"Exportações" Subsecção da CAE. "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais"

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""Exportações" Subsecção da CAE. "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais""

Transcrição

1 "Exportações" Subsecção da CAE "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais"

2 "Exportações" [1] portuguesas por Subsecções da CAE "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais" Quota de Portugal nas "importações" [2] da UE-27 totais e da Subsecção da CAE (%) Quota no Total Quota na Subsecção "Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif." Fonte: Quadro 2. Quota de Portugal nas exportações mundiais totais e da Subsecção da CAE (%) Quota no Total Quota na Subsecção "Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif." Fonte: Quadro 3. Indicador de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR) * * Logaritmo neperiano do rácio entre a quota mundial das "exportações" de Portugal na Subsecção da CAE e a quota das "exportações" totais de Portugal nas exportações mundiais. Quando o indicador é positivo significa que Portugal tem VCR nesta Subsecção da CAE. Indicadores de VCR para todas as Divisões da CAE (CAE-2) constam do Quadro 4. Fonte: Quadro 4 [1] "Exportações" aqui entendidas como o somatório das Expedições para os Países Comunitários com as Exportações para os Países Terceiros. [2] "Importações" aqui entendidas como o somatório das Chegadas provenientes da UE com as Importações provenientes de Países Terceiros.

3 Evolução das "exportações", dados declarados e estimados Valores em milhões de Euros Cód. Subsecção da CAE Dados Declarados [3] Dados Estimados TOTAL GERAL TVH (%) DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif n.d. n.d. n.d. TVH (%) n.d. n.d. Peso no Total (%) n.d. n.d. n.d. [3] Os dados declarados não incluem estimativas do INE abaixo do limiar de assimilação nem das não-respostas no comércio intracomunitário; até últimas versões; - terceira versão do ano; primeira versão do ano. Fonte: GEE, a partir de dados de base do INE. Peso da Subsecção da CAE no total das "exportações" % 7.0% Peso dos Grupos da CAE (CAE-3) na Subsecção "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais" (%) Fabric. de produtos químicos de base Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de sabões e Fabric. de tintas, detergentes, produtos vernizes e produtos de limpeza e de similares; mastiques; polimento, perfumes tintas de impressão e produtos de higiene Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de pesticidas e outros produtos agroquímicos Nota: Os dados de base dos gráficos, são dados declarados (não incluem estimativas).

4 "Exportações" da Subsecção por Grupos da CAE (CAE-3) em 2008 Taxas de crescimento e contributo para a evolução das "exportações" totais Taxa de variação em valor Contributos (%) Fabric. de pesticidas e outros produtos 51.7 agroquímicos Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de tintas, vernizes e produtos similares; mastiques; tintas de impressão Fabric. de sabões e detergentes, produtos de limpeza e de polimento, perfumes e produtos de higiene Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de produtos químicos de base Nota: Contributos para o crescimento das "exportações" por Divisão da CAE (CAE-2) constam do Quadro 1. "Exportações" da Subsecção da CAE em e 2008 por principais mercados de destino (2008) Taxas de crescimento, peso na Subsecção da CAE (2008) e contributo para a evolução das "exportações" totais Taxa de variação em valor Contributos (%) EUA (2.6%) Itália (3.1%) Turquia (3.5%) Reino Unido (4.1%) Bélgica (4.5%) Angola (5.2%) França (5.7%) Países Baixos (9.6%) Alemanha (11%) Espanha (32.1%) Nota: Contributos para o crescimento das "exportações" para outros países que registaram maiores crescimentos em 2008 constam do Quadro 1. Nota: Os dados de base dos gráficos, são dados declarados (não incluem estimativas).

5 Quadro 1 "Exportações" [1] portuguesas da Subsecção da CAE "Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif." 2002 a 2008 (Ordenadas por valor decrescente em 2008) Valores em milhões de Euros % da Subsecção da CAE Subsecções da CAE Cód Peso no total da "Exportação" (%) 2008 média anual /06 Taxas de variação em valor Contributos [2] 08/ p.p. % p.p. % TOTAL DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif Por Grupos da CAE (CAE-3) 241 Fabric. de produtos químicos de base Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de sabões e detergentes, produtos de limpeza e de polimento, perfumes e produtos de higiene Fabric. de tintas, vernizes e produtos similares; mastiques; tintas de impressão Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de pesticidas e outros produtos agroquímicos Por Divisões da CAE (CAE-2) [3] 24 Fabric. de produtos químicos

6 Subsecções da CAE Valores em milhões de Euros % da Subsecção da CAE Cód Peso no total da "Exportação" (%) 2008 média anual /06 Taxas de variação em valor Contributos [2] 08/ p.p. % p.p. % Por Principais Mercados de Destino [4] ES Espanha DE Alemanha NL Países Baixos FR França AO Angola BE Bélgica GB Reino Unido TR Turquia IT Itália US EUA SM S Marino BD Bangladesh MR Mauritânia CO Colômbia CU Cuba TT Trinidad e Tobago AL Albânia VN Vietname NA Namíbia BG Bulgária [1] "Exportações" aqui entendidas como o somatório das Expedições para os Países Comunitários com as Exportações para os Países Terceiros. [2] Contributos para a taxa de crescimento - análise shift-share: TVH x peso no período homólogo anterior / 100. [3] Ordenadas por ordem decrescente em 2008 [4] Reunião dos 10 principais mercados de destino, com outros países que registaram maiores crescimentos em 2008 Fonte: GEE, a partir de dados de base declarados do INE (não incluem estimativas abaixo do limiar de assimilação nem das não-respostas); até últimas versões; - terceira versão do ano; primeira versão do ano.

7 Quadro 2 Quota de Portugal nas" importações" da UE-27 por Subsecções da CAE, desagregadas por Divisão (CAE-2) e nas "importações" [1] totais (%) 2001 a Divisões da CAE ordenadas por ordem decrescente de valor das "exportações" portuguesas em 2008 de fonte INE Cód. Subsecções da CAE e Divisão (CAE-2) TOTAL DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif Fabric. de produtos químicos [1] "Importações" aqui entendidas como o somatório das Chegadas provenientes da UE com as Importações provenientes de Países Terceiros. Nota: Para Portugal foram utilizados os dados FOB das expedições portuguesas para a UE, convertidos a valores CIF. Fonte: GEE, a partir de dados de base do Eurostat; 2000 a Annual data, supplement 2_2006; 2006 e - Monthly data 4_2008.

8 Quadro 3 Quota de Portugal nas exportações mundiais por Subsecções da CAE, desagregadas por Divisão (CAE-2) e nas "exportações" [1] totais (%) 2000 a 2006 Divisões da CAE ordenadas por ordem decrescente de valor em 2008 de fonte INE Cód. Subsecções da CAE e Divisão (CAE-2) TOTAL DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif Fabric. de produtos químicos [1] "Exportações" aqui entendidas como o somatório das Expedições para a UE com as Exportações para os Países Terceiros Fonte: GEE, a partir de dados de base da ONU (United Nations Statistics Division - UN Commodity Trade Database - Extracção em Maio de Nota: O total do Mundo corresponde à informação disponível na base de dados da ONU, não englobando exaustivamente todos os países. Quadro 4 Indicador das Vantagens Comparativas Reveladas [1] de Portugal no Mundo por Subsecções da CAE desagregadas por Divisão (CAE-2) 2000 a 2006 Divisões da CAE ordenadas por ordem decrescente de valor em 2008 de fonte INE Cód. Subsecções da CAE e Divisão (CAE-2) DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif Fabric. de produtos químicos [1] Indicador das Vantagens Comparativas Reveladas é o logaritmo neperiano do rácio entre a quota mundial das "exportações" de Portugal na Subsecção da CAE e a quota das "exportações" totais de Portugal nas exportações mundiais. Se Ln > 0, Portugal apresenta vantagem comparativa revelada na Divisão/Subsecção da CAE seleccionada. Fonte: GEE, a partir de dados de base da ONU (United Nations Statistics Division - UN Commodity Trade Database - Extracção em Maio de Nota: O total do Mundo corresponde à informação disponível na base de dados da ONU, não englobando exaustivamente todos os países.

9 "Importações" Subsecção da CAE "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais"

10 "Importações" [1] portuguesas por Subsecções da CAE "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais" Evolução das "importações", dados declarados e estimados Valores em milhões de Euros Cód. Subsecção da CAE Dados Declarados [2] Dados Estimados TOTAL GERAL TVH (%) DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif n.d. n.d. n.d. TVH (%) n.d. n.d. Peso no Total (%) n.d. n.d. n.d. [1] "Importações" aqui entendidas como o somatório das Chegadas provenientes dos Países Comunitários com as Importações dos Países Terceiros. [2] Os dados declarados não incluem estimativas do INE abaixo do limiar de assimilação nem das não-respostas no comércio intracomunitário; até últimas versões; - terceira versão do ano; primeira versão do ano. Fonte: GEE, a partir de dados de base do INE. Peso da Subsecção da CAE no total das "importações" % 11.2% Peso dos Grupos da CAE (CAE-3) na Subsecção "Fabric. de Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artificiais" (%) Fabric. de produtos químicos de base Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de sabões e Fabric. de tintas, detergentes, produtos vernizes e produtos de limpeza e de similares; mastiques; polimento, perfumes tintas de impressão e produtos de higiene Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de pesticidas e outros produtos agroquímicos Nota: Os dados de base dos gráficos, são dados declarados (não incluem estimativas).

11 "Importações" da Subsecção por Grupos da CAE (CAE-3) em 2008 Taxas de crescimento e contributo para a evolução das "importações" totais Taxa de variação em valor Contributos (%) Fabric. de pesticidas e outros produtos agroquímicos Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de tintas, vernizes e produtos similares; mastiques; tintas de impressão Fabric. de sabões e detergentes, produtos de limpeza e de polimento, perfumes e produtos de higiene Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de produtos químicos de base Nota: Contributos para o crescimento das "importações" por Divisão da CAE (CAE-2) e por produtos a quatro dígitos da Nomenclatura Combinada constam do Quadro 1. "Importações" da Subsecção da CAE em e 2008 por principais mercados de origem (2008) Taxas de crescimento, peso na Subsecção da CAE (2008) e contributo para a evolução das "importações" totais Taxa de variação em valor Contributos (%) EUA (1.7%) Suíça (3.2%) Irlanda (3.5%) Itália (4.8%) Reino Unido (5.4%) Bélgica (7.1%) Países Baixos (8.8%) França (11.1%) Alemanha (14.6%) Espanha (26.2%) Nota: Contributos para o crescimento das "importações" para outros países que registaram maiores crescimentos em 2008 constam do Quadro 1. Nota: Os dados de base dos gráficos, são dados declarados (não incluem estimativas).

12 Quadro 1 "Importações" [1] portuguesas da Subsecção da CAE "Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif." 2002 a 2008 (Ordenadas por valor decrescente em 2008) Valores em milhões de Euros % da Subsecção da CAE Subsecções da CAE Cód Peso no total da "Importação" (%) 2008 média anual /06 Taxas de variação em valor Contributos [2] 08/ p.p. % p.p. % TOTAL DG Fabric. Prod. Químicos e Fibras Sintéticas/Artif Por Grupos da CAE (CAE-3) 241 Fabric. de produtos químicos de base Fabric. de produtos farmacêuticos Fabric. de outros produtos químicos Fabric. de sabões e detergentes, produtos de limpeza e de polimento, perfumes e produtos de higiene Fabric. de tintas, vernizes e produtos similares; mastiques; tintas de impressão Fabric. de fibras sintéticas ou artificiais Fabric. de pesticidas e outros produtos agroquímicos Por Divisões da CAE (CAE-2) [3] 24 Fabric. de produtos químicos

13 Subsecções da CAE Valores em milhões de Euros % da Subsecção da CAE Cód Peso no total da "Importação" (%) 2008 média anual /06 Taxas de variação em valor Contributos [2] 08/ p.p. % p.p. % Por Principais Mercados de Origem [4] ES Espanha DE Alemanha FR França NL Países Baixos BE Bélgica GB Reino Unido IT Itália IE Irlanda CH Suíça US EUA AE Emiratos Árabes Unidos CU Cuba KZ Cazaquistão MO Macau LB Líbano NA Namíbia VE Venezuela CV Cabo Verde CR Costa Rica AS Samoa Americana [1] "Importações" aqui entendidas como o somatório das Chegadas provenientes dos Países Comunitários com as Importações dos Países Terceiros. [2] Contributos para a taxa de crescimento - análise shift-share: TVH x peso no período homólogo anterior / 100. [3] Ordenadas por ordem decrescente em 2008 [4] Reunião dos 10 principais mercados de origem, com outros países que registaram maiores crescimentos em 2008 Fonte: GEE, a partir de dados de base declarados do INE (não incluem estimativas abaixo do limiar de assimilação nem das não-respostas); até últimas versões; - terceira versão do ano; primeira versão do ano.

"Exportações" Subsecção da CAE. "Indústria da Pasta de Papel, Papel e Cartão"

Exportações Subsecção da CAE. Indústria da Pasta de Papel, Papel e Cartão "Exportações" Subsecção da CAE "Indústria da Pasta de Papel, Papel e Cartão" 30-05-2008 "Exportações" [1] portuguesas por Subsecções da CAE "Indústria da Pasta de Papel, Papel e Cartão" Quota de Portugal

Leia mais

"Exportações" Subsecção da CAE. "Fabricação de Artigos de Borracha e Plástico"

Exportações Subsecção da CAE. Fabricação de Artigos de Borracha e Plástico "Exportações" Subsecção da CAE "Fabricação de Artigos de Borracha e Plástico" 30-05-2008 "Exportações" [1] portuguesas por Subsecções da CAE "Fabricação de Artigos de Borracha e Plástico" Quota de Portugal

Leia mais

"Exportações" Grupo de Produtos. "Minérios e Metais"

Exportações Grupo de Produtos. Minérios e Metais "Exportações" Grupo de Produtos "Minérios e " 06-11-2009 "Exportações" [1] portuguesas por Grupos de Produtos "Minérios e " Quota de Portugal nas "importações" [2] da UE-27 totais e do Grupo (%) 0.83 0.85

Leia mais

"Exportações" Subsecção da CAE. "Fabricação de Máquinas e Equipamentos n.e."

Exportações Subsecção da CAE. Fabricação de Máquinas e Equipamentos n.e. "Exportações" Subsecção da CAE "Fabricação de Máquinas e Equipamentos n.e." 30-05-2008 "Exportações" [1] portuguesas por Subsecções da CAE "Fabricação de Máquinas e Equipamentos n.e." Quota de Portugal

Leia mais

QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA

QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA 1. VARIÁVEIS E INDICADORES DAS EMPRESAS O sector de fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais (CAE 24) representava, de acordo com dados de 26,

Leia mais

SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte II Evolução do comércio internacional de Vestuário

SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte II Evolução do comércio internacional de Vestuário SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte II Evolução do comércio internacional de 4. Subsector do 4.1 Balança Comercial do A Balança Comercial do é tradicionalmente favorável a Portugal. Após um vigoroso

Leia mais

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N.

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N. Boletim Mensal de Economia Portuguesa N.º 6 Junho 2010 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_

Leia mais

Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov )

Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov ) Em Análise Walter Anatole Marques 1 Comércio Internacional Português de Vinhos (2009 a 2013 e jan-nov 2013-2014) 1 Nota Introdutória Ao longo dos últimos cinco anos e onze primeiros meses de 2014 as exportações

Leia mais

COSMÉTICA AEP / DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO

COSMÉTICA AEP / DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO COSMÉTICA AEP / DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO MARÇO DE 2003 Índice Panorama Nacional... 3 Panorama comunitário... 7 Anexo Estatístico... 8 2 Panorama Nacional O fabrico de produtos cosméticos

Leia mais

XV Fórum Indústria Têxtil

XV Fórum Indústria Têxtil O Sector Têxtil e Vestuário Português: Atualização da Análise da Evolução e Tendências XV Fórum Indústria Têxtil 27 de novembro de 2013 Conteúdos 1. Comércio externo na União Europeia 2. Evolução das trocas

Leia mais

XV Fórum Indústria Têxtil

XV Fórum Indústria Têxtil O Sector Têxtil e Vestuário Português: Atualização da Análise da Evolução e Tendências XV Fórum Indústria Têxtil 27 de novembro de 2013 Conteúdos 1. Comércio externo na União Europeia 2. Evolução das trocas

Leia mais

As exportações aumentaram 0,1% e as importações diminuíram 0,8%, em termos nominais

As exportações aumentaram 0,1% e as importações diminuíram 0,8%, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Dezembro 09 de fevereiro de 2018 As exportações aumentaram 0,1% e as importações diminuíram 0,8%, em termos nominais Em dezembro de, as exportações e as importações

Leia mais

Figura 1. Exportações [1] de veículos automóveis, tractores, ciclos, suas partes e acessórios e evolução do seu peso nas exportações totais

Figura 1. Exportações [1] de veículos automóveis, tractores, ciclos, suas partes e acessórios e evolução do seu peso nas exportações totais Em Análise Evolução das exportações 1 portuguesas de veículos automóveis e suas partes e acessórios Walter Anatole Marques 2 O sector automóvel ocupa uma posição de destaque no comércio internacional português

Leia mais

As exportações e importações aumentaram 23,9% e 14,6%, respetivamente, em termos nominais

As exportações e importações aumentaram 23,9% e 14,6%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Março 10 de maio de As exportações e importações aumentaram 23,9% e 14,6%, respetivamente, em termos nominais Em março de, as exportações e as importações de bens

Leia mais

EXPOCOSMÉTICA 2012 AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA

EXPOCOSMÉTICA 2012 AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA EXPOCOSMÉTICA 2012 AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA FEVEREIRO DE 2012 Fabricação de Perfumes, Cosméticos e de Produtos de Higiene (CAE 2042) Índice Introdução... 3 1. Variáveis das Empresas (CAE

Leia mais

Comércio Internacional Português

Comércio Internacional Português Evolução das Exportações Portuguesas de Bens eiro a o de 2012 Comércio Internacional Português Exportações Portuguesas de Bens eiro a o de 2012 Informação Portugal, 10 de ho de 2012 Evolução das Exportações

Leia mais

As exportações diminuíram 2,0% e as importações decresceram 0,4% em junho de 2016, em termos nominais, face ao mesmo mês de 2015

As exportações diminuíram 2,0% e as importações decresceram 0,4% em junho de 2016, em termos nominais, face ao mesmo mês de 2015 Estatísticas do Comércio Internacional Junho 09 de agosto de As exportações diminuíram 2,0% e as importações decresceram 0,4% em junho de, em termos nominais, face ao mesmo mês de Em junho de, as exportações

Leia mais

DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL DIMINUIU 22.8 % EM JANEIRO DE 2003

DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL DIMINUIU 22.8 % EM JANEIRO DE 2003 (10 de Abril de 2003) Estatísticas do Comércio Internacional Janeiro de 2003 DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL DIMINUIU 22.8 % EM JANEIRO 2003 O aumento registado nas saídas e a diminuição das entradas, determinou

Leia mais

GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. Nº 2 Fevereiro 2009

GPEARI Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. Nº 2 Fevereiro 2009 Boletim Mensal de Economia Portuguesa Nº 2 Fevereiro 2009 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia e da novação GPEAR Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações nternacionais

Leia mais

GPE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa.

GPE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_ e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. Boletim Mensal de Economia Portuguesa Nº 1 Janeiro 2010 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento GPE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação_

Leia mais

Portugal e o Comércio Internacional com Marrocos

Portugal e o Comércio Internacional com Marrocos Em Análise Portugal e o Comércio Internacional com Marrocos Walter Anatole Marques 1 Introdução As exportações portuguesas, muito concentradas no espaço comunitário, têm sido objeto nos últimos anos de

Leia mais

Expedições portuguesas de Têxteis e de Vestuário para a União Europeia Principais competidores

Expedições portuguesas de Têxteis e de Vestuário para a União Europeia Principais competidores Expedições portuguesas de Têxteis e de Vestuário para a União Europeia Principais competidores Walter Anatole Marques 11 Balança comercial portuguesa do Sector Têxtil A balança comercial dos têxteis e

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE LEITE E DERIVADOS Balança Comercial Portuguesa de Leite e Derivados (Milhares de Euros) Exportação 172.852 226.378 271.971 225.496 268.753 13,3 19,2 Importação 367.724 436.717 518.991 480.416 461.748 6,6-3,9 Saldo -194.872-210.340-247.019-254.920-192.995

Leia mais

As exportações e importações aumentaram 7,6% e 8,4%, respetivamente, em termos nominais

As exportações e importações aumentaram 7,6% e 8,4%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Novembro 09 de janeiro de 2017 As exportações e importações aumentaram 7,6% e 8,4%, respetivamente, em termos nominais Em novembro de, as exportações e as importações

Leia mais

DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL CONTINUA A DIMINUIR

DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL CONTINUA A DIMINUIR 09 de Maio de 2003 Estatísticas do Comércio Internacional Janeiro a Fevereiro de 2003 DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL CONTINUA A DIMINUIR O défice da balança comercial registou, nos dois primeiros meses de

Leia mais

Importações e Exportações Portuguesas de Produtos Energéticos

Importações e Exportações Portuguesas de Produtos Energéticos Em Análise Walter Anatole Marques 1 Importações e Exportações Portuguesas de Produtos A balança comercial de produtos de Portugal é fortemente deficitária, tendo o peso do seu défice no PIB aumentado mais

Leia mais

As exportações e importações aumentaram 19,6% e 22,3%, respetivamente, em termos nominais

As exportações e importações aumentaram 19,6% e 22,3%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Janeiro Valores retificados (quadros da página 6) 13 de março de Versão retificada em 14-03- As exportações e importações aumentaram 19,6% e 22,3%, respetivamente,

Leia mais

DE JANEIRO A DEZEMBRO O DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL AUMENTA 10,6%

DE JANEIRO A DEZEMBRO O DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL AUMENTA 10,6% Estatísticas do Comércio Internacional Janeiro a Dezembro de 2005 10 de Março de 2006 DE JANEIRO A DEZEMBRO O DÉFICE DA BALANÇA COMERCIAL AUMENTA 10,6% No período em análise, as saídas e as entradas registaram

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE MOBILIÁRIO

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE MOBILIÁRIO Balança Comercial Portuguesa do Sector (Milhares de Euros) Exportação 813.207 914.677 909.921 836.887 917.672 3,4 9,7 Importação 569.862 644.676 676.482 625.479 579.139 0,8-7,4 Saldo 243.345 270.001 233.439

Leia mais

As exportações e importações aumentaram 4,6% e 12,8%, respetivamente, em termos nominais

As exportações e importações aumentaram 4,6% e 12,8%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Julho 08 de setembro de As exportações e importações aumentaram 4,6% e 12,8%, respetivamente, em termos nominais Em julho de, as exportações e as importações de bens

Leia mais

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA Adalberto Estampados Junho 2014 ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal A ITV Portuguesa 2013 Volume de Negócios: 6.128 M * Produção: 5.934 M * Emprego:

Leia mais

No trimestre terminado em abril de 2016, as exportações de bens decresceram 1,8% e as importações de bens diminuíram 1,4% face ao período homólogo.

No trimestre terminado em abril de 2016, as exportações de bens decresceram 1,8% e as importações de bens diminuíram 1,4% face ao período homólogo. Estatísticas do Comércio Internacional Abril 216 9 de junho de 216 As exportações diminuíram 2,5% e as importações decresceram 7,3% em abril de 216, em termos nominais face ao mesmo mês de 215 Crescimento

Leia mais

SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte I

SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte I SECTOR DOS TÊXTEIS E VESTUÁRIO 1 Parte I Evolução do comércio internacional de Têxteis 1. Balança Comercial do sector dos Têxteis e Vestuário 2 A balança comercial do sector dos Têxteis e Vestuário é tradicionalmente

Leia mais

Em termos nominais, as exportações aumentaram 8,0% e as importações aumentaram 11,0%

Em termos nominais, as exportações aumentaram 8,0% e as importações aumentaram 11,0% Estatísticas do Comércio Internacional Maio 2015 10 de julho de 2015 Em termos nominais, as exportações aumentaram 8,0% e as importações aumentaram 11,0% As exportações e as importações de bens aumentaram

Leia mais

As exportações e importações diminuíram 3,5% e 1,7%, respetivamente, em termos nominais

As exportações e importações diminuíram 3,5% e 1,7%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Outubro 9 de dezembro de As exportações e importações diminuíram 3,5% e 1,7%, respetivamente, em termos nominais Em outubro de, as exportações e as importações de

Leia mais

EXPORTHOME AEP / GABINETE DE ESTUDOS

EXPORTHOME AEP / GABINETE DE ESTUDOS EXPORTHOME AEP / GABINETE DE ESTUDOS DEZEMBRO DE 2010 1 Índice 1. Variáveis das empresas... 3 2. Comércio internacional de outros móveis e suas partes (NC 9403)... 10 2.1 Evolução das saídas e entradas...

Leia mais

EY como uma medida da dependência energética, definida como a

EY como uma medida da dependência energética, definida como a Em Análise O Preço da Energia e o Défice da Balança Energética em Portugal Miguel Lebre de Freitas 1 Susana Salvado Walter Marques 1. Introdução Sendo a economia Portuguesa uma das economias mais abertas

Leia mais

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a China

Portugal: Estatísticas de Relacionamento Económico com a China Balança Comercial de Bens de Portugal com a China 15/11 a 16/15 b Exportações 396,6 778,0 657,5 839,7 839,0 27,1 712,3 540,7-24,1 Importações 1.526,0 1.391,3 1.370,4 1.599,1 1.777,6 4,4 1.497,7 1.509,0

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE CONSERVAS DE FRUTOS E DE PRODUTOS HORTÍCOLAS Balança Comercial de Conservas de Frutos e de Produtos Hortícolas (NC 20) (Milhares de Euros) Saídas 171.860 219.416 253.244 316.567 294.753 15,3-6,9 Entradas 186.911 215.700 237.052 246.592 256.774 8,4

Leia mais

EXPOCOSMÉTICA AEP / GABINETE DE ESTUDOS

EXPOCOSMÉTICA AEP / GABINETE DE ESTUDOS EXPOCOSMÉTICA AEP / GABINETE DE ESTUDOS JANEIRO DE 2010 Fabricação de Perfumes, Cosméticos e de Produtos de Higiene (CAE 2452) Índice 1. Variáveis das Empresas (CAE 2452)... 3 2. Comércio Inter... 6 2.1

Leia mais

EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012

EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012 EXPORTAÇÃO DE VINHO EM 2012 EVOLUÇÃO NO ANO PRODUTOS VOLUME 2011 (Jan-Set) 2012 (Jan-Set) VARIAÇÃO VALOR PREÇO MÉDIO VOLUME VALOR PREÇO MÉDIO VOLUME VALOR PREÇO MÉDIO (hl) (1 000 EUR) (EUR/Lt.) (hl) (1

Leia mais

DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL

DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL 2009 a 2014 (NCM 04.09.00.00) ANO 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Meses US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor

Leia mais

O CONTRIBUTO DO IVA PARA AS RECEITAS PÚBLICAS

O CONTRIBUTO DO IVA PARA AS RECEITAS PÚBLICAS CONFERÊNCIA COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DO IVA EM PORTUGAL II Painel: O funcionamento do IVA: A experiência do funcionamento do imposto em Portugal O CONTRIBUTO DO IVA PARA AS RECEITAS PÚBLICAS Jorge Oliveira*

Leia mais

Turquemenistão - Síntese País

Turquemenistão - Síntese País Informação Geral sobre o Turquemenistão Área (km 2 ): 488 100 Risco de crédito: 6 (1 = risco menor; 7 = risco maior) População (milhões hab.): 5,4 () Risco do país: CCC (AAA = risco menor; D = risco maior)

Leia mais

Fabricação de Bicicletas (Subclasse da CAE Rev 2.1)

Fabricação de Bicicletas (Subclasse da CAE Rev 2.1) Fabricação de Bicicletas (Subclasse 35420 da CAE Rev 2.1) 1 - Âmbito 2 - Caracterização do sector Empresas, Pessoal ao Serviço, Volume de Negócios e VAB Peso do sector na Indústria Transformadora 3 - Comércio

Leia mais

MÁQUINAS PARA TRABALHAR CERÂMICA, ROCHAS E PEDRA

MÁQUINAS PARA TRABALHAR CERÂMICA, ROCHAS E PEDRA MÁQUINAS PARA TRABALHAR CERÂMICA, ROCHAS E PEDRA AEP / DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO MARÇO DE 2003 Índice Panorama Nacional... 3 Panorama Comunitário... 8 Anexo Estatístico... 9 2 Panorama

Leia mais

Síntese Estatística de Comércio Internacional Nº 2/2008

Síntese Estatística de Comércio Internacional Nº 2/2008 Síntese Estatística de Comércio Internacional Nº 2/2008 Inclui dados de base do INE para o comércio internacional de Portugal Janeiro a Novembro de 2007 - comércio Intra + Extra-UE Janeiro a Dezembro de

Leia mais

Portugal - Balança de Bens e Serviços

Portugal - Balança de Bens e Serviços Portugal - Balança de Bens e Serviços As trocas comerciais no semestre terminado em Fevereiro Neste tema analisamos a evolução da balança de bens e serviços tendo por base o acumulado das trocas comerciais

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

As exportações diminuíram 0,2% e as importações decresceram 0,9%, em termos nominais

As exportações diminuíram 0,2% e as importações decresceram 0,9%, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Dezembro 2015 10 de fevereiro de 2016 As exportações diminuíram 0,2% e as importações decresceram 0,9%, em termos nominais As exportações de bens diminuíram 0,2%

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE FEVEREIRO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

A Indústria Química em Fernando Figueiredo Presidente Executivo da ABIQUIM

A Indústria Química em Fernando Figueiredo Presidente Executivo da ABIQUIM A Indústria Química em 2011 Fernando Figueiredo Presidente Executivo da ABIQUIM Dimensão da indústria química no Brasil Faturamento líquido da indústria química brasileira 2011* Outros Produtos químicos

Leia mais

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM

EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR NCM EXPORTAÇÃO DE ARROZ POR 10061010 Nigéria 347,90 480,00 480,00 10061010 Nigéria 1.123,59 1.550,20 1.550,20 10061010 Nigéria 695,81 960,00 960,00 10061010 Nigéria 695,96 960,00 960,00 10061010 Colômbia 0,60

Leia mais

PORTUGAL - COMÉRCIO INTERNACIONAL DE BENS

PORTUGAL - COMÉRCIO INTERNACIONAL DE BENS PORTUGAL - COMÉRCIO INTERNACIONAL DE BENS ANÁLISE DA RECENTE EVOLUÇÃO Fevereiro 2018 Classificação de Informação: Pública ÍNDICE 1. Balança de Bens Resumo executivo Quadro resumo Comportamento do saldo

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE MARÇO 2015 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do setor

Leia mais

Comércio Internacional Português

Comércio Internacional Português Comércio Internacional Português Exportações Portuguesas de Bens - eiro a embro (resultados preliminares) Informação Portugal, 7 de eiro de 2011 Comércio Internacional Português em 2010 (eiro a embro)

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

Mercados. informação estatística. Mercado Alemanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos

Mercados. informação estatística. Mercado Alemanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercados informação estatística Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercado Alemanha Janeiro de 2016 Índice 1. Evolução das trocas comerciais de bens de Portugal

Leia mais

Metalomecânica. I. Caracterização geral da Fileira

Metalomecânica. I. Caracterização geral da Fileira Metalomecânica I. Caracterização geral da Fileira O grupo dos Metais comuns e suas obras é responsável por cerca de 8% das exportações anuais portuguesas. Em 015, as vendas para o mercado externo ultrapassaram

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica

Leia mais

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas Viana do Castelo, de 2014 Internacionalização - Desafios Enquadramento Evolução Recente Comércio Internacional de Bens e Serviços 2009-2013

Leia mais

As exportações diminuíram 5,7% e as importações aumentaram 0,1%, respetivamente, em termos nominais

As exportações diminuíram 5,7% e as importações aumentaram 0,1%, respetivamente, em termos nominais Estatísticas do Comércio Internacional Março 218 1 de maio de 218 As exportações diminuíram 5,7% e as importações aumentaram,1%, respetivamente, em termos nominais Em março de 218, as exportações de bens

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil,

Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil, «Idade média das mulheres ao nascimento dos filhos e envelhecimento da população feminina em idade fértil, Departamento de Estatísticas Demográficas e Sociais Serviço de Estatísticas Demográficas 07/10/2016

Leia mais

CERANOR. AEP / Gabinete de Estudos

CERANOR. AEP / Gabinete de Estudos CERANOR AEP / Gabinete de Estudos Junho de 2008 1 CAE 261 Fabricação de vidro e artigos de vidro O sector de fabricação de vidro e artigos de vidro (CAE 261) agregava, em 2004, 468 empresas, empregando,

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

TODO O MUNDO Trocas comerciais com Portugal (PT)

TODO O MUNDO Trocas comerciais com Portugal (PT) Fonte TODO O MUNDO Trocas comerciais com Portugal (PT) 27-216 (NC 22) Estatísticas do Comércio Internacional 1. Todo o Mundo - Síntese dados: 215 provisórios; 216 preliminares 2. Evolução da balança comercial

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

Mercados. informação estatística. Mercado Espanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos

Mercados. informação estatística. Mercado Espanha. Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercados informação estatística Empresas Portuguesas Exportadoras de Bens Análise de Exposição a Mercados Externos Mercado Espanha Dezembro de 2015 Índice 1. Evolução das trocas comerciais de bens de Portugal

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2015 Nº 02/2015 Dezembro 2015 Grécia Finlândia Dinamarca Estónia Suiça Itália Aústria França Bélgica Portugal Zona Euro Alemanha Lituânia

Leia mais

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009

Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 Análise das Exportações do 1º Semestre de 2009 As exportações de vinho no 1º semestre de 2009, registam um acréscimo de 7 em volume e 46 em valor face ao período homólogo de 2008, o que se traduz num acréscimo

Leia mais

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N.

G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais. Boletim Mensal de Economia Portuguesa. N. Boletim Mensal de Economia Portuguesa N.º 03 março 2012 Gabinete de Estratégia e Estudos Ministério da Economia e do Emprego G PE AR I Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

Indicadores de Exportação e Importação. Dados de Comércio de Importação e Exportação de Biscoitos e outros derivados.

Indicadores de Exportação e Importação. Dados de Comércio de Importação e Exportação de Biscoitos e outros derivados. Dados de Comércio de Importação e Exportação de Biscoitos e outros derivados. Dados extraídos em 17.06.2013 Relação dos Códigos NCM s utilizados: Indicadores de Exportação e Importação NCM Bolachas e biscoitos

Leia mais

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004

EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS E PAÍSES DE DESTINO 2002-2004 Julho / 2004 EVOLUÇÃO RECENTE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS COMENTÁRIOS A - EVOLUÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS

PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS PORTOJÓIA AEP / GABINETE DE ESTUDOS Abril de 2009 1 1. Variáveis e Indicadores das Empresas CAE 362 Fabricação de joalharia, ourivesaria e artigos similares Como é sabido, em Portugal o sector da ourivesaria

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL DO SECTOR DA CARNE DE BOVINO

EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL DO SECTOR DA CARNE DE BOVINO EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL DO SECTOR DA CARNE DE BOVINO Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares EVOLUÇÃO DA BALANÇA COMERCIAL DO SECTOR DA CARNE DE BOVINO O sector da

Leia mais

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas)

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas) País/Acondicionamento Carrega Descarrega Total Geral Alemanha 28.679.316 13.003.023 41.682.339 Carga geral fraccionada 6.145.879 6.145.879 Granel sólido 12.024.535 3.440.000 15.464.535 Roll on/off (c/propulsor)

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

Estatísticas do Comércio Internacional 2015

Estatísticas do Comércio Internacional 2015 Estatísticas do Comércio Internacional 21 de setembro de 2016 Em termos nominais, em as aumentaram 3,7% e as importações cresceram 2,2% Em as de bens atingiram 49 826 milhões de euros, o que corresponde

Leia mais

AS PESCAS EUROPEIAS EM NÚMEROS

AS PESCAS EUROPEIAS EM NÚMEROS AS PESCAS EUROPEIAS EM NÚMEROS Os quadros abaixo indicados apresentam dados estatísticos de base relativos a várias áreas relacionadas com a Política Agrícola Comum (PAC), nomeadamente: as frotas de pesca

Leia mais

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS GUSTAVO CUBA FONTE: ALIECEWEB EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL NATURAL 2013 A 2016 EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL (NCM 04.09.00.00) ANO 2013 2014 2015 2016 Meses US$ KG Valor

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE ILUMINAÇÃO

PORTUGAL: COMÉRCIO INTERNACIONAL DO SECTOR DE ILUMINAÇÃO Balança Comercial do Sector de Iluminação (NC 9405) (Milhares de Euros) Saídas 55.069 67.990 80.302 72.280 68.860 6,7-4,7 Entradas 134.122 150.968 152.643 142.992 128.606-0,7-10,1 Saldo -79.052-82.978-72.341-70.712-59.745-6,4-15,5

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ÍNDICE OUTUBRO 2014 FRANCA Página População...... 2 Piso salarial do sapateiro... 2 Número de funcionários na indústria de calçados...... 2 Admissões e demissões do

Leia mais

DE - INDÚSTRIA DE PASTA, DE PAPEL E DE CARTÃO E SEUS ARTIGOS; EDIÇÃO E IMPRESSÃO ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDADES (1)

DE - INDÚSTRIA DE PASTA, DE PAPEL E DE CARTÃO E SEUS ARTIGOS; EDIÇÃO E IMPRESSÃO ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDADES (1) CAE Rev. 2.1 - INDÚSTRIA PASTA, PAPEL E CARTÃO E SEUS ARTIGOS; EDIÇÃO E IMPRESSÃO ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDAS (1) Totais Nacionais % no total da Indústria Transformadora 2000 2001 2002 2003

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

Comércio Internacional de bens: as exportações diminuíram 0,8% e as importações 0,1%

Comércio Internacional de bens: as exportações diminuíram 0,8% e as importações 0,1% Estatísticas do Comércio Internacional Abril 2014 09 de junho de 2014 Comércio Internacional de bens: as exportações diminuíram 0,8% e as importações 0,1% As exportações de bens diminuíram 0,8% e as importações

Leia mais

Suriname - Síntese País

Suriname - Síntese País Informação Geral sobre o Suriname Área (km 2 ): 163 820 Vice-Pesidente: Ashwin Adhin População (mil hab.): 548 (estimativa EIU, ) Risco de crédito: 6 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital: Paramaribo

Leia mais

EXPORTHOME AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA

EXPORTHOME AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA EXPORTHOME AEP / GABINETE DE INFORMAÇÃO ECONÓMICA JANEIRO DE 2012 1 Índice 1. Variáveis das empresas... 3 2. Comércio internacional de outros móveis e suas partes (NC 9403)... 11 2.1 Evolução das saídas

Leia mais

Risco do país: D (A1 = risco menor; D = risco maior) Chefe de Estado: Bounnhang Vorachith Tx. câmbio (fim do período): 1 EUR = K (2015)

Risco do país: D (A1 = risco menor; D = risco maior) Chefe de Estado: Bounnhang Vorachith Tx. câmbio (fim do período): 1 EUR = K (2015) Informação Geral sobre o Laos Área (km 2 ): 236 800 Primeiro-Ministro: Thongloun Sisoulith População (milhões hab.): 7,0 (estimativa 2015) Risco de crédito: 7 (1 = risco menor; 7 = risco maior) Capital:

Leia mais

DJ - INDÚSTRIAS METALÚRGICAS DE BASE E DE PRODUTOS METÁLICOS ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDADES (1)

DJ - INDÚSTRIAS METALÚRGICAS DE BASE E DE PRODUTOS METÁLICOS ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDADES (1) CAE Rev. 2.1 - INDÚSTRIAS METALÚRGICAS DE BASE E DE PRODUTOS METÁLICOS ESTATÍSTICA DAS EMPRESAS E DAS SOCIEDADES (1) Totais Nacionais % no total da Indústria Transformadora 2000 2001 2002 2003 2004* 2005*

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório 1º Semestre 2014 Indicadores 1 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 558 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº

Leia mais