2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor."

Transcrição

1 PROJETO ESCOLA SEGURA PROJETO Belo Horizonte VEREDA EDITORA 2013

2 2013 SESI Serviço Social da Indústria DR MG Este livro ou parte dele não pode ser reproduzido por qualquer meio sem autorização escrita do Editor. Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Olavo Machado Júnior PRESIDENTE Serviço Social da Indústria DR MG José Maria Meireles Junqueira GESTOR Superintendente Regional do SESI MG DR MG Cláudio Marcassa Gerência de Educação Básica do SESI MG DR MG Elaboração Cláudia Seixas Realização Eisberg Comunicação Ficha Catalográfica P964 Projeto escola segura / Serviço Social da Indústria - DR MG. - Belo Horizonte: SESI-MG, p.: il.; 21 cm. Na capa: Manual do aluno. 2.º série Ensino médio ISBN: Acidentes no trabalho Prevenção - Manuais, guias, etc. 2. Educação para segurança. I. SESI CDU: Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Serviço Social da Indústria- DR MG Av. Contorno, Funcionários Belo Horizonte MG Tel.: (31)

3 APRESENTAÇÃO Caro aluno Nesse momento, você está vivenciando uma etapa importante de sua vida; afinal, já está cursando o último nível referente à educação básica. Estar no Ensino Médio, nos dias de hoje, significa que a caminhada rumo a um futuro promissor foi iniciada. O futuro está aí, de braços abertos, aguardando sua inserção em uma sociedade que vem exigindo, cada vez mais, pessoas competentes e compromissadas. Além de sua família, que é de fundamental importância para seu desenvolvimento, nós do SESI MG assumimos o compromisso de contribuir de forma efetiva para sua educação. Para que possamos concretizar esse objetivo de forma competente e responsável, procuramos nos manter antenados em relação às novas demandas da educação. Analisamos, dentro do contexto atual, o que realmente vem qualificando o ensino. Em função disso, estamos desenvolvendo um projeto denominado ESCOLA SEGURA, que vai tratar de um tema que é de extrema importância para cada um de nós e principalmente para você, que está começando a andar com suas próprias pernas. Como o próprio nome diz, o tema central tratado aqui é SEGURANÇA! Neste Manual, vamos abordar a segurança em diferentes contextos. É lógico que, na hora em que o elaboramos, pensamos em você e nas situações com as quais se depara cotidianamente.

4 Este Manual foi organizado em três capítulos, com subtemas distintos. O primeiro capítulo abordará a Segurança no lazer. Ao desenvolver as leituras e atividades propostas ao longo dele, você perceberá como é necessário ficar atento na hora de se divertir. No segundo capítulo, você terá oportunidade de entender um pouco sobre a Segurança no trabalho. Você conhecerá, detalhadamente, a importância da segurança nas indústrias de diversos tipos. Para finalizar, trataremos da Segurança no trânsito. Neste momento em que você deve estar com muita vontade de aprender a dirigir, buscamos contribuir para que você se torne um condutor consciente. Você perceberá, também, que, em cada capítulo, são propostas atividades que têm relação com o que você está aprendendo nas demais disciplinas escolares. Você notará que os conteúdos finais deste Manual são apresentados em forma de situações-problema, que serão articuladas com os conteúdos de todas as áreas do conhecimento. Dessa maneira, além de estudar um tema que é fundamental para sua formação, você poderá perceber de que forma as disciplinas que compõem o seu currículo contribuem para o entendimento das situações vivenciadas no dia a dia. Esse foi o nosso maior desafio na construção deste material. Esperamos que ele sirva, de forma eficaz, como apoio aos seus estudos.

5 PROJETO INTRODUÇÃO...7 CAPÍTULO 1 SEGURANÇA NO LAZER SAIU NA MÍDIA! Incêndio na boate Kiss...9 Adolescente é atingido por fogos e morre durante um jogo do Corinthians...9 PONTO DE PARTIDA Uma tragédia estúpida...13 PARA SABER MAIS! Erros na segurança...15 OPINIÃO! A noite que ainda não terminou...17 Nem todo prazer vale a pena...18 PONTOS DE VISTA! Tipos de sinalizadores...21 Infográfico...22 As consequências do uso dos sinalizadores...23 Sobre o incêndio e suas consequências, o que diz...23 Sobre outras situações e a postura dos envolvidos, o que diz...24 SITUAÇÃO-PROBLEMA...25 CAPÍTULO 2 SEGURANÇA NO TRABALHO SAIU NA MÍDIA! Bangladesh, EUA, República Checa, México, Brasil, China...27 PONTO DE PARTIDA Equipamentos de segurança...31

6 PARA SABER MAIS! Riscos no trabalho e seus agentes...34 Mapa de riscos ambientais...36 OPINIÃO! Novidades na coloração de tecidos...37 Como o óleo essencial é produzido?...37 PONTOS DE VISTA! As consequências do risco físico...41 Sobre algumas dessas consequências, o que diz SITUAÇÃO-PROBLEMA...43 CAPÍTULO 3 SEGURANÇA NO TRÂNSITO SAIU NA MÍDIA! Acidente mata cinco na região metropolitana de Fortaleza...49 Engavetamento com dez carros deixa ferido na Imigrantes...49 PONTO DE PARTIDA...53 PARA SABER MAIS! Estrada ruim aliada a chuva pode ter sido causa de acidente no Juruá...58 Chuva...60 Vento...61 OPINIÃO! O cinto de segurança e o risco de ficar preso dentro da água...65 PONTOS DE VISTA! Educando com valores...69 Sobre esses valores e princípios, o que diz Sobre outros aspectos relacionados ao trânsito, o que dizem...71 SITUAÇÃO-PROBLEMA...73 APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS...75

7 INTRODUÇÃO Antes de iniciar o estudo dos temas abordados no capítulo, é fundamental que você entenda o sentido da palavra SEGURANÇA. Essa palavra pode ter vários sentidos, mas vamos trabalhar com um deles apenas. Veja como ele é apresentado no dicionário Aurélio. SEGURANÇA: Estado, qualidade ou condição de seguro. Você deve ter percebido que a palavra segurança está relacionada com a palavra seguro. Então, vamos também ver qual é o sentido dessa palavra? SEGURO: Livre de perigo; livre de risco; protegido, acautelado, garantido. Como podemos perceber, essas palavras estão relacionadas com situações que nos levam a entender que estar em segurança tem a ver com se sentir seguro, isto é, livre de riscos. Então, pense nesta primeira pergunta e formule, junto com seus colegas, uma resposta para ela. É possível ficarmos livres de qualquer risco?

8 8 Acreditamos que você tenha respondido que nem sempre é possível evitarmos os riscos com os quais nos deparamos no dia a dia, até porque alguns deles surgem inesperadamente. Pensando nisso, é que vamos abordar, neste Manual, dois aspectos fundamentais do tema: COMO EVITAR E PREVENIR OS RISCOS. COMO AGIR NOS MOMENTOS DE PERIGO. Segurança é um tema tão importante que a Constituição Federal, em seu artigo 227, estabeleceu: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Agora, acredito que você tenha entendido a importância do estudo desse tema. Então, fica o convite para começarmos a estudá-lo já!

9 CAPÍTULO 1 SEGURANÇA NO LAZER SAIU NA MÍDIA! Leia os trechos de notícias a seguir apresentados. INCÊNDIO NA BOATE KISS Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h e 30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária. [...] Disponível em: Acesso em: 23 jul (Fragmento) ADOLESCENTE É ATINGIDO POR FOGOS E MORRE DURANTE UM JOGO DO CORINTHIANS Um adolescente boliviano de 14 anos, identificado como Kevin Beltrán, morreu na noite desta quarta-feira depois de ser atingido por um sinalizador durante a partida de Corinthians e San José, pela Libertadores, na Bolívia. Ainda durante o decorrer da partida, autoridades tentaram salvar a vida do torcedor ao trasladá-lo para um hospital da cidade, porém o jovem não resistiu e morreu. [...] FOLHA DE S. PAULO. 21 de fevereiro de (Fragmento)

10 10 Você acabou de ler dois trechos de notícias amplamente divulgadas e que, provavelmente, tiveram repercussão mundial. Elas mostram o que ocorreu com vários jovens em seus momentos de lazer. Com base nos textos que você leu e na repercussão desses casos, responda às questões propostas a seguir. 1. O que causou a tragédia nas duas situações apresentadas pelas notícias? 2. Na sua opinião, essas duas tragédias foram fatalidades ou poderiam ter sido evitadas? Formule argumentos em sua resposta.

11 11 3. Que relação você estabelece entre essas situações e o tema segurança? 4. Você viu que as duas notícias apresentaram situações diferentes, mas elas têm elementos comuns. Quais são esses elementos? 5. Com base nesses elementos comuns, crie um título que seja adequado às duas notícias. 6. Na sua opinião, quem foram os culpados pelo que aconteceu a esses jovens?

12 12 7. Selecione, em revistas e jornais, quatro títulos de notícias e reportagens que tratem de acidentes relacionados à falta de segurança no lazer e, depois, transcreva-os no espaço a seguir. 8. De cada uma dessas notícias e reportagens, levante as causas de cada acidente e relacione-as a seguir. 9. Junte-se aos seus colegas de turma para elaborar um gráfico, mostrando quais são, hoje, as principais causas dos acidentes em ambientes de lazer. O gráfico deverá ser elaborado, coletivamente, com a ajuda do professor e exposto em um painel da escola. O gráfico deverá conter os dados que foram levantados por todos os alunos da turma.

13 13 PONTO DE PARTIDA Os trechos das notícias que você leu na página 9 deste material servirão como ponto de partida para uma reflexão sobre a segurança no lazer. Vamos aprofundar seus conhecimentos com a leitura do título e da introdução de uma reportagem publicada na revista semanal Época, da Editora Globo, no dia 4 de fevereiro de Uma tragédia estúpida Uma sequência de erros absurdos causou a morte dos jovens que foram à boate Kiss em busca de diversão 1. Em sua opinião, o título dado a essa reportagem foi adequado? Explique seu ponto de vista.

14 14 2. Para você, quais foram os erros que causaram a morte de tantos jovens? 3. Todos esses erros estavam relacionados à segurança do local? Explique sua opinião.

15 15 PARA SABER MAIS! Analise o esquema abaixo, observando a numeração. Você perceberá que, neste esquema, há um resumo dos erros cometidos em relação à segurança, os quais foram apontados por vários veículos de informação. Depois de analisar o esquema, volte à atividade 2 da seção anterior e veja se você registrou todos os aspectos citados nele. ERROS NA SEGURANÇA 1. USO DE SINALIZADORES 1.1. TETO INFLAMÁVEL 1.2. EXTINTORES COM DEFEITO 2. SUPERLOTAÇÃO 2.1. APENAS UMA SAÍDA 2.2. FALTA DE LUZ DE EMERGÊNCIA 3. FISCALIZAÇÃO 3.1. SEM ALVARÁ 3.2. REFORMAS SEM CUIDADOS TÉCNICOS

16 16 Agora, apresente uma explicação sintética caracterizando cada erro. 1. USO DE SINALIZADORES 2. SUPERLOTAÇÃO 3. FISCALIZAÇÃO

17 17 OPINIÃO! 1. Leia o texto a seguir. A NOITE QUE AINDA NÃO TERMINOU Mirela começou tarde o dia 26 de janeiro de Um sábado branco de sol em Santa Maria, às vésperas da noite que começou e ainda não se foi. Ela dormira até depois do meio-dia e gastara as horas seguintes em mais uma gostosa tarde de verão dos seus 21 anos. Havia ido à boate Kiss na noite anterior, como fazia todo fim de semana, desde os 14 anos. Fora uma bela farra: Mirela chegara em casa com a alvorada, feliz da vida. No fim do dia, Mirela pediu à mãe, Helena Rosa da Cruz, que a levasse ao shopping para passear. Sempre vaidosa, queria um par novo de brincos para usar na festa daquela noite. Quando as duas voltaram para casa, José Manuel, de 18 anos, irmão de Mirela, e, como ela, estudante da Universidade Federal de Santa Maria, já havia saído. Planejava curtir a noite do sábado num churrasco com amigos. Enquanto se arrumava para a balada, Mirela dizia que estava cansada para sair. Então, por que você vai, filha?, perguntou Helena. Ah, a aniversariante de hoje foi ao meu aniversário. Não posso deixar de ir, disse Mirela, antes de partir. Pouco depois, o irmão José Manuel ligou para casa e avisou a mãe: também iria para a Kiss. [...] TAVARES, Flávia. Edição Especial Época. Rio de Janeiro: Globo 4 de fev. de p. 44. (Fragmento)

18 18 2. Na sua opinião, o título dado a esse texto está adequado? Justifique sua resposta. 3. Agora, leia o trecho a seguir. Nem todo prazer vale a pena Regulamentar o divertimento é uma necessidade que enfrenta resistências de todos os lados. A tragédia de Santa Maria obriga o país a enfrentar elementos de sua cultura que impedem uma segurança maior no lazer. [...] Edição Especial Época. Rio de Janeiro: Globo: 4 de fev p. 62. (Fragmento) a) Você concorda que nem todo prazer vale a pena? Explique sua opinião.

19 19 b) Releia o trecho a seguir e explique o que você entendeu. Depois, crie argumentos que justifiquem essa afirmativa. A tragédia de Santa Maria obriga o país a enfrentar elementos de sua cultura que impedem uma segurança maior no lazer. Para relembrar Saber construir uma argumentação consistente significa desenvolver a habilidade de mobilizar conhecimentos, informações, experiências de vida que possibilitem defender uma ideia de modo a convencer outras pessoas de que essa ideia é verdadeira, válida e consistente.

20 20 4. Lendo o texto da atividade 1, você deve ter percebido que, em momento nenhum, Mirela pensou na possibilidade de correr algum risco naquela noite. Afinal, a Kiss era uma boate que ela frequentava desde os 14 anos. E quanto a você? Quando planeja um programa de final de semana, você tem a preocupação de procurar saber sobre a segurança do local? Quais aspectos você leva em consideração no momento de escolher o local para onde ir? Registre suas ideias no espaço a seguir.

21 21 PONTOS DE VISTA! No início deste capítulo, você viu que a causa dos dois acidentes foi a mesma: o uso de sinalizadores. Deve ter observado, também, que em uma das situações o próprio sinalizador matou o adolescente e na outra ele causou o incêndio que vitimou os frequentadores da boate. TIPOS DE SINALIZADORES Você sabia que nos dois casos foram usados sinalizadores inadequados para cada tipo de ambiente? NO CASO DA BOATE Há sinalizadores próprios para ambientes fechados, mas são bem mais caros do que aqueles usados em ambientes abertos. No caso da boate Kiss, foram usados sinalizadores que são encontrados em estádios de futebol. Esses sinalizadores emitem um tipo de luz, que é gerada por faíscas de fogo. NO CASO DO ESTÁDIO DE FUTEBOL Os sinalizadores usados em campos de futebol não disparam. Eles emitem luz e fumaça. O sinalizador usado no acidente dentro do estádio é próprio para navios. Ele possui um disparador que impulsiona o artefato a uma altura de até 300 metros. Na próxima página, conheça detalhes do tipo de sinalizador que matou Kelvin Beltrán.

22 22

23 23 AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DOS SINALIZADORES NO CASO DA BOATE A faísca do sinalizador entrou em contato com a espuma de poliuretano do teto, material inflamável, causando o incêndio. NO CASO DO ESTÁDIO DE FUTEBOL O menino teve o rosto perfurado pelo sinalizador, que entrou pela cavidade do seu olho direito, atravessando o crânio e gerando perda de massa encefálica. SOBRE O INCÊNDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS, O QUE DIZ... A QUÍMICA? * Cianeto de hidrogênio: existe a suspeita de que a espuma usada no teto da boate fosse constituída por um material inflamável, o poliuretano. Esse tipo de material libera o gás cianeto de hidrogênio, que leva à inconsciência e pode matar rapidamente. * Monóxido de carbono: é o gás mais comum nos incêndios. Quanto mais escura a fumaça, maior a concentração de monóxido de carbono. Quando inalado, impede a circulação do oxigênio no organismo. A BIOLOGIA? * Monóxido de carbono: quando inalado, o monóxido de carbono percorre no organismo o mesmo caminho do ar, isto é, passa pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios, pelos bronquíolos e chega aos alvéolos. Ele entra na corrente sanguínea e, em contato com a hemoglobina, impede a circulação do oxigênio no organismo. Sem oxigênio, a pessoa desfalece e, em poucos minutos, pode entrar em coma e morrer.

24 24 SOBRE OUTRAS SITUAÇÕES E A POSTURA DOS ENVOLVIDOS, O QUE DIZ... A ÉTICA? Viver dentro da ética é agir respeitando a tudo e a todos. No episódio de Santa Maria e em outras tragédias ocorridas nas últimas décadas, fica a sensação de que todas elas poderiam ter sido evitadas se não fossem a impunidade, a negligente atuação de vários órgãos e a cultura do jeitinho brasileiro. Neste contexto social e ético, discute-se a razão para a morte de 242 jovens que estavam começando a viver e, naquele momento específico, simplesmente, aproveitando um momento de lazer. A HISTÓRIA? O incêndio da boate Kiss é considerado, hoje, o mais mortal no país, desde o incêndio do Gran-Circus Norte- -Americano, que vitimou 503 pessoas, sendo que 70% delas eram crianças. Esse acidente aconteceu em Niterói no ano de 1961 e a causa do incêndio foi atribuída a um ex-funcionário, que ateou fogo no circo para se vingar do proprietário, que o havia dispensado dias antes do ocorrido. Fique por dentro Você encontrará no YouTube um vídeo com o título Entenda como o corpo reage à fumaça de um incêndio. Assista a ele para compreender o que ocorreu aos jovens que estavam na boate Kiss. Assista, também, a outro vídeo: O caminho da fumaça. Dessa vez, você terá oportunidade de saber o que acontece ao organismo quando fumaça de cigarro é inalada. Nesse vídeo, você conhecerá a diversidade de substâncias que entram na composição do cigarro.

25 25 SITUAÇÃO-PROBLEMA Analise a situação a seguir e resolva-a de acordo com tudo o que aprendeu até agora sobre segurança no lazer. Caso seja necessário, pesquise mais sobre o assunto e convide mais dois colegas para realizarem essa tarefa junto com você. Você foi contratado como consultor de segurança. A empresa que o contratou está construindo um parque de tamanho médio, com capacidade para receber visitantes por dia. O proprietário quer seguir todas as normas de segurança. Afinal, crianças, jovens e adultos frequentarão seu parque. Crie um planejamento, mostrando a ele quais os principais cuidados a serem observados com relação à segurança no seu parque. Tente se lembrar de todos os aspectos e pensar em todos os detalhes.

26 26 Antes de montar seu planejamento, faça um levantamento de quais aspectos, relacionados à segurança, devem ser observados em um parque de diversões. Liste-os, no espaço a seguir, e depois compare seu levantamento com o de seus colegas. Assim, vocês terão mais chances de identificar os aspectos que são, realmente, fundamentais ao bom funcionamento de um parque. Esse planejamento deverá ser feito em folhas avulsas para ser apresentado como uma atividade em sala de aula.

27 CAPÍTULO 2 27 SEGURANÇA NO TRABALHO SAIU NA MÍDIA! Leia as informações que circularam na mídia sobre acidentes de trabalho. BANGLADESH Desabamento de complexo industrial de 8 andares mata pessoas. EUA Explosão em fábrica de fertilizantes, no Texas, deixa 15 mortos e 200 feridos. REPÚBLICA CHECA Uma explosão destruiu um complexo de escritórios em Praga. A explosão deixou cerca de 40 pessoas feridas. MÉXICO Uma explosão destruiu a sede da empresa Petróleos Mexicanos (Pemex), deixando 37 mortos e centenas de feridos. BRASIL Viga de sustentação de ponte em Piracicaba despenca e três funcionários morrem presos nos escombros. CHINA Abatedouro de aves pega fogo na província de Jilin, deixando 119 mortos e ferindo dezenas de pessoas.

28 28 Você acabou de ler trechos de notícias sobre alguns tipos de acidentes de trabalho. Tomando como referência essas informações e realizando pesquisas, se for necessário, responda às seguintes questões. 1. Cada um dos acidentes citados anteriormente teve uma causa. Para você, quais foram essas causas? CAUSA s.f 1. Aquilo que produz uma ação ou efeito; 2. O que determina um acontecimento; 3. Motivo; 4. Origem, princípio. BANGLADESH EUA REPÚBLICA CHECA MÉXICO BRASIL CHINA

29 29 2. Esses acidentes poderiam ter sido evitados? Como? 3. Agora, leia o trecho a seguir e depois responda às questões propostas. Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que deve ser adotado, visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. a) Formule sua própria definição para acidente de trabalho?

30 30 b) O que significa a expressão doenças ocupacionais? c) Em sua opinião, quais medidas deveriam ser tomadas para garantir a integridade dos funcionários em uma indústria?

31 31 PONTO DE PARTIDA Até agora você deve ter observado que as maiores tragédias no trabalho ocorreram por causa de explosões e desabamentos. Esses tipos de acidentes costumam matar e ferir um número grande de trabalhadores, além de causar prejuízos significativos às empresas. Por isso, é preciso preveni-los! Para evitar acidentes, é fundamental que tanto as empresas quanto os trabalhadores fiquem atentos aos procedimentos de segurança. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Um dos aspectos mais importantes para a prevenção de acidentes refere-se aos equipamentos de segurança, que podem ser de dois tipos: EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva). 1. Com base nesses nomes, formule um conceito para cada um dos tipos de equipamentos? a) EPI b) EPC

32 32 2. Dê exemplos de: a) Equipamentos de proteção individual b) Equipamentos de proteção coletiva A legislação trabalhista específica para a indústria prevê que: É obrigação do empregador fornecer os EPI adequados ao trabalho; instruir e treinar quanto ao uso dos EPI; fiscalizar e exigir o uso dos EPI; repor os EPI danificados. É obrigação do trabalhador usar e conservar os EPI.

33 33 PARA SABER MAIS! Na seção anterior, você aprendeu sobre os equipamentos que devem ser utilizados para promover a segurança no ambiente de trabalho. Esses equipamentos podem ser os mais variados, dependendo da profissão. 1. Escolha uma profissão e pesquise sobre os EPI que devem ser usados para que esse profissional tenha total segurança. Além disso, explique o tipo de proteção que cada equipamento oferece para o trabalhador. 2. Para que a escolha dos equipamentos seja adequada, é preciso que o empregador saiba quais os tipos de riscos a que o empregado está sujeito no exercício de suas funções. Veja a seguir os cinco tipos de riscos, de acordo com o Ministério do Trabalho.

34 34 1. RISCO DE ACIDENTE RISCOS NO TRABALHO E SEUS AGENTES Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade e seu bem-estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado e armazenamento inadequado. 2. RISCO ERGONÔMICO Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: levantamento de peso, ritmo de trabalho excessivo, monotonia, repetitividade e postura inadequada. 3. RISCO FÍSICO Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes e vibração. 4. RISCO QUÍMICO Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, na forma de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas, vapores, ou que sejam, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato com o organismo ou ser absorvidos por ele através da pele ou por ingestão. 5. RISCO BIOLÓGICO Consideram-se agentes de risco biológico bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros. Fonte:

35 35 3. Planeje, junto com seu professor e colegas, uma visita a uma indústria. Nessa visita, você deverá observar os fatores de risco existentes. a) À medida que for visitando cada setor da indústria escolhida, liste esses fatores. b) Agora, você deverá classificar esses fatores de acordo com o quadro apresentado na próxima página. Se na indústria que visitou não houver algum(ns) dos riscos apontados para análise, deixe a linha referente a ele(s) em branco. Veja um exemplo. TIPO DE RISCO FONTE GERADORA POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO RISCO BIOLÓGICO Vírus e bactérias Contaminação Uso de luvas, máscara cirúrgica, avental e óculos de proteção.

36 36 MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS TIPO DE RISCO FONTE GERADORA POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO RISCO DE ACIDENTE RISCO ERGONÔMICO RISCO FÍSICO RISCO QUÍMICO RISCO BIOLÓGICO

37 37 OPINIÃO! 1. Leia os textos a seguir. TEXTO 1 NOVIDADES NA COLORAÇÃO DE TECIDOS Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ticiane Rossi, desenvolveu corantes para o tingimento de tecidos que são mais seguros do ponto de vista ambiental e são considerados, hoje, o processo mais inovador. Esses corantes são resultados de nanopartículas coloridas que permitem poupar mais de 70% de água e energia durante o processo de tingimento de tecidos e do corante têxtil que é obtido a partir de resíduo da produção de óleo essencial de folhas e galhos de eucalipto. Nanotecnologia e nanociência: ramo da ciência que estuda novos materiais ou o comportamento destes, na escala atômica, molecular e macromolecular. TEXTO 2 COMO O ÓLEO ESSENCIAL É PRODUZIDO? O óleo essencial é produzido por destilação, a partir de folhas e pequenos galhos cozidos em água fervente. O vapor gerado é resfriado, permitindo recuperar o resíduo. Com coloração escura, esse resíduo apresenta-se diluído na água. Para aumentar o teor de sólidos e taninos (substâncias efetivamente corantes), seca-se a solução obtida até a redução de 14 vezes do volume do efluente. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, n. 291, abr. de (Fragmento)

38 38 2. Você acabou de ler dois textos que tratam do tingimento de tecidos: processo importante nas indústrias têxteis. Deve ter percebido que, hoje, os pesquisadores buscam novas alternativas para diminuir o impacto ambiental, que pode ser de grandes proporções. Além de prejuízos ambientais, os corantes sintéticos podem causar danos à saúde dos trabalhadores responsáveis por sua produção industrial. a) Em sua opinião, de que forma isso pode acontecer? Se necessário, pesquise sobre isso. b) E quanto aos corantes naturais, pode-se afirmar que eles são 100% seguros? Explique sua opinião.

39 39 3. Leia o trecho a seguir. Muita gente desconhece o impacto ambiental gerado pelo tingimento de suas roupas. Os corantes usados em escala industrial costumam ser sintéticos e geram resíduos potencialmente tóxicos. Pesquisas recentes mostram que a produção de corantes naturais é uma alternativa viável e mais segura ambientalmente. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, n. 291, abr. de (Fragmento) Vamos continuar a discussão a respeito do uso de corantes. Você deverá basear-se em seus conhecimentos para responder às questões a seguir apresentadas. a) Descreva o impacto ambiental que esses corantes sintéticos podem causar.

40 40 b) No trecho anterior, você viu que pesquisas recentes mostram que a produção de corantes naturais é mais segura ambientalmente. Qual é a sua opinião sobre isso? 4. No primeiro texto da página 37, você viu que a nanotecnologia está sendo usada na produção do corante natural que foi desenvolvido pela pesquisadora da USP. Você sabia que, além da indústria têxtil, a nanotecnologia e a nanociência têm impactado a competitividade em vários tipos de indústrias? Como você imagina que isso possa acontecer? Fique por dentro No site da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ( com.br), você encontrará uma CARTILHA SOBRE NANOTECNOLOGIA. Lendo esse material, você perceberá qual é a importância dessa tecnologia na indústria de vários setores: eletroeletrônicos, medicina e saúde, higiene, perfumaria, cosméticos, plásticos e muito mais.

41 41 PONTOS DE VISTA! Até agora você viu que são vários os acidentes que podem ocorrer em ambientes de trabalho. Alguns deles podem deixar sequelas no trabalhador, comprometendo definitivamente sua saúde e qualidade de vida. Veja um exemplo concreto de como isso pode acontecer. AS CONSEQUÊNCIAS DO RISCO FÍSICO RUÍDO: SURDEZ A exposição contínua ao ruído elevado pode causar perda auditiva temporária ou permanente. Além disso, um ambiente de trabalho com muitos ruídos pode causar outras consequências como irritabilidade, tensão psicológica e alteração na capacidade de concentração. CALOR: MAL-ESTAR Um trabalhador exposto a muito calor durante muito tempo pode sentir um mal-estar generalizado. Esse mal-estar manifesta-se na forma de desmaios, tonturas, esgotamento, cefaleia, sonolência e alteração da temperatura superficial e interna. VIBRAÇÃO: DESCONFORTO O manuseio de britadeiras pode conduzir a complicações nos vasos sanguíneos e articulações. Além disso, pode causar a diminuição da circulação sanguínea e, com o passar do tempo, problemas de coluna.

42 42 SOBRE ALGUMAS DESSAS CONSEQUÊNCIAS, O QUE DIZ... A FÍSICA? As perdas de audição são derivadas da frequência e intensidade do ruído. A fadiga evidencia-se por uma menor acuidade auditiva. As ondas sonoras transmitem-se tanto pelo ar como por materiais sólidos. Quanto maior for a densidade do meio condutor, menor será a velocidade de propagação do ruído. O ruído é um agente físico que pode afetar de modo significativo a qualidade de vida. Mede-se o ruído utilizando um instrumento denominado medidor de pressão sonora, e a unidade usada como medida é o decibel (db). Manual de formação: higiene e segurança no trabalho. Associação empresarial de Portugal. Portugal, sd, p. 31. A BIOLOGIA? Para escutarmos, as ondas sonoras entram pelas orelhas e batem na membrana do tímpano. Ele começa a vibrar e passa a vibração para os ossículos de dentro da orelha (os menores ossos do corpo humano!), que mandam a vibração para a cóclea (a parte mais dura do nosso corpo!). Como dentro da cóclea tem líquidos, a vibração provoca ondinhas nesses líquidos, e as ondinhas movimentam cílios de umas células muito delicadas que ficam dentro da cóclea. Por causa da movimentação dos cílios, essas células transformam a vibração sonora em impulso elétrico. Essa etapa da audição é muuuito importante, porque os impulsos elétricos passam pelo nervo auditivo e vão em direção à parte do cérebro que analisa e entende os sons. [...] Se o som emitido é fraco, as vibrações provocadas pelo som são fracas. E se o som é forte, as vibrações são fortes. Às vezes, tão fortes que podemos sentir o peito tremer! O problema é que essas vibrações fortes provocam ondas também muito fortes nos líquidos de dentro da cóclea, o que acaba machucando os cílios das células. [...] Ciência Hoje. Rio de Janeiro, SBPC, n 216, set. de (Fragmento)

5 km/h a mais, uma vida a menos

5 km/h a mais, uma vida a menos 5 a mais, uma vida a menos Respeite os limites de velocidade www.fundacionmapfre.com.br O excesso de velocidade não acontece por acidente, é uma escolha. Na correria do dia-a-dia, vivemos apressados e,

Leia mais

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo.

SABE, ESSA É A MINHA FAMÍLIA. É isso mesmo! A gente nem pensa nisso, não é? Mas vamos ver como acontece. Venha comigo. Apoio: A Constituição Federal do Brasil diz que: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à

Leia mais

CARTILHA DE TRÂNSITO. Dicas para você viver mais e melhor!

CARTILHA DE TRÂNSITO. Dicas para você viver mais e melhor! CARTILHA DE TRÂNSITO Dicas para você viver mais e melhor! Este material foi concebido pela SBOT Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia com o intuito de ser um agente expressivo na prevenção

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C

NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO. Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C NOME COMPLETO DA SUA INSTITUIÇÃO Nome completo do integrante A Nome completo do integrante B Nome completo do integrante C TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver Santa Rita do Sapucaí 2015 Nome completo

Leia mais

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores

Direção Defensiva 1. Plano de Aula Teórica do Curso de Formação de Condutores Direção Defensiva 1 Compreender as principais causas de acidentes de trânsito. Identificar os principais envolvidos em acidentes de trânsito. Introdução Introdução. Estatísticas. Responsabilidade. sobre

Leia mais

MURAL SETEMBRO 2015. Compromisso SEMANA NACIONAL DO TRANSITO: SEJA VOCÊ A MUDANÇA

MURAL SETEMBRO 2015. Compromisso SEMANA NACIONAL DO TRANSITO: SEJA VOCÊ A MUDANÇA Compromisso SEMANA NACIONAL DO TRANSITO: SEJA VOCÊ A MUDANÇA O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) definiu o tema da Semana Nacional do Trânsito 2015, que será Década Mundial de Ações para a Segurança

Leia mais

www.detran.pr.gov.br

www.detran.pr.gov.br www.detran.pr.gov.br INFELIZMENTE, A MAIOR PARTE DOS ACIDENTES COM MORTES NO TRÂNSITO BRASILEIRO ENVOLVEM MOTOCICLISTAS. POR ISSO, O DETRAN PREPAROU ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA VOCÊ RODAR SEGURO POR

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES PROCEDIMENTO OPERACIONAL PARA CONDUÇÃO SEGURAVEICULOS LEVES Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. OBJETIVO... 2 3. DOCUNTAÇÕES... 2 3.1 DO VEÍCULO... 2 3.2 DO CONDUTOR... 2 4. TREINAMENTOS... 2 5. PRATICAS SEGURAS

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA:

NOME: Nº. ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: NOME: Nº 1 o ano do Ensino Médio TURMA: Data: 11/ 12/ 12 DISCIPLINA: Física PROF. : Petrônio L. de Freitas ASSUNTO: Recuperação Final - 1a.lista de exercícios VALOR: 13,0 NOTA: INSTRUÇÕES (Leia com atenção!)

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

O que é o Direção Positiva?

O que é o Direção Positiva? Abril - 2014 1 2 O que é o Direção Positiva? O novo projeto da Sirtec busca conscientizar os colaboradores sobre a importância das medidas preventivas no trânsito. Objetivos: Contribuir com a redução dos

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62)

VENAS CORRETORA DE SEGUROS LTDA Segunda Avenida Qda. 1-B Lt. 39 3º Andar Cidade Empresarial CEP 74934-605 Aparecida de Goiânia Goiás Fone: (62) INTRODUÇÃO Educando com valores O trânsito é feito pelas pessoas. E, como nas outras atividades humanas, quatro princípios são importantes para o relacionamento e a convivência social no trânsito. 1. O

Leia mais

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos

DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA. Trânsito seguro é um direito de todos DIREÇÃO DEFENSIVA OU PREVENTIVA Trânsito seguro é um direito de todos TRANSITO LEGAL DIREÇÃO DEFENSIVA Sabem o que significa? Conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações erradas dos outros e

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br

Manual de Mídia. Escrevendo notícias. Volume 1. Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS. www.escoteirosrs.org.br Manual de Mídia Volume 1 Escrevendo notícias Equipe Regional de Imagem e Comunicação - RS www.escoteirosrs.org.br MANUAL DE MÍDIA Volume 1 ESCREVENDO NOTÍCIAS 1ª Edição 2013 ELABORAÇÃO DE TEXTOS Rodrigo

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DOS PAIS UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 UM PROJETO DESTINADO ÀS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL É hora de promover a segurança e a harmonia no trânsito. E os pais podem dar o exemplo. No Brasil, o índice

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Cartilha É COM VOCÊ. Comportamento no Trânsito. Urbanidade / Série: Trânsito Nº 3

Cartilha É COM VOCÊ. Comportamento no Trânsito. Urbanidade / Série: Trânsito Nº 3 Cartilha É COM VOCÊ Comportamento no Trânsito Urbanidade / Série: Trânsito Nº 3 É notório que o comportamento do motorista no trânsito é fator decisivo à segurança dos próprios, bem como das demais pessoas

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE UMA MISSÃO DE TODOS NÓS Meio Ambiente Tudo que está a nossa volta: todas as formas de vida e todos os elementos da natureza. Ecologia Ciência que estuda a relação dos seres vivos

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio

Dicas para segurança. no trânsito. realização. apoio Dicas para segurança no trânsito realização apoio 1 Dicas de viagem segura. Viajar sozinho ou com toda a família requer certas responsabilidades. Aqui você encontrará várias recomendações para uma viagem

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS - 9 ANO 1- Com a finalidade de diminuir a dependência de energia elétrica fornecida pelas usinas hidroelétricas no Brasil, têm surgido experiências bem sucedidas no uso de

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano

Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano Inicie a disciplina apresentando novamente o objetivo geral e agora os específicos para esta aula que estão no Plano de Aula Teórica da disciplina de Legislação de Trânsito 14, neste material. 115 Para

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer?

Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? Prevenção ao uso de drogas na escola: o que você pode fazer? O educador pode contribuir para prevenir o abuso de drogas entre adolescentes de duas formas básicas: incentivando a reflexão e a adoção de

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Educar filhos: cuidar mais do que proteger. Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br

Educar filhos: cuidar mais do que proteger. Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Educar filhos: cuidar mais do que proteger Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br As 4 principais tarefas dos pais DESENVOLVER: 1. Independência emocional 2. Autodisciplina 3. Capacidades 4. Moral Educar

Leia mais

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO.

TRANSITO CUIDADO. Eliana Cristofolo MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. CUIDADO NO TRANSITO MOTORISTA TENHA MUITA ATENÇÃO, AO DIRIGIR O SEU CARRÃO. PARE SEMPRE NA ESQUINA PARA VER SE VEM CARRO NÃO. AS CRIANÇAS DEVEM RESPEITAR PARA OS LADOS DEVEM OLHAR. SE NÃO VIER NENHUM AUTOMÓVEL

Leia mais

10 dicas para perder o medo de dirigir

10 dicas para perder o medo de dirigir 10 dicas para perder o medo de dirigir 1. Pratique mais O medo da direção muitas vezes se dá pela inexperiência da pessoa com um automóvel, portanto é de praxe que ocorram mais tentativas de treino em

Leia mais

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos

Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Marketing Educacional como manter e captar novos alunos Baiard Guggi Carvalho Publicitário, consultor em marketing educacional e em tecnologia aplicada à educação N os dias de hoje, se perguntarmos para

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN

Portugués PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO. Expresión oral ... / 25. Tarefa 1 Interacción / 12,5. Tarefa 2 Monólogo / 12,5 PUNTUACIÓN Apelidos e nome da persoa candidata:... PROBA DE CERTIFICACIÓN DE NIVEL INTERMEDIO Portugués PUNTUACIÓN Tarefa 1 Interacción / 12,5 Tarefa 2 Monólogo / 12,5... / 25 TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo

Leia mais

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia

Pedro e Lucas estão sendo tratados com. Profilaxia Pedro e Lucas estão sendo tratados com Profilaxia Este livreto foi planejado para crianças com hemofilia que estejam prestes a iniciar profilaxia, ou que estejam considerando iniciá-la no futuro. Esperamos

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL

ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA ESTADUAL DE DEFESA SOCIAL DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/AL RELATÓRIO COMPARATIVO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DADOS REFERENTES AO DETRAN-AL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL (PRF), DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM (DER), BATALHÃO DE POLICIAMENTO RODOVIÁRIO (BPRv) E AO

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010

Segurança do trânsito 9. Velocidade e distância de parada Fevereiro 2010 9. Velocidade e distância de parada Aula Interdisciplinar Indicação: 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental Ilustração do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN A velocidade é um dos maiores fatores de risco

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3)

ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) ANEXO VII: NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS (109.000-3) 9.1. Do objeto e campo de aplicação. 9.1.1. Esta Norma Regulamentadora

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE?

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE? EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba O estresse é uma das grandes pragas do mundo moderno. Este problema sintetiza

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO

nicobelo@hotmail.com NICOLAU BELLO NICOLAU BELLO 1 * ATUALMENTE EXISTEM NO TRÂNSITO NO BRASIL MAIS DE CINCO MILHÕES DE MOTOS NO TRÂNSITO. * 10 MILHÕES DE CARROS, ONIBUS, TAXIS E CAMINHÕES. * MOTOS PASSAM CÉLERES ENTRE OS CARROS, ESTES DÃO

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES

EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES EPS ABS AIRBAG CINTO DE SEGURANÇA CAPACETE CADEIRA DE BEBES O Travão ABS encontra-se presente na maioria dos veículos modernos e contribui bastante para aumentar a eficiência da travagem, diminuindo a

Leia mais

CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS CURSO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS Carga horária: 50 (cinqüenta) horas aula Requisitos para matrícula Ser maior de 21 anos; Estar habilitado em uma das categorias B,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum Transplante de rim Perguntas frequentes Avitum Por que irei precisar de um transplante de rim? Quando o rim de uma pessoa falha há três tratamentos disponíveis: Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante

Leia mais

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende

A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende A Fórmula Mágica Para Escrever Artigos! Ela Sempre Funciona! Por Junior Resende Esta é a minha fórmula super rápida para escrever artigos facilmente e com velocidade de um relâmpago. Este é o caminho verdadeiro,

Leia mais

Tema: Educando Para a Vida

Tema: Educando Para a Vida Tema: Educando Para a Vida 1- JUSTIFICATIVA: Uma parte dos alunos utiliza o transporte escolar e carros de familiares para locomover até a Escola, a outra parte que reside próximo fazem uso das faixas

Leia mais

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto

Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejamento de Aula - Ferramenta Mar aberto Planejar uma aula é uma arte não uma tarefa. O planejamento de aula através da ferramenta Mar Aberto ajuda e contribui para infinitas possibilidades para seu

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Conscientização na Operação com Empilhadeira

Conscientização na Operação com Empilhadeira TREINAMENTO: NR 11 ITEM 11.1.5: Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função. Índice de

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec

engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec engenharia de embalagens UMA ABORDAGEM TÉCNICA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMBALAGEM Maria Aparecida Carvalho Novatec capítulo 1 Que é isso, companheiro? Sabíamos que você iria se interessar pelo

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura.

Meio Ambiente: Piloto Automático O Piloto Automático é uma ótima opção e pode economizar gasolina, mas você tem que usá-lo de forma segura. Visão Geral Família e Passageiros: Roupas Reflexivas Quanto mais claro e brilhante, melhor! É isso mesmo, quanto mais brilhante e clara for sua roupa, melhor são suas chances de ser visto. Segurança Pessoal:

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais