SÍNTESE DO PEG-CO-PLLA PARA APLICAÇÃO EM NANOPARTÍCULAS.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE DO PEG-CO-PLLA PARA APLICAÇÃO EM NANOPARTÍCULAS."

Transcrição

1 SÍNTESE DO PEG-CO-PLLA PARA APLICAÇÃO EM NANOPARTÍCULAS. Manoela A. Prado 1, Franciele Hasman 1, Vanusca D.Jahno 1*, Rosane A. Ligabue 1, Sandra Einloft 1. 1* Faculdade de Química/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre-RS A nanotecnologia é uma área que vem trazendo grandes benefícios para a qualidade de vida das pessoas. Estudos estão se proliferando na produção de nanopartículas poliméricas que podem ser nanocápsulas ou nanoesferas. As nanopartículas podem ser preparadas por vários processos dentre os quais se destacam a nanoprecipitação e a nanoemulção. Para a preparação destas pode-se utilizar polímeros biodegradáveis que possuem boa biocompatibilidade. Neste trabalho foi realizada a preparação de nanopartículas via nanoprecipitação com o copolímero PEG-co-PLLA 80:20 sintetizado por copolimerização. Palavras-chave: Nanopartículas,PEG-co-PLLA, Síntese,Polímero biodegradável. Synthesis of PEG-co-PLLA for application to nanoparticles. Nanotechnology is an area that is bringing great benefits to the quality of life. Studies are proliferating in the production of polymeric nanoparticles that can be nanocapsules or nanospheres. Nanoparticles can be prepared by various processes among them are the nanoprecipitation and nanoemulsion. For the preparation of these can be used biodegradable polymers that have good biocompatibility. In this work the preparation of nanoparticles was through nanoprecipitation using the copolymer PEG-co-PLLA 80:20 synthesized by copolymerization. Keywords: Nanoparticles,PEG-co-PLLA, Synthesis, biodegradable polymer. Introdução Nos últimos anos, houve um aumento na busca de novas tecnologias para melhoria na qualidade de vida das pessoas. Dentre essas novas tecnologias encontramos a nanotecnologia que se refere à tecnologia empregada para manipular estruturas muito pequenas, possibilitando a criação de novas estruturas funcionais. A nanotecnologia nos traz grandes benefícios, pois atua em muitas áreas de conhecimento tais como: química, física, biologia e engenharias 1. Uma das possíveis aplicações da nanotecnologia são as nanopartículas poliméricas para liberação controlada de fármacos. As nanopartículas poliméricas são definidas como sistemas carregadores de fármacos que apresentam diâmetro menor que 1µm 2. Dois tipos de estruturas referem-se à liberação controlada de fármacos, nanoesferas que são sistemas em que o fármaco encontra-se homogeneamente disperso ou solubilizado no interior da matriz polimérica, e nanocápsulas que são sistemas reservatórios onde a substância encontra-se envolvida por uma membrana polimérica isolando o núcleo do meio externo 3. Existem vários métodos para preparação de nanopartículas, dentre os quais se destacam a nanoemulsão que consiste em misturar um solvente miscível e um imiscível ocorrendo assim uma

2 difusão espontânea do solvente miscível criando uma turbulência interfacial entre as duas fases levando a formação de partículas menores, e a nanoprecipitação que consiste em um solvente orgânico miscível numa fase aquosa onde o solvente não necessita ser extraído ou evaporado para que haja precipitação do polímero 4. Com respeito aos polímeros biodegradáveis, é essencial reconhecer que a degradação é um fenômeno químico e a erosão é um fenômeno físico. A biodegradabilidade pode ser manipulada pela incorporação de uma variedade de grupos instáveis como éster, ortoéster, anidro, carbonato, amida, uréia e uretano na cadeia principal. Isso pode ocorrer por meio enzimático, químico ou microbiano. Essas vias de degradação podem ocorrer separadamente ou de forma simultânea e são muitas vezes influenciadas pela estrutura química e composição do polímero, fatores físicoquímicos, morfologia 5. Os polímeros naturais, ou biopolímeros, são usualmente biodegradáveis e oferecem excelente biocompatibilidade, mas apresentam dificuldade na purificação. Já os polímeros sintéticos estão disponíveis em uma extensa variedade de composições com fácil ajuste das propriedades. Os polímeros sintéticos fazem parte de um grupo de polímeros que apresentam grupos hidrolisáveis, os quais são susceptíveis a biodegradação. A biodegradabilidade pode ser ajustada modificando-se o poli(ácido láctico) e o poli(etilenoglicol) 6. Um dos polímeros utilizados para a produção das nanopartículas é o poli(ácido láctico) (PLLA). Este polímero é relativamente hidrofóbico, instável em condições úmidas e biodegradável a subprodutos atóxicos presentes no metabolismo de animais e microorganismos. Devido ao seu caráter hidrofóbico sua degradação in vivo ocorre predominantemente via processos celulares resultantes de reações inflamatórias locais. Quando modificado quimicamente com poli(etilenoglicol), (PEG), é formado um copolímero anfifílico que é mais susceptível degradar por hidrólise, e apresenta propriedade auto-associativa em meio aquoso, ou seja, forma suspensões coloidais que são dispersões de sólidos com tamanho de micro / nanopartículas em líquidos termodinâmicamente metaestáveis. As micro / nanopartículas deste copolímero podem permanecer no sistema circulatório por um longo período de tempo, maior que as micro / nanopartículas de poli(ácido láctico) devido as suas propriedades 7. O conjunto de informações obtidas com as caracterizações das nanopartículas pode propor modelos que descrevam a organização destas quanto á composição quali-quantitativa das formulações 2. O objetivo deste trabalho é a síntese e caracterização do polímero PEG-co-PLLA 80:20 e a transformação deste em nanopartículas pelo método de nanoprecipitação.

3 Experimental Síntese do polímero PEG-co-PLLA 80:20 O polímero PEG-co-PLLA 80:20 foi sintetizado através de uma reação de copolimerização. Para a produção deste foi utilizado 80% de PEG e 20% do pré-polímero poli(ácido láctico) (PLLA) com aquecimento de 60 C durante 4 horas sob pressão reduzida. Logo após foi adicionado o catalisador octoato de estanho sob atmosfera inerte e elevou-se o aquecimento a 100 C. Caracterização do polímero PEG-co-PLLA Os espectros de IV foram obtidos em um espectrofotômetro Perkin Helmer (célula de seleneto de zinco acessório HATR) em valores de transmitância. Através do GPC obteve-se a massa molar numérica média (Mn) e a massa molar ponderal média (Mw) em um cromatógrafo equipado com uma bomba isocrática 1515 e detector de índice de refração 2414 da Waters Instruments, utilizando clorofórmio como eluente. As amostras foram solubilizadas em clorofórmio. Através do aparelho DSC (Calorimetria Exploratória Diferencial) da TA Instruments modelo Q20, foi feita uma análise com rampa de 10 C por minuto de -80 C a 200 C para a visualização da temperatura de transição vítrea (Tg) e temperatura de fusão (Tm). Preparação das nanopartículas de PEG-co-PLLA 80:20 Foram realizadas três reações para a produção das nanopartículas. Primeira reação de nanoprecipitação: A solução orgânica foi feita misturando 300 mg de PEG-co-PLLA 80:20 com 25 ml de acetonitrila sob agitação magnética durante 10 minutos. Em seguida foi preparada uma solução com 250 mg de PVA e 50 ml de água sob agitação magnética por 24 horas. A solução orgânica foi vertida diretamente sobre a solução de PVA com água mantendo a agitação magnética moderada nesse processo. Segunda reação de nanoprecipitação: Foram utilizados os mesmos reagentes e suas respectivas quantidades diferenciando a adição da solução orgânica que foi realizada por gotejamento (40 gotas/minuto) e a agitação magnética moderada nesse processo.

4 Terceira reação de nanoprecipitação: Foram utilizados os mesmos reagentes e a solução orgânica foi gotejada durante 10 minutos na solução de PVA com água sob agitação mecânica de 1000rpm. Durante a adição da solução orgânica nas três reações, observou-se que a solução resultante ficou turva, caracterizando a presença de nanopartículas 8, 9. As soluções resultantes foram mantidas sob agitação magnética e colocadas sob pressão reduzida originando soluções com volume final de 10 ml nas soluções que correspondem as reações 1, 2 e 3. Caracterização das nanopartículas Das soluções resultantes de nanopartículas descritas acima, foi possível analisar a distribuição das partículas e seus tamanhos, pelo equipamento LUMISizer a 25 C, 4000 rpm, utilizando célula retangular sintética de policarbonato. Resultados e Discussão Análise dos Espectros de Infravermelho Os espectros de IV do pré-polímero PLLA, do PEG e do PEG-co-PLLA 80:20, que foi sintetizado por reação de coplimerização com catalisador octoato de estanho, estão representados na figura 1 abaixo:

5 Figura 1. Espectros de IV do pré-polímero PLLA, PEG e PEG-co-PLLA 80:20 obtido por copolimerização com o catalisador octoato de estanho. vácuo. Tabela 1. representação das bandas de valência do pré-polímero PLLA, PEG e PEG-co-PLLA Pré-polímero PLLA (cm- 1 ) PEG (cm- 1 ) PEG-co-PLLA 80:20 (cm- 1 ) 3498 (OH) 3450 (OH) 3493 (OH) 2992 (CH) 2884 (CH) 2881 (CH) 1744 (C=O) 1637 (C=O) 1754 (C=O) O copolímero PEG-co-PLLA 80:20 apresentou uma diminuição no estiramento da banda de OH com a copolimerização. Através das bandas de CH e C=O, foi possível observar que houve incorporamento do pré-polímero com o PEG formando o copolímero PEG-co-PLLA 80:20. Análise de Cromatografia por Permeação a Gel O valor de Mw obtido por GPC para o PEG-co-PLLA 80:20 foi de 21046Da. Comparando com o trabalho de Nguyen C. A., Allémann E., Schwach G et al que utilizaram como monômeros de partida o lactide e o metóxi-peg e obtiveram um valor para Mw igual a 16600Da, pode-se observar que mesmo utilizando o pré-polímero PLLA, o valor de Mw foi mais elevado que a literatura referida, onde foi usado lactide 10.

6 Análise de Cromatografia Exploratória Diferencial A tabela 2 apresenta os valores de DSC do PEG, pré-polímero PLLA e do PEG-co-PLLA 80:20. Tabela 2. Valores de análise térmica do pré-polímero PLLA, do PEG e do PEG-co-PLLA 80:20. Polímero Temperatura de transição vítrea (Tg) C Temperatura de fusão (Tm) C Pré-PLLA 54,50 164,54 PEG - - PEG-co-PLLA 80:20-41,73 54,79 Analisando a tabela é possível observar a temperatura de transição vítrea (Tg) do pré-polímero PLLA em C e a temperatura de fusão (Tm) em C. Para o PEG-co-PLLA 80:20 observou-se a temperatura de transição vítrea (Tg) em -41,73 C e a temperatura de fusão (Tm) em 54,79 C. Com a faixa de temperatura analisada não foi possível visualizar a Tg e a Tm do PEG. Segundo Drumond, W. S. et al 2004, o PEG apresenta uma temperatura de transição vítrea (Tg) igual a -70 C e o PLA apresenta em 65 C. Estes autores trabalharam com o PLA lactide e obtiveram o copolímero PEG-co-PLA que apresentou uma Tg igual a -40 C e uma Tm igual a 56 C 7, e neste estudo foi utilizado o pré-polímero PLLA e obteve-se o copolímero PEG-co-PLLA 80:20, com sua Tg e sua Tm próximas aos valores referidos na literatura. Análise do tamanho de partícula Foram analisadas as amostras da reação 1, 2 e 3 e obteve-se a distribuição das partículas e seus tamanhos.

7 Figura 2. Distribuição de partículas na reação 1 Figura 3. Distribuição de partícula na reação 2. Figura 4. Distribuição de partícula na reação 3

8 Tabela 3. Dados de tamanho de partícula Reação Tamanho de partícula (nm) Span , , ,89 O Span foi calculado usando a fórmula (90% - 10%) / 50%, onde os dados 90, 50 e 10% correspondem aos valores de tamanho de partícula nessas porcentagens. O Span nos mostra a polidispersidade das partículas, onde nos gráficos acima, podemos visualizar que quando altera-se parâmetros na produção destas, o Span varia. Na reação três, que obtivemos os menores tamanhos de nanopartículas, obtivemos o maior valor de Span. Podemos verificar pelos gráficos acima que houve uma ampla distribuição de partículas. Esta distribuição pode ter variações quando são modificados os parâmetros de temperatura, agitação, adição da solução polimérica (solução orgânica) entre outros fatores. Na reação 1 a solução orgânica foi vertida completamente sobre a solução de PVA sob agitação magnética moderada, a reação 2 foi feita por gotejamento durante uma hora (40 gotas/minuto), sob agitação magnética moderada e na reação 3 a solução orgânica foi gotejada em 10 minutos sobre a solução de PVA sob agitação mecânica de 1000rpm. Pode-se concluir destes três diferentes modos de preparo das soluções, que quando é alterada a agitação e a forma de adição da solução orgânica sobre a solução de PVA, ocorre uma diminuição no tamanho das nanopartículas, passando de 227 à 62nm, com a diminuição no tempo de adição. Conclusões Com este trabalho podemos constatar como é possível a produção de nanopartículas de polímeros biodegradáveis, neste caso foi usado um copolímero, pelo método de nanoprecipitação por três diferentes processos de produção, o que resultou numa diferença no tamanho médio das respectivas partículas. Para a seqüência do trabalho sugere-se a aplicação de diferentes técnicas no preparo das nanopartículas. Também buscar mais técnicas de caracterização das mesmas e fazer os testes in vitro das nanopartículas feitas com PEG-co-PLLA 80:20. Agradecimentos À PUCRS e ao CNPq ao apoio financeiro.

9 Referências Bibliográficas 1.hppt:// Acesso: 10/05/ S. R. Schaffazick; S. S. Guterres; L. L. Freitas; A. R. Pohlmann Quim. Nova, 2003, 26, M. M. M. Azevedo, Dissertação mestrado Universidade Federal de Campinas, p.2-5, P. Legrand International Journal Pharmaceutic, p , B. R. Oliveira; M. E. Lima Revista Eletrônica de Farmácia, 2006, 3, K. E Uhrich; S. M. Cannizzaro; R. S. Langer; K. M. Shakesheff American Chemical Society. 1999, 99, W. S. Drumond; S. H. Wang; C. G. Mothé Polímeros Ciência e Tecnologia, 2004, 14, Y. Dong, S. S. Feng. Biomaterials, 2004, 25, H. Fessi; F. Puisieux; J. P. Devissaguet; N. Ammoury; S. Benita International Journal of Pharmaceutics,1989, 55, R1-R4 10. C. A. Nguyen; E. Allémann; G. Schwach; E. Doelker; R. Gurny International Journal of Pharmaceutics, 2003, 254,

ESTUDOS PRELIMINARES DA POLIMERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLI (ÁCIDO L- LÁCTICO) COM DIFERENTES CATALISADORES E ALCOÓIS

ESTUDOS PRELIMINARES DA POLIMERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLI (ÁCIDO L- LÁCTICO) COM DIFERENTES CATALISADORES E ALCOÓIS ESTUDOS PRELIMINARES DA POLIMERIZAÇÃO E COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE POLI (ÁCIDO L- LÁCTICO) COM DIFERENTES CATALISADORES E ALCOÓIS Emanuelli L. Cabral 1*, Paula L. C. Kersche 1, Vanusca D. Jahno 2, Renata

Leia mais

SÍNTESE E AVALIAÇÃO IN VITRO DO POLI ( L-ÁCIDO LÁCTICO).

SÍNTESE E AVALIAÇÃO IN VITRO DO POLI ( L-ÁCIDO LÁCTICO). SÍNTESE E AVALIAÇÃO IN VITRO DO POLI ( L-ÁCIDO LÁCTICO). Vanusca D.Jahno 1*, Jefferson B. da Silva 1, Emanuelli Cabral 2, Paula Kersche 2, Rosane A. Ligabue 2, Sandra Einloft 2, Maidy Ferreira 3, Karina

Leia mais

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico

4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico 4006 Síntese do éster etílico do ácido 2-(3-oxobutil) ciclopentanona-2-carboxílico CEt + FeCl 3 x 6 H 2 CEt C 8 H 12 3 C 4 H 6 C 12 H 18 4 (156,2) (70,2) (270,3) (226,3) Classificação Tipos de reações

Leia mais

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre

Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas. Prof. Joana Lancastre Desenvolvimento de Materiais Híbridos com Aplicações Biomédicas Prof. Joana Lancastre JULHO DE 2014 Introdução Os materiais híbridos são materiais constituídos por uma componente orgânica (polímero - PDMS)

Leia mais

3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno

3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno 3003 Síntese de 2-cloro-ciclohexanol a partir de ciclohexeno _ + SO 2 NCl Na OH H 2 SO 4 + x 3 H 2 O + Cl CH 3 SO 2 NH 2 CH 3 C 6 H 10 (82.2) C 7 H 13 ClNNaO 5 S (281.7) (98.1) C 6 H 11 ClO (134.6) C 7

Leia mais

3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol

3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol 3001 Hidroboração/oxidação de 1-octeno a 1-octanol 1. NaBH, I CH H 3 C C. H O /NaOH H 3 OH C 8 H 16 NaBH H O I NaOH C 8 H 18 O (11.) (37.8) (3.0) (53.8) (0.0) (130.) Referência Bibliográfica A.S. Bhanu

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA POR RMN E FTIR DO COPOLÍMERO POLY(D,L-LACTÍDEO-CO-GLICOLÍDEO)

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA POR RMN E FTIR DO COPOLÍMERO POLY(D,L-LACTÍDEO-CO-GLICOLÍDEO) SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA POR RMN E FTIR DO COPOLÍMERO POLY(D,L-LACTÍDEO-CO-GLICOLÍDEO) Cynthia D. C. Erbetta 1*, Carla C. B. Viegas 1, Roberto F. S. Freitas 1, Ricardo G. Sousa 1 1 Laboratório

Leia mais

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol

4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol 4028 Síntese de 1-bromodecano a partir de 1-dodecanol C 12 H 26 O (186.3) OH H 2 SO 4 konz. (98.1) + HBr (80.9) C 12 H 25 Br (249.2) Br + H 2 O (18.0) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NP 4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NaEt C 10 H 18 4 Na C 2 H 6 C 8 H 12 3 (202,2) (23,0) (46,1) (156,2) Classificação Tipos

Leia mais

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína

4002 Síntese de benzil a partir da benzoína 4002 Síntese de benzil a partir da benzoína H + 1 / 2 2 VCl 3 + 1 / 2 H 2 C 14 H 12 2 C 14 H 10 2 (212,3) 173,3 (210,2) Classificação Tipos de reações e classes de substâncias oxidação álcool, cetona,

Leia mais

ESTUDO DO ÓLEO DE COCO COMO COESTABILIZADOR EM REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO

ESTUDO DO ÓLEO DE COCO COMO COESTABILIZADOR EM REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO ESTUDO DO ÓLEO DE COCO COMO COESTABILIZADOR EM REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO J.P. BIGON 1, S.B. MORAES 1 e L.M.F. LONA 1 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química E-mail

Leia mais

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico 4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico H levedura C 8 H 12 3 C 8 H 14 3 (156,2) (158,2) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona

4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona NP 4013 Síntese de benzalacetofenona a partir de benzaldeído e acetofenona KSF/ + + H 2 C 8 H 8 C 7 H 6 C 15 H 12 (120.2) (106.1) (208.3) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias reação

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia 217 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia O O Cl NH 3 NH 2 C 9 H 7 ClO (166.6) (17.) C 9 H 9 NO (147.2) Classificação Tipos de reação e classes de

Leia mais

Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda

Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda Estudo da incorporação de fármaco em dispositivo de liberação obtido da fibroína de seda B. T. TOMODA 1, M. M. BEPPU 1, M. A. de MORAES 2 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Química

Leia mais

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno 00 Síntese de,-diclorobiciclo [..0] heptano (,- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno + CHCl NaOH tri-n-propylamine CCl + HCl C H 0 (8.) (9.) NaOH C 9 H N C H 0 Cl (0.0) (.) (.) (.) Classificação Tipos

Leia mais

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico

4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico 4005 Síntese do éster metílico do ácido 9-(5-oxotetra-hidrofuran- 2-ila) nonanóico H (CH I 2 ) 8 C + 3 C CH 2 CH 3 H 3 C (CH 2 ) 8 CH 3 CH 2 I C 12 H 22 2 C 4 H 7 I 2 C 14 H 24 4 C 2 H 5 I (198,3) (214,0)

Leia mais

1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol

1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol OP 1017 Acoplamento Azo do cloreto de benzenodiazônio com 2- naftol, originando 1-fenilazo-2-naftol H 3 Cl Cl ao 2 C 6 H 8 Cl (129.6) (69.0) C 6 H 5 Cl 2 (140.6) OH + Cl OH C 10 H 8 O (144.2) C 6 H 5 Cl

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2

ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO2 ESTUDO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DOS EFEITOS NA CRISTALINIDADE DOS NANOCOMPÓSITOS DE EVA/TIO 2 Ana C.S Valentim 1, Maria I. B. Tavares 1, Emerson O. da Silva 1 1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Leia mais

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4

3016 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 6 Oxidação do ácido ricinoléico a ácido azeláico (a partir de óleo de rícino) com KMnO 4 CH -(CH ) OH (CH ) -COOH KMnO 4 /KOH HOOC-(CH ) -COOH C H 4 O (.) KMnO 4 KOH (.) (6.) C H 6 O 4 (.) Classificação

Leia mais

NANOESFERAS POLIMÉRICAS COMO SISTEMAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA PARA OS HERBICIDAS AMETRINA E ATRAZINA

NANOESFERAS POLIMÉRICAS COMO SISTEMAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA PARA OS HERBICIDAS AMETRINA E ATRAZINA NANOESFERAS POLIMÉRICAS COMO SISTEMAS DE LIBERAÇÃO MODIFICADA PARA OS HERBICIDAS AMETRINA E ATRAZINA POLYMERIC NANOSPHERES AS A MODIFIED RELEASE SYSTEM FOR AMETRYN AND ATRAZINE HERBICIDES Cassia Zanetti

Leia mais

4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno

4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno 4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno C 6 H 10 (82,2) + tungstato de sódio dihidratado 4 H 2 H + 2 H + 4 H 2 + Aliquat 336. Na 2 W 4 2 H 2 (329,9) C 6 H 10 4 (34,0) C 25 H 54 ClN (404,2)

Leia mais

3012 Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona

3012 Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona Síntese do adamantilideno (adamantanilideno) adamantano a partir de adamantanona O TiCl /Zn/THF C H O (.) TiCl Zn (9.) (.) C H (.) Referência Bibliográfica D. Lenoir, Synthesis, 99, -9 Classificação Tipos

Leia mais

2004 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol

2004 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol 24 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol OH O NaBH 4 H HO OH meso H + H OH H OH racemic C 14 H 12 O 2 (212.3) (37.8) C 14 H 14 O 2 (214.3) Referência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA E DE ALIMENTOS RELATÓRIO DE VIAGEM PUCRS Aluna: Alexsandra Valério Orientadores: Cláudia Sayer Pedro H. H. Araújo

Leia mais

EFEITO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE SÍNTESE NA MORFOLOGIA DE NANOPARTÍCULAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO)

EFEITO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE SÍNTESE NA MORFOLOGIA DE NANOPARTÍCULAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) EFEITO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE SÍNTESE NA MORFOLOGIA DE NANOPARTÍCULAS DE POLI(ÁCIDO LÁTICO) Kátia C. S. Figueiredo 1 *, Cristiano P. Borges 2, Tito L. M. Alves 2 1 Universidade Federal de Viçosa

Leia mais

4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético

4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético NP 4004 Síntese de γ-decalactona a partir de 1-octeno e éster etílico do ácido iodoacético + I CH 2 CH 3 Cu + CH 3 CH 2 I C 8 H 16 C 4 H 7 I 2 C 10 H 18 2 (112,2) (214,0) (63,6) (170,3) C 2 H 5 I (156,0)

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS

RESUMOS COM RESULTADOS RESUMOS DE PROJETOS 253 RESUMOS COM RESULTADOS... 254 RESUMOS DE PROJETOS... 256 RESUMOS COM RESULTADOS 254 PREPARAÇÃO E ANALISE DO FILME COMPÓSITO PVDF COM BAZRO3... 255 255 Pesquisa (ENAPI ) Comunicação oral UNIVERSIDADE

Leia mais

2029 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio

2029 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio 229 Reação do trifenilfosfano com o éster metílico do ácido bromoacético originando brometo de (carbometoximetil) trifenilfosfônio CH 3 Br + P P Br C 3 H 5 Br 2 C 18 H 15 P (153,) (262,3) CH 3 C 21 H 2

Leia mais

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz

Análises Térmicas. Sandra Maria da Luz Análises Térmicas Sandra Maria da Luz Principais Técnicas Termoanalíticas 2 Áreas que utilizam a Análise Térmica polímeros alimentos catálise corrosão cerâmica metais engenharia civil farmacêutica inorgânica

Leia mais

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio

Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Síntese e Caracterização de Óxidos Nanoestruturados: Óxidos de Vanádio Aluna: Laís Groetares de Lima Orientador: Roberto de Avillez Introdução Nos últimos anos, a atenção tem sido cada vez maior em nanomateriais,

Leia mais

ESTUDO DOS EFEITOS DOS PARÂMETROS DA NANOPRECIPITAÇÃO SOBRE O DIÂMETRO DE PARTÍCULA DE POLICAPROLACTONA (PCL) USANDO O PLANEJAMENTO PLACKETT-BURMAN

ESTUDO DOS EFEITOS DOS PARÂMETROS DA NANOPRECIPITAÇÃO SOBRE O DIÂMETRO DE PARTÍCULA DE POLICAPROLACTONA (PCL) USANDO O PLANEJAMENTO PLACKETT-BURMAN ESTUDO DOS EFEITOS DOS PARÂMETROS DA NANOPRECIPITAÇÃO SOBRE O DIÂMETRO DE PARTÍCULA DE POLICAPROLACTONA (PCL) USANDO O PLANEJAMENTO PLACKETT-BURMAN A. A. C. Pereira 1,, E. M. B. D. de Sousa 1, I. S. Passos

Leia mais

NANOPARTICULAS DE GOMA DO CAJUEIRO MODIFICADA E QUITOSANA POR COMPLEXAÇÃO POLIELETROLÍTICA

NANOPARTICULAS DE GOMA DO CAJUEIRO MODIFICADA E QUITOSANA POR COMPLEXAÇÃO POLIELETROLÍTICA NANOPARTICULAS DE GOMA DO CAJUEIRO MODIFICADA E QUITOSANA POR COMPLEXAÇÃO POLIELETROLÍTICA Durcilene A. Silva 1, Marília de A. Oliveira 1, Jeanny S. Maciel 1, Haroldo C. B Paula 2, Regina C. M. de Paula

Leia mais

PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL.

PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL. PREPARAÇÃO DE MEMBRANAS PVA/XANT/AROEIRA APLICADAS EM PROCESSO REGENERATIVO TECIDUAL. ¹*D. G. de Sousa (IC), ¹F.V.C. Canafístula, ¹L.F. da Rocha, ¹F. H. A. Rodrigues (PQ), ¹D. S. da Silva (PQ). Avenida

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS DE POLI (L-ÁCIDO LÁTICO) E GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS DE POLI (L-ÁCIDO LÁTICO) E GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS BIODEGRADÁVEIS DE POLI (L-ÁCIDO LÁTICO) E GLICERINA PROVENIENTE DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A. F. PERES 1 e K. W. MIRANDA 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC E-mail

Leia mais

RELATÓRIO: Produção de nanocápsulas de PLA e PHB

RELATÓRIO: Produção de nanocápsulas de PLA e PHB RELATÓRIO: Produção de nanocápsulas de PLA e PHB Orientando: Gustavo Pinheiro Camilo Orientadora: Drª Silvia Maria Batista de Souza Linha de pesquisa: Ciências Exatas e da Terra Assis -2014- 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Bacharelado em Engenharia de Pesca, Campus Ministro Reis Velloso.

Bacharelado em Engenharia de Pesca, Campus Ministro Reis Velloso. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CITEC Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

Minicurso 2. TEMA: Técnicas analíticas instrumentais: Análise térmica (TG e DSC)

Minicurso 2. TEMA: Técnicas analíticas instrumentais: Análise térmica (TG e DSC) Minicurso 2. TEMA: Técnicas analíticas instrumentais: Análise térmica (TG e DSC) Técnicas de Análise Térmica Aplicadas a Materiais de Interesse Biotecnológico Prof a. Dr a. Izabel Riegel -Vidotti Departamento

Leia mais

Consulta à Base de Dados do INPI. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] Depósito de pedido nacional de Patente

Consulta à Base de Dados do INPI. [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] Depósito de pedido nacional de Patente 19/07/12 INPI INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial» Consultar por: Base Patentes Finalizar Sessão Consulta à Base de Dados do INPI [ Pesquisa Base Marcas Pesquisa Base Desenhos Ajuda? ] Depósito

Leia mais

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico)

Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Efeito do teor de silicato em camadas na estrutura, morfologia e propriedades térmicas de nanocompósitos à base de Poli(álcool vinílico) Jéssica Raquel M. B. da Silva 1 ; Itamara Farias Leite 1 1 Departamento

Leia mais

3009 Síntese de ácido-trans-5-norborneno-2-3-dicarboxílico a partir de ácido fumárico e ciclopentadieno

3009 Síntese de ácido-trans-5-norborneno-2-3-dicarboxílico a partir de ácido fumárico e ciclopentadieno 3009 Síntese de ácido-trans-5-norborneno-2-3-dicarboxílico a partir de ácido fumárico e ciclopentadieno 170 C 2 C 10 H 12 C 5 H 6 (132.2) (66.1) + COOH COOH HOOC COOH C 5 H 6 (66.1) C 4 H 4 O 4 (116.1)

Leia mais

3015 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio

3015 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio 5 Síntese de iodociclohexano a partir de ciclohexano e iodofórmio + CHI NaOH I C 6 H (8.) CHI (9.7) (.) C 6 H I (.) Referências Bibliográficas P. R. Schreiner, O. Lauenstein, E. D. Butova, and A. A. Fokin,

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA OBTENÇÃO DE HIDROXIAPATITA PARA FINS BIOMÉDICOS T. C. S. PEREIRA 1, G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Engenharia Mecânica E-mail para

Leia mais

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net]

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net] [Imagem: kimberlysnyder.net] Dispersões Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias. Há uma fase dispersa que se encontra numa fase dispersante. As dispersões podem ser: Soluções o tamanho

Leia mais

undergo surface erosion or bulk erosion

undergo surface erosion or bulk erosion Why degradable polymers undergo surface erosion or bulk erosion Ana Carapeto, Ângela Chan, Tânia Vaz Biomateriais II MEBM 5ºAno 1ºSemestre Instituto Superior Técnico Outubro 2008 Objectivo Desenvolver

Leia mais

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE

QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADA COM ACETILACETONA NA AUSÊNCIA DE SOLVENTE José Francisco B. Júnior, Pedro D. R. Monteiro, Jairton de M. Alencar, Luizângela R. Silva, José Milton E. de Matos, Kaline S.

Leia mais

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína 57 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína CH H H + 2 + 2 H 2 H C 8 H 4 3 C 6 H 6 2 C 2 H 12 5 (148.1) (11.1) (332.3) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

Material Suplementar. Quim. Nova, Vol. 33, No. 10, S1-S9, 2010

Material Suplementar. Quim. Nova, Vol. 33, No. 10, S1-S9, 2010 Quim. Nova, Vol. 33, No. 10, S1-S9, 2010 CURIOSIDADES SOBRE A REAÇÃO ALDÓLICA UTILIZADA COMO ETAPA CHAVE NA SÍNTESE BRASILEIRA DOS ÁCIDOS PTERÍDICOS A E B # Luiz C. Dias* e Airton G. Salles Jr. Instituto

Leia mais

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial

Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Caracterização de Blenda de Poli (Ácido Láctico-co-Glicólico) Poliisopreno para Aplicação como Biomaterial Douglas R. Marques 1 e Luis A. dos Santos 1 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil,

Leia mais

SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS DE MATRIZ POLI (ÁCIDO LÁTICO)

SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS DE MATRIZ POLI (ÁCIDO LÁTICO) RESUMO SÍNTESE DE NANOCOMPÓSITOS MAGNÉTICOS DE MATRIZ POLI (ÁCIDO LÁTICO) Liz C. V. de Aguiar 1, Jéssica Alves Marins 1, Fernando G. de Souza Júnior 1* 1 Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano

Leia mais

5009 Síntese de ftalocianina de cobre

5009 Síntese de ftalocianina de cobre P 59 Síntese de ftalocianina de cobre 4 H 2 + 8 H 2 + CuCl (H 4 ) 6 Mo 7 24. 4 H 2-8 H 3-8 C 2-4 H 2 - HCl Cu C 8 H 4 3 CH 4 2 CuCl H 24 Mo 7 6 24. 4 H2 C 32 H 16 8 Cu (148,1) (6,1) (99,) (1235,9) (576,1)

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS

TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS CONTENDO METAIS PESADOS Aluno: Victor Surerus Leal Costa Orientador: Luiz Alberto Cesar Teixeira Introdução A extração de diversos metais, em geral, conduz à presença

Leia mais

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila.

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. 1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. + Cl AlCl 3 C 10 H 14 (134.) C 4 H 9 Cl C 14 H (9.6) (133.3) (190.3) Classificação Tipos de Reações e

Leia mais

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja

1023 Isolamento de hesperidina da casca da laranja NP 0 Isolamento de hesperidina da casca da laranja Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Isolamento de produto natural Produto natural Técnicas de trabalho Extração com extrator de Soxhlet,

Leia mais

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS A PARTIR DO GLICEROL 1

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS A PARTIR DO GLICEROL 1 Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2016 SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS A PARTIR DO GLICEROL 1 ANA CAROLINA M. NASCIMENTO 2, VANESSA C. G. CAMILLO 3 1 Apresentado no 7 Congresso

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

4025 Síntese de 2-iodopropano a partir do 2-propanol

4025 Síntese de 2-iodopropano a partir do 2-propanol 4025 Síntese de 2-iodopropano a partir do 2-propanol OH I + 1/2 I 2 + 1/3 P x + 1/3 P(OH) 3 C 3 H 8 O (60,1) (253,8) (31,0) C 3 H 7 I (170,0) (82,0) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

2023 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol

2023 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol 223 Redução da D-(+)-cânfora com hidreto de lítio e alumínio para uma mistura isomérica de (+)-borneol e ( )-isoborneol Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de cetonas,

Leia mais

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA

SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA SÍNTESE E CARCATERIZAÇÃO DE BETA FOSFATO TRICÁLCICO OBTIDO POR MISTURA A SECO EM MOINHO DE ALTA ENERGIA T. C. S. PEREIRA 1 e G. A. FERNANDES 2 1 Universidade Federal de Itajubá, Instituto de Recursos Naturais

Leia mais

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19

Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de BLUE 19 Utilização de lama vermelha tratada com peróxido de hidrogênio i e ativada por tratamento térmico como meio adsorvedor do corante Reativo Kelli Cristina de Souza BLUE 19 Orientadora: Prof. Dra. Maria Lúcia

Leia mais

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO

PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO PREPARAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA DE POLIURETANO E AMIDO Camila D. Franzoi 1*, Fernanda J. de Siqueira 1, Natália A. Carvalho 1, Renata F. Rocha 1, Vanusca D. Jahno 1, Jeane E. Dullius 1,2, Sandra

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Benzamidoxima

MATERIAL SUPLEMENTAR. Benzamidoxima MATERIAL SUPLEMENTAR Benzamidoxima Em um erlenmeyer de 125 ml, adicionou-se 2,0 g de cloridrato de hidroxilamina (29,1 mmol), 2,4 g de carbonato de sódio (29,1 mmol) e 25 ml de água destilada a temperatura

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química

Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Síntese e Caracterização dos Compósitos de Fosfato Dicálcio Anidro/Óxido de Silício e avaliação da estabilidade química Ane Josana Dantas Fernandes, José Hundemberg Pereira Barbosa *Maria Gardênnia da

Leia mais

4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol)

4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol) 4014 Separação enantiomérica de (R)- e (S)-2,2'-dihidroxi-1,1'- binaftil ((R)- e (S)-1,1-bi-2-naftol) NBCC CH 3 CN + C 20 H 14 O 2 C 26 H 29 ClN 2 O (286,3) (421,0) R-enantiômero S-enantiômero Classificação

Leia mais

Relatório Aula Prática Nanopartícula de Prata/ Curva de Calibração da Curcumina. A) Método biológico utilizando extrato de planta (ipê branco)

Relatório Aula Prática Nanopartícula de Prata/ Curva de Calibração da Curcumina. A) Método biológico utilizando extrato de planta (ipê branco) Victor Yuji Viski Luiz Claudio Ferreira Philipe Tegoshi Vinicius Souza Relatório Aula Prática Nanopartícula de Prata/ Curva de Calibração da Curcumina A) Método biológico utilizando extrato de planta (ipê

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA PCL-TMC POLIURETANA PARA UTILIZAÇÃO COMO BIOMATERIAL

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA PCL-TMC POLIURETANA PARA UTILIZAÇÃO COMO BIOMATERIAL SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA PCL-TMC POLIURETANA PARA UTILIZAÇÃO COMO BIOMATERIAL R. C. Gomes * 1, D. Komatsu 2, A. C. Motta 2, D. V. Mistura 3, E. A. R. Duek 1,2,3 * rodrigo.gomes83@yahoo.com.br 1. Universidade

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Carbono, Silício e seus compostos

CQ136 Química Experimental I. Carbono, Silício e seus compostos CQ136 Química Experimental I Carbono, lício e seus compostos Introdução Nanomateriais à base de grafeno têm recebido muita atenção nos últimos anos. Grafeno é uma monocamada de átomos de carbono em hibridização

Leia mais

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades

Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Blendas de poli(álcool vinílico)/quitosana: avaliação da morfologia e propriedades Bárbara Fernanda F. dos Santos 1 ; Itamara Farias Leite 1 1Departamento de Engenharia de Materiais, Centro de Tecnologia,,

Leia mais

1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona

1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona 1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona C H I 2 CH 3 CH 3 H 3 C CH 3 - H 2 H 3 + H 3 C CH 3 H 2 C CH 3 C 6 H 12 I 2 C 6 H 10 (116.2) (253.8) (98.2) Classificação Tipo de reação e classes

Leia mais

2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana)

2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana) 2005 Síntese da acetonida do meso-1,2-difenil-1,2-etanodiol (2,2- dimetil-4,5-difenil-1,3-dioxolana) Ph H H H H Ph + H 3 C CH 3 - H 2 FeCl 3 H Ph H Ph H 3 C CH 3 C 14 H 14 2 (214.3) C 3 H 6 (58.1) (162.2)

Leia mais

1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina

1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina 1004 Nitração do N-óxido de piridina para N-óxido de 4- nitropiridina O N HNO 3 /H 2 SO 4 O N NO 2 C 5 H 5 NO (95,1) (63,0) (98,1) C 5 H 4 N 2 O 3 (140,1) Classificação Tipos de reações e classes de substâncias

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA.

INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA. INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CITRATO DE SÓDIO NA FORMAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA. Resumo Guilherme Mosquim Lemes 1, Maiara Lima Castilho, Leandro Raniero. Laboratório de Nanossensores - Universidade

Leia mais

Obtenção de nanocompósito de Atapulgita/goma do cajueiro (Anarcadium Occidentale) em sistemas de liberação de fármacos

Obtenção de nanocompósito de Atapulgita/goma do cajueiro (Anarcadium Occidentale) em sistemas de liberação de fármacos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA- PROPESQ COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA CITEC Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Leia mais

Luiz C. M. Palermo 1*, Marcos L. Dias 1, Alexandre C. Silvino 1. Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Rio de Janeiro-RJ

Luiz C. M. Palermo 1*, Marcos L. Dias 1, Alexandre C. Silvino 1. Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Rio de Janeiro-RJ POLIMERIZAÇÃO VIA ABERTURA DE ANEL DE L-LACTÍDEO COM COMPOSTOS À BASE DE CÁLCIO Luiz C. M. Palermo 1*, Marcos L. Dias 1, Alexandre C. Silvino 1 1 Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano-IMA,

Leia mais

APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872

APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT 5872 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) APLICAÇÃO DE MÉTODOS TERMOANALÍTICOS AOS MATERIAIS PMT

Leia mais

REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO DE MMA EM MINIEMULSÃO COM AQUECIMENTO MICRO-ONDAS. EFEITO NA DISTRIBUIÇÃO DE MASSA MOLAR

REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO DE MMA EM MINIEMULSÃO COM AQUECIMENTO MICRO-ONDAS. EFEITO NA DISTRIBUIÇÃO DE MASSA MOLAR REAÇÕES DE POLIMERIZAÇÃO DE MMA EM MINIEMULSÃO COM AQUECIMENTO MICRO-ONDAS. EFEITO NA DISTRIBUIÇÃO DE MASSA MOLAR E. T. S. ALVES 1, I. M. S. NICÁCIO 2, P. H. H. ARAUJO 1, A. F. SANTOS 2, C. SAYER 1 1 Universidade

Leia mais

5 Resultado e Discussão

5 Resultado e Discussão 53 5 Resultado e Discussão 5.1 Preparação da Membrana A O processo de extrusão descrito anteriormente resultou numa fita de PTFE com aparência homogênea (Figura 24). Como um óleo foi inicialmente empregado

Leia mais

Oktober Fórum 2005 PPGEQ

Oktober Fórum 2005 PPGEQ NANOPARTÍCULAS: COMO PRODUZÍ-LAS EM ESCALA INDUSTRIAL L. S. Ferreira 1, J. O. Trierweiler 1, S. S. Guterres 2 1 Grupo de Integração, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos (GIMSCOP) Departamento

Leia mais

Purificação de Proteínas

Purificação de Proteínas Purificação de Proteínas Propriedades usadas na purificação de proteínas através de cromatografia líquida Na separação a amostra contendo a mistura de proteínas é preparada em solução aquosa, a solução

Leia mais

O Estado Coloidal. Química dos Colóides e Superfícies. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes Site: marongomes.wix.

O Estado Coloidal. Química dos Colóides e Superfícies. M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes   Site: marongomes.wix. Química dos Colóides e Superfícies Profº Janilson Lima Souza E-mail: Prof. janilsonlima@ifma.edu.br M.Sc. Maron Stanley Silva O. Gomes E-mail: maron@ifma.edu.br Site: marongomes.wix.com/maron A Ciência

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS

MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS EXATAS E DA TERRA MATERIAIS POLIMÉRICOS COMO ELETRÓLITOS PARA CÉLULAS A COMBUSTÍVEL: GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS PAZ LOPEZ, Dennis Paul. Estudante do Curso de Engenharia de Energias

Leia mais

INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO

INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO INFLUÊNCIA DO GRAU DE HIDRÓLISE DO POLI(ÁLCOOL VINÍLICO) NA OBTENÇÃO DE PONTOS QUÂNTICOS PARA BIOCONJUGAÇÃO Alexandra A. P. Mansur 1, Herman S. Mansur 1* 1* - Universidade Federal de Minas Gerais UFMG,

Leia mais

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol

4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol 4010 Síntese de p-metoxiacetofenona a partir do anisol O C 3 + O O C 3 O C 3 Zeolith O C 3 + C 3 COO O C 3 C 7 8 O (108,1) C 4 6 O 3 (102,1) C 9 10 O 2 (150,2) C 2 4 O 2 (60,1) Classificação Tipos de reação

Leia mais

Métodos de Polimerização. Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano

Métodos de Polimerização. Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano Métodos de Polimerização Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano Métodos de polimerização Massa Solução Suspensão Emulsão Interfacial Polimerização em Massa O

Leia mais

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila 28 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de ácidos

Leia mais

Química Orgânica Experimental I BAC CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS

Química Orgânica Experimental I BAC CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS Química Orgânica Experimental I BAC - 2009 CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO DOS PRÉ-RELATÓRIOS E RELATÓRIOS Além do aqui solicitado para os Pré-Relatórios, devem ser apresentados os itens correspondentes a cada

Leia mais

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de

Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de Resultados e discussões 57 A figura 14, resultante dos dados da tabela 2, mostra os percentuais em peso, obtidos com a síntese de copolímeros DVB de grãos com tamanhos na faixa de 6 a µm. Analisando os

Leia mais

DEGRADAÇÃO DO ANTIBIÓTICO CIPROFLOXACINA POR NANOPARTÍCULAS DE COBRE DE VALÊNCIA ZERO

DEGRADAÇÃO DO ANTIBIÓTICO CIPROFLOXACINA POR NANOPARTÍCULAS DE COBRE DE VALÊNCIA ZERO DEGRADAÇÃO DO ANTIBIÓTICO CIPROFLOXACINA POR NANOPARTÍCULAS DE COBRE DE VALÊNCIA ZERO SOUSA, P. V. F. (Departamento de Química/UFV); OLIVEIRA, A. F. (Departamento de Química/UFV); SILVA, A. A. (Departamento

Leia mais

Purificação de Proteínas

Purificação de Proteínas Purificação de Proteínas Recuperação da atividade enzimática Etapa de purificação 100 mu 80 mu 2ml de lisado contendo 50 mu/ml 10ml de material contendo 8 mu/ml Recuperação = 80% = 80 mu/100 mu Recuperação:

Leia mais

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA UTILIZANDO BOROHIDRETO DE SÓDIO COMO AGENTE REDUTOR.

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA UTILIZANDO BOROHIDRETO DE SÓDIO COMO AGENTE REDUTOR. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA UTILIZANDO BOROHIDRETO DE SÓDIO COMO AGENTE REDUTOR. Fernanda O. Gouvêa, Maiara L. Castilho, Leandro Raniero Laboratório de Nanossensores, IP&D, Universidade

Leia mais

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL

PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL PÓ DE ACIARIA MODIFICADO UTILIZADO EM PROCESSO DE DESCONTAMINAÇÃO AMBIENTAL Thaís Gomes da Silva 1 Raquel Vieira Mambrini 2 PALAVRAS-CHAVE: pó de aciaria; corantes; adsorção; remediação ambiental. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTUDO DA EXTENSÃO DE CADEIA EM DISPERSÕES AQUOSAS DE POLIURETANO

ESTUDO DA EXTENSÃO DE CADEIA EM DISPERSÕES AQUOSAS DE POLIURETANO ESTUDO DA EXTENSÃO DE CADEIA EM DISPERSÕES AQUOSAS DE POLIURETANO Renata F. Rocha 1 *, Rafael Soares 1, Cátia Klein 2, Jeane E. L. Dullius 1,2, Sandra M. O. Einloft 1,2, Rosane A. Ligabue 1,2 1 Faculdade

Leia mais

Raquel Marchetti Sparemberger 2, Larissa Daiane Wilrich de Melo 2, Ana Paula Tasquetto da Silva 2 e Luis Otavio Sousa Bulhões 3 RESUMO

Raquel Marchetti Sparemberger 2, Larissa Daiane Wilrich de Melo 2, Ana Paula Tasquetto da Silva 2 e Luis Otavio Sousa Bulhões 3 RESUMO Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 14, n. 1, p. 123-130, 2013. Recebido em: 02.04.2013. Aprovado em: 28.08.2013. ISSN 2176-462X ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE NANOCÁPSULAS

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE

EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 2 - SOLUBILIDADE 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química

Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de Prova de Conhecimentos Gerais em Química Programa de Pós-Graduação em Química IQ USP Exame de Capacidade 1º Semestre de 2014 Prova de Conhecimentos Gerais em Química Nome do candidato: Instruções: Escreva seu nome de forma legível no espaço acima.

Leia mais

NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS NA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS

NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS NA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS NA LIBERAÇÃO CONTROLADA DE FÁRMACOS J. C. de Freitas*¹, M. G. N. Campos¹, A. M. Escolano², R. F. C. Marques³. Avenida Paoletti, 285, ap. 42. Santa Cruz, Itapira/SP. CEP: 13.974-070.

Leia mais

Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades.

Compreender como se obtêm polímeros sintéticos e reconhecer que a sua estrutura determina as suas propriedades. Escola Secundária de Lagoa Química 12º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 12 Plásticos, Vidros e Novos Materiais Conteúdos e Metas Os plásticos e os materiais poliméricos Caracterizar os polímeros

Leia mais

5026 Oxidação do antraceno à antraquinona

5026 Oxidação do antraceno à antraquinona 506 xidação do antraceno à antraquinona KMn /Al C H 0 KMn C H 8 (78.) (58.0) (08.) Referência Bibliográfica Nüchter, M., ndruschka, B., Trotzki, R., J. Prakt. Chem. 000,, No. 7 Classificação Tipos de Reações

Leia mais