Pectoral stretching program for women undergoing radiotherapy for breast cancer: RCT

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pectoral stretching program for women undergoing radiotherapy for breast cancer: RCT"

Transcrição

1 Pectoral stretching program for women undergoing radiotherapy for breast cancer: RCT T.S. Lee, S.L. Kilbreath, K.M. Refshauge, S.C. Pendlebury, J.M. Beith, M.J. Lee Sara Rosado 3º ano de Fisioterapia

2

3 A longo prazo: Problemas relacionados com a radioterapia incluem a redução da amplitude articular do ombro. 1 /3 dos utentes que recebem cirurgia e radioterapia têm limitação na amplitude articular do ombro 18 meses ou mais depois do tratamento. A radioterapia, em particular, a fibrose subcutânea do músculo peitoral, pode ser outro factor que causa a dor e restrição crónica do ombro. Na fase de tratamento agudo, pode haver um aumento da sensibilidade (hiperestesia) na área tratada, bem como inflamação dos peitorais e musculatura do tórax, o que resulta em dor e comportamentos antiálgicos. Desuso Fraqueza muscular Contracturas

4 Como o músculo peitoral está em risco de contractura após a cirurgia e a radioterapia, parece importante a manutenção do comprimento muscular e mobilidade do ombro. Baixa carga por tempo prolongado, foi considerada necessária e mais efectiva do que cargas elevadas em curtos períodos de tempo.

5 Investigar se um programa de exercícios de alongamento do músculo peitoral de baixa carga, reduz efectivamente as complicações no membro superior em utentes submetidos a radioterapia por cancro da mama.

6 Os utentes que estavam agendados para radioterapia por cancro da mama foram recrutados para o estudo 1 semana antes de iniciarem a radioterapia. As suas quantificações foram tomadas neste momento. Os participantes foram seleccionados para o grupo de controlo ou de programa de exercícios usando um cronograma no computador com randomização. A atribuição foi ocultada utilizando vários envelopes fechados. O período de intervenção foi de igual duração à radioterapia, ou seja, cerca de 6 semanas. Os utentes foram avaliados após a conclusão da radioterapia e 7 meses depois. O consentimento informado foi obtido de todos os participantes.

7 Critérios de inclusão: Neoplasia mamária Radioterapia na mama ou parede torácica (50Gy em 25# ou 42.5Gy em 16#) ou incluindo um campo supraclavicular (50Gy em 25#) Critérios de exclusão: Radioterapia na axila

8 61 utentes foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de controlo (n=30) ou grupo de exercícios de alongamento (n=31) A média de idades entre os dois grupos foi de 53 ± 11 anos para o grupo controle e 55 ± 13 anos para o grupo dos exercícios de alongamento. O IMC (Índice Médio de Massa Corporal) foi de 27.3 ± 5.5 para o grupo controlo e 25.9 ± 4.0 para o grupo de exercícios de alongamento. No grupo de controlo, mais participantes foram submetidos a cirurgia axilar (n=27) em comparação com o grupo de exercícios de alongamento (n=19) Dois participantes do grupo de controlo tiveram linfedema, enquanto que no grupo de exercícios de alongamento, quatro apresentaram linfedema.

9

10

11 O tratamento usual depois das cirurgias por cancro da mama, é o delinear de exercícios a seguir de forma independente, transcritos num panfleto e fornecido aos utentes após a cirurgia. O programa de exercícios consiste em exercícios leves que exploram as amplitudes articulares do ombro. Todos os utentes foram vistos por um fisioterapeuta semanalmente no hospital durante a radioterapia. Todos os utentes receberam um livrete onde registavam o uso de medicamentos, tratamentos efectuados por profissionais de saúde e os exercícios realizados durante o período de radioterapia.

12 Os participantes do grupo de controlo não receberam qualquer recomendação para os exercícios durante as sessões semanais. Eles foram vistos pelo fisioterapeuta e foram-lhe transmitidos os cuidados a ter com a pele e conselhos para prevenir o linfedema. A qualidade da pele foi avaliada e alguns participantes foram encaminhados para o pessoal de enfermagem para monitorização das reacções cutâneas.

13 Foram transmitidos cuidados com a ter com a pele e conselhos relativamente ao linfedema. Estipulação de um programa de exercícios para alongamento do músculo peitoral. Estes foram individualizados e consistiam em exercícios de alongamento passivo em decúbito dorsal, de baixa carga e prolongados. Para o grande peitoral, o ombro foi colocado a 90º de abdução e foi rodado externamente com um peso de 2 kg. Para o pequeno peitoral, o ombro foi colocado a 135º de abdução e em rotação externa com um peso de 2 kg. Cada posição de alongamento foi realizada 10 min, 2x ao dia.

14

15 Os participantes foram avaliados por um fisioterapeuta cego em cada uma das três ocasiões de medição. Avaliação inicial, idade, peso, altura e regimes de tratamento do cancro foram registados, bem como a amplitude articular do ombro, força, dor, circunmetria do membro superior e qualidade de vida. Um total de 50 participantes (controle= 24, alongamento= 26) tinham os dados completos da avaliação após 7 meses da radioterapia.

16 Outcome primário: Amplitude passiva do movimento de abdução horizontal. Outcomes secundários: Amplitude passiva de movimento para flexão e rotação externa Amplitude activa de movimento de abdução Força dos músculos do ombro Edema Qualidade de vida.

17 A amplitude articular passiva para flexão, abdução horizontal e rotação externa no ombro foram avaliados utilizando um inclinómetro, com o utente em decúbito dorsal para maximizar a estabilidade da escápula. Abdução activa foi avaliada usando um inclinómetro com o utente sentado Para atenuar o viés, a amplitude de movimento foi medida três vezes e o maior intervalo foi utilizado para análise. A dor foi medida usando uma escala de 11 pontos padronizados após a primeira tentativa de cada movimento.

18 A força para flexão, abdução horizontal, adução horizontal, rotação externa foram medidos em 90º de elevação. A força foi medida utilizando um dinamómetro digital Foram realizadas 3 contracções voluntárias, e foi registada a contracção mais forte entre as 3 realizadas. O edema foi avaliado utilizando medições circunferenciais tomadas a intervalos de 10 cm a partir da apófise estilóide do cúbito em direcção à axila de ambos os membros. Uma diferença de mais de 2 cm foi utilizado neste estudo para identificar ou indicar a presença de linfedema. Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado o Questionário de Qualidade de Vida (QLQ3-C30)

19

20 Os participantes do grupo controle foram, na generalidade activos e realizaram exercícios durante o período de radioterapia. Dos 30 participantes no grupo de controlo, 14 participantes relataram a prática de exercício regular e isso pode ter influenciado a funcionalidade do membro superior. Estes exercícios incluíram uma combinação de exercícios de alcance para o membro superior (n = 7), alongamentos (n = 3), ténis (N = 2), natação (n = 4) jogging, (n = 2), caminhada (n = 6), ciclismo (n = 2), ioga (n = 1), ginásio (n = 1), aeróbica (n = 1) e tai-chi (N = 1). Treze participantes no grupo dos alongamentos também relataram exercícios adicionais. Que incluem exercícios para linfedema (n = 2), caminhada (n = 4), ioga (n = 1), natação (n = 1), ginásio (n = 2), ciclismo (n = 2) e back exercise (n = 1).

21 Havia quatro novos casos de linfedema no grupo controle no 7 meses do followup, em comparação com apenas um caso no grupo de alongamento. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos 7 meses de follow-up para o resultado primário de abdução horizontal passiva (P = 0,860). Da mesma forma, não foram encontradas diferenças na amplitude de movimentos para a flexão (P = 0,467), rotação externa (P = 0,590), ou abdução (P = 0,793). Pequenas diferenças (menor ou igual a 6º) foram encontradas nos movimentos de abdução horizontal (P = 0,000) e flexão (P = 0,000).

22 Não foram encontradas diferenças entre a amplitude articular de rotação externa (P = 0,622) ou abdução activa (P = 0,131). Não houve diferenças na força entre grupos nos três pontos de tempo medido. Da mesma forma, não foram encontradas diferenças entre os grupos para os itens relatados no Questionário de Qualidade de Vida. A abdução aumentou de 125º ± 17,3 em linha de base para 132º ± 16,3 na conclusão de radioterapia (P = 0,000). Menores aumentos médios (<4º) foram registados na abdução horizontal e na flexão durante este período.

23 A amplitude de rotação externa não teve alterações significativas durante o estudo (P 0.3) Os sintomas do membro superior também aumentaram, mas o aumento médio foi de menos de um ponto na escala na conclusão da radioterapia e manteve-se a mesma em a 7 meses de seguimento.

24 Grupo dos alongamentos ( ) Grupo de controlo (⁰)

25

26 - O estudo é um duplo cego, o que diminui o risco de viés. - Distribuição aleatória dos utentes, processada por computador. - O nº de utentes em cada grupo foi semelhante. - Discriminação dos diferentes passos das intervenções (frequência, tempo e duração) - Medições efectuadas recorrendo a instrumentos de medida fidedignos e adaptados ao outcome. - Medições realizadas 3 vezes nos outcomes de força e amplitude, o que reduz o risco de viés.

27 Não é apresentado o valor de p na baseline. O nº da amostra é reduzido (segundo os próprios autores). Os valores de p, nos resultados obtidos, são muito variáveis e a maior parte é superior a Os resultados do estudo estão expostos de forma pouco clara e não são suficientes para alterar a prática clínica. O outcome qualidade de vida é pouco explorado durante o estudo e não se apresentam resultados objectivos e quantitativos.

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ CURSO DE FISIOTERAPIA Diagnóstico Cinético-Funcional e Imaginologia: Membros Superiores, Cabeça e Tórax Unidade II OMBRO 1 2 3 4 5 Luxação anterior 6 Fratura de cabeça

Leia mais

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007

Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 REABILITACAO DO OMBRO Ricardo Yabumoto Curitiba, 26 de Marco de 2007 SINDROME IMPACTO-FASE I 2-4 SEMANAS: fase I 1. Objetivo = melhorar mobilidade GU 2. Crioterapia = 20min 4/5X dia 3. Cinesioterapia 4.

Leia mais

A Eficácia da Cinesioterapia na Reabilitação Funcional do Ombro em Mulheres Mastectomizadas.

A Eficácia da Cinesioterapia na Reabilitação Funcional do Ombro em Mulheres Mastectomizadas. A Eficácia da Cinesioterapia na Reabilitação Funcional do Ombro em Mulheres Mastectomizadas. Palavras-chave: Key words: CORPVS/Rev. dos Cursos de Saúde da Faculdade Integrada do Ceará, Fortaleza, n26 p.09-14

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

Declaração de Consentimento Informado

Declaração de Consentimento Informado Anexos Anexo 1 Declaração de Consentimento Informado Designação do Estudo: A Influência da Reeducação Postural Global na Flexibilidade em Nadadores Federados do Escalão Infantil Este estudo basear-se-á

Leia mais

PERCURSO DO DOENTE COM NEOPLASIA DA MAMA OPERADA

PERCURSO DO DOENTE COM NEOPLASIA DA MAMA OPERADA PERCURSO DO DOENTE COM NEOPLASIA DA MAMA OPERADA L. Prates, C. Martinho, M. Sequeira, Z. Vaz, A. Dias, I. Pereira, C. Vera-Cruz, A. Cadete, J. Barreiros, P. Beckert Serviço de Medicina Física e de Reabilitação

Leia mais

O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO

O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO O que é a SÍNDROME do DESFILADEIRO TORÁCICO Consiste em um complexo sintomático resultante da compressão do fluxo neurovascular na saída torácica (artéria, veia ou nervos do plexo braquial) no seu percurso

Leia mais

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºA

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºA 1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºA Os testes que a seguir se referem, do Programa Fitnessgram, foram aplicados na turma 12ºA em dois momentos distintos a primeira testagem no início

Leia mais

Active rehabilitation for chronic low back pain: Cognitive-behavioral, Physical, or Both?

Active rehabilitation for chronic low back pain: Cognitive-behavioral, Physical, or Both? Análise Crítica de um artigo Active rehabilitation for chronic low back pain: Cognitive-behavioral, Physical, or Both? First direct post-treatment results from a Randomized Controlled Trial Rob JEM Smeets,

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 15. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 15. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 15 Profª. Lívia Bahia Controle do câncer do colo do útero e de mama na Atenção Básica Controle do câncer da mama Exame Clínico das Mamas Métodos de imagem:

Leia mais

TMSA TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA Isidro Marques

TMSA TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA Isidro Marques TMSA TERAPIA MANUAL SUB-AQUÁTICA Isidro Marques INDRODUÇÃO A TMSA Terapia Manual Sub-Aquática, vem resgatar para a Hidroterapia, o instrumento mais importante do Fisioterapeuta, a Manualidade, ao mesmo

Leia mais

MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior MOVIMENTOS DA CINTURA ESCAPULAR Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior O que é Cintura Escapular? Duas clavículas e duas escápulas. Trata-se de uma estrutura que sofreu adaptações à bipedia, onde as

Leia mais

Congresso Internacional De Enfermagem De Reabilitação A MULHER SUBMETIDA A MASTECTOMIA. Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação

Congresso Internacional De Enfermagem De Reabilitação A MULHER SUBMETIDA A MASTECTOMIA. Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação Congresso Internacional De Enfermagem De Reabilitação A MULHER SUBMETIDA A MASTECTOMIA Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação Tânia Marisa Pinto Rodrigues Centro Hospitalar São João, MER, aluna PhD

Leia mais

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012

Amplitude de Movimento. Amplitude de Movimento. Tipos de ADM 27/2/2012 Amplitude de Movimento Amplitude de Movimento Professora: Christiane Riedi Daniel É o movimento completo de uma articulação ADM completa depende de: ADM Articular termos como flexão, extensão... goniometria

Leia mais

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada:

AVALIAÇÃO DO OMBRO. 1. Anatomia Aplicada: AVALIAÇÃO DO OMBRO 1. Anatomia Aplicada: Articulação esternoclavicular: É uma articulação sinovial em forma de sela com 3 graus de liberdade; A artic. esternoclavicular e a acromioclavicular habilitam

Leia mais

PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA

PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA Sabrina Barbosa da Silva¹; Alanna Silva dos Santos 2 ; Geilza Carla de Lima Silva 3 ¹Faculdade de Ciências Médicas(FCM).

Leia mais

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro

AULAS 14 e 15. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro AULAS 14 e 15 Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro 1 Capacidade de executar um movimento voluntário de amplitude angular máxima, sem risco de lesão (HOLLMAN & HETTINGER, 1983). Capacidade de mover

Leia mais

Grupo de Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Porto Alegre

Grupo de Cirurgia de Ombro da Santa Casa de Porto Alegre A cartilha de exercícios para ombro chega a sua 3ª edição. Esse material foi elaborado por ortopedistas e fisioterapeutas especializados em ombro, baseado na prática clínica e em estudos científicos. Mantivemos

Leia mais

Clínica Universitária de Radiologia. Reunião Bibliográfica. Mafalda Magalhães Director: Prof. Dr. Filipe Caseiro Alves

Clínica Universitária de Radiologia. Reunião Bibliográfica. Mafalda Magalhães Director: Prof. Dr. Filipe Caseiro Alves + Clínica Universitária de Radiologia Reunião Bibliográfica Director: Prof. Dr. Filipe Caseiro Alves Mafalda Magalhães 14-03-2016 + Introdução RM Mamária: Rastreio de cancro da mama em populações de alto

Leia mais

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 10ºA

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 10ºA 1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 1ºA Os testes que a seguir se referem, do Programa Fitnessgram, foram aplicados na turma 1ºA em dois momentos distintos a primeira testagem no início

Leia mais

Exame Clínico das Mamas

Exame Clínico das Mamas ERM-0304 Cuidado Integral à Mulher Exame Clínico das Mamas Profª Drª Marislei Sanches Panobianco ANATOMIA DA MAMA 1. Parede Torácica 2. Músculos peitorais 3. Lobo mamário 4. Mamilo 5. Aréola 6. Ductos

Leia mais

Fraturas Diáfise Umeral

Fraturas Diáfise Umeral Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fraturas Diáfise Umeral As fraturas diafisárias do úmero, ocorrem na sua maioria das vezes por trauma

Leia mais

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REDUÇÃO DA SUBLUXAÇÃO INFERIOR DO OMBRO DO AVCI

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REDUÇÃO DA SUBLUXAÇÃO INFERIOR DO OMBRO DO AVCI A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA REDUÇÃO DA SUBLUXAÇÃO INFERIOR DO OMBRO DO AVCI Villalon, A. D.¹, Nonato, K. B.¹, Soares, N. C.² 1 Alunas das Faculdades Salesianas de Lins,Lins,São Paulo, Brasil. E-mail kbergoce@gmail.com

Leia mais

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira

FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH. Karla Ribeiro Costa Pereira FISIOTERAPIA AÇÕES DE EDUCAÇÃO NO PRÉ, TRANS E PÓS TCTH Karla Ribeiro Costa Pereira ADERÊNCIA AO TRATAMENTO CONHECIMENTO INFORMAÇÃO Condição física pré-tmo Confinamento / restrição ao leito Efeitos colaterais

Leia mais

Joint SFBO-SBR-ALATRO Consensus Meeting Controversies on Radiotherapy Treatment. Breast Cancer

Joint SFBO-SBR-ALATRO Consensus Meeting Controversies on Radiotherapy Treatment. Breast Cancer Joint SFBO-SBR-ALATRO Consensus Meeting Controversies on Radiotherapy Treatment Breast Cancer Dra. Ana Carolina de Rezende ana.rezende@einstein.br Internal Mammary Nodal Chain Irradiation Dra. Ana Carolina

Leia mais

Exame Físico Ortopédico

Exame Físico Ortopédico TAKE HOME MESSAGES! Exame Físico Ortopédico ANAMNESE REALIZAR UMA HISTÓRIA CLÍNICA DETALHADA, LEMBRANDO QUE DETALHES DA IDENTIFICAÇÃO COMO SEXO, IDADE E PROFISSÃO SÃO FUNDAMENTAIS, POIS MUITAS DOENÇAS

Leia mais

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina.

Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos. Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina. Mv. Msc. Dr. Luiz Henrique L. Mattos Equilife Fisioterapia e Reabilitação Equina IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA NA CONDUTA Fisioterapia Reabilitação Equipe Tratar Sinais Clínicos da lesão; Suporte pós-cirúrgico;

Leia mais

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento)

17/11/2009. ROM: Range Of Movement (amplitude de movimento) BASES BIOMECÂNICAS DO ALONGAMENTO Conceitos Técnicas de alongamento Características dos tecidos biológicos Fundamentos mecânicos Resposta e adaptação dos tecidos Objetivos do alongamento Prevenção de lesões

Leia mais

FISIOTERAPIA NA ESCOLA: ALTERAÇÃO POSTURAL DA COLUNA VERTEBRAL EM ESCOLARES

FISIOTERAPIA NA ESCOLA: ALTERAÇÃO POSTURAL DA COLUNA VERTEBRAL EM ESCOLARES 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico

Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico Serviço de Medicina Paliativa CHCB - Hospital do Fundão Histórico 1. Em 2 de Novembro de 1992, foi criada no Serviço de Anestesia do Hospital Distrital do Fundão a Unidade de Tratamento da Dor Crónica

Leia mais

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 11ºA

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 11ºA 1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 11ºA Os testes que a seguir se referem, do Programa Fitnessgram, foram aplicados, na turma 11ºA, em dois momentos distintos a primeira testagem no início

Leia mais

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro

Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Avaliação Fisioterapêutica do Ombro Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional-FMUSP Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João 1. Anatomia Aplicada Articulação Esternoclavicular: Artic.

Leia mais

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento

25/05/2017 OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE CONCEITO CONCEITO. O que é Flexibilidade? Flexibilidade x Alongamento OBJETIVOS DA AULA AVALIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE TEÓRICA: Conceitos importantes; Tipos de flexibilidade; Fatores que influenciam a flexibilidade; Importância da flexibilidade; Como avaliar a flexibilidade.

Leia mais

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE Maria Silva 25 Dez 1988 mariasilva@email.com.br Guaratinguetá-SP Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE 1.Qual seu objetivo na atividade física? Perda de peso (massa gorda), ganho de massa muscular e melhora

Leia mais

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR)

ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) ACAMPAMENTO REGIONAL EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO E PREVENÇÃO DE LESÕES (ALONGAMENTO DINÂMICO ESTABILIZAÇÃO ATIVAÇÃO MUSCULAR) Puxar uma perna para o tronco 1 - Alongamento da região posterior da coxa:

Leia mais

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 1 O Ombro é uma articulação de bastante importância para todos nós, visto que para fazermos até as atividades mais simples, como escovar os dentes e dirigir, precisamos dele. Devido a esta característica,

Leia mais

Fisioterapia em grupo na reabilitação funcional dos membros superiores de mulheres pósmastectomia.

Fisioterapia em grupo na reabilitação funcional dos membros superiores de mulheres pósmastectomia. 1 Artigo Original Fisioterapia em grupo na reabilitação funcional dos membros superiores de mulheres pósmastectomia. Physical therapy group in the functional rehabilitation of the upper limbs in post mastectomy

Leia mais

Randomized Clinical Trial of Therapeutic Exercise in Subacute Stroke

Randomized Clinical Trial of Therapeutic Exercise in Subacute Stroke Randomized Clinical Trial of Therapeutic Exercise in Subacute Stroke Dean Reker, Subashan Perera, Joni Yates, Victoria Koch, Sally Rigler and Dallas Pamela Duncan, Stephanie Studenski, Lorie Richards,

Leia mais

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral

Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Utilização de órteses na reabilitação de pacientes portadores de osteoporose vertebral Marcelo J es us Jus tino Ares * A reabilitação na osteoporose tem como objetivos o alívio da dor, a preservação da

Leia mais

Is it really necessary to restore radial anatomic parameters after distal radius fractures? Injury, Int. J. Care Injured 45S(2014) S21-S26

Is it really necessary to restore radial anatomic parameters after distal radius fractures? Injury, Int. J. Care Injured 45S(2014) S21-S26 JOURNAL CLUB Serviço de Ortopedia do Hospital de Vila Franca de Xira Director: DR. PEDRO AFONSO Is it really necessary to restore radial anatomic parameters after distal radius fractures? Injury, Int.

Leia mais

Produto: cotovelol Protocolo: XYZ123 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5

Produto: cotovelol Protocolo: XYZ123 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5 Data: 10 de agosto de 2015 Página 1 de 5 Sinopse do Protocolo Título: Estudo Randomizado, Duplo-cego, Controlado por Placebo para Avaliar a Eficácia e Segurança do Uso de Cotovelol no Tratamento da Dor

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE GERIATIA E GERONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA BIOMÉDICA DENISE BASTIANI EFICÁCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Leia mais

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação

OUTUBRO ROSA FISIOTERAPIA. A prevenção é o melhor caminho! para uma melhor recuperação OUTUBRO ROSA 2018 FISIOTERAPIA para uma melhor recuperação A prevenção é o melhor caminho! utu ro osa A FISIOTERAPIA TEM IMPORTANTE PAPEL numa fase mais imediata do pós-operatório, atua na prevenção de

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável

Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES, Mobilidade e Envelhecimento Saudável Projecto MobES - JUSTIFICAÇÃO Aumento da Esperança Média de Vida associa-se a: Prevalência de doenças crónicas; Custos na saúde. Inatividade Física

Leia mais

OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO

OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO OSSOS ESCÁPULA CLAVÍCULA ÚMERO MOVIMENTOS DA ESCÁPULA PROTRAÇÃO RETRAÇÃO ELEVAÇÃO DEPRESSÃO ROTAÇÃO PARA CIMA (EXTERNA) ROTAÇÃO PARA BAIXO (INTERNA) MOVIMENTOS DOS OMBROS FLEXÃO E EXTENSÃO ADBUÇÃO E ADUÇÃO

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER

ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER INSTITUTO CENTRAL Hospital das Clínicas da Faculdade da Medicina da Universidade de São Paulo Av. Enéas de Carvalho Aguiar n.º 255 CEP 05403-900 São Paulo Brasil ANEXO 1 ESPECIALIZAÇÃO DE FISIOTERAPIA

Leia mais

n Sub-títulos n Referências n Métodos: n O que você fez desenho do estudo n Em qual ordem n Como você fez n Por que você fez n Preparação

n Sub-títulos n Referências n Métodos: n O que você fez desenho do estudo n Em qual ordem n Como você fez n Por que você fez n Preparação Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva SEXTA AULA n O que você fez, como fez para responder à pergunta n Detalhes avaliar o trabalho e repeti-lo n Idéia geral dos experimentos

Leia mais

Instruções para a realização da Avaliação Física

Instruções para a realização da Avaliação Física Instruções para a realização da Avaliação Física É imprescindível o preenchimento correto da ficha de anamnese para o andamento adequado de sua Avaliação Física. O objetivo desta avaliação é fornecer dados

Leia mais

Qual a conduta em pacientes com mutação de BRCA 1/2?

Qual a conduta em pacientes com mutação de BRCA 1/2? Qual a conduta em pacientes com mutação de BRCA 1/2? Paciente com Mutação BRCA 1/2, mas SEM diagnóstico de Câncer Helio Rubens de Oliveira Filho Curitiba / PR NCCN Versão 2.2019 Lançado em 30/07/2018 Pacientes

Leia mais

Objetivos. Metodologia. Metodologia 30/05/2016 SÍNDROME DA REDE AXILAR NO CÂNCER DE MAMA EPIDEMIOLOGIA, FATORES DE RISCO, E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS.

Objetivos. Metodologia. Metodologia 30/05/2016 SÍNDROME DA REDE AXILAR NO CÂNCER DE MAMA EPIDEMIOLOGIA, FATORES DE RISCO, E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS. Objetivos SÍNDROME DA REDE AXILAR NO CÂNCER DE MAMA EPIDEMIOLOGIA, FATORES DE RISCO, E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS. Estimar de forma prospectiva a incidência da síndrome da rede axilar (SRA) em pacientes

Leia mais

SILVA, Gabriela Cintra 1.

SILVA, Gabriela Cintra 1. TCC em Re-vista 2012 55 SILVA, Gabriela Cintra 1. Aleitamento materno em recém-nascidos a termo após assistência fisioterapêutica nas primeiras 12 horas de vida. 2012. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

CÂNCER DE MAMA E SUAS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS E FUNCIONAIS: REVISÃO DE LITERATURA

CÂNCER DE MAMA E SUAS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS E FUNCIONAIS: REVISÃO DE LITERATURA CÂNCER DE MAMA E SUAS COMPLICAÇÕES CLÍNICAS E FUNCIONAIS: REVISÃO DE LITERATURA Giulia Maria Lucindo Alves, Pamela Lisbôa do Prado, Thaisa de Paiva Sene, Fernanda Pupio Silva Lima, Mário Oliveira Lima,

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES MASTECTOMIZADAS CAROLINE QUERUBIM FARIA. 1 ; DUARTE, H.F 2. RESUMO A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade de vida de mulheres mastectomizadas. Participaram da

Leia mais

INSIDE OUT. Volley. Análise Técnica da Base ao Topo

INSIDE OUT. Volley. Análise Técnica da Base ao Topo INSIDE OUT Análise Técnica da base ao topo 12 Volley INSIDE OUT Análise Técnica da Base ao Topo 1 O VOLLEY Aspectos abordados neste capítulo Volleys - Fase de Preparação 1. Pega Continental 2. Braço dominante

Leia mais

EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR

EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR EFEITO DA ELETROANALGESIA NO CONTROLE DA DISESTESIA EM MULHERES SUBMETIDAS A LINFONODECTOMIA AXILAR Declaro não haver nenhum conflito de interesse. Profa. Dra. Mariana Tirolli Rett Profa. Dra. Josimari

Leia mais

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO

TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO TREINO DE GUARDA-REDES, PREPARAÇÃO FÍSICA E METODOLOGIA DE TREINO MÓDULO : Flexibilidade Formador: Tiago Vaz Novembro de 2015 Síntese 1. Definição e formas de manifestação; 2. Fatores condicionantes; 3.

Leia mais

Caso Clínicos Prática Clínica Nivaldo Barroso de Pinho

Caso Clínicos Prática Clínica Nivaldo Barroso de Pinho Caso Clínicos Prática Clínica Nivaldo Barroso de Pinho Doutor em Ciências Nutricionais, Mestre em Nutrição Humana, Especialista em Nutrição Oncológica. Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica

Leia mais

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1

Questão clínica: Tratamento/prevenção. Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questão clínica: Tratamento/prevenção Estudos de intervenção (experimentais) Ensaios clínicos randomizados Aula 1 Questões referentes a tratamento e prevenção Diante do uso de um novo tratamento ou uma

Leia mais

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica

Coluna lombar. Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica COLUNA LOMBAR Coluna lombar Características gerais: 5 vértebras 1 curvatura lordose fisiológica 2 tipos de Articulações: Intervertebral cartilaginosa Proc. Articulares - sinovial Coluna lombar Coluna lombar

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Avaliação Nutricional

Avaliação Nutricional Avaliação Nutricional Prof a Renato Marques 5 o período de Enfermagem Importância e conceitos da Avaliação Nutricional ESTADO NUTRICIONAL Definição Condição de saúde de um indivíduo, influenciada pelo

Leia mais

Carga horária Quantidade de turmas Avaliação em Fisioterapia DIS

Carga horária Quantidade de turmas Avaliação em Fisioterapia DIS Vitória, 21 de janeiro de 2019. Venho através do presente memorando solicitar abertura de processo seletivo para contratação de professor voluntário, de acordo com as informações abaixo: Carga horária

Leia mais

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida

Cotovelo - Antebraço. Cotovelo - Antebraço Cinesiologia. Renato Almeida Cotovelo - Antebraço Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado. A principal função dos ligamentos é prevenir movimentos

Leia mais

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL. Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Ebook Gratuito LIBERAÇÃO MIOFASCIAL Segundo Myers (2010), a Liberação Miofascial tem sido muito utilizada na última década com objetivo de contribuir para a flexibilidade muscular.

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

A importância da cinesioterapia na amplitude articular em mulheres mastectomizadas

A importância da cinesioterapia na amplitude articular em mulheres mastectomizadas Artigo de Revisão A importância da cinesioterapia na amplitude articular em mulheres mastectomizadas The importance of kinesiotherapy in range gearing in women mastectomies Kássia de Castro Silva 1 ; Giulliano

Leia mais

Análise da imagem corporal antes e após tratamento fisioterapêutico em mulheres mastectomizadas: um estudo de caso

Análise da imagem corporal antes e após tratamento fisioterapêutico em mulheres mastectomizadas: um estudo de caso Artigos - Ciências da Saúde Análise da imagem corporal antes e após tratamento fisioterapêutico em mulheres mastectomizadas: um estudo de caso Autora: Paula Bortolin - Fisioterapia Professora Orientadora:

Leia mais

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero Músculo Ligações Movimentos Esternocleidomastóideo Esterno, clavícula, Flexão, flexão lateral e rotação da processo mastóide cabeça Trapézio Osso occipital, apófises Extensão e flexão lateral da espinhosas

