A CERTIFICAÇÃO NO AMBULATÓRIO OCUPACIONAL APLICADA A NORMA E ENSINO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CERTIFICAÇÃO NO AMBULATÓRIO OCUPACIONAL APLICADA A NORMA E ENSINO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE"

Transcrição

1 A CERTIFICAÇÃO NO AMBULATÓRIO OCUPACIONAL APLICADA A NORMA E ENSINO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE Resumo FAGUNDES, Gilmara 1 Grupo Marista Eixo Temático: Educação e Saúde Agência Financiadora: não contou com financiamento As empresas estão cada vez mais preocupadas com a competitividade do mercado globalizado. Esta preocupação faz da qualidade e produtividade fatores primordiais na fabricação dos produtos. Para atender à exigência dos fatores citados, busca-se alternativas no processo de qualificação e ensino dos funcionários de saúde para suprir as expectativas de seus clientes, bem como a oportunidade para conquistar novos. Uma das opções encontradas para contribuir no cenário acirrado exigido pelo mercado é a procura por profissionais de saúde qualificados, com vivencia acadêmica e experiência assegurada. A soma dos conhecimentos adquiridos na teoria e prática do ensino, revertem em segurança, compromisso e credibilidade na execução das tarefas do dia a dia e podem fortalecer e motivar o profissional para conquistar em conjunto com a equipe de trabalho a certificação do ambulatório de saúde ocupacional. A certificação é vista como diferencial no atendimento dos clientes e funcionários dentro dos padrões de qualidade e normas vigentes. Além de proporcionar qualidade e excelência nos produtos e serviços prestados, sem esquecer da promoção na satisfação e qualidade de vida dos funcionários, sendo este um grande diferencial perante os concorrentes do mercado. Neste cenário são apresentadas as normas OHSAS (facilita a identificação de problemas e demonstra a responsabilidade social da empresa) e JCI (implementa procedimentos de qualidade na saúde de forma proativa e traduz em excelência) relacionadas à saúde do funcionário e seus clientes. Com objetivo de demonstrar que a empresa é reconhecida dentro dos padrões internacionais de saúde. Com isso resulta em alcançar a excelência no atendimento e qualidade dos serviços prestados de forma orquestrada aos seus funcionários e clientes, como empresa certificada. Palavras-chave: Certificação. Ambulatório ocupacional. Profissional de saúde. 1 Graduada em Enfermagem e especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Campos de Andrade, Enfermeira do Trabalho dos Hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat. gilmarafagundes@yahoo.com.br.

2 26602 Introdução As empresas de vários segmentos estão cada vez mais preocupadas com a competitividade do mercado globalizado. Esta preocupação exige que seus processos produtivos ofereçam garantia e qualidade na fabricação de seus produtos. Sendo estes fatores primordiais para diferenciar perante seus concorrentes (TRONCO; BOLZAN; SCHMIDT; GODOY, 2005). As empresas preocupadas em buscar este diferencial, também estão investindo na qualificação profissional e certificações de seus ambulatórios de saúde ocupacional. Percebe-se que este investimento na saúde de seus funcionários, reverte em produtividade, qualidade e motivação, atingindo a satisfação da empresa e do cliente. Para prestar um atendimento de qualidade aos funcionários, o profissional deve ter uma vivência acadêmica e experiência, também é necessário investir na infraestrutura do ambulatório de saúde ocupacional. Além disso, para garantir este diferencial é necessário buscar eficiência na qualidade e atendimento dos serviços prestados. Para atender a necessidade do mercado globalizado podem-se implantar normas relacionadas à saúde ocupacional. As normas para certificar a área da saúde são: ISO 9000 (gestão da qualidade), ISO (meio ambiente), OHSAS (especificações do sistema de gestão de segurança), SA8000 (sistema de responsabilidade social), BS8800 (diretrizes para sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional) e joint commission international (JCI), visa credenciar a empresa na gestão dos serviços de saúde e aumentar a confiança e o compromisso com o cliente (funcionário). A busca para certificar a área da saúde aumenta a segurança dos funcionários e da empresa. Este processo contribui positivamente para qualificar o serviço de saúde da empresa e garantir a satisfação na qualidade de vida do funcionário. Empresas com diversas estruturas organizacionais podem buscar uma certificação na saúde e também garantir a lucratividade que contribui para o desenvolvimento sustentável e melhorar a organização. A certificação resulta em impactos que forçam a empresa a se adaptar as leis e regras do mercado internacional, ou seja, tolerância zero contra risco de acidentes. O controle das certificações e processos de saúde deve assegurar um bom planejamento e manutenção, sem deixar que a qualidade do serviço prestado ao funcionário perca seu objetivo. Além disso, deve-se manter no mercado globalizado, onde a concorrência é acirrada.

3 26603 No cenário descrito a vivência acadêmica e profissional na área de saúde ocupacional tem papel fundamental para contribuir de forma ímpar nos serviços prestados pelo ambulatório, além disso, permite colaborar com o bem estar dos funcionários da empresa. Certificação em Ambulatório Ocupacional A preocupação da empresa com os serviços de saúde ocupacional prestados aos funcionários é grande. Devido a esta preocupação algumas empresas investem para melhorar as condições dos serviços prestados no ambulatório de saúde ocupacional. Sabendo que estes investimentos melhoram a qualidade de vida do funcionário e aumentam a produtividade com redução do custo final do produto, também diminui as interrupções ao trabalho e consequentemente reduz o absenteísmo e doenças relacionadas ao trabalho (QUELHAS; LIMA, 2006). Muitas empresas que buscam por melhores atendimentos nos seus ambulatórios de saúde ocupacional optam pela certificação do mesmo. A certificação é uma forma de reconhecimento ou registro feito por uma entidade certificadora, de que a instituição está padronizada com as conformidades, procedimentos e requisitos de uma ou mais normas nacionais ou internacionais (COUTO; PEDROSA, 2007). Para conseguir a certificação muitas empresas buscam contratar profissionais qualificados, ou seja, com conhecimento de auditoria e normas de saúde. Já outra opção é buscar na terceirização para implantar a certificação na norma desejada. Esta segunda opção tem maior custo, mais em contrapartida é o caminho mais seguro para a implantação ou manutenção da norma a ser certificada. Uma das primeiras etapas na busca de uma certificação é avaliar o desempenho dos seus funcionários e formar uma equipe para este objetivo. Fornecer treinamento e demonstrar a importância do objetivo a ser alcançado é um fator primordial a todos os integrantes. Estes terão um papel fundamental na empresa, como a multiplicação do conhecimento, implantação e certificação na norma desejada. Também é muito importante não deixar que uma certificação no ambulatório ocupacional atrapalhe as atividades básicas de produção da empresa. A próxima etapa na certificação é a padronização dos procedimentos e fluxos de processos com base na norma a ser buscada, ou seja, fazer um planejamento consistente que trace os planos de ação, antecipando aos eventos futuros (TAVARES, 2010).

4 26604 Após criar todos os documentos necessários e requisitos da norma e o momento de fazer um check list com base nos itens obrigatórios da norma em cada setor que tem relação ao que será auditado. A auditoria interna é muito importante, pois somente ela pode dizer se todos estão seguindo os procedimentos e fluxo descritos. Além disso, é imprescindível que os serviços terceiros do ambulatório também já estejam certificados na norma a ser buscada. Os serviços terceirizados que podem estar envolvidos no processo do ambulatório é todo aquele que tem correlação com o funcionário, como por exemplo, realização de exames, serviços de RH, treinamentos e descarte de resíduo. Com todos os processos e requisitos necessários para a certificação alinhados a próxima etapa é marcar a data da auditoria externa junto à certificadora. No primeiro dia da auditoria de certificação o auditor externo junto com o responsável da empresa pela certificação faz um cronograma com o dia, hora, setor e auditor responsável, Conforme Quadro 1. Data Horário Setor Auditor 09h30 10h30 Qualidade Edson 10h30 11h30 Laboratório Mario 28/01/ h30 12h30 Ass. Social Edson (2º - feira) 13h30 14h30 Ambulatório Mario Quadro 1 - Modelo de cronograma Fonte: Elaborado pela autora. O quadro 1 apresenta o modelo de cronograma utilizado para auditoria o mesmo é apresentado para toda a empresa como forma de divulgar e certificar que todos estejam presentes no setor, conforme cronograma. No dia e horário marcado o auditor externo da certificadora fará as perguntas com base nos requisitos da norma, conforme Quadro 2. Requisito Questão a ser verificada Obs. 4.2 Qual é a política de saúde e segurança do trabalho da organização? Como vocês são informados das alterações na legislação que impactam no SGSSO? Posso ver o relatório da última auditoria interna de SSO relativo a sua área? Quadro 2 - Modelo de perguntas para auditoria Fonte: Elaborado pela autora. A pessoa responsável do setor, deve responder somente o essencial de forma simples e objetiva, conforme descrito nos procedimentos operacionais padrão (POP) e fluxos. Após ser

5 26605 auditado é apresentado pelos auditores um relatório evidenciando se há presença ou não de conformidades. No caso de não conformidades a pessoa responsável pela busca da certificação tem o prazo de 30 dias para fazer o plano de ação e apresentar as evidencias de melhorias a certificadora. Com a certificação alcançada é o momento reavaliar e desenvolver treinamentos constantes com os setores envolvidos e atualizar os procedimentos e fluxos internos. A auditoria interna tem objetivo de verificar se os treinamentos estão ocorrendo, além detectar e relatar quaisquer não conformidades e fazer um plano de ação para que o problema encontrado seja resolvido. Uma empresa certificada em uma ou mais normas de saúde demonstra a preocupação e compromisso com os funcionários, pois a qualidade no atendimento dos serviços prestados pelo seu ambulatório é certificado. Isto traz mais credibilidade à empresa perante o mercado globalizado e seus clientes. Além disso, busca assegurar a melhoria continua nos processos de saúde ocupacional e garantir a produtividade. Normas de Saúde Ocupacional As empresas preocupadas em buscar soluções para melhorar o serviço de saúde ocupacional (SSO) e qualidade de vida dos funcionários investem na questão preventiva para obter melhor colocação no mercado global. Para isso, precisam de pessoas especializadas, material adequado e suficiente. Para implementar o SSO deve se atender as normas da vigilância sanitária de cada município. Algumas empresas também adquirem a certificação do ambulatório de saúde ocupacional com base nas normas ISO 9000, ISO 14000, OHSAS 18001, SA8000, BS8800 e JCI. Estas normas têm por objetivo prover as empresas elementos para um funcionamento eficaz do sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho (SGSST). Este sistema pode ser integrado com outros requisitos de gestão da empresa. Com a finalidade de auxiliar e alcançar os objetivos de segurança e saúde ocupacional que pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente do tamanho, grau de risco e atividade, conforme o dimensionamento do serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho (SESMT). A ISO 9000 e a ISO 14000, estão relacionada à qualidade e meio ambiente respectivamente e não atende por completo as necessidades da empresa de saúde ocupacional. Apenas proporciona os requisitos para o processo de tomada decisão em relação à qualidade e

6 26606 sustentabilidade da empresa. A SA 8000 demonstra a responsabilidade social e a necessidade de atender o cliente, não apenas com a qualidade dos produtos, mas também com a forma que os mesmos são produzidos. Já a BS8800 refere-se à segurança e saúde ocupacional e foi utilizada como base para a OHSAS 18001, que trata a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, buscando maior produtividade e bem estar dos funcionários (ARAÚJO; SILVA; VAZ; SILVA; EDUARDO, 2007). Além das normas citadas, outra certificação conhecida mundialmente é a JCI, um processo de acreditação que tem por finalidade criar uma cultura de segurança e qualidade de saúde nos serviços prestados dentro da empresa, buscando melhorias constantes na estrutura com profissionais qualificados. Esta acreditação visa proporcionar satisfação aos funcionários e clientes. OHSAS A norma OHSAS exige que alguns requisitos sejam monitorados para que a empresa se ajuste a mesma, tais como: uma política definida de SSO, constante planejamento, implementação e operação de acordo a norma, verificação e ações corretivas, quando necessário, análise crítica da administração e melhoria contínua. A gestão da segurança e saúde ocupacional pode ser um alicerce da OHSAS 18001, pois o fluxo é proativo da ocorrência do acidente, ou seja, deve procurar eliminar todas as possíveis fontes de acidentes antes que ocorram. Além disso, esta norma também é voltada para a segurança de todos os funcionários, inclusive terceirizados, temporários e visitantes. A OHSAS tem por finalidade facilitar o processo de identificação dos eventos ocorridos no ambulatório de saúde ocupacional e serve como facilitadora para reduzir os riscos de acidentes e doenças. Com isso contribui para melhor desempenho da empresa, e demonstra a imagem de responsabilidade social (ARAÚJO, 2002). A legislação vigente da saúde ocupacional é um compromisso das empresas perante a sociedade, a OHSAS nos seus requisitos quando implantado, atende a legislação de saúde. Os investimentos efetuados trazem benefícios na redução de custos empregatícios, indenizações por acidentes, faltas entre outras. Todas estas ações prevencionistas, conforme a norma exige traz maior satisfação e motivação ao funcionário. Além de promover maior eficácia nas atividades desenvolvidas pela empresa (GOMES; REBELO; ANDRADE, 2008).

7 26607 Figura 1 - Benefícios da norma OHSAS Fonte: Elaborado pela autora. A Figura 1 demonstra os benefícios da norma OHSAS 18001, que pode contribuir de forma expressiva se bem implantada no ambulatório de saúde ocupacional. Esta norma permite melhorar o desempenho das atividades executadas no dia a dia, pois todos os procedimentos são descritos e detalhados para atender a legislação. Com isso reduzir custos operacionais das tarefas executadas com base em documentos padronizados. Estas visam aumentar a satisfação dos clientes internos (funcionários e departamentos integrados ao ambulatório) e externos como clinicas que executam exames. Todas as atividades descritas visam auxiliar na parte organizacional de documentos do setor e ajudar a minimizar o risco de encontrar uma não conformidade no momento de uma fiscalização de saúde. A certificação na norma OHSAS já é uma exigência para as grandes empresas de vários segmentos. Pois permite melhorar de forma significante a qualidade das tarefas executadas e consequentemente reduzir o número de acidentes e riscos ocupacionais (GARCIA, 2005). Também contribui diretamente para a qualidade do ambiente de trabalho devido as responsabilidade que são definidas. Desta forma, a norma contribui para o preparo de funcionários mais qualificados para lidar com qualquer risco futuro.

