Unidade II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Prof. Gustavo Nascimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Prof. Gustavo Nascimento"

Transcrição

1 Unidade II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Prof. Gustavo Nascimento

2 Ética na negociação Definição: Almeida Junior (2005, p. 45) (...) ética é um código de principios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. Nas organizações há uma discussão sobre os comportamento considerados éticos e antiéticos, dependendo dos valores dos colaboradores e do ambiente organizacional.

3 Ética na negociação São 4 possibilidades em relação a análise dos comportamentos éticos e legais nas organizações: 1. Comportamentos não éticos e não legais; 2. Comportamentos éticos e não legais; 3. Comportamentos legais e não éticos; 4. Comportamento éticos e legais

4 Ética na negociação Alguns fatores são relevantes para identificar a ética de um negociador: 1. Experiência; 2. Valores pessoais; 3. Formação filosófica; 4. Formação religiosa;

5 Ética na negociação De acordo com Martinelli (2006, p.34) Um dos principais motivos pelos quais as pessoas se envolvem em comportamentos não éticos é a busca de vantagem, em termos de poder Desta forma, a informação é o principal aspecto do comportamento ético na negociação, quantificar as informações influenciam de forma vital no processo.

6 Ética na negociação Alguns critérios podem ser trabalhados pelas empresas no desenvolvimento de suas ações éticas e sociais: 1. Responsabilidade Legal: é o que a sociedade entende e define como relevante no que diz respeito ao comportamento empresarial adequado e apropriado;

7 Ética na negociação 2. Responsabilidade Econômica: refere-se a responsabilidade na produção de bens e serviços necessários a sociedade e ao consequente aumento na lucratividade para os acionistas e proprietários. 3. Responsabilidade Ética: aborda os comportamentos que não são cobertos pela lei na sua totalidade e que podem não resultar em interesses econômicos ligados a organização.

8 Ética na negociação 4. Responsabilidade Direcionária: enfoca a responsabilidade voluntária da organização, que tem como objetivo contribuir socialmente.

9 Ética na negociação No processo de negociação podemos observar competição, lucro e justiça nas empresas. Segundo Martinelli (2006, p. 37), Fraude e disfarce são palavras comuns em negociação podendo assumir diferentes formas como blefe, falsificação, adulteração de uma posição, fraude e exposição seletiva ou adulteração de elementos

10 Ética na negociação Podemos concluir que a verdade, a justiça, a legalidade, a moral, o bom senso, a experiência, a formação, a postura dentre outros aspectos são de extrema importância para uma negociação ética e eficaz.

11 Interatividade Qual a melhor definição para Ética com base no que vimos até o momento? a) A ética está ligada aos valores de um grupo de trabalho na empresa. b) Ética é um código de principios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, com respeito ao que é certo ou errado. c) Ética é a definição dos processos de fraude que acontecem nas empresas. d) Ética é a relação da verdade, a justiça e do bom senso da empresa. e) Ética visa o lucro e competição nas empresas.

12 O conflito na negociação Conflito em latim significa luta, guerra, embate, em todo processo de negociação devemos lidar com o conflito de forma positiva, buscando benefícios que possa trazer, aprendendo pessoal e profissionalmente.

13 O conflito na negociação Segundo Martinelli (2006, p.46) Nós não devemos ter medo do conflito, porém devemos reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de proceder nos momentos conflituosos.

14 O conflito na negociação Os conflitos podem ser: 1. Conflito de opiniões; 2. Conflito de interesses; 3. Conflito de necessidades;

15 O conflito na negociação As principais causas dos conflitos nos processos de negociação podem ser: 1. Diferenças de personalidade: Nos momentos de desavença são mostradas características indesejáveis um do outro.

16 O conflito na negociação 2. Interdependência das tarefas no trabalho: Quando existem conflitos entre dois gestores de setores diferentes, ocorrem em decorrência da sequência e do fluxo operacional. 3. Metas diferentes: Ocorrem em função de diferença entre metas e objetivos traçados de forma diferente entre unidades.

17 O conflito na negociação 4. Recursos compartilhados: Acontece nas organizações no que tange a uso de equipamentos, salas, uso de verbas, etc. 5. Diferenças de informação e percepção: Ocorre quando gestores de níveis hierárquicos diferentes fazem leituras distintas em relação as informações percepções.

18 O conflito na negociação Podemos verificar nos conflitos efeitos positivos e negativos: Positivos: mobilização de recursos, maior energia das partes, soluções competitivas, habilidade no trabalho em equipe. Negativos: excesso de energia desviada, fluxo de comunicação distorcido, decisões de baixa qualidade, falta de interação.

19 O conflito na negociação São três tipos básicos de conflitos: 1. Discussões: São considerados benéficos e construtivos, discussão com foco em metas e objetivos. 2. Competição: Também benéfica e construtiva, busca um padrão de desempenho elevado, em que todos envolvidos ganham.

20 O conflito na negociação 3. Conflito: Considerado nocivo e destrutivo, ocorre de três maneiras. São eles: A. A pessoa que empurra para a solução do conflito; B. A pessoa a solucionar o conflito; C. A pessoa que analisa o conflito.

21 O conflito na negociação Vejamos as 3 características: 1. Pessoa que empurra para a solução do conflito: assertivo, estabelece objetivo a ser alcançado, cumpre tarefas. Objetivo: combater o oponente. 2. Pessoa que ajuda a solucionar o conflito: humano, ajuda e beneficia os outros, ponderador. Objetivo: deixar as coisas justas, atendendo as necessidades do outro lado.

22 O conflito na negociação 3. Pessoa que analisa o conflito: lógico, ordenador, procura fatos para a tomada de decisão, enfatiza a ordenação e lógica das tarefas. Objetivo: buscar os fatos, as regras e a lógica da discussão.

23 O conflito na negociação Conforme Martinelli (2006, p.50) Fazse necessário dizer que qualquer um dos três tipos citados anteriormente, quando levados aos limites extremos em um conflito, tendem também a mudar de postura, assim como há mudanças nos estilos de tomada de decisão em condições de pressão.

24 O conflito na negociação Desta forma, concluímos que os conflitos destrutivos ocorrem quando as pessoas não estão satisfeitas ou se sentem desmotivadas, quando a cooperação passa a não existir entre os envolvidos e a partir do momento em que os pontos relevantes são desviados das discussões.

25 Interatividade Em que momento um conflito no processo de negociação é positivo? a) Quando gera atrito entre as partes, culminando numa negociação lucrativa para a empresa. b) Quando a falta de interação gera decisões de baixa qualidade. c) Quando gera mudanças e os envolvidos começam a trabalhar em equipe. d) Quando gera lucro e competitividade desigual entre os colaboradores. e) Quando os envolvidos passam a atuar de acordo com a ética de seus departamentos.

26 Análise dos conflitos no processo de negociação Quando falamos conflito, identificamos 3 atitudes dos envolvidos quando se defrontam com essa situação: 1. Procurar aniquilá-lo, pois é nocivo por si só; 2. Buscar saná-lo, pois é considerado uma chaga organizacional; 3. Reconhecê-lo e tentar administrá-lo;

27 Análise dos conflitos no processo de negociação Através destas atitudes podemos identificar 3 métodos para análise do conflito: 1. Mecânico (clássico): o conflito pode ser acabado através da cooperação das partes, aperfeiçoando as regras e tentando eliminar posturas inadequadas; 2. Relações humanas: conflito pode ser curado, já que existem mal entendidos entre os individuos;

28 Análise dos conflitos no processo de negociação 3. Gerencial (organizacional): considera que o conflito não é uma doença defendida pelas relações nem resultado de uma falha organizacional, conforme afirmação do método mecânico.

29 Análise dos conflitos no processo de negociação Existem várias formas de se resolver os conflitos, tais como votação, competição, uso da autoridade, sorteio, etc. Não podemos esquecer que o processo de negociação é considerado um mecanismo eficaz e eficiente para se buscar a melhor solução para um determinado conflito.

30 Análise dos conflitos no processo de negociação Os Níveis de conflito e sua evolução: Nível 1 Discussão: Racional, aberta e objetiva; Nivel 2 Debate: Generalizações, busca por padrões de comportamento e diminuição do nível de objetividade;

31 Análise dos conflitos no processo de negociação Nível 3 Façanhas: Falta de confiança no perfil escolhido pela outra parte; Nível 4 Imagens Fixas: Imagens preconceituosas do outro lado, posições fixas e rígidas e pouca objetividade;

32 Análise dos conflitos no processo de negociação Nivel 5 Loss of face (ficar com a cara no chão): Dificuldade na retirada dos envolvidos; Nível 6 Estratégias: Comunicação se foca em ameaças e punições; Nível 7 Falta de humanidade: Comportamentos destrutivos;

33 Análise dos conflitos no processo de negociação Nível 8 Ataque de nervos: Única motivação é a autopreservação; Nível 9 Ataques generalizados: Um lado vencendo e outro perdendo;

34 Análise dos conflitos no processo de negociação Abaixo alguns elementos que colaboram para a imagem destrutiva do processo em conflito: 1. Percepção errada e preconceito: percepções distorcidas, preconceito; 2. Pontos Obscuros: Ponto primordial da disputa mal definido;

35 Análise dos conflitos no processo de negociação 3. Emocionalidade: Excesso de emoções como ansiedade, irritabilidade e atitudes muito emotivas; 4. Compromissos rígidos: Posições rígidas, comprometimento com os pontos de vista; 5. Processos competitivos: Busca de objetivos no qual somente uma parte pode alcançar;

36 Análise dos conflitos no processo de negociação 6. Comunicação reduzida: Diminuição do diálogo; 7. Diferenças ampliadas e minimização das semelhanças: Simplificação e diminuição das semelhanças e aumento e ênfase das divergências;

37 Análise dos conflitos no processo de negociação Benefícios gerados pelo conflito: Mudam a organização; Fortalecem relacionamentos; Elevam a moral organizacional; Incentivam o desenvolvimento psicológico; Estimulam e motivam colaboradores; Incentivam a pró-atividade dos funcionários;

38 Análise dos conflitos no processo de negociação O conflito pode ser produtivo, pois o objetivo não é destruí-lo, e sim conhecê-lo e administrá-lo, trazendo equilibrio e autoconhecimento para os envolvidos no processo.

39 Interatividade O conflito pode ser algo positivo no processo de negociação? a) É possível desde que conhecido e administrado com equilibrio. b) É possível desde que gere lucro. c) Não é possível visto seu caráter destrutivo. d) Não é possível já que os envolvidos se exaltam e perdem o controle. e) É possível basta ter uma votação ou sorteio que ele se dissolverá.

40 Como administrar conflitos na negociação As 4 maneiras de se administrar um conflito: 1. Acomodação: forma utilizada para manipular o conflito, escondendo os problemas, evitando o fato. Desvantagem: esquecer o problema. 2. Dominação: exercício do poder, uma parte está sempre certa, de forma aberta (positivo), ou de forma opressora (negativo). Desvantagem: insatisfação dos envolvidos.

41 Como administrar conflitos na negociação 3. Compromisso: cada envolvido cede um pouco naquilo que buscava, chegando a um acordo que nem sempre é satisfatório para todos. 4. Solução integrativa: problema solucionado, satisfazendo todas as partes envolvidas.

42 Como administrar conflitos na negociação Estágios da Solução Integrativa: A. Mostrar as questões básicas e secundárias envolvidas; B. Buscar alternativas e esclarecer as consequências geradas; C. Escolher a alternativa mais viável.

43 Como administrar conflitos na negociação Para a solução integrativa tenha resultados efetivos são necessários alguns prérequisitos: 1. Redefinição criativa das questões; 2. Troca fiel de informações; 3. Idéia de negociação ganha-ganha; 4. Não utilizar poder;

44 Como administrar conflitos na negociação De acordo com o tipo e intensidade do conflito, ele pode ser classificado como: Terminal: Geram ações de ganha-perde de uma ou ambas as partes. Ações: Atacar, contra-atacar e depreciar o outro lado; Desconfiar da credibilidade;

45 Como administrar conflitos na negociação Consequência: Agravamento do conflito, aceitar a própria posição como correta, aumenta a provocação ao oponente. Isto tudo gera perda do respeito e confiança.

46 Como administrar conflitos na negociação De acordo com Martinelli (2006, p.57) O conflito terminal deturpa a capacidade do negociador de pensar com clareza sobre o conflito e de compreendê-lo, ficando díficil manter a perspectiva O objetivo do ganho no Conflito Terminal domina os envolvidos aumentando as divergências e diferenças entre os envolvidos no processo.

47 Como administrar conflitos na negociação Os resultados são neste ganha-perde: Hostilidade e desconfiança; Descrédito e competição; Bloqueia boas intenções;

48 Interatividade A classificação Terminal é um tipo de conflito que gera: a) Atrito entre os participantes, com o objetivo de chegar á um bom consenso. b) Ajuda a manter a clareza e a perpectiva de negociação do oponente. c) Gera uma relação de ganha-ganha. d) Gera hostilidade, descrédito e bloqueia as boas intenção dos negociadores. e) Gera hostilidade e competitividade, mas no término da negociação o ambiente será positivo.

49 ATÉ A PRÓXIMA!

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

FORMAÇÃO MINISTERIAL V

FORMAÇÃO MINISTERIAL V "A formação ministerial não é para um dia entrarmos no ministério. Não é um vestibular para o serviço. É algo que se faz em concomitância com o ministério. O seminarista é um ministro. Pode não ter recebido

Leia mais

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão de Conflitos. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão de Conflitos Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO DE CONFLITOS Sempre que existir uma diferença de prioridades ou objetivos, existirá

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Relações Interpessoais

Relações Interpessoais RELAÇÕES HUMANAS Profª: Andréia Ribas Email: rp_andreiaribas@hotmail.com 1. A Proximidade física entre as pessoas pressupõe a interação social, que prescinde da troca de influências entre essas pessoas.

Leia mais

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

CONFLITO. Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. CONFLITO Conceito de Conflito Processo onde as partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Fator inevitável seja na dinâmica pessoal ou organizacional. Existem

Leia mais

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Conceito A Administração de Conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Lidar com o conflito consiste em trabalhar com

Leia mais

Conflitos disfuncionais

Conflitos disfuncionais Gestão de Conflitos Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Conflito

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO

Profº Me. Daniel Campelo GPH - RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICA DE GRUPO RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DINÂMICAS DE GRUPO Profº Me. Daniel Campelo professordanielcampelo@gmail.com ROTEIRO PARTE 1: APRESENTAÇÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS PRINCIPAIS CAUSAS DE POSITIVOS X NEGATIVOS A COMUNICAÇÃO

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Prof. Gustavo Nascimento Unidade IV TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Táticas de negociação Vamos abordar agora táticas referentes aos estilos de negociação: Tática do Estilo Amigável: Linhas Cruzadas Tática difícil

Leia mais

Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A

Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A Gestão de conflitos: os desafios da Reitoria P R O F A. K E L L Y C R I S T I N A B E N E T T I T O N A N I T O S T A Relacionamento Humano e Conflito Inevitável no ambiente de trabalho Diferenças (visão

Leia mais

O CONFLITO E A NEGOCIAÇÃO Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli

O CONFLITO E A NEGOCIAÇÃO Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli O CONFLITO E A NEGOCIAÇÃO Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli a) CONFLITO: O QUE É - COMO ENTENDÊ-LO O que significa o termo conflito? " do latim conflictu; embate dos que lutam; discussão acompanhada

Leia mais

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO

RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO ESTADO DO TOCANTINS Secretaria Municipal de Assistência Social Centro de Referencia de Assistência Social-CRAS RELATÓRIO/TREINAMENTO/TRABALHO EM EQUIPE/ MOTIVAÇÃO CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO CRAS

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos

Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo. Resolução de Conflitos Grupo de Estudos - Gestão de RH no Varejo Resolução de Conflitos 15/10/2014 Gestão de Conflitos Somos o resultado de experiências positivas e negativas provenientes das relações inter-pessoais e circunstanciais

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

"A "A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D " Susane Zanetti

A A G ESTÃO Ã D E D C O C NFL F I L TO T S - CO C MO M O GESTO T R R D E D VE V E STA T R A R P RE R PA P R A A R D A O D  Susane Zanetti "A GESTÃO DE CONFLITOS - COMO O GESTOR DEVE ESTAR PREPARADO" Susane Zanetti O QUE É CONFLITO? O QUE É CONFLITO? Um problema? Uma situação problema? Uma disputa de poder? Uma divergência? Visões de conflitos

Leia mais

O PODER DA NEGOCIAÇÃO

O PODER DA NEGOCIAÇÃO O PODER DA NEGOCIAÇÃO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 NEGOCIAÇÃO É o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal

Leia mais

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora

Projeto Gráfico NT Editora. Capa NT Editora. Ilustração NT Editora Autores Vera Ariza e Altair Emboava Design Instrucional NT Editora Revisão NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora Projeto Gráfico NT Editora Capa NT Editora Ilustração NT Editora NT Editora, uma empresa

Leia mais

Gestão de Conflitos e mediação

Gestão de Conflitos e mediação Gestão de Conflitos e mediação Gestão de Conflitos. Etica esta interna ao individuo, e tende a ser mais universal e permantente: Ex: a maioria das pessoas considera errado matar 1 Competição É uma atitude

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente?

CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? CONFLITO? O que vem à mente quando escuto essa palavra: Na família? Em casa? No trabalho? Em Tecnologia da Informação? Individualmente? Conceitos: Quando as pessoas estão em desacordo e em oposição. (LUSSIER,

Leia mais

Os Recursos Humanos e o TQM

Os Recursos Humanos e o TQM Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos

Leia mais

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01

Gestão de Negócios OBJETIVO NESTA AULA. A Pirâmide das Finanças Pessoais - AULA 01 A Pirâmide das Finanças Pessoais - OBJETIVO Formar profissionais com atuação eficaz nas empresas, apresentando uma visão holística das diversas atividades e processos que interagem nos ambientes interno

Leia mais

Programa Conversas Difíceis e Gestão de Conflitos

Programa Conversas Difíceis e Gestão de Conflitos Programa Conversas Difíceis e Gestão de Conflitos Contexto Estamos vivenciando uma forte mudança cultural em que executivos, parceiros, sócios e conselheiros buscam relações com maior transparência, participação

Leia mais

Administração de Conflitos

Administração de Conflitos Administração de Conflitos Profa. Dra. Ilíada de Castro 1 OBJETIVOS Fornecer estratégias para evitar, resolver ou conter conflitos. Destacar a importância da inteligência emocional. Valorizar o papel de

Leia mais

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Vera Ariza Revisão NT Editora e Figuramundo Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo Capa NT Editora NT Editora, uma empresa do Grupo NT SCS Q2 - Bl. D - Salas 307

Leia mais

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead Sumário AULA 7 Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE Na aula anterior trataremos sobre: 1. Departamento de Compras e sua função na Empresa 2. Perfil do comprador Na aula de hoje aprenderemos sobre: 1. A

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos

Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH. Resolução de Conflitos Estrututra Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH Resolução de Conflitos Meta e objetivos do capítulo Meta A meta deste capítulo é apresentar abordagens alternativas de solução de conflitos que

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões de GTA Gestão e Tendências em academia / 2015 (DP)

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões de GTA Gestão e Tendências em academia / 2015 (DP) Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões de GTA Gestão e Tendências em academia / 2015 (DP) Questão 01 Após serem obtidas as informações referentes aos cargos e às competências desejadas, é preciso saber informações

Leia mais

4 REVISÃO DA LITERATURA

4 REVISÃO DA LITERATURA 4 REVISÃO DA LITERATURA Este estudo volta-se à pesquisa da trajetória de uma prática, fazendo-se necessário contextualizá-la a partir de uma revisão teórica que em geral, tem o objetivo de circunscrever

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento

Leia mais

Administração Estratégica

Administração Estratégica Administração Estratégica É o conjunto de decisões de longo prazo, que envolve o comprometimento de recursos organizacionais para ação concreta sobre o ambiente competitivo, visando o desempenho da organização

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL

TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS HABILIDADES & PERSPECTIVAS DA CIDADANIA GLOBAL TEMAS de cidadania global IDENTIDADE E PERTENCIMENTO Nossas identidades: n estão relacionadas aos nossos sentimentos de pertencermos ou não a determinados

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROJETO A VEZ DO MESTRE GESTÃO EMPRESARIAL: LIDERANÇA FOCADA NA CONQUISTA DO BOM CLIMA ORGANIZACIONAL Daniel Luiz Vargas de

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO.

FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. FORMAS DE GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR: AUTOGESTÃO, COGESTÃO, GESTÃO PARTICIPATIVA E HETEROGESTÃO. Disciplina de Administração do Terceiro Setor Profª. Mayara Abadia Delfino dos Anjos Ato

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa

A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa A motivação como fator importante para o alcance dos objetivos da empresa INTRODUÇÃO Com o avanço da ciência, da tecnologia e a dinamicidade com que o mundo dos negócios muda, há uma necessidade de maior

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

Plataforma da Informação. Spin Selling

Plataforma da Informação. Spin Selling Plataforma da Informação Spin Selling O que é negociação? É o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Unidade: Introdução à Negociação II. Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota

Unidade: Introdução à Negociação II. Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Unidade: Introdução à Negociação II Revisor Textual: Profa. Esp. Márcia Ota Planejamento da Negociação Fonte: http://www.sxc.hu/photo/732367 Etapas ESTÁ CONFUSO ETAPAS DO MODELO E O RESTANTE É SUBETAPAS

Leia mais

EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO

EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 EQUIPE DE ALTA PERFORMANCE: UM ESTUDO SOBRE OS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO AUTOMOTIVO Alequexandre Galvez de Andradre 1, Grazziela

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Apresentação Para praticar Inteligência Competitiva (IC), uma organização deve contar com o apoio de profissionais que priorizam uma administração

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

Liderança, Atributos & Atribuições

Liderança, Atributos & Atribuições Liderança, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Liderança a Situacional Modelo de Hersey & Blanchard, 1986 Fonte: Apostila e Capítulo 7 Sobral & Peci 11/11/2015 A liderança situacional, ou líder que adapta

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR

CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR CONTROLADORIA E MÉTRICAS DE VALOR ANDRÉ RAMOS Contador, professor e consultor André Ramos O mundo é um lugar em constante mudança A sociedade mudou, a vida mudou, você mudou... A CONTABILIDADE É O PROCESSO

Leia mais

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT

AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT AULA 6 ASSUNTO: VALORES ORGANIZACIONAIS. AMBIENTE ORGANIZACIONAL ANÁLISE SWOT PROF. Carlos Alberto OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS A NATUREZA DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS Objetivo organizacional é uma meta

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

REVISÃO PARA A PROVA

REVISÃO PARA A PROVA REVISÃO PARA A PROVA EQUIPE 01 Teoria Geral da Administração "O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações." Idalberto Chiavenato Como foi visto em sala de aula,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO DISSÍDIO: APRENDA COMO CALCULAR, AMENIZAR CONFLITOS E FAZER ACORDOS

GUIA PRÁTICO DO DISSÍDIO: APRENDA COMO CALCULAR, AMENIZAR CONFLITOS E FAZER ACORDOS GUIA PRÁTICO DO DISSÍDIO: APRENDA COMO CALCULAR, AMENIZAR CONFLITOS E FAZER ACORDOS INTRODUÇÃO 3 ENTENDA O QUE É O DISSÍDIO SALARIAL 5 DISSÍDIO COLETIVO, PROPORCIONAL E RETROATIVO: APRENDA AS DIFERENÇAS

Leia mais

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria

Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo. Fabiana Sanches e Rosa Maria Minicurso: Jogos e Dinâmicas de Grupo Fabiana Sanches e Rosa Maria As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações Conteúdo do capítulo Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais

Leia mais

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br Para Laudon e Laudon (2007), Sistemas de Informações são considerados, juntamente com as tecnologias de

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo.

Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo. Resumo Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo. A aula-tema 1 inclui os Capítulos 1 e 2 do livro-texto, Tecnologias e ferramentas de gestão 1 (PLT). Esses capítulos tratam da evolução histórica

Leia mais

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS

QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

Comunicação Oral e Escrita. LEE 2º Semestre 2017/2018

Comunicação Oral e Escrita. LEE 2º Semestre 2017/2018 Comunicação Oral e Escrita LEE 2º Semestre 2017/2018 O Que é Comunicação? Comunicação é simplesmente o processo de transferir informação entre 2 ou mais pessoas, o transmissor e o(s) receptores. Na vida

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias

ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias ADMINISTRAÇãO DE RECURSOS HUMANOS para farmácias SUMÁRIO 1. Introdução/ prefácio...9 2. O que faz o Gerente quando administra bem os Recursos Humanos da

Leia mais

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias

OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias WORKSHOP CODAJIC / APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS CUIABÁ 10 MARZO 2016 OBJETIVOS DEL ENCUENTRO: Compartir saberes. Intercambiar Experiencias o Dra. Mónica Borile borilemonica@gmail.com

Leia mais

Trabalho em Equipe Grupo Equipe

Trabalho em Equipe Grupo Equipe Trabalho em Equipe Grupo é um conjunto de pessoas que interage para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro. Pode ou não ter objetivos comuns. X Equipe é mais que um grupo: Sinergia

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) FAFIMAN- FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI GESTÃO DE ESTOQUES: A IMPORTÂNCIA DA ACURACIDADE DOS ESTOQUES

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira LIDERANÇA Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018

Comportamento Ético. Aula 9- Camara/Assembleia/TRT 29/07/2018 Ética - Prof. Alex Diniz Ética Necessária para viver em sociedade Do grego ethos: costumes, hábitos, tradições de um povo Moral: Do latim mores, "relativo aos costumes". Moral Comportamento Situação +

Leia mais

9.Gerenciando equipes

9.Gerenciando equipes 9.Gerenciando equipes Curso: Administração e Ciências Contábeis Disciplina: Evolução do Pensamento em Administração Prof.ª Maíra Coêlho Capítulo 10 Gerenciando Equipes ADM Chuck Williams Design e Preparação

Leia mais

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B.

19/07/2016. Aula 9. Gestão do Desempenho. Prof. Lucia B. Oliveira. Prof. Lucia B. Oliveira. Agenda. Seminário. Prof. Lucia B. Aula 9 Gestão do Desempenho Agenda 1 Seminário 2 Gestão do Desempenho 1 Seminário 4 Getting 360-Degree Feedback Right Maury A. Peiperl Harvard Business Review, 2001. Gestão do Desempenho 2 Gestão Estratégica

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Paulo Sérgio Tagata 1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá

Leia mais

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Competência Interpessoal. Professor Rafael Ravazolo. Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX COMPETÊNCIA INTERPESSOAL Qualquer organização que queira obter êxito não admite mais profissionais individualistas.

Leia mais

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva Material para avaliação Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 5 Forças de Porter DPS Gestão Negócios ADM 2016.2 2 Condições de fatores de produção De acordo com Porter, as condições dos

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Aula 2: Psicologia ciência do comportamento 1 Tema bastante amplo Psicologia Nesta aula, vamos focar na psicologia organizacional e sua relação com o comportamento organizacional

Leia mais