PARÁBOLAS DE JESUS PARÁBOLA DO SEMEADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARÁBOLAS DE JESUS PARÁBOLA DO SEMEADOR"

Transcrição

1 PARÁBOLA DO SEMEADOR - MATEUS E Tendo Jesus saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar. 2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves e comeram-na; 5 e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda. 6 Mas, vindo o sol, queimou-se e secou-se, porque não tinha raiz. 7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. 8 E outra caiu em boa terra e deu fruto: um, a cem, outro, a sessenta, e outro, a trinta. EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR (MATEUS ) 18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador. 19 Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; 20 porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende; 22 e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; 23 mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta. MARCOS E Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 4 E aconteceu que, semeando ele, uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu e a comeram.

2 5 E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda. 6 Mas, saindo o sol, queimou-se e, porque não tinha raiz, secou-se. 7 E outra caiu entre espinhos, e, crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu fruto. 8 E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro, cem. EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR (MARCOS ) 14 O que semeia, semeia a palavra; 15 e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles. 16 E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. 18 E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19 mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. 20 E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um. LUCAS E Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho e foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade. 7 E outra caiu entre espinhos, e, crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; 8 E outra caiu em boa terra e, nascida, produziu fruto, cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR (LUCAS ) 11 Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus;

3 12 e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tiralhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; 13 e os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam; 14 e a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança. Caibar EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR POR CAIBAR SCHUTEL: A Parábola do Semeador é a parábola das parábolas: sintetiza os caracteres predominantes em todas as almas, ao mesmo tempo que nos ensina a distingui-las pela boa ou má vontade com que recebem as novas espirituais. Pelo enredo do discurso vemos aqueles que, em face a Palavra de Deus, são beiras de caminho onde passam todas as ideias grandiosas como gentes nas estradas, sem gravarem nenhuma delas; são pedras impenetráveis às novas ideias, aos conhecimentos liberais; são espinhos que sufocam o crescimento de todas as verdades, como essas plantas espinhosas que estiolam e matam os vegetais que tentam crescer, nas suas proximidades. Mas se assim acontece para o comum dos homens, como para a grande parte de terra improdutiva, que faz arte do nosso mundo, também se distingue, dentre todos, uma plêiade de espíritos de boa vontade, que ouvem a Palavra de Deus, põem-na por obra, e, dessa semente bendita resulta tão grande produção que se pode contar a cento por uma. De maneira que a semente é a palavra de Deus, Lei do Amor que abrange a Religião e a Ciência, a Filosofia e a Moral, inclusive os Profetas e se resume no ditame cristão: Adora a Deus e faze o bem até aos teus próprios inimigos. A Palavra de Deus, a semente, é uma só, quer dizer, é sempre a mesma que tem sido apregoada em toda parte, desde que o homem se achou em condições de recebê-la. E se ela não atua com a mesma eficácia em todos, deriva esse fato da variedade e da desigualdade de espíritos que existem na Terra; uns mais adiantados, outros mais atrasados; uns propensos ao bem, à caridade, à liberalidade, à fraternidade; outros propensos ao mal, ao egoísmo, ao orgulho, apegados aos bens terrenos, às diversões passageiras.

4 A terra que recebe as sementes, representa o estado intelectual e moral de cada um: beira do caminho, pedregal, espinhal e terra boa. Acresce ainda que nem todos os pregoeiros da Palavra a apregoam tal como ela é, em sua simplicidade e despida de formas enganosas. Uns revestem-na de tantos mistérios, de tantos dogmas, de tanta retórica; ornam-na com tantas flores que, embora a palavra permaneça, fica obscurecida, enclausurada na forma, sem que se lhe possa ver o fundo, o âmago, a essência! Muitos a pregam por interesse, como o mercenário que semeia; outros por vangloria, e, grande parte, por egoísmo. Nestes casos não dissipam as trevas, mas aumentam-nas; não abrandam corações, mas endurece-os; não anunciam a Palavra, mas dela fazem um instrumento para receber ouro ou glórias. Para pregar e ouvir a Palavra, é preciso que não a rebaixemos, mas a coloquemos acima de nós mesmos; porque aquele que despreza a Palavra, anunciando-a ou ouvindo-a, despreza o seu Instituidor, e, como disse Ele: Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a Palavra que falei, esta o julgará no último dia: Sermo, quem locutus sum, ille judicabit eum in novíssimo dia. (João, XII, 48.) Que belíssimo quadro apresenta-se às nossas vistas, quando, animados pelo sentimento do bem e da nossa própria instrução espiritual, lemos, com atenção, a Parábola do Semeador! A nossa frente desdobra-se vasto campo, onde aparece a extraordinária Figura do Excelso Semeador, o maior exemplificador do amor de todas as idades, e aquele monumental Sermão ressoa aos nossos ouvidos, convidando-nos à prática das virtudes ativas, para o gozo das bem-aventuranças eternas! O Espiritismo, filosofia, ciência, religião, independente de todo e qualquer sectarismo, é a doutrina que melhor nos põe a par de todos esses ditames, porque, ao lado dos salutares ensinos, faz realçar a sobrevivência humana, base inamovível da crença real que aperfeiçoa, corrige e felicita! Que os seus adeptos, compenetrados dos deveres que assumiram, semelhantes ao Semeador, levem, a todos os lares, e plantem em todos os corações, a Semente da fé que salva, erguendo bem alto essa Luz do Evangelho, escondida sob o alqueire dos dogmas e dos falsos ensinos que tanto têm prejudicado a Humanidade!

5 Rodolfo Explicação da Parábola do Semeador por Rodolfo Calligaris: Nesta interessante parábola, Jesus retrata magistralmente o feitio moral de cada um daqueles aos quais o Evangelho é anunciado. Conforme a sua má ou boa vontade na aceitação da palavra de Deus, e a maneira como procedem após tê-la ouvido, os homens podem ser classificados como "beira do caminho", "pedregal", "espinheiro" ou "terra boa". A primeira classificação refere-se aos indiferentes, isto é, aos indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. A segunda diz respeito a uma classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas, forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos etc., sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos, e, se acontece surgirem incompreensões e dificuldades por causa da doutrina, então esfriam de uma vez, voltando, presto, ao ramerrão de vida que levavam. Os da terceira espécie são aqueles que, embora já tenham tido "notícias" dos ensinamentos evangélicos, e os admirem, e os louvem até, sentem-se, todavia, demasiadamente presos às coisas materiais, que consideram mais importantes que a formação de uma consciência espiritual. O medo do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres. Os definidos por último personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre divino encontram magníficas condições de receptividade. Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram, animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo. "Quem tenha ouvidos de ouvir, ouça."

6 Explicação - Resumo PARÁBOLAS DE JESUS PARÁBOLA DO SEMEADOR Explicação da Parábola do Semeador Resumo: A Semente (Mc 4:14) O que semeia, semeia a palavra; (Lc 8:11) a semente é a palavra de Deus; Caibar - A Palavra de Deus, a semente, é uma só, quer dizer, é sempre a mesma que tem sido apregoada em toda parte, desde que o homem se achou em condições de recebê-la. E se ela não atua com a mesma eficácia em todos, deriva esse fato da variedade e da desigualdade de espíritos que existem na Terra; uns mais adiantados, outros mais atrasados; uns propensos ao bem, à caridade, à liberalidade, à fraternidade; outros propensos ao mal, ao egoísmo, ao orgulho, apegados aos bens terrenos, às diversões passageiras. De maneira que a semente é a palavra de Deus, Lei do Amor que abrange a Religião e a Ciência, a Filosofia e a Moral. Nem todos os pregadores da Palavra a apregoam tal como ela é, em sua simplicidade e despida de formas enganosas. Uns revestem-na de tantos mistérios, de tantos dogmas... que ela fica obscurecida, na forma, sem que se lhe possa ver o fundo, o âmago, a essência! Muitos a pregam por interesse, como o mercenário que semeia; outros por vangloria, e, grande parte, por egoísmo. Nestes casos não dissipam as trevas, mas aumentam-nas; não abrandam corações, mas endurece-os; não anunciam a Palavra, mas dela fazem um instrumento para receber ouro ou glórias. O terreno A terra que recebe as sementes, representa o estado intelectual e moral de cada um: beira do caminho, pedregal, espinhal e terra boa. O Espiritismo novo Semeador tem a obrigação de levar a todos os lares, a todas as consciências e todos os corações, a Semente da fé que salva, erguendo bem alto essa Luz do Evangelho, escondida sob o alqueire dos dogmas e dos falsos ensinos que tanto têm prejudicado a Humanidade! Beira do Caminho (Mt 13:19) Ouvindo alguém a palavra do Reino e não a entendendo, vem o maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho; (Mc 4:15) e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles. (Lc 8:12) e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; não a entendendo ou o diabo significam: as coisas do mundo (todas) ofuscam as espirituais.

7 Calligaris - Beira do caminho - classificação refere-se aos indiferentes, isto é, aos indivíduos ainda imaturos, não preparados para tal semeadura, indivíduos que se expressam mais pelo estômago e pelo sexo e cujos corações se mostram insensíveis a qualquer apelo de ordem mais elevada. Pedregais (Mt 13:20-21) 20 porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas não tem raiz em si mesmo; antes, é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende; (Mc 4:16-17) 16 E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; 17 mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. (Lc 8:13) e os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam; entusiasmo sem raiz novidadeiros, pulam de galho em galho, não fazem nenhum sacrifício, não entenderam. Calligaris Pedregais - diz respeito a uma classe de pessoas de entusiasmo fácil, que, ao se lhes falar do Evangelho, aceitam-no prontamente, com júbilo; mas, não encontrando, dentro de si mesmas, forças suficientes para vencerem o comodismo, os vícios arraigados, os maus desejos etc., sentem-se incapazes de empreender a reforma de seus hábitos, a melhora de seus sentimentos, e, se acontece surgirem incompreensões e dificuldades por causa da doutrina, então esfriam de uma vez, voltando, presto, ao ramerrão de vida que levavam. Espinheiros (Mt 13:22) e o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; (Mc 4:18-19) 18 E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; 19 mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. (Lc 8:14) e a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; entendem mas preferem a riqueza as alegrias e prazeres são mais fortes. Calligaris Espinheiros - são aqueles que, embora já tenham tido "notícias" dos ensinamentos evangélicos, e os admirem, e os louvem até, sentem-se, todavia, demasiadamente presos às coisas materiais, que consideram mais importantes que a formação de uma consciência espiritual. O medo do futuro, a luta pela conquista de garantias pessoais, vantagens e luxuosidades sufocam, no nascedouro, os sentimentos altruísticos ou qualquer movimento de alma que implique a renúncia aos seus queridos tesouros terrestres.

8 Terra Boa (Mt 13:23) mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta. (Mc 4:20) E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um. (Lc 8:15) e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança. compreende e dá fruto cada um conforme sua capacidade. 30, 60, 100x1. Calligaris Terra boa - personificam os adeptos sinceros, nos quais as lições do Mestre divino encontram magníficas condições de receptividade. Abraçam o ideal cristão de corpo e alma, e se esforçam no sentido de pô-lo em prática. Embora sofram tropeços e fracassem algumas vezes, perseveram, animosos, resultando de seu trabalho abençoados frutos de benemerência e de amor ao próximo. "Quem tenha ouvidos de ouvir, ouça."

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 1 Capítulo 4 A parábola do semeador Mc 4:1 E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A PARÁBOLA DO SEMEADOR Volume 09 Escola: O que aconteceu com cada semente na parábola do semeador? Ligue a primeira coluna com a segunda: Nome : Professor (a): Data :

Leia mais

PARÁBOLAS EVANGÉLICAS

PARÁBOLAS EVANGÉLICAS Rodolfo Calligaris PARÁBOLAS EVANGÉLICAS à luz do Espiritismo Oferecimento A Jesus, o divino Mestre, cujas parábolas constituem o substrato, ou melhor, o único mérito destas páginas; a Kardec, o insigne

Leia mais

Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;

Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; 1 Capítulo 13 A parábola do semeador Mt 13:1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; Mt 13:2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou;

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensinos por Parábolas Roteiro 1 Objetivo Interpretar a parábola do semeador, segundo

Leia mais

Kênosys. O Engajamento na Missão

Kênosys. O Engajamento na Missão Kênosys O Engajamento na Missão Filipenses 2.5-11 5 Seja a a2tude de vocês a mesma de Cristo Jesus, (...) 7 mas esvaziou- se a si mesmo, vindo a ser servo tornando- se semelhante aos homens. 1 Naquele

Leia mais

Parábola do Semeador

Parábola do Semeador Parábola do Semeador Sérgio Biagi Gregório 1. INTRODUÇÃO O objetivo deste estudo é buscar a essência de cada uma das sementes, narradas pelo evangelista, no sentido de verificar em que grau está a nossa

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 24ª SEMANA DO TEMPO COMUM 1) Oração Ó Deus, criador

Leia mais

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR

ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR CURSO A PRÁTICA DA FRATERNIDADE NOS CENTROS ESPÍRITAS ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR ATENDIMENTO ESPIRITUAL: SEMEADURA DE AMOR O atendimento espiritual, como todo trabalho do Bem, é uma semeadura

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EVANGÉLICOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EVANGÉLICOS EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 5 INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EVANGÉLICOS Objetivos Realizar exercícios

Leia mais

Muitos se perguntam: porque estou a tanto tempo na igreja ouvindo as mesmas palavras que outros irmãos e não frutifico?

Muitos se perguntam: porque estou a tanto tempo na igreja ouvindo as mesmas palavras que outros irmãos e não frutifico? Mateus 13.1-9 No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar; 2 e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.

Leia mais

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos...

Saiu o semeador a semear. As sementes caíram em lugares diversos... Os três primeiros evangelistas colocam esta parábola em seus evangelhos. Só em João ela não aparece. Marcos coloca logo como primeira parábola, pois quer orientar aqueles que seguem Jesus de perto. Haverá

Leia mais

Evangelho. A Parábola do Semeador Mateus: 13:1-23

Evangelho. A Parábola do Semeador Mateus: 13:1-23 Evangelho A Parábola do Semeador Mateus: 13:1-23 Introdução "Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira do lago, nos

Leia mais

AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR

AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR Casa Espírita Francisco de Paula Vítor AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR APRENDENDO, ENSINANDO, DIVULGANDO E VIVENDO A DOUTRINA ESPÍRITA Lambari, MG março de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo

Leia mais

Pregação Apóstola: Ernestina da Silva Diogo Matias

Pregação Apóstola: Ernestina da Silva Diogo Matias Pregação Apóstola: Ernestina da Silva Diogo Matias Data: 16.12.12 Tema: Diga a Palavra Pai quero agradecer-te pelo louvor e adoração, pela palavra que vai ser pregada com unção e autoridade. Esta palavra

Leia mais

O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução. Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador

O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução. Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador O SEMEADOR, SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA Introdução Sexta-feira, 22 de abril de 2016 San Salvador, El Salvador NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como

Leia mais

2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia

2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido na praia A parábola do semeador 1 Naquele mesmo dia, Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se ao seu redor uma mulidão tão grande que, por isso, ele entrou num barco e assentou-se. Ao povo reunido

Leia mais

Lc 8:2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

Lc 8:2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 1 Capítulo 8 As mulheres que serviam a Jesus com seus bens Lc 8:1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e

Leia mais

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho, então os passarinhos comeram tudo.

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho, então os passarinhos comeram tudo. Querido professor, explique para as crianças o que é semeador, leve uma semente um pouquinho de terra e demostre a primeira etapa de um plantio explique para elas como o nosso alimento chega à nossa mesa.

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A) 13 de Julho de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se a Ele

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

Praticando uma Vida Frutífera

Praticando uma Vida Frutífera 9 O Básico Introdução No mundo de plantas e árvores, a fruta é o produto natural da vida normal. A fruta é a coisa que faz uma planta valiosa. E toda planta que tem uma natureza frutífera deve dar frutos.

Leia mais

Movidos pela estrela que brilha no amor!

Movidos pela estrela que brilha no amor! EXTERNATO MARIA DROSTE Projecto Pastoral Movidos pela estrela que brilha no amor! Semana III do Tempo Comum Dia 22 de Janeiro Segunda-feira Naquele tempo, os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam:

Leia mais

O SEMEADOR SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA. William Soto Santiago Sexta-feira, 22 de Abril de 2016 El Salvador. Rev. William Soto Santiago, Ph. D.

O SEMEADOR SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA. William Soto Santiago Sexta-feira, 22 de Abril de 2016 El Salvador. Rev. William Soto Santiago, Ph. D. O SEMEADOR SEMEANDO A SEMENTE DA PALAVRA William Soto Santiago Sexta-feira, 22 de Abril de 2016 El Salvador Rev. William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

O SEMEADOR VAI AO CAMPO DE TULIPAS

O SEMEADOR VAI AO CAMPO DE TULIPAS O SEMEADOR VAI AO CAMPO DE TULIPAS Mário César Lopes Júnior 1 RESUMO A metáfora da vida cristã como uma planta é bem conhecida do público pentecostal. Um dos principais textos bíblicos que abordam esse

Leia mais

Tratamento do anjo do amor

Tratamento do anjo do amor Tratamento do anjo do amor Olha que tratamento poderoso que eu trouxe para você melhorar, ou começar a sua vida amorosa já! É o tratamento poderoso com Mitzrael, o 60ª anjo cabalístico e que tem uma afinidade

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Discipulado e Missão. Missionários da Eucaristia 2012

Discipulado e Missão. Missionários da Eucaristia 2012 Discipulado e Missão Missionários da Eucaristia 2012 Cidadão do Infinito Padre Zezinho Por escutar uma voz que disse que faltava gente pra semear Deixei meu lar e saí sorrindo e assobiando pra não chorar.

Leia mais

PORTUGUÊS - SINTAXE (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS - SINTAXE (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Outono, 2017. Londrina, de. Nome: Hora de início: PORTUGUÊS - SINTAXE (ESTUDO DIRIGIDO) ANTÔNIO VIEIRA Reproduzimos aqui um pequeno trecho do famoso Sermão

Leia mais

Evangelho. O Mancebo Rico Mateus: 19:16-30

Evangelho. O Mancebo Rico Mateus: 19:16-30 Evangelho O Mancebo Rico Mateus: 19:16-30 Mateus 19 16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 17 E ele disse-lhe: Por que me chamas

Leia mais

Dicas do Feng-Shui para quem quer encontrar alguém especial

Dicas do Feng-Shui para quem quer encontrar alguém especial Dicas do Feng-Shui para quem quer encontrar alguém especial Estas são especiais para os solteiros que querem harmonizar a vida, a casa e os relacionamentos. Adeus solidão! Com essas dicas especiais de

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Células Intergeracionais 10/01/16 /16 TEMA: Sementes Versículo Chave: Mais as sementes que caíram em terra boa brotaram, cresceram... Marcos 4.8 Quebra Gelo Corrida para encher a garrafa com sementes.

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 8 O TRABALHADOR DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA E O PARÁBOLA DO SEMEADOR MATEUS, cap. 13, vv. 3 a 9: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando

Leia mais

O segredo dos antigos para a prosperidade

O segredo dos antigos para a prosperidade O segredo dos antigos para a prosperidade Como é que um simples conselho pode mudar uma vida? Veja na prática! Trago para você a Sabedoria dos antigos para prosperar e conquistar. E como diz a Bíblia em

Leia mais

Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus A INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR

Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus A INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus A parábola em questão é de suma importância para que possamos entender um conjunto de outras parábolas acerca do reino. A mensagem da parábola do Semeador é muito

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 14 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 14 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 14 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: A Parábola do Semeador. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO: Levar

Leia mais

SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS.

SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS. ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO SENHOR! DE NADA VALERIA CHEGARMOS AQUI, HOJE, SE NÃO FÔSSEMOS CAPAZES DE AGRADECER A TI, Ó DEUS DAS INTELIGÊNCIAS. AGRADECER-TE PELO DOM DE NOSSAS VIDAS, EXISTÊNCIA DE NOSSOS PAIS,

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

As Parábolas do Reino

As Parábolas do Reino As Parábolas do Reino dos Céus, mas a eles não..» Ambiente: Hoje e nos próximos dois domingos, o Evangelho apresenta-nos parábolas de Jesus. A parábola é uma imagem ou comparação, através da qual se ilustra

Leia mais

Autoconhecimento e o Despertar! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João, 8:32)

Autoconhecimento e o Despertar! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João, 8:32) Autoconhecimento e o Despertar! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João, 8:32) O processo de despertar é individual e ocorrerá de forma natural, como natural é o ciclo da Vida. No caminho

Leia mais

O incrível ritual das 4 alegrias

O incrível ritual das 4 alegrias O incrível ritual das 4 alegrias Chega de pular ondinhas! Este ritual vai te dar 4 alegrias preciosas. Imagine a abundância de: Dinheiro, Paz, Harmonia no amor e Saúde! Este ritual de passagem de ano é

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

Asublime doutrina que Jesus revelou à humanidade APRESENTAÇÃO

Asublime doutrina que Jesus revelou à humanidade APRESENTAÇÃO I APRESENTAÇÃO Asublime doutrina que Jesus revelou à humanidade se constituía de alguns princípios básicos, insistentemente reafirmados nas falas do Mestre. Com freqüência, estimulava Jesus os seus ouvintes

Leia mais

ESTUDO PARA CÉLULAS. ROTEIRO PARA CÉLULA 15/07 à 21/07 de 2019

ESTUDO PARA CÉLULAS. ROTEIRO PARA CÉLULA 15/07 à 21/07 de 2019 ROTEIRO PARA CÉLULA 15/07 à 21/07 de 2019 Querido líder, Neste mês de julho até a primeira semana de agosto os roteiros serão direcionados a missões. Estamos na campanha de Missões Estaduais e nosso tema

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO A) 16 de Julho de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 13, 1-23 1 Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. 2 Reuniu-se a Ele

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Lei da Semeadura e colheita

Lei da Semeadura e colheita Lei da Semeadura e colheita Lucas 8: 4-8 "E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu

Leia mais

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

A PARÁBOLA DO SEMEADOR A PARÁBOLA DO SEMEADOR [ Estudo 15 Marcos 4.1-20 ] Como vimos na introdução, o Evangelho de Marcos se concentra mais nas ações de Jesus do que em seus ensinamentos. Mas aqui no capítulo 4, Marcos nos dá

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Os Desafios do Caminho Espiritual

Os Desafios do Caminho Espiritual Os Desafios do Caminho Espiritual 1º. De forma bem abrangente: Vencer a nós mesmos! Kardec nos informou no Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII que: Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação

Leia mais

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões.

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. ATOS 10 Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. Nem sempre as reuniões atuais são das melhores: As vezes deficiência do pregador.

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

11- PARABOLA DO SEMEADOR. 18/03/2018 à 24/

11- PARABOLA DO SEMEADOR. 18/03/2018 à 24/ 11- PARABOLA DO SEMEADOR 18/03/2018 à 24/03 2018 DISCIPULADO KIDS: ENSINANDO O CAMINHO AO PAI- EUSOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NIGUEM VEM AO PAI SE NÃO FOR ATRAVÉS DE MIM: ENSINANDO SOBRE JESUS ATRAVÉS

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

LIÇÃO 02 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. 14 de outubro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 02 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. 14 de outubro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 02 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS 14 de outubro de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem,

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Saiu o Semeador a Semear - Mt 13, 1-23 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM XV DOMINGO DO TEMPO COMUM VEJA O VÍDEO - SAIU O SEMEADOR

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

Padre Antônio Vieira

Padre Antônio Vieira Padre Antônio Vieira SERMÕES Os sermões Vieira escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS.

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS. ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS BÁSICAS DA DOUTRINA ESPÍRITA E DO EVANGELHO DE JESUS MÓDULO 12 O SIGNIFICADO DA LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE EM NOSSAS VIDAS A ESSÊNCIA DA LEI MAIOR 1º. ENCONTRO

Leia mais

Use agora: 7 dicas do fengshui para prosperar

Use agora: 7 dicas do fengshui para prosperar Use agora: 7 dicas do fengshui para prosperar Harmonizar a vida para crescer! São 7 preciosas dicas do Feng-Shui para dobrar a prosperidade ou sair da pobreza e prosperar. Aproveite e coloque ordem na

Leia mais

1 TESSALONICENSES

1 TESSALONICENSES 1 TESSALONICENSES 5.12-19 A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses

Leia mais

20 26 JUN Parábolas de Jesus Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia.

20 26 JUN Parábolas de Jesus Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia. Pág. 1 Comunidade Evangélica no Rio de Janeiro Parábolas de Jesus - 01 Nas próximas seis semanas leremos e meditaremos nas parábolas contadas por Jesus, uma por dia. Os trechos bíblicos a seguir foram

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA Roteiro 5 Objetivo Interpretar a parábola da candeia

Leia mais

Bem Vindo, Espírito Santo!

Bem Vindo, Espírito Santo! RESGATE EDITORA APRESENTA Bem Vindo, Espírito Santo! COMO TER UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO Por João Cruz RESGATE EDITORA APRESENTA Bem Vindo, Espírito Santo! COMO TER UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO Bem Vindo,

Leia mais

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). Slide 2

Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4).  Slide 2 Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos (Fp 4.4). www.portalebd.org.br Slide 2 A alegria, fruto do Espírito, não depende de circunstâncias. www.portalebd.org.br Slide 3 20 Na verdade,

Leia mais

PARÁBOLAS & ENSINOS de Jesus

PARÁBOLAS & ENSINOS de Jesus PARÁBOLAS & ENSINOS de Jesus 2 CEJA PARÁBOLAS E ENSINOS DE JESUS Projeto Juquinha CEJA Centro Espírita Juca de Andrade Por: Aguinaldo Donisete Cláudio Ana Beatriz Gonçalves Bianca Evelyn Cláudio Flávia

Leia mais

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4

Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Não tenho maior alegria que esta, a de ouvir que os filhos amam a verdade. 3 João 4 Ser motivado na vida de um dos discípulos de Jesus, que como nós, possuía defeitos, mas que, como é possível a nós, foi

Leia mais

A planta que o Pai não plantou

A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou é proveniente da semente corruptível de Adão. Esta semente não é sujeita à vontade de Deus. É uma semente de inimizade e todos que dela são

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Combatendo o inferno astral

Combatendo o inferno astral Combatendo o inferno astral A tristeza chega do nada e tudo parece dar errado: é o inferno astral. Basta uma briga na família ou com a pessoa amada, algo errado no trabalho ou mesmo com amigos e pronto,

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

As Parábolas do Reino (parteii)

As Parábolas do Reino (parteii) As Parábolas do Reino (parteii) semente no seu campo..» 1 Ambiente: Das três parábolas que nos são hoje propostas, duas (o grão de mostarda e o fermento) procedem da tradição sinóptica; a outra (a parábola

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Senhor,

Leia mais

O amigo importuno. Roteiro 9

O amigo importuno. Roteiro 9 O amigo importuno Roteiro 9 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo III Ensinos por Parábolas Objetivo Explicar, à

Leia mais

Quanto mais prego, mais me convenço

Quanto mais prego, mais me convenço Ouça a Parábola do Semeador Mateus 13:3 10, 18 23; Marcos 4:2 10, 13 20; Lucas 8:4 9, 11 15, Olhando de perto Quanto mais prego, mais me convenço de que o público ouvinte determina, em grande escala, a

Leia mais

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 UMA SALVAÇÃO GRANDIOSA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MAIOR DÁDIVA DE DEUS PARA O HOMEM A salvação é a maior e melhor dádiva de Deus para os homens, e é por isso que devemos ter

Leia mais

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar

Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. (1Tessalonicenses 4:7). Verso para memorizar Citações Muitas vezes consideramos a mordomia apenas como uma questão de nossa entrega a Deus,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA GRÃO DE MOSTARDA- FERMENTO DA MULHER - Mateus 13,31-35 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo

Leia mais

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse

DOMINGO. ACOLHIMENTO: Rosângela / Danilo / Andrey. PAIS COM BEBÊS: Aline / Alcione / Fabiane / Thayse VISÃO GERAL Dia Horário Período Domingo 10h 10/02 a 08/12 Segunda-feira 20h 11/02 a 02/12 Terça-feira 20h 12/02 a 03/12 Quarta-feira 14h 13/02 a 10/07-31/07 a 04/12 DOMINGO PERÍODO: 10/2 a 8/12 10h - 11h30

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação.

Leia mais

A vinda do reino. Roteiro 3

A vinda do reino. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo V Aprendendo com os fatos cotidianos A vinda do reino Roteiro 3 OBJETIVOS Explicar

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO GOZO ESTA NO CEU Autor: J. N. DARBY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Lição 13 A fidelidade de Deus

Lição 13 A fidelidade de Deus INTRODUÇÃO Lição 13 A fidelidade de Deus - Terminando o estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a respeito das adversidades sofridas pelo apóstolo Paulo em seu ministério. - A fidelidade

Leia mais

Estações PAULO E SAULO

Estações PAULO E SAULO Estações PAULO E SAULO Uma das mais belas histórias da era cristã sem dúvida alguma é a saga do apóstolo Paulo. Em uma mesma pessoa testemunhamos a luta árdua para que nasça o homem novo e o velho possa

Leia mais

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana

1ª Perspectiva:: Terrena e mundana 29.05.16 Introdução Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 1Jo 3.10 1ª Perspectiva::

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

Therezinha Oliveira. Parábolas Que Jesus Contou E valem para sempre

Therezinha Oliveira. Parábolas Que Jesus Contou E valem para sempre Therezinha Oliveira Parábolas Que Jesus Contou E valem para sempre CAMPINAS SP 2003 Sumário I APRESENTAÇÃO...7 II À BEIRA DO LAGO DE GENESARÉ... 11 A Parábola do Semeador... 15 A Parábola do Joio e do

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo III Ensinos por Parábolas

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo III Ensinos por Parábolas FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo III Ensinos por Parábolas Objetivo FEB EADE - Livro III - Módulo III Roteiro

Leia mais

Glorioso é o caminhar com Deus

Glorioso é o caminhar com Deus Glorioso é o caminhar com Deus Mensagem do dia Glorioso é o caminhar com Deus Paulo Roberto Gaefke em 16-12-2013 Glorioso é o caminhar com Deus. Não com aquele Deus que dizem habitar um céu distante. Mas

Leia mais