TRABALHO DE MATEMÁTICA. Movimentos Periódicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRABALHO DE MATEMÁTICA. Movimentos Periódicos"

Transcrição

1 TRABALHO DE MATEMÁTICA Movimentos Periódicos Trabalho Realizado por: Hugo Miguel, nº 14 João Martinho, nº 17 Ricardo Almeida, nº 22

2 INTRODUÇÃO: Para haver dia e noite e estações do ano é necessário movimento, neste caso, movimento do planeta Terra em torno do sol e sobre si mesmo. Porém, antes da Idade Média estes fenómenos eram explicados a partir de um modelo, o modelo geocêntrico que considerava que a Terra se encontrava parada e que o Sol e os outros planetas movimentam-se em torno desta, ou seja, a Terra encontrava-se no centro do Universo. Depois da Idade Média foi criado um novo modelo que explicou melhor esses fenómenos, o modelo heliocêntrico que considerava que o Sol se encontrava no centro do Universo e que os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele.

3 O Poder do Sol Que a Terra gira à volta do sol, e não o contrário, é uma verdade que não foi aceite até ao século XVII. Só então se percebeu porque temos estações do ano. As estações do ano resultam da inclinação do eixo da Terra em relação à eclíptica (curva descrita pelo Sol no seu movimento aparente ao longo do ano). As diversas regiões da terra variam de inclinação em relação ao plano do Sol ao longo do ano e os raios do Sol incidem nas diversas partes com ângulos diferentes, dividindo-a em zonas climáticas diferentes. É no verão que os dias são mais longos e no Inverno são mais curtos. O poder dos raios solares é grande e influencia as condições de vida na Terra. A altura que o Sol atinge ao longo do ano e a inclinação dos seus raios determina alterações sentidas por todos: 1- O Sol está mais alto acima do horizonte e os seus raios incidem em cheio no solo e o calor é máximo. 2- O Sol está mais baixo e a obliquidade dos seus raios faz com que o calor se espalha por uma área maior. É por causa destas diferenças que temos tempo quente e frio, lugares quentes e frios.

4 A Terra no Espaço A terra anda em órbita à volta do Sol, uma órbita semelhante a uma roda um pouco achatada, de facto, numa orbita elíptica. A distância média da Terra ao Sol é de 150 milhões de quilómetros. Durante o verão a Terra afasta-se cerca de 4 milhões de quilómetros; durante o Inverno, aproxima-se de uma distância igual. Mas esses 4 milhões de quilómetros não são grande diferença em 150 milhões. Durante a sua longa viagem à volta do Sol, a Terra encontra-se em dois momentos distintos do ano, no ponto mais afastado, chamado afélio, e no ponto mais próximo, chamado de periélio. Na figura podemos observar o Hemisfério Sul (chamado Meridional ou Austral) tem uma superfície maior iluminado pelo Sol e o Hemisfério Norte (também chamado Hemisfério Sentrional ou Boreal) tem uma superfície mais pequena iluminada pelo Sol. Estamos em pleno período estival no Hemisfério Sul e de invernia no Hemisfério Norte. É devido ao movimento de translação da Terra em torno do Dol e da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da eclíptica que existem as estações do ano, o calor e o frio e as noites curtas e longas. A Terra além de descrever uma órbita em torno do Sol, também descreve uma órbita em torno de si mesmo, gira sobre o seu próprio eixo que faz um ângulo de 23,5 graus com o plano da sua órbita. A inclinação do eixo terrestre é sempre a mesma, invariável. Na figura seguinte registamos a situação de verão no Hemisfério Norte e inverno no hemisfério Sul.

5 Como a Terra vai variando gradualmente a sua posição em relação ao Sol, há um instante no ano em que acontece o solstício de verão, momento em que o Sol atinge o ponto mais alto na eclíptica e outro instante no ano em que ocorre o solstício de inverno, momento em que o Sol atinge a posição mais baixa na eclíptica. No Hemisfério Norte o solstício de verão tem lugar por volta de 22 de Junho, altura em que o sol incide no vertical sobre o Trópico de Câncer (23º27 N), proporcionando o dia mais longo no hemisfério norte e o mais curto no hemisfério sul. O solstício de Inverno tem lugar por volta de 22 de Dezembro, altura em que o sol incide na vertical sobre o Trópico ao Capricórnio (23º27 S) o que leva a que o dia seja mais curto no hemisfério norte e mais longo no hemisfério sul. A meio caminho entre os solstício há os equinócios, por volta de 21 de Março e de 22 de Setembro, altura em que o Sol cruza o plano do equador. Nos equinócios, o dia e a noite têm igual duração (12 horas) em todo o mundo.

6 Medição do Tempo O tempo é conhecido como algo de linear, que decorre do passado ao presente e deste ao futuro. Os anos sucedem-se segundo uma ordem cronológica. A passagem das horas, uma após a outra, pode ser comparada a uma longa linha, mas cada uma com intervalos igualmente espaçados. Os números podem ser escolhidos para representarem séculos, anos, meses, semanas, dias, segundos, ou qualquer outra divisão regular do tempo. Através dos séculos, o Homem tentou medir a passagem de tempo, dividindo-o em unidades cada vez mais pequenas. Nas civilizações primitivas, dependentes da agricultura, a passagem das estações tinha uma importância primondial. O ritmo diário do tempo era sobretudo importante para os agricultores e caçadores. Mais tarde tornou-se necessário dividir o tempo de uma forma mais rigorosa e exacta, para se contarem as horas de trabalho dos empregados nas fábricas, e determinar, em virtude disso, os seus salários. Actualmente os cientistas medem o tempo em pequeníssimas fracções de segundo, e a exactidão ao minuto é um lugar comum para toda a gente. Mas então, como é que se pode medir o tempo? Desde a Antiguidade que o Homem criou vários instrumentos para medir o tempo. Um dos métodos é a partir do relógio de sol, por exemplo, uma vara direito enterrada no chão origina uma sombra no chão que se move à medida que o sol muda de posição. A sombra tem o seu menor comprimento ao meio-dia solar, quando o sol atinge a altura máxima, e o seu maior comprimento ao anoitecer e ao amanhecer. Outro método é a medição a partir da ampulheta. O tempo é medido pela duração da queda da areia que cai a uma velocidade constante através de um orifício na ampulheta.

7 A velocidade de queda da areia depende do diâmetro do orifício através do qual ele passa. Outros métodos são os relógios de água. Eeste mede o tempo através do fluxo de água que atravessa um pequena orifício na base de um recipiente. Quando se inverte o relógio a água, esta passa da ampola superior para a inferior, e o ar sobe pelos tubos substituindo a água. Uma pressão do ar constante origina um fluxo de água regular. Nalgumas clepsidras a água flui mais lentamente assim que o nível baixa o que produz uma variação no fluxo.

8 Os relógios de fogo registam a passagem do tempo que demora a arder uma substância que arda lentamente e a um ritmo constante. Uma vela, marcada com traços que correspondem a determinados tempos de combustão, pode ser utilizada como um relógio. O relógio de fogo chinês que se observa na figura seguinte e que foi fabricado em 1800 é mais eficiente pois é constituído por uma barra de incenso que arde a uma velocidade constante e muito lentamente, movendo-se a chama através de fios que se encontram ligadas a pesos e igualmente espaçados ao longo da barra de incensos. À medida que os fios vão ardendo, os pesos caem num tabuleiro de metal. Foi no século XVII que os cientistas descobriram um método mais preciso de medir o tempo, neste caso, a oscilação regular de um pêndulo. Os pêndulos estão sujeitos à acção de duas forças: a força da gravidade, que os puxa para baixo na vertical e a tensão do fio, ascendente, que varia com o ângulo que ele faz com a vertical. Elas podem combinar-se originando uma única força (força resultante). No ponto mais baixo da oscilação, as duas forças anulam-se. Aqui o pêndulo atinge a velocidade máxima mas são nulas as forças nele aplicadas. No final de uma oscilação a força atinge o seu valor máximo pêndulo para momentaneamente, invertendo, em seguida, o sentido. O primeiro relógio de pêndulo rigoroso foi projectado por Christiaen Huggens em 1657.

9 Instrumentos de medição: Relógio de sol Um relógio de sol serve para nos ajudar a entender a mecânica celeste e para mostrar a hora solar. A construção de relógios de sol permite perceber o movimento aparente do Sol, as estações do ano, a excentricidade da órbita da Terra, a velocidade da Terra no seu movimento anual e os pontos notáveis da sua órbita. Desde o primitivo gnomon, vários modelos de relógios de sol foram projectados e construídos. A escolha do modelo mais adequado deve levar em conta a latitude onde será instalado, entre os trópicos, na faixa compreendida pelos trópicos e os círculos polares ou acima dos círculos polares. Quase todas as grandes cidades do mundo possuem relógios de sol, alguns constituídos há centenas de anos, por astrónomos ou matemáticos ou físicos famosos. Todos os relógios de sol usam o facto de que o Sol parece fazer uma volta completa em torno da terra (360º) de 24 em 24 horas, o que significa um movimento de 150 por hora. Imaginemos então que a Terra é oca, com uma vareta passando pelo seu centro representado o seu eixo. Imaginemos também que ela está parada e que o Sol se move de Este para Oeste. Enquanto o Sol se move, aparentemente, no céu, a sombra do eixo projecta-se no mostrador e mover-se-á 15 graus por cada hora que passa. Assim as marcas feitas em cada 15 graus serão as marcas das horas com a marca do meio dia no centro. Podemos então ver que os relógios de sol são mais ou menos versões em miniatura da terra e do eixo, o que levanta uma questão importante: o gnomon do relógio deve ser sempre paralelo ao eixo da Terra. Para isso o gnomon deve estar

10 na direcção Norte-Sul e fazer um ângulo com o plano horizontal igual à latitude do local onde se encontra o observador. Então, qual é a diferença entre um relógio de sol e um relógio normal? As diferenças são três: -A hora de inverno e verão não é a mesma uma vez que em cada estação atrasamos ou adiantamos os nossos relógios; - A longitude, ou seja, a hora dada pelo relógio de sol tem de ser corrigida de acordo com a longitude do lugar onde se está a ver as horas, por isso, por cada grau de longitude Oeste adicionam-se 4 minutos e por cada grau de longitude Este subtraem-se 4 minutos; - E a equação do tempo, ou seja, como a órbita da Terra em torno do Sol é uma elipse e não uma circunferência, e como o eixo da Terra não é perpendicular ao plano da órbita, o dia solar tem variações que atingem 31 minutos. Para corrigir a hora dada pelo relógio de sol e obter a hora média de Greenwich, aplica-se uma correcção apropriada chamada equação do tempo, ou seja, um gráfico ou tabela que mostra quanto o relógio de sol esta adiantado ou atrasado.

11 Instrumentos de medição: Nocturlábio O nocturlábio foi um instrumento usado nos primórdios da navegação que servia para saber a hora através do movimento das estrelas. Pode assim dizer-se que era um relógio sideral. O princípio de funcionamento de um nocturlábio assenta na observação e leitura do movimento que as estrelas realizam em torno da Estrela Polar. As estrelas giram no sentido contrário ao dos ponteiros dos relógios em torno da polar (isto no hemisfério norte), é o movimento de uma das guardas da Ursa Menor, a estrela Kochab, que é observado e usado na leitura do tempo ao longo do ano. Posição aproximada da Kochab ao longo do ano No fim do século XIII, o maiorquino Raimundo Lúbio, descreveu a chamada Roda Polar a que chamou de astrolabri nocturni, ficando no entanto conhecida por nocturlábio. A roda era apontada à Polar, alinhando-se a data de observação a leste do orifício por onde se fazia pontaria a referida estrela. A zona onde a Kochab tangia o instrumento indicava a hora. Roda Polar de Raimundo Lúlio (c. 1272)

12 Outros tipos de rodas foram surgindo, como as Rodas de D. Duarte. Esta roda permitia ainda saber a hora aproximada do nascer do sol. Rodas de D.Duarte (c. 1428) Com a Roda de D. Duarte fazia-se na mesma pontaria à Polar através do orifício central, mas alinhava-se sempre o mês de Janeiro a leste do orifício. O alinhamento da data de observação indica a posição da Kochab à meia-noite dessa data. O número de intervalos na segunda coroa entre a data de observação e a Kochab indica o número de horas que faltam ou passam da meia-noite. Roda do Homem do Polo (c. 1490) A Roda do Homem do Pólo tinha um método semelhante à anterior, e a sua leitura era feita consoante o regimento de Évora.

13 No século XVI a evolução destes instrumentos apresenta-nos o Nocturlábio de ponteiro, mais preciso e fácil de usar. Nocturlábio de Ponteiro séc.xvi Faz-se coincidir a data da observação com a alidade da roda menor e apontase, como de costume, à Polar segurando o instrumento pela pega. Roda-se o ponteiro maior até este tangenciar a Kochab. Os exemplos descritos são todos relacionados com a estrela Polar, mas o Nocturlábio também foi adaptado pelos navegadores que navegam no hemisfério sul. Nestes mares socorriam-se do Cruzeiro do Sul já que a Polar em latitudes abaixo do Equador não é visível.

14 Como o mecanismo de um relógio Devido ao movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo, perfazendo uma volta em cada 24 horas, o Sol parece mover-se no céu de Leste para Oeste. Por conseguinte, a hora do dia depende do local em que nos encontramos na Terra. O meio-dia corresponde ao instante em que o sol se encontra mais alto no céu; mas quando é meio-dia em Tóquio, o sol já se pôs em São Francisco e ainda é manha no Bangladesh. Como o circulo tem uma amplitude de 360º e um dia tem 24 horas, se nos movemos de leste para oeste à volta de Terra cerca de 15º (longitude) haverá uma alteração no tempo, de acordo com o sol, de uma hora (360:24=15). Em Nova Iorque são menos 5 horas que em Lisboa. Os primeiros navegadores compreenderam que se levassem nas suas viagens um registo da hora local no ponto de partida, isso permitir-lhe-ia calcular a longitude em que se encontravam, medindo a diferença entre o meio-dia local e o meio-dia do local de onde tinham partido. Hoje em dia podemos determinar a hora em qualquer ponte do mundo através de sinais de rádio, mas até aos finais do século XVIII, enquanto a latitude se calcular medindo a distância ao sol ou à Estrela Polar, a determinação constituía o maior problema para os marinheiros que viajavam em alto mas, durante longas viagens. Como exemplo, os relógios de pêndulo, como o inventado por Christiaen Huggens, não mantêm uma hora exacta no mar, devido aos balanços e inclinação dos barcos. Quando o barco se inclina para um dos lados, o pêndulo oscila inclinando-se nessa direcção. Isto origina uma maior oscilação e portanto mais lenta, do que a obtida no caso de o relógio se encontrar direito e em repouso. Na melhor das hipóteses um relógio de pêndulo simples a bordo de um navio manterá um tempo incerto. Na pior das hipóteses, o longo pêndulo baterá provavelmente de encontro a um dos lados do relógio, o qual poderá deixar de funcionar até que um outro balanço do navio o ponha em movimento novamente. Mas foi em 1753 que Harrison conseguiu superar o problema de determinação da longitude ao inventar um relógio de bolso para seu uso pessoal. Incluiu todo o engenho e perícia utilizadas nos seus relógios maiores, e ficou surpreendido ao descobrir que o relógio era tão exacto como o H 3. Isto acontecia porque os movimentos oscilatórios mais pequenos são mais rápidos e mantêm as horas como maior exactidão quando são transportadas. Esta foi a sua mais importante descoberta. O relógio H 4 foi testado numa viagem às Índias Ocidentais que decorreu entre Novembro de 1761 e Janeiro de Apenas se atrasou 5.2 segundos durante a viagem, o que equivale a um erro inferior a uma milha.

15 Instrumentos de Medição; Quadrante As posições de todos os objectos no espaço são medidas de acordo com coordenadas celestes especificas. A melhor maneira de compreender a cartografia ou mapeamento do céu é relembrar o modo com os antigos filósofos imaginavam a forma do universo. Não tendo nenhuma evidência directa de que a Terra se movia, concluíram que esta estava imóvel e que eram as estrelas e os planetas que giravam à sua volta. Os filósofos observaram o movimento das estrelas girando à volta de um ponto no céu, consideravam que este devia ser uma das extremidades o eixo de uma grande esfera celeste. Chamaram-lhe esfera cristalina ou esfera das fixas,

16 pois nenhuma das estrelas parecia alterar as suas posições relativas. As coordenadas celestes hoje utilizadas derivam deste ultrapassado conceito da esfera celeste. A esfera de estrelas (celeste) e a esfera da Terra (terrestre) compartilham as mesmas coordenadas, como por exemplo, os Pólos Norte e Sul e o Equador. Uns dos mais primitivos instrumentos astronómicos é o quadrante. Consta simplesmente de um quarto de um circulo cuja orla circular foi dividida em noventa graus. Outros instrumentos similares incluem o sextante, que representa um sexto do círculo. Apontando para o objecto através dos orifícios dispostos numa das secções rectas do quadrantes, o observador pode medir a altura, ou altitude, desse objecto. A altitude é a altura em graus (º) de uma estrela acima do horizonte (não se trata de uma medida linear). Um fio-de-prumo cai no ápex do instrumento de modo que intersecta o arco graduado. O ápex do quadrante marca um ângulo de 90º. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180º, então a soma dos outros dois ângulos será também de 90º. Como o ângulo definido pelo fio de prumo e o plano horizontal determinado pelo horizonte é de 90º, é suficiente ter alguns conhecimentos de matemática elementar para deduzir o valor da altura do objecto.

17 Conclusão: Nas sociedades civilizadas, mais ou menos recentes, as pessoas são controladas pelo tempo, mas o tempo também é controlado por elas. Em muitas empresas, ou ate em algumas escolas, as pessoas picam o ponto na hora de entrada e na de saída, introduzindo cartões especiais em registadores automáticos, que fazem o controlo diário dos trabalhadores ou dos estudantes.

18 Apesar do processo ser automatizado, é na realidade apenas um desenvolvimento de um registo manuscrito. Já no antigo Egipto, durante a construção das pirâmides, os trabalhadores tinham de marcar o ponto perante um capataz, que anotava os dias em que eles trabalhavam. A principal diferença em relação aos nossos dias reside no facto de os registos actuais indicarem a hora e o minuto, e não apenas o dia do trabalho. Tornamo-nos assim escravos ao tempo. Bibliografia Teoria heliocêntrica e geocêntrica Construir o noctrulábio

19 Nocturlabio CÁLCULO DO NASCER E DO PÔR DO SOL MEDIDAS DE TEMPO

Movimentos da Terra e suas consequências

Movimentos da Terra e suas consequências Movimentos da Terra e suas consequências Movimentos da Terra A Terra descreve, como todos os outros planetas principais do Sistema Solar: Movimento de rotação movimento em torno de si própria, em volta

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 3 ESTAÇÕES DO ANO E INSOLAÇÃO SOLAR. Movimento Anual do Sol e as Estações do Ano. Estação em diferentes latitudes. Insolação Solar. Recapitulando a aula anterior: Capítulo 2 Trigonometria Esférica

Leia mais

ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091

ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091 ÓRBITA ILUMINADA HU F 152/ NT4091 INTRODUÇÃO Trata-se de um modelo científico de trabalho, representando o Sol, a Terra e a Lua, e mostrando como estes se relacionam entre si. Foi concebido para mostrar

Leia mais

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Elementos de Astronomia Movimento Anual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Rogemar A. Riffel Sol, Terra e Lua Movimento Diurno do Sol Relembrando a aula passada De leste para oeste; O círculo diurno do Sol

Leia mais

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores

Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores Insígnia de Competência de Astrónomo Alguns apontamentos para Exploradores 1 Conhecer a influência do sol, terra e lua nas estações do ano (exs: culturas, flores, frutos, árvores, entre outros) 2 Conhecer

Leia mais

Sistema Sol-Terra-Lua

Sistema Sol-Terra-Lua Sistema Sol-Terra-Lua Parte 1 As estações do ano Parte 2 As fases da Lua Parte 3 Eclipses Parte 4 - Marés 1 Parte 1 As estações do ano A latitudes medianas (como a nossa) há variações significativas de

Leia mais

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007

Iluminação Natural. Construção de Diagramas Solares. Maio de 2007 Iluminação Natural Construção de Diagramas Solares Maio de 2007 arquitectura e artes do espectáculo lda. Rua Julião Quintinha, 1A tel: +351 217 157 502 email: etu@etu.pt 1500-381 Lisboa fax: +351 217 157

Leia mais

Aula 04 Medidas de tempo

Aula 04 Medidas de tempo Aula 04 Medidas de tempo O que é tempo? Os fenômenos astronômicos são periódicos e regulares: tornaram-se os primeiros relógios. E foram os relógios mais precisos até a construção dos relógios atômicos

Leia mais

ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO

ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO ENSINO MÉDIO 01 - PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTO QUESTÃO 01 - Sobre as características gerais dos movimentos terrestres, julgue os itens: a) É incorreto dizer que o Sol nasce a leste e se põe a oeste,

Leia mais

Leis de Newton e Forças Gravitacionais

Leis de Newton e Forças Gravitacionais Introdução à Astronomia Leis de Newton e Forças Gravitacionais Rogério Riffel Leis de Newton http://www.astro.ufrgs.br/bib/newton.htm Newton era adepto das ideias de Galileo. Galileo: Um corpo que se move,

Leia mais

Estações do Ano e Fases da Lua

Estações do Ano e Fases da Lua ESPECIALIZAÇAO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Estações do Ano e Fases da Lua Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Movimentos da Terra Quais são os movimentos da Terra? 1. Rotação 2. Revolução 3. Precessão

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 1 ESFERA CELESTE E O SISTEMA DE COORDENADAS Esfera Celeste. Sistema de Coordenadas. Coordenadas Astronómicas. Sistema Horizontal. Sistema Equatorial Celeste. Sistema Equatorial Horário. Tempo

Leia mais

Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra a 23 27 de latitude norte denomina-se:

Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra a 23 27 de latitude norte denomina-se: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Anderson José Soares Série: 1º Disciplina: GEOGRAFIA Data da prova: 22/02/14 Questão 01) A linha imaginária que circula a Terra

Leia mais

RESUMO O trabalho apresenta resultados de um estudo sobre o texto A Geometria do Globo Terrestre

RESUMO O trabalho apresenta resultados de um estudo sobre o texto A Geometria do Globo Terrestre Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 43 O ÂNGULO DE ELEVAÇÃO DO SOL E A ENERGIA SOLAR Antonio da Silva Gomes Júnior 1, José Paulo Rodrigues da Silveira,

Leia mais

As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. PROFESSORA NAIANE As estações do ano acontecem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol, dura um ano. A este movimento dá-se o nome de movimento

Leia mais

Preparado por Irene Lemos 1

Preparado por Irene Lemos 1 Preparado por Irene Lemos 1 Preparado por Irene Lemos 2 M e d i ç ã o d o T e m p o Uma das principais actividades do ser humano desde os primórdios da civilização foi a medição do tempo. A primeira divisão

Leia mais

Figura 1 - O movimento da Lua em torno da Terra e as diferentes fases da Lua

Figura 1 - O movimento da Lua em torno da Terra e as diferentes fases da Lua Estudo do Meio Físico e Natural I Movimentos reais e aparentes dos astros J. L. G. Sobrinho Centro de Ciências Exactas e da Engenharia Universidade da Madeira A Lua e a Terra A Lua está a sempre visível

Leia mais

Movimento Annual do Sol, Fases da Lua e Eclipses

Movimento Annual do Sol, Fases da Lua e Eclipses Movimento Annual do Sol, Fases da Lua e Eclipses FIS02010 Professora Ana Chies Santos IF/UFRGS https://anachiessantos.wordpress.com/ensino/fis02010/ Facebook #AstroUFRGS Relembrando... Sistemas de Coordenadas

Leia mais

Mecânica 2007/2008. 6ª Série

Mecânica 2007/2008. 6ª Série Mecânica 2007/2008 6ª Série Questões: 1. Suponha a=b e M>m no sistema de partículas representado na figura 6.1. Em torno de que eixo (x, y ou z) é que o momento de inércia tem o menor valor? e o maior

Leia mais

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO

SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO SESSÃO 5: DECLINAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO Respostas breves: 1.1) 9,063 N 1.2) norte, pois é positiva. 1.3) São José (Costa Rica). 2) Não, porque Santa Maria não está localizada sobre ou entre os dois

Leia mais

CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES

CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES CONSTRUIR E UTILIZAR UM ASTROLÁBIO SIMPLES INTRODUÇÃO O astrolábio é um instrumento que serve para medir ângulos. Foi bastante utilizado no passado por exemplo pelos navegadores do tempo dos Descobrimentos

Leia mais

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp

Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP. Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico unesp Movimentos da Terra PPGCC FCT/UNESP Aulas EGL 2016 João Francisco Galera Monico Terra Movimentos da Terra Cientificamente falando, a Terra possui um único movimento. Dependendo de suas causas, pode ser

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 7 ÓRBITA DOS PLANETAS. LEIS DE KEPLER E DE NEWTON. Movimento dos Planetas. O Modelo Geocêntrico. O Modelo Heliocêntrico. Leis de Kepler. Isaac Newton e Suas Leis. Recapitulando as aulas anteriores:

Leia mais

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata.

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. dução Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. Retirado de Rodolfo Caniato, O Céu, ed. Ática, 1990. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar

Leia mais

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta

Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Aula 03: Movimento em um Plano Tópico 02: Movimento Circular Uniforme; Aceleração Centrípeta Caro aluno, olá! Neste tópico, você vai aprender sobre um tipo particular de movimento plano, o movimento circular

Leia mais

MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS

MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS MOVIMENTOS DA TERRA e FUSOS HORÁRIOS MOVIMENTO DE ROTAÇÃO Movimento que a Terra realiza ao redor do seu próprio eixo de oeste para leste com duração aproximada de 24 horas (23h, 56 e 4 ). MOVIMENTO DE

Leia mais

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010

Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010 CAPÍTULO 5 LUA E SUAS FASES. ECLIPSES. Lua. Fases da Lua. Sombra de um Corpo Extenso. Linha dos Nodos. Eclipses do Sol. Eclipses da Lua. Temporada de Eclipses. Saros. Recapitulando a aula anterior: Capítulo

Leia mais

Qual o motivo das estações do ano?

Qual o motivo das estações do ano? Qual o motivo das estações do ano? Estações do Ano: W Início da Primavera 23 set Hemisfério Sul Início do Inverno 22 jun Início do Verão 22 dez g Início do Outono 21 mar Estações do Ano: Hemisfério Norte

Leia mais

Introdução à Astrofísica. As Leis de Kepler. eclipse.txt. Rogemar A. Riffel

Introdução à Astrofísica. As Leis de Kepler. eclipse.txt. Rogemar A. Riffel Introdução à Astrofísica As Leis de Kepler Rogemar A. Riffel Teoria heliocêntrica A Teoria Heliocêntrica conseguiu dar explicações mais simples e naturais para os fenômenos observados Movimento retrógrado

Leia mais

Plataforma Equatorial

Plataforma Equatorial Projecto Com a Cabeça na Lua OASA - Observatório Astronómico de Santana Açores Plataforma Equatorial Princípios fundamentais Utilização das Coordenadas Astronómicas Em geometria, sabemos que um sistema

Leia mais

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA

SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA Ano Lectivo 2010/2011 Professora Fátima Pires FÍSICO-QUÍMICA SERÁ NECESSÁRIA UMA FORÇA PARA QUE UM CORPO SE MOVA? Avaliação: Professora: Observações: 11ºB «Será necessária uma força para que um corpo se

Leia mais

Aula 1. O Sistema Solar e o Planeta Terra. Disciplina: Geografia A Profª.: Tamara Régis

Aula 1. O Sistema Solar e o Planeta Terra. Disciplina: Geografia A Profª.: Tamara Régis Aula 1. O Sistema Solar e o Planeta Terra. Disciplina: Geografia A Profª.: Tamara Régis A origem do Universo A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense,

Leia mais

A HORA PELO MUNDO. Inicial

A HORA PELO MUNDO. Inicial Inicial Até o final do século XIX, cada cidade utilizava um sistema de horas exclusivo, baseado no momento em que o Sol atingia o ponto mais alto no céu. Nesse instante, era meio-dia na cidade. A marcação

Leia mais

Sistemas de coordenadas e tempo. 1 Sistema de coordenadas horizontal local

Sistemas de coordenadas e tempo. 1 Sistema de coordenadas horizontal local José Laurindo Sobrinho Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira Fevereiro 2014 Sistemas de coordenadas e tempo 1 Sistema de coordenadas horizontal local O sistema de coordenadas horizontal local

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais.

O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. O que são satélites? Existem 2 tipos de satélite, são os satélites naturais e satélites artificiais. Satélites naturais são: a Lua que gravita em torno da Terra. Satélites artificiais são: dispositivos,

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Orientação A rosa-dos-ventos possibilita encontrar a direção de qualquer ponto da linha do horizonte. Por convenção internacional, a língua inglesa é utilizada como padrão, portanto o Leste muitas vezes

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Horário solar aparente Horário solar aparente tempo solar aparente

Horário solar aparente Horário solar aparente tempo solar aparente Horário solar aparente Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/hor%c3%a1rio_solar_aparente Acesso em 15 de novembro de 2011 Horário solar aparente, ou tempo solar aparente,

Leia mais

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar]

Astronomia/Kepler. As hipóteses de Kepler [editar] Colaborações com Tycho Brahe [editar] Astronomia/Kepler < Astronomia Astronomia Uma das importantes personagens da Astronomia foi Johannes Kepler.. Como muitos astrônomos de sua época, Kepler era também um astrólogo e uma de suas crenças fundamentais

Leia mais

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein

ASTRONOMIA. A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A coisa mais incompreensível a respeito do Universo é que ele é compreensível Albert Einstein ASTRONOMIA A LUZ PROVENIENTE DE ESTRELAS DISTANTES PROVA QUE O UNIVERSO É ANTIGO? Vivemos num universo

Leia mais

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos!

Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento. Bons Estudos! EXERCÍCIO DE REVISÃO - GEOGRAFIA 6º ano Profª. Ms. Graziella Fernandes de Castro Queridos alunos, Para ajudá-los nos estudos, após resolver o exercício de revisão faça a correção a partir deste documento.

Leia mais

Encontrando o seu lugar na Terra

Encontrando o seu lugar na Terra Encontrando o seu lugar na Terra A UU L AL A Nesta aula vamos aprender que a Terra tem a forma de uma esfera, e que é possível indicar e localizar qualquer lugar em sua superfície utilizando suas coordenadas

Leia mais

A NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA É SIMPLES?

A NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA É SIMPLES? A NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA É SIMPLES? 2005 Curso de Capitão o Amador: PROGRAMA E INSTRUÇÕES GERAIS PARA O EXAME DE CAPITÃO O exame para a categoria de Capitão Amador constará de uma prova escrita, com duração

Leia mais

Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação

Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação Aula 04: Leis de Newton e Gravitação Tópico 05: Gravitação Lei da Gravitação http://www.geocities.com/capecanaveral/hangar/6777/newton.html Era um tarde quente, no final do verão de 1666. Um homem jovem,

Leia mais

O Q U E É U M REL Ó G I O DE S O L? Relógio de Sol é um instrumento que determina as divisões. do dia através do movimento da sombra de um objecto, o

O Q U E É U M REL Ó G I O DE S O L? Relógio de Sol é um instrumento que determina as divisões. do dia através do movimento da sombra de um objecto, o O Q U E É U M REL Ó G I O DE S O L? Relógio de Sol é um instrumento que determina as divisões do dia através do movimento da sombra de um objecto, o gnómon, sobre o qual incidem os raios solares e que

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

Medindo a Terra com Sombras

Medindo a Terra com Sombras Projecto apresentado no XI Encontro Nacional de Estudantes de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 27 Fevereiro - 1 Março de 2009, resultante de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa

Leia mais

A Escola e o Relógio de Sol Resumo

A Escola e o Relógio de Sol Resumo Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Departamento de Matemática A Escola e o Relógio de Sol Resumo Autora: Raquel Duarte de Souza Orientador: Prof. Dr. José Antônio

Leia mais

Prof. Franco Augusto

Prof. Franco Augusto Prof. Franco Augusto Astros São corpos que giram no espaço, classificados de acordo com a luminosidade. Iluminados ou opacos não possuem luz própria, recebendo luz das estrelas. São os planetas, asteroides,

Leia mais

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Disciplina: Física Geral e Experimental III Curso: Engenharia de Produção Assunto: Gravitação Prof. Dr. Marcos A. P. Chagas 1. Introdução Na gravitação

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

O Ensino da Astronomia

O Ensino da Astronomia O Ensino da Astronomia Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) indicam o estudo da Astronomia no 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental, na área de Ciências Naturais, no eixo temático "Terra e Universo"

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo.

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. (MECÂNICA, ÓPTICA, ONDULATÓRIA E MECÂNICA DOS FLUIDOS) 01) Um paraquedista salta de um avião e cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa

Leia mais

Podemos considerar a elipse como uma circunferência achatada. Para indicar o maior ou menor achatamento, definimos a excentricidade:

Podemos considerar a elipse como uma circunferência achatada. Para indicar o maior ou menor achatamento, definimos a excentricidade: Leis de Kepler Considerando um referencial fixo no Sol, por efeito da lei da gravitação universal, o movimento dos planetas ao redor do Sol acontece segundo as três leis de Kepler. Na verdade, as leis

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO Para se orientar o homem teve de desenvolver sua capacidade de observação. Observando a natureza o homem percebeu que o Sol aparece todas as manhãs aproximadamente, num mesmo lado

Leia mais

SISTEMA SOLAR TERRA, SOL E LUA

SISTEMA SOLAR TERRA, SOL E LUA SISTEMA SOLAR TERRA, SOL E LUA Apresentado por Thays Barreto Março de 2014 TERRA TERRA Terceiro planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol; Diâmetro equatorial: 12.756 Km; Diâmetro polar:

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: Movimentos da Terra: movimento de Translação e as estações do ano. Aula 2: Solstícios e Equinócios FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: Aula 1: Movimentos da Terra: movimento de Translação e as estações do ano. Aula 2: Solstícios e Equinócios FORTALECENDO SABERES A Conteúdo: Aula 1: Movimentos da Terra: movimento de Translação e as estações do ano. Aula 2: Solstícios e Equinócios 2 A Habilidades: Aula 1: Entender como ocorre o movimento de Translação da Terra e

Leia mais

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar

Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar Desempenho Térmico de edificações Aula 5: Orientação e Diagrama Solar PROFESSOR Roberto Lamberts ECV 5161 UFSC FLORIANÓPOLIS estrutura Introdução Movimentos da terra Diagramas solares Análises de proteções

Leia mais

Formação da Lua. (Estes trabalhos estão protegidos pelos direitos de autor, registados oficialmente no I.G.A.C. sob os nºs. 4961/2008 a 1211/2012)

Formação da Lua. (Estes trabalhos estão protegidos pelos direitos de autor, registados oficialmente no I.G.A.C. sob os nºs. 4961/2008 a 1211/2012) Formação da Lua (Estes trabalhos estão protegidos pelos direitos de autor, registados oficialmente no I.G.A.C. sob os nºs 4961/2008 a 1211/2012) José Luís Pereira rebelofernandes@sapo.pt Introdução. A

Leia mais

1. Completa os espaços em branco de forma a obter afirmações verdadeiras.

1. Completa os espaços em branco de forma a obter afirmações verdadeiras. Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Teste de Ciências Físico - Químicas 7.º Ano Ano Lectivo 08/09 Duração do Teste: 70 minutos Data: 05 / 01 / 09 Prof. Dulce Godinho Nome N.º Turma Prof. Classificação

Leia mais

Como surgiu o universo

Como surgiu o universo Como surgiu o universo Modelos para o universo Desde os tempos remotos o ser humano observa o céu, buscando nele pistas para compreender o mundo em que vive. Nessa busca incansável, percebeu fenômenos

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Apostila de Física 28 Gravitação Universal

Apostila de Física 28 Gravitação Universal Apostila de Física 28 Gravitação Universal 1.0 História Astrônomo grego Cláudio Ptolomeu (87-150): Sistema planetário geocêntrico A Terra é o centro do universo. A Lua e o Sol descreveriam órbitas circulares

Leia mais

SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA SISTEMAS DE 18 COORDENADAS UTILIZADOS EM ASTRONOMIA NÁUTICA E NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA 18.1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Conforme visto no capítulo anterior, para determinar a posição de qualquer ponto na superfície

Leia mais

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Equação Horária do MRU

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Equação Horária do MRU Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) velocímetro do automóvel da figura abaixo marca sempre a mesma velocidade. Quando um móvel possui sempre a mesma velocidade e se movimenta sobre uma reta dizemos que

Leia mais

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca

Relógio de Sol. Foto do relógio solar em Alverca Relógio de Sol A ideia da construção de um relógio solar foi uma proposta que desde logo nos despertou muito interesse e curiosidade. Todos estávamos curiosos em saber se as horas solares coincidiriam

Leia mais

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE. Capítulo 3 Meteorologia Básica e Aplicações (Vianello e Alves)

RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE. Capítulo 3 Meteorologia Básica e Aplicações (Vianello e Alves) RADIAÇÃO SOLAR E TERRESTRE Capítulo 3 Meteorologia Básica e Aplicações (Vianello e Alves) INTRODUÇÃO A Radiação Solar é a maior fonte de energia para a Terra, sendo o principal elemento meteorológico,

Leia mais

Física e Química A. Actividade Prático-Laboratorial 1.3 Salto para a piscina

Física e Química A. Actividade Prático-Laboratorial 1.3 Salto para a piscina Física e Química A Actividade Prático-Laboratorial 1.3 Salto para a piscina Ano lectivo de 2009/2010 Índice Sumário 3 I Relatório 1.1. Objectivos.. 4 1.2. Planeamento 5 1.3. Execução. 6 1.4. Resultados

Leia mais

GABARITO DA PROVA OLÍMPICA DO NÍVEL II DA II OBA

GABARITO DA PROVA OLÍMPICA DO NÍVEL II DA II OBA 1. A astronomia estuda tudo que está fora da Terra, como por exemplo, os planetas, as estrelas, os cometas, as galáxias, as constelações, os movimentos destes corpos, etc. Para observar estes corpos basta

Leia mais

Autor: (C) Ángel Franco García. Ptolomeu e Copérnico. Os planetas do Sistema Solar. Os satélites. Atividades

Autor: (C) Ángel Franco García. Ptolomeu e Copérnico. Os planetas do Sistema Solar. Os satélites. Atividades Nesta página eu apenas traduzi podendo ter introduzido, retirado ou não alguns tópicos, inclusive nas simulações. A página original, que considero muito boa é: Autor: (C) Ángel Franco García O Sistema

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / /2011 ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIE: 5ª SÉRIE / 6º ANO DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: Equipe de Geografia CAROS ALUNOS (AS): Roteiro de Estudos

Leia mais

As Fases da Lua iluminado pela luz do Sol A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra

As Fases da Lua iluminado pela luz do Sol A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra As Fases da Lua À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5

Leia mais

Unidade IX: Gravitação Universal

Unidade IX: Gravitação Universal Página 1 de 5 Unidade IX: Gravitação Universal 9.1 Introdução: Até o século XV, o homem concebia o Universo como um conjunto de esferas de cristal, com a Terra no centro. Essa concepção do Universo, denominada

Leia mais

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y

A abordagem do assunto será feita inicialmente explorando uma curva bastante conhecida: a circunferência. Escolheremos como y 5 Taxa de Variação Neste capítulo faremos uso da derivada para resolver certos tipos de problemas relacionados com algumas aplicações físicas e geométricas. Nessas aplicações nem sempre as funções envolvidas

Leia mais

Relações Astronômicas Terra - Sol

Relações Astronômicas Terra - Sol Universidade de São Paulo Departamento de Geografia FLG 0253 - Climatologia I Relações Astronômicas Terra - Sol Prof. Dr. Emerson Galvani Laboratório de Climatologia e Biogeografia LCB Radiação Solar -

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T3 Física Experimental I - 2007/08 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA 1. Objectivo Verificar a conservação da energia mecânica de

Leia mais

C O M A S FA SES D A L U A...

C O M A S FA SES D A L U A... C O M A FA E D A U A... Aristarco de amos (310 -- 230 a.c.) calculou as distâncias relativas entre a Terra e a ua e a Terra e o ol Verificou que no quarto crescente (ou no quarto minguante) a direcção

Leia mais

Unidade IX: Gravitação Universal

Unidade IX: Gravitação Universal Colégio Santa Catarina Unidade IX: Gravitação Universal 143 Unidade IX: Gravitação Universal 9.1 Introdução: Até o século XV, o homem concebia o Universo como um conjunto de esferas de cristal, com a Terra

Leia mais

LOGO FQA. Unidade 1 de FQA Nível 2. GPS e MCU. Satélites e Movimento Circular Uniforme. Marília Peres e Rosa Pais

LOGO FQA. Unidade 1 de FQA Nível 2. GPS e MCU. Satélites e Movimento Circular Uniforme. Marília Peres e Rosa Pais LOGO FQA Unidade 1 de FQA Nível 2 GPS e MCU Satélites e Movimento Circular Uniforme Marília Peres e Rosa Pais Índice 1 GPS - Sistema de Posicionamento Global 2 3 Coordenadas e Relógios Satélites Geoestacionários

Leia mais

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL O regime térmico de Portugal acompanha a variação da radiação solar global ao longo do ano. Ao longo do ano, os valores da temperatura média mensal

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 3 (para alunos da 5ª à 8ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 3 (para alunos da 5ª à 8ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 3 (para alunos da 5ª à 8ª série) Questão 1) (1 ponto) Como você já deve saber o sistema solar

Leia mais

1.1. Viagens com GPS. Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra.

1.1. Viagens com GPS. Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra. 1.1. Viagens com GPS Princípios básicos de funcionamento de um GPS de modo a obter a posição de um ponto na Terra. O que é o GPS? Como funciona o GPS? Qual é a precisão do GPS? O sistema de satélites do

Leia mais

Material de apoio para o exame final

Material de apoio para o exame final Professor Rui Piassini Geografia 1ºEM Material de apoio para o exame final Questão 01) Um transatlântico, navegando pelo Oceano Índico, cruza o Trópico de Capricórnio e segue do Sul para o Norte. Observando

Leia mais

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS

AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS AULA O4 COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS As coordenadas geográficas são de suma importância pra Geografia, pois a partir delas é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Devemos

Leia mais

Localização de um lugar relativamente a outros locais, conhecidos.

Localização de um lugar relativamente a outros locais, conhecidos. Localização de um lugar relativamente a outros locais, utilizando pontos de referência conhecidos. Indicação de edifícios/construções conhecidas (da casa de um amigo, de uma Igreja, de uma rotunda, de

Leia mais

Hoje adota novas tecnologias no posicionamento geodésico, como por exemplo o Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Hoje adota novas tecnologias no posicionamento geodésico, como por exemplo o Sistema de Posicionamento Global (GPS) Geodésia A Geodésia é uma ciência que se ocupa do estudo da forma e tamanho da Terra no aspecto geométrico e com o estudo de certos fenômenos físicos relativos ao campo gravitacional terrestre, visando

Leia mais

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Astronomia Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Complete as lacunas: Os astros não estão fixos, mas realizam vários movimentos no espaço. Sua trajetória é chamada.

Leia mais

Estações do ano e Ritmos da vida

Estações do ano e Ritmos da vida Estações do ano e Ritmos da vida Ana Paula Souto 2013 1) Você pretende se mudar para Cuiabá (MT) e, para isso, vai alugar uma casa de 1 (um) dormitório nessa cidade, conhecida pelo seu clima quente. Depois

Leia mais

Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas. Prof. Bruno

Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas. Prof. Bruno Coordenadas Geográficas e Projeções Cartográficas Prof. Bruno Paralelos Linhas Imaginárias que cortam o mundo no sentido horizontal Latitude É a medida do ângulo dos Paralelos. Varia de 0 a 90 graus, de

Leia mais

Entrevista a Galileu Galilei

Entrevista a Galileu Galilei Escola Secundária Emidio Navarro 2009/2010 Disciplina: Físico-Quimica Entrevista a Galileu Galilei Trabalho realizado por: Cristiana Monteiro nº5 Francisco Pinto nº9 11ºCT2 Entrevista a Galileu Galilei

Leia mais

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE

COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE COLÉGIO JOÃO PAULO I GEOGRAFIA - EXERCÍCIOS 1ª PARCIAL V2 1ª SÉRIE Professor(a): Richard QUESTÃO 1 Considere a reprodução da obra intitulada La Escuela del Sur de autoria de Joaquin Torres García, artista

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 / 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

PAUTA DO DIA. Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação

PAUTA DO DIA. Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação PAUTA DO DIA Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação REVISÃO 1 Astronomia Ciência que estuda os astros e os fenômenos relacionados a eles. REVISÃO 1 Relaciona os fenômenos celestes aos fatos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10

Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano Lectivo 09/10 Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Avaliação Sumativa - Ciências Físico - Químicas 11.º Ano - Ano ectivo 09/10 Duração da Actividade: 90 minutos Data: 04/ 12 / 09 Responda com clareza às questões

Leia mais

A Geometria no Globo Terrestre.

A Geometria no Globo Terrestre. A Geometria no Globo Terrestre. 1. Introdução. Neste trabalho pretendemos desenvolver o estudo da esfera e seus elementos explorando sua associação com o globo terrestre. O estudo da posição relativa de

Leia mais

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. 1ª Parte Frequência

Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. 1ª Parte Frequência ISCTE Ano Lectivo 2005/2006 Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática Física Frequência / 2º Teste Duração: Frequência 3h, Teste 1h 30min. Não é permitido o uso de telemóveis durante

Leia mais

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir.

1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. 1. Um corpo arremessado tem sua trajetória representada pelo gráfico de uma parábola, conforme a figura a seguir. Nessa trajetória, a altura máxima, em metros, atingida pelo corpo foi de a) 0,52m. b) 0,64m.

Leia mais