Diagnóstico de conservação fotográfica: uma abordagem arquivística

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diagnóstico de conservação fotográfica: uma abordagem arquivística"

Transcrição

1 932 Diagnóstico de conservação fotográfica: uma abordagem arquivística Rita de Cássia de Matos Magueta Sindicato dos Bancários de Porto Alegre / Arquivo Histórico Sindbancários ritocamagueta@yahoo.com.br O material fotográfico O material fotográfico recebe um tratamento diferenciado dos demais documentos devido suas características físicas, pois apresenta, basicamente, duas camadas: uma, de suporte, e outra, portadora da imagem. (HENDRIKS, 2004, p. 1). O suporte pode ser de vidro, de metal, de papel ou de filme plástico. Nos últimos anos são utilizados os papéis resinados, que são recobertos com plástico em ambos os lados para facilitar o processamento e ao mesmo tempo reduzir o enrolamento. (KENNEDY; MUSTARDO, 2004). A camada adesiva transparente (o ligante) contém em suspensão no seu interior a substância formadora da imagem. Nas imagens em preto e branco (P&B), na grande maioria, a substância formadora da imagem consiste em minúsculas partículas de prata. (HENDRIKS, 2004). As imagens abaixo apresentam a estrutura fotográfica e suas camadas. Na Figura 1 inexiste a presença de resina que é visualizada na Figura 2. Figura 1: Estrutura fotográfica sem a presença de resina suporte de papel, barita, prata (substância formadora da imagem) e gelatina (ligante ou emulsão). Fonte: IMAGE PERMANENCE INSTITUTE, 2011.

2 933 Figura 2: Estrutura fotográfica com a presença de resina resina, suporte de papel, barita, prata (substância formadora da imagem) e gelatina (ligante ou emulsão). Fonte: IMAGE PERMANENCE INSTITUTE, Já nas imagens coloridas, com estrutura representada na Figura 3, há a presença de corantes orgânicos nas cores ciano, magenta e amarelo formados durante o processamento. (MOSCIARO, 2009, p. 24). Ou seja, existe material sensível em três diferentes camadas, sendo que cada uma sensível apenas a uma única cor. Sobre os corantes utilizados no processo cromogênico, Mosciaro (2009, p. 24) alerta que: o corante ciano é aquele que mais rapidamente se deteriora no escuro gerando imagens avermelhadas. O corante magenta, ao contrário, é o que mais esmaece se exposto à luz, gerando imagens com tom azulado. Figura 3: Estrutura demonstrando a presença das camadas fotográficas de imagem colorida resina, suporte de papel, resina, corantes (substância formadora da imagem) e gelatina (ligante ou emulsão). Fonte: IMAGE PERMANENCE INSTITUTE, Também a gelatina, o colódio e o albúmen (clara de ovo), foram utilizados na composição da segunda camada. Esta última utilizada no processo fotográfico histórico mais conhecido como albumina. A gelatina e a albumina possuem camada de proteína, o que interfere diretamente na sua preservação.

3 934 Para fotografias em papel, o albúmen foi o aglutinante de uso predominante durante a maior parte do século XIX, enquanto que a gelatina tem predominado nos últimos cem anos para ambos os materiais positivos e negativos. (MUSTARDO; KENNEDY, 2001, p. 7). Segundo Hendriks (2002) por apresentarem uma camada de proteína (gelatina ou albumina) que num ambiente seco, se contrai numa proporção que não é a mesma da base de papel, as fotografias tendem a se enrolar. Ou seja, em um ambiente de baixa Umidade Relativa (UR) ocorrerá o enrolamento do suporte. Já em um ambiente de alta UR, em uma situação em que as duas camadas absorvem umidade, o suporte se descontrai e desenrola. Características próprias das técnicas fotográficas também interferem em sua estabilidade, ocorrendo da mesma maneira com o processamento químico do momento do ato fotográfico. Porém a situação de deterioração ou esmaecimento da imagem é catalisada pelas condições ambientais as quais as fotografias são expostas. As atuais fotografias em cores, a maioria produzidas pelo chamado processamento cromogênico - isto é, os corantes nelas presentes são sintetizados na fotografia durante o processamento - são os primeiros agentes de cor conhecidos a esmaecer gradativamente no escuro. (HENDRIKS, 2004, p.3). Portanto, a longevidade da fotografia é determinada pela temperatura do ambiente, sendo que a UR nessas condições deve ser rigorosamente controlada. Também as fotografias P&B apresentam amarelecimento, formação de espelho de prata, oxidação entre outras deteriorações intrínsecas. Percebe-se que a cromia da fotografia é determinante para sua estabilidade física. Assim, o conhecimento da constituição do documento fotográfico possibilita determinar as condições ideais de acondicionamento e condições ambientais de guarda, mas também as antigas condições de guarda e manipulação. A conservação de documentos fotográficos A conservação fotográfica está relacionada com a tentativa de aumentar o tempo de vida dos objetos fotográficos, visto a fragilidade do suporte. Então, é necessário compreender o comportamento dos materiais custodiados nas instituições, para estabelecer procedimentos corretos para salvaguardá-los. (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002). Para Filippi, Lima e Carvalho, (2002, p. 12) a preservação de coleções

4 935 fotográficas tem merecido cada vez mais atenção e se configura como uma área de atuação relativamente nova dentro de museus, arquivos e instituições públicas e particulares. Tal visão de conservação, de forma mais abrangente, busca compreender o acervo como um todo. A partir da curadoria do acervo torna-se possível apontar caminhos a serem trilhados visando à conservação do suporte. Desta forma, a elaboração de um projeto é parte inerente para a intervenção documental e o conhecimento das características do acervo, quantidades, estado de conservação, são determinantes para o sucesso desta intervenção. O trabalho com o acervo fotográfico impõe reflexões, como por exemplo: a diversidade do conjunto de registros custodiados (negativos em preto & branco e em cores, fotografias em preto & branco e em cores, transparências, álbuns, objetos e outros); o estado de conservação geral e posterior análise das particularidades; o sistema de acondicionamento; manuseio; tipo de divulgação previsto bem como o acesso às imagens. (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002). Para que ocorra a intervenção é imprescindível que o profissional responsável identifique os materiais e técnicas fotográficas assim como os fatores de deterioração intrínseca e extrínseca da documentação fotográfica. Enquanto o primeiro diz respeito aos materiais do processo fotográfico, visto anteriormente, o segundo refere-se às condições do ambiente de guarda ou depósito da documentação. Estes fatores, entre eles as condições de guarda, o manuseio, os materiais adequados, são assuntos recorrentes em inúmeros trabalhos de conservação fotográfica 1. Relacionado ao controle do ambiente de depósito de documentação, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) sugere: Armazenar os acervos de fotografias, [...] em condições climáticas especiais, de baixa temperatura e umidade relativa, obtidas por meio de equipamentos mecânicos bem dimensionados, sobretudo para a manutenção da estabilidade dessas condições, a saber: fotografias em preto e branco: T 12ºC +- 1ºC e UR 35% +- 5%; fotografias em cor: T 5ºC +- 1ºC e UR 35% +- 5% [...]. (CONARQ, 2005, p. 13). As autoras Filippi, Lima e Carvalho (2002) indicam a umidade relativa do ar e a temperatura como os principais pontos a serem observados. Isto porque combinadas estimulam reações químicas na fotografia. A alta temperatura causa a dilatação dos corpos, facilitando assim a entrada de UR. No caso da fotografia, a gelatina se expande, amolece, a umidade penetra e a emulsão se desestabiliza e enfraquece, causando 1 Entre as publicações sobre o tema conservação fotográfica, ver: Lacerda (2004), Hendriks (2004), Pavão (2004), como também as publicações da FUNARTE, especificamente no Caderno Técnico N. 2.

5 936 manchas, esmaecimentos, rasgos e rupturas às vezes irrecuperáveis. (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002, p. 37). O diagnóstico em acervos fotográficos Como procedimento metodológico, o diagnóstico tem o sentido de identificação dos problemas através dos sinais apresentados. Segundo Valverde, o objetivo de um diagnóstico do estado de conservação das coleções é determinar a natureza, as características físicas das imagens que a compõem, seu nível de deterioração e as possíveis causas deste. (VALVERDE, 2000 apud MOSCIARO, 2009, p. 6). A partir disso, pode-se afirmar que o trabalho de diagnóstico dentro de acervos está ligado ao conhecimento das condições da documentação visando o desenvolvimento de soluções apropriadas e sustentáveis para os problemas identificados. De tal modo, é um dos primeiros passos para a realização de um projeto de organização no acervo fotográfico, na medida em que determina as características e a quantidade da documentação a ser organizada e o mapeamento dos problemas relativos ao seu estado de conservação. (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002, p. 13). 2 Segundo Baruki e Coury (2004, p. 1) a correta identificação do processo utilizado e da estrutura (materiais do suporte, ligante e substância formadora da imagem) vai determinar a proposta de tratamento e o tipo de acondicionamento e guarda. O levantamento desses dados é fundamental para definir cronograma, equipe e custos do projeto. Também é o momento oportuno para definir o perfil do usuário para o qual está se organizando o acervo. Tais dados influenciarão quanto aos instrumentos de pesquisa e formas de acesso à documentação. (FILIPPI; LIMA; CARVALHO, 2002). Para esta tarefa é indicada a aplicação da ficha de conservação de forma individual. Esta deve registrar o processo em questão, se negativo ou positivo, se P&B ou em cores, a data, a dimensão, as condições de acondicionamento e embalagem, ou seja, todos os dados sobre o documento. No entanto, a realidade dos acervos, e o montante de itens a serem diagnosticados, induzem a um levantamento geral das condições. No Brasil existem instituições que recomendam ações e elaboraram normas para o tratamento da documentação fotográfica. O CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça é o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Produziu as Recomendações para a Produção e o Armazenamento 2 Outra metodologia é o Diagnóstico em Conservação Preventiva, criado para compreensão das condições do acervo como um todo, porém, identificando as áreas com maior risco de perda da informação. Com isso, prioriza ações a partir das condições ambientais na tentativa de implementar uma política de preservação.

6 937 de Documentos de Arquivo que trazem indicações gerais sobre o armazenamento de documentos em diversos suportes, incluindo o documento fotográfico. O Arquivo Público do Estado de São Paulo em sua publicação Como fazer, volume Como tratar coleções fotográficas, apresenta aspectos teóricos e metodológicos, a fim de permitir a intervenção em acervos fotográficos visando à conservação do documento, e deste modo capacitar os profissionais da área de conservação. A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), particularmente o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) criou os Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica. Em várias edições, abordam o trabalho técnico com acervos fotográficos. A partir da pesquisa destas instituições, foi realizado um estudo do acervo fotográfico do Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (AHSBPOA) utilizando o instrumento apresentado no Caderno Técnico Nº 6, do CCPF da FUNARTE, para o diagnóstico e, posteriormente, a análise da ficha de diagnóstico aplicada na instituição. Os Cadernos Técnicos podem ser considerados uma súmula de recomendações nacionais e internacionais sobre a conservação de documentos fotográficos. Percebe-se que suas recomendações são próximas às indicadas pelo CONARQ. Deste modo, a ficha de diagnóstico, apresentada no Caderno nº 6, bem como as recomendações para esta importante tarefa, foram determinantes para a escolha deste material como embasamento teórico e prático para esta pesquisa. Por outro lado, esta escolha está ligada a escassez, no âmbito nacional, de normas e recomendações arquivísticas sobre a conservação de acervos fotográficos, limitando, assim, a escolha de instrumentos de aplicação para o diagnóstico. O Arquivo Histórico Sindicato dos Bancários de Porto Alegre O AHSBPOA abriga o acervo do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (Sindbancários). Criado em 1933, o Sindicato têm em sua história aspectos relevantes do desenvolvimento social regional e nacional. O Arquivo possibilitou a salvaguarda de documentos pertencentes à história do novo Sindicalismo no Rio Grande do Sul, as ações do movimento de redemocratização na década de 1980, o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, as manifestações contrárias ao modelo neoliberal durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre outros tantos testemunhos. A intervenção arquivística na massa documental do Sindbancários ocorreu na década de 1990, com o projeto de criação do Centro de Memória Bancária que resultou na recuperação da história institucional por meio do acúmulo de fontes primárias, entre outras ações. Apesar do projeto não ter sido efetivado, é considerado os primórdios do

7 938 Arquivo Histórico do Sindicato dos Bancários. Contudo, somente em 2007, a gestão do Sindicato retomou o projeto de criação de seu espaço de memória. No ano seguinte iniciou o trabalho técnico de organização do acervo e de um espaço específico para o Arquivo Histórico, buscando o desenvolvimento de política de ingresso de bens relativos à memória do Sindicato, bem como resgatar documentos, sob quaisquer formatos, que testemunhem sua trajetória, seja de caráter arquivístico, museológico ou bibliográfico. Como parte do acervo do Sindbancários, ainda em fase de organização, existe os gêneros documentais: textuais, videográficos, fotográficos, periódicos, iconográficos, entre outros. O acesso aos conjuntos documentais pode ser realizado por meio de uma base de dados 3, já disponível e periodicamente atualizada, e a consulta aos originais pode ser realizada a partir de agendamento prévio. Para controlar e dar acesso às descrições documentais, o AHSBPOA implantou o sistema Archon, software de código aberto para gestão de fundos e coleções arquivísticas, desenvolvido com objetivo de atender as necessidades descritivas e de acesso em pequenos ou médios acervos institucionais e acadêmicos, utilizando as normas para descrição em arquivos. Diagnóstico e análise do acervo fotográfico do AHSBPOA O acervo fotográfico do AHSBPOA contém, aproximadamente, 16 mil fotografias em suporte papel, resultado da acumulação de documentos referente aos eventos da categoria bancária e eventos político-sociais de caráter regional e nacional. Em relação às características físicas do material fotográfico, verificou-se suportes em várias dimensões, sendo que em maior quantidade os formatos 18x13 cm, para as imagens da década de 1980, e 10x15 cm para as imagens da década de 1990 e Existem outros formatos, porém em quantidade reduzida. Quanto aos processos fotográficos, pode-se citar, entre os principais, a presença do processo cromogênico e P&B. Estipula-se que a proporção de fotos P&B e colorida está em torno de 70% e 30%, respectivamente. Também foi verificada a presença de cópias sobre papel. De forma geral, constatou-se a presença de imagens com o desgaste do tempo, implícito aos processos, e outras danificadas pelo manuseio incorreto. Apresentam assim rasgaduras no suporte, algumas com perda de suporte e emulsão, inscrições a caneta e a lápis no verso, carimbos, enxerto com colagem de adesivos em que alteram o contexto da imagem, porém são casos singulares. O acervo também é alvo da ação de fungos e bactérias. As imagens apresentam a camada de gelatina visivelmente alterada, assim 3 A consulta à base de dados pode ser feita pelo site:

8 939 como a presença de manchas marrons no verso do papel fotográfico. Quanto ao armazenamento, averiguou-se que as fotografias do AHSBPOA estão acondicionadas em local separado do material textual, localizado em uma reserva a parte, em armários e estantes de aço. Até o momento inexiste o controle da UR e temperatura da documentação. Há apenas uma monitoria manual de temperatura e umidade, o que confirma a condição das imagens encontradas no acervo do AHSBPOA. Como exemplo, nota-se algumas imagens com a presença de pontas ressecadas, o que leva à perda de suporte; situação, provavelmente relacionada com a variação de temperatura no local de guarda. Outros indícios da deterioração da emulsão são os fungos presentes na gelatina e suporte fotográfico; a presença de manchas amarelas na imagem; o esmaecimento da imagem; situações ligadas ao aumento da UR do ar. Contudo, as características da documentação do acervo - fotografias sem camada de resina - apontaram para um rigoroso controle da UR e temperatura. Isto porque a tendência ao enrolamento é maior do que a documentação com camada de resina, como visto anteriormente. O diagnóstico foi realizado a partir dos procedimentos e materiais recomendados pela edição Nº 6 dos Cadernos Técnicos do CCPF. Entre as recomendações estão: ambiente limpo e arejado, área destinada a este fim e apropriada ao formato e quantidade do material, cuidados com a segurança do material, entre outras recomendações. (MOSCIARO, 2009). Para fins de amostragem para a pesquisa, o Dossiê Meridional foi o conjunto documental escolhido para o diagnóstico. Sua escolha ocorreu pela particularidade da documentação, na medida em que foi reunido a partir do assunto Banco Meridional. Este dossiê contextualiza o episódio de luta da categoria bancária que vai desde a criação do banco estatal, (fato inédito até então na América Latina) até as campanhas contra sua privatização, compreendendo o período da década de 1980 até o final da década de Antes de sua análise, é importante entender que dossiê é uma unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto (ação, evento, pessoa, lugar, projeto). (D.T.A. p. 71). Como visto anteriormente, os documentos analisados são processos contemporâneos de fotografia, dessa forma, houve a necessidade de adaptação da ficha de diagnóstico apresentada pela publicação da FUNARTE (MOSCIARO, 2009, p.38). Isso porque, constatou-se que no modelo do CCPF, os processos chamados históricos foram apresentados em detrimento dos contemporâneos. A adaptação da ficha priorizou a documentação custodiada no AHSBPOA e também o conjunto documental a ser analisado. Como medida de contenção de informações, evitando o prolongamento do instrumento, o campo Outros foi colocado como estratégia

9 940 para o surgimento de informações não presentes no modelo da ficha. Alerta-se ao fato que a identificação dos processos, realizada por meio do exame visual direto, permite a observação da superfície da fotografia em busca de características correspondentes a cada processo, porém, é primordial que o profissional responsável tenha conhecimento dos processos fotográficos. De outra forma, as decisões futuras a serem tomadas podem estar equivocadas em relação à constituição do material e suas características de preservação. Aplicação da ficha de diagnóstico no Dossiê Meridional Nesta parte é destinada a apresentação dos campos utilizados para o diagnóstico, bem como dados coletados. A aplicação do instrumento de diagnóstico iniciou-se com o preenchimento do primeiro item da Ficha, o Nome da Instituição, disposto no cabeçalho. Localizado logo após esta informação está o Nº de Itens do Acervo. Optou-se por este campo, por tratarse de uma análise parcial do acervo; no caso da pesquisa em questão; logo o montante total dá a idéia de que de fato foi diagnosticado. Como informado anteriormente, o acervo é constituído de aproximadamente 16 mil itens. Assim, as informações subseqüentes, como Conjunto Documental a ser Diagnosticado e o Nº total de Itens, estão relacionadas a esta parcela escolhida. Verificou-se que o Dossiê Meridional é composto por 319 itens. No caso da realização futura de um diagnóstico completo da documentação, os últimos campos citados poderão ser suprimidos, sem alteração do restante do conteúdo. O momento seguinte se refere à Quantidade e Formato das fotografias. Esta parte está dividida em Fotos Avulsas e Fotos em Álbum. Ainda dentro das fotos avulsas, existe a informação Com Suporte ou Sem Suporte. Atribui-se esta informação às fotos com e sem suporte secundário. Constatou-se que o Dossiê Meridional é composto por 319 fotografias avulsas sem suporte secundário. Na seqüência, analisou-se os Processos Fotográficos. Nele há divisão entre P&B, com o processo Gelatina-prata ; e Color, com o processo cromogênico. A colocação do campo Outros abre possibilidade para outros processos representados em pequeno número. Nesse momento, aliou-se a análise visual das fotografias com a datação do conjunto documental, entre as décadas de 1980 e Dessa forma, eliminou-se processos externos ao período histórico das imagens, diminuindo a possibilidade de erro na classificação. Utilizou-se como material de suporte à classificação dos processos fotográficos o Graphics Atlas disponibilizado no site do Image Permanence Institute (IPI). Este é um

10 941 recurso online altamente informativo quanto à identificação da impressão e características do material fotográfico. Possibilita a comparação entre materiais, análise de suas camadas, descrição das características dos processos fotográficos, históricos e contemporâneos. Ou seja, uma ferramenta indispensável para a identificação dos processos fotográficos, logo, do diagnóstico. Partindo desta análise, pode-se afirmar que a maioria das imagens do Dossiê Meridional é de papel não resinado com a presença da fibra. Tal identificação se deve a facilidade de escrita a lápis no seu verso da imagem. O dossiê também apresenta fotografias com papel resinado, porém em menor quantidade. Em ambas, há a presença da camada de barita. Para auxílio na visualização desta camada, utilizou-se uma lupa de magnificação de 30x. Nela não foi possível visualizar as fibras do papel fotográfico. A partir destas análises ressalta-se que o acervo do AHSBPOA não possui imagens de processos históricos, e sim contemporâneos. Na ficha de diagnóstico, referente às Dimensões Predominantes, relacionouse às dimensões a partir da maior quantidade até a menor quantidade apresentada. De forma expressiva verificou-se a existência de imagens de dimensão 9x14 cm, com total de 127 fotografias, seguida pela dimensão 12x18 cm, com 105 fotografias. Constatouse, também, a presença das dimensões 18x24 cm, com 30 fotografias, e 10 x15 cm, com 7 fotografias. Segundo Mosciaro (2009, p. 34) não é possível planejar o tipo e a quantidade de acondicionamento a serem adquiridos sem o conhecimento e quantificação dos formatos. Constatou-se que inexistem no acervo fotografias digitais, diapositivos e negativos. Sobre as Características de Deterioração apresentadas na documentação pertencentes ao Dossiê Meridional, adverte-se quanto à presença de: sujidade, abrasões, ataque de fungos, rasgos, perfurações, manchas, emulsão deteriorada, esmaecimento, ondulações, espelhamento, perda de suporte. Verificou-se outros aspectos de deterioração como presença de carimbos, escritas de caneta, fita adesiva e fita dupla face no verso das fotografias. O campo Forma de Acondicionamento Existente, indica a forma como a documentação foi encontrada. No caso do Dossiê Meridional, verificou-se que as fotografias estavam acondicionadas em uma caixa de arquivo de papelão separadas e identificadas por papel almaço sem pauta. Atualmente encontram-se acondicionadas em pastas suspensas, Quanto ao Mobiliário, constatou-se que as imagens estavam dispostas em estantes de aço. O mobiliário inadequado pode liberar gases que prejudicam as fotografias, como no caso de móveis feitos de madeira ou cobertos com tinta. Atualmente estão guardadas em arquivos de aço.

11 942 Referente à Localização do Acervo, verificou-se que as instalações do AHSBPOA apresentam as seguintes características: edifício próximo a grandes avenidas; próximo a estacionamentos; a sala possui muitas janelas; próximo a paredes que recebem calor; próximo a paredes com tubulações. Na alternativa Outros, averiguou-se que as instalações ficam próxima ao Lago Guaíba e que as janelas não possuem vedação consistente contra o sol, permitindo uma luminosidade excessiva em determinados horários. As questões apontadas acima são fundamentais para compreender as razões do estado de conservação das fotografias, pois explicitam os principais fatores de deterioração. Os questionamentos apresentados em Outras Questões Relevantes também proporcionam um rápido panorama quanto às ações empregadas na conservação do AHSBPOA, principalmente quanto ao acervo fotográfico, foco desse trabalho. Durante a pesquisa, constatou-se a preocupação da equipe gestora do AHSBPOA na busca de soluções à conservação da documentação. Assim, procuram através de ações de divulgação do acervo e da instituição os meios e recursos para, futuramente, desenvolver estratégias de conservação dos registros fotográficos. Conclusão O diagnóstico de um acervo fotográfico constitui-se em um desafio para a instituição, pois é o momento de (re)conhecimento do acervo, mas também de exposição de suas fragilidades. Apesar disso, estas informações se mostram parte primordial da intervenção arquivística visando à conservação da documentação. Entre a bibliografia estudada, as recomendações de preservação do CONARQ apresentam sugestões para produção e armazenamento de múltiplos suportes documentais. Estas sugestões estão relacionadas com as demais referências pesquisadas para conservação de fotografia, principalmente quanto ao controle do ambiente de depósito. Porém, percebese a carência de recomendações arquivísticas que atendam a complexidade do documento fotográfico. Os manuais e recomendações enfatizam a conservação de documentos textuais em detrimento dos documentos fotográficos. Contudo, a pesquisa em outras recomendações oportuniza um cruzamento de informações, possibilitando, durante o trabalho, uma complementação na proposta de conservação para o AHSBPOA. A elaboração de uma ficha de diagnóstico própria ao acervo da instituição, partindo do referencial teórico e metodológico desenvolvido pelo CCPF da FUNARTE, está relacionada à contemplação de processos fotográficos históricos em detrimento dos processos contemporâneos. A presença do campo Outros, bem como a apresentação dos processos contemporâneos e análise do material fotográfico presente no Caderno

12 943 Técnico Nº 6, ameniza a falta de dados e possibilita a construção de uma ficha que atenda as características da instituição diagnosticada. Dessa forma, verifica-se que a ficha de diagnóstico está relacionada à realidade de cada instituição, aos tipos de processo que esta custodia, podendo ser construída uma ferramenta própria para análise. A análise de um conjunto documental pertencente ao acervo do AHSBPOA possibilitou a aplicação da metodologia sugerida pelo CCPF da FUNARTE, como também um aprofundamento no estudo das técnicas fotográficas e procedimentos de conservação de forma prática. Assim, a utilização do Grafics Atlas, disponibilizado pelo site do IPI, permite a aproximação da documentação com uma das principais fontes de identificação de processos fotográficos, o que, de fato, enriqueceu a pesquisa. Percebe-se como aspecto positivo da realização de um diagnóstico de conservação em arquivo fotográfico, o conhecimento aprofundado do acervo e de suas necessidades de intervenção para conservação. Contudo, para o planejamento de ações concretas de conservação do acervo, é necessária a realização de um diagnóstico completo do ambiente de guarda, quantificação a partir dos formatos, cautela à definição dos processos fotográficos. A ficha de diagnóstico, proposta para este trabalho, apresenta subsídios suficientes para promover este aprofundamento, tanto no AHSBPOA quanto em instituição custodiadora de acervo com características semelhantes. Assim, no caso do AHSBPOA, poderão ser empregados esforços e verbas, oriundas da instituição e de projetos culturais, para o acondicionamento de materiais nas condições verificadas, tanto no que se refere à quantidade e formato dos suportes, quanto pelas características intrínsecas do documento fotográfico. Portanto, o diagnóstico é uma etapa importante para adotar procedimentos visando à preservação do acervo, na medida em que direciona a intervenção arquivística promovendo um planejamento consciente das ações de conservação, reduzindo custos e o retrabalho da intervenção arquivística. Enfim, a partir do que foi apresentado até o momento, este trabalho serve de parâmetro para analisar a situação da conservação do restante do acervo fotográfico custodiado na instituição. Para a realização do diagnóstico de conservação completo do acervo fotográfico, é necessário uma pesquisa e aprofundamento sobre o tema, na medida em que a literatura e recomendações da área apresentam lacunas informacionais. Acredita-se ser necessário, também, o aprofundamento da análise até então desprendida ao acervo fotográfico da instituição. Somente assim, será possível realizar o planejamento da intervenção arquivística visando à conservação das fotografias do AHSBPOA.

13 944 REFERÊNCIAS ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo. Disponível em < Acesso em: 2 out BARUKI, Sandra; COURY, Nazareth. Treinamento em conservação fotográfica: a orientação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE. 3. ed. Ministério da Cultura: FUNARTE, (Caderno Técnico, 1). CLARK, Susie; FREY, Franziska. Care of photographs. European Commission on Preservation and Access. [S. l.: s.n.], CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, Disponível em < sys/start.htm?tpl=home>. Acesso em: 2 out DICIONÁRIO de Terminologia Arquivística. São Paulo: Associação dos Arquivistas Brasileiros, Secretaria Estadual da Cultura, FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografia. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial do Estado, (Projeto como fazer, 4) FUNARTE (Brasil). Caderno Técnico de Conservação Fotográfica. Disponível em: < Acesso em: 25 jun HENDRIKS, Klaus B. Armazenagem e manuseio de materiais fotográficos. 3. ed. Ministério da Cultura: FUNARTE, (Caderno Técnico, 4). IMAGE PERMANENCE INSTITUTE. Grafics Atlas. Disponível em < graphicsatlas.org/>. Acesso em 15 ago LACERDA, Aline Lopes de. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockeffeller durante o combate a febre amarela no Brasil. São Paulo: USP, Tese (Programa de Pós-Graduação em História Social) Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. MOSCIARO, Clara. Diagnóstico de conservação em coleções fotográficas. Ministério da Cultura: FUNARTE, (Caderno Técnico, 6). MUSTARDO, Peter; Kennedy, Nora. Preservação de fotografias: método básico para salvaguardar suas coleções. Trad. Olga de Souza Mander. 2. ed. Rio de Janeiro: Arquivo

14 945 Nacional, Preservação de fotografias: métodos básicos para salvaguardar suas coleções. 3. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, (Caderno Técnico, 2). PAVÃO, Luis. Conservação de coleções de fotografia. Lisboa: Dinalivro, Conservação de fotografia: o essencial. 3 ed. Ministério da Cultura: FUNARTE, (Caderno Técnico, 3). SOUZA; ROSARO; FRONER. Roteiro de avaliação e diagnóstico de conservação preventiva. Belo Horizonte:LACICOR EBA UFMG, (Tópicos em conservação preventiva; 1).

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação

Leia mais

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia.

Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação e digitalização de coleções de fotografia. Luis Pavão Limitada Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150 274 Lisboa Telefone e Fax: 218 126 845 Site: www.lupa.com.pt Fundada em 1982, a Luis Pavão Limitada é hoje a empresa de referência em Portugal na conservação

Leia mais

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa

3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de pesquisa Escolher o tipo de pesquisa a ser utilizado é um passo fundamental para se chegar a conclusões claras e responder os objetivos do trabalho. Como existem vários tipos

Leia mais

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software

3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software 3. Fase de Planejamento dos Ciclos de Construção do Software A tarefa de planejar os ciclos de construção do software pode partir de diretrizes básicas. Estas diretrizes visam orientar que os ciclos de

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO ORIENTAÇÕES PARA MENSURAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTUAIS

DEPARTAMENTO DE ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO ORIENTAÇÕES PARA MENSURAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTUAIS DEPARTAMENTO DE ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO SISTEMA DE ARQUIVOS DO ESTADO ORIENTAÇÕES PARA MENSURAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTUAIS Porto Alegre, janeiro de 2011. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 2 DOCUMENTAÇÃO ACONDICIONADA

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais

III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais III SEMINÁRIO EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Desafios Educacionais DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA E TABELA PERIÓDICA PARA DEFICIENTES VISUAIS COSTA CURTA, Letícia 1 PASSOS, Ligiany Rodrigues 2 SANTOS, Bruna Rafaella

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO

POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA BIBLIOTECA GOVERNADOR RIBAMAR FIQUENE POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA COLEÇÃO São Luís 2000 FACULDADE ATENAS MARANHENSE - FAMA BIBLIOTECA GOVERNADOR RIBAMAR

Leia mais

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância.

Palavras-chave: Metodologia da pesquisa. Produção Científica. Educação a Distância. XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - ENID Universidade Federal da Paraíba De 26 a 28 de novembro de 2013 A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFPB: UMA ANÁLISE DOS RESUMOS DAS MONOGRAFIAS

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário

CADERNOS DE INFORMÁTICA Nº 1. Fundamentos de Informática I - Word 2010. Sumário CADERNO DE INFORMÁTICA FACITA Faculdade de Itápolis Aplicativos Editores de Texto WORD 2007/2010 Sumário Editor de texto... 3 Iniciando Microsoft Word... 4 Fichários:... 4 Atalhos... 5 Área de Trabalho:

Leia mais

Fanor - Faculdade Nordeste

Fanor - Faculdade Nordeste Norma 025: Projeto de Avaliação Institucional Capítulo I Disposições Gerais A avaliação institucional preocupa-se, fundamentalmente, com o julgamento dos aspectos que envolvem a realidade interna e externa

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima

Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. Weverton Santos de Jesus João Paulo Mendonça Lima Aula 8 ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA META Apresentar e descrever a construção de um projeto de pesquisa e seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais; OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno

Leia mais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais

CÓPIA MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais Fl. 2 MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Administrativo de Recursos Fiscais PORTARIA CARF Nº 64, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho Administrativo de Recursos

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos

08/05/2009. Cursos Superiores de. Prof.: Fernando Hadad Zaidan. Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa. Objetivos gerais e específicos Faculdade INED Cursos Superiores de Tecnologia Disciplina: PIP - Projeto Integrador de Pesquisa Objetivos gerais e específicos Objetivo resultado a alcançar; Geral dá resposta ao problema; Específicos

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

A Prática da Gestão do Conhecimento em uma Empresa Brasileira

A Prática da Gestão do Conhecimento em uma Empresa Brasileira A Prática da Gestão do Conhecimento em uma Empresa Brasileira José Renato S. Santiago Junior Cenário Atual As empresas gastam parte significativa de seu tempo no planejamento e desenvolvimento de atividades,

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR

Sistema de Gerenciamento de Projetos V 1.01 MANUAL DO COORDENADOR Roteiro para utilização do GEP Versão de referência: GEP V1.00 Índice analítico I Apresentação... 2 I.1 Controles básicos do sistema;... 2 I.2 Primeiro acesso... 2 I.3 Para trocar a senha:... 3 I.4 Áreas

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Departamento de Patologia Básica Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (TÍTULO DO PROJETO) Mestrando/Doutorando: Orientador:

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO:

PROJETO DE EXTENSÃO TÍTULO DO PROJETO: PROJETO DE ETENSÃO TÍTULO DO PROJETO: Educação nutricional para promoção de uma alimentação saudável NATUREZA: ( ) Pesquisa ( x) Extensão / Local: Fundação Metodista DOCENTES: Titular: ( ) Doutor ( x )

Leia mais

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados.

Manual de Operação. Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Manual de Operação Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. SUMÁRIO 1. Informações Gerais...7 1.1 EasyPass... 7 1.2 Observações... 8 2. Conceitos Básicos...10 2.1 Captura de Imagem...10 2.2 Crop...10

Leia mais

RGF SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA SISARQ SISTEMA DE CONTROLE DE ARQUIVO DESLIZANTE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO

RGF SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA SISARQ SISTEMA DE CONTROLE DE ARQUIVO DESLIZANTE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO RGF SISTEMAS DE INFORMÁTICA LTDA SISARQ SISTEMA DE CONTROLE DE ARQUIVO DESLIZANTE PARAÍSO DO TOCANTINS-TO 2 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 3 1 ESTRUTURA DE ARQUIVOS DESLIZANTES... 5 1.1 Módulos... 8 1.2 Face...

Leia mais

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica

Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica Monitoria como instrumento para a melhoria da qualidade do ensino em Farmacotécnica MORAIS, W. A. 1 ; SOARES, D. S. 2 ; BARBOZA, I. R. 3 ; CARDOSO, K. O. A 4 ; MORAES, D. A. 5 ; SOUZA, F. V. A 6. Resumo

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ALINE DÉBORA DA SILVA ROSILENE MARIA DIAS MACHADO TICIANA COSTA PROJETO

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade

A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade A Organização da Atenção Nutricional: enfrentando a obesidade Introdução Há cerca de 20 anos, a Secretaria de Saúde de um grande município começou a desenvolver e implantar iniciativas relacionadas à Alimentação

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória

1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 1) Nome do Projeto Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Município de Vitória 2) Caracterização da Situação Anterior O Plano de Cargos e Carreira é um estímulo para o servidor. O último plano de Cargos,

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP Campus São Paulo AS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS O componente curricular denominado Atividades Acadêmico-Científico- Culturais foi introduzido nos currículos

Leia mais

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização

Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Reduzindo o lead time no desenvolvimento de produtos através da padronização Lando T. Nishida O prazo ou lead time desde a concepção do produto até o lançamento no mercado é um dos fatores mais importantes

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

FESTIVAL FUNDAÇÃO DAS ARTES DE TEATRO ESTUDANTIL 2016

FESTIVAL FUNDAÇÃO DAS ARTES DE TEATRO ESTUDANTIL 2016 FESTIVAL FUNDAÇÃO DAS ARTES DE TEATRO ESTUDANTIL 2016 REGULAMENTO 1. INSTITUIÇÃO E OBJETO 1.1. A Fundação das Artes de São Caetano do Sul é uma instituição pública da Administração Indireta da Prefeitura

Leia mais

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os

Revista Perspectiva. 2 Como o artigo que aqui se apresente é decorrente de uma pesquisa em andamento, foi possível trazer os OS SABERES CIENTÍFICOS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: continuidades e descontinuidades na produção acadêmica recente. CAMPOS, Mariê Luise Campos UFSC mariecampos10@gmail.com eixo: Educação e Infância / n.

Leia mais

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014

ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014 ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES INICIAIS ACERCA DA PRODUÇÃO DE 2006 A 2014 Jéssica Lino Borges 1 geminhas_lin@hotmail.com Ana Lúcia Cardoso 2 anc@unesc.net

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares

Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares Teste de Software: Um Breve Estudo do Importante Processo no Desenvolvimento de Softwares André Assis Lôbo de Oliveira Francisco Guerra Fernandes Júnior Faculdades Alves Faria, 74445190, Brasil andrelobin@hotmail.com,

Leia mais

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria

PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR. Automotiva Indústria PERFIL DE JUNÇÃO REHAU VEDAR, UNIR, DESTACAR www.rehau.com.br Construção Automotiva Indústria DESIGN PARA MÓVEIS DA REHAU: SOLUÇÕES INOVADORAS DE SISTEMAS NO MESMO LOCAL A REHAU se estabeleceu como a principal

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO

RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS RESUMO RESULTADOS E EFEITOS DO PRODOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS Elisabete Duarte de Oliveira e Regina Maria de Oliveira Brasileiro Instituto Federal de Alagoas

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.

CDV. GID Desmanches. Manual do Usuário. Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com. CDV GID Desmanches Manual do Usuário Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br Sumário Administração... 1 Favoritos... 12 Fornecedor... 21 Cadastro...

Leia mais

Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH

Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH Política de desenvolvimento do acervo DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE - FACISABH Belo Horizonte 2014 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA

Leia mais

SGA. Sistemas de gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental 07/04/2012

SGA. Sistemas de gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental. Sistemas de gestão ambiental 07/04/2012 Sistemas de gestão ambiental SGA Um sistema de gestão ambiental pode ser definido como uma estrutura organizacional que inclui responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos necessários

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS

INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS INFORMAÇÕES AOS COMITÊS E FRANQUEADOS Este material tem o objetivo de fornecer aos comitês regionais e setoriais do PGQP, e a seus franqueados, informações atualizadas sobre o SAG e orientações para a

Leia mais

Art. 3ºO mestrado profissional é definido como modalidade de formação pósgraduada stricto sensu que possibilita:

Art. 3ºO mestrado profissional é definido como modalidade de formação pósgraduada stricto sensu que possibilita: PORTARIA NORMATIVA Nº 7, DE 22 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades

Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações. Função e Finalidades Arquivo Central da Fundação Getúlio Vargas e suas Reformulações Afaria Hilda raro de Araújo* Veria Leoailda Reis da Silva** Função e Finalidades dministração dos documentos recebidos e produzidos pela

Leia mais

NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO NÚCLEO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Joseli Almeida Camargo 1 Marlene Perez 2 Célia Finck Brandt 3 José Trobia 4 Gina Maria Bachmann

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF Introdução 1. O Estado do Piauí celebrou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em 22 de outubro de 2010, o Contrato

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. 1 PreSal (definição do site da empresa Petrobras consultado em 28/08/2010): O termo pré-sal

1. INTRODUÇÃO. 1 PreSal (definição do site da empresa Petrobras consultado em 28/08/2010): O termo pré-sal 23 1. INTRODUÇÃO A produção de grandes quantidades de produtos inutilizáveis, os resíduos como conhecemos atualmente, foi o primeiro indício real de que a Revolução Industrial implicaria na produção de

Leia mais

3 Gerenciamento de Projetos

3 Gerenciamento de Projetos 34 3 Gerenciamento de Projetos Neste capítulo, será abordado o tema de gerenciamento de projetos, iniciando na seção 3.1 um estudo de bibliografia sobre a definição do tema e a origem deste estudo. Na

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP

MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI - INTEGRADOR FAN CEUNSP Salto 2010 MANUAL DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR TI / INTEGRADOR 0 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 TRABALHO INTERDISCIPLINAR (TI)... 3 ORGANIZAÇÃO...

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

Orientações para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS

Orientações para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS Orientações para elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS Luís Eduardo Magalhães-BA Março/2015 Werther Brandão Secretário Municipal de Saúde Luziene de Souza Silva

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Programa de Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Controladoria Aline Fernanda de Oliveira Castro Michelle de Lourdes Santos A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Pesquisa Bibliográfica Etapas do Trabalho de Pesquisa

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2013 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

Manual de. Estágio Curricular Supervisionado. Bacharelado

Manual de. Estágio Curricular Supervisionado. Bacharelado 1 Manual de Estágio Curricular Supervisionado Bacharelado 2 APRESENTAÇÃO O Manual de Estágio Curricular Supervisionado está organizado de forma objetiva e prática, buscando definir informações e conceitos

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

Abordagem simples aos modos de falha com recurso a um software de organização e gestão da manutenção

Abordagem simples aos modos de falha com recurso a um software de organização e gestão da manutenção Abordagem simples aos modos de falha com recurso a um software de organização e gestão da manutenção Marcelo Batista (1), José Fernandes (1) e Alexandre Veríssimo (1) mbatista@manwinwin.com; jcasimiro@navaltik.com;

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Preservação Documental

Preservação Documental Preservação Documental O acesso e a preservação são duas funções vitais dos Centros de Documentação, mas muitas vezes são antagônicas. A primeira, entendida aqui como a possibilidade de consulta, como

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO E TRABALHO COMPLETO DO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Expandido ou Trabalho

Leia mais

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCENDGEOCPLIC01-P ENSINO À DISTÂNCIA DE CARTOGRAFIA PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA José Yure Gomes dos Santos (1), Jefferson José Gonçalves Sales (1), Richarde Marques da Silva (3), Maria de Fátima Ferreira

Leia mais

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas

Inovação aberta na indústria de software: Avaliação do perfil de inovação de empresas : Avaliação do perfil de inovação de empresas Prof. Paulo Henrique S. Bermejo, Dr. Prof. André Luiz Zambalde, Dr. Adriano Olímpio Tonelli, MSc. Pamela A. Santos Priscila Rosa LabGTI Laboratório de Governança

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Soma. Paulo Roberto Guimarães Junior

Soma. Paulo Roberto Guimarães Junior Soma Paulo Roberto Guimarães Junior Observatório Nacional de Segurança Viária. Rua 9 de Julho, 1953 - Vila Georgina - Cep: 13.333-070 - Indaiatuba SP Telefone: (19) 3801.4500 E-mail: onsv@onsv.org.br SÍNTESE

Leia mais

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros

Diagrama de fluxo de dados na Plataforma Vicon SAGA. Terminologias de bancos de dados: Banco de Dados, Tabela, Campos, Registros Exercício Objetivo Aplicativo Exercício para ambientação com Sistemas de Informação e Bancos de Dados. O usuário criará modelará um banco de dados aplicado ao contexto de desastres; realizará cadastros

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos.

Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. Módulo 9 A Avaliação de Desempenho faz parte do subsistema de aplicação de recursos humanos. 9.1 Explicações iniciais A avaliação é algo que faz parte de nossas vidas, mesmo antes de nascermos, se não

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS

SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS SISTEMA DE SERVIÇOS DE INFRA-ESTRUTURA DA UFRGS Instituição: UFRGS Autores: Ricardo Vieira, José Luis Machado e Álvaro Juscelino Lanner Área: Sistema de Informações Introdução. O trabalho aqui proposto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO

DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas - ICEB Departamento de Computação - DECOM DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO DE DADOS DO FUTEBOL BRASILEIRO Aluno: Rafael

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

Ferramenta para Comunicação Empresarial: Estudo de Caso Marluvas

Ferramenta para Comunicação Empresarial: Estudo de Caso Marluvas Ferramenta para Comunicação Empresarial: Estudo de Caso Marluvas Leandro César Silva Cardoso 1, Frederico Coelho (Orientador) 1 1 Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Barbacena/MG leandro_t30@hotmail.com,

Leia mais

SEGURANÇA E TÉCNICA DE LABORATÓRIO AULA 01: ORGANIZANDO O LABORATÓRIO TÓPICO 03: ORGANIZAÇÃO LABORATORIAL O laboratório, seja de uma indústria, de um centro de pesquisa ou de uma instituição de ensino

Leia mais

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX

PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEX INTRODUÇÃO A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a

Leia mais