PROJETO AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!! MJ Paraná

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!! MJ Paraná"

Transcrição

1 PROJETO AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!! MJ Paraná

2 O MINISTÉRIO JOVEM TEM COMO FINALIDADE: A PARTIR DO GRUPO DE ORAÇÃO, EVANGELIZAR, FORMAR, ASSISTIR, ORIENTAR E MOTIVAR OS JOVENS, DENTRO DA IDENTIDADE DA RCC.

3 O MINISTÉRIO JOVEM ATUA DE 2 MANEIRAS NO GRUPO DE ORAÇÃO -ATRAVÉS DOS GRUPOS DE ORAÇÃO JOVEM (GOJ) Grupo de Oração Jovem é a expressão que utilizamos para indicar aqueles Grupos que concentram somente ou predominantemente a participação de jovens e que na maior parte também é coordenado e dirigido por jovens.

4 -ATRAVÉS DO PROJETO AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO Que consiste na implantação do MJ nos grupos de oração Mistos e adultos que tenham ao menos 1 jovem. Com o intuito de oferecer um acompanhamento específico dos jovens participantes do G.O.

5 JUSTIFICATIVA DO PROJETO AQUI TEM JOVEM: O Jovem que participa do grupo de oração misto ou adulto, encontrará nesse grupo uma experiência verdadeira com Jesus através do Batismo no Espírito Santo, uma vivência dos carismas, uma pregação querigmática, além da formação básica e formação de ministérios.

6 Mas, na maioria das vezes, este não recebe uma formação e um acompanhamento próprio do seu estado de vida: JOVEM, geralmente as pregações não trabalham temas voltados diretamente a juventude (Namoro, sexualidade, vocação, Sentinelas da Manhã...), como o grupo é misto os temas são mais gerais.

7 A Partir disso surge a necessidade de um trabalho específico com a Juventude dos grupos mistos, para que, onde tenha ao menos um Jovem possamos ouvir: AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!!!

8 Esse é um projeto do MJ Brasil que tem um objetivo bem definido: Que em cada grupo de oração (G.O), onde haja no mínimo um jovem, aí também exista um trabalho específico de evangelização e de formação para a juventude.

9 Nas dioceses que já estão colocando em prática o Aqui Tem Jovem, temos percebido muitos frutos: -Grupos sendo fortalecidos. -Se levantando novos líderes nos grupos e uma juventude com maturidade na fé. -Mais jovens começando a participar do grupo através desse trabalho direcionado para a juventude...

10 Mas como implantar o Aqui Tem Jovem no meu Grupo de Oração? Segue alguns passos que podemos dar para implantar esse projeto no G.O.. Lembrando que esses passos vão depender da realidade de cada grupo, e devemos estar livres para o mover do Espírito, mas de maneira geral eles podem ajudar

11 1º PASSO TER UM REPRESENTANTE JOVEM NO GRUPO - Este representante é escolhido pelo coordenador do grupo, assim como os outros coordenadores de ministérios. - Deve ser um jovem com característica de liderança, vida de oração e dinamismo.

12 Funções do Representante Jovem: - Acompanhar os jovens do G.O. (servos e participantes): direcionando, pastoreando, encaminhando para encontros e formações, entrando em contato com os que se afastaram (esse trabalho deve ser em conjunto com a coordenação do G.O.) - Tomar a frente na organização das convivências fraternas, Incendeia e demais atividades específicas para jovens.

13 - Dividir funções entre os jovens do grupo, para levantar novas lideranças - Lembrando que o representante Jovem deve passar para o coordenador do grupo tudo que será realizado, pedindo além de apoio, liberação.

14 Entre todas as outras atribuições, a principal do representante jovem é esta: O representante Jovem do G.O. ficará responsável em ser a ligação entre o MJ diocesano e os jovens do grupo, levando os direcionamentos e formações, além de avisar e motivar sobre a participação dos eventos do MJ Diocesano, Estadual e Nacional.

15 2º PASSO PASTOREAR OS JOVENS QUE PARTICIPAM DO GRUPO Toda semana precisa ter um Jovem responsável por realizar o cadastro (pegar os dados) dos jovens que estão iniciando a sua participação no grupo de oração (G.O.).

16 É importante o cadastro, para que se mantenha o contato com os jovens, os pastoreando. Percebendo a ausência do jovem no G.O, realizar o contato com ele através de ligações, s, Facebook, WhatsApp trazendo nele o desejo de retomar a sua participação ao grupo.

17 Acompanhar as necessidades dos jovens, rezar junto com eles, visitar as casas se for necessário...

18 3º PASSO PROMOVER MOMENTOS DE CONVIVÊNCIA FRATERNA Este momento pode ser desde assistir a um filme discernido (que condiza com a nossa moral cristã) no cinema, quanto sair para lanchonete e outras atividades que podem ser pensadas de acordo com a cultura e condições do local.

19 A programação depende da criatividade Dos jovens. A proposta é que haja músicas cristãs, tendo comidas e bebidas não alcoólicas, onde o jovem possa cantar, dançar, fazer novos amigos, namorar, se divertir e evangelizar em meio ao lazer. Esses momentos devem acontecer pelo menos 1 vez ao mês.

20 4º PASSO PROMOVER O INCENDEIA O incendeia são noites de louvor com jovens, se tornando a reunião do Ministério Jovem do Grupo de oração. Assim como os outros ministérios se reúnem, o Ministério Jovem também irá se reunir.

21 A princípio esta reunião pode ser feita com todos os grupos da cidade, região ou paróquia, quando o ministério jovem do grupo já estiver bem estruturado esta passara a ser feita em cada grupo.

22 O que fazer nessa reunião do Ministério Jovem (INCENDEIA)? -Temos que tomar cuidado para que não se torne outro grupo de oração, pois o jovem que vai no incendeia deve participar semanalmente do grupo de oração. - O principal objetivo é reunir os jovens para rezarem juntos, e estudarem ou serem formados em temas próprios da Juventude.

23 Para facilitar segue uma seqüência do que deve acontecer, lembrando que tem que ser uma reunião bem dinâmica e criativa e essa seqüência pode ser alterada: - Deve começar com uma boa acolhida, fazendo com que o Jovem possa se sentir amado. - Momento com músicas animadas, danças e/ou teatro. - Oração de Batismo no Espírito Santo, neste momento é tempo de deixar que o Espírito manifeste seus dons e carismas.

24 - Pregação FORMATIVA (diferente da querigmática que é pregado no G.O.) os temas dessa pregação deve ser voltados para a realidade do jovem e devem ser temas que o interesse e que este tenha dúvidas, como: Sexualidade, Castidade, Vocação, Sentinela da Manhã, entre outros.

25 - Após a pregação formativa é feito uma partilha entre os jovens onde estes dão opiniões e tiram dúvidas sobre o tema proposto, neste momento todos os jovens devem ser levados a falar. - A reunião termina com a oração final, que pode ser um louvor, e para maior participação dos jovens pode ser feita por pessoas diferentes a cada reunião. O incendeia deve ser realizado pelo menos mensalmente.

26 OUTRAS ATIVIDADES QUE PODEM SER ORGANIZADAS: -Organizar encontros direcionados para Jovens. -Promover atividades missionárias. -Entre outras...

25 respostas para suas principais dúvidas sobre o projeto Seg, 02 de Abril de :42

25 respostas para suas principais dúvidas sobre o projeto Seg, 02 de Abril de :42 As Semanas Missionárias são um projeto amplo que promete movimentar todas as instâncias da RCC no Brasil. Nesse processo é comum que surjam muitas dúvidas a respeito de como vai funcionar o projeto. Para

Leia mais

A importância dos núcleos de Intercessão e suas funções Qui, 02 de Agosto de :22

A importância dos núcleos de Intercessão e suas funções Qui, 02 de Agosto de :22 Desde o Antigo Testamento até os dias de hoje é próprio de Deus escolheu aqueles que vão conduzir o seu povo, evidenciando a colaboração do homem em cumprir uma missão por um determinado tempo Vai, eu

Leia mais

COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO

COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO Espero de vocês que partilhem com todos, na igreja, a graça do Batismo no Espírito Santo ( Papa Francisco ) Por Mauro Nicioli Ministério de Pregação RCC

Leia mais

WORKSHOP MINISTÉRIO JOVEM BRASIL 2017

WORKSHOP MINISTÉRIO JOVEM BRASIL 2017 WORKSHOP MINISTÉRIO JOVEM BRASIL 2017 TEMA: Grupo de Oração e Ministério Jovem Como atuamos? Contemplar: Instâncias na RCC / Ministérios / GO / Constituição de Equipes / ATJ / GOJ / Fluxograma FORMADOR:

Leia mais

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40

Ministério Jovem celebra frutos do Encontro Nacional de Jovens Qui, 27 de Novembro de :40 Mais de três mil jovens da Renovação Carismática Católica (RCC) de todos os estados do Brasil foram a Caruaru/PE no último fim de semana (21 a 23) para viver o Encontro Nacional de Jovens 2014 (ENJ). Com

Leia mais

AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO!

AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO! AQUI TEM JOVEM, AQUI TEM FOGO! O Ministério Jovem, como o próprio nome sugere, é a equipe responsável, dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), pelo trabalho de evangelização da juventude. Busca

Leia mais

COMO INICIAR O MINISTÉRIO JOVEM?

COMO INICIAR O MINISTÉRIO JOVEM? RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DIOCESE DE BRAGANÇA MINISTÉRIO JOVEM COMO INICIAR O MINISTÉRIO JOVEM? Uma pergunta sempre feita em alguns locais onde se tem o desejo de iniciar os trabalhos do Ministério

Leia mais

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a

Leia mais

APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR ª Semana - O AMOR DE DEUS ª. Semana - O PECADO: ª. Semana - A SALVAÇÃO EM

APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR ª Semana - O AMOR DE DEUS ª. Semana - O PECADO: ª. Semana - A SALVAÇÃO EM APRESENTAÇÃO:...02 REUNIÃO PREPARATÓRIA - O SEMEADOR...13 1ª Semana - O AMOR DE DEUS...19 2ª. Semana - O PECADO:...23 3ª. Semana - A SALVAÇÃO EM JESUS:...29 4ª. Semana - FÉ E CONVERSÃO:...35 5ª. Semana

Leia mais

Renovação Carismática Católica Arquidiocese de Sorocaba 2019

Renovação Carismática Católica Arquidiocese de Sorocaba 2019 Renovação Carismática Católica Arquidiocese de Sorocaba 2019 Estruturação Renovação Carismática Católica Arquidiocese de Sorocaba Eles ministraram o louvor diante do tabernáculo, da tenda do Encontro,

Leia mais

SENTINELAS DA MANHÃ EM MISSÃO

SENTINELAS DA MANHÃ EM MISSÃO RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA BRASIL SENTINELAS DA MANHÃ EM MISSÃO PROJETO GRUPO DE ORAÇÃO: ADOTE UMA ESCOLA! Ministério Jovem Brasil 2009 INTRODUÇÃO O grupo de oração (GO) é a célula fundamental da Renovação

Leia mais

Ministério Universidades Renovadas

Ministério Universidades Renovadas O ENF de 2015 contou com duas tardes inteiras dedicadas aos workshops para Ministérios e outras instâncias de serviço. Além de direcionamentos práticos para o ano, os temas abordados remeteram a formações

Leia mais

Processo de Formação na RCC Brasil

Processo de Formação na RCC Brasil Processo de Formação na RCC Brasil I Como entendemos a Formação na Vida do Movimento: A Formação está presente em todos os ministérios, de maneira sólida e abrangente. Por este motivo podemos dizer que

Leia mais

RCC lança projeto de missão para JMJ Rio 2013 Qua, 05 de Setembro de :16

RCC lança projeto de missão para JMJ Rio 2013 Qua, 05 de Setembro de :16 A Renovação Carismática Católica, em sua expressão jovem, por meio dos Ministérios Jovem e Universidades Renovadas, quer seguir os passos do Bom Pastor ao colocar-se à disposição da Igreja no anúncio do

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

RCC Arquidiocese de Sorocaba

RCC Arquidiocese de Sorocaba RCC Arquidiocese de Sorocaba 2019 O GRUPO DE ORAÇÃO DIMENSÃO DO SERVIÇO CRISTÃO Jo 12,26 - Envio dado por Jesus aqueles que o amam e seguem (discipulado); Meio da continuidade da missão salvífica de

Leia mais

OBJETIVO AMO NA ESCOLA

OBJETIVO AMO NA ESCOLA O Movimento de Mães que Oram pelos Filhos teve início dentro da Escola em Fevereiro de 2016. Tivemos a oportunidade de apresentar o Movimento das Mães à Pastoral da escola Marista de Vila Velha e fomos

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EVANGELIZAÇÃO 1. NOSSA VISÃO Tornar o Espírito Santo mais conhecido, amado e adorado 1, difundindo a espiritualidade e a Cultura de Pentecostes a partir do Grupo de Oração.

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Vogal de Formação Cadernos de Serviços

Vogal de Formação Cadernos de Serviços Vogal de Formação Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Para uma vivência cristã plena, o jovem necessita de se formar como tal, num ritmo de formação contínuo adaptado

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

"Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." (Efésios 4, 4). RCC-FL

Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. (Efésios 4, 4). RCC-FL "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança." (Efésios 4, 4). RCC-FL SUMÁRIO CARTA DA COORDENAÇÃO... 2 ESTRUTURA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Leia mais

O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO

O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO I. Conceito O Ministério de Intercessão é uma das equipes de serviço do Grupo de Oração, sendo assim, todos os que dela fazem parte são participantes do mesmo

Leia mais

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Iniciando um grupo de jovens da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Preparando o Terreno: Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens da PJMP precisa ter conhecimento de algumas coisas

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Divulgada a programação do Congresso Nacional 2016 Qua, 22 de Junho de :50

Divulgada a programação do Congresso Nacional 2016 Qua, 22 de Junho de :50 Foi divulgada nesta quarta-feira (22), a programação da 32ª Edição do Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, que acontece em Aparecida (SP), entre os dias 7 a 10 de julho, e tem

Leia mais

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58 Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência etc., que cultiva a oração, a partilha e

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser?

Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Qual o segredo para que o Grupo de Oração seja aquilo que deve ser? Muitos coordenadores desanimam ao ver o Grupo de Oração enfraquecendo e perguntam: "Como fazer meu grupo crescer? Como manter as pessoas

Leia mais

Direcionamentos para 2017

Direcionamentos para 2017 Direcionamentos para 2017 A Festa jubilar com certeza vai nos levar a atualização de muitas graças em nossa vida e também no que o Espirito Santo vem realizando na vida de muitas pessoas. Pensando sobre

Leia mais

Começa a Missão Com Jesus na Copa Qui, 12 de Junho de :30

Começa a Missão Com Jesus na Copa Qui, 12 de Junho de :30 A Copa do Mundo 2014 começa hoje no Brasil e a juventude sentinela já se coloca a seu posto para evangelizar nas cidades-sede e pontos de grande concentração do mundial de futebol. A missão Com Jesus na

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE

CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. (Papa Francisco, julho 2013) CARTA DE APRESENTAÇÃO E CONVITE Pjoteir@s de caminhada... Nossos cumprimentos, No período de 02 a 04 de março/2018

Leia mais

CARISMA SALESIANO. As duas colunas Eucaristia e Maria Auxiliadora

CARISMA SALESIANO. As duas colunas Eucaristia e Maria Auxiliadora ADMA JOVENS ADMA Jovens é um grupo de amigos, que querem crescer juntos e descobrirem o caminho certo para a felicidade, através de um itinerário de vida cristã pensado, especialmente, para o jovens. Nasceu

Leia mais

CARISMA SALESIANO. As duas colunas Eucaristia e Maria Auxiliadora

CARISMA SALESIANO. As duas colunas Eucaristia e Maria Auxiliadora ADMA JOVENS ADMA Jovens é um grupo de amigos, que querem crescer juntos e descobrirem o caminho certo para a felicidade, através de um itinerário de vida cristã pensado, especialmente, para o jovens. Nasceu

Leia mais

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 2 livreto_pjm.indd 2 19/12/13 17:18 Apresentação Um dos valores institucionais da Rede Marista é a audácia, que pressupõe agirmos com

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

Os encontros com as crianças devem ser realizados enquanto as mães oram. O espaço deve ser bem preparado e tem o nome de CANTINHO DOS FILHOS.

Os encontros com as crianças devem ser realizados enquanto as mães oram. O espaço deve ser bem preparado e tem o nome de CANTINHO DOS FILHOS. AMO INFANTIL E JUVENIL O AMO Infantil e Juvenil é um serviço que desenvolve atividades de entretenimento e evangelização com Filhos de Mães que Oram (crianças, adolescentes e jovens). Os encontros com

Leia mais

Conclusões da 2ª Assembleia dos Leigos Missionários Combonianos em África KINSHASA, R.D.C. de 21 a 25 de Julho de 2014

Conclusões da 2ª Assembleia dos Leigos Missionários Combonianos em África KINSHASA, R.D.C. de 21 a 25 de Julho de 2014 Conclusões da 2ª Assembleia dos Leigos Missionários Combonianos em África KINSHASA, R.D.C. de 21 a 25 de Julho de 2014 Kinshasa Página 1 KINSHASA (RDC) 2014 A segunda Assembleia continental dos Leigos

Leia mais

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos

EBOOK. Dicionário dos Pequenos Grupos EBOOK Dicionário dos Pequenos Grupos Índice Introdução 03 A - C 04 D - I 05 J - N 06 O - Q 07 R - S 08 T - Z 09 2 Introdução Grupo piloto? Supervisor? Anfitrião? Quem está interessado em implantar pequenos

Leia mais

Penúltimo prazo para inscrições está se encerrando Seg, 17 de Outubro de :19

Penúltimo prazo para inscrições está se encerrando Seg, 17 de Outubro de :19 O segundo e penúltimo prazo para inscrições do ENF 2017 e Escolas Nacionais encerram-se no próximo dia 31 de outubro (segunda-feira), porém, este prazo pode encerrar antes, se caso as inscrições alcançarem

Leia mais

Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído

Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído Projeto de Vida Pessoal Como deve ser construído O projeto pessoal de vida é um ato concreto em relação ao sonho/objetivo de vida almejado. Desta forma, é preciso colocar no papel cada passo. Segue assim

Leia mais

AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS

AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS AÇÃO EVANGELIZADORA VISITAS PASTORAIS Casa de portas abertas e Cristãos em saída! Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

RCC DIOCESE CAXIAS DO SUL 27/02/ DIOCESANO

RCC DIOCESE CAXIAS DO SUL 27/02/ DIOCESANO Atualizado até 27/02/14 2014 Calendário RCC DIOCESE CAXIAS DO SUL 2014 DIOCESANO ESTADUAL NACIONAL CASA RCC JANEIRO 2014 02.01.14 Adoração Regional CENTRO Beto Capela do Murialdo Reg Caxias do Sul 12.01.14

Leia mais

A equipe de intercessão é formada pelo discernimento do Núcleo do Grupo de Oração, assim como as demais equipes de apoio do Grupo.

A equipe de intercessão é formada pelo discernimento do Núcleo do Grupo de Oração, assim como as demais equipes de apoio do Grupo. O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO I. Conceito O Ministério de Intercessão é uma das equipes de serviço do Grupo de Oração, sendo assim, todos os que dela fazem parte são participantes do mesmo

Leia mais

Planejamento do Processo Formativo da RCC Diocese de Santa Luzia de Mossoró

Planejamento do Processo Formativo da RCC Diocese de Santa Luzia de Mossoró Planejamento do Processo Formativo da RCC Diocese de Santa Luzia de Mossoró Ministério Diocesano de Formação NÚCLEO: Francielio Moura Vanderlei Silva Ailton Krenark Lindemberg Arruda Kerginaldo Félix COLABORADORES:

Leia mais

O alicerce é uma estrutura que sustenta uma edificação, fica na base a ponto de não ser

O alicerce é uma estrutura que sustenta uma edificação, fica na base a ponto de não ser Interceder é colocar-se diante do Senhor em favor de alguém ou alguma situação, rogando pelas causas e necessidades. Na intercessão, aquele que intercede não procura seus próprios interesses, mas, sobretudo

Leia mais

Relembre os direcionamentos para o Ministério de Oração por Cura e Libertação partilhados no Encontro Nacional de Formação deste ano (ENF2017):

Relembre os direcionamentos para o Ministério de Oração por Cura e Libertação partilhados no Encontro Nacional de Formação deste ano (ENF2017): Relembre os direcionamentos para o Ministério de Oração por Cura e Libertação partilhados no Encontro Nacional de Formação deste ano (ENF2017): Primeiro direcionamento: O Grupo de Oração é o lugar onde

Leia mais

E.E. ÁREA SERVIÇO NACIONAL SACERDOTES AREA DE SERVIÇO NACIONAL SACERDOTE

E.E. ÁREA SERVIÇO NACIONAL SACERDOTES AREA DE SERVIÇO NACIONAL SACERDOTE AREA DE SERVIÇO NACIONAL SACERDOTE Pe. NIVALDO, ARIALDA E ZÉ Reunião do Conselho Nacional 1 6/29/2017 ESTRUTURA: 1. ÁREA DE SERVIÇO SACERDOTES NACIONAL 2. ÁREA DE SERVIÇO SACERDOTES REGIONAL 3. ÁREA DE

Leia mais

COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP

COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP COMO INICIAR UM GRUPO DE JOVENS DA PJMP Preparando o Terreno Quem se dispõe a formar e acompanhar um novo grupo de jovens precisa ter conhecimento de algumas coisas como: O objetivo da Pastoral da Juventude

Leia mais

Convívios Fraternos Diocese de Bragança-Miranda

Convívios Fraternos Diocese de Bragança-Miranda 1. Actividades Anuais O Movimento Convívios Fraternos desenvolve um conjunto de actividades que têm lugar anualmente e se revestem de uma grande importância e expressão, quer pelo seu simbolismo e significado,

Leia mais

Mãe da unidade, Conduza-nos a estarmos sempre unidas em oração para o bem de nossos filhos.

Mãe da unidade, Conduza-nos a estarmos sempre unidas em oração para o bem de nossos filhos. Oração do AMO VIRTUAL Filhos com necessidades específicas a Nossa Senhora de La Salette Nossa Senhora de La Salette, que veio até nós carregando uma corrente sobre os ombros, pedimos-te que nos sustente

Leia mais

Rede Nacional de Intercessão: persista na oração até alcançar a graça Seg, 04 de Janeiro de :02

Rede Nacional de Intercessão: persista na oração até alcançar a graça Seg, 04 de Janeiro de :02 Jesus nos ensinou a perseverança na oração até que nossa causa seja resolvida, ou até sentirmos a doce paz em nosso coração, como prova de que Ele já nos respondeu, mesmo que ainda não tenhamos visto sua

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA CULTURA VOCACIONAL Caderno 5 02 1. Apresentação Na INSA a Animação Vocacional tem por finalidade trabalhar a cultura vocacional e o despertar do jovem para a vocação no sentido

Leia mais

Na capital mineira, aconteceram um grande número de retiros em toda a arquidiocese de Belo Horizonte e região metropolitana, tais como:

Na capital mineira, aconteceram um grande número de retiros em toda a arquidiocese de Belo Horizonte e região metropolitana, tais como: Uma chuva de louvor e alegria na presença do Senhor foi vivenciada em vários pontos do estado de Minas Gerais no feriado de carnaval. Seguindo o tema discernido pelo Conselho Nacional para nortear o ano

Leia mais

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação. Realizar a Campanha para a Evangelização 113 A Campanha para a Evangelização é um programa global dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Igrejas

Leia mais

Contribua e torne possível as atividades da RCCBRASIL Qua, 21 de Março de :46

Contribua e torne possível as atividades da RCCBRASIL Qua, 21 de Março de :46 Atualmente, a Renovação Carismática Católica conta com mais de 13 mil Grupos de Oração espalhados pela nação brasileira. Toda semana, graças especiais são derramadas sobre os diferentes locais desse país,

Leia mais

Encontro Nacional do Ministério de Formação O Papel do Ministério de Formação

Encontro Nacional do Ministério de Formação O Papel do Ministério de Formação Encontro Nacional do Ministério de Formação 2015 O Papel do Ministério de Formação Algumas considerações sobre a formação: O mundo, hoje, nos questiona constantemente sobre as razões da nossa fé e da nossa

Leia mais

Há algum tempo temos ouvido falar em Cultura de Pentecostes. O que é essa Cultura de Pentecostes? Quais seus principais aspectos? Como vivenciá-la?

Há algum tempo temos ouvido falar em Cultura de Pentecostes. O que é essa Cultura de Pentecostes? Quais seus principais aspectos? Como vivenciá-la? Há algum tempo temos ouvido falar em Cultura de Pentecostes. O que é essa Cultura de Pentecostes? Quais seus principais aspectos? Como vivenciá-la? Cultura, entre outras coisas, é o complexo dos padrões

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem. (1 Tm 4,16).

Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem. (1 Tm 4,16). Olha por ti e pela instrução dos outros. E persevera nestas coisas. Se isto fizeres, salvar-te-ás a ti mesmo e aos que te ouvirem. (1 Tm 4,16). Dando continuidade as orientações sobre o processo formativo

Leia mais

Pontos de Missão do Intercessor.... Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu. (Lc 5, 27-28)

Pontos de Missão do Intercessor.... Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu. (Lc 5, 27-28) REDE NACIONAL DE INTERCESSÃO MAIO 2017 MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO RCCBRASIL Pontos de Missão do Intercessor... Segue-me. Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu. (Lc 5, 27-28) Ao dizer segue-me, o Senhor

Leia mais

O NOSSO MODO DE EDUCAR

O NOSSO MODO DE EDUCAR O NOSSO MODO DE EDUCAR CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTEIA ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 INTRODUÇÃO... 5 PREÂMBULO... 6 1 A NOSSA PEDAGOGIA... 7 1.1 PERFIL DE PAULA... 7 1.2 INTUIÇÕES DE FUNDO... 7 1.3

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS AVALIAÇÃO DO 13º PLANO DE PASTORAL Arquidiocese de Florianópolis Avaliação do 13º Plano de Pastoral Nº % Total de

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

7. GRUPO O CHAMADO...14 SUMÁRIO

7. GRUPO O CHAMADO...14 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. MINISTÉRIOS NACIONAL E INTERNACIONAL DE NOVOS GRUPOS... 03 1.1 Introdução... 03 1.2 Diretrizes e passos para criação e implantação de um novo grupo - AMO... 03 2. COORDENAÇÕES E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho)

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho) Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Diocese de Coimbra Ano Pastoral 2013-2014 Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro (1 Cor 12,27) Enquadramento - Comunidade DIP É chegado

Leia mais

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017

Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 Diocese de Petrópolis Calendário Paroquial 2017 0 JANEIRO 01 Dom - Santa Maria, Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 03 a 16 - Férias dos seminaristas diocesanos no Sítio Oriente 09 2ª. F - Confraternização

Leia mais

Em janeiro de 2013, com a inauguração da casa da Comunidade no bairro da Vila da Penha, passamos a estar oficialmente vinculados a Arquidiocese do

Em janeiro de 2013, com a inauguração da casa da Comunidade no bairro da Vila da Penha, passamos a estar oficialmente vinculados a Arquidiocese do BREVE HISTÓRICO A Comunidade Servos de Caná teve início em 25/10/2009 através do Projeto Missionário Bodas de Caná realizado em Mombaça com uma turma de Crisma da Paróquia Santo Antônio de Bacaxá (Saquarema/RJ)

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019

2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 2º Encontro da Pastoral Diocesana do Dízimo em 2019 a- Oração inicial b- Momento Formativo: Como ser um bom coordenador(a) da Pastoral do Dízimo c- Revisão dos critérios para organização e funcionamento

Leia mais

Projeto PV/SAV Diocesano 2019

Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto a curto prazo 1. Privilegiar a formação, capacitação e trabalho em conjunto dos agentes paroquiais SAV em nossa Diocese, com: - 3 retiros no inicio do ano: 1 comarcas

Leia mais

Comunicação gera unidade Ter, 30 de Abril de :59

Comunicação gera unidade Ter, 30 de Abril de :59 Muitas vezes, e de diversos modos, outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas (Hebreus 1,

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS

ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS ASSEMBLEIA DIOCESANA DO COMIDI ENCONTROS DE FORMAÇÃO: Acolhida; Oração inicial (breve momento de oração); Formação com documentos da Igreja: 7 encontros: Partilha e perguntas;

Leia mais

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual

O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo- metodológico. Como organizar a ação ). Tituto 02: O papel do assessor diante do pluralismo eclesial juvenil atual Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

A Importância do Ciclo Carismático para o Intercessor Seg, 04 de Junho de :21

A Importância do Ciclo Carismático para o Intercessor Seg, 04 de Junho de :21 Um relacionamento de intimidade entre Deus e o homem através da oração, certamente acontece quando se aprendeu a sintonizar o ouvido com o coração de Deus, de onde se emana a revelação da Sua vontade.

Leia mais

Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO

Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO A TV DA NOSSA GENTE Essa é a TV Humaitá RELIGIÃO A TV Humaitá é uma emissora fundamentada na valorização da cultura e tradições do povo de Guarapuava e região com destaque para conteúdo religioso e ao

Leia mais

Ambos acontecerão no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com programações específicas para cada Ministério.

Ambos acontecerão no Centro de Eventos Ismael Sperafico, com programações específicas para cada Ministério. Vivenciar os pilares daidentidade do Movimento, a unidade entre seus membros e o despertar para a missão. Estes são os três pilares fundamentais para um congresso da RCC, de acordo com o coordenador estadual

Leia mais

O Ano da Acolhida Acolha, abrace, perdoe!

O Ano da Acolhida Acolha, abrace, perdoe! AVISOS Lembrar a célula da importância de participar das Missas dominicais e do Grupo Parusia, principalmente da Grande Célula todos os primeiros sábados do mês. Convidar para ajudar a liderança na limpeza

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA Caderno 2 02 1. Apresentação A AJS é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Prioridade da oração.

MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Prioridade da oração. MINISTÉRIO DA ORAÇÃO Jesus instruiu os discípulos a aguardarem pelo batismo do Espírito Santo antes de realizarem qualquer atividade em oração. Ela é a nossa ferramenta mais poderosa no Grande Conflito.

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

Grupo de Oração cheio do Espírito Santo Sex, 04 de Outubro de :30

Grupo de Oração cheio do Espírito Santo Sex, 04 de Outubro de :30 Grupos de Oração transbordantes do Espírito! Grupos transbordantes de Amor. Grupos transbordantes dos Carismas. Nossos Grupos são chamados a ser assim! Alguns elementos são essenciais para que vivamos

Leia mais

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual

Leia mais