DOCUMENTO CURRICULAR AULA DE INGLÊS. GRUPOS 3, 4 e 5 1º Semestre/2014. Professora Cristina Augusto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCUMENTO CURRICULAR AULA DE INGLÊS. GRUPOS 3, 4 e 5 1º Semestre/2014. Professora Cristina Augusto"

Transcrição

1 DOCUMENTO CURRICULAR AULA DE INGLÊS GRUPOS 3, 4 e 5 1º Semestre/2014 Professora Cristina Augusto O início do ano para o Grupo 3 sempre é cheio de novidades: professora nova, turma nova e a introdução das aulas de inglês. O primeiro contato com as crianças é marcado pela curiosidade e também pelo processo de adaptação, mas logo elas se mostram receptivas, tanto a mim, quanto ao inglês. O objetivo das aulas de inglês para o Grupo 3 é fazer com que as crianças tenham contato com o idioma de forma lúdica e divertida, respeitando o ritmo de cada criança nesse processo de aquisição de uma segunda língua. As aulas são centradas na oralidade e buscam criar a familiaridade com o idioma, para que as crianças não tenham vergonha de se comunicar. O inglês não é usado o tempo todo em aula, a primeiro momento não esperamos que a criança fale em inglês, mas sim, que consiga compreender o que dizemos em inglês a elas. Começamos as nossas aulas apresentando duas músicas em inglês, a música de chegada - good morning/good afternoon e a de despedida good-bye (letras anexadas no final do relatório). Em seguida, começamos a falar sobre os cumprimentos (greetings), enfatizando que quando chegamos dizemos hello, quando vamos embora good-bye, quando está de manhã good morning! e assim por diante. Essa rotina é importante para que a criança comece a se adaptar, a falar e entender o idioma. Para falar das cores trabalhamos de diversas formas: enchemos bexigas coloridas, mergulhamos a mão na tinta, pintamos arco-íris, cantamos, vimos filme, fizemos dança das cadeiras, brincamos de bingo, etc.

2 As crianças aprenderam rápido. Ensinamos a música Rainbow (letra anexada no final do relatório). As crianças adoraram aprender as cores. Falamos também dos animais da fazenda (Farm Animals). Aprendemos a música do Old Mac Donald com a utilização de dedoches, montamos quebra-cabeça, ouvimos histórias, etc. As crianças também puderam absorver bastante deste vocabulário e realizar diferentes atividades sobre o tema. O projeto desenvolvido no primeiro semestre do Grupo 3, é Brinquedos e Brincadeiras (Toys and Games). Apresentamos uma caixa surpresa de onde saiam alguns brinquedos, nos divertimos muito aprendendo os nomes em inglês (doll, train, airplane, ball, car e teddy bear). Brincamos também de Duck, duck...goose!, brincadeira que quase todas as aulas nos pediam para repetir. Aprendemos também a música do Train, as crianças gostaram muito de aprender a música e pediam bis em todas as aulas. Terminamos o semestre falando sobre a Copa do Mundo (World Cup)aprendemos algumas palavras como flag, soccer player, score, team, stand, whistle, goal entre outras, brincamos e fizemos atividades as crianças adoraram. No segundo semestre daremos continuidade ao trabalho, destacando os animais da fazenda e selva, Halloween e o projeto Viagem à Terra Encantada com o objetivo de ampliar o vocabulário de inglês das nossas crianças. O início do ano com o Grupo 4 é sempre muito bom. Rever as crianças, ouvir as novidades e perceber o quanto estão animados para aprender coisas novas. Logo voltamos a nossa rotina de aulas e percebemos o entusiasmo e a maior liberdade e familiaridade das crianças com o inglês. No G4 buscamos ampliar o vocabulário aprendido no G3, utilizando estruturas gramaticais em inglês para que as crianças se sintam mais à vontade em falar o idioma. Para isso, ao iniciarmos nossas aulas, apresentamos uma nova rotina: nossa chamada, a qual deve ser feita toda em inglês: Is Maria here? / Yes, I'm here!, e cantam com mais naturalidade as nossas músicas de início (good morning/good afternoon) e término de aula (good-bye).

3 Iniciamos o semestre trabalhando com os objetos de sala, fazendo muitas brincadeiras com o jogo da memória e várias atividades como, por exemplo, o bingo, assim as crianças puderam ampliar seu vocabulário em nossas aulas. Em seguida aprendemos sobre o BODY. Com o auxílio de flashcards e moldes do rosto em EVA apresentamos as partes do corpo em inglês. Para facilitar o aprendizado, aprendemos as músicas: Head, shoulders, knees and toes e I've got ten fingers! e assistimos ao filme da série Disney Magic English My Body. Em conjunto com as professoras do Grupo 4, trabalhamos o projeto Chapeuzinho Vermelho (Little Red Riding Hood) conhecemos os nomes dos personagens da história e suas vestimentas em inglês. Aprendemos a falar dress, t-shirt, skirt, pants, socks, flip-flop, entre outros. Brincamos de memory game, hot potato e bingo, as crianças se divertiram muito. Fizemos atividades contextualizadas com o projeto, decoramos a nova camiseta (tshirt) da Chapeuzinho Vermelho (Little Red Riding Hood) entre outras atividades. Terminamos o semestre falando sobre a Copa do Mundo (World Cup)aprendemos algumas palavras como flag, soccer player, score, team, stand, whistle, goal entre outras, brincamos e fizemos atividades as crianças adoraram. Continuaremos nosso trabalho juntos no próximo semestre com o projeto Sea animals, Halloween e Christmas. O início do ano no Grupo 5 é sempre muito bom: rever as crianças, ouvir todas as novidades e notar o quanto elas cresceram. O inglês já faz parte do seu dia a dia na escola, elas estão o tempo todo lembrando músicas, brincadeiras e histórias que aprenderam no ano passado. As aulas têm como objetivo ampliar o vocabulário adquirido nos anos anteriores e apresentar para as crianças novidades que facilitem a aquisição do Inglês. No Grupo 5, damos mais ênfase à oralidade, utilizando estruturas gramaticais em inglês para que as crianças se sintam mais à vontade em falar o idioma. Para isso, ao iniciarmos nossas aulas apresentamos uma nova rotina: nossa chamada, a qual é feita por eles mesmos em inglês:

4 Is Maria here? / Yes, I'm here!. Em seguida, revisamos os cumprimentos (greetings), com a música Hello, good morning! e enfatizamos que quando chegamos dizemos hello, quando vamos embora good-bye, quando está de manhã good morning! e assim por diante. Também nos cumprimentamos dizendo: How are you? / I'm fine, thank you! Iniciamos nosso semestre falando sobre FOOD, para desenvolvermos esse projeto lemos alguns livros que mencionavam curiosidades sobre os alimentos. Conversamos sobre os alimentos que fazem bem à saúde e os que não fazem e fizemos uma atividade em que eles separavam os flashcards com figuras de comidas saudáveis (Healthy) e nãosaudáveis (Junk). Citamos: ice cream, chocolate cake, salad, rice and beans, sandwich, pop corn, pizza, milk, water, entre outros. Para trabalhar a oralidade do idioma aproveitamos este tema e propomos que os alunos se entrevistassem em inglês utilizando as estruturas gramaticais: Do you like orange? / Yes, I do / No, I don't. O resultado não poderia ter sido melhor. Todos atenderam a proposta e conversaram em inglês e aqueles que, por ventura, falavam algo em português os próprios amigos lembravam e os corrigiam. Foi muito bom ver a evolução das crianças com o idioma. Cada vez mais eles desenrolam a língua. O projeto CASTLES desenvolvido é na sala de aula, e conversamos sobre o que existe dentro dos castelos. Aprendemos a falar king, queen, princess, knight, tower, sword, crown entre outros símbolos da época medieval para enfatizarmos o vocabulário aprendido. Assistimos ao filme Medieval Times, as crianças gostaram muito de ver os torneios e duelos da época. Brincamos com os flashcards e fizemos atividades em que as crianças desenhavam o que era citado na história enquanto contávamos. Terminamos o semestre falando sobre a Copa do Mundo (World Cup)aprendemos algumas palavras como flag, soccer player, score, cleated shoes, team, stand, whistle, goal entre outras, brincamos e fizemos atividades as crianças adoraram.

5 No Segundo semestre daremos ênfase ao projeto Conhecendo o Brasil no qual passaremos por alguns Estados de nosso país e aprenderemos em inglês sobre praia, floresta e cidade. Também falaremos sobre Halloween e Christmas. MATERIAIS UTILIZADOS Letras das Músicas: Música de chegada Good morning everyone, Our class has just began. I'd like to see your smile faces... Good morning everyone! Música de despedida Good-bye, good-bye, good-bye to you... Good-bye dear children I gonna miss you! Rainbow Red and yellow, indigo and blue Purple and orange and green... I can see a rainbow, see a rainbow, See a rainbow, too! The Train Tchufa, tchufa, tchufa, tchufa I`m a noisy train... Tchufa, tchufa, tchufa, tchufa Singing in the rain!

6 Puff, puff, puff I put it all my break... Puff, puff, puff What a noise I make! Piuíííí... Head, Shoulders, Knees and Toes Head, shoulders, knees and toes, knees and toes Head, shoulders, knees and toes, knees and toes Eyes, ears, mouth and nose Head, shoulders, knees and toes knees and toes I ve got ten fingers I ve got ten fingers, I ve got ten toes, Two eyes, two ears but just one nose. LIVROS: School Makes Me Happy Ed. Ladybird My First Jumbo Book of Colors Ed. Scholastic Amazing Colours Ed. DK Disney's Magic English My Body DVD's: Disney Magic English: Hello! Disney Magic English: Colors

Disciplina: Inglês Ano: 1º. PLANIFICAÇÃO 1º Período COMPETÊNCIAS-CHAVE

Disciplina: Inglês Ano: 1º. PLANIFICAÇÃO 1º Período COMPETÊNCIAS-CHAVE Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas PLANIFICAÇÃO 1º Período Disciplina: Inglês Ano: 1º COMPETÊNCIAS-CHAVE 1. Competência em Línguas 2. Competência Matemática 3. Competência Científica

Leia mais

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda.

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Planificação anual das aulas de Inglês 1º e 2º ano de escolaridade Hello!!! - Apresentação pessoal - Introdução aos elementos -Formar uma corrente onde se -Hello!

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º CICLO 2º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS MATERIAIS/ RECURSOS CALENDARIZAÇÃO MODALIDADES DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA. Unidades e conteúdos temáticos. Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara

PROGRAMA. Unidades e conteúdos temáticos. Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara PROGRAMA Unidades e conteúdos temáticos Centro Social de Santa Clara e Escola de Santa Clara Saudação/ Apresentação ( Hello, Goodbye ) As partes do dia ( Good Morning, Good Afternoon ) Os números ( 1,2,3,4,5

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 I A ADAPTAÇÃO Estamos chegando ao final do período de adaptação do grupo IA e a cada dia conhecemos mais sobre cada bebê. Começamos a perceber o temperamento, as particularidades

Leia mais

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda.

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Planificação anual das aulas de Inglês para o 3º ano de escolaridade Hello!!! Temas Objectivos Actividades Estruturas/Vocabulário Material - Apresentação pessoal

Leia mais

Atividade Extra Curricular de Inglês. Ano Lectivo de 2014/2015. Manual: Teacher:

Atividade Extra Curricular de Inglês. Ano Lectivo de 2014/2015. Manual: Teacher: Ativida Extra Curricular Inglês Ano Lectivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 2ºANO Manual: Teacher: Competências Unidas 1º Período Ler/Escrever em diversificadas. Compreenr Unit 0 -Introducting English

Leia mais

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades.

Maternal B. A adaptação foi um período bastante especial para a turma do Maternal, com muitas novidades. Relatório de Grupo Maternal B 2013 Neste relatório, desejamos compartilhar com vocês o início da história do nosso grupo, contando como foram os primeiros dias e as primeiras descobertas. A adaptação foi

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D I

Leia mais

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda.

Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Arte das Palavras, Ens. e Trad.,Unip., Lda. Planificação anual das aulas de Inglês para o 4º ano de escolaridade Hello!!! Temas Objectivos Actividades Estruturas/Vocabulário Material - Apresentação pessoal

Leia mais

INTRODUÇÃO. Língua Inglesa. Prezado (a) Professor (a),

INTRODUÇÃO. Língua Inglesa. Prezado (a) Professor (a), INTRODUÇÃO Língua Inglesa Prezado (a) Professor (a), As atividades sugeridas aqui poderão auxiliá-lo na primeira semana de aula, pois têm por objetivo promover uma sondagem da turma, bem como apresentar/retomar

Leia mais

Actividades de Enriquecimento Curricular Educoach ECO - English Ensino do Inglês 1º e 2º ano Ano Lectivo: 2015/ 2016. 1º Período

Actividades de Enriquecimento Curricular Educoach ECO - English Ensino do Inglês 1º e 2º ano Ano Lectivo: 2015/ 2016. 1º Período Actividades de Enriquecimento Curricular Educoach ECO - English Ensino do Inglês 1º e 2º ano Ano Lectivo: 2015/ 2016 Objectivos de Temáticas Vocabulário Estruturas Sugestões de Avaliação Calendarização

Leia mais

Parent Guide 1 Dream Kids_Parents_01.indd 1 Dream Kids_Parents_01.indd 1 07/07/2010 15:30:53 07/07/2010 15:30:53

Parent Guide 1 Dream Kids_Parents_01.indd 1 Dream Kids_Parents_01.indd 1 07/07/2010 15:30:53 07/07/2010 15:30:53 Parent Guide 1 Dream Kids_Parents_01.indd 1 07/07/2010 15:30:53 Caros pais, A parceria escola e família é um dos aspectos mais importantes da educação. Tornar o aprendizado das crianças significativo e

Leia mais

Ouça nossos amigos atentamente e ligue as falas deles aos seus respectivos textos.

Ouça nossos amigos atentamente e ligue as falas deles aos seus respectivos textos. Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 10 LIÇÃO 1 Vamos conhecer os nossos novos amigos. Vamos encenar as falas das crianças. Agora vamos cantar. Uau! Mais amigos! Vamos identificar os nossos novos amigos.

Leia mais

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS?

VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? VOCÊ QUER LER EM INGLÊS EM APENAS 7 DIAS? Olá. Eu sou o Charlles Nunes, coordenador do BLZ Idiomas. Aprendi inglês como autodidata e trabalho com ensino há mais de 20 anos. Tenho uma ideia para compartilhar:

Leia mais

Ensino Básico 1.º Ciclo ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Cres.

Ensino Básico 1.º Ciclo ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Cres. Ensino Básico 1.º Ciclo ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Cres.Ser ESCOLA: EB1 N.º 1, EBMLM,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL de INGLÊS

PLANIFICAÇÃO ANUAL de INGLÊS ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO/PRÉ ESCOLAR DA NAZARÉ CONCELHO: FUNCHAL PLANIFICAÇÃO ANUAL de INGLÊS 2º Ano 4º Ano DOCENTE: ANA ISABEL DAS NEVES ANO LECTIVO 2014/2015 Planificação Anual de Inglês FUNDAMENTAÇÃO

Leia mais

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim!

Agora, dê sua opinião. Os seus novos amigos são legais? Acrescentar aqui: Sim! Muito legais! Não! Nem tanto assim! Pag. 5 Pag. 6 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 9 LIÇÃO 1 Vamos conhecer Cindy e Sandy. Que legal! Agora vamos encenar! Ótimo! Vamos conhecer mais amigos! Oba! Vamos agora encenar a fala das crianças! Sensacional!

Leia mais

Livro 1. Activity. Tradução para o Português

Livro 1. Activity. Tradução para o Português 1 Pag. 5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 LIÇÃO 1 Diga as falas das crianças depois de ouvi-las. Estes são os seus novos amigos. Você vai aprender inglês com eles. Uau! Vamos ouvir as crianças. Preste atenção à fisionomia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde Escola Básica 1/JI do Casal do Sapo DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE LÍNGUA INGLESA (Oferta Complementar) 4.º Ano Proporcionar aos alunos algum contacto com a cultura angloamericana; Hello! Vocabulário: numbers (1-15); colours; classroom items; days

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia

REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia REUNIÃO DE PAIS INGLÊS 1º, 2º, 3º anos Teachers: Bianca e Ligia ASSESSORIA TARGET IDIOMAS Especialização em línguas estrangeiras Referências: construtivismo e aprendizado de idiomas em contextos multilíngues

Leia mais

Atividade Enriquecimento Curricular de Inglês. Ano Letivo de 2014/2015. Manual: Teacher:

Atividade Enriquecimento Curricular de Inglês. Ano Letivo de 2014/2015. Manual: Teacher: Ativida Enriquecimento Curricular Inglês Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO DE INGLÊS 4ºANO Manual: Teacher: Competências Unidas 1º Período Ler/Escrever em diversificadas. Unit 0 -Introducing English Language

Leia mais

Planificação Anual de Inglês

Planificação Anual de Inglês Planificação Anual de Inglês PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Ensino do Inglês 4.º ANO Números 1-20 Alfabeto/soletrar How do you spell that? Sentimentos How are you? I m (great, fine,

Leia mais

São considerados objetivos do ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental:

São considerados objetivos do ensino da Língua Inglesa na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental: Blumenau, 04 de fevereiro de 2014 Colégio Castelo Castelinho Disciplina: Língua Inglesa Professora: Samantha Bernardo PLANEJAMENTO ANUAL DE INGLÊS EDUCAÇÃO INFANTIL Justificativa Nos dias atuais, a aquisição

Leia mais

English Adventure. By Carmen Castellani Consultant and Teacher trainer

English Adventure. By Carmen Castellani Consultant and Teacher trainer English Adventure By Carmen Castellani Consultant and Teacher trainer " Eu toco o futuro, eu ensino." Christa McAuliffe Você está pronto para levar seus alunos para uma English Adventure? Principais características

Leia mais

Utilizar os números na contagem oral, organização da rotina e calendário; Desenvolver noções de tempo (antes, durante e depois);

Utilizar os números na contagem oral, organização da rotina e calendário; Desenvolver noções de tempo (antes, durante e depois); CRONOGRAMA 3ª ETAPA / 2009 - INFANTIL 2 Período: 28/09 a 09/10 Tema abordado: Dia Mundial da Paz e Cores Primárias e Secundárias. LNGUAGEM ORAL E ESCRITA Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio

Leia mais

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA SUMÁRIO VOLUME 1 "Dentro de você existe um Universo em permanente construção." Paulo Roberto Gaefte Lesson One Review 07 Lesson Two Days of the week 24 Lesson Three School Subjects 30 My Dictionary 38

Leia mais

Planificação Anual de Inglês

Planificação Anual de Inglês Planificação Anual de Inglês ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Prof.ª Ana Cristina dos Santos Nota: 1. Todas as Unidades Temáticas estão dependentes das competências dos alunos na língua materna.

Leia mais

POSTER ACTIVITIES 1 - FAMILY 3 SCHOOL OBJECTS 2 COLORS

POSTER ACTIVITIES 1 - FAMILY 3 SCHOOL OBJECTS 2 COLORS POSTER ACTIVITIES As atividades apresentadas a seguir podem ser aplicadas ao conjunto de pôsteres referentes à coleção Dream Kids. Cabe ao professor adequar as atividades às unidades de cada livro ou utilizá-las

Leia mais

Programa de ensino baseado em projetos temáticos - BEGINNERS

Programa de ensino baseado em projetos temáticos - BEGINNERS Programa de ensino baseado em projetos temáticos - BEGINNERS Faixa etária recomendada: a partir dos oito anos. Média de duração das unidades: 10 horas aula (média) Material necessário para cada unidade:

Leia mais

Ensino Infantil - Pré I

Ensino Infantil - Pré I CONTENTS STARTER - GREETINGS...03 UNIT 1 - COLORS...07 UNIT 2 - NUMBERS...11 UNIT 3 - FRUITS...15 UNIT 4 - VEGETABLES...21 UNIT 5 - MY FAMILY...25 UNIT 6 - MY HOUSE...31 UNIT 7 - SCHOOL...35 UNIT 8 - MY

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO IV A GRUPO IV B GRUPO IV C GRUPO IV

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel. Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino

Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel. Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino Agrupamento Vertical de Escolas de Sousel Planificação Anual 1º/2ºanos Ano Letivo 2013/2014 A professora de Inglês: Célia Albino Objetivos Gerais Atitudes a desenvolver Metodologia Avaliação Sensibilizar

Leia mais

Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Inglês Professora: Viviane Ano: 2012 Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013

Atividades Pedagógicas. Outubro 2013 Atividades Pedagógicas Outubro 2013 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO I A GRUPO I B GRUPO I C GRUPO I D

Leia mais

A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO. Igor Luiz Medeiros 2. igorluiz.m@hotmail.

A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO. Igor Luiz Medeiros 2. igorluiz.m@hotmail. A PROPOSTA SOLINHO 1 : DESENVOLVENDO ASPECTOS MUSICAIS E SOCIAIS ATRAVÉS DA AULA DE VIOLÃO EM GRUPO Igor Luiz Medeiros 2 igorluiz.m@hotmail.com Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Artes, Filosofia

Leia mais

Resgatar antigas formas de brincar pode auxiliar na educação e também. na formação e no desenvolvimento da criança.

Resgatar antigas formas de brincar pode auxiliar na educação e também. na formação e no desenvolvimento da criança. www.iguatemy.com.br COMUNICADO 25-23 de Agosto de 2013 Ed. Infantil / Berçário / Integral Resgatar antigas formas de brincar pode auxiliar na educação e também na formação e no desenvolvimento da criança.

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 III A JOGOS DIVERTIDOS Fizemos dois campeonatos com a Turma da Fazenda, o primeiro com o seguinte trajeto: as crianças precisavam pegar água em um ponto e levar até o outro,

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Inglesa

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Inglesa Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Língua Inglesa A proposta A proposta do Material Didático de Língua Inglesa enfatiza a necessária relação entre o ensinar uma língua estrangeira

Leia mais

Student Guide. Stars 1

Student Guide. Stars 1 Student Guide Stars 1 Bem-vindo ao Student Guide do Stars 1! Este guia é destinado especialmente aos pais e responsáveis, trazendo instruções de como ajudar a criança a praticar mais o idioma e também

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE INGLÊS 2º ANO

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE INGLÊS 2º ANO SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE INGLÊS 2º ANO UNIT 1 - AT THE RESTAURANT Utilizar formas de saudação de acordo com o contexto; Formular perguntas e respostas sobre o nome e a idade; Associar os pronomes pessoais

Leia mais

Mariana, 9 anos - Escrever esse livro foi uma experiência interessante, legal e divertida!

Mariana, 9 anos - Escrever esse livro foi uma experiência interessante, legal e divertida! Giulia, 12 anos - Participar de um livro dessa importância é muito interessante, pois se eu me revelar uma boa escritora, posso escrever outros textos e outros livros, o que seria muito legal, já que o

Leia mais

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE

ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE PLANO DA I UNIDADE ESCOLA PIRLILIM /ANO 2015 PLANO DE UNIDADE GRUPO: 7 PERÍODO: / / ÁREA DO CONHECIMENTO: LÍNGUA INGLESA CARGA HORÁRIA: 1 AULA SEMANAL PLANO DA I UNIDADE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES *Apresentar-se, cumprimentar

Leia mais

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO ESCOLA BÁSICA DA ABELHEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS DO 5.º ANO 2015/2016 Planificação anual - 2015/2016llllllllllll Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano Manual adotado:

Leia mais

FEIRA CULTURAL 2010. Acompanhe abaixo um resumo do que foi apresentado na Feira Cultural 2010. KINDENGARDEN

FEIRA CULTURAL 2010. Acompanhe abaixo um resumo do que foi apresentado na Feira Cultural 2010. KINDENGARDEN FEIRA CULTURAL 2010 No dia 25 de Setembro o ColÄgio MÅltiplo abriu suas portas para pais e convidados para a ediçéo 2010 da Feira Cultural, realizada pelos alunos e professores. A Feira Cultural 2010 foi

Leia mais

Inglês 1º e 2º anos. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

Inglês 1º e 2º anos. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 Inglês 1º e 2º anos Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O plano que se segue é meramente sugestivo, tendo como

Leia mais

Apostila de Atividades

Apostila de Atividades Apostila de Atividades IMAX A viagem pelo espaço continua aqui Transforme a sua sala de aula em uma divertida aventura pelo espaço. Assim que sua classe viver a experiência sem limites pelo universo com

Leia mais

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs Habilidades: Cumprimentar e utilizar expressões corriqueiras na Língua Inglesa. Reconhecer os principais verbos na Língua Inglesa

Leia mais

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval

Com fantasias, alunos do Infantil dançaram as marchinhas do Carnaval FourC leva o sambódromo para a Escola, unindo diversão e aprendizagem Máscaras, samba-enredo, alegorias, fantasias e muita alegria aliada ao estudo, o aprendizado e a diversão! Foi assim o Carnaval na

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

Ensino Infantil - Pré I

Ensino Infantil - Pré I SUMÁRIO STARTER - GREETINGS...03 UNIT 1 - THE ALPHABET...07 UNIT 2 - THERE ARE 30...11 UNIT 3 - WHAT DO YOU DO?...17 UNIT 4 - WHERE DO YOU LIVE?...21 UNIT 5 - AT THE SUPERMARKET...29 UNIT 6 - MONTHS OF

Leia mais

Coleção: Encantando a Gramática. Autora: Pâmela Pschichholz* palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes.

Coleção: Encantando a Gramática. Autora: Pâmela Pschichholz* palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes. Coleção: Encantando a Gramática Autora: Pâmela Pschichholz* Um lugar diferente Em um vilarejo chamado classes Gramaticais moram todas as palavras que existem no mundo. Lá, várias famílias vivem felizes.

Leia mais

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy?

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy? What do you do? Assunto do dia Na aula de hoje o tema ainda é o tempo presente. Vamos ver o Simple Present, que descreve as ações que ocorrem freqüentemente. Na história de hoje Os Carters estão em casa

Leia mais

FATORES INOVADORES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA

FATORES INOVADORES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA FATORES INOVADORES NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE LÍNGUA ESPANHOLA que utiliza como instrumento inovador a produção de textos na língua espanhola, ou seja, desenvolver uma metodologia no processo de construção

Leia mais

Rio e Sagrado: um lugar de todos nós!

Rio e Sagrado: um lugar de todos nós! Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Rio e Sagrado: um lugar de todos nós!.turma: 1º Período A Professora

Leia mais

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS

ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS ESCOLA MONDRIAN FUNDAMENTAL SÃO GABRIEL - RS PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA DOS PAIS PROFESSORA LIA HEBERLÊ DE ALMEIDA TURMA KANDINSKY PROJETO CINEMA MUDO CONSTRUINDO HISTÓRIAS NO DIA

Leia mais

Precisa. falar inglês. no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira.

Precisa. falar inglês. no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira. Precisa falar inglês no trabalho, mas tem medo? Conheça 4 maneiras para superar esta barreira. Aprender um novo idioma é se sentir como uma criança novamente: faltam palavras para se expressar e a insegurança

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Inglês 3º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Inglês 3º ano Ano Letivo 2015/2016 Outono Outono/ inverno Identificação pessoal AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Inglês 3º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Manual: New Treetops 3, Oxford

Leia mais

OLÁ PESSOAL AQUI É ALEXIA FINK, EU JÁ TRABALHO AQUI DEZ DO ANO PASSADO, EU GOSTO DE FAZER AQUI NA? NA MONITORIA-FAZER JOGOS, NO JORNAL MURAL-FAZER

OLÁ PESSOAL AQUI É ALEXIA FINK, EU JÁ TRABALHO AQUI DEZ DO ANO PASSADO, EU GOSTO DE FAZER AQUI NA? NA MONITORIA-FAZER JOGOS, NO JORNAL MURAL-FAZER OLÁ PESSOAL AQUI É ALEXIA FINK, EU JÁ TRABALHO AQUI DEZ DO ANO PASSADO, EU GOSTO DE FAZER AQUI NA? NA MONITORIA-FAZER JOGOS, NO JORNAL MURAL-FAZER NOTICÍAS NA RADIO MEGA FONE-FALAR POR QUE É BOM SABER

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos

PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br. Resumo. Introdução. Objetivos PROJETO O AR EXISTE? PICININ, Maria Érica ericapicinin@ig.com.br Resumo O presente projeto O ar existe? foi desenvolvido no CEMEI Juliana Maria Ciarrochi Peres da cidade de São Carlos com alunos da fase

Leia mais

Como dizer quanto tempo leva para em inglês?

Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Você já se pegou tentando dizer quanto tempo leva para em inglês? Caso ainda não tenha entendido do que estou falando, as sentenças abaixo ajudarão você a entender

Leia mais

Mês CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; Conhecer as regras de sala de aula;

Mês CONTEÚDOS OBJETIVOS ATIVIDADES. Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; Conhecer as regras de sala de aula; 1.º PERÍODO PLANIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Presentation Saber utilizar formas de saudação e de despedida consoante os contextos; - Ensino do Inglês 1.º ANO Outubro Classroom Rules

Leia mais

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre anterior, dentro de contextos que buscavam enfatizar o

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados)

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Qual é objetivo de vocês? O objetivo da lição de voçês é revisar os números. Vocês tem 20 minutos pra fazer isso. Como

Leia mais

Young Learners English

Young Learners English University of Cambridge ESOL Examinations Young Learners English Starters Informações para os Candidatos Informações para os candidatos YLE Starters Prezados pais, Nós da Cambridge ESOL agradecemos seu

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: "MUNDO ENCANTADOR"

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: MUNDO ENCANTADOR CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO LITERATURA INFANTIL: "MUNDO ENCANTADOR" CUIABÁ-MT 2015 CRECHE MUNICIPAL MÁCARIA MILITONA DE SANTANA 1- Tema: "Mundo Encantador" 1.2- Faixa etária: 2

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014

Atividades Pedagógicas. Agosto 2014 Atividades Pedagógicas Agosto 2014 EM DESTAQUE Acompanhe aqui um pouco do dia-a-dia de nossos alunos em busca de novos aprendizados. ATIVIDADES DE SALA DE AULA GRUPO II A GRUPO II B GRUPO II C GRUPO II

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

A Turma da Tabuada 3

A Turma da Tabuada 3 A Turma da Tabuada 3 Resumo Aprender brincando e brincando para aprender melhor. É dessa forma que a turma da tabuada nos levará a mais uma grande aventura pelo mundo do espaço e das formas. Na primeira

Leia mais

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA

BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE: JOGOS PARA JOGAR EM SALA DE AULA PROFª MÔNICA FARIA MACHADO SANTOS Secretaria de Educação do Estado do Paraná Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II)

Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II) Lesson 02: Self- Introduction (Part II) Lição 02: Apresentações (Parte II) Lição 02: Você vai continuar a aprender como se apresentar. Se divirta aprendendo inglês com o professor! Step 1 (Step 1) Quando

Leia mais

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2

Jornal das Novidades Abril de 2010 Sala de 2 anos 2 EDIÇÃO N.º: 7 AUTORES: SALA 2 30 DE ABRIL DE 2010 Centro de Bem Estar Social Creche, Jardim de Infância e CATL JORNAL DAS NOVIDADES Notícia de Última Hora Chegamos ao final do mês e a nova edição do JORNAL

Leia mais

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO Tatiane Testa Ferrari e-mail: tatitferrari@ig.com.br Ticiane Testa Ferrari e-mail: ticiferrari@ig.com.br Araceli Simão Gimenes Russo e-mail:

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Eu me remexo muito. E onde eu chego?

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Eu me remexo muito. E onde eu chego? Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Eu me remexo muito. E onde eu chego? Turma: Maternal II A Professora

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II EDUCAÇÃO INFANTIL Maceió, 05 de outubro de 2015. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim II Senhores pais ou responsáveis Seguem abaixo os temas, objetivos, atividades e evento de culminância dos projetos

Leia mais

ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA

ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA ATIVIDADES DO PROJETO DENTE DE LEITE NA ED. INFANTIL HISTÓRIA: A FESTA DAS FRUTAS EM DONA BOCA, A SORTUDA Nosso projeto sempre propõe atividades que visam incentivar a turminha a escolher seus alimentos

Leia mais

What is your occupation?

What is your occupation? What is your occupation? Assunto do dia Muitas vezes, ao preenchermos cadastros em empresas ou simplesmente ao nos apresentarmos em ambientes de trabalho, precisamos responder à pergunta: Por essa pergunta

Leia mais

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA

A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA A EDUCAÇAO INFANTIL DA MATEMÁTICA COM A LUDICIDADE EM SALA DE AULA RODRIGUES, Patrícia Gomes Universidade Estadual de Goiás, campus Iporá patykauan_5@hotmail.com MARQUES, Daniela Cristina de Sousa Universidade

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

A importância da leitura na fase infantil.

A importância da leitura na fase infantil. EDIÇÃO II VOLUME 3 01/04/2011 A importância da leitura na fase infantil. O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente

Leia mais

José e Maria partem para Belém Lucas 2

José e Maria partem para Belém Lucas 2 José e Maria partem para Belém Lucas 2 Só para você Aprendendo Para decorar Respeitando a maneira que você está acostumado a fazer com sua classe, gostaríamos de apenas dar algumas sugestões com relação

Leia mais

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil.

PROJETO PIBID JOGO DO LUDO. Palavras chave: Jogo do Ludo. Educação Infantil. Matemática na Educação Infantil. PROJETO PIBID JOGO DO LUDO Ana Paula do Valle 1 Kamylla Canalli 2 Lucilene Paixão 3 Neila Tonin Agranionih 4 Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática Jogo

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro

Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA DIREÇÃO REGIONAL DA EDUCAÇÃO ESCOLA BÁSICA INTEGRADA CANTO DA MAIA PONTA DELGADA Relatório da atividade de Halloween 31 de outubro Para a realização desta

Leia mais

Planificação anual Inglês 3.º ano 1.º Período

Planificação anual Inglês 3.º ano 1.º Período Planificação anual Inglês 3.º ano 1.º Período Números 1-10 Alfato/soletrar How do you spell that? Sentimentos How are you? I m (great, fine, OK, wonderful, tired, sleepy, angry, sad) Cumprimentar Hello;

Leia mais

Aprenda inglês cantando Como ensinar inglês sem saber falá-lo?

Aprenda inglês cantando Como ensinar inglês sem saber falá-lo? Aprenda inglês cantando Como ensinar inglês sem saber falá-lo? Taklit Publishing & Productions 22, rue de Fleurus 75006 Paris France All rights reserved 2012 Você compreende essa frase? This is a cat.

Leia mais

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal

Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio. Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Educação Infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio Atividade: Reflexão sobre Amadurecimento e Relacionamento Interpessoal Público: Oitavos anos Data: 25/5/2012 181 Dentro deste tema, foi escolhida para

Leia mais

Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas.

Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas. RELATÓRIO DE GRUPO MATERNAL A 2º SEMESTRE DE 2014 Professora: Jéssica Oliveira Professora auxiliar: Elizabeth Fontes Coordenação: Lucy Ramos Torres Tripulação do Maternal A e as viagens com os piratas.

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais