Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor"

Transcrição

1 Teoria da Cor para WebDesigners 2016 O significado da cor

2 Cor no design é muito subjetivo. O que evoca uma reação em uma pessoa pode evocar uma reação muito diferente em outra. Às vezes isso é devido à preferência pessoal, e outras vezes devido ao contexto cultural. Teoria das cores é uma ciência em si. Estudar como as cores afetam diferentes pessoas, individualmente ou em grupo. Algo tão simples como mudar a tonalidade exata ou saturação de uma cor pode evocar um sentimento completamente diferente. As diferenças culturais significam que algo que está feliz e edificante em um país pode ser deprimente em outro.

3

4 Teoria de cores básicas Teoria da cor abrange uma infinidade de definições, conceitos e aplicações de design - o suficiente para encher várias enciclopédias. No entanto, existem três categorias básicas de teoria da cor que são lógicas e útil: o círculo das cores, harmônia de cores, e no contexto de como as cores são usadas.

5

6 Um círculo de cor, com base em vermelho, amarelo e azul, é tradicional no campo da arte. Sir Isaac Newton desenvolveu o primeiro diagrama circular de cores em Desde então, cientistas e artistas têm estudado e projetado inúmeras variações deste conceito. As diferenças de opinião sobre a validade de um formato sobre o outro continuar a provocar o debate. Na realidade, qualquer círculo cor ou roda de cores, que apresenta uma seqüência logicamente organizadas de tons puros tem mérito.

7 Há também definições (ou categorias) de cores com base na roda de cores. Cores primárias: vermelho, amarelo e azul Em teoria tradicional cor (utilizado em tintas e pigmentos), cores primárias são as três cores de pigmentos que não pode ser misturado ou formados por qualquer combinação de outras cores. Todas as outras cores são obtidas a partir destas três cores.

8 Secundárias Cores: Verde, laranja e roxo Estas são as cores formadas pela mistura de cores primárias. Terciárias Cores: Amarelo-laranja, vermelho-laranja, vermelhopúrpura, azul-violeta, azul-verde e amarelo-verde Estas são as cores formadas pela mistura de um primário e uma cor secundária. É por isso que a tonalidade é um nome de duas palavras, como o azul-verde, vermelho-violeta, e amarelo-laranja.

9 Harmonia Harmonia pode ser definido como um arranjo agradável de peças, seja na música, poesia, cor, ou até mesmo um sorvete. Em experiências visuais, a harmonia é algo que é agradável aos olhos. Ele envolve o espectador e cria uma sensação interna de ordem, um equilíbrio na experiência visual. Quando algo não é harmoniosa, ou é chato ou caótico. Em um extremo é uma experiência visual que é tão branda que o espectador não está envolvida. 1. Um esquema de cores com base em cores análogas

10 2. Um esquema de cores com base em cores complementares O cérebro humano rejeitará sob estimulante informações. No outro extremo, é uma experiência visual que é tão exagerado, tão caótica que o espectador não pode estar a olhar para ele. O cérebro humano rejeita o que não pode organizar, o que não consigo entender. A tarefa visual exige que nós apresentamos uma estrutura lógica. Harmonia de cores proporciona um visual interessante e um senso de ordem. Em resumo, a unidade extrema leva a sub- estimulação, a extrema complexidade leva a estimulação excessiva. Harmony é um equilíbrio dinâmico.

11 Como a cor se comporta em relação a outras cores e formas é uma área complexa da teoria da cor. Compare os efeitos de contraste de diferentes origens de cor para o mesmo quadrado vermelho.

12

13

14

15 EXERCÍCIO Criar paleta de cores

16

17

18

19

20

21 A natureza fornece um ponto de partida perfeito para a harmonia de cores. Na ilustração acima, amarelo vermelho e verde criam um design harmonioso. Complementar são duas cores que estão em frente um do outro no círculo das cores, como vermelho e verde e vermelho-púrpura e verde-amarelo. Na ilustração acima, existem diversas variações de verde-amarelo nas folhas e diversas variações de vermelho-púrpura na orquídea. Essas cores opostas criar o máximo de contraste e estabilidade máxima

22 Exercício Solte sua criatividade Escolha uma foto para fazer um paleta de cores e faça uma arte abstrata com as cores selecionadas na paleta.. Uma cor precisa ser a predominante.

23

24 BR/learn

25

26 O lado cultural das cores... Povo russo pode ter uma associação negativa com a cor vermelha, como um símbolo do comunismo; branco retrata a pureza na cultura ocidental, mas é um símbolo da morte em algumas culturas orientais; amarelo significa tristeza na Grécia, o ciúme na França mas é sagrado para os chineses.

27 Cores Quentes As cores quentes incluem o vermelho, laranja e amarelo, e as variações destes três cores. Estas são as cores do fogo, das folhas de outono, do pôr do sol e geralmente são energizantes, apaixonados, e estilo positivo. Vermelho e amarelo são as cores primárias, e a laranja como cor intermediária, o que significa que as cores quentes são realmente quentes e não são criadas pela combinação de uma cor fria. Use cores quentes em seus projetos de modo a refletir a paixão, alegria, entusiasmo e energia.

28 As cores frias incluem verde, azul e roxo, muitas vezes são mais moderadas do que as cores quentes. São as cores da noite, da água, da natureza, e geralmente são calmante, relaxante e de sentido reservado. Azul é a única cor primária dentro do espectro, o que significa que as outras cores são criadas através da combinação de azul com cores quentes (amarelo para o verde e vermelho para o roxo). Os Verdes assumem atributos de amarelo, o roxo assume alguns dos atributos de cor vermelha. Use cores frias em seus projetos para dar uma sensação de calma e profissionalismo.

29 E a aplicação das cores em sites???

30 O vermelho é uma cor muito quente. É associada ao fogo, violência e guerra. Também é associada ao amor e paixão. Na história, ele já foi associado tanto com o Diabo e Cupido. Vermelho pode realmente ter um efeito físico sobre as pessoas, elevando a pressão sangüínea e respiração. Tem sido mostrado para aumentar o metabolismo humano, também. O vermelho pode ser associado com raiva, mas também está associado com a importância (pense no tapete vermelho em premiação shows e eventos de celebridades).o vermelho também indica perigo (as luzes razão parar e sinais são vermelhos, e que a maioria dos rótulos de advertência são vermelhas).

31 McDonalds é amplamente reconhecido pelas cores vermelho e amarelo em seu logotipo. O site também mantém essas cores, a cor predominante no design do site MC é vermelho, uma cor que sugere emoção e é comumente usado na indústria de fast food, pois faz as pessoas comem mais rápido. Para constrastar, encontramos também no esquema de cores um pouco de preto, cinza claro e branco.

32

33

34

35

36 Fora do mundo ocidental, o vermelho tem associações diferentes. Por exemplo, na China, o vermelho é a cor da prosperidade e da felicidade. Também pode ser usado para atrair boa sorte. Em outras culturas orientais, o vermelho é usado por noivas no dia de seu casamento. Na África do Sul, no entanto, o vermelho é a cor do luto. O vermelho é associado também com o comunismo. Vermelho tornou-se a cor associada a conscientização sobre a Aids na África devido à popularidade da campanha [RED]. É uma cor ótima para usar quando o poder ou a paixão quer ser retratada no desenho. O vermelho pode ser muito versátil, embora, com as versões mais brilhante a ser mais enérgico e tons mais escuros de ser mais poderoso e elegante.

37 Os destaques em vermelho destacam-se contra o fundo escuro e preto, e dão um sentimento de poder e high-end para o site.

38 Os destaques muito brilhante em vermelho neste site dá uma sensação de energia e movimento.

39

40 O vermelha escuro sobre este site, é combinado com elementos do estilo grunge, mais parece a cor do sangue.

41 Vermelho escuro, quando combinado com branco e cinza, dá uma impressão muito elegante e profissional.

42 A laranja é uma cor muito vibrante e energético. Em suas formas suaves, que podem ser associados com a terra e com o outono. Devido à sua associação com a mudança das estações, a cor laranja pode representar a mudança e o movimento em geral. Porque a cor laranja é associada com a fruta de mesmo nome, pode ser associado com a saúde e vitalidade. Nos projetos, laranja chama a atenção sem ser tão avassalador quanto o vermelho. É frequentemente considerado mais simpático e acolhedor.

43

44

45

46 O laranja escuro, quando comparado com a verde-limão, quase age como uma cor neutra.

47 Rosa é geralmente associada com ternura, romance, amor, juventude, inocência, suavidade e é conhecido por ter um efeito calmante. Os efeitos desta cor pode variar de acordo com a intensidade da cor (forte, leve, profunda, etc)

48

49 Amarelo é muitas vezes considerado o mais brilhante e energizante das cores quentes. Associado a felicidade e ao sol. Amarelo também pode estar associada com o engano e covardia. O amarelo é associado também com esperança, como pode ser visto em alguns países, quando fitas amarelas são indicadas por famílias que têm entes queridos na guerra. O amarelo é associado também com o perigo, embora não tão forte como vermelho. Em alguns países, o amarelo tem conotações muito diferentes. No Egito, por exemplo, o amarelo está de luto. No Japão, o que representa coragem, e na Índia é uma cor para os comerciantes.

50 Em seus projetos, o amarelo brilhante pode dar uma sensação de felicidade e alegria. Amarelos são comumente usados como cor de gênero neutro para bebês (ao invés de azul ou rosa) e crianças jovens. Luz amarela também dão uma sensação de felicidade mais calmo do que amarelos brilhantes. Amarelo escuro e amarelo-ouro em tons às vezes pode parecer antigo e ser usados em projetos onde um sentido de permanência é desejado.

51

52

53 O cabeçalho amarelo brilhante e gráficos utilizados neste site dá uma sensação de energia e positividade.

54

55 O amarelo é usado quase como um elemento neutro no cabeçalho aqui, e combinado com ilustrações desenhadas dá uma sensação muito alegre.

56 Os destaques amarelos chamam a atenção para as partes mais importantes deste site.

57 O girassol amarelo recorda aos visitantes o verão neste site, e combinado com o fundo antigo amarelo, dá um sentimento acolhedor.

58 As cores frias incluem verde, azul e roxo, muitas vezes são mais moderadas do que as cores quentes. São as cores da noite, da água, da natureza, e geralmente são calmante, relaxante e um pouco reservado. Azul é a única cor primária dentro do espectro legal, o que significa que as outras cores são criadas através da combinação de azul com cores quentes (amarelo para o verde e vermelho para o roxo). Verdes assumiu alguns dos atributos de amarelo, roxo e assume alguns dos atributos de cor vermelha. Use cores frias em seus projetos para dar uma sensação de calma e profissionalismo.

59 O verde é uma cor que representa a terra. Pode representar um novo começo e crescimento. Isso também significa renovação e abundância. Alternativamente, o verde também pode representar a inveja ou ciúme e uma falta de experiência. Verde tem muitos dos mesmos atributos que o azul é calmante, mas também incorpora um pouco da energia do amarelo. No projeto, o verde pode ter um efeito de equilíbrio e harmonização, e é muito estável. É apropriado para projetos relacionados à riqueza, a estabilidade, a renovação e a natureza. Verdes brilhantes são mais enérgico e vibrante, enquanto os verdes oliva são mais representativos do mundo natural. Verdes escuros são as mais estáveis e representante da riqueza.

60

61 Este é um site destinado a adultos, o esquema de cores inclui preto - uma cor forte, mas elegante, verde - usado para alívio do estresse, sugerindo também a natureza, frescor e amor pela vida e branco, para criar um contraste bonito com as cores escuras.

62 Verde é mais frequentemente associada com a natureza, vida, saúde, harmonia, tranquilidade, boa sorte, dinheiro, o otimismo, a durabilidade, o frescor. É também um símbolo de fertilidade ciúme, e isso tem um efeito calmante e alivia o estresse.

63 O esquema de cores no site da Nike inclui verde, branco e laranja. Verde é uma cor excelente, altamente associado com a saúde natureza, (incluindo esportes) e vida. Laranja é uma cor associada com a energia, diversão, entusiasmo - tudo em um ótimo relacionamento com o esporte e, implicitamente, os produtos do site está apresentando.

64 Os verdes extremamente suaves deste site dar-lhe uma sensação muito cor de terra e natural.

65 O verde mais verde-oliva em tons deste site dá-lhe um sentimento natural, que é muito apropriado para o conteúdo.

66 Outro site verde-oliva com um sentimento muito natural.

67 Azul é também amplamente utilizado para representar a calma e responsabilidade. blues Light pode ser refrescante e agradável. azuis escuros são mais fortes e confiáveis. O azul é também associado com a paz, e tem uma conotação espiritual e religiosa em muitas culturas e tradições (por exemplo, a Virgem Maria é descrito geralmente trajando vestes azuis). Light blues são freqüentemente relaxada e calma. Azuis brilhantes podem ser energizante e refrescante. Azuis escuros são excelentes para sites corporativos ou projetos onde a força e a confiança são muito importantes.

68 O site da Pepsi é esmagadoramente azul. O logotipo da Pepsi contém as cores vermelho, branco e azul, que podemos encontrar no cabeçalho, a barra lateral e os outros elementos do site. O pano de fundo do site é outra variação de cor azul, com bolhas que vêm de baixo, fazendo com que pareça água com gás. A marca está tentando se posicionar como uma bebida refrescante, tentando associar isso com as cores usadas no design do site. Além disso, o azul é a cor declaração, conhecida mundialmente e associado com a Pepsi, por isso parece natural que esta seria a cor principal do site

69

70

71 O site da IBM tem um esquema de cores muito profissional, que inclui cores como azul, cinza e branco. As cores frescas dar o site um aspecto um negócio sério, criando uma impressão de seriedade e profissionalismo.

72

73

74

75 O céu azul brilhante deste site dá uma sensação de jovens, que é enfatizada pela destaques avermelhadas.

76 A luz azul, deste site dá uma impressão muito relaxado e calmo.

77 Purple (roxo) foi muito associado com a realeza. É uma combinação de vermelho e azul, e leva em alguns atributos de ambos. É associada à criatividade e imaginação também. Na Tailândia, o roxo é a cor do luto pelas viúvas. Roxos escuros são tradicionalmente associadas com a riqueza e de royalties, enquanto roxos mais leves (como lavanda) são considerados mais românticos. No projeto, roxos escuros podem dar uma sensação de riqueza e luxo. Roxos claros são mais suaves e estão associados com a primavera e ao romance.

78 A roxo escuro usado aqui evoca a herança real de púrpura, que é muito apropriado para a marca Asprey bens de luxo.

79 A luz e roxos claro aqui funcionam bem para transmitir um senso de criatividade.

80 O mais brilhante, mais roxo avermelhado deste site dá-lhe tanto olhar rico e energético.

81 O fundo roxo escuro aqui aumenta a sensação criativa do site global.

82 Os destaques roxo escuro sobre este site dá uma sensação de luxo e requinte.

83

84 Black é o mais forte das cores neutras. No lado positivo, ele é comumente associado a poder, elegância e formalidade. Do lado negativo, pode estar associada com o mal, da morte e mistério. O preto é a cor tradicional do luto em muitos países ocidentais.também é associada com a rebelião em algumas culturas, e está associado com o Halloween e o oculto. Black é comumente usada em projetos mais ousado, bem como em projetos muito elegante. Ele pode ser conservador ou moderno, tradicional ou não-convencionais, dependendo das cores que é combinado. No projeto, o preto é comumente usado para a tipografia e outras peças funcionais, porque ele é de neutralidade. Preto pode torná-lo mais fácil de transmitir uma sensação de sofisticação e mistério em um projeto.

85

86 Os detalhes em preto, misturado com as cores mais brilhantes e muito escuro fundo marrom adicionam um visual mais nítido para a concepção global.

87 Preto, quando misturado com tristeza, parece mais fria.

88 O preto aqui, misturado com cinza escuro e verde limão, e um tema global, aumenta o nervosismo do projeto.

89 Os detalhes em preto aqui adicionar uma camada extra de sofisticação e modernidade ao local.

90 Branco é no extremo oposto do espectro de preto, mas como o preto, ele pode trabalhar bem com praticamente qualquer outra cor. Branco é muitas vezes associada à pureza, limpeza e virtude. No Ocidente, o branco é comumente usado por noivas no dia do casamento. Também é associada com a indústria de cuidados de saúde, principalmente médicos, enfermeiros e dentistas. O branco é associado com a bondade, e os anjos são descritos freqüentemente em branco. No projeto, o branco é considerado geralmente um fundo neutro que permite que outras cores em um projeto de ter mais destaque. Pode ajudar a transmitir a limpeza e simplicidade, porém, e é popular em design minimalista. Branco em projetos também podem retratar frieza ou temperatura quente, dependendo do design motivos outras cores que o cercam.

91 Fundos brancos são muito populares em sites de minimalista, e fornecer grande contraste com tipografia preta.

92 White combinado com o cinza dá uma sensação suave e limpa para este projeto.

93 Novamente, branco usado como um fundo ilumina todo o projeto

94 O cinza é uma cor neutra, geralmente considerado na extremidade fria do espectro de cores. Às vezes, pode ser considerada mal-humorado ou depressivo. Cinzas leves pode ser usado no lugar do branco, em alguns modelos, e cinza escuro pode ser usado no lugar do preto. Gray é geralmente conservadora e formal, mas também pode ser moderno. Às vezes, é considerado uma cor de luto. É comumente utilizada em projetos corporativos, onde a formalidade e profissionalismo são fundamentais. Pode ser uma cor muito sofisticado. Cinzas puras são tons de preto, embora cinzas podem ter tons de azul ou marrom misturado no projeto, os fundos de cinza são muito comuns, como a tipografia é cinza.

95 O site da Apple tem design clean. Observe o fundo todo branco, sugerindo simplicidade e novidade e o cabeçalho cinza brilhante que nos faz associar o site com algo elegante, mas ao mesmo tempo sério. A combinação de cinza, branco e preto aqui é feito de uma forma eficiente.

96 O backround cinza escuro e cinza da tipografia mais leve proporcionam um olhar decididamente moderno para este projeto.

97 O amplo espectro de tons de cinza utilizada neste projeto se combinam para dar uma aparência sofisticada e profissional para o site.

98 Brown está associado com a terra, madeira e pedra. É uma cor totalmente natural e um neutro quente. Brown pode ser associada com segurança e confiabilidade, com firmeza. Ele também pode ser considerado maçante. No projeto, o marrom é comumente usada como uma cor de fundo. Também é visto em texturas de madeira e, às vezes, com uma textura de pedra. Ela ajuda a trazer uma sensação de calor e salubridade aos desenhos. Às vezes, é utilizado em sua forma mais escura como um substituto para o preto, ou em fundos ou tipografia.

99 O alaranjado-marrom aqui dá uma sensação muito terreno e confiável.

100 O fundo cinzento-marrom aqui dá uma sensação de estabilidade e baixo a qualidade terra.

101 Bege é algo único no espectro de cores, como pode assumir tons frios ou quentes, dependendo das cores que a rodeiam. Ele tem o calor do marrom e o frescor do branco e, como marrom, às vezes é visto como maçante. É uma cor conservador na maioria dos casos, e é geralmente reservado para os fundos. Ela também pode simbolizar a piedade. Bege em design é usado geralmente em fundos, e é comumente visto em pano de fundo com uma textura de papel. Ele vai assumir as características de cores ao seu redor, o que significa que tem pouco efeito em si, na impressão final de um projeto dá quando usado com outras cores.

102 O pano de fundo castanho claro aqui se sente jovem e fresco por causa das cores brilhantes em torno dele.

103 O pano de fundo castanho claro aqui dá uma sensação mais conservadora e elegante para a concepção global.

104 O fundo castanho amarelado se torna ainda mais quentes, o laranja e o marrom acentuam a tonalidade bege.

105 Popularmente usado como uma textura saco de papel, e em sua forma mais acinzentada, como concreto ou a textura de pedra.

106 O pano de fundo do cabeçalho bege e outros acentos no site emprestar um sentimento refinado e tradicional para a concepção global.

107 Creme e marfim Marfim e creme são cores sofisticadas, com um pouco do calor de marrom e um monte de frescor do branco. Eles são geralmente calmo, e muitas vezes pode evocar um sentido da história. Marfim é uma cor calma, com alguns dos associados com a pureza branca, embora seja um pouco mais quente. No projeto, marfim pode dar uma sensação de elegância e calma para um site. Quando combinados com as cores terrosas, como pêssego ou marrom, que pode assumir uma qualidade de terra. Também pode ser usado para clarear cores mais escuras, sem o contraste de usar branco.

108 O fundo marfim aqui tem uma qualidade que é quente temperado por algumas das cores mais frias no local.

109 O pano de fundo creme-acinzentada aqui é quente feito pelos destaques alaranjado-marrom.

110 O pano de fundo creme acrescenta uma sensação de elegância deste site.

111 O pano de fundo creme aqui reforça o tema antigo que percorre os gráficos do desenho.

112 O marfim combinado com outras cores claras e tons creme torna este site em uma aparência muito elegante em geral.

113 A teoria da cor é tão grande quanto o sentimento que evoca no uso de determinado tom. Abaixo um guia de referência rápida para os significados comuns das cores discutidos nestes slides. Vermelho:, amor, paixão, raiva Laranja:, Alegria de Energia, Vitalidade Amarelo:, Esperança Felicidade, Engano Verde: Novos Começos, Abundância, Natureza Azul: Calma, Tristeza, Responsável Roxo:, Banco de Criatividade, riqueza Preto: Mistério, Elegância, Evil Cinza: Moody, conservador, Formalidade Branco:, pureza, limpeza Virtude Brown:, salubridade Natureza, Confiabilidade ou bege Tan: Conservador, Piedade, Dull Creme ou do Marfim: Calm, Pureza, elegante

114

PAIXÃO CALOR VERMELHO RAIVA ATENÇÃO

PAIXÃO CALOR VERMELHO RAIVA ATENÇÃO VERMELHO Desencadeia emoções poderosas positivas e negativas; Cria uma sensação de urgência, e é por isso que é efetivo com as vendas; Incentiva o apetite quando alinhado com o amarelo, portanto é freqüentemente

Leia mais

Aprofunde seus conhecimentos

Aprofunde seus conhecimentos Aprofunde seus conhecimentos PSICOLOGIA DAS CORES As cores são responsáveis por ativar sensações no cérebro humano. Cada cor que você escolhe para sua apresentação, pode ajudar ou atrapalhar a sua mensagem

Leia mais

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário.

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Aula 06 Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Cor cria emoção Páginas que usam bem a cor têm

Leia mais

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins

Design da Informação. Aula 08 Usando. Prof. Dalton Martins Design da Informação Aula 08 Usando cores Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás Círculo cromático Um círculo cromático

Leia mais

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça

ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES. Introdução à Arquitetura. Paula Eça ARQUITETURA - CONCEITO -O QUE É O ARQUITETO -ATRIBUIÇÕES Introdução à Arquitetura CONCEITO "Pode-se então definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente

Leia mais

A simbologia das cores e Harmonias de Cores

A simbologia das cores e Harmonias de Cores A simbologia das cores e Harmonias de Cores A cor tem o poder de atração da sua marca, estímulo da compra na sua loja, transmissão de confiabilidade no seu site, inúmeras influências e fatores de decisão

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

Estudo da cor [breve síntese]

Estudo da cor [breve síntese] Estudo da cor [breve síntese] Sem luz não existe cor Aristóteles, filósofo grego que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente

Leia mais

Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor

Teoria da Cor para WebDesigners. O significado da cor Teoria da Cor para WebDesigners O significado da cor Cor no design é muito subjetivo. O que evoca uma reação em uma pessoa pode evocar uma reação muito diferente em outra. Às vezes isso é devido à preferência

Leia mais

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo SEMIÓTICA DAS CORES SEMIÓTICA DAS CORES A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. Não tem existência material, trata-se apenas de sensação produzida

Leia mais

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL

CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL CORES CONHEÇA SUA COLORAÇÃO PESSOAL As cores que usamos emitem luminosidade ao nosso rosto, realçando ou apagando a coloração da pele. Existe um conjunto de cores específico para cada pessoa, de acordo

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Interação Homem-Computador Faculdade de

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Então, contrariando o CMYK, no RGB a mistura de todas as cores resulta em branco e, a ausência delas, em preto.

TEORIA DAS CORES. Então, contrariando o CMYK, no RGB a mistura de todas as cores resulta em branco e, a ausência delas, em preto. TEORIA DAS CORES Basicamente há duas escalas para cores: o CMYK (composto por ciano, magenta, yellow e black) usado na impressão e tinturaria, além do RGB (red, green e blue) usado em monitores de projeção.

Leia mais

Cores na Inteface Gráfica

Cores na Inteface Gráfica Cores na Inteface Gráfica Ana Paula Costa Fabiano Gonçalves Maria Cristina Díez Renato Pantel Introdução O uso correto da cor, facilita a formação do modelo mental. O uso adequado da cor pode facilitar

Leia mais

Sem luz não existe cor

Sem luz não existe cor Estudo da cor Sem luz não existe cor Aristóteles, um filósofo grego, que viveu de 384 a 322 ac, parece ter sido o primeiro a perceber que os olhos não podem ver a cor sem luz. A cor está presente na nossa

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

COLORINDO SEUS SONHOS...

COLORINDO SEUS SONHOS... COLORINDO SEUS SONHOS... DICAS PARA PINTURA DE QUARTO DE SEU MAIOR TESOURO: UM FILHO... Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora

Leia mais

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES

SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES SENSAÇÕES E APRECIAÇÕES EM CORES Se enxergássemos o mundo assim... Mostra Amazônia Sebastião Salgado Gênesis Sebastião Salgado As cores são importantes fontes de expressão! Comunicam ideias e sentimentos

Leia mais

Como decorar com branco

Como decorar com branco Como decorar com branco Diz-se que o branco é o novo preto e a verdade é que a cor mais pura e simples da roda das cores tem tido um protagonismo inigualável na decoração de interiores ao longo dos últimos

Leia mais

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano.

Computação Aplicada à Saúde e Ambiente. O sistema Visual Humano. Computação Aplicada à Saúde e Ambiente O sistema Visual Humano. Dr. Ricardo Argenton Ramos ricardo.aramos@univasf.edu.br 02/04/2014 #1 Roteiro Receptores na nossa retina; Como utilizar este conhecimento

Leia mais

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Cores. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Cores Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Quais as cores das palavras abaixo? NÃO LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO!!! A VARIÁVEL VISUAL COR As cores que percebemos são produzidas

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO A cor A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria.

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite: melhorar a legibilidade da informação gerar imagens realistas focar a atenção do observador passar emoções etc. CORES

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

EBOOK O PODER DAS CORES NA DECORAÇÃO

EBOOK O PODER DAS CORES NA DECORAÇÃO EBOOK O PODER DAS CORES NA DECORAÇÃO As cores são elementos presentes em nossa vida de diversas formas, aparecendo nas roupas, nos ambientes, na alimentação, e em tantas outras coisas, pois cada uma tem

Leia mais

Teoria das Cores Cor Pigmento

Teoria das Cores Cor Pigmento Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Primárias Cores Secundárias Cores Terciárias Cores Quentes Cores Neutras Cores Frias Cores Complementares Cores Análogas Cores Complementares Cores Análogas Harmonia

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES

Colégio Drummond/Anglo Cultura Artística e Literária 8º ano HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES As cores harmoniosas são aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atrativo. O círculo cromático ou roda das cores pode

Leia mais

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia- Corpo, movimento e linguagem na era da informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 2.2 Conteúdos Cores

Leia mais

APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL

APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL APRENDA A CRIAR UM LOGOTIPO PROFISSIONAL Este ebook foi feito com o intuito de ensinar o processo de criação de um logo, são aqui apresentadas técnicas básicas que um profissional da área utiliza para

Leia mais

Teoria das Cores Cor Pigmento

Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Primárias Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Secundárias Cores Terciárias Cores Quentes Cores Neutras Cores Frias 1 Cores Complementares Cores Análogas Análogas do amarelo Análogas do verde Análogas

Leia mais

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I As Cores Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I Apesar de serem o mesmo fenômeno físico, existe duas maneiras de entender as cores. A cor é uma radiação eletromagnética, corresponde à parte do

Leia mais

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO

A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO A Luz-Cor EDUCAÇÃO VISUAL 8º ANO O que é a cor? ? O que é a cor? O que é a cor? A cor é uma perceção visual provocada pela ação de um feixe de ondas eletromagnéticas sobre células especializadas da retina,

Leia mais

E-book. Guia de Cores: entenda seus conceitos e usos

E-book. Guia de Cores: entenda seus conceitos e usos E-book Guia de Cores: entenda seus conceitos e usos Introdução Como vemos as cores Cores primárias, secundárias e terciárias Aspectos da cor Temperatura da cor Harmonia das cores 4 7 10 13 16 20 O que

Leia mais

Os Segredos das Cores. Mini-livro. Aprenda cores e seus significados! By:Filipe Lucas

Os Segredos das Cores. Mini-livro. Aprenda cores e seus significados! By:Filipe Lucas M Os Segredos das Cores Mini-livro Aprenda cores e seus significados! By:Filipe Lucas Capítulo 1 Tema:representação de cores Cor Vermelha,o que representa? A cor vermelha significa paixão, energia e excitação.

Leia mais

ACABAMENTO ACABAMENTOS

ACABAMENTO ACABAMENTOS S ACABAMENTO 1 Sobre Soluções inteligentes e produtivas em móveis para escritório. Projetamos e fabricamos mobiliário corporativos há mais de 25 anos, visando a superação das expectativas dos clientes.antecipamo-nos

Leia mais

O SIGNIFICADO DAS MANUELA LOPES

O SIGNIFICADO DAS MANUELA LOPES O SIGNIFICADO DAS CORES MANUELA LOPES SOBRE O E-BOOK Esse e-book foi elaborado para incentivar o uso de cores nos ambientes, um dos assuntos mais temidos na hora de decorar. Aqui, você vai aprender o significado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N

A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N B I O G R A F I A Blumenauense, graduada em Design de Produto na FURB - 2007 Pós-graduada em Gestão Empresarial na FGV -2009 A marca que leva o nome da própria designer

Leia mais

COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO!

COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO! COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO: UM GUIA PARA NÃO ERRAR A MÃO! Introdução 3 A roda de cores 6 Paleta de cores 10 Combinações que dão certo 15 Algumas dicas 20 Conclusão 26 Sobre a Valle Casa & Conforto

Leia mais

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES Prof Djavan Loureiro 1 COR Elemento para transmissão de idéias, conceitos, sensações e emoções. Utilizada em projetos arquitetônicos, design, gráfico, virtual, cenográfico,

Leia mais

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor

Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor O tom da cor Arte da cor. Se no desenho o que mais se utiliza é o traço, na pintura o mais importante é a cor Ao escrever, cada pessoa tem uma maneira própria de fazer as letras. O mesmo acontece com a

Leia mais

Conheça as cores mais quentes para o seu negócio prosperar!

Conheça as cores mais quentes para o seu negócio prosperar! Cores para prosperidade Conheça as cores mais quentes para o seu negócio prosperar! Conheça a força e o significado de cada cor e trabalhe com elas para desenvolver seus cartões, logotipos, cores de uniformes,

Leia mais

1,00 cm NOVO MECANISMO PARA TOMADAS

1,00 cm NOVO MECANISMO PARA TOMADAS Termoplástico INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Placas, módulos e suportes injetados em termoplástico autoextinguível, pigmentado e aditivo anti-uv. NOVO MECANISMO PARA TOMADAS DISPONDO AGORA DE UM NOVO MECANISMO

Leia mais

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO O QUE VAMOS APRENDER AULA 1 Conhecendo a luz e seus efeitos AULA 7 Luz principal, de efeito e compensação AULA 2 Características da luz, Intensidade e Fotômetro AULA 3 Direção

Leia mais

ÓCULOS RALPH LAUREN COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2016

ÓCULOS RALPH LAUREN COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2016 ÓCULOS RALPH LAUREN COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2016 A coleção de óculos Primavera/Verão 2016 apresenta uma seleção de estilos masculinos e femininos inspirados na herança da marca Ralph Lauren. Com linhas

Leia mais

Tópicos de Ambiente Web Web Design - Cores

Tópicos de Ambiente Web Web Design - Cores Tópicos de Ambiente Web Web Design - Cores Professora: Sheila Cáceres Estudo de Cores O olho humano pode distinguir aproximadamente entre 7 e 10 milhões de cores. As cores que são vistas vêm da parte da

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Toca do Tatu MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL INTRODUÇÃO Toca do Tatu, localizada em São Paulo na Rua Antônio de Barros, 268 - Tatuapé - CEP: 03089-000 - Tel. (11) 22966039 E-mail:

Leia mais

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Tecnologia Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 2 Aula 3.1 Conteúdo: Luz e sombra. 3 Habilidade: Reconhecer, diferenciar e saber utilizar diversas técnicas de arte, com procedimentos

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA COMPOSIÇÃO DO DESENHO

DESENHO E ARQUITETURA COMPOSIÇÃO DO DESENHO CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA COMPOSIÇÃO DO DESENHO Elisa Furian elisafurian@outlook.com O PROJETO/DESIGN/DESENHO É COMPOSTO POR: ELEMENTOS: -LINHA -FORMA -DIMENSÃO -ESPAÇO

Leia mais

Ergonomia. Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra;

Ergonomia. Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra; Ergonomia Ergonomia Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra; Preocupação em melhorar a eficiência, diminuindo sofrimento no trabalho, prevenindo riscos à saúde; Brasil 1983 ABERGO (Associação

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL imagem COMUNICAÇÃO VISUAL Imagem (do latim imago) é toda e qualquer visualização gerada pelo ser humano, seja em forma de objeto, de obra de arte, de registro foto-mecânico, de construção pictórica (pintura,

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Características da cor

Características da cor Características da cor Qualquer cor particular pode ser obtida a partir da combinação de VERMELHO AZUL VERDE (Primárias aditivas) (no caso de transmissão) Isto é, uma fonte de luz vermelha, uma fonte de

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

Design Gráfico. Contato.

Design Gráfico. Contato. Design Gráfico Contato E-mail: design.grafico@shawacademy.com www.shawacademy.com/pt Olá! Este Starter Pack destina-se a dar-lhe uma melhor compreensão do que é o design gráfico, o que fazemos e como o

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq.

Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores. Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES. Professora Arq. Colégio Técnico Educáre Curso Técnico de Design de Interiores Modulo 1 - CORES NOS AMBIENTES TEORIA DAS CORES Professora Arq. SIMONE CAMILLO Você já tentou perceber o mundo em preto e branco? Você já pensou

Leia mais

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º

APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II APOSTILA DE ARTES VISUAIS 7º ano 1º trimestre Unidade I Cor Nome: Nº.: Turma: Ano: Professor(a): 1 Cor No momento, meu espírito está inteiramente tomado pela lei

Leia mais

Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida.

Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida. Belgotex à la carte: o carpete preparado na medida. Ofereça versatilidade: estilo, acabamento, resistência, ótimo custo e entrega ágil, no tamanho que o cliente precisar. Conforto sob medida, passo a passo

Leia mais

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3

IntroduÄÅo a teoria da cor Material desenvolvido e organizado pelo professor AndrÉ Furtado Material elaborado para a disciplina de Projeto Visual 3 Material para a disciplina Projeto Visual 3 Teoria da cor - introduäåo Prof. www.ufrgs.br Teoria da cor. Propriedades das cores As cores têm algumas propriedades inerentes que lhes permite se distinguir

Leia mais

Design, Identidade Visual e Oxigenação de Marca. André Ramos, M.Sc.

Design, Identidade Visual e Oxigenação de Marca. André Ramos, M.Sc. Design, Identidade Visual e Oxigenação de Marca André Ramos, M.Sc. apresentação programa curso currículo apresentação programa curso currículo conceitos conceitos design / re-design conceitos design /

Leia mais

A mais delicada e singela homenagem. Catálogo

A mais delicada e singela homenagem. Catálogo A mais delicada e singela homenagem. Catálogo A Flores da Paz não prepara somente coroas ou ornamentações para uma homenagem. Traduzimos sentimentos através da Florigrafia, que é a linguagem das flores

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA E NORMAS GRÁFICAS Este documento deve ser utilizado de modo a garantir uma correcta utilização e identificação da marca: + Turismo + Sabor - Alto Tâmega. Este documento

Leia mais

Design para slides. inspiradores

Design para slides. inspiradores Design para slides inspiradores INTRODUÇÃO Apresentar ideias com clareza e objetividade é algo cada vez mais valorizado no ambiente de negócios e, para isso, a mídia mais utilizada é a apresentação. Porém,

Leia mais

TARKETT PREMIÈRE 2017

TARKETT PREMIÈRE 2017 TARKETT Ceremony House 04 SER VERDADEIRO NA ESSÊNCIA É A MELHOR DE TODAS AS TENDÊNCIAS A Tarkett, líder mundial em soluções para pisos e revestimentos, através de seus Centros de Design e mais de 60 profissionais

Leia mais

A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções.

A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções. A cor exerce múltiplas ações: impressionar, expressar e a de construir Uma imagem. A cor vista: impressiona ; a cor sentida : provoca emoções. A cor é construtiva: pois tendo um significado próprio, possui

Leia mais

CROMOTERAPIA AO SEU ALCANCE

CROMOTERAPIA AO SEU ALCANCE CROMOTERAPIA AO SEU ALCANCE REALIZAÇÃO: DENISE GARCIA Terapeuta Holística Especialização em Cromoterapia Mestre em Reiki Coach (47) 9 8806.4461 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Cromoterapia é uma ciência que utiliza

Leia mais

LOGOTIPO ELABORADO PARA A EMPRESA SAUDÁVEL E GOSTOSO, UM DISK DIETAS DIRECIONADO AO PÚBLICO FITNESS. FORAM USADAS FORMAS E SÍMBOLOS QUE REMETEM À UM

LOGOTIPO ELABORADO PARA A EMPRESA SAUDÁVEL E GOSTOSO, UM DISK DIETAS DIRECIONADO AO PÚBLICO FITNESS. FORAM USADAS FORMAS E SÍMBOLOS QUE REMETEM À UM LOGO SAUDÁVEL & GOSTOSO LOGOTIPO ELABORADO PARA A EMPRESA SAUDÁVEL E GOSTOSO, UM DISK DIETAS DIRECIONADO AO PÚBLICO FITNESS. FORAM USADAS FORMAS E SÍMBOLOS QUE REMETEM À UM SELO DE QUALIDADE, MISTURADO

Leia mais

CORES ELECTRIC INK 2017

CORES ELECTRIC INK 2017 CORES ELECTRIC INK 2017 VÁRIAS MANEIRAS DE USAR ELECTRIC INK Para obtermos a cor ideal para cada tipo de pele é preciso falarmos a respeito de fototipo, ou seja, precisamos falar da característica da cor

Leia mais

FASE 1. simbologia OP.001

FASE 1. simbologia OP.001 FASE 1 simbologia F A S E 1 - S I M B O L O G I A Para a criação do logotipo da Talkeen, partimos da metáfora da fala, que é a mais básica forma de conexão, tendo em vista que o propósito da marca Talkeen

Leia mais

O USO DA COR NA ARQUITETURA FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA MONITORA: LISSANDRA BALDISSERA

O USO DA COR NA ARQUITETURA FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA MONITORA: LISSANDRA BALDISSERA O USO DA COR NA ARQUITETURA FUNDAMENTOS DA ARQUITETURA MONITORA: LISSANDRA BALDISSERA O QUE É COR? Segundo Gaetano Kaniza (1986), citado por Holland (1994), as cores podem ser definidas por, no mínimo,

Leia mais

TECNOLOGIA ANTIMANCHAS

TECNOLOGIA ANTIMANCHAS 1 Inspiração que tece o futuro Fundada em 1972, a Branyl atua há mais de 40 anos no mercado têxtil, oferecendo produtos de qualidade para os mais variados segmentos. Com fábricas em São Paulo, Bahia e

Leia mais

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar

Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar M A N U A L D E I D E N T I D A D E V I S U A L Cinco eixos, dentro da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, visam fortalecer as políticas públicas e dar voz e vez às pessoas

Leia mais

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor. Manual de Identidade Visual

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor. Manual de Identidade Visual Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Manual de Identidade Visual A Logomarca A logomarca é o mais importante elemento que compõe a identidade visual de uma Entidade/ Associação. É por meio dela que

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual 1 2 Apresentação A identidade corporativa é um conjunto integrado de regras que realça visualmente o estilo e as atitudes da empresa. É exatamente por sua importância que este

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA

MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA MANUAL DE APLICAÇÃO DE MARCA A construção do logotipo Ordena Vida parte do princípio de que em um ambiente deve existir harmonia para existir qualidade de vida, alegria, organização, inspiração e prazer

Leia mais

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS 3 A gravata tem um poder de mudar o modo como as pessoas olham para você. Mas com tantas opções e combinações, para algumas pessoas fica difícil

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS

GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS INTRODUÇÃO GUIA RÁPIDO DE APLICAÇÃO DE MARCAS Este é o guia rápido de aplicação de marcas do Grupo NotreDame Intermédica. Produzimos esse material para garantir uma unidade

Leia mais

Fitas Personalizadas

Fitas Personalizadas Fitas Personalizadas Fitas em alta qualidade sendo desenvolvidas sobre um material encorpado em diversos tons e cores. O seu diferencial em relação aos outros modelos são os efeitos ondulados no material.

Leia mais

NOVOS SERVIÇOS PARA UM SALÃO ÚNICO

NOVOS SERVIÇOS PARA UM SALÃO ÚNICO NOVOS SERVIÇOS PARA UM SALÃO ÚNICO New Trend new looks Uma vez mais a Revlon Professional coloca-a na vanguarda da beleza com produtos versáteis e novos serviços. Surgimos com a forma de alcançar o último

Leia mais

Wall Linea Decor. Vantagens de. Design e cores que inspiram. Wall Linea Decor

Wall Linea Decor. Vantagens de. Design e cores que inspiram. Wall Linea Decor Vantagens de Wall Linea Decor São muitos os benefícios de Wall Linea Decor. Conheça os principais: Repelência à água Exata aplicação de Rapport Menor perda de material do mercado Antibacteriano Antimofo

Leia mais

Fragrâncias. Masculinas

Fragrâncias. Masculinas Fragrâncias Masculinas Origem dos Perfumes No Egito por volta de 3000 AC com a queima de incensos. Os egípcios se comunicavam com os deuses por meio dos cheiros. Desde então a relação dos homens com os

Leia mais

diariodocabelo.com.br

diariodocabelo.com.br Este e-book foi feito carinhosamente para você, reunindo as melhores dicas de colorimetria capilar e cortes que você precisa para alcançar seus objetivos profissionais. Cortes de Cabelo Técnicas maravilhosas

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV Daniel C. Zanotta 13/08/2018 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC)

Leia mais

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS. MÓDULO 02 Composição/Decoração de Interiores

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS. MÓDULO 02 Composição/Decoração de Interiores CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 02 Composição/Decoração de Interiores CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 02 Aula 06 Assuntos a serem abordados 08. Elementos da Composição do Ambiente:

Leia mais

O Guia Emocional das. Cores

O Guia Emocional das. Cores O Guia Emocional das Cores 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto. 1% decidem pelo som ou pelo cheiro 6% decidem pela textura 93% das

Leia mais

Cromoterapia para Revigorar a Sua Vida

Cromoterapia para Revigorar a Sua Vida Cromoterapia para Revigorar a Sua Vida Use a Força das Cores para Transformar a sua Vida. Talvez o que mais esteja faltando na sua vida não seja dinheiro ou um amor para viver mais feliz. O que pode realmente

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Blog Design e Poesia Prof. a Graciela Campos Link aulas

Leia mais

Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom.

Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom. Para a micropigmentação da pele as variações de marrons são as mais utilizadas, uma vez que todo tom de pele é originário do marrom. Há uma variedade de marrons que vai dos tons quentes ou frios, claros

Leia mais

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC

MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC 1 MANUAL DE LOGOMARCA UNIVERSIDADE FUMEC SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 VERSÕES DA ASSINATURA VERTICAL P&B 15 ELEMENTOS E PROPORÇÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL 4 VERSÕES DA ASSINATURA HORIZONTAL MONOCROMÁTICA 16 VERSÕES

Leia mais

A DIFERENÇA ESTÁ NOS DETALHES. CONHEÇA ALGUMAS LINHAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS E ALIE COM SUA CRIATIVIDADE PARA CONQUISTAR RESULTADOS INCRÍVEIS.

A DIFERENÇA ESTÁ NOS DETALHES. CONHEÇA ALGUMAS LINHAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS E ALIE COM SUA CRIATIVIDADE PARA CONQUISTAR RESULTADOS INCRÍVEIS. Nº 03 A DIFERENÇA ESTÁ NOS DETALHES. Você provavelmente já ouviu essa expressão em algum lugar, é um clichê bastante comum, mas carregado de verdade e que cabe perfeitamente no tema desta Imagine Incepa:

Leia mais

coleção outono inverno 2017 :: bee catálogos 1

coleção outono inverno 2017 :: bee catálogos 1 coleção outono inverno 2017 :: bee catálogos 1 2 coleção outono inverno 2017 :: bee catálogos Coleção 2017 Outono Inverno O veludo é a sensação das estações mais frias deste ano. Representando o luxo,

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 O estudo das cores não é peculiar apenas da pintura ou do desenho; é um estudo amplo, que sem dúvida está presente dentro de muitas outras áreas e que estão diretamente interconectados. Veja nesta aula

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa Ano: 7 Turma: 71 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 7 Turma: 71 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

Manual da Marca e da Identidade Visual

Manual da Marca e da Identidade Visual Manual da Marca e da Identidade Visual fev 2017 versão 20170223 índice apresentação 2 marca desenho da marca 3 assinaturas 4 malha de construção 5 dimensionamento mínimo 6 área de proteção 7 cores cromia

Leia mais

norament 926 satura. Mais espaço para um design individual. Design elegante tom sobre tom para espaços criativos.

norament 926 satura. Mais espaço para um design individual. Design elegante tom sobre tom para espaços criativos. norament 926 satura. Mais espaço para um design individual. Design elegante tom sobre tom para espaços criativos. Ideal na presença. Excelente no efeito. norament 926 satura: profundidade visual através

Leia mais