O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS"

Transcrição

1 O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS SOUZA, Geralda Alves de. (UEPB / CAMPUS IV) SOUZA, Vanessa Narel Pereira de. (UEPB / CAMPUS IV) RESUMO No presente trabalho, apresentamos os pressupostos teóricos que subsidiam o trabalho com os gêneros textuais no processo ensino-aprendizagem e tecemos algumas considerações acerca dos referidos pressupostos, com o objetivo principal de analisar quais são as diretrizes apontadas pelos estudiosos da área para que se realize, de forma proficiente, o estudo dos gêneros textuais, ou seja, para que haja, por parte dos alunos, uma melhor compreensão de texto e, conseqüentemente, de gênero textual, visto que, o conhecimento acerca dos gêneros textuais amplia a compreensão sobre a realidade sociocultural vivenciada em cada situação de comunicação Palavras chave: Gênero textual, ensino, situação de comunicação. O termo gênero foi inicialmente utilizado para especificar a identificação dos gêneros clássicos, as primeiras tentativas de classificação dos gêneros foram feitas por Platão e Aristóteles na Grécia antiga, dentro de uma concepção clássica, como por exemplo, o lírico, o épico e o dramático. Segundo a classificação aristotélica o gênero lírico refere-se a uma manifestação do eu lírico, expressando emoções, idéias e impressões, onde se predomina em 1ª pessoa. O gênero épico há presença do narrador que o distancia do assunto sendo sempre viagens, feitos heróicos e etc., predominando em verbos de 3ª pessoa. E o gênero dramático refere-se a manifestações da miséria humana, a conflitos dos homens com seu mundo, são histórias mostradas no palco representado por atores. Contudo ao longo dos séculos, os gêneros literários foram sendo questionados por críticos, devido a não correspondência aos diversos tipos de gêneros surgidos na época e as várias formas antigas renovadas. O gênero textual refere-se a textos orais ou escritos que compreendem uma comunicação formal ou informal, consideradas praticas discursiva encontrada no cotidiano, em diferentes âmbitos sociais.

2 Algumas diretrizes bakhitinianas apontam os gêneros textuais como elemento cultural - histórico através de configurações repetitivas e expressivas de interação composicional, estabilizadas relacional mente com a sociedade. Bakhtin (1997) empregou o gênero em uma perspectiva ideológica mais ampla, ou seja, enquanto práticas discursivas socialmente situadas, nas técnicas discursivas orais ou escritas que produzimos em diversas situações cotidianas de comunicação. De acordo com Bakhtin (1997) os textos orais ou escritos produzidos nas situações cotidianas apresentam características firmes, isto é, os gêneros textuais são caracterizados por três aspectos: o tema, o modo composicional (a estrutura) e o estilo (usos específicos da língua). Portanto, os gêneros textuais compreendem uma ação lingüística sobre a realidade, pois ampliam a capacidade individual do usuário, como também amplia o conhecimento do mesmo a respeito dos gêneros. O ensino dos diferentes tipos de gêneros nas escolas é capaz de aumentar a competência lingüística e discursiva dos alunos em relação à compreensão do fato de como estabilizar sua participação social enquanto cidadão. Segundo Bakhtin (1997) as ações lingüísticas do cotidiano estão basicamente orientadas por fatores de contexto situacional, ou seja, quem produz o texto, quem é o interlocutor, qual a finalidade do texto, e qual gênero pode ser utilizado para estabelecer o tipo de comunicação que se pretende. De acordo com Marcuschi (2002) a expressão gênero textual é exercida para referir-se a textos materializados encontrados na vida diária, caracterizados por funções comunicativas, de difícil definição formal, constituindo-os em diversas formas nem sempre unívocas, e que podem desaparecer. Segundo Marchuschi (2002) a estabilidade e comunicação surgem a partir das atividades comunicativas realizadas por meio dos gêneros textuais. Sendo que a plasticidade faz com os gêneros centrem na ação social exercida, ajudando dessa forma a identificação de vários gêneros dentro de sua função.

3 Para Bakhtin (1997) e Bronckart (1999) apud Marcuschi (2002) a comunicação verbal existe a partir de algum gênero textual, tratando a língua de forma discursiva e enunciativa. Marcuschi (2002) diz que a noção de tipo textual distancia-se da noção de gênero textual, na qual a primeira noção caracteriza-se pela identificação das sequências lingüísticas típicas, ou seja, aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas. E a segunda noção refere-se aos critérios de ação prática, funcionalidade, circulação sócio-histórica, conteúdo temático, estilo e composicionalidade. Portanto entende-se que os gêneros textuais são entidades comunicativas, ou seja, formas verbais de ação social. Para ele a nomeação de um texto narrativo, descritivo, e argumentativo não se nomeia o gênero e sim sua sequência. É na perspectiva de relação entre gêneros textuais e oralidade da língua como interação que Marcuschi (2002) define a pratica social dentro da oralidade apresentando os gêneros textuais materializados em contexto de formalidades e informalidades. A oralidade segundo o autor conceitua em uma visão enunciativa, e afirma que a relação entre oralidade e escrita é exercida tipologicamente nos gêneros textuais. Segundo Marcuschi (2002) a denominação de um gênero não se alude a uma forma lingüística, mas sim a uma forma de identificação lingüística dos objetivos específicos em situações particulares. Para Bakhtin (1997) apud Marcuschi (2002) os gêneros textuais não são fruto de invenções individuais, mas formas socialmente maturadas em práticas comunicativas. Marcuschi (2002) diz ainda que o ensino em sala de aula devesse abordar os gêneros textuais numa perspectiva instrutiva, onde possa levar os alunos a produzirem os mais diversos fatos lingüísticos orais e escritos, identificando as características da cada gênero. De acordo com Cereja (2005) o gênero textual é a interação com pessoas por meio da linguagem, seja oral ou escrita, que produz certos tipos de texto, com poucas variações, onde se repetem no conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura do texto.

4 No entanto, é preciso lembrar que a produção textual através dos gêneros textuais torna-se mais satisfatória quando utilizada mais cedo pelos alunos e em situações concretas do cotidiano. Os gêneros também podem ser ampliados de acordo com a série do aluno, possibilitando assim uma aprendizagem muito mais rápida e significativa. Joaquin Dolz (2004) e Bernard Schneuwly (2004) propuseram agrupar os limites dos gêneros na escola com base nos critérios: domínio social de comunicação, capacidades de linguagem envolvida e tipologias textuais existentes. Contribuindo assim para a progressão curricular dos professores. Dessa forma entre os aspectos tipológicos, estão incluídas a narração, o relato, a argumentação, a exposição e a descrição de ações. Como podemos ver no seguinte quadro, representado pela proposta de agrupamento dos autores Dolz (2004) e Scheuwly (2004): Domínios sociais de Comunicação Aspectos tipológicos Capacidades de linguagem dominantes Cultura literária ficcional Narrar Mimese da ação através da criação da intriga no domínio verossímil Documentação e memorização das ações humanas Relatar Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo Discussão de problemas sociais controversos Argumentar Sustentação, refutação e negociação de tomada de posição Transmissão e construção de saberes Expor Apresentação textual de diferentes formas dos saberes Instruções e prescrições Descrever Ações Regulação mútua de comportamento Exemplos de Gêneros Escritos e Orais Conto maravilhoso / Conto de fadas / Fábula / Lenda / Narrativa de aventura / Narrativa de ficção científica / Narrativa de enigma / Narrativa mítica / Sketch ou história engraçada/biografia romanceada / Novela fantástica/conto / Crônica Literária / Adivinha / Piada Relato de experiência vivida / Relato de uma viagem / Diário íntimo / Testemunho / Anedota ou caso / Autobiografia / Curriculum vitae /... Notícia/ Reportagem / Crônica social / Crônica esportiva /... / Relato histórico / Ensaio ou perfil biográfico / Biografia Textos de opinião / Diálogo argumentativo Carta de Leitor / Carta de reclamação / Carta de solicitação / Deliberação informal / Debate regrado / Assembléia / Discurso de defesa (Advocacia) /Discurso de acusação (Advocacia) Resenha crítica / Artigos de opinião ou assinados /Editorial / Ensaio Texto expositivo (em livro didático) / Exposição oral / Seminário / Conferência / Comunicação oral / Palestra / Entrevista de especialista / Verbete / Artigo enciclopédico / Texto explicativo / Tomada de notas / Resumo de textos expositivos e explicativos / Resenha/ Relatório científico / Relatório oral de experiência Instruções de montagem/ Receita / Regulamento / Regras de jogo / Instruções de uso / Comandos diversos / Textos prescritivos

5 Portanto, com a utilização desse agrupamento no processo ensinoaprendizagem dos alunos, a capacidade de ampliação de conhecimentos sobre os gêneros textuais pode ser desenvolvida a cada nível de escolaridade. A partir da perspectiva dos gêneros, a produção de textos redefine o papel daquele tradicional professor de redação nas quais todos temem, em um profissional de diferentes modalidades textuais, tanto orais como escritas. Dessa forma, os alunos podem apropriar-se de procedimentos de qualquer gênero textual a partir de suas habilidades, ficando claro que um bom texto é aquele que se adéqua à situação comunicacional na qual foi produzido. Sendo assim um bom desempenho para o desenvolvimento do gênero textual, é a utilização de conhecimentos prévios, como por exemplo, as informações contidas no conhecimento do aluno em sua vivencia cotidiana sejam aproveitadas para favorecer os aspectos lingüísticos, textuais e de mundo, estrategicamente diferenciadas. (KLEIMAN, 1995). Os gêneros textuais produzem de forma proficiente o trabalho com leituras em diferentes disciplinas, inclusive no ensino de língua materna, desde então são denominados prioritários os gêneros utilitários, que são compreendidos conforme Koch (2001), como o texto não-literário, um esquema de ação complexo normalizado socialmente que está ao dispor do falante de uma língua, nesse respectivo trabalho com os gêneros. Os PCNs (BRASIL, 1998) para ensino de língua materna, no ensino fundamental II, orientam diversas propostas nas diretrizes curriculares utilizadas por meio dos gêneros textuais, como afirma o mesmo... a noção de gênero, constitutiva do texto, precisa ser tomada como objeto de ensino. Nessa perspectiva, necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. Contudo fica explicito que o emprego de elementos textuais voltados para os gêneros contribui para uma pratica de ensino bastante útil, o que possivelmente abrange aos professores, como afirma Koch & Elias (2006):

6 [...] são nossos interlocutores privilegiados os professores dos vários níveis de ensino, em especial os de línguas materna e estrangeira -, estudantes dos cursos de Letras, de Pedagogia, bem como os demais interessados em questões de compreensão de leitura, ensino e funcionamento da linguagem de modo geral. (KOCH & ELIAS, 2006). Para Koch & Elias (2006) a coerência é constituída por meio da interação, através da mobilização de múltiplos fatores de ordem discursiva, situacional, e sociocognitiva, relativamente atribuída aos gêneros textuais trabalhados no ensinoaprendizagem do aluno nas escolas. Segundo Koch (2002), uma competência discursiva bem aprimorada dos falantes/ouvintes, desenvolve a detecção do que é adequado ou não em suas praticas sociais, o que para a autora essa competência estimula ao conhecimento de determinados gêneros. Sendo assim os gêneros textuais, são considerados possivelmente, como praticas pedagógica capaz de articular a vida socialmente, ou seja, uma essencial realização da linguagem escrita e oral. Para Bazerman (2006), as pessoas aprendem muitos mais sobre suas limitações sociais através do gênero textual, além de ampliar suas habilidades comunicativas e uma melhor visão de mundo. Com isso as pessoas estarão hábeis para participar nos espaços discursivos inseridos. Segundo Marchuschi (2002), o trabalho com o gênero textual é uma oportunidade de se identificar com sua própria linguagem em diversos contextos situacionais, ou seja, para ele tudo que fizemos está inserido em algum gênero. Dentro dessa perspectiva o estudo com os gêneros faz com que seja compreendida a utilidade da linguagem. Assim os gêneros textuais são elementos fundamentais de socialização. Bazerman (2006) diz que: A familiarização com os gêneros e registros, correspondentes aos sistemas de que as pessoas participam, permite que o indivíduo, de alguma forma, compreenda a complexidade das interações e equacione seus atos comunicativos em relação às ações comunicativas de muitas outras pessoas.

7 Diante disso argumenta-se que o desenvolvimento dos gêneros textuais em sala de aula, propicia um trabalho adequado que se deseja na competência discursiva do aluno, sendo que a escola seja o melhor ambiente para se efetivar esse desenvolvimento. Portanto é preciso avaliar nos livros didáticos se os gêneros textuais estão exercendo sua função semiótica nos textos, vejamos agora um exemplo de um gênero utilizado em livros didáticos. De acordo com uma propaganda elaborada em um livro de português de 5ª série do autor Sarmento (2002), foram expostas algumas considerações levantadas por meio das concepções de Marcuschi, (2001), acerca das referidas questões; A propaganda versava no seguinte tema PRAIA DE BOA VIAGEM. RECIFE NOTA 10 EM LIMPEZA, questões: a) Por que foram feitas pesquisas sobre qualidade de nossas principais praias? R: devido à poluição existente, o que ocasiona certo risco em relação aos banhistas. b) Você acha que o problema de limpeza nas praias diz respeito somente ao governo? Por quê? R: Resposta pessoal c) Qual é o objetivo da propaganda? R: estimula aos turistas visitarem Recife. d) Qual a estratégia utilizada para atingir esse objetivo? R: Dar possibilidades aos consumidores, para encontrarem praias mais limpas. e) Retire da propaganda os numerais cardinais. R: 10. Segundo o que diz respeito às teses de Marchuschi (2001), dentro dessa atividade, não é encontrada nenhum elemento textual cogitado. O que o autor vem dizer na questão a, onde se trata de uma questão impossível, ou seja, Estas perguntas exigem conhecimentos externos ao texto e só podem ser respondidas com base em conhecimentos enciclopédicos (MARCUSCHI, 2001). Na questão b, é uma pergunta subjetiva Estas perguntas em geral têm a ver com o texto de maneira apenas superficial, sendo que a resposta fica por conta do aluno e não há como testá-la em sua validade (MARCUSCHI, 2001). Na questão c, pergunta global São as perguntas que levam em conta o texto como um todo e aspectos extra textuais, envolvendo processos inferenciais complexos (MARCUSCHI, 2001). Na questão d,

8 pergunta inferencial Estas perguntas são as mais complexas; exigem conhecimentos textuais e outros, sejam pessoais, contextuais, enciclopédicos, bem como regras inferenciais e análise para busca de respostas (MARCUSCHI, 2001). E na questão e, pergunta cópia São as perguntas que sugerem atividades mecânicas da transcrição de frases ou palavras. Verbos freqüentes aqui são: copie, retire, aponte, indique, transcreva, complete, assinale, identifique etc. (MARCUSCHI, 2001). Logo, os autores de livros didáticos fornecem ao ensino de língua materna abordagens de escrita, leitura e análise lingüística, embora bastante diversificado. Então, para que haja uma construção acentuada de uma boa compreensão Geraldi (1997) diz que a leitura contribui para um mecanismo de sentidos subjacentes ao texto, onde a produção textual deixa de ser um básico exercício escolar e passa a ser um momento significativo da subjetividade do aluno, o que satisfaz suas necessidades comunicativas, tanto para si mesmo, como para alguém em suas diferentes experiências e compreensões do mundo em que se socializa, na qual os gêneros textuais estão inseridos formalmente ou informalmente. Isso contribui de certa forma que o aluno adquira um amplo conhecimento sobre suas escolhas lingüísticas, objetivadas no discurso exercido ao interlocutor. Portanto, é possível a formação de um aluno-escritor com habilidade para reconhecer os diversos textos e gêneros, e de selecionar, dentre inúmeros gêneros textuais, o que é mais adequado para os objetivos da comunicação que se pretende estabelecer, desde que fiquem explícitos nas séries iniciais os principais elementos do ato de escrever, ou seja, para quem escrevemos e o que queremos dizer, com que finalidade, qual o gênero adequado e como se produz esse gênero. Os gêneros textuais são elementos norteadores do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em sala de aula, introduzindo não apenas as atividades gramaticais como também atividades subjacentes às praticas sociais. A leitura de diferentes tipos de gêneros textuais contribui para a ampliação do ato de pensar crítico do aluno. Dessa forma o trabalho com os gêneros textuais na escola fornece conhecimentos tanto lingüísticos, como textuais aos alunos, atuando de forma

9 reflexiva sobre as atividades comunicativas, utilizando textos decorridos na sociedade. Evidenciando as diferentes correntes teóricas conceituadas nos gêneros textuais, fica clara a especificidade do uso da linguagem em contextos diversos, permitindo-lhes uma compreensão bastante abrangente dos processos de distribuição de textos na sociedade. Os livros didáticos, portanto deve se preocupar em trazer atividades qualificadas e que sejam de boa compreensão nas distintas formas de oralidade, possibilitando um maior entendimento por parte dos alunos avaliando a oralização da escrita. Utilizando os gêneros textuais haverá uma contribuição maior para a concepção da linguagem enunciativa, bem como para o desenvolvimento discursivo do aluno dentro de tantas variações sociais. Referências bibliográficas BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, BAZERMAN, C. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: 3º e 4º ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, CEREJA, Willian. Português: Linguagens. São Paulo: Atual, GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, KLEIMAN, Ângela B Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, KOCH, I. Gêneros do Discurso. In: Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, ; Elias, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: contexto, MARCUSCHI, L. A. Et al. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, Â. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, SARMENTO, Leila Luar. Português: leitura, produção, gramática. São Paulo: Moderna, SCHNEUWLY. B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares- Das Práticas de Linguagem aos Objetos de Ensino. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Maria da Graça Costa Val Faculdade de Letras/UFMG CEALE FAE/UFMG

TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Maria da Graça Costa Val Faculdade de Letras/UFMG CEALE FAE/UFMG TRABALHAR COM GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Maria da Graça Costa Val Faculdade de Letras/UFMG CEALE FAE/UFMG De onde vem a proposta de trabalhar com gêneros textuais? PCN de 1ª a 4ª séries

Leia mais

Diversidade Textual. Gêneros do Discurso e Tipos de Texto

Diversidade Textual. Gêneros do Discurso e Tipos de Texto Diversidade Textual Gêneros do Discurso e Tipos de Texto O que são os gêneros discursivos? Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização

Leia mais

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira *

Instrumento. COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, Mariângela Maia de Oliveira * Resenha Instrumento COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Mariângela Maia de Oliveira * Tomando por base os novos conceitos subjacentes ao processo de

Leia mais

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Edilva Bandeira 1 Maria Celinei de Sousa Hernandes 2 RESUMO As atividades de leitura e escrita devem ser desenvolvidas com textos completos

Leia mais

KOCH, INGEDORE VILLAÇA; ELIAS, VANDA MARIA LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO. SÃO PAULO: CONTEXTO. ISBN P.

KOCH, INGEDORE VILLAÇA; ELIAS, VANDA MARIA LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO. SÃO PAULO: CONTEXTO. ISBN P. RESENHA KOCH, INGEDORE VILLAÇA; ELIAS, VANDA MARIA. 2006. LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO. SÃO PAULO: CONTEXTO. ISBN 85-7244-327-4. 216 P. Wagner Rodrigues SILVA Universidade Federal do Tocantins

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 5º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Leitura e produção de texto científico I 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Introdução dos conceitos que caracterizam

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira EMENTA 53 14 PLANOS DE DISCIPLINAS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio

Leia mais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais Profª. Roberta A disciplina tem como objetivo desenvolver a prática de leitura, produção e análise linguística de gêneros textuais, de modo que, o conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO DE LETRAS/PORTUGUÊS Gêneros textuais como ferramenta para o ensino de Língua Portuguesa INTRODUÇÃO De acordo com os objetivos do programa, conforme portaria 096/2013 Capes, essa proposta de

Leia mais

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP

GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP GÊNEROS TEXTUAIS: A PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NA AULA DE LP Janaína da Costa Barbosa (PIBID/CH/UEPB) janne3010@hotmail.com Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/CH/UEPB) niellyfersou@hotmail.com

Leia mais

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO

GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO GENEROS TEXTUAIS E O LIVRO DIDÁTICO: DESAFIOS DO TRABALHO Fernanda Félix da Costa Batista 1 INTRODUÇÃO O trabalho com gêneros textuais é um grande desafio que a escola tenta vencer, para isso os livros

Leia mais

PIBID: uma proposta de ensino do gênero textual discursivo

PIBID: uma proposta de ensino do gênero textual discursivo PIBID: uma proposta de ensino do gênero textual discursivo Oneida M. Moreira* (IC), Carolina Melo (PQ/UEG), Tereza C. da S. e Souza (FM) oneidamoreira4.0@gmail.com *Bolsista PIBID/UEG, Pesquisadora/Professora

Leia mais

Resumo: Palavras-chave: PNLD; livro didático de língua portuguesa; gênero textual oral formal. Introdução

Resumo: Palavras-chave: PNLD; livro didático de língua portuguesa; gênero textual oral formal. Introdução PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: INVESTIGANDO A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO Haila Ivanilda da Silva - UPE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS Autora: Maria Karolina Regis da Silva Universidade Federal da Paraíba UFPB karolina0715@hotmail.com Resumo: A ideia de apresentar diversos

Leia mais

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes Géneros textuais e tipos textuais [texto de apoio para o curso de doutoramento em ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas/universidade Pedagógica, Maputo, Outubro de 2015] Armando Jorge Lopes

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 02

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 02 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Produção textual e formação docente Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Educação Curso: MESTRADO ( x ) DOUTORADO ( ) Número de créditos: 06 Números de turmas :

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA VISÃO DOS (AS) MESTRANDOS (AS) DO PROFLETRAS/CH/UEPB Carlos Valmir do Nascimento (Mestrando Profletras/CH/UEPB) E-mail: Valmir.access@hotmail.com Orientador: Prof. Dr.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS NOME DA DISCIPLINA: ESTÁGIO IV TURMA E PROFESSOR RESPONSÁVEL: ISRAEL ELIAS TRINDADE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 112 CARGA HORÁRIA SEMANAL:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 9.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas previstas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CH teórica: 15h CH Prática: 45h CH Não- Presencial :

PLANO DE ENSINO. CH teórica: 15h CH Prática: 45h CH Não- Presencial : MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: Bagé Curso: BALL Componente Curricular: Seminário de Ensino e Pesquisa

Leia mais

CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS PROFESSOR: LEONARDO MALGERI

CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS PROFESSOR: LEONARDO MALGERI CONCURSO PARA A PREFEITURA DE PETRÓPOLIS - 2015 PROFESSOR: LEONARDO MALGERI 1 - O PENSAMENTO E A LINGUAGEM - A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO - A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS DOS DIFERENTES GÊNEROS DISCURSIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas Período previstas ORALIDADE Oralidade 65 +/- 1.º 1. Interpretar discursos orais com.características

Leia mais

6. PLANOS DE DISCIPLINAS

6. PLANOS DE DISCIPLINAS 6. PLANOS DE DISCIPLINAS DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 100 h (120

Leia mais

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais:

As Metas Curriculares de Português, para o 3º Ciclo, apresentam cinco características essenciais: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS º ANO A Ano Letivo: 204 / 205. Introdução / Metas Curriculares Na disciplina de Português o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas Curriculares cuja definição

Leia mais

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE:

Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: PLANO DA DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira CURSO: Técnico Integrado em Controle Ambiental SÉRIE: 1º Ano CARGA HORÁRIA: 100 h.r. EMENTA Estudos de Fonética e Fonologia

Leia mais

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico

Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Livros didáticos de língua portuguesa para o ensino básico Maria Inês Batista Campos maricamp@usp.br 24/09/2013 Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC Ilhéus-Bahia Objetivos Compreender o livro didático

Leia mais

Português Instrumental

Português Instrumental UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS CAMPUS VI - PINTO DE MONTEIRO Português Instrumental Período: 2014.2 Carga Horária: 60h Prof. Paulo Aldemir Delfino Lopes pauloaldemir@gmail.com

Leia mais

Gênero Textual e Sequência Textual

Gênero Textual e Sequência Textual Gênero Textual e Sequência Textual Os gêneros textuais são os textos que circulam na sociedade e que desempenham diferentes papéis comunicativos. São tipos relativamente estáveis de enunciados produzidos

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros. Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PERSPECTIVAS PARA O PLANEJAMENTO DE ESCRITA Autor1: Jeyza Andrade de Medeiros Modalidade: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA RESUMO Neste trabalho, temos por tema o estudo do planejamento de escrita e estabelecemos

Leia mais

AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO

AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO AS CHARGES COMO DISPOSITIVO PROPICIADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO Janaína da Costa Barbosa (PIBID/CH/UEPB) janne3010@hotmail.com Edna Ranielly do Nascimento (PIBID/CH/UEPB) niellyfersou@hotmail.com

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS ANO LETIVO 2017/18 Formação pessoal e social Gramática Escrita Leitura / Educação Literária Oralidade ENSINO BÁSICO 5º ANO Domínios Objetivos e Descritores

Leia mais

Revista Linha Mestra Ano VIII. No. 24 (jan.jul.2014) ISSN: LEITURAS SEM MARGENS

Revista Linha Mestra Ano VIII. No. 24 (jan.jul.2014) ISSN: LEITURAS SEM MARGENS Revista Linha Mestra Ano VIII. No. 24 (jan.jul.2014) ISSN: 1980-9026 LEITURAS SEM MARGENS Bia Porto Artista visual designer gráfica designer de roupas infantis (JayKali) www.biaporto.weebly.com www.jaykali.weebly.com

Leia mais

Objetivos - Conceituar as terminologias gênero textual, tipologia textual e suporte textual;

Objetivos - Conceituar as terminologias gênero textual, tipologia textual e suporte textual; XXII Semana de Pedagogia X Encontro de Pesquisa em Educação 05 a 08 de Julho de 2016 OS GÊNEROS TEXTUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O LETRAMENTO Elsa Midori Shimazaki (DTP/UEM) Viviane

Leia mais

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Autores: Vanessa Martins Mussini 1 Taitiâny Kárita Bonzanini 1,2

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Autores: Vanessa Martins Mussini 1 Taitiâny Kárita Bonzanini 1,2 O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS Autores: Vanessa Martins Mussini 1 Taitiâny Kárita Bonzanini 1,2 1 Universidade de São Paulo/Univesp Licenciatura em Ciências semipresencial/ Polo

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL Código: ENF - 302 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo:

Leia mais

DEU A LOUCA NA BRANCA DE NEVE : O RECONTO ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL COMO SUBSÍDIO DE INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA

DEU A LOUCA NA BRANCA DE NEVE : O RECONTO ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL COMO SUBSÍDIO DE INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA DEU A LOUCA NA BRANCA DE NEVE : O RECONTO ATRAVÉS DO AUDIOVISUAL COMO SUBSÍDIO DE INTERPRETAÇÃO LITERÁRIA Natan Severo de Sousa (1); Juliana Fernanda Vieira Souza (2); Orlando da Silva Neto (3); Urandy

Leia mais

SANTOS, Leonor Werneck. RICHE, Rosa Cuba. TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012.

SANTOS, Leonor Werneck. RICHE, Rosa Cuba. TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. Resenhas 112 SANTOS, Leonor Werneck. RICHE, Rosa Cuba. TEIXEIRA, Claudia Souza. Análise e produção de textos. São Paulo: Contexto, 2012. Fernanda Cristina Ferreira* nandacferreira@hotmail.coml * Aluna

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019 E / F / G / J ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS (ACPA) A / B / C / D / H / I Ensino Básico 2º e 3º Ciclos (5º e 7º anos) Domínios de referência/descritores de desempenho Compreender e produzir

Leia mais

OFICINAS DE LEITURA NAS SALAS DE LEITURA ESCOLARES: princípios e práticas

OFICINAS DE LEITURA NAS SALAS DE LEITURA ESCOLARES: princípios e práticas REGULAMENTO CURSO I Nome do curso OFICINAS DE LEITURA NAS SALAS DE LEITURA ESCOLARES: princípios e práticas II Apresentação: breve descrição do curso O curso visa aprofundar os conhecimentos sobre leitura

Leia mais

EVENTO DE LETRAMENTO NO 6º ANO: ESTUDANDO O GÊNERO TIRINHA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EVENTO DE LETRAMENTO NO 6º ANO: ESTUDANDO O GÊNERO TIRINHA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVENTO DE LETRAMENTO NO 6º ANO: ESTUDANDO O GÊNERO TIRINHA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA Maria Angela Lima Assunção Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN profangelaassuncao@gmail.com RESUMO:

Leia mais

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS CONCEITUANDO... É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem

Leia mais

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS 2as feiras 18h10-21h40 04

PLANO DE ENSINO DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS 2as feiras 18h10-21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/01 CURSO: Pedagogia séries iniciais FASE: 7ª fase DISCIPLINA: Conteúdos e Metodologias do Ensino TURNO: noturno de Linguagem

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: LINGUÍSTICA I Curso: LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA Período: 2 Semestre: 2015.1 Carga Horária:

Leia mais

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia Agrupamento de Escolas João da Silva Correia ANO LETIVO 2014-2015 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE TURISMO, DE SAÚDE E MECATRÓNICA DISCIPLINA: PORTUGUÊS 10º ANO E, F E G

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

AS SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1

AS SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 Introdução AS SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 Arisberto Gomes de Souza (UFRN) aarisba@hotmail.com As opiniões sobre a utilização do livro didático (LD) pelas escolas apresentam

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO IFPA CAMPUS ABAETETUBA. 1

REFLEXÕES SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO IFPA CAMPUS ABAETETUBA. 1 REFLEXÕES SOBRE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO IFPA CAMPUS ABAETETUBA. 1 Jairo da Silva e Silva Mestrando em Letras Estudos Linguísticos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia,

Leia mais

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio

inglês MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM Comparativos Curriculares SM língua estrangeira moderna ensino médio MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM língua estrangeira moderna Comparativos Curriculares SM inglês ensino médio A coleção Alive High Língua Estrangeira Moderna Inglês e o currículo do Estado de Pernambuco

Leia mais

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: redação Professor: Cláudia B. de L. Araújo GÊNEROS TEXTUAIS

ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: redação Professor: Cláudia B. de L. Araújo GÊNEROS TEXTUAIS ATIVIDADE INSTRUMENTAL Disciplina: redação Professor: Cláudia B. de L. Araújo Série: 8º Turma: A ( ) B ( ) C ( ) Aluno(a): Data: / /2018 GÊNEROS TEXTUAIS Gênero textual, tipo textual e gênero literário

Leia mais

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo.

1ª Série. 2LET020 LITERATURA BRASILEIRA I Estudo das produções literárias durante a época colonial: Quinhentismo, Barroco e Neoclassicismo. 1ª Série 2LET039 DEBATES E SEMINÁRIOS EM TEMAS CONTEMPORÂNEOS Produção oral sobre temas da contemporaneidade: direitos humanos, educação ambiental, as diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PARA LICENCIATURAS

LÍNGUA PORTUGUESA PARA LICENCIATURAS LÍNGUA PORTUGUESA PARA LICENCIATURAS OBJETIVO GERAL Oportunizar o desenvolvimento de competências, habilidades e estratégias essenciais para a recepção e produção de textos de circulação geral e acadêmica,

Leia mais

PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA, AVALIATIVO, PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL.

PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA, AVALIATIVO, PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL. Centro de Estudos Superiores de Itaituba Ltda Faculdade de Itaituba FAI RAQUEL BATISTA SILVA AMANDA GONÇALVES BENTO PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL: PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA, AVALIATIVO, PEDAGÓGICO

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do componente curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série/período: 1º ano Carga

Leia mais

A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES

A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO CRÔNICA NA OLP: DESAFIOS DOCENTES INTRODUÇÃO NEGROMONTE, Katianny Késia Mendes UFCG - (katiannykessiakmn@hotmail.com) NEVES, Emily Thaís Barbosa UFCG - (emilythaisok@hotmail.com)

Leia mais

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA Adriana Letícia Torres da Rosa adrianarosa100@gmail.com Cristina Lúcia de Almeida krisluci@yahoo.com.br José Batista de Barros Instituto

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Avaré PROGRAMA DE PROJETOS DE ENSINO ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Perfil do Projeto: Carga Horária de Trabalho: Qual concorrerá

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS 8.º ANO DE PORTUGUÊS 8.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No final do 8.º ano de escolaridade, o aluno deve ser capaz de: interpretar e produzir textos orais com diferentes graus de formalidade, finalidade

Leia mais

GÊNEROS JORNALÍSTICOS: PRÁTICAS EM SALA DE AULA MEDIADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

GÊNEROS JORNALÍSTICOS: PRÁTICAS EM SALA DE AULA MEDIADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS GÊNEROS JORNALÍSTICOS: PRÁTICAS EM SALA DE AULA MEDIADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS Claudia de Faria Barbeta cbarbeta@gmail.com http://lattes.cnpq.br/5037740876137934 Kleverson Fernando de Araujo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA GESTÃO ANUAL DO PROGRAMA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DEPARTAMENTO DE LÍNGUA MATERNA GESTÃO ANUAL DO PROGRAMA 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 12. º ANO Domínios A aula de Português estará orientada para o desenvolvimento da: - competência da oralidade (compreensão e expressão)

Leia mais

Raquel Cristina de Souza e Souza (Colégio Pedro II / Universidade Federal do Rio de Janeiro) Simone da Costa Lima (Colégio Pedro II / Universidade

Raquel Cristina de Souza e Souza (Colégio Pedro II / Universidade Federal do Rio de Janeiro) Simone da Costa Lima (Colégio Pedro II / Universidade Raquel Cristina de Souza e Souza (Colégio Pedro II / Universidade Federal do Rio de Janeiro) Simone da Costa Lima (Colégio Pedro II / Universidade Federal do Rio de Janeiro) Sumário Este trabalho tem por

Leia mais

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014

Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes DISCIPLINA: PORTUGUÊS ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 Oralidade Interpretar discursos orais com diferentes graus

Leia mais

Sugestão de Atividades Escolares Que Priorizam a Diversidade Sociocultural 1

Sugestão de Atividades Escolares Que Priorizam a Diversidade Sociocultural 1 Sobre gênero e preconceitos: Estudos em análise crítica do discurso. ST 2 Ana Queli Tormes Machado UFSM Palavras-chave: gênero discursivo/textual, diversidade sociocultural, ensino de Língua Portuguesa

Leia mais

O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE O GÊNERO REPORTAGEM NA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE Francinete Alves Diniz da Silva; Valmires Gomes Barbosa; Nariany Darly Pereira de Sousa Universidade

Leia mais

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL

SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL SUBSÍDIOS DE LÍNGUA MATERNA NA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ADICIONAL Silvana Maria Mamani 1 1 Universidade Federal de Minas Gerais/ Faculdade de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos/

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL

EMENTA OBJETIVO GERAL C U R S O D E E N F E R M A G E M Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENF- 302 Pré-Requisito: Nenhum Período Letivo: 2010.2 CH Total: 60h Professor: Denise Aparecida Brito Barreto E-mail:

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS UNIDADE UNIVERSITÁRIA: FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS CURSO: Pedagogia MODALIDADE: Licenciatura Plena DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Didática IDENTIFICAÇÃO: Conteúdo, Metodologia e

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 9º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS MODALIDADE A DISTÂNCIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Metodologia de Ensino Libras como L1 CARGA

Leia mais

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II LEITURA E EXPRESSÃO - UM PROJETO PARA SALA DE LEITURA -

COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II LEITURA E EXPRESSÃO - UM PROJETO PARA SALA DE LEITURA - COLÉGIO PEDRO II CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II LEITURA E EXPRESSÃO - UM PROJETO PARA SALA DE LEITURA - Rio de Janeiro / 2014 0 SUMÁRIO Público-alvo p. 2 Justificativa p.2 Objetivos Gerais p. 3 Objetivos Específicos

Leia mais

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores

Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Currículo das Áreas Disciplinares/Critérios de Avaliação 7º Ano Disciplina: Português Metas Curriculares: Domínios/Objetivos / Descritores Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS 1

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS 1 A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS 1 SCARABEL, Juceléia (PIBID/ CAPES - LÍNGUA PORTUGUESA- jmikelyscarabel@bol.com.br LOPES,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2011

Plano de Trabalho Docente 2011 Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC SANTA ISABEL Código: 219 Município: Santa Isabel Área Profissional: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet

Leia mais

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Gêneros Textuais Definição: Gênero textual é a forma como a língua é empregada

Leia mais

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO REFLEXÕES INICIAIS SOBRE LETRAMENTO Jéssica Caroline Soares Coelho 1 Elson M. da Silva 2 1 Graduanda em Pedagogia pela UEG- Campus Anápolis de CSEH 2 Doutor em Educação e docente da UEG Introdução O objetivo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Técnico em Eventos FORMA/GRAU:( x )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português

PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17. Disciplina: Português PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2016/17 Disciplina: Português 7.º Ano Unidade temática e Conteúdos Domínios Objetivos N.º de Aulas previstas por período Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Textos não literários

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação

ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES. Cursos de Educação e Formação Conteúdos temáticos ESCOLA SECUNDÁRIA / 3 JOSÉ CARDOSO PIRES Cursos de Educação e Formação PORTUGUÊS Tipo 2 - PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO 128 blocos (2 anos) Ano letivo 2014/2015 Competências e Procedimentos

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru Curso 1503 / 1504 - Licenciatura em Matemática 1701 - Bacharelado em Meteorologia 3002 / 3003 - Licenciatura em Pedagogia Ênfase Identificação Disciplina 0004460A - Leitura e Produção Textual Docente(s)

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Português Instrumental

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Português Instrumental CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 D.O.U de 27/08/10 Componente Curricular: Português Instrumental Código: ENGP - 003 Pré-requisito: --------------- Período Letivo:

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Departamento de Ciências Humanas ANO/SEMESTRE: 2013/2 CURSO: Pedagogia FASE:

Leia mais

O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES

O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES O LUGAR DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PRÁTICAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ORIENTAÇÕES EM DOCUMENTOS CURRICULARES José Carlos de França Filho Universidade Federal de Pernambuco. E-mail:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: Professor Mário Antonio Verza Código: 164 Município: Palmital Área de conhecimento: Códigos e Linguagens Componente Curricular: Serviços de Comunicação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS ARINOS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO Curso(s): Técnico em Meio Ambiente Integrado ao EM Turma de Ingresso: 1º/2017 Semestre(s): 1º e 2º Período/Ano: 2º/2017 Disciplina: Língua Portuguesa Carga horária (h/a) Pré-requisito:-

Leia mais

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar,

Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. Registar, DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 8º ANO A Ano Letivo: 2012/2013 Introdução /Metas Consigna-se no Despacho n.º 5306/2012, de 18 de abril de 2012, que o desenvolvimento do ensino será orientado por Metas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2013-2014 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO TÉCNICO DE TURISMO, AUXILIAR DE SAÚDE E MECATRÓNICA DISCIPLINA: PORTUGUÊS 10º ANO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 12º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Português 12º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS - Grupo 300 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Português 12º ano 2014/2015 DOMÍNIO (Unidade/tema) Subdomínio/ conteúdos

Leia mais

O USO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O USO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. O USO DE GÊNEROS JORNALÍSTICOS PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Eliana Henrique de Sousa Dias 1, Thainá Fernandes Cordeiro 2, Valdeci Raimunda Fernandes 3 1 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais?

Gêneros Textuais. E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Gêneros Textuais E aí, beleza!? Vamos juntos dar uma olhada em algumas dicas importantes de gêneros textuais? Para começar, vamos observar as imagens abaixo, reproduções de uma receita, uma manchete de

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA CÓDIGO PGL101 DESCRIÇÃO MEMÓRIA, ARQUIVO E REPRESENTAÇÃO CARGA- HORÁRIA PGL201 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO TEXTUAL PGL301 PGL102 INTRODUÇÃO À LINGUISTICA APLICADA TRANSCRIÇÃO E LEITURA DE DOCUMENTOS PGL103 DISCURSO

Leia mais

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8

Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Português - 8º Ano Ano letivo 2014/2015 (Para)Textos 8 Plano anual De acordo com a informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Cultura, «conjuntamente com os atuais Programas de cada disciplina,

Leia mais

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO

CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO CRIARCONTEXTO: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO MÉDIO Wellyna Késia Franca de SOUSA e Eliane Marquez da Fonseca FERNANDES Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás wellynakesiahb@bol.com.br

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Português Ensino Básico Ano letivo: 16/17 5º ANO Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz: Domínios Interpretar discursos orais breves (Referir

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. 1º período

CURRÍCULO DO CURSO. 1º período Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 46266 de 26/06/1959, publicado no Diário Oficial da União de 10/07/1959 Resolução 004/CEG/2007, de 06 de junho de

Leia mais