8 26608 Norma JCI A JCI foi criada em 1998, sendo uma ramificação internacional da The Joint Commission que atua nos estados unidos desde No Brasil o consorcio brasileiro de acreditação de sistemas e serviços de saúde (CBA) que faz as certificações das instituições de saúde. A metodologia utilizada para avaliar uma instituição de saúde obedece com fidelidade os padrões internacionais. Assim a certificação da JCI conquistada pelas instituições de saúde no Brasil, pode ser comparada as melhores do mundo (CBA, 2010). A JCI é uma organização não governamental sem fins lucrativos e dedica-se acreditação de padrões de qualidade em serviços de saúde em todo mundo. Estes padrões seguem rigorosas metodologias definidas pela JCI. Onde a melhoria continua da qualidade e a segurança nos processos de saúde podem ser um diferencial no atendimento do cliente (HENRIQUES, 2008). O termo acreditação, pode ser definido como um processo utilizado para avaliar e implementar os procedimentos de qualidade e serviços prestados. Significa agir de forma proativa em relação aos possíveis riscos que podem acontecer durante o atendimento ao paciente, com isso melhorar o processo e evitar riscos (FELDMAN; GATTO; CUNHA, 2005). A acreditação pode ser traduzida em modernas práticas de gestão e assistências ao paciente, aplicando de forma transparente e segura os procedimentos de excelência em saúde da JCI já conhecidos, nas atividades do dia a dia. Acreditação internacional é obtida pela instituição de saúde por meio da certificação na norma JCI. Esta envolve diversos requisitos com foco no paciente e na gestão da instituição. Os requisitos principais solicitados nesta norma devem priorizar os itens a seguir: atendimento do paciente e sua família; profissionais de saúde; instalações e infraestrutura de saúde; pessoal administrativo; sistema de informação. A auditoria da JCI normalmente é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por três especialistas sendo um médico, um administrador e um enfermeiro que verificam se os procedimentos adotados pela instituição auditada estão em conformidade com os padrões estabelecidos no manual da JCI (RODRIGUES, 2004). O tempo da auditoria pode variar de

9 26609 acordo com a complexidade ou a quantidade de setores a serem analisados. Para encerrar a verificação é emitido um relatório com as não conformidades encontradas e um parecer final de acreditado ou não acreditado. Os benefícios da acreditação são muitos para a instituição de saúde, pois cria uma cultura de segurança e qualidade para realizar os procedimentos e prestar os devidos cuidados, desde a entrada até a saída do paciente. Segue alguns dos principais benefícios adquiridos com acreditação dos serviços de saúde: demonstrar o compromisso com a segurança dos procedimentos realizados no paciente; facilitar o paciente ao acesso na consulta e buscar incentivos para os contratos de planos de saúde; ser reconhecida como referência internacional de qualidade em saúde; aumentar as vantagens competitivas no mercado; fornecer oportunidade e reconhecimento profissional; facilitar o recrutamento de profissionais de qualidade; proporcionar um ambiente de trabalho seguro e eficiente; contribuir para a melhoria continua dos padrões de qualidade; aumentar a confiança da população nos padrões adotados; Figura 2 - Benefícios da JCI Fonte: elaborado pela autora.

10 26610 A Figura 2 demonstra os benefícios que a instituição ou setor de saúde pode adquirir com a certificação na JCI. Pois aumenta a confiança e o reconhecimento da população internacional nos procedimentos, padrões de qualidade e compromisso com a segurança no atendimento e serviços prestados ao paciente e familiar (MANZO; BRITO; CORREA, 2012). Esta confiança faz aumentar as vantagens competitivas da instituição de saúde no cenário internacional, pois facilita o acesso aos contratos de planos de saúde, incentiva encaminhar pacientes devido a instituição ser acreditada. Além de proporcionar um ambiente mais seguro e eficiente aos profissionais de saúde e o reconhecimento dos mesmos. O manual com os padrões de acreditação da JCI avalia a instituição de maneira sistêmica onde os processos e estruturas se relacionam e interferem em todo o conjunto. Essa avaliação considera três níveis de classificação, conforme as Figuras 3, 4 e 5. Figura 3 - Nível 1 de acreditação Fonte: elaborado pela autora. A Figura 3 demonstra as exigências do nível 1 de acreditação na estrutura e segurança que contemplam o atendimento e requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da instituição de saúde avaliada. Habilitar os profissionais em relação à complexidade e qualificação nas áreas de atuação. Bem como disponibilizar a estrutura básica para realizar os procedimentos e atender o cliente, além de promover a segurança do mesmo (ANDRADE; BRETAS; FREIRE; AGUIAR; BASTOS; BAKONYI, 2012). Figura 4 - Nível 2 de Acreditação Fonte: elaborado pela autora.

