Dicas de utilização do Microsoft Outlook

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicas de utilização do Microsoft Outlook"

Transcrição

1 Dicas de utilização do Microsoft Outlook

2 Qual o aplicativo que fica aberto a maior parte do tempo? Microsoft Outlook? O Microsoft Outlook permite a utilização de diversas teclas de atalho para as mais variadas ações dentro daquilo que o software pode atender: s, reuniões, contatos, tarefas, etc. Sabe quando você precisa ficar alternando entre s, calendário, contatos, tarefas, etc.? Utilize essas teclas de atalho e seja mais rápido (lembrando que são teclas de atalho para o uso no idioma PT) :

3 Quando você realiza a leitura de um via Painel de Leitura e precisa deslizar para baixo para continuar lendo, geralmente você utiliza as setas que se encontram ao lado do painel? Ok, vamos fazer a rolagem a partir de agora com a BARRA DE ESPAÇO (desce algumas linhas no Painel de Leitura) ou para o movimento inverso pressione SHIFT + BARRA DE ESPAÇO. Se você está pensando que já ganhou o dia, espere até ver o que lhe aguarda: fechar um grupo de mensagens (seja classificadas por remetente, data ou qualquer outra opção da linha de cabeçalhos) pressione CTRL + (SINAL DE MAIS) OU (SINAL DE MENOS), respectivamente. criar uma nova mensagem, experimente M a partir de qualquer modo de exibição do Outlook. Precisa completar ou buscar os nomes a partir do Catálogo de Endereços? CTRL + K. enviar a mensagem tente o CTRL + ENTER. Ufa! Haja fôlego! responder, CTRL + R ou para encaminhar CTRL + F. Se aquela mensagem importante não é possível dispensar atenção naquele instante, mas você não pode deixar cair no esquecimento, com a mensagem fechada pressione a tecla INSERT(você irá adicionar um sinalizador a sua mensagem para colocá-la em Standby). Agora se por uma razão mais forte você precisar marcar uma mensagem como não lida, pressione CTRL + U. marcá-la como lida CTRL + K. Sei que no início parece uma sopa de letrinhas, mas isso é questão de costume e disciplina. Aquelas teclas que você utiliza com frequência certamente ficarão gravadas em seu cérebro na área de memória de longo prazo e você nunca mais esquecerá. Tudo em prol da produtividade. Imagine que você acabou de pressionar CTRL + 2 e precisa enxergar 04 dias de compromisso no seu calendário (a partir da data atual). ALT + 4 e veja o resultado. Que tal ALT + 9 para visualizar 09 dias? Ou ALT + = (igual) para a exibição do calendário no modo Mês? Isso é tudo de bom! Quer descobrir seus compromissos futuros sem stress? CTRL +. (ponto). seus compromissos passados, pressione CTRL +, (vírgula).

4 De tudo o que foi mostrado aqui, existe muito mais dentro de cada aplicativo. Tenho certeza de que não abordei 5% do total de teclas de atalho presentes no Microsoft Outlook. Espero ter apenas atiçado a sua curiosidade para ser mais produtivo e sem o uso do mouse para diversas atividades do seu dia-a-dia dentro do Microsoft Outlook. mais teclas de atalho, pressione a tecla F1 dentro do aplicativo desejado e digite a frase:atalhos do teclado (ou shortcuts em inglês). Mais algumas teclas de atalho Trabalhando com teclas de atalho no Microsoft Outlook Atalhos gerais CTRL + 1 CTRL + 2 CTRL + 3 CTRL + 4 CTRL + 5 CTRL + 6 CTRL + 7 F6 ou TAB TAB Teclas de seta CTRL + Y BARRA DE ESPAÇO SHIFT + BARRA DE ESPAÇO Alternar para . Alternar para Calendário. Alternar para Contatos. Alternar para Tarefas. Alternar para Anotações. Alternar para Listas de Pastas no Painel de Navegação. Alternar para Atalhos. Mover entre o Painel de Navegação, a janela principal do Outlook, o Pain de Leitura e a Barra de Tarefas Pendentes. Mover entre a janela do Outlook, os painéis menores no Painel Navegação, o Painel de Leitura e as seções na Barra de Tarefas Pendent Mover-se dentro do Painel de Navegação. Ir para uma pasta diferente. No Painel de Leitura, role a página para baixo. No Painel de Leitura, role a página para cima. CTRL + SINAL DE MAIS ou SINAL DE MENOS, respectivamente Expandir ou recolher todos os grupos na lista de mensagens de .

5 SETA PARA A ESQUERDA e SETA PARA A DIREITA, respectivamente Recolha ou expanda um grupo na lista de mensagens de . SHIFT + TAB CTRL + L CTRL + E CTRL + R Mover para o próximo campo no Painel de Leitura. Alinhar texto à esquerda (com a mensagem aberta e no modo edição). Centralizar texto (com a mensagem aberta e no modo edição). Alinhar texto à direita (com a mensagem aberta e no modo edição). F2 F7 F12 CTRL + TAB Ativar a edição em um campo (exceto no modo de exibição d ícones). Verificar ortografia. Salvar como. Mover para o campo anterior do Painel de Leitura. ALT + B, ALT + SETA PARA A ESQUERDA ou ALT + BACKSPACE ALT + SETA PARA A DIREITA CTRL + B ou SHIFT + F12 CTRL + Z ou ALT + BACKSPACE CTRL + D CTRL + P Y V Retorne para o modo de exibição anterior na janela princip do Outlook. Avance para o próximo modo de exibição na janela princip do Outlook. Salvar (com a mensagem aberta e no modo edição). Desfazer. Excluir um item. Imprimir. Copiar item. Mover um item.

6 CTRL + K G Verifica os endereços digitados nas caixas /Cc / Cco. Sinalizar para acompanhamento. Atalhos para Pesquisa F3 ou CTRL + E Ir para a caixa Pesquisar. ESC CTRL + ALT + A Apagar os resultados da pesquisa. Expandir a pesquisa para incluir Todos os Itens de , Todos os Itens de Calendário ou Todos Itens de Contatos, dependendo do módulo em que você estiver. CTRL + ALT + W Expandir o Painel de Pesquisa e Localização. CTRL + SHIFT + P Criar uma nova Pasta de Pesquisa. F4 SHIFT + F4 Localizar próximo durante a pesquisa do texto em uma mensagem ou em outro item. Pesquisar texto dentro da mensagem ou de outro item. CTRL + ALT + K Expandir a pesquisa para incluir a área de trabalho. Atalhos para I Alternar para Caixa de Entrada. CTRL + R Responder a uma mensagem. R Responder a todos por uma mensagem. CTRL + F Encaminhar uma mensagem.

7 CTRL + ALT + J Marcar uma mensagem como não sendo lixo eletrônico. N Com a mensagem aberta, aplica o estilo Normal. CTRL + M ou F9 Verificar novos s. SETA CIMA PARA Ir para a mensagem anterior. SETA BAIXO PARA Ir para a próxima mensagem. CTRL + N Criar uma nova mensagem (quando estiver no ). M Criar uma nova mensagem (em qualquer modo de exibição do Outlook). INSERT CTRL + PONTO Adicionar um Sinalizador Rápido a uma mensagem fechada. Alterar para próxima mensagem (com a mensagem aberta). CTRL + VÍRGULA Alterar para mensagem anterior (com a mensagem aberta). CTRL + U CTRL + K W SHIFT + F4 CTRL + ENTER CTRL + P CTRL + ALT + F ALT + ENTER Marcar uma mensagem como não lida. Marcar uma mensagem como lida. Mostrar o menu para baixar as imagens, alterar as configurações automáticas de download adicione um remetente para a Lista de Remetentes Confiáveis. Localizar próximo. Enviar a mensagem. Imprimir. Encaminhar como anexo. Mostrar as propriedades do item selecionado.

8 G Exibir a caixa de diálogo Sinalizador para Acompanhamento. Atalhos para Calendário CTRL + N A Q CTRL + F ALT + 0 ALT + 1 ALT + 2 ALT + 3 ALT + 4 ALT + 5 ALT + 6 ALT + 7 ALT + 8 ALT + 9 CTRL + G ALT + = CTRL + SETA PARA A DIREITA ALT + SETA PARA BAIXO Criar um novo compromisso (quando estiver em Calendário). Criar um novo compromisso (em qualquer modo de exibição do Outlook). Criar nova solicitação de reunião. Encaminhar compromisso ou reunião. Mostrar 10 dias no calendário. Mostrar 1 dia no calendário. Mostrar 2 dias no calendário Mostrar 3 dias no calendário Mostrar 4 dias no calendário Mostrar 5 dias no calendário. Mostrar 6 dias no calendário Mostrar 7 dias no calendário Mostrar 8 dias no calendário Mostrar 9 dias no calendário Ir para uma data. Alternar para o modo de exibição Mês. Ir para o próximo dia. Ir para a próxima semana.

9 ALT + PAGE DOWN CTRL + SETA PARA A ESQUERDA ALT + SETA PARA CIMA ALT + PAGE UP ALT + HOME ALT + END ALT + SINAL DE MENOS CTRL + ALT + 2 CTRL + VÍRGULA CTRL + PONTO FINAL CTRL + G Ir para o próximo mês. Ir para o dia anterior. Ir para a semana anterior. Ir para o mês anterior. Ir para o final da semana. Ir para o início da semana. Alternar para o modo de exibição Semana Completa. Alternar para o modo de exibição Semana de Trabalho. Ir para o compromisso anterior. Ir para o próximo compromisso. Configurar a recorrência de um compromisso ou tarefa. Observação: As linhas destacadas em amarelo indicam as Teclas de Atalho mais usadas no dia-a-dia.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2010 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2010 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5

Cisco Unified Attendant Console Compact Edition v8.6.5 Este guia descreve resumidamente os atalhos de teclado, controles de interface e símbolos de status do telefone do Cisco Unified Attendant Console Compact Edition. Os principais elementos da interface

Leia mais

Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4309 - Outlook 2010 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Outlook 2010 1.1. Novidades do Outlook 2010...21 1.2. Abrir o Programa...22 1.3. A Janela do Outlook 2010...23

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas JAWS 14 Guia Rápido de Combinações de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2016 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK 2016 O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2016 oferece excelentes ferramentas

Leia mais

Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote?

Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote? 1 Olá! Parabéns por baixar este material. Sabia que as teclas de atalho podem aumentar a velocidade das operações que você realiza no Evernote? Por exemplo, no ambiente OSX (Mac) a qualquer momento (independente

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2013 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2013 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Windows 7 Atalhos de Teclado para Facilidade de Acesso SHIFT direita por oito segundos Ativar e desativar as Teclas de Filtro ALT

Leia mais

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010

TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 TECLAS DE ATALHO POWER POINT 2010 Ctrl + Shift + F - Abre configurações de fonte para um texto que estiver selecionado. Shift + F6 - Mostra um painel lateral com os slides ou tópicos Ctrl + Shift + > -

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL

220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL 220 ATALHOS DE TECLADO DO EXCEL para aumentar sua produtividade Torne-se um expert no Excel! Desenvolvido por Marcos Rieper, fundador do Guia do Excel ÍNDICE ARQUIVO FAIXA DE OPÇÕES ARRASTAR E SOLTAR ATIVAR

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Início / Utilização do Photoshop Lightroom 4. Atalhos do teclado

Início / Utilização do Photoshop Lightroom 4. Atalhos do teclado Início / Utilização do Photoshop Lightroom 4 Atalhos do teclado Os atalhos funcionam em todos os módulos de teclados americanos de tamanho normal, a menos que indicado de outra forma. A funcionalidade

Leia mais

Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS

Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS Freedom Scientific PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31 st Court North St. Petersburg, Florida 337161805 USA http: //www.freedomscientific.com O conteúdo

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Atalhos de Teclado do Internet Explorer 8 Exibindo e explorando páginas da Web Exibir a Ajuda Para Alternar entre os modos de exibição tela inteira e

Leia mais

Guia de teclas de atalho para Adobe Lightroom

Guia de teclas de atalho para Adobe Lightroom Guia de teclas de atalho para Adobe Lightroom versão de referência: 2015.9 Para impressão colorida em folha A4 Legendas: Atalhos básicos: você deve saber Atalhos intermediários: é bom saber Atalhos avançados:

Leia mais

Outlook 2007 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Outlook 2007 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). 3775 - Outlook 2007 Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Iniciando o Outlook 2007...22 1.2. A Interface do Outlook 2007...22 1.3. Adicionar uma Conta de Email...24

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso

Tela do MS Word 2010 Barra de Título Régua Horizontal Menu Arquivo Grupo Janela de Documento Guia Barra de Ponto de Ferramentas Inserção de Acesso 1 Tela do MS Word 2010 Título Menu Arquivo Ferramentas de Acesso Rápido Guia Grupo Régua Horizontal Janela de Documento Ponto de Inserção Régua Vertical Rolagem Vertical Zoom Status Botões de Visualização

Leia mais

Plano de Aula - Outlook cód Horas/Aula

Plano de Aula - Outlook cód Horas/Aula Plano de Aula - Outlook 2007 - cód. 3775-16 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 -Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 -Introdução Capítulo 2 - Emails Aula 3 Continuação do Capítulo 2 - Emails 1. Introdução...19

Leia mais

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD

INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD INFORMÁTICA QUESTÕES DO WORD Prof. Filipe Melo 13) A barra de ferramentas de acesso rápido do Word 2007 pode ser personalizada. Considere a figura abaixo e indique a ordem (da esquerda para a direita)

Leia mais

Quando o utilizador chega de manhã ao trabalho normalmente qual o primeiro programa que abre?

Quando o utilizador chega de manhã ao trabalho normalmente qual o primeiro programa que abre? Como administrar o seu tempo no Microsoft Outlook? Primeiro, devemos retratar a realidade dentro das empresas: o mau uso do Microsoft Outlook dentro das organizações, ou seja, não adianta trabalhar todo

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Teclas de Atalho - Microsoft Power Point

Teclas de Atalho - Microsoft Power Point Janela Ajuda Atalho Função F1 ALT+F4 ALT+ ALT+HOME SHIFT+, SHIFT+ SHIFT+ ALT+SETA PARA A ou BACKSPACE ALT+SETA PARA A, SETA PARA BAIXO PAGE UP, PAGE DOWN ESC F5 CTRL+P Abrir a janela Ajuda. Fechar a janela

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Atalhos de teclado do Excel 2010

Atalhos de teclado do Excel 2010 Excel2010EssencialAtalhosDedoRevisado.docx 1 Atalhos de teclado do Excel 2010 Movimentação pela planilha s de navegação (,,, ) Ctrl + s de navegação (,,, ). s de navegação (,,, ) (ScrollLock) Home Home

Leia mais

JAWS 18. Guia de Teclas de Atalho

JAWS 18. Guia de Teclas de Atalho JAWS 18 Guia de Teclas de Atalho 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino Arantes, 345

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Excel e Libre Office Calc. Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT EXCEL 2010 E LIBREOFFICE CALC 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO

17/04/ :30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 17/04/2012 AO VIVO CONCURSO: PROMINP CARGO: NÍVEL MÉDIO Para responder às questões de nos 41 a 47, considere as configurações padrões do sistema operacional Windows XP em português.

Leia mais

Teclas de atalho - combinação com CTRL Tecla Descrição CTRL+PgUp Alterna entre guias da planilha, da esquerda para a direita. CTRL+PgDn Alterna entre guias da planilha, da direita para a esquerda. CTRL+SHIFT+(

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras

O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras 1 O teclado Expandido é hoje o teclado mais simples, pois cada vez mais, novas funcionalidades são adicionadas aos teclados tornando-os verdadeiras estações de acesso ao computador. O teclado Expandido

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita.

São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer uma planilha bem feita. Se você já usou ou usa o Excel, sabe que ele tem uma infinidade de funcionalidades. São tantas funções e possibilidades que é bem provável que você esteja perdendo mais tempo do que gostaria para fazer

Leia mais

JAWS 17. Combinações de Teclas

JAWS 17. Combinações de Teclas JAWS 17 Combinações de Teclas PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino Arantes, 345 - Vila

Leia mais

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR)

BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU EXIBIR) INFORMÁTICA - Profª Lilian Pimenta - WORD 2003 CORREIOS 1 MICROSOFT WORD 2003 AS BARRAS DO WORD 2003 TÍTULO MENUS FERRAMENTAS PADRÃO FERRAMENTAS FORMATAÇÃO RÉGUA HORIZONTAL BOTÕES MODOS DE EXIBIÇÃO (MENU

Leia mais

TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE

TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE TRABALHANDO COM PLANILHAS NO EXCEL ONLINE Trabalhando com Planilha no Excel Online Os atalhos de teclado descritos neste tópico da Ajuda se referem ao layout de teclado americano. Em outros layouts, as

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Informática. Outlook Express. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Outlook Express. Professor Márcio Hunecke. Informática Outlook Express Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática OUTLOOK EXPRESS O Outlook Express é a ferramenta de e-mail que vem junto com o Windows XP e não pode ser

Leia mais

Prof. Fabrício M. Melo

Prof. Fabrício M. Melo Tecla CTRL+SHIFT+( CTRL+SHIFT+) CTRL+SHIFT+& CTRL+SHIFT_ CTRL+SHIFT+~ CTRL+SHIFT+$ CTRL+SHIFT+% CTRL+SHIFT+^ CTRL+SHIFT+# CTRL+SHIFT+@ CTRL+SHIFT+! CTRL+SHIFT+* CTRL+SHIFT+: CTRL+SHIFT+" CTRL+SHIFT+Mais

Leia mais

Atalhos do Excel 2007

Atalhos do Excel 2007 Atalhos do Excel 2007 CTRL+X Recorta as células selecionadas. CTRL+Y Repete o último comando ou ação, se possível. CTRL+Z Usa o comando Desfazer para reverter o último comando ou excluir a última entrada

Leia mais

Teclas de Atalho do Excel para MAC

Teclas de Atalho do Excel para MAC Teclas de Atalho do Excel para MAC 1. Teclas de Função F1 Desfazer F2 Cortar o texto da célula ativa Shift+F2 Editar um comentário de célula F3 Copie o texto da célula ativa Shift+F3 Abrir o Construtor

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Webmail Roundcube Tutorial -

Webmail Roundcube Tutorial - Webmail Roundcube Tutorial - www.mail.ufu.br O Webmail RoundCube é uma ferramenta Web que possibilita ao usuário o acesso ao seu correio eletrônico institucional. Ele possui uma boa aparência, é direto,

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO

APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO APOSTILA DE INFORMÁTICA WORD PAD E TECLADO Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração das monitoras: Cindy Berti e Laysla Araujo Giovanini SUMÁRIO 1. EDITOR DE TEXTO... 3 1.1. WORDPAD...

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Coleção de atalhos de teclados para Mac

Coleção de atalhos de teclados para Mac Coleção de atalhos de teclados para Mac apple A itecpro selecionou um guia com todos os possíveis atalhos de teclado para facilitar seu cotidiano com o seu Mac. Como sempre, trazemos a nossos clientes

Leia mais

Documentação do produto SAP Business ByDesign Maio de Guia de introdução

Documentação do produto SAP Business ByDesign Maio de Guia de introdução Documentação do produto Guia de introdução PUBLIC Índice 1 Guia de introdução.... 5 2 Guia de introdução ao SAP Business ByDesign... 6 2.1 Introdução ao SAP Business ByDesign... 6 2.2 Guia rápido de Trabalho

Leia mais

JAWS para Windows. Guia de Combinação de Teclas

JAWS para Windows. Guia de Combinação de Teclas JAWS para Windows Guia de Combinação de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento.

Bem-vindo ao Word. Para praticar o uso dos recursos do Word, procure o texto Experimente em vermelho ao longo do documento. Bem-vindo ao Word Instruções que você pode editar, compartilhar e imprimir Ao contrário dos antigos guias de usuários, este documento é seu para adaptar exatamente às suas necessidades. Durante a leitura,

Leia mais

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Apresentações Google. Professor Márcio Hunecke. Informática Apresentações Google Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática APRESENTAÇÕES GOOGLE O Google Apresentações é um editor de apresentações que faz parte do Google Docs,

Leia mais

PROVA DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE MICROINFORMÁTICA 16 PROVA DE MICROINFORMÁTICA PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 41 A 60, CONSIDERE A CONFI- GURAÇÃO PADRÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DOS APLICATIVOS WINDOWS EXPLORER, INTERNET EXPLORER,

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA

LÉO MATOS INFORMÁTICA LÉO MATOS INFORMÁTICA 1. (VUNESP TJSP) Ao encaminhar uma mensagem com arquivos anexados a partir do Microsoft Outlook, na sua configuração padrão, com o botão a) os anexos não serão mantidos na nova mensagem

Leia mais

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo:

INFORMÁTICA. 02. O ícone abaixo, encontrado no Windows Explorer informa que o dispositivo: INFORMÁTICA 01. Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando somente o botão direito do mouse, dentro de uma mesma unidade de disco no Windows Explorer: a) O arquivo é copiado para a pasta

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail

Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail Mudança do Microsoft Outlook 2016 para o Gmail Centro de aprendizagem gsuite.google.com/learning-center Parabéns pela sua nova conta do Gmail Agora que você mudou do Microsoft Outlook para o G Suite, aprenda

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão GERAÇÃO E ENVIO DA ESTATÍSTICA 2012 À IELB. Acesse o menu Movimento / Estatísticas, ou tecle Ctrl+F8 na tela principal do SIPAR, ou ainda, clique no ícone da estatística na barra de ferramentas, como destacado

Leia mais

Melhorias no JAWS (dezembro de 2018)

Melhorias no JAWS (dezembro de 2018) Melhorias no JAWS 2019.1812.49 (dezembro de 2018) A seguir, uma lista de melhorias feitas entre a versão inicial do JAWS 2019 e a atualização de dezembro de 2018. Para baixar a versão mais recente, visite

Leia mais

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Mozilla Thunderbird. Professor Márcio Hunecke. Informática Mozilla Thunderbird Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MOZILLA THUNDERBIRD O Mozilla Thunderbird é a ferramenta de correio eletrônico gratuita, baseado em software

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

OmniPC 4.2 Guia do usuário

OmniPC 4.2 Guia do usuário OmniPC 4.2 Guia do usuário Utilização prevista O OmniPC é um software destinado aos produtos OmniScan usados em ensaios não destrutivos de materiais comerciais e industriais. Não use o OmniPC para fins

Leia mais

Freedom Scientific. Tecassistiva PUBLICADO POR st Court North St. Petersburg, Florida EUA E POR

Freedom Scientific. Tecassistiva PUBLICADO POR st Court North St. Petersburg, Florida EUA E POR JAWS 2019 s PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino Arantes, 345 Vila Clementino São Paulo

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar.

5.0 GUIA PRÁTICO. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga. Início. Visão geral. Voltar. GUIA PRÁTICO 1 Colocar ou retirar a tampa traseira. Flash Câmera frontal 2 Carregar a bateria. 5.0 Diminuir/ Aumentar volume Tecla Liga/ Desliga SIM2 Voltar Início Visão geral 3 Inserir ou retirar o SIM.

Leia mais

MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES

MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES MECDAISY PARA LEITURA DE LIVROS DIGITAIS BENTO GONÇALVES Setembro de 2015 Sumário Apresentação do Mecdaisy... 4 O que é?... 4 Objetivos... 4 Links Úteis... 5 Navegação pelos Livros... 6 Instruções Iniciais...

Leia mais

Prof. Claudio Benossi

Prof. Claudio Benossi Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 Índice 01 Conhecendo a interface do Power Point 2016... 2 Iniciando um documento em branco... 4 Painel de Slide no Power Point 2016... 7 Abrindo Apresentação no

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 06 MS WINDOWS XP MS WORD O que é? Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware. MS Windows XP O Microsoft Windows XP é uma família de sistemas

Leia mais

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER

ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER ATALHOS DE TECLADO DO INTERNET EXPLORER Exibindo e explorando páginas da Web A tabela a seguir descreve os atalhos usados para exibir e explorar páginas da Web. Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Migrando para o PowerPoint 2010

Migrando para o PowerPoint 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft PowerPoint 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da

Leia mais

Migrando para o OneNote 2010

Migrando para o OneNote 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft OneNote 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress:

Informática. 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Informática 01- A figura abaixo mostra um slide de uma apresentação, em janela do BrOffice.org Impress: Com relação a essa figura e aos recursos do BrOffice.org Impress, está INCORRETO afirmar que: (A)

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado

CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado Teclas de Atalho Windows Área de Trabalho CTRL+A - Selecionar tudo CTRL+ESC - Exibir o menu Iniciar CTRL ao arrastar um item - Copiar um item selecionado CTRL+SHIFT ao arrastar um item - Criar um atalho

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

Configuração De Browser

Configuração De Browser Configuração De Browser WatchDOC Sistema de Digitalização WatchDoc Informações Iniciais O Site Sugerimos acessar o site através do seu próprio computador, e confirmar se o login de rede possui permissão

Leia mais