ENSINO RELIGIOSO E A REALIDADE BRASILEIRA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENSINO RELIGIOSO E A REALIDADE BRASILEIRA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE."

Transcrição

1 ENSINO RELIGIOSO E A REALIDADE BRASILEIRA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE. DANISE CRISTIANE RIOS PUC PR daniserios@yahoo.com.br RESUMO: A discussão sobre o ensino religioso e a formação do professor desta área de ensino, faz-se necessária diante desta sociedade do século XXI, onde vivemos a era do descartável, do virtual. Desta forma o homem se distancia cada vez mais dos valores e das tradições culturais e religiosas. Uma visão rápida sobre o histórico do ensino religioso no Brasil ajuda a compreender melhor esta disciplina. No tempo da colonização do Brasil, o ensino desta disciplina ainda era puramente confessional católica com o avanço das leis e constituições o ensino religioso também teve seus progressos. Com o passar do tempo a nova concepção de ensino religioso começa a tratar mais da diversidade cultural e religiosa, de acordo com nossa realidade brasileira e tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso. Percebemos, por meio de estudo da história do Brasil, que o ensino religioso sempre esteve presente na educação brasileira. Por isso de nada adianta termos respaldo desta disciplina na lei se a sociedade não ter consciência da sua importância dentro da educação, para a formação integral do cidadão. Com a crescente Mobilização Nacional Pró- ensino religioso a Constituição Federal de 1988 define no art. 210, parágrafo 1º: O ensino religioso de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Garantindo um ensino religioso mais plural e aberto a renovação do próprio conceito da disciplina, da sua prática pedagógica, dos seus conteúdos e da metodologia mais adequada em cada realidade presente nas diversas culturas de nosso país. Para trabalhar o ensino religioso na perspectiva da releitura do fenômeno religioso, os PCNER propõem um novo tratamento didático e estabelecem alguns princípios estruturais: a) Baseando-se no pressuposto de que o ensino religioso é um conhecimento humano e, enquanto tal deve estar disponível à socialização. b) É parte integrante da formação básica do cidadão, ou seja, esta disciplina alicerça-se nos princípios da cidadania, do entendimento do outro, da formação integral do educando. c) Trata-se do conhecimento religioso. d) Através dos conteúdos que subsidiam o entendimento do fenômeno religioso a partir da cultura, tradições religiosas, proporcionam o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso. A metodologia do ensino religioso hoje tem de ser da pesquisa, da observação, da reflexão e da construção de um ser coletivo, numa sociedade participativa e solidária. Para isso, a formação docente deve estar preparada para assumir esta responsabilidade. Palavras- chaves: Ensino Religioso, diversidade cultural e educação brasileira.

2 3456 Introdução A educação nesta sociedade do século XXI continua, a enfrentar desafios e crises, como em outros tempos. É evidente o sofrimento da humanidade diante das tecnologias que em alguns momentos torna-se paradoxo, ao mesmo tempo, que trazem benefícios também acarretam desigualdades sociais, pois sabemos que não são todos que se beneficiam com os avanços das tecnologias e pesquisas. A educação nesta realidade social também está fragilizada, a escola como espaço de sistematização do conhecimento vai perdendo suas características essenciais, de ensino e aprendizagem; o professor se depara cada vez mais com a violência e a falta de comprometimento dos pais com relação aos filhos. Desse modo a escola perde sua principal característica, passando a tomar as dores da sociedade e a adquirir novas responsabilidades que não são da educação. Deste modo, o ensino religioso como parte da educação e área de conhecimento, também enfrenta muitos desafios. A discussão sobre a identidade do ensino religioso e a formação do professor desta área de ensino, faz-se necessária diante desta sociedade do século XXI, onde vivemos a era do descartável, do virtual, desta forma o homem se distancia cada vez mais dos valores e das tradições culturais e religiosas. Acredita-se que o ensino religioso como parte da educação quer contribuir para o processo de transformação e humanização da sociedade como afirma Junqueira: O processo de humanização, que se realiza em base ao conhecimento, à linguagem e à ação, produz um conhecimento que se situa, nas condições materiais de produção de vida, nos valores e no sentido que se atribui à existência. (JUNQUEIRA, 2002:106). O Ensino Religioso e a Educação Brasileira Sabemos que o Ensino Religioso já foi alvo de muitos e infindáveis debates em nosso país. Mas principalmente nos últimos anos tem ganhado um lugar especial nas discussões sobre o tema educação, assim como as teorias, propostas e leis, a disciplina de Ensino Religioso também precisa ser sempre revista e analisada, pois ela na verdade tem objetivo de ajudar o educando no seu processo educativo. A pluralidade religiosa conhecida é uma chama acesa no coração de todo homem, o que é razão suficiente para que haja espaço e tempo para a crença, a vida, a fé e a morte na vida das pessoas, a religiosidade alimenta esses mistérios, tornando a crença um processo espiritual de cultura religiosa. Mas o que entendemos por cultura religiosa?

3 3457 Podemos conceituar cultura dentro da disciplina de filosofia e chegarmos à conclusão que ela é tudo o que envolve a vida de um povo: valores, crenças, artes e outros aspectos. A partir da antropologia, segundo Kluckhohn: Cada sociedade diferente comunica à nova geração, muito cedo na vida, um quadro padrão de fins apreciados e meios sancionados, de comportamento apropriado para homens e mulheres, jovens e velhos, sacerdotes e fazendeiros. (KLUCKHOHN, 1963:193) Uma geração transmite a outra suas crenças, valores, organização social e as descendências entram nesse sistema adaptativo. Assim o homem mantém uma relação de constante adaptação com o meio em que está para sobreviver. Nosso país possui uma característica de pluriculturalidade, pois convivemos com uma diversidade cultural e religiosa muito rica. Somos um povo de muitas culturas e de tradições religiosas diversas. Cada pessoa tem raízes diferentes, e como religião é vista a partir da cultura cada um segue seu caminho ao Transcendente. Dentro dessa diversidade religiosa, o mundo da educação, mais especificamente as escolas, tem ou pelo menos deveriam oferecer aos alunos o conhecimento dos diversos caminhos que ligam à pessoa ao Transcendente. Deste modo, a função do Ensino Religioso nas escolas deve ser a de corresponder às exigências da educação do século XXI, na parte que lhe cabe, o conhecimento religioso dentro, desta diversidade cultural e religiosa. Uma visão sobre o histórico do Ensino Religioso no Brasil ajuda a compreender melhor a importância desta disciplina. No período colonial e imperial do Brasil, a integração escola-igreja era o centro do conhecimento religioso, voltado especialmente para o confessional, ou seja, o catolicismo. Uma educação implantada e ministrada pelos Jesuítas, que eram controlados pela Coroa. Neste período o ensino religioso, ou como era chamado na época, ensino da religião, foi programado dentro da visão européia. Este regime ficou conhecido como padroado¹ que propunha a evangelização dos que não eram cristãos. Esta forma de ensino da religião era catequética e tinha o objetivo de transmitir uma cultura essencialmente católica assim como se vivia na Europa. Mas não podemos olhar para este período somente como negativo, por ter sido, até certo ponto, imposto uma religião, pois como afirma Moura:

4 3458 Foi para assegurar a eficácia de seu trabalho missionário que os jesuítas entraram pela via da educação, por meio de escolas, instruindo crianças para preparar os homens do futuro. (MOURA, 2000: 25). Se olharmos para o lado positivo desta evangelização, sabemos que a intenção foi, possivelmente, a de educar e instruir para melhor viver, dentro da visão européia. Outro período importante foi o chamado período pombalino. Quando o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas, colocando um fim em todo o sistema educacional introduzido por eles. O Marquês de Pombal tornou-se um ministro importante e conseguiu que seus pedidos fossem atendidos pelo Rei. Como afirma Maxwel: Pombal quis civilizar a nação e ao mesmo tempo escraviza-la. Quis defender à luz das ciências filosóficas e ao mesmo tempo elevar o poder real do despotismo. (MAXWEL, 1996, p. 2) Com a expulsão dos jesuítas, não houve uma continuação deste sistema de ensino iniciado por eles, mas este foi suprimido por outro regime, como afirma Fernando de Azevedo: Suprimida, pois, a Companhia e afastada do ensino, no Reino e em seus domínios, O estado, que não intervinha na gestão das escolas elementares e seculares, tomou a seu cargo, por iniciativa de Pombal, a função educativa, que passava a exercer em colaboração com a Igreja, aventurado-se a um largo plano de oficialização do ensino. (AZEVEDO, 1996: 550). Mesmo com este novo regime, sem os jesuítas, a Igreja colaborou de forma generosa, pois a educação continuava ser quase que exclusivamente em escolas confessionais, com o trabalho de outras congregações religiosas que vieram para a Colônia. Com a instalação da corte portuguesa e do Governo português no Brasil, este deixa de ser Colônia e a expansão de escolas públicas não deixa de crescer, gerando uma desorganização no sistema de ensino, pois na teoria o Brasil está à beira de ser independente e tornar-se uma República, mas na prática ainda vive no sistema colonial. Com a proclamação da República, o processo de secularização, foi assumido por este novo regime, que no campo da educação foi responsável pela defesa da escola laica, gratuita, pública e obrigatória, deixando assim de ser a religião católica, um seguimento obrigatório. Rui Barbosa, um jurista desta época, propõe que o país seguisse a Constituição Norte americana de livre opção religiosa. Neste período iniciam os conflitos entre o Estado e a Igreja, sendo que o artigo 72, parágrafo 6º da Constituição promulgada em 24 de fevereiro de 1891, estabelecia: Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos.(constituição DE 1891) Privando assim os alunos de qualquer tipo de

5 3459 ensino religioso, alegando que não cabe ao Estado o conhecimento religioso, mas a cada templo, ensinar a religião. Percebe-se então uma mudança a partir da República, mas não termina por aí, com a separação entre Igreja e Estado, constrói-se uma sociedade sem base religiosa específica, como nos tempos do Brasil Colônia, constituindo assim uma sociedade com princípios filosóficos e políticos laicos. Desta forma o Brasil começa a abrir-se a novas expressões religiosas, mudando o cenário aos poucos e muito lentamente, tirando a predominância do catolicismo, porque isso não ocorreu de um momento a outro, mas foi um processo lento. Com o passar dos anos, o ensino religioso tornou-se obrigatório para a escola, sendo que para o aluno era um direito de opção de matrícula, como está escrito no projeto de Constituição de 1967 artigo 168 3º: IV - O ensino religioso de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio. (CONSTITUIÇÃO DE 1967). Apesar de, na teoria ter sido resolvido a questão do ensino religioso, na prática os problemas aumentaram, pois ainda havia discriminação quanto a outras religiões, o aspecto pedagógico do ensino religioso continua confuso e não se tem clareza dos seus objetivos. Desde este momento iniciou-se uma busca constante por uma identidade do ensino religioso nas escolas, para que houvesse uma renovação da prática pedagógica quanto aos conteúdos curriculares. A partir deste período a discussão sobre a matrícula facultativa foi uma constante, assim chegamos às Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN nº 9.394/96, que oferecia um Ensino Religioso confessional sem obrigação para o Estado, o que causou muita discussão. Em julho de 1997 o Presidente da República decreta e sanciona a Lei anterior que passa a ter a seguinte redação ficando assim: O Ensino Religioso de matrícula facultativa é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural e religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº 9.475/97) Nesse contexto o Ensino Religioso começa a ser entendido como área de conhecimento e tem como objeto de estudo o fenômeno religioso e o entendimento desse fenômeno o educando constata a partir do convívio social e dentro da realidade confessional de cada um. Portanto entende-se que a escola é o espaço de construção e socialização deste conhecimento produzido e acumulado, assim o Ensino Religioso por ser parte integrante do conhecimento humano deve também continuar a estar

6 3460 disponível a todos os que a ele queiram ter acesso, não só no Ensino Fundamental, mas também no Ensino Médio. Desta forma o ensino religioso, indiscutivelmente, é parte integrante da educação de nosso país, pois está também presente em nossa atual Constituição Federal, que assim rege: Art Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. 1º. O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988) Apesar dessa disciplina ser reconhecida como área de conhecimento continua sendo tema de muitos debates e discussões, com o objetivo de evoluir para novas perspectivas e colaborar com a formação do cidadão brasileiro em todas as suas dimensões. Dentro dessa nova concepção, o ensino religioso trata da diversidade cultural e religiosa, tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso. Porém como nos aponta uma pesquisa realizada em 2004 com diversas escolas de nosso país, ainda estão vigentes alguns modelos de ensino religioso. A saber: - Confessional: de acordo com a opção religiosa do aluno ou responsável; - Inter- confessional: considera o que é comum às diferentes Igrejas ou confissões, respeitando cada uma delas; - Supra- confessional: fundamenta-se em princípios de cidadania, ética e valores; - Disciplina curricular: o ensino religioso é pensado como área de conhecimento e tem como objeto de estudo o fenômeno religioso. (REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC 2005: 76-89). O ensino religioso como disciplina, por meio do fazer pedagógico e de uma formação sólida e específica deste professor atuante, favorece o processo de construção de um novo cidadão, atuando na transformação da sociedade, juntamente com as demais disciplinas.

7 3461 O Ensino Religioso e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Percebemos anteriormente que o ensino religioso esteve presente ao longo da história da educação brasileira. E ainda hoje, de forma diferente, acompanha a educação de nosso país. O caminho até agora percorrido pelo ensino religioso, faz parte de uma busca da sua identidade como área de conhecimento, já houve progressos, porém ainda falta muito por se refletir. A sociedade atual avança de forma rápida e a educação sem dúvida precisa acompanhar esta evolução, bem como qualquer disciplina. Hoje o ensino religioso tem o objetivo de ajudar na formação de um sujeito autêntico, que tem atitudes diversas, diante de um pluralismo religioso e cultural, onde possa expressar suas idéias de forma significativa, proporcionando ao estudante uma formação integral, ou seja, abrindo espaço para discussões também da dimensão religiosa. Pois de nada adianta o ensino religioso estar presente na Constituição e a sociedade não ter consciência da sua importância dentro da educação integral do cidadão brasileiro. Iniciando o percurso das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, comecemos pela Lei nº 4.024, publicada em 1961, essa lei permitiu descentralizar a educação do regime Federal para o Estadual, facilitando a recriação dos Conselhos de Educação. Aqui gerou uma discussão entre escola pública e particular. Foram feitos documentos ao longo dos anos, com a intenção de conciliar ambos os lados, não agradando também ambos os lados. Por isso esta é uma discussão que permanece ainda atualmente. Uma das características desta Lei é a sua neutralidade quanto ao ensino religioso dentro das escolas, apesar das discussões entre a Igreja Católica e um grupo que defendia a escola pública laica. Esta Lei nº 4.024/61 em seu Artigo 97 está escrito a respeito do Ensino Religioso, o seguinte: O Ensino Religioso constitui disciplina dos horários normais das escolas oficiais, é de matrícula facultativa e será ministrado sem ônus para os cofres públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno, manifestada por ele, se for capaz, ou pelo representante legal ou responsável. 1º Parágrafo A formação de classe para o Ensino religioso independe do números de alunos. 2º Parágrafo O registro de professores de Ensino Religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva. (LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº 4.024/61) Este enunciado, porém, começou a causar problemas, tanto pedagógicos como administrativos:

8 3462 a) A formação de classe por credo, corre o risco de deixar de lado alguns aspectos da igualdade, na diversidade, na pluralidade das crenças e dos costumes nas escolas oficiais, onde todos devem ter iguais direitos e oportunidades. b) O registro dos professores de ensino religioso será realizado perante a autoridade religiosa respectiva. Novamente a escola, como mediadora de tal ensino, não dispõe de respaldo financeiro para o seu desempenho pedagógico. c) Com a afirmação: será ministrado sem ônus para os cofres públicos, o próprio Estado recusa as condições materiais necessárias à sua inclusão como elemento normal do currículo; em conseqüência, o desempenho pedagógico da escola tende a ser falho em vários aspectos. (FIGUEIREDO, 1996:61ss). Esta lei assegura o ensino religioso nas escolas, mas não garante sua qualidade como as demais disciplinas, ela está presente no ambiente escolar, mas ainda não é reconhecida como disciplina pelos problemas pedagógicos e administrativos acima mencionados. Durante o período da ditadura militar ( ), a sociedade brasileira viveu um período de medo, terror e inseguranças, afetando todos os aspectos da sociedade, como a educação e a cultura, a economia e a política em geral. E para que a LDB de 61 fosse colocada em prática, segundo os interesses políticos desta época, foram realizadas diversas alterações. Aqui começa o debate entre duas forças sociais: a sociedade civil e os militares e tecnocratas. Lembrando que períodos antes desse, também havia duas correntes: Igreja e Estado, parece que o problema só muda de nome e continua. A primeira defendendo a Lei nº 4.024/61 e a segunda a nova Lei 5.692/71. Percebe-se que ambas as leis são muito semelhantes, porém, o caráter liberalista da anterior cede lugar a uma tendência mais tecnicista. Na segunda Lei acontece uma reforma na estrutura do sistema escolar, que passa a ser divido em dois grupos (graus), onde o 1º grau ficou com os oito primeiros anos escolares, sendo que os quatro primeiros seriam ministrados por meio de atividades e os próximos quatro anos por matérias agrupadas por área: Comunicação e Expressão, estudos sociais e ciências. O chamado 2º grau caracteriza-se por ser profissionalizante. Para este último, foram incluídas as seguintes matérias como obrigatórias: Educação Física, Educação Moral e Cívica, Educação Artística, Programa de Saúde e Ensino Religioso. Sendo que a última disciplina seria obrigatório para a escola oferecer aos alunos e para estes era optativa. Desta forma o Ensino Religioso foi regulamentado na Lei 5.692/771 no Artigo 7º, da seguinte forma: Será obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos estabelecidos de 1º e 2º graus.

9 3463 Parágrafo Único: O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplinas dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de 1º e 2º graus. (LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº 5.692/771) Com esta nova Lei nº 5.692/71, o Ensino Religioso passa a fazer parte do sistema escolar, ou pelo menos isso fica mais claro, pois, mesmo que fazendo parte das disciplinas específicas de formação humana, o ensino religioso continua sendo contemplado na educação. A partir dos anos 80, continuam as buscas para uma melhor estruturação do ensino religioso, dentro das escolas, porque apesar dos progressos, a disciplina ainda está confusa, quanto a sua identidade, seus objetivos, como parte integrante do sistema escolar. É neste período em que a ditadura militar, presente em nosso país, começa a perder força e uma nova constituição está para entrar em vigor. Cresce também a Mobilização Nacional Pró- ensino religioso. Com o início de um novo sistema político, dá-se mais ênfase a liberdade, a redemocratização ganha novos ares na sociedade. Os grupos envolvidos diretamente com o ensino religioso foram: ASSINTEC Associação Interconfessional de Curitiba, no Paraná; CIER Conselho de Igrejas para a Educação Religiosa, em Santa Catarina; IRPAMAT Instituto Regional de Pastoral, no Mato Grosso; AEC Associação das Escolas Católicas e o GRERE Grupo de Reflexão sobre o Ensino Religioso. Com todas estas discussões e envolvimento social, fica garantido na Constituição de 1988, o ensino religioso na escola, para o ensino fundamental, com a seguinte formulação no Art. 210, parágrafo 1º: O ensino religioso de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Garantindo um ensino religioso mais pluralista e aberto a renovação do próprio conceito da disciplina, da sua prática pedagógica, dos seus conteúdos e da metodologia mais adequada em cada realidade presente nas diversas culturas de nosso país. Juntamente com o avanço da nova constituição temos também um novo projeto de regulamentação do capítulo da Educação, a elaboração de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Após muita discussão foi aprovada em 17 de novembro de 1996 e em 20 de dezembro do mesmo ano sancionada pelo presidente da república Fernando Henrique Cardoso, sob a lei nº 9.394/96 com a seguinte redação: O ensino religioso, de matrícula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, sendo oferecido, sem ônus para os cofres públicos, de acordo com as preferências manifestadas pelos alunos ou seus responsáveis, em caráter de:

10 3464 I Confessional, de acordo com a opção religiosa do aluno, ou de seu responsável ministrado por professores ou orientadores religiosos preparados e credenciados pelas respectivas igrejas ou entidades religiosas, ou II Interconfessional, resultante de acordo entre diversas entidades religiosas que se responsabilizarão pela elaboração do respectivo programa. (LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei nº9.394/96) Nesta nova redação, percebemos alguns aspectos novos e outros que já estavam presentes na formulação da Lei nº 4024/61, a saber: sem ônus para os cofres públicos, e o caráter Confessional e interconfessional, que são duas modalidades novas para o ensino religioso. Na prática não houve muita mudança, pois voltaram problemas já enfrentados anteriormente, a organização, sistematização e administração desta disciplina dentro das escolas. Inicia-se novamente a discussão sobre o ensino religioso e após alguns projetos de Lei serem discutidos, o então Deputado Padre Roque Zimmermann, elaborou, juntamente com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), CONIC ( Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, FONAPER (Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso) e o MEC; um Projeto de Lei nº 9.475/97, que altera o artigo 33 da LDB, aprovado em 22 de julho de 1997, com a seguinte formulação: Artigo 33- O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. Parágrafo 1º - Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão normas para a habilitação e admissão de professores. Parágrafo 2º - Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do Ensino religioso. LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - Lei n º 9.475/97) Após entrar em vigor este novo artigo da LDB, o grupo FONAPER começa a ganhar força e os debates prometem estarem perto da identidade do ensino religioso, que seja mais fundamentada e organizada como as demais disciplinas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) também marca uma grande conquista, onde diversas denominações religiosas, como educadores, desta área de conhecimento, constroem juntos o objeto de estudo desta disciplina: o Fenômeno Religioso e o conhecimento de suas manifestações nas diferentes tradições religiosas.

11 3465 Desta forma o ensino religioso começa a ganhar forma e vai se estruturando cada vez mais de forma a ter argumentos para que a escola abra sempre mais espaço para se construir o conhecimento também religioso. Os PCNER também vieram contribuir para a estruturação do ensino religioso, ficando organizado os conteúdos a partir de cinco invariantes: Culturas e tradições religiosas: Estudo do fenômeno religioso; Textos Sagrados: Textos que transmitem, conforme a fé dos seguidores, uma mensagem do Transcendente; Teologias: Conjunto de afirmações e conhecimento elaborados pela religião de um modo organizado ou sistematizado; Ritos: Série de práticas celebrativas das tradições religiosas formando um conjunto de rituais, símbolos e espiritualidades; Ethos: forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO) Percebemos que o ensino religioso cada vez mais torna-se uma área de conhecimento e uma disciplina como qualquer outra com respaldo legal. Os objetivos da disciplina também foram organizados, ficando mais claro a compreensão de onde se quer chegar com ela: Valorizar o pluralismo religioso e a diversidade religiosa e cultural presente na sociedade brasileira: Propiciar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas recebidas no contexto do educando; Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade para dar sua resposta devidamente informado; Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócio-culturais; Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé nas tradições religiosas; Refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano; Possibilitar esclarecimento sobre o direito, à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável. (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO) Nestes objetivos fica claro, a importância desta disciplina para que, no ambiente escolar, possa acontecer uma mudança de atitude e mentalidade frente aos desafios da modernidade, como as diferentes culturas religiosas, que cada vez mais tornam-se diversificadas. Como os conteúdos, os objetivos e o objeto de estudo do ensino religioso assumiram um caráter mais atual, a metodologia igualmente precisa essa perspectiva. Portanto problematizar o conhecimento,

12 3466 partindo de situações concretas é buscar razões para que se possa conhecer, tornando o aluno o próprio agente da sua aprendizagem. Para trabalhar o Ensino Religioso na perspectiva da releitura do fenômeno religioso, os PCNER propõem um novo tratamento didático, e estabelecem alguns princípios estruturais: 1. Baseando-se no pressuposto de que o Ensino Religioso é um conhecimento humano e, enquanto tal, deve estar disponível à socialização, os conteúdos do Ensino Religioso; (PCNER, 1998, 38). 2. É parte integrante da formação básica do cidadão, ou seja, esta disciplina alicerça-se nos princípios da cidadania, do entendimento do outro enquanto outro, da formação integral do educando; (PCNER, 1988, p.22). 3. Trata do conhecimento religioso; (PCNER,1998, p.19). 4. É disciplina dos horários normais, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa e vedadas quaisquer formas de proselitismo; (Artigo 33 da Lei n.º 9.394/96) (PCNER,1998). 5. Através de conteúdos que subsidiam o entendimento do fenômeno religioso a partir da relação: Cultura-Tradições Religiosas, proporcionam o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso; (PCNER,1998, p.32-38). 6. É conhecimento que constrói significados a partir das relações que o educando estabelece no entendimento do fenômeno religioso; (PCNER, 1998, p.39-40). 7. É uma disciplina com prática didática contextualizada e organizada; (PCNER,1998, p.41-42). 8. A avaliação é processual, permeia os objetivos, os conteúdos e a prática didática. (PCNER, 1998, p.41-43). A metodologia de Ensino Religioso hoje tem de ser a da pesquisa, da observação, da reflexão e da construção de um saber coletivo, numa sociedade participativa e solidária. Se a escola pretende formar o cidadão consciente, precisa ajudar os educandos na leitura da cultura de seu país, precisa ensiná-las a dar coerência ao mundo. Isto é responsabilidade de todos. Mas não se faz isso assim da noite para o dia e nem cada um na sua. Antes de tudo, é necessário articular as disciplinas, construir um ambiente escolar propício, no qual as partes estão incluídas num todo e o "saber" sirva para realizar ações de integração. Para que isso seja possível faz-se necessário uma formação docente também estruturada para responder aos desafios da disciplina, como afirma JUNQUEIRA: Os professores desta área devem estar plenamente inseridos no contexto das instituições escolares, sem que haja discriminação nem privilégios de qualquer natureza. Mas é preciso reconhecer que ao longo da história do ensino religioso, sempre houve a preocupação com a formação dos professores. Porém esta nem sempre foi algo tranqüilo, em conseqüência da dificuldade da identidade da disciplina. (JUNQUEIRA, 2002, P. 11).

13 3467 Nota 1 Consistia em recompensar o Estado Português pela conversão dos infiéis, com o Papa concedendo à Coroa o poder de controlar as igrejas nas terras conquistadas. Caberia ao rei construir os templos e de prendar os padres, bem como, nomear bispos. Neste regime, o clero fazia parte do funcionalismo Português, sendo pago Por ele. Desta forma, a Igreja sujeitava-se às orientações da coroa. Referências KLUCKHOHN, Clyde. Antropologia um espelho para o homem. Belo Horizonte: Itatiaia, ALVES, Luiz Alberto Souza; BORTOLETO, Edivaldo José. Ensino religioso - Culturas e tradições religiosas. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER). Caderno temático n.º 2. São Paulo: CARTILHA: Diversidade religiosa e direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa, 30ª Edição, Ed. Paz e Terra. Coleção Leitura, São Paulo: JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, KLUCKHOHN, Clyde. Antropologia um espelho para o homem. Belo Horizonte: Itatiaia, JUNQUEIRA, Sérgio Rogério A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Ed Vozes. Petrópolis, AZEVEDO, Fernando de. A Cultura brasileira, Rio de Janeiro, UFRJ/UNB, JUNQUEIRA, S.R.A.; MENEGHETTI, R. G. K.; WACHOWICZ, L. A. O Ensino Religioso e sua relação Pedagógica. Petrópolis, RJ, Vozes, MOURA, L.D. de. A Educação Católica no Brasil, São Paulo, Ed. Loyola, JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; ALVES, Luis A. Educação e Religião, Ed. Champagnat, Curitiba, 2002.

14 3468 FIGUEIREDO, Anísia de P. O Ensino Religioso no Brasil. Ed. Vozes, Rio de Janeiro, REVISTA DE EDUCAÇÃO AEC. Ensino Religioso Reconstruir para Transcender. Ano 34 julho/setembro nº 136, COSTA, Antonio C. G. da; CASCINO, Pasquale e SAVIANI, Dermeval. Educador: novo milênio, novo perfil? Ed. Paulus, São Paulo, MAXWEL, Kenneth. Marquês de Pombal, Paradoxo do Iluminismo. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1996.

ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL Legislação?!?!? Formação ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL Currículo Diversidade Cultural Docência Ensino Religioso????!!!! O que é Ensino Religioso? Para quem? O que queremos com o Ensino Religioso? O que justifica

Leia mais

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó)

ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO Prof. Dr. Elcio Cecchetti (FONAPER e Unochapecó) Constituição Federal de 1988 Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação

Leia mais

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti

CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Prof. Elcio Cecchetti CURRÍCULO DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Prof. Elcio Cecchetti elcio.educ@terra.com.br ENSINO RELIGIOSO? Como? Outra vez? O quê? Por quê? Para quê? O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DO PASSADO

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N o, DE O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2014 Altera o art. 33 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta Lei tem por

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO OBJETIVOS Possibilitar ao profissional de Ensino Religioso o referencial teórico-metodológico que oportunize a leitura

Leia mais

Conselho Estadual de Educação da Paraíba. Resolução n. 147 de 2008 DE 15 DE JULHO DE 2008

Conselho Estadual de Educação da Paraíba. Resolução n. 147 de 2008 DE 15 DE JULHO DE 2008 Conselho Estadual de Educação da Paraíba Resolução n. 147 de 2008 DE 15 DE JULHO DE 2008 Regulamenta a oferta da Educação Religiosa nas escolas públicas do ensino fundamental do estado da Paraíba e dá

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 2 ENSINO RELIGIOSO 12) Conforme o disposto no DECRETO

Leia mais

A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA

A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA A ESCOLA PÚBLICA E AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO RELIGIOSO PROMOVENDO A DIVERSIDADE COMO ATITUDE EMANCIPADORA Currículo e Educação Básica Apresentadora: Cristiane Méri

Leia mais

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS

O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA ORIENTAÇÕES LEGAIS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 210 DETERMINA O ENSINO RELIGIOSO, MESMO FACULTATIVO PARA O ALUNO, DEVE ESTAR PRESENTE COMO DISCIPLINA DOS HORÁRIOS NORMAIS DA

Leia mais

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA ENTENDER O QUE A LEI TROUXE DE NOVO NA ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA ENTENDER O QUE A LEI TROUXE DE NOVO NA ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA ENTENDER O QUE A LEI TROUXE DE NOVO NA ÁREA DO ENSINO RELIGIOSO De acordo com a nova redação do artigo 33 da LDB lei 9475, de 22 de julho de 1997, o Religioso insere-se em

Leia mais

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira São Leopoldo (RS), 2007

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira São Leopoldo (RS), 2007 Sérgio Rogério Azevedo Junqueira São Leopoldo (RS), 2007 LEGISLAÇÃO CONSTITUIÇÃO - 1988 Art. 05 VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONCEPÇÕES E MODELOS NA ESCOLA PÚBLICA

ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONCEPÇÕES E MODELOS NA ESCOLA PÚBLICA ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: CONCEPÇÕES E MODELOS NA ESCOLA PÚBLICA CASTRO, Raimundo Márcio Mota de UEG/FANAP/PUC-Goiás prof.marciocastro.posgrad@hotmail.com BALDINO, José Maria - PUC-Goiás- autor@meuemail.com.br

Leia mais

O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA:

O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA: O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA: Desafios e conquistas para formação docente AUTORES: Gracileide A. da Silva Maria Azimar F. Silva Maria José T. Holmes Um pouco da História do Ensino Religioso na Paraíba

Leia mais

Conselho Estadual de Educação de Rondônia Resolução n. 108 de 15 de dezembro de 2003

Conselho Estadual de Educação de Rondônia Resolução n. 108 de 15 de dezembro de 2003 Conselho Estadual de Educação de Rondônia Resolução n. 108 de 15 de dezembro de 2003 Estabelece normas para a definição dos conteúdos curriculares e para a habilitação e admissão de docentes da Educação,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ER: TEORIA E PRÁTICA NA SALA DE AULA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ER: TEORIA E PRÁTICA NA SALA DE AULA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ER: TEORIA E PRÁTICA NA SALA DE AULA Sidney Allessandro da Cunha Damasceno (UFPB) 1 Eunice Simões Lins Gomes (UFPB) 2 1. Introdução O Ensino Religioso (ER) no Brasil

Leia mais

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso

CURRÍCULO PAULISTA. Ensino Religioso CURRÍCULO PAULISTA Versão 1 Encontros Regionais 22 a 30 de outubro Ensino Religioso São Paulo Outubro de 2018 TEXTO INTRODUTÓRIO ENSINO RELIGIOSO O Ensino Religioso vem sendo fundamentado na Constituição

Leia mais

UM PANORAMA CRONOLÓGICO DA LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO:

UM PANORAMA CRONOLÓGICO DA LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO: UM PANORAMA CRONOLÓGICO DA LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO: ÂMBITO NACIONAL E DO ESTADO DE MINAS GERAIS DE 1891 A 2006 Formação: Pedagogia Ênf. em Ensino Religioso realmeida-pedagogia@hotmail.com Prof.

Leia mais

PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA LAICA

PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA LAICA PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO RELIGIOSO E A ESCOLA LAICA Juliana Rogel de Souza 1 Resumo: O ensino religioso, como área de conhecimento, legalmente instituído nas escolas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB

Leia mais

REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras

REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras REDAÇÃO Educação: a questão do Ensino Religioso nas Escolas brasileiras INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO RELIGIOSO

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO RELIGIOSO REFLEXÕES SOBRE O ENSINO RELIGIOSO Prof. Márcio Antônio Sousa da Silva(Org.) Brasília - DF Nos últimos anos, o ensino religioso no Brasil tem sido alvo de debate, não mais como nos períodos correspondentes

Leia mais

ARGUMENTOS ENCAMINHADOS À CREDEN E CEC DA CÂMARA FEDERAL

ARGUMENTOS ENCAMINHADOS À CREDEN E CEC DA CÂMARA FEDERAL ARGUMENTOS ENCAMINHADOS À CREDEN E CEC DA CÂMARA FEDERAL O texto do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé, relativo ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, é composto por

Leia mais

RESOLUÇÃO CEE 108/03 Conselho Estadual de Educação de Rondônia

RESOLUÇÃO CEE 108/03 Conselho Estadual de Educação de Rondônia RESOLUÇÃO CEE 108/03 Conselho Estadual de Educação de Rondônia Resolução n. 108 de 15 de dezembro de 2003 Estabelece normas para a definição dos conteúdos curriculares e para a habilitação e admissão de

Leia mais

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE

Base Nacional Comum. ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Base Nacional Comum ANDIFES Brasília, abril de 2016 José Fernandes de Lima Conselheiro do CNE Uma Agenda Educacional Para quem? Para que? O que deve ser ensinado? (BNCC) Como ensinar? A construção de uma

Leia mais

Ensino Religioso: construção de uma proposta

Ensino Religioso: construção de uma proposta ISSN 1984-3755 Licenciado sob uma Licença Creative Commons Ensino Religioso: construção de uma proposta PASSOS, J. D. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. (A) Robson

Leia mais

APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS

APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS XV JORNADA CIENTÍFICA DOS CAMPOS GERAIS Ponta Grossa, 25 a 27 de outubro de 2017 APRENDENDO A RESPEITAR AS DIFERENÇAS Neuza de Fátima Brandellero Paola Regina Emiliano Moraes Resumo: O presente trabalho

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 309, DE 2011 Apensados os PL s nº 8.099, de 2014; 943, de 2015; e 3.044, de 2015

PROJETO DE LEI N o 309, DE 2011 Apensados os PL s nº 8.099, de 2014; 943, de 2015; e 3.044, de 2015 COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 309, DE 2011 Apensados os PL s nº 8.099, de 2014; 943, de 2015; e 3.044, de 2015 Altera o art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental

REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES. ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕES ENSINO RELIGIOSO 1.º ao 9.º Ensino Fundamental REDATORES DE CURRÍCULO PARANÁ ENSINO RELIGIOSO Prof.ª Brígida K. Liechocki ASSINTEC Prof.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 5, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. O Presidente do Conselho Nacional

Leia mais

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e

a Resolução CONSEPE/UFPB 34/2004 que orienta a elaboração e reformulação dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da UFPB; e SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 38/2008 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Religiões, na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Pró-Reitoria de Graduação Divisão de Ensino PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1541 Estabelece a política para a formação de professores(as) da educação básica, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e dá

Leia mais

Anais do Congresso ANPTECRE, v. 05, 2015, p. GT0123. Anais do V Congresso da ANPTECRE Religião, Direitos Humanos e Laicidade ISSN:

Anais do Congresso ANPTECRE, v. 05, 2015, p. GT0123. Anais do V Congresso da ANPTECRE Religião, Direitos Humanos e Laicidade ISSN: Anais do V Congresso da ANPTECRE Religião, Direitos Humanos e Laicidade ISSN:2175-9685 Licenciado sob uma Licença Creative Commons CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA: DISCUSSÕES DO RETROCESSO EDUCACIONAL

Leia mais

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS

LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CURRÍCULO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO DE SURDOS Área Temática: Formação de Professores HOVERDIANO CÉSAR PEREIRA CAETANO (UFPB) hoverdiano@gmail.com LUCAS ROMÁRIO DA SILVA

Leia mais

A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Professor Sergio Roberto Monello

A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Professor Sergio Roberto Monello A QUESTÃO DO ENSINO RELIGIOSO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. Professor Sergio Roberto Monello 1 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 05/10/1988 Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção

Leia mais

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.   A Geografia Levada a Sério EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Estudo Errado Gabriel O Pensador - 1995 3 A educação é um elemento

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1º Semestre

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1º Semestre FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO - LICENCIATURA EM ENSINO RELIGIOSO MODALIDADE A DISTÂNCIA 1º Semestre Disciplina Carga Horária (hs) Período da Oferta Cosmovisão das Religiões e dos Movimentos

Leia mais

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS

CURRÍCULO ESCOLAR VMSIMULADOS CURRÍCULO ESCOLAR 01. Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar,

Leia mais

PROJETO. Identidade e a prática pedagógica do professor de Ensino Religioso

PROJETO. Identidade e a prática pedagógica do professor de Ensino Religioso PROJETO Identidade e a prática pedagógica do professor de Ensino Religioso A CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO LÉO MARCELO PLANTES MACHADO Orientador: DR. SÉRGIO ROGÉRIO AZEVEDO

Leia mais

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato

CAPÍTULO II NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Maristela Rossato CAPÍTULO II POLÍTICAS E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Maristela Rossato O documento de Referência da Política de Inclusão é a Declaração Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien,, na

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI Nº, DE 2017 (Do Sr. JEAN WYLLYS) Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre o ensino religioso não confessional,

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL. A Geografia Levada a Sério

LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL.  A Geografia Levada a Sério LUTAS E MOVIMENTOS PELA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A NÃO-FORMAL 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 ATÉ QUANDO? Gabriel, o Pensador

Leia mais

Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica

Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica Ensino Religioso área de conhecimento: uma proposta metodológica O ENSINO RELIGIOSO como área do conhecimento pressupõe: clareza com relação a função social da escola; diálogo com as ciências; definição

Leia mais

Educação no período de

Educação no período de Educação no período de 1945-1964 Profª Tathiane Milaré Revisão Brasil colônia Influência dos jesuítas Reformas de Marquês de Pombal Brasil Império Chegada da Família Real Constituição de 1824 (gratuidade;

Leia mais

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico

O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico O direito à educação de jovens e adultos: luta social e reconhecimento jurídico Profa. Maria Clara Di Pierro mcpierro@usp.br Professora da Faculdade de Educação da USP Diretora de Ação Educativa Declaração

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NOME DO CURSO: PEDAGOGIA 2. EMENTA Retrospectiva Histórica

Leia mais

Base Nacional Comum. Currículo em discussão...

Base Nacional Comum. Currículo em discussão... Base Nacional Comum Currículo em discussão... O que é a Base Nacional Comum Curricular? A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Teologia Linha Teologia e Sociedade LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO: uma produção de conhecimento no período de 1995 a 2010 Isabel Cristina

Leia mais

ESCOLA CONFESSIONAL. Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa

ESCOLA CONFESSIONAL. Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa ESCOLA CONFESSIONAL Caracteriza-se por seguir a confissão religiosa de uma determinada ordem religiosa ou congregação. Uma escola confessional pode ser católica, presbiteriana, evangélica, etc. Por ser

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO RELIGIOSO

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO RELIGIOSO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO RELIGIOSO Rosângela Ramos Roldan Universidade Federal do Mato Grosso UFMT Resumo O presente trabalho é construído tomando como base os dados coletados a partir de uma

Leia mais

DESAFIOS DO CONTEXTO HISTÓRICO - LEGISLATIVO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL.

DESAFIOS DO CONTEXTO HISTÓRICO - LEGISLATIVO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL. DESAFIOS DO CONTEXTO HISTÓRICO - LEGISLATIVO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL. JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo (PUCPR-GPER) GILZ, Claudino (PUCPR- GPER) RODRIGUES, Edile Maria F.

Leia mais

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política

Agente de transformação social Orientador do desenvolvimento sócio-cognitivo do estudante Paradigma de conduta sócio-política CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO Ana Maria Iorio Dias março/2012 Educação função social primordial a incorporação ativa de conhecimentos e experiências i produzidas por gerações e sua socialização; produção do

Leia mais

LEGISLAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. Sócia-Proprietária do Instituto Inclusão Brasil. Consultora em Educação

LEGISLAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO. Sócia-Proprietária do Instituto Inclusão Brasil. Consultora em Educação LEGISLAÇÃO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO Marina da Silveira Rodrigues Almeida Sócia-Proprietária do Instituto Inclusão Brasil. Consultora em Educação Psicóloga Clínica e Educacional,

Leia mais

CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA LEI Nº 9.475/1997

CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA LEI Nº 9.475/1997 CURRÍCULO E ENSINO RELIGIOSO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS À LUZ DA LEI Nº 9.475/1997 Resumo FERREIRA, Sergio Luiz Grupo de Trabalho Ensino Religioso Agência Financiadora:

Leia mais

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL

1. NÍVEIS DE ENSINO 2. EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 5.1 MÓDULO 18 Índice 1. Níveis de Ensino...3 2. Educação Infantil...3 4. Ensino Médio...6 5. Modalidades de Educação...9 5.1. Educação de Jovens e Adultos... 9 5.2. Educação Especial... 9 5.3. Educação

Leia mais

Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade

Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade Lei do Sinaes: a necessidade da aplicação na íntegra e da revisão geral do Enade 01/05/2017 - Em Artigos Por prof. Paulo Cardim Blog da Reitoria nº 293, de 1º de maio de 2017 Ensinar exige rigorosidade

Leia mais

RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E A INFLUÊNCIA DA LEI /03

RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E A INFLUÊNCIA DA LEI /03 Anais Eletrônicos da Semana de Teologia ISSN 2238-894X XXII Semana de Teologia Simpósio Internacional de Mariologia Maria no Mistério de Cristo e da Igreja Recife, 10 a 12 de maio de 2017 RELIGIÃO, EDUCAÇÃO

Leia mais

X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO

X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO X SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO Diretrizes Curriculares de Formação de Professores do Ensino Religioso no Brasil: identidade e fundamentos. Texto: Ângela Maria Ribeiro

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 01, de 12 de dezembro de 2012. Fixa Normas e Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos EJA

Leia mais

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC Constituição de 1988 Artigo 210 Marcos Legais LDB Artigo 26 PNE Meta 7 Constituição Federal de 1988 - Artigo 210 Já reconhece a necessidade de que sejam fixados conteúdos

Leia mais

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1

O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 O TRATAMENTO JURÍDICO DA LIBERDADE RELIGIOSA Ingrid Fernanda Gomes FABRIS 1 RESUMO: O presente trabalho visa a abordagem sobre a liberdade religiosa no Brasil pela Constituição Federal de 1.988, com uma

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases

Lei de Diretrizes e Bases Lei de Diretrizes e Bases 01. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases, a avaliação do desempenho do aluno deverá ser contínua e cumulativa, considerando-se a: a) prevalência dos aspectos quantitativos sobre

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA CHUMBINHO, Narcisa Andrade UFG-CAC - nanachumbinho@hotmail.com ROSA, Odelfa UFG-CAC - rosaodelfa@gmail.com ET: Didática

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ 1. Rosilandia de Souza Rodrigues Graduanda de Pedagogia

A IMPORTÂNCIA DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ 1. Rosilandia de Souza Rodrigues Graduanda de Pedagogia A IMPORTÂNCIA DA TEORIA CRÍTICA DO CURRÍCULO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ 1 Rosilandia de Souza Rodrigues Graduanda de Pedagogia Universidade Federal do Pará, e-mail: rosi.souza2525@gmail.com Eni Maria Santa

Leia mais

A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO E SUA RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DOS ANOS 1990

A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO E SUA RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DOS ANOS 1990 A DISCIPLINA ENSINO RELIGIOSO E SUA RESSIGNIFICAÇÃO A PARTIR DOS ANOS 1990 Tamiris Alves Muniz UFG/Câmpus Catalão tamirismuniz@gmail.com Ana Maria Gonçalves UFG/Câmpus Catalão anamaria.23@uol.com.br Resumo:

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

Ensino Religioso nas Escolas Públicas

Ensino Religioso nas Escolas Públicas Ensino Religioso nas Escolas Públicas Fundamentação legal: Constituição Federal de 1988: qdo reconhece os direitos sociais dos cidadãos e estabelece a promoção da cidadania e da dignidade como dever do

Leia mais

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 01/2017 Processo CEEd nº 175/27.00/16.0

COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 01/2017 Processo CEEd nº 175/27.00/16.0 COMISSÃO DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO SUPERIOR Parecer nº 01/2017 Processo CEEd nº 175/27.00/16.0 RELATÓRIO Responde consulta sobre a obrigatoriedade da oferta do ensino religioso como área do conhecimento.

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

COMISSÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CNBB/SUL

COMISSÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CNBB/SUL CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - REGIONAL SUL III COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA COMISSÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CNBB/SUL 3 2017-2019 Projeto Da Comissão De Educação E Cultura Do

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEE Nº 285, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2005.

ESTADO DE GOIÁS CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO CEE Nº 285, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2005. Estabelece critérios para a oferta de Ensino Religioso nas escolas do Sistema Educativo de Goiás e dá outras providências. O DE GOIÁS, no uso de suas atribuições legais, em consonância com o disposto no

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Adecir Pozzer

DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO. Prof. Adecir Pozzer DIREITOS À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO Prof. Adecir Pozzer pozzeradecir@hotmail.com INTRODUÇÃO Escola: que lugar é esse? Qual a finalidade do Ensino Religioso (ER) no currículo

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo escolar. Desafios e potencialidades. Formação dos jovens. 01470 CURRÍCULO ESCOLAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOS JOVENS Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1 Eixo Temático: Didática e Prática de Ensino na Relação com a Sociedade Subeixo: Temas

Leia mais

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1

O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 O SABER PEDAGÓGICO E A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA DE ENSINO APRENDIZAGEM 1 Elenice de Alencar Silva Cursando Licenciatura em Pedagogia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO cesi@uema.br

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL ORGANIZAÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL META Apresentar os objetivos da Lei com os expressos em regimentos de uma escola pública e de uma escola privada. OBJETIVOS Ao final desta aula, o

Leia mais

Isaac Pinto da Silva M est r a n d o em Ciên cia s d a s R elig iões n a F a cu ld a d e U n id a d e Vit ór ia.

Isaac Pinto da Silva M est r a n d o em Ciên cia s d a s R elig iões n a F a cu ld a d e U n id a d e Vit ór ia. Isaac Pinto da Silva M est r a n d o em Ciên cia s d a s R elig iões n a F a cu ld a d e U n id a d e Vit ór ia. RESUMO A religiosidade é uma dimensão constitutiva da realidade humana e o Ensino Religioso

Leia mais

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza

03/04/2017. Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Departamento de Psicologia Psicologia da Aprendizagem aplicada à área escolar Profª Ms. Carolina Cardoso de Souza Preâmbulo...assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança,

Leia mais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais

SeçãoI DasDisposiçõesGerais Como ficou a LDB após a Lei nº13.415, de 2017 Reforma do Ensino Médio Capítulo II Educação Básica SeçãoI DasDisposiçõesGerais Art. 24-1º - Carga horária mínima anual a partir de 02 de março de 2017, passaaserde1.000horas,devendoser

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

O Ensino Religioso e a Lei atual vigente.

O Ensino Religioso e a Lei atual vigente. O Ensino Religioso e a Lei atual vigente. Na Constituição Federal, no Artigo 210 parágrafo primeiro afirma: O Ensino Religioso, de matricula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Tema: ENSINO POR PROJETOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011/1 DISCIPLINA: História(s) da Educação no Brasil - JA0001 PROFESSOR: Ms. Guinter Tlaija Leipnitz I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II EMENTA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

UMA BREVE ABORGEM SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO

UMA BREVE ABORGEM SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO 1 UMA BREVE ABORGEM SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO Danielle Thais Vital Gonçalves Josiane Patricio dos Santos Marta de Almeida Lopes (Universidade Estadual de Maringá-CRV) Resumo:

Leia mais

Relato de experiência. Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escolar.

Relato de experiência. Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escolar. Relato de experiência Diálogo inter-religioso e diversidade cultural na formação de Professores de Ensino Religioso Escolar. Iolanda Rodrigues da Costa Doutoranda em Educação pela Univiserdade.Católica

Leia mais

DIVERSIDADE E O ENSINO RELIGIOSO. LIDIA KADLUBITSKI

DIVERSIDADE E O ENSINO RELIGIOSO. LIDIA KADLUBITSKI DIVERSIDADE E O ENSINO RELIGIOSO LIDIA KADLUBITSKI Lidia.k@pucpr.br O QUE É DIVERSIDADE? DIVERSIDADE A palavra diversidade origina-se do latim diversitate, que significa: diferença, dessemelhança, dissimilitude

Leia mais

A inclusão dos portadores de necessidades especiais no atual contexto socioeducacional

A inclusão dos portadores de necessidades especiais no atual contexto socioeducacional A inclusão dos portadores de necessidades especiais no atual contexto socioeducacional N Marcos Tadeu Bacci Coimbra (Supervisor de Ensino da Rede Oficial do Estado de São Paulo) ão é possível efetuar qualquer

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade,

Leia mais

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03

AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 AULA 03 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 03 CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art. 205 a 214) CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A ESCOLA ATUAL, A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Josemary Morastoni Renato José Casagrande Atualmente, a gestão é vista como uma nova forma de administrar de maneira democrática, onde

Leia mais

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

LEI Nº DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 TÍTULO I PRINCIPAIS BASES DE ORDEM LEGAL TÍTULO II CONCEITUAÇÃO E ÓRGÃOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO LEI Nº 5.289 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2009 Institui o Sistema de Ensino do Município de Cuiabá, e dá outras providências. O Prefeito Municipal de Cuiabá-MT, faz saber que a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou

Leia mais