Endnote - Introdução. O que é o Endnote?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Endnote - Introdução. O que é o Endnote?"

Transcrição

1 Endnote - Introdução Universidade do Porto - Augusto Ernesto Ribeiro augusto.ribeiro@reit.up.pt O que é o Endnote? O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos. Permite a pesquisa online em bases de dados bibliográficas e a recuperação dos resultados. Permite associar objectos às referências e podemos referenciar ou inserir esses objectos nos documentos.

2 Organização no Endnote Por cada referência inserida no Endnote criamos um novo registo, i.e., a uma referência corresponde um registo. As referências são armazenadas numa biblioteca de Endnote (Endnote Library) à qual corresponde um ficheiro. Aos ficheiros de Endnote está associada a extensão.enl É possível o armazenamento das referências numa ou em várias bibliotecas permitindo uma classificação por biblioteca. Por exemplo uma divisão temática: Tema: Arte Biblioteca: arte.enl Tema: Ciências Biblioteca: ciencias.enl Instalar o software Para instalar o Endnote necessita de utilizar o CD de instalação que pode obter nos serviços de apoio informático da organização a que pertence. Se não aparecer o Wizard de instalação execute o ficheiro setup.exe que se encontra no CD. Siga as instruções que lhe são apresentadas em cada janela e pressione o botão Next para validar as suas opções.

3 Executar o Endnote a partir do Windows Quando instala o software ele coloca um ícone na menu Programas do Windows. Para iniciar o Endnote deve seleccionar este programa. Executar o Endnote a partir do MSWord Quando instala o software ele cria um novo menu no MsWord. Este menu permite-lhe utilizar as funcionalidades do Endnote Se a barra não aparecer? Porque necessito de ter o Endnote aberto para inserir referências?

4 Abrir uma biblioteca No menu File seleccione a opção Open e depois a opção Open Library ou utilize as teclas de atalho CTRL+O. Na janela seguinte indique qual o caminho até ao ficheiro a que corresponde a biblioteca que pretende abrir e seleccione o ficheiro. Nota: Está sempre disponível um histórico com as últimas bibliotecas abertas. Visualizar registos Pressione a opção show/hide para visualizar ou esconder a revisão do registo. Para visualizar todos os campos pressione duplamente o botão do rato sobre a referência.

5 Visualizar registos Na visualização individual as setas permitem navegar nas referências. Nesta visualização tem acesso a toda a informação Pesquisar referências na Biblioteca A forma mais rápida de fazer uma pesquisa por Autor é começar a digitar o nome. O Endnote vai colocá-lo na posição alfabética que digitou.

6 Pesquisar referências na Biblioteca Se pretende pesquisar por outro campo que não seja a primeira coluna seleccione a opção Search References do menu References ou utilize as teclas de atalho CTRL+F. Pesquisar referências na Biblioteca Termo da pesquisa Campo a pesquisar Critério Operador Guardar pesquisa Abrir pesquisa Adicionar campo Apagar campo Fechar janela Na janela que lhe é apresentada tem várias combinações para a pesquisa.

7 Pesquisar referências na Biblioteca Resultados obtidos na pesquisa Os resultados da pesquisa são apresentados na janela inicial de acordo com os filtros aplicados. Para voltar a visualizar todas as referências deve seleccionar a opção Show All References do menu References ou as teclas de atalho CTRL+M. Ordenar referências na Biblioteca Para ordenar as referências seleccione a opção Sort References do menu References.

8 Ordenar referências na Biblioteca Seleccione os campos de ordenação Seleccione o critério A..Z/Z..A Pressione o botão OK Ordenar referências na Biblioteca A forma mais rápida de ordenar as referências é pressionar o cabeçalho que pretende ordenar.

9 Seleccionar um estilo bibliográfico Seleccione a opção Output Styles do menu Edit e depois seleccione o estilo pretendido. Seleccionar um estilo bibliográfico Se o estilo pretendido não estiver disponível seleccione a opção Select Another Style ou Open Style Manager que permite abrir uma janela com todos os estilos disponíveis.

10 Seleccionar um estilo bibliográfico Na janela com todos os estilos pode filtrar a visualização dos estilos de acordo com a área de interesse pressionando o botão Find. Seleccionar um estilo bibliográfico Depois da aplicação do filtro aparece uma janela com os estilos conhecidos disponíveis no Endnote. Seleccione o estilo e pressione o botão Choose.

11 Imprimir referências Pressione a tecla CTRL e seleccione as referências que pretende imprimir. Imprimir referências Seleccione o estilo em que pretende imprimir as referências.

12 Imprimir referências Seleccione a opção Print do menu File. Imprimir referências O resultado da impressão será idêntico ao da imagem.

13 Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 1 Tempo estimado: 15 min. Criar uma nova biblioteca Seleccione a opção New a partir do menu File ou pressione o ícone correspondente à criação de uma nova biblioteca.

14 Criar uma nova biblioteca Seleccione o directório onde pretende guardar a biblioteca. Indique o nome para a biblioteca. Pressione o botão Save. Criar uma nova biblioteca A nova biblioteca está criada e pronta para aceitar a introdução de referências

15 Criar novos registos Um registo consiste num conjunto de campos. Cada campo foi desenhado para um tipo de dados específico Existem dois procedimentos distintos para a criação de registos: Manual os dados são inseridos manualmente e controlados pelo catalogador Importação os dados são importados de bases de dados bibliográficas. Criação manual de registos Para criar uma nova referência na biblioteca activa seleccione a opção New Reference a partir do menu References, as teclas de atalho CTRL+N ou seleccione o ícone New Reference.

16 Criação manual de registos Seleccione o tipo de documento que pretende catalogar. Os campos da página de recolha alteram de acordo com os dados que pretende inserir. Informação de autores Opções para autor individual Ribeiro, A. E. Ribeiro, Augusto Ernesto Se existirem vários autores deve usar uma linha em cada entrada. (Utilize a tecla Enter para mudar de linha) Se o autor for uma organização deve colocar uma vírgula a seguir ao nome Universidade do Porto, Se não existir um autor deve deixar esta entrada em branco.

17 Informação de títulos Faça a entrada dos títulos sem colocar o ponto final. A capitalização do titulo deve ser feita de acordo com a visualização que pretende. Não mude de linha ao inserir o titulo. Datas e títulos de periódicos O Ano deve ser completo e sem parêntesis (ex: 2005) O nome do jornal deve ser completo e não abreviado.

18 Number of pages Outros campos Não coloque a pp a seguir aos números de página. Edition 1ª URL Deve incluir no URL Label Pode ser usado com vários objectivos, um deles será a descrição de onde pretende usar a referência. Keywords Usado para colocar as palavras pelas quais quer disponibilizar a pesquisa por palavra. Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 2 Tempo estimado: 30 min.

19 Inserir objectos Seleccione a opção Insert Picture ou Insert Object a partir do menu References. Na janela seguinte seleccione a imagem ou objecto que pretende adicionar à referência. Inserir objectos No campo image aparece a imagem ou o objecto seleccionado. Com um duplo clique sobre a imagem ou objecto pode ver o conteúdo.

20 Inserir objectos Para associar uma descrição ao objecto deve preencher o campo Caption. Inserir ficheiros PDF No campo Link to PDF pode inserir um apontador para o texto integral que tem de estar armazenado num local acessível. Se o caminho até ao ficheiro tiver espaços deve substitui-los por %20

21 Correcção ortográfica Antes de utilizar as ferramentas de correcção ortográfica necessita de configurar o dicionário que vai utilizar. Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Correcção ortográfica Seleccione a opção Spell Check, pressione o botão Options e seleccione o dicionário que vai utilizar.

22 Correcção ortográfica Seleccione a opção Spell Check do menu Tools e siga as sugestões de correcção. Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 3 Tempo estimado: 15 min.

23 Inserir citação no Word Para inserir citações necessita de abrir o Word, o Endnote e seleccionar a biblioteca pretendida. Posicione o cursor no ponto exacto onde pretende inserir a citação e passe para o Endnote. Inserir citação no Word Identifique e seleccione o(s) registo(s) que pretende citar. Seleccione o estilo de formatação da citação. Para seleccionar mais do que uma referência pressione o botão CTRL e continue a seleccionar.

24 Inserir citação no Word Volte ao Word. Seleccione a opção Endnote do menu Tools e pressione a opção Insert Selected Citation(s). Em alternativa pode pressionar o ícone da barra de ferramentas do Endnote. Inserir citação no Word A citação é inserida no local do texto onde era pretendida e a referência aparece no fim do documento no formato pretendido.

25 Inserir várias citações no Word Podemos inserir várias citações no mesmo local do texto. Neste caso temos de seleccionar várias citações no Endnote utilizando a tecla CTRL. No Word o processo é igual à inserção de uma citação. Podem ocorrer problemas de ambiguidade das citações. Citações ambíguas Apesar de as referências serem diferentes, a citação é ambígua porque o autor e o ano são os mesmos.

26 Citações ambíguas Faça a edição do estilo da citação e na janela seguinte indique o procedimento a tomar quando aparecem situações ambíguas Citações ambíguas O resultado será a adição da letra a e b a seguir ao ano na citação e na referência.

27 Sufixos e prefixos das citações Enquanto as citações não estão formatadas pode inserir os prefixos directamente no texto: Prefixos: Adicione o prefixo ao texto sem formatação, seguido da barra \ Ex: {Ver referência \ Morgan, 1997 #2} Sufixos: São adicionados no fim do registo. Ex: {Morgan, 1997 #2, na página 67} Resultado depois da formatação: (Ver referência Morgan 1997, na página 67) Sufixos e prefixos das citações Se a bibliografia já está formatada não deve colocar os prefixos e sufixos directamente no texto. Pressione o botão direito do rato sobre a citação e seleccione a opção Edit Citation(s) Seleccione a opção Endnote do menu Tools e pressione a opção Edit Citation(s) Pressione o ícone Edit Citation(s)

28 Sufixos e prefixos das citações Indique o prefixo. Indique o sufixo. Formatar Bibliografia Volte ao Word. Seleccione a opção Endnote do menu Tools e pressione a opção Format Bibliography... Em alternativa pode pressionar o ícone da barra de ferramentas do Endnote.

29 Formatar Bibliografia Seleccione o estilo para formatar a bibliografia e pressione o botão OK. Retirar formatos das citações Volte ao Word. Seleccione a opção Endnote do menu Tools e pressione a opção Unformat Citation(s) Em alternativa pode pressionar o ícone da barra de ferramentas do Endnote.

30 Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 4 Tempo estimado: 15 min. Tratamento de Imagens Nos diapositivos 37 e 38 vimos como era possível associar imagens a uma referência. As imagens tratadas no EndNote podem ser inseridas num documento Word. É possível criar uma lista das imagens utilizada no documento.

31 Tratamento de Imagens A partir da aplicação MSWord seleccione a opção EndNote 8 do menu Tools. Das opções apresentadas seleccione a opção Find Figure(s) Em alternativa pode pressionar o ícone Fig. Tratamento de Imagens Na janela de pesquisa de figuras insira termo de pesquisa. Por omissão a pesquisa utiliza truncatura. Pressione o botão Insert para inserir a imagem que corresponde à(s) referência(s) seleccionada(s).

32 Tratamento de Imagens No local onde inseriu as imagens é colocada a referência e no fim do parágrafo é inserida a imagem. A numeração das imagens é alterada de forma automática. Tratamento de Imagens Para criar um índice de imagens no word seleccione a opção Reference do menu Insert e depois a opção Index and Tables Na janela seguinte seleccione o tabulador Table of Figures.

33 Tratamento de Imagens O índice das imagens será criado no documento de MsWord no local onde estava posicionado o cursor. Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 5 Tempo estimado: 15 min.

34 Cópias de segurança Seleccione a opção Save a Copy do menu File. Indique o local onde pretende guardar a cópia. Abrir bibliotecas no arranque Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione a opção Libraries e pressione o botão Add Open Libraries. Todas as bibliotecas abertas no Endnote vão ser adicionadas ao arranque da aplicação. Esta opção permite que sempre que executar o Endnote vai abrir as bibliotecas adicionadas.

35 Alterar tipo de fonte Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione a opção Display fonts e pressione o botão Change Font, na janela seguinte seleccione as opções pretendidas para o tipo de letra Alterar os tipos de referência Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione a opção Reference Types e pressione o botão Modify Reference Types. Este procedimento vai dar origem a uma nova janela.

36 Alterar os tipos de referência Nesta janela pode alterar os campos a associar a cada referência. Se pretende criar uma referência diferente deve usar os tipos Unused x Citações sem formatação Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione a opção Temporary Citations e indique a visualização que pretende para uma citação sem formatação.

37 Colunas a visualizar Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione os campos que pretende visualizar em cada uma das colunas e a descrição da coluna. Detecção de duplicados Seleccione a opção Preferences do menu Edit. Seleccione a opção Duplicates e indique quais os campos que devem ser considerados na detecção de duplicados.

38 Lista de termos O EndNote permite-lhe criar uma lista de termos que poderá funcionar como referência de autoridades. Por omissão são criadas três listas:» authors» journals» keywords A lista de termos é criada por dois tipos de procedimentos: Sempre que é adicionada uma referência, se o campo pertencente à lista de termos for preenchido o termo é adicionado à lista Podemos editar manualmente a lista e acrescentar os termos que entendemos necessários No preenchimento dos campos que fazem parte da lista de termos ocorre o seguinte: se o termo já existe na lista aparece na entrada a cor preta se não existe aparece a cor vermelha Lista de termos Nova lista Para criar uma lista de termos no EndNote seleccione a opção Define Term Lists a partir do menu Tools.

39 Lista de termos Nova lista Na janela pressione o botão Create List Dê um nome à lista e pressione o botão OK Lista de termos Associar campos Seleccione a opção Link Term Lists a partir do menu Tools Seleccione a lista que pretende associar a determinado campo e pressione o botão OK

40 Lista de termos Actualizar lista Seleccione a opção Open Term Lists a partir do menu Tools e depois seleccione a lista que pretende actualizar Seleccione o tabulador Lists e pressione o botão Update List Pressione o botão OK e aguarde pela actualização Lista de termos Actualizar lista Na janela com a informação sobre o número de termos actualizados pressione o botão OK No tabulador Terms pode visualizar os termos que foram actualizados

41 Detecção de duplicados Para detectar se existem registos duplicados no EndNote seelccione a opção Find Duplicates do menu References Com esta indicação o EndNote filtra as referências visualizando só as que apresentam registos duplicados. Alterar grupo de Registos Para realizar operações de correção num grupo de registos seleccione a opção Change and Move Fields do menu References. Este procedimento vai dar origem a uma nova janela com dois tabuladores: Change Fields e Move Fields. Esta operação só afecta os registos que estão a ser visualizados.

42 Alterar grupo de Registos No tabulador Change Fields estão disponíveis as opções de alteração dos campos. Os procedimentos são os seguintes: 1. Seleccionamos o campo que pretendemos alterar. 2. Seleccionamos a operação que pretendemos realizar sobre esse campo. 3. Indicamos o texto da alteração 4. Indicamos se pretendemos usar espaço ou não. Alterar grupo de Registos No tabulador Move Fields estão disponíveis as opções que permitem mover os conteúdos entre campos. Os procedimentos são os seguintes: 1. Seleccionamos o campo de origem. 2. Seleccionamos o campo de destino. 3. Indicamos qual a operação a realizar.

43 Corrigir grupo de Registos Se pretende corrigir a ocorrência de determinado texto por outro seleccione a opção Change text ou as teclas de atalho CTRL+R Corrigir grupo de Registos Na janela apresentada seleccione o campo onde pretende realizar as alterações, indique qual o texto a substituir e o novo texto. Esta operação só afecta os registos que estão a ser visualizados.

44 Apagar referências Seleccione a(s) referência(s) que pretende eliminar recorrendo às teclas CTRL e SHIFT ou utilizando uma pesquisa. Seleccione a opção Delete References a partir do menu References. Também pode utilizar as teclas de atalho CTRL+D ou o ícone cut. Recuperar bibliotecas Se tem uma biblioteca do EndNote que não consegue abrir porque esta ficou danificada pode solicitar a recuperação. Seleccione a opção Recovery Library do menu Tools, a seguir identifique qual a biblioteca que pretende recuperar. Antes de realizar esta operação deve realizar uma cópia de segurança da biblioteca.

45 Criar uma ligação Se pretende criar uma ligação de uma referência a um ficheiro local pode utilizar a opção Link to do menu References. Este procedimento vai acrescentar uma nova entrada no campo URL. Abrir ligação A opção Open Link do menu References permite-nos abrir a primeira ocorrência do campo URL da referência que está seleccionada.

46 Exercícios Resolução da Folha de Exercícios 6 Tempo estimado: 30 min.

Pelos serviços da Biblioteca Elisabete Ribeiro 2012 Página 1

Pelos serviços da Biblioteca Elisabete Ribeiro 2012 Página 1 Elisabete Ribeiro (elisabete@fep.up.pt) 2012 Página 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 BREVE INTRODUÇÃO... 3 O QUE É O ENDNOTE... 3 A ORGANIZAÇÃO DO ENDNOTE... 3 INSTALAÇÃO DO ENDNOTE... 3 EXEMPLOS DE RECURSOS DE INFORMAÇÃO/

Leia mais

EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias

EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Profª. Ms. Maira C. W. Schoenell Introdução O QUE É? Software para geração automática de bibliografias, através

Leia mais

EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias

EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias EndNote X4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Profª. Mda. Maira C. W. Schoenell Introdução O QUE É? Software para geração automática de bibliografias, através

Leia mais

EndNote Ficha de trabalho

EndNote Ficha de trabalho EndNote Ficha de trabalho Conteúdo Teórico: Manutenção de Base de Dados e Referências Descarregar referências Uso da Base de Dados para ligar referências em processadores de texto Gerar bibliografia num

Leia mais

MÓDULO I. O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote. Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos?

MÓDULO I. O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote. Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos? ENDNOTE MÓDULO I O que é o EndNote? Funcionalidades do EndNote Como instalar o EndNote? Como criar uma nova Biblioteca? Como inserir registos? MÓDULO II Como exportar registos? Como importar registos MÓDULO

Leia mais

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo selecionado. vantagens organização normalização produtividade

Leia mais

O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos.

O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos. Augusto Ribeiro augusto.ribeiro@reit.up.pt O Endnote é um software que permite guardar, organizar e usar referências bibliográficas na criação de documentos. Permite a pesquisa online em bases de dados

Leia mais

OpenOffice.org. tutorial apresentação

OpenOffice.org. tutorial apresentação tutorial apresentação Criar uma nova apresentação Assistente Apresentação Inserir diapositivos Seleccionar diapositivos Formatar uma página Formatar diapositivos Vistas do espaço de trabalho Iniciar apresentação

Leia mais

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo Endnote WEB é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo selecionado. vantagens organização normalização

Leia mais

1 O que é o MENDELEY?

1 O que é o MENDELEY? CONTEÚDOS 1 O que é o Mendeley? 2 Registo 3 Mendeley Online 4 Criação da Biblioteca 5 Gestão de documentos e referências 6 Inserir citações 7 Criação de grupos e partilha de referências 1 O que é o MENDELEY?

Leia mais

Tabelas Dinâmicas Excel

Tabelas Dinâmicas Excel 1º Trim 2º Trim Jan Fev Mar Abr Mai Jun Marca A Família Marca B 1 Marca C Família Marca D 2 Marca E Viseu Aveiro Porto Centro-I Braga Norte-A Guimarães Excel 1 O que são? São tabelas interactivas que resumem

Leia mais

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.)

AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) AULA TEÓRICA 11 Tema 7. Introdução ao Microsoft Access (cont.) Ø Listas de pesquisa Ø Edição e formatação de tabelas Ø Ordenação de dados Ø Relações entre tabelas Ø Consultas Ø Relatórios Ø Formulários

Leia mais

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4

MOODLE - NÍVEL II. Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 MOODLE - NÍVEL II MANUAL DO FORMADOR / MOODLE 1.8.4 Ferramentas de trabalho colaborativo Base de dados Esta ferramenta permite ao professor e/ou alunos construírem e pesquisarem uma base de dados sobre

Leia mais

ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias

ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias EndNote X4 ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro 2010 EndNote X4 Sumário EndNote

Leia mais

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on CURRENT CONTENTS. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on CURRENT CONTENTS Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização.

Leia mais

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL

Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas. MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL Recursos informáticos para Gestão de Referências Bibliográficas MJC- Gestão de Referências Bibliográficas -FDUNL 301015 1 Índice I. A utilidade das ferramentas de gestão de referências bibliográfica II.

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Iniciação à Informática Dr. Manuel Monteiro Conteúdo 4 Processamento de Texto Conceitos básicos Os programas denominados de processador de texto oferecem um conjunto de meios que facilitam a elaboração

Leia mais

Windows 95/98/Me/2000

Windows 95/98/Me/2000 Windows 95/98/Me/2000 Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização

Leia mais

Domine o Word Professor: Rafael Henriques

Domine o Word Professor: Rafael Henriques Domine o Word 2010 Professor: 1 08-03-2016 Rafael Henriques Sumário Introdução aos Processadores de texto; Microsoft Word 2010 O ambiente de trabalho O Friso Os Tabuladores do Word 2010; Realização e correcção

Leia mais

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho]

TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD [André Coutinho] TIC 1 Processamento de Texto UMA INTRODUÇÃO AO PROCESSADOR DE TEXTO MS WORD 2010 [André Coutinho] O QUE É UM PROCESSADOR DE TEXTO? É uma ferramenta; permite produzir documentos diversos, utilizando diferentes

Leia mais

Referências bibliográficas. - Edição de Trabalhos Académicos -

Referências bibliográficas. - Edição de Trabalhos Académicos - Referências bibliográficas - Edição de Trabalhos Académicos - Ficha Orientada EndNote 9.0.1 versão resumida Biblioteca - 2006 Instruções iniciais Antes de realizar a ficha orientada de exercícios versão

Leia mais

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD

Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD Trabalhando com Editor de Textos MS-WORD MS-WORD - Iniciando Iniciar o MS-WORD: Utilizando o atalho na área de trabalho; Utilizando o botão Iniciar (Iniciar - Programas). Ao ser iniciado, o MS-WORD apresenta

Leia mais

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t

w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t M a n u a l d e U t i l i z a d o r w w w. b a l a n c a s m a r q u e s. p t B M G e s t Índice 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 REQUISITOS DO SISTEMA... 1 1.2 INSTALAÇÃO... 1 1.3 PRIMEIRA EXECUÇÃO... 1 1.3.1 Seleccionar

Leia mais

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos

Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos Pasta de Dados, Companhias e Trabalhos ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 O GESTOR DE CAMINHOS DE DADOS (DATA FOLDER SELECTOR) 2 O GESTOR DE COMPANHIAS (COMPANY MANAGER) 3 O GESTOR DE TRABALHOS (JOB MANAGER) 4 CÓPIA

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

MICROSOFT WORD AVANÇADO Ficha Nº1

MICROSOFT WORD AVANÇADO Ficha Nº1 MICROSOFT WORD AVANÇADO Ficha Nº1 Conteúdo Teórico: Inserção de figuras Utilização de estilos Criação de Índices Index 1. Depois de iniciar o programa Word clique no menu FILE, escolha o comando OPEN.

Leia mais

Operação com processadores de texto 1º Período Instalar, configurar e operar com software de escritório.

Operação com processadores de texto 1º Período Instalar, configurar e operar com software de escritório. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ano lectivo 2011/2012 Prof. Carla Granadeiro Curso de Educação e Formação (CEF) Tipo 3 Operador de Sistemas Informáticos Planificação Anual da disciplina

Leia mais

Sumário Exemplo exportação Science Direct Exemplo exportação Scielo... 26

Sumário Exemplo exportação Science Direct Exemplo exportação Scielo... 26 Sumário 1 O que é o Mendeley?... 4 2 Como instalar o Mendeley... 5 3 Como instalar plugin Mendeley no Word... 9 3.1 Como instalar estilo ABNT... 12 4 Como instalar plugin Web Importer... 16 5 Como adicionar

Leia mais

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação

Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Estado Português Ficha de trabalho nº4 Fevereiro de 010 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Internet Pro p o sta d e t ra ba l ho: Resolva a s eg uint e fi cha d e t

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICIOLOGIA BIBLIOTECA DANTE MOREIRA LEITE MENDELEY GUIA GERAL. 1 Início... 2

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICIOLOGIA BIBLIOTECA DANTE MOREIRA LEITE MENDELEY GUIA GERAL. 1 Início... 2 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICIOLOGIA BIBLIOTECA DANTE MOREIRA LEITE MENDELEY GUIA GERAL Sumário 1 Início... 2 2 Mendeley Web funcionalidades... 3 3 Mendeley Desktop... 4 3.1 Adicionar documentos...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Microsoft Word Folha de trabalho 6 Formatação de estilos

Leia mais

1. Inserir referências na Biblioteca de Endnote; 2. Criar CUSTOM GROUPS e SMART GROUPS"; 3. Utilizar o FIND FULL TEXT para descarregar PDFs;

1. Inserir referências na Biblioteca de Endnote; 2. Criar CUSTOM GROUPS e SMART GROUPS; 3. Utilizar o FIND FULL TEXT para descarregar PDFs; EndNote X8 Formação de utilizadores SDI Serviço de Referência 2016-2017 1. Inserir referências na Biblioteca de Endnote; 2. Criar CUSTOM GROUPS e SMART GROUPS"; 3. Utilizar o FIND FULL TEXT para descarregar

Leia mais

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS Curso Educação e Formação de Adultos Nível Básico Microsoft Word UFCD 0754 Processador de Texto Formador FICHA TÉCNICA NOME DO MANUAL Microsoft Word AUTOR DESTINATÁRIOS Formandos do curso de Instalação

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min

ANO LECTIVO 2008/2009. Planificação Médio Prazo. 8º Ano Área de Projecto. Horário Semanal: 1 Bloco de 90 min DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALENTEJO CENTRO DA ÁREA EDUCATIVA DO BAIXO ALENTEJO E ALENTEJO LITORAL ESCOLA SECUNDÁRIA DE MANUEL DA FONSECA SANTIAGO DO CACÉM ANO LECTIVO 2008/2009 Planificação Médio

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO MENDELEY. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Biblioteca Universitária. Programa de Capacitação

GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO MENDELEY. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Biblioteca Universitária. Programa de Capacitação GERENCIADOR BIBLIOGRÁFICO MENDELEY UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Biblioteca Universitária. Programa de Capacitação Gerenciador Bibliográfico 2 Gerenciadores bibliográficos são ferramentas que

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008

Recursos B-on. Web of Science. Saber usar. Novembro,2008 Recursos B-on Saber usar Novembro,2008 Bases de referência O que são? As bases de referência permitem-nos pesquisar as referências de um documento e desta forma obter a sua localização. Os documentos referenciados

Leia mais

AULA TEÓRICA 7-8. Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação)

AULA TEÓRICA 7-8. Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação) AULA TEÓRICA 7-8 Tema 6. Introdução ao Microsoft Access (continuação) 1 Listas de Pesquisa (Lookup Lists) Permitem a selecção de informação existente, em vez da sua constante digitação: 2 Para isso ao

Leia mais

O Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires

O Manual do KNotes. Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires Fabian Dal Santo Greg M. Holmes Revisão: Lauri Watts Tradução: José Pires 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Utilizar o KNotes 6 3 Configuração 9 3.1 Configurar as Opções Predefinidas do KNotes.....................

Leia mais

Desenho/Formas SmartArt

Desenho/Formas SmartArt Desenho/Formas SmartArt 1 WordArt Para criar textos com efeitos Gráficos Embora o Word 2007 seja um processador de texto, permite a criação de gráficos em tudo semelhantes à folha de cálculo Excel 2007.

Leia mais

DEFINIÇÃO: Tema, Questões de pesquisa, Objetivos. Definir Critério para: 1 0 Refino. Definir TERMOS para a busca. Definir as bases de dados

DEFINIÇÃO: Tema, Questões de pesquisa, Objetivos. Definir Critério para: 1 0 Refino. Definir TERMOS para a busca. Definir as bases de dados Ano: 2012 a 2015 Áreas: Social Sciences & Humanities and Life Sciences Tipo: Article SCOPUS WEB OF SCIENCE SCIENCE DIRECT DEFINIÇÃO: Tema, Questões de pesquisa, Objetivos Definir Critério para: 1 0 Refino

Leia mais

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX...

1 O QUE É O ZOTERO? INSTALAR O ZOTERO INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... SUMÁRIO 1 O QUE É O ZOTERO?...6 2 INSTALAR O ZOTERO...7 3 INSTALAR O CONECTOR ZOTERO NOS NAVEGADORES GOOGLE CHROME E MOZILLA FIREFOX... 9 3.1 CONECTOR ZOTERO PARA GOOGLE CHROME... 10 3.2 CONECTOR ZOTERO

Leia mais

Gestor de referência bibliográfica. Inserir, organizar, integrar

Gestor de referência bibliográfica. Inserir, organizar, integrar Gestor de referência bibliográfica Inserir, organizar, integrar 1. Inserir referências bibliográficas 2. Organizar referências bibliográficas 3. Integrar com o Word Gestor de referências bibliográficas:

Leia mais

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS

PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS PAGAMENTO A FORNECEDORES E ORDENADOS 1. PROCEDIMENTOS INICIAIS Opção Utilitários/Selecção de Empresas O primeiro passo a seguir é parametrizar quais as Empresas que irão utilizar o aplicativo. Note-se

Leia mais

Escola EB 2,3 de Amares

Escola EB 2,3 de Amares Manual da Acção de Formação INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Escola EB 2,3 de Amares 2006/2007 ÍNDICE 1. CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.1. INTRODUÇÃO AO CORREIO ELECTRÓNICO... 3 1.2. CRIAÇÃO

Leia mais

Manual EndNoteX4. Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias

Manual EndNoteX4. Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Manual EndNoteX4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas e criação de bibliografias Bibliotecas da Universidade de Aveiro 2011 Manual EndNoteX4 Ferramenta para gestão de referências bibliográficas

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

Dispor e organizar folhas de cálculo

Dispor e organizar folhas de cálculo Dispor e organizar folhas de cálculo O Excel fornece várias funcionalidades para o ajudar a trabalhar e visualizar com as folhas de cálculo. Fixar linhas e colunas Pode fixar (ou bloquear) linhas e colunas

Leia mais

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos

Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Tarefa Orientada 9 Base de Dados Pagamentos Objectivos: Criar as tabelas da base de dados Pagamentos Criar um diagrama da base de dados Inserir registos com os dados de teste Criar as tabelas da base de

Leia mais

O Mendeley foi desenvolvido por pesquisadores das instituições abaixo:

O Mendeley foi desenvolvido por pesquisadores das instituições abaixo: Mendeley O Mendeley foi desenvolvido por pesquisadores das instituições abaixo: QUADRO COMPARATIVO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS NAS FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO BIBLIOGRÁFICO Onde posso obter? www.myendnoteweb.com

Leia mais

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO

Dicas de utilização AULA DE APLICAÇÃO Microsoft Word 2003 Dicas de utilização Professor: Edwar Saliba Júnior AULA DE APLICAÇÃO Observação: Os atalhos disponibilizados são para o Office em Português Brasil e Inglês, respectivamente. Atividade

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

End Note basic Software de Gestão Bibliográfica. Maria do Rosário Dezembro 2017

End Note basic Software de Gestão Bibliográfica. Maria do Rosário Dezembro 2017 End Note basic Software de Gestão Bibliográfica Maria do Rosário Dezembro 2017 No final, deverá ser capaz de Identificar as diferentes formas de aceder ao EndNote basic Criar um perfil na Web of Science

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS RELATÓRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. No

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 Para criar um

Leia mais

Processador de Texto WinWord (Regras)

Processador de Texto WinWord (Regras) (Regras) 1º Definir comportamento do processador de texto quanto a gravações automáticas e cópias de segurança. 2º Definir organização geral do documento Onde será(ão) colocado(s) o(s) índice(s), a bibliografia

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS FORMULÁRIOS Os constituem uma outra forma de visualizar os dados armazenados nas tabela ou disponibilizados numa consulta. Também

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica

Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Informática Básica Eletrotécnica/Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Informática Básica - Introdução LibreOffice Roteiro Configurar Página

Leia mais

CURSO: Descrição do Curso

CURSO: Descrição do Curso INFORMÁTICA PACOTE 3. OFFICE Carga horária WINDOWS, WORD, EXCEL E POWERPOINT NIVEL BÁSICO Destinatários CURSO: Objectivos do Curso O presente curso tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos

Leia mais

Exercício 1: Efectuar e Introduzir Cálculos num Documento

Exercício 1: Efectuar e Introduzir Cálculos num Documento Exercício 1: Efectuar e Introduzir Cálculos num Documento Pode introduzir cálculos no documento TI-InterActive! inserindo uma caixa matemática (Math Box). Os dados introduzidos e as funções definidas numa

Leia mais

Funções básicas.

Funções básicas. Funções básicas www.zotero.org Precisa fazer um trabalho e não sabe por onde começar a pesquisa? Conheça o É baseado em 6 passos que orientam seu comportamento em relação à informação Desenvolve a aprendizagem

Leia mais

Modulo 2 Gestão de Base

Modulo 2 Gestão de Base Didáxis - Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Modulo 2 Gestão de Base de Dados Aula Nº 55 / 56 09-01-2008 Sumário: Programa de gestão de bases de dados. Introdução ao estudo das tabelas. 2 Gestão de Base

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 07 MS WORD. Prof. Fábio Nelson Aula 07 MS WORD Tabelas Tabela é um recurso do Word, que nos permite criar uma tabela mais limitada que a do Excel, mas possuindo ampla aplicação. 2 Para inserir uma tabela, clique no botão tabela na barra

Leia mais

A FERRAMENTA MAIS EFICIENTE PARA GERIR A SUA PESQUISA GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA

A FERRAMENTA MAIS EFICIENTE PARA GERIR A SUA PESQUISA GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA A FERRAMENTA MAIS EFICIENTE PARA GERIR A SUA PESQUISA O EndNote permite-lhe mover-se continuamente através do seu processo de pesquisa com ferramentas flexíveis para pesquisar,

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Spore

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10

TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 TUTORIAL DO SOFTWARE SMART NOTEBOOK 10 Índice 1. BARRA DE FERRAMENTAS... 2 2. BARRA DE MENUS:... 3 Menu FICHEIRO... 3 -GUARDAR PÁGINA COMO ITEM DA GALERIA... 3 - IMPRIMIR... 4 Menu EDITAR... 4 - CLONAR...

Leia mais

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer

Comparações entre Microsoft Word e Broffice.org Writer Diferenças entre Microsoft Office e BrOffice.org Para começar vale esclarecer algumas dúvidas. www.professorfabricio.com O que é Microsoft Office? Microsoft Office diz respeito a uma coletânea de programas

Leia mais

Organizar. Colaborar. Descobrir. GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers

Organizar. Colaborar. Descobrir.  GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Organizar. Colaborar. Descobrir. www.mendeley.com GUIA DE MIGRAÇÃO RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Como migrar do RefWorks para o Mendeley Na migração do RefWorks para o Mendeley, as etapas são diferentes

Leia mais

TUTORIAL Módulo 02. Atualizado em: 16/10/2016 1

TUTORIAL Módulo 02. Atualizado em: 16/10/2016 1 TUTORIAL Módulo 02 Atualizado em: 16/10/2016 1 Gerenciando Referências no Mendeley - Inserindo referências manualmente - Atualizado em: 16/10/2016 2 1. Clique no ícone e, em seguida, em Add Entry Manually...:

Leia mais

Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - Biblioteca

Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - Biblioteca EndNote Web Algumas aplicações Elaborado por: Sonia Pedrozo Gomes São Paulo Junho/2011 APRESENTAÇÃO O EndNote Web é um programa on line para gerenciamento de referências, desenvolvido pela Thomson Reuters

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA RNOD SUMÁRIO Interface público PESQUISA SIMPLES PESQUISA ORIENTADA o Definir critérios de pesquisa o Limitar a pesquisa o Opções de visualização dos resultados RESULTADOS

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014

FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 FORMAÇÃO DE MICROSOFT WORD 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Janeiro 2014 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0754 Processador de Texto, com a duração de 50 horas Microsoft Word 2007 APRESENTAÇÃO:

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Contacto: vmnf@yahoo.com ou vmnf@ipam.pt Web: http://www.vmnf.net/ipam/ig1 Aula 6 Sumário O Processador de Texto Word

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Mash on Holidays

Leia mais

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição

Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Tutorial Gerenciador de Referências Mendeley Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição Criar conta para acessar online. O programa também deve ser salvo na área de trabalho (desktop). O programa tem

Leia mais

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10

Manual do Utilizador. Declaração Anual Suporte Informático. Anexo J /Modelo 10 Manual do Utilizador Declaração Anual Suporte Informático Anexo J /Modelo 10 TSR Sistemas de Informação, Lda. FEVEREIRO 2010 Pág. 2 Índice Objectivo... 3 Instalação... 3 Utilizadores... 3 Utilitários de

Leia mais

FERRAMENTA DE COMPRESSÃO E CIFRAGEM

FERRAMENTA DE COMPRESSÃO E CIFRAGEM Programa de COMPRESSÃO E CIFRAGEM SECRETZIP (apenas para Windows) O programa está incluído na unidade Flash USB. Consulte o manual na unidade Flash USB ou visite www.integralmemory.com para transferir

Leia mais

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4

Escola Secundária Ferreira Dias Agualva - Sintra CURSOS PROFISSIONAIS. Atividade 4 Atividade 4 Nesta ficha deve executar um conjunto de instruções sobre uma folha de cálculo no computador do laboratório e submete-la por correio eletrónico tic.profissionais@gmail.com. 1. A primeira tarefa

Leia mais

Microsoft PowerPoint 2003

Microsoft PowerPoint 2003 Página 1 de 32 Índice Conteúdo Nº de página Introdução 3 Área de Trabalho 5 Criando uma nova apresentação 7 Guardar Apresentação 8 Inserir Diapositivos 10 Fechar Apresentação 12 Abrindo Documentos 13 Configurar

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA BIBLIOTECA REGINA HELENA GREGÓRIO MENITA ENDNOTE WEB MANUAL BÁSICO MARÍLIA 2016 APRESENTAÇÃO EndNote é um software gerenciador de referências desenvolvido e disponibilizado

Leia mais

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças

MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças MANUAL DE MICROSOFT EXCEL 2003 Sem bichos de sete cabeças Trabalho realizado para Metodologia de Investigação I para a Professora M. Isabel Chagas por: Deolinda Canelo Dulce Mourato Sandra Gaspar Eugénia

Leia mais

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática

Introdução ao Sistema Operativo Windows. Informática Introdução ao Sistema Operativo Windows Informática Sistema Operativo: Windows Iniciar Ctrl+Alt+Delete Controlo de acesso: User name + Password WIMP (Windows, Icon, Mouse Program) Janela Barra de título:

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH

GUIA DO UTILIZADOR WEBRH GUIA DO UTILIZADOR WEBRH 1 INTRODUÇÃO O presente manual tem como principal objectivo ser uma guia para os utilizadores da aplicação WEBRH. Neste manual encontrará uma breve descrição das funcionalidades

Leia mais

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009

Escola Sec. do Padrão da Légua OE: TIC Ano: 2008/2009 Ficha de Trabalho: Aula 05 Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Como já sabes o SOFTWARE pode ser de sistema ou de aplicação, conforme seja um conjunto de programas responsáveis pelo funcionamento do

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR - Informática ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 ANO: 10º TICP ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/6 Módulo 1 Folha de Cálculo Conceitos básicos o Introdução o O que podemos fazer com o Microsoft Excel o Estrutura geral de uma folha de cálculo o Iniciar o Microsoft

Leia mais

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção

Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Tarefa Orientada 7 Consultas de selecção Objectivos: Consultas de selecção O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access Consultas As consultas (queries) permitem interrogar a base de dados, de acordo

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais