10º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte"

Transcrição

1 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Área de empréstimo AE-F1 / vista da área anteriormente ocupada por um britador a serviço das obras do entorno para fornecimento de brita graduada. Na missão de monitoramento anterior foi verificado que o equipamento permanecia instalado, mas já estava sem uso há vários meses. Foto 02: Área de empréstimo AE-F1 / o britador foi definitivamente desmobilizado e desinstalado, sendo que a área deverá ser recuperada em conjunto com a AE-F1. Foto 03: Diques 6A, 6B e 6C / Vista da região dos diques de fechamento do Reservatório Intermediário na região do Grabén do Macacão. Foto 04: Diques 6A, 6B e 6C / Notar o dreno de brita graduada e rocha construído para proteger o paramento de jusante e as ombreiras do dique de fechamento do Reservatório Intermediário. Foi verificado no campo que o dreno protege ambas as ombreiras do dique. Foto 05: Diques 6A, 6B e 6C / Vista da área a jusante do dique; notar o dreno de rocha e pedra britada descendo pela ombreira até o ponto mais baixo do talvegue, o qual também receberá um dique drenante de proteção. Foto 06: Diques 6A, 6B e 6C / Vista do paramento de jusante de um dos diques. Os paramentos vão receber proteção superficial com hidrossemeadura ou rip-rap, sistema de drenagem superficial e equipamento de monitoramento geotécnico.

2 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 07: Área de empréstimo AE-F1. A área de empréstimo foi utilizada para fornecer solo laterítico para a construção dos diques de fechamento do Reservatório Intermediário. A área continuará a ser utilizado até o término da movimentação de solo neste setor da obra. Foto 08: Área de empréstimo AE-F1. Vista parcial da área de empréstimo, sendo necessária a adoção de medidas de controle do escoamento superficial e de erosão antes do início do próximo período de chuvas. A situação atual da área tende a gerar grande quantidade de material sedimentar e de assoreamento para os igarapés que drenam a região. Foto 09: Área de empréstimo AE-F1. Vista de um dos acessos internos da área de empréstimo no trecho em que existe uma travessia de igarapé. Este trecho merece ser especialmente protegido, pois existe a possibilidade de carreamento de grande quantidade de material particulado para o igarapé. Foto 10: Área de empréstimo. Vista de trecho da área de empréstimo que já foi explorado. Neste trecho já seria possível a preparação do terreno para o recebimento da recuperação de áreas de degradadas ainda para próximo período de chuvas. Foto 11: Diques 6A, 6B e 6C. Notar no terreno natural, canto superior direito da foto, a proteção com rip-rap da vertente contra erosão pelo embate das ondas das águas do Reservatório Intermediário. Esta medida faz parte das ações previstas para prevenção dos possíveis problemas de infiltração de água na região do Grabén do Macacão. Foto 12: Diques 6A, 6B e 6C. Outra vista do mesmo dispositivo instalado para proteção da vertente natural contra erosão pelo embate das ondas.

3 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 13: Oficina mecânica do CCBM junto à Barragem do Santo Antonio. Foto 14: Oficina mecânica do CCBM junto à Barragem do Santo Antonio. Equipamento passando por manutenção longa e de grande porte com vazamento de óleo lubrificante diretamente no solo. Foto 15: Oficina mecânica do CCBM junto à Barragem do Santo Antonio. Depósito inadequado de resíduos perigosos no campo com possibilidade de contaminação localizada do solo. Foto 16: Oficina mecânica do CCBM junto à Barragem do Santo Antonio. Depósito inadequado de resíduo comum (madeiras) com resíduo perigoso (contaminado com óleo). Este tipo de armazenamento inadequado tende a aumentar desnecessariamente a geração de resíduo contaminado na obra. Foto 17: Oficina mecânica da empresa Sanches Tripoloni. Depósito inadequado de resíduo perigoso (baterias automotivas) diretamente sobre o solo e com possibilidade de contaminação localizada do solo. Foto 18: Oficina mecânica da empresa Sanches Tripoloni. Sistema de separação de água e óleo da rampa de lavagem e lubrificação de veículos e equipamentos. Notar que os dispositivos estão deformados, com sinais de vazamento antigos e saturados; a inspeção mostrou que a parte interna do dispositivo está saturada de óleo e não consegue fazer a separação de maneira correta.

4 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 19: Oficina mecânica da empresa Sanches Tripoloni. A rampa de lavagem e lubrificação está saturada de areia e manchas de óleo e não consegue reter de maneira adequada o material particulado misturado com a água. Foto 20: Oficina mecânica da empresa Sanches Tripoloni. Armazenamento inadequado de óleo lubrificante usado. Foto 21: AE-B3. A área de empréstimo teve a sua exploração encerrada; o terreno foi reconformado para ser utilizado em breve como pátio de caminhões e equipamentos retirados de serviço. Foto 22: AE-B3. Continuação da área preparada para receber caminhões e equipamentos retirados de serviço. Foto 23: AE-B3. Detalhe do murundum ou leira de terra construída nas bordas do pátio. Este dispositivo irá recolher o escoamento superficial coletado no pátio e direcionar para trechos estáveis do terreno natural ou protegidos com blocos de rocha. Foto 24: AE-B3. Outra vista do murudum ou leira de terra que irá prevenir problemas de erosão e assoreamento das drenagens naturais durante o próximo período de chuvas.

5 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 25: Aterro sanitário do CCBM. Notar que existe uma pilha de resíduos que ainda não foi recoberta de acordo com o procedimento operacional normal do aterro. Segundo informações do CCBM, o aterramento do resíduo ainda não foi realizado em razão da quebra do equipamento de terraplanagem. Foto 26: Alojamento do CMBM. Vista parcial das construções reservadas para o alojamento dos trabalhadores. Foto 27: Alojamento do CMBM. Área de lazer e convivência para uso dos trabalhadores. Foto 28: Alojamento do CMBM. Instalação de gerador de energia e transformadores em local isolado e com o solo protegido com laje de concreto. Foto 29: Alojamento do CMBM. Tanque para recebimento de efluentes sanitários até o seu transbordo em caminhões limpafossa para ETE do CCBM. Posteriormente, esta operação será substituída pela operação da ETE do próprio CMBM. Foto 30: Alojamento do CMBM. Local reservado para instalação da ETE para atendimento do alojamento.

6 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 31: Canteiro de Obras do CMBM. Barracão em construção para jateamento e pintura de peças. Foto 32: Canteiro de Obras do CMBM. Detalhe do sistema de tratamento de emissões atmosféricas do barracão de jateamento e pintura. Notar os exaustores, precipitadores e lavadores de gases. Foto 33: Canteiro de Obras do CMBM. Barracão em construção para tratamento químico com ácidos de peças metálicas. A instalação já está em uso, apesar da construção do galpão ainda estar incompleta. Foto 34: Canteiro de Obras do CMBM. Detalhe do dispositivo para contenção dos produtos químicos utilizados no tratamento das peças metálicas. Foto 35: Canteiro de Obras do CMBM. Caixas d água para armazenamento dos produtos químicos já utilizados no tratamento das peças. Notar que caixas já apresentam partes amassadas e que será difícil verificar as suas condições de estanqueidade durante a operação, uma vez que estão enterradas no solo. Foto 36: Canteiro de Obras do CMBM. Dispositivo improvisado para atendimento de emergência com respingo de produtos químicos no corpo e, especialmente, nos olhos dos trabalhadores.

7 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 37: Canteiro de Obras do CMBM. Central de armazenamento de resíduos. Foto 38: Central de armazenamento de resíduos. Foto 39: Canteiro de Obras do CMBM. Pátio de armazenamento de resíduos diversos e não segregados. Foto 40: Canteiro de Obras do CMBM. Pátio de armazenamento de resíduos diversos, especialmente isopor e mangueiras automotivas. Foto 41: Área de empréstimo AE-E1, junto à Barragem Santo Antonio. Vista parcial da área que deve receber um projeto de recuperação de áreas degradadas durante o próximo período de chuvas. Foto 42: Área de empréstimo AE-E1, junto à Barragem Santo Antonio.

8 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 43: Área de empréstimo AE-E1, junto à Barragem Santo Antonio. Foto 44: Área de empréstimo AE-E1, junto à Barragem Santo Antonio. Foto 45: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. O pátio é utilizado por caminhões de fornecedores que aguardam autorização para descarregar no interior do canteiro. Foto 46: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. Foto 47: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. A casa de apoio mantida pelo CCBM para uso dos caminhoneiros estacionados no pátio. A construção possui receptivo para verificação de cargas e notas fiscais, sanitários com chuveiro, água potável, sala de televisão e vivência. Foto 48: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. Sistema de armazenamento de efluentes sanitários; o material é recolhido periodicamente e transportado para a ETE do CCBM.

9 PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE Foto 49: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. Barraco localizado em local retirado dentro do pátio de estacionamento; esta atividade é desnecessária, além de irregular, pois a casa de apoio possui os equipamentos necessários para atender aos caminhoneiros. Foto 50: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. Outro barraco improvisado dentro do pátio de estacionamento, neste caso com fogão, banheiro e utensílios de cozinha. Foto 51: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. A presença destes barracos resulta em vários problemas, como por exemplo, acúmulo de lixo, disposição inadequada de efluentes domésticos, atração de ratos, pombos, urubus, cobras e outros animais, risco de incêndios florestais. Foto 52: Pátio de estacionamento de caminhões localizado junto à portaria principal do Sítio Belo. Detalhe dos resíduos dispersos pela área, apesar da existência de contenedores para lixo.

10 Foto 53: Bota-fora BF-MD-02. A plataforma do bota-fora havia sido configurada de maneira que o escoamento superficial fosse direcionado para dentro do terreno, no sentido da vertente vegetada no fundo da foto, o que facilitaria o controle de erosão. Foto 54: Bota-fora BF-MD-02. A saia de aterro do bota-fora voltada para o Rio Xingu havia sido regularizada com construção de uma leira perimétrica, abatimento da inclinação e proteção da crista com uma leira de terra. No entanto, recentemente, foi lançado mais material no local, o que resultou numa saia de aterro repleta de ravinas e fendas. Foto 55: Bota-fora BF-MD-02. Outra vista do material lançado por sobre a saia do aterro. Notar a grande quantidade de solo solto e a mistura com resíduos vegetais. Foto 56: Bota-fora BF-MD-02. Detalhe do acesso ao MD-BF-02 que anteriormente apresentava várias feições de erosão. Atualmente, o trecho foi recuperado e apresenta boas condições de tráfego, drenagem superficial e estabilidade. Foto 57: Área de empréstimo MD-AE-1, 1A, 1B e 1C. Vista das áreas de empréstimo exploradas intensamente nos últimos seis meses para construção da ensecadeira do segundo desvio do rio e da barragem de terra da margem direita. Foto 58: Área de empréstimo MD-AE-1, 1A, 1B e 1C. Detalhe da face da área de empréstimo voltada para o Rio Xingu. Estas áreas devem receber cuidados específicos de proteção contra erosão, pois serão exploradas novamente em 2016.

11 Foto 59: Área de empréstimo MD-AE-1, 1A, 1B e 1C. As áreas de empréstimo da margem direita devem receber cuidados específicos de controle de erosão, como por exemplo, terraços, caixas de infiltração, bacias de retenção de solos carreados e proteção dos pontos de lançamento. Foto 60: Área de empréstimo MD-AE-1, 1A, 1B e 1C. As medidas de controle de erosão devem garantir a estabilidade do terreno até o fim da próxima estação de chuvas. Depois disto, as áreas serão exploradas novamente para a conclusão da barragem de terra da margem direita. Foto 61: Sistema de Transposição de Peixes - STP. Vista da entrada do sistema de transposição voltada para o Reservatório do Rio Xingu. Foto 62: STP. Trecho mediano do sistema de transposição. Notar o canal com leve inclinação, protegido com alvenaria e barramentos transversais em gabião. Foto 63: STP. Detalhe do sistema de transposição. Foto 64: STP. Outra vista do trecho mediano do sistema de transposição.

12 Foto 65: Área de empréstimo AE-3 e AE-3A. Extensas áreas de empréstimo que foram exploradas durante boa parte da obra, especialmente para construção da ensecadeira do primeiro desvio do rio, barragem de terra da margem esquerda e acessos internos do canteiro de obras. Foto 66: Área de empréstimo AE-3 e AE-3A. A área de empréstimo foi explorada sem maiores cuidados com a sua conformação final, tendo sido mantido apenas um sistema de retenção de sedimentos ao longo do seu limite de jusante. A supervisão ambiental da NE afirma que este sistema foi eficaz e não houve danos significativos pelo carreamento de material para os terrenos localizados a jusante. Foto 67: Área de empréstimo AE-3 e AE-3A. O trecho das áreas de empréstimo foram reconformados, tendo sido abatidos os taludes de corte verticais, espalhadas as pilhas de solo solto e corridas as feições de erosão. Além disto, foram construídos terraços e pontos deprimidos para retenção de sedimentos. Foto 68: Área de empréstimo AE-3 e AE-3A. Durante o período de chuvas de /2016 as atividades de recuperação da área serão complementadas com o espalhamento de solo vegetal, plantio de mudas de espécies nativas pelo método da nucleação e implantação dos refúgios de fauna. Foto 69: Alojamento da Andritz. Vista geral da área que recebeu alojamentos, refeitórios, lavanderia, áreas de vivência e outros equipamentos de infraestrutura. Foto 70: Alojamento da Andritz.

13 Foto 71: Alojamento da Andritz. Registro de melhorias adotadas no alojamento pela administração de canteiro de obras da montadora melhoria de acesso e drenagem superficial. Foto 72: Alojamento da Andritz. Registro de melhorias adotadas no alojamento pela administração de canteiro de obras da montadora construção da quadra de esportes. Foto73: Alojamento da Andritz. Registro de melhorias adotadas no alojamento pela administração de canteiro de obras da montadora piso de concreto para área de vivencia/lanchonete aprimoramento da coleta de resíduos. Foto 74: Alojamento da Andritz. Registro de melhorias adotadas no alojamento pela administração de canteiro de obras da montadora sinalização educativa. Foto 75: Alojamento da Andritz. Melhoria do sistema de drenagem com limpeza, reconstrução e/ou implantação de canaletas revestidas com concreto. Foto 76: Alojamento da Andritz. Melhoria do sistema de drenagem com limpeza, reconstrução e/ou implantação de canaletas revestidas com concreto.

14 Foto 77: Alojamento da Andritz. Perenizaçao com brita Foto 78: Alojamento da Andritz. Perenizaçao com brita graduada dos acessos internos e pátios de estacionamento e circulação. Este ação aumenta a segurança no canteiro na graduada dos acessos internos e pátios de estacionamento e circulação. circulação de veículos e diminui os problemas de geração de poeira. Foto 79: Alojamento da Andritz. Ampliação e melhoria dos pátios estacionamento e circulação. Foto 80: Alojamento da Andritz. Registro de melhoria definição, impermeabilização e proteção do local para deposição das caçambas de resíduos. Foto 81: Alojamento da Andritz. Operação da estação de tratamento de efluentes industriais, no caso, para tratamento das águas utilizadas na lavanderia. Os tambores estão repletos de areia e servem apenas de proteção da ETAI contra abalroamento. Foto 82: Alojamento da Andritz. Outra vista da ETEI.

15 Foto 83: Alojamento da Andritz. Registro de melhoria. Término da construção para armazenamento de resíduo hospitalar. Foto 84: Alojamento da Andritz. Registro de melhorias. Instalação de gerador de energia em local impermeabilizado e de fácil acesso. Foto 85: Pátio da Andritz. Central de gerenciamento de resíduos. Foto 86: Pátio da Andritz. Central de gerenciamento de resíduos. Foto 87: Pátio da Andritz. Central de gerenciamento de resíduos resíduos contaminados com óleo. Foto 88: Pátio da Andritz. Central de gerenciamento de resíduos resíduos contaminados com óleo.

16 Foto 90: Pátio da Andritz. Construção de novo galpão para armazenamento de produtos químicos. Foto 91: Pátio da Andritz. Registro de melhorias Instalação de gerador de energia em local impermeabilizado e com diques para proteção contra vazamentos de combustível ou lubrificante.

17 Foto 92: BF-11. O CCBM retirou rocha de bota-foras que já haviam sido encerrados para britagem e aplicação no revestimento do canal de derivação. Foto 93: BF-11. Outra vista de bota-fora que foi explorado para aproveitamento da rocha. Segundo informações do CCBM e NE, a rocha dos últimos trechos de escavação não apresentou qualidade suficiente para uso no revestimento do canal de derivação, o que motivou a retirada de rocha do BF.. Foto 94: BF-11. Idem. Foto 95: BF-11. Idem. Foto 96: BF-11. Trecho do bota-fora que não foi explorado para retirado de rocha. Toda a área já havia sido reconformada e preparada para receber o PRAD. Agora será necessário estabilizar novamente o depósito e refazer o projeto de recuperação. Foto 97: BF-11. Idem.

18 Foto 98: BF-27. Bota-fora sem preparado para receber o plantio de mudas de espécies nativas. Notar que os blocos aparentes de rocha estão sendo amontados e serão utilizados como refúgios de fauna da nucleação. Foto 99: BF-27. Idem. Foto 100: BF-27. Idem. Foto 101: BF-30. Trecho do bota-fora que já recebeu o plantio de mudas de espécies nativas no início de. Neste local não foi realizado o espalhamento do solo vegetal reservado quando do decapeamento do terreno. Esta providência diminui a intensidade da colonização por herbáceas que foi tão prejudicial em outras áreas. Foto 102: BF-30. Trecho do mesmo bota-fora, mas que não recebeu plantio porque estava alagado na época das chuvas de 2014/. Foto 103: BF-30. Idem.

19 Foto 104: Canal de derivação vertedor de enchimento. O canal de derivação está praticamente concluído, restando algumas poucas atividades como, por exemplo, o término do canal interno de enchimento e a aplicação do revestimento em pequenos trechos. Foto 105: Canal de derivação vertedor de enchimento. Detalhe das várias perfuratrizes trabalhando na escavação do canal interno de enchimento Foto 106: Canal de derivação, trecho próximo da ensecadeira de montante. Notar a aplicação do revestimento no canal de derivação. Foto 107: BF-01. Igarapé do BF-01 barrado pelo dique de fechamento do canal de enchimento. Esta área deprimida será utilizada, conforme plano apresentado pelo CCBM e NE, para recebimento do material de dragagem da ensecadeira de montante do canal de derivação. Fotos 108 e 109: BF-01. Vista de jusante para montante do Igarapé do BF-01 que receberá o material da dragagem da ensecadeira. Não existe ainda certeza dos possíveis impactos desta atividade, por exemplo, da alteração da qualidade da água do igarapé e do futuro canal de derivação.

13º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

13º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: Dique 19B. Vista do topo do dique em direção ao reservatório intermediário. Notar que o trecho de embate das ondas foi protegido com rip-rap (blocos de rocha). Foto 02: Dique 19B. Vista do topo

Leia mais

13º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

13º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: BF-MD-02. Bota-fora da margem direita do rio Xingu. A inclinação da plataforma permanece voltada para a saia do aterro, o que pode resultar na formação de feições de erosão. No entanto, os dispositivos

Leia mais

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: BF-MD-02. Bota-fora da margem direita do rio Xingu. Vista da plataforma do bota-fora. A inclinação da plataforma, aparentemente, está voltada para a saia do aterro, o que resulta na formação de

Leia mais

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: AE-B3 (setor torre de telefonia). Exploração de área de empréstimo

Leia mais

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte XXXXXXXXXXX Foto 49: CCBM. Travessão 27. O Travessão 27, que serve de acesso para o Canal de Derivação, a Casa de Força Auxiliar (Pimental) e várias propriedades rurais, está sendo recuperada pelo CCBM.

Leia mais

5º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

5º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: BF-3. Situação do BF-3 após o encerramento do lançamento de material

Leia mais

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Instalação da estação de tratamento dos efluentes da lavagem dos caminhões

Leia mais

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: CMBM - Alojamento. Alambrado perimétrico rompido e drenagem superficial (canaleta) com problemas de nivelamento junto à Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários. É necessário lembrar que

Leia mais

15º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

15º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: Estação de Transbordo de Carga (Porto no rio Xingu). Foto 02: Estação de Transbordo de Carga (Porto no rio Xingu). Foto 03: PRAD implantado em área modificada durante a construção da Estação de

Leia mais

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

14º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte XXXXXXX Foto 01: Baias para instalação dos transformadores na casa de força da UHE Belo. Foto 02: Baias para instalação dos transformadores na casa de força da UHE Belo. XXXXXXX Foto 03: Baias para instalação

Leia mais

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: Oficina mecânica do CCBM, km 3 do Canal de Derivação, entre os BF-27 e BF-28, parcialmente desmobilizada. Segundo o responsável de momento pelo local, apenas serviços de borracharia e pequenos

Leia mais

11º Relatório de Monitoramento Socioambiental

11º Relatório de Monitoramento Socioambiental Foto 01: A área de empréstimo teve a exploração de solo encerrada e passou a receber tratamento para encerramento e recuperação. A superfície do terreno foi reconformada, com a eliminação das cavas, pilhas

Leia mais

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

12º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: Canteiro do CMBM. Galpão de tratamento de peças metálicas decapagem. Vista interna do galpão, o local recebeu uma série de melhorias em relação a última inspeção realizada no local, especialmente

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA No. Controle ambiental da obra

PROCEDIMENTO OPERACIONAL IDENTIFICAÇÃO VERSÃO FOLHA No. Controle ambiental da obra 1/5 1. OBJETIVO Determinar as ações que deverão ser tomadas durante a execução dos serviços de obra, visando a redução ou eliminação dos impactos socioambientais e a qualidade ambiental do Programa. 2.

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Casa de força de Belo / vista de montante para jusante. Situação atual

Leia mais

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: CCB Sistema de corte de conduíte corrugado adaptado para uso na obra, o que deixa a operação mais segura. Foto 02: CCB - Evidências

Leia mais

UHE Belo Monte O Desafio

UHE Belo Monte O Desafio UHE Belo Monte O Desafio 03 de julho de 2012 Consórcio Construtor Belo Monte - CCBM Localização do Empreendimento UHE Belo Monte Principais Acessos Belém Santarém ALTAMIRA UHE BELO MONTE Tucuruí Itaituba

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Núcleo RH Área de espera do setor de admissão (idem para demissão). Foto 02: Núcleo RH Área de realização de exames admissionais (idem

Leia mais

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

4º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Travessão Identificação de placas de sinalização instaladas no âmbito do Projeto de Segurança e Alerta (3.4.2 do PAC). Foto 02: Travessão

Leia mais

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

3º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 1. Sítio Belo / Casa de Força Canteiro avançado com instalações administrativas em fase final de mobilização. Foto 2. Sítio Belo / Casa

Leia mais

MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO

MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM CONSTRUÇÃO DE GERAÇÃO CASE: EROSÕES DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITUMBIARA Rodrigo Junqueira Calixto Furnas Centrais Elétricas S.A. UHE ITUMBIARA UHE ITUMBIARA UHE ITUMBIARA

Leia mais

REGISTRO FOTOGRÁFICO 11 a 15/08/2014 Segurança, Saúde e Condições de Trabalho Obra Principal

REGISTRO FOTOGRÁFICO 11 a 15/08/2014 Segurança, Saúde e Condições de Trabalho Obra Principal (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Andritz Identificação do Almoxarifado para armazenamento de peças, máquinas e equipamentos. Foto 02: Andritz Carpas utilizados pela

Leia mais

PATRULHA DA LIMPEZA Inspeção Semanal de Segurança

PATRULHA DA LIMPEZA Inspeção Semanal de Segurança RSS- 28 Rev. 03 PRIMEIRA SEMANA ÁREAS DE TRABALHO, PÁTIOS, RUAS E ESTACIONAMENTOS 1. O local está arrumado, limpo e organizado? RSS- 28 Rev. 03 PRIMEIRA SEMANA ÁREAS DE TRABALHO, PÁTIOS, RUAS E ESTACIONAMENTOS

Leia mais

Minimização e Coleta de Chorume

Minimização e Coleta de Chorume Minimização e Coleta de Chorume Luis Sergio Akira Kaimoto Cepollina Engenheiros Consultores Rio de Janeiro 19 setembro de 2013 Minimização e Coleta de Chorume Minimização de Chorume pela correta gestão

Leia mais

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS)

(VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) PCAI Programa de Controle Ambiental Intrínseco SÍTIO BELO MONTE (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: Aterro do acesso interno (próximo à nova central de britagem): Neste

Leia mais

Fatores Operacionais que interferem na coleta de biogas.

Fatores Operacionais que interferem na coleta de biogas. Fatores Operacionais que interferem na coleta de biogas. Fatores Operacionais que interferem na coleta de biogas. Compactação dos resíduos Sistemas de Cobertura Sistemas de drenagens internas Sistemas

Leia mais

Institui as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da atividade de aquicultura.

Institui as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da atividade de aquicultura. Instrução Normativa IDAF nº 13 DE 23/10/2014 Norma Estadual - Espírito Santo Publicado no DOE em 29 out 2014 Institui as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da atividade de aquicultura.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA maio/ de 6 PONTEIRA FILTRANTE PARA REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO DIRETORIA DE ENGENHARIA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA maio/ de 6 PONTEIRA FILTRANTE PARA REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO DIRETORIA DE ENGENHARIA TÍTULO ESPECIFICÇÃO TÉCNIC maio/2006 1 de 6 PONTEIR FILTRNTE PR REBIXMENTO DE LENÇOL FREÁTICO ÓRGÃO DIRETORI DE ENGENHRI PLVRS-CHVE Rebaixamento. Estabilidade. Suporte. PROVÇÃO PROCESSO PR 010974/18/DE/2006

Leia mais

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter

TEMA 7. A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções. Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter TEMA 7 A Qualidade da Água e o Uso do Solo em Áreas Urbanas: problemas e soluções Grupo: Dina, Jaqueline Raquel e Walter INTRODUÇÃO Processo rápido e desordenado de urbanização: Carência de infra-estrutura;

Leia mais

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades:

Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Geotêxtil Bidim Propriedades Em função de suas características de fabricação e matéria-prima poliéster, o Bidim possui as propriedades: Elevada permeabilidade: 10 a 200 vezes mais permeável do que outros

Leia mais

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho

Gestão de Resíduos de Construção Civil. Plano de Gerenciamento de RCD. Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Gestão de Resíduos de Construção Civil Plano de Gerenciamento de RCD Profa. Ma. Tatiana Vilela Carvalho Construção Civil do ponto de vista ambiental LELA CARVALHO Reflexão: De onde vêm os recursos naturais

Leia mais

Debate. Sarjetas. As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente. e das sarjetas para os bueiros.

Debate. Sarjetas. As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente. e das sarjetas para os bueiros. Fonte: http://www.drenagem.ufjf.br/06dren _sup03_vpa.htm As valetas construídas nos pés dos aterros servem para conduzir a água proveniente de outras valetas e das sarjetas para os bueiros. Debate Qual

Leia mais

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o licenciamento ambiental de empreendimentos do ramo

Leia mais

SBS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S.A.

SBS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S.A. SBS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S.A. RELATÓRIO TRIMESTRAL DAS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO MINERAL DE ARGILA JAZIDA EC 09 ÁREA DE APOIO - DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR 116/RS LOTE 08 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. RESUMO...

Leia mais

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO

NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO NORTE ENERGIA S.A 1 APRESENTAÇÃO De forma a atender aos dispositivos legais para procedimento de Autorização de Supressão Vegetal visando o uso alternativo de solo no âmbito do processo de licenciamento

Leia mais

Normas Técnicas -RCD

Normas Técnicas -RCD Mestrado em Engenharia Civil NORMAS TÉCNICAS DE RCD Profa. Stela Fucale Normas Técnicas -RCD NBR15.112/04 Resíduosdeconstruçãoeresíduosvolumosos Áreasde transbordo e triagem Diretrizes para projeto, implantação

Leia mais

1979 Estudos de Inventário da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu ELETRONORTE Estudos de Viabilidade - 1ª Etapa ELETRONORTE

1979 Estudos de Inventário da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu ELETRONORTE Estudos de Viabilidade - 1ª Etapa ELETRONORTE HISTÓRICO 1979 Estudos de Inventário da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu ELETRONORTE AHE Altamira, à montante da cidade de Altamira (antigo Babaquara) UHE Belo Monte com geração em Kararaô e barramento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

COMUNIDADE SÃO JOSÉ. Abril/ /08/2016 NITERÓI - RJ

COMUNIDADE SÃO JOSÉ. Abril/ /08/2016 NITERÓI - RJ COMUNIDADE SÃO JOSÉ NITERÓI - RJ Abril/2010 Chuvas intensas no Rio de Janeiro 280 milímetros em 24 horas Dobro da média histórica para o mês de abril inteiro Mais de 250 pessoas morreram Centenas de desabrigados

Leia mais

RELATÓRIO ACOMPANHAMENTO ATIVIDADES ÁREA DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS MINERAÇÃO

RELATÓRIO ACOMPANHAMENTO ATIVIDADES ÁREA DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS MINERAÇÃO RELATÓRIO ACOMPANHAMENTO ATIVIDADES ÁREA DE EMPRÉSTIMO DE MATERIAIS MINERAÇÃO Área de empréstimo de materiais: Jazida de Argila EC 16 Tamanho da Área: 32,75 hectares Localidade: BR 116/RS, km 495, Pelotas/RS

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos.

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD2537-Águas em Ambientes Urbanos Novembro 2008 Grupo 12 Fabricio H. Fernandes 4957314 Raphael F. Daibert

Leia mais

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 1: Construção do Presídio (Arteplan) Identificação de funcionários acoplados com seus talabartes em estrutura de madeira sem indicação

Leia mais

UHE Belo Monte. IBRACON - 53 Congresso Brasileiro de Concreto Florianópolis -SC 03/Nov./2011

UHE Belo Monte. IBRACON - 53 Congresso Brasileiro de Concreto Florianópolis -SC 03/Nov./2011 UHE Belo Monte IBRACON - 53 Congresso Brasileiro de Concreto Florianópolis -SC 03/Nov./2011 LOCALIZAÇÃO Volta Grande do Xingu Pará Altamira Transamazônica Belo Monte Vitória do Xingu Brasil Novo Anapu

Leia mais

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

8º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte (VERSÃO ORIGINAL COM EXCLUSÃO DE NOMES E IMAGENS DE PESSOAS) Foto 01: CCBM Belo : identificação de vias limpas e desobstruídas. Foto 02: CCBM Belo : identificação de escadas e acessos contendo todas as

Leia mais

MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO

MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE CIVIL NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.1 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE CIVIL 1.1.1 Construção Civil 1.1.1.01.00 Planialtimetria 1.1.1.01.01

Leia mais

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração

PMI-3213 Escavação e Transporte na Mineração ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PMI-3213 Escavação e Transporte na CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE PISTAS INTERNAS Prof. Dr. Luis E. Sánchez Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo 2016 Vias de transporte

Leia mais

SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA. Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais

SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA. Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais Riscos de contaminação do solo e da água subterrânea Eng. Quím. Mário Kolberg Soares GERENCIAMENTO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL COPAM

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL COPAM GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL COPAM Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

Workshop Barragens de Rejeitos

Workshop Barragens de Rejeitos Workshop Barragens de Rejeitos Aspectos Críticos de Projeto para Fechamento de Barragens de Rejeitos Estabilidade Física F de Longo Prazo Geól.. Paulo C. Abrão IBRAM / DEMIN Belo Horizonte 24/09/2008 1

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM

MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM MEMORIAL DESCRITIVO E QUANTITATIVO DE MATERIAIS PROJETO DE TERRAPLENAGEM RESPONSÁVEL: CREA: EDIANIR BONATH 5063825690-SP CONTRATANTE: OBRA: LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL BAHIA - UFSB UFSB CAMPUS JORGE

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DOMÉSTICOS PARA ACUMULAÇÃO E INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DOMÉSTICOS PARA ACUMULAÇÃO E INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA MEDIDAS NÃO ESTRUTURAIS DE COMBATE ÀS ENCHENTES URBANAS ROTEIRO DE INSTALAÇÃO DE DISPOSITIVOS DOMÉSTICOS PARA ACUMULAÇÃO E INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVA Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)

Leia mais

NR 18. Segurança na Construção Civil

NR 18. Segurança na Construção Civil NR 18 Segurança na Construção Civil Tópicos da NR 18 Objetivo e Campo de Aplicação Comunicação Prévia Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT Áreas de Vivência

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Jacaré Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras NOV/2013 CAPA ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 2 1.1.1. Efluentes Líquidos Domésticos... 2 1.1.1.1. Fossa

Leia mais

Reabilitação de Áreas de Resíduo Desativadas

Reabilitação de Áreas de Resíduo Desativadas WORKSHOP BARRAGENS DE REJEITO IBRAM - 2008 Reabilitação de Áreas de Resíduo Desativadas Leandro de Moura Costa Filho LPS Consultoria e Engenharia Ltda. Etapas de Deposição de Resíduos 1 - Plano Diretor

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Critérios para escolha do tipo e local de implantação de uma barragem

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS. Critérios para escolha do tipo e local de implantação de uma barragem CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS Critérios para escolha do tipo e local de implantação de uma barragem PROFESSOR: Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira Curitiba,

Leia mais

LAVAGEM AUTOMOTIVA. Bairro: Município: CEP: CNPJ/CPF: Telefone: Fax:

LAVAGEM AUTOMOTIVA. Bairro: Município: CEP: CNPJ/CPF: Telefone: Fax: LAVAGEM AUTOMOTIVA 1. Identificação Empresa/Interessado: Endereço: Bairro: Município: CEP: CNPJ/CPF: Telefone: Fax: E-mail: Atividade: Localização do empreendimento (Endereço): Bairro: CEP: Contato: Cargo/Função:

Leia mais

Workshop Cavas de Mina: uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições

Workshop Cavas de Mina: uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições Workshop Cavas de Mina: uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições ESTUDO DE CASO CTR BETIM EDUARDO KEN MIZUTA eken@essencis.com.br Outubro 2008 PROGRAMAÇÃO Apresentação da CTR Betim Grupo

Leia mais

RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA

RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA GESTÃO, PROJETO, CONSTRUÇÃO E ENCERRAMENTO DE INSTALAÇÕES DE RESÍDUOS MINEIROS SEMINÁRIO RESERVATÓRIO DE ÁGUA INDUSTRIAL DO CERRO DA MINA Gonçalo Tavares goncalo.tavares@cenor.pt SUMÁRIO CONSIDERAÇÕES

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS DE OBRA

GESTÃO DE RESÍDUOS DE OBRA 1/6 1. OBJETIVO Definir as atividades necessárias ao gerenciamento dos resíduos de obra, visando a redução dos impactos ambientais inerentes aos aspectos das atividades das obras, e assim assegurar a qualidade

Leia mais

RECUPERAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE TALUDE NA UHE DE FUNIL

RECUPERAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE TALUDE NA UHE DE FUNIL RECUPERAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE TALUDE NA UHE DE FUNIL Rogério Sales Góz Adalberto de Azeredo Rodrigues Carlos de Alencar Dias Sobrinho Celso José Pires Filho Emílio Rodriguez Bugarin FURNAS Centrais Elétricas

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS CURSO DE CAPACITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE BARRAGENS: TERRA, ENROCAMENTO E REJEITOS Critérios para escolha do tipo e local de implantação de uma barragem PROFESSOR: Dr. Sidnei Helder Cardoso Teixeira Critério

Leia mais

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte

16º Relatório de Monitoramento Socioambiental UHE Belo Monte Foto 01: UHE Belo : corredor de acesso às atividades de construção/montagem separado da área em operação. Foto 02: UHE Belo : identificação de extintor conforme projeto definitivo, porém sem a sinalização

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS

GERENCIAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS PS 15 2 Segurança do Trabalho Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Definir sistemática para o gerenciamento dos produtos químicos utilizados nos processos da CASTILHO a fim de prevenir impactos ambientais

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

Produção e caracterização de resíduos da construção civil

Produção e caracterização de resíduos da construção civil 1 Produção e caracterização de resíduos da construção civil 2 Geração de resíduos RCC Brasil 230 a 760 kg/hab.ano RCC Europa 600 a 918 kg/hab.ano Resíduos domiciliares Europa 390 kg/hab.ano 3 Geração de

Leia mais

Usinas termoelétricas

Usinas termoelétricas Usinas termoelétricas Usina termoelétrica, ou termelétrica, é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor. Uma

Leia mais

IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP

IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP IMPERMEABILIZAÇÃO DE BASE E TALUDES DE ATERRO INDUSTRIAL COM GEOMEMBRANA DE PEAD NEOPLASTIC MAUÁ - SP AUTOR: Departamento Técnico de Geomembrana NeoPlastic Eng Daniel M. Meucci ANO - 2014 1. INTRODUÇÃO...

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP

UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP UTILIZAÇÃO DE GEOTÊXTIL BIDIM PARA ESTABILIZAÇÃO DE ESTRADA NÃO-PAVIMENTADA SÃO FRANCISCO XAVIER SP Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim PERÍODO 2003 Revisado ABRIL 2011 - Departamento Técnico.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Data: 22/07/2016 ETE.ET.001.16 Revisão: 00 Total de páginas: 6 TÍTULO: Contenção e abertura do acesso da torre 544 LT 440 KV Assis Sumaré. CONCESSÃO: ETEO PROJETO: Nome Elaborado

Leia mais

SOJA PLUS. Relatório Contrapartida dos Produtores Rurais da Bahia R$ ,00. Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira

SOJA PLUS. Relatório Contrapartida dos Produtores Rurais da Bahia R$ ,00. Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira SOJA PLUS Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira Relatório Contrapartida dos Produtores Rurais da Bahia 1.500.000,00 PERÍODO: jul.2014 a dez.2016 CONTRAPARTIDA PRODUTORES RURAIS

Leia mais

Aspectos Ambientais em Obras de Grande Porte na RMSP. Caso: Aprofundamento da Calha do Rio Tietê

Aspectos Ambientais em Obras de Grande Porte na RMSP. Caso: Aprofundamento da Calha do Rio Tietê Aspectos Ambientais em Obras de Grande Porte na RMSP. Caso: Aprofundamento da Calha do Rio Tietê Apresentação efetuada pelo Eng. Dr. Marco Antonio Palermo, na Disciplina PHD 2537- Águas em Ambientes Urbanos

Leia mais

Preservação da madeira

Preservação da madeira CONTROLE DA POLUIÇÃO NA INDÚSTRIA DE PRESERVAÇÃO DE MADEIRA FABRICIO GOMES GONÇALVES Preservação da madeira Instalações responsáveis pelo armazenamento da madeira e pela sua impregnação de preservativos,

Leia mais

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS

2.3. Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras. Revisão 00 NOV/2013. PCH Senhora do Porto Plano de Controle Ambiental - PCA PROGRAMAS AMBIENTAIS PROGRAMAS AMBIENTAIS 2.3 Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras CAPA 2.3 - Projeto de Saneamento do Canteiro de Obras ÍNDICE GERAL 1. Introdução... 1 1.1. Ações já Realizadas... 1 1.1.1. Efluentes

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas

Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas Empresas titulares de alvará de empreiteiro de obras públicas (O alvará é válido por tempo indeterminado, sem prejuízo do controlo oficioso do cumprimento dos requisitos) Alvará 1747 - PUB Data de inscrição

Leia mais

Instrução Normativa IDAF nº 15 DE 23/10/2014

Instrução Normativa IDAF nº 15 DE 23/10/2014 Instrução Normativa IDAF nº 15 DE 23/10/2014 Norma Estadual - Espírito Santo Publicado no DOE em 29 out 2014 Institui as diretrizes técnicas para o licenciamento ambiental da atividade de descascamento

Leia mais

BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS

BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS 3º SIMPÓSIO SIO DE SEGURANÇA A DE BARRAGENS E RISCOS ASSOCIADOS ACIDENTES EM BARRAGENS BRASILEIRAS BARRAGEM DE CAMPOS NOVOS LAILTON VIEIRA XAVIER CARLOS CORREA LOCALIZAÇÃO ARRANJO GERAL 650 650 600 550

Leia mais

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS]

[DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] ATERROS SANITÁRIOS [DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS] 2013 O QUE SÃO OS RESÍDUOS SÓLIDOS? É O LIXO QUE PRODUZIMOS. NOSSO LIXO DE TODOS OS DIAS. E ESSES RESÍDUOS OU LIXO PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Leia mais

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário,

Leia mais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais

ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais ANEXO C Exemplo de Protocolo de Auditoria Ambiental para Identificação de Aspectos Ambientais PROTOCOLO DE AUDITORIA AMBIENTAL PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: DATA: PERÍODO: Início:

Leia mais

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção ATIVIDADES DE INFRA E APOIO AO NEGÓCIO Identificação de todas as atividades de infraestrutura e apoio ao negócio central presentes no edifício e/ou necessárias Gestão das áreas de estacionamento Gestão

Leia mais

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro

Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras. Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na construção civil e organização do canteiro de obras Professora : Moema Patrícia Barros de Castro Empreendimentos na Construção Civil Empreendimentos na Construção Civil O que é uma indústria?

Leia mais

ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES. Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante

ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES. Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante ENCONTRO TÉCNICO SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES Lei Federal 12.305/2010 PNRS e Resolução Conama 362/2005 Cuiabá MT 27.ago.2014 Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas

Leia mais

Seminário Gestão Ambiental BR 235/BA Div SE/BA - Div BA/PE (lotes 1,2,4,5)

Seminário Gestão Ambiental BR 235/BA Div SE/BA - Div BA/PE (lotes 1,2,4,5) Seminário Gestão Ambiental BR 235/BA Div SE/BA - Div BA/PE (lotes 1,2,4,5) Juazeiro, 16 de setembro de 2014 Aline Figueiredo Freitas Pimenta Coordenadora Geral de Meio Ambiente Gestão Ambiental no DNIT

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL CURSO DE CAPACITAÇÃO DOS MUNÍCIPIOS PARA GESTÃO AMBIENTAL LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE POSTOS REVENDEDORES INEA DILAM GELRAM SELART NLPS LEGISLAÇÃO APLICADA Resolução CONAMA Nº 273/2000. Determina a

Leia mais

LIC - A área Avaliando - Identificação

LIC - A área Avaliando - Identificação Estudo de Caso LIC LIC - A área Avaliando - Identificação LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO (LIC) EM IMÓVEIS URBANOS O LIC é um documento resultante das observações visuais do arquiteto ou engenheiro

Leia mais

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016

SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 SUGESTÕES DE TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DO AGENTE ANTIPÓ Dez/2016 DEFINIÇÃO A utilização do Agente Antipó compreende a execução de pintura de imprimação sobre a superfície de ruas e estradas não pavimentadas,

Leia mais

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras

Tratamento e Descarte de Resíduos de Obras PROCEDIMENTO DO SMS Tratamento e Descarte de de Obras PR-99-992-CPG-003 Revisão: 02 Página: 1/6 1. OBJETIVO Definir padrões para o manuseio e descarte de resíduos produzidos pelas empresas contratadas

Leia mais

CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS

CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS REV. 1 CAPÍTULO 14 INSTALAÇÃO DE CANTEIRO DE OBRAS PÁG. 1 6 ÍNDICE CAPÍTULO 11 INFRAESTRUTURA PARA EXECUÇÃO DAS OBRAS... 1 11.1 - CONDIÇÕES GERAIS...

Leia mais

Sistemas de abastecimento de água

Sistemas de abastecimento de água Sistemas de abastecimento de água Introdução Você com certeza sabe que a água que nós consumimos no conforto de nossas casas precisa passar por toda uma estrutura de instalações físicas e de equipamentos

Leia mais

Planejamento, Implantação e Operação de Aterros Sanitários

Planejamento, Implantação e Operação de Aterros Sanitários Planejamento, Implantação e Operação de Aterros Sanitários Eng. DSc. Cícero Antonio Antunes Catapreta ABES-MG Belo Horizonte - 2013 INTRODUÇÃO Problema a ser enfrentado: 100 90 1991 80 70 2000 % 60 50

Leia mais

S C E R C ET E A T RIA I M U M N U IC I I C P I A P L D E D E M E M I E O I AMB M I B E I N E TE T E D E D E ME M S E Q S UI U T I A

S C E R C ET E A T RIA I M U M N U IC I I C P I A P L D E D E M E M I E O I AMB M I B E I N E TE T E D E D E ME M S E Q S UI U T I A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MESQUITA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MESQUITA NA RESOLUÇÃO CONAMA 362/2005 Belo Horizonte MG. ANAMMA Área total do Município Área Urbana: 41,6 Km²; MUNICÍPIO DE

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC. Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC. Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos Resumo Executivo Riscos Potenciais Listas Públicas de Áreas Contaminadas Atividades

Leia mais

NORTE ENERGIA S.A. -NESA UHE BELO MONTE. Rio Xingu, Brasil

NORTE ENERGIA S.A. -NESA UHE BELO MONTE. Rio Xingu, Brasil NORTE ENERGIA S.A. -NESA UHE BELO MONTE Rio Xingu, Brasil Dezembro 2010 Localização UHE BELO MONTE BREVE HISTÓRICO Estudo de Inventário do rio Xingu: realizados na década de 1970 com relatório técnico

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro.

Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias. Disciplina de Drenagem Urbana. Professora: Andréa Souza Castro. Universidade Federal de Pelotas Centro de Engenharias Disciplina de Drenagem Urbana Professora: Andréa Souza Castro Agosto de 2018 1 DEFINIÇÃO: Drenagem Urbana Fonte: Alagamentos Pelotas - ALM 2 DRENAGEM

Leia mais

Usina Hidrelétrica Belo Monte ,1 MW

Usina Hidrelétrica Belo Monte ,1 MW Usina Hidrelétrica Belo Monte 11.233,1 MW Localização do Empreendimento Projeto Belo Monte Mapa de Localização Projeto Belo Monte CANAL DE DERIVAÇÃO 16 KM Concepção do Projeto após Resolução CNPE - Arranjo

Leia mais

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

HSA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HSA 0109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Sistema de Limpeza Urbana Engo. Francisco Luiz Rodrigues Profa. Dra. Wanda Risso Günther FSP/USP Fatores que influenciam a geração de resíduos nos centros urbanos

Leia mais

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (7ª PARTE)

Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (7ª PARTE) Como elaborar um MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (7ª PARTE) Passo a passo para a elaboração do manual de BPF - Condições ambientais Manejo de resíduos Observação: Em Observação: algumas empresas

Leia mais