Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design ISSN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais."

Transcrição

1 Especial Online ISSN DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design

2 DISPOSITIVO DE INPUT DE INFORMAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE MEMBROS SUPERIORES Alunos: PEREIRA, Danila Gomes. Orientador: BELMONTE, Luis Cláudio. Este Projeto procurou levantar dados, possibilitar recursos tecnológicos e ferramentas no intuito de facilitar e ampliar as atividades do cotidiano de pessoas com necessidades especiais. O produto elaborado trata-se de um dispositivo de input de informação para ser acionado com os pés. Tendo em foco pessoas com malformação congênita de membros superiores, e visa atender tanto crianças quanto adultos. Segue normas de ergonomia e baseia-se em estudos feitos com descansos para os pés do digitador e dimensões de teclados comuns, gerando um produto que melhore a operacionalidade, visibilidade e conforto. Por tanto, esperase, com isso, ajudar na inserção dessas pessoas na sociedade de forma ativa. Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Acessibilidade; Desenho Universal.

3 REDESIGN DA TAMPA DO PORTA-LUVAS DO MODELO FOX UTILIZANDO MATERIAIS SUSTENTÁVEIS Aluno: CERQUEIRA, Eduarda Ferreira. Orientador: MULINARI, Daniela Regina. O processo de globalização da indústria automobilística trouxe grandes oportunidades para a difusão de novos materiais e têm incentivado pesquisas para produzir veículos verdes. Dessa tomada de consciência ambiental surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável e o Ecodesign. Portanto, o objetivo principal deste projeto foi redesenhar a tampa do porta-luvas do carro Fox e inserir materiais sustentáveis a partir de um compósito polimérico reforçado com fibras naturais, visando comercializar veículos que consumam menos combustíveis e emitam menos poluentes, que sejam mais leves e tenham menor impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida. Palavras-chave: Ecodesign; Redesign; Polímeros; Fibras Naturais; Automóveis.

4 DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBALAGEM SUSTENTÁVEL Aluno: NETO, Eliezer do Carmo. Orientador: MULINARI, Daniela Regina. A preocupação com o impacto da degradação da embalagem no meio ambiente tem levado a indústria a estudar maneiras de reciclar os materiais da embalagem com o objetivo de reutilizá-los. Atualmente, existe hoje uma preocupação permanente em utilizar materiais recicláveis e promover sua reutilização. Esse tipo de questão está cada vez mais presente na atividade dos designers. O conceito design for environment prevê a utilização de processos industriais mais limpos, a utilização de menos material e a preferência por materiais recicláveis. O novo desafio planetário é conceber embalagens menos pesadas e menos volumosas, mais facilmente recicláveis, que tenham o menor impacto ambiental possível, seja ao longo das etapas de produção e logística, seja no momento da reciclagem. Dentro desse quadro geral de referência, o papel do design industrial pode ser sintetizado como a atividade que, liga-o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, faz nascer novas propostas que sejam social e culturalmente apreciáveis. Desta forma, a proposta em questão visa reduzir, de uma forma inovadora, este impacto causado pelas embalagens. O objetivo principal deste projeto é propor um design para garrafa de água de coco utilizando fibras provenientes do coco verde. Palavras-chave: Ecodesign; Embalagem; Polímeros; Fibras Naturais; Coco verde.

5 METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO INDEPENDENTE DE JOGOS ELETRÔNICOS FOCADO NO USUÁRIO Aluno: LIMA, Tarcísio. Orientador: PEREIRA, Marcos. Os jogos eletrônicos posicionam-se como um importante meio de entretenimento e comunicação dentro da sociedade atual. Porém, tal importância é comumente ofuscada por problemas durante o processo de desenvolvimento que acabam dando origem a produtos que não alcançarão a satisfação do usuário final. O presente trabalho tem como proposição realizar um estudo acerca dos jogos eletrônicos abordando informações referentes ao posicionamento social, estrutura, comportamento dos usuários, relações econômicas e seus métodos de desenvolvimento. A partir deste estudo, que identificou as principais características e carências do desenvolvimento independente de jogos eletrônicos no Brasil, propôsse elaborar uma metodologia de desenvolvimento que se beneficia das qualidades do presente modelo ao passo que soluciona suas principais desvantagens. Por fim, temos como resultado uma metodologia humano-projetual de desenvolvimento de jogos eletrônicos que teve seus processos e etapas exemplificados num protótipo de jogo eletrônico. Palavras-chave: Metodologia; Jogos eletrônicos; Design Thinking; Usuário.

6 POSICIONAMENTO NO MERCADO E DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS PARA EMPREENDIMENTO DE CONFEITARIA Aluno: FONTES, Ricardo. Orientador: ZARUR, Ana Paula. O presente projeto foi realizado com objetivo de tornar o empreendimento de confeitaria assinado pela chef Tânia Brandi, um negócio de valor no mercado gourmet carioca. Para tal, foi desenvolvida uma estratégia de posicionamento e uma linha exclusiva de embalagens para os produtos comercializados. A obtenção dos resultados foi alcançada com o conhecimento da estrutura do empreendimento, seguida por pesquisas de mercado, e diagnósticos dos dados levantados. As soluções encontradas se basearam em estratégias de diferenciação dos concorrentes e idéias que tornassem o negocio vindouro e adequado as perspectivas e objetivos do empreendimento. Palavras-chave: Embalagens; Branding; Naming; Design Gráfico.

7 O DESIGN COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DE RELATÓRIO ANUAL Aluno: TEIXEIRA, Maísa Rozendo da Silva. Orientador: ZARUR, Ana Paula. O trabalho tem como objetivo contextualizar a importância do Design como ferramenta estratégica no processo de planejamento e produção de significação na comunicação corporativa de Relatório Anual. A idéia não era impor uma metodologia mas apresentar os princípios básicos necessários ao processo de design para o desenvolvimento de comunicações do tipo e descrever seu potencial de produzir uma significação de valor. Isto foi realizado em paralelo à elaboração do Relatório Anual de 2011 da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúgica Nacional (CBS Previdência), sob a forma e registro do próprio processo projetual. Palavras-chave: Design Estratégico; Design Editorial; Comunicação Corporativa; Relatório Anual.

8 USABILIDADE PARA O SITE DA REVISTA CADERNOS UNIFOA Aluno: ANDRADE, Laert dos Santos. Orientador: ZARUR, Ana Paula. O objetivo deste trabalho é desenvolver um novo web site para facilitar o recebimento dos artigos enviados à Revista Cadernos UniFOA. Através de pesquisa sobre Usabilidade, foram aplicados alguns parâmetros no desenvolvimento do layout. Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. Na interação humano-computador e na ciência da computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, ou um web site pode ser utilizado. Está diretamente ligada ao diálogo na interface e à capacidade do software permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Deve ser de fácil aprendizagem, permitir uma utilização eficiente e apresentar poucos erros. Estes são aspectos fundamentais para percepção da usabilidade por parte do usuário. Por meio de dois testes de usabilidade em etapas diferentes (wireframe e layout), posteriormente com a análise dos vídeos foi possível avaliar se o posicionamento dos links torna o site fácil de navegar, reduzindo o tempo que usuário necessita para executar uma tarefa ou pesquisa. Além de disponibilizar as edições, conta com uma área própria para envio e controle dos artigos. Palavras-chave: Design; Usabilidade; Revista; Website.

9 ZIG MOBILIÁRIO MULTIFUNCIONAL PARA ESPAÇOS PEQUENOS Aluno: MEDEIROS, Janaína Aparecida Pacheco de. Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. Com as construções ficando cada vez menores devido ao crescimento da população nos grandes centros, fica difícil mobiliar e aproveitar cada centímetro desses ambientes, pois fazer com que o mobiliário ocupe pouco espaço e cumpra a sua função não é tarefa das mais fáceis. O presente projeto consiste no desenvolvimento de um mobiliário multifuncional para ambientes pequenos para atender a necessidade de quem mora em casas e apartamentos menores. Esse mobiliário terá a função de guardar pequenos objetos, tais como DVD(s), livros, CD(s), entre outros e também possuir uma superfície de apoio para trabalho ou estudo. Palavras-chave: Design; Mobiliário; Multifuncional.

10 IDENTIDADE VISUAL E SINALIZAÇÃO DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA Aluno: JÚNIOR, Rogério da Silveira Gomes. Orientador: ROCHA, Patrícia. O Zoológico Municipal de Volta Redonda fica na Rua 93 C, no bairro Vila Santa Cecília, funciona de terça a domingo, de 8h às 16h30, sendo o único zoológico público do estado com acesso gratuito para a população. Foi inaugurado no dia 6 de setembro de 1981, é o principal ponto turístico da região, atraindo visitantes de municípios vizinhos e até de outros estados chegando a uma visitação média de mais de mil pessoas por fim de semana. Com uma área de 150mil m² possui atualmente mais de 400 animais, aproximadamente 350 espécies, composto majoritariamente por animais da fauna brasileira. São aves, mamíferos e répteis da fauna silvestre, nativa e exótica. A idéia para elaboração do projeto surgiu após um passeio no Zoológico onde foi constatado a total ausência de Identidade Visual do local. Segundo Sr. Jadiel Teixeira, Administrador e Biólogo do Zoológico, existe uma ausência de padrão visual em toda identidade do zoológico, placas desgastadas com o tempo e colocadas em locais inapropriados, falta de acessibilidade e sinalização adequada, referente a todos os setores do local, levando em conta que este completou 30 anos em setembro de Por isso a necessidade de se criar uma nova identidade visual e projeto de sinalização. O novo projeto de sinalização e identidade visual do Zoológico Municipal de Volta Redonda tem o intuito de exaltar e solidificar a identidade do Zoológico, agregando valores turísticos devido a grande visitação. Com essa nova proposta, haverá uma intervenção em todos os elementos que compõem a identidade utilizada hoje, tais como: Materiais gráficos, logotipia, pictografia e sinalização, facilitando a locomoção dos visitantes, e tornando-o referencial turístico para o Estado do Rio de Janeiro, já que o Zoológico de Volta Redonda é o único do interior do Estado do Rio de Janeiro, chegando a receber em eventos sazonais mais de 10 mil pessoas. Palavras-chave: Design; Identidade Visual; Sinalização; Zoológico.

11 IDENTIDADE VISUAL DA CHOPERIA CHAMBRES BAR Aluno: OLIVEIRA, Pedro. Orientador: FERNANDES, Cristiana. Neste projeto será realizado um estudo para a criação da identidade visual do Chambres Bar, uma choperia em construção na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. O estudo irá analisar diversos similares para chegar a uma boa referência e saber oque deverá conter ou não conter no projeto. Assim uma metodologia criada demostrará qual público o Chambres Bar vai atingir e o mercado onde vai atuar, gerando assim suas principais características. Características colocadas em prática na geração de alternativa e no estudo da logo para a criação da identidade visual da marca.finalizando o trabalho com a realização do manual da marca Chambres Bar. Palavras-chave: Identidade Visual; Design; Branding.

12 DESENVOLVIMENTO DE UMA LINHA DE MOBILIÁRIO UTILIZANDO COMO BASE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS Aluno: RODRIGUES, Elton de Oliveira. Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. O presente trabalho de conclusão de curso tem por tema o Desenvolvimento de uma linha de mobiliário utilizando como base materiais reutilizáveis. Como elemento de estudo projetual, foi definido como peça a ser desenvolvida um acento. O projeto objetiva o desenvolvimento de uma peça que possa ser utilizada como fonte de renda para um negócio social, tendo como cliente o microempreendimento social Fizdecontas (Barra do Piraí-RJ). A metodologia projetual baseia-se nas considerações de Bruno Munari que engloba as seguintes etapas: levantamento e analise de dados (onde foram obtidas informações acerca do ecodesign, sustentabilidade e o usuário, projetos similares, estudos ergonômicos, normas técnicas e materiais disponíveis), síntese e geração de alternativas. As opções projetuais desenvolvidas na fase de geração de alternativas tinham como matérias primas: folhas de polionda descartadas pela Peugeout Citroen e garrafas PET. O produto recebeu ainda uma identidade visual, manual e embalagem, sendo nomeado como LEVPET. Palavras-chave: Design de Produto; Acento; Reutilização; Garrafa Pet; Polionda.

13 REPRESENTAÇÕES DE MODA DESENHO E ILUSTRAÇÃO Alunos: AZEVEDO, Abner Silva de. Orientador: ZARUR, Ana Paula. Este trabalho tem por objeto de estudo as representações de moda desenho e ilustração como parte integrante do design. A pesquisa visa identificar os estilos representativos de vestuário que a moda utiliza-se juntamente com o design para a concepção e expansão comunicacional de conceitos estilísticos. Por meio dessa identificação das imagens de moda estudadas a dissertação procura demonstrar as relações entre a representação gráfica de figuras humanas com o tempo em que foram criadas e o conceito que trazem em sua concepção Palavras-chave: Moda; Desenho; Ilustração.

14 O GUIA Y PARA ENTENDER AS GERAÇÕES Alunos: RODRIGUES, Danton Gravina Baêta Orientador: ZARUR, Ana Paula O presente trabalho visa a elaboração de um livro que funcione como um guia das gerações jovens do século XX e XXI (Geração Baby Boomers, Geração X e Geração Y ), cujo conteúdo será apresentado através das características de cada geração e a relação que elas apresentam com o seu Contexto Histórico, Moda, Música, Grupos Urbanos e como elas vivem nos dias atuais. Para tal, os pontos apresentados acima serão pesquisados e analisados de forma que contribuam como parte da narrativa visual de cada capítulo elaborando um guia sólido e que permita ao usuário identificar-se com seu período geracional. Palavras-chave: Design; Design Editorial; Pesquisa Visual; Pós-Modernidade; Baby Boomers; Geração X; Geração Y; Gerações Jovens

15 KIT PARA TRANSFORMAÇÃO DE MOTOCICLETAS EM TRICICLOS Alunos: MOURA, Luan de Souza. Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. O acelerado crescimento dos grandes centros urbanos está causando cada vez mais problemas à mobilidade do ser humano. O trânsito de pessoas e veículos cresce desordenadamente, criando assim grandes dificuldades para população mundial se locomover com rapidez e eficácia. Tornando assim um trajeto curto em uma dificultosa e cansativa tarefa. O presente trabalho visa o desenvolvimento de um kit para transformação de motocicletas com motor de baixa cilindrada em um triciclo totalmente fechado, sendo adaptada uma cabine que isola o meio externo do interno. Esse conceito tem como prioridade unir a comodidade de veículos fechados, como os carros, com a eficácia de veículos leves e de pequeno porte. Duas rodas dianteiras são fixadas na estrutura totalmente original do veículo, no entanto, sem perder a inclinação lateral e movimentos de direção que uma motocicleta necessita para suas manobras. Assim toda a estabilidade e segurança são mantidas ou até melhoradas. O veículo desenvolvido gera o conforto necessário para duas pessoas, usufruindo de um ambiente fechado, que gera proteção das intempéries do meio externo. Os ocupantes seguem exatamente as posições em que ficariam em uma motocicleta original, sem gerar, portanto, inclinações e posições desnecessárias. O que levaria a situações desconfortantes e cansativas. O resultado final do projeto se resume em um triciclo com conforto e comodidade, aliado a redução de consumo de combustível, baixo custo de manutenção e grande facilidade de locomoção em ambientes de fluxo intenso de veículos. Palavras-chave: Motocicleta, Triciclo, Cabine.

16 SISTEMA DE SINALIZAÇÃO PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA Aluno: ALMEIDA, Lucas Pamplona de. Orientador: CORRÊA, Bruno de Souza. O projeto aqui apresentado consiste na criação de um novo sistema de sinalização para a sede da Prefeitura Municipal de Barra Mansa. A metodologia aplicada segue a proposta de Löbach (2001). O levantamento de dados foi constituído por estudos: tipográfico, cromático, pictográfico, materiais e processos. A partir da análise e síntese dos dados obtidos pela pesquisa, foram geradas alternativas para pictogramas (diagramados por malhas construtivas com os textos) e componentes de sinalização, avaliados por critérios estabelecidos em uma matriz de decisão. Além disso, determina-se a fonte, disponibilidade dos elementos de sinalização e também o layout. O detalhamento técnico constitui-se por materiais, medidas e montagem dos elementos de sinalização. E, para conclusão deste projeto, foram feitas simulações de aplicação para cada tipo de componente sinalizador na Prefeitura Municipal de Barra Mansa. Palavras-chave: sinalização, Prefeitura, acessibilidade.

17 POSTO DE TRABALHO VOLTADO PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DE DESIGN Aluno: PEREIRA, Matheus Moraes Amorin Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. Para atender a um determinado nicho de mercadi, foi criado um posto de trabalho específico para estudantes e prpofissionais da área de Design. O público para este produto é grande e continua crescendo a cada dia. É um público que tem necessidades muito específicas, visto que desempenham diversas atividades até chegar a um resultado em seu trabalho. Foi adotada uma série de pesquisas centradas no usuário, para que houvesse um maior entendimento das necessidades de seu público, e assim o produto conseguisse atingir melhor as expectativas de seu público. Palavras-chave: Posto de Trabalho; Design; Produto; Mobiliário, Etnografia.

18 MNI ESTÚDIO PORTÁTIL PARA FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS Aluno: BALTHAZAR, Eduarda Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. O presente trabalho tinha por objetivo o desenvolvimento de um estúdio fotográfico portátil para fotógrafos profissionais que fosse fácil de transportar e montar, apresentasse baixo risco de acidentes e atendesse a demanda crescente por tecnologia com acessível. Palavras-chave: Estúdio; Fotografia; Tecnologia; Design de Produto.

19 DA TEMPERATURA À ESTÉTICA: PROJETO DE CHUVEIRO VISANDO A POSSIBILIDADE DE ESCOLHA DO USUÁRIO Aluno: LIMA, Carla Fernandes de Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. Desenvolvimento de chuveiro elétrico baseado nos problemas encontrados no dia-adia das casas brasileiras e que ainda não foram completamente solucionados pela indústria. Analisa-se também a baixa evolução estética dos chuveiros propondo uma linha temática de chuveiros inspirada em cenas de banho no cinema. Palavras-chave: Chuveiro; Termostato; Design de Produto; Cinema.

20 PONTO DE ÔNIBUS PARA JOGOS OLÍMPICOS DE 2016 Aluno: ALMEIDA, Rafael Marques. Orientador: AMORIM, Moacyr Ennes. O trabalho apresenta o processo de desevolvimento de um ponto de ônibus multifuncional, com baixo impacto ambiental e acessível para se implantado no Rio de Janeiro visando atender ao público variado (atletas, turistas, locais, usuários com necessidades especiais etc) que se locomoverá pela cidade durante os Jogos Olímpicos de Palavras-chave: Design; Produto; Mobiliário Urbano; Multifuncinalidade; Acessibilidade; Sustentabilidade.

21 PROJETO GRÁFICO DA REVISTA SKATE REPRESENTA Aluno: FARIAS, Guilherme Orientador: CORRÊA, Bruno. O trabalho apresenta o processo envolvido no desenvolvimento do projeto gráfico da revista Skate Representa, que aborda o cenário do skate (como esporte e cultura) na região de Volta Redonda. Palavras-chave: Design Editorial; Skate, Revista, Fotografia; Volta Redonda.

