LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL"

Transcrição

1 LOCKHEED F-80 E T-33 NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáutico (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisa Estratégicas Paulino Soares de Sousa da UFJF. robertobertazzo@hotmail.com Origem F-80 Ao propor a construção de um avião de combate com propulsão a jato em 1939, a Lockheed teve seu projeto freado pela indiferença burocrática. Porém, em 1943 a situação era outra e a USAAF (Força Aérea do Exército Americano) solicitou a produção de um caça a jato em 180 dias. A equipe da Lockheed, liderada pelo famoso projetista Clarence L. ( Kelly ) Johnson, produziu o primeiro protótipo em 143 dias. O primeiro XP-80, batizado Lulu-Belle, impulsionado por um motos inglês De Havilland Goblin, de fluxo centrífugo, voou pela primeira vez em 8 de janeiro de Os primeiros dezesseis XP-80 estiveram prontos ao final da guerra e dois chegaram a ser enviados à Itália e dois à Inglaterra. Os aviões de produção, P-80A, P-80B e P-80C receberam turbinas desenvolvidas pela General Eletric à partir das originais britânicas, e fabricadas pela Allison, motores esses da série J-33. Em 1947, quando foi criada a USAF (Força Aérea Americana), a designação P- 80 (Persuit) foi modificada para F-80 (Fighter). Os F-80 da USAF combateram na Coréia e tiveram sucesso no início do conflito. Com a chegada dos Mig-15 àquele teatro, os F-80 tiveram suas missões modificadas para ataque ao solo.

2 Ao todo foram fabricados 1714 Lockheed F-80. Origem do T-33 Inicialmente conhecido como TF-80, o T-33 voou pela primeira vez em 22 de março de 1948 e o primeiro exemplar foi construído modificando-se a um F-80. O treinador a jato da Lockheed teve um enorme sucesso, sendo empregado por quase todas as forças aéreas do ocidente e ainda se encontra operacional atualmente. Na realidade, os pilotos preferiam voar os T-33 aos F-80, que eram mais pesados devido à instalação de armamento e blindagem. Em combate aéreo, o T-33 superava facilmente ao irmão monoplace apesar do armamento mais pesado do F-80, que consistia de seis metralhadores de 12,5mm com trezentos cartuchos cada uma e de apenas duas metralhadoras no T-33. O T-33 tinha melhor razão de subida e era mais fácil de aterrizar. Um fato curioso é que a disposição da cabine dos dois aviões era bastante diferente, sendo o F-80 muito mais primitivo e desconfortável para o piloto. O assento ejetável do F-80 não era regulável e o piloto tinha que se acomodar com um calço de madeira de três diferentes tamanhos. O visor da mira do F-80 também interferia muito na visão do piloto. Ao todo foram fabricados 6557 T-33 sendo que 5691 foram produzidos pela Lockheed, 656 pela Canadair e 210 pela Kawasaki no Japão. NA AMÉRICA DO SUL O cenário da Guerra da Coréia e o surgimento de novos aviões de combate, tornou clara a obsolência dos F-80, que ficaram disponíveis para serem transferidos às forças aéreas da América do Sul, pelo programa MAP (Programa de Assistência Militar) onde substituíram aos Republic P-47 Thunderbolt. No total foram 113 Shooting Stars, transferidos para as forças aéreas sul americanas. Junto com os F-80, foram também enviadas pequenas quantidades de treinadores T-33 para a transição dos pilotos. As entregas massivas de T-33 foram feitas em anos posteriores, quando entraram em serviço na USAF os supersônicos T-38. COLOMBIA A Força Aérea Colombiana - FAC foi a primeira na América do Sul a receber os Lockheed F-80 e T-33 em dezembro de Os F-80C colombianos estiveram em operação até o ano de 1965, quando dez foram devolvidos aos Estados Unidos e um preservado em Bogotá no Museu da FAC.

3 Ás entregas iniciais de aviões T-33, se somou a entrega de quatro aviões RT- 33A (versão de reconhecimento do T-33). Em 1965, a FAC recebeu mais quatro T-33A e cinco em Em 1967, foram entregues mais onze equipados com pontos reforçados para cargas de armas nas asas e aviônioca melhorada. O último lote de T-33 da FAC foi recebido entre 1977 e 1978 e constou de doze aeronaves. Os últimos T-33 colombianos foram retirados de serviço em F-80 e RT 33 da Força Aérea Colombiana. (Fotos: autor e FAC) PERU A Força Aérea Peruana - FAP recebeu seus primeiros seis Lockheed T-33 em março de 1955 e quatro mais em janeiro de Em 1957 começaram a chegar os F- 80C, que totalizaram dezesseis aeronaves. Entre 1963 e 1964 a FAP recebeu um reforço de dezessete T-33 que operaram até o final da década de setenta. Os F-80 da FAP operaram juntamente com os Hawker Hunter e North American F-86F, aviões muito mais modernos e capazes. Apesar disso, o esquadrão dos F-80 sempre teve uma moral alta e um alto padrão de segurança. Os F-80C da FAP foram retirados de serviço em dezembro de 1967 e suas peças foram utilizadas como reposição para a frota de T-33. Em 18 de janeiro de 1973, dois T-33 da FAP foram perdidos e algumas fontes atribuem o fato à defesa antiaérea do Equador, que teria derrubado os dois aviões quando sobrevoavam a cidade equatoriana de Macará. T-33 em operação e F-80 preservado como monumento da Força Aérea Peruana. (Fotos: FAP)

4 EQUADOR A Força Aérea Equatoriana - FAE recebeu seus primeiros Lockheed F-80C em janeiro de Ao todo a FAE utilizou dezoito F-80C até 1965, quando foram devolvidos aos Estados Unidos, a exceção de um, que ficou preservado na base aérea de Taura. Junto com os primeiros F-80, chegaram quatro Lockheed T-33A, aos que se seguiram mais dois em Em 1982, os T-33 equatorianos foram amplamente modernizados no Canadá e mais dezoito foram adquiridos nos Estados Unidos. Os T-33 da FAE tiveram participação ativa na Guerra del Cenepa em 1995, tornando-se provavelmente os únicos T-33 da América do Sul a combaterem em um conflito. Foram desativados em T-33 da Força Aérea do Equador. (Foto: FAE) CHILE A Força Aérea do Chile - FACH recebeu seus primeiros F-80C no início de 1958 e a quantidade total utilizada foi de dezoito aeronaves. Os quatro primeiros Lockheed T-33 chilenos chegaram também em 1958 e depois foram completados por mais unidades em outros dois lotes. Juntamente com os T-33, a FACH operou também os RT-33 de reconhecimento. No início os F-80 e T-33 chilenos equiparam o Grupo de aviación nº 7 localizado em Los Cerrillos. Posteriormente, em 1967, esses aviões equiparam o Grupo de Aviación º 9 baseado em Puerto Montt e finalmente estavam equipando o Grupo de Aviación nº 12 em Punta Arenas, quando foram retirados de operação em 1974.

5 F-80 e T-33 da Força Aérea do Chile. (Fotos: FACH e autor) BRASIL A Força Aérea Brasileira - FAB recebeu seus quatro primeiros Lockheed T-33 de um total de 58 aeronaves em dezembro de Os primeiros Lockheed F-80C de um total de 33 chegaram em janeiro de Os primeiros T-33 e F-80C da FAB foram baseados em Fortaleza. Com a desativação dos Gloster Meteor da Base Aérea de Canoas, esses aviões foram substituídos por Lockheed T-33A adicionais recebidos dos Estados unidos. Posteriormente, os Lockheed TF-33 também substituíram aos Gloster Meteor da Base Aérea de Santa Cruz. Os últimos F-80C brasileiros foram sendo desativados em 1967 e substituídos por T-33. Um avião F-80C ainda foi mantido em condições de vôo até Os T-33 foram desativados em 1975 e substituídos pelos jatos Embraer Xavante. T-33 e F-80 da Força Aérea Brasileira. (Fotos: MUSAL) URUGUAY A Força Aérea do Uruguai FAU recebeu seus primeiros de um total de quinze Lockheed T-33A foram recebidos em outubro de O Grupo de Aviación nº 2 localizado em Carrasco, opereou os T-33 em substituição aos North American P-51D Mustang.

6 Os T-33 da FAU também equiparam a esquadrilha acrobática Los Crocodilos que fez nos anos sessenta diversas apresentações no Uruguai, na Argentina e no Paraguai. Os T-33 da FAU estiveram em operação até A FAU operou um total de quatorze Lockheed F-80C cujos primeiros foram recebidos em Os F-80C uruguaios foram retirados de operação em F-80 e T-33 da Força Aérea Uruguaia. (Fotos: Cesar Borucki e pilotoviejo.com) BOLIVIA A Força Aérea Boliviana - FAB recebeu seus primeiros Canadair AT-33 na década de setenta. Esses aviões substituíram os North American P-51D Mustang na aviação de caça do país andino. No início do século XXI os AT-33 bolivianos foram modernizados, recebendo uma cabine digital. Atualmente a FAB emprega 16 Canadair AT-33. T-33 da Força Aérea Boliviana. (Foto: Revista Flap Internacional) PARAGUAI A Força Aérea Paraguaia - FAP foi a ultima no mundo a ser equipada com os Lockheed T-33A-5-LO ao receber em 1991, seis unidades doadas por Formosa.

7 Os T-33 paraguaios voaram por poucos anos e foram armazenados após um acidente envolvendo uma das aeronaves. T-33 da Força Aérea Paraguaia. (Foto: A.Sapienza) Na maioria das Forças Aéreas sul americanas em que operou foi o primeiro operado com propulsão a jato, o que veio dar uma nova dimensão ao Poder Aéreo na região.

NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina

NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina NORTH AMERICAN F-86 O Sabre na América Latina ROBERTO PORTELLA BERTAZZO, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de

Leia mais

MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE

MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE MUSEU ASAS DE UM SONHO TAM UMA REALIDADE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

FIDAE 2008 A Feira da América Latina

FIDAE 2008 A Feira da América Latina FIDAE 2008 A Feira da América Latina Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL

PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL PANORAMA E PERSPECTIVA DA AVIAÇÃO DE COMBATE NA AMÉRICA DO SUL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro

Leia mais

CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA

CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA CAÇA REPUBLIC P-47 THUNDERBOLT NA AMÉRICA LATINA Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro

Leia mais

GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA

GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA GLOSTER METEOR NA AMÉRICA LATINA Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com Logo

Leia mais

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE

2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE 2010 FIDAE DA SOLIDARIEDADE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO

EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO EQUADOR COMPRARÁ SUPER TUCANO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro de Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE.

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos - LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL

A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL A FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA NO BRASIL Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE

NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE NOVO AEROPORTO DE QUITO UMA SOLUÇÃO INTERESSANTE Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro

Leia mais

DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005

DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005 DESFILE MILITAR NO EQUADOR 24/Maio/2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

60ª Farnborough 2008

60ª Farnborough 2008 60ª Farnborough 2008 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino

Leia mais

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM

FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM FX-2 UMA NOVA ABORDAGEM Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas

Leia mais

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E

Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX?

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O EXTINTO PROGRAMA FX? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos

Leia mais

CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte

CRUZEX Flight Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte CRUZEX Flight 2013 - Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte Apesar do exercício CRUZEX Flight 2013 chamar a atenção pelas aeronaves de caça, quem rouba a cena antes do início dos voos de combate

Leia mais

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Dubai Air Show: Dúvidas levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Por James Drew Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar

Leia mais

BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica

BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica BASE AÉREA DE NATAL Sua vocação estratégica Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

FX-2 Até quando esperar?

FX-2 Até quando esperar? FX-2 Até quando esperar? Roberto Portella Bertazzo Graduado en Historia na Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009

AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009 AVIAÇÃO MILITAR NA AMÉRICA DO SUL Um breve balanço em 2009 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Família 7X7 de Aeronaves Comerciais da Boeing Boeing 727. Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Família 7X7 de Aeronaves

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR

O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR O MUSEU AEROESPACIAL DO EQUADOR Roberto Portela Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com O Museo

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília

Leia mais

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE Os principais blindados sobre rodas em operações militares executados pelo Exército da Colômbia continuam a ser os remanescentes dos 6x6 ENGESA,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55)

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55) APRESENTAÇÃO RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) 3312-3113 (55) 98106 1012 voers@voers.com.br Missão: Servir com excelência e profissionalismo Visão: Tornar a RS referência em formação de profissionais

Leia mais

CAMINHÕES RUSSOS URAL NO MARANHÃO

CAMINHÕES RUSSOS URAL NO MARANHÃO CAMINHÕES RUSSOS URAL NO MARANHÃO A Polícia do Estado do Maranhão operou pelo menos quatro caminhões russos modelo URAL 4320 (375 nas publicações ocidentais) 6x6, apreendidos no início dos anos 90, pela

Leia mais

DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8

DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8 DE SUCATA A MONUMENTO A RESTAURAÇÃO DE BLINDADOS M-8 Depois de longos anos de abandono em um pátio de sucatas e prestes a serem reciclados, dois blindados 6x6 M-8 Greyhound renascem das cinzas como uma

Leia mais

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros O Comando Aéreo de Combate Nº 4 (CACOM 4) está proporcionando o primeiro curso de pilotagem no helicóptero Bell

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Royal Jordanian Falcons Esquadrão Acrobático da Real Força Aérea Jordaniana. Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

MUSEU NACIONAL DA FORÇA AÉREA AMERICANA EM DAYTON (OHIO)

MUSEU NACIONAL DA FORÇA AÉREA AMERICANA EM DAYTON (OHIO) MUSEU NACIONAL DA FORÇA AÉREA AMERICANA EM DAYTON (OHIO) Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro de

Leia mais

Ministro da Defesa NOVAER em Brasília

Ministro da Defesa NOVAER em Brasília Ministro da Defesa NOVAER em Brasília recebe O Ministro da Defesa do Brasil, Exmo. Sr. Celso Amorim, recebeu executivos da NOVAER e representantes do Estado de Santa Catarina e se informou sobre o status

Leia mais

Presença da China na América do Sul

Presença da China na América do Sul Presença da China na América do Sul 1 1 Em 2008, 3% das exportações chinesas foram destinadas à América do Sul... Principais Destinos das Exportações Chinesas (2008) Estados Unidos 17,7% Japão 8,1% Coréia

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Força Aérea dos Estados Unidos da América Divisão: Esquadrão de Demonstrações Thunderbirds Autor: Murilo Padovani Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste

DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste Um lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste de motores na DIGEX em São José dos Campos. Por Rubens Barbosa Filho O B727 foi concebido

Leia mais

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira

OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira OBUSEIRO AUTOPROPULSADO M-109 A3 Maior alcance para a artilharia brasileira Entre 1999 e 2001 a Artilharia no Exército Brasileiro foi reforçada pela aquisição de 37 Viaturas Blindadas Obuseiro Autopropulsada

Leia mais

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016 Seminário DEFESA Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 23 de novembro de 2016 EMPRESAS AÉREAS PAÍSES ARONAVES EM OPERAÇÃO 90 + 62 1700 + JATOS ENTREGUES 1000 + PAÍSES 60

Leia mais

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Graduando em Ciências Econômicas - UPIS -DF. marc-df@bol.com.br Nos últimos dias pudemos observar nas várias revistas

Leia mais

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos*

Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* Ministro da Defesa recebe delegação de parlamentares italianos* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta terça-feira (05) uma delegação de parlamentares italianos, com o objetivo de aprofundar

Leia mais

FANTASMA C-47 em combate no Século XXI

FANTASMA C-47 em combate no Século XXI FANTASMA C-47 em combate no Século XXI Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

Uma curiosidade marcante: embora piloto formado, ainda usava calças curtas. Observa-se o nome pintado na fuselagem da aeronave!

Uma curiosidade marcante: embora piloto formado, ainda usava calças curtas. Observa-se o nome pintado na fuselagem da aeronave! O piloto menino A interessante história do menino, de 13 anos de idade, que eletrizou a imprensa na década de 1930. Neste artigo, procura-se reavivar o curioso, quase fantástico, capítulo da nossa história

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: The Red Arrows - Grupo Acrobático da Real Força Aérea Autor: Rafael Uzilin Francisco Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012 ISSN 2177-5907

Leia mais

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária

Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Forças Armadas Unidas Na Assistência Humanitária Líderes de alto escalão das forças armadas de 10 países reuniram-se no Chile para discutir a melhor forma de prestar assistência pan-regional em caso de

Leia mais

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1 EMBRAER ENTREGA 44 JATOS NO 3º TRIMESTRE DE 2010 Resultado inclui 20 aeronaves comerciais e 24 executivas São José dos Campos, 13 de outubro de 2010 A Embraer entregou 44 jatos no terceiro trimestre de

Leia mais

Índia assina contrato para adquirir 56 aviões militares da Airbus

Índia assina contrato para adquirir 56 aviões militares da Airbus Índia assina contrato para adquirir 56 aviões militares da Airbus O Ministério da Defesa da Índia obteve luz verde do seu governo para a compra de 56 aparelhos de transporte militar (C-295) fabricados

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Blue Impulse Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Japonesa. Autor: Bruno Tocaceli Fabbri Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012

Leia mais

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento A terceira maior fabricante de

Leia mais

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco*

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, verificará nesta quarta-feira (08) as atividades da Operação

Leia mais

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro*

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro* Boeing vai produzir 6.000 bombas de pequeno diâmetro* O contrato de US$ 193 milhões da USAF com a Boeing fornecerá as SDB para a Arábia Saudita, Japão, Israel, Holanda, Coreia do Sul e Singapura A Boeing

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

DODGE 6x6 WC- 63 DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

DODGE 6x6 WC- 63 DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA DODGE 6x6 WC- 63 DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA 1944 1945 Em 1943 a Dodge que era uma divisão da Chrysler Corporation desde 1928, desenvolveu uma gama variada de veículos 4x4 e 6x6 para atender as

Leia mais

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte?

Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Museu de Aeronáutica de São Paulo no Campo de Marte? Sociedade civil e militares se articulam para criar um museu de aeronáutica em SP São mais de onze mil pousos e decolagens por mês. E após 95 anos de

Leia mais

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL

MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL MORTEIRO PESADO 120mm RAIADO MADE IN BRAZIL Mesmo com todas as dificuldades por que passa a área de produção de itens de Defesa no país, o ARSENAL DE GUERRA DO RIO DE JANEIRO AGRJ ARSENAL D. JOÃO VI conseguiu

Leia mais

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa São José dos Campos, 9 de abril de 2010 A Embraer encerrou

Leia mais

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo

Leia mais

São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo

São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo São Paulo tem a maior frota de helicópteros do mundo São Paulo agora é considerada oficialmente a capital mundial de helicópteros. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Pilotos

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC

Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Dia da Aviação de Caça terá demonstração operacional na BASC Nesta segunda-feira (22/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora o Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz, zona oeste do Rio

Leia mais

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA No 81º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos EUA, em Moody, Georgia, pilotos americanos e afegãos voam a avançada aeronave de contrainsurgência A-29 Super

Leia mais

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa*

MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* MD e BNDES assinam acordo para fortalecer Base Industrial de Defesa* Ascom Rio de Janeiro, 10/05/2016 - O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, assinou, nesta terçafeira (10), no Rio de Janeiro (RJ), com o

Leia mais

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança.

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Defesa e Segurança Cenário Em 2011, as operações da área de defesa e segurança passaram a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Tendo como seu maior cliente a Força

Leia mais

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III

OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL III - CRUZEX - III Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet MBDA e Avibras anunciam contrato para motorização do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39 garantindo aumento do conteúdo

Leia mais

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg

lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg Uma coleção inédita dos mais extraordinários aviões de combate a reação em escala 1/72 lll#eavczivyzv\dhi^c^#xdb#wg 8DBD G JB6 8DA:vÀD 8DBEA:I6 8dbegZ hzbegz cd bzhbd edcid YZ kzcyv# GZhZgkZ hzj

Leia mais

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22?

Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea. Por que os EUA querem voltar a fabricar o F-22? Um caça F-22 Raptor numa bela apresentação aérea Toda tecnologia faz do F-22 Raptor um caça de dominação aérea, temido por qualquer um que possa enfrentá-lo. Algumas imagens feitas durante apresentações

Leia mais

Tabela ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010

Tabela ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010 Tabela 3.26 - ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010 ALUNOS REGULARES / UNIDADE ALEMANHA - - - - - 1 - - - - 1 - - - - - - - - - 2 ANGOLA - - - - - - - 1-1 -

Leia mais

SEIS NOVOS BLINDADOS UTURU PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

SEIS NOVOS BLINDADOS UTURU PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO SEIS NOVOS BLINDADOS UTURU PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO O Exército Brasileiro acaba de adquirir seis blindados EE-11 URUTU 6x6, praticamente zero quilômetros, remanescentes do último lote que se encontrava

Leia mais

Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J. KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin

Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J. KC-390 vai brigar com cargueiro da Lockheed Martin Vídeo chinês comparativo entre o KC-390 e o C-130J Infelizmente, não temos tradução para o áudio deste vídeo, mas fica claro pelas imagens, que se trata de uma comparação entre os dois modelos, com algumas

Leia mais

Batismo de Fogo. Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III

Batismo de Fogo. Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III Batismo de Fogo Eng. Attílio Bruno Veratti Inspetor Termografista ITC Nível III Os primeiros sistemas infravermelhos de imageamento foram criados para combate noturno durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27

Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27 Colômbia adquire capacidade para modernizar Tucanos AT-27 Em 2009, a renovação era apenas em seções da aeronave; hoje a capacidade da Força Aérea da Colômbia inclui a atualização total dos Tucanos AT-27.

Leia mais

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano

Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Bolívia tem interesse em adquirir aviões Super Tucano Por Alexandre Gonzaga O ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu nesta quintafeira (17) o seu homólogo da Bolívia, ministro Reymi Luis Ferreira Justiniano,

Leia mais

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões

EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões EMBRAER FECHA 2010 COM 246 JATOS ENTREGUES Valor da carteira de pedidos firmes a entregar voltar a crescer e atinge US$ 15,6 bilhões São José dos Campos, 17 de janeiro de 2011 A Embraer entregou 92 jatos

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais 2012 5 D. Freire e Almeida Mercosul Mediante a abertura de mercados o estímulo à complementariedade entre as economias nacionais e visando obter uma inserção mais

Leia mais

História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4)

História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4) História das Relações Internacionais BH1335 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC 2016.I Aula 17 2ª-feira, 11 de abril Módulo III: Sistema internacional

Leia mais