ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz."

Transcrição

1 PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS PROJETO AJA 2016 ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET- IVINHEMA M.S. Diretor: Fernando Ferreira Coordenadora: Edimara Tavares Assistente Social: Marina Xavier Corpo docente: Eliane Dazzi, Andreia Barbosa, Fernanda Moraes e Fernanda Lorenz. Componente curricular: Educação Física, Geografia, História Desenvolvimento Social e Arte. Justificativa Como estamos em um mês que celebraremos as Olimpíadas do Rio de Janeiro e sabendo deste evento para o mundo, podemos trabalhá-lo em forma de um projeto que possa envolver todas as turmas do Projeto Aja. Aprender com os diversos conteúdos que temos na Educação Física, Geografia, História e Desenvolvimento Social, pode ser bastante proveitoso para alunos e professores. Vale destacar que, por meio do estudo das Olimpíadas podemos entender vários conceitos de cidadania e motivação, pois o esporte proporciona isso. Objetivo Geral: Promover a socialização e a afetividade entre a comunidade escolar, principalmente com aqueles envolvidos diretamente com os alunos do Projeto AJA. Objetivos específicos: Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais; Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas Refletir sobre a importância dos Jogos Olímpicos na Antiguidade, tendo em vista que até as guerras eram suspensas no período dos jogos; Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico. Identificar o significado de alguns Símbolos Olímpicos. Promover socialização entre as 3 turmas do Projeto AJA, enfatizando o espírito olímpico e a cidadania.

2 Metodologia (atividades): Aulas durante os mês de maio trabalhando o conteúdo. Fazer um concurso para escolher a bandeira dos jogos da escola nos jogos, baseado na bandeira das olimpíadas. Contará como a avaliação de artes. Jogos com turmas representando os continentes (vestimentas, balões, cartazes, etc.). Seminários com os temas estudados. Vivências de jogos torneio de futsal envolvendo as três turmas do AJA durante as aulas de educação física. Fazer o juramento olímpico nos jogos de encerramento do projeto. Acendimento da pira olímpica e chegada da tocha na cidade sede, Hino do Brasil e da escola. Recursos: Sala de recursos, projetor multimídia, câmera fotográfica, fitas e balões nas cores que representam cada continente (verde, amarelo, preto, azul e vermelho), fita, pincéis, cola, tesouras, pela madeira ou cartolina, material para recortes, caixa de som, microfone, cd com hino do Brasil e da escola, medalhas, troféu e bola de futebol. Avaliação: da participação dos alunos no torneio de futsal e nas atividades propostas e colaboração com o bom desempenho das mesmas. Conteúdos trabalhados no projeto: 1. HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS 1.1. Jogos Olímpicos antigos Disponível em: Jogos Olímpicos da era moderna Vídeo: Olímpia a Pequim, disponível em: ser/singlefile.php?id=10681 (acessado em 20/5/2016). Os jogos olímpicos tiveram origem na cidade de Olympia, na Grécia Antiga, local onde se realizavam competições de diversas modalidades esportivas entre as cidades da Grécia. Esses jogos eram realizados em homenagem aos deuses e os ganhadores voltavam para as suas cidades exaltados como heróis. Além do motivo religioso os jogos eram realizados como uma espécie de confraternização entre as cidades gregas para manter a paz e a harmonia. Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896, participaram destes jogos 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e

3 tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira. Freqüentemente se utiliza o termo Olimpíada para designar o evento dos jogos olímpicos. Olimpíadas, tecnicamente, é o período de quatro anos compreendido entre uma edição e outra dos jogos olímpicos. Os jogos olímpicos acontecem de quatro em quatro anos e reúne atletas de quase todos os países do mundo. A premiação é dada para os três primeiros colocados de cada modalidade esportiva. Para o primeiro colocado, a medalha de ouro, para o segundo a de prata e para o terceiro a de bronze. A classificação dos países vai acontecendo de acordo com a quantidade de medalhas de ouro obtidas, em caso de empate são contadas as de prata, persistindo o empate são contadas as de bronze. Inicialmente os jogos eram disputados por atletas amadores. Só no século XX a competição foi aberta para atletas profissionais. Os Jogos paraolímpicos são semelhantes aos jogos olímpicos, mas a estes é restrita a participação de atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. Estes jogos iniciaram-se em 1948, organizando-se uma competição entre sobreviventes da segunda guerra mundial que possuíam lesões na medula. Em pouco tempo, 1952, juntaram-se a eles competidores dos países baixos, tornando assim este um evento internacional. Os primeiros jogos envolvendo deficientes físicos, já semelhantes aos jogos olímpicos, aconteceram em Roma, em Ficaram conhecidos como jogos paralímpicos. Somente em 19 de Junho de 2001 é que foi oficializada a realização dos jogos paraolímpicos paralelamente aos jogos olímpicos, através de um acordo entre o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional. O logotipo do Comitê Paraolímpico Internacional é constituído de três cores: o vermelho, o azul e o verde, que simbolizam mente, corpo e espírito. Este se tornou também o lema do CPI. 2. SÍMBOLOS OLÍMPICOS - bandeira: O símbolo das olimpíadas é composto por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes: Oceania (verde), Ásia (amarelo), África (preto), Europa (azul) e América (vermelho), cada um representado por uma cor. - lema:

4 Citius, Altius, Fortius (O mais rápido, o mais alto, o mais forte) foi proposto pelo Barão Pierre de Coubertin quando da criação do Comitê Olímpico Internacional em tocha: Na maior parte, as lendas dos povos antigos afirmam que o fogo foi enviado dos céus como dádiva divina. Na mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses no monte Olimpo e deu-o aos humanos. O fogo era tão importante, que em algumas sociedades mantinha-se acesa uma chama perpétua. Na Grécia, muitas casas tinham uma lareira sagrada, que representava a vida ou o espírito das pessoas. Durante os primeiros Jogos Olímpicos, em 776 a.c., realizou-se o sacrifício de cem bois a Zeus, e um sacerdote ficou postado na extremidade do estádio, segurando uma tocha. Os atletas correram até a extremidade do estádio em direção ao sacerdote, e o vencedor teve o privilégio de apanhar a tocha e acender o fogo do altar para os sacrifícios. A chama queimou simbolicamente durante os jogos em honra a este sacrifício oferecido a Zeus. Os jogos Olímpicos originais destinavam-se a atiçar as chamas da adoração. Surgiram como festividades religiosas em honra a Zeus, supremo entre os deuses do Olimpo. Tais jogos foram realizados a cada quatro anos de 776 a.c. à 394 d.c., quando o "cristianizado" imperador romano Teodósio "decretou que as festividades pagãs deviam cessar". A Grécia, que na época fazia parte do Império Romano, obedeceu. Tão irrevogável foi tal decreto romano, que no decorrer dos séculos o local original dos jogos olímpicos ficou perdido e permaneceu desconhecido até o século XIX. Daí sua redescoberta deu origem ao desejo de reavivar a tradição olímpica, de modo que em 1896 foram realizados os "Primeiros Jogos Olímpicos Modernos" pelo Barão francês Pierre de Cobertin, sendo a Primeira Olimpíada Moderna em Atenas. Desde então, todas as Olimpíadas começam com o acendimento da tocha, e terminam quando é apagada a tocha. Toda cerimônia de abertura começa a ser falada em francês e depois a língua do país. Essa é mais uma homenagem ao francês Pierre. - hino: Oh! arcaico espírito imortal, imaculado pai da beleza, da grandeza e da veracidade, desça, se faça presente e faça brilhar aqui e mais além, na Glória de sua Terra e Céu.

5 Na corrida, na luta e no arremesso, faça brilhar o ímpeto das nobres competições, modelando com aço e dignidade o corpo, coroando-o com a imperecível rama do louro. Campos, montanhas e mares se vão contigo tal como um alvi-rubro magno templo, para o qual se conduz aqui como seu peregrino, oh! arcaico espírito imortal, cada nação. - mascote das Olimpíadas embedded&v=katn365jabg - juramento: O juramento olímpico é feito por um atleta e um juiz durante a Cerimônia de Abertura de cada edição dos Jogos Olímpicos. O atleta, membro da delegação do país anfitrião, segura uma ponta da bandeira olímpica e recita o texto escrito pelo Barão de Coubertin e levemente alterado desde então. O texto fala de respeito às normas e às regras dos Jogos, espírito esportivo, combate ao uso de doping e glória ao esporte[1] Desde Munique 1972, também há um juramento feito por um árbitro. Segurando uma ponta da bandeira olímpica, o árbitro fala sobre imparcialidade, respeito e espírito esportivo. O atleta, da equipe do país organizador dos Jogos, segurando uma ponta da bandeira olímpica, recita o juramento: Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes Jogos Olímpicos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendonos a um desporto sem dopagem e sem drogas, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipes. O árbitro, normalmente também do país organizador, recita: Em nome de todos os júris e árbitros, prometo que cumpriremos as nossas funções durante estes Jogos Olímpicos em total imparcialidade, respeitando e seguindo as regras que os regem, num espírito de desportivismo. - coroa de louro: A origem do uso da coroa de louros está no mito de Dafne, uma ninfa que transmutara-se em um pé de louro para fugir de Apolo. O deus, então, fizera com as folhas uma coroa, com a qual passou a ser representado.[3]

6 Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos de oliveira entrelaçados, que representavam a suprema glória para a alma grega. Na mitologia grega este era um dos símbolos usados por Apolo, deus da Luz, da Cura, da Poesia, da Música e da Profecia, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros. Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade. Apesar de não ter valor material, a coroa tinha um significado muito especial para os atletas e para a cidade de onde provinham, que os receberiam com grandes festas e criando estátuas em homenagem aos vencedores. A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, sobretudo nos Jogos Olímpicos. 3. PAÍSES SEDE DE TODAS AS OLIMPÍADAS DA ERA MODERNA Atenas Grécia Paris França Saint Louis - Estados Unidos 1906* - Atenas Grécia Londres - Reino Unido Estocolmo Suécia Não realizada Antuérpia Bélgica Paris França Amsterdã Holanda Los Angeles - Estados Unidos Berlim Alemanha Não realizada Não realizada Londres - Reino Unido Helsínque Finlândia Melbourne Austrália Roma Itália Tóquio Japão Cidade do México México Munique - Alemanha Ocidental Montreal Canadá Moscou - União Soviética Los Angeles - Estados Unidos Seul - Coreia do Sul Barcelona Espanha Atlanta - Estados Unidos Sydney Austrália Atenas Grécia Pequim China Londres - Reino Unido Rio de Janeiro Brasil a ser escolhida em a ser escolhida em a ser escolhida em CURIOSIDADES OLÍMPICAS A MEDALHA DA AMIZADE 1. O norte-americano Earle Meadows, após uma intensa disputa contra os japoneses Shuhei Nishida e Sueo Oe e contra seu compatriota William Sefton, conquistou a medalha de ouro na prova do salto com vara no Atletismo dos Jogos Olímpicos de 1936, disputados em Berlin, Alemanha. Sefton terminou em quarto lugar e os japoneses deveriam decidir entre eles quem ficaria com a medalha de prata ou a de bronze. Ambos recusaram-se a saltar e, por sorteio,

7 decidiram que Nishida ficaria com a medalha de prata e Oe com a de bronze. Após retornarem ao Japão, Oe e Nishida foram a um joalheiro, que cortou as duas medalhas ao meio e as uniu formando duas novas medalhas que eram metade prata e metade bronze. Uma ficou com Nishida e outra com Oe. 2. O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.c. 3. O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética. 5. Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização. 6. O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade. 7. Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália. 8. Na Grécia Antiga, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olímpo para que os jogos acontecessem sem probleas e de forma justa. 9. A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpiadas de Londres (1908). 10. A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial. 12. As Olímpiadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial. 13. Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920) e Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e disco com as duas mãos (1912).

8 14. Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países. 15. Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta. 16. Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte. 17. O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900). 19. O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norteamericano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 14 medalhas. 20. Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas. 21. Os atletas que domonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin. 5. ESPORTES OLÍMPICOS DA ATUALIDADE E OS QUE JÁ FORAM OLÍMPICOS Esporte é sempre esporte, porém, nem todo esporte é olímpico. Quem decide se um esporte entra ou não em um programa olímpico é o COI. Como regra geral, um esporte é considerado olímpico se ele é praticado por homens em, no mínimo, 75 países e quatro continentes e, no caso das mulheres, se é praticado, no mínimo em 40 países e três continentes. Mesmo se enquadrando na regra geral, isto não significa que o esporte estará incluído no programa dos próximos Jogos Olímpicos. Para evitar um número gigantesco de esportes e, consequentemente de atletas, inviabilizando assim, a organização dos Jogos, o COI definiu que um esporte só entra se outro sair. Novamente essa decisão de quem entra ou sai é realizada pelo COI, que analisa cada modalidade.

9 De qualquer maneira, nenhum esporte é incluído no programa no ano de realização dos Jogos. O esporte deve ser admitido no programa, com 7 anos de antecedência dos Jogos em questão. Ano em que os esportes passaram a integrar o programa dos Jogos Olímpicos Atletismo 1986 Badminton 1992 Basquete 1936 Beisebol 1992 Boxe 1904 Canoagem 1963 Ciclismo 1896 Esgrima 1896 Futebol 1900 Ginástica 1896 Handebol 1972 Hipismo 1900 Hóquei na grama 1908 Judô 1964 Levantamento de peso 1896 Luta 1896 Natação 1896 Nado sincronizado 1984 Pentatlo moderno 1912 Pólo aquático 1900 Remo 1900 Saltos ornamentais 1904 Softbol 1996 Taekwondo 2000 Tênis 1896* Tênis de mesa 1988 Tiro esportivo 1896 Tiro com arco 1900 Triatlo 2000 Vela 1900 Vôlei 1964 Vôlei de praia 1996 * O Tênis foi esporte olímpico de 1896 a Em 1968 transformou-se em esporte de exibição, voltando ao programa olímpico em Esportes que já foram olímpicos. Arremesso de disco e dardo com as duas mãos (1912). Arremesso de pedra de 6,4 quilos (1904). Cabo-de-guerra (1900 a 1920). Corrida de barcos (1908). Críquete (1900). Doze Horas de Ciclismo (1896). Golfe (1900 e 1904). Levantamento de peso com uma só mão (1896 a 1904). Pólo (1900, 1908, 1920, 1924, 1936). Rúgbi (1900, 1908, 1920 e 1924) CRONOGRAMA: MAIO SEMANA ATIVIDADE 20 a 25 Apresentação do vídeo sobre a história das olimpíadas SEMANA ATIVIDADE 20 a 25 mai e Símbolos olímpicos SEMANA ATIVIDADE, Divisão de temas para seminário (8 e 9 ano) Curiosidades olímpicas (6 e 7 ) jun Avaliações escritas sobre atletismo e jogos olímpicos. SEMANA ATIVIDADE 20 a 22 Elaboração do desenho para representar os jogos Vídeo sobre a história dos jogos Olímpicos antigos SEMANA ATIVIDADE 23 a 24 Orientações aos alunos sobre como devem se organizar no dia dos jogos (vestimentas, acessórios, apresentações, etc.) e confecção de materiais para o dia dos jogos. Dia 25 de Maio torneio de futsal entre as salas, com premiação com medalhas de prata, ouro e bronze para os atletas e troféu para a sala campeão do torneio.

10 ANEXOS

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21

olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 olimpíadas grupo: joão lucas nº16, lucca nº22 edimilson nº7, bruno furlan nº4 lucas yan nº21 O que são os jogos? É o maior evento esportivo do planeta. Como surgiram? Foram criadas a mais de 4000 anos

Leia mais

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 SURGIMENTO DOS JOGOS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 2 ano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do livro 2 A, B e C terça-feira Segunda-feira Curitiba, 8 de agosto de 2016. Leia o texto e

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach

Jogos Olímpicos Vôlei. Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach Jogos Olímpicos Vôlei Jelena Bozovic, Ana Carolina Russo, Fernanda Verde, Carolina Bellato, Noemi da Silva, Rafaela Murbach O que são os Jogos Olímpicos? Jogos Olímpicos é o nome dado a um evento que reúne

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Semana de 8 a 12 de agosto de A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 5ºano Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 Troca do Livro 5º A e B 5º C quarta-feira quinta-feira Leia o texto a seguir para fazer as lições da

Leia mais

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª

Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Prof.ª: Carla Mendes Março de 2018 Educação Física Escola: Roque Gameiro Os Jogos Olímpicos Feito por Vasco Marques nº 28 7º2ª Hoje venho falar sobre os jogos Olímpicos: o que são? O que significam os

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A. Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q. A história das olimpíadas COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Língua Portuguesa / 4ºano 4º A Troca do Livro 4º B 4º C Semana de 8 a 12 de agosto de 2016 sexta-feira q quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para fazer

Leia mais

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE

PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE PERFORMANCE RIO 2016 PAÍSES TOP 20 ANÁLISE JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 TOP 20 - COMPARATIVOS Estados Unidos Grã - Bretanha China Rússia 46 ouros / 37 pratas / 38 bronzes = 121 27 ouros / 23 pratas / 17 bronzes

Leia mais

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA

QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA QUIZZ OLÍMPICO 2º ENCONTRO DO PROJETO LER...-LITERATURA E CIÊNCIA 1. O deus da mitologia que é homenageado com os jogos olímpicos é chamado de: (a) Apolo. (b) Zeus. (c)mercúrio. (d) Dioniso. Resposta correta:

Leia mais

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC

Jogos olímpicos. João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos João Izzi, Henrique, Enzo, Rafael Felipe 9ºC Jogos olímpicos O que são os jogos olímpicos: Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo global com modalidades de verão e de inverno, em

Leia mais

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC

SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC SUGESTÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.E UBERLÂNDIA EQUIPE PIPII/CBC DEUSES E HOMENS HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS Os gregos inventaram os Jogos Olímpicos há mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22

Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão. Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 Trabalho sobre Olímpiadas e o Japão Felipe Isler nº6 Gabriel Mol nº7 Heloísa Bagatini nº9 Luiza Inforzato nº22 A Origem Ainda não se tem certeza sobre o nascimento das olimpíadas. Sua origem é incerta

Leia mais

PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS. Justificativa

PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS. Justificativa Escola Coronel Araújo Chaves Ensino Fundamental II Disciplina: Educação Física Professor: Francisco Junielison Correia Lopes PROJETO VIVENDO AS OLIMPÍADAS Justificativa Como estamos em um mês que celebraremos

Leia mais

Entendendo o tamanho dos Jogos

Entendendo o tamanho dos Jogos Entendendo o tamanho dos Jogos COPA 32 nações 15 passaram pelo Rio 723 atletas 15.000 Voluntários Um esporte futebol 1 estádio Maracanã 7 jogos Em 7 dias alternados OLIMPÍADAS 206 nações todas no Rio 15.000

Leia mais

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO

as nor segue livro ACORDO ste ORTOGRÁFICO livro Este segue as normas do novo ACORDO ORTOGRÁFICO Marcelo Duarte ES P O RT ES 2ª impressão EDIÇÃO ATUALIZADA NOVO PROJETO GRÁFICO 10º ANIVERSÁRIO 1996 Marcelo Duarte Diretor editorial Marcelo Duarte

Leia mais

Olá alunos do 4ºano!!

Olá alunos do 4ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO 3º BIMESTRE Disciplina: Interdisciplinar Professoras: Margarete e Priscila Data: Turma: 4º anos A B C SEJAM BEM-VINDOS AO 3º BIMESTRE! Olá alunos do 4ºano!! Um

Leia mais

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos

Olimpíadas. Origem dos Jogos Olímpicos Olimpíadas A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e

Leia mais

Dicas de máscaras caseiras

Dicas de máscaras caseiras Dicas de máscaras caseiras Uma pele linda sem gastar muito. Máscaras caseiras que funcionam Receitas simples e maravilhosas para você cuidar da pele sem gastar uma fortuna e com 15 minutinhos de atenção

Leia mais

Super fantástico guia da Mega Sena

Super fantástico guia da Mega Sena Super fantástico guia da Mega Sena Ganhar na Mega Sena é um desafio que assanha a alma! Se existe uma fórmula para ganhar na Mega Sena ela nunca foi, e nem será revelada. O Jogo foi criado matematicamente

Leia mais

Dicas da Mega Sena. Seu nome (obrigatório) Seu (obrigatório)

Dicas da Mega Sena. Seu nome (obrigatório) Seu  (obrigatório) Dicas da Mega Sena Além de 3 apostas baseadas nas Runas, você vai conhecer uma técnica de usar os elementos da sua vida e com a numerologia fazer as suas apostas. Olha, eu sei que tem muita gente que já

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

Esporte, Olimpíada e Olimpismo

Esporte, Olimpíada e Olimpismo Congregação das Filhas do Amor Divino Colégio Nossa Senhora das Neves Natal/ RN. Serviço de educação física Esporte, Olimpíada e Olimpismo Ao longo das décadas, o esporte tem assumido um papel de grande

Leia mais

Monte o kit chama amor

Monte o kit chama amor Monte o kit chama amor Junte o pode do cristal com o incenso certo e crie um poderoso Kit Chama amor e paixão. Uma receita mágica e poderosa que cria o clima de amor que você busca na sua vida. Fácil de

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIFEB/BARRETOS-SP MANUAL DO ALUNO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este Manual visa esclarecer aos alunos do curso de Engenharia de Produção as possíveis dúvidas que podem ocorrer

Leia mais

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta?

1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? 1. Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são sempre os primeiros que desfilam. Está informação está correta? Sim, os atletas da Grécia são sempre os primeiros a

Leia mais

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS

DA ANTIGUIDADE JOGOS OLÍMPICOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Num local chamado Olímpia eram realizados jogos sagrados, em honra do Deus Zeus e em sua glória acendia-se um facho que ardia durante a realização dos jogos e incluía sacrifícios

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015

Jogos Olímpicos Rio 2016 GUIA DE INGRESSOS Março 2015 Jogos Olímpicos Rio 016 GUIA DE INGRESSOS Março 015 instalações olímpicas por região 6 N 1 9 7 8 10 Baía de Guanabara 11 Deodoro 14 15 13 18 Parque Estadual da Pedra Branca Parque Nacional da Tijuca Copacabana

Leia mais

Bem vindos! Bienvenido! Welcome!

Bem vindos! Bienvenido! Welcome! Bem vindos! Bienvenido! Welcome! A relação entre a Academia e os Treinadores Andre Rodacki Universidade Federal do Paraná - Departamento de Educação Física; CAPES Ministério da Educação Modelo SPLISS Sport

Leia mais

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS

LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS LEI AGNELO PIVA CRITÉRIOS DE REPASSE DE RECURSOS PARA AS CONFEDERAÇÕES BRASILEIRAS 2018-2020 Rio de Janeiro, 24 outubro 2017 PRINCIPAIS CONCEITOS 1 2 3 4 5 6 7 Reavaliação e AJUSTES nos CRITÉRIOS utilizados

Leia mais

Olimpíadas Rio " Voleibol, modalidade de ouro"

Olimpíadas Rio  Voleibol, modalidade de ouro Olimpíadas Rio 2016 " Voleibol, modalidade de ouro" O Voleibol nas olimpíadas do Rio 2016 Aprendendo um pouco sobre este esporte que é medalha de ouro para o Brasil. Angélica Mayra Vieira Fernandes RA4115328

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016

AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 AS MEDALHAS DO BRASIL OLIMPÍADAS 2016 ******************************************************** ************ No esporte, existem campeões e existem heróis. Campeões vencem porque são bons no que fazem e

Leia mais

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3

Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Participação gaúcha nos Jogos Olímpicos: garimpando memórias, reconstruindo histórias 3 Christiane Garcia Macedo 4 Silvana Vilodre Goellner 5 Em 2016, um dos maiores e mais importante evento esportivo

Leia mais

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP

OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER. Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP OLIMPÍADAS CONHECER PARA RECONHECER Alunos da UME Dr. José Carlos de Azevedo Júnior SP Santos - Introdução A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto

Leia mais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais

Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Critério para escolha dos Melhores do Ano Jogos Escolares de Minas Gerais Apresentação Critérios para escolha dos melhores do ano, em cada modalidade, módulo e naipe, será de acordo com o Regulamento Geral

Leia mais

Sanduíches que emagrecem

Sanduíches que emagrecem Sanduíches que emagrecem Precisa comer um lanche rápido? Então capriche na combinação. No corre-corre diário, nem sempre é possível fazer aquela refeição balanceada, com tempo para mastigação e até, pela

Leia mais

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física

Profª Ana Moura. Olimpismo. Trabalho realizado por: Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13. Disciplina: Educação Física Profª Ana Moura Olimpismo Trabalho realizado por: Disciplina: Educação Física Inês Pinto, nº 9 Joana Alves, nº11 Mafalda Raposo, nº13 Ano letivo 2017/2018 10 de novembro de 2017 1 Introdução A realização

Leia mais

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS

OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS OLIMPISMO SUA ORIGEM E IDEAIS Esporte é vida! Praticar uma atividade física, como lazer, esporte recreativo ou competição, é excelente para seu corpo e sua mente. Com o esporte você... Cuida da sua saúde...

Leia mais

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS

EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS EC PINHEIROS PROJETO COLETIVOS ESPORTE CLUBE PINHEIROS NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM 113 ANOS de existência umas das instituições mais tradicionais do país, oferecendo atividades esportivas, sociais e culturais

Leia mais

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1

RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? RIO DE JANEIRO AS OLIMPÍADAS #1 ÍNDICE 4 5 6 8 10 12 13 14 17 18 RIO 2016! É a vez do Brasil nas Olimpíadas. E SE NÃO FOSSE NO BRASIL? Em que outros lugares poderiam ser as Olimpíadas? RIO DE JANEIRO Curiosidades sobre a cidade maravilhosa.

Leia mais

Comissão de Atletas Olímpicos

Comissão de Atletas Olímpicos Comissão de Atletas Olímpicos Semana Olímpica 2010 O Projecto Para Todos Para os Atletas Operacionalização Contactos Semana Olímpica Complexo Desportivo do Jamor Semana Olímpica Escolas e comunidade em

Leia mais

Jogos Olímpicos: o Judô

Jogos Olímpicos: o Judô Jogos Olímpicos: o Judô O que são as Olimpíadas? Origem Cerca de 2500 a.c., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, o que originou o termo olimpíada. As Olimpíadas

Leia mais

Esporte Paralímpico no Brasil:

Esporte Paralímpico no Brasil: Esporte Paralímpico no Brasil: Comitê Paralímpico Brasileiro: Sede em Brasília Criado em 09/02/1995 Representa o Brasil Junto ao IPC Foco no esporte de alto rendimento Imagem: Yohansson do Nascimento e

Leia mais

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel

Rua Baronesa, sala Praça Seca - Rio de Janeiro - Tel Provas anteriores do CMRJ - 2016/2017 - Matemática EF 1. A trigésima primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi realizada no Brasil em 2016. A cada quatro anos, o evento se repete. Assim, a

Leia mais

HISTÓRICO DE FILIAÇÃO UFLA

HISTÓRICO DE FILIAÇÃO UFLA Fundada em 03/05/1938, Oficializada pelo decreto 3617/945. Nomeada Entidade Pública Municipal e Estadual. Filiada a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário). HISTÓRICO DE FILIAÇÃO UFLA

Leia mais

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA

JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA DISCIPLINA: Educação Física ATIVIDADE: Estudo dirigido PROFESSOR(A): SÉRIE: 6 ALUNO(A): TURNO: DATA: Manhã INTRODUÇÃO A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem

Leia mais

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016

O Controle de Doping. nos Jogos Olimpicos e. Paralimpicos. Rio 2016 O Controle de Doping nos Jogos Olimpicos e Paralimpicos Rio 2016 1 Introdução Objetivos do controle Missão: Entregar nos Jogos Olímpicos um Programa de Controle de Doping efetivo e focado no atleta, contribuindo

Leia mais

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Eai, hoje vim falar um pouco sobre as olimpíadas, e as modalidades ok. Os jogos olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.c como uma homenagem

Leia mais

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo.

olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. olímpiadas Lucas,Pedro,Murilo, Duda,Enzo. Os maiores medalhistas Os maiores medalhistas de todos os tempos são Estados Unidos 17 vitórias, União Sovietica 6 vitórias e França com apenas 2 vitórias. Todos

Leia mais

Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de R E G U L A M E N T O

Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de R E G U L A M E N T O OLIMPÍADAS 2016 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO I DISPOSIÇÕES GERAIS Datas: 27, 28, 29 e 30 de junho de 2016. R E G U L A M E N T O Art. 1º - Os jogos têm por finalidade promover o intercâmbio sócio-desportivo

Leia mais

O importante não é vencer mas competir com dignidade.

O importante não é vencer mas competir com dignidade. O importante não é vencer mas competir com dignidade. Pierre de Coubertin E.B. Regedoura Visualização do vídeo da autoria da Dra. Paula Queirós e observação do livro Olimpia El emplazamento arqueológico

Leia mais

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012

XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 XV OLIMPÍADA INTERNA 2012 2 REGULAMENTO GERAL I - FINALIDADES A XV Olimpíada Interna do Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Morumbi - tem como finalidade comemorar os 134 anos do Colégio através de

Leia mais

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL

Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Histórico de Medalhas, Atletas e Modalidades Paralímpicas PORTUGAL Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva Departamento Técnico, Setembro de Índice Introdução... Medalhas... Gráficos de Medalhas...

Leia mais

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este

DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este TÍTULO: O GRANDE ATLETA DURAÇÃO: 50 GRAU: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA DESCRIÇÃO Com foco em esportes olímpicos tais como a corrida, a natação e a ginástica, este programa

Leia mais

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO

BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 28 A 30 DE JUNHO DE 2018 BOLETIM GERAL PROGRAMAÇÃO 2 COMISSÃO DE HONRA ROGÉRIO LUIS KERBER Diretor Geral SIRLEI DE FÁTIMA ALBINO Diretora de Desenvolvimento Educacional RODRIGO PEREIRA DE SOUZA Coordenador

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O Datas: 28,29 e 30 de agosto de 2014. R E G U L A M E N T O I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Olimpíada tem por finalidade promover o intercâmbio sócio-desportivo entre os alunos do Colégio Maria Imaculada,

Leia mais

Oliampíadas e Grécia

Oliampíadas e Grécia Oliampíadas e Grécia Jogos Olímpicos Alunas: Alice Moraes nº 1 Ana Luisa Marques nº 2 Gabriela Hartung nº 10 Lívia Pôrto nº 17 Luany Hayashi nº 18 Série: 8ºB O que são os jogos olímpicos: Os jogos olímpicos

Leia mais

Olimpíada º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio

Olimpíada º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Olimpíada 2016 9º Ano, 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Regulamento Geral 1 Caros Alunos! Um dos grandes momentos da nossa escola está chegando. A Olimpíada será uma oportunidade de manifestarmos a nossa

Leia mais

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo a integração

Leia mais

Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M.

Jogos Olímpicos. Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M. Jogos Olímpicos Giovana Frigi Rodrigues Rizzi nº14 Ingrid W. Prochnou nº17 Isabela M. Marques nº18 Luiza de Oliveira nº23 Thais M. Pancher n º29 8A Sobre os jogos olímpicos: 1- Oque são jogos olímpicos?

Leia mais

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM

LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM LUTA CONTRA A DOPAGEM -DADOS ESTATÍSTICOS 2004- CONSELHO NACIONAL ANTIDOPAGEM Conselho Nacional AntiDopagem NÚMERO DE AMOSTRAS RECOLHIDAS DE 1976 A 2004 ANO 2004 2002 2000 1998 1996 1994 1992 1990 1988

Leia mais

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano

ÁREA - CONHECIMENTOS. 9º Ano ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano A atividade física ao longo dos tempos Desde os tempos pré-históricos, o ser humano, a fim de garantir a preservação da espécie, teve de confrontar-se com o meio para satisfazer

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL DE ED. FÍSICA 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS DEPARTAMENTO ESPORTIVO JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO DA FINALIDADE E REALIZAÇÃO Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da

Leia mais

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a

Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a Para atenuar os efeitos da inflação sobre a moeda, todos os valores foram corrigidos com o índice IGP-M, calculado entre dezembro do ano em questão a dezembro de 2011. Aprovados Liberados Orçamento geral

Leia mais

Profissional-Atleta:

Profissional-Atleta: OLIMPÍADAS NACIONAIS DA JUSTIÇA DO TRABALHO - ONJT Profissional-Atleta: MAIO/2013 O que são as ONJT? ONJT significa Olimpíadas Nacional da Justiça do Trabalho. Realizada todos os anos em diferentes cidades

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA.

TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. TIRAR RECURSOS DO ESPORTE É TIRAR DINHEIRO DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE E DA SEGURANÇA PÚBLICA. O setor esportivo, representado por atletas, entidades esportivas e organizações da sociedade civil, vem manifestar-se

Leia mais

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres

Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Ouro olímpico: credibilidade no futebol feminino supera a do masculino em Londres Lucas Almeida As Olimpíadas, uma das competições mais tradicionais da história, tiveram início na Grécia Antiga em 776

Leia mais

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22

Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa. Educação Física 7º ano/turma 1ª. Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa Educação Física 7º ano/turma 1ª Professora: Carla Mendes Aluna: Matilde Filipe nº22 Março Ano Letivo 2017/2018 Índice 2 Introdução. 3 Origem e história..

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA

VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os VIII JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), têm como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS 9º JOGOS ABERTOS DO INTEGRAL JAI-2010

REGULAMENTO GERAL DOS 9º JOGOS ABERTOS DO INTEGRAL JAI-2010 REGULAMENTO GERAL DOS 9º JOGOS ABERTOS DO INTEGRAL JAI-2010 Art. 1º - Os Jogos Abertos do Colégio Integral tem por finalidade o intercâmbio social e esportivo, difundir a prática de várias modalidades

Leia mais

COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO

COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO COMISSÃO DE TURISMO E DESPORTO PROJETO DE LEI Nº 2.225, DE 2007. Cria o Fundo de Apoio ao Esporte Não Olímpico - FNO. Autora: Deputada GORETE PEREIRA (PR-CE) Relator: Deputado ARNON BEZERRA PTB - CE) I

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERCURSOS DA UAG/UFRPE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERCURSOS DA UAG/UFRPE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERCURSOS DA UAG/UFRPE 2013 I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art. 1º - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31

Alemanha. Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31 Alemanha Felipe Godinho n 05 Izabela Isayama n 12 Marie Eduarda Caniatto n 24 Yasmin Lau n 29 Yasmin Araujo n 31 Alemanha A Alemanha, oficialmente República Federal da Alemanha é um país localizado na

Leia mais

comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos

comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos comunica rte Ano I - N 1- Julhio 2008 Florianópolis- Brasil Especial sobre os jogos olimpicos comunic A rte A revista comunicarte é uma publicação bimestral, com circulação nacional COORDENAÇÃO GERAL Luciana

Leia mais

Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018

Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018 Documento Orientador da IV Gala do Desporto Amadora 2018 Considerando a inegável importância sociocultural do Desporto em todas as suas vertentes e dimensões, entende-se importante encontrar um espaço

Leia mais

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA > PARTICIPANTES: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental 1ª a 2ª Séries do Ensino Médio > COMISSÃO ORGANIZADORA: Departamento de Educação Física > SUB TEMA: Olimpíada no Brasil > OBJETIVOS: Promover a integração

Leia mais

Projeto Olímpio no Olimpo

Projeto Olímpio no Olimpo Projeto Olímpio no Olimpo E.E.E.I. Olímpio Catão Professor(es) Apresentador(es): Simone da Silva de Paula Marisa Maria Nascimento Nóbrega Realização: Foco do Projeto Estamos às vésperas do evento das Olimpíadas

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil

Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Muito além do futebol Estudo sobre esportes no Brasil Setembro de 2011 Agenda Contexto e metodologia da pesquisa Perfil dos respondentes Principais conclusões Panorama dos esportes no Brasil Percepções

Leia mais

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011

LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA DEMONSTRAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA DA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO 2011 LEI AGNELO/PIVA ARRECADAÇÃO de janeiro a dezembro de 2011 LEI AGNELO/PIVA NORMAS DE APLICAÇÃO

Leia mais

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL

VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA REGULAMENTO GERAL VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA DE 17 A 20 DE ABRIL DE 2013 São Paulo - SP REGULAMENTO GERAL 1 DA FINALIDADE Art. 1º - Os JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, competição oficial da ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS

Leia mais

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019.

REGULAMENTO DE JANEIRO: REUNIÃO GERAL DE LANÇAMENTO DA TEMPORADA 2019. REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

REGULAMENTO Tênis de Mesa

REGULAMENTO Tênis de Mesa REGULAMENTO 2017 - Tênis de Mesa 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO GEPETIJ GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ESPORTE E TREINAMENTO INFANTO-JUVENIL GEPAE GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM GESTÃO DO ESPORTE DEPARTAMENTO DE ESPORTE - EEFEUSP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt

100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt 100 itens doados pela CONSUDATLE à CBAt FILATELIA - JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 Coleção doada pela CONSUDATLE em comemoração ao seu Centenário 1.Correio Filatélico - Número 235 - Janeiro a Março de 2015 Série

Leia mais

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO)

OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) OBJETÍADAS (OLIMPÍADAS DO COLÉGIO OBJETIVO) REGULAMENTO GERAL - 2015 1 - Do Objetivo 1.1 As OBJETÍADAS visam aproximar os alunos, promover interação dentro e fora da sala de aula, fortalecer a convivência,

Leia mais