Negócios Internacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Negócios Internacionais"

Transcrição

1 Negócios Internacionais 13 de Maio de 2008

2 1. Perceber os principais factores que influenciam a contabilidade internacional e a harmonização mundial dos princípios contabilísticos; 2. Perceber como as empresas reportam as transacções em moeda estrangeira; 3. Conhecer a forma de reportar o impacto ambiental da empresa; 4. Perceber os conceito de Planeamento Fiscal e como as subsidiárias, filiais, os acordos de dupla tributação, os paraísos fiscais e os preços de transferência podem influenciar a sua efectivação.

3 Contabilidade actividade cuja função consiste em fornecer informações quantitativas, de natureza funcional, acerca de entidades económicas e que se destina a ser útil na tomada de decisões económicas. Está envolvida em actividades tais como: Avaliar potenciais aquisições estrangeiras; Escoamento das filiais; Gestão de fluxos de tesouraria ; Procura de novas fontes de financiamento; Hedging moeda e taxa de juro de riscos; Planeamento fiscal; Auxiliar no planeamento da estratégia corporativa.

4 Contabilidade Internacional Harmonização Transacção em moeda estrangeira Relatórios Ambientais Planeamento Fiscal

5 Os princípios contabilísticos geralmente aceites (GAAPs): as normas estabelecem que em cada país devem ser seguidas pelas organizações ao elaborar as suas demonstrações financeiras; O processo contabilístico identifica, regista e interpreta factos económicos. Normas e as práticas contabilísticas variam em todo o mundo. As demonstrações financeiras em diferentes países são diferentes, tanto em forma (formato) como em conteúdo (substância). Enquanto os mercados de acções são uma grande influência nas normas contabilísticas nos E.U. A.e no Reino Unido, os bancos são mais influentes na Suíça e na Alemanha, e a tributação é uma importante influência na França e no Japão.

6 Financial Accounting Standards Board (FASB) Deverá fornecer informações para fins de: Decisões de crédito e investimento A avaliação das perspectivas de fluxo de caixa A avaliação dos recursos da empresa

7 International Accounting Standards Board (IASB) Identifica as principais utilizações da informação contabilística: Investidores Empregados Mutuantes Fornecedores e outros comerciais Clientes Governos e suas agências O público em geral

8

9 Sigilo e transparência; Optimismo e conservadorismo; Influências Culturais : Medição das práticas; Divulgação das práticas; Os países Anglo-Saxónicos têm sistemas de contabilidade que tendem a ser transparentes e optimistas, os países Latino Germânicos tendem a ser sigilosos e conservadores.

10

11

12 As demonstrações financeiras diferem de país para país sobretudo a nível de : Idioma; Moeda; Tipo dos documentos financeiros (balanço, demonstração de resultados, declaração de rendimentos, etc); Formato; Princípios contabilísticos geralmente aceites (GAAP s).

13 Contabilidade Internacional Harmonização Transacção em moeda estrangeira Relatórios Ambientais Planeamento Fiscal

14 Existem grandes diferenças nas práticas de reporting financeiro em empresas de diferentes países. Esta situação gera complicações para aqueles que elaboram, consolidam, auditam e interpretam os relatórios financeiros. Como forma de evitar tais divergências, as empresas, têm desenvolvido esforços no sentido de harmonizar Harmonizar e/ou Standardizar

15 Vantagens Facilidade na elaboração de relatórios financeiros para as empresas multinacionais, visto serem elaborados numa mesma base; a informação interna de empresas subsidiárias seria muito mais fácil de comparar e analisar; Para as sociedades internacionais de contabilidade em que os seus clientes têm subsidiárias em vários países, a consolidação de contas tornar-se-ia menos onerosa e mais fácil de concretizar.

16 Existem várias instituições interessadas na harmonização:

17 A harmonização também é de grande importância na procura de eficiência das transacções internacionais; As empresas multinacionais são obrigadas a efectuar 2 tipos de contabilidade: Contas consolidadas conforme as normas do país da empresa- mãe Contas individuais para cada filial, estabelecidas segundo as regras e legislação locais

18 No fim de exercício solicita-se a empresas de auditoria que estabeleçam a ligação entre a situação financeira existente e a exigida pela legislação e administração fiscal local; Em certos países pode ser exigido à empresa ter duas contabilidades.

19 Harmonização eficaz Quando a regulamentação fiscal, o direito das sociedades, os modos de financiamento, entre outros, forem semelhantes nos diferentes países.

20 1 Obstáculos a dimensão das diferenças entre as práticas contabilísticas de diferentes países; Uma das formas de se contornar este problema é com a elaboração de 2 relatórios financeiros: um para consumo doméstico e outro para consumo internacional.

21 2 Obstáculos Em alguns países a recusa ou o não cumprimento de determinadas normas contabilísticas está relacionado unicamente com: o manter da soberania e a não aceitação de outros valores estrangeiros; à total falta de interesse e conhecimento de novos e mais modernos princípios contabilísticos.

22 Principais forças que incentivam à harmonização das normas contabilísticas: Orientação do investidor A integração global dos mercados de capitais A necessidade por parte das empresas multinacionais aumentar o capital estrangeiro Integração económica regional A pressão das multinacionais para uma maior uniformização das normas e assim facilitar e reduzir os seus custos na elaboração dos relatórios financeiros..

23 IASC- Internacional Accounting Standards Commitee organização privada fundada em 1973 por órgãos profissionais de contabilidade de dez países, a trabalhar para a harmonização das normas contabilísticas à escala mundial (o antecessor do IASB). IOSCO- International Organization of Securities Commissions Organização internacional que reúne os reguladores dos mercados de capitais. IFAC- International Federation of Accounts responsável por questões que afectam os contabilistas, tais como ética, normas de auditoria, requisitos de certificação, entre outros; composta por 163 organizações de contabilidade, representando 119 países e mais de 2,5 milhões de contabilistas mundiais.

24 Internacional Accounting Standards Commitee- IASC Objectivos Formalizar e publicar, no interesse público, normas contabilísticas a serem apresentadas nas demonstrações financeiras e promover a sua aceitação e observância mundial; Operar para a melhoria e harmonização dos regulamentos, normas e procedimentos contabilísticos relacionados com a apresentação das demonstrações financeiras.

25 Internacional Accounting Standards Commitee- IASC As normas do IASC não se sobrepõem às disposições locais que regulam a emissão das demonstrações financeiras num determinado país; cada país rege com maior ou menor grau a emissão das demonstrações financeiras; Nem o IASC nem a profissão contabilista têm o poder de forçar o acordo internacional ou de exigir conformidade com as Normas Internacionais de Contabilidade.

26

27 Contabilidade Internacional Harmonização Transacção em moeda estrangeira Relatórios Ambientais Planeamento Fiscal

28 Para eliminar ou minimizar o risco cambial, a empresa deve: Registar e subsequentemente contabilizar os bens, passivos, vendas e despesas que são valorizados em moedas estrangeiras; compra e venda de bens, de serviços bem como empréstimos recebidos ou efectuados em moeda estrangeira. Estas trocas podem resultar de: compra e venda de bens, de serviços bem como empréstimos recebidos ou efectuados em moeda estrangeira.

29 Registo das transacções Sempre que o importador tem de pagar em moeda estrangeira um equipamento ou mercadoria, fá-lo na moeda do exportador; Exemplo 1: Uma empresa Americana, compra à empresa Francesa pares de skis por euros com taxa de cambio a 1,1 dólares por euro. Se a taxa de cambio alterar para 1,15 dólares por euro; A empresa que faz a venda e a que faz a compra, em moeda estrangeira, tem de reconhecer contabilisticamente o ganho e perda respectivamente, no fim de cada período contabilístico.

30 Registo das transacções Continuação do Exemplo 1: A empresa importadora (Americana) tem de registar: Pagamentos 5500 Perdas em moeda estrangeira 250 Dinheiro 5750 Empresa exportadora (Francesa) tem de registar: Recebimentos 5500 vendas 5500 Dinheiro 5750 Ganhos em moeda estrangeira 250 recebimentos 5500

31 Procedimento correcto para empresas dos EUA Quanto a transacções com moeda estrangeira, estas tem de seguir, o que está presente na Financial Accounting Standards Board Statement No. 52; Segundo esta norma: Deve-se registar a transacção pelo valor da taxa de câmbio da altura e, subsequente, perdas ou ganhos vindos de pagamentos ou recebimentos de moeda estrangeira deverão ser colocados na declaração de recebimentos.

32 Transcrição de declarações financeiras feitas em moeda estrangeira Embora um gestor receba muitos relatórios em diferentes moedas estes devem terminar apenas num documento em U.S. dólares, para facilitar a leitura da informação aos gestores e investidores; O processo de reformulação das declarações financeiras de moedas estrangeiras para dólares tem o nome de tradução; A combinação de todas estas declarações para apenas um documento tem o nome de consolidação.

33 Transcrição de declarações financeiras feitas em moeda estrangeira A tradução nos EUA é um processo de dois passos: 1º. As empresas traduzem os relatórios estrangeiros de moedas estrangeiras para relatórios consistentes com as princípios das directrizes contabilísticas dos EUA; Porquê??? Se uma Empresa dos EUA tiver uma empresa filial no Brasil tem de manter a contabilidade segundo as directrizes contabilísticas vigentes no Brasil. Contudo, para efeitos de consolidação os resultados financeiros tem que ser emitidos segundo as directrizes americanas. 2º. As empresas traduzem todos as quantidades de moeda estrangeira para U.S. dólares.

34 Métodos de Tradução Declaração Nº52 permite às empresas utilizarem dois métodos de tradução: Método da taxa corrente tradução de todos os activos e passivos à taxa de câmbio corrente aquando a data de entrega do balanço no final do ano. Método temporal apenas os bens monetários (dinheiro, valores mobiliários e contas a receber) e passivos são traduzidos à taxa de câmbio corrente. A empresa traduz o inventário e propriedade, edifícios e equipamentos, à taxa em vigor na data da compra destes bens.

35 Métodos de Tradução Como escolher o método a utilizar para a tradução: Depende da moeda funcional do pais estrangeiro, que é a principal moeda do ambiente económico em que a entidade opera;

36 Contabilidade Internacional Harmonização Transacção em moeda estrangeira Relatórios Ambientais Planeamento Fiscal

37 Identificam o impacto da actividade da empresa no meio ambiente, focando no uso de recursos naturais e esforços na reciclagem; Não é obrigatório a sua apresentação por parte das empresas; Tipicamente é separado do relatório anual e não faz parte do relatório financeiro; As empresas certificam o relatório ambiental através de entidades credenciadas mundialmente.

38 Contabilidade Internacional Harmonização Transacção em moeda estrangeira Relatórios Ambientais Planeamento Fiscal

39 O que é o Planeamento fiscal? Planeamento dos negócios de modo a minimizar os custos fiscais; Não é evasão ou fraude fiscal; É uma poupança.

40 Em termos fiscais: Filial ou Subsidiária?

41 Em termos fiscais: Filial ou Subsidiária? A diferença fundamental é que em Portugal, os dividendos da SUBSIDIÁRIA estão sujeitos a um imposto retido na fonte enquanto que a transferência de lucros da FILIAL, não.

42 O que é a dupla tributação? Segunda Tributação

43 O que é a dupla tributação? Existe dupla tributação económica quando um mesmo facto é tributado duas vezes e isso acontece com os lucros, que são tributados na entidade que os gerou e, depois, em sede dos beneficiários da sua distribuição.

44 Como se elimina a Dupla Tributação?

45 Como se elimina a Dupla Tributação? Esta dupla tributação só se elimina através da supressão de uma das tributações e pode ser efectuada: Por via unilateral, normalmente por renúncia da tributação do Estado interessado na aplicação de capitais ou na fixação de residência de entidades no seu território; Por via bilateral, por acordos entre dois Estados interessados em fomentar os movimento de capitais que estabelece a qual dos Estados se reporta o direito de tributar para que as situações ou as pessoas não sejam duplamente tributadas.

46 O que é um acordo de Dupla Tributação? Acordo entre 2 países que visa limitar a tributação nas duas partes, evitando que o mesmo facto seja duplamente tributado.

47 O que é um acordo de Dupla Tributação? Os Acordos de Dupla Tributação têm como objectivo proteger os investimentos realizados num dado país da duplicação do pagamento de impostos sobre os rendimentos aí auferidos, relativamente à tributação efectuada sobre as mesmas fontes de rendimento no país de origem do investimento. No contexto da globalização e da internacionalização das economias, as Convenções para evitar a dupla tributação e a evasão fiscais revestem um factor crucial no desenvolvimento dos fluxos económicos internacionais. Mais informação no link:

48 O que são os Paraísos Fiscais? País ou território que atribua a pessoas físicas ou colectivas vantagens fiscais susceptíveis de evitar a tributação no seu país de origem ou de beneficiar de um regime fiscal mais favorável que o desse país, sobretudo em matéria de impostos sobre o rendimento e sobre as sucessões.

49 O que são os preços de transferência? Termos e condições estabelecidos em operações efectuadas entre entidades consideradas relacionadas; Em Portugal aplica-se a todas as operações estabelecidas entre um contribuinte e qualquer outra entidade, com que o sujeito passivo esteja em situação de "relações especiais". É o caso, por exemplo, da venda de produtos ou prestação de serviços da casa-mãe à sua filial ou vice-versa.

50 Perceber os principais factores que influenciam a contabilidade internacional e a harmonização mundial dos princípios contabilísticos; Perceber como as empresas reportam as transacções em moeda estrangeira; Conhecer a forma de reportar o impacto ambiental da empresa; Perceber os conceito de Planeamento Fiscal e como as subsidiárias, filiais, os acordos de dupla tributação, os paraísos fiscais e os preços de transferência podem influenciar a sua efectivação.

51 André Enes Dalila Rocha Nuno Oliveira Paulo Barata

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

CONTABILIDADE INTERNACIONAL Apresentação da disciplina de CONTABILIDADE INTERNACIONAL UNIDADE IV Profa. Ms. Valquiria Pinheiro de Souza MBA CONTROLADORIA E FINANÇAS CONTABILIDADE INTERNACIONAL Os principais organismos normatizadores

Leia mais

Capítulo 1 Demonstrações financeiras e decisões de negócio

Capítulo 1 Demonstrações financeiras e decisões de negócio Isabel Lourenço Professora Associada ISCTE-IUL 1 Aulas Teóricas nº 1 e 2 Capítulo 1 e decisões de negócio Financial Accounting, Cap. 1 Short, Libby, Libby, McGraw Hill 2 Objectivos de aprendizagem Compreender

Leia mais

Contabilidade Financeira I / Contabilidade Financeira 2011/2012 GES, FC, GEI, GRH, GMKT, ECO. Teste intermédio. 5 Novembro Duração 1h00

Contabilidade Financeira I / Contabilidade Financeira 2011/2012 GES, FC, GEI, GRH, GMKT, ECO. Teste intermédio. 5 Novembro Duração 1h00 Contabilidade Financeira I / Contabilidade Financeira 2011/2012 GES, FC, GEI, GRH, GMKT, ECO Teste intermédio 5 Novembro 2011 - Duração 1h00 Informação geral O teste deve ser realizado individualmente.

Leia mais

Informação Financeira Consolidada Intercalar 3ºTrimestre

Informação Financeira Consolidada Intercalar 3ºTrimestre 2012 Informação Financeira Consolidada Intercalar 3ºTrimestre Elementos mínimos previstos na IAS 34 de acordo com o Artigo 10º do Regulamento da CMVM nº5/2008 Glintt Global Intelligent Technologies, S.A.

Leia mais

INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx

INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx ASSUNTO: TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS Havendo a necessidade de estabelecer um conjunto de procedimentos referentes ao reconhecimento e mensuração de títulos e valores

Leia mais

O PROCESSO DE CONVERGENCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA

O PROCESSO DE CONVERGENCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA O PROCESSO DE CONVERGENCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA Significado de Convergência Direção comum para o mesmo ponto; Tendência para um resultado comum; Aproximação ou confluência de ideias, opiniões, atitudes

Leia mais

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MEADELA

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MEADELA CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MEADELA Exercício 2017 Modelo SNC elaborado por CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DA MEADELA -1- CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DA MEADELA Anexo às para o exercício findo em (Valores expressos

Leia mais

Demonstrações Financeiras Intercalares. Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017

Demonstrações Financeiras Intercalares. Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017 Demonstrações Financeiras Intercalares Para o período de seis meses findo em 30 de Junho de 2017 2017 Índice Demonstração dos resultados Balanço Demonstração das alterações dos capitais próprios Demonstração

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS 2007/2008 TRABALHO 1 Enunciado (PARTE 1) Só uma alínea do grupo está correcta, inteiramente correcta, ou mais correcta. Refira qual e apresente nota justificativa sumária no anexo para resolução. 1 Em Portugal,

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Convergência para as normas internacionais aplicadas ao setor público Prof. Cláudio Alves Processo de Convergência Fontes normativas internacionais NBC TSP (convergência

Leia mais

L 21/10 Jornal Oficial da União Europeia

L 21/10 Jornal Oficial da União Europeia L 21/10 Jornal Oficial da União Europeia 24.1.2009 REGULAMENTO (CE) N. o 69/2009 DA COMISSÃO de 23 de Janeiro de 2009 que altera o Regulamento (CE) n. o 1126/2008, que adopta certas normas internacionais

Leia mais

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES (1/7) Introdução. Âmbito da Revisão. Conclusão. Aos accionistas do BIM Banco Internacional de Moçambique, S.

RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES (1/7) Introdução. Âmbito da Revisão. Conclusão. Aos accionistas do BIM Banco Internacional de Moçambique, S. RELATÓRIO E CONTAS INTERCALAR 1.º SEMESTRE DE 2016 O BIM - Internacional de Moçambique, S.A., com o intuito de manter informados os senhores Clientes e o público em geral da evolução da sua actividade,

Leia mais

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006

FIBEIRA FUNDOS SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2006 NOTA INTRODUTÓRIA A FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, S.A.), é uma sociedade anónima com sede em Lisboa, foi constituída em 30 de Julho de 1987 e tem como actividade

Leia mais

Capítulo 3 Decisões operacionais e a Demonstração dos Resultados

Capítulo 3 Decisões operacionais e a Demonstração dos Resultados Isabel Lourenço Professora Associada ISCTE-IUL 1 Aulas Teóricas nº 5 e nº 6 Capítulo 3 Decisões operacionais e a Demonstração dos Resultados Financial Accounting, Cap. 3 Short, Short, Libby, McGraw Hill

Leia mais

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander

Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Banco Santander, S.A. e empresas que compõem o Grupo Santander Demonstrações Financeiras Consolidadas correspondentes ao exercício anual findo em 31 de dezembro de 2014, juntamente com o Relatório de Auditoria

Leia mais

PT Jornal Oficial da União Europeia

PT Jornal Oficial da União Europeia 13.10.2003 PT Jornal Oficial da União Europeia L 261/243 IAS 29 NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 29 (REFORMATADA EM 1994) Relato Financeiro em Economias Hiperinflacionárias Esta Norma Internacional

Leia mais

(000 Kz) Código das Contas. Activo Líquido. Activo Líquido. (000 Kz) ( )

(000 Kz) Código das Contas. Activo Líquido. Activo Líquido. (000 Kz) ( ) Em cumprimento do Aviso nº 15/07, de 12 de Setembro, do Banco Nacional de Angola, após análise e aprovação pela Assembleia Geral, o Banco de Negócios Internacional (BNI) procede à publicação das contas

Leia mais

Política fiscal. Principais preocupações

Política fiscal. Principais preocupações Política fiscal Principais preocupações A política fiscal da Galp visa cumprir todos os requisitos fiscais estabelecidos em cada jurisdição onde o grupo está presente e onde exerce atividades financeiras

Leia mais

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A.

BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BNC - BANCO NACIONAL DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO, S.A. BALANÇO INDIVIDUAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2001 E 2000 2001 ACTIVO Notas Activo Amortizações Activo 2000 Bruto e Provisões líquido 1. Caixa e disponibilidades

Leia mais

Índice PPU CD Controlador de Gestão Introdução

Índice PPU CD Controlador de Gestão Introdução Índice PPU CD 1. Introdução 1.1. Contabilidade 1.1.1. Importância da Contabilidade 1.1.2. Plano de Negócios e Orçamento 1.1.3. Contabilidade de Gestão ou Analítica 1.1.4. Os Preparadores da Informação

Leia mais

O profissional de contabilidade e a normalização contabilística mundial

O profissional de contabilidade e a normalização contabilística mundial O profissional de contabilidade e a normalização contabilística mundial Luís Lima Santos Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas evolução da regulamentação utilidade e volatilidade da informação

Leia mais

1 Introdução. 2 Actividades de Fiscalização

1 Introdução. 2 Actividades de Fiscalização PARECER DA COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO SOBRE O RELATÓRIO DE GESTÃO, CONTAS CONSOLIDADAS E RELATÓRIO DE GOVERNO SOCIETÁRIO RELATIVOS AO EXERCÍCIO DE 2012 1 Introdução Nos termos e para os efeitos do

Leia mais

México: oportunidades para empresas portuguesas.

México: oportunidades para empresas portuguesas. Seminário México: oportunidades para empresas portuguesas. SOLUÇÕES COSEC para o México Porto, Casa da Música 28 de Janeiro de 2014 www.cosec.pt COSEC Companhia de Seguro de Créditos, S.A. 2014 Soluções

Leia mais

INTRODUÇÃO 3 A. VALOR ACTUAL LÍQUIDO DA CARTEIRA (EM MILHÕES DE USD) 4 B. COMPOSIÇÃO GEOGRÁFICA E POR DURAÇÃO 4

INTRODUÇÃO 3 A. VALOR ACTUAL LÍQUIDO DA CARTEIRA (EM MILHÕES DE USD) 4 B. COMPOSIÇÃO GEOGRÁFICA E POR DURAÇÃO 4 RELATÓRIO TRIMESTRAL DE ACTIVIDADES ÍNDICE INTRODUÇÃO 3 A. VALOR ACTUAL LÍQUIDO DA CARTEIRA (EM MILHÕES DE USD) 4 B. COMPOSIÇÃO GEOGRÁFICA E POR DURAÇÃO 4 C. COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA POR CLASSES DE ACTIVOS

Leia mais

Como optimizar a GESTÃO FINANCEIRA, FISCAL e CONTABILÍSTICA de um GRUPO

Como optimizar a GESTÃO FINANCEIRA, FISCAL e CONTABILÍSTICA de um GRUPO Como optimizar a GESTÃO FINANCEIRA, FISCAL e CONTABILÍSTICA de um GRUPO A informação contabilística por s objectivos, âmbito e definições identificação de s relatáveis políticas contabilísticas segmentáveis

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 1 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 2 OBJETIVOS Entender as principais alterações contábeis referentes ao processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais

Leia mais

TRANSPOSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (IAS/IFRS)

TRANSPOSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE (IAS/IFRS) Sociedade Comercial Orey Antunes, S.A. Sociedade Aberta Rua dos Remolares, nº 14, 1200-371 Lisboa Portugal Capital Social 5.000.000 NIPC 500 255 342 Matrícula de Registo Comercial de Lisboa nº 5489 FACTO

Leia mais

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 1 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 2 OBJETIVOS Entender as principais alterações contábeis referentes ao processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais

Leia mais

L 77/42 Jornal Oficial da União Europeia

L 77/42 Jornal Oficial da União Europeia L 77/42 Jornal Oficial da União Europeia 24.3.2010 REGULAMENTO (UE) N. o 244/2010 DA COMISSÃO de 23 de Março de 2010 que altera o Regulamento (CE) n. o 1126/2008, que adopta certas normas internacionais

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O FLUXO DE CAIXA

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O FLUXO DE CAIXA ANÁLISE DE BALANÇOS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O FLUXO DE CAIXA O fluxo de caixa constitui-se no instrumento prático, por excelência, do administrador financeiro, e pode ser comparado a outras denominações

Leia mais

BANCO CENTRAL EUROPEU

BANCO CENTRAL EUROPEU L 276/32 Jornal Oficial da União Europeia 17.10.2008 II (Actos aprovados ao abrigo dos Tratados CE/Euratom cuja publicação não é obrigatória) ORIENTAÇÕES BANCO CENTRAL EUROPEU ORIENTAÇÃO DO BANCO CENTRAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA (SNC) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Gestão 1 JUSTIFICAÇÃO DO CURSO No âmbito do processo de harmonização contabilística

Leia mais

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE

MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE MANUAL DE CONTABILIDADE PARA JURISTAS ÍNDICE CAPÍTULO I. DEFINIÇÕES E DIVISÕES DA CONTABILIDADE 1 DEFINIÇÕES DE CONTABILIDADE 2 DIVISÕES DA CONTABILIDADE CAPÍTULO II. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS CONCEITOS CONTABILÍSTICOS

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 23.9.2016 L 257/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) 2016/1703 DA COMISSÃO de 22 de setembro de 2016 que altera o Regulamento (CE) n. o 1126/2008, que adota determinadas normas internacionais

Leia mais

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 06/2016

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 06/2016 Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 06/2016 ASSUNTO: ADOPÇÃO PLENA DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE/NORMAS INTERNACIONAIS DE RELATO FINANCEIRO Havendo

Leia mais

FamiGeste 2 SGPS, SA. Relatório e Contas FamiGeste 2 - SGPS, S.A. Rua das Flores, 12 2.º Lisboa Tel: Fax:

FamiGeste 2 SGPS, SA. Relatório e Contas FamiGeste 2 - SGPS, S.A. Rua das Flores, 12 2.º Lisboa Tel: Fax: FamiGeste 2 SGPS, SA Relatório e Contas 2007 FamiGeste 2 - SGPS, S.A. Rua das Flores, 12 2.º 1200-195 Lisboa Tel: 21 3243680 Fax: 21 3431600 1 ÍNDICE Página Índice 2 Relatório do Conselho de Administração

Leia mais

RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES

RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES NORMA REGULAMENTAR N.º 7/2010-R, DE 4 DE JUNHO RELATO FINANCEIRO DOS FUNDOS DE PENSÕES Nos termos do n.º 3 do artigo 64.º do Decreto-Lei n.º 12/2006, de 20 de Janeiro, compete ao Instituto de Seguros de

Leia mais

COMUNICADO DE FACTO RELEVANTE IMPACTO DA TRANSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE RELATO FINANCEIRO (IFRS)

COMUNICADO DE FACTO RELEVANTE IMPACTO DA TRANSIÇÃO PARA AS NORMAS INTERNACIONAIS DE RELATO FINANCEIRO (IFRS) SONAE INDÚSTRIA - SGPS, S.A. - Sociedade Aberta Sede: Lugar do Espido, Via Norte, Maia, Portugal Capital Social: 700 000 000 Matriculada na C. R. C. da Maia sob o nº 1067 Pessoa Colectiva nº 500 204 128

Leia mais

Disciplina de Mercado

Disciplina de Mercado Disciplina de Mercado Nota Introdutória Em cumprimento do Aviso 10/2007, do Banco de Portugal, pretende o presente documento prestar informação sobre a actividade da Dif Broker- Sociedade Financeira de

Leia mais

IASC (International Accounting Standards Committee) IASB (International Accounting standards Board) IFRS (International Financial Reporting Standard)

IASC (International Accounting Standards Committee) IASB (International Accounting standards Board) IFRS (International Financial Reporting Standard) Normas Internacionais de Contabilidade Introdução No mundo globalizado, a necessidade de informações mais rápidas e precisas vem sendo desenvolvida ao longo do tempo, e com isso estão havendo várias mudanças,

Leia mais

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ 2 ANDRÉ CARVALHO 7149162 MARCELO DIAS JUNIOR 8599692 3 OBJETIVO Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais de contabilidade

Leia mais

Total Contas a pagar Passivo Não Circulante Empréstimos Patrimônio Líquido Capital ,

Total Contas a pagar Passivo Não Circulante Empréstimos Patrimônio Líquido Capital , TAREFA 1 QUIZ 1) Com base no CPC 02 Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis -, analise como verdadeiro (V) ou falso (F) cada uma das afirmações a seguir e assinale

Leia mais

AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS)

AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS) AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS) RELATÓRIO DE GESTÃO 2007 Dando cumprimento às exigências legais de prestação de contas apresentamos um relatório sucinto da actividade desenvolvida

Leia mais

DO PLANEAMENTO FISCAL. Oficiais de Contas Francisco de Sousa da Câmara Porto, 10 de Outubro de 2008

DO PLANEAMENTO FISCAL. Oficiais de Contas Francisco de Sousa da Câmara Porto, 10 de Outubro de 2008 OS VEÍCULOS DO PLANEAMENTO FISCAL Câmara dos Técnicos T Oficiais de Contas Francisco de Sousa da Câmara Porto, 10 de Outubro de 2008 1 Os Veículos do Planeamento Fiscal PLANEAMENTO / POUPANÇA FISCAL CONTRIBUINTES

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 ASSUNTO: REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS POR ENTIDADES NÃO RESIDENTES CAMBIAIS Considerando

Leia mais

BREVE SÍNTESE SOBRE AS OPERAÇÕES DE CÂMBIO. Não é a moeda forte que faz o país. O país é que faz a moeda forte... Fernando Henrique Cardoso

BREVE SÍNTESE SOBRE AS OPERAÇÕES DE CÂMBIO. Não é a moeda forte que faz o país. O país é que faz a moeda forte... Fernando Henrique Cardoso BREVE SÍNTESE SOBRE AS OPERAÇÕES DE CÂMBIO Maria Bernadete Miranda 1 Não é a moeda forte que faz o país. O país é que faz a moeda forte... Fernando Henrique Cardoso Muito se discute sobre as operações

Leia mais

BANCO COMERCIAL DO ATLÂNTICO, S.A. BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E (Montantes expressos em milhares de Escudos de Cabo Verde)

BANCO COMERCIAL DO ATLÂNTICO, S.A. BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E (Montantes expressos em milhares de Escudos de Cabo Verde) BALANÇOS Activo Imparidade Activo Activo Notas bruto e amortizações líquido líquido PASSIVO E CAPITAL PRÓPRIO Notas Caixa e disponibilidades em bancos centrais 3 9.726.629-9.726.629 5.862.769 Recursos

Leia mais

IMPLICAÇÕES DE ADESÃO À IOSCO MARÇO 2015

IMPLICAÇÕES DE ADESÃO À IOSCO MARÇO 2015 IMPLICAÇÕES DE ADESÃO À IOSCO MARÇO 2015 Sumário 1. Mercados Financeiros a) Capitalização Bolsista; b) Capitalização Bolsista em % PIB; 2. Crises dos Mercados Financeiros. 3. IOSCO / OICV. a) Objectivos

Leia mais

Uma empresa-mãe é uma entidade que detém uma ou mais subsidiárias.

Uma empresa-mãe é uma entidade que detém uma ou mais subsidiárias. Interesse minoritário é a parte dos resultados e dos activos líquidos de uma subsidiária atribuível a interesses de capital próprio que não sejam detidos, directa ou indirectamente através de subsidiárias,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO BRASIL

REGULAMENTAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO BRASIL REGULAMENTAÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO BRASIL Vitor Message Becegato ¹ Breno Malacrida dos Santos ² RESUMO A harmonização das normas contábeis teve inicio em 1973, na Europa, com

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 8/XII/1.ª INTRODUZ UMA TAXA SOBRE AS TRANSFERÊNCIAS PARA PARAÍSOS FISCAIS

PROJECTO DE LEI N.º 8/XII/1.ª INTRODUZ UMA TAXA SOBRE AS TRANSFERÊNCIAS PARA PARAÍSOS FISCAIS Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 8/XII/1.ª INTRODUZ UMA TAXA SOBRE AS TRANSFERÊNCIAS PARA PARAÍSOS FISCAIS Exposição de motivos Os paraísos fiscais têm vindo a assumir um crescente papel na circulação

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS MUNDICÂMBIOS Agência de Câmbios, Lda. :: Relatório Anual 2006 :: NOTA INTRODUTÓRIA A Mundicâmbios Agência de Câmbios, Lda. foi constituída por escritura

Leia mais

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz

CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA. Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 1 CPC 03 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Prof. Ms. Mauricio F. Pocopetz 2 INTRODUÇÃO Até 1994 Pouca importância ao Fluxo de Caixa por parte dos gestores; Altas taxas de inflação; Interferência da legislação

Leia mais

ERRATA RELATÓRIO E CONTAS

ERRATA RELATÓRIO E CONTAS ERRATA RELATÓRIO E CONTAS 2011 INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA - Balanço em 31 de Dezembro de 2011 - Demonstração de Resultados em 31 de Dezembro de 2011 - Anexo ao Balanço e à Demonstração de Resultados

Leia mais

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019

Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Aviso do Banco de Portugal n. o 1/2019 Índice Texto do Aviso Anexo ao Aviso Texto do Aviso O Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de julho de 2002, relativo à aplicação

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appearse Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Regime Fiscal do CINM Catarina Gonçalves Agenda 1 Região Autónoma da Madeira 2 Centro

Leia mais

BANCO CENTRAL EUROPEU

BANCO CENTRAL EUROPEU 02015R0534 PT 09.10.2017 001.002 1 Este texto constitui um instrumento de documentação e não tem qualquer efeito jurídico. As Instituições da União não assumem qualquer responsabilidade pelo respetivo

Leia mais

AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS)

AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS) AGÊNCIA DE CÂMBIOS J. R. PEIXE REI & CA LDA. (SUCRS) RELATÓRIO DE GESTÃO 2008 Dando cumprimento às exigências legais de prestação de contas apresentamos um relatório sucinto da actividade desenvolvida

Leia mais

NCRF 23 Os Efeitos de Alterações em Taxas de Câmbio

NCRF 23 Os Efeitos de Alterações em Taxas de Câmbio NCRF 23 Os Efeitos de Alterações em Taxas de Câmbio Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 21 - Os Efeitos de Alterações em Taxas de Câmbio,

Leia mais

INSTRUTIVO N.º 02/2018 de 19 de Janeiro

INSTRUTIVO N.º 02/2018 de 19 de Janeiro INSTRUTIVO N.º 02/2018 de 19 de Janeiro ASSUNTO: POLÍTICA CAMBIAL - Procedimentos a observar na execução de operações cambiais Sendo necessário assegurar, no mercado cambial em geral, e mais especificamente

Leia mais

NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 320 A MATERIALIDADE NO PLANEAMENTO E NA EXECUÇÃO DE UMA AUDITORIA ÍNDICE

NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 320 A MATERIALIDADE NO PLANEAMENTO E NA EXECUÇÃO DE UMA AUDITORIA ÍNDICE AUDITORIA NORMA INTERNACIONAL DE AUDITORIA 320 A MATERIALIDADE NO PLANEAMENTO E NA EXECUÇÃO DE UMA AUDITORIA (Aplicável a auditorias de demonstrações financeiras de períodos com início em ou após 15 de

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Internacionais de Contabilidade IFRS-IASB. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas Internacionais de Contabilidade IFRS-IASB. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Prof. Cláudio Alves Os Estados Unidos foram pioneiros em relação à elaboração de uma estrutura democrática para edição de normas contábeis ao criarem em 1973, o Financial

Leia mais

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março

Decreto-Lei nº 69/2004 de 25 de Março Decreto-Lei n.º 69/2004 de 25 de Março * O regime jurídico dos valores representativos de dívida de curto prazo, vulgarmente denominados «papel comercial», foi fixado no Decreto-Lei n.º 181/92, de 22 de

Leia mais

L 312/8 Jornal Oficial da União Europeia

L 312/8 Jornal Oficial da União Europeia L 312/8 Jornal Oficial da União Europeia 27.11.2009 REGULAMENTO (CE) N. o 1142/2009 DA COMISSÃO de 26 de Novembro de 2009 que altera o Regulamento (CE) n. o 1126/2008 que adopta determinadas normas internacionais

Leia mais

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 02 EFEITO DAS MUDANÇAS NAS TAXAS DE CÂMBIO E CONVERSÃO DAS DF S Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVO 1. Uma entidade pode manter atividades em moeda estrangeira de duas formas. Ela pode ter transações

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202

TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 LICENCIATURA EM GESTÃO 2006/2007 EXAME RECURSO - 31 de Janeiro 2007 TEORIA DA CONTABILIDADE I LGE202 Normas e Indicações: A prova tem a duração de 2 horas e 30 minutos. Não é permitida a consulta de elementos

Leia mais

Informação Financeira Balanço ANO: 2014

Informação Financeira Balanço ANO: 2014 Informação Financeira Balanço ANO: 2014 Referencial contabilístico utilizado no ano 2014: POCMS Referencial contabilístico utilizado no ano 2014: POCMS Referencial contabilístico utilizado no ano 2014:

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 23 OS EFEITOS DE ALTERAÇÕES EM TAXAS DE CÂMBIO

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 23 OS EFEITOS DE ALTERAÇÕES EM TAXAS DE CÂMBIO NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 23 OS EFEITOS DE ALTERAÇÕES EM TAXAS DE CÂMBIO Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS 21 Os

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia C 366/69

Jornal Oficial da União Europeia C 366/69 15.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia C 366/69 RELATÓRIO sobre as contas anuais da Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação relativas ao exercício de 2010, acompanhado das respostas

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS N SEGUROS, S.A.

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS N SEGUROS, S.A. N Seguros, S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Exercício de 2010 Notas do anexo DEMONSTRAÇÃO DO RENDIMENTO INTEGRAL PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (valores euros) 2010 2009 27 Resultado

Leia mais

Indice. Balanço 03. Demonstração de resultados 04. Apresentação 05. Políticas contabilisticas 05. Orçamento do plano anual

Indice. Balanço 03. Demonstração de resultados 04. Apresentação 05. Políticas contabilisticas 05. Orçamento do plano anual RELATÓRIO FINANCEIRO ANUAL Indice Pág. Balanço 03 Demonstração de resultados 04 Apresentação 05 Políticas contabilisticas 05 Orçamento do plano anual 2016 07 Receitas/Financiamentos 07 Despesas/Gastos

Leia mais

CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CONVERSÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Os 5 (cinco) métodos Historicamente, cinco métodos de conversão de demonstrativos financeiros foram sugeridos por diversos autores e estudiosos da matéria, alguns

Leia mais

Comunicado dos resultados

Comunicado dos resultados Comunicado dos resultados 1º Trimestree de 2011 1. Destaques RESULTADOS LÍQUIDOS CRESCERAM 4% Melhoria dos resultados gerados Vendas cresceram 12% relativamente a 2010 A margem bruta caiu 0,9 pontos percentuais

Leia mais

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016

Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016 Publicado no Diário da República, I Série, nº 102, de 22 de Junho AVISO N.º 04/2016 ASSUNTO: REQUISITO DE FUNDOS PRÓPRIOS REGULAMENTARES PARA RISCO DE MERCADO E RISCO DE CRÉDITO DE CONTRAPARTE NA CARTEIRA

Leia mais

Implementação das IAS

Implementação das IAS Implementação das IAS Teixeira dos Santos 28/11/2002 1 AS ENTIDADES EMITENTES Captadores de aforro junto do público p investidor em valores mobiliários; Contrapartida accountability Boas práticas de Governo

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: PAREDES 1848 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 202 848-I0636-96

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Unidade Curricular: Docentes: Discentes:

Unidade Curricular: Docentes: Discentes: Unidade Curricular: Contabilidade Financeira I Docentes: Isabel Lourenço e Pedro António Ferreira Discentes: Bruna Cruz nº68490 Eduardo Mota nº68528 Luís Borges nº68593 Índice Introdução.2 Respostas ao

Leia mais

FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009

FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 FIBEIRA FUNDOS - SOCIEDADE GESTORA DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, SA BALANÇOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (Montantes expressos em Euros ) Rubricas ACTIVO Notas Valores antes de provisões,

Leia mais

Calendário Fiscal 2010

Calendário Fiscal 2010 Calendário Fiscal 10 A PricewaterhouseCoopers Presente em Portugal há mais de 50 anos, a PricewaterhouseCoopers (PwC) é constituída por uma rede mundial de firmas independentes entre si que presta serviços

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Exame de 1.ª época de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2009/10

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Exame de 1.ª época de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2009/10 FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Exame de 1.ª época de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2009/10 Data: 2 de Junho de 2010 Início: 08:30 Duração: 2h Cotação dos grupos: Grupo 1 Questões

Leia mais

CONTABILIDADE FINANCEIRA. Luís Miguel Neves

CONTABILIDADE FINANCEIRA. Luís Miguel Neves Luís Miguel Neves 1 É um Agrupamento humano hierarquizado DEFINIÇÃO DE EMPRESA Quem mobiliza meios humanos, materiais e financeiros Para extrair, transformar, transportar, e distribuir produtos ou prestar

Leia mais

As IFRS (1) são adoptadas por algumas

As IFRS (1) são adoptadas por algumas Contas individuais, consolidadas e separadas: das IFRS para o SNC P o r A n t ó n i o G e r v á s i o L é r i a s Este artigo tenta caracterizar os vários tipos de contas no normativo das IFRS, passando

Leia mais

Ultrapassado o período de transição, importa continuar a promover a gradual adaptação ao regime, baseado em princípios, das NIC.

Ultrapassado o período de transição, importa continuar a promover a gradual adaptação ao regime, baseado em princípios, das NIC. Não dispensa a consulta da Norma Regulamentar publicada em Diário da República NORMA REGULAMENTAR N.º 22/2010-R, DE 16 DE DEZEMBRO PLANO DE CONTAS PARA AS EMPRESAS DE SEGUROS ALTERAÇÃO À NORMA REGULAMENTAR

Leia mais

Enquadramento Página 1

Enquadramento Página 1 Matriz de conversão do plano de contas entre o CONTIF e o Objectivo Estrutura do documento No âmbito do processo de adopção plena das Normas Internacionais de Contabilidade e de Relato Financeiro ("IAS/IFRS")

Leia mais

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015

ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO. Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 ROADMAP INTERNACIONALIZAÇÃO Santa Maria da Feira 24 de Setembro de 2015 PRIMEIROS PASSOS: PERGUNTAS FREQUENTES ????? 1 O porquê de Internacionalizar a minha empresa? Motivações? 2 O meu serviço/produto

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Exame 2.ª época de Contabilidade Financeira 1.º semestre 2008/09 Data: 24 de Janeiro de 2009 Início: 11h30m Duração: 2h00m Cotação e tempo esperado de

Leia mais

Código das Contas Activo Bruto. Activo Líquido. Activo Líquido

Código das Contas Activo Bruto. Activo Líquido. Activo Líquido Em cumprimento do Aviso nº 15/07, de 12 de Setembro, do Banco Nacional de Angola, após análise e aprovação pela Assembleia Geral, o Banco de Negócios Internacional (BNI) procede à publicação das contas

Leia mais

Informação Financeira

Informação Financeira Informação Financeira Balanço Rubricas Dez-10 Datas Dez-09 ACTIVO Activo não corrente Activos fixos tangíveis 10 486.163,94 609.503,79 Propriedades de investimento Goodwill Activos intangíveis 9 1.991.986,54

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULDADE DE ECONOMIA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Exame 1.ª época de Contabilidade Financeira 2.º semestre 2008/09 Data: 3 de Junho de 2009 Início: 8h30m Duração: 2h00m Cotação e tempo esperado de resolução:

Leia mais