As intoxicações constituem problemas médicos mais frequentes nos atendimentos de urgência.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As intoxicações constituem problemas médicos mais frequentes nos atendimentos de urgência."

Transcrição

1 UNIDADE: 11 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 11.0 INTRODUÇÃO As intoxicações constituem problemas médicos mais frequentes nos atendimentos de urgência. As intoxicações podem acontecer por contato, inalação, contato ou ingestão e por uso indevido de medicamentos e agrotóxico, alimentos mal conservados ou contaminados, contatos com animais peçonhentos, plantas tóxicas, etc. Dentre os acidentais, os mais frequentes são os profissionais, isto é, aqueles relacionados à exposição a substâncias potencialmente tóxicas usadas no serviço, como, agrotóxicos, material de limpeza e produtos químicos.

2 Em geral, o veneno destrói ou pelo menos prejudica o lugar por onde passa ou se instala. Pode irritar os olhos, pulmões, a pele e também causar danos em todo o organismo, quando vai para o sangue. A substância tóxica pode penetrar por qualquer via. As mais comuns, por ordem de frequência, são a boca, o nariz e a pele. O tratamento adequado a ser aplicado depende do tipo de veneno e da reação da vítima, mas nem sempre é possível identificar o que causou o problema. Às vezes, a pessoa ignora sua exposição à substância tóxica, ou fica impossibilitada de se comunicar por já se encontrar inconsciente. Quando a vítima puder se comunicar, é importante que conte o que aconteceu, há quanto tempo e, se souber informar a substância causadora da intoxicação. Também se deve perguntar se ela já tomou alguma providência e qual. Essas informações vão ajudar muito a quem estiver atendendo a vítima, pois o tratamento visa eliminar a substância tóxica, neutralizar sua ação e combater seus efeitos.

3 O atendimento a uma vítima de Intoxicação é muito variado, dependendo do produto, forma e quantidade de substancia que está no organismo da vítima, por isso sempre que surgir alguma dúvida deve-se ligar para o Centro de Informações Toxicológicas. O CIT/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência a profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial e de caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou através de ligação gratuita pelo telefone:

4 11.01 INTOXICAÇÃO ALIMENTAR A intoxicação alimentar é uma infecção causada ao consumir alimento contaminado com bactéria patogênica, toxinas, vírus, príons ou parasitas. A contaminação geralmente decorre do modo inapropriado de manusear, preparar ou estocar comida. Intoxicação alimentar também pode ser causada ao adicionar pesticidas ou medicamentos ao alimento, ou ao acidentalmente consumir substâncias naturalmente venenosas como alguns cogumelos e peixes. O contato entre alimento e pestes, especialmente moscas, ratos e baratas, também é causa de contaminação do alimento. A boa higiene antes, durante e depois da preparação do alimento pode reduzir as chances de sofrer intoxicação alimentar. Os sintomas da intoxicação alimentar geralmente começam várias horas depois da ingestão e, dependendo do agente envolvido, pode incluir alguns dos seguintes:

5 Sinais e Sintomas de Intoxicação Alimentar Enjôo Vômito Diarréia Suor abundante (sudorese) Palidez Febre Dor no abdome por irritação gástrica ou por cólica intestinal Procedimentos Nesse tipo de Intoxicação, deve-se: Manter a vítima deitada após o vômito. Não dar remédio para interromper a diarréia. Procurar orientação médica. Iniciar o mais rápido possível a reidratação, com o soro caseiro.

6 Soro Caseiro Hoje em dia, já há nos postos de saúde a mistura do soro caseiro, sendo necessário somente acrescentar água para o soro estar pronto para o consumo. A função do soro caseiro, dado por via oral, é repor água e sais minerais perdidos com os vômitos e diarréia. O soro deve ser tomado à vontade, a cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida ou vômito. Caso não tenha sache com soro caseiro pronto, há 2 formas de fazê-lo: 1ª Preparo do Soro Caseiro com Colher Padrão Para evitar erros na concentração, preconiza-se a utilização de uma colher-padrão (disponível em todo posto de saúde) que apresenta as medidas corretas para a preparação do soro: duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão); uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão); um copo (200ml) de água filtrada e/ou fervida.

7 2ª Preparo do Soro Caseiro sem Colher Padrão "O soro não deve ser nem mais doce do que água-de-coco ou mais salgado que lágrima." Caso você não possua a colher-padrão, pode fazer o seguinte: Modo 1: com uma balança de cozinha - 40g de açúcar; - 3,5g de sal; - 1 litro de água filtrada e/ou fervida. Modo 2: com as próprias mãos - três pitadas de açúcar (alguns textos descrevem como um punhado); - uma pitada (de três dedos) de sal; - um copo (200ml) de água filtrada e/ou fervida. Obs: Não se esqueça de lavar as mãos antes de preparar o soro!

8 Prevenção para Intoxicação Alimentar São muitas as providências que auxiliam para prevenir a intoxicação alimentar como: Consumir só produtos cujo rótulo contenha tanto o registro do órgão fiscalizador quanto o prazo de validade. Conservar alimentos cozidos, de um dia para o outro, na geladeira. Desprezar latas amassadas, enferrujadas, estufadas ou que apresentam espuma ou vazamento. Só comprar e consumir carnes vermelhas ou brancas e frutos do mar (camarões, ostras, mexilhões) que estejam frescos, e cuja origem seja conhecida.

9 11.02 INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA Esse tipo de intoxicação pode ocorrer quando alguém ingere quantidade excessiva de um medicamento, mistura vários medicamentos ou até quando toma remédios fora do prazo de validade. Os sinais e sintomas variam conforme o tipo de medicamento e a via de penetração (boca, injeção no músculo ou na veia, pele etc), a quantidade ingerida e a sensibilidade de cada organismo. É importante saber que um medicamento injetado age no organismo de forma muito mais rápida do que um medicamento ingerido.

10 Sinais e sintomas de Intoxicação por Medicamentos Como vimos os sinais e sintomas variam, mas de modo geral os sintomas e sinais são: Azia Náuseas e vômitos Diarréia Sonolência Sensação de fraqueza Suor Palidez Inconsciência Dificuldade respiratória Parada cardiorrespiratória Havendo alguma suspeita de intoxicação por medicamentos (confirmada pelas informações da vítima ou de testemunhas que estejam próximas, pelos sinais e sintomas ou pela presença de medicamentos nas proximidades da cena), independentemente da causa, providencie assistência médica imediatamente.

11 Procedimentos Enquanto se aguarda o atendimento especializado deve-se: Manter a vítima aquecida Observar o ritmo da respiração e a frequência cardíaca, e se identificar algum problema, realizar os procedimentos necessários (Parada Cardiorrespiratória). Sempre que possível, levar para o médico a embalagem ou o nome do medicamento que causou o intoxicação e informações, mesmo que aproximadas, sobre a quantidade ingerida Prevenção Há algumas medidas que devem ser tomadas para evitar a intoxicação por medicamentos como: Apenas usar medicamentos se houver orientação médica e jamais indicá-los para alguém só porque eles surtiram efeitos em você ou em algum conhecido. Guardar os medicamentos em locais fora do alcance das crianças. Manter os medicamentos sempre em suas embalagens originais, preservando o rótulo e observando tanto o prazo de validade quanto as condições ideais para o armazenamento.

12 11.03 INTOXICAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS A intoxicação por substâncias químicas pode ocorrer por ingestão (via oral), inalação (via respiratória) e pelo contato direto com a pele Ingestão Sinais e sintomas de Ingestão de Substâncias Químicas Respiração ou hálito com cheiro de veneno ou tóxico Mudança de cor de lábios (que podem ficar descorados e, em uma fase mais tardia, apresentar um tom azul-escuro causado por falta de oxigenação) Dor ou sensação de ardência na garganta e no estômago Inconsciência, perturbação mental ou mal-estar súbito Vômito A suspeita é reforçada quando existe a possibilidade de uma pessoa ter tido acesso a venenos ou quando forem encontrados frascos de veneno no local. Deste modo deve-se agir com rapidez antes que o veneno seja absorvido pelo organismo e o atendimento médico deve ser providenciado com urgência.

13 Procedimentos Se a vítima estiver inconsciente deve-se: Eliminar da boca da vítima os resto de vômito e de alimento, retirando também a prótese dentária (se houver), de modo que ela não sufoque. Deixar a vítima em repouso e agasalhada até a chegada do socorro médico Prevenção Para evitar a intoxicação por ingestão de produtos químicos deve-se: Manter venenos, ácidos, tintas e outras substâncias tóxicas nas embalagens originais e, quando for necessário mudar de frasco, providenciar rótulos que identifiquem os produtos. Guardar sempre as substâncias tóxicas longe do alcance das crianças.

14 Inalação Sinais e Sintomas de Inalação de Substâncias Químicas Dor de cabeça Sonolência Enjôo Fraqueza muscular Respiração difícil Inconsciência (em casos graves) Mudança da cor da pele ( em casos graves) Em atendimentos a vítimas de intoxicação por inalação, transformar em mais uma vítima, expondo-se a intoxicação. deve-se tomar cuidado para não se Procedimentos Afastar imediatamente a vítima do ambiente contaminado e levá-la para um local arejado. Observar o pulso e respiração, adotando os procedimentos adequados caso haja necessidade. (caso haja uma parada cardiorrespiratória) Manter a vítima quieta e agasalhada Encaminhá-la imediatamente para o atendimento médico

15 Prevenção Os casos de inalação de substâncias químicas podem ser evitados se foram tomados alguns cuidados como: Fechar o registro de gás após o uso Ao utilizar substâncias tóxicas (querosene, produtos de limpeza etc) abrir portas e janelas para deixar sair o cheiro do veneno. Não deixar o carro ligado em ambiente fechado Ao trabalhar com substâncias químicas sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados ao tipo de trabalho e da substância Contato Direto com a Pele Há substâncias que penetram no nosso organismo através da pele: inseticidas usados na lavoura, tintas e vários outros produtos químicos. Em contato com a pele, algumas dessas substâncias são absorvidas sem provocar lesões aparentes. Outras, no entanto, podem causar queimaduras.

16 Prevenção Os casos de inalação de substâncias químicas podem ser evitados se foram tomados alguns cuidados como: Fechar o registro de gás após o uso Ao utilizar substâncias tóxicas (querosene, produtos de limpeza etc) abrir portas e janelas para deixar sair o cheiro do veneno. Não deixar o carro ligado em ambiente fechado Ao trabalhar com substâncias químicas sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados ao tipo de trabalho e da substância.

17 Contato Direto com a Pele Há substâncias que penetram no nosso organismo através da pele: inseticidas usados na lavoura, tintas e vários outros produtos químicos. Em contato com a pele, algumas dessas substâncias são absorvidas sem provocar lesões aparentes. Outras, no entanto, podem causar queimaduras Queimaduras por contato direto com Substância Química. Caso ocorra queimaduras por contato com substância química deve-se: Retirar da vítima as roupas contaminadas pela substância e colocá-las em um saco, identificando-o como material contaminado. Lavar a pele da vítima com bastante água (de chuveiro, torneira ou mangueira). Encaminhar a vítima ao médico

18 11.04 INTOXICAÇÃO POR DROGAS Overdose A overdose é também denominada como super dose ou dose excessiva. Overdose é um termo em inglês utilizado cientificamente para indicar a exposição do organismo à altas doses de uma ou mais substâncias químicas, lícitas ou ilícitas, tais como: drogas de abuso, medicamento, álcool, ou alguma outra substância. Esta dose excessiva é capaz de provocar efeitos adversos agudos, físicos e/ou mentais, acusando sintomas clínicos que debilitam o organismo, levando à falência de órgãos vitais, como coração e pulmões, causando graves consequências ao indivíduo, inclusive a morte. Geralmente liga-se o termo overdose à drogas de abuso, e à dependência química, porém sabe-se que o corpo humano tem seus limites, e várias substâncias quando utilizadas acima do que ele possa suportar, poderão desencadear reações imprevisíveis e desagradáveis.

19 Fisiologicamente o que ocorre? A metabolização, ou seja, a eliminação da droga ingerida geralmente é feita pelo fígado. Nesta metabolização as drogas são decompostas, resultando em outros compostos mais simples e menos tóxicos que estas. Quando a ingestão for maior que a velocidade de metabolização, vai ocorrendo um acúmulo de substâncias tóxicas (intoxicação), alcançando níveis capazes de provocar parada cardíaca ou respiratória, ou ainda depressão total do SNC (Sistema Nervoso Central), sendo fatal. Como exemplo podemos citar o álcool, que quando seu nível atinge 0,4% à 0,5% no sangue, equivalendo à 600 ml de uísque bebido num período igual ou inferior à 60 minutos, provoca o coma.quando o nível ingerido atinge 0,6% à 0,7%, o equivalente à 750 ml, no mesmo período de tempo, todo o cérebro e medula entram em depressão profunda, provocando paralisia do centro respiratório, e consequentemente, a morte.já a quantidade suficiente de cocaína capaz de causar uma overdose, seguida de parada cardíaca é de 1,2 g, porém os usuários desenvolvem tolerância Sinais de overdose Normalmente os efeitos podem variar de indivíduo para indivíduo, devido à vários fatores, tais como: tipo de droga ingerida, quantidade, vias de administração utilizada, procedência da droga, constituição física e psicológica, circunstâncias em que ocorre a overdose. Mas, de um modo geral são: problemas respiratórios e perda de consciência

20 A overdose pode ser acidental, provocada, fatal ou não, porém torna-se difícil estabelecer um critério para cada uma dessas situações, onde na grande maioria dos casos, ela ocorre quando o usuário busca maiores efeitos, e perde o controle das doses, encaminhando-se às vezes acidentalmente e outras vezes consciente do risco que corre para quadros que poderão levá-lo à morte. A overdose é hoje uma das principais causas de morte entre os dependente químicos. Um grande número de mortes por overdose poderia ser evitado, desde que o indivíduo em crise por overdose recebesse socorro adequado e imediato de um atendimento especializado. Devemos ressaltar que os amigos ou a(s) pessoa(s) que o socorrem terão o direito ao anonimato, não correndo o risco de serem delatados Uma das coisas que não se deve fazer é provocar vômitos, o que em caso de overdose não auxiliaria, e seria ainda mais prejudicial. O ideal é que sempre se procure um serviço médico especializado com profissionais preparados para esse tipo de atendimento, onde se encontra na rede hospitalar pública ou privada.

21 Intoxicação O Consumo de Drogas (Álcool, Maconha, Cocaína, Etc.) vem aumentando significativamente a cada dia,por mais que se comprovem os malefícios por elas causados. As reações ao uso variam conforme o tipo de droga e a quantidade consumida, considerando-se também o estado geral de cada usuário. De todas, o álcool é a droga mais consumida. E seus efeitos podem se tornar muito mais graves quando o seu uso for combinado ao de outras drogas. De um modo geral, as reações se assemelham, qualquer que seja o tipo de droga consumido Sinais e Sintomas do Uso Excessivo de Drogas Os principais sinais e sintomas do uso excessivo de drogas são: Agitação Motora ou Sonolência/Inconsciência Alucinações Respiração Acelerada (podendo Evoluir para respiração lenta) Batimentos cardíacos acelerados ( que podem se tornar lentos) Salivação Excessiva Suor Abundante

22 Providencias No tratamento de emergência, deve-se: Observar o nível de consciência, ficando atento para o fato de a vítima se mostrar desorientada e com alucinações. Em caso de agitação, conter a vítima, para evitar que ela machuque a si mesma ou quem estiver próximo. Se a vítima estiver inconsciente, verificar o ABC da vida, ou seja, as vias Aéreas, a Boa respiração e a Circulação. Providenciar atendimento médico de imediato. Jamais dê líquidos, alimentos ou qualquer medicamento a uma vítima de uso excessivo de drogas, sem orientação médica. SISTEMA INTEGRADO MEDICORP

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados.

Existem três tipos principais de envenenamento: por venenos engolidos ou absorvidos pela pele, os aspirados e os injetados. Em geral, ocorrem por acidente envolvendo sustâncias de uso diário, em casa ou no local de trabalho. Podem também ocorrer em casos de tentativa de suicídio. Drogas e álcool, usados de forma abusiva, podem

Leia mais

Intoxicação Envenenamento

Intoxicação Envenenamento Intoxicação Envenenamento 1 Veneno é toda substância que, se introduzida no organismo em quantidade suficiente, pode causar danos temporários ou permanentes. 2 1 De acordo com o Sistema Nacional de Informações

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS)

TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) UNIDADE: 10 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 10.0 Introdução O estado de choque se caracteriza pela falta de circulação

Leia mais

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007

Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 05/07/2007 Trioxido de Arsênio Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Trióxido de Arsênio Código do produto : 002.076 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 : Metalloys

Leia mais

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso:

Os agrotóxicos podem ser classificados de acordo com a finalidade de uso. O quadro abaixo mostra exemplos das principais classes de uso: Os agrotóxicos são produtos químicos destinados a controlar as pragas e as doenças que causam danos à produção agrícola. São também consideradas agrotóxicos as substâncias empregadas como desfolhantes,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO FITOFARMACÊUTICOS E APLICAÇÃO DE PRODUTOS. - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos -

DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO FITOFARMACÊUTICOS E APLICAÇÃO DE PRODUTOS. - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos - DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS - BLOCO IV.2 - Acidentes com produtos fitofarmacêuticos - Formador: João Teixeira Prevenção de acidentes: A higiene pessoal é muito

Leia mais

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar

Identificar a causa (exaustão de auto, gás, aerossóis) Remoção da cena Manter vias aéreas abertas Suporte básico de vida Ligar para o CCI Chamar tóxico ou veneno Qualquer substância nociva que, quando introduzida no organismo, provoca alterações em um ou mais sistemas INTOXICAÇÕES E ENVENAMENTOS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência fisiológicos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL SOLUÇÃO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL SOLUÇÃO Última /12/2011 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: CLORETO DE NÍQUEL SOLUÇÃO Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá

Leia mais

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão.

É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. É a aspiração de líquido não corporal causada por submersão ou imersão. Sinais e sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia, náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia, mal estar,

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água.

RELATÓRIO TÉCNICO. ph (Solução 0,2%) Aproximadamente 2,00. Ponto de Ebulição 110ºC Densidade 1,150 ( 20ºC ) Completamente solúvel em água. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁCIDO CLORÍDRICO Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger do sol, do calor e da umidade.

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Solúvel em: Benzeno, Tolueno e Tetra Cloreto de Carbono.

RELATÓRIO TÉCNICO. Solúvel em: Benzeno, Tolueno e Tetra Cloreto de Carbono. RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ENXOFRE Sinônimo: Enxofre Sublimado, Flor de Enxofre, Enxofre Super Ventilado. Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original.

Leia mais

VIAS DE EXPOSIÇÃO E DE PENETRAÇÃO

VIAS DE EXPOSIÇÃO E DE PENETRAÇÃO VIAS DE EXPOSIÇÃO E DE PENETRAÇÃO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Vias de contato defensivos 02 Principais sintomas 05 Primeiros socorros 06 Dose, efeito

Leia mais

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos. Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Boas Práticas para a Conservação dos Alimentos Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Evitar contaminação e DTAs Qualidade do Alimento Proteção da Saúde Contaminação Física

Leia mais

Envenenamento. Marcella Nascimento e Silva. Rafaella Nascimento e Silva

Envenenamento. Marcella Nascimento e Silva. Rafaella Nascimento e Silva Envenenamento 13 Marcella Nascimento e Silva Rafaella Nascimento e Silva e-tec Brasil Primeiros Socorros META OBJETIVOS Apresentar situações em que pode ocorrer envenenamento e como proceder diante do

Leia mais

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ

- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ 01 Stripalene 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: STRIPALENE REMOVEDOR DE TINTAS Fórmula Química: Mistura a base de Diclorometano (CH 2 Cl 2 ). Uso / aplicação do produto: Removedor

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/01/2006

Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/01/2006 Trioxido de Antimônio Página 1 de 6 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Trióxido de Antimônio Código do produto : 002.064 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190 :

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : / 060

Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : / 060 Sulfato de Níquel Solução 60% Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Sulfato de Níquel Solução 60% Código do produto : 003.039 / 060 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto

INFECÇÕES. Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto INFECÇÕES Prof. Dr. Olavo Egídio Alioto Definição É a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Numa infecção, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produtos químicos FISPQ

Ficha de informações de segurança de produtos químicos FISPQ Cloreto de Níquel Hexahidratado Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Cloreto de Níquel Hexahidratado Código do produto : 003.006 / 107 / 094 / 106 Empresa Corpo de Bombeiros

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Códigos internos: Incolor 12/750 ml: 7530 12/500 ml: 7531 - Refil Vermelha 12/750 ml: 7532 12/500 ml: 7537

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) MON BIJOU CONCENTRADO (Clássico, Noite de Sonhos, Pôr-do-Sol e Dia de Frescor) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Clássico (12/500ml): 4060 Pôr-do-Sol (12/500ml): 4061 Noite de Sonhos (12/500ml): 4062 Dia de Frescor (12/500ml):

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: Flor de Lavanda 12/200 ml: 7560 12/500 ml: 7561 Flor de Laranjeira 12/200 ml: 7564 12/500

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA Pág. 1 de 1. Designação de substância/preparação e empresa SYLLIT 400 SC - Fungicida Empresa: Agroquisa Agroquímicos, S.A. Rua dos Navegantes, 48-53 1200-732 LISBOA Tel: 213928300 Fax: 213901054 Telefones

Leia mais

POWER CLEANING INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

POWER CLEANING INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Página: 1/5 1. Identificação do produto e da empresa: Nome do produto REMOPOWER Código interno de identificação do produto 010/2004 Nome da empresa POWER CLEANING IND. E COM. LTDA Endereço Rua Serra da

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Indicador de Alcalinidade Aplicação: Indicador de Alcalinidade Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos

Leia mais

FISPQ-FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ-FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ-FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Pág. 1 de 7 SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa NOME DO PRODUTO CREMOL LG 1000 NOME DO FABRICANTE LG INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA ME ENDEREÇO

Leia mais

PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO

PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO PROTEÇÃO X RISCO DE EXPOSIÇÃO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto 01 Tipos de absorção 02 Tipos de exposição 03 Principais sintomas 05 Primeiros socorros 07 Fique

Leia mais

Cloreto de Cobalto Hexa Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 27/03/2006

Cloreto de Cobalto Hexa Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 27/03/2006 Cloreto de Cobalto Hexa Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Cloreto de Cobalto Hexahidratado. Código do produto : 002.004 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE NÍQUEL Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: HEXAHIDRATADO Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo. Telefone da

Leia mais

Produto: Amaciante de Roupa

Produto: Amaciante de Roupa 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP Telefone: (XX14) 3214-1874

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Elaboração: 01/08 Revisão: 01-06/10

RELATÓRIO TÉCNICO. FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NOME DO PRODUTO: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Elaboração: 01/08 Revisão: 01-06/10 RELATÓRIO TÉCNICO I - DADOS GERAIS: Nome do Produto: ÁLCOOL ETÍLICO 96ºGL Sinônimo: Álcool Hidratado Estado Físico: Líquido Cuidados para conservação: Conservar o produto na embalagem original. Proteger

Leia mais

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Pág. 1/6 Rev.02 04/05/15 Norma ABNT/NBR 14725 1-) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: - Nome do produto: - Nome da empresa: - Endereço: - Telefone: - Fax: - E-mail: - Site: - Emergências: Sabão em barra

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Clássico, Laranja, Lavanda, Limão e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet 14015 (24/300ml) Clássico 14007 (24/300ml) Laranja 14025 (12/300ml) Lavanda 14014 (24/300ml)

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Detergente em Pó Perboratado Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : Produto Notificado

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança Produto Químico SULFATO DE NÍQUEL SOL.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança Produto Químico SULFATO DE NÍQUEL SOL. Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: SULFATO DE NÍQUEL SOL. Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA

COLORART IND. e COMERCIO LTDA Produto: Tinta 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: COLORART Cores Diversas Nome da empresa: COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimões, 471 Diadema - SP. Telefone: 1140532988

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RIGON BLOCO Código do Produto: 100.029/100.033/100.034 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Mon Bijou Amaciante de Roupas Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos interno: Pureza: 4021 (500 ml) / 4022 (1L) / 19255 (2 L) / 19256 (5 L) Harmonia: 4023 (500 ml) / 4024 (1L) / 19257 (2 L) Magia: 4025

Leia mais

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

FISPQ (FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS.) DETERGENTE PINHO GEL MARANSO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1 Nome Comercial: Detergente Pinho Gel Maranso 1.2 Código de Venda: 003 1.3 Nome do Fabricante: QOB MATERIAIS DOMISSANEANTES LTDA EPP Rua Ministro Joaquim Antunes,

Leia mais

CLORO ESTABILIZADO GENCO GRANULADO L.E. Revisão: 03 FISPQ nº: 015 Data: 07/2013 Página 1 de 5

CLORO ESTABILIZADO GENCO GRANULADO L.E. Revisão: 03 FISPQ nº: 015 Data: 07/2013 Página 1 de 5 Data: 07/2013 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da empresa: Endereço: Telefone da empresa: (+55 11) 2146-2146 Telefone p/ emergência: 0800 118270 Telefone p/

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 004 Data última revisão: 06/05/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Amaciante Blanc Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi,

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: KIT ALCALINIDADE DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 26/05/2018 1/12 1/12 SOLUÇÃO TITULANTE FISPQ NRº. 28 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome Comercial do Produto: Solução Titulante Nome Químico: Solução Ácida a 0,1 N Nome da Empresa: Bauminas Hidroazul Indústria

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Pág. 1/5 Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: RI-DO-RATO PLUS Código do Produto: 100.014 Nome da Empresa: ROGAMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: CITRATO DE AMONIO - Código interno de identificação do produto: C1028 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

COLORART IND. e COMERCIO LTDA.

COLORART IND. e COMERCIO LTDA. Produto: ALL-LUB 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: ALL LUB Nome da empresa: COLORART IND e COMERCIO LTDA. Endereço: Rua Solimoes 476 Diadema - SP Telefone: 11 4053-2988 Fax: 2.

Leia mais

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas.

Cartilha. Doenças e. Complicações de Verão. Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Cartilha Doenças e Complicações de Verão Queimaduras solares. Desconforto Micoses. Coceira. Desidratação. Fungos. Infecções. Ardência. Manchas. Devido às condições climáticas, diversas são as doenças e

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: AZUL DE TOLUIDINA - Código interno de identificação do produto: A1111 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Denominação: Glutaraldeído Sol. 50%

Leia mais

FISPQ-FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ-FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Pág. 1 de 8 SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa NOME DO PRODUTO DESENGRAXANTE LG 08 NOME DO FABRICANTE LG INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA ME ENDEREÇO RODOVIA SC 413 km 12 RIO DO PEIXE LUIS ALVES - SC

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Nome químico (O) N CAS (A) Classificação de risco (A) Tóxico

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES. Nome químico (O) N CAS (A) Classificação de risco (A) Tóxico 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA Nome do produto: Cloreto de Níquel Hexahidratado Nome comercial: Cloreto de Níquel Hexahidratado Código interno de identificação do produto: A007/A009/A017 Nome da

Leia mais

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia

O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Com o apoio O que precisa saber sobre Imuno-Oncologia Tipos de Tratamento 1. o Compreender a doença Depois de determinado qual o tipo de tumor, o seu médico irá

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório.

3. Identificação dos Perigos Perigos mais importantes : Pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório. Ácido Cítrico Anidro Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Ácido Cítrico Anidro Nome Químico : Ácido Cítrico Anidro Código interno do produto : 001.003 Peso Molecular

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Sany do Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda Rua Loanda, 120 Emiliano Perneta Pinhais/PR - CEP 83.325-000 Fone

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL FB 07 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br

Leia mais

Inalação: Causa irritação do tracto respiratório, pode levar a pneumonia e edema pulmonar. Pode causar danos aos pulmões.

Inalação: Causa irritação do tracto respiratório, pode levar a pneumonia e edema pulmonar. Pode causar danos aos pulmões. F0LHA...: 1 / 5 1 - Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Salicilato de Metila. Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Rejuntamento Flexível Creme. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO - FISPQ ACIDO CÍTRICO 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Ácido Cítrico Nome Químico : Ácido Cítrico Código interno do produto : 001.003 Peso Molecular : 192,123 Aspecto do produto : Granulado Branco

Leia mais

Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/10 / 2005

Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 FISPQ nº: Ultima Revisão: 25/10 / 2005 Sulfamato de Niquel Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Sulfamato de Níquel Solução Código do produto : 003.046 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia Militar : 190

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1 de 1 FISPQ Nº: 038 Data da última revisão: 23/01/2014 Nome do Produto: Betugrout Tix 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betugrout Código do Produto:026051025. Nome da Empresa:Betumat

Leia mais

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição

R 2 Risco de explosão por choque, fricção, fogo ou outras fontes de ignição Texto de Apoio Data: 26 de Setembro 2010 Formador[a]: Mª Filipa Castanheira UC/UFCD: 3778 Agentes Químicos e Biológicos 1.Lista de frases de risco usadas com substâncias perigosas Códigos: Frases de Risco

Leia mais

MSDS (Material Safety Data Sheet) Lysoform Suave

MSDS (Material Safety Data Sheet) Lysoform Suave Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: Empresa: BOMBRIL S/A INFORMAÇÃO AO CLIENTE: TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS

Leia mais

Acido Crômico Página 1 de 5 FISPQ nº: / 031 / 077 / 093 / 103 / 120 Ultima Revisão: 20/06/2006

Acido Crômico Página 1 de 5 FISPQ nº: / 031 / 077 / 093 / 103 / 120 Ultima Revisão: 20/06/2006 Acido Crômico Página 1 de 5 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do produto : Acido Crômico Anidro Código do produto : 003.002 / 031 / 077 / 093 / 103 / 120 Empresa Corpo de Bombeiros : 193 Polícia

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/9 Nome comercial: Sulfato de Estanho 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome químico do principal componente: Sulfato de Estanho Código interno de identificação do produto: Fabricante:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) CRÉO CRYSTALLINO Elaborado: 01/12/2014 Revisão: 02 Página 1 de 5 Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: 12007 (1L) Aplicação: Desinfetante para Uso Geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Tinta em pó Flamingo. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA.

