ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DAS CIPAS MSV E OPERAÇÃO 2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DAS CIPAS MSV E OPERAÇÃO 2006"

Transcrição

1 ATA DA 9ª REUNIÃO ORDINÁRIA DAS CIPAS MSV E OPERAÇÃO 2006 CIPA MSV Atuação: Administrativo e Sinalização cipam@cetsp.com.br CIPA Operação Atuação: GEC, GES e GET s 1 a 6 cipao@cetsp.com.br Data: 11/08/2006 Horário: 9h00 às 17h00 Local: Sala E-10 - CETET Presentes: SESMT: Engª Maria de Fátima G. Macedo CIPA: Presidente: Osmar Torres GIN: João Paulo da Silva GED: Nelci Antonio Fidelis DET 2: Cássia de Genaro DSI: Paulo Tadeu Marinho DAT/DETRAN: João Luiz Joaquim da Silva DOS: Marina Retameiro da Silva DRM: Romilson Monterio Soares DRM: José Teodoro Soares GPC: Caio César B. Sarno GAF: Mauro Faria GEC: Jorge M. Marini GET1: Cássio Luiz da Silva GET3: Maurilio Gomes dos Reis GET5: Marcos Mattos Teixeira Pinto GET6: Marco Antônio Amâncio DSI: Luiz Cláudio da Silva Sr. Osmar iniciou a reunião apresentando a pauta: Informes: Refeitório no Complexo Marginal Banheiros dos andares 2º e 3º do prédio da Bela Cintra EPI solicitado Óculos de Sol Uniformes Relatório de Acidente ocorrido na Marginal Pinheiros com Produto Químico Perigoso Incêndio no prédio da Barão Situação da viatura para montagem da reversível da GET 3 Comissão Eleitoral para a Gestão 2006/2007: Datas máximas indicativas: 29/09 Comunicado ao Sindicato (60 dias do término do mandato)

2 05/10 Constituição da Comissão Eleitoral (55 dias) 13/10 Edital de Convocação (45 dias) 14 a 28/10 Período de Inscrição (total de 15 dias) 30/10 Eleição (30 dias) Avaliação da SIPAT CET 2006 Sr. Osmar informou que a adequação do refeitório no Complexo Marginal já está aos cuidados da GRA e será feito orçamento para a reforma. Em relação aos banheiros do 2º e 3º andares do prédio Bela Cintra estarem fechados, foi informado pelo DSS/SESMT que a norma que dita a quantidade de pessoas por banheiro não estava sendo descumprida. Quanto aos óculos de sol solicitados pelos cipeiros, o DSS/SESMT prefere não defini-lo como EPI, pois isso o tornará de uso obrigatório. Foi informado que o boné, que já faz parte do uniforme, reduz em até 53% a incidência de raios solares. Em relação aos uniformes, a Engª Fátima informou que está sendo feita a especificação técnica para os novos, onde o X refletivo será incorporado ao tecido dos mesmos, para maior segurança, mas enquanto não ficam prontos, já foi solicitado a compra do modelo atual para a reposição do estoque. Mauro (GAF) questionou se os uniformes novos não seriam comparados com o da Polícia Militar, e por questão de segurança deveriam manter a cor marrom. Mattos (GET 5) falou sobre os problemas do X refletivo, que são usados atualmente, que pode enganchar em veículos em movimento e causar acidentes graves. Maurilio (GET 3) relatou o caso de um operador que se acidentou, por conta de ficar enganchado com o X em um caminhão. João Luiz sugeriu que se fosse trocado o X por faixas refletivas no uniforme, como já é utilizado nas concessionárias das rodovias. Em relação ao acidente com produto químico perigoso, Sr. Osmar reforçou que na central existe os procedimentos da ABIQUIM e deveria ter um procedimento para informar o Departamento de Segurança do Trabalho com mais agilidade, para que um Técnico de Segurança faça o acompanhamento. Fátima informou que a Segurança do Trabalho está à disposição, porém geralmente não há viatura para deslocamento até o local do acidente. Sr. Osmar questionou Fátima, sobre a viatura para a montagem da reversível na GET 3. Fátima ficou de verificar como está a compra dessa viatura. Fátima informou que o Sr. Claret (GAF) vai adaptar os guinchos antigos com equipamentos mais modernos.

3 Sr. Osmar solicitou à Fátima esclarecimentos sobre o incêndio na luminária da escada do prédio da Barão. Fátima relatou que o incêndio ocorreu por conta da luminária de emergência estar colocada de forma inadequada sobre uma luminária comum, com caixa de aço, essa esquentou e derreteu o plástico da luminária de emergência, causando assim o incêndio. Também relatou que em alguns andares o alarme de incêndio não tocou, pois o alarme automático está com problemas. Fátima informou que há a intenção de treinar brigadistas para todos os prédios da empresa. Caio (GPC) reforçou que no prédio da Formosa continua deficiente a questão de rotas de fuga e condições em caso de incêndio. Maurílio (GET 3) que na sala do DAP na GET, há muitos papéis arquivados, o local é confinado e não tem extintor do lado de dentro da sala. Cássia solicitou que constasse em ata, o fato de ter ocorrido acidente com funcionário por conta de mobiliário (cadeiras) em péssimo estado de conservação. Sr. Osmar solicitou, que fosse relatado os problemas das áreas, por cada membro da comissão. Cássio (GET 1) relatou a invasão de estranhos no PAT Rangel. Alguns, até se dizendo membros do PCC e fazendo ameaças a um operador que efetuou multa ao suposto membro da facção. Questionou como é possível um munícipe ter tido acesso aos dados do operador que efetuou a multa. Caio (GPC) informou que nesse caso, deve-se fazer Boletim de Ocorrência por ameaça de morte. Informou ainda que a polícia costuma investigar os casos de B.O. dessa categoria. Cássio (GET 1) solicitou o reforço policial da Guarda Civil Metropolitana GCM, para passar pelo PAT em ronda. Maurilio (GET 3) solicitou que fosse feito um treinamento, para que ninguém fornecesse dados pessoais a quaisquer pessoas. Marini (Central) informou que na operação todos tem essa informação, mas que sempre tem um ou outro funcionário que fornece as informações indevidamente. Cássio informou que existem empregados que não usam capacetes fornecidos pela CET e sim, adquiridos por conta própria, pois os mesmos estavam querendo que determinado tipo de capacetes fossem comprados pela empresa, por serem melhores, segundo avaliação desses empregados. Fátima informou que os capacetes seguem uma norma de especificação e que essa norma é seguida pela empresa. Fátima informou que há capacetes em estoque até o número 60. Acima desse número os mesmos devem ser importados, os quais já estão sendo especificados para aquisição.

4 Cássio perguntou novamente se os capacetes foram comprados pela empresa. Solicitou ainda, que a Segurança do Trabalho fizesse um levantamento para saber quem são os empregados que estão saindo sem os capacetes fornecidos pela empresa. Marina questionou Cássio, sobre qual a probabilidade desses operadores já estarem utilizando os capacetes fornecidos pela empresa. Cássio informou que os referidos operadores adquiriram os capacetes por conta própria, para não serem escalados em pontos fixos. Maurílio (GET 3) falou sobre o problema com capa de chuva para os motociclistas, pois as que estão sendo utilizadas permitem que a água da chuva entre. Foi solicitado a troca do fornecedor. Paulo Tadeu informou que o procedimento correto é fazer relatório direcionado à Segurança do Trabalho, informando quais são os problemas e defeitos do EPI, para que sejam tomadas as providências de troca do mesmo. Informou que as novas capas de chuva já foram aprovadas e que está se esperando amostra para aprovação. Nelci argumentou que o Departamento de Segurança do Trabalho deveria ter autonomia para adquirir equipamentos de segurança, inclusive informando qual a melhor marca do EPI por se tratar de segurança do trabalhador. Maurílio pediu soluções com relação aos ataques do PCC. Argumentou que nos dias dos ataques, a entrada dos prédios deveriam ficar fechadas e permitir acesso apenas das viaturas. Sr. Osmar informou que é um problema de segurança pública e não da CIPA. Maurílio reforçou o problema da sala do DAP na GET 3, que não possui saída de emergência para os funcionários em caso de incêndio. Maurílio questionou ainda, se há a possibilidade dos operadores poderem usar o gás pimenta para se defender das agressões ocorridas na rua. Maurílio solicitou a troca das paredes de madeira da GET 3, por outras de alvenaria. Mattos (GET 5) falou do problema da caixa d'água na GET, pois foi trocada a do lado (dos Gestores) e a dos Operadores continua com problemas. Informou que não foi feita a desratização e o problema da ponte que está prestes a cair continua. Com relação as agressões, Mattos propôs aulas de defesa pessoal. Mattos questiona a orientação que foi passada na GET 5, para os motociclistas andarem somente nas faixas de rolamento e não utilizarem os corredores. Alega que desta forma aumenta o tempo necessário para chegar nas ocorrências. Mattos também solicitou a troca das paredes de madeira da GET 5, por outras de alvenaria.

5 Amâncio (GET 6) falou da necessidade de viaturas preparadas para atender ocorrências com produtos químicos. Informou que fez relatório para o DSS, sobre as viaturas para este fim que existiam no PAT Band, mas depois disso as viaturas saíram de lá. Amâncio informou que os operadores são normalmente confundidos com policiais, o que pode incorrer em ataques pessoais. Também, que o número de agressões está aumentando. Cássia (EVT Carrão) discorreu sobre os problemas crônicos de mobiliário em seu departamento. Nelci (GED CETET) falou sobre o problema do desconforto das viaturas para transportar os instrutores. Informou que as viaturas não são adequadas para a atividade, já que o ideal seria uma Sprinter e não uma Doblô. Marini (Central) falou sobre o problema dos fumantes ao lado do vestiário feminino no 1º sub-solo e nos banheiros, o que ocasiona mal-estar geral, pois o prédio não tem janela. Marini solicitou fitas anti-derrapante para a escada de entrada do prédio Bela Cintra e falou sobre a tampa do esgoto em frente da saída de emergência do segundo sub-solo, que está rachada e pode ocasionar acidente. Marini também solicitou a manutenção do mobiliário e o acabamento do piso falso da Central. João Paulo (GIN) informou que não tem feito vistoria no prédio Bela Cintra, mas que aparentemente os problemas continuam os mesmos, já relatados em outras atas, como o problema de mobiliário e de piso falso na GIN. José Teodoro (Tomas Edson) falou do problema dos armários continuam. Romilson ( Tomas Edson) solicitou uma vistoria da brigada de incêndio na parte superior do prédio. Mauro (GAF) informou que o problema de abertura das janelas do almoxarifado próximo ao relógio de ponto, foi resolvido. João Luiz informou que foi feito pedido de compra junto ao DSS, de máquina para abrir envelopes e uma fragmentadora de papéis. Informou que no Pátio Alberto Lion faz-se necessária uma vistoria do DSS, para averiguar se o procedimento de remoção de carros está adequando. Ao término da rodada de relatos dos problemas das áreas, Sr. Osmar informou aos cipeiros a necessidade de se compor a Comissão Eleitoral, para cuidar da eleição da próxima gestão das CIPAs. Solicitou um nome da CIPA MSV e outro da CIPA Operação, ressaltando que essas pessoas, não poderiam ser candidatos para concorrer a próxima eleição. Nelci se prontificou para representar a CIPA MSV e Amâncio para representar a CIPA Operação. Não houve discordância por parte dos outros cipeiros, com relação aos dois nomes.

6 Sr. Osmar solicitou aos cipeiros que fizessem uma avaliação da SIPAT desse ano. AVALIAÇÃO DA SIPAT Marini iniciou falando sobre a aceitação dos empregados em relação a SIPAT. Maurilio falou da boa aceitação e solicitou que na próxima SIPAT, as campanhas se estendessem no horário, para atingir todos os turnos. Sr. Osmar falou que as limitações são por conta dos horários dos hospitais e laboratórios, que são parceiros da CET. Fátima falou que deveria haver interesse das pessoas em participar, mesmo que fora do horário de trabalho. Maurílio falou que para atingir mais empregados, as palestras deveriam se adequar aos horários dos empregados. Marina informou que por conta dos horários diferenciados nas GETs, fica mais difícil adequar os horários do laboratório com o das escalas das diversas áreas. Falou ainda, que a realidade das escalas da empresa não permite que palestras longas sejam ministradas, dificultando o público interessado da operação. Nelci argumentou que as palestras são de grande importância, já os exames que foram realizados pelo laboratório (glicemia e pressão arterial) deveriam ser feitos nos laboratórios. Marina informou que os exames foram de grande importância, pois muitos empregados foram alertados sobre alterações do nível de glicemia e pressão arterial nos exames realizados nos locais. Maurílio enalteceu o trabalho da vice-presidente desta comissão, a cipeira Marina pelo empenho e dedicação na SIPAT. Nelci contra argumentou que um nome específico não deveria ser enaltecido e sim a comissão como um todo. Marina colocou em votação se a próxima reunião deveria permanecer em conjunto das duas CIPAs. O resultado da votação foi unânime pela próxima reunião ser realizada em conjunto. Não havendo mais nada a ser discutido, deu-se por encerrada a reunião. ORIGINAL ASSINADO Osmar Torres Presidente das CIPAs MSV e Operação ORIGINAL ASSINADO João Paulo da Silva 1º Secretário CIPA MSV

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006/2007

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006/2007 ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006/2007 Atuação: Administrativo e Sinalização e-mail: Av. Nações Unidas,7163 térreo Tel.: 3030-2444 Data: 09/03/2007 Horário: 9h00 às 17h00 Local: ET Sala E-10

Leia mais

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006 ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA MSV 2006 Atuação: Administrativo e Sinalização e-mail: cipam@cetsp.com.br Av. Nações Unidas,7163 térreo Tel.: 3030-2444 Data: 13/04/2006 Horário: 9h00 às 17h00 Local:

Leia mais

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO 2006/2007 Atuação: GETs 1,2,3,4,5,6, GEC, GES Site: Intranet Representação - Cipa

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO 2006/2007 Atuação: GETs 1,2,3,4,5,6, GEC, GES Site: Intranet Representação - Cipa ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO 2006/2007 Atuação: GETs 1,2,3,4,5,6, GEC, GES Site: Intranet Representação - Cipa Data:08/02/07 HORÁRIO: 09H00 17H00 LOCAL (fixo toda segunda 5ª feira do mês):

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 06 de novembro de 2012 INFORMATIVO 2 Histórico e Realizações da Unesp Campus de Sorocaba Esse informativo pretende esclarecer sobre o histórico da

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA 1 MÓDULO 20: SEGURANÇA NO TRABALHO CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA ANEXOS: 1 Fluxo do Subprocesso Constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA 2 Formulário

Leia mais

Companhia de Engenharia de Tráfego

Companhia de Engenharia de Tráfego ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO 2006/2007 Atuação: GETs 1,2,3,4,5,6, GEC, GES Endereço: Av. das Nações Unidas, 7163 - térreo Fone: 3030.2444 E-mail: Site: Intranet Representação - Cipa Data:14/12/06

Leia mais

ATA DE POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES EACH DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP - GESTÃO

ATA DE POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES EACH DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP - GESTÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 ATA DE POSSE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES EACH DA

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Orientar todos os cipeiros e responsáveis administrativos quanto à NR 05 CIPA.

INSTRUÇÃO DE TRABALHO CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Orientar todos os cipeiros e responsáveis administrativos quanto à NR 05 CIPA. 1. Objetivo Orientar todos os cipeiros e responsáveis administrativos quanto à NR 05 CIPA. 2. Aplicação Toda a empresa. 3. Responsabilidade Técnicos de Segurança do Trabalho e Gerentes/Encarregados Administrativos.

Leia mais

Companhia de Engenharia de Tráfego

Companhia de Engenharia de Tráfego ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO 2006/2007 Atuação: GETs 1,2,3,4,5,6, GEC, GES E-mail: Site: Intranet Representação - CIPA Data:08/03/07 HORÁRIO: 09H00 17H00 LOCAL (fixo toda segunda 5ª feira

Leia mais

ATA DA 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006

ATA DA 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006 ATA DA 6ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006 Atuação: GEC E GET's 1 A 6 E-mail: cipao@cetsp.com.br Av. Nações Unidas, 7163 térreo Tel.: 3030-2444 Data: 09/05/2006 Horário: 09h00 às 17h00 Local:

Leia mais

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Diagnóstico das Condições de Trabalho Avaliação de Desempenho dos

Leia mais

Grav.: 3. Registro: Resolvido em: Em andamento

Grav.: 3. Registro: Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 1/1/01 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego,, Daniel. Data da entrega do relatório: 1/1/01 Escada portátil tipo plataforma utilizada

Leia mais

AVISO GERAL ELEIÇÃO CIPA GESTÃO 2018 / 2019 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

AVISO GERAL ELEIÇÃO CIPA GESTÃO 2018 / 2019 EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 027/18 Pág.: 1/5 Estão abertas as inscrições individuais para candidatos a representantes dos empregados para eleições da CIPA OPERAÇÃO e CIPA ADMINISTRAÇÃO Gestão 2018/2019, com eleição programada

Leia mais

Assembleia de Freguesia de Olivais. Rua General Silva Freire, lote C Lisboa Telef: * Fax: ATA nº 22

Assembleia de Freguesia de Olivais. Rua General Silva Freire, lote C Lisboa Telef: * Fax: ATA nº 22 ATA nº 22 Aos 29 dias do mês de dezembro de 2016, pelas 21:00h, reuniu em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia de Olivais, concelho de Lisboa, no edifício Sede da Junta de Freguesia de Olivais,

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001

INSTRUÇÃO TÉCNICA DE TRABALHO IT 001 PÁGINA 1 DE 6 1. Objetivo Promover a permanente melhoria e contínua compatibilização do trabalho com a prevenção da vida, integridade e patrimônio do SAAE Sorocaba e a promoção da saúde e segurança dos

Leia mais

Número: IT-DRH-SST-001. Revisão: 00 CIPA. Data: Página 1 de 6 SUMÁRIO

Número: IT-DRH-SST-001. Revisão: 00 CIPA. Data: Página 1 de 6 SUMÁRIO Página 1 de 6 SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Escopo... 3 3. Referências... 3 4. Definições... 3 Conceitos... 3 Siglas... 3 5. Detalhamento... 4 Atribuições da... 4 Constituição da... 4 Treinamento da... 4

Leia mais

Lideres - IBJO 07/09/2014

Lideres - IBJO 07/09/2014 IGREJA BATISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS PLANO DE AÇÃO PLANEJAMENTO 2014/2020 Lideres - IBJO 07/09/2014 PLANO DE AÇÃO (PA) Objetivo: Alvará de Funcionamento Definitivo e Aprovação do Projeto Construtivo do

Leia mais

O espaço atual. E por conta de existirem 2 andares no LAME, no piso superior deveria ter um sistema de proteção contra quedas adequado.

O espaço atual. E por conta de existirem 2 andares no LAME, no piso superior deveria ter um sistema de proteção contra quedas adequado. O espaço atual Em relação à distribuição das máquinas, segundo a NR12 a distância mínima entre máquinas deve ser de 0,6m a 0,8m, portanto, as distâncias entre as máquinas presentes no LAME é adequada para

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

Ata da 5ª reunião do Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação CMEI

Ata da 5ª reunião do Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação CMEI Ata da 5ª reunião do Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação CMEI Aos vinte e quatro dias do mês de janeiro do ano de 2018 reuniram-se às oito horas e trinta minutos na sala de reunião do Palácio

Leia mais

REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 IMÓVEL 1 - ALOJAMENTOS

REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 IMÓVEL 1 - ALOJAMENTOS REFORMA DE BATEIAS 2 Memorial Descritivo Aprovado em 30/07/2018 Descrição das obras de revitalização, reforma e adequação do Campo Escola Bateias 2 de propriedade da União dos Escoteiros do Brasil Região

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 10/10/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego, Alex,, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: 10/10/2012 Durante

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA

PROCEDIMENTO PARA ABANDONO DE EMERGENCIA Página: 1 / 6 SUMÁRIO DE REVISÕES Rev. Data DESCRIÇÃO E/OU ITENS REVISADOS 01 25/02/2014 Atualização do capítulo 5.6 Brigada, incluindo pontos de encontro. 02 21/09/2014 Atualização dos capítulos 6, 7

Leia mais

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL

GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL GESTÃO DE SSMA EM CANTEIROS DE OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PREDIAL Título Fonte Calibri 20 Negrito Branca xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Floriano Costa Eng.º de Segurança do Trabalho Julho de 2016 TIPOS DE OBRAS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Corupá Concurso Público Edital 001/2015 ATO 016/CP/001/2015

Prefeitura Municipal de Corupá Concurso Público Edital 001/2015 ATO 016/CP/001/2015 ATO 016/CP/001/2015 DIVULGA O JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO DA PROVA PRÁTICA DO EDITAL Nº 001/2015 DE CONCURSO PÚBLICO O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ, Estado de Santa Catarina, no uso de

Leia mais

ATA NUMERO DOZE ASSEMBLEIA DA FREGUESIA DE SEIXAS DE

ATA NUMERO DOZE ASSEMBLEIA DA FREGUESIA DE SEIXAS DE ATA NUMERO DOZE ASSEMBLEIA DA FREGUESIA DE SEIXAS DE 18-02-2016 Aos dezoito dias do mês de Fevereiro de dois mil e dezasseis, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu a Assembleia de Freguesia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE QUÍMICA COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO CISSP-IQ. Plano de trabalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE QUÍMICA COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO CISSP-IQ. Plano de trabalho P a g 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE QUÍMICA COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO CISSP-IQ Plano de trabalho MAIO DE 2017 P a g 1 1-Composição da CISSP-IQ Docentes: Dr. Aparecido

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 05 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO

SEGURANÇA NO TRABALHO Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Grupo Morena Rosa, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE ACESSIBILIDADE DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS LINDÓIA DO SUL, SETEMBRO DE 2017 O presente memorial trata-se do projeto de adequações da Unidade Básica de Saúde na Rua Tamandaré,

Leia mais

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ

LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - UFRJ LAUDO TÉCNICO PARCIAL Nº 2 SOBRE OS DANOS ESTRUTURAIS DO INCÊNDIO OCORRIDO EM 03/10/2016 NO ED. JORGE MACHADO MOREIRA - Alexandre Landesmann, Prof. Associado, D.Sc. Dep. Estruturas (FAU) e Lab. Estruturas

Leia mais

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES

DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES DOCUMENTOS UTILIZADOS PELO SESMT EM FISCALIZAÇÕES Copia do CNAE www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao2.asp CNAE Grau de Risco Dimensionamento do SESMT Composição

Leia mais

Check List - Avaliação Rede BOSCH AS

Check List - Avaliação Rede BOSCH AS Check List - Avaliação Rede BOSCH AS Folha: 01 de 07 Nº AVALIADO PONTUAÇÃO MÁXIMA PONTUAÇÃO / VISITA 1 DH 2 BO 1,2 1 Literatura 1000 1000 100 0 2 Treinamento Técnico 1250 1250 125 0 3 Equipamentos Básicos

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013 PREVENÇÃO DE ACIDENTES A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes MÓDULO I NR5 Norma Regulamentadora nº 5 OBJETIVO

Leia mais

Normas do GRHutrans (Grupo de Recursos Humanos das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Sindicamp)

Normas do GRHutrans (Grupo de Recursos Humanos das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Sindicamp) Normas do GRHutrans (Grupo de Recursos Humanos das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Sindicamp) Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de

Leia mais

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia

SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula. Acidente em Siderurgia SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL -NR 18- prof.: Uanderson Rebula Acidente em Siderurgia Não observaram o correto... NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção SUMÁRIO 18.1 Objetivo

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

Roberto Frederico Merhy REITOR

Roberto Frederico Merhy REITOR RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE 2000. Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MANOEL GUEDES Escola Técnica Dr. Gualter Nunes Habilitação Profissional de Técnico em Farmácia. Prevenção e Segurança no Trabalho EPC e EPI Medidas de Proteção EPI Equipamentos de Proteção Individual EPC Equipamentos de Proteção Coletiva 1 São aqueles que neutralizam a fonte do risco no lugar em que ele se manifesta. É todo dispositivo,

Leia mais

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS EDITAL PARA ELEIÇÃO DE DOCENTES - TITULARES E SUPLENTES

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO - AVALIAÇÃO DAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS. Local: Nome do responsável: Verificador: RESPOSTAS SIM NÃO INSUFICIENTE SENDO IMPLANTADO N

LISTA DE VERIFICAÇÃO - AVALIAÇÃO DAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS. Local: Nome do responsável: Verificador: RESPOSTAS SIM NÃO INSUFICIENTE SENDO IMPLANTADO N LISTA DE VERIFICAÇÃO - AVALIAÇÃO DAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS Local: Nome do responsável: Verificador: RESPOSTAS N 1 COMPRAS Existe controle interno, para solicitação de compra de produtos? 3 0 2 1 2 Se sim,

Leia mais

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais:

Segurança: Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Segurança: 01 Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.): Ref.: NR-06 Todos os colaboradores devem utilizar Equipamentos de Proteção individual (E.P.I.), em condições de uso, tais quais: Botas; Óculos;

Leia mais

1.3 Deverá haver dois suplentes para os docentes e dois para os discentes.

1.3 Deverá haver dois suplentes para os docentes e dois para os discentes. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS EDITAL PARA ELEIÇÃO DE DISCENTES - TITULARES E SUPLENTES

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA - PSS Formulário para Levantamento de Riscos Ambientais As informações aqui contidas estão embasadas na Lei 6.514 das Normas de Segurança e Saúde, em vigência, e na Convenção

Leia mais

ATA DA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CEFET/RJ, CAMPUS ANGRA DOS REIS, REALIZADA EM 24 DE MAIO DE DOIS MIL E DEZOITO.

ATA DA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO CEFET/RJ, CAMPUS ANGRA DOS REIS, REALIZADA EM 24 DE MAIO DE DOIS MIL E DEZOITO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CONSELHO DO CAMPUS DO SISTEMA CEFET/RJ - CONPUS CAMPUS ANGRA DOS REIS ATA DA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DO

Leia mais

6ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP

6ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP 6ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP Aos 31 de agosto de 2010, às 18h e 30 min., na sede localizada na cidade de São Paulo, na Rua Anchieta nº 35, 9º andar, sala 09. CONVOCAÇÃO:

Leia mais

ATA DA SEGUNDA PARTE DA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR

ATA DA SEGUNDA PARTE DA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ATA DA SEGUNDA PARTE DA DÉCIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR DA EBAP - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL

Leia mais

Deverá haver dois suplentes para as categorias I e II.

Deverá haver dois suplentes para as categorias I e II. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS EDITAL PARA ELEIÇÃO DE DOCENTES TITULARES E SUPLENTES

Leia mais

RESULTADO = CONFIABILIDADE

RESULTADO = CONFIABILIDADE RESULTADO = CONFIABILIDADE INCÊNDIO OBJETO FORA DA EDIFICAÇÃO INCÊNDIO EM VEÍCULO INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO NATURAL INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO CULTIVADA INCÊNDIO EM ÔNIBUS OU CAMINHÃO INCÊNDIO EM OBJETO FORA

Leia mais

7ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP

7ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP 7ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DA OAB/SP Aos 28 de setembro de 2010, às 18h e 30 min., na sede localizada na cidade de São Paulo, na Rua Anchieta nº 35, 9º andar, sala 09.

Leia mais

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG

PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS DO ASILO VILA VICENTINA DE ITAJUBÁ - MG Kamila Mariana Rocha e Silva¹, Fábio Luís Figueiredo Fernandes² 1 FEPI- Centro Universitário de Itajubá/Engenharia

Leia mais

Actas da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social Maljoga de Proença-a- ova

Actas da Associação Cultural, Recreativa, Desportiva, e Social Maljoga de Proença-a- ova ACTA DA ELEIÇÃO DOS CORPOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA E SOCIAL DA MALJOGA PROENÇA-A-NOVA TRIÉNIO DE 2010-2012 ---- Aos dezasseis dias do mês de Agosto de dois mil e nove, reuniu-se

Leia mais

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav.

Verificado: Falta de organização no Mezanino da sala ADM com vários materiais armazenados (ex. lâmpadas, tubulações. Outros). Registro: Grav. VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 09/05/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Tressoldi, Alex, Adilson, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: Verificado:

Leia mais

O Prof. Dr. Lauro Henrique Mello Chueiri também participou da reunião, na condição de ouvinte convidado da PRAd.

O Prof. Dr. Lauro Henrique Mello Chueiri também participou da reunião, na condição de ouvinte convidado da PRAd. REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DO PGSST Realiza da e m 14 de dezembro de 2005 às 14h00, na sala de reuniões da CPA -Re itoria Estiveram presentes os seguintes membros: Prof. Dr. Júlio Cezar Durigan Prof. Dr.

Leia mais

LEI Nº /09/2001

LEI Nº /09/2001 LEI Nº 13.174 05/09/2001 Art 1º IMPLANTAÇÃO DA CIPA Todas as unidades das diversas secretarias; Autarquias; 20(vinte) trabalhadores (as) Art. 3º NR 5 Portaria 3.214/78 Lei 6.514/78 MTE Art 2º ESTABILIDADE

Leia mais

DIA 14/07/2016 às 10h20

DIA 14/07/2016 às 10h20 MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DE DIVERSOS VIDROS E APLICAÇÃO DE PELÍCULA DE PROTEÇÃO SOLAR 1. OBJETIVO O presente memorial descritivo tem por objetivo estabelecer as diretrizes que presidirão a contratação

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h)

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (60 h) AULA 06 CIPA e SESMT Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PREVENÇÃO PREVENIR enxergar o acontecimento

Leia mais

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas

SEGURANÇA NO TRABALHO Políticas Esta política estabelece diretrizes que serão aplicadas no Morena Rosa Group, cabendo a todas as áreas envolvidas no processo e citadas neste documento a responsabilidade pelo seu cumprimento. SEGURANÇA

Leia mais

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes.

NORMAS DO GRHUTRANS. Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. NORMAS DO GRHUTRANS Capítulo I: Dos Objetivos Artigo 01 - Estreitar o contato entre os profissionais da área de Recursos Humanos das empresas participantes. Artigo 02 - Auxiliar na troca de informações

Leia mais

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL

EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 003/2013 AVISO DE ALTERAÇÃO DE EDITAL O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, em conformidade com a Lei nº 8.666 de 21.06.93 e demais alterações, através

Leia mais

PRESENÇAS E FALTAS

PRESENÇAS E FALTAS DATA DA REUNIÃO: AOS VINTE E SEIS DIAS DO MÊS DE SETEMBRO DO ANO DE DOIS MIL E CINCO. ------------------------------------------------------------------------------------------------------ LOCAL DA REUNIÃO:

Leia mais

AVISO GERAL ELEIÇÕES DR E CRE GESTÃO 2013/2015

AVISO GERAL ELEIÇÕES DR E CRE GESTÃO 2013/2015 AVISO GERAL ELEIÇÕES DR E CRE GESTÃO 2013/2015 Nº 010 / 13 Pág.: 1/1 Emissão: 16 / 04 / 2013 Validade: 05 / 06 / 2013 Em atenção à solicitação do CRE Conselho de Representantes de Empregados seguem anexos

Leia mais

Apostila técnico em Segurança do Trabalho

Apostila técnico em Segurança do Trabalho 2018 Apostila técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos Zeferino, Técnico Em Segurança Do Trabalho, Pelo Instituto Federal. Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho Antônio Carlos Página 2 de 17

Leia mais

CIPA FATEC ITAPETININGA (GESTÃO 2017/2018)

CIPA FATEC ITAPETININGA (GESTÃO 2017/2018) CIPA FATEC ITAPETININGA (GESTÃO 2017/2018) PRESIDENTE TECNOLÓGO TADEU AUGUSTO LEME DOS SANTOS VICE-PRESIDENTE PROF. JEFFERSON BIAJONE VICE PRESIDENTE SUPLENTE PROF. EDUARDO CLEMENTE ALVES SECRETÁRIA BIBLIOTECÁRIA

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças Orçamento Participativo 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças Orçamento Participativo 2013 Elaborado por: LUIS CLAUDIO MENDES - DIRETOR e-mail: diretoria@ima.ufrj.br Telefone: 25627031 Formulário 01 - Previsão de Demandas DESPESAS DE CUSTEIO 1.615.000 Cód. Despesa Auxílio Financeiro a Estudantes

Leia mais

ACTA Nº 7. Pelas 14h35m o Presidente Dr. João Pedro Abreu deu início à sessão dando as boas vindas e agradecendo a presença a todos.

ACTA Nº 7. Pelas 14h35m o Presidente Dr. João Pedro Abreu deu início à sessão dando as boas vindas e agradecendo a presença a todos. CONSELHO DE REPRESENTANTES ACTA Nº 7 Aos dezoito dias do mês de Abril de dois mil e doze, pelas catorze horas e trinta minutos reuniu o Conselho de Representantes da Escola Superior de Comunicação Social,

Leia mais

No dia 03 de abril de 2017, às 15 horas e 30 minutos, na sala de reuniões do

No dia 03 de abril de 2017, às 15 horas e 30 minutos, na sala de reuniões do 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ATA DA 7 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM LINHA DE FORMAÇÃO EM BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidente O que é CIPA? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento disponível aos trabalhadores que trata da prevenção

Leia mais

COORDENADORIA ESTADUAL DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PORTARIA CONSEG N.º 01/2014

COORDENADORIA ESTADUAL DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PORTARIA CONSEG N.º 01/2014 COORDENADORIA ESTADUAL DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PORTARIA CONSEG N.º 01/2014 Define as Normas e Procedimentos que regerão o calendário e o processo eleitoral dos Conselhos Comunitários de

Leia mais

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado

CAPÍTULO I Das atribuições do Colegiado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DE DOCENTES - TITULARES

Leia mais

conselho autorização para retirar dos documentos contábeis um recibo de R$ 20,00 (vinte Reais) que foi colocado equivocadamente junto aos documentos f

conselho autorização para retirar dos documentos contábeis um recibo de R$ 20,00 (vinte Reais) que foi colocado equivocadamente junto aos documentos f Ata da Assembleia anual ordinária da Associação dos Deficientes visuais do Estado de Goiás ADVEG, realizada aos 29 (vinte e nove) dias do mês de março de 2014 (dois mil e quatorze), no Centro Estadual

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Câmpus São Francisco do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Câmpus São Francisco do Sul Ata nº 007/2014-CONCAMPUS/CSFS/IFC REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE CÂMPUS, REALIZADA EM 19 DE DEZEMBRO DE 2014. Aos dezenove dias do mês de dezembro de dois mil e quatorze, na Sala da Direção Geral,

Leia mais

Av. Maracanã, 229 Bloco A - CEP: Tel.: (21) (21) Cel.: (21)

Av. Maracanã, 229 Bloco A - CEP: Tel.: (21) (21) Cel.: (21) ATA DA 4ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO BIÊNIO 2012-2014, REALIZADA NO DIA 18/03/2014, ÀS 14:00H EM PRIMEIRA CHAMADA E ÀS 14:30H EM 2ª E ÚLTIMA CHAMADA, NO AUDITÓRIO II DO CEFET/RJ. Às 14h00min horas do

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2003/004/2009 Outorga Nº.

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº /2003/004/2009 Outorga Nº. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 062177/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 00772/2003/004/2009 Outorga Nº. 1869/2004 Empreendimento: VULCAFLEX Indústria e Comércio Ltda. CNPJ: 38.619.045/0001-11

Leia mais

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações

Segurança nos serviços de operação e manutenção de subestações SUMÁRIO 0. Histórico da Alteração e Distribuição 1. Objetivo 2. Documento de Referência 3. Aplicação 4. 5. 6. 6.1 6.1.1 6.1.2 6.2 7. 7.1 7.2 8. Recursos Necessários Definições e Conceitos Descrição Cuidados

Leia mais

Página 1 EMEF JOSÉ LEMOS DE MIRANDA. Diretora: Denise Casagrande Andrade. .: Fundação: 27/10/1981. Criação: Lei nº 2.

Página 1 EMEF JOSÉ LEMOS DE MIRANDA. Diretora: Denise Casagrande Andrade.  .: Fundação: 27/10/1981. Criação: Lei nº 2. EMEF JOSÉ LEMOS DE MIRANDA Diretora: Denise Casagrande Andrade E-mail.: emefjlm@gmail.com Fundação: 27/10/1981 Criação: Lei nº 2.880 Endereço: Rodovia Serafim Derenze, 3286 Bairro: Condusa CEP.: 29030-001

Leia mais

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA

GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA GESTÃO da saúde e o PCMSO INTEGRADO ao PPRA GUILHERME MURTA Gestão da Saúde Como estruturar e utilizar as informações em saúde PCMSO integrado ao PPRA Guilherme Murta Coordenador de Saúde Corporativa Grupo

Leia mais

ATA DE REUNIÃO ELEIÇÕES COMPAM

ATA DE REUNIÃO ELEIÇÕES COMPAM CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL ATA DE REUNIÃO ELEIÇÕES COMPAM Aos dezoito dias quinto dia de março de 2019, às 14:30h, estiveram presentes na Sala de Reuniões do Parque Tecnológico, os membros

Leia mais

ELEIÇÃO CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FAU

ELEIÇÃO CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FAU ELEIÇÃO CIPA 2015 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da FAU O que é a CIPA? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), criada pela Organização Internacional do Trabalho e consagrada no

Leia mais

FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc).

FUMO. É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc). FUMO É Proibido fumar em qualquer departamento da Empresa (escritório, produção, banheiros, depósitos, vestiários, refeitório etc). EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL É obrigatório o uso dos equipamentos

Leia mais

01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES (AS) DA EMPRESA. 03 EPI s EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES (AS) DA EMPRESA. 03 EPI s EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL STICM DE - Avenida Mauro Mori, n.º 323, Centro - Goioerê/PR - CEP. 87.360-000 01 - DADOS GERAIS DA EMPRESA NOME: CNPJ: ENDEREÇO: MUNICÍPIO: CEP: FONE / FAX: PROPRIETÁRIO: ENCARREGADO: 02 - NÚMERO DE TRABALHADORES

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação

Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Universidade Federal do Espírito Santo Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Departamento de Desenvolvimento de Pessoas Divisão de Avaliação Diagnóstico das Condições de Trabalho Avaliação de Desempenho dos

Leia mais

CONDOMÍNIO DO EDÍFIO LA BELLE MAISON PERSONNALISÉE TORRE A, B e LOJAS ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 30 DE ABRIL DE 2015

CONDOMÍNIO DO EDÍFIO LA BELLE MAISON PERSONNALISÉE TORRE A, B e LOJAS ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 30 DE ABRIL DE 2015 CONDOMÍNIO DO EDÍFIO LA BELLE MAISON PERSONNALISÉE TORRE A, B e LOJAS ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 30 DE ABRIL DE 2015 Ao trigésimo dia do mês de abril do ano de dois mil e quinze, às 20h30min,

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes AULA 5 Prof.ª Gledsnelly Nascimento Competências a serem trabalhadas nesta aula Fixar o conhecimento sobre os fatores que

Leia mais

Kadjanery Araújo Macedo dos Santos Heloísa de Oliveira Campos

Kadjanery Araújo Macedo dos Santos Heloísa de Oliveira Campos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO HOSPITAL REGIONAL DEOCLÉCIO MARQUES DE LUCENA, PARNAMIRIM/RN

Leia mais

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO RISCOS PROFISSIONAIS (recapitular) Qualquer situação de perigo que seja associada a uma actividade profissional, podendo atingir a saúde do trabalhador. O desconhecimento

Leia mais

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários:

PLANO DE EMERGÊNCIA. Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.: 1 de 5 Responsável Técnico: Executante: Portador/ Ponto de Uso: Recursos Necessários: PLANO DE EMERGÊNCIA TÍTULO: PLANO DE EMERGÊNCIA N.º PRO- -DECG Pág.:

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 Aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezassete, no Anfiteatro 23.1.6 do Complexo Pedagógico, Científico

Leia mais

Rio de Janeiro/RJ, 22 de dezembro de À NEXUS VIGILÂNCIA Ltda. C/C DEMAIS INTERESSADOS NA TP 09/2017

Rio de Janeiro/RJ, 22 de dezembro de À NEXUS VIGILÂNCIA Ltda. C/C DEMAIS INTERESSADOS NA TP 09/2017 Rio de Janeiro/RJ, 22 de dezembro de 2017. À NEXUS VIGILÂNCIA Ltda. C/C DEMAIS INTERESSADOS NA TP 09/2017 Ref.: Tomada de Preços nº 09/2017 - Termo de Referência objetivando a contratação de empresa especializada

Leia mais

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL

MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL MESA DA ASSEMBLEIA MU ICIPAL ASSEMBLEIA MUNICIPAL * Ruas das Indústrias, 393 * 4786-909 TROFA * Telefone 252 409290 / Fax 252 409299 * E-mail: mesamunicipal@mun-trofa.pt DATA DA REUNIÃO: AOS TRINTA DIAS

Leia mais

CANTEIRO DE OBRA 1. ESPECIFICAÇOES TECNICAS DOS SERVIÇOS

CANTEIRO DE OBRA 1. ESPECIFICAÇOES TECNICAS DOS SERVIÇOS CANTEIRO DE OBRA 1. ESPECIFICAÇOES TECNICAS DOS SERVIÇOS 1.1- FUNDAÇÕES Blocos em concreto simples 0.45mx0,40mx0,24m 1.4- COBERTURA Em telhas recicladas de tetra pack e alumínio. Uma cobertura ecologicamente

Leia mais

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PROJETO: INCÊNDIO Modelo: 3.000 m2 MAIO 2011 SUMÁRIO 1. Apresentação... 03 2. Extintores... 04 3. Iluminação de Emergência...

Leia mais

3. Objeto (indique o objeto proposto, ou seja, o que deseja realizar conforme o edital)

3. Objeto (indique o objeto proposto, ou seja, o que deseja realizar conforme o edital) DADOS CADASTRAIS PLANO DE TRABALHO Órgão/Entidade Proponente Associação de Serviços Sociais Voluntários de Concórdia Endereço do Órgão/Entidade Rua Independência, nº 246 Cidade UF Concórdia SC CEP 89700-000

Leia mais

STJDU- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA UNIVERSITÁRIA

STJDU- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA UNIVERSITÁRIA BOLETIM STJDU Nº 03 STJDU- SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA UNIVERSITÁRIA GABINETE DO PRESIDENTE PORTARIA- 023/STJDU-2017 Brasília/DF, 19 de Outubro de 2017. O Presidente do STJDU, usando das atribuições

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016

ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016 ATA DA REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DE 26 DE FEVEREIRO DE 2016 Aos vinte e seis dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezasseis, no Anfiteatro 11.1.3 do Departamento de Matemática, no

Leia mais

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006 ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CIPA OPERAÇÃO - 2006 Atuação: GEC E GET's 1 A 6 e-mail: cipao@cetsp.com.br Av. Nações Unidas, 7163 térreo Tel.: 3030-2444 Data: 14/02/2006 Horário: 09h00 às 17h00 Local:

Leia mais