A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida"

Transcrição

1 A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida in: Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar O Jardim de Infância, local de transição entre a família e a escola é um espaço educativo pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. Oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o Mundo à sua volta. No Jardim de Infância o espaço é essencialmente caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Materiais e equipamentos diversos; Diferentes zonas de atividades; Espaços para descobrir, pesquisar, criar,... O Jardim de Infância é o local onde a criança partilha, adquire e consolida conhecimentos que se vão construindo dia a dia. As atividades são múltiplas e variadas sendo frequentemente organizadas em torno de projetos de pesquisa sobre o Mundo que os rodeia. A criança realiza-se sozinha ou em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando, cooperando e trocando os seus saberes num clima de participação e colaboração, desenvolvendo um espírito democrático e a capacidade de formular as suas opiniões, aceitando as dos outros. Este Jardim de Infância tem uma equipa composta por: 7 Educadoras de Infância 6 Assistentes nas salas 2 Assistentes nos refeitórios O Jardim de Infância será frequentado por crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num total de 145, distribuídas por 6 salas.

2 v) No caso do Ensino Pré-Escolar, deverão ainda ser observados os seguintes requisitos: Todos os pertences dos alunos como bibes, chapéus, etc., deverão estar devidamente identificados; O Jardim-de-infância não se responsabiliza por quaisquer valores trazidos pelos alunos; Todos os alunos que ficarem no Jardim-de-infância para o prolongamento de horário deverão trazer lanche; Quando um aluno faltar sem justificação, por um período superior a um mês, perderá o direito à vaga; Os horários de entrada e saída deverão ser cumpridos. Admitese, no período da manhã, uma tolerância de 30 mn; Os Encarregados de Educação deverão entregar os seus educandos directamente na sala de aulas; Sempre que o Encarregado de Educação preveja que o seu educando vai faltar, deverá avisar a respectiva Educadora de Infância; Sempre que o aluno tenha de sair à guarda de outra pessoa, que não o Encarregado de Educação, este deverá informar a Educadora de Infância, e a pessoa que vier buscar o aluno deverá identificar-se junto da Educadora ou da Funcionária; Quando a criança tem parasitas (piolhos) deverá fazer a devida higiene e só regressar à escola quando a situação estiver ultrapassada. w) Os Encarregados de Educação serão sempre responsáveis pelos objectos de carácter lúdico trazidos pelos seus educandos para o recinto escolar. Nota: A partir de julho de 2012 devido à junção dos Agrupamentos, as escolas e jardins de infância do Porto Alto estão integradas no Agrupamento de Escolas de Samora Correia.

3 A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida in: Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar O Jardim de Infância, local de transição entre a família e a escola é um espaço educativo pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. Oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o Mundo à sua volta. No Jardim de Infância o espaço é essencialmente caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Materiais e equipamentos diversos; Diferentes zonas de atividades; Espaços para descobrir, pesquisar, criar,... O Jardim de Infância é o local onde a criança partilha, adquire e consolida conhecimentos que se vão construindo dia a dia. As atividades são múltiplas e variadas sendo frequentemente organizadas em torno de projetos de pesquisa sobre o Mundo que os rodeia. A criança realiza-se sozinha ou em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando, cooperando e trocando os seus saberes num clima de participação e colaboração, desenvolvendo um espírito democrático e a capacidade de formular as suas opiniões, aceitando as dos outros. Este Jardim de Infância tem uma equipa composta por: 2 Educadoras de Infância 3 Assistentes nas salas 1 Assistente no refeitório O Jardim de Infância será frequentado por crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num total de 45, distribuídas por 2 salas.

4 v) No caso do Ensino Pré-Escolar, deverão ainda ser observados os seguintes requisitos: Todos os pertences dos alunos como bibes, chapéus, etc., deverão estar devidamente identificados; O Jardim-de-infância não se responsabiliza por quaisquer valores trazidos pelos alunos; Todos os alunos que ficarem no Jardim-de-infância para o prolongamento de horário deverão trazer lanche; Quando um aluno faltar sem justificação, por um período superior a um mês, perderá o direito à vaga; Os horários de entrada e saída deverão ser cumpridos. Admitese, no período da manhã, uma tolerância de 30 mn; Os Encarregados de Educação deverão entregar os seus educandos directamente na sala de aulas; Sempre que o Encarregado de Educação preveja que o seu educando vai faltar, deverá avisar a respectiva Educadora de Infância; Sempre que o aluno tenha de sair à guarda de outra pessoa, que não o Encarregado de Educação, este deverá informar a Educadora de Infância, e a pessoa que vier buscar o aluno deverá identificar-se junto da Educadora ou da Funcionária; Quando a criança tem parasitas (piolhos) deverá fazer a devida higiene e só regressar à escola quando a situação estiver ultrapassada. w) Os Encarregados de Educação serão sempre responsáveis pelos objectos de carácter lúdico trazidos pelos seus educandos para o recinto escolar. Nota: A partir de julho de 2012 devido à junção dos Agrupamentos, as escolas e jardins de infância do Porto Alto estão integradas no Agrupamento de Escolas de Samora Correia.

5 A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida in: Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar O Jardim de Infância, local de transição entre a família e a escola é um espaço educativo pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. Oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o Mundo à sua volta. No Jardim de Infância o espaço é essencialmente caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Materiais e equipamentos diversos; Diferentes zonas de atividades; Espaços para descobrir, pesquisar, criar,... O Jardim de Infância é o local onde a criança partilha, adquire e consolida conhecimentos que se vão construindo dia a dia. As atividades são múltiplas e variadas sendo frequentemente organizadas em torno de projetos de pesquisa sobre o Mundo que os rodeia. A criança realiza-se sozinha ou em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando, cooperando e trocando os seus saberes num clima de participação e colaboração, desenvolvendo um espírito democrático e a capacidade de formular as suas opiniões, aceitando as dos outros. Este Jardim de Infância tem uma equipa composta por: 3 Educadoras de Infância 3 Assistentes nas salas O Jardim de Infância será frequentado por crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num total de 75, distribuídas por 3 salas.

6 v) No caso do Ensino Pré-Escolar, deverão ainda ser observados os seguintes requisitos: Todos os pertences dos alunos como bibes, chapéus, etc., deverão estar devidamente identificados; O Jardim-de-infância não se responsabiliza por quaisquer valores trazidos pelos alunos; Todos os alunos que ficarem no Jardim-de-infância para o prolongamento de horário deverão trazer lanche; Quando um aluno faltar sem justificação, por um período superior a um mês, perderá o direito à vaga; Os horários de entrada e saída deverão ser cumpridos. Admitese, no período da manhã, uma tolerância de 30 mn; Os Encarregados de Educação deverão entregar os seus educandos directamente na sala de aulas; Sempre que o Encarregado de Educação preveja que o seu educando vai faltar, deverá avisar a respectiva Educadora de Infância; Sempre que o aluno tenha de sair à guarda de outra pessoa, que não o Encarregado de Educação, este deverá informar a Educadora de Infância, e a pessoa que vier buscar o aluno deverá identificar-se junto da Educadora ou da Funcionária; Quando a criança tem parasitas (piolhos) deverá fazer a devida higiene e só regressar à escola quando a situação estiver ultrapassada. w) Os Encarregados de Educação serão sempre responsáveis pelos objectos de carácter lúdico trazidos pelos seus educandos para o recinto escolar. Nota: A partir de julho de 2012 devido à junção dos Agrupamentos, as escolas e jardins de infância do Porto Alto estão integradas no Agrupamento de Escolas de Samora Correia.

7 Horário A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida in: Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar O Jardim de Infância, local de transição entre a família e a escola é um espaço educativo pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. Oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o Mundo à sua volta. No Jardim de Infância o espaço é essencialmente caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Materiais e equipamentos diversos; Diferentes zonas de atividades; Espaços para descobrir, pesquisar, criar,... O Jardim de Infância é o local onde a criança partilha, adquire e consolida conhecimentos que se vão construindo dia a dia. As atividades são múltiplas e variadas sendo frequentemente organizadas em torno de projetos de pesquisa sobre o Mundo que os rodeia. A criança realiza-se sozinha ou em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando, cooperando e trocando os seus saberes num clima de participação e colaboração, desenvolvendo um espírito democrático e a capacidade de formular as suas opiniões, aceitando as dos outros. Este Jardim de Infância tem uma equipa composta por: 3 Educadoras de Infância 4 Assistentes O Jardim de Infância será frequentado por crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num total de 75, distribuídas por 3 salas. Componente Letiva: Inicia às 09h00 e termina às 15h00 A Componente Sócio Educativa decorre entre as 15h00 e as 17h00 incluindo uma hora de almoço. O almoço decorrerá entre as 12h00 e as 13h00. Nota: A entrada das crianças pode ser até às 09h30. Caso não almocem, devem avisar de véspera ou no próprio dia até ás 09h30.Na falta desta informação o almoço será pago.

8 outros, da sua plena integração na comunidade educativa e do seu sentido de responsabilidade; i) Contribuir para a preservação da segurança e integridade física e psicológica de todos os que participam na vida da escola; j) Integrar ativamente a comunidade educativa no desempenho das demais responsabilidades desta, em especial informando-se sobre todas as matérias relevantes no processo educativo dos seus educandos; K) Comparecer na escola sempre que julgue necessário e quando para tal for solicitado; l) Conhecer o estatuto do aluno, bem como o regulamento interno da escola e subscrever, declaração anual de aceitação do mesmo e de compromisso ativo quanto ao seu cumprimento integral; m) Informar-se sobre todas as matérias relevantes no processo educativo do seu educando de acordo com o exigido na legislação em vigor; n) Cooperar com todos os elementos da comunidade educativa no desenvolvimento de uma cultura de cidadania, nomeadamente através da promoção de regras de convivência no Agrupamento; o) Responsabilizar-se pelo cumprimento do dever de assiduidade e disciplina dos seus filhos e educandos; p) Justificar atempadamente as faltas do seu educando; q) Participar nas reuniões convocadas pelos órgãos de administração e gestão e pelas estruturas de orientação educativa, bem como pela Associação de pais e encarregados de educação; r) Acompanhar tanto quanto possível a evolução do seu educando, contribuindo desse modo para uma válida entreajuda nos campos da formação e informação; s) Contribuir para incutir no seu educando o respeito pelos professores, funcionários e colegas; t) Ter trato afável e espírito construtivo nas suas relações com os elementos da comunidade educativa na exposição e resolução de assuntos referentes aos seus educandos; u) Responsabilizar-se pelo pagamento de despesas com tratamentos a terceiros não abrangidos pelo seguro escolar, quando estas resultem de agressões por parte do seu educando; v) Responsabilizar-se pelos danos e deterioração de material provocados pelo seu educando, ficando sujeito ao pagamento das respetivas substituições ou reparações.

9 Horário A Educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida in: Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar O Jardim de Infância, local de transição entre a família e a escola é um espaço educativo pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. Oferece condições que permitem à criança descobrir e relacionar-se com o Mundo à sua volta. No Jardim de Infância o espaço é essencialmente caracterizado por: Um ambiente alegre, colorido e acolhedor; Materiais e equipamentos diversos; Diferentes zonas de atividades; Espaços para descobrir, pesquisar, criar,... O Jardim de Infância é o local onde a criança partilha, adquire e consolida conhecimentos que se vão construindo dia a dia. As atividades são múltiplas e variadas sendo frequentemente organizadas em torno de projetos de pesquisa sobre o Mundo que os rodeia. A criança realiza-se sozinha ou em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando, cooperando e trocando os seus saberes num clima de participação e colaboração, desenvolvendo um espírito democrático e a capacidade de formular as suas opiniões, aceitando as dos outros. Este Jardim de Infância tem uma equipa composta por: 3 Educadoras de Infância 3 Assistentes O Jardim de Infância será frequentado por crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, num total de 75, distribuídas por 3 salas. Componente Letiva: Inicia às 09h00 e termina às 15h00 A Componente Sócio Educativa decorre entre as 15h00 e as 17h00 incluindo uma hora de almoço. O almoço decorrerá entre as 12h00 e as 13h00. Nota: A entrada das crianças pode ser até às 09h30. Caso não almocem, devem avisar de véspera ou no próprio dia até ás 09h30.Na falta desta informação o almoço será pago.

10 outros, da sua plena integração na comunidade educativa e do seu sentido de responsabilidade; i) Contribuir para a preservação da segurança e integridade física e psicológica de todos os que participam na vida da escola; j) Integrar ativamente a comunidade educativa no desempenho das demais responsabilidades desta, em especial informando-se sobre todas as matérias relevantes no processo educativo dos seus educandos; K) Comparecer na escola sempre que julgue necessário e quando para tal for solicitado; l) Conhecer o estatuto do aluno, bem como o regulamento interno da escola e subscrever, declaração anual de aceitação do mesmo e de compromisso ativo quanto ao seu cumprimento integral; m) Informar-se sobre todas as matérias relevantes no processo educativo do seu educando de acordo com o exigido na legislação em vigor; n) Cooperar com todos os elementos da comunidade educativa no desenvolvimento de uma cultura de cidadania, nomeadamente através da promoção de regras de convivência no Agrupamento; o) Responsabilizar-se pelo cumprimento do dever de assiduidade e disciplina dos seus filhos e educandos; p) Justificar atempadamente as faltas do seu educando; q) Participar nas reuniões convocadas pelos órgãos de administração e gestão e pelas estruturas de orientação educativa, bem como pela Associação de pais e encarregados de educação; r) Acompanhar tanto quanto possível a evolução do seu educando, contribuindo desse modo para uma válida entreajuda nos campos da formação e informação; s) Contribuir para incutir no seu educando o respeito pelos professores, funcionários e colegas; t) Ter trato afável e espírito construtivo nas suas relações com os elementos da comunidade educativa na exposição e resolução de assuntos referentes aos seus educandos; u) Responsabilizar-se pelo pagamento de despesas com tratamentos a terceiros não abrangidos pelo seguro escolar, quando estas resultem de agressões por parte do seu educando; v) Responsabilizar-se pelos danos e deterioração de material provocados pelo seu educando, ficando sujeito ao pagamento das respetivas substituições ou reparações.

Calendário Escolar. Jardim de Infância. Prof. António José Ganhão. Períodos Início Termo. Interrupções. Agrupamento de Escolas de Samora Correia

Calendário Escolar. Jardim de Infância. Prof. António José Ganhão. Períodos Início Termo. Interrupções. Agrupamento de Escolas de Samora Correia Calendário Escolar Agrupamento de Escolas de Samora Correia Jardim de Infância Períodos Início Termo Prof. António José Ganhão 1º 13/09/2010 24/12/2010 2º 03/01/2011 14/04/2011 3º 26/04/2011 05/07/2011

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS DA COMINUDADE EDUCATIVA

DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS DA COMINUDADE EDUCATIVA DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS DA COMINUDADE EDUCATIVA Todos os membros da comunidade educativa (Alunos, Pais, Encarregados de Educação, Docentes e Não Docentes) devem conhecer, compreender e participar

Leia mais

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO

EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO EXCERTO DO REGULAMENTO INTERNO Secção IV Pais e Encarregados de Educação Artigo 182 o Responsabilidade dos Pais e Encarregados de Educação 1. Aos pais e encarregados de educação incumbe, para além das

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 2016/2017 CENTRO INFANTIL O TOCAS

REGULAMENTO INTERNO 2016/2017 CENTRO INFANTIL O TOCAS REGULAMENTO INTERNO 2016/2017 CENTRO INFANTIL O TOCAS Sendo importante que esta instituição garanta as condições de futuras aprendizagens com sucesso, pretende-se que este documento proporcione um ambiente

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 2018/2019 CENTRO INFANTIL O TOCAS

REGULAMENTO INTERNO 2018/2019 CENTRO INFANTIL O TOCAS REGULAMENTO INTERNO 2018/2019 CENTRO INFANTIL O TOCAS Sendo importante que esta instituição garanta as condições de futuras aprendizagens com sucesso, pretende-se que este documento proporcione um ambiente

Leia mais

Regulamento Programa «Ocupa-te!»

Regulamento Programa «Ocupa-te!» Regulamento Programa «Ocupa-te!» Setembro a Junho REGULAMENTO Ocupa-te! Entre setembro e junho, o Colégio do Castanheiro assegura gratuitamente a ocupação dos tempos livres dos seus alunos em período de

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência

JARDIM DE INFÂNCIA. Normas Escolares de Convivência JARDIM DE INFÂNCIA Normas Escolares de Convivência Í n d i c e DIREITOS... 3 DEVERES... 5 ACESSO. HORÁRIO DE ENTRADA E DE SAÍDA... 5 TRABALHO EM SALA... 6 COMUNICAÇÃO COLÉGIO/FAMÍLIA... 7 REGIME DE FALTAS...

Leia mais

Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro

Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro Bem-vindo, Acolher um novo aluno é, acima de tudo, fornecer-lhe as melhores condições de integração para que, o mais rapidamente possível, se sinta membro desta escola. Este manual foi elaborado a pensar

Leia mais

REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA

REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA PROJECTO Artigo 1.º Introdução O presente documento tem como objetivo regulamentar o funcionamento da Componente de Apoio à Família (adiante CAF) das escolas pertencentes

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. A disciplina é a mãe do sucesso. Ésquilo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ SANCHES E SÃO VICENTE DA BEIRA

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. A disciplina é a mãe do sucesso. Ésquilo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ SANCHES E SÃO VICENTE DA BEIRA CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. A disciplina é a mãe do sucesso Ésquilo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ SANCHES E SÃO VICENTE DA BEIRA Índice Código de conduta dos alunos Pág.3 digo de conduta de docentes

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. Por uma escola com valores. Equipa Promotora da disciplina

CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA. Por uma escola com valores. Equipa Promotora da disciplina CÓDIGO DE CONDUTA Por uma escola com valores Equipa Promotora da disciplina 2012-2013 1 Índice Introdução Pág.3 Código de conduta dos alunos... Pág.4 Código de conduta de docentes e não docentes Pág.6

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGIMENTO INTERNO

JARDIM DE INFÂNCIA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGIMENTO INTERNO JARDIM DE INFÂNCIA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGIMENTO INTERNO PERIODO DE VIGÊNCIA 2018-2019 0 INTRODUÇÃO O presente regimento visa reger e ordenar as relações existentes entre o Jardim-de- Infância

Leia mais

Campo de Férias

Campo de Férias Campo de Férias - 2017 Regulamento Interno Objetivo É objetivo dos campos de férias proporcionar iniciativas exclusivamente destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos,

Leia mais

1. Princípios e Normas Gerais. As Escolas Academia AROUND THE FUTURE orientam-se pelos seguintes princípios gerais:

1. Princípios e Normas Gerais. As Escolas Academia AROUND THE FUTURE orientam-se pelos seguintes princípios gerais: Regulamento Interno Escolas I. INTRODUÇÃO O regulamento interno das Escolas Academia de Futebol AROUND THE FUTURE é o documento que define o seu regime de funcionamento bem como os direitos e os deveres

Leia mais

Regulamento Campo de Férias

Regulamento Campo de Férias Regulamento Campo de Férias Julho Agosto REGULAMENTO Campo de férias Nos meses de julho e agosto, o Colégio do Castanheiro oferece programas de campos de férias para crianças e jovens a partir dos três

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC) DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALENTEJO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE MARVÃO CÓDIGO 13564 ANO LETIVO 2017/2018 REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO(AEC)

Leia mais

ESCOLA PROFISSIONAL ALDA BRANDÃO DE VASCONCELOS COMPROMISSO DE FREQUÊNCIA

ESCOLA PROFISSIONAL ALDA BRANDÃO DE VASCONCELOS COMPROMISSO DE FREQUÊNCIA COMPROMISSO DE FREQUÊNCIA A Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV) através de financiamento do Ministério da Educação e Ciência faculta uma frequência gratuita aos seus alunos, durante

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno)

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO (AEC) (Anexo do Regulamento Interno) Novembro/2015 Capítulo I Introdução Considerando a importância do desenvolvimento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DAS LARANJEIRAS Ano letivo de 2017-2018 Sede do Agrupamento: Escola Secundária D. Pedro V Estrada das Laranjeiras, 122 Telefone: 217 246 060 http://ael.edu.pt/ EB1/JI António Nobre

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF)

REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) REGULAMENTO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento aplica-se

Leia mais

AGRADECEMOS A VOSSA COMPREENSÃO E PARTICIPAÇÃO, PARA QUE TODOS JUNTOS POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UM MELHOR FUNCIONAMENTO.

AGRADECEMOS A VOSSA COMPREENSÃO E PARTICIPAÇÃO, PARA QUE TODOS JUNTOS POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UM MELHOR FUNCIONAMENTO. PRÉ-ESCOLAR DE SÃO MARTINHO Telefone: 291762011 AGRADECEMOS A VOSSA COMPREENSÃO E PARTICIPAÇÃO, PARA QUE TODOS JUNTOS POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UM MELHOR FUNCIONAMENTO. ANO LECTIVO 2013/2014 1 HORÁRIO Horário

Leia mais

Município de Vila Nova de Poiares Natal em Atividade. MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL DAG Desporto, Juventude e Associativismo

Município de Vila Nova de Poiares Natal em Atividade. MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL DAG Desporto, Juventude e Associativismo MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL DAG Desporto, Juventude e Associativismo NATAL EM ATIVIDADE NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO Nota introdutória A Câmara Municipal pretende desenvolver programas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio

Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio DIRECÇÃO GERAL DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio ESCOLA EB1/JI JORGE MINEIRO Rua Soeiro Pereira Gomes Queluz de Baixo 2745 583 Barcarena Telefone/Fax 21 4363571 Regimento Interno

Leia mais

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro. Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

DGEstE Direção de Serviços da Região Centro. Agrupamento de Escolas de Vouzela e Campia. Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular DGEstE Direção de Serviços da Região Centro Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Ano Letivo 2015/2016 Página2 Introdução Considerando: 1. A importância das

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO CENTRO ESCOLAR D. ELVIRA CÂMARA LOPES REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO 2013/ 2014 REGULAMENTO DE ESTABELECIMENTO 1. HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Leia mais

Regimento Atividdes de Enriquecimento Curricular

Regimento Atividdes de Enriquecimento Curricular Regimento Atividdes de Enriquecimento Curricular Escola Sede Rua Carlos Ayala Vieira da Rocha, 2330-105 Entroncamento Telefone: 249726472, Fax: 249719037, e-mail: info@esec.entroncamento.rcts.p Regimento

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA FÉRIAS EM ATIVIDADE

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA FÉRIAS EM ATIVIDADE MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES CÂMARA MUNICIPAL DAG Desporto, Juventude e Associativismo NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA FÉRIAS EM ATIVIDADE NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO Nota Introdutória O Municipio

Leia mais

Centro de Estudos Maria Miguel Regulamento interno

Centro de Estudos Maria Miguel Regulamento interno Centro de Estudos Maria Miguel Regulamento interno (Em conformidade com a alínea b, nº 2, do artigo 5º e nº 1, do Artigo 13º, Decreto-Lei nº 32/2011) Centro de Estudos Maria Miguel Centro de Estudos Pedro

Leia mais

Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e Serviço de Fornecimento de Refeições

Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e Serviço de Fornecimento de Refeições REGULAMENTO Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Componente de Apoio à Família (CAF) e Serviço de Fornecimento de Refeições Aprovado em Assembleia de Freguesia de 27 de Setembro de 2018 Alterado

Leia mais

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO

REGULAMENTO. atividades de enriquecimento curricular. agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO De acordo com o disposto no artigo 7.º do Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de junho, Consideram-se AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades educativas e formativas que incidam na aprendizagem da

Leia mais

Acordo de Colaboração

Acordo de Colaboração Acordo de Colaboração Extensão de horário das actividades de animação e de apoio à família na educação Pré-escolar nos Jardins do Agrupamento de Escolas de Samora Correia Considerando que: A Educação Pré-escolar,

Leia mais

Calendário Escolar. Jardim de Infância. Períodos Início Termo. Prof. António José Ganhão. Interrupções. Agrupamento de Escolas de Samora Correia

Calendário Escolar. Jardim de Infância. Períodos Início Termo. Prof. António José Ganhão. Interrupções. Agrupamento de Escolas de Samora Correia Calendário Escolar Períodos Início Termo 1º 14/09/2012 18/12/2012 Agrupamento de Escolas de Samora Correia Jardim de Infância Prof. António José Ganhão Avaliações: dias 19, 20 e 21 de Dezembro 2º 02/01/2013

Leia mais

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Projeto de Promoção da Disciplina

Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. Projeto de Promoção da Disciplina Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva Projeto de Promoção da Disciplina 2014/2017 PROJETO DE PROMOÇÃO DA DISCIPLINA NA ESCOLA I. INTRODUÇÃO A disciplina merece particular atenção por parte de todos os

Leia mais

Regulamento competição

Regulamento competição ASSOCIAÇÃO DE DANÇA CULTURA E ARTE URBAN XPRESSION Regulamento competição Rua Bento Jesus Caraça, 20 B, 8005-182 Montenegro Faro 916252085 965443606 associacaourbanxpression@gmail.com www.urbanxpression.pt

Leia mais

URL:

URL: Aos Alunos, Pais e Encarregados de Educação O início de um ano letivo traz consigo um rol de sentimentos e emoções muito diversas. Os pais, num misto de ansiedade e de esperança, desejam que uma boa integração

Leia mais

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1

Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 Anexo A - REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO A-1 ÍNDICE 1. Definição.3 2. Objetivos.3 3. Procedimentos Pedagógicos..3 4. Aprovação e Autorização.4 5. Planificação...5 6. Organização..6 7. Outras situações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO. Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BELÉM RESTELO Regimento / Regulamento das Atividades de Enriquecimento Curricular 1º CICLO 2011 2012 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Ano Letivo 2011 / 2012 Regimento

Leia mais

Carta. de Direitos e Deveres. do Cliente

Carta. de Direitos e Deveres. do Cliente Carta de Direitos e Deveres do Cliente Índice 1 - PREÂMBULO 3 2 - ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 3 - DIREITOS DAS CRIANÇAS 3 4 - DIREITOS DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS 4 5 - DEVERES DAS CRIANÇAS 5 6 - DEVERES

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO CONCELHO DO BARREIRO

REGULAMENTO MUNICIPAL DE COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO CONCELHO DO BARREIRO REGULAMENTO MUNICIPAL DE COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA NOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO CONCELHO DO BARREIRO Aprovado em Reunião Ordinária Privada de Câmara de 4 de agosto

Leia mais

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa Regulamento 1. Objetivos 1.1. O Verão na ULisboa é um programa de ocupação de tempos livres para estudantes do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, que pretende divulgar as atividades em curso nas diferentes

Leia mais

Atividades de Animação e Apoio à Família Normas de Funcionamento

Atividades de Animação e Apoio à Família Normas de Funcionamento Atividades de Animação e Apoio à Família Normas de Funcionamento Maio 2017 NORMAS DE FUNCIONAMENTO APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) Artigo 1º Objetivos e âmbito de aplicação

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO 2015-2016 Avaliação (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho; Despacho Normativo nº 17-A/2015 de 22 de Setembro e Despacho Normativo nº 13/2014 de 15

Leia mais

Normas de Funcionamento - ATL 1º Ciclo BRINCAR A APRENDER

Normas de Funcionamento - ATL 1º Ciclo BRINCAR A APRENDER Normas de Funcionamento - ATL 1º Ciclo BRINCAR A APRENDER 1. Objetivos Específicos a) Organizar e promover atividades destinadas a crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico, com a finalidade

Leia mais

CURSOS PROFISSIONAIS - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Disciplina Práticas Atividades Físicas e Desportivas Grupo Disciplinar: 620

CURSOS PROFISSIONAIS - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Disciplina Práticas Atividades Físicas e Desportivas Grupo Disciplinar: 620 CURSOS PROFISSIONAIS - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Disciplina Práticas Atividades Físicas e Desportivas Grupo Disciplinar: 620 Áreas de competências do PA* AE*: Conhecimentos, Capacidades, Competências e Atitudes

Leia mais

REUNIÃO GERAL DE PAIS

REUNIÃO GERAL DE PAIS REUNIÃO GERAL DE PAIS 16 de setembro 2015/2016 ESCOLA RIBEIRO DOMINGOS DIAS ORDEM DE TRABALHOS: Ponto 1 - Calendário Escolar; Ponto 2 Apresentação das Turmas, Pessoal Docente e Não Docente; Ponto 3 - Horários

Leia mais

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018

ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 ESCOLA E. B. 1 de ANO LETIVO 2017 / 2018 As pessoas são como as flores Pode cuidar-se de todas as flores, oferecendo sempre a mesma água todos os dias. Não é isso que as faz felizes Mas sim o tempo que

Leia mais

União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas. Regulamento Ocupação Tempos Livres

União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas. Regulamento Ocupação Tempos Livres União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas Regulamento Ocupação Tempos Livres Artigo 1.º Objectivos É objetivo do programa Ocupação Tempos Livres (OTL) proporcionar iniciativas exclusivamente

Leia mais

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Provérbio africano Tomar um pequeno almoço equilibrado, em casa. Ex: leite/iogurte, pão/cereais e fruta Fazer, no mínimo, 5 refeições diárias, adequadas.

Leia mais

Centro Bem Estar Social Padre Tobias. OTL Ocupação de Tempos Livres Regulamento Interno

Centro Bem Estar Social Padre Tobias. OTL Ocupação de Tempos Livres Regulamento Interno Centro Bem Estar Social Padre Tobias OTL Ocupação de Tempos Livres Regulamento Interno Regulamento Interno Ocupação de Tempos Livres Disposições Gerais Capítulo I Art.º 1º - Enquadramento geral O Centro

Leia mais

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa

Regulamento 1. Objetivos 2. Destinatários Verão na ULisboa 3. Direitos e deveres dos participantes Verão na ULisboa Verão na ULisboa Regulamento 1. Objetivos 1.1. O Verão na ULisboa é um programa de ocupação de tempos livres para estudantes do 3.º ciclo e do ensino secundário, que pretende divulgar as atividades em curso nas diferentes

Leia mais

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5)

Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) Agrupamento de Escolas Verde Horizonte Regulamento Interno (Anexo 5) 2016-2017 Anexo 5 (Regulamento AEC(s)) Considerando a importância do desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular no 1º

Leia mais

Departamento da Educação Pré-Escolar

Departamento da Educação Pré-Escolar Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul Escola sede Escola Secundária de S. Pedro do Sul Departamento da Educação Pré-Escolar ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA 2015-2016 Brincar!...sim,

Leia mais

A RESPONSABILIDADE DA COMUNIDADE EDUCATIVA

A RESPONSABILIDADE DA COMUNIDADE EDUCATIVA A RESPONSABILIDADE - 1 A RESPONSABILIDADE DA COMUNIDADE EDUCATIVA Regime Legal Aplicável: Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, que aprovou o Estatuto do Aluno e Ética Escolar (EAEE), retificada pela Declaração

Leia mais

I - Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) integradas no calendário escolar a definir pelo Ministério da Educação.

I - Funcionamento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) integradas no calendário escolar a definir pelo Ministério da Educação. INTRODUÇÃO As Atividades de Animação e de Apoio à Família, no âmbito da Educação Pré- Escolar, são uma resposta direta às necessidades das famílias e encontra-se consubstanciada em todos os tempos que

Leia mais

Regulamento. Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)

Regulamento. Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) Regulamento Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) Artigo 1.º Âmbito O presente anexo ao Regulamento

Leia mais

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas da Correlhã. Anexo. Página 1 de 8

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas da Correlhã. Anexo. Página 1 de 8 Anexo 2 Página 1 de 8 SECÇÃO III Alunos Os direitos e deveres dos alunos são os consignados na Lei nº 51/2012 de 5 de setembro. SUBSECÇÃO III Direitos e Deveres do aluno Artigo 167.º Deveres do aluno 1-

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA Revisto e aprovado em janeiro de 2018 INTRODUÇÃO O direito de participação dos pais na vida da Escola processa-se

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo de 2015/2016 De acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º75/2008 de 22 de abril (Art.º33.º, alínea e), republicado pelo Decreto-Lei n.º137/2012, de 2 de julho, o

Leia mais

Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde Instituição Particular de Solidariedade Social

Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde Instituição Particular de Solidariedade Social Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde Instituição Particular de Solidariedade Social CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES ESPAÇO CRIANÇA Regulamento Interno Espaço Criança - Rua D. João

Leia mais

Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Programa Férias no Museu (Módulos Pedagógicos de Férias com Caráter não Residencial)

Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Programa Férias no Museu (Módulos Pedagógicos de Férias com Caráter não Residencial) Museu Nacional de História Natural e da Ciência Regulamento Interno Programa Férias no Museu (Módulos Pedagógicos de Férias com Caráter não Residencial) O presente Regulamento Interno do Programa Férias

Leia mais

São objetivos da componente sócio-educativa de apoio à família:

São objetivos da componente sócio-educativa de apoio à família: A Lei Quadro da Educação Pré-escolar (Lei nº 5/97,de 10 de Fevereiro), no seu ponto 1 do artigo 12º prevê que cada jardim de infância propicie, para além das atividades pedagógicas, atividades sócio-educativas

Leia mais

Regulamento Interno. Centro de Estudos e Atividades

Regulamento Interno. Centro de Estudos e Atividades Regulamento Interno Centro de Estudos e Atividades Índice Objetivos... 3 Funcionamento ESTUDO ACOMPANHADO... 3 Funcionamento EXPLICAÇÕES... 3 Atividades Extra... 3 Atividades de FÉRIAS... 4 Calendarização

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO O direito de participação dos pais na vida da Escola processa-se de acordo com o disposto na Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

Cinfães em Movimento - programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Cinfães em Movimento

Cinfães em Movimento - programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Cinfães em Movimento Cinfães em Movimento programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Normas de funcionamento 1. Objetivos No seguimento das funções de apoio à infância e à juventude e aos projetos que promovam

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo de 2017/2018 De acordo com o disposto no Decreto-Lei N.º 75/2008 de 22 de abril (Art.º33.º, alínea e), republicado pelo Decreto-Lei N.º 137/2012, de 2 de julho,

Leia mais

REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DO QUINTAL

REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DO QUINTAL REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DO QUINTAL ÍNDICE Art.º 1.º - Objeto e âmbito de aplicação.... 3 Art.º 2.º - Identificação 3 Art.º 3.º - Organização e funcionamento. 4 Art.º 4.º - Sala de Atividades... 5

Leia mais

A atividade curricular no 1.º ciclo do ensino básico é organizada em regime normal quando se desenvolve no período da manhã e da tarde;

A atividade curricular no 1.º ciclo do ensino básico é organizada em regime normal quando se desenvolve no período da manhã e da tarde; PROTOCOLO PARA ATIVIDADS D TMPOS LIVRS XTNSÕS NO 1º CICLO DO NSINO BÁSICO XTNSÃO D HORÁRIO DAS ATIVIDADS D ANIMAÇÃO D APOIO À FAMÍLIA NA DUCAÇÃO PRÉ-SCOLAR NO AGRUPAMNTO D SCOLAS D SAMORA CORRIA, ANO LTIVO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala

Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala Manual do representante dos pais e encarregados de educação da turma e da sala 1 FERSAP Reuniões de Turma e Eleição dos Representantes dos PEE As reuniões com os diretores de turma (no 2.º e 3.º ciclos

Leia mais

Regulamento de Funcionamento

Regulamento de Funcionamento ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR 1º Ciclo Regulamento de Funcionamento A portaria nº 644-A/2015, de 24 de agosto, define as regras a observar no funcionamento das atividades de enriquecimento curricular

Leia mais

REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DA BARREIRALVA

REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DA BARREIRALVA REGIMENTO JARDIM DE INFÂNCIA DA BARREIRALVA ÍNDICE Art.º 1.º - Objeto e âmbito de aplicação...... 3 Art.º 2.º - Identificação 3 Art.º 3.º - Organização e funcionamento. 4 Art.º 4.º - Sala de Atividades...

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo

Critérios de Avaliação. 1.º Ciclo Critérios de Avaliação 1.º Ciclo 2015/2016 1.CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO

AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO AGRUPAMENTO VERTICAL DE GAVIÃO REGULAMENTO INTERNO - ADENDA Artigo 88º Medidas de recuperação e de integração 8- As atividades de recuperação da aprendizagem, quando a elas houver lugar, são decididas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA AEC S 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNANDO PESSOA. [Regulamento Atividades de Enriquecimento Curricular] 1 Art.º 1º Âmbito de aplicação 1- O presente regulamento define as orientações a observar nos

Leia mais

Regulamento do ATL da Freguesia de Paranhos

Regulamento do ATL da Freguesia de Paranhos Regulamento do ATL da Freguesia de Paranhos Secção I ÂMBITO ARTIGO 1º O ATL destina-se a proporcionar atividades de lazer, lúdicas, pedagógicas, desportivas e socioculturais às crianças que frequentam

Leia mais

Cinfães em Movimento - programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Cinfães em Movimento

Cinfães em Movimento - programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Cinfães em Movimento Cinfães em Movimento programa de atividades para a interrupção letiva do Verão Normas de funcionamento 1. Objetivos O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, desenvolve o programa de atividades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SENHORA DA HORA REGULAMENTO DE VISITAS DE ESTUDO/ATIVIDADES 2014/2018 0/6 Definição 1. Visita de estudo é uma atividade curricular, organizada por professores para alunos, realizada

Leia mais

VIGILÂNCIA NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES - ORIENTAÇÕES

VIGILÂNCIA NOS REFEITÓRIOS ESCOLARES - ORIENTAÇÕES - ORIENTAÇÕES Finalidade Os refeitórios escolares são locais de aprendizagem de boas práticas, com reflexos positivos no desenvolvimento pessoal e social das crianças. A Vigilância nos refeitórios escolares

Leia mais

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO

REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Artigo 1.º Âmbito e definição 1 1. A Formação em Contexto de trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação

Leia mais

Centro Bem Estar Social Padre Tobias. Colónia de Férias Regulamento Interno

Centro Bem Estar Social Padre Tobias. Colónia de Férias Regulamento Interno Centro Bem Estar Social Padre Tobias Colónia de Férias Regulamento Interno Regulamento Interno Colónia de Férias Disposições Gerais Capítulo I Art.º 1º - Âmbito A Colónia de Férias Padre pertence ao Centro

Leia mais

Regulamento Interno CONFRARIA DE S. VICENTE DE PAULO EXTERNATO Nº.4 DA EDUCAÇÃO POPULAR JARDIM-DE-INFÂNCIA 1 / 14

Regulamento Interno CONFRARIA DE S. VICENTE DE PAULO EXTERNATO Nº.4 DA EDUCAÇÃO POPULAR JARDIM-DE-INFÂNCIA 1 / 14 CONFRARIA DE S. VICENTE DE PAULO EXTERNATO Nº.4 DA EDUCAÇÃO POPULAR JARDIM-DE-INFÂNCIA 1 / 14 REGULAMENTO INTERNO ÍNDICE I 2 / 14 Objectivos Gerais 5 II Órgãos de Gestão 3 / 14 5 III Corpo Docente 6 4

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREIXO DE ESPADA À CINTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREIXO DE ESPADA À CINTA Regulamento interno da Escola EB1 - Toural AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREIXO DE ESPADA À CINTA REGIMENTO INTERNO ESCOLA EB1 Ano Letivo 2018/ 2019 1 -INTRODUÇÃO O bom funcionamento da Escola depende da participação

Leia mais

União das Freguesias de Alcácer do Sal. (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana

União das Freguesias de Alcácer do Sal. (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana CERCART ATL 1. ÂMBITO O espaço de Atividades de Tempos Livres destina-se a proporcionar atividades de lazer, lúdicas,

Leia mais

Espaço Jovem REGULAMENTO

Espaço Jovem REGULAMENTO Espaço Jovem REGULAMENTO ARTIGO 1.º - OBJETO O presente Regulamento define as condições de funcionamento do Espaço Jovem da Junta de Freguesia do Beato, que fica subordinado hierarquicamente ao pelouro

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO NO ÂMBITO DA COMPONENTE DE APOIO À FAMILIA NA ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO N.º 1, AREIAS, SETÚBAL Considerando que: a) O Despacho n.º 14 460/2008, da Ministra da Educação, de 15 de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARRANCOS REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO / INTERCÂMBIOS ESCOLARES

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARRANCOS REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO / INTERCÂMBIOS ESCOLARES AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BARRANCOS REGULAMENTO DAS VISITAS DE ESTUDO / INTERCÂMBIOS ESCOLARES 2018/2019 ÍNDICE 1. Definição e Objetivos... 3 2. Procedimentos Pedagógicos... 4 3. Aprovação e autorização...

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA OCUPACIONAL DOS TEMPOS LIVRES

REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA OCUPACIONAL DOS TEMPOS LIVRES REGULAMENTO MUNICIPAL DO PROGRAMA OCUPACIONAL DOS TEMPOS LIVRES Nota Justificativa A ocupação saudável de tempos livres constitui um contributo inequívoco para a formação e desenvolvimento dos jovens,

Leia mais

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE DIRETORES DE TURMA. Agrupamento de Escolas de Vila d Este

ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE DIRETORES DE TURMA. Agrupamento de Escolas de Vila d Este ANEXO I REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO DE DIRETORES DE TURMA Agrupamento de Escolas de Vila d Este REGIMENTO DO CONSELHO DOS DIRETORES DE TURMA 2017-2020 DEFINIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO DE DIRETORES

Leia mais

Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Inscrições

Artigo 1º Âmbito. Artigo 2º Inscrições Preâmbulo As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) procuram dar hoje uma resposta direta às necessidades das famílias das crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar. Estas atividades socioeducativas

Leia mais

NORMAS DO SEVIÇO DE ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA. Preâmbulo

NORMAS DO SEVIÇO DE ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA. Preâmbulo NORMAS DO SEVIÇO DE ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA Preâmbulo A educação pré-escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças, pois assume-se como o ponto de partida

Leia mais

Programa de Tutoria REGULAMENTO. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Programa de Tutoria REGULAMENTO. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 2018 Programa de Tutoria REGULAMENTO Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro REGULAMENTO PROGRAMA DE TUTORIA UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Índice Capítulo I... 2 Programa de Tutoria...

Leia mais

União das Freguesias de Ramada e Caneças

União das Freguesias de Ramada e Caneças Capítulo I Âmbito e objetivos Artigo 1º - Âmbito ocupação de tempos livres A União das Freguesias de Ramada e Caneças organiza a iniciativa Idas à Praia/Campo, cujas atividades se realizam durante o dia,

Leia mais

ESCOLA GENTE PEQUENA. Regulamento Interno Jardim de Infância 2016/2017

ESCOLA GENTE PEQUENA. Regulamento Interno Jardim de Infância 2016/2017 Regulamento Interno Jardim de Infância 2016/2017 1) ADMISSÃO E MATRÍCULA a) A Instituição admite crianças entre os 3 e os 6 anos. b) Por cada criança deverão ser preenchidos e assinados pelo Encarregado

Leia mais

O OTL O Relógio disponibiliza ao aluno os seguintes serviços:

O OTL O Relógio disponibiliza ao aluno os seguintes serviços: 1. Introdução O OTL O Relógio disponibiliza serviços na área da educação que visam acompanhar o aluno no seu sucesso escolar. A equipa do OTL O Relógio é constituída por profissionais licenciados e credenciados

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo

Regulamento das visitas de estudo Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA

REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA REGULAMENTO DO SERVIÇO DE APOIO À FAMÍLIA Aprovado em Câmara Municipal a 30/04/2001 Aprovado em Assembleia Municipal a 17/09/2001 1ª Alteração aprovada em Câmara Municipal a 22/04/2003 1ª Alteração aprovada

Leia mais