRAMAS, INICIATIVAS E AÇÕES POR CATEGORIA DA DESPESA SEGUNDO ORGÃO E UNIDADE Órgão

Leia mais

Parque Tecnológico de Viçosa

Parque Tecnológico de Viçosa Parque Tecnológico de Viçosa Parques Tecnológicos Parques tecnológicos são ambientes de inovação Objetivam o desenvolvimento regional e nacional Localizam-se próximos a universidades e centros de pesquisa

Leia mais

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Política de Investimentos Sociais da Fundação Vale - Vale. Eric Font - Fundação Vale Gerente de Responsabilidade Social - MG Sustentabilidade e Responsabilidade

Leia mais

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL nova lima DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2017 Fotos: Arquivo AngloGold Ashanti R$ 1,4 milhão em investimento social, somando recursos próprios e incentivados R$ 7,8 milhões de impostos pagos a Nova Lima Um dos

Leia mais

Por dentro da Mineração Editorial

Por dentro da Mineração Editorial Editorial Nesta edição teremos como foco central a mineração e seus impactos no desenvolvimento das sociedades. Embora nem todos os brasileiros percebam, Minas Gerais é um estado de grande importância

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral - SGM Cooperação Internacional no Setor Mineral Temas prioritários CARLOS NOGUEIRA DA COSTA JUNIOR Secretário Sumário

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a gestão de Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade

Leia mais

NOVO PROGRAMA. Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL

NOVO PROGRAMA. Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL NOVO PROGRAMA Programa Petrobras SOCIOAMBIENTAL 2014-2018 1 PETROBRAS Fundada em 1953, a partir de uma campanha popular O petróleo é nosso. Empresa integrada de energia Sociedade anônima de capital aberto

Leia mais

AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL

AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL SUPERINTENDÊNCIA DE MINERAÇÃO AÇÕES DE FOMENTO À MINERAÇÃO DO GOVERNO DE GOIÁS: FUNMINERAL Desde a metade do sec. XX a legislação estadual e planos de governo enfatizam a importância do setor mineral em

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 4 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE...

Leia mais