Leia mais

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO ALCOOL CIN DESINFETANTE HOSPITALAR PARA SUPERFICIES FIXAS NOME DO FABRICANTE Cinord

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PÁGINA: 1/5 SEÇÃO 1.0 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO: ARBIO CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO: 0001/5001 NOME DO FABRICANTE: BIOCHEMICAL PRODUTOS QUIMICOS LTDA ENDEREÇO: RUA: PAPA SÃO PIO

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Limpa Pedra Aplicação: Pedras não polidas Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos Santos, 150 Bairro:

Leia mais

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano.

A temperatura, calor ou frio, e os contatos com gases, eletricidade, radiação e produtos químicos, podem causar lesões diferenciadas nocorpo humano. UNIDADE: 08 PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA - PCR TREINAMENTO TEÓRICO CURSO: PRIMEIROS SOCORROS - BÁSICO (40 HORAS) MODALIDADE: ONLINE 8. DISTÚRBIOS CAUSADOS PELA TEMPERATURA: 8.0 INTRODUÇÃO A temperatura,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Bloco Sanitário Pinho Bril Accept Códigos internos: Completo Refil Flor de Lilly 6014 6017 Flor de Gardênia 6015 6018 Flor de Lavanda 6016

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Códigos internos: Squeeze: 7181 Aplicação: Limpador de uso geral Empresa: BOMBRIL S/A. Marginal Direita da Via Anchieta, km14 - Rudge Ramos

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Pigmento Preto. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA:

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Pinho Bril Códigos internos: Flores de Limão: 8006 (500ml) e 8012 (1L) Campos de Lavanda: 8014 (200ml), 8016 (500ml) e 8017 (1L)

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Flor de Lavanda (12/500ml): 13022 Flor de Lavanda - Refil (14/500ml): 13023 Flor de Lilly (12/500ml): 13009 Flor

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 001 Data última revisão: 14/03/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Fiss Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi, 225 Bairro São Luis Canoas

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) / 19023 (5L) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml)

Leia mais

ENTRAR SEMPRE EM CONTATO COM O CENTRO DE AUXÍLIO TOXICOLÓGICO CEATOX

ENTRAR SEMPRE EM CONTATO COM O CENTRO DE AUXÍLIO TOXICOLÓGICO CEATOX 01 / 05 SEÇÃO 1.0 - INFORMAÇÕES DO PRODUTO Nome do Produto: Sabão Pastoso Brilho Total.SECÇÃO 1.0 - INFORMAÇÕES DO PRODU- SEÇÃO 2.0 - IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Perigo mais importantes: Produto Alcalino.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) RIZE 20

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) RIZE 20 Revisão: 03 Aprovação: 10/06/2015 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Código interno: Uso do produto: Empresa: Endereço: - Rize 20. - 010121. - Utilizado para limpeza de fórmicas,

Leia mais

Quaternário de amônio, preservante, corante, essência e água.

Quaternário de amônio, preservante, corante, essência e água. 1- IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Amaciante Econômico Aplicação: Amaciante de Tecidos Estado físico: Líquido Embalagem: PEAD contendo os volumes de 500 ml, 1 L, 2 L e 5 L Versões: soft yellow (amarelo),

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/5 1- Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: EOSINA AMARELADA - Código interno de identificação do produto: E1007 - Nome da empresa: Labsynth Produtos para Laboratórios Ltda

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ)

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS (FISPQ) Página 1 de 5 SEÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO... BRAVO CLASSIC (AMARELO, VERDE, INCOLOR E VERMELHO) (Embalagem em frasco de 850 ml, 750 ml, Refil de 500 ml e frasco de 2 litros.)

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Cimento Comum. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO

CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO f CONTEÚDO INFORMATIVO RÁDIO PEDAGÓGICA ALCOOLISMO O que é o álcool? O álcool das bebidas alcoólicas é cientificamente conhecido como etanol e é produzido através de fermentação ou destilação de vegetais

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações

Projeto. Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações Projeto Stop Drogas: Tecnologia Compartilhando Informações 2º Ensino Médio B Componente Curricular: Serviços de Informação e Comunicação Profª Maria Angela Piovezan Ferreira 3º Web Design A Componente

Leia mais