RESUMO. Processo de Decisão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESUMO. Processo de Decisão"

Transcrição

1 RESUMO O Processo de Tomada de Decisão Podemos definir a tomada de decisão como simplesmente o ato de eleger entre algumas alternativas que nos são disponíveis. Essa descrição de decisão pode perfeitamente ser suficiente para quando estivermos falando das inúmeras pequenas escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas. Porém, essa é uma definição muito resumida e que não contempla a abrangência desse processo, principalmente quando o assunto for as grandes decisões que precisamos tomar. Para tornar nosso estudo mais completo conheceremos o conjunto dos oito passos da tomada de decisão, nosso objeto básico de investigação desse primeiro módulo. Vale a pena ressaltar que esse processo é importante em diferentes âmbitos, seja ele pessoal quando tivermos, por exemplo, que escolher que modelo de carro comprar, ou ainda no âmbito profissional quanto o assunto for escolher o melhor fornecedor de matéria prima para a minha empresa, ou ainda um funcionário para integrar nosso quadro de colaboradores. HOJE Processo de Decisão AMANHA 1 Passo Identificação do problema 2 Passo Identificação dos Critérios de Decisão 3 Passo Determinação do peso de cada Critério 4 Passo Desenvolvimento de alternativas 5 Passo Análise das alternativas 6 Passo Seleção de uma das alternativas 7 Passo Implementação da alternativa escolhida 8 Passo Avaliação da decisão tomada A avaliação da decisão tomada é o último passo do processo e será realizado a partir da solução ou não do problema. Se o problema foi resolvido a decisão foi acertada, mas se do contrário o problema persiste algum passo deve ter sido tomado de forma equivocada.

2 As Técnicas para melhorar a Tomada de Decisão A partir do momento em que os membros de um determinado grupo de encontram acontece uma natural interação entre estes, que passam a trocar idéias, concordar em determinados pontos e discordar em outros. É exatamente no que tange à discordância entre eles que é necessária a utilização de algumas técnicas que ajudam a suavizar a tomada de decisão, buscando o consenso. São quatro as técnicas que iremos conhecer: Brainstorming, Técnica do Grupo Nominal, Técnica Delphi e Reuniões Eletrônicas. Vejamos agora suas principais características. Brainstorming É uma técnica bastante simples e geralmente é utilizada com o fim de eliminar qualquer tipo de pressão no surgimento e desenvolvimento de idéias criativas. É um processo de geração e proliferação de novas idéias. Os membros do grupo são encorajados a participar e o fazem sem medo de sofrerem qualquer tipo de crítica por parte dos demais membros do grupo. Segundo Robbins e Coulter o brainstorming faz isto usando um processo de geração de idéias que encoraja de forma específica qualquer alternativa, proibindo críticas a estas alternativas. Em dado período de tempo é solicitado que o maior número de idéias possível, que são registradas e posteriormente analisadas, porém nenhuma crítica é permitida, pois poderia inibir a proliferação de idéias. Como acontece? Geralmente o líder reúne os participantes em círculo, lança o problema ou idéia e daí todos os membros devem apresentar suas idéias aleatoriamente, ainda que as mesmas lhes pareçam absurdas. O brainstorming possui uma variação que se chama storyboarding, nela os participantes retiram as questões principais do problema e para cada questão realizam um brainstorming. Com isso é possível uma visão sistêmica a cerca do problema e não somente de parte dele. Usada para resolver os problemas mais complexos recebeu essa nomenclatura por elaborar uma verdadeira história da existência do problema. Outra variação do brainstorming se chama Técnica da flor de lótus. De origem japonesa, essa técnica possui como base a idéia central do problema, onde através dela outras idéias são expandidas. Uma vez apresentado o problema central, os participantes apresentam oito idéias para rodeá lo, como se fossem pétalas de flor de lótus. Depois, cada idéia que foi apresentada se converte em idéia central e recebe mais oito idéias e assim por diante, até que se esgotem as possibilidades de geração de novas idéias. Observe: O brainstorming, bem como suas variações são processos de geração de idéias não cabendo a eles analisa las, nem tão pouco avalia las.

3 Técnica do Grupo Nominal Nesta técnica é necessária a presença de todos os membros do grupo, porém os mesmos trabalham de maneira independente. Observem os passos da técnica do grupo nominal: 1. Logo que o grupo se reúne o problema em questão é apresentado para todos no mesmo momento e antes que qualquer membro do grupo se manifeste a respeito do mesmo é solicitado que cada integrante exponha suas idéias acerca do problema de forma escrita e no máximo de silêncio; 2. O segundo passo é o da apresentação das idéias. Cada membro expõe seu ponto de vista acerca do problema apresentado e as mesmas são registradas pelo líder em local visível para o grupo como em quadro negro ou em flip chart; 3. As idéias apresentadas passam a ser discutidas pelo grupo na sua totalidade e logo depois são avaliadas e; 4. Cada membro realiza de forma autônoma e em silêncio a classificação das idéias. A idéia que receber a maior pontuação será a decisão final. Técnica Delphi É uma técnica bem mais complicada que as apresentadas anteriormente e necessita maior tempo para sua aplicação. Semelhante a técnica do grupo nominal diferenciando se do mesmo pelo fato de que não é necessária a presença física dos membros do grupo, eles não necessitam estar juntos. Ao contrário, é proibido qualquer tipo de contato entre os participantes. Observem a seguir, os passos característicos de uma técnica Delphi: 1. Previamente, são preparados alguns questionários que são entregues aos participantes. Posteriormente, identifica se o problema e solicita se aos participantes que forneçam sugestões para solucioná lo, respondendo às questões dos questionários que já foram elaborados em função dos problemas propostos; 2. O primeiro questionário é preenchido anonimamente e de forma independente; 3. O terceiro passo é destinado à coleta dos resultados obtidos no primeiro questionário, cujos dados são reunidos em um local único para serem transcritos e copiados; 4. Todos os membros participantes recebem uma cópia desse resultado; 5. Uma vez conhecidos os resultados, aos membros são solicitadas novas soluções. É muito comum nessa etapa verificarmos diferenças entre as primeiras soluções propostas e as propostas atuais e; 6. Até que o grupo chegue a um denominador comum os passo 4 e 5 são repetido, quantas vezes forem necessárias. Reuniões Eletrônicas

4 Classificada como sendo a abordagem mais moderna de decisão em grupo as reuniões eletrônicas mesclam a técnica do grupo nominal com o que há de mais moderno em tecnologia computacional. Segundo Robbins e Coulter uma vez que exista a tecnologia para a reunião, o conceito é simples. Um máximo de cinqüenta pessoas se senta ao redor de uma mesa com formato de ferradura equipada com terminais de computadores. As questões são apresentadas aos participantes, que por sua vez digitam suas respostas no computador. Comentários individuais, assim como resultados agregados, são projetados em uma tela. A maioria dos autores concorda que as principais vantagens das reuniões eletrônicas consistem em sua possibilidade de realização no anonimato, sua honestidade, bem como a velocidade com que a mesma pode ser realizada. Alguns especialistas ainda dizem que esse tipo de reunião é chega a ser 55% mais rápido que as reuniões tradicionais. A Análise SWOT O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo se de ameaças.(vana, Monteiro & Voloch) Ela representa uma das mais modernas ferramentas para a análise de situações e ambientes, também chamados de cenários. Usada como base para qualquer tipo de planejamento estratégico, desde o mais simples até o mais complexo em função de sua simplicidade de aplicação. A Análise ou matriz SWOT é uma técnica desenvolvida por Albert Humphrey e consiste em verificar qual é a posição de uma determinada organização em um dado ambiente. Seu termo tem origem no idioma inglês e representa um acrônimo das palavras: Strengths (Forças) Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) Threats (Ameaças) Em espanhol a matriz SWOT é conhecida como matriz FODA (fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças). Segundo Kooontz & Weihrich, a matriz SWOT é um marco conceitual para uma análise sistemática que facilita a comparação entre as ameaças e oportunidades externas com as fraquezas e forças internas da organização. O ponto de partida de uma matriz SWOT geralmente é o conjunto de ameaças que a empresa identificou, já que a maioria das organizações inicia seu planejamento estratégico posteriormente à identificação de alguma crise ou mesmo uma ameaça.

5 A Matriz de Portfolio Corporativo ou BCG A Matriz de Portfolio Corporativo ou BCG é uma das abordagens mais comuns em si tratando de estratégias de nível corporativo. Também conhecida como Matriz de Portfolio de Negócios é mundialmente conhecida e utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte. Teve seu desenvolvimento nos anos 70, pelo Boston Consulting Group e apresentou a idéia de que as Unidades Estratégicas de Negócios (UEN) da empresa poderiam ser colocadas em uma matriz 2 x 2 e avaliadas. O objetivo é saber quais das UEN s tinham maior potencial e quais utilizavam mais os recursos da empresa. Abaixo apresentamos a representação de uma Matriz BCG. O eixo horizontal indica a participação de mercado, já o eixo vertical o crescimento de mercado que foi previsto. ATENÇÃO! * Alta participação no mercado = o negócio é líder em sua indústria. * Alta taxa de crescimento no mercado = crescimento de no mínimo 10% nas vendas anuais. A Matriz BCG indica ainda, quatro grupos de negócios. São eles: Vaca leiteira (indica um baixo crescimento e uma alta participação no mercado) os lucros com as vendas dos produtos são bem altos, porém as previsões para crescimento são bastante limitadas pelo pouco investimento. A melhor estratégia nesse caso é explorar as vendas; Estrela (indica um alto crescimento e também, uma alta participação no mercado) fluxo de caixa bastante equilibrado por serem produtos detentores de uma grande fatia do mercado, porém a participação de mercado deve ser sempre constante para não se tornar uma vaca leiteira. Não se recomenda ficar estagnado. Investir para o crescimento é a estratégia indicada; Em questionamento (alto crescimento e baixa participação de mercado) refere se aos produtos incertos, ou seja, que oferecem grandes riscos. Podem até ser lucrativos, porém, possuem uma pequena participação no mercado. A estratégia indicada é realizar uma análise para verificar se o negócio tem condições de progredir e se transformar em estrela, ou do contrário tende a se tornar um abacaxi e dessa forma o melhor a fazer é abandoná lo. Este grupo também é conhecido como ponto de interrogação ou criança problema;

6 Abacaxi (baixo crescimento e também baixa participação de mercado) os produtos nesta categoria não produzem muito caixa, também não apresentam nenhuma perspectiva de aumento de desempenho. Nesse caso não é recomendada nenhuma estratégia para dar continuidade ao negócio, não vale a pena nenhum esforço num negócio cujo prejuízo é iminente. Este grupo também é conhecido como cachorro vira lata ou animal de estimação.

Capítulo 13 - A Análise SWOT

Capítulo 13 - A Análise SWOT Capítulo 13 - A Análise SWOT O objetivo da SWOT é definir estratégias para manter pontos fortes, reduzir a intensidade de pontos fracos, aproveitando oportunidades e protegendo-se de ameaças.(vana, Monteiro

Leia mais

CADEIA DE DEÇISÃO EAD. Capítulo 1 - O Processo de Tomada de Decisão

CADEIA DE DEÇISÃO EAD. Capítulo 1 - O Processo de Tomada de Decisão CADEIA DE DEÇISÃO EAD Capítulo 1 - O Processo de Tomada de Decisão Podemos definir a tomada de decisão como simplesmente o ato de eleger entre algumas alternativas que nos são disponíveis. Essa descrição

Leia mais

Cadeia de Decisão na Gestão de Negócios

Cadeia de Decisão na Gestão de Negócios Cadeia de Decisão na Gestão de Negócios Professora conteudista: Graziella Antunes Pereira Revisora: Érica cristina da Silva Sumário Cadeia de Decisão na Gestão de Negócios Unidade I 1 TOMADA DE DECISÃO...1

Leia mais

MATRIZ BCG Professor Flávio Toledo

MATRIZ BCG Professor Flávio Toledo MATRIZ BCG Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br A Matriz BCG, cujo nome oficial é Matriz Crescimento-Participação, foi criada em meados dos anos 60 por Alan J. Zakon, executivo da empresa de

Leia mais

Transformando a informação em inteligência. O sistema de IC GILDA MASSARI COELHO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA

Transformando a informação em inteligência. O sistema de IC GILDA MASSARI COELHO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA GILDA MASSARI COELHO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA 1998 Gilda Massari Coelho - INT 1 Transformando a informação em inteligência 1998 Gilda Massari Coelho - INT 2 1.Identificando os fatores críticos

Leia mais

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte

mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo mprendedorismo Prof. Antonio Celso Duarte FATEC-SP 2011 Prof. Antonio Celso Duarte Empreendedorismo FATEC-SP 2011 Objetivos da disciplina Empreendedorismo A disciplina é orientada para uma abordagem conceitual e prática para fins de empreendimento profissional. Reúne três conjuntos de

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional

Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional Administração Interdisciplinar Aula 04 Gestão/Avaliação do Desempenho Organizacional Profa. Cristina Espinheira Relembrando a aula anterior... Muitas organizações criam estratégias e estruturam o planejamento

Leia mais

Atendimento. Planejamento de Vendas. Professora Amanda Lima Tegon.

Atendimento. Planejamento de Vendas. Professora Amanda Lima Tegon. Atendimento Planejamento de Vendas Professora Amanda Lima Tegon www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento PLANEJAMENTO DE VENDAS A venda não é uma atividade isolada dentro da empresa. Ela está inserida

Leia mais

Análise de Portfólio. Siga-nos em PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Matriz BCG. Matriz GE/ McKinsey

Análise de Portfólio. Siga-nos em  PONTOS DE INTERESSE: Conceito. Matriz BCG. Matriz GE/ McKinsey P U B L I C A Ç Ã O N º 2 1 2 2 S E T E M B R O 2 0 1 0 Análise de Portfólio PONTOS DE INTERESSE: Conceito Matriz BCG Matriz GE/ McKinsey Análise de Portfólio é a análise do conjunto de negócios de uma

Leia mais

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso

Unidade 3 Prof. Wagner Veloso Análise de Swot e Mercado Unidade 3 ANÁLISE DE SWOT A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planejamento estratégico

Leia mais

ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS

ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS ESTUDO DE CASO MATRIZ BCG: ENTENDA MELHOR O CICLO DE VIDA DOS SEUS PRODUTOS A Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

Material Teórico. Planejamento de Marketing. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Isabel M. M Rodrigues

Material Teórico. Planejamento de Marketing. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Isabel M. M Rodrigues Gestão de Marketing Material Teórico Planejamento de Marketing Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Isabel M. M Rodrigues Revisão Textual: Profa. Ms. Luciene Oliveira da Costa Santos Planejamento de

Leia mais

1

1 Estratégico Unidade 07 Objetivos - BCG www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 087 1 2 Estratégico Orientado para o Mercado Estratégico Orientado para o Mercado É o processo gerencial de desenvolver

Leia mais

CURSO ONLINE: MATRIZ BCG

CURSO ONLINE: MATRIZ BCG CURSO ONLINE: MATRIZ BCG A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970. O objetivo da matriz era

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico SWOT Porter Roberto César 1 17:09 Análise SWOT Esta análise mostra a situação de uma empresa em um determinado momento, ela é feita de forma integrada levando em consideração os

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Gestão Negócios ADM ADM Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 1 A constituição do talento humano Conhecimento SABER Aprender a aprender Aprender continuadamente Aumentar o conhecimento Habilidade SABER FAZER

Leia mais

Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado

Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado Ciclo de vida dos produtos e serviços no mercado 1 Os produtos/serviços, como qualquer ser vivo, seguem um ciclo de vida. Eles nascem para o mercado e, em determinado tempo, desaparecem. Os objetivos desta

Leia mais

AE05 ANÁLISE AMBIENTAL

AE05 ANÁLISE AMBIENTAL 1 2 Nessa aula compreenderemos a importância de se fazer análises, observando fatores internos e externos que influenciam o desempenho de uma organização. conhecer algumas das ferramentas mais utilizadas

Leia mais

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing

Capítulo 2. Planejamento Estratégico e Processos de Marketing Capítulo 2 Planejamento Estratégico e Processos de Marketing 1 Plano Formal Muitas empresas operam sem planos formais, ainda assim, estes planos podem fornecer muitos benefícios tais como: Encoraja a administração

Leia mais

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Planejamento Estratégico

ADM. Professor Douglas Pereira da Silva. DPS Planejamento Estratégico ADM Planejamento estratégico Professor Douglas Pereira da Silva 1 Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Estratégias de Competição 2010 0 A Intenção Estratégica consiste na alavancagem dos recursos internos, capacidades e competências essenciais

Leia mais

Apostila do curso de. Matriz BCG

Apostila do curso de. Matriz BCG Apostila do curso de Matriz BCG 1- O que é Matriz BCG 2- Significado de cada Quadrante 3- Análise dos Quadrantes 4- A Importância da Matriz BCG nas Empresas Modelo do Certificado de Conclusão O Certificado

Leia mais

Modelagem de Processos

Modelagem de Processos Modelagem de Processos (UnB/CESPE Analista de Sistemas Júnior/Processos de Negócio PETROBRAS 2007) processo de complexa negociação, desenho ou decisão muitas regras de negócios e expertise envolvidos algumas

Leia mais

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA

CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA CONTINUAÇÃO DA CONSULTORIA ORGANIZACIONAL PARA O HRPA! É o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. 1. Suas características são: o É projetado para o médio prazo, geralmente

Leia mais

MATRIZ BCG Boston Consulting Group MATRIZ CRESCIMENTO-PARTICIPAÇÃO

MATRIZ BCG Boston Consulting Group MATRIZ CRESCIMENTO-PARTICIPAÇÃO MATRIZ BCG Boston Consulting Group MATRIZ CRESCIMENTO-PARTICIPAÇÃO UEN = UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS CÉLULAS OPORTUNIDADES ESTRELAS GERADORES DE CAIXA ABACAXIS OPORTUNIDADES: Negócios que operam

Leia mais

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof.

Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Aula 7 Questões Estratégicas; Estratégias e Ações Estratégicas; Planejamento Estratégico na Tecnologia da Informação Prof. Marlon Marcon Estratégia A palavra estratégia vem do grego strategos e está intimamente

Leia mais

Curso online de Matriz BCG

Curso online de Matriz BCG Curso online de Matriz BCG Não é necessário se cadastrar ou fazer provas. Você estuda e se certifica por isso. Bom aprendizado! Todos os direitos reservados CARGA HORÁRIA NO CERTIFICADO: 3 0 HORAS Conteúdo

Leia mais

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa

Ambiente externo e interno. Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente externo e interno 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Ambiente Externo e Interno A estratégia global de uma empresa deve ponderar a interacção entre a envolvente externa (macro-ambiente e ambiente

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS APRESENTAÇÃO O conhecimento não deve ser colocado de forma muito restrita, de modo que o Aluno não acredite que o assunto está encerrado e que a pesquisa não deve ser feita. Apostilas

Leia mais

Marketing. Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Marketing de Massa. Níveis de Desempenho: 23/11/2015

Marketing. Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Níveis de Desempenho: Marketing de Massa. Níveis de Desempenho: 23/11/2015 MARKETING DE CRIAÇÃO DE NECESSIDADE: Marketing É quando uma empresa lança um produto ou serviço no mercado sem identificação de sua necessidade. Professor Scherr MARKETING DE RESPOSTA: É quando uma necessidade

Leia mais

Planeamento e Marketing Estratégico em Turismo

Planeamento e Marketing Estratégico em Turismo MARKETING Planeamento e Marketing Estratégico em Turismo O Planeamento Estratégico do Marketing é um processo de gestão com vista a desenvolver e manter uma adequação viável entre os objetivos, as competências

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS GESTÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Prof. Marcelo Lisboa Luz ANÁLISE DO AMBIENTE - Processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da

Leia mais

S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S

S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S S U S A N A T O R R E S C O A C H D E A L T A P E R F O R M A N C E ANÁLISE FUTEBOL F E R R A M E N T A P A R A D E S E N V O L V E R C O M P E T Ê N C I A S ANÁLISE Uma das coisas que fazemos quando iniciamos

Leia mais

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva Material para avaliação Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 5 Forças de Porter DPS Gestão Negócios ADM 2016.2 2 Condições de fatores de produção De acordo com Porter, as condições dos

Leia mais

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Análise SWOT. Professor Rafael Ravazolo. Administração Análise SWOT Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ANÁLISE SWOT A Análise SWOT (ou Matriz SWOT) é uma ferramenta e diagnóstico estratégico que consiste

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise Ambiental(externo) Planejamento(Plano de MKT e estratégias) O QUE QUEREMOS? _ COMO CONSEGUIREMOS? Planejamento Estratégico PLANO DE MARKETING PLANO ESTRATÉGICO PLANO DE

Leia mais

Fundamentos do Processo Administrativo: Planejamento

Fundamentos do Processo Administrativo: Planejamento Fundamentos do Processo Administrativo: Planejamento Unidade 3 Celina Martins 43 Sumário Introdução... 45 Objetivos... 46 Estrutura da Unidade... 46 Unidade 3: Tópico 1: Fundamentos de Planejamento...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROCESSOS ADMINISTRATIVOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O que é e para que serve? Para quem serve? Quem deve participar? Onde vem sendo utilizado? ETAPAS DO PLANEJAMENTO Avaliação da

Leia mais

INDEG/ISCTE GRELHAS DE ANÁLISE/ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA. (Adaptado de Nutt & Backoff, 1992)

INDEG/ISCTE GRELHAS DE ANÁLISE/ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA. (Adaptado de Nutt & Backoff, 1992) INDEG/ISCTE GRELHAS DE ANÁLISE/ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA (Adaptado de Nutt & Backoff, 1992) A. Instruções para Delphi Contexto histórico A Grelha de orientação estratégica A Grelha de eventos e tendências

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida. Estratégia Empresarial. Análise SWOT

Universidade Veiga de Almeida. Estratégia Empresarial. Análise SWOT Universidade Veiga de Almeida Estratégia Empresarial Análise SWOT Antonio Damique Teixeira Matr 021273014 1.0 - Análise SWOT Por que usamos a análise SWOT, nas organizações e empresas. Porque a análise

Leia mais

VIII FÓRUM DA CPA 23 de agosto de Panorama da avaliação de Cursos: ciclo avaliativo

VIII FÓRUM DA CPA 23 de agosto de Panorama da avaliação de Cursos: ciclo avaliativo VIII FÓRUM DA CPA 23 de agosto de 2017 Panorama da avaliação de Cursos: ciclo avaliativo 2015-2017 Pauta Histórico de Resultados das Avaliações Docente e de Curso Feedback do corpo docente sobre os resultados

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas Gestão de Pessoas Gestão Estratégica de Pessoas Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Gisele de Lima Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão Estratégica de

Leia mais

Prof. Alessandra Miranda

Prof. Alessandra Miranda Prof. Alessandra Miranda Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: (1) senso de direção e continuidade a longo prazo; (2) flexibilidade

Leia mais

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar!

PlanejamentoEstratégico. Saiba como começar! PlanejamentoEstratégico Saiba como começar! Introdução Operíododefimdeanoémuitoimportanteparaasempresasenãoéapenas por causa das festas, que movimentam o comércio. Trata-se da época de planejar e replanejar

Leia mais

Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns

Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns Historicamente, há muita contradição sobre a origem da análise S. W. O. T. Alguns asseguram que foi desenvolvida por Albert Humphrey da Universidade de STANFORD, entre a década de 60 a 70. Outros autores

Leia mais

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT

AULA 5 Dia 10 de abril. PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 1 AULA 5 Dia 10 de abril PODC, Ciclo PDCA e Análise SWOT 2 3 PODC - Funções Administrativas As quatro letras da sigla PODC representam as chamadas funções administrativas. PODC - Funções Administrativas

Leia mais

PLANEJAMENTO COMERCIAL NA PRÁTICA

PLANEJAMENTO COMERCIAL NA PRÁTICA PLANEJAMENTO COMERCIAL NA PRÁTICA Marina Galvão Trainee Planejamento Comercial Garantir a execução da estratégia da empresa e o atingimento das metas propostas Níveis de Planejamento Estratégico Visão

Leia mais

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos.

Visão: Onde a empresa quer chegar daí a um tempo. Pode ser no médio ou longo prazo, em 5 ou 10 anos. Não confundir com os objetivos específicos. Modelo de Planejamento Estratégico ISO 9001:2015 Missão: A Razão de existir da empresa. O que te faz especial, o que te empolga. Algo bonito para empolgar os colaboradores também. Visão: Onde a empresa

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico Professor: Charles Leite Para que serve o planejamento estratégico? Chance maior sucesso na decisão. Sua aplicação faz com que elabore um portfólio

Leia mais

ANÁLISE DA MATRIZ SWOT E MATRIZ BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO SETOR FARMACÊUTICO DE MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA MATRIZ SWOT E MATRIZ BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO SETOR FARMACÊUTICO DE MOSSORÓ/RN ANÁLISE DA MATRIZ SWOT E MATRIZ BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO SETOR FARMACÊUTICO DE MOSSORÓ/RN Romero Rondinele dos Santos Vieira (UFERSA ) romerorondinelly@hotmail.com Raimundo Clecio Ferreira da

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA MERCADO OBJETIVOS RECURSOS CAPACIDADES COMPETÊNCIAS AJUSTE VIÁVEL OPORTUNIDADES DE MERCADO EM MUDANÇA OBJETIVO MOLDAR E REMODELAR PRODUTOS E NEGÓCIOS LUCROS E CRESCIMENTO

Leia mais

GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO

GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO GUIA PRÁTICO: COMO E POR QUE APLICAR ANÁLISE SWOT NO SEU NEGÓCIO SUMÁRIO Introdução - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leia mais

Planejamento Estratégico Marke4ng

Planejamento Estratégico Marke4ng Planejamento Estratégico Marke4ng Professor Douglas Pereira da Silva 1 Bacharel em Administração com ênfase em Marke7ng. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós - Graduado em Gestão Pública

Leia mais

Tema: Brainstormig 1 Helder Melim

Tema: Brainstormig 1 Helder Melim Tema: Brainstormig 1 O que é o Brainstorming Brainstorming é uma boa forma de pensar colaborativamente e encontrar um bom caminho para a resolução dum problema, duma necessidade, para a realização dum

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 da da [incompleto] termos Após a elaboração da proposta de, é importante definir qual será tempo estimado implementar a. Neste estudo de caso, a informação sobre estimativa de tempo esta na Demanda de

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE

FERRAMENTAS DA QUALIDADE FERRAMENTAS DA QUALIDADE DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO ou Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe 1 Este diagrama permite que um grupo identifique, explore, e exiba graficamente, em detalhes cada

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Capítulos 4, 5, 6 e 7 Estratégias de nível empresarial, da unidade de negócio e funcional - Depois que a organização delineou sua missão, objetivos gerais e específicos, a alta administração pode formular

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

A MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP (BCG) NO PLANEJAMENTO DE MARKETING EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

A MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP (BCG) NO PLANEJAMENTO DE MARKETING EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA A MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP (BCG) NO PLANEJAMENTO DE MARKETING EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Autores Silvia Maria Morales Pereira Antonio Carlos Giuliani Maria Izalina Ferreira Alves Dalila Alves Corr

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO

CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO 1 CONTROLADORIA AULA 7: MODELO E PROCESSO DE GESTÃO Aspecto Geral da Empresa: Missão/Visão e Valores Modelo de Gestão Processo de Gestão Processo de Tomada de Decisão 2 Aspecto Geral da Empresa: Missão,

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Material para Avaliação. Planejamento Estratégico 1º Bimestre

Material para Avaliação. Planejamento Estratégico 1º Bimestre Material para Avaliação Planejamento Estratégico 1º Bimestre 5 Forças de Porter DPS Tópicos de ADM 2018.1 2 Condições de fatores de produção De acordo com Porter, as condições dos fatores de produção representam

Leia mais

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção

PCP Planejamento de Controle da Produção. Aula 04 14/3/2011. Planejamento Estratégico da Produção. Planejamento Estratégico da Produção Para que serve o Planejamento Estratégico? PCP Planejamento de Controle da Aula 04 Profº. Ronaldo Oliveira contato@ronaldooliveira.com.br O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS ÍNDICE 1. Objetivo... 3 2. Metodologias Adotadas... 4 2.1. Metodologia para Estruturar o Processo... 4 2.2. Metodologia para Definir como Identificar os

Leia mais

A Análise SWOT. Faz parte do planejamento estratégico de uma organização.

A Análise SWOT. Faz parte do planejamento estratégico de uma organização. Análise SWOT 1 A Análise SWOT Faz parte do planejamento estratégico de uma organização. Usa-se o SWOT apenas após a determinação da missão, das metas & objetivos da organização. Pode ser feita por indivíduos

Leia mais

Guia Prático do Planejamento Estratégico

Guia Prático do Planejamento Estratégico Guia Prático do Planejamento Estratégico Introdução A todo o momento surgem ideias para melhorar nossas vidas. A maior parte destas ideias morre, porque não são sistematizadas. Numa empresa também é assim,

Leia mais

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270

Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico. Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Palestra Virtual Como Fazer um Planejamento Estratégico Maicon Putti Consultor Empresarial CRA/PR 19270 Definição Planejamento Estratégico Podemos definir planejamento estratégico como o método pelo qual

Leia mais

V FÓRUM DA CPA 14 de setembro de Consolidando o projeto de autoavaliação

V FÓRUM DA CPA 14 de setembro de Consolidando o projeto de autoavaliação V FÓRUM DA CPA 14 de setembro de 2016 Consolidando o projeto de autoavaliação 2015-2017 Pauta Resultados das Avaliações Docente e de Curso 2016/1 e acertos para a avaliação 2016/2 Seleção dos indicadores

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas

Segurança e Auditoria de Sistemas Segurança e Auditoria de Sistemas ABNT NBR ISO/IEC 27002 0. Introdução 1 Roteiro Definição Justificativa Fontes de Requisitos Análise/Avaliação de Riscos Seleção de Controles Ponto de Partida Fatores Críticos

Leia mais

Unidade II EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS. Profª. Claudia Leão

Unidade II EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS. Profª. Claudia Leão Unidade II EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS Profª. Claudia Leão Estudaremos nesta unidade Vantagens competitivas. Estratégia de negócio. Vantagem competitiva Difícil de imitar. Exclusiva. Sustentável.

Leia mais

CENÁRIOS. Prof. Gilberto Porto

CENÁRIOS. Prof. Gilberto Porto CENÁRIOS VISÃO DE FUTURO ABORDAGEM PROJETIVA Passado Futuro Presente As forças futuras serão iguais às forças passadas Previsão Projetiva x Prospectiva PREVISÃO PPOJETIVA: PREDIÇÃO = pre + dicere = Dizer

Leia mais

PROCEDIMENTO DO SISTEMA GESTÃO DE RISCO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

PROCEDIMENTO DO SISTEMA GESTÃO DE RISCO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 1 de 11 0. Situação de revisão: 1. Objetivo: Situação Data Alteração 0.0 18.07.2017 Versão inicial Estabelecer os indicadores de desempenho necessários para monitorar os processos do Sistema de Gestão

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

Trabalhos Futuros e Conclusões

Trabalhos Futuros e Conclusões 109 6 Trabalhos Futuros e Conclusões Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Sócrates) O objetivo deste capítulo é resumir a pesquisa apresentada nesta dissertação, enfatizando as

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU

Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Aula 5 Análise SWOT Professor MSc. Ariel da Silva Dias Complexo Educacional FMU INTRODUÇÃO Clássico da administração estratégica; Permite a criação de uma tabela listando

Leia mais

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial

Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Utilizando a SWOT em todo o seu potencial Por Flávia Ribeiro e David Kallás, especialistas em estratégia, Sócios da KC&D (flavia@kcd.com.br e david@kcd.com.br) A SWOT foi criada na década 60 por Kenneth

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL ANÁLISE SWOT Ensino Secundário / Profissional Breve descrição Com esta atividade os alunos poderão conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre o que é a análise SWOT, realizando

Leia mais

ANÁLISE DA MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM EMPRESAS DO SETOR DE INFORMÁTICA

ANÁLISE DA MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM EMPRESAS DO SETOR DE INFORMÁTICA ANÁLISE DA MATRIZ BOSTON CONSULTING GROUP BCG COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA EM EMPRESAS DO SETOR DE INFORMÁTICA Dércia Antunes de Souza derciaantunes@uol.com.br FATEC - Faculdade de Ândriu Felipe Coelho

Leia mais

Diagnostico Organizacional Compreendendo o sistema de definição de objetivos. Missão. As principais forças. Visão. O sonho que nos move.

Diagnostico Organizacional Compreendendo o sistema de definição de objetivos. Missão. As principais forças. Visão. O sonho que nos move. VALORES Qualificação / Valorização Disponibilização / Visibilidade. Diagnostico Organizacional Compreendendo o sistema de definição de objetivos Missão As principais forças Visão O sonho que nos move Princípios

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued

ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Prof. Ms.Cárbio Waqued ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA Prof. Ms.Cárbio Waqued 1 DETERMINANTES DA ENTREGA DE VALOR AO CONSUMIDOR valor da imagem valor dos funcionários valor dos serviços valor do produto Custo monetário (preço) Custo

Leia mais

Gestão de Processos. Tópico 6. Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Ishikawa

Gestão de Processos. Tópico 6. Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Ishikawa Gestão de Processos Tópico 6 Ferramentas de Qualidade: Diagrama de Ishikawa Sumário 1. Nomenclatura... 3 2. Origem... 3 3. Pontos Fortes... 4 4. Processo... 5 5. Outras Regras... 8 Página 3 de 8 1. Nomenclatura

Leia mais

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + +

Como a avaliação 360º pode ajudar na crise + + + Como a avaliação 360º pode ajudar na crise Em tempos de crise, investir em avaliações 360 pode ajudar a melhorar a saúde financeira da sua empresa, minimizando o turnover. Demissões causam impacto direto

Leia mais

ANÁLISE SWOT. Strengths (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)

ANÁLISE SWOT. Strengths (forças) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças) ANÁLIS SWOT Criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicada por numerosos acadêmicos, A SWOT Analysis estuda a competitividade de

Leia mais

Caderno de Oficina. Aprofundando Conhecimentos Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses

Caderno de Oficina. Aprofundando Conhecimentos Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses Caderno de Oficina Aprofundando Conhecimentos Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios Paulistas e Paranaenses UNESP-UFPR-USP Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Leia mais

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida

Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Planejamento e propósito são essenciais para uma carreira bemsucedida Especialista do Ibmec dá 10 dicas para quem deseja ser protagonista de sua história profissional 14/06/2017 8:21 / ATUALIZADO 14/06/2017

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Agile Strategic Planning - Técnica para o Desenvolvimento e Execução de um Planejamento Estratégico modelo de referência

Agile Strategic Planning - Técnica para o Desenvolvimento e Execução de um Planejamento Estratégico modelo de referência Agile Strategic Planning - Técnica para o Desenvolvimento e Execução de um Planejamento Estratégico modelo de referência José Augusto Fabri fabri@utfpr.edu.br Laboratório de Inovação - LABINOV Universidade

Leia mais

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO E O PROCESSO DE MARKETING

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO E O PROCESSO DE MARKETING O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CORPORATIVO E O PROCESSO DE MARKETING Planejamento estratégico é o processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização

Leia mais

armazenagem, distribuição, transporte e vendas, e por conseqüência, uma grande importância no faturamento das empresas. Apesar disso não foi

armazenagem, distribuição, transporte e vendas, e por conseqüência, uma grande importância no faturamento das empresas. Apesar disso não foi 5. Conclusões A presente dissertação tem como principal objetivo mapear e analisar os principais processos de negócio da Castrol do Brasil sob a perspectiva de seus Sistemas de Informação (SI). Buscou-se

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

Introdução ao Projeto de Máquinas Elementos de Máquinas 1. Prof. Alan Dantas

Introdução ao Projeto de Máquinas Elementos de Máquinas 1. Prof. Alan Dantas Introdução ao Projeto de Máquinas Elementos de Máquinas 1 Prof. Alan Dantas Ein Mann der konstruieren will, der schaue erst mal und denke Gustav Niemann Aspectos de projeto Analisar Resultados; Fatores

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Análise SWOT Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Análise SWOT Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Albert Humphrey testou essa metodologia entre os anos de 1960 e 1970 Strenghts - Pontos Fortes Weaknesses - Pontos

Leia mais

Centro de Economia e Administração - CEA. Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini

Centro de Economia e Administração - CEA. Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini Centro de Economia e Administração - CEA Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini AULA 6 Docente: Profa. Patricia Stella Pucharelli Fontanini Administraçãodo Portfólio Empresarial e Questões

Leia mais