ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan"

Transcrição

1 ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL Prof. André Galvan

2 Narrativa A narrativa é que permite que a história tome forma, pois a história enquanto tal ainda não existe. No início do cinema a narrativa não era a questão principal do filme, estes tinham caráter científico, um instrumento de reportagem ou um documentário da vida cotidiana. Este fora concebido como meio de registro que não tinha a intenção de contar histórias por procedimentos pré-estabelecidos. Narrar se estabelece em relatar um acontecimento, imaginário ou real. Isto implica que o desenrolar da história deve estar disponível àquele que a conta para que se possa utilizar os recursos para organizar seus efeitos. A história deve ter um desenvolvimento organizado, ao mesmo tempo, pelo narrador e pelos modelos aos quais se adapta. Para se ter uma narrativa cinematográfica, é necessário que se faça a utilização do som e suas variantes de fala, música, ruído, silêncio. A iluminação que tem função dramática e também psicológica, a cor, o desenho animado, as trucagens. E o elemento principal, a câmera com enquadramentos e movimentos específicos, além dos tipos de montagem.

3 Narrativa Linear A narrativa linear consiste em uma linha temporal onde os acontecimentos, conflitos e conclusão seguem uma ordem cronológica. Tradicionalmente usado no cinema, como o esquema de principio, meio e fim. Assim a história é contada através dos planos filmados e montados posteriormente, essa ordem cronológica dá sentido ao filme, é utilizado quase que em todos os filmes produzidos, principalmente nos filmes ditos comerciais.

4 Narrativa não linear Quebrar paradigmas específicos como a linearidade foi um grande avanço na arte cinematográfica, a não-linearidade foi quebrada em 1941 pelo diretor Orson Wells, com seu filme Cidadão Kane onde os acontecimentos se davam de forma aleatória, invertendo assim os fatos cronológicos, o filme começa com a morte do personagem principal em sua velhice e o enigma do significado da palavra Rosebud, a vida do personagem é descrita por outros personagens em épocas distintas, em alguns momentos estamos no auge de sua juventude e sucesso, depois à infância, à velhice, voltamos à juventude e assim se dá a narrativa de uma forma que cria um aspecto psicológico paralelo e difere da forma tradicional de se contar uma história. A narrativa não-linear utiliza de efeitos característicos da narrativa linear como o flashback, caracteres na tela, voz em off, mas o que realmente determina a não-linearidade da história é a quebra dos paradigmas de espaço e tempo.

5 Planos / Enquadramentos Podemos definir o Plano como uma parte do filme impressa na película pela câmera do início até ao final de uma tomada, no filme já finalizado, o plano se limita às colagens que o ligam ao plano anterior e ao seguinte. Os componentes dos planos são os seguintes: Ângulo de Filmagem (tomada frontal/tomada lateral plongée/contre-plongè etc. Escala (lugar da câmera com relação ao objeto filmado): plano geral, plano de meio conjunto; plano médio, plano americano, plano próximo, close ou primeiríssimo plano, super-close ou plano detalhe. Fixo ou em movimento (câmera-fixa/ câmera em movimento: traveling, panorâmica, movimento com a grua, câmera na mão e etc; objetiva fixa / zoom: que é o movimento ótico). O Plano seqüência, fixo ou em movimento, realiza a conjunção de um único plano e de uma unidade narrativa (de lugar ou de ação). A duração ( do instantâneo fotográfico ao plano que esgota a capacidade total de carga do filme na câmera). Enquadramento que inclui o lugar da câmera, a objetiva escolhida, o ângulo de tomadas, a organização do espaço e dos objetos filmados no campo. Profundidade de campo, onde de acordo com a objetiva escolhida, a iluminação, a disposição dos objetos no campo, o lugar da câmera, a parte de campo nítida, visível será mais ou menos importante. Situação do plano na montagem, no conjunto do filme: Onde? Em que momento? Entre o quê? Etc. Definição da imagem: cor/preto e branco, iluminação, composição, plástica. O Enquadramento se dá na escolha da posição da câmera, na objetiva escolhida, no ângulo das cenas, as diversas possibilidades fazem com que os diretores, façam enquadramentos antes inimagináveis, com soluções criativas e boas idéias.

6 Tipos de planos Grande Plano Geral: Também conhecido como Pan, Panorâmica, ou ainda vista aérea, perdese os detalhes da cena de tão grande a abrangência da imagem devido a longa distância do ponto de vista do observador ou da câmera. Plano Geral: O Plano geral permite ao observador enxergar com razoável definição quase todos os componentes do cenário. Plano Geral Médio: O Plano Geral Médio serve para destacar em uma cena parte dos componentes importantes do quadro, evitando o supérfluo. Plano Americano: No plano americano as pernas das figuras aparecem cortadas na altura do joelho. Plano Médio: As figuras no plano médio só aparecem da cintura para cima, este plano é muito utilizado em diálogos. Primeiro Plano: No primeiro plano o personagem geralmente é mostrado do tórax para cima. Plano detalhe: A câmera enfatiza o detalhe de um objeto ou parte do personagem. Plano com close: Plano próximo a uma parte do corpo do personagem, como um rosto de uma pessoa tomando a maior parte do quadro. Plano de Super close: A imagem de um detalhe de rosto, ou outra parte do corpo toma o quadro inteiro, mostrando os detalhes específicos do personagem.

7 Movimentos de Câmera No início do cinema os movimentos de câmera eram limitados, pois as câmeras eram demasiadamente pesadas, com e evolução tecnológica dos mecanismos, elas se tornaram mais leves, permitindo ao diretor a utilização destes. Os movimentos de câmera podem servir em uma obra para acompanhar um personagem ou um objeto em movimento, criar a ilusão de movimento em um objeto estático, um traveling para a frente dá a impressão de que a Fortaleza Voadora põe-se em marcha na pista de vôo Os melhores anos de nossas vidas do diretor Wyler. Os movimentos também servem para descrever um espaço ou uma ação que possui um material dramático único. Definir as relações espaciais entre dois elementos da ação, também realçar a dramaticidade de um personagem.

8 Principais Movimentos de Câmera Traveling: Baseia-se em um deslocamento da câmera durante o qual mantémse constante o ângulo entre o eixo óptico e a trajetória do deslocamento. Esse deslocamento pode se dar para frente e para trás, direita e esquerda, verticalmente e horizontalmente. Panorâmica: Baseia-se numa rotação de câmera em torno de seu eixo vertical ou horizontal, sem que haja deslocamento da câmera. O movimento característico se dá com um ângulo de 180º. E mostra geralmente o ambiente ao espectador. Trajetória: É uma mistura sem especificidade de traveling e panorâmica feita através do auxílio da grua. A trajetória é geralmente colocada no inicio de filmes e introduz o espectador ao mundo apresentado com maior ou menor insistência.

9 Ângulos de Câmera Os ângulos de câmera se usados corretamente podem exprimir significado psicológico preciso. Muitos ângulos foram criados e utilizados pelo cinema, estaremos expondo os principais, pois a combinação pode se tornar infinita para o realizador. A plongée quando se filma de cima para baixo, tem como efeito subjetivo, diminuir o individuo, esmagando-o moralmente, atribuindo o sentido de inferioridade. O contra-plongée se filma de baixo para cima, onde a objetiva fica abaixo do nível normal do olhar este ao contrário do plongée passa a idéia de superioridade, de poder e exaltação, faz com que os personagens se tornem magníficos.

10 A cor Durante quarenta anos o cinema se utilizou basicamente do preto e branco em suas obras, as empresas Meliès, Pathé e Gaumont, faziam em alguns filmes a colorização da película frame a frame, mas os filmes começaram a se tornar mais longos e se tornou inviável esta técnica. Era realizado, até o final do cinema mudo os chamados banhos que consistiam em se tingir a película atribuindo sentidos a determinados planos que podemos dizer que se situavam mais para a realidade do que simbolicamente,. Amarelo para os interiores a noite, verde para as paisagens, vermelho para cenas de incêndio e nervosismo, azul para a noite (externa). A cor na película se dá a partir dos anos de 1935 nos Estados Unidos com o filme Vaidade e Beleza(Becky Sharp Mamoulian). Posteriomente em 1936 na Rússia (Grunia Kornakova Rouxinol, pequeno rouxinol, Ekk) e na Alemanha no ano de 1942(Praga, a cidade da ilusão/die goldene Stadt Veit Harlan). Depois dessas utilizações a cor se popularizou mesmo em Na maioria dos filmes a cores, se torna evidente a preocupação apenas com o realismo das cores, que na época causou espanto e admiração pelo público.

11 Temperatura de cor A temperatura de cor é dada em graus Kelvin (ºK) e foi medida a partir do aquecimento de um composto de carbono, que passa por todas as freqüências conforme aumentava seu calor. Como a câmera utiliza o padrão de 3.200º K e as várias fontes de luz variam conforme os componentes de cor que geram, ou seja, em qual temperatura de cor ela está enquadrada, passa a ser preciso o uso de artifícios para transformar as diversas temperaturas para o padrão de 3.200º K.

12 Luz A iluminação é fator fundamental para a criação da atmosfera da imagem, criando assim uma expressividade específica. A luz para o espectador comum na maioria das vezes passa despercebida como uma luz natural. Os filmes atuais tendem a utilizar uma luz mais realista aos filmes diminuindo assim a dramaticidade visual exacerbada. A naturalidade da luz no cinema é quebrada pela necessidade de se imprimir na película a imagem enquadrada, para isso é necessário que haja luz suficiente para o diafragma da câmera. Por isso as cenas de filmes que se passam à noite são bem iluminadas não condizendo com a realidade, mas necessário para a visualização do espectador e para a gravação na câmera.

13 Luz Artificial A utilização da iluminação artificial começou a partir de 1910, na França, Dinamarca e nos Estados Unidos, por motivos técnicos. Apenas a partir de 1915 com o filme Enganar e Perdoar/The Cheat (De Miller) a iluminação tomou um sentido psicológico nas cenas, nesse drama havia luzes fortes que delineavam as sombras, criando assim uma dramatização nas imagens. É possível através da iluminação artificial criar diversos efeitos, como mostrar através da luz o lado sombrio de um personagem, usando pouca iluminação no mesmo, e iluminando melhor outras áreas do quadro. As sombras foram muito utilizadas pelo Expressionismo, elas geram um fator de ameaça do desconhecido e gera muita tensão, silhuetas também são usadas como no Filme Psicose na cena do assassinato do chuveiro a tensão causada pela silhueta de uma pessoa com uma faca pronta para matar a donzela indefesa, gera expectativa no público.

14 Tipos de Luz Iluminação direta quando a fonte é direcionada para o assunto sem que se modifique as configurações originais. Iluminação transmitida, quando se utiliza filtros, difusores,refletida, telas, etc., ou neste caso há uma alteração no caminho natural da luz, onde este normalmente gera difusão.

15 Tipos de luz Difusa, a fonte de luz pode ter essa característica já pré-definida. Há aquelas que mesmo diretas são difusas, algumas precisam de um filtro difusor para realizar o efeito. Rebater a luz pode criar uma difusão perfeita, ou seja, luz refletida de maneira indireta para o assunto, cuja dispersão aumentará conforme aumenta o tamanho da superfície que rebate o assunto. Semi-difusa, Está entre a luz difusa e a luz dura. Os contornos são nítidos, mas há maior suavidade na passagem da luz para a sombra, aumentando a região de penumbra. Dura, ou Concentrada. Trata-se da luz que deixa uma sombra muito nítida e um contorno de sombras visíveis por contraste. Quanto mais pontual for a fonte de luz, mais dura será a luz.

16 Montagem A montagem em seu aspecto tradicional pode ser lapidado em três operações básicas que é a seleção, agrupamento e junção das cenas. Lembrando que estamos falando da imagem em si, o som pode ser conduzido junto ou após a montagem final do filme. Cada uma dessas operações tem sua característica especifica, a seleção consiste em escolher os elementos úteis e as diversas tomadas realizadas na cena. O agrupamento, é a etapa onde se coloca as imagens selecionadas em uma certa ordem, obtendo assim uma prévia do filme, também chamado de copião. A junção é a finalização do filme com as cenas e suas tomadas e planos já determinados de forma precisa, e também a junção do som, para filmes sonorizados.

17 Montagem Métrica A montagem métrica se caracteriza no comprimento dos fragmentos de montagem e na proporcionalidade entre os vários comprimentos de fragmentos sucessivos, como um compasso musical. A tensão é acontece a partir de uma aceleração de tipo mecânico (reduzindo a duração dos fragmentos de filme, embora mantendo uma proporcionalidade de base). É a forma mais primitiva de montagem que se preocupa com os fatores essencialmente mecânicos. Eisenstein cita como exemplo a manifestação patriótica em "O fim de São Petersburgo", que utiliza esse método.

18 Montagem Rítmica A montagem rítmica está ligada com a importância do movimento no interior de cada fragmento que, mais tarde, irá determinar a métrica dos mesmos. Daí que neste tipo de montagem existam dois tipos de movimento: o dos cortes de montagem e o real no interior dos planos. Eisenstein explorou profundamente não só as concordâncias desses dois movimentos como, acima de tudo, os conflitos entre eles.

19 Montagem Tonal Na montagem tonal,. O conteúdo de movimento engloba todos os efeitos de fragmento da montagem. A montagem baseia-se no som emocional específico de cada fragmento - do seu dominante. O tom geral do fragmento. Fica evidenciado que a concepção de medida de Eisenstein se torna, neste caso, menos clara, o "som emocional" não se avalia de modo empírico, adiantando mesmo a hipótese de se estabelecerem coeficientes matemáticos para as tonalidades luminosas, ou efeitos geométricos para fragmentos descritíveis como tendo um "som agudo". O fato é que a clareza científica dos dois tipos de montagem anteriores não se estende a estas montagem tonal, já que o som emocional não pode ser medido segundo elementos matemáticos reais. Para exemplificar a montagem tonal, o exemplo mais comum é a seqüência do nevoeiro de "O Encouraçado Potemkin", na qual a dominante da montagem é, sobretudo, dada pelas vibrações luminosas dos planos não esquecendo porém a sua componente rítmica (expressa pela suave agitação das águas, a velocidade dos barcos, pelo vapor passando lentamente, pelas gaivotas que voam tranquilamente).

20 Montagem Atonal A montagem atonal parte das diferenças da montagem tonal (dos conflitos entre dois tons dominantes numa mesma cena) e Eisenstein adiciona como fator determinante do processo de montagem, todos os recursos dos fragmentos. Estabelecendo uma analogia com a música, Eisenstein refere que a um som central se adicionam sempre harmônicas superiores e inferiores, não visíveis no papel, mas só detectáveis depois da execução da obra pelos músicos.

21 Montagem Intelectual A montagem intelectual é a montagem não de sons atonais geralmente fisiológicos, mas de sons e atonalidades de um tipo intelectual, isto é, conflito-justa-posição de sensações intelectuais associativas. (EISENSTEIN, 1990, p. 83). O exemplo mais importante desta montagem é a seqüência dos Deuses em "Outubro" (1927), que mostra, sucessivas imagens de vários ícones, desde o cristianismo até ídolos tribais primitivos. A concepção de Eisenstein era que o espectador percebesse o progresso apenas intelectualmente. Por estas razões, a complexa estruturação de algumas cenas de "Outubro", foi completamente incompreensível para muitos dos espectadores, pois este precisariam de um conhecimento literário e cinematográfico.

22 Som No início do cinema, o som não era a peça fundamental, o cinema era sonoro, mas não falado. Alguns filmes mesmo mudos possuíam orquestras que tocavam ao vivo ao mesmo tempo da exibição do filme. Com a possibilidade de um cinema falado muitos cineastas se voltaram contra a idéia, mas o público e outros apoiadores receberam com alegria a novidade produzindo filmes com som. O filme mudo tinha que demonstrar apenas com as imagens os sons da narrativa, como usar letreiros para desenvolver alguma parte do diálogo, ou usar imagens justificando o som, como a cena de uma sirene de uma fábrica anunciando a saída dos operários.

23 Som Nos filmes, podemos dividir o som em: ruídos e música. Os ruídos fazem parte da dinâmica do som onde podem ser utilizados de forma realista, conforme o desenrolar da ação no quadro, os ruídos acontecem. E também o som pode ser não realista, onde o som pode não corresponder a imagem que está enquadrada no momento. Os ruídos podem ser sons da natureza, ruídos mecânicos como aviões, carros, portas, e qualquer outro som que esteja em segundo plano. Um grande estrondo mesmo fora de quadro pode ser identificado dentro da atmosfera que o filme está inserido, se estrondo acontecer num campo de batalha sabemos que pode ser uma bomba e assim por diante. A música intervém como contraponto psicológico para fornecer ao espectador um elemento útil à compreensão da tonalidade humana do episódio (MARTIN, 2003, p. 125).

24 Cenários O cenário no cinema é fundamental para o desenrolar da narrativa, podem ser estes naturais que compõem paisagens e ambientes da natureza, como também os construídos pelo homem. Em relação a interiores e exteriores estes podem ser reais, que existem antes da gravação do filme ou em interiores com a utilização de estúdios, onde estes são construídos para se rodar o filme. Atualmente a tecnologia digital nos dá mais uma oportunidade, a de se construir cenários virtuais através do uso da computação gráfica. É o caso do filme Capitão Sky, onde todos os cenários são construídos de forma eletrônica, e até mesmo carros e objetos também foram concebidos por esta técnica. Para isso usa-se a tecnologia do Chroma-key, com pontos marcados se consegue através de uma parede azul ou verde (existem outras variações, mas estas são as mais utilizadas) construir um mundo virtual com a interação do atores.

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan

ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL. Prof. André Galvan ELEMENTOS E CÓDIGOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA/ AUDIOVISUAL Prof. André Galvan Narrativa A narrativa é que permite que a história tome forma, pois a história enquanto tal ainda não existe. No início

Leia mais

Linguagem Cinematográfica. Myrella França

Linguagem Cinematográfica. Myrella França Linguagem Cinematográfica Myrella França I. Termos Básicos TOMADA - Filmagem contínua de cada segmento específico da ação do filme. "TAKE" - Tomada; começa no momento em que se liga a câmara até que é

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D. Planificação Anual CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO ANIMAÇÃO 2D 3D Planificação Anual 2017-2018 Disciplina: Animação 10º K2 Professor: José Manuel da Costa Duarte 1 - Estrutura e finalidades da disciplina A disciplina de Animaçãoinsere-se

Leia mais

Aula de março O cinema como representação visual e sonora

Aula de março O cinema como representação visual e sonora Aula 2. 11 de março O cinema como representação visual e sonora Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas:

Leia mais

Aula de março A câmera que conta histórias

Aula de março A câmera que conta histórias Aula 4. 25 de março A câmera que conta histórias Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. O filme como representação visual e sonora. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus,

Leia mais

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS

PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS PONTOS DE VISTA E MOVIMENTOS O ângulo de onde olhamos os personagens em um filme pode ter significado narrativo, desde que ajude a descrever esse mesmo personagem, as suas relações com outros na mesma

Leia mais

9. Enquadramentos: planos e ângulos

9. Enquadramentos: planos e ângulos 9. Enquadramentos: planos e ângulos A noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar

Leia mais

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt.

c= m/s Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. Aula 9 Ótica Por Leonardo Alfonso Schmitt. A ótica pode ser tratada a partir de dois conceitos, como um feixe de luz, tratada na ótica geométrica, ou como uma onda eletromagnética, ambas com o mesmos comportamentos

Leia mais

MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF. .:. Entre no nosso grupo e participe das discussões:

MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF. .:. Entre no nosso grupo e participe das discussões: MECÂNICA - Princípios do Movimento Unidimensional Exercícios selecionados - OBF.:. Em caso de dúvidas: escola.olimpica@hotmail.com mrphalves@gmail.com Email do autor (Pedro Henrique de Oliveira Alves).:.

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário

DOCUMENTÁRIO. Prof. André Galvan. Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Prof. André Galvan Bill Nichols Introdução ao Documentário DOCUMENTÁRIO Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa

Leia mais

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto

Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo. Tipos de Plano - Enquadramento. Plano Geral Plano de Conjunto Faculdade Angel Vianna / Prática de criação em vídeo // 01 Tipos de Plano - Enquadramento Um filme é dividido em sequências, cenas e planos. O plano corresponde a cada tomada de cena, ou seja, à extensão

Leia mais

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE

TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE TÍTULO: QUESTÕES ESTÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DE UM MOCKUMENTARY DE FOUND FOOTAGE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: ARTES VISUAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES):

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

FENÔMENOS LUMINOSOS PARTE 1. CONTEÚDOS Propagação retilínea da luz Reflexão da luz Refração da luz

FENÔMENOS LUMINOSOS PARTE 1. CONTEÚDOS Propagação retilínea da luz Reflexão da luz Refração da luz FENÔMENOS LUMINOSOS PARTE 1 CONTEÚDOS Propagação retilínea da luz Reflexão da luz Refração da luz AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Já sabemos que a luz pode ser tratada como uma onda eletromagnética. Neste

Leia mais

Na outra, os espelhos planos são perpendiculares entre si, ambos formando 45 com a horizontal, como mostra a figura 2.

Na outra, os espelhos planos são perpendiculares entre si, ambos formando 45 com a horizontal, como mostra a figura 2. 1) (Ita) Um raio de luz de uma lanterna acesa em A ilumina o ponto B, ao ser refletido por um espelho horizontal sobre a semireta DE da figura, estando todos os pontos num mesmo plano vertical. Determine

Leia mais

O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max

O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max O conceito de montagem de Eisenstein na animação Mary e Max Fernanda Melo Terra 1 Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a animação Mary e Max de acordo com os conceitos de montagem escritos

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012

Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Disciplina de Imagem e Som A 11º Ano Planificação do ano lectivo de 2011/2012 Professor: Alberto Pires TEMAS / CONTEÚDOS OBJECTIVOS METODOLOGIA 1º Período I Comunicação e Cultura audiovisual 1 1 Imagem

Leia mais

Câmeras Fotogramétricas. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia

Câmeras Fotogramétricas. Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Câmeras Fotogramétricas Fotogrametria e Fotointerpretação Prof. Dr. Raoni W. D. Bosquilia Câmeras Fotográficas São todos os dispositivos que, através de um sistema ótico, registram a energia refletida

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

Esta figura ilustra o fenômeno óptico da

Esta figura ilustra o fenômeno óptico da 1. UFAL 93) Uma sala é iluminada por uma única fonte de luz. A sombra de um objeto projetada na parede apresenta uma região de penumbra. Esta observação permite concluir que a fonte de luz: a) não é puntual.

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

Funções da Luz: 1º dar relevo 2º iluminar os olhos (alma) através do refletor de ataque 3º direção

Funções da Luz: 1º dar relevo 2º iluminar os olhos (alma) através do refletor de ataque 3º direção PARTE 5 ILUMINAÇÃO Uma luz vindo de uma direção causa um tipo de relevo. O fato de estar perto ou longe só influencia a intensidade (quantidade de luz) e a natureza (das sombras). Funções da Luz: 1º dar

Leia mais

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé

Antes. Dicas de filmagem. - Verificar materiais que são necessários. Câmara de filmar/ Smartphone. Tripé Antes - Verificar materiais que são necessários Câmara de filmar/ Smartphone Tripé O tripé é muito importante, pois ajuda a manter a imagem estável. A iluminação é outro tipo de equipamento de grande utilidade,

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA

LISTA EXERCÍCIOS ÓPTICA 1. (Fuvest) Um indivíduo idoso perdeu a acomodação para enxergar de perto, permanecendo sua visão acomodada para uma distância infinita. Assim, só consegue ver nitidamente um objeto pontual quando os raios

Leia mais

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS

COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS COMO FORMATAR O SEU ROTEIRO HUGO MOSS (Workshop Laboratório Sundance - 1996) Os elementos do roteiro Cabeçalhos Em inglês sluglines ou scenes headers. São escritos em maiúsculas e dão três informações:

Leia mais

Profa. Dra. Carolina Mandaji

Profa. Dra. Carolina Mandaji Profa. Dra. Carolina Mandaji cfernandes@utfpr.edu.br força aglutinadora e estabilizadora dentro de uma determinada linguagem, um certo modo de organizar as ideias, meios e recursos expressivos, suficientemente

Leia mais

Física. Óptica. Professor Alexei Muller.

Física. Óptica. Professor Alexei Muller. Física Óptica Professor Alexei Muller www.acasadoconcurseiro.com.br Física ÓPTICA Introdução à Óptica Óptica Geométrica A óptica geométrica estuda a geometria dos raios de luz, sem buscar explicações

Leia mais

Material de apoio. Por Chris Dornellas.

Material de apoio. Por Chris Dornellas. Material de apoio Por Chris Dornellas Fotógrafo Referência #1: Claudio Edinger www.claudioedinger.com O que é Observar? "A verdadeira viagem da descoberta consiste não em enxergar novas paisagens, mas

Leia mais

STV 15 SET na figura acima a freqüência das variações do sinal de onda quadrada da câmera mostradas no topo do padrão xadrez é de 0,11 MHz

STV 15 SET na figura acima a freqüência das variações do sinal de onda quadrada da câmera mostradas no topo do padrão xadrez é de 0,11 MHz STV 15 SET 2008 1 FREQÜÊNCIAS DE VÍDEO ASSOCIADAS COM A VARREDURA HORIZONTAL no padrão xadrez da figura acima, o sinal de onda quadrada no topo representa as variações do sinal da câmera do sinal composto

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Relação entre a velocidade de propagação da onda, o comprimento da onda e o período: v. f ou v T Reflexão de ondas Na reflexão de ondas, o ângulo de reflexão r é igual ao ângulo

Leia mais

Intensidade determina qual o brilho que uma luz provoca na superfície de um objecto (Multiplier).

Intensidade determina qual o brilho que uma luz provoca na superfície de um objecto (Multiplier). Universidade Lusófona Filipe Costa Luz Jul 2003 Iluminação em 3DStudioMAX Existem diversos sistemas de iluminação digital (ver tutorial sobre Plug-in Brazil) que ajudam a criar um cenário visualmente mais

Leia mais

Superfícies Transparentes Planas e Esféricas

Superfícies Transparentes Planas e Esféricas Superfícies Transparentes Planas e Esféricas Superfícies Refratoras Planas: dioptro plano Vamos aplicar o que você aprendeu na Aula 2 sobre o fenômeno da refração e as leis que o descrevem. Você já deve

Leia mais

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa?

LUZ. Grades Cintilantes. O que se passa? LUZ Uma pequena formiga e um planeta gigante têm algo em comum: ambos produzem uma sombra! A luz viaja em linha reta, portanto, se o seu caminho é bloqueado por um objeto, isso cria uma área escura, ou

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA

APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA APOSTILA GEOMETRIA DESCRITIVA 1 GEOMETRIA MÉTRICA E ESPACIAL 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 SISTEMAS DE PROJEÇÃO Conforme o que foi exposto anteriormente, o estudo da Geometria Descritiva está

Leia mais

Dicas básicas para fotos com

Dicas básicas para fotos com temas ilustrados pelo leitor Objetivas luminosas permitem desfocar o fundo e destacar o primeiro plano, como no retrato desta noiva Dicas básicas para fotos com objetivas luminosas Elas são perfeitas para

Leia mais

NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE FÍSICA II - TURMA 222 PROFº ROGÉRIO 1º BIMESTRE

NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE FÍSICA II - TURMA 222 PROFº ROGÉRIO 1º BIMESTRE 1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2015 90 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N RECUPERAÇÃO PARALELA DE FÍSICA II - TURMA 222 PROFº ROGÉRIO 1º BIMESTRE

Leia mais

APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO

APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO APOSTILA 08 LITERATURA DRAMATICA LEI DO CONFLITO O primeiro momento da analise de qualquer peça de dramática rigorosa é a identificação do conflito. A identificação do conflito é a determinação de um conflito

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Fenômenos Ópticos e Espelhos Planos 1. (Pucrj 2013) A uma certa hora da manhã, a inclinação dos

Leia mais

Análise Cinemática. Prof. Dr. André L. F. Rodacki

Análise Cinemática. Prof. Dr. André L. F. Rodacki Análise Cinemática Prof. Dr. André L. F. Rodacki Cinemática A cinemática se preocupa com grandezas físicas que descrevem matematicamente as características do movimento de uma partícula/segmento, tais

Leia mais

Aula de março A montagem

Aula de março A montagem Aula 3. 18 de março A montagem Bibliografia requisitada: AUMONT, Jacques. A montagem. In: AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas: Papirus, 1995. p. 53-88. Filmografia para exercício prático:

Leia mais

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P

Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P Avaliação Diagnóstica PLÁSTICA- Expressões A.F A.B B.S B.C C.M C.L E.C. E.S G.A I.R M.V M.C M.S M.C N.C N.R R.C R.R R.V S.P S T.P CAPACIDE DE E COMUNICAÇÃO Subdomínio: Produção e Criação Reproduzir vivências

Leia mais

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo

1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo 1º Lista de exercícios óptica geométrica Prof: Ricardo Questão 1: (PUC-SP) A um aluno foi dada a tarefa de medir a altura do prédio da escola que frequentava. O aluno, então, pensou em utilizar seus conhecimentos

Leia mais

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO

IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME. Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO IMPACTOS DOS ELEMENTOS FOTOGRÁFICOS INSERIDOS NO FILME Camila Vianna Marques Maciel 1 Rogério Luiz Silva de Oliveira 2 RESUMO Através de uma reflexão realizada a partir dos elementos fotográficos que,

Leia mais

MSc. Keliane Castro. Cinema

MSc. Keliane Castro. Cinema MSc. Keliane Castro Cinema Embora saibamos que a tecnologia já nos proporciona formas diferenciadas de contato com a linguagem audiovisual, assistir a um filme no sofá da sala, na tela do computador ou

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ARTES VISUAIS - GRUPO de RECRUTAMENTO -

Leia mais

BANDA DESENHADA e CINEMA

BANDA DESENHADA e CINEMA BANDA DESENHADA e CINEMA Banda desenhada e Cinema de animação são linguagens diferentes, mas têm alguns pontos em comum. A banda desenhada é a forma de comunicação visual e a expressão gráfica mais cinematográfica.

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS DISCIPLINA DE IMAGEM E SOM B - 12º Ano Ano lectivo 2011 / 2012 : Nuno Lacerda PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período Imagem e Som B 12º 2011/2012 I - Práticas da imagem e do som:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Cinema e audiovisual Departamento

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: : 3132-A - Efeitos Visuais em TV 5º Termo Segunda-Feira manhã Sala 76/Lab 2-1º

Leia mais

Iluminação Cenográfica Capítulo 1 - Noções básicas

Iluminação Cenográfica Capítulo 1 - Noções básicas Iluminação Cenográfica Capítulo 1 - Noções básicas 1 Coordenador do curso Prof. Dr. Francisco Isidro Masseto Autor Helber Marcondes da Silva PACC Programa Anual de Capacitação Continuada Curso: Produção

Leia mais

Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada.

Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada. Composição fotográfica é a seleção e os arranjos agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada. Na fotografia publicitária a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)

Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ) Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ) Sérgio Ferreira de Lima http://aprendendofisica.net/rede/blog/category/aprofundamento/ cp2@sergioflima.pro.br Óptica Geométrica: Estudo dos fenômenos

Leia mais

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante

CONCEITOS GERAIS 01. LUZ. c = km/s. c = velocidade da luz no vácuo. Onda eletromagnética. Energia radiante CONCEITOS GERAIS 01. LUZ Onda eletromagnética Energia radiante c = 300.000 km/s c = velocidade da luz no vácuo (01) Um raio laser e um raio de luz possuem, no vácuo, a mesma velocidade OBSERVAÇÕES Todas

Leia mais

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1

Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Plano Sequência - Quatro minutos na balada 1 Rafael de JESUS 2 Ana Carolina Grützmann da SILVA 3 Luiza Torres LOPES 4 Marciele Ferrari TRINDADE 5 Taís IENSEN 6 Michele Kapp TREVISAN 7 Centro Universitário

Leia mais

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva

Objetiva se Normal, Grande angular ou Tele-objetiva O B J E T I V A S Lentes e objetivas Chamamos de LENTE a um vidro polido com características específicas capazes de, ao transmitir os raios de luz que por ele passam, formar uma imagem qualquer sob determinadas

Leia mais

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010

ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL. Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA. Planificação ano lectivo 2009/2010 ESCOLA ARTÍSTICA SOARES DOS REIS CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL Disciplina de Imagem e Som A 11º RCA Planificação ano lectivo 2009/2010 Prof. Adriana Rocha 1º Período CONTEÚDOS OBJECTIVOS ESTRATÉGIAS

Leia mais

Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo Planos e Ângulos Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Conceito de Planos e características técnicas b- Angulação: Enquadramento e efeitos de sentido Conceito de Planos e características técnicas A idéia de Planificação

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação do 1º ano Educação Artística Artes Visuais Domínios Descritores Instrumentos de Avaliação Critérios Específicos de do 1º ano Educação Artística Artes Visuais - Observar os diferentes universos visuais utilizando um vocabulário específico e adequado. -Mobilizar a linguagem elementar das artes

Leia mais

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina

Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Propagação Radioelétrica 2017/II Profa. Cristina Módulo II Fenômenos de Propagação Efeitos da Refração na Propagação Fenômenos de Propagação Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo

Leia mais

HISTÓRIA, ENREDO, ROTEIRO

HISTÓRIA, ENREDO, ROTEIRO HISTÓRIA, ENREDO, ROTEIRO 4 Elementos Básicos MECÂNICA NARRATIVA (HISTÓRIA) ESTÉTICA TECNOLOGIA MECÂNICA Procedimentos e regras do jogo; Descreve o objetivo do jogo, como os jogadores podem ou não alcançá-lo

Leia mais

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos Modalidade: Outras formas de : 100h Estrutura: 12 Módulos Local: Fábrica das Cores Formadores: António Rendeiro ; Andreia Nunes Objectivos Gerais 1. Adquirir competências técnicas de fotografia em contexto

Leia mais

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Ondas

Física. Leo Gomes (Vitor Logullo) Ondas Ondas Ondas 1. Uma onda sonora e outra onda luminosa monocromática, após se propagarem no ar, sofrem refração ao passarem do ar para o vidro. Esquematize suas trajetórias, justificando. 2. Um pincel de

Leia mais

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes.

5 - (UFMG) As figuras representam, de forma esquemática, espelhos e lentes. 1 - (Unicamp) Um sistema de lentes produz a imagem real de um objeto, conforme a figura a seguir. Calcule a distância focal e localize a posição de uma lente delgada que produza o mesmo efeito. 4 - (Uerj)

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Planejamento para aplicação do plano de ensino Disciplina: : 3132-A - Efeitos Visuais em TV 5º Termo Segunda-Feira manhã Sala 76/Lab 2-1º

Leia mais

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob)

Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) Trabalho do APE da mensal. (Professor: Bob) 1. A sucessão de pulsos representada na figura a seguir foi produzida em 1,5 segundos. Determine a freqüência e o período da onda. 2. Uma piscina tem fundo plano

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores explica como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu qualidade Modo

Leia mais

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica

Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica Apostila de Física 33 Introdução à Óptica Geométrica 1.0 Definições Raios de luz Linhas orientadas que representam, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Conjunto de raios de luz Feixe

Leia mais

Henrique Magalhães. Grafismo

Henrique Magalhães. Grafismo Henrique Magalhães Grafismo Os elementos estruturais determinam e orientam a execução do cartaz segundo os tipos de composição. Diagonais Linhas que cruzam o cartaz de um ângulo até o seu oposto. A interseção

Leia mais

23 de setembro. metáfora e símbolo

23 de setembro. metáfora e símbolo 23 de setembro metáfora e símbolo O SIGNIFICADO A significação de uma imagem no cinema depende tanto da criação do realizador quanto da imaginação do espectador. O espectador tem tanto poder nisso porque,

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º ANO Expressão Físico-motora Bloco 3 GINÁSTICA Realiza as habilidades

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

Sistema de medição para lâminas de serra

Sistema de medição para lâminas de serra Sistema de medição para lâminas de serra Índice CV-ST-SBL 2 Dados técnicos CV-ST-SBL 3 CV-TM-SBL 4 Dados técnicos CV-TM-SBL 5 EZ-1000 6 Sistema de medição para lâminas de serra CV-ST-SBL O novo conceito

Leia mais

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 02. Prof. João Paulo Barbosa

Desenho Técnico. Projeções Ortogonais 02. Prof. João Paulo Barbosa Desenho Técnico Projeções Ortogonais 02 Prof. João Paulo Barbosa Representação de Arestas Ocultas Como a representação de objetos tridimensionais, por meio de projeções ortogonais, é feita por vistas tomadas

Leia mais

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03

PROF. DANILO PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA TERCEIRO ANO 13/02/2016 FOLHA 03 FOLHA 03 Após esta aula, a lista "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ÓTICA"pode ser feita por completo. EXERCÍCIOS 1. Suponha que você tenha em mãos quatro corpos esféricos: A, B, C e D. Os corpos A, B e C foram

Leia mais

Professor Marco Antonio

Professor Marco Antonio Professor Marco Antonio Reflexão regular O feixe de luz incide em uma superfície S de separação entre dois meios e retorna ao meio de origem. Todos os raios são refletidos regularmente, ou seja, eles permanecem

Leia mais

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos.

Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Oficina de fotografia Protagonismo investigativo: (re) leituras socioambientais por meio de lentes fotográficas em seus múltiplos sentidos. Cuiabá-MT, 03 e 04 de setembro de 2015 Toda fotografia é um certificado

Leia mais

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014

Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014 Profa. Janaina Fracaro Engenharia Mecânica ABRIL/2014 Projetores já trabalham ao lado das máquinas operatrizes ou, muitas vezes, sobre elas, mostrando detalhes da própria peça durante a usinagem. CARACTERISTICAS

Leia mais

Histórias. na Praça. documento orientador

Histórias. na Praça. documento orientador documento orientador 07 a 09 maio Documento Orientador Oficina de criação cinematográfica Ensino básico e secundário Coordenação: Pedro Sena Nunes Organização: AO NORTE da Praça Este documento procura

Leia mais

1º Teste Computação Gráfica

1º Teste Computação Gráfica 1º Teste Computação Gráfica LEIC-Alameda Prof. João Brisson Lopes Prof. Mário Rui Gomes 19 de Abril de 25 Nome: Responda às questões seguintes justificando adequadamente todas as respostas. O Teste tem

Leia mais

Linguagem fotográfica

Linguagem fotográfica Linguagem fotográfica Na fotografia, a linguagem está relacionada às características, ti aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS- GRUPO DE RECRUTAMENTO Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires - GRUPO DE RECRUTAMENTO - Cód. 600 CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO OPERADOR DE PRÉ IMPRESSÃO PLANIFICAÇÃO A LONGO

Leia mais

Interpretação de Gráficos da Cinemática

Interpretação de Gráficos da Cinemática Interpretação de Gráficos da Cinemática As simulações/animações computacionais construídas serão apresentadas a seguir, buscando contemplar quatro itens: a) objetivos a serem alcançados; b) dificuldades

Leia mais

Apostila 2. Capítulo 9. Refração. Página 321. Gnomo

Apostila 2. Capítulo 9. Refração. Página 321. Gnomo Apostila 2 Capítulo 9 Página 321 Refração Refração Refração da luz é a passagem da luz de um meio para outro, acompanhada de variação em sua velocidade de propagação. O que caracteriza a refração é a variação

Leia mais

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO

AULA 3 DESENHO ORTOGRÁFICO DESENHO PROJETIVO O DESENHO TÉCNICO É UM DESENHO PROJETIVO E SUAS PROJEÇÕES SÃO ORTOGONAIS. AULA DESENHO ORTOGRÁFICO AS PROJEÇÕES RESULTANTES SÃO CONSTITUÍDAS DE FIGURAS IGUAIS. Profa. Dra. KELLY JOHANA

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL AÇÃO FORMATIVA EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL Fotograma Um Fotograma é cada uma das imagens fotográficas estáticas captadas pelo equipamento de filmagem, as quais, projetadas em uma certa velocidade, produzem

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 Perfil de Aprendizagens Bloco 1 PERÍCIAS E MANIPULAÇÕES Lançar e receber uma bola com cada uma

Leia mais

Fís. Monitor: João Carlos

Fís. Monitor: João Carlos Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: João Carlos Espelhos Planos 11/13 set RESUMO Propriedade do espelho plano Espelhos planos são materiais que possuem uma superficie de reflexão totalmente plana.

Leia mais

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV

DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV DESENHO GEOMÉTRICO ETECVAV 1. DEFINIÇÕES Desenho Geométrico é a "expressão gráfica da forma, considerando-se as propriedades relativas à sua extensão, ou seja, suas dimensões" (REIS, p.08) Existem três

Leia mais