22 PAPERCRAFT INTERAGINDO NO PROCESSO DE LEITURA DO PÚBLICO INFANTIL Aluno: FARIAS, Guilherme Orientador: CORRÊA, Bruno. Desenvolvimento do projeto editorial e gráfico de um livro que utiliza a interatividade proporcionada pelo papercraft para atrair a atenção das crianças, com o objetivo de fazer com que a leitura deixe de ser uma atividade imposta e se torne uma atividade de lazer que alie aprendizagem à diversão. Palavras-chave: Design Editorial; Skate, Revista, Fotografia; Volta Redonda.

23 SINALIZAÇÃO VIRTUAL DO UNIFOA Aluno: SOARES, Leonardo dos Reis Firmiano. Orientador: FERNANDES, Cristiana. Este trabalho de conclusão de curso buscou criar e implementar um espaço virtual de sinalização do Campus de Três Poços do UNIFOA Centro Universitário de Volta Redonda, dentro de um ambiente virtual tridimensional dinâmico que permitirá aos usuários, em especial aos alunos e visitantes da Instituição, uma chance de conhecer sua infra-estrutura e de se orientar dentro do campus. Palavras-chave: Ambiente virtual imersivo; Cibercultura; Design; Sinalização.

24 ESTUDO DE BRANDING PARA O UNIFOA Aluno: MELLO, Thiago Philippe Catharino de Orientador: FERNANDES, Cristiana. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo de branding para o redesenho da marca e a elaboração de uma nova identidade visual, mais forte e consistente, para o UNIFOA Centro Universitário de Volta Redonda. Palavras-chave: Identidade Visual; Design; Branding.

25 REDESIGN DE INTERFACE PARA O PORTAL DA PREFEITURA DE BARRA MANSA Aluno: ALVES, Mariana Orientador: MOTTA, Darwin. Este projeto apresenta um estudo sobre Arquitetura da Informação e Ergonomia Informacional voltados para o desenvolvimento do Redesign da atual interface do Portal da Prefeitura de Barra Mansa. Como o atual portal da Prefeitura de Barra Mansa não possui qualquer investimento voltado para usabilidade, viu-se a oportunidade de tratá-lo como objeto de estudo para a aplicação do levantamento de dados feito sobre Arquitetura da Informação, Ergonomia Informacional e testes de Usabilidade que se fazem tão necessários no atendimento da população que acessa a esses serviços por meio online. Este projeto mostra também a importância e a realização da análise do conteúdo, testes de usabilidade e design de interação para a geração de um produto que atenda as necessidades dos usuários de maneira fácil e prazerosa. Palavras-chave: Portal Web; Usabilidade; Arquitetura da Informação; Ergonomia Informacional.

26 O CONTATO: DESENVOLVIMENTO DE UM CURTA ANIMADO PARA CONSCIENTIZAÇÀO AMBIENTAL Aluno: OLIVEIRA, Thago França de Orientador: MOTTA, Darwin. O presente trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um curta metragem de animação cuja a meta principal era comunicar, de forma lúdica, ao público infanto-juvenil, a necessidade de preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Palavras-chave: Animação; Cinema; Design.

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro

JCL Tecnologia. Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website. 10 de setembro 10 de setembro JCL Tecnologia 2009 Proposta para Criação, Desenvolvimento e Manutenção de Website 1 Hamilton Junior Multimídia Designer APRESENTAÇÃO Meu trabalho consiste em criar conceitos e a partir

Leia mais

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

APRESENTAÇÃO O DESIGN É HOJE UM RECURSO ESTRATÉGICO FUNDAMENTAL PARA AUMENTAR O POTENCIAL COMPETITIVO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. O QUE É DESIGN APRESENTAÇÃO O design ocupa grande parte do cotidiano das pessoas e das empresas, representado por uma infinidade de produtos e serviços. Ele é o meio que as empresas utilizam para transformar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Design 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Design 2011-1 DESENVOLVENDO A IDENTIDADE VISUAL DE UMA POUSADA EM CONSERVATÓRIA Alunos: OLIVEIRA,

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007)

softwares que cumprem a função de mediar o ensino a distância veiculado através da internet ou espaço virtual. PEREIRA (2007) 1 Introdução Em todo mundo, a Educação a Distância (EAD) passa por um processo evolutivo principalmente após a criação da internet. Os recursos tecnológicos oferecidos pela web permitem a EAD ferramentas

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-1 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Sistemas de Informação 2011-1 SISTEMA DE GERÊNCIA DE ODONTOGRAMA EM 3D Alunos: MAIA, Eric Guttemberg

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

O design nos serviços

O design nos serviços O design nos serviços SUMÁRIO O que é Serviço Alguns segmentos do Serviço Design no Turismo Design na Economia criativa Design na Economia digital Design nas Startups Design na Limpeza Design no Transporte

Leia mais

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS 198 Eixo Temático ET-03-004 - Gestão de Resíduos Sólidos VANTAGENS DA LOGÍSTICA REVERSA NOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS Isailma da Silva Araújo; Luanna Nari Freitas de Lima; Juliana Ribeiro dos Reis; Robson

Leia mais

A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica

A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Departamento de Comunicação Social A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A evolução de técnicas estéticas acompanha

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais

sz propaganda propaganda sz consulting sz webdesign sz branding sz design um novo começo. um novo começo. além da marca e muito mais sz propaganda um novo começo. propaganda sz um novo começo. sz consulting maximizando resultados sz branding além da marca sz design e muito mais sz webdesign sem portas fechadas Planejamento estratégico,

Leia mais

Contexto da ação: Detalhamento das atividades:

Contexto da ação: Detalhamento das atividades: PROJETO EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA Área Temática: Trabalho Cristiano Tolfo (Coordenador da Ação de Extensão) 1 Cristiano Tolfo Jaline Gonçalves Mombach 2 Kézia Letícia da Silva Lôbo 3 Vinícius da Silva

Leia mais

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.

Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO. Sistemas de Informação 2011-2 ISSN 1982-1816. www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais. Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Sistemas de Informação 2011-2 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA Alunos: WERNECK,

Leia mais

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé

Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Diretrizes para o Plano de Mobilidade Urbana 2015 da Cidade de São Paulo referentes à mobilidade a pé Introdução Este material surge como resultado do acompanhamento das apresentações do Plano de Mobilidade

Leia mais

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias

Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias Estudo de Caso: Aplicação de Produção Mais Limpa no Processo de Embalagem de Soquetes de Luminárias BENVENUTI, T. a*, MAFFESSONI, D. b, TONIN, B. P. b a. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência

Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO Curso de planilhas eletrônicas na modalidade EAD: Um relato de experiência Luis Henrique Chiczta (luischiczta@gmail.com) Diolete Marcante Latti Cerutti (diolete@uepg.br) Adilson

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MCT MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI MPEG PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO SITE DA ESTAÇÃO CIENTÍFICA FERREIRA PENNA, VISANDO ATENDER AOS PADRÕES

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados

DIFERENCIAIS SERVIÇOS. 1. Desenvolvimento De Sites Personalizados DIFERENCIAIS Acredito que o desenvolvimento de soluções para Internet não é um trabalho qualquer, deve-se ter certa experiência e conhecimento na área para projetar sistemas que diferenciem você de seu

Leia mais

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento

O que é o Virto ERP? Onde sua empresa quer chegar? Apresentação. Modelo de funcionamento HOME O QUE É TOUR MÓDULOS POR QUE SOMOS DIFERENTES METODOLOGIA CLIENTES DÚVIDAS PREÇOS FALE CONOSCO Suporte Sou Cliente Onde sua empresa quer chegar? Sistemas de gestão precisam ajudar sua empresa a atingir

Leia mais

AGENDA. O Portal Corporativo. Arquitetura da Informação. Metodologia de Levantamento. Instrumentos Utilizados. Ferramentas

AGENDA. O Portal Corporativo. Arquitetura da Informação. Metodologia de Levantamento. Instrumentos Utilizados. Ferramentas AGENDA O Portal Corporativo Arquitetura da Informação Metodologia de Levantamento Instrumentos Utilizados Ferramentas PORTAL CORPORATIVO Na sociedade da informação é cada vez mais presente a necessidade

Leia mais

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS

Mudança de direção RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS RODRIGO MENEZES - CATEGORIA MARKETERS Mudança de direção Até maio de 2013 todo o mercado de TV por assinatura adotava uma postura comercial tradicional no mercado digital, composta por um empacotamento

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Conectando sonhos e negócios.

Conectando sonhos e negócios. Conectando sonhos e negócios. Quem somos Somos uma agência com sede em Porto Alegre, que tem como objetivo abraçar todos os desafios de planejamento, criação e execução de ideias daqueles que transformam

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES AVALIAÇÃO DE INTERFACES UTILIZANDO O MÉTODO DE AVALIAÇÃO HEURÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Rafael Milani do Nascimento, Claudete Werner Universidade Paranaense (Unipar)

Leia mais

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D)

GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Femur Online GRÁFICOS Exemplos de jogos 2D (com simulação do 3D) Como resultado de buscas na internet, tendo como base os jogos 2D mais famosos do mundo, obtive como resultado três tipos diferentes de

Leia mais

Análise e projeto de sistemas PROF. REGILAN SILVA

Análise e projeto de sistemas PROF. REGILAN SILVA Análise e projeto de sistemas PROF. REGILAN SILVA Apresentação da disciplina Ver ementa... Solução Técnicas para identificação e detalhamento de requisitos Técnicas para modelagem de sistemas Definir

Leia mais

Representações do Corpo na Cultura Midiática

Representações do Corpo na Cultura Midiática Representações do Corpo na Cultura Midiática A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A crescente procura por práticas

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação

ü Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Curso - Bacharelado em Sistemas de Informação Nome e titulação do Coordenador: Coordenador: Prof. Wender A. Silva - Mestrado em Engenharia Elétrica (Ênfase em Processamento da Informação). Universidade

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

QUEM É A PROJECTO HOJE?

QUEM É A PROJECTO HOJE? Começamos em 2008 com uma dúvida na cabeça: por que não ter um material com design inovador mas que também traga resultados para o negócio do cliente? Para nós não fazia sentido ter um layout bonito que

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Proposta Revista MARES DE MINAS

Proposta Revista MARES DE MINAS SATIS 2011 Proposta Revista MARES DE MINAS 21/03/2011 A SATIS Índice 1 A Satis 1 A Proposta 1 Serviços 2 Mapa do Site 2 SEO 3 Sistema de gerenciamento de conteudo 4 Cronograma e Prazos 5 Investimento 6

Leia mais

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589 Projeto Pé na Dança www.penadanca.com 1 Sumário I. Esta proposta... 3 II. Metodologia de trabalho... 5 III. Investimento... 6 IV. Cronograma... 6 V. Termos e Condições... 7 VI. Manutenção do site... 7

Leia mais

Itinerários de Ônibus Relatório Final

Itinerários de Ônibus Relatório Final CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Itinerários de Ônibus Relatório Final Grupo 5 Caio Roque Daniel Nunes Elise Roese José Caneiro Marcos Grignani São Paulo Junho de 2007 1 ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Desenvolvimento...

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA

PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA PÓS-GRADUAÇÃO MARKETING E COMUNICAÇÃO DE MODA Coordenadora: Gláucia Centeno 13/04/2015 > 09/2016 400 horas Idioma: Português Aulas: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 PÚBLICO-ALVO Profissionais com

Leia mais

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos:

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos: [AUBR-83] BIM na Prática: Implementação de Revit em Escritórios de Arquitetura e Engenharia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda TECGRAF Consultor técnico Revit da Revenda TECGRAF AUBR-83 Dicas e Truques

Leia mais

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE *

PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * PERSPECTIVAS DO PROJETO DE ENSINO FÁBRICA DE SOFTWARE * Hudson Henrique de Souza LOPES 1 ; Wellington Garcia PEREIRA 2 ; Getúlio Antero de DEUS JÚNIOR 3. 1 Bolsista do PET EEEC/UFG hudsonhsl@hotmail.com.

Leia mais

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REFORÇO DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA EM LINGUAGEM C PARA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Andréa Willa Rodrigues Villarim (Voluntário) Marcelo Pereira Rufino (Bolsista) Larissa Aguiar (Bolsista) Nady Rocha

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

3 - Projeto de Site:

3 - Projeto de Site: 3 - Projeto de Site: O site de uma empresa é como um cartão de visita que apresenta sua área de negócios e sua identidade no mercado, ou ainda, como uma vitrine virtual em que é possível, em muitos casos,

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA LINDOMÁRIO LIMA ROCHA FACILITADOR VIRTUAL DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA Campina Grande-

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação

DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES. Trabalho de Graduação DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE WEB MULTIUSUÁRIO PARA SISTEMA DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE QUADROS DE HORÁRIOS ESCOLARES Trabalho de Graduação Orientando: Vinicius Stein Dani vsdani@inf.ufsm.br Orientadora: Giliane

Leia mais

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL

PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO EM CENÁRIO DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O CASO DE UBERLÂNDIA, MG, BRASIL Thiago Silva Pereira José Aparecido Sorratini PLANEJAMENTO URBANO E DE TRANSPORTES BASEADO

Leia mais

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento.

Vamos, juntos. Equipe de Atendimento. Vamos, juntos Somos agência de publicidade e consultoria em marketing digital com a missão de atender as necessidades de comunicação da sua empresa, com serviços que abrangem desde campanhas integradas

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR.

O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR. O ENSINO DA GEOGRAFIA NA INTERFACE DA PEDAGOGIA DE PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS E DO MACROCAMPO INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Wedell Jackson de Caldas Monteiro E.E.M.I. Auzanir Lacerda wedellprofessor@gmail.com Nadia

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA

Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA Gnatus inova e simplifica gestão com SAP Business Suite powered by SAP HANA A Gnatus é uma importante fabricante de equipamentos odontológicos e precisava sustentar seu crescimento em um ambiente de alta

Leia mais

Pesquisa Etnográfica

Pesquisa Etnográfica Pesquisa Etnográfica Pesquisa etnográfica Frequentemente, as fontes de dados têm dificuldade em dar informações realmente significativas sobre a vida das pessoas. A pesquisa etnográfica é um processo pelo

Leia mais

1 Do lixo ao luxo que antes era descartado agora pode ir O parar no centro da sua sala. Designers do mundo todo se movimentam e criam produtos que além de elegantes, requintados e funcionais respeitam

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: Itair Pereira da Silva DISCENTES: Maria das Graças João Vieira Rafael Vitor ORGANOGRAMA PRESIDENTE GERENTE

Leia mais

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos

Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Já foi o tempo em que podíamos considerar de lixo os resíduos sólidos urbanos pois, com as palavras do Aurélio, lixo são coisas inservíveis, o que indica a sua inexistência, uma

Leia mais

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp.

Débora Regina Tomazi FC UNESP- Bauru/SP E-mail: deboratomazi@hotmail.com. Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. E-mail: thaist@fc.unesp. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAS ADAPTATIVAS E A PRÁTICA DOCENTE. Débora

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. - 6 Inscritos -

6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. - 6 Inscritos - 6º Semestre de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - 6 Inscritos - Tema: [Área 9]: Comunidade - Tema: 4. Iniciativas para a redução das desigualdades sociais Título: Aplicação de IHC para Inclusão Social e Digital

Leia mais

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004

INSTRUMENTO NORMATIVO 004 IN004 1. Objetivo Definir um conjunto de critérios e procedimentos para o uso do Portal Eletrônico de Turismo da Região disponibilizado pela Mauatur na Internet. Aplica-se a todos os associados, empregados,

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A COLABORADORES DO SETOR DE MINERAIS NÃO METÁLICOS DA PARAÍBA PARA PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA USADO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A COLABORADORES DO SETOR DE MINERAIS NÃO METÁLICOS DA PARAÍBA PARA PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA USADO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL JUNTO A COLABORADORES DO SETOR DE MINERAIS NÃO METÁLICOS DA PARAÍBA PARA PRODUÇÃO DE SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA USADO. Antonio Augusto Pereira de Sousa - aauepb@gmail.com 1 Djane de Fátima

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA PPGFCET

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA PPGFCET UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA PPGFCET KARLA PATRÍCIA GOMES COSTA ARTICULAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Leia mais

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5.1 Introdução Após apresentação feita sobre os processos para implantação de um software de roteirização de veículos da

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma

Sistema de Gestão Ambiental. Seis Sigma. Eco Six Sigma Eco Six Sigma Nos dias de hoje, em que os requisitos de compra dos consumidores vão além do preço do produto, conquistar os consumidores torna-se um grande desafio. Características como a qualidade da

Leia mais

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados

ÁREA A DESENVOLVER. Formação Comercial Gratuita para Desempregados ÁREA A DESENVOLVER Formação Comercial Gratuita para Desempregados Índice 8. Sobre nós 7. Como pode apoiar-nos 6. Datas de realização e inscrição 5. Conteúdos Programáticos 4. Objectivos 3. O Workshop de

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. BANCO TOPÁZIO FORTALECE MONITORAMENTO E CONQUISTA MAIOR CREDIBILIDADE DOS CLIENTES Perfil O Banco Topázio é parte de um grupo empresarial que atua

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A4 DATA 22/10/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: Quando nos referimos à qualidade da interação

Leia mais

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Versão do Documento: 1.1 Histórico de Revisão Data Versão do Documento Descrição Autor 18/03/2011 1.0 Montar o Termo de Abertura.

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema

1. Introdução. 1.1 Contextualização do problema e questão-problema 1. Introdução 1.1 Contextualização do problema e questão-problema A indústria de seguros no mundo é considerada uma das mais importantes tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista social.

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014

PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 PRÊMIO ESTANDE SUSTENTÁVEL ABF EXPO 2014 1. APRESENTAÇÃO Com o intuito de disseminar práticas de responsabilidade socioambiental entre as empresas do sistema de franchising, a Associação Brasileira de

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SITE INSTITUCIONAL FELIPPE COUTINHO À INTERUNESP Rodholfo Bottuta / Murilo Araraquara, 19 de agosto de 2009 Prosseguindo nossos entendimentos estou formalizando a proposta de

Leia mais

ISO - 9126. Aécio Costa

ISO - 9126. Aécio Costa ISO - 9126 Aécio Costa A evolução da Qualidade do Produto Qualidade = funcionalidade Confiabilidade Realização de funções críticas Produto de qualidade = sem bugs Controle de qualidade Teste do produto

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

INTERFACE WEB DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS JURÍDICAS E EMPRESAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL RESUMO

INTERFACE WEB DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS JURÍDICAS E EMPRESAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL RESUMO Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas da EDUVALE - ISSN 1806-6283 INTERFACE WEB DE COMUNICAÇÃO ENTRE PESSOAS JURÍDICAS E EMPRESAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Leia mais

FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios

FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios Leonardo L. Lacerda, Jadilson da S. Amancio, Fernando A. D. G. Pinto, Adilson J. dos Santos Centro Universitário

Leia mais

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS

Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Roteiro de Aplicação da Economia Criativa e Inovação como critérios na FETEPS Com objetivo de auxiliar na elaboração dos trabalhos, apresentamos critérios relacionados a Economia Criativa e Inovação, conceitos

Leia mais