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA TENDINITE DO SUPRA-ESPINHOSO: RELATO DE CASO Andrey Tavares de Oliveira Penido, Karina Lima Oliveira, Sarah Cardoso de Oliveira, Luiza Karollynne dos Santos

Leia mais

Instituto de Cultura Física

Instituto de Cultura Física Página 1 Instituto de Cultura Física ANÁLISE BIOMECÂNICA Nome: Sexo: Data Nasc: Idade: Cafi Otta M 16/08/78 35 Objetivo: Av. fís. anterior: Av. fís. atual: Alto Rendimento Físico 24/09/12 08/10/13 AVALIAÇÃO

Leia mais

Doença Localizada. Radioterapia exclusiva em estádios iniciais: quando indicar? Robson Ferrigno

Doença Localizada. Radioterapia exclusiva em estádios iniciais: quando indicar? Robson Ferrigno Doença Localizada Radioterapia exclusiva em estádios iniciais: quando indicar? Robson Ferrigno Esta apresentação não tem qualquer conflito Esta apresentação não tem qualquer conflito de interesse Câncer

Leia mais

Reeducação Postural Global - RPG

Reeducação Postural Global - RPG Reeducação Postural Global - RPG Técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard nos anos 70; derivada do Método Mézières (que originou o conceito cadeia muscular posterior);

Leia mais

www.institutodetratamentodador.com.br ANATOMIA EXAME E MANOBRAS INSPEÇÃO MOVIMENTOS AMPLITUDE PASSIVA MOVIMENTOS ACESSÓRIOS INSPEÇÃO Deformidades: Valgo, Varo, Flexão, Hiperextensão Edema: Sinovite, Bursite,

Leia mais

Nome: F. Idade: 25 Morada: Contacto:

Nome: F. Idade: 25 Morada: Contacto: Dados Pessoais: Nome: F. Idade: 25 Morada: Contacto: Médico: Fisioterapeuta: Profissão: Estudante e Jogador de Futebol Diagnóstico Médico: -------- História Clínica: (26/03/2013) Utente de raça caucasiana,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE. Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST

AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE. Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST apresentam AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST Hanseníase Doença dermatoneurológica Evolução lenta Tem cura Incapacidade x

Leia mais

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença.

Seu médico vai decidir qual será o melhor tipo para seu caso, conforme o tipo de osso, idade e tipo de desgaste ou da doença. O QUE É ARTROPLASTIA Artroplastia é o nome dado à cirurgia de substituição de uma articulação (junta), quando existe um desgaste da cartilagem. Quadril é a articulação entre a coxa e a bacia. A Artroplastia

Leia mais

Graus de Liberdade. Complexo Articular do Ombro 08/08/ graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180 ) Extensão (45-50 )

Graus de Liberdade. Complexo Articular do Ombro 08/08/ graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180 ) Extensão (45-50 ) Complexo Articular do Ombro Articulação mais móvel do corpo humano, porém muito instável = estabilidade dinâmica. Posição de referência Graus de Liberdade 3 graus de liberdade: Plano sagital: Flexão (180

Leia mais

APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN

APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN APRESENTAÇÃO FATO ANTI-PRESSÃO SKINTOSKIN A) IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA/NECESSIDADE; B) FINALIDADE E CARACTERISTICAS FATO ANTI-PRESSÃO; C) MODO DE ACTUAÇÃO; D) ESTUDOS LABORATORIAIS E IN VIVO. Parcerias

Leia mais

Coluna Vertebral. Coluna Vertebral Cinesiologia. Renato Almeida

Coluna Vertebral. Coluna Vertebral Cinesiologia. Renato Almeida Coluna Vertebral Questão de Concurso Treinando... (EBSERH) A escoliose é uma deformidade em curva da coluna vertebral, podendo ou não ser acompanhada de rotação das vértebras, a chamada giba. Em uma escoliose

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

Aula 5 Análise da Flexibilidade

Aula 5 Análise da Flexibilidade Aula 5 Análise da Flexibilidade Conceito: Qualidade Física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos

Leia mais

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho Introdução Avalon 2.0.1-06/02/2016 Interpretação dos Percentis Avalon 2.0.1-06/02/2016 Anamnese ANAMNESE Histórico de Atividades Físicas Praticou tênis durante 15 anos, mas está parado há 4 anos. Atividades

Leia mais

Rua do Platão nº. 147 Zambujal São Domingos de Rana Tel Fax

Rua do Platão nº. 147 Zambujal São Domingos de Rana Tel Fax Rua do Platão nº. 147 Zambujal 2785 698 São Domingos de Rana Tel. 214 549 200 Fax. 214 549 208 E-mail: anea@anea.org.pt PONTO DE VISTA DE UMA ASSOCIAÇÃO DE DOENTES A ESPONDILITE ANQUILOSANTE, O QUE É?

Leia mais

FITNESSGRAM MENSAGENS ACTIVIDADE APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL NÚCLEO DE EXERCÍCIO E SAÚDE

FITNESSGRAM MENSAGENS ACTIVIDADE APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL NÚCLEO DE EXERCÍCIO E SAÚDE Manual de Aplicação de Testes 35 APTIDÃO AERÓBIA FORÇA MUSCULAR, RESISTÊNCIA, FLEXIBILIDADE COMP. CORPORAL ACTIVIDADE ZONA SAUDÁVEL Precisa Bom Óptimo Os meus Melhorar resultados Vaivém Nº Voltas Actual

Leia mais

DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA

DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA DISFUNÇÃO SEXUAL EM MULHERES COM CANCRO DA MAMA A. Miranda, F. Alves da Costa, S. Braga, L. Monteiro, M. C. Ribeiro, A. Moreira, E. Pimentel e F. Francisco Relevância do estudo Cancro da mama: > 1 milhão

Leia mais

Departamento de Pediatria Journal Club. Apresentadora: Eleutéria Macanze 26 de Julho, 2017

Departamento de Pediatria Journal Club. Apresentadora: Eleutéria Macanze 26 de Julho, 2017 Departamento de Pediatria Journal Club Apresentadora: Eleutéria Macanze 26 de Julho, 2017 Introdução Nos países em que a Malária é endémica a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda testes de Malária

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA 1 DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA EM CIRURGIA PLÁSTICA E ESTÉTICA A padronização da documentação fotográfica é fundamental na cirurgia plástica. Historicamente, a documentação fotográfica tem suas origens no

Leia mais

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW

E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW E TREINAMENTO DE FORÇA BRIEF-REVIEW 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV +14% Em relação a 2010 2017 Mundo 36.9 milhões Pessoas vivendo com HIV - 18% Novas infecções anuais relativas a 2010-34%

Leia mais

Mecânica Articular 15/8/2011. Agradecimentos. Objetivos. Dinâmica da disciplina. Anatomia Complexo do ombro. Observação MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011

Mecânica Articular 15/8/2011. Agradecimentos. Objetivos. Dinâmica da disciplina. Anatomia Complexo do ombro. Observação MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011 Agradecimentos Mecânica Articular 1 2 - Liliam Oliveira, DSc. - Paulo Sergio Gomes, PhD. MEMBROS SUPERIORES 06/08/2011 Aulas teóricas: 06/08 Membros superiores; Dinâmica da disciplina Ombro e cotovelo.

Leia mais

Carlos Otto Heise. Discussão de casos: Lesões do Plexo Braquial

Carlos Otto Heise. Discussão de casos: Lesões do Plexo Braquial Carlos Otto Heise Discussão de casos: Lesões do Plexo Braquial Caso 1: Paciente masculino, 31 anos, 180 cm, IMC: 27 Queda de moto há 1 mês Inicialmente paralisia total do MSD Recuperou movimentação da

Leia mais

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºB

1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºB 1ª e 2ª testagem do Programa FitnessGram na turma - 12ºB Os testes que a seguir se referem, do Programa Fitnessgram, foram aplicados, na turma 12ºB, em dois momentos distintos a primeira testagem no início

Leia mais

A intervenção no AVC. Outubro Fisioterapeuta Fátima Faim

A intervenção no AVC. Outubro Fisioterapeuta Fátima Faim A intervenção no AVC Outubro 2015 Fisioterapeuta Fátima Faim A intervenção no AVC O AVC é definido como o desenvolvimento rápido de sintomas/sinais clínicos de um distúrbio focal (ocasionalmente global)

Leia mais

INCIDÊNCIA DE DOR EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL 1

INCIDÊNCIA DE DOR EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL 1 INCIDÊNCIA DE DOR EM TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SANTA MARIA, RIO GRANDE DO SUL 1 Nascimento, Eduardo Silva do²; Ribeiro, Felipe Brum²; SILVA JÚNIOR, Gerson Ribeiro da²; Ruviaro, Luiz Fernando²;

Leia mais

Fisioterapia na fase pré e pós protetização. 1. Membros Superiores e Tronco. Avaliação em Fisioterapia

Fisioterapia na fase pré e pós protetização. 1. Membros Superiores e Tronco. Avaliação em Fisioterapia 1ªs Jornadas Transdisciplinares em Amputados do Membro Inferior Intervenção da Fisioterapia na Fase Pré-Protésica 13 de Fevereiro, 2015 Objectivos: Fisioterapia na fase pré e pós protetização Proporcionar

Leia mais

20º CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA PROGRAMA PRELIMINAR

20º CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA PROGRAMA PRELIMINAR 20º CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA PROGRAMA PRELIMINAR 19 DE OUTUBRO 5ª FEIRA 08h00/08h30 Conferência TNM/AJCC 2017: MUDANÇAS DECORRENTES DE SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA CLÍNICA 08h30/10h00 IMAGENOLOGIA

Leia mais

HCRP-USP Avaliação Fisioterapêutica do Paciente Reumático

HCRP-USP Avaliação Fisioterapêutica do Paciente Reumático HCRP-USP Avaliação Fisioterapêutica do Paciente Reumático data: Nome: Telefone: / No. Registro: Data de Nascimento: Idade: Sexo: Raça: Naturalidade: Endereço: Estado Civil: Nº de Filhos: Profissão: Grau

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata

CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata CINESIOLOGIA APLICADA À MUSCULAÇÃO: Músculos do Ombro e Omoplata ANATOMIA MUSCULAR Músculos que movimentam o Ombro Anteriomente: Posteriomente: Deltóide (porção anterior) Grande Dorsal Peitoral Maior

Leia mais