11 26611 As exigências do nível 2 de acreditação na sistematização de processos são demonstradas na Figura 4 e contemplam o planejamento e organização de assistência hospitalar. A necessidade de documentação como normas e procedimentos referentes as atividades executadas no dia a dia. Também evidenciar melhorias nos processos de atuação e assistência a saúde do cliente (OLIVEIRA, 2012). Figura 5. Nível 3 de acreditação Fonte: elaborado pela autora. A Figura 5 demonstra as exigências de acreditação do nível 3 de melhoria continua de qualidade com base na política institucional. Esta melhoria aplica-se na estrutura, novas tecnologias, atualização dos profissionais, ações assistenciais e procedimentos de saúde, bem como evidências de uso da tecnologia da informação, disseminação global e sistêmica de rotinas padronizadas e avaliadas com foco na busca da excelência. Uma instituição pode ser acreditada somente no nível 1, mas para obter o nível 2 é necessário adquirir o anterior, Já para ter o nível 3 é obrigatório que já tenha os níveis 1 e 2. O Quadro 3 apresenta os possíveis resultados de uma avaliação da JCI. Presença de não Não conformidade menor Não conformidade menor conformidade maior não pode atendida em Padrão não atendida em 90 dias ser atendida 90 dias Nível 1 Não acreditada Não acreditada Acreditada Nível 1 Nível 2 Acreditada Nível 1 Acreditada Nível 1 Acreditada Nível 3 Acreditada Plena - Nível 2 Quadro 3 - Possíveis resultados da avaliação da JCI Fonte: elaborado pela autora. Acreditada Plena - Nível 2 Plena - Nível 2 Acreditada com excelência - Nível 3 Para que uma instituição de saúde seja acreditada, conforme o Quadro 3 é necessário atender todos os padrões e requisitos de conformidades correspondentes para aquele nível ou de todos os anteriores. Caso seja encontrada uma não conformidade menor, ou seja, aquela que seja possível resolver em um prazo máximo de 90 dias a instituição ainda pode ser

12 26612 acreditada em um dos níveis solicitados de avaliação. Já para a não conformidade grande ou maior, não há possibilidade de conquistar acreditação no nível que a mesma foi encontrada. Ensino do Profissional de Saúde Ocupacional O ensino da saúde ocupacional no mercado de trabalho vem em constante crescimento, para atender esta demanda as instituições de ensino devem estar atentas para suprir as exigências do mercado. Esta preocupação está relacionada com os avanços das leis trabalhistas, as mesmas procuram punir as empresas que as descumprem. Para atender esta exigência os profissionais de saúde já formados devem buscar a especialização de acordo com o seu objetivo proposto (ZEITOUNE; OLIVEIRA; MONTALVÃO; MUNIZ, 2011). Se o profissional deseja atuar na área ocupacional deve fazer uma especialização em enfermagem do trabalho. A saúde ocupacional é pouco abordada na grade curricular dos cursos de graduação em saúde, sendo necessário fazer a pós-graduação latu senso para obter o título de especialista. Para os profissionais que atuam na área de saúde ocupacional, é obrigatório o certificado de especialista, exigido no ato de uma fiscalização na empresa (ATLAS, 2009). É importante ressaltar que área da saúde ocupacional ainda é pouco conhecida pelos profissionais ou mesmo pelos que estão em formação. Este desconhecimento aliado a falta de divulgação no período acadêmico e desinteresse em conhecer as possibilidades de atuação do mercado de trabalho levam muitos profissionais indecisos a escolha errada da pós graduação, gerando frustrações ou descontentamento no exercício da profissão, comum ouvir ou escutar nos meios de comunicação. Já quando o acadêmico tem a oportunidade de conhecer durante os estágios, onde relaciona a teoria à prática para desenvolver conhecimento profissional exigido na grade curricular. É neste momento que surge várias opções de atuação no mercado de trabalho, aonde o profissional vai à busca assertiva da qualificação que pode ser um diferencial na vida de muitos profissionais, além de adquirir responsabilidades e comprometimento nas ações desenvolvidas sem medo (LOPES, 2010). Com isso demonstra segurança e confiança para investir na área desejada e suprir a demanda do mercado. Muitas empresas para se destacar no mercado globalizado e proporcionar qualidade de vida a seus funcionários, procuram profissionais com experiência ou vivência acadêmica. Esta experiência vivenciada pelo acadêmico demonstra os conhecimentos adquiridos e

13 26613 desenvolvidos pelo profissional. O mesmo deve acima de tudo estar em constante crescimento profissional, ou seja, vontade de aprender, ser curioso, humilde, pro ativo e aberto para mudanças que possam ocorrer no ambiente no trabalho. A escolha certa da profissão vem por meio do conhecimento, seja no período acadêmico ou atuando diretamente no campo de trabalho. A saúde ocupacional quando bem escolhida pode surpreender até mesmo os profissionais que já são da área, pois o que muitos não imaginam que ela pode oferecer diversos campos de atuação tais como: pesquisa, acupuntura, ergonomia, auditoria entre outras (SILVA, 2005). Dentre os campos citados existe a possibilidade de atuar não somente em hospital que é muito comum, devido à falta de conhecimento muitos dos profissionais da saúde desconhece que o mercado de atuação da saúde ocupacional está direcionada a vários segmento, como: indústrias, comércio, consultoria, clinicas ocupacionais e outras. É importante ressaltar que a saúde ocupacional é uma das áreas que mais cresce em vários segmentos do mercado de trabalho, devido as empresas estarem preocupadas na busca pela excelência da saúde de seus funcionários. Aliada na aplicação de indicadores de saúde ocupacional permite acompanhar as informações de forma orquestrada e reverter em lucro para empresa. Considerações Finais A certificação de um ambulatório de saúde ocupacional baseado nas principais normas OHSAS e JCI, pode se tornar uma exigência ou diferencial para qualificar as instituições de saúde ou empresas que disponibilizam os serviços de atendimento à saúde do cliente ou funcionário. Um dos pontos fortes da certificação é atender os requisitos de melhoria continua dos procedimentos de saúde. Além disso, estar em constante atenção às mudanças das leis de saúde, sendo a busca pela qualidade e excelência uma questão prioritária. Os processos de saúde devem ter qualidade assegurada, com base nos requisitos da norma OHSAS 18001, que utiliza ferramentas dentro dos padrões internacionais. As empresas preocupadas com a competitividade do mercado globalizado buscam implantar mais de uma certificação, para atender a necessidade do cliente e demonstrar um diferencial aos seus concorrentes.

14 26614 Já a JCI prioriza os serviços e atendimentos de saúde ao cliente e funcionários dentro dos padrões de excelência para o tratamento e qualificação. Tendo como foco principal o paciente e sua família, também busca a padronização por meio de POP, ou seja, documentos, fluxos e treinamento dos mesmos. Além dos itens já descritos se aplica o suporte com base nas ferramentas de gestão da qualidade, que estão evidenciadas no manual de acreditação hospitalar. Além das vantagens já descritas, obter uma certificação de saúde em ambulatório ocupacional dentro das normas contribui para a confiança, segurança, qualificação profissional, compromisso e qualidade nos serviços prestados ao cliente. Com isso, garante satisfação e reconhecimento do mercado, ainda melhora status do serviço prestado pela instituição certificada. REFERÊNCIAS ANDRADE, F. M.; BRETAS, T. C. S.; FREIRE, M. A. F.; AGUIAR, J. C. A.; BASTOS, A. M. F.; BAKONYI, S. Acreditação e a busca pela qualidade assistencial: uma revisão integrativa. Revista digital Lecturas Educación Física y Deportes. v. 15, p , Buenos Aires, ARAÚJO, G. C.; SILVA, M. A. C.; VAZ, T. R. D.; SILVA, C. R.; EDUARDO, A. S. O processo de certificação das normas internacionalmente reconhecidas: um caminho para a sustentabilidade Empresarial. In: X Seminário em Administração FEA-USP SEMEAD, São Paulo, ARAÚJO, N. M. C. Proposta de sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, baseado na OHSAS 18001, para empresas construtoras e edificações verticais f. Tese (Doutorado em Engenharia de produção) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, ATLAS. Coordenação e supervisão da Equipe Atlas. Segurança e medicina do trabalho. Manuais de legislação atlas. 800 f. 63 ed. São Paulo:Atlas, CBA. Padrões de acreditação da joint commission international para hospitais. 4 ed. Rio de janeiro, COUTO, R. C.; PEDROSA, T. M. G. Acreditação e gestão em saúde. 2 ed. Rio de janeiro: Guanabara koogan, FELDMAN, L. B.; GATTO, M. A. F.; CUNHA, I. C. K. O. História da evolução da qualidade hospitalar: dos padrões a acreditação. Revista Acta Paulista de Enfermagem. v. 18, p , São Paulo, 2005.

15 26615 GARCIA, C. E. Auditoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: Proposta de um Protocolo para Avaliar o Desempenho f. Dissertação (Mestrado em Sistema Integrado de Gestão) - Centro Universitário SENAC. São Paulo, GOMES, C. A.; REBELO, L. M. B.; ANDRADE, J. B. L. Mudanças organizacionais no processo de implantação da OHSAS no sistema de gestão integrado e sua interface com a sustentabilidade: um Estudo de Caso. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói, Rio de Janeiro, HENRIQUES, C. J. A. Gestão da qualidade total num serviço de saúde f. Dissertação (Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde) - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE Business School Cruz. Lisboa, LOPES, T.O. Alteração na Grade Curricular de Enfermagem A Busca da qualidade na formação de novos profissionais: um relato de experiência. In: V Simpósio Internacional de Enfermagem (SIEN). Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. São Paulo, MANZO, B. F.; BRITO, M. J. M.; CORREA, A. R. Implicações do processo de acreditação hospitalar no cotidiano de profissionais de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) v. 46, p , São Paulo, OLIVEIRA, A. G. Singularidades do trabalho gerencial em um hospital acreditado f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, QUELHAS, O. L. G.; LIMA, G. B. A. Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional: fator crítico de sucesso a implantação dos princípios do desenvolvimento sustentável nas organizações. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (InterfacEHS), Disponível em: < foz/material/ artigo%20sso.pdf>. Acesso em: 2 Nov RODRIGUES, E. A. A. Uma revisão da acreditação hospitalar como método de avaliação de qualidade e da experiência brasileira f. Dissertação (Mestrado Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, SILVA, S.L. Interações do enfermeiro do trabalho com a saúde do trabalhador em âmbito de prática e assistência de enfermagem f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, TAVARES, J. C. Tópicos de administração aplicada a segurança do trabalho. 10ª edição revisada. SENAC, São Paulo, TRONCO, C. R.; BOLZAN, C. I. M.; SCHMIDT, A. S.; GODOY, L. P. Sistema de gestão integrado de qualidade, meio ambiente e saúde. In: XII Simpósio de Engenharia de Produção SIMPEP. Bauru, São Paulo, 2005.

16 26616 ZEITOUNE, R.C.G.; OLIVEIRA, D.R.O.; MONTALVÃO, E.R.; MUNIZ, H.D. A Formação dos profissionais de enfermagem do trabalho na perspectiva das instituições formadoras. Revista Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. p , Rio de janeiro, 2011.

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas

1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem. Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas 1 SEPAGE Seminário i Paulista de Gestão em Enfermagem Liderança Coaching e Desenvolvimento de Pessoas Maria Lúcia Alves Pereira Cardoso GEPAG UNIFESP abril / 2009 CONTEXTO Características do Trabalho no

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade

Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão da Qualidade Coordenadora Responsável Mara Luck Mendes, Jaguariúna, SP, mara@cnpma.embrapa.br RESUMO Em abril de 2003 foi lançado oficialmente pela Chefia da Embrapa Meio Ambiente o Cronograma

Leia mais

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS.

ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS. 40 Relatório de Gestão 2014. Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS. ESF Estratégia de Saúde da Família GESTÃO DE PESSOAS 40 Relatório de Gestão 2014 B lanço Soci l ESF Estratégia de Saúde da Família Relatório de Gestão 2014 41 GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Com o

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA

O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA O CUIDADO QUE FAZ A DIFERENÇA DAL BEN: SUA PARCEIRA EM CUIDADOS ASSISTENCIAIS A saúde no Brasil continua em constante transformação. As altas taxas de ocupação dos hospitais brasileiros demandam dos profissionais

Leia mais

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011

Disciplina: Administração de Departamento de TI. Professor: Aldo Rocha. Aula III - 25/08/2011 Disciplina: Administração de Departamento de TI Professor: Aldo Rocha Aula III - 25/08/2011 ITIL 1.A Central de Serviços; 1.1 Necessidade da Central de Serviços; 1.2 Dilema do Suporte; 1.3 Evolução do

Leia mais

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob;

b) supervisionar o cumprimento desta política pelas entidades integrantes do Sistema Sicoob; 1. Esta Política institucional de gestão de pessoas: Política institucional de gestão de pessoas a) é elaborada por proposta da área de Gestão de Pessoas da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil

Gestão de Qualidade. HCFMRP - USP Campus Universitário - Monte Alegre 14048-900 Ribeirão Preto SP Brasil Gestão de Qualidade O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando a qualidade assistencial e a satisfação do cliente compromete-se a um entendimento

Leia mais

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO

COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO COMPETÊNCIA, CONSCIENTIZAÇÃO E TREINAMENTO OBJETIVO DA SEÇÃO Esta seção apresenta a Competência, Conscientização e do Sistema da Qualidade da TELEDATA que atende ao item 6.2.2 Norma ISO 9001:2008. DIRETRIZES

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. Modelo da Série NBR ISO 9000 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL Modelo da Série NBR ISO 9000 Modelo da Série NBR ISO 9000 A Garantia da Qualidade requer uma ação coordenada de todo sistema produtivo da empresa, do fornecedor de insumos de

Leia mais

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade

Gestão da Qualidade. Gestão da. Qualidade Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade 1621131 - Produzido em Abril/2011 Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade é um modelo de mudança cultural e comportamental, através de uma liderança persistente

Leia mais

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM ESTAR NO TRABALHO Política da QUALIDADE A satisfação do cliente está na base das operações do Grupo Volvo. A Qualidade é um pré

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Governança AMIGA. Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti e d a id 4 m IN r fo a n m Co co M a n ua l Governança AMIGA Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti Um dos grandes desafios atuais da administração

Leia mais

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ?

Quais são as organizações envolvidas no SASSMAQ? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES AVALIAÇÃO SASSMAQ (P.COM.26.00) O SASSMAQ é um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, elaborado pela Comissão de Transportes da ABIQUIM, dirigido

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL

APRESENTAÇÃO. Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 SGA & ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL APRESENTAÇÃO Sistema de Gestão Ambiental - SGA & Certificação ISO 14.000 UMA VISÃO GERAL Introdução SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde

FICHA TÉCNICA. Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde FICHA TÉCNICA Epidemiologia Gerencial aplicada à Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde O atual cenário de saúde tem exigido cada vez mais dos profissionais uma oferta equitativa de serviços (baseada na

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade

Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade Enterprise Quality Management [EQM] Excelência em Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade Total, do inglês Total Quality Management - TQM é uma estratégia de administração completa que tem como objetivo

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROJETO DE INCENTIVO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Introdução Desnecessário discorrer sobre a importância da iniciação científica para a formação acadêmica e seus benefícios

Leia mais

SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO SESMT - SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO Aline Barbosa Pinheiro Prof. Andréia Alexandre Hertzberg Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI Graduação Tecnológica

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE AULA N.3 Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Qualidade de Software Profa. : Kátia Lopes Silva 1 QUALIDADE DE SOFTWARE Objetivos: Introduzir os três modelos para implementar

Leia mais

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização S QUE VOCÊ ENCONTRA NO INAED Como instituição que se posiciona em seu mercado de atuação na condição de provedora de soluções em gestão empresarial, o INAED disponibiliza para o mercado cursos abertos,

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO

Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS

Leia mais

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação

Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO. Departamento de Certificação Fundação Vanzolini O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA SAÚDE E A ACREDITAÇÃO Departamento de Certificação A FUNDAÇÃO VANZOLINI Fundada em 1967 pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Parceria de sucesso para sua empresa

Parceria de sucesso para sua empresa Parceria de sucesso para sua empresa A Empresa O Grupo Espaço Solução atua no mercado de assessoria e consultoria empresarial há 14 anos, sempre realizando trabalhos extremamente profissionais, pautados

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL...

Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. HOSPITAL... Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfuro Cortantes. Baseado na NR 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde Portaria N 1.748 de 30 de Agosto de 2011. HOSPITAL... Validade

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL CAMPUS CAMPO MOURÃO ENGENHARIA CIVIL CARLOS HENRIQUE FELIPE POÇAS RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Relatório de Estágio

Leia mais

Mapeamento de Processos

Mapeamento de Processos Agência Nacional de Vigilância Sanitária Mapeamento de Processos Projeto a ser desenvolvido no âmbito da Gerência de Sistemas/GGTIN Brasília, agosto de 2006. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Certificação. Segurança e Saúde no Trabalho. Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Qualidade Meio Ambiente Segurança Responsabilidade Social Certificação Segurança e Saúde no Trabalho Soluções para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Por que implantar e certificar OSHAS 18001?

Leia mais

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco

Gestão Ambiental. Aula 5 Prof. Pablo Bosco Gestão Ambiental Aula 5 Prof. Pablo Bosco Proposito da aula ISO 14001 2 ISO 14001 O que é a ISO 14001? A ISO 14001 é uma Norma pertencente a família das ISO 14000 que trata de Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca

IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca IESG - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE GARÇA LTDA. Rua América, 281 Garça/SP CEP 17400-000 (14) 3407-2505 www.uniesp.edu.br/garca PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS O Instituto de Ensino de Garça,

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001.

OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL. Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. OHSAS 18001:2007 SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL ASPECTOS GERAIS Benefícios, Certificação, Estrutura, Objetivos, Termos e definições da OHSAS 18001. Histórico: Normas e Gestão SSO BS 8800 Instituto Britânico

Leia mais

ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade

ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Consultoria ISO 9001:2008 Sistema de Gestão da Qualidade Demonstre o seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes O Sistema de Gestão da Qualidade tem a função de suportar o alinhamento

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente.

Perfil. Nossa estratégia de crescimento reside na excelência operacional, na inovação, no desenvolvimento do produto e no foco no cliente. Institucional Perfil A ARTSOFT SISTEMAS é uma empresa Brasileira, fundada em 1986, especializada no desenvolvimento de soluções em sistemas integrados de gestão empresarial ERP, customizáveis de acordo

Leia mais

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental.

AUDITORIA AMBIENTAL. A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. AUDITORIA AMBIENTAL A auditoria ambiental está intimamente ligada ao Sistema de Gestão Ambiental. O SGA depende da auditoria para poder evoluir na perspectiva de melhoria contínua. Ao se implementar um

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos

SIMPROS 2001. Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Experiência de implantação da norma ISO 9001:2000 a partir da utilização da ISO/IEC TR 15504 (SPICE) para Melhoria de Processos Adilson Sérgio Nicoletti Blumenau, SC - setembro de 2001 Conteúdo Apresentação

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Planejamento de Recursos Humanos

Planejamento de Recursos Humanos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Planejamento de Recursos Humanos Profa. Marta Valentim Marília 2014 As organizações

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT

GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT GERIC GERENCIAMENTO DO I.T.I.L E DO COBIT Angélica A. da Silva, Regiani R.Nunes e Sabrina R. de Carvalho 1 Tathiana Barrére Sistemas de Informação AEDB - Associação Educacional Dom Bosco RESUMO Esta sendo

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002

POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NORMA N-134.0002 POLÍTICA DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO Norma N-134.0002 Estabelece as diretrizes da política de segurança e saúde do trabalho na Celesc, definindo

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Gestão da Qualidade de periódicos científicos

Gestão da Qualidade de periódicos científicos Gestão da Qualidade de periódicos científicos Silvia Galleti Pesquisadora Científica Instituto Biológico Editora chefe AIB Vice Presidente ABEC Breve apresentação... 1997-atual: Pesquisadora Científica

Leia mais

INTREGRAPE PROJETO APE

INTREGRAPE PROJETO APE INTREGRAPE PROJETO APE Ações Preventivas na Escola Atua no fortalecimento e desenvolvimento do Eixo-Saúde no Programa Escola da Família, sistematizando ações de organização social, que qualifique multiplicadores

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1.Objetivo geral: Apoiar tecnicamente a gestão e implementação das atividades dos Projetos de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica (Termo de Cooperação

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais