Manual de Acesso e Cadastro de Questões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Acesso e Cadastro de Questões"

Transcrição

1 2016 Manual de Acesso e Cadastro de Questões ORIENTAÇÕES PARA ACESSO E CADASTRO DE QUESTÕES GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO E INTELIGÊNCIA ACADÊMICA

2 ÍNDICE 1. Objetivo Banco de Questõe s Plataforma Studiare Ace ssando o Banco de Que stõe s Plataforma Studiare Explorando a página inicial Cadastro de Questõe s na plataforma Acompanhamento das Que stõe s Cadastradas Minha s Que stõe s Funcionalidades para inserção de Imagens Funcionalidades para a inserção de Fórmulas CONSIDERAÇÕES FINAIS... 23

3 3 1. Objetivo Este tutorial visa orientar, em forma de passo a passo, o acesso ao Banco de Questões Plataforma Studiare e ao uso das suas funcionalidades. 2. Banco de Questões Plataforma Studiare A Plataforma Studiare será utilizada para o cadastro e revisão de questões, além da geração de provas. A plataforma está disponível no link - podendo ser acessado de qualquer lugar onde haja um computador, conexão com a internet e um navegador web Acessando o Banco de Questões Plataforma Studiare passos: Para acessar o Banco de Questões Plataforma Studiare, você deve seguir os seguintes Acesse o link Inserir o login enviado por Insira a senha: plataforma.provas Clique em ENTRAR

4 Explorando a página inicial Ao inserir seu e senha, você será deslocado para a página inicial: A página inicial apresenta seis campos que permitem a gestão completa do trabalho a ser realizado. 1) Logo da Kroton: esse item tem a função voltar. Sempre que você clicar no logo Kroton, voltará para a tela anterior. 2) Minhas Encomendas: apresenta um Dashboard da Encomenda.

5 5 Nesse campo, você visualizará as seguintes informações: Tipo de Banco Na aba azul está identificado o tipo de questão que deverá ser cadastrada; ID da Encomenda Número de identificação da encomenda a ser elaborada; Encomenda Nome da Disciplina sob sua responsabilidade; Questões Encomenda Quantidade total de questões contratadas; Questões Submetidas Quantidade de questões elaboradas e submetidas para a revisão; Prazo para a submissão Prazo máximo para o cadastro de todas as questões contratadas. Importante lembrar que o cadastro de questões deve seguir o cronograma de entrega da semana; Questões para Ajuste Quantidade de questões aguardando reformulação, conforme os apontamentos dos revisores; Questões Aprovadas Quantidade de questões aprovadas; Principais Ações Nesse campo, você poderá clicar em Inicializar e você será direcionado a tela de cadastro de questões, onde irá iniciar o cadastro. Ao iniciar o cadastro, você poderá clicar em Salvar a qualquer momento e continuar o cadastro depois. Caso você já tenha iniciado o cadastro e queira continuar cadastrando a questão, clique no botão Submeter. Você será remetido à tela onde sua questão foi iniciada.

6 6 Para cada disciplina haverá 4 encomendas, sendo especificado o tipo de banco na aba azul (indica o tipo de questão que deverá ser cadastrada) localizada acima do quadro de encomenda, sendo elas: PROVA PRESENCIAL (SIMULADO): Ao término de cada unidade, o professor deverá elaborar 20 (vinte) por unidade de ensino. As questões devem indicar o nível de domínio das competências desenvolvidas na unidade. As questões deverão ser objetivas no padrão ENADE, as quais serão utilizadas como banco de provas oficiais. PRÉ-AULA: Questões de caráter conceitual utilizados para desenvolver um diagnóstico dos conhecimentos prévios do aluno em relação ao conteúdo que está sendo apresentado na seção correspondente. Nessa etapa, o aluno ainda não teve o encontro com o professor, portanto elas são de caráter diagnóstico, prévios à aula. PÓS-AULA: Questões com o objetivo de avaliar a fixação dos aspectos conceituais essenciais desenvolvidos na seção. Nessa etapa, o aluno já estudou todo o material didático e já teve o encontro com o professor. FIM DE UNIDADE: Questões com o objetivo de diagnosticar o quanto o estudante assimilou dos conteúdos apresentados na UNIDADE. Devem ser feitas, obrigatoriamente, questões objetivas no padrão ENADE. QUESTÃO DISCURSIVA DE 2º. BIMESTRE (U3-4): Questões com o objetivo de diagnosticar o quanto o estudante assimilou dos conteúdos apresentados nas UNIDADES 3-4. Devem ser feitas, obrigatoriamente, questões DISCURSIVAS. Sugere-se que elabore, as questões por seção ou unidade, seguindo a seguinte distribuição 25% questões fáceis; 50% intermediárias; 25% difíceis.

7 7

8 8 3) O campo de pesquisa está localizado ao final da página inicial, especificado pelo ID da encomenda e pela disciplina. Você poderá pesquisar as questões cadastradas de diversas maneiras: pelo Conteúdo, Status (Inicializada, Submetida, Reformular ou Aprovada), Tipo de Questão e Nível de Dificuldade.

9 9 Ao clicar em pesquisar, aparecerá as questões cadastradas. Caso a questão esteja apenas salva, será possível alterá-la ou excluí-la. 4) Você terá acesso ao quadro de resumo e a porcentagem concluída. 5) Feed de Ações: você terá acesso a um resumo das encomendas sob sua responsabilidade.

10 10 Caso o professor tenha ficado responsável por duas disciplinas, esse item 2 aparecerá duas vezes, sendo um quadro para cada disciplina. Observe o exemplo abaixo: 2.3. Cadastro de Questões na plataforma Para iniciar o cadastro de questões, você deverá clicar em Inicializar no quadro Minhas Encomendas. Primeiro observe o nome da disciplina e depois clique em Inicializar. Veja o exemplo abaixo:

11 11 Ao clicar em Inicializar, será aberta a tela Criar Questão. Primeiramente, confirme o ID da encomenda, o tipo de banco e o nome da disciplina. Em seguida, selecione o Macro conteúdo e o Micro conteúdo que serão abordados na questão. Atenção!! O Macro Conteúdo corresponde ao conteúdo estudado na Unidade e o Micro Conteúdo o conteúdo abordado em cada Seção. Observe o exemplo: Após a seleção do macro e do micro conteúdo, você deverá indicar qual será o tipo de questão que irá elaborar:

12 Após a indicação do tipo de questão, aparecerá a Unidade em que o macro conteúdo está sendo estudado. Este campo é apenas um informativo. 12

13 Agora, vamos iniciar a elaboração da questão. Você terá acesso aos seguintes campos: Texto- Base, Enunciado e Alternativas. 13

14 14 As imagens, gráficos e tabelas devem estar salvas no computador e devem ser inseridas conforme a tela abaixo: Após o cadastro inicial dos campos Texto Base, Enunciado e Alternativas, clique em INICIALIZAR E SALVAR. Em seguida, você será deslocado para a tela de revisão. Na tela de Revisão, você deverá realizar a validação dos campos Texto-Base, Enunciado e Alternativas e inserir o gabarito das questões. Vamos seguir os passos abaixo: 1) Valide o Macro e micro conteúdo informado na tela anterior.

15 15 2) Selecione o tipo de Texto-Base de acordo com a questão que está sendo elaborada. 3) Valide o tipo de Questão que está elaborando. Valide também os campos Texto-Base, Enunciado, Alternativas e a Fonte Bibliográfica e garanta que os requisitos da questão foram cumpridos. Recomenda-se clicar em SALVAR periodicamente para não perder seu trabalho enquanto elabora a questão. 4) Crie o Gabarito da Questão, inserindo a Alternativa Correta, Taxonomia de Bloom, Nível de dificuldade e Resolução Comentada. Neste campo, você deverá inserir a Resolução Comentada e justificar cada uma das alternativas, independente desta estar correta ou incorreta. Recomenda-se clicar em SALVAR periodicamente para não perder seu trabalho enquanto elabora a questão.

16 16 Ao taguear a questão fundamentada nos critérios de Bloom, lembre -se de classificar a complexidade das operações mentais necessárias, para alcançar determinados objetivos no processo de aprendizagem. Há 06 (seis) níveis de complexidade das operações mentais ou objetivos educacionais, visando a aprendizagem: Conhecimento, Compreensão, Aplicação, Análise, Síntese e Avaliação. Para auxilia-lo nesse tagueamento, criamos um instrumental com conceitos e exemplos, consulte-o. 5) Visualize a questão colunada e confirme se todos os campos estão legíveis. Em seguida, clique em: Confirmo que a questão está legível e clique em SALVAR.

17 17 6) Caso a questão aborde dois ou mais conteúdos, você deverá identifica-los no Campo Classificar. Primeiramente, você deverá escolher o tipo de tagueamento que prefere fazer pelo Macro ou pelo Micro conteúdo e, em seguida, deverá escolher o conteúdo também abordado na questão e clicar em criar tag. Lembre-se: Neste momento, você deve criar uma tag para cada um dos conteúdos abordados na questão. Escolha a melhor forma de tagueamento, Macro Conteúdo (Unidade) ou Micro Conteúdo (Seção). Para finalizar o cadastrado da questão, clique em Salvar e, em seguida, Submeter. Lembre-se: Ao clicar na opção Submeter, a questão será disponibilizada para a revisão e não poderá ser alterada. Por isso, é necessário realizar a validação de todos os campos antes de escolher a opção SUBMETER.

18 18 Pontos de Atenção: I. As questões de FIM DE UNIDADE e PROVA PRESENCIAL devem ser questões objetivas padrão ENADE, ou seja, devem ser elaboradas e cadastradas com os seguintes parâmetros: Texto base: com no mínimo 200 caracteres. Enunciado: com no mínimo 60 caracteres. Cinco Alternativas. Uma única resposta correta. Resposta comentada: com no mínimo 200 caracteres. Referências Bibliográficas: De acordo com as normas da ABNT. Taxonomia de Bloom obrigatória Nível de dificuldade II. As questões de PRÉ E PÓS AULA devem ter caráter conceitual com o objetivo de avaliar o aprendizado dos conceitos estudados em cada seção. Todas as questões devem ser objetivas e conter os seguintes itens: Texto base, Enunciado, Cinco Alternativas, Uma única resposta correta, Resposta comentada, Referências Bibliográficas (De acordo com as normas da ABNT). Para as questões de PRÉ E PÓS AULA, não há número mínimo de caracteres exigido Acompanhamento das Questões Cadastradas Minhas Questões Na Página Inicial, você poderá clicar em Relatórios e Minhas Questões. Observe a tela abaixo:

19 19 Você será encaminhado para a tela de Controle de questões e poderá visualizar todas as questões inicializadas e/ou submetidas. Na opção Minhas Questões, você consegue ver, alterar e submeter questões. Além de acompanhar o status da questão Funcionalidades para inserção de Imagens edição de texto: Ao iniciar a elaboração das Questões, observe que irá aparecer a seguinte caixa de

20 20 Através dela, você pode formatar texto, inserir imagens e vídeos, fazer links com temas e vídeos da Web etc. Os principais casos de uso se encontram abaixo: Como incluir imagem nas Questões? Clique no botão seu computador e clique em inserir., ou em Inserir < Inserir Imagem, selecione a imagem salva no A imagem irá aparecer no campo de texto onde você selecionou. Insira uma breve descrição da imagem, para que usuários com dificuldades visuais possam entender a que se refere a imagem.

21 21 É possível colar uma tabela do Excel no corpo do texto base de uma Questão? Infelizmente não. O que recomendamos é gerar uma imagem com a tela que deseja disponibilizar, e incluir como imagem, conforme descrito acima Funcionalidades para a inserção de Fórmulas As fórmulas devem ser inseridas utilizando a função Equation Editor aparecerá na caixa de edição de texto:, que Como incluir fórmulas nas Questões? Clique no botão e abrirá a tela abaixo:

22 Insira as fórmulas e clique em INSERIR. 22

23 23 A fórmula irá aparecer no campo de texto onde você selecionou. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Para orientar o processo de elaboração de questões, elaboramos um curso Avaliação de Aprendizagem Discente. O curso contém 14 vídeos, dividido em 03 Módulos. Coloque o cursor sobre o Encontro, Ctrl + clique para seguir o Link. Assista todos os vídeos e aprofunde seus conhecimentos. Avaliação de Aprendizagem Discente Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Encontro 01 Encontro 02 Entrevista Encontro 03 Encontro 04 Encontro 05 Encontro 06 Entrevista Encontro 07 Encontro 08 Encontro 09 Encontro 10 Encontro 11 Encontro 12 Encontro 13 Encontro 14 Entrevista

24 24

Plataforma de Provas Manual de Revisão de Questões

Plataforma de Provas Manual de Revisão de Questões Plataforma de Provas Manual de Revisão de Questões VP - ACADÊMICA Gerência de Avaliação e Inteligência Acadêmica Objetivo Este tutorial visa orientar, em forma de passo a passo, o acesso a Plataforma de

Leia mais

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO

PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO PLANO DE ENSINO POSSIBILIDADES DE USO Neste tutorial, vamos apresentar o passo a passo para criar cada um dos três organizadores de conteúdo do Blackboard: 1 - pasta do conteúdo; 2 - módulo de aprendizado;

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações

Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações O Sistema de Acompanhamento dos Resultados das Avaliações, SARA, é um módulo pertencente à plataforma Secretaria Escolar Digital (SED), que permite

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO

CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO Assuntos Legislativos CONSTRUINDO A AGENDA LEGISLATIVA DA INDÚSTRIA 2017 PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE PRIORIZAÇÃO MANUAL PARA O SISTEMA Elaboramos este manual para orientar o processo de preenchimento das

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Manual MAZK (Professor)

Manual MAZK (Professor) Manual MAZK (Professor) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

Tutorial Submissão de Artigos 2012

Tutorial Submissão de Artigos 2012 Tutorial Submissão de Artigos 2012 Periódico Extensão Rural 1 Para acessar o site do periodico Esxtensão Rural, entrar com o endereço http://ufsm.br/revista no campo do seu navegador de internet (Internet

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares

Manual do Aluno. Universidade Mastermaq Softwares 2015 Manual do Aluno Universidade Mastermaq Softwares Índice Apresentação...3 1 - Pré requisitos para o acesso...4 1.1 - Matrícula...4 2 - Como acessar a plataforma primeiro acesso...4 3 - Acesso ao treinamento...7

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores

MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO. Processo de cadastro e homologação de fornecedores MANUAL MERCADO ELETRÔNICO PARA FORNECEDORES BRADESCO Processo de cadastro e homologação de fornecedores INTRODUÇÃO Este manual serve de auxílio para realização do cadastro do fornecedor no Miisy, ferramenta

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br

Uso Restito da Empresa. universidade.mastermaq.com.br Índice Apresentação 3 1 Cadastro de Empresa 4 1.1 Cadastro dos Parâmetros Gerais 4 2 Cadastros Auxiliares 4 3 Cadastros Auxiliares Apropriações Gerenciais: 7 4 Cadastros Auxiliares Definições para Impressão

Leia mais

Manual Open Conference System (OCS)

Manual Open Conference System (OCS) Manual Open Conference System (OCS) Sistema de Submissão de Trabalhos IFSP Capivari Versão 1 Capivari, 2016 Sumário 1. Apresentação do Sistema OCS... 3 2. Acessando o Open Conference System... 3 2.1. Link

Leia mais

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO

MANUAL BLACKBOARD BÁSICO MANUAL BLACKBOARD BÁSICO PROFESSORES ROBSON DOS SANTOS DIAS suporteblackboard.udi@esamc.br ESAMC UBERLÂNDIA PRESIDENTE Luiz Gracioso DIRETOR Adriano Gargalhone Novaes COORDENAÇÃO ACADÊMICA Maria Odete

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE

AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE AJUDA DE NAVEGAÇÃO OFFICE2 CRM - CLIENTE ATENÇÃO: Solicitamos que em caso de ao acessar o Office 2 CRM, encontrar qualquer informação divergente de sua empresa, nos comunique imediatamente, por favor,

Leia mais

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS.

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. 1. ACESSANDO O SISTEMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS: Acessar o endereço digital.ftc.edu.br ou portal.ftc.br e clicar em

Leia mais

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS.

TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. TUTORIAL DISCENTE INFORMATIVO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS. 1. ACESSANDO O SISTEMA DAS DISCIPLINAS DIGITAIS: Acessar o endereço digital.ftc.edu.br ou portal.ftc.br e clicar em

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.1 2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe

Leia mais

Tutorial Submissão de Artigos

Tutorial Submissão de Artigos Tutorial Submissão de Artigos 2009 1 Para acessar o site da Revista Ciência Agronômica, entrar com o endereço www.ccarevista.ufc.br no campo do seu navegador de internet (Internet Explorer, Mozzila Firefox,

Leia mais

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância Manual de acesso aos sistemas Diretoria de Educação a Distância Milton Ferreira de Azara Filho Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Novembro de 2015 1 Registro de Revisões Data Responsável Descrição

Leia mais

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat

Atendimento por Telefone: (11) Atendimento via Chat Atendimento por Telefone: (11) 2175-3600 - E-mail: fornecedores@me.com.br - Atendimento via Chat www.me.com.br Atualizado em 08/08/2016 Sumário Cadastrando-se no Mercado Eletrônico...3,4,5,6,7,8,9. Primeiro

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE

Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Suap-EDU MANUAL DO DOCENTE Professor Erivelto Bauer de Matos (Campus Novo Hamburgo) Coordenadoria Sistêmica de Registros Acadêmicos - CSRA/IFSul Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais -

Leia mais

Cadastro. Caro aluno,

Cadastro. Caro aluno, Cadastro Caro aluno, Bem-vindo à Plataforma Sophia, plataforma de ensino adaptativo da CNEC. Para ingressar, siga os procedimentos a seguir. Nela você terá acesso a conteúdos exclusivos, como Material

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO NO EDITAL PROIC 2017/2018 1. Acessar o sistema por meio do link, preferencialmente pelo navegador Internet Explorer ou Google Chrome: https://www.sibolweb.unb.br/sibolweb/fronteira/formlogin.aspx.

Leia mais

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS

DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA. ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online PROJETOS CULTURAIS DIVISÃO DE QUALIDADE DE VIDA ANEXO III Orientações gerais para uso do sistema online 2 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA ON LINE DE CAPTAÇÃO DE DO SESI-SP O SESI-SP na área da Cultura, anualmente, apresenta uma

Leia mais

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário

Portal Integrado de Informação. Manual do usuário Portal Integrado de Informação Manual do usuário Sumário Revisão... 3 Manual do Usuário... 4 Objetivo... 4 Introdução... 4 1 - Login... 4 Descrição dos campos... 5 Fluxo da tela... 5 2 Home... 5 Descrição

Leia mais

VII ENCONTRO CIENTÍFICO GEPRO GRUPO DE ESTUDOS EM PRODUÇÃO

VII ENCONTRO CIENTÍFICO GEPRO GRUPO DE ESTUDOS EM PRODUÇÃO VII ENCONTRO CIENTÍFICO GEPRO GRUPO DE ESTUDOS EM PRODUÇÃO Manual para Cadastro e Submissão de trabalhos 1ª Etapa Cadastro no site Ao entrar na página inicial do site clique em acesso para logar no sistema

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO

TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social TUTORIAL PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO MAIS EDUCAÇÃO Orientações para Cadastro de Coordenadores, Facilitadores e Monitores

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil

Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno / 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Versão.4. Pearson Sistemas do Brasil Manual GA Mobile, Papel Aluno 2/ 32 Manual Gerenciador de Aprendizagem Acessar o Programa Digital

Leia mais

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente

Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento. Manual do Administrativo do Cliente Soluções Integradas em Sistemas e Monitoramento Manual do Administrativo do Cliente Índice 1. INTRODUÇÃO AO ADMINISTRATIVO DO CLIENTE...03 2. MEUS DADOS...03 2.1. Alterar os Dados...04 2.2. Alterar Login

Leia mais

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes

CONCAFÉ. Dúvidas Frequentes CONCAFÉ Dúvidas Frequentes Dúvidas Frequentes Como acesso o Concafé? Se você é empregado da Embrapa, no seu navegador (browser), acesse o endereço http:// sistemas.sede.embrapa.br/concafe. Preencha os

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP

EDITAL DE CHAMAMENTO MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP EDITAL DE CHAMAMENTO 2020 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS ONLINE DO SESI-SP Manual do Usuário Sistema de Captação de Projetos culturais online do Sesi-SP O SESI-SP na área da

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome.

O sistema é acessado pela internet, usando os navegadores Internet Explorer 10+ ou Google Chrome. Página 1 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Etapas do Processo Seletivo... 3 3. Acesso ao sistema para empresas que possuem cadastro... 3 4. Como Cadastrar uma Empresa... 5 5. Editar Cadastro da Empresa...

Leia mais

Como cadastrar uma conta para acesso ao Resultado de Exames

Como cadastrar uma conta para acesso ao Resultado de Exames Como cadastrar uma conta para acesso ao Resultado de Exames 1. Acessar o site da Clínica Villas Boas através do link abaixo: a. http://www.clinicavillasboas.com.br b. Clicar em ACOMPANHAR RESULTADO DE

Leia mais

Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [ ]

Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [   ] Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] [ www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br ] Tutorial [ cadastro de usuário e submissão de artigo ] Fazendo o cadastro slide 3 Efetuando a submissão slide

Leia mais

PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX

PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 2013 TUTORIAL PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL VIA SISPROEX Para acessar o SISPROEX: http://sistemas.ourinhos.unesp.br ou Clique aqui Digitar o e-mail institucional

Leia mais

Manual Sistema EPA Sistema de Gestão da Qualidade

Manual Sistema EPA Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 8 1. ACESSO AO SISTEMA EPA Link para acesso ao sistema: http://epa.pcinformatica.com.br/epa; 1.1. PRIMEIRO ACESSO: Insira o login e clicar em Esqueci Minha Senha. O sistema enviará um e-mail

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB 1ª Parte Primeiro Acesso 2ª Parte Esqueceu a Senha? Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 4 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 1ª Parte - PRIMEIRO ACESSO... 5 2ª Parte

Leia mais

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique)

1 Instalar navegador Google Chrome através deste link https://www.google.com/chrome?hl=pt-br (clique) DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Núcleo Pedagógico Formação continuada de professores coordenadores TUTORIAL PARA USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS APRENDIDOS NOS DOIS PRIMEIROS ENCONTROS PARA BAIXAR

Leia mais

Submissão de Projetos de Pesquisa

Submissão de Projetos de Pesquisa Submissão de Projetos de Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma 13/10/2011 Criação do Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019

Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa. Brasília Agosto de 2019 Cartilha de Orientação para Gerenciar Liberação de Assinatura Externa Brasília Agosto de 2019 Para que serve esta cartilha? Esta Cartilha de Orientação para uso da funcionalidade Gerenciar Liberação para

Leia mais

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante

Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Guia de Peticionamento SEI! - Como abrir um processo eletrônico? Usuário Estudante Universidade Federal de Goiás Sumário Apresentação... 2 1. Como acessar o sistema?... 3 2. Ambiente do Usuário Externo...

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4

Sumário 1 Primeiros Passos Acessando o Sistema Conhecendo a tela Inicial... 4 Este manual tem como objetivo auxiliar os correspondentes na digitação e acompanhamento de propostas do produto Consignado, digitadas junto ao Banco Daycoval. A seguir, veremos o passo a passo para a digitação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DE CONTROLE ACADÊMICO PÓS-GRADUAÇÃO 2009/1 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA ONLINE... 3 2 ACESSANDO OS RECADOS... 4 2.1 Lendo um Recado Recebido... 4 2.2 Excluindo

Leia mais

Tutorial de Acesso aos s Institucionais e Intranet

Tutorial de Acesso aos  s Institucionais e Intranet Tutorial de Acesso aos E-mails Institucionais e Intranet Para auxiliar os usuários no acesso aos e-mails institucionais e a nova Intranet, elaboramos este tutorial. Esperamos que ele auxilie nas eventuais

Leia mais

Manual do Sistema. PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários

Manual do Sistema. PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários 1 Manual do Sistema PDC - Avaliação de Desempenho para Usuários 2 Manual do Sistema PDC - Avaliação de Desempenho Versão 002 Criação, Conteúdo e Layout: Vitor Chiavelli Revisão: Helton França Índice 4

Leia mais

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão:

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão: Tutorial Associação do Professor à Classe Versão: 2018.04.25 2 Sumário Introdução... 3 Público-alvo... 3 1ª Etapa: Cadastrar Horários de Aulas... 3 2ª Etapa: Cadastrar Associações... 7 3ª Etapa: Cadastrar

Leia mais

Funcionalidades da Aba Pesquisador

Funcionalidades da Aba Pesquisador Funcionalidades da Aba Pesquisador Versão 2.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento 2.0 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Manual OSF Ordem de Serviço Farben Versão 4.0

Manual OSF Ordem de Serviço Farben Versão 4.0 Manual OSF Ordem de Serviço Farben Versão 4.0 1. Login O login permite o acesso ao OSF, identificando o setor que está acessando o suporte, sendo que ambos os campos usuário e senha são obrigatórios, conforme

Leia mais

PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS

PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS Prezados alunos, o objetivo deste manual é mostrar o funcionamento e os recursos da Plataforma Adaptativa e como usá-la para melhorar o aprendizado. Para cada passo, assista

Leia mais

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017

Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 Pesquisa Atende Manual do Sistema 2017 SUMÁRIO Introdução: O que é o Pesquisa Atende? Selecione seu Perfil de Acesso: Docente Comissão de Pesquisa Remetente Externo Outras Instâncias de Aprovação (Presidente

Leia mais

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

TUTORIAL. Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 TUTORIAL Tutorial de como compartilhar o Google Agenda Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como compartilhar o Google Agenda TUTORIAL DE COMO COMPARTILHAR O GOOGLE AGENDA Objetivos:

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA)

(Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) TÍTULO DA SIG OM APRESENTAÇÃO 2014 (CAIXA (Sistema de Informações ALTA) Gerenciais Orçamento Matricial 2014) Tutorial NOME DA ÁREA OU CAMPUS RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO (TUDO EM CAIXA ALTA) Rio de Janeiro,

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Conhecendo o Sistema

Conhecendo o Sistema Conhecendo o Sistema Diretor ou Articulador Para entrar no sistema NOVO MAIS EDUCAÇÃO, o Diretor ou Articulador deve seguir os passos: Acesse o site http://pddeinterativo.mec.gov.br/, utilizando o login

Leia mais

PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS

PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS PLATAFORMA ADAPTATIVA ALUNOS Prezados alunos, o objetivo deste manual é mostrar o funcionamento e os recursos da Plataforma Adaptativa e como usá-la para melhorar o aprendizado. Para cada passo, assista

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA...

Sumário 1 CADASTRO DE USUÁRIO COMO ACESSAR O MAZK COMO FAZER UMA ALTERAÇÃO DE PERFIL RECUPERAÇÃO DE SENHA... Manual MAZK (Aluno) O Mazk é um ambiente inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores poderão incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR

MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Página 1 de 21 MANUAL DO USUÁRIO MÓDULO PROFESSOR Montes Claros/MG 2014 Página 2 de 21 Sumário de Informações do Documento Documento: Número de páginas: 21 MANUAL_20140822_REV_0.docx Versão Data Mudanças

Leia mais

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante

4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio. Atenção Muito Importante 4 passos Upload do vídeo na plataforma Simpósio Muito importante O vídeo deve estar no formato MP4, outros formatos não serão aceitos pela plataforma ou, se aceitos, correm o risco de não "rodar" corretamente

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB ESQUECI MINHA SENHA Versão axsg.02 Sumário INTRODUÇÃO... 3 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 4 ESQUECI A SENHA... 5 DÚVIDAS DE ACESSO... 8 CONTATOS... 9 Página 2 de

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

1 ACESSANDO O SPC BRASIL

1 ACESSANDO O SPC BRASIL 1 ACESSANDO O SPC BRASIL Para ter acesso ao sistema de consultas é necessário acessar www.acedv.com.br após isso clique no link: CONSULTA SPC Preencha corretamente os campos abaixo, com os dados fornecidos

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL

MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PONTO VWPONTO - MÓDULO COMUNICAÇÃO CLIENTE: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO MANUAL PERFIL ADMINISTRADOR LOCAL Conteúdo do manual 1 MENU E SUBMENUS DEFINIDOS...

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais