MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL N. 002/2016/NUAPE/PROENS/UFTM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL N. 002/2016/NUAPE/PROENS/UFTM"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL N. 002/2016/NUAPE/PROENS/UFTM PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA 2016/1 DO CAMPUS DE UBERABA DA UFTM O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas atribuições e tendo em vista o Programa de Monitoria nos Cursos de Graduação da UFTM, divulga as normas para inscrições no Processo Seletivo de Monitoria do Campus de Uberaba - MG, para preenchimento das vagas disponibilizadas para o 1º Semestre de DAS NORMAS GERAIS 1.1 O Processo Seletivo de Monitoria será regido pela Resolução nº 001 de 03/04/2007, da Congregação. 1.2 O Processo Seletivo para admissão de monitores será conduzido pelos Professores Responsáveis pelas disciplinas com apoio dos departamentos acadêmicos científicos, com observância das diretrizes estabelecidas no art. 4º da Resolução n As informações gerais sobre vagas, inscrições, provas bem como o conteúdo programático encontram-se disponíveis neste Edital e nos respectivos departamentos didático-científicos. 2 DAS VAGAS 2.1 As vagas estarão distribuídas de acordo com o estabelecido pela Pró-Reitoria de Ensino. 2.2 Serão disponibilizadas 239 (duzentos e trinta e nove) vagas para Monitores Bolsistas e 388 (trezentos e oitenta e oito) vagas para monitores voluntários, obedecendo ao critério de disponibilidade orçamentária para O Monitor Bolsista terá direito à retribuição financeira mensal no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) durante a vigência do Programa de Monitoria no primeiro semestre de 2016, ou seja, durante 4 (quatro) meses.

2 2.4 O Monitor voluntário não fará jus à retribuição financeira pela atividade de monitoria, de acordo com a Lei 9.608/ A relação das disciplinas e vagas de monitoria bolsista e voluntária - Anexo A - será disponibilizada nos departamentos didático-científicos responsáveis pelas disciplinas e no sítio da UFTM na página da Monitoria. 3 DAS INSCRIÇÕES 3.1 As inscrições serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de março de 2016 de acordo com a programação de cada departamento didático-científico, podendo a inscrição ser presencial nos departamentos responsáveis pela disciplina ou online através de ferramenta destinada a esse fim. 3.2 Para ser considerado apto à inscrição, o discente deverá ter cursado a disciplina interessada e ter sido aprovado com média igual ou superior a 7 (sete). I. O Professor responsável pela disciplina e o departamento didáticocientífico no qual a disciplina estiver alocada é responsável pela verificação do histórico escolar do aluno. 3.3 Será permitida a cada aluno a inscrição em, no máximo, duas disciplinas que estejam oferecendo vagas de monitoria, independente do departamento que esteja oferecendo a vaga de monitoria. 4 DAS PROVAS 4.1 A seleção será realizada entre 28 de março e 1 de abril, em horário e local definido e comunicado previamente pelos departamentos didático-científicos responsáveis pela disciplina. 4.2 A seleção constará de: I. Análise de histórico escolar (0 10 pontos) a) Para fins de análise de histórico escolar será considerada a média aritmética simples entre a média obtida na disciplina para a qual o candidato está participando da seleção e o Coeficiente de Rendimento Acadêmico. II. Avaliação teórica e/ou teórico-prática (0 10 pontos) a) As avaliações teóricas poderão constar de prova objetiva e/ou dissertativa acerca de todo o conteúdo programático da disciplina, conforme Artigo V deste Edital. b) Os departamentos didático científicos devem divulgar, com 5 (cinco) dias úteis de antecedência à realização das provas, a composição da prova (número de questões objetivas, número de questões dissertativas e avaliação prática) assim como o peso atribuído a cada item da avaliação, devendo a prova totalizar 10 pontos. III. Entrevista com o docente responsável pela disciplina. (0 10 pontos)

3 a) Os candidatos serão entrevistados individualmente ou em grupo pelo professor responsável pela disciplina, que observará e avaliará os candidatos de acordo com as características e pontuações abaixo: Característica 1 Manifestar aptidão e interesse pela carreira universitária 2 Conhecer o plano de ensino da disciplina e o projeto pedagógico do curso 3 Revelar conhecimento sobre o Programa de Monitoria 4 Propor estratégias inovadoras para melhoria da qualidade de ensino da graduação 5 Exibir capacidade de comunicação e de expressão oral e escrita Pontuação Até 2 pontos Até 2 pontos Até 2 pontos Até 2 pontos Até 1 ponto 6 Demonstrar habilidade para o trabalho em equipe Até 1 ponto 5 DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5.1 O conteúdo programático constará de todos os tópicos contidos nas ementas das disciplinas e planos de ensino vigente dos cursos para os quais as disciplinas são oferecidas. 5.2 A ementas das disciplinas poderão ser acessadas no sítio da UFTM, através do endereço: No Projeto Pedagógico de cada curso consta a ementa de todas as disciplinas oferecidas. 5.3 Os Planos de Ensino de cada disciplina podem ser consultados na secretária dos Institutos aos quais estão ligados os departamentos responsáveis pelas disciplinas. 6 DA CLASSIFICAÇÃO 6.1 Serão utilizados os seguintes critérios de classificação e desempate dos candidatos às vagas de monitoria bolsista e voluntária: I. A nota final de cada candidato no Processo Seletivo constará da Média Global das etapas do processo, contidas nos Incisos I, II e III do item 4.2; II. Só serão classificados os candidatos com Média Global igual ou superior a 7 (sete); III. Os candidatos deverão ser classificados em ordem decrescente da Média Global. 6.2 Em caso de Médias Globais iguais serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

4 I. melhor média final obtida na disciplina; II. melhor nota na avaliação teórica e/ou teórico-prática; III. melhor Coeficiente de Rendimento Acadêmico. 6.3 Os candidatos serão classificados em lista única, sendo que, será respeitada a ordem de classificação para a admissão de monitores bolsistas e voluntários, dentro das vagas disponíveis para cada uma das categorias. 7 DO RESULTADO 7.1 O resultado deverá ser publicado nos departamentos didático-científicos ou coordenações de curso no dia 04 de abril de Os recursos deverão ser entregues nos departamentos didático-científicos ou coordenações de curso dia até dia 06 de abril de 2016, durante o horário de funcionamento do departamento. 7.3 Os departamento didático-científico deveram publicar o resultado dos recursos dia 08 de abril de Os departamentos didático-científicos e/ou Institutos deverão enviar à Pró- Reitoria de Ensino o Resultado Final da classificação Anexo E - até o dia 11 de abril de 2016, através do monitoria@proens.uftm.edu.br, e memorando endereçado à Pró-Reitoria de Ensino. 8 DA ADMISSÃO 8.1 A admissão dos aprovados será realizada na Pró-Reitoria de Ensino, localizada à Rua Frei Paulino, 30 1º Andar, Bairro Nossa Senhora da Abadia, Uberaba / MG, no período de 12/04/2016 a 15/04/ Os monitores selecionados, tanto bolsistas como voluntários, deverão entregar a seguinte documentação no ato da admissão: I. ficha de cadastro Anexo B preenchida eletronicamente, impressa e assinada pelo aluno selecionado. II. termo de compromisso Anexo C preenchido eletronicamente e assinado pelo aluno selecionado. 8.3 Tanto a ficha de cadastro, como o termo de compromisso, devem ser preenchidos eletronicamente, impressos e assinados pelo aluno monitor selecionado. Os arquivos eletrônicos podem ser encontrados na seção Formulários da página de Monitoria no sítio da UFTM, através do endereço: Os monitores selecionados, tanto bolsistas como voluntários, deverão apresentar os seguintes documentos originais para conferência no ato da admissão:

5 I. carteira de identidade (RG); II. cadastro de pessoa física (CPF) 8.5 Os monitores bolsistas deverão também apresentar, para simples conferência, comprovante de conta corrente com titularidade do aluno bolsista - sendo considerada válida apenas conta corrente, de qualquer banco, em nome do aluno, não sendo aceitas contas poupança ou contas conjuntas. 8.6 Não será permitida a admissão de monitores, bolsistas ou voluntários, após a quarta semana ou após 25% do programa da disciplina ter sido cumprido. 8.7 Sob Hipótese alguma um mesmo aluno poderá ser admitidos em monitoria em mais de uma disciplina, sejam elas da modalidade bolsista ou voluntária. 9 DO EXERCÍCIO 9.1 Os alunos admitidos no Programa de Monitoria do primeiro semestre de 2016, no Campus Uberaba, passarão a exercer as atividades de Monitoria no dia 18 de abril de 2016 e deverão encerrar suas atividades no dia 29 de julho de De acordo com a deliberação, ocorrida 39ª Reunião Ordinária do Conselho de Ensino Coens da UFTM, a carga horária do Programa de Monitoria é de 12 horas semanais, totalizando 180 horas ao final do Programa. 9.3 O monitor admitido deverá apresentar sua disponibilidade de horário ao professor responsável pela disciplina, o qual será responsável por determinar as atividades que serão desenvolvidas dentro da carga horária do Programa. 9.4 As atividades desenvolvidas pelo aluno devem obedecer ao Artigo 11 da Resolução 001/2007, que determina as competências dos monitores bolsistas e voluntários. 9.5 Os monitores, bolsistas e voluntários, devem entregar mensalmente o relatório de atividades Anexo D, assinado pelo Professor responsável pela disciplina, à Pró-Reitoria de Ensino, até o dia 15 de cada mês (maio, junho, julho e agosto de 2016). I. Os relatórios devem ser encaminhados para o endereço eletrônico monitoria@proens.uftm.edu.br. II. O relatório deve ser encaminhado anexo ao em formato PDF III. Tanto o campo assunto do quanto o arquivo anexo devem ser nomeados no seguinte padrão: Número de Matrícula_Primeiro Nome_Mês (número)_ano, como no seguinte exemplo: _Joao_05_2016. IV. A Pró-Reitoria de Ensino terá o prazo de 5 (Cinco) dias úteis para confirmar o recebimento do relatório e informar sua aceitação ou solicitar sua correção.

6 9.6 A entrega do relatório mensal de atividades com mais de 30 dias corridos de atraso resultará na perda da parcela da bolsa do mês ao qual o relatório se refere. 9.7 Atraso superior a 60 dias na entrega do relatório mensal de atividades resultará no desligamento do aluno do Programa de Monitoria do primeiro semestre de DISPOSIÇÕES FINAIS 10.1 Os monitores admitidos deverão participar de eventos educacionais da PROENS que envolvam o tema monitoria Cabe à Pró-Reitoria de Ensino a confecção dos Certificados de Monitoria dos cursos de graduação da UFTM. Os certificados deverão ser retirados pelos alunos na Pró-Reitoria de Ensino após o encerramento das atividades de monitoria no semestre O ato de inscrição do candidato importará no conhecimento e na aceitação total dos critérios e das regras estabelecidos neste Edital, bem como na Resolução nº 001 de 03/04/2007, da Congregação Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino e pelo Conselho de Ensino - COENS. 10 DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL 10.1 Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentalmente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito junto a Pró-Reitoria de Ensino, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados de sua publicação Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo.

7 CRONOGRAMA ATIVIDADE PERÍODO Inscrições 21 a 23 de março Seleção 28/03 a 01/04 Publicação do resultado 04 de Abril Prazo para recursos 06 de Abril Resultado dos recursos 08 de Abril Admissão dos Monitores 12 a 15 de Abril Início das atividades de Monitoria 18 de Abril Término das atividades de Monitoria 29 de Julho Uberaba, 23 de Fevereiro de Prof. Dr. Wagner Roberto Batista Pró-Reitor de Ensino UFTM

8 Programa de Monitoria Anexo A - Relação de Vagas Campus Uberaba 1. ICENE Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação Nº Departamento Bolsistas Voluntários 1 Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias Departamento de Matemática Departamento de Física 05-4 Departamento de Química Departamento de Ciências Biológicas Total Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias - DECMT 01 Educação do Campo, Diversidade Lingüística e Cultural (LECampo) Estudos e Desenvolvimento de Projetos I (Matemática) Estudos e Desenvolvimento de Projetos I (Química) Estudos e Desenvolvimento de Projetos III (Química) Estudos e Desenvolvimento de Projetos IV (Matemática) História da Química (Química) Instrumentação para o Ensino de Química (Química) Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projeto O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Aprendizagem de Biologia e Ciências (Ciências Biológicas) Orientação e Estágio Curricular Supervisionado I (Física) 01 - Total Departamento de Matemática 01 Álgebra Linear Álgebra Linear II Análise Real I Cálculo Diferencial e Integral I (Física/Química) Cálculo Diferencial e Integral I (Matemática) Cálculo Diferencial e Integral II Cálculo Diferencial e Integral III Cálculo Diferencial e Integral IV Cálculo Numérico - 01

9 10 Desenho Geométrico Estruturas Algébricas I Funções e Variáveis Complexas Fundamentos de Matemática Geometria Analítica Geometria Espacial Geometria Plana História da Matemática Matemática Financeira Pré-Cálculo Probabilidade e Estatística I Probabilidade e Estatística II Raciocínio Lógico-Quantitativo Teoria dos Números - 01 Total Departamento de Física 01 Física I Física II Física III Pré-Calculo Princípios Físicos e Biofísicos 01 - Total Departamento de Química 01 Fundamentos da Química I Fundamentos da Química II Laboratório de Química Química Analítica Quantitativa Química Inorgânica I Química Inorgânica II Química Orgânica I Segurança no Laboratório Químico - 01 Total 05 08

10 1.5 Departamento de Ciências Biológicas 01 Anatomia Vegetal / Tecidos Vegetais Biodiversidade Biologia Celular Biologia da Conservação Diversidade de Invertebrados Diversidade de Vertebrados Ecologia de Ecossistemas Embriologia Genética e Biologia Molecular Geologia História da Ciência e da Biologia Microrganismos e Parasitologia Noções de Imunologia Paleontologia Princípios Evolutivos Princípios Químicos e Bioquímicos Sistemática Vegetal 01 - Total ICTE Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas Nº Departamento Bolsistas Voluntários 1 Departamento de Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia Ambiental Departamento de Engenharia Civil Departamento de Engenharia Elétrica Departamento de Engenharia Mecânica Departamento de Engenharia de Produção Departamento de Engenharia Química Departamento de Física Aplicada Departamento de Matemática Aplicada Total Departamento de Engenharia de Alimentos 01 Fundamentos de Fenômenos de Transporte Laboratório de Fundamentos de Fenômenos de Transportes Matérias-primas Alimentícias Microbiologia de Alimentos Nutrição Humana Operações Unitárias II 01 01

11 07 Química Analítica I Tecnologia de Cereais e Panificação Termodinâmica Total Departamento de Engenharia Ambiental 01 Direito Ambiental Geologia Geral I Hidráulica de Condutos Forçados Hidrogeologia Introdução à Ciências dos Materiais Mecânica de Solos I Microbiologia Modelagem Matemática de Sistemas Ambientais I Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento Sistemas Hidráulicos e Sanitários I Sistemas Hidráulicos e Sanitários II Tratamento de Água de Abastecimento Total Departamento de Engenharia Civil 01 Construção Civil Desenho Técnico Estradas I Estrutura de Concreto I Estruturas de Madeira Hidráulica I Hidrologia Aplicada Materiais da Construção Civil I Mecânica dos Solos I Mecânica Geral Resistências dos Materiais I Resistências dos Materiais II Saneamento Teoria das Estruturas I Topografia Total 09 33

12 2.4 Departamento de Engenharia Elétrica 01 Circuitos Elétricos I Circuitos Eletrônicos I Eletricidade Aplicada à Engenharia Instalações Elétricas I Programação Computacional Sinais e Sistemas II Sistemas de Controle I Telecomunicações I Total Departamento de Engenharia Mecânica 01 Cálculo Numérico Computacional Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Controle de Sistemas Dinâmicos Desenho de Máquinas Desenho Técnico Elementos de Máquinas II Instrumentação Máquinas de Fluxo Mecânica dos Fluídos Metrologia Microestrutura e Tratamento Térmico de Metais Processos de Fabricação por Usinagem Resistência dos Materiais II Termodinâmica Transferência de Calor I 01 - Total Departamento de Engenharia de Produção 01 Administração e Organização Controle Estatístico de Qualidade Engenharia Econômica Introdução à Economia Laboratório de Estatística Pesquisa Operacional II Probabilidade e Estatística para Engenharia Sistema de Informação 01 - Total 07 02

13 2.7 Departamento de Engenharia Química 01 Cálculo de Reatores Controle de Processos Químicos I Eletroquímica Físico-Química I Laboratório de Cinética Química e Reatores Laboratório de Operações Unitárias Modelagem e Simulação de Processos II Operações Unitárias I Química Orgânica Química para Engenharias Termodinâmica Química I Termodinâmica Química II - 01 Total Departamento de Física Aplicada 01 Física para Engenharia I Física para Engenharia II Laboratório de Física II Total Departamento de Matemática Aplicada 01 Cálculo I Cálculo III Geometria Analítica Total IELACHS Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais Nº Departamento Bolsistas Voluntários 1 Departamento de História Departamentos de Letras Departamento de Serviço Social Departamento de Geografia Departamento de Psicologia Total 49 35

14 3.1 Departamento de História 01 Dimensões, Abordagens e Domínios da História História de Minas Gerais História do Brasil Imperial História Medieval Orientação e Estágio Curricular Supervisionado II Teoria da História I Teoria da História II - 01 Total Departamentos de Letras 01 Leitura e Produção e Textos LIBRAS Língua Espanhola I Língua Espanhola II Língua Espanhola VI Língua Inglesa I Língua Inglesa II Língua Inglesa III Língua Inglesa V Língua Portuguesa II Língua Portuguesa III Língua Portuguesa IV Língua Portuguesa V Língua Portuguesa VI Linguística II Linguística V Literatura Brasileira II Literatura em Língua Espanhola I Orientação e Estágio Supervisionado em Língua Espanhola I Orientação e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I Orientação e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I Orientação e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II - 01 Total Departamento de Serviço Social 01 Fundamentos Históricos e Téorico-Metodológico do Serviço Social I Fundamentos Históricos e Téorico-Metodológico do Serviço Social II Fundamentos Históricos e Téorico-Metodológico do Serviço Social III 01 -

15 04 Introdução ao Serviço Social Pesquisa em Serviços Social III Política Social I Questão Social Supervisão Acadêmica I Supervisão de Estágio III 01 - Total Departamento de Geografia 01 Cartografia Sistemática Cartografia Temática Circulação e Transportes Climatologia I Fisiologia da Paisagem Geografia Agrária Geografia da População Geografia Econômica Geologia I Geologia II Hidrologia História do Pensamento Geográfico Região e Regionalização Regionalização do Espaço Brasileiro: Centro/Sul Solos/Pedologia 01 - Total Departamento de Psicologia 01 Análise Experimental do Comportamento Avaliação Psicológica II Avaliação Psicológica III Avaliação Psicológica IV Estado, Sociedade Civil e Políticas Públicas Estágio Supervisionado em Psicologia e Políticas Públicas III História da Psicologia Metodologia Científica Orientação Profissional Psicologia do Desenvolvimento I Psicologia Geral Psicologia organizacional e do Trabalho I Psicologia organizacional e do Trabalho II Psicopatologia Geral I 01 -

16 15 Seminários de Pesquisa II Vivência Profissional I Vivência Profissional III Total ICBN Instituto de Ciências Biológicas e Naturais Nº Departamento Bolsistas Voluntários 1 Departamento de Biologia Estrutural Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Departamento de Patologia, Genética e Evolução 04-5 Sem departamento definido Total Departamento de Biologia Estrutural 01 Anatomia Humana (Educação Física) Anatomia Humana (Enfermagem e Nutrição) Anatomia (Terapia Ocupacional) Anatomia Humana I (Medicina e Biomedicina) Anatomia Humana I (Fisioterapia) Anatomia Humana II (Fisioterapia) Anatomia Humana II (Medicina e Biomedicina) Neuroanatomia (Fisioterapia e Terapia Ocupacional) Biologia Celular (Medicina e Biomedicina) Biologia Celular (Enfermagem) Embriologia (Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição) Histologia (Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição) Histologia (Biomedicina e Fisioterapia) Total Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia 01 Biologia Molecular (Biomedicina) Biologia Molecular Aplicada (Biomedicina) Bioquímica (Fisioterapia e Educação Física) Bioquímica da Nutrição (Nutrição) Bioquímica e Biofísica (Enfermagem e Terapia Ocupacional) Bioquímica e Biofísica (Medicina e Biomedicina) - 01

17 07 Farmacologia I (Biomedicina, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia) Farmacologia II (Medicina, Enfermagem, Nutrição) Físico-Química (Biomedicina) Química Geral e Analítica (Biomedicina e Nutrição) Química Orgânica (Biomedicina e Nutrição) Fisiologia (Educação Física e Fisioterapia) Fisiologia (Nutrição e Enfermagem) Fisiologia / Fisiologia Humana (Fisioterapia, Terapia Ocupacional) Fisiologia I e II (Medicina e Biomedicina) Fisiologia do Exercício (Fisioterapia e Educação Física) - 01 Total Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia 01 Microbiologia (Medicina, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem) Imunologia (Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Nutrição) Total Departamento de Patologia, Genética e Evolução 01 Genética (Medicina) Genética (Fisioterapia) Genética (Biomedicina) Ecologia & Evolução 01 - Total Sem Departamento Definido 01 Informática Biomédica Informática aplicada a Saúde - 01 Total 01 01

18 5. ICS Instituto de Ciências da Saúde Nº Departamento Bolsistas Voluntários 1 Departamento de Assistência Hospitalar Departamento de Ciências do Esporte 07-3 Departamento de Clínica Cirúrgica Departamento de Clínica Médica Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária Departamento de Fisioterapia Aplicada Departamento de Medicina Social Departamento de Nutrição Departamento de Terapia Ocupacional Departamento Materno Infantil Departamento de Assistência Hospitalar 01 Administração dos Serviços de Enfermagem na Área Hospitalar Bases Técnicas da Assistência de Enfermagem Enfermagem Cirúrgica Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia Enfermagem em Pediatria Enfermagem em Urgência e Emergência Enfermagem Médica Metodologia Científica Práticas de Saúde e Enfermagem I Práticas de Saúde e Enfermagem III Semiologia e Semiotécnica Aplicada a Enfermagem Sistematização da Assistência de Enfermagem - 01 Total Departamento de Ciências do Esporte 01 Aprendizagem Motora Crescimento e Desenvolvimento Motor Fundamentos do Basquetebol Fundamentos do Handebol Fundamentos do Voleibol Gestão Esportiva Trabalho de conclusão de Curso 01 - Total 07 -

19 5.3 Departamento de Clínica Cirúrgica 01 Anestesiologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço Cirurgia Pediátrica Cirurgia Torácica Neurocirurgia Oftalmologia Oncologia Ortopedia Técnica Cirúrgica e Cirurgia Geral - 02 Total Departamento de Clínica Médica 01 Cardiologia Hematologia Laboratório Clínico (Biomedicina) Neurologia Pneumologia Reumatologia Semiologia Total Departamento de Enfermagem em Educação e Saúde Comunitária 01 Administração dos Serviços de Enfermagem em Saúde Coletiva Antropologia Filosófica Bioestatística Didática Aplicada à Enfermagem Educação em Saúde na Enfermagem Enfermagem em Psiquiatria Enfermagem em Saúde Coletiva Enfermagem em Saúde da Mulher, do Adolescente e da Criança Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso Epidemiologia Pesquisa em Saúde Saúde Ambiental Saúde Mental em Enfermagem - 01 Total 06 13

20 5.6 Departamento de Fisioterapia Aplicada 01 Administração em Fisioterapia Anatomia Palpatória Bases Métodos Técnicas em Avaliação Físico-Funcional Biomecânica Cinesiologia I Cinesiologia II Cinesioterapia Clínica Pneumológica Envolvimento Prático Orientado I Envolvimento Prático Orientado II Fisioterapia aplicada à Cardiologia Fisioterapia aplicada à Geriatria Fisioterapia aplicada à Oncologia Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia Fisioterapia aplicada à Pediatria Fisioterapia aplicada à Pneumologia Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher Fundamentos da Fisioterapia Hidroterapia Imagenologia Metodologia de Pesquisa Órtese e Prótese Recursos Terapêuticos I Recursos Terapêuticos II Recursos Terapêuticos Manuais Saúde do Trabalhador e Ergonomia Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso II - 01 Total Departamento de Medicina Social 01 Bioestatística (Medicina) Epidemiologia (Biomedicina) Epidemiologia Geral (Medicina) Metodologia Científica (Medicina) Metodologia do Trabalho Científico (Enfermagem) Métodos Quantitativos (Terapia Ocupacional) Políticas de Saúde (Educação Física) Políticas de Saúde (Fisioterapia) Políticas de Saúde (Medicina) - 01

21 10 Políticas de Saúde (Nutrição) Políticas de Saúde (Terapia Ocupacional) Psicologia das Relações Humanas (Enfermagem) Psicologia I (Medicina) Psicologia II (Medicina) Saúde e Sociedade (Educação Física) Saúde e Sociedade (Medicina) Saúde e Sociedade (Nutrição) Saúde e Sociedade (Terapia Ocupacional) 01 - Total Departamento de Nutrição 01 Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição I Administração de Serviços de Alimentação e Nutrição II Avaliação Nutricional Bromatologia Dietoterapia I Dietoterapia II Educação Alimentar e Nutricional Materno Infantil Metodologia de Pesquisa Nutrição e Saúde Pública Nutrição Esportiva Nutrição Experimental Nutrição Humana Prática Orientada III Prática Orientada IV Prática Orientada VI Técnica Dietética I Técnica Dietética II Terapia Nutricional 01 - Total Departamento de Terapia Ocupacional 10 Análise Institucional Antropologia Atividades e Recursos Terapêuticos I Atividades e Recursos Terapêuticos II Atividades e Recursos Terapêuticos III Cinesiologia e Biomecânica Dinâmica Grupal 01 -

22 07 Intervenções em Terapia Ocupacional: Infância e Adolescência I Intervenções em Terapia Ocupacional: Infância e Adolescência II Organização do Trabalho e Ergonomia Psicomotricidade Tecnologia Assistiva I Tecnologia Assistiva II Terapia Ocupacional e as Etapas da Vida: Infância e Adolescência I Terapia Ocupacional e as Etapas da Vida: Infância e Adolescência II 01 - Total Departamento Materno Infantil 01 Pediatria Geral 01 - Total 01 -

23 Programa de Monitoria Anexo B Cadastro de Monitoria Nome do Monitor: Modalidade: Bolsista Voluntário Matrícula: CPF: Telefones de contato: Curso: Disciplina: Professor Orientador: SIAPE: do Orientador: Somente Alunos Bolsistas: Banco: Agência: Conta: Assinatura do Aluno Monitor Instruções: 1. Preencha eletronicamente o Cadastro de Monitoria e o Termo de Compromisso. 2. Imprima e assine os dois documentos. 3. Entregue o Cadastro e o Termo de Compromisso na Pró-Reitoria de Ensino no prazo estipulado em Edital

24 Eu, Programa de Monitoria Anexo C Termo de Compromisso, devidamente matriculado nesta Instituição de Ensino sob o Número de Matricula, comprometo-me a exercer a atividade de Monitoria, na forma da Lei nº 9394/96-LDB e da Resolução nº 001/2007- UFTM. Para tanto, declaro estar ciente: A. de que a aludida atividade não constitui em hipótese alguma, vínculo empregatício, sendo atividade realizada com e/ou sem a concessão de bolsa, de acordo com o Programa Institucional de Monitoria, fazendo jus aos benefícios somente enquanto estiver vinculado ao Programa e convier à UFTM e estando vetado a participar de outro programa de bolsas dentro da UFTM neste período do Programa Monitoria. B. das referidas normas que regem o Programa de Monitoria, constantes no Edital vigente e na resolução 001/2007 da Congregação. C. que este termo corresponde ao período constante no Edital vigente. D. do meu impedimento em acumular simultaneamente outro tipo de bolsa, sob pena de devolução do pagamento recebido indevidamente; E. de que somente com o cumprimento das atividades descritas no Plano de Monitoria e a entrega de todos os relatórios, terei direito ao certificado de participação no Programa. F. de que, no caso de monitoria bolsista, o atraso superior a 30 dias corridos da data estipulada para entrega do relatório mensal resultará na perda da parcela da bolsa do mês ao qual o relatório se refere. G. de que o atraso superior a 60 dias corridos da data estipulada para entrega do relatório mensal resultará no meu desligamento automático do Programa. Uberaba, de de Assinatura do Aluno Monitor

25 Programa de Monitoria Anexo D Relatório Mensal de Atividades de Monitoria Nome do Monitor: Matrícula: Modalidade: Bolsista Voluntário Ano/Semestre: Mês: Curso: Disciplina: Atividades desenvolvidas em relação à Carga Horária Semanal (12h): Atividade Carga Horária Semanal Assinatura do Aluno Monitor Assinatura e Carimbo do Professor Orientador

26 Programa de Monitoria Anexo E Relatório de Classificação de Monitores Disciplina: Departamento: Instituto: Vagas disponíveis para a Disciplina: Bolsista: Voluntário: Professor Responsável: SIAPE: Classificação / Nota 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Nome do Aluno Matrícula Assinatura e Carimbo do Professor Responsável Instruções 1. Criar uma lista única classificando os alunos pelas notas obtidas no processo seletivo 2. Respeitar o número de vagas de bolsistas e voluntários relacionadas no Edital (Anexo A) 2. Os alunos melhores classificados serão contemplados com as bolsas de acordo com o número de bolsas disponível para a disciplina. 3. Só serão admitidos monitores dentro das vagas disponíveis de bolsistas e voluntários.

Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM

Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA INCLUSIVA 2013-2 O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis Substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP E 2ª CHAMADA BIOMEDICINA 1N

HORÁRIO DE DP/ADP E 2ª CHAMADA BIOMEDICINA 1N BIOMEDICINA 1N Anatomia humana Química geral e orgânica Biologia celular Biofísica INTERVALO Introdução a biomedicina e biossegurança Fundamentos das ciências sociais BIOMEDICINA 3N Microbiologia Patologia

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP BIOMEDICINA 1N

HORÁRIO DE DP/ADP BIOMEDICINA 1N BIOMEDICINA 1N Anatomia humana Introdução a biomedicina e biossegurança Biologia celular Química geral e orgânica Biofísica Fundamentos das ciências sociais BIOMEDICINA 3N Físico-química Patologia Epidemiologia

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADAP VETERINÁRIA 1M/M1 Edifício Francisco Cléve

HORÁRIO DE DP/ADAP VETERINÁRIA 1M/M1 Edifício Francisco Cléve VETERINÁRIA 1M/M1 Anatomia Veterinária I Leitura e produções de textos Introdução a Medicina Veterinária Etologia e Bem Estar Animal Bioestatística e tecnologias da informática Biologia celular VETERINÁRIA

Leia mais

CURSO Turno Disciplina Vagas Noturno Economia 1

CURSO Turno Disciplina Vagas Noturno Economia 1 FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA /FCSES EDITAL Nº002/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA O 2º SEMESTRE DE 2013 1 A Secretária Geral da Faculdade Católica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA. (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM) 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (Parte integrante da Resolução n. 18, de 04 de junho de 2013, do COENS da UFTM)

Leia mais

EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016.

EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016. EDITAL nº 069, de 22 de junho de 2016. PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UNIPLAC Luiz Carlos Pfleger, Reitor da Universidade do Planalto Catarinense, no uso de suas atribuições, divulga os

Leia mais

AGRONOMIA 2M. Edifício FC SALA 01 SEXTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO 07:45 AS 09:25 09:45 AS 11:25

AGRONOMIA 2M. Edifício FC SALA 01 SEXTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO 07:45 AS 09:25 09:45 AS 11:25 AGRONOMIA 2M Edifício FC SALA 01 Sociologia do desenvolvimento rural Física Ecologia Genética Anatofisiologia dos animais domésticos Entomologia básica Bioquímica fundamental Química analítica AGRONOMIA

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADP ADMINISTRAÇÃO 1N/N1

HORÁRIO DE DP/ADP ADMINISTRAÇÃO 1N/N1 ADMINISTRAÇÃO 1N/N1 Direito aplicado a administração Matemática aplicada a administração Desafios sociais contemporâneos Fundamentos da administração Ética e cidadania Comportamento organizacional ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

HORÁRIO DE DP/ADAP AGRONOMIA 1M

HORÁRIO DE DP/ADAP AGRONOMIA 1M AGRONOMIA 1M Morfologia Vegetal Desafios sociais e contemporâneos Química Geral e Orgânica Informática Matemática para agronomia Introdução a Agronomia Desenho Técnico AGRONOMIA 3M Climatologia Entomologia

Leia mais

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 006/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 006/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 Pág. 1/15 SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 006/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 A Secretária Geral da Faculdade Salesiana de Vitória, por ordem do Prof. Juper

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/

Leia mais

EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO

EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 01/2017/CATHEDRAL EXAME DE SELEÇÃO PARA MONITORIA DE GRADUAÇÃO 2017.1 1.Da Monitoria 1. 1. Entende-se por Monitoria a atividade de caráter didático-pedagógica, desenvolvida pelo aluno e orientada

Leia mais

Centro Universitário Central Paulista

Centro Universitário Central Paulista Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS EDITAL Nº 02/2016 2º semestre O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) faz saber, a todos os interessados,

Leia mais

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 Pág. 1/16 SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 05/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 A Secretária Geral da Faculdade Salesiana de Vitória, em atendimento ao

Leia mais

CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019

CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE CALENDÁRIO DA AVAL\IAÇÃO DA 3ª ETAPA ENGENHRIA DE PRODUÇÃO 1º SEMESTRE 2019 1º Período 13/06/19 19h00 Introdução

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

EDITAL nº 128, de 13 de agosto de 2018

EDITAL nº 128, de 13 de agosto de 2018 EDITAL nº 128, de 13 de agosto de 2018 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UNIPLAC O Pró-Reitor de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense, no uso de suas atribuições, divulga os critérios

Leia mais

Centro Universitário Central Paulista

Centro Universitário Central Paulista Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS EDITAL Nº 02/27 2º semestre O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) faz saber, a todos os interessados, que

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2015/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Sistemas de Adm. em Serviços de Enfermagem Hospitalar Enfermagem Administração Mercadológica I / Marketing Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/

Leia mais

EDITAL nº 135, de 03 de setembro de 2015

EDITAL nº 135, de 03 de setembro de 2015 EDITAL nº 135, de 03 de setembro de 2015 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UNIPLAC A Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense, no uso de suas atribuições, divulga os critérios

Leia mais

CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019

CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019 FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE CALENDÁRIO EXAME ESPECIAL EDUCAÇÃO FÍSICA 1º SEMESTRE 2019 Módulo Rubi - 1º Período 09/07/19 20h50 Metodologia

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 1 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2017.1 A Diretora de Graduação torna público o presente Edital, com o objetivo de divulgar as normas do concurso interno para provimento das vagas

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES. Edital REI/SPI

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES. Edital REI/SPI PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PARA VAGAS REMANESCENTES Edital REI/SPI 001-12 A Pró-reitora Acadêmica torna público aos alunos dos cursos de graduação do UniFOA, regularmente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM MARKETING FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE (80) SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (40)

ADMINISTRAÇÃO - ÊNFASE EM MARKETING FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE (80) SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (40) UNP - Universidade Potiguar PROGRAD Oferta Especial 2011 - JULHO A DEZEMBRO Lista de Disciplinas Ofertadas ANEXO ÚNICO do Edital de Oferta Especial 2011.2, de 03 de agosto de 2011 Curso Disciplina ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo.

*1 Não inclui o curso de Radiologia, em função da carga horária e conteúdo. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Nº 032/2016 O Centro Universitário UNINOVAFAPI, situada à Rua Vitorino Orthiges Fernandes, nº 6123, Bairro do Uruguai,

Leia mais

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 11/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 2º SEMESTRE DE 2009

SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 11/2009. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 2º SEMESTRE DE 2009 Pág. 1/16 SECRETARIA GERAL/FSV EDITAL Nº 11/2009 EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PROVAS PE1 e PE2 PARA O 2º SEMESTRE DE 2009 A Secretária Geral da Faculdade Salesiana de Vitória, em atendimento ao

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção I Administração de Produção II Administração de Recursos Humanos I Administração de Recursos Materiais Administração Financeira e Orçamentária I Administração

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS TEÓRICAS Manual

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS TEÓRICAS Manual PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE MONITORIAS TEÓRICAS Manual 2016.1 MONITORIA PARA OS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA

Leia mais

Edital nº 13/2016. A listagem dos estudantes selecionados estará disponível no site a partir do dia 24 de agosto de 2016.

Edital nº 13/2016. A listagem dos estudantes selecionados estará disponível no site  a partir do dia 24 de agosto de 2016. Edital nº 13/26 A Pró-Reitora de Graduação do torna público o presente edital de abertura das inscrições para bolsas de monitoria do 2 semestre de 26, vinculadas ao Programa de Bolsas de Monitoria. I Inscrições

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia

Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia Matriz Curricular do Curso de Fisioterapia 1 PERÍODO e Anatomia Humana I 2 2 04 80 Citologia, Histologia 2 02 40 Embriologia 2 02 40 Metodologia da Pesquisa Científica 2-02 40 Fisioterapia em Saúde Publica

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO NOTURNO

ADMINISTRAÇÃO NOTURNO MERCADOLÓGICA INSTITUIÇÕES DE PÚBLICO E PRIVADO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS APLICADA À TRABALHISTA CONTABILIDADE GERAL I 3 INSTITUIÇÕES DE PÚBLICO E PRIVADO MERCADOLÓGICA APLICADA À TRABALHISTA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PRIMEIRO 1 o PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2018 COORDENAÇÕES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UniMetrocamp Wyden PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2019 de 09 de Maio de 2019

UniMetrocamp Wyden PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2019 de 09 de Maio de 2019 UniMetrocamp Wyden PROGRAMA DE MONITORIA 2019.2 EDITAL Nº 02/2019 de 09 de Maio de 2019 A Pró-Reitoria de Graduação juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que,

Leia mais

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira

Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira Grade Curricular. Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de Itabira Página: 1/5 0 GFIS086 LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - OPTATIVA Optativa 0 GFIS089 Elaboração de Textos (Optativa) Optativa Total Disciplinas: 2 1 GFIS001/1 Anatomia Humana I 1 GFIS003/1 Citologia,

Leia mais

Centro Universitário Central Paulista

Centro Universitário Central Paulista Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS EDITAL Nº /28 1º semestre O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) faz saber, a todos os interessados, que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA MONITORIAS PERÍODOS 2016-1 E 2016-2 A Comissão de Monitoria do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe, através

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção I Administração de Produção II Administração de Recursos Humanos I Administração de Recursos Materiais Administração Financeira e Orçamentária I Administração

Leia mais

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06

Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 Resolução UNESP 75, de dezembro de 2004 alterada pela Resolução UNESP 63/06 1ª Série Anatomia Humana 432 Anatomia Radiológica 36 Bioestatística I 30 Bioestatística II 36 Biofísica 108 Biologia Celular

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Fisioterapia MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FISIOTERAPIA GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2010 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 5401-1 Anatomia I

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Unidade de Ensino Cursos Modalidade Análise das Demonstrações Financeiras Administração

Leia mais

SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR

SÃO LUIS - MONTE CASTELO DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR Edital nº 05/2017, de 05 de setembro de 2017 MONITORIA A Diretoria de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com base no que dispõe a Resolução nº46/2008, de

Leia mais

EDITAL Nº08 /2016- PROACE/UFTM Processo seletivo para a Monitoria Inclusiva/2016-2

EDITAL Nº08 /2016- PROACE/UFTM Processo seletivo para a Monitoria Inclusiva/2016-2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS Av. Getúlio Guaritá, 159 - Sala 230 - CE Abadia - 38.025-440 UBERABA MG Tel: (34) 3700-6918

Leia mais

Edital PROGRAD nº 23, de 14 de junho de 2013

Edital PROGRAD nº 23, de 14 de junho de 2013 Edital PROGRAD nº 23, de 14 de junho de 2013 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna pública a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria

Leia mais

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84

Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de Seção I fls. 83 e 84 Diário Oficial Poder Executivo dia 11 de abril de 2018 - Seção I fls. 83 e 84 Resolução Unesp-20, de 10-4-2018 Estabelece a estrutura curricular do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina do câmpus

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 29.06.15 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 29.06.15 21horas Implicações da Biologia no Processo Educativo 30.06.15 19horas História

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 CONCURSO PARA INGRESSO DE MONITOR 1 CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 01/2016 A Coordenação do Curso de Engenharia Civil, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em

Leia mais

EDITAL Nº 036/2018 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA /2019-1

EDITAL Nº 036/2018 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA /2019-1 EDITAL Nº 036/2018 INSCRIÇÃO PARA O PROGRAMA DE 2018-2/2019-1 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições e por deliberação da Profa. Dra. Margareth

Leia mais

Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS

Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS Centro Universitário Central Paulista EDITAL DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DOS CURSOS EDITAL Nº /29 1º semestre O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) faz saber, a todos os interessados, que

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 24.04.15 19horas Tecnologia Aplicada à Educação 24.04.15 21horas Fundamentos Filosóficos da Educação 27.04.15 19horas Gestão Escolar e Organização

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ PROGRAMA DE MONITORIA LISTA DAS DISCIPLINAS INSCRITAS - PROCESSO SELETIVO - EDITAL LOCAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ PROGRAMA DE MONITORIA LISTA DAS DISCIPLINAS INSCRITAS - PROCESSO SELETIVO - EDITAL LOCAL CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ PROGRAMA DE MONITORIA LISTA DAS DISCIPLINAS INSCRITAS - PROCESSO SELETIVO - EDITAL LOCAL ESTAREMOS DIVULGANDO APÓS AS INSCRIÇÕES DOS CANDIDATOS - DATA, HORÁRIO E LOCAL

Leia mais

Edital nº /2

Edital nº /2 Edital nº 005 2019/2 A Diretora da Faculdade Brasileira MULTIVIX Vitória torna pública a abertura de inscrições para o processo Seletivo Docente 2019/2 para os cursos de graduação, a partir de 15 de maio

Leia mais

UniMetrocamp PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 01/2019 de 7 de novembro de 2018.

UniMetrocamp PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 01/2019 de 7 de novembro de 2018. UniMetrocamp PROGRAMA DE MONITORIA 2019.1 EDITAL Nº 01/2019 de 7 de novembro de 2018. A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que,

Leia mais

4.1 Disciplinas e números de vagas

4.1 Disciplinas e números de vagas Centro Universitário do Vale do Ipojuca UNIFAVIP DeVry Pró-Reitoria Acadêmica PROGRAMA DE MONITORIA 2017.1 EDITAL Nº 04/2016 DE 28 DE OUTUBRO DE 2016 A Pró-Reitoria Acadêmica torna público que, no período

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Produção Administração Administração de Sistemas Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Análise das Demonstrações Financeiras Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Análise

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Medicamentos Enfermagem Administração de Produção Administração Administração de Sistemas de Informação Administração Administração em Serviços de Enfermagem Hospitalar Enfermagem Administração

Leia mais

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta.

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta. EDITAL DC/BP 9/2018 DIVULGA AS S DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, OBJETO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA NO 1º SEMESTRE DE 2018. A Diretora

Leia mais

Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016

Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016 Edital nº 06/2016, de 02 de agosto de 2016 A Diretoria de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com base no que dispõe a Resolução nº46/2008, de 15/04/2008,

Leia mais

VAGAS DISCIPLINAS 02/2018

VAGAS DISCIPLINAS 02/2018 VAGAS DISCIPLINAS 02/2018 CURSO DISCIPLINA Nº DE VAGAS Administração Contabilidade Gerencial 19 Administração Economia II 13 Administração Empreendedorismo 6 Administração Informática Aplicada 7 Administração

Leia mais

Graduação Turno NÚMERO VAGAS

Graduação Turno NÚMERO VAGAS Vagas disponíveis por Disciplinas 2-2016 CURSO ADMINISTRAÇÃO Área Curso Disciplina Série / Período Turno NÚMERO VAGAS ADMINISTRAÇÃO Administração Economia II 2 Noturno 17 DIREITO Administração Metodologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS Av. Getúlio Guaritá, 159 - Sala 230 - CE Abadia - 38.025-440 UBERABA MG Tel: (34) 3700-6918

Leia mais

DeVry Brasil Metrocamp

DeVry Brasil Metrocamp DeVry Brasil Metrocamp PROGRAMA DE MONITORIA 2017.2 EDITAL Nº 02/2017 DE 08 DE MAIO DE 2017 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2018/2 EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Unidade de Ensino Cursos Modalidade Análise das Demonstrações Financeiras Administração

Leia mais

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março

Áreas disciplinares da Universidade de Lisboa homologadas pelo Senhor Reitor, nos termos do Despacho Interno R , de 19 de março da Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes Belas-Artes - Arte e Multimédia Belas-Artes - Ciências da Arte e do Património Belas-Artes - Desenho Belas-Artes - Design de Comunicação Belas-Artes -

Leia mais

EDITAL Nº 036/2013. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas do Ensino Superior

EDITAL Nº 036/2013. Seleção para bolsas de monitoria em disciplinas do Ensino Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 036/2013 Seleção para

Leia mais

EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 007/2016 SELEÇÃO DE MONITORES Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem,

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Medicamentos Enfermagem Administração de Produção Administração Administração de Sistemas de Administração Administração em Serviços de Enfermagem Hospitalar Enfermagem Administração Financeira

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 semanas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos EIXOS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Módulo: 20 anas Dias letivos: 100 Integralização: Tempo mínimo: 3 anos DISCIPLINAS 1º Avaliação Educacional Didática Gestão Escolar História da Educação Língua Brasileira

Leia mais

EDITAL Nº 005/2016 SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL Nº 005/2016 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 005/2016 SELEÇÃO DE MONITORES Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem

Leia mais

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta.

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta. EDITAL DC/BP 25/2019 DIVULGA AS S DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF OBJETO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA NO 1º SEMESTRE DE 2019. A Diretora

Leia mais

FACULDADE DO PANTANAL

FACULDADE DO PANTANAL FACULDADE DO PANTANAL PROCESSO SELETIVO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS 2019.1 EDITAL CEEX Nº 02/2019 Cursos de Graduação: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil,

Leia mais

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ago, set, Out, Nov. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ago, set, Out, Nov. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2 Edital/ DERCA nº 03 de 30 de Junho de 0 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público que estarão abertas as inscrições para o Programa de Monitoria

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/2 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração de Medicamentos Enfermagem Administração de Produção Administração Administração de Sistemas Administração / Ciências Contábeis / Sist. de Informação Administração em Serviços de Enfermagem

Leia mais

Edital de MONITORIA DOS CURSOS DA SAÚDE

Edital de MONITORIA DOS CURSOS DA SAÚDE Edital de MONITORIA DOS CURSOS DA SAÚDE 2013.1 Período de inscrição para monitoria: 25/02 A 01/03/2013 Local: SALA 20/BLOCO E/CAMPUS II (DIREÇÃO DA SAÚDE) Horário: de segunda à sexta-feira das 08 às 12

Leia mais

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Coordenação Acadêmica do ICET

Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Coordenação Acadêmica do ICET Edital Nº 06/27 Programa de Monitoria de Graduação/28-1 A Coordenação Acadêmica do, com base na Portaria nº 1606/26, de 08/06/26, no uso de suas competências, torna públicas as normas para o processo de

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino Superior Programa Institucional de Monitoria de Ensino PIME

Pró-Reitoria de Ensino Superior Programa Institucional de Monitoria de Ensino PIME EDITAL 01/2012 CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA DE MONITORIA DE ENSINO A Pró-Reitoria de Ensino Superior comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos à participação

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Administração de Produção Administração Financeira Análise das Demonstrações Financeiras Análise de Custos Auditoria Comunicação Empresarial Contabilidade Básica Contabilidade

Leia mais

EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 002/2017 SELEÇÃO DE MONITORES Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Educação Física, Enfermagem,

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais

EDITAL Nº 67/2013 SELEÇÃO PARA ESTAGIO REMUNERADO

EDITAL Nº 67/2013 SELEÇÃO PARA ESTAGIO REMUNERADO EDITAL Nº 67/23 SELEÇÃO PARA ESTAGIO REMUNERADO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, em observância com a Lei nº 11.788/2008, e a Orientação Normativa n 7, de 30/10/2008 da SRH/MP abre inscrições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Ensino Divisão de Formação Discente Setor de Projetos EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 281/2006 Altera o Currículo Pleno do Curso de Medicina disposto pelas Deliberações CONSEP Nº 334/2002 e CONSEP Nº 001/2005. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo

Leia mais

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 188/2012-COGEPS

COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 188/2012-COGEPS COORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL 188/2012-COGEPS PUBLICAÇÃO DO ENSALAMENTO PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO 4º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR PRAZO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O 1º SEMESTRE DE 2017 COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUIMICA DO PONTAL A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018/DPSD/UFTM DE 24 DE AGOSTO DE 2018

EDITAL Nº 08/2018/DPSD/UFTM DE 24 DE AGOSTO DE 2018 EDITAL Nº 08/2018/DPSD/UFTM DE 24 DE AGOSTO DE 2018 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE REFUGIADOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFTM NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019. O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal

Leia mais

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre

Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre Elementos Constitutivos da Estrutura Curricular por Semestre 1º SEMESTRE Competências e Habilidades Específicas para Atuação Profissional promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades

Leia mais

DeVry UNIFAVIP PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017

DeVry UNIFAVIP PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 04/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017 DeVry UNIFAVIP PROGRAMA DE MONITORIA 2018.1 EDITAL Nº 04/2017 DE 30 DE OUTUBRO DE 2017 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que,

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR Curso de Bacharelado em Fisioterapia I SEMESTRE Anatomia Sistêmica 80 40 40 ------- Histologia e Embriologia 80 60 20 ------- Fundamentos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde 40 40

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA DO CURSO DE MEDICINA A FAMINAS/BH, por meio da Diretoria Acadêmica, torna pública à comunidade acadêmica a abertura do processo seletivo para Monitorias

Leia mais

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ter sido aprovado na disciplina e entrevista. Perfil desejado: próativo,

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ter sido aprovado na disciplina e entrevista. Perfil desejado: próativo, 1 Edital/ DERCA nº 07 de 03 de Dezembro de 2011. A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público que estarão abertas as inscrições para o Programa

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6501-1 Anatomia I *

Leia mais

EDITAL DE MONITORIA Nº 02 DE 02 de JANEIRO DE 2018

EDITAL DE MONITORIA Nº 02 DE 02 de JANEIRO DE 2018 EDITAL DE MONITORIA Nº 02 DE 02 de JANEIRO DE 28 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA MONITORIA DE ENSINO A VICE-REITORA da UNIVERSIDADE VILA VELHA, torna público a todos os interessados que estarão abertas as

Leia mais

Série / Curso Disciplina VAGAS Período

Série / Curso Disciplina VAGAS Período Série / Curso Disciplina VAGAS Período Administração Contabilidade Gerencial 2 18 Administração Economia II 2 15 Administração Empreendedorismo 2 16 Administração Informática Aplicada 2 16 Administração

Leia mais

EDITAL Nº 003/2017 SELEÇÃO DE MONITORES

EDITAL Nº 003/2017 SELEÇÃO DE MONITORES EDITAL Nº 003/2017 SELEÇÃO DE MONITORES Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica dos Cursos de Administração, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção, Educação Física, Medicina

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA N.º 01/2016

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA N.º 01/2016 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA N.º 01/2016 A Faculdade da Serra Gaúcha FSG, no uso de suas atribuições, realizará o Concurso Interno para Monitoria conforme este Edital.

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2019/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2019/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 29/1 Abertura do processo seletivo para o Programa de Monitoria do Universitário Módulo A Reitora do Universitário Módulo informa

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta.

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta. EDITAL DC/BP 39/2019 DIVULGA AS S DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CÂMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF OBJETO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA NO 1º SEMESTRE DE 2019. A Diretora

Leia mais

Edital nº 03/2016, de 29 de fevereiro de 2016

Edital nº 03/2016, de 29 de fevereiro de 2016 Edital nº 03/2016, de 29 de fevereiro de 2016 A Diretoria de Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com base no que dispõe a Resolução nº46/2008, de 15/04/2008,

Leia mais