BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER"

Transcrição

1 BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER Aprovado pelo Conselho do Instituto de Física, na 171ª Sessão de 15 de setembro de Porto Alegre, 2010

2 REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA PROFESSORA RUTH DE SOUZA SCHNEIDER TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TÍTULO II DA NATUREZA E SEUS FINS TÍTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL TÍTULO IV DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS CAPÍTULO I Da Divisão Administrativa CAPÍTULO II Da Divisão de Processamento da Informação CAPÍTULO III Da Divisão de Desenvolvimento de Coleções CAPÍTULO IV Da Divisão de Serviços e Produtos aos Usuários TÍTULO V DOS RECURSOS HUMANOS TÍTULO VI DOS RECURSOS FINANCEIROS TÍTULO VII DOS RECURSOS MATERIAIS TÍTULO VIII DO FUNCIONAMENTO TÍTULO IX DA DISCIPLINA TÍTULO X DAS DISPOSIÇÕES GERAIS TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regimento Interno estabelece normas para a organização e o funcionamento da Biblioteca Professora Ruth de Souza Schneider, do Instituto de Física (IF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parágrafo Único Doravante, para fins do presente Regimento Interno, a Biblioteca Professora Ruth de Souza Schneider será denominada de Biblioteca. TÍTULO II DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 2º A Biblioteca, especializada nas áreas de Física e de Astronomia, integra o Setor Acadêmico do IF, sendo o órgão responsável pelo provimento de informações necessárias ao desenvolvimento dos programas de ensino e das atividades de pesquisa e de extensão, conforme previsto no Regimento dessa unidade universitária.

3 Art. 3º A Biblioteca integra também o Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SBU), conforme o Artigo 22 do Regimento da Biblioteca Central da UFRGS, aprovado pela Decisão 95/83-A do Conselho Universitário (CONSUN) da UFRGS. Art. 4º A Biblioteca segue as normas e princípios biblioteconômicos estabelecidos pelo SBU, desde que preservadas as suas peculiaridades. Art. 5º A Biblioteca tem por finalidade: 1º Reunir, organizar, disponibilizar e difundir o seu acervo; 2 Proporcionar serviços e produtos de informação ao corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFRGS; 3º Processar e preservar a memória da produção intelectual e administrativa do corpo docente e técnico-administrativo do IF; 4º Disponibilizar ambientes adequados para o estudo e a pesquisa em suas dependências. TÍTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 6º A Biblioteca é administrativamente subordinada à Direção do IF. Art. 7º A Biