HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 51 A GRANDE GUERRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 51 A GRANDE GUERRA"

Transcrição

1 HISTÓRIA - 3 o ANO MÓDULO 51 A GRANDE GUERRA

2

3

4 Fixação 1) (UNESP) Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de Mundial e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

5 Fixação 2) (PUC) Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, EXCETO: a) O aumento da tensão nos Balcãs, fruto das aspirações autonomistas dos inúmeros grupos étnicos que ocupavam aquela região. b) A crescente disputa econômica travada entre o Império Alemão, potência emergente, e a Grã-Bretanha, nação hegemônica. c) A pretensão da Alemanha em reanexar a região da Prússia Oriental ao território germânico, separada pelo corredor polonês. d) O fim da diplomacia bismarckiana e adoção de uma política expansionista comandada pelo Imperador Guilherme II. e) O acirramento do espírito revanchista francês, reavivando os ódios adormecidos e reforçando o sentimento antigermânico da população.

6 Fixação 3) (UNIRIO) O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações europeias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial ( ), fundamentava-se no(a): a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão mundial; b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus; c) sistema de alianças que agrupavam as potências europeias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entende; d) autoridade política da Liga das Nações em arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre seus países membros; e) liderança internacional dos Estados Unidos, que subordinavam política e economicamente os países ocidentais.

7 Fixação 4) (UNESP) A Primeira Guerra Mundial ( ) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se: a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América; b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus; c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo; d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha; e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

8 ixação ) (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na rise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos, odos corretos, a favor de tal opinião. ) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a união agrada foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função a guerra recém-terminada, eclodiram, em 1920, graves dificuldades econômicas que abalaram s países liberais, sobretudo através da inflação. ) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar s fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo, assim, em cheque os pilares básicos a sociedade liberal. ) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes iberais, como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir. ) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada ue utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante esrespeito às liberdades individuais. ) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, mpotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

9 Fixação 6) (PUC) Dentre as características e tendências da ordem internacional conformada após o fim da Primeira Guerra ( ), NÃO é correto apontar que: a) o fortalecimento progressivo da Liga das Nações, a organização supranacional criada pelo Tratado de Versalhes; b) a intensificação dos antagonismos entre as potências capitalistas, devido às duras condições impostas aos vencidos; c) a reformulação política radical da região balcânica mediante a aplicação do princípio de reconhecimento das nacionalidades; d) o declínio da hegemonia europeia sobre o mundo, com o crescimento do poderio dos Estados Unidos e do Japão; e) a internacionalização crescente da questão operária devido à repercussão mundial da revolução socialista na Rússia.

10 Fixação 7) (UFRJ) A mesma velha trincheira, a mesma paisagem, Os mesmos ratos, crescendo como mato, Os mesmos abrigos, nada de novo, Os mesmos e velhos cheiros, tudo na mesma, Os mesmos cadáveres no front, A mesma metralha, das duas às quatro, Como sempre cavando, como sempre caçando, A mesma velha guerra dos diabos. (soldado inglês) Estamos tão exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros. Ninguém se importa conosco. Não seremos substituídos. Os aviões lançam projéteis sobre nós. Ninguém mais consegue pensar. As rações estão esgotadas pão, conservas, biscoitos, tudo terminou! Não há uma única gota de água. É o próprio inferno. (soldado alemão. MARQUES, Adhemar Martins et at [orgs.]. História Contemporânea através de textos. São Paulo, Contexto, 2000, pp. 118 e 120.) Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um inglês e o outro alemão, durante a Primeira Guerra Mundial ( ). a) Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra. b) Cite duas consequências geopolíticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939.

11 Fixação 8) (UERJ) Os planos de guerra apresentados no mapa demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado Paz Armada ( ), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).

12 ixação ) (UFRRJ) O Tratado de Paz de Versalhes (28 de junho de 1919) Art Em compensação da destruição das minas de carvão no norte da França... (a Alemanha) cede à França a propriedade inteira e absoluta das minas de carvão situadas na bacia do Sarre... Art Os territórios cedidos à Alemanha em virtude dos preliminares de paz assinados em Versalhes a 26 de fevereiro de 1871 e do Tratado de Frankfurt de 10 de maio de 1871 (Alsácia e Lorena) são reintegrados na soberania francesa a datar do armistício de 11 de novembro de Art A Alemanha reconhece e respeitará estritamente a independência da Áustria... Art A Alemanha reconhece a completa independência da Polônia... Art A Alemanha renuncia, a favor das Principais Potências aliadas e associadas (Estados Unidos, Império Britânico, França, Itália e Japão), a todos os seus direitos e títuios sobre as suas possessões de além-mar... (VOILLIARD, O. e outros. Documentos de História. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa, Plátano. p.273.) O Tratado de Versalhes, pretensamente voltado a garantir a paz em uma Europa devastada ela Primeira Guerra Mundial ( ), acabou por tornar-se símbolo de opressão nacional para uitos alemães, sendo, então, (no período entre as duas guerras mundiais) motivador de reações ltranacionalistas. ) Retire do texto do Tratado de Vesalhes o artigo cujo desrespeito pelos alemães, em 1939, levou eclosão da Segunda Guerra Mundial. ) Explique as reações ultranacionais dos alemães a partir de um dos artigos da Paz de Versalhes, itado acima.

13 Fixação 10) (FUVEST) A Primeira Guerra Mundial ( ) foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique: a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra. b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo.

14 ixação Irlanda do Norte Irlanda Andorra Andorra Mar do Norte Reino da Dinamarca Reino Unido dos Países Baixos (Holanda - Bélgica e Luxemburgo) Mar do Norte Mônaco Reino da Noruega Noruega República de Weimar Luxemburgo Mônaco Liechtenstein Rep. San Marino Liechtenstein Rep. San Marino 1 Estônia Lituânia Malta (Grã-Bretanha) Letônia Creta Rep. da Lituânia Central Grécia Mar Egeu Mar Egeu Creta Chipre 1) (UERJ) 1 - Império Alemão 2 - Império Austro-Húngaro Islândia (Dinamarca) Europa antes da 1ª Grande Guerra Mundial de Reino da Sérvia 4 - Montenegro 5 - Império Russo 7 Reino da Suécia Mar Báltico Império Otomano Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda OCEANO ATLÂNTICO Reino de Portugal Reino de Espanha República da França Suiça Reino da Romênia 3 4 Reino de Itália Reino MAR MEDITERRÂNEO da Grécia 2 Mar Adriático Mar Negro 6 1 Cidade de Danzig ou Gdansk (Porto cedido a Polônia - Região passou a ser denominada como O Corredor Polônes ) Países Independentes ano 1917 Finlândia Ucrânia ( ) Países Independentes ano 1918 Albânia Bulgária (1908) Países Independentes Estônia após 1920 Letônia Lituânia Irlanda (1922) Islândia Belarus ( ) Iugoslávia Rep. da Tchecoslováquia Lituânia Polônia Central (1920 até 1922) Reino de Portugal Islândia Europa depois da 1ª Grande Guerra Mundial de 1914 OCEANO ATLÂNTICO Reino de Espanha Dinamarca Holanda Bélgica República da França Suiça Alemanha Suécia Mar Báltico Reino de Itália Reino dos Sérvios Croatas e Eslovenos (Iugoslávia) Mar Adriático Finlândia Polônia Tchecoslováquia Áustria Alemanha Hungria Albânia Romênia República Socialista Federativa Soviética da Rússia Belarus Ucrânia Bulgária Mar Negro Turquia Chip (Grã-Bret A Primeira Guerra Mundial provocou uma reorga-nização político territorial da Europa, como se observa nos mapas. Duas ideias orientaram essa reorganização: a do Estado-nação e, no caso da fronteira russa, a do cordão sanitário. A partir da análise dos mapas, identifique a mudança ocorrida na organização política europeia após a Primeira Guerra. Em seguida, indique o motivo que levou ao estabelecimento da política do cordão sanitário naquele momento.

15 Proposto 1) (PUC) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: a) a incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências; b) a desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências; c) o sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou os sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquistas das colônias da África e da Ásia; d) o expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo; e) o desequilíbrio entre produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias--primas e consumidores de bens de produção, reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

16 Proposto 2) (UFC) Analise as afirmações a seguir sobre a Grande Guerra de e suas consequências. I) Embora sua ação militar tenha ocorrido sobretudo na Europa, ela envolveu, direta ou indiretamente, grande parte do mundo, e americanos, canadenses, australianos, neozelandeses, indianos e africanos lutaram também na guerra, na Tríplice Entente. II) As grandes perdas humanas e a desestruturação da produção atingiram todos os países do mundo, provocando um enfraquecimento generalizado das economias e um vazio de poder, com o fim da hegemonia europeia. III) Após a guerra, uma onda revolucionária atravessou a Europa que, nas décadas seguintes, vivenciou o colapso dos valores e instituições liberais, com a instalação de regimes autoritários. Com base nas três assertivas, é correto afirmar que somente: a) I é verdadeira. b) II é verdadeira. c) III é verdadeira. d) I e II são verdadeiras. e) I e III são verdadeiras.

17 Proposto 3) (PUC) Dentre os desdobramentos político-econômicos imediatos na ordem internacional produzidos pela Primeira Guerra Mundial ( ), é correto apontar que: a) o fim dos privilégios aduaneiros da França no comércio com a Alemanha; b) o surgimento da Organização das Nações Unidas, por meio do Tratado de Sevres; c) a criação da Iugoslávia, como decorrência das questões políticas dos Balcãs; d) a anexação da Palestina, da Síria e do Iraque ao Império Otomano; e) a incorporação da Hungria e da Tchecoslováquia aos domínios austríacos.

18 Proposto 4) (UNIFESP) Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás... Queremos glorificar a guerra a única cura para o mundo o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas... e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária. Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a: a) Negação da ideia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora. b) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista. c) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial. d) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo. e) Afirmação do surrealismo e, posteriormente, para a polarização dos anos vinte.

19 Proposto 5) (UNIFESP) Para o historiador Arno J. Mayer, as duas Guerras Mundiais, a de e a de , devem ser vistas como constituindo um único conflito, uma segunda Guerra dos Trinta Anos. Essa interpretação é possível pelo fato: a) de as duas guerras mundiais terem envolvido todos os países da Europa, além de suas colônias de ultramar; b) de prevalecer antes da Segunda Guerra Mundial o equilíbrio europeu, tal como ocorrera antes de ter início a primeira Guerra dos Trinta Anos, em 1618; c) de, apesar da paz do período entreguerras, a Segunda Guerra ter sido causada pelos dispositivos decorrentes da Paz de Versalhes de 1919; d) de terem ocorrido, entre as duas guerras mundiais, rebeliões e revoluções como na década de 1640; e) de, em ambas as guerras mundiais, o conflito ter sido travado por motivos ideológicos, mais do que imperialistas.

20 Proposto 6) (UFRRJ) (...) a guerra de foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das zonas de influência do capital financeiro etc. (...) O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste saque faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque. (LENIN, Vladimir I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo, Global, p.9-11.) a) Explique uma das principais características da fase monopolista do capitalismo. b) Relacione capitalismo monopolista à Primeira Guerra Mundial.

21 Proposto 7) (PUC) Até aqui, era um fato elementar (...) que a Europa dominava o mundo com toda a superioridade de sua grande e antiga civilização. Sua influência e seu prestígio irradiavam, desde séculos, até as extremidades da terra (...) Quando se pensa nas consequências da Grande Guerra ( ), que agora finda, pode-se perguntar se a estrela da Europa não perdeu seu brilho, e se o conflito do qual ela tanto padeceu não iniciou para ela uma crise vital que anunciava a decadência. (Texto adaptado de A. Demangeon. O declínio da Europa, pp ) Para os que viveram a Primeira Grande Guerra ( ), tal conflito veio a representar o fim de uma época. Para alguns, iniciavam-se tempos sombrios e de decadência; para outros, era o alvorecer de mudanças há muito projetadas. a) Identifique um acontecimento que expresse a ideia central do texto acima transcrito, explicando-o. b) Na sociedade brasileira, durante os anos vinte do século passado, diferentes acontecimentos projetaram mudanças econômicas, políticas e culturais na ordem vigente. Identifique duas dessas manifestações.

22 Proposto 8) (FGV) A partir de seus conhecimentos sobre a Primeira Guerra Mundial ( ), assinale a afirmativa incorreta. a) Os países ibéricos, em termos de fronteiras territoriais, não sofreram transformações causadas por esse conflito ou por seus efeitos imediatos. b) A ocorrência da Revolução Russa, em 1917, episódio associado aos efeitos da Primeira Guerra Mundial naquela região, ocasionou o surgimento da URSS. c) O fim do Império Otomano viabilizou o fortalecimento político e militar do governo turco, garantindo sua maior influência em regiões do Oriente Médio. d) A criação das repúblicas da Iugoslávia e da Tchecoslováquia reordenou o mapa político dos Bálcãs e também o equilíbrio de forças entre os governos da região. e) A dissolução do Império Austro-húngaro causou, para a monarquia austríaca, perdas territoriais e a diminuição de sua interferência nas questões balcânicas.

23 Proposto 9) (UERJ) Observe as gravuras referentes ao período da Primeira Guerra Mundial: Considerando as transformações desse período, descreva: a) uma transformação social que, decorrente da guerra, está diretamente relacionada às gravuras; b) um reflexo da Primeira Guerra sobre a economia do Brasil.

24 Proposto 10) (UERJ) De acordo com as informações contidas na tabela, indique o fato histórico que motivou a alteração radical na posição econômica dos Estados Unidos e explique a consequência econômica resultante dessa alteração. Investimento (em bilhões de dólares) I. Investimentos dos Estados Unidos no estrangeiro II. Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos III. Posição líquida dos Estados Unidos (I e II) Período ,08 0,69 2,5 3,5 7,0 10,9 1,54 3,4 6,4 7,2 3,3 3,9-1,49-2,71-3,9-3,7 +3,7 +7,0 (Historical Statistics of the United States, / Adaptado de NIVEAU, Maurice. História dos fatos econômicos contemporâneos. São Paulo: Difel, 1969.)

A. Liessin 1º Ano E.M. Prof.ª Izabela Gonçalves Lista de exercícios de vestibulares do RJ

A. Liessin 1º Ano E.M. Prof.ª Izabela Gonçalves Lista de exercícios de vestibulares do RJ 1. (Unirio 98) O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações européias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), fundamentava-se no(a): a) fim da política de compensações

Leia mais

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Primeira Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Antecedentes do conflito Segunda Revolução Industrial Disputas imperialistas (África e Ásia) Política de Alianças "Paz Armada" Antecedentes do conflito

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II. EXERCíCIOS DE HISTÓRIA - nº1-1º Trimestre. COORDENADOR: Rafael. DOCENTES: Rafael e Robertha

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II. EXERCíCIOS DE HISTÓRIA - nº1-1º Trimestre. COORDENADOR: Rafael. DOCENTES: Rafael e Robertha COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II EXERCíCIOS DE HISTÓRIA - nº1-1º Trimestre 9ºANO COORDENADOR: Rafael DATA: DOCENTES: Rafael e Robertha 1 - Se tivéssemos de definir o imperialismo da forma mais

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL

1ª GUERRA MUNDIAL 1ª GUERRA MUNDIAL 1914-1918 PANORAMA INTERNACIONAL Divisão do mundo em: Países industrializados e países não industrializados. Industrializados Europa, América (EUA) e Ásia (Japão). Não Industrializados

Leia mais

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS

1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS A GRANDE GUERRA 1. ANTECEDENTES CAUSAS ESTRUTURAIS Belle Époque (1871-1914) 2ª Revolução Industrial Revanchismo Francês Neocolonialismo/Imperialismo Corrida Armamentista Política De Alianças Paz Armada

Leia mais

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial

Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial 1914-1918 Entre 1871 e 1914 a sociedade européia - liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade devido ao desenvolvimento industrial que trouxe conforto e a ciência e a técnica

Leia mais

Larissa Nunes Andrade Quadros.

Larissa Nunes Andrade Quadros. Larissa Nunes Andrade Quadros. I PARTE Cemitério francês da Primeira Guerra Mundial Para refletir! Por que esse título de Primeira Guerra Mundial? Motivos: 1. Mesmo sendo um conflito europeu, foi uma guerra

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914 1918) Módulo 21 - Geral Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Rivalidades e Tensões Alsácia e Lorena Velha disputa entre França e Alemanha Revanchismo Francês

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Biologia - Espanhol 1 Leia o texto Metendo a tesoura nas páginas 28 e 29 do livro Diálogo em gêneros ; Realize

Leia mais

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914-1918 ) OS MOTIVOS DA GUERRA O IMPERIALISMO: Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. O ROMPIMENTO

Leia mais

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches

A GRANDE GUERRA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches A GRANDE GUERRA 1914-1918 Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 9º Ano Professora Robertha Triches PERSONAGENS Francisco Ferdinando Gavrilo Princip Nicolau II da Rússia Wladimir Lenin Guilherme II da

Leia mais

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II

HISTÓRIA. aula Mundo Contemporâneo II HISTÓRIA aula Mundo Contemporâneo II Rompimento do Equilíbrio Bipolar Crescimento mundial do capitalismo Crescimento econômico da Comunidade Europeia Desenvolvimento da economia japonesa Aprofundamento

Leia mais

O Imperialismo O ATRASO ALEMÃO: Grande crescimento industrial Ampliação de mercados; Lorena: ¾ do fornecimento de matéria-prima para a indústria de aço; 1880 amplo programa de expansão naval: Lei Naval

Leia mais

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( )

HISTÓRIA. aula Segunda Guerra Mundial ( ) HISTÓRIA aula Segunda Guerra Mundial (1939 1945) Após a Primeira Guerra Motivação para movimentos totalitários Nazismo (Alemanha) Fascismo (Itália) EUA como grande potência mundial Formação da União das

Leia mais

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia

História 9.º ano. Hegemonia e declínio da influência europeia História 9.º ano Hegemonia e declínio da influência europeia 1.Lê e observa, com atenção, os documentos. DOC.1 Grandes ou pequenos, antigos ou recentes, são cinco ou seis os países que detêm a maior parte

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

PROMILITARES 17/08/2018 HISTÓRIA. Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HISTÓRIA Professor Marcelo Lameirão PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Contexto pré-guerra Segunda Revolução Industrial Neocolonialismo/Imperialismo Belle Époque Corrida Armamentista Política de Alianças Paz Armada

Leia mais

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II

TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL ( ) Parte II TEXTO BASE: 1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Parte II Após o assassinato de Franz Ferdinand ocorre a ativação da POLÍTICA DE ALIANÇAS: a declaração de guerra da ÁUSTRIA-HÚNGIA à Sérvia faz com que a RÚSSIA

Leia mais

1ª GUERRA MUNDIAL.

1ª GUERRA MUNDIAL. 1ª GUERRA MUNDIAL http://historiaonline.com.br ANTECEDENTES 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NEOCOLONIALISMO/IMPERIALISMO CORRIDA ARMAMENTISTA POLÍTICA DE ALIANÇAS PAZ ARMADA http://historiaonline.com.br ALIANÇAS

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / /

DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / Lista de Exercícios 1º Bimestre DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Bernardo e Thiago Curso: E.F II TURMA: 901/902/903 DATA: / / NOME: Nº.: QUESTÃO 1 Relacione os países às suas respectivas regiões. 1-Europa

Leia mais

TD DE HISTÓRIA PROFESSOR LUCAS PAIVA 18 DE MAIO DE ) (PUC- Campinas) em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

TD DE HISTÓRIA PROFESSOR LUCAS PAIVA 18 DE MAIO DE ) (PUC- Campinas) em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: Fundação Universidade Estadual do Ceará - FUNECE Curso Pré-Universitário UECEVest Fone: 3101.9658 / E-mail: uecevest@uece.br Av. Dr. Silas Munguba, 1700 Campus do Itaperi 60714-903 Fone: 3101-9658/Site:

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914/1918 Primeira Guerra Mundial Entre 1815/1914 o mundo não teve muitas guerras Em sua maioria, o mundo europeu tinha em sua maioria repúblicas liberais Exceções de monarquia

Leia mais

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial

Prof. Ruan Antunes. Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Geografia política Aula 11 GeoB Prof. Ruan Antunes Transformações Geopolíticas da Primeira Guerra Mundial Belle Epoque (1871-1914) Caracterizado, sobretudo, pela expansão e progresso tecnológico, científico

Leia mais

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU

O NEOCOLONIALISMO EUROPEU O NEOCOLONIALISMO EUROPEU Apresentação cedida, organizada e editada pelos profs. Rodrigo Teixeira e Rafael Ávila A Reestruturação da Ordem de Viena O Período de 1871 à 1914 foi marcado pela ausência de

Leia mais

O continente europeu

O continente europeu EUROPA: CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente europeu Continente pequeno, ocupa 7% das terras emersas do planeta, apenas 10,3 milhões de Km², é uma península da Ásia Estende-se do oceano Atlântico aos montes

Leia mais

Professor: Eustáquio.

Professor: Eustáquio. Professor: Eustáquio www.centroestrategia.com.br O Imperialismo Texto As indústrias... Em lugar das antigas necessidades, satisfeitas pela produção do país,... encontram-se novas necessidades, exigindo-se

Leia mais

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA

04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA 04. O INÍCIO DO SÉCULO XX E A GRANDE GUERRA La Belle Époque Visão otimista entre as grandes nações domínio sobre os continentes asiático e africano consolidação do capitalismo monopolista industrialização

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP

1 Guerra Mundial e seus antecedentes. Professor Leopoldo UP 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor Leopoldo UP A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro cultural

Leia mais

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa:

Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Na aula de hoje vamos tratar de dois assuntos: Primeira guerra Mundial e Revolução Russa: Observe as figuras abaixo: Cavour Unificação Italiana Bismarck Unificação Alemã O processo de unificação da Alemanha

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

História. Primeira Guerra Mundial Parte 3. Profª. Eulália Ferreira História Primeira Guerra Mundial Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Articulações da paz... Primeira Guerra Mundial W Woodrow Wilson Clemenceau Lloyd Georde 14 pontos de Wilson 1. Inaugurar pactos de paz,

Leia mais

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago

A Iª GUERRA MUNDIAL. Prof. Thiago A Iª GUERRA MUNDIAL Prof. Thiago Paz Armada no continente Europeu Corrida Armamentista entre as potências europeias Imperialismo e neocolonialismo (disputas territoriais e comerciais) Origens da guerra

Leia mais

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial

Aula 17 A Primeira Guerra Mundial Aula 17 A Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 Imperialismos Concorrência desmedida por territórios e novos mercados Nacionalismos Antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em expansionismo e revanchismo

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 56 A NOVA COMPOSIÇÃO DOS BÁLCÃS Como pode cair no enem (ENEM) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO HISTÓRIA

LISTA DE RECUPERAÇÃO HISTÓRIA LISTA DE RECUPERAÇÃO Professor: ALEXANDRE SÉRIE: 2º ANO DATA: / / HISTÓRIA 1. (Ufsc 2015) A anexação da Crimeia pela Rússia, a guerra civil na Síria, a permanente tensão no Iraque e o fortalecimento nacionalista

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS

SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS SABADÃO CSP O PERÍODO ENTRE GUERRAS PROF. BRUNO ORNELAS TEMAS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL; A REVOLUÇÃO RUSSA; A CRISE DE 1929; A PRIMEIRA REPÚBLICA; O NAZIFASCISMO. ANTECEDENTES SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 1 Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 O mundo multipolar e as guerras mundiais do século XX Entre meados do século XIX e o final da Segunda Guerra

Leia mais

1 Guerra Mundial e seus antecedentes

1 Guerra Mundial e seus antecedentes Leopoldo Gollner 1 Guerra Mundial e seus antecedentes Professor A Belle Époque e seus Constrates (1871-1914) A ilusão e a crença no avanço progresso contínuo. As inovações tecnológicas. Paris o centro

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014

AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. El Sal /02/2014 AULA DE HISTÓRIA PRIMEIRA MUNDIAL El Sal 2014 PRIMEIRA MUNDIAL Inicialmente, os conflitos se deram na Europa. Embora várias nações tenham declarado neutralidade, no decorrer da guerra várias nações não-européias

Leia mais

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ANTECEDENTES SÉCULOS XIX E XX IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO ÁREAS DOMINADAS IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO OBJETIVOS

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS REGIONALIZAÇÃO E AS ORDENS MUNDIAIS ORDEM MUNDIAL Equilíbrio temporário das relações políticas, econômicas, diplomáticas e militares entre as potências na disputa pelo poder e pela hegemonia do mundo.

Leia mais

2.1 Descrição. Objetivos:

2.1 Descrição. Objetivos: Item a) Relações com a Europa. Comércio e investimentos. Extensão máxima. Quatro laudas. Introdução: A liderança econômica global da Europa é notável: são europeias cinco das 10 maiores economias do mundo;

Leia mais

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO

REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO REVISÃO ANTECEDENTES DO CONFLITO Cria-se uma Revolução na Alemanha, o Kaiser foge para Holanda -> República de Wiemar. 1919 Janeiro EUA (Woodrow Wilson) apresenta plano -14 pontos para paz: Descolonização

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Primeira Guerra Mundial 1914-1918 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Soldados franceses Causas contexto Imperialismo e PAZ ARMADA Neocolonialismo. ALEMANHA X INGLATERRA MERCADO CONSUMIDOR FORMAÇÃO DOS

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Conteúdo: Geopolítica e Conflitos Entre os Séculos XIX e XX Habilidade: Analisar a interferência na organização dos territórios a partir das guerras mundiais. Geopolítica e Território A Europa foi cenário

Leia mais

2ª Guerra Mundial

2ª Guerra Mundial 2ª Guerra Mundial 1939-1945 http://historiaonline.com.br Antecedentes da Guerra Política de apaziguamento: LIGA DAS NAÇÕES Tolerância excessiva em relação às violações do Tratado de Versalhes e Saint Germain.

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 8º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 1918 ) PROF. RICARDO SCHMITZ CAUSAS DO CONFLITO CONFLITOS IMPERIALISTAS ESPÍRITO REVANCHISTA ( FRANÇA ) NACIONALISMO ( PAN-GERMANISMO, PAN-ESLAVISMO ) CORRIDA ARMAMENTISTA

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( )

Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial ( ) Apostila de História 36 Primeira Guerra Mundial (1914-1918) 1.0 Contexto Histórico Ameaça da Pax Britannica Hegemonia da Inglaterra: Alemães e norte-americanos já ultrapassavam a Inglaterra na produção

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) HISTÓRIA: DAS CAVERNAS AO TERCEIRO MILÊNIO A Primeira Guerra Mundial Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo

Leia mais

O que é a União Europeia (UE)?

O que é a União Europeia (UE)? O que é a União Europeia (UE)? 28 Estados-Membros Mais de 500 milhões de habitantes Atuais candidatos à adesão à UE: Albânia, antiga República Iugoslava da Macedônia, Montenegro, Sérvia e Turquia Tratados

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS:

UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: UD II - ASSUNTO 6 O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA 02 TEMPOS OBJETIVOS: -IDENTIFICAR OS OBJETIVOS E OS PRINCÍPIOS DO CONGRESSO. - DEFINIR OS OBJETIVOS E A ATUAÇÃO DA SANTA ALIANÇA. SUMÁRIO: 1.CONCEITUAÇÃO.

Leia mais

GLÓRIA FEITA DE SANGUE

GLÓRIA FEITA DE SANGUE GLÓRIA FEITA DE SANGUE A Primeira Guerra Mundial Prof. Luciano Barbian Frederico Duarte Bartz A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL 1914 1918 Glória Feita de Sangue Ano: 1957 Paths of Glory Direção: Stanley Kubrick

Leia mais

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55

MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 MUNDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL ( NO MATERIAL PÁGINAS 51 A 55 Pós-Segunda Guerra Mundial A regionalização do mundo em países capitalistas e socialistas Critério: organização econômica, social e política

Leia mais

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro

19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro informação-prova de equivalência à frequência data: 1 2. 0 5. 2 0 16 19 HISTÓRIA 3.ºciclo do ENSINO BÁSICO 2016 alunos abrangidos pela Portaria n.º 23/2015, de 27 de fevereiro 1.O B J E T O D E A V A L

Leia mais

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15

CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI ATIVIDADE DE HISTÓRIA U.E. 15 1- Quais as contradições permanentes e fundamentais do Modo de Produção Capitalista? 2- O que geraram esses problemas/contradições? 3- Além de todos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS. História Prof. Guilherme RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DISSERTATIVOS História Prof. Guilherme Questão 7 Fuvest 2012 Leia este texto, que se refere à dominação europeia sobre povos e terras africanas. "Desde o século XVI, os portugueses

Leia mais

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b

Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Instituto de Educação infantil e juvenil Inverno, 2014. Londrina, de. Nome: Ano: TEMPO Início: Término: Total: Edição 16 MMXIV grupo b Questão 1 Analise o cartão postal russo antropomórfico do mapa da

Leia mais

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha

1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1ª Guerra Mundial, Crise do Capitalismo e República Velha 1. de auto-estima, indispensável para formar um cidadão. Um repórter de A Tribuna ouviu

Leia mais

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott.

História. Primeira Guerra Mundial. Professor Thiago Scott. História Primeira Guerra Mundial Professor Thiago Scott www.acasadoconcurseiro.com.br História A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) Maurice Crouzet classificou o início do século XX como o período do

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line HISTÓRIA PRÉ-VESTIBULAR LIVRO DO PROFESSOR 2006-2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa

A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa Capítulo 35 A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa 1 A Primeira Guerra Mundial Aulas 2 A Revolução Russa (1917) 1 A Primeira Guerra Mundial Fatores da guerra Nacionalismo: pan-eslavismo pangermanismo

Leia mais

Curriculum Guide 11 th grade / História

Curriculum Guide 11 th grade / História Curriculum Guide 11 th grade / História Tema Conteúdo Habilidades Essential Questions 1) Era das Revoluções 1.1) Império Napoleônico 1.1a)Compreender o período napoleônico como uma época de consolidação

Leia mais

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras

Primeira Guerra Mundial. Guerra das Guerras Grande Guerra Guerra das Guerras Conflito armado ocorrido no início do século XX, no território europeu. Envolveu grande parte dos países do mundo e marcou o início de um período de avanços tecnológicos.

Leia mais

Evolução do capitalismo

Evolução do capitalismo Evolução do capitalismo EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO Prof. JÚLIO CÉSAR GABRIEL http://br.groups.yahoo.com/group/atualidadesconcursos Modo de produção Maneira como o seres humanos se organizam para produzirem

Leia mais

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Anderson José Soares. DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida

Introdução às Relações Internacionais. D. Freire e Almeida Introdução às Relações Internacionais D. Freire e Almeida Desenrolar histórico das Relações Internacionais Treaty of Tordesilhas 7 de junho de 1494 Através da assinatura de tratados de paz, deu-se

Leia mais

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo

Questões orientadoras: A Europa e o Mundo no limiar do século XX. Imperialismo A Europa e o Mundo no limiar do século XX 9.1 Apogeu e declínio da influência europeia Questões orientadoras: Quais são as maiores potências mundiais no final do século XIX? O que é o Imperialismo? Quais

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 19 Segunda Guerra Mundial PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 19 Segunda Guerra Mundial A Europa pré-1939 (I) 2 Caracterização 1939 a 1945. 35 milhões de mortos. 190 milhões de feridos (em números aproximados) O Eixo: ALE,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX

HISTÓRIA. aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX HISTÓRIA aula Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX Origens do imperialismo Resultado da 2ª Revolução Industrial na Europa e nos EUA Características gerais: Novidades tecnológicas Aumento da produção

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano

Recuperação de Geografia. Roteiro 8 ano Recuperação de Geografia Dicas: Roteiro 8 ano Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando, passando a limpo, fazendo leitura do assunto no módulo, no livro e principalmente resolvendo

Leia mais

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( )

A Primeira Guerra Mundial ( ) A Belle Époque ( ) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) A Belle Époque (1871-1914) A partir do século XVIII, com o surgimento das fábricas, o Ocidente passou a celebrar as conquistas tecnológicas. Vivia-se a Belle Époque,

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTISociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial

Paulo Tumasz Junior. I e II Revolução Industrial Paulo Tumasz Junior I e II Revolução Industrial APRESENTAÇÕES Slides - Artesanato, Manufatura e Industria: APRESENTAÇÕES Slides - Período e ocorrência - Características: - Resumo: - II Revolução Industrial:

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTI Sociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA

Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA Preçário NOVACAMBIOS - INSTITUIÇÃO DE PAGAMENTO, SA INSTI Sociedade financeira com sede em território nacional, de acordo com o previsto no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras

Leia mais

Fatores da Segunda Guerra

Fatores da Segunda Guerra EUROPA 1942 Fatores da Segunda Guerra O império Austro-Húngaro desintegrou-se dando origem a Áustria, Hungria e Tchecoslováquia O império Turco- Otomano desapareceu dando origem a Turquia. Tratado de Versalhes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Perfil de aprendizagem de História 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras 1. Conhecer o processo

Leia mais

II GUERRA MUNDIAL

II GUERRA MUNDIAL II GUERRA MUNDIAL 1939-1945 ASCENSÃO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPA NO PÓS GUERRA Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa teve de enfrentar uma de suas piores crises econômicas. O uso do território

Leia mais

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4)

Formação do Sistema Internacional BHO (4-0-4) Formação do Sistema Internacional BHO1335-15 (4-0-4) Professor Dr. Demétrio G. C. de Toledo BRI demetrio.toledo@ufabc.edu.br UFABC - 2015.III Aula 12 4ª-feira, 11 de outubro Módulo II: Aula 9 Para falar

Leia mais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais

HISTÓRIA. aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais HISTÓRIA aula Era Napoleônica, Congresso de Viena e Revoluções Liberais Era Napoleônica Do Golpe do 18 Brumário (nov/1799) até a Queda de Napoleão (jun/1815) Três fases: Consulado (1799-1804) Império (1804-1815)

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? Regionalizações do Espaço Mundial O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia L 30/6 2.2.2018 REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/162 DA COMISSÃO de 23 de novembro de 2017 que altera o anexo I do Regulamento (UE) n. o 1305/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho e os anexos II e III

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 29.4.2014 C(2014) 2737 final DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 29.4.2014 que estabelece a lista de documentos comprovativos a apresentar pelos requerentes de visto na Bielorrússia,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFA. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 9º ANO DIVISÃO REGIONAL (REGIONALIZAÇÃO) *Europa Ocidental *Europa Centro Oriental *Europa Setentrional *Europa Mediterrânea

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: 1º Trim./2019 Centro Educacional Colúmbia 2000 Lista: Prova: Média: Docente: Gustavo José Aplicador: Data: / / Turma: 9º Ano Disciplina: Geografia Ens. Fund Sala: Apostila de dependência 1 -

Leia mais

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL

P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL P L AN I F I C AÇ Ã O AN U AL DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 00 - HISTÓRIA DISCIPLINA: HISTÓRIA A NÍVEL DE ENSINO: Secundário CURSO: Línguas e Humanidades ANO: 1.º ANO LETIVO:

Leia mais

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira

História. O Concerto europeu e o sistema de Bismarck - Parte 2. Profª. Eulália Ferreira História - Parte 2 Profª. Eulália Ferreira Sistema de Metternich X Sistema de Bismarck Desmantelamento do sistema de Metternich: - Eclosão das ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848, principalmente

Leia mais

Página 1 de 11-17/04/ :25

Página 1 de 11-17/04/ :25 PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- A respeito da

Leia mais