Conjuntos parcialmente ordenados, totalmente ordenados e bem ordenados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conjuntos parcialmente ordenados, totalmente ordenados e bem ordenados"

Transcrição

1 Conteúdo Conteúdo 1 1 Conjuntos parcialmente ordenados, totalmente ordenados e bem ordenados Conjuntos parcialmente ordenados Diagramas de Hasse Dualidade Elementos especiais num c.p.o Isomor smo Produto cardinal de conjuntos parcialmente ordenados Subconjuntos especiais de um c.p.o Lema de Zorn: sua equivalência a outras condições Conjuntos totalmente ordenados Conjuntos bem ordenados Conceitos gerais em reticulados De nição e propriedades básicas Subconjuntos especiais de inf-semireticulados, sup-semireticulado, reticulado Mor smos de reticulados Semireticulados e reticulados completos Reticulados distributivos

2 Capítulo 1 Conjuntos parcialmente ordenados, totalmente ordenados e bem ordenados 1.1 Conjuntos parcialmente ordenados De nição Seja A um conjunto. Uma relação binária num conjunto A é qualquer subconjunto de A A: Nota Se é uma relação binária num conjunto A e (x; y) 2, escreve-se habitualmente xy: De nição Dado um conjunto A 6= ;, uma relação em A diz-se de ordem parcial (r.o.p.) se satisfaz: i) aa; 8a 2 A (re exiva). ii) ab ^ ba ) a = b (anti-simétrica). iii) ab ^ bc ) ac (transitiva). De nição Se é uma relação de ordem parcial de nida num conjunto não vazio A, diz-se que (A; ) é um conjunto parcialmente ordenado (c.p.o.). As relações de ordem parcial designam-se habitualmente, quando não há ambiguidade, pelo símbolo. 2

3 3 Notação Supondo que (A; ) é um conjunto parcialmente ordenado: x y - x menor ou igual que y ou x precede y: y x, x y - y maior ou igual que x ou y segue x: x y - x não está em relação com y. Se a b e a 6= b; escreve-se a < b e diz-se que a precede propriamente b ou que a é propriamente menor que b. Se a < b _z : a < z < b; diz-se que b cobre a e nota-se a b: Se a b e b a; diz-se que a e b são não comparáveis - a k b: Exemplos (Conjuntos parcialmente ordenados) 1. (P (C) ; ) em que C é um conjunto qualquer e P (C) o conjunto dos subconjuntos (partes) de C. 2. (S (G) ; ) em que G é um grupo e S (G) o conjunto dos subgrupos de G: 3. (N; ) ; (Q; ) ; (R; ) ; etc., sendo a relação de ordem usual nesses conjuntos. 4. (N; ) ; em que 8x; y 2 N; xy, x divide y (xjy): 5. (C; ) ; em que 8z 1 ; z 2 2 C; z 1 z 2, Re (z 1 ) Re (z 2 ) e Im (z 1 ) Im (z 2 ) : 6. (C (R; R) ; ) ; em que C (R; R) designa o conjunto das funções reais de variável real contínuas e 8f; g 2 C (R; R) ; f g, 8x 2 R; f (x) g (x) : Exercícios Mostre que cada um dos exemplos de é um conjunto parcialmente ordenado. 2. Veri que se (C; ) é um conjunto parcialmente ordenado; sendo a relação de nida por 8z 1 ; z 2 2 C; z 1 z 2, jz 1 j jz 2 j : 3. Sendo (A; ) um conjunto parcialmente ordenado, considere a relação < em A, isto é a < b se e só se a b e a 6= b.

4 4 (a) Veri que que i. a a (< é irre exiva) ii. a < b ) b a iii. a < b e b < c ) a < c (b) Supondo que em A está de nida uma relação que satisfaz i, ii e iii da alínea (a), mostre que a relação de nida por ab, ab ou a = b; 8a; b 2 A; é uma relação de ordem parcial. 4. Sendo (A; ) um conjunto parcialmente ordenado e B é um subconjunto de A, mostre que B é também um conjunto parcialmente ordenado para a relação induzida pela relação : 1.2 Diagramas de Hasse Seja (A; ) um conjunto parcialmente ordenado nito. Este conjunto pode ser representado por um diagrama, chamado Diagrama de Hasse, que se faz do seguinte modo: Cada elemento de A é representado por um ponto; se um elemento y cobre um elemento x, coloca-se o ponto correspondente a y num nível mais elevado que o ponto correspondente a x e unem-se os dois pontos por um segmento de recta. Exemplo Considere o conjunto A = f2; 3; 5; 6; 12; 18; 24; 36g com a relação x y, x divide y: O diagrama de Hasse correspondente é:

5 5 Exercício Construa todos os possíveis diagramas de Hasse para um conjunto parcialmente ordenado com três elementos. 1.3 Dualidade De nição Se (A; ) é um conjunto parcialmente ordenado, a relação 0 de nida por x 0 y se e só se y x diz-se relação dual de : Observações A relação dual é também uma relação de ordem parcial (veri car) e, portanto, (A; 0 ) é também um conjunto parcialmente ordenado que se diz dual de (A; ) : 2. Um conceito diz-se dual de outro conceito se pode ser obtido substituindo na de nição do primeiro por. 3. Conceito dual de um determinado conceito vem a ser o mesmo conceito de nido para o conjunto parcialmente ordenado dual, mas traduzido em termos do conjunto parcialmente ordenado original. As de nições das secções seguintes permitem exempli car esta noção. 4. A classe de todos os conjuntos parcialmente ordenados coincide com a classe dos seus duais. Isto dá origem ao: 5. Princípio da dualidade de Schroeder: Na teoria de conjuntos parcialmente ordenados, se uma determinada proposição é verdadeira também é verdadeira a proposição que se obtém quando se substituem os conceitos pelos seus duais e a relação por. 1.4 Elementos especiais num c.p.o. De nição Seja (A; ) um conjunto parcialmente ordenado e X A: i) a 2 A é majorante de X (minorante de X) se 8x 2 X; x a (a x) : ii) m 2 A é supremo ou limite superior de X (ín mo ou limite inferior de X) se

6 6 m é majorante de X (minorante de X) m c; 8c 2 A tal que c é majorante de X (d m; 8d 2 A tal que d é majorante de X ) iii) m é máximo de X (mínimo de X) se m 2 X e x m; 8x 2 X (m 2 X e m x; 8x 2 X): iv) a 2 A é um elemento maximal (minimal) se não existe x 2 A tal que a < x (x < a) : Observações Quando A tem elemento máximo, este designa se frequentemente por último elemento ou 1 e se existir elemento mínimo, designa-se por primeiro elemento ou O conceito de majorante pode-se obter do conceito de minorante do c.p.o. dual, traduzido em termos da relação de ordem parcial dada. A mesma observação pode ser feita para os outros conceitos dados. 1.5 Isomor smo De nição Sejam (A; ) e (A 0 ; 0 ) dois conjuntos parcialmente ordenados. Chama se isomor smo de conjuntos parcialmente ordenados a uma aplicação ' : A! A 0 que satisfaça: (i) ' é sobrejectiva. (ii) a b, ' (a) 0 ' (b) ; 8a; b 2 A: Se existe um isomor smo entre (A; ) e (A 0 ; 0 ) ; diz -se que A e A 0 são isomorfos, o que se denota por A = A 0 : Exercício Veri car que se ' é um isomor smo de c.p.o., então ' é uma aplicação bijectiva.

7 7 De nição Sejam (A; ) e (A 0 ; 0 ) dois conjuntos parcialmente ordenados. Uma aplicação ' : A! A 0 é uma aplicação isótona se satisfaz a b ) ' (a) 0 ' (b) ; 8a; b 2 A: Observações Um isomor smo é sempre aplicação isótona. 2. Uma aplicação isótona bijectiva nem sempre é um isomor smo. Contraexemplo: ϕ a b ϕ(b) ϕ(a) ' (a) 0 ' (b) e a b (a k b) 3. Dois conjuntos parcialmente ordenados nitos têm o mesmo diagrama de Hasse se e só se são isomorfos. 1.6 Produto cardinal de conjuntos parcialmente ordenados De nição Seja (A ; ) 2 uma família de conjuntos parcialmente ordenados. O produto cardinal é formado pelos elementos (a ) 2, em que a 2 A ; 8 2 : Observações No caso in nito a existência do produto cardinal é garantida pelo axioma da escolha.

8 8 2. Se é nito, o produto cardinal é o produto cartesiano dos conjuntos da família. Proposição O produto cardinal de uma família (A ; ) 2 é um conjunto parcialmente ordenado com a relação (a ) 2 (b ) 2, a b ; 8 2 : 1.7 Subconjuntos especiais de um c.p.o. De nição Seja (A; ) um c.p.o. e seja X A: X é uma cadeia ou subconjunto totalmente ordenado se () 8x; y 2 X, x y ou y x: Exercícios Mostre que a condição () é equivalente a cada uma das seguintes condições: (a) ( 0 ) 8x; y 2 X; se x 6= y então x < y _ y < x: (b) ( 00 ) 8x; y 2 X; x = y _ x < y _ y < x: 2. Mostre que se (A; ) é um conjunto parcialmente ordenado que satisfaz () então < ( e 6=) satisfaz: (a) irre exiva. (b) x 6= y ) x < y _ y < x: (c) transitiva. 3. Considere o teorema Se num conjunto parcialmente ordenado (A; ) todo o subconjunto minorado tem ín mo então todo o subconjunto majorado tem supremo. (a) Escreva o teorema dual. (b) Demonstre o teorema. De nição Seja (A; ) um c.p.o. e seja K A: K é um subconjunto convexo ou denso se dados a; b 2 K e c 2 A tal que a < c < b, então c 2 K:

9 9 Exemplos ((Suconjuntos convexos)) 1. Triviais: ; e A: 2. Dados dois elementos a; b 2 A; a b, os intervalos [a; b] = fx 2 A : a x bg ]a; b[ = fx 2 A : a < x < bg (b] = fx 2 A : x bg [b) = fx 2 A : b xg são subconjuntos convexos. 3. Se X A; os conjuntos Ma (X) = fx 2 A : x é majorante de Xg Mi (X) = fx 2 A : x é minorante de Xg são subconjuntos convexos. Exercício Mostrar que a intersecção de uma família arbitrária de subconjuntos convexos de um c.p.o. é um subconjunto convexo e justi car que se pode de nir o subconjunto convexo gerado por qualquer subconjunto desse c.p.o. De nição Seja (A; ) um c.p.o. 1. I A é semi-ideal se x 2 I e y x ) y 2 I 2. F A é semi- ltro se x 2 F e x y ) y 2 F Exercícios Mostre que I é semi-ideal se e só se AnI é semi- ltro 2. Veri car para semi-ideais e semi- ltros o problema dado para subconjuntos convexos.

10 10 3. Mostre que a intersecção de um semi-ideal com um semi- ltro é um subconjunto convexo. 4. Mostre que um subconjunto convexo não vazio é intersecção de um semi-ideal com um semi- ltro. De nição Seja (A; ) um c.p.o. 1. I A é ideal se (a) I é semi-ideal (b) x; y 2 I; 9 z 2 I tal que z x e z y: 2. F A é ltro se (a) I é semi- ltro (b) x; y 2 F; 9 z 2 F tal que z x e z y: 1.8 Lema de Zorn: sua equivalência a outras condições De nição Seja (A; ) um c.p.o. 1. (A; ) diz-se indutivo se toda a cadeia é majorada, isto é, se sendo C uma cadeia em A existe m 2 A que é majorante de C: 2. (A; ) diz-se fortemente indutivo se existe supremo para toda a cadeia. De nição Seja A = fa g 2 uma família de conjuntos parcialmente ordenada por inclusão. Diz-se que A tem uma propriedade de carácter nito se satisfaz: f 1 A 2 A )F A ( - parte nita) f 2 Se A é tal que 8F A; F 2 A; então A 2 A.

11 11 Teorema As seguintes condições são equivalentes: 1. Condição de Kuratowski Num conjunto parcialmente ordenado toda a cadeia está contida numa cadeia maximal. 2. Condição de máximo Um conjunto parcialmente ordenado indutivo tem elemento maximal. 3. Lema de Zorn Um conjunto parcialmente ordenado fortemente indutivo tem elemento maximal. 4. Condição de Hausdor Num conjunto parcialmente ordenado existe elemento maximal. 5. Condição de Tukey Uma família de conjuntos que goza de uma propriedade de carácter nito tem elemento maximal. Exemplo O objectivo é aplicar as condições anteriores à prova que qualquer espaço vectorial tem uma base. Para isso é necessário de nir (ou lembrar) alguns conceitos: De nição Seja (V; +; K) um espaço vectorial sobre um corpo K: 1. X V é um conjunto linearmente independente de vectores se e só se qualquer F X é linearmente independente. 2. X V é um conjunto linearmente dependente de vectores se e só se existir F X tal que F é linearmente dependente. 3. B V é uma base se: (a) B é um conjunto linearmente independente de vectores. (b) 8x 2 V nb; B[fxg é linearmente dependente. (, x é combinação linear de um subconjunto nito de B).

12 12 Da de nição anterior é claro que B é uma base de V se e só se é um elemento maximal na família de conjuntos. Seja A = fx jx V e X é linearmente independenteg, ordenada por inclusão. Esta família goza de uma propriedade de carácter nito pois X 2 A se e só se qualquer F X é linearmente independente. Pela condição de Tukey, em A existe uma família maximal de vectores linearmente independente. Pela proposição anterior conclui-se que qualquer espaço vectorial tem uma base. 1.9 Conjuntos totalmente ordenados De nição Dado A 6= ;; uma relação em A é uma relação de ordem total se: O 1 xx; 8x 2 A. O 2 O 3 x 6= y ) xy _ yz (dicotomia). xy e yz ) xz: (A; ) é um conjunto totalmente ordenado (c.t.o.). Podemos também considerar a seguinte de nição para relação de ordem total: De nição Dado A 6= ;; uma relação em A é uma relação de ordem total se: O0 1 x /x; 8x 2 A. O0 2 O0 3 x 6= y ) xy _ yz (dicotomia). xy e yz ) xz: Neste caso, quando não haja ambiguidade, pode-se representar por < : Observações Há casos em que a de nição apresenta só como propriedades a dicotomia e a transitividade

13 13 2. Dado um conjunto A e duas relações binárias de nidas em A; e podem-se de nir outras relações (i) x ( _ ) y, xy ou xy: (ii) x ( ^ ) y, xy e xy: (iii) x () y, 9z 2 A tal que xz e zy: 3. Com a relação de nida em pode-se obter uma r.o.p. fazendo a relação < _ =; que é também relação de ordem total de acordo com a de nição Existe uma correspondência bijectiva entre as relações de ordem total de nidas em e em 1.9.2: A corresponde ^ 6= : A < corresponde < _ = : Pode-se ver então que a cada relação de ordem total não re exiva está associada uma re exiva e vice-versa e por isso o uso quase indistinto de < ou quando está em jogo uma relação de ordem total. 5. Podem-se transportar para c.t.o.todos os conceitos dados para c.p.o.: Por exemplo, se (A; <) é c.t.o. e X A; m 2 A é majorante de X se x < m ou x = m; 8x 2 X: De nição Sejam (A; <) e (A 0 ; < 0 ) dois c.t.o. Uma aplicação ' : A! A 0 é isomor smo se ' é isomor smo entre (A; ) e (A 0 ; 0 ) : Proposição Sejam (A; <) e (A 0 ; < 0 ) dois c.t.o. Uma aplicação ' : A! A 0 é isomor smo se e só se: 1. ' é sobrejectiva. 2. ' é isótona.

14 14 Exercícios Seja (A; ) um c.t.o. e seja X A: Mostre que: (a) Se x 2 X é elemento maximal (minimal) de X; então x é máximo (mínimo) de X: (b) Para cada x 2 A existe no máximo y 2 A tal que x y. Todo o subconjunto não vazio e nito de um c.t.o.contém um elemento mínimo e um elemento máximo. 1. Seja (A; ) um c.p.o. Mostre que (A; ) é um c.t.o. se e só se para qualquer subconjunto nito X de A; um elemento maximal de X é máximo Conjuntos bem ordenados De nição Seja B 6= ;. O conjunto totalmente ordenado (B; <) é bem ordenado (c.b.o.) se qualquer seu subconjunto não vazio tem elemento mínimo. [8X B; X 6= ;; X tem elemento mínimo ou 1 o elemento] Exemplos (N; <) é c.b.o. 2. (N; ) em que xy, xjy; não é c.b.o. 3. (Q; <) não é c.b.o. 8 >< x; y pares e x < y: 4. (N; 2 ) em que x 2 y, x; y ímpares e x < y: é um c.b.o. >: x ímpar e y par. 8 x; y múltiplos de 3 e x < y: >< x; y (múltiplos de 3)+1 e x < y: 5. (N; 3 ) em que x 3 y, x (múltiplos de 3)+2 e x < y: é um c.b.o. >: x (múltiplo de 3)+1 e y (múltiplo de 3)+2 x (múltiplo de 3)+2 e y múltiplo de 3

15 15 Observações Todo o subconjunto diferente de vazio de um c.b.o. é bem ordenado para a relação induzida. 2. Todo o conjunto totalmente ordenado nito é bem ordenado. 3. O dual de um conjunto bem ordenado pode não ser bem ordenado (basta pensar em (N; <)). Proposição Seja (B; <) c.b.o. e x 2 B: Se x não é máximo existe um e um só y 2 B tal que x y: De nição Seja (B; <) c.b.o. (i) y diz-se sucessor de x se y x: (ii) l diz-se elemento limite do c.b.o. se l não é mínimo nem sucessor. Exemplos Em (N; <) não há elementos limites. 2. Em (N; 2 ) (Exemplo ), 2 é elemento limite - não é primeiro elemento nem é sucessor. 3. Em (N; 3 ) (Exemplo ), 2 e 3 são elementos limites. Exercício Seja ' de (A; <) para (A 0 ; < 0 ) um isomor smo de conjuntos totalmente ordenados. Mostre que: (a) Se (A; <) é c.b.o.,então (A 0 ; < 0 ) também é c.b.o.. (b) Se l é elemento limite, então ' (l) também é elemento limite. (c) Se y é sucessor de x então ' (y) é sucessor de ' (x) : (d) Se x é mínimo de A então ' (x) é mínimo de A 0 :

16 16 Proposição Seja (B; <) um c.b.o.. Os ideais próprios de B sãio os conjuntos B x = fy 2 B : y < xg ; x 2 B: Corolário Seja (B; <) um c.b.o..o conjunto dos ideais próprios de B é um conjunto bem ordenado para a relação de inclusão, é ideal do conjunto bem ordenado de todos os ideais de B e é isomorfo a B: Teorema (Primeiro teorema de indução trans nita) Seja B um c.b.o. e seja X B satisfazendo 1) O primeiro elemento de B pertence a X: 2) Se b 2 X, então sucb 2 X: 3) Se l é elemento limite e B l X então l 2 X: Então X = B: Nota Traduzindo o teorema para (N; <) obtemos o princípio de indução usual. (em N não há elementos limite): Se X N é tal que 1) 1 2 X 2) n 2 X ) n X então X = N. Teorema (Segundo teorema de indução trans nita) Seja B um c.b.o. e seja X B satisfazendo B x X ) x 2 X Então X = B: Teorema Um c.b.o. B não pode ser isomorfo a nenhum dos seus ideais próprios. [Se I é ideal de B e se ' : B! I é um isomor smo, então B = I] Corolário Entre dois conjuntos bem ordenados existe no máximo um isomor smo.

17 17 Teorema Dados dois conjuntos bem ordenados, 8um é sempre isomorfo a um ideal do outro. [Dados B e B 0 c.b.o. então ou B >< B = B 0 >: = Bx 0 ou B x = B 0 Teorema Qualquer família fb g 2 de conjuntos bem ordenados não isomorfos admite uma relação de boa ordem da seguinte forma: B < B 0, B isomorfo a um ideal próprio de B 0: Teorema (Teorema da Boa Ordenação) Em todo o conjunto não vazio existe uma relação de boa ordem (ou "Todo o conjunto não vazio pode ser bem ordenado"). Observações O Teorema da Boa Ordenação é equivalente ao Lema de Zorn e aos outros enunciados dados. 2. Dada uma família de conjuntos não equipotentes o Teorema da Boa Ordenação garante a existência de uma boa ordenação, mas não nos diz como deve ser considerada.

18 Capítulo 2 Conceitos gerais em reticulados 2.1 De nição e propriedades básicas De nição (a) Um conjunto parcialmente ordenado no qual cada par de elementos tem ín mo (supremo) designa-se por inf-semireticulado (sup-semireticulado) De nição (b) Reticulado é um c.p.o. no qual cada par de elementos tem ín mo e supremo. Exemplos Sendo A um conjunto, (P (A) ; ) é um reticulado: inf (X; Y ) = X \ Y sup (X; Y ) = X [ Y 2. Sendo G um grupo e S (G) o conjunto dos seus subgrupos, (S (G) ; ) é um reticulado: inf (G 0 ; G 00 ) = G 0 \ G 00 sup (G 0 ; G 00 ) = hg 0 [ G 00 i 3. Qualquer conjunto totalmente ordenado é reticulado e, portanto, qualquer conjunto bem ordenado também é reticulado: Dados x e y; (i) x < y ou (ii) y < x: Se (i), inf (x; y) = x e sup (x; y) = y: 18

19 19 4. Reticulados com menos de 6 elementos: Exercício Construir diagramas de todos os inf-semireticulados com menos de 6 elementos. Observações O conjunto parcialmente ordenado dual de um reticulado é ainda um reticulado. 2. O conjunto parcialmente ordenado dual de um inf-semireticulado (supsemireticulado) é um sup-semireticulado (inf-semireticulado). 3. Princípio de dualidade para reticulados: Se na teoria de reticulados é válido um teorema também é válido o teorema dual. 4. Cada par de elementos de um reticulado R tem um e um só ín mo e um e só supremo. O cálculo do ín mo e do supremo de nem assim operações em R; para as quais se utilizam respectivamente os símbolos ^ e _. Designamos inf fx; yg por x ^ y e sup fx; yg por x _ y.

20 20 5. Um inf-semireticulado R designa-se por R^ e um sup-semireticulado R por R _ : As proposições seguintes estabelecem algumas das propriedades das operações ^ e _: Proposição Dado um inf-semireticulado R^ tem-se, 8x; y; z 2 R^: 1) x ^ x = x (idempotência) 2) x ^ y = y ^ x (comutividade) 3) x ^ (y ^ z) = (x ^ y) ^ z (associatividade) Proposição (dual da anterior) Dado um sup-semireticulado R _ temse, 8x; y; z 2 R _ : 1 ) x _ x = x (idempotência) 2 ) x _ y = y _ x (comutividade) 3 ) x _ (y _ z) = (x _ y) _ z (associatividade) Proposição Se R é um reticulado tem-se, 8x; y; z 2 R : 1), 2), 3), 1 ), 2 ), 3 ) ) e ainda 4) (x ^ y) _ x = x Leis de absorção. 4 ) (x _ y) ^ x = x Proposição Seja (S; ) um semi-grupo abeliano e idempotente. De nindo, 8x; y 2 S, a relação x y, x y = x; ca de nida em S uma r.o.p. e (S; 0 ) é um inf-semireticulado, em que inf fx; yg = x y: Proposição Seja (S; ) um semi-grupo abeliano e idempotente. De nindo, 8x; y 2 S, a relação x 0 y, x y = y; ca de nida em S uma r.o.p. e (S; 0 ) é um sup-semireticulado, em que sup fx; yg = x y: Observações e 0 de nidas nas proposições anteriores são relações duais, uma vez que x 0 y, x y = y, y x = y, y x: 2. (S; 0 ) é c.p.o. dual de (S; ) :

21 21 3. A proposição é dual da proposição 2.1.9, pelo que basta demonstrar uma delas. Proposição Seja (S; ^; _) um sistema algébrico com duas operações binárias tais que, 8x; y; z 2 R; R 1 ) x ^ y = y ^ x R 2 ) x ^ (y ^ z) = (x ^ y) ^ z R 3 ) (x ^ y) _ x = x R 0 1) x _ y = y _ x R 0 2) x _ (y _ z) = (x _ y) _ z R 0 3) (x _ y) ^ x = x então a relação de nida em S por x y, x ^ y = x ou por x _ y = y é uma relação de ordem parcial e (S; ) é um reticulado em que inf fx; yg = x ^ y e sup fx; yg = x _ y: Nota Pode-se colocar o problema da independência das condições (R 1 ; R 2 ; R 3 ) e (R1; 0 R2; 0 R3) 0 : Vamos encontrar modelos em que se veri quem duas delas e não se veri que a terceira: 1. Válidas a comutatividade e a associatividade mas não a idempotência: x y x x x y x x y y 6= y 2. Válidas a idempotência e a associatividade mas não a comutatividade: x y x x x y y y x y 6= y x 3. Válidas a idempotência e a comutatividade mas não a associatividade: x y z u x x u z u y u y z u x (y z) 6= (x y) z z z z z u u u u u u

22 2.2 Subconjuntos especiais de inf-semireticulados, sup-semireticulado, reticulado. Vão-se rever os conceitos dados para c.p.o. e ver se há ou não necessidade de alteração: Subconjunto convexo - a de nição mantém-se. Intervalos (abertoss e fechados) - as de nições mantêm-se. Semi-ideais - a de nição mantém-se. Semi- ltros - a de nição mantém-se. Ideais - a de nição pode ser precisada no caso de ser sup-semireticulado e reticulado e ca: ( 1) Semi-ideal I é ideal se 2) x; y 2 I ) x _ y 2 I Filtros - a de nição pode ser precisada no caso de ser inf-semireticulado e reticulado e ca: ( 1) Semi- ltro F é ltro se 2) x; y 2 I ) x ^ y 2 I Proposição Num sup-semireticulado, a intersecção de dois ltros ou de dois semi- ltros nunca é vazia. Proposição Num inf-semireticulado, a intersecção de dois ideais ou de dois semi-ideais nunca é vazia. Observações Num reticulado a intersecção de dois semi-ideiais ou de dois semi- ltros é sempre diferente de vazio. Daqui se conclui que a intersecção de famílias nitas de semi-ideais ou semi- ltros é diferente de vazia. 2. A observação anterior não se aplica a família in nitas:]0; 1[ é um reticulado e \ (x] = ;: x2]0;1[ 22

23 23 De nição Um subreticulado é uma parte de um reticulado que é fechada para as operações de ^ e _: (de nição como estrutura algébrica). De nição Seja (R; ) um reticulado. R 0 R é um subreticulado se (R 0 ; R 0) é um reticulado e se sup R 0 fx; yg = sup R fx; yg e inf R 0 fx; yg = inf R fx; yg : (de nição como estrutura ordenada). De nição Seja R _ um sup-semireticulado. S R _ ; S 6= ;; é um subsup-semireticulado se x; y 2 S ) x _ y 2 S: De nição Seja R^ um inf-semireticulado. S R^; S 6= ;; é um subinf-semireticulado se x; y 2 S ) x ^ y 2 S: Exercícios Seja R _ um sup-semireticulado com a de nição de estrutura ordenada. Mostre que S R _ é um sub-sup-semireticulado se e só se 8x; y 2 S; x _ S y = x _ y: 2. Exercício análogo para subinf-semireticulado. 3. Exercício análogo para subreticulado. Exemplo R s 5 S s 7 s 8 s 5 s 3 s 4 s 6 s 3 s 4 s 1 s 2 s 1 s 2 Parte de um sup-semireticulado que é também sup-semireticulado mas que não é subsup-semireticulado. De facto, S _ R _ ; mas sup S (s 1 ; s 2 ) = s 5, mas sup R (s 1 ; s 2 ) = s 6 :

24 24 Observações Se R _ é um sup-semireticulado \ e fs g _ 2 é uma família de sub-supsemireticulados, pode ser vazia, mas se for diferente de vazio 2 S _ então é um subsup-semireticulado. 2. A observação anterior também se aplica a inf-semireticulados e a reticulados. 3. Pode-se, portanto, falar no sub-sup-semireticulado (sub-inf-semireticulado, reticulado) gerado por um conjunto de elementos X, que se designa por hxi : Exercícios Veri car quais dos subconjuntos especiais de nidos para um reticulado são sub-reticulados. 2. De nem-se no conjunto I (R) dos ideais de um reticulado as seguintes operações: ) I 1 ^ I 2 = fi 1 ^ i 2 2 R : i 1 2 I 1 ; i 2 2 I 2 g 8I 1 ; I 2 2 I (R) : I 1 _ I 2 = fi 2 R : i i 1 ^ i 2 ; i 1 2 I 1 ; i 2 2 I 2 g Mostre que (I (R) ; ^; _) é um reticulado. 3. Mostrar que o conjunto I p (R) = f(a] : a 2 Rg dos ideais principais de um reticulado é subreticulado de I (R) em que (a] ^ (b] = (a ^ b] e (a] _ (b] = (a _ b] : 4. Resolva questões análogas para o conjunto dos ltros de um reticulado e dos ltros principais. 2.3 Mor smos de reticulados De nição (a) Sejam R _ e R 1 _ sup-semireticulados. Uma aplicação ' : R _! R 1 _ é um mor smo de sup-semireticulados se ' (x _ y) = ' (x)_' (y) ; 8x; y 2 R _ :

25 25 (b) Sejam R^ e R^1 inf-semireticulados. Uma aplicação ' : R^! R^1 é um mor smo de inf-semireticulados se ' (x ^ y) = ' (x) ^ ' (y) ; 8x; y 2 R^ (c) Sejam R e R 1 reticulados. Uma aplicação ' : R! R 1 é um mor smo de reticulados se ' (x _ y) = ' (x) _ ' (y) e ' (x ^ y) = ' (x) ^ ' (y) ; 8x; y 2 R _ Proposição Se ' é um mor smo de sup-semireticulados (inf-semireticulados, reticulados) então ' é uma aplicação isótona. Nota Se ' : R _! R 1 _ é uma aplicação isótona, não tem de ser um mor smo de sup-semireticulados: c ϕ 1 a b 0 R R 1 a _ b = c ' (a _ b) = 1e' (a) _ ' (b) = 0 Proposição Seja ' : R _! R 1 _ um mor smo de sup-semireticulados e sejam a 1 ; b 1 2 ' (R _ ) ; a 1 b 1 : Então existem a; b 2 R _ ; a b; tais que ' (a) = a 1 e ' (b) = b 1 : Proposição Dual da anterior. Proposição Para reticulados. Proposição Seja ' : R _! R 1 _ uma aplicação. Então ' é isomor- smo de conjuntos parcialmente ordenados se e só se ' é isomor smo de sup-semireticulados.

26 26 Exercícios Seja ' : R _! R _ 1 um mor smo de sup-semireticulados. (a) Estudar as imagens por meio de ' dos subconjuntos especiais de R _ : (b) Fazer o mesmo estudo no caso de ' ser epimor smo. 2. Seja R um reticulado. Mostre que (a) Se I é um ideal de R e F um ltro de R; então I \ F ou é vazio ou é um subreticulado convexo. (b) Mostre que cada subreticulado convexo de R é intersecção, de um modo único, de um ideal com um ltro. 3. Seja fr g _ 2 uma família de sup-semireticulados. 2.4 Semireticulados e reticulados completos De nição (a) Um inf-semireticulado completo (sup-semireticulado completo) é um conjunto parcialmente ordenado no qual existe ín mo (supremo) de cada subconjunto não vazio de elementos. (b) Reticulado completo é um c.p.o. no qual existe ín mo e supremo de cada subconjunto não vazio de elementos. Observações Um sup-semireticulado completo tem elemento 1, que é o supremo de todo o conjunto. 2. Um inf-semireticulado completo tem elemento 0, que é o ín mo de todo o conjunto. 3. Um reticulado completo tem elementos 0 e 1.

27 27 Proposição Um c.p.o. R no qual existe supremo (ín mo) de cada subconjunto não vazio e no qual existe elemento 0 (elemento 1) é um reticulado completo. Exemplos (N; j) é inf-semireticulado completo. O elemento 0 é 1: 2. (N 0 ; j) é reticulado completo. O elemento 1 é 0: 3. Sendo X um conjunto, (P (X) ; ) é um reticulado completo. 4. (R; ) não é reticulado completo (não tem 0 nem 1). 5. R; ; onde R = R [ f 1; +1g é reticulado completo. 6. Q; ; onde Q = Q [ f 1; +1g não é reticulado completo (por exemplo, 1; p 2 não tem supremo em Q). 7. Sendo G um grupo, (S (G) ; ) (S (G) conjunto dos subgrupos de G) é reticulado completo. (É inf-completo pois a intersecção de qualquer família de subgrupos é subgrupo e tem elemento 1; que é o grupo G). 8. Sendo G um grupo, (N (G) ; ) (N (G) conjunto dos subgrupos normais de G) é reticulado completo. (É inf-completo pois a intersecção de qualquer família de subgrupos normais é subgrupo normal e tem elemento 1; que é o grupo G). 9. Sendo V um espaço vectorial (S (V ) ; ) ; em que S (V ) é o conjunto dos subespaços vectoriais de V; é reticulado completo. (É inf-completo pois a intersecção de qualquer família de subespaços vectoriais é subespaço vectorial e tem elemento 1; que é o espaço V ): 10. Sendo A um anel, (S (A) ; ) (S (A) conjunto dos subanéis de A) é reticulado completo. (É inf-completo pois a intersecção de qualquer família de subanéis é subanel e tem elemento 1; que é o anel A). 11. Sendo A um anel, (I (A) ; ) (I (A) conjunto dos subanéis de A) é reticulado completo. (É inf-completo pois a intersecção de qualquer família de ideais é ideal e tem elemento 1; que é o anel A).

28 Sendo T um espaço topológico, (F (T ) ; ) 2.5 Reticulados distributivos Proposição Seja R um reticulado. São equivalentes as seguintes condições: D 1 ) 8a; b; c 2 R; a ^ (b _ c) = (a ^ b) _ (a ^ c) : D 2 ) 8a; b; c 2 R; a _ (b ^ c) = (a _ b) ^ (a _ c) : D 3 ) 8a; b; c 2 R; (a ^ b) _ (b ^ c) _ (a ^ c) = (a _ b) ^ (b _ c) ^ (a _ c) : D 4 ) 8a; b; c 2 R; a ^ (b _ c) a _ (b ^ c) : D 5 ) R não contém nenhum subreticulado isomorfo a D 6 ) 8a; b; c 2 R; ou a ^ c = b ^ c a _ c = b _ c ) ) a = b: D 7 ) 8a; b 2 R; se x 2 [a; b] então existe no máximo um complemento relativo de x no intervalo [a; b] : De nição Um reticulado é distributivo se satisfaz alguma das condições da proposição anterior. Exemplos ((Reticulados distributivos)) 1. Todos os reticulados com menos de seis elementos excepto os referidos na condição D 5 : 2. Sendo X um conjunto, o reticulado (P (X) ; ) :

29 29 Nota Da de nição conclui-se facilmente que o reticulado dual de um reticulado distributivio é distributivo, pelo que se pode enunciar um princípio de dualidade para reticulados distributivos. Exercícios Cada subreticulado de um reticulado distributivo é também reticulado distributivo. 2. Cada imagem epimorfa de um reticulado distributivo é um reticulado distributivo. 3. Um produto directo de reticulados é um reticulado distributivo se e só se cada factor for um reticulado distributivo. Proposição Um reticulado R é distributivo se e só se o reticulado dos seus ideais I (R) (dos seus ltros F (R)) é distributivo. Proposição Seja R um reticulado distributivo. Se P é um ideal ( ltro) maximal então P é um ideal ( ltro) primo.

Reticulados e Álgebras de Boole

Reticulados e Álgebras de Boole Capítulo 3 Reticulados e Álgebras de Boole 3.1 Reticulados Recorde-se que uma relação de ordem parcial num conjunto X é uma relação reflexiva, anti-simétrica e transitiva em X. Um conjunto parcialmente

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Texto de apoio às aulas. Amélia Bastos, António Bravo Dezembro 2010 Capítulo 1 Números reais As propriedades do conjunto dos números reais têm por base um conjunto restrito

Leia mais

1.1 Conjuntos parcialmente ordenados (c.p.o. s)

1.1 Conjuntos parcialmente ordenados (c.p.o. s) Capítulo 1 PRELIMINARES Neste primeiro capítulo podemos encontrar algumas definições e proposições que para além de nos familiarizar com a notação que iremos utilizar também têm como finalidade a referência

Leia mais

Matemática I. 1 Propriedades dos números reais

Matemática I. 1 Propriedades dos números reais Matemática I 1 Propriedades dos números reais O conjunto R dos números reais satisfaz algumas propriedades fundamentais: dados quaisquer x, y R, estão definidos a soma x + y e produto xy e tem-se 1 x +

Leia mais

Espaços vectoriais reais

Espaços vectoriais reais Espaços Vectoriais - Matemática II - 2004/05 40 Introdução Espaços vectoriais reais O que é que têm em comum o conjunto dos pares ordenados de números reais, o conjunto dos vectores livres no espaço, o

Leia mais

Espaços vectoriais reais

Espaços vectoriais reais ALGA - 00/0 - Espaços Vectoriais 49 Introdução Espaços vectoriais reais O que é que têm em comum o conjunto dos pares ordenados de números reais, o conjunto dos vectores livres no espaço, o conjunto das

Leia mais

A2. Cada operação é distributiva sobre a outra, isto é, para todo x, y e z em A, x (y + z) = (x y) + (x z) e x + (y z) = (x + y) (x + z)

A2. Cada operação é distributiva sobre a outra, isto é, para todo x, y e z em A, x (y + z) = (x y) + (x z) e x + (y z) = (x + y) (x + z) Álgebra Booleana Nesta parte veremos uma definição formal de álgebra booleana, que é baseada em um conjunto de axiomas (ou postulados). Veremos também algumas leis ou propriedades de álgebras booleanas.

Leia mais

3.4 Álgebra booleana, ordens parciais e reticulados

3.4 Álgebra booleana, ordens parciais e reticulados Notas de aula de MAC0329 (2003) 23 3.4 Álgebra booleana, ordens parciais e reticulados Seja A um conjunto não vazio. Uma relação binária R sobre A é um subconjunto de A A, isto é, R A A. Se (x, y) R, denotamos

Leia mais

Sebenta de exercícios de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Curso: Eng. Topográ ca

Sebenta de exercícios de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Curso: Eng. Topográ ca Sebenta de exercícios de Álgebra Linear e Geometria Analítica Curso: Eng. Topográ ca Ano Lectivo 009/010 4 de Setembro de 009 (Versão: 1.0) Índice Notações e terminologia ii 1 Revisão sobre noções elementares

Leia mais

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 1

Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005. Cálculo I. Caderno de Exercícios 1 Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Primavera 2004/2005 Cálculo I Caderno de Exercícios 1 Noções básicas de Lógica e Teoria dos Conjuntos Nota: Os problemas não resolvidos nas aulas constituem

Leia mais

Relações Binárias, Aplicações e Operações

Relações Binárias, Aplicações e Operações Relações Binárias, Aplicações e Operações MAT 131-2018 II Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 Pouya Mehdipour 6 de dezembro de 2018 1 / 24 Referências ALENCAR FILHO, E. Teoria Elementar dos Conjuntos,

Leia mais

Aulas Teóricas de Álgebra Linear

Aulas Teóricas de Álgebra Linear Aulas Teóricas de Álgebra Linear Instituto Superior Técnico - o Semestre 009/00 MEAmbi - MEBiol Matrizes De nição Uma matriz A, do tipo m n (m por n), é uma tabela de mn números dispostos em m linhas e

Leia mais

O espaço das Ordens de um Corpo

O espaço das Ordens de um Corpo O espaço das Ordens de um Corpo Clotilzio Moreira dos Santos Resumo O objetivo deste trabalho é exibir corpos com infinitas ordens e exibir uma estrutura topológica ao conjunto das ordens de um corpo.

Leia mais

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN No século XIX Georges Boole desenvolveu uma teoria matemática com base nas leis da lógica - a Álgebra de Boole - cuja aplicação nos circuitos digitais e computadores

Leia mais

Álgebras Booleanas e Aplicações

Álgebras Booleanas e Aplicações Álgebras Booleanas e Aplicações Prof. Dr. Clotilzio Moreira dos Santos IBILCE - UNESP São José do Rio Preto Outubro de 2013 Álgebras Booleanas e Aplicações Clotilzio Moreira dos Santos Sumário 1 ÁLGEBRAS

Leia mais

Topologia de Zariski. Jairo Menezes e Souza. 25 de maio de Notas incompletas e não revisadas RASCUNHO

Topologia de Zariski. Jairo Menezes e Souza. 25 de maio de Notas incompletas e não revisadas RASCUNHO Topologia de Zariski Jairo Menezes e Souza 25 de maio de 2013 Notas incompletas e não revisadas 1 Resumo Queremos abordar a Topologia de Zariski para o espectro primo de um anel. Antes vamos definir os

Leia mais

(A1) As operações + e são comutativas, ou seja, para todo x e y em A, x + y = y + x e x y = y x

(A1) As operações + e são comutativas, ou seja, para todo x e y em A, x + y = y + x e x y = y x Notas de aula de MAC0329 (2003) 17 3 Álgebra Booleana Nesta parte veremos uma definição formal de álgebra booleana, a qual é feita via um conjunto de axiomas (ou postulados). Veremos também algumas leis

Leia mais

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES

MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 SUMÁRIO Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova 1 CONJUNTOS A NOÇÃO

Leia mais

1 Espaços Vectoriais

1 Espaços Vectoriais Nova School of Business and Economics Apontamentos Álgebra Linear 1 Definição Espaço Vectorial Conjunto de elementos que verifica as seguintes propriedades: Existência de elementos: Contém pelo menos um

Leia mais

Notas de aulas. álgebra abstrata

Notas de aulas. álgebra abstrata 1 Notas de aulas de álgebra abstrata UEMA LICENCIATURA EM MATEMATICA Elaborada por : Raimundo Merval Morais Gonçalves Licenciado em Matemática/UFMA Professor Assistente/UEMA Especialista em Ensino de Ciências/UEMA

Leia mais

Expansão linear e geradores

Expansão linear e geradores Espaços Vectoriais - ALGA - 004/05 Expansão linear e geradores Se u 1 ; u ; :::; u n são vectores de um espaço vectorial V; como foi visto atrás, alguns vectores de V são combinação linear de u 1 ; u ;

Leia mais

Apontamentos de Matemática Discreta

Apontamentos de Matemática Discreta Apontamentos de Matemática Discreta Ano Lectivo 2014/2015 Henrique Cruz Conteúdo 1 Agrupar Objectos: Conjuntos 1 1.1 Teoria intuitiva de conjuntos............................. 1 1.2 Conjunto universal

Leia mais

2.1 Sucessões. Convergência de sucessões

2.1 Sucessões. Convergência de sucessões Capítulo 2 Sucessões reais Inicia-se o capítulo introduzindo os conceitos de sucessão limitada, sucessão monótona, sucessão convergente e relacionando estes conceitos entre si. A análise da convergência

Leia mais

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO

Teoria dos Conjuntos MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES. Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova A NOÇÃO DE CONJUNTO SUMÁRIO MATEMÁTICA DISCRETA CONCEITOS PRELIMINARES Teoria dos Conjuntos Relações e Funções Fundamentos de Lógica Técnicas Elementares de Prova Newton José Vieira 21 de agosto de 2007 1 A NOÇÃO DE CONJUNTO

Leia mais

Uma relação binária R(x, y) em que tanto x como y percorrem certo conjunto, X, diz-se relação de equivalência se tem as seguintes propriedades:

Uma relação binária R(x, y) em que tanto x como y percorrem certo conjunto, X, diz-se relação de equivalência se tem as seguintes propriedades: Capítulo 3 Relação de Equivalência e Ordem 3.1 Relações de equivalência e abstracções Uma relação binária R(x, y) em que tanto x como y percorrem certo conjunto, X, diz-se relação de equivalência se tem

Leia mais

(A1) As operações + e são comutativas, ou seja, para todo x e y em A, x + y = y + x e x y = y x

(A1) As operações + e são comutativas, ou seja, para todo x e y em A, x + y = y + x e x y = y x Notas de aula de MAC0329 (2003) 17 3 Álgebra Booleana Nesta parte veremos uma definição formal de álgebra booleana, a qual é feita via um conjunto de axiomas (ou postulados). Veremos também algumas leis

Leia mais

1.2 Axioma do Supremo

1.2 Axioma do Supremo 1.2 Axioma do Supremo EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 1. Verifique que se n N é ímpar, então n 2 é também ímpar. O que pode concluir de n N sabendo que n 2 é par? RESOLUÇÃO Seja n N ímpar, com n = 2k+1, para algum

Leia mais

x B A x X B B A τ x B 3 B 1 B 2

x B A x X B B A τ x B 3 B 1 B 2 1. Definição e exemplos. Bases. Dar uma topologia num conjunto X é especificar quais dos subconjuntos de X são abertos: Definição 1.1. Um espaço topológico é um par (X, τ) em que τ é uma colecção de subconjuntos

Leia mais

Sebenta de exercícios de Álgebra Linear

Sebenta de exercícios de Álgebra Linear Sebenta de exercícios de Álgebra Linear Curso: Eng. a do Ambiente Ano Lectivo 006/007 7 de Setembro de 006 (Versão: 1.0) Conteúdo Notações e terminologia ii 1 Introdução 1 1.1 Noções elementares sobre

Leia mais

Matriz de mudança de coordenadas: S B1!B 2. (como se faz e para que serve) transformação linear. (como se faz e para que serve)

Matriz de mudança de coordenadas: S B1!B 2. (como se faz e para que serve) transformação linear. (como se faz e para que serve) Matriz de mudança de coordenadas: S B!B (como se faz e para que serve) Transformação linear A matriz de T em relação às bases B e B 0 : M(T ; B; B 0 ) (como se faz e para que serve) As 3 formas (equivalentes)

Leia mais

ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011

ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011 Uma Resolução ELEMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA Exame de Segunda Data 18/01/2011 1. Seleccione e transcreva para a sua folha de exame a única opção correcta: A fórmula proposicional (p q) (p q) é a) logicamente

Leia mais

Teoremas fundamentais dos espaços normados

Teoremas fundamentais dos espaços normados Capítulo 9 Teoremas fundamentais dos espaços normados 9.1 Teorema de Hahn-Banach O próximo teorema, conhecido como teorema de Hahn-Banach, é uma generalização do Teorema 4.12, o qual, recordamos para conveniência

Leia mais

Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a

Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a Exemplo (U(n)) Dado um inteiro positivo n, definimos U(n) como sendo o conjunto dos inteiros positivos menores que n e primos com n. Não é difícil ver que a multiplicação módulo n é uma operação binária

Leia mais

Sebenta do conteúdo teórico da. disciplina. Álgebra Linear e Geometria Analítica

Sebenta do conteúdo teórico da. disciplina. Álgebra Linear e Geometria Analítica Sebenta do conteúdo teórico da disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica Curso: Eng. a Topográ ca Ano Lectivo 009/00 (versão.0) Índice Notas Prévias Notações e terminologia iii iv Introdução.

Leia mais

1.1 Propriedades básicas dos números reais, axiomática dos números reais.

1.1 Propriedades básicas dos números reais, axiomática dos números reais. I - Funções reais de variável real 1. Números Reais. 1.1 - Números naturais, números relativos, números racionais e números reais. De uma forma muito simples vamos recordar os números: Números Naturais

Leia mais

(Ciência de Computadores) 2005/ Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação

(Ciência de Computadores) 2005/ Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação Álgebra (Ciência de Computadores) 2005/2006 Números inteiros 1. Diga quais dos conjuntos seguintes satisfazem o Princípio de Boa Ordenação (a) {inteiros positivos impares}; (b) {inteiros negativos pares};

Leia mais

Aulas práticas de Álgebra Linear

Aulas práticas de Álgebra Linear Ficha 3 Aulas práticas de Álgebra Linear Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 1 o semestre 2018/19 Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática,

Leia mais

GRUPOS ALGUNS GRUPOS IMPORTANTES. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo

GRUPOS ALGUNS GRUPOS IMPORTANTES. Professora: Elisandra Bär de Figueiredo Professora: Elisandra Bär de Figueiredo GRUPOS DEFINIÇÃO 1 Sejam G um conjunto não vazio e (x, y) x y uma lei de composição interna em G. Dizemos que G é um grupo em relação a essa lei se (a) a operação

Leia mais

Exercícios de Álgebra Linear 2 o Semestre 2008/2009 LEIC, LEGM, LMAC, MEFT, MEBiom e MEC

Exercícios de Álgebra Linear 2 o Semestre 2008/2009 LEIC, LEGM, LMAC, MEFT, MEBiom e MEC Exercícios de Álgebra Linear o Semestre 008/009 LEIC, LEGM, LMAC, MEFT, MEBiom e MEC João Ferreira Alves/Ricardo Coutinho Sistemas de Equações Lineares e Matrizes Exercício Resolva por eliminação de Gauss

Leia mais

Matemática D s r t i c e a

Matemática D s r t i c e a Matemática D s r t i c e a A B A B q A B A B u t f p g n h a b m e c d i l j k s r Maria do Rosário Fernandes Departamento de Matemática Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL Índice i Capítulo 1 CONJUNTOS

Leia mais

INE0003 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

INE0003 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA INE0003 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA PARA A COMPUTAÇÃO PROF. DANIEL S. FREITAS UFSC - CTC - INE Prof. Daniel S. Freitas - UFSC/CTC/INE/2007 p.1/3 6 - RELAÇÕES DE ORDENAMENTO 6.1) Conjuntos parcialmente

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Computação 2010/2011

Licenciatura em Ciências da Computação 2010/2011 Cálculo Licenciatura em Ciências da Computação 2010/2011 Departamento de Matemática e Aplicações (DMA) Universidade do Minho Carla Ferreira caferrei@math.uminho.pt Gab. EC 3.22 Telef: 253604090 Horário

Leia mais

MAT TEORIA DOS CONJUNTOS 1 o SEMESTRE 2014 BACHARELADO - IME

MAT TEORIA DOS CONJUNTOS 1 o SEMESTRE 2014 BACHARELADO - IME MAT 330 - TEORIA DOS CONJUNTOS 1 o SEMESTRE 2014 BACHARELADO - IME LISTA 2 1. Prove que (a, b) ( ({a, b, })) e a, b (a, b). Mais geralmente, se a A e b A, então (a, b) ( (A)). 2. Prove que (a, b), (a,

Leia mais

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Geometria Analítica 89. Geometria Analítica

ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE / Geometria Analítica 89. Geometria Analítica ALGA - Eng. Civil e Eng. Topográ ca - ISE - 011/01 - Geometria Analítica 9 Geometria Analítica A noção de recta em R e R ; tal como a noção de plano em R já foram abordados no ensino secundário. Neste

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Texto de apoio às aulas. M. Amélia Bastos, António Bravo 200 O texto apresentado tem por objectivo ser um texto de apoio ao curso de Cálculo Diferencial e Integral I do

Leia mais

1 Tópicos em Análise Convexa

1 Tópicos em Análise Convexa Microeconomia II Monitoria do dia 06/05 Prof.: Victor F. Martins-da-Rocha Monitor: Vitor Farinha Luz 1 Tópicos em Análise Convexa A análise convexa constitui um dos grupos de resultados matemáticos com

Leia mais

LCC 2006/2007 Ana Jacinta Soares. Notas sobre a disciplina

LCC 2006/2007 Ana Jacinta Soares. Notas sobre a disciplina Cálculo LCC 2006/2007 Ana Jacinta Soares Notas sobre a disciplina Programa Resumido Capítulo I Capítulo II Capítulo III Capítulo III Capítulo IV Tópicos sobre o corpo dos números reais. Sucessões e séries

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula

Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula Cálculo Diferencial e Integral Química Notas de Aula João Roberto Gerônimo 1 1 Professor Associado do Departamento de Matemática da UEM. E-mail: jrgeronimo@uem.br. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO Esta notas de aula

Leia mais

Topologia e Análise Linear. Maria Manuel Clementino, 2013/14

Topologia e Análise Linear. Maria Manuel Clementino, 2013/14 Maria Manuel Clementino, 2013/14 2013/14 1 ESPAÇOS MÉTRICOS Espaço Métrico Um par (X, d) diz-se um espaço métrico se X for um conjunto e d : X X R + for uma aplicação que verifica as seguintes condições,

Leia mais

Versão geométrica do teorema de Hahn-Banach

Versão geométrica do teorema de Hahn-Banach Versão geométrica do teorema de Hahn-Banach Eduardo Marques de Sá Centro de Matemática da Universidade de Coimbra Outubro 2013 Convexos e Funcionais de Minkowski V é um espaço vetorial sobre R. Dado um

Leia mais

ALGA I. Representação matricial das aplicações lineares

ALGA I. Representação matricial das aplicações lineares Módulo 6 ALGA I Representação matricial das aplicações lineares Contents 61 Matriz de uma aplicação linear 76 62 Cálculo do núcleo e imagem 77 63 Matriz da composta 78 64 GL(n Pontos de vista passivo e

Leia mais

ANÁLISE MATEMÁTICA PARA ECONOMISTAS: NOTAS DE AULA

ANÁLISE MATEMÁTICA PARA ECONOMISTAS: NOTAS DE AULA ANÁLISE MATEMÁTICA PARA ECONOMISTAS: NOTAS DE AULA Este documento consiste em notas de aula para o capítulo 2 de Bartle & Sherbert (Introduction to Real Analysis. 3 ā edição. Nova Iorque: John Wiley &

Leia mais

ALGA I. Bases, coordenadas e dimensão

ALGA I. Bases, coordenadas e dimensão Módulo 5 ALGA I. Bases, coordenadas e dimensão Contents 5.1 Bases, coordenadas e dimensão............. 58 5.2 Cálculos com coordenadas. Problemas......... 65 5.3 Mudanças de base e de coordenadas..........

Leia mais

Valores e vectores próprios

Valores e vectores próprios ALGA - Eng Civil e EngTopográ ca - ISE - / - Valores e vectores próprios 5 Valores e vectores próprios Neste capítulo, sempre que não haja especi cação em contrário, todas as matrizes envolvidas são quadradas

Leia mais

Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear. LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec. Nuno Martins. Departamento de Matemática

Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear. LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec. Nuno Martins. Departamento de Matemática Apontamentos das Aulas Teóricas de Álgebra Linear para LEAN - LEMat - MEAer - MEAmbi - MEEC - MEMec Nuno Martins Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico Fevereiro de 0 Índice Sistemas de

Leia mais

Introdução à Teoria dos Reticulados e Reticulados de Subgrupos

Introdução à Teoria dos Reticulados e Reticulados de Subgrupos Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Unidade Acadêmica de Matemática Introdução à Teoria dos Reticulados e Reticulados de Subgrupos por Michell Lucena Dias sob orientação

Leia mais

Programa Combinatória Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 52

Programa Combinatória Aritmética Racional MATEMÁTICA DISCRETA. Patrícia Ribeiro. Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/ / 52 1 / 52 MATEMÁTICA DISCRETA Patrícia Ribeiro Departamento de Matemática, ESTSetúbal 2018/2019 2 / 52 Programa 1 Combinatória 2 Aritmética Racional 3 Grafos 3 / 52 Capítulo 1 Combinatória 4 / 52 Princípio

Leia mais

d(t x, Ty) = d(x, y), x, y X.

d(t x, Ty) = d(x, y), x, y X. Capítulo 6 Espaços duais 6.1 Preliminares A análise funcional foi nos seus primórdios o estudo de funcionais. Assim, nos dias de hoje um princípio fundamental da análise funcional é a investigação de espaços

Leia mais

Geradores e relações

Geradores e relações Geradores e relações Recordamos a tabela de Cayley de D 4 (simetrias do quadrado): ρ 0 ρ 90 ρ 180 ρ 270 h v d 1 d 2 ρ 0 ρ 0 ρ 90 ρ 180 ρ 270 h v d 1 d 2 ρ 90 ρ 90 ρ 180 ρ 270 ρ 0 d 2 d 1 h v ρ 180 ρ 180

Leia mais

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos

Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos Notas de aula: Cálculo e Matemática Aplicados às Notas de aula: Ciências dos Alimentos 1 Conjuntos Um conjunto está bem caracterizado quando podemos estabelecer com certeza se um elemento pertence ou não

Leia mais

Teoria Ingênua dos Conjuntos (naive set theory)

Teoria Ingênua dos Conjuntos (naive set theory) Teoria Ingênua dos Conjuntos (naive set theory) MAT 131-2018 II Pouya Mehdipour 5 de outubro de 2018 Pouya Mehdipour 5 de outubro de 2018 1 / 22 Referências ALENCAR FILHO, E. Iniciação à Lógica Matemática,

Leia mais

Álgebras de Lie são espaços vetoriais munidos de uma nova operaçao que em geral não é comutativa nem associativa: [x, y] = xy yx.

Álgebras de Lie são espaços vetoriais munidos de uma nova operaçao que em geral não é comutativa nem associativa: [x, y] = xy yx. 4 Álgebras de Lie Álgebras de Lie são espaços vetoriais munidos de uma nova operaçao que em geral não é comutativa nem associativa: [x, y] = xy yx. 4.1 Álgebras de Lie Simples Definição 4.1 Uma álgebra

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE ÁLGEBRA LINEAR

NOTAS DE AULAS DE ÁLGEBRA LINEAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO PERÍODO 011 TURNO: DATA: PROFESSORA: CÉLIA MARIA RUFINO FRANCO Aluno (a): NOTAS DE AULAS DE ÁLGEBRA LINEAR

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Ciências Tecnológicas - CCT Licenciatura em Matemática 2014 Na teoria dos conjuntos três noções são aceitas sem denição (noção primitiva):: Conjunto;

Leia mais

1 Espaço Euclideano e sua Topologia

1 Espaço Euclideano e sua Topologia 1 Espaço Euclideano e sua Topologia Topologia é a estrutura básica para a de nição dos conceitos de limite e continuidade de aplicações. O Espaço Euclideano é caracterizado por uma topologia especial,

Leia mais

Vamos estudar neste capítulo algumas características da classe das linguagens regulares sobre um alfabeto. Entre elas salientámos:

Vamos estudar neste capítulo algumas características da classe das linguagens regulares sobre um alfabeto. Entre elas salientámos: 5 Propriedades de LR Vamos estudar neste capítulo algumas características da classe das linguagens regulares sobre um alfabeto. Entre elas salientámos: São fechadas para determinas operações sobre linguagens:

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Última revisão em 27 de fevereiro de 2009 Este texto é uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Em particular, importam-nos os aspectos algébricos no estudo

Leia mais

Números Reais. Víctor Arturo Martínez León b + c ad + bc. b c

Números Reais. Víctor Arturo Martínez León b + c ad + bc. b c Números Reais Víctor Arturo Martínez León (victor.leon@unila.edu.br) 1 Os números racionais Os números racionais são os números da forma a, sendo a e b inteiros e b 0; o conjunto b dos números racionais

Leia mais

Apontamentos III. Espaços euclidianos. Álgebra Linear aulas teóricas. Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico

Apontamentos III. Espaços euclidianos. Álgebra Linear aulas teóricas. Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico Apontamentos III Espaços euclidianos Álgebra Linear aulas teóricas 1 o semestre 2017/18 Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico Índice Índice i 1 Espaços euclidianos 1 1.1

Leia mais

Notas de Aula de Fundamentos de Matemática

Notas de Aula de Fundamentos de Matemática Universidade Estadual de Montes Claros Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Ciências Exatas Notas de Aula de Fundamentos de Matemática Rosivaldo Antonio Gonçalves Notas de aulas que

Leia mais

Axiomas de corpo ordenado

Axiomas de corpo ordenado Axiomas de corpo ordenado 2 a lista de exercícios Análise real A abordagem axiomática dos números reais previne erros que a intuição pode ocasionar e torna mais rigoroso o processo de demonstração matemática,

Leia mais

1.1 Construção Axiomática do Corpo R

1.1 Construção Axiomática do Corpo R 1.1 Construção Axiomática do Corpo R Devido à sua importância fundamental, faremos aqui breves referências a algumas idéias que conduziram à construção dos números reais. Dentre as várias formas de construção

Leia mais

ficha 5 transformações lineares

ficha 5 transformações lineares Exercícios de Álgebra Linear ficha 5 transformações lineares Exercícios coligidos por Jorge Almeida e Lina Oliveira Departamento de Matemática, Instituto Superior Técnico 2 o semestre 2011/12 5 Notação

Leia mais

LFA. Provas formais; Indução; Sintaxe e Semântica Teoria dos Conjuntos

LFA. Provas formais; Indução; Sintaxe e Semântica Teoria dos Conjuntos LFA Provas formais; Indução; Sintaxe e Semântica Teoria dos Conjuntos Técnicas de Demonstração Um teorema é uma proposição do tipo: p q a qual, prova-se, é verdadeira sempre que: p q Técnicas de Demonstração

Leia mais

Breve referência à Teoria de Anéis. Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204

Breve referência à Teoria de Anéis. Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204 Breve referência à Teoria de Anéis Álgebra (Curso de CC) Ano lectivo 2005/2006 191 / 204 Anéis Há muitos conjuntos, como é o caso dos inteiros, dos inteiros módulo n ou dos números reais, que consideramos

Leia mais

Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de

Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de Obs: tem exercícios na página 6. Mais uma aplicação do teorema de isomorfismo. Sejam G um grupo, H um subgrupo de G e N um subgrupo normal de G. Seja HN = {hn : h H, n N}. Então HN G, H N H e H/H N = HN/N.

Leia mais

Capítulo 1. Introdução

Capítulo 1. Introdução Capítulo 1 Introdução O objeto de estudo de Mat-1 são as funções reais de variável real. Estudaremos nesta disciplina os conceitos de limite, continuidade, derivabilidade e integrabilidade de funções reais

Leia mais

Sobre a dinâmica de aplicações do círculo e do toro

Sobre a dinâmica de aplicações do círculo e do toro Sobre a dinâmica de aplicações do círculo e do toro Fernando Oliveira U. F. de Minas Gerais EMALCA 2010 Fernando Oliveira (U. F. de Minas Gerais) Sobre a dinâmica de aplicações do círculo e do toro EMALCA

Leia mais

Produto interno no espaço vectorial R n

Produto interno no espaço vectorial R n ALGA - 00/0 - Produto interno 8 Produto interno no espaço vectorial R n A noção de produto interno de vectores foi introduzida no ensino secundário, para vectores de R e R : Neste capítulo generaliza-se

Leia mais

Capítulo 3. Operadores sobre subconjuntos. 3.1 Operadores

Capítulo 3. Operadores sobre subconjuntos. 3.1 Operadores Capítulo 3 Operadores sobre subconjuntos No capítulo anterior foram definidas vários mapeamentos, chamados de operações, envolvendo subconjuntos ou funções binárias. Neste capítulo, vamos introduzir outros

Leia mais

Álgebra Linear e Geometria Analítica

Álgebra Linear e Geometria Analítica Álgebra Linear e Geometria Analítica Engenharia Electrotécnica Escola Superior de Tecnologia de Viseu www.estv.ipv.pt/paginaspessoais/lucas lucas@mat.estv.ipv.pt 2007/2008 Álgebra Linear e Geometria Analítica

Leia mais

[À funç~ao d chama-se métrica e aos elementos de X pontos do espaço métrico; a condiç~ao (3) designa-se por desigualdade triangular.

[À funç~ao d chama-se métrica e aos elementos de X pontos do espaço métrico; a condiç~ao (3) designa-se por desigualdade triangular. Aula I - Topologia e Análise Linear 1 Espaços Métricos ESPAÇO MÉTRICO Um par (X, d) diz-se um espaço métrico se X for um conjunto e d : X X R + for uma aplicação que verifica as seguintes condições, quaisquer

Leia mais

Matemática para Ciência de Computadores

Matemática para Ciência de Computadores Matemática para Ciência de Computadores 1 o Ano - LCC & ERSI Luís Antunes lfa@ncc.up.pt DCC-FCUP Complexidade 2002/03 1 Teoria de Conjuntos Um conjunto é uma colecção de objectos/elementos/membros. (Cantor

Leia mais

Multiplicidade geométrica

Multiplicidade geométrica Valores e Vectores Próprios - ALGA - /5 Multiplicidade geométrica Chama-se multiplicidade geométrica de um valor próprio ao grau de indeterminação do sistema (A I n ) X : O grau de indeterminação de corresponde

Leia mais

Noções de Teoria dos Conjuntos

Noções de Teoria dos Conjuntos Capítulo 2 Noções de Teoria dos Conjuntos 2.1 A noção de conjunto Como se disse, sempre que se usa uma variável supõe-se que ela pode ser substituída por certos valores. A noção de variável é, pois, inseparável

Leia mais

Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV / III

Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV / III Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 III - 1 Matemática Discreta - Departamento de Matemática - EST-IPV - 2003/2004 - III 1. Conjuntos Conjuntos, relações e funções Axioma

Leia mais

Produto Cartesiano. Exemplo: Dados os conjuntos A = {5,6} e B = {2,3,4}, vamos determinar o produto cartesiano AXB;

Produto Cartesiano. Exemplo: Dados os conjuntos A = {5,6} e B = {2,3,4}, vamos determinar o produto cartesiano AXB; Produto Cartesiano Par ordenado: são dois elementos em uma ordem fixa, (x,y) Produto Cartesiano: Dados dois conjuntos A e B, não vazios, chamamos de produto cartesiano de A por B o conjunto indicado por

Leia mais

Números Reais. Gláucio Terra. Departamento de Matemática IME - USP. Números Reais p. 1/2

Números Reais. Gláucio Terra. Departamento de Matemática IME - USP. Números Reais p. 1/2 Números Reais Gláucio Terra glaucio@ime.usp.br Departamento de Matemática IME - USP Números Reais p. 1/2 Corpos DEFINIÇÃO Seja K um conjunto munido de duas operações, denotadas por + e. Diz-se que (K,

Leia mais

Anéis quocientes k[x]/i

Anéis quocientes k[x]/i META: Determinar as possíveis estruturas definidas sobre o conjunto das classes residuais do quociente entre o anel de polinômios e seus ideais. OBJETIVOS: Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

Leia mais

Teoria Elementar dos Conjuntos

Teoria Elementar dos Conjuntos Teoria Elementar dos Conjuntos Este capítulo visa oferecer uma breve revisão sobre teoria elementar dos conjuntos. Além de conceitos básicos importantes em matemática, a sua imprtância reside no fato da

Leia mais

Sumários Alargados. Recomenda-se a leitura de: Capítulos 0 e 1 de: J. Lewin/M. Lewin, An Introduction to Mathematical Analysis;

Sumários Alargados. Recomenda-se a leitura de: Capítulos 0 e 1 de: J. Lewin/M. Lewin, An Introduction to Mathematical Analysis; Sumários Alargados Capítulo I: Fundamentos o Rigor e a Demonstração em Análise 1. Operadores lógicos e quantificadores Recomenda-se a leitura de: Capítulos 0 e 1 de: J. Lewin/M. Lewin, An Introduction

Leia mais

rascunho Conjuntos e Fundamentos Fernando Ferreira Universidade de Lisboa Setembro de 2017

rascunho Conjuntos e Fundamentos Fernando Ferreira Universidade de Lisboa Setembro de 2017 Conjuntos e Fundamentos Fernando Ferreira Universidade de Lisboa Setembro de 2017 Chapter 1 Estruturas de Dedekind-Peano Definição 1. Uma estrutura de Dedekind-Peano é um triplo (N, S, 0) em que N é um

Leia mais

1 Números Reais (Soluções)

1 Números Reais (Soluções) Números Reais (Soluções). a) x2 4 b) x c) x d) x e) x f) 2 x+2 g) 2 x(x+2) h) x i) x 2 4 j) x(x + ) + x k) log(x) l) 2 log ( x 2 + x 2). 2. a) x = x 2 b) 2 x c) x d) x 0 x = e) x = 4 x = 2 f) x = x = 2

Leia mais

Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x.

Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x. Matemática Discreta ESTiG\IPB Cap2. Relações. Funções pg 4 Par ordenado [ordered pair]. É uma estrutura do tipo x, y. Se x y x,y y,x. então Produto cartesiano do conjunto A pelo conjunto B [cartesian product].

Leia mais

Sejam A e B conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por B o conjunto

Sejam A e B conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por B o conjunto RELAÇÕES 1. PRODUTO CARTESIANO Sejam A e conjuntos não vazios. Chama-se produto cartesiano de A por o conjunto xy com x A e y. Notação: de todo os pares ordenados (, ) A ( x, y) x A e y Exemplo 1: Sejam

Leia mais

(Aula 13) Ruy J. G. B. de Queiroz Centro de Informática, UFPE. Teoria dos Conjuntos. (Aula 13) Ruy de Queiroz. Conjuntos.

(Aula 13) Ruy J. G. B. de Queiroz Centro de Informática, UFPE. Teoria dos Conjuntos. (Aula 13) Ruy de Queiroz. Conjuntos. Ruy J. G. B. de Centro de Informática, UFPE 2009.1 Conteúdo 1 2 Observação (Ponto de Partida) (1) A operação de sucessor de um conjunto x: S(x) = x {x}. (2) n = {m N m < n}. (3) N: o menor conjunto contendo

Leia mais

Matrizes - Matemática II /05 1. Matrizes

Matrizes - Matemática II /05 1. Matrizes Matrizes - Matemática II - 00/0 1 Matrizes Introdução Se m e n são números naturais, chama-se matriz real de tipo m n a uma função A de nida no conjunto f(i; j) i f1; ; ; mg e j f1; ; ; ngg e com valores

Leia mais

1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 = b 2 = e e ba = a 2 b.

1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 = b 2 = e e ba = a 2 b. Problema 1 1. Num grupo G, sejam a e b dois elementos diferentes da identidade e tais que a 3 b 2 e e ba a 2 b. (a) Indique, justificando, se: i. a é sempre igual a b; ii. a nunca é igual a b; iii. a pode

Leia mais

Topologia. Fernando Silva. (Licenciatura em Matemática, 2007/2008) 13-agosto-2018

Topologia. Fernando Silva. (Licenciatura em Matemática, 2007/2008) 13-agosto-2018 Topologia (Licenciatura em Matemática, 2007/2008) Fernando Silva 13-agosto-2018 A última revisão deste texto está disponível em http://webpages.fc.ul.pt/~fasilva/top/ Este texto é uma revisão do texto

Leia mais