Palavras-chave: História da Matemática; Números irracionais; Incomensurabilidade de segmentos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palavras-chave: História da Matemática; Números irracionais; Incomensurabilidade de segmentos."

Transcrição

1 UMA INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DOS NÚMEROS IRRACIONAIS POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Débora Cristina Tamagnoni 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio deboratamagnoni@alunos.utfpr.edu.br Eduardo Oliveira Belinelli 2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio edubelinelli@hotmail.com Jader Gustavo de Campos Santos 3 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio jj_gustavo@hotmail.com Resumo: O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade prática de ensino desenvolvida na disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. A atividade foi realizada com os alunos do sétimo período do curso da disciplina. Dessa forma, este trabalho traz o relato de uma experiência sobre essa atividade que tratou dos números irracionais por meio da comensurabilidade/incomensurabilidade de segmentos. Como resultado dessa atividade, observou-se que trabalhar com História da Matemática como metodologia de ensino é uma possibilidade para o processo de aprendizagem, pois permite que o aluno estabeleça relações entre a matemática e a necessidade histórica do surgimento dos seus conceitos. Palavras-chave: História da Matemática; Números irracionais; Incomensurabilidade de segmentos. Introdução Reza a lenda que Hipasus de Metapontum, um pitagórico que viveu por volta de 500 a. C., foi o primeiro a descobrir a existência dos números irracionais. Os pitagóricos comprometiam-se a obedecer às regras da Escola Pitagórica e tinham um juramento de jamais revelar seus segredos. No entanto, Hipasus teria quebrado a regra do silêncio e revelado sua descoberta ao mundo. Como punição, ele fora expulso da Escola Pitagórica e um túmulo com seu nome fora levantado, representando sua morte. A lenda acrescenta ainda que mais tarde ele se perdeu e morreu no mar como punição dos deuses por ter revelado suas descobertas (MIGUEL, 2009). Segundo Roque (2012), existem duas versões históricas para o surgimento dos números irracionais na Grécia Antiga, ambas utilizando a teoria das razões e proporções e a incomensurabilidade de grandezas. Uma das versões traz uma ideia geométrica, em que os 1 Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, campus Cornélio Procópio - PR. 2 Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, campus Cornélio Procópio - PR. 3 Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR, campus Cornélio Procópio - PR.

2 números irracionais foram descobertos por Hipasus por meio da incomensurabilidade entre dois segmentos. A outra fora descoberta por Teeteto, que se chamava antifairese. Seu significado era a subtração recíproca e possuía uma técnica semelhante ao algoritmo de Euclides. Primeiramente, ela teria sido desenvolvida apenas para números e consistia em: dados dois números, subtrai-se do maior um múltiplo do menor a cada passo, até que o resto seja menor que o menor dos dois números considerados. Essa técnica teria sido estendida para outras grandezas, tais como os segmentos. Quando a antifairese chegava ao fim os segmentos eram ditos comensuráveis, caso contrário, eram ditos incomensuráveis. Assim foi descoberta que a razão entre duas grandezas incomensuráveis é irracional. Por se tratar de um conceito importante para a definição de números irracionais, a incomensurabilidade entre números deve ser considerada relevante para o processo de formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Devido a isso, este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática aplicada na disciplina de História da Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio. O objetivo da atividade foi introduzir o conceito de números irracionais por meio da comensurabilidade e incomensurabilidade de grandezas, bem como encontrar uma aproximação ao número π utilizando a incomensurabilidade do comprimento da circunferência com seu diâmetro. A partir dessas considerações, apresentamos a seguir, a fundamentação teórica, a metodologia utilizada, a análise das atividades e as considerações finais. Fundamentação Teórica Historicamente, a necessidade de criar novos números que pudessem representar medidas de terra, levou os egípcios e os babilônicos a introduzirem as frações e considerálas como unidades de medida. Os gregos, também foram os responsáveis pelas primeiras ideias sobre a representação fracionária. As ideias de se representar os números na forma fracionária eram fundamentadas em uma lógica de raciocínio baseada nas tentativas de formar definições dos termos empregados. Os gregos descobriram os racionais como aqueles que podem ser representados como razões entre inteiros (PATRONO, 2011, p.19).

3 Nesse contexto, a comensurabilidade entre números inteiros ou segmentos generaliza a definição de números racionais. Matematicamente, dois números são comensuráveis se a razão entre eles for um número racional e dois segmentos AB e CD, são comensuráveis, se existir um terceiro segmento EF que caiba um número inteiro de vezes em AB e CD. Analogamente, os números irracionais surgiram da ideia de representar a incomensurabilidade entre dois segmentos, isto é, dois segmentos são ditos incomensuráveis quando não é possível determinar quantas vezes exatas um segmento cabe em outro. Na literatura, a incomensurabilidade de dois segmentos é representada em problemas, como o famoso problema da incomensurabilidade entre o lado e a diagonal de um quadrado. Pitágoras fez importantes contribuições para o desenvolvimento da matemática e, em particular, para a descoberta dos números irracionais. Além do famoso Teorema de Pitágoras, que relaciona os lados do triangulo, provando que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, Pitágoras contribuiu para a descoberta dos números irracionais e o surgimento do conceito de raiz quadrada através da aplicação do Teorema de Pitágoras a um triangulo cujos catetos possuíam valor igual a um (MACIEL, 2016). Ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio os alunos constroem conhecimentos sobre os números e, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) os objetos de estudo a serem utilizados devem considerar as propriedades dos conjuntos numéricos, suas relações e como estes se configuram historicamente. Nesse processo o aluno poderá verificar as diversas categorias numéricas criadas em função dos problemas que a humanidade teve que enfrentar. Segundo o PCN+ (BRASIL, 2002) é possível potencializar o conhecimento dos alunos sobre números quando utilizados conjuntamente de outros conceitos, assim números decimais e fracionários devem manter relação com problemas de medição e os números irracionais com a geometria e medidas. Isso possibilita o desenvolvimento da capacidade de estimativa, utilizando valores numéricos exatos quando possível ou aproximando de acordo com a situação instrumental disponível. A aproximação do valor do número irracional com o valor obtido através da medição empírica pode facilitar a compressão da representação geométrica dos números irracionais. Dessa forma, a comensurabilidade e incomensurabilidade entre números são conceitos fundamentais para a compreensão da representação geométrica de números racionais e irracionais.

4 Metodologia As atividades aqui apresentadas foram realizadas na disciplina História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio. O tempo de execução foi de 2 horas/aulas, o tema foi introdução aos números irracionais. Um grupo de alunos (autores deste trabalho) realizou a atividade com os demais alunos matriculados na disciplina. Primeiramente foi realizada uma apresentação sobre o tema a ser trabalhado. Na sequência, os alunos foram divididos em duplas e foram entregues um compasso e uma atividade impressa por grupo (conforme apresentamos no quadro 1, abaixo). Com o auxílio dos alunos proponentes da atividade os demais alunos foram realizando procedimentos que permitiram a compreensão geométrica dos números irracionais. Quadro 1 Atividade Realizada com os alunos 1) Construa dois segmentos arbitrários e distintos. Sejam eles AB e CD, tal que AB>CD. Extraia o segmento CD de AB o maior número de vezes possível. Após a subtração existiu alguma sobra? O segmento CD é divisor do segmento AB? Por quê? Caso tenha alguma sobra, continue o processo e verifique: o Existe algum segmento que seja divisor comum de AB e CD? Por quê? 2) A (in)comensurabilidade entre o comprimento da circunferência e seu diâmetro. Após a realização da atividade responda: Esses dois segmentos são comensuráveis? Justifique sua resposta. Existe uma maneira aritmética de justificar esse fato? Caso exista explique. Fonte: Os autores. Análise da Atividade A atividade, dividida em duas partes, fez uso da história da matemática, como recurso didático-metodológico, para trabalhar o conceito de comensurabilidade. A primeira

5 etapa consistiu em construir seguimentos AB e CD arbitrários e distintos, de modo que AB>CD. Em seguida os alunos tiveram que analisar se era possível subtrair um seguimento do outro. A figura 1, a seguir, mostra a realização da primeira parte da atividade por um dos alunos. Figura 1 Realização da primeira etapa da atividade utilizando história da matemática Fonte: os autores. A partir daí eles foram orientados a analisar a subtração de modo que pudessem observar e responder as seguintes questões: Após a subtração existiu alguma sobra? O segmento CD é divisor do segmento AB? Por quê? Existe algum segmento que seja divisor comum de AB e CD? Esses segmentos são comensuráveis ou incomensuráveis? Ressaltamos que antes de iniciar a atividade prática, abordamos, teoricamente, o conceito de comensurabilidade e como os povos ao longo da história construíram esse conceito. Porém, notamos, por meio das respostas obtidas, que alguns alunos tiveram dúvidas para responder se os segmentos eram ou não comensuráveis. Entretanto, a dúvida na resposta não se deu ao suporte teórico, mas sim por conta da imprecisão no momento de medir os seguimentos e de realizar as divisões usando o compasso. A segunda etapa da atividade consistiu em verificar a (in)comensurabilidade entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro. Para isso, foram utilizados diferentes objetos com formato circular, de modo que, com o auxílio de um barbante, os alunos tiveram que medir o tamanho da circunferência do objeto e em seguida, o tamanho do diâmetro do objeto, como mostra a figura 2 a seguir.

6 Figura 2 Segunda etapa da atividade de História da matemática Fonte: os autores Em seguida, orientamos os alunos a encontrar a razão entre o valor obtido da circunferência pelo valor obtido do diâmetro do objeto dado. Então, fomos anotando no quadro os resultados obtidos. Os resultados obtidos pelos alunos são apresentados na tabela 1 a seguir. Tabela 1 Razão encontrada pelos alunos da medida da circunferência pelo diâmetro do objeto ALUNO (a) Razão encontrada da circunferência pelo diâmetro (valor aproximado) Aluno 1 3, Aluno 2 3,157 Aluno 3 3,53 Aluno 4 3, Fonte: os autores Após a obtenção dos valores, pedimos que os alunos respondessem às seguintes questões: Os dois segmentos são comensuráveis? Justifique sua resposta. Existe uma maneira aritmética de justificar esse fato? Caso exista, explique.

7 As respostas obtidas mostraram uma melhor compreensão dos alunos a respeito de comensurabilidade, sendo que apenas um dos alunos justificou que os seguimentos eram comensuráveis, pois era possível dividir um segmento pelo outro sem que sobrasse alguma parte do segmento. Ao responder a segunda questão, ficou claro para todos que o número que eles obtiveram era próximo ao número π, visto que este número é um número irracional, incomensurável e é obtido pela razão entre o comprimento pelo diâmetro de uma circunferência. Assim, os alunos concluíram que, aritmeticamente, era possível verificar tal situação da seguinte forma: r = raio C (comprimento da circunferência) = 2π. r D = diâmetro da circunferência 2. r Então, 2π.r 2.r = π Para concluir a atividade, explicamos que os valores obtidos da razão (tabela 1) não ficaram tão próximos de π pelo fato de que os instrumentos utilizados para medição eram imprecisos e, também, porque não é possível obter tal número, exatamente, visto que é um número irracional. Ao final das atividades, os alunos registraram suas percepções a respeito da atividade. O aluno 1, em seu relato afirmou o seguinte: A atividade é muito interessante como aplicação da teoria. Não encontrei nenhuma dificuldade em desenvolver a atividade 1. Já na atividade 2 achei bem legal o fato de medir e fazer os cálculos, mas não encontrei dificuldade nenhuma. O aluno 2 relata a atividade da seguinte maneira: Atividade interessante para aplicação do conceito teórico, não encontrei dificuldade em desenvolver, após a explicação do grupo. No meu caso, na atividade 2, a resposta foi incorreta pois meu segmento foi comensurável. Isso pode ter ocorrido devido à imprecisão das medidas com o barbante e o compasso. Já a aluna 3 dá o seguinte depoimento sobre a atividade: Na atividade 1, no item 4, tive dificuldades de entender o que se pedia. Na atividade 2 não me dei conta de que estava dividindo o comprimento pelo diâmetro da circunferência

8 e era óbvio que um número aproximado de π, portanto a divisão daria resto. Atividade interessante, uma ideia para utilizar com os futuros alunos. Por último, o aluno 4 descreve a experiência com a atividade sendo: A maior dificuldade foi quando o segmento era muito grande e não dava para dividir sem sobrar resto. Foi uma ideia boa para explicar sobre o π e os tipos de segmentos, fazendo a gente descobrir sozinho. Considerações Finais Após a conclusão da atividade, foi possível constatar que é possível fazer uso da história da matemática para abordar um conteúdo de maneira prática, não se restringindo apenas a elucidar fatos históricos. Também constatamos que, ao optar por se trabalhar um conteúdo usando a história da matemática como metodologia, é importante ter em mente que será necessário fazer uso de outra metodologia para dar apoio às atividades, seja por meio de jogos, tecnologia, modelagem matemática, dentre outras. É importante destacar, ainda, que todos os alunos que participaram da atividade, a consideraram interessante e de fácil compreensão, pois permitiu que eles fossem descobrindo as relações de forma autônoma, conseguindo assim compreender como surgiram os números irracionais. Agradecimentos Agradecemos à Prof.ª Dra. Mirian Andrade pelas orientações e incentivo ao desenvolvimento deste trabalho. Referências BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, Disponível em < Acessado em: 16 ago Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, Disponível em: < Acesso em: 16 ago MACIEL, W.; Pitágoras.Filosofia UFPR, Santa Catarina, v. único, Disponível em < Acesso em: 5 ago

9 MIGUEL, A.; et. AL. História da Matemática em Atividades Didáticas. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Livraria da Física,2009. PATRONO, R. M.; A Aprendizagem de Números Racionais na Forma Fracionária no 6º Ano do Ensino Fundamental: Análise de uma Proposta de Ensino f. Dissertação (Mestre em Educação Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto ROQUE, T.; História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. São Paulo: Zahar, 2012.

8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável

8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável NÚMEROS REAIS 8º ANO Segmentos de reta incomensuráveis. Pontos irracionais da reta numérica. Nuno Marreiros Comensurável VS Incomensurável A medida pode ser comparada com um padrão. A medida não pode ser

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Caxias do Sul. Comensuráveis e incomensuráveis

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Caxias do Sul. Comensuráveis e incomensuráveis Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Caxias do Sul Disciplina: História da Matemática Docente: Rodrigo Silva Semestre: 2014/2 Integrantes: Danieli Pereira Lucas

Leia mais

OFICINA 14 DESCOBRINDO E CONSTRUINDO NÚMEROS IRRACIONAIS

OFICINA 14 DESCOBRINDO E CONSTRUINDO NÚMEROS IRRACIONAIS OFICINA 4 DESCOBRINDO E CONSTRUINDO NÚMEROS IRRACIONAIS Profª Dra. Virgínia Cardia Cardoso I PROBLEMAS. Uma estrada é muito perigosa, com muitos acidentes. Existem dois trechos retilíneos onde resolveram

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: Colégio Estadual Amanda Velasco PROFESSOR: Aline Barros Ribeiro MATRÍCULA: 09291956 SÉRIE: 9 ano do Ensino Médio

Leia mais

Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História da Matemática

Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História da Matemática IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Caxias do Sul Disciplina: História da Matemática Professor: Rodrigo Introdução ao Conceito de Números Reais: Uma Proposta Didática Baseada na História

Leia mais

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: OFICINAS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO B

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: OFICINAS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO B RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: OFICINAS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO B Luís Felipe Gonçalves Carneiro Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1

Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Profa. Andréa Cardoso UNIFAL-MG MATEMÁTICA-LICENCIATURA 2015/1 Aula 17: O Problema da Medida 30/04/2015 2 Contagem e medida A Aritmética auxiliou o Homem a fazer calendários, mas também a medir campos.

Leia mais

NÚMEROS REAIS E MEDIDAS. Nos módulos anteriores, construímos dois conjuntos numéricos:

NÚMEROS REAIS E MEDIDAS. Nos módulos anteriores, construímos dois conjuntos numéricos: NÚMEROS REAIS E MEDIDAS Recapitulando Nos módulos anteriores, construímos dois conjuntos numéricos: 1) Conjunto dos inteiros {0,1,2,3...} m 2) Conjunto dos racionais: { / m,n são inteiros e n 0} n No módulo

Leia mais

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano

7.º Ano. Planificação Matemática 2016/2017. Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano 7.º Ano Planificação Matemática 201/2017 Escola Básica Integrada de Fragoso 7.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números racionais - Simétrico

Leia mais

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS Reforço escolar M ate mática Númer os irracionais Dinâmica 7 3ª Série 3º Bimestre Matemática 3 Série do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

Autor: Marcos Paulo Ferreira Rio de Janeiro, 2011 Orientadora: Profª Drª Tatiana Marins Roque Universidade Federal do Rio de Janeiro Uma leitura dos

Autor: Marcos Paulo Ferreira Rio de Janeiro, 2011 Orientadora: Profª Drª Tatiana Marins Roque Universidade Federal do Rio de Janeiro Uma leitura dos CONCEITO DE NÚMEROS REAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Autor: Marcos Paulo Ferreira Rio de Janeiro, 2011 Orientadora: Profª Drª Tatiana Marins Roque Universidade Federal do

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 7.º ANO DE MATEMÁTICA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA O CÁLCULO DE ÁREAS E O PROBLEMA DE QUADRATURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Grasielly dos Santos de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná grasiellysantossouza@yahoo.com.br

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 7.º ANO DE MATEMÁTICA 7.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de multiplicar e dividir números racionais relativos. No domínio da Geometria e Medida,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA:

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: ANO LETIVO 2015/2016 DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (7º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS... 1º Período Metas / Objetivos Conceitos / Conteúdos Aulas Previstas Números e

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Números irracionais Dinâmica 3 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno Primeira Etapa

Leia mais

à situação. à situação.

à situação. à situação. Unidade 1 Números naturais 1. Números naturais 2. Sistemas de numeração 3. Tabela simples Reconhecer os números naturais. Identificar o antecessor e o sucessor numa sequência de números naturais. Identificar

Leia mais

Formação continuada em Matemática. Fundação CECIERJ

Formação continuada em Matemática. Fundação CECIERJ Formação continuada em Matemática Fundação CECIERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre / 2013 Plano de Trabalho Teorema de Pitágoras. Tarefa 2 Cursista: Roberta Costa Tutora: Maria Claudia Padilha Tostes. Sumário

Leia mais

MA11 - Unidade 3 A Reta Real Semana de 11/04 a 17/04

MA11 - Unidade 3 A Reta Real Semana de 11/04 a 17/04 MA11 - Unidade 3 A Reta Real Semana de 11/04 a 17/04 Nos dois capítulos anteriores, foram introduzidos os números naturais e foi mostrado como eles são empregados na operação de contagem. Veremos agora

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides.

1.0. Conceitos Utilizar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5 e Utilizar o algoritmo da divisão de Euclides. Conteúdo Básico Comum (CBC) Matemática - do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos

Leia mais

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA

Quadro de conteúdos MATEMÁTICA Quadro de conteúdos MATEMÁTICA 1 Apresentamos a seguir um resumo dos conteúdos trabalhados ao longo dos quatro volumes do Ensino Fundamental II, ou seja, um panorama dos temas abordados na disciplina de

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 4º

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

Matemática. 1

Matemática.   1 PROFº Marcelo Jardim www.concursovirtual.com.br 1 CONJUNTOS NUMÉRICOS 1.NÚMEROS NATURAIS O conjunto dos números naturais é representado por IN e IN= {0;1;2;3;4;...} ATENÇÃO!!! O (*) EXCLUI O ZERO. IN*={1;2;3;4;...}

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

DOS REAIS AOS DECIMAIS

DOS REAIS AOS DECIMAIS DOS REAIS AOS DECIMAIS Número é a sua representação Na sua origem, número é resultado dos processos de contagem ou de medida. Tais números precisam ter algum tipo de representação, para possibilitar as

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Teorema de Pitágoras. Nilson Catão Pablo de Sá

Teorema de Pitágoras. Nilson Catão Pablo de Sá Teorema de Pitágoras Nilson Catão Pablo de Sá Introdução Atividade prática; Síntese do artigo análise histórica; Análise crítica sobre o Teorema de Pitágoras; Análise de livros didáticos e outros materiais.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

Aula 11 Conseqüências da semelhança de

Aula 11 Conseqüências da semelhança de onseqüências da semelhança de triângulos MÓULO 1 - UL 11 ula 11 onseqüências da semelhança de triângulos Objetivos presentar o Teorema de Pitágoras presentar o teorema da bissetriz interna. O Teorema de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS ÁREA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL: ANO LETIVO 2013/2014 DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7 º ANO CALENDARIZAÇÃO DO ANO LETIVO Período Início Fim Nº Semanas

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS

TEOREMA DE PITÁGORAS Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho TEOREMA DE PITÁGORAS Tarefa 2 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Maria Cláudia

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS 1

ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS 1 ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS 1 Eduardo Oliveira Belinelli 2 Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR edubelinelli@hotmail.com Tiago Ponciano Antunes 3 Universidade Tecnológica

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Retângulo áureo e divisão áurea

Retângulo áureo e divisão áurea Retângulo áureo e divisão áurea Geraldo Ávila 1. O retângulo áureo Chama-se retângulo áureo qualquer retângulo ABCD (Figura 1) com a seguinte propriedade: se dele suprimirmos um quadrado, como ABFE, o

Leia mais

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 7º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação 7º ano Ano letivo: 0/5.º Período: Capítulo - Números racionais Domínio: Números e operações (NO). Álgebra (ALG) Total previstas: 65 Apresentação e avaliação : Momentos avaliação: 6 Autoavaliação:

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2015-2016 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

1 Segmentos Comensuráveis e Incomensuráveis

1 Segmentos Comensuráveis e Incomensuráveis Sociedade Brasileira de Matemática Mestrado Prossional em Matemática em Rede Nacional MA11 Números e Funções Reais Unidade 4 Comensurabilidade e Números Reais 1 Segmentos Comensuráveis e Incomensuráveis

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

dividendo e reconhecer que.

dividendo e reconhecer que. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2016-2017 - Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ SPAECE TEMA I: INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES N DESCRITOR

Leia mais

Números Irracionais. Dinâmica 3. 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 9º Ano do Ensino Fundamental

Números Irracionais. Dinâmica 3. 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. 9º Ano do Ensino Fundamental Reforço escolar M ate mática Números Irracionais Dinâmica 3 9º Ano 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 9º Ano do Ensino Fundamental Numérico Aritmético. Números reais. Primeira Etapa

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO 017/018 PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º Total de aulas previstas: 1 Unidades Temáticas Conteúdos Descritores N.º Aulas Avaliação Primeiro período 7 aulas Todos os instrumentos

Leia mais

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA

RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA 9⁰ ano -3⁰ bimestre PLANO DE TRABALHO 2 RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO CÍRCULO E CIRCUNFERÊNCIA Colégio Estadual Raimundo de Magalhães Autora: Ana Cristina

Leia mais

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos.

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2014-2015 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática Inovar a prática valorizando o Professor Porto Alegre, RS 10 a 12 de setembro de 2015

XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática Inovar a prática valorizando o Professor Porto Alegre, RS 10 a 12 de setembro de 2015 Inovar a prática valorizando o Professor REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E O CONCEITO DE NÚMEROS REAIS Janice Rachelli Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Centro Universitário Franciscano - UNIFRA janicerachelli@gmail.com

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano. Prof. Ulisses Lima Parente Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Prof. Ulisses Lima Parente 1 Os números irracionais Ao longo deste módulo, vimos que a representação

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano

Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas. Números Irracionais e Reais. Oitavo Ano Material Teórico - Módulo de Potenciação e Dízimas Periódicas Números Irracionais e Reais Oitavo Ano Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Os números irracionais Ao longo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais MATEMÁTICA 5º ANO Página 1 de 11 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico,Perfil dos Alunos para o séc. XXI,Aprendizagens Essenciais NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho Bimestral 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Matemática Turma: 1ª Série E. Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em

Leia mais

Colégio RESOLUÇÃO. Dessa maneira, a média geométrica entre, 8 e 9 é: Portanto, a média geométrica entre, 8, é um número maior que zero e menor que 1.

Colégio RESOLUÇÃO. Dessa maneira, a média geométrica entre, 8 e 9 é: Portanto, a média geométrica entre, 8, é um número maior que zero e menor que 1. Colégio Nome: N.º: Endereço: Data: Telefone: E-mail: Disciplina: MATEMÁTICA Prova: DESAFIO PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2019 QUESTÃO 16 1 1 1 1. Determinando a média geométrica entre

Leia mais

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 1ª Ana e Eduardo 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Foco: Leitura Compreender e utilizar textos, selecionando dados, tirando conclusões, estabelecendo relações,

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Números inteiros adição e subtração Unidade 1 Números inteiros adição e subtração 1. Números positivos e números negativos Reconhecer o uso de números negativos e positivos no dia a dia. 2. Conjunto dos números inteiros 3. Módulo ou valor

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS Salesianos de Mogofores - 2016/2017 MATEMÁTICA - 7.º Ano Ana Soares (ana.soares@mogofores.salesianos.pt ) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt ) Rota de aprendizage m por Projetos

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Rosemeire Meinicke /Gustavo Lopes 6º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade COMPETÊNCIA 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências e Habilidades Gerais da Disciplina PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID 1. Dados de identificação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1.1 Nome do bolsista. Bruno Santana do Prado. 1.2 Público alvo: 8 e 9 ano. 1.3 Duração: 2,5 horas. 1.4 Conteúdo desenvolvido: Teorema

Leia mais

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS AULAS PREVISTAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Prof. Márcio Nascimento. 1 de junho de 2015

Prof. Márcio Nascimento. 1 de junho de 2015 Introdução Prof. Márcio Nascimento marcio@matematicauva.org Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Matemática Básica

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa PLANO DE ENSINO 2016 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa Competências e Habilidades Gerais da Disciplina Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe; Relacionar

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8º ano Professor(a): Gracivane Pessoa I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Revisão (breve) de conteúdos trabalhados anteriormente Construir significados

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de 2018 Prova de 2018 7.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Novas Tecnologias no Ensino da Matemática 2º semestre 2004/2005 Patrícia Alexandra Simões Lopes n.º 27830 Índice: Introdução - Introdução Histórica; - Introdução ao Trabalho;

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE OS LOGARITMOS COM SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA A SALA DE AULA

UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE OS LOGARITMOS COM SUGESTÕES DIDÁTICAS PARA A SALA DE AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA EVANILDO COSTA SOARES UMA INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA SOBRE

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO Conteúdos Objetivo geral Metas/ descritores Números Naturais

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 11 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DA(S) AULA(S)

Formação Continuada Nova EJA. Plano de Ação 11 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DA(S) AULA(S) Nome: Anny Resende Negreiros Regional: Noroeste Fluminense Formação Continuada Nova EJA Plano de Ação 11 Tutor: GISELE PEREIRA DE OLIVEIRA XAVIER Tempo: 4 aulas (50 minutos cada) INTRODUÇÃO Os Parâmetros

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA Licenciatura em Matemática MAT1514 Matemática na Educação Básica 2º semestre 2014 TG1 ATIVIDADES COM O SISTEMA BABILÔNIO DE BASE 60 A representação

Leia mais

Números e Funções Reais, E. L. Lima, Coleção PROFMAT.

Números e Funções Reais, E. L. Lima, Coleção PROFMAT. 1/12 Aviso Este material é apenas um resumo de parte do conteúdo da disciplina. O material completo a ser estudado encontra-se no Capítulo 4 - Seções 4.1 e 4.2 do livro texto da disciplina: Números e Funções

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ. Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho 1 Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 9 Ano 3 bimestre/2013 Plano de Trabalho Circunferência e Círculo e Razões Trigonométricas no triângulo retângulo Tarefa

Leia mais

Domínio: Números e operações

Domínio: Números e operações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2017/2018 Domínio: Números e operações PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 5ºANO Subdomínio/Conteúdos Objetivo Geral Descritores Nº de aulas

Leia mais

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF)

Agrupamento de Escolas Cego do Maio Póvoa de Varzim (Cód ) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) INFORMAÇÃO PROVA - PROVA EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (PEF) Matemática (62) MAIO DE 2019 Prova de 2019 2.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar informações da prova de equivalência à

Leia mais

Números e Operações (NO) Álgebra (ALG) DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVO GERAL/DESCRITORES RECURSOS. Conhecer e aplicar propriedades dos divisores

Números e Operações (NO) Álgebra (ALG) DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVO GERAL/DESCRITORES RECURSOS. Conhecer e aplicar propriedades dos divisores ESCOLA BÁSICA CRISTÓVÃO FALCÃO ANO LETIVO: 2016/2017 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DATA: Set 2016 ASSUNTO PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano RESPONSÁVEL: Grupo 230 DOMÍNIO SUBDOMÍNIO

Leia mais

Funções - Primeira Lista de Exercícios

Funções - Primeira Lista de Exercícios Funções - Primeira Lista de Exercícios Vers~ao de 0/03/00 Recomendações Não é necessário o uso de teoremas ou resultados complicados nas resoluções. Basta que você tente desenvolver suas idéias. Faltando

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO O USO DE MATERIAL CONCRETO PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES NUMA TURMA DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Marta Rejane Reis Rodrigues; Ana Lúcia Gonçalves de Andrade Silva; Lucília Batista

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 MATEMÁTICA-5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 MATEMÁTICA-5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 MATEMÁTICA-5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico 2º CICLO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Conjuntos numéricos Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Explique com as suas palavras por que zero é chamado de elemento neutro da adição. Questão 2 Qual é a única

Leia mais

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez).

SISTEMA DECIMAL. No sistema decimal o símbolo 0 (zero) posicionado à direita implica em multiplicar a grandeza pela base, ou seja, por 10 (dez). SISTEMA DECIMAL 1. Classificação dos números decimais O sistema decimal é um sistema de numeração de posição que utiliza a base dez. Os dez algarismos indo-arábicos - 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 - servem para

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno

Planificação Anual GR Disciplina Matemática 7.ºAno Planificação Anual GR 500 - Disciplina Matemática 7.ºAno Período letivo Conteúdos Objetivos Metas/descritores Recursos didáticos Avaliação Nº de tempos de 45 minutos Unidade- Números racionais 1º Adição

Leia mais

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la?

Exercício 1) Uma praça circular tem 200 m de raio. Quantos metros de grade serão necessários para cerca-la? O círculo e o número π As formas circulares aparecem com freqüência nas construções e nos objetos presente em nosso mundo. As formas circulares estão presentes: nas moedas, nos discos, roda do carro...

Leia mais

Introdução 2. Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4

Introdução 2. Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4 Introdução 2 Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4 Síntese das diferenças entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 9 Introdução Finalidades do ensino da

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Números racionais não negativos (Educação Financeira) - Cidadania - Simplificação de frações;

Leia mais