Manual de Estágio Supervisionado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Estágio Supervisionado"

Transcrição

1 Manual de Estágio Supervisionado Prof. Eduardo Marconatto Supervisor de Estágio 2013

2 2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1. DEFINIÇÕES 1.1. Estagiário: define-se como estagiário o aluno regularmente matriculado que freqüente efetivamente cursos vinculados à estrutura do ensino público e particular, nos níveis superiores, profissionalizante do Ensino Médio e supletivo, aceito por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos de administração pública e instituições de ensino para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação profissional. Dentro do sistema de ensino, no contexto de todas as metodologias, o estágio deve visar ao estabelecimento de um elo entre o ensino teórico e o prático no campo específico da profissão escolhida pelo profissional em formação Estágio Supervisionado: a execução ou acompanhamento, pelo aluno, de atividade profissional que coincida com o programa de ensino oferecido pela Faculdade, com aprovação prévia da Faculdade, acompanhamento do desempenho por um Supervisor e relatório final aprovado pela Faculdade Localização de Ofertas de Estágio CIEE/SP Centro de Integração Empresa-Escola de São Paulo: entidade destinada a proporcionar estágio a estudantes, com Bolsa de Complementação Educacional, em convênio com a Delegacia Regional do Trabalho FUNDAP Fundação do Desenvolvimento Administrativo: estágio em órgãos públicos estaduais Bolsa de Complementação Educacional: denominação da Contribuição Monetária concedida a estudante, para cobrir despesas decorrentes de estágio contratado nos termos da Portaria 1002 de 29/09/67, do Ministério do Trabalho (D.O.U. de 06/10/67) e Lei nº 6494 de 07/12/77 (D.O.U. de 09/12/77), regulamentada pelo Decreto nº de 18/08/82.

3 A Faculdade exerce também a supervisão do estágio através de acompanhamento do Professor Supervisor de Estágio e da Direção da Faculdade. 2. CARACTERÍSTICAS GERAIS 2.1. De acordo com a legislação vigente e o Regimento da Faculdade é obrigatória a execução de estágio supervisionado pelos alunos dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Sistemas de Informação O estágio poderá ser realizado em Empresa Privada ou em Órgão Público (Administração Centralizada ou Descentralizada, federal, estadual ou municipal, incluindo, portanto, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações, serviços sociais, autônomos e outros devidamente registrados em seus Conselhos Regionais de classe) Para o curso de TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, o período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior a 200 (duzentas) horas, devendo iniciar-se a partir do 4 (quarto) semestre do curso Para o curso de BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, o período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior a 240 (duzentas) horas, devendo iniciar-se a partir do 4 (quarto) semestre do curso A aplicação da legislação e do Regimento da Faculdade referentemente a estágio, bem como a supervisão geral da sua execução pelo aluno, é de responsabilidade do Professor Supervisor de Estágios e do Diretor da Faculdade A documentação de início do estágio deve ser preparada e entregue à Faculdade durante os primeiros 30 dias de estágio Em caso de atraso na entrega da documentação, será invalidado o período de início de estágio anterior a 30 dias da data da entrega. Nesse caso, o Plano de Estágio será devolvido ao aluno para correção das datas de início e término do estágio.

4 A documentação de término do estágio deve ser entregue ao Supervisor de Estágio até 30 dias após o término do estágio A entrega da documentação de término do estágio após dezembro, último mês do ano letivo, sujeita o aluno à matrícula como dependente no ano letivo em que vier a concluir o estágio, pagando a matrícula e as parcelas da anuidade relativas a uma dependência, até o mês da aprovação do estágio No ato da entrega dos documentos de término do estágio ao Supervisor de Estágio, o aluno recebe um comprovante de confirmação da entrega dos documentos Caso haja correções a fazer na documentação, a data de início ou término do estágio permanece válida, desde que a documentação seja regularizada no prazo máximo de duas semanas, dentro do período de aulas. O aluno reprovado deve apresentar novo Relatório de Estágio, caso este tenha sido considerado insuficiente ou efetuar novo estágio, caso as atividades relatadas não sejam compatíveis com os programas de ensino da Faculdade RECOMENDAÇÕES É recomendável que o aluno inicie o estágio durante o 4º Semestre do ano letivo, para evitar: a. Comparecer à Secretaria da Faculdade nas férias, para regularizar a documentação de término de estágio, a qual dependerá ainda da aprovação do Professor Supervisor de Estágios e do Diretor da Faculdade; b. Ser onerado com os encargos de documentação de matrícula e custos de anuidade, como dependente, no ano letivo seguinte; c. Ter retardado o encaminhamento do registro do diploma, ou impedida a colação de grau, aguardando a conclusão do estágio obrigatório.

5 5 3. PROCEDIMENTOS 3.1. O estágio pode ser efetuado mediante um dos tipos citados a baixo, de vínculo do aluno com Empresa ou Órgão Público, cujos procedimentos respectivos constam dos itens indicados: a. Empregado ou servidor público b. Proprietário c. Bolsista d. Estagiário não remunerado. e. Trabalho Universitário de Consultoria Organizacional O tipo de vínculo caracteriza a natureza do estágio ESTAGIÁRIO EMPREGADO ou SERVIDOR PÚBLICO O aluno que, como empregado ou servidor público, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar para o Supervisor do Estágio da Faculdade, no início e no término do Estágio, os documentos indicados a seguir. No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público; - de acordo com modelo em anexo; - assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. O Supervisor Operacional do Estágio (empresa) deve ser superior hierárquico do aluno no trabalho. b. Caso seja empregado, xerox das seguintes páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social: - Dados pessoais (foto e qualificação civil); - Contrato de Trabalho; - Alteração do Contrato de Trabalho para o cargo que consta no Plano de Estágio.

6 6 c. Caso seja servidor público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Carteira Funcional (ou cédula funcional) atualizada; - Portaria de nomeação ou designação; - Outro documento que possa ser considerado satisfatório para comprovar sua situação funcional, a juízo do Professor Supervisor de Estágio. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com os modelos anexos; b. Caso seja empregado, xerox da página Contrato de Trabalho da Carteira de Trabalho e Previdência Social (pela data de autenticação fica comprovada a condição de empregado, na data do término do estágio). O xerox citado pode ser substituído por declaração da Empresa ou Órgão Público, indicando a permanência do vínculo do aluno com a Empresa ou Órgão Público; c. Caso seja servidor público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Canhoto do cheque de pagamento recebido imediatamente após a data do término do estágio. - Outro documento que seja considerado satisfatório para comprovar sua permanência como servidor público, em atividade coincidente com o estágio, a juízo do Professor Supervisor de Estágios Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, por desligamento do aluno da Empresa ou Órgão Público, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para período complementar.

7 ESTAGIÁRIO PROPRIETÁRIO O aluno que, como proprietário, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar para o Supervisor do Estágio da Faculdade, no início e no término do estágio, os documentos indicados a seguir: No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da empresa; - De acordo com modelo em anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. O Supervisor Operacional de Estágio (empresa) deve ser co-proprietário, contador responsável, ou empregado responsável pela área em que o estágio será efetuado. b. Xerox do Contrato Social registrado e/ou Ata da Assembléia de Nomeação publicada. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, de acordo com modelo anexo. b. Declaração de Realização do Estágio: documentação que comprove sua participação na empresa, no período correspondente ao estágio, até seu término, com firma reconhecida, conforme modelo. c. Ficha de Avaliação do Estágio: conforme modelo A entrega dos documentos de início e término deve obedecer aos procedimentos constantes no item Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para o período complementar.

8 ESTAGIÁRIO BOLSISTA Para a localização de ofertas de estágio com Bolsa de Complementação Educacional, os alunos devem dirigir-se ao CIEE/SP, FUNDAP, ANAP e outros órgãos O aluno que, como estagiário bolsista, em Empresa ou Órgão Público, mediante contrato de Bolsa de Complementação Educacional, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar para o Supervisor do Estágio da Faculdade, no início e no término do estágio, os documentos indicados a seguir. No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público; - De acordo com modelo anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. O Supervisor Operacional do Estágio (empresa) deve ser empregado ou dirigente da Empresa ou Órgão Público. b. Contrato de Bolsa de Complementação Educacional em 3 (três) vias. Após assinatura pelo Diretor da Faculdade, as vias do contrato terão a seguinte distribuição: 1ª via Empresa ou Órgão Público; 2ª via Faculdade; 3ª via Aluno. c. Caso seja estagiário em empresa, xerox das seguintes páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social de Estagiário:

9 9 - Dados pessoais (foto e qualificação civil); - Data do início de estágio (a data de início deve constar no carimbo de autenticação do Contrato de Estágio de Complementação Educacional, aposto pela Delegacia Regional do Trabalho; para obtenção dessa autenticação, o aluno deve dirigir-se ao CIEE/SP ou a FUNDAP (v. endereço no item 1.2.). d. Caso seja estagiário em Órgão Público, entregar cópia autenticada dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Carteira Funcional (ou cédula funcional); - Portaria de designação ou lotação; - Outro documento que possa ser considerado satisfatório para comprovar sua situação funcional, a juízo do Professor Supervisor de Estágios. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com modelos anexos; b. Caso seja estagiário em empresa, xerox da página da Carteira de Trabalho e Previdência Social de Estagiário, com data de término. c. Caso seja estagiário em Órgão Público, xerox dos seguintes documentos, quando aplicáveis: - Canhoto do cheque de pagamento referente ao mês do término do estágio; - Outro documento que seja considerado satisfatório para comprovar sua permanência como estagiário, durante o período de estágio, a juízo do Professor Supervisor do Estágio Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade coincidente ao mesmo No caso de interrupção, deve ser apresentada a documentação de término referente ao período interrompido, e nova documentação, tanto de início como de término, para o período complementar.

10 ESTAGIÁRIO NÃO REMUNERADO O aluno que, como estagiário não remunerado em Empresa ou Órgão Público, exerça atividade coincidente com o programa de ensino da Faculdade, no curso em que está matriculado, deve entregar na Secretaria da Faculdade, no início e no término do estágio, os documentos indicados a seguir: No início do período do estágio: a. Plano de Estágio, com as seguintes características: - Em papel timbrado da Empresa ou Órgão Público - De acordo com modelo em anexo; - Assinado pelo aluno e pelo Supervisor Operacional do Estágio. O Supervisor Operacional do Estágio (empresa) deve ser empregado ou dirigente da Empresa ou Órgão Público. b. Declaração da Empresa ou Órgão Público de que o aluno efetua estágio não remunerado, de acordo com o Plano de Estágio e citando o número da Apólice de Seguro de Acidentes Pessoais no local de estágio, fornecido pela Faculdade. A cobertura de seguro para o estagiário é exigida pela Lei nº 6494 de 07/12/77 (D.O.U. de 09/12/77), regulamentada pelo Decreto nº de 18/08/82. No término do período do estágio: a. Relatório de Estágio, Declaração de Realização do Estágio (com firma reconhecida) e Ficha de Avaliação do Estágio, de acordo com modelos anexos Caso a atividade do aluno não coincida com o programa de ensino da Faculdade, deve providenciar estágio em atividade própria.

11 TRABALHO UNIVERSITÁRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Esta modalidade consiste em realizar um trabalho que contempla diagnóstico, análise e proposições em uma Empresa, com o apoio de um professor orientador desta Faculdade. Este trabalho pode ser realizado individual ou em grupo (composto por até quatro alunos). Cada aluno ou grupo elege uma empresa para desenvolvimento do projeto, que consiste em estruturar soluções de melhorias para um conjunto de problemas reais, identificados na empresa escolhida. Assemelha-se a um trabalho de consultoria, em que os alunos buscarão cooperar com a empresa no equacionamento de seus problemas e geração de propostas de solução. Esta modalidade poderá ser desenvolvida em qualquer área da Administração (Marketing, Produção, Logística, Recursos Humanos e Finanças). O trabalho Universitário de Consultoria Organizacional será desenvolvido em reuniões formais entre o grupo de trabalho e o professor orientador. A presença de todos do grupo nas reuniões é imprescindível, e o não comparecimento do aluno poderá implicar sua exclusão do grupo. No início da consultoria, o aluno deverá apresentar uma declaração da empresa autorizando o trabalho, assinada e com firma reconhecida. O trabalho é desenvolvido em, basicamente, quatro etapas: 1ª. Etapa Exploratória: busca de informações que permitem caracterizar a Empresa no cenário que atua e modelo de gestão adotado e ainda a identificação de oportunidades de melhoria. Essa etapa sugere um cuidadoso planejamento para direcionar a busca e análise inicial das informações. 2ª. Etapa Analítica: discussão e análise criteriosa das oportunidades identificadas, verificação detalhada dos desvios, identificação das prováveis causas e definição do(s) foco(s) de intervenção e do objetivo a ser perseguido pelo Grupo. Essa etapa sugere preciso levantamento de informações para direcionar corretamente o projeto, inclusive para definição do foco de intervenção e do objetivo estabelecido.

12 12 3ª. Etapa Especulativa: identificação das formas de abordagem dos desvios, definindo técnicas e métodos para análise do problema, desenvolvimento de alternativas (através de métodos de estímulo à criatividade), simulação das alternativas e avaliação de suas viabilidades técnicas e econômicas. 4ª. Etapa Conclusiva: composição das alternativas viáveis, soluções de contorno para problemas potenciais em função das alternativas escolhidas e recomendações (para outras melhorias que podem ser implementadas). Preparação do relatório final e estrutural da apresentação. Ao final, o trabalho será apresentado pelos alunos do grupo a uma banca examinadora composta por professores da Faculdade. Este trabalho dá direito a um certificado de aprovação pela banca examinadora e é um registro de experiência empresarial. O material relativo à formatação do relatório da consultoria está disponível na faculdade.

13 13 AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO UNIVERSITÁRIO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL de de Exmo. Diretor da UNIESP-IESA Instituto de Ensino Superior Santo André Referência: CONSULTORIA ORGANIZACIONAL UNIVERSITÁRIA Autorizamos o (a) Sr (a), RM portador (a) do R.G.:, a realizar o Trabalho Universitário de Consultoria Organizacional nesta Empresa, para cumprimento do Estágio Supervisionado, no período de a, no departamento, setor, abordando o tema. Atenciosamente, Nome: Cargo: R.G Observações: 1. A Autorização deverá ser ASSINADA pelo RESPONSÁVEL DA EMPRESA, com CARIMBO ou NÚMERO do CNPJ da EMPRESA, o CARGO e o R.G. do MESMO. 2. A Autorização deverá ser entregue em UMA VIA ORIGINAL. 3. A Autorização deverá ser feita em PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA. 4. A Autorização deverá ter ASSINATURA COM FIRMA RECONHECIDA do RESPONSÁVEL PELA EMPRESA.

14 14 PLANO DE ESTÁGIO 1. Nome: (nome completo do aluno) 2. Curso: 3. Semestre: 4. RM: (registro de matrícula) 5. Empresa ou Órgão Público: (nome completo) 6. Endereço completo: 7. Setor: ( ) Indústria ( ) Comércio ( ) Serviços ( ) 3º. Setor 8. Ramo de Atividade: (da empresa ou órgão público) 9. Principais produtos fabricados/comercializados ou serviços prestados: 10. Área de Estágio: (Administração Geral, Contabilidade, Finanças, Produção etc.). 11. Cargo do Aluno: (constante da carteira profissional ou de outro documento) 12. Tempo no cargo: 13. Atividades a serem desenvolvidas: (relação detalhada de o que o aluno fará no exercício do cargo, durante o período de estágio). 14. Supervisor de Estágio pela Empresa: (nome completo do superior imediato) 15. Cargo do Supervisor de Estágio pela Empresa: (ou função, caso o cargo não corresponda às funções que executa). 16. Telefone para contato com Aluno: 17. Duração do Estágio: Início no máximo 30 dias antes da entrega da documentação do estágio para a Coordenação do Estágio. Término 6 meses após o início ou menos, no caso de período complementar. Quantidade de horas efetuadas: (mínimo exigido: 300 horas) 18. Supervisor do Estágio do Instituto de Ensino Superior Santo André : Prof. Eduardo Marconato. Santo André, de de Assinatura Nome do Aluno No. do RG. Assinatura Nome do Supervisor do Estágio pela Empresa No. do RG. Prof. Eduardo Marconato Supervisor do Estágio Instituto de Ensino Superior Santo André. Obs: 1. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). 2. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público. 3. Este Plano deverá ser feito em 3 vias (faculdade, empresa e aluno). 4. Não é necessário reconhecer firma das assinaturas.

15 15 (Modelo de Capa) UNIESP IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ (Fonte Arial 16, com negrito) ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Arial 16 com negrito) Nome do Aluno (Arial 14 sem negrito) Curso/turma (Arial 14 sem negrito) Nome da Empresa (Arial 14 sem negrito) Prof. Eduardo Marconato Supervisor de Estágios Instituto de Ensino Superior Santo André (Arial 14 sem negrito) Santo André 20XX (fonte Arial 12 sem negrito)

16 16 UNIESP IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do Aluno Curso XXXXXXXXXXXXXXXXXXX XXº. Semestre 20XX Empresa XXXXXX Prof. Eduardo Marconato Supervisor de Estágio Instituto de Ensino Superior Santo André Santo André 20XX

17 17 UNIESP IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1. Nome: RM: 2. Curso: 3. Semestre: 4. Empresa ou Órgão Público: 5. Ramo de Atividade: 6. Área de Estágio: 7. Cargo do Aluno: 8. Tempo de Duração (do estágio relatado): Período: Horas: 9. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na Faculdade: Anexo A (descrição de como efetuou as atividades previstas no Plano de Estágio, com ênfase nas aplicações ou observações práticas de conhecimentos adquiridos na Faculdade alinhar com as disciplinas cursadas). [MÍNIMO DE 02 PÁGINAS DIGITADAS EM ARIAL-12 COM ESPAÇO DOIS] 10. Análise dos pontos fortes e pontos fracos da empresa e apresentação de sugestões: Anexo B Análise crítica do aluno, destacando os pontos fortes e fracos considerando o que a empresa faz melhor do que a concorrência e identificar as suas lacunas, e a partir disso, apresentar as sugestões. [MÍNIMO DE 1 PÁGINA DIGITADA EM ARIAL-12 COM ESPAÇO DOIS] 11. Avaliação do Estágio: Anexo C (Parecer do ALUNO quanto à aplicabilidade do estágio efetuado, para a formação profissional do mesmo). Todos os Anexos devem estar em folhas separadas. Santo André, de de Assinatura Nome do Aluno No. do RG. Assinatura Nome do Supervisor do Estágio pela Empresa No. do RG. Observações: 1. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público. 2. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). 3. Este relatório deverá ser feito em 1 (uma) via. 4. Não é necessário reconhecer firma das assinaturas.

18 18 UNIESP IESA - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ Ilmo. (a) Sr.(a) Responsável pela empresa Assunto: Encaminhamento para estágio e sua opção A direção desta Instituição de Ensino solicita a Vossa Senhoria autorização para que o(a) aluno(a), RM, Semestre: regularmente matriculado no curso de realize nessa empresa estágio de um semestre letivo, em horas conforme determina o Decreto Lei nº , de 18 de agosto de 1982, do Ministério da Educação na, área acordada entre aluno e empresa, ou seja, na área. Agradecendo antecipadamente a atenção dispensada, subscrevemo-nos. Santo André, de de. Prof. Eduardo Marconatto Supervisor de Estágio Prof. Flavio Roberto Gouvea Diretor NOME DA EMPRESA Nome do Responsável: Cargo: RG.: CNPJ: Ass. Observação: Requerimento necessário caso o aluno seja encaminhado para o estágio através da Faculdade.

19 19 FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO Nome do Supervisor do Estágio: Empresa: Departamento: Cargo que ocupa: Telefone para contato: Nome do (a) Estagiário (a) Avaliação referente ao período de / / à / /, em horas. CONCEITOS ASPECTOS AVALIADOS Excelente Bom Médio Insuficiente 01. Comportamento, Educação e Ética 02. Assiduidade e Pontualidade 03. Relações com os Superiores 04. Relações com os Colegas 05. Senso de Responsabilidade 06. Dedicação ao Trabalho 07. Qualidade de Trabalho 08. Diagnosticar problemas e propor soluções 09. Pensar estrategicamente 10. Interesse em Aprender 11. Inteligência e Compreensão 12. Espírito de Iniciativa 13. Capacidade de Racionalizar 14. Espírito de Liderança 15. Refletir sobre oportunidades/criatividade 16. Conhecimentos Gerais 17. Conhecimentos Profissionais/visão crítica 18. Ordem e Método no Trabalho 19. Atitude empreendedora, ser pró-ativo 20. Aplicar conhecimentos teóricos 19. Quais foram as atividades em que o estagiário mais colaborou? 20. Em qual atividade mais se destacou? Nome / RG / Assinatura do Supervisor do Estágio pela Empresa Observações: 1. Papel Timbrado da Empresa ou Órgão Público 2. Obrigatório (carimbo do CNPJ da Empresa; caso a empresa não possua o mesmo, informar o número do CNPJ). Este relatório deverá ser entregue em 2 vias (Escola e Empresa); Não é necessário reconhecer firma da assinatura.

20 20 DECLARAÇÃO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO de de Exmo. Diretor da UNIESP-IESA Instituto de Ensino Superior Santo André Prof. Flavio Roberto Gouvea Referência: ESTÁGIO SUPERVISIONADO Declaramos para os devidos fins que o (a) Sr (a) portador(a) do R.G.:, RM realizou Estágio Supervisionado nesta Empresa no período de a, no departamento, setor, em horas. Atenciosamente, Nome: Cargo: R.G Observações: 1. O período de estágio obrigatório é de 6 (seis) meses, não podendo ser inferior ao estipulado nas exigências do curso. 2. A carta deverá ser ASSINADA pelo RESPONSÁVEL/ SUPERVISOR DO ESTÁGIO, com CARIMBO ou NÚMERO do CNPJ da EMPRESA, o CARGO e o R.G. do MESMO. 3. A carta deverá ser entregue em UMA VIA ORIGINAL. 4. A carta deverá ser feita em PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA. 5. A carta deverá ter RECONHECIMENTO DA FIRMA DA ASSINATURA do SUPERVISOR/AVALIADOR DO ESTÁGIO PELA EMPRESA.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS Conforme Regulamento da Instituição Estagiário: aluno regularmente matriculado que frequenta efetivamente cursos vinculados à estrutura

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA. Nome Supervisor de Estágio

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BOITUVA. Nome Supervisor de Estágio ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ORIENTAÇÕES GERAIS Nome Supervisor de Estágio 2014 2 Prezados(as) Alunos(as), do curso de Ciências Contábeis. Com o intuito de atender as necessidades

Leia mais

FACULDADE DE SOROCABA

FACULDADE DE SOROCABA Ilmo. (a) Sr. (a) (Responsável pela empresa) Assunto: Encaminhamento para estágio e sua opção A direção desta Instituição de Ensino solicita autorização de sua parte para que o (a) aluno (a):, RA:, Semestre:

Leia mais

Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Faculdade de Sorocaba MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Sorocaba 2015 Prezado (a) aluno (a), do curso de Ciências Contábeis, Com o intuito de atender as necessidades do

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO - ESCOLA DE NEGÓCIOS. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS

MANUAL DE ESTÁGIO - ESCOLA DE NEGÓCIOS. CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, COMÉRCIO EXTERIOR e CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS MANUAL DE ESTÁGIO ESCOLA DE NEGÓCIOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profª. Dra. Neyde Lopes de Souza Prof. Ms. Luiz Vieira da Costa SUMÁRIO Pág. 1. Apresentação...

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO 2011

MANUAL DE ESTÁGIO 2011 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - LINHAS DE FORMAÇÃO: - GESTÃO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS - MARKETING - FINANÇAS DAS EMPRESAS - GESTÃO DE OPERAÇÕES Diretor e Gestor do Curso: Prof. Ms. Duílio H. Pinton CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br

FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO ORIENTAÇÕES GERAIS FACULDADE DE BAURU RUA ANHANGUERA, 9-19 Vila Santo Antonio da Boa Vista Bauru/SP - www.uniesp.edu.br 2 Prezados(as) Alunos(as), do

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ. Manual de Estágio Supervisionado

INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ. Manual de Estágio Supervisionado INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ Manual de Estágio Supervisionado 2012 2 Prezados(as) Alunos(as), dos cursos de Engenharia Civil. Com o intuito de atender

Leia mais

MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA

MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA FACULDADE DE AMERICANA 1 Mantida pela Associação Educacional Americanense Credenciamento Portaria MEC N 766/99 DOU 18/05/99 MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA Fevereiro 2017 2 FICHA

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 23/2011 de 04/03/2011) FORMIGA

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - BACHARELADOS DO UNILASALLE NORMAS DE FUNCIONAMENTO Disciplinas de Estágio Supervisionado Art. 1º De acordo

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM COMÉRCIO EXTERIOR BACHAREALDO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM COMÉRCIO EXTERIOR BACHAREALDO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE NEGÓCIOS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM COMÉRCIO EXTERIOR BACHAREALDO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE FUOM CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ATO DE APROVAÇÃO: Resolução do Reitor

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório

Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Regulamento Institucional do Estágio Curricular Obrigatório Faculdade Ateneu Capítulo I Da Definição e Finalidade Art. 1º Entende-se como Estágio Supervisionado o conjunto de atividades práticas direcionadas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO NESPE Art. 1 O Estágio Supervisionado

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Administração 1. APRESENTAÇÃO A Coordenação do Curso de Administração, implementa através deste manual, o conjunto de normas e princípios para a realização do ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Leia mais

Formulário para Encaminhamento de Estágio Curricular

Formulário para Encaminhamento de Estágio Curricular Para oficializar o estágio, o aluno deverá preencher alguns documentos, dentre eles destacamos: ficha de matrícula, termo de compromisso, termo de convênio (se a empresa tiver interesse em firmá-lo) e

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR. OBS: Vagas limitadas para os cursos de Direito e Medicina Veterinária

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR. OBS: Vagas limitadas para os cursos de Direito e Medicina Veterinária EDITAL DE TRANSFERÊNCIA, EXTERNA E PORTADOR DE CURSO SUPERIOR A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário de Itajubá FEPI, torna pública as condições e critérios para as vagas oferecidas pelo Centro

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado. Capítulo I DO ESTATUTO E SEUS OBJETIVOS

Regulamento de Estágio Supervisionado. Capítulo I DO ESTATUTO E SEUS OBJETIVOS Regulamento de Estágio Supervisionado Capítulo I DO ESTATUTO E SEUS OBJETIVOS Art 1 o. O presente Estatuto disciplina os aspectos da organização e funcionamento do Estágio Curricular Supervisionado do

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

TELEFONE: MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: ESTADO CIVIL:

TELEFONE:   MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: ESTADO CIVIL: FICHA CADASTRAL DO ESTÁGIO Dados do aluno: NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: TELEFONE: E-MAIL: MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: RG: ESTADO CIVIL: Dados da organização: ORGANIZAÇÃO: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP:

Leia mais

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR São Paulo Novembro de 2016 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Para os fins do disposto neste regulamento, consideram-se estágios as atividades programadas, orientadas e avaliadas que proporcionam ao discente aprendizagem social,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E FINALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1 - O Estágio Supervisionado, previsto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Ementa: Dispõe a respeito do Estágio Obrigatório e Não- Obrigatório no âmbito do Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO 1

NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008) NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos alunos do Curso de Arquitetura

Leia mais

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método 1. Súmula Realização de estágio curricular supervisionado, atuando na área da Engenharia de Produção. Eperiência prática junto ao meio profissional e entrega de relatório final de estágio. Orientação por

Leia mais

Com duração pré-estabelecida, o Estágio possibilita ao estudante entrar em contato com sua futura profissão.

Com duração pré-estabelecida, o Estágio possibilita ao estudante entrar em contato com sua futura profissão. ESTÁGIO O QUE É? Como parte integrante da formação do estudante, são consideradas como Estágio, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas pela participação em situações

Leia mais

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1. Baixar para o seu computador pessoal ou pen drive o Regulamento de Estágios. 2. Ler todas as especificações e exigências. 3. Após a leitura

Leia mais

Faculdade Campo Limpo Paulista. Curso de Farmácia. Instruções para o desenvolvimento do estágio

Faculdade Campo Limpo Paulista. Curso de Farmácia. Instruções para o desenvolvimento do estágio Faculdade Campo Limpo Paulista Curso de Farmácia Instruções para o desenvolvimento do estágio Para o desenvolvimento do estágio curricular do curso de farmácia, os seguintes passos deverão ser seguidos:

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário

Manual do Estágio Supervisionado. Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado. Sumário Manual do Estágio Supervisionado Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. O que é o Estágio Supervisionado 3 2.1 Fundamentação legal do Estágio Supervisionado

Leia mais

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 1. Baixar para o seu computador pessoal ou pen drive o Regulamento de Estágios. 2. Ler todas as especificações e exigências. 3. Após a leitura e posicionamento

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO GGI-042

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO GGI-042 Universidade Federal de Uberlândia FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS Coordenação do Curso de Gestão da Informação Av. João Naves de Ávila, 2160 Bloco F, Sala 1F220 38400-089 Uberlândia / MG; Fone: 3239-4177;

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal/MG

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1/14 Escola Mario Amato Faculdade de Tecnologia Ambiental SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2018 1. Introdução Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO BETIM MG 2 Este manual tem como objetivo orientar e auxiliar o aluno na compreensão das atividades, normas e diretrizes

Leia mais

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice

Instituto Superior de Tecnologia de Petrópolis - ISTCC-P. Índice Índice I. Apresentação... 2 II. Caracterização do Estágio... 2 II.1. O que é o Estágio Supervisionado... 2 II.2. Quem pode contratar o Estagiário... 2 II.3. Quais os pré-requisitos para o Estágio Supervisionado...

Leia mais

Áreas: Comunicação, Exatas e

Áreas: Comunicação, Exatas e REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO - OBRIGATÓRIO BACHARELADO Áreas: Comunicação, Exatas e Negócios CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Estágio Segundo Obrigatório nível Terceiro nível Quarto nível Setor de Estágios Quinto nível estagios@restinga.ifrs.edu.br

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES ETAPAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES ETAPAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES 2011.1 ETAPAS 1) Entrega do Plano de Estágio Entregar (impresso) até o dia 30.04.11 o plano de estágio supervisionado em Engenharia Civil, através do preenchimento

Leia mais

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011

REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 REGULAMENTO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO Maio de 2011 Este documento trata das especificidades referentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo da da UNESP Presidente Prudente.

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Informamos que conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do Aluno RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome do Curso SANTOS ANO NOME DO ALUNO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Relatório de Estágio elaborado no curso de Administração como parte dos requisitos para obtenção

Leia mais

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de Controle e Automação Engenharia de Controle e Automação Manual de Estágios CHAPECÓ-SC OUTUBRO DE 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3 3 PARECER LEGAL... 4 4 REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA O ESTÁGIO... 4

Leia mais

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A Sr (a). Diretor (a), vimos apresentar a Vossa Senhoria o (a) estagiário(a), do Curso, desta Universidade, para realizar suas atividades curriculares no período de a, nesse

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Considerando o significado e a importância do Estágio como parte fundamental da formação profissional, define-se

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL. Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário 2º Semestre de 2018 Sumário 1 Informações gerais... 3 2 Anexo I... 5 TERMO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES RESOLUÇÃO Nº 04/2011 Dispõe sobre as normas para Estágio Curricular Supervisionado e Extracurricular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas/Campus Arapiraca.

Leia mais

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos:

EDITAL Nº 31/2016. Para o segundo semestre letivo de 2016, o Campus Pouso Alegre disponibilizará 126 vagas nos seguintes cursos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/2016 PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010.

Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. Resolução nº 014, de 06 de dezembro de 2010. A Presidenta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre, no uso de suas atribuições

Leia mais

Art. 8º - A duração do Estágio Supervisionado Obrigatório será estipulado no projeto pedagógico de cada curso.

Art. 8º - A duração do Estágio Supervisionado Obrigatório será estipulado no projeto pedagógico de cada curso. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO IFPR- CÂMPUS CURITIBA CAPITULO I DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Supervisionado Obrigatório, previsto na Lei

Leia mais

NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO

NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008) NORMA REGULAMENTAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA CAMPUS SANT ANA DO LIVRAMENTO

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA As presentes normas têm por objetivo disciplinar e orientar os alunos do curso de Educação Física da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 025/10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 025/10 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 025/10 Regulamenta, no âmbito da UFSM, a concessão de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios a alunos de graduação

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL N 029/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO DE ENSINO MÉDIO NO CAMPUS DE PARAUAPEBAS

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

Colégio e Curso WMG. Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS. Organização: Mário Luiz Grado

Colégio e Curso WMG. Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS. Organização: Mário Luiz Grado Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Organização: Mário Luiz Grado 2017 Estágio Supervisionado profissional O Plano de Estágio profissional como procedimento didático-pedagógico é

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O Estágio Curricular Supervisionado é componente curricular obrigatório dos cursos Superiores da FAC FUNAM, realizado em módulos determinados em seus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL N 014/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEP/UFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO EDITAL N 049/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO DE ENSINO MÉDIO NA COORDENADORIA DO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE DESIGN I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de DESIGN é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO Objeto: Formação de cadastro de reserva de estágio para estudantes de nível médio em diversas áreas de atuação da Embrapa Caprinos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO: ECONOMIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO: ECONOMIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO: ECONOMIA Abril 2007 APRESENTAÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º De acordo com regulamento de estágio da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - O Estágio é um componente

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA 1. O Estágio Supervisionado O Estágio supervisionado está previsto na Nova LDB (9394/96) no artigo 82: Os sistemas de ensino

Leia mais

Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti

Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Estágio Supervisionado A Coordenação de Estágios: Prof. Roberto Bichueti Estágio Supervisionado em Administração

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR Ensino a Distância (EaD) - BACHARELADO CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização

Leia mais

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DIRETRIZES DO PAE I - DA CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO 1. O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação

Leia mais

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet

Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet Guia de Estágio Supervisionado para o curso Sistemas para Internet 2018 O que é estágio? O estágio é um conjunto de atividades de aprendizagem de cunho profissional, social e cultural que são proporcionadas

Leia mais

EDITAL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO

EDITAL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ESTUDANTE DE NÍVEL MÉDIO Objeto: Formação de cadastro de reserva de estágio para estudantes de nível médio técnico na área de informática da Embrapa

Leia mais

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação

Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E URBANA Resolução 025/2012 da Pró-Reitoria de Graduação Capitulo I Da definição Art. 1º - O estágio não obrigatório, de caráter

Leia mais

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6

NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade O que é um estágio? Como funciona o estágio obrigatório... 6 NESE - Núcleo de Estágio e Empregabilidade... 3 O que é um estágio?... 5 Como funciona o estágio obrigatório... 6 Como funciona o estágio não-obrigatório... 7 Documentos necessários... 8 Passo a passo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO E PRÁTICA PROFISSIONAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Caro aluno, Este manual apresenta os procedimentos para que você possa cumprir a carga de horas do currículo

Leia mais

Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Faculdade de Tecnologia Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2014 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Estágio Supervisionado... 4 3. Objetivos do Estágio Supervisionado...

Leia mais

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Estágio Supervisionado Obrigatório 1. ASPECTOS LEGAIS O Estágio Supervisionado tem caráter curricular obrigatório e é uma exigência

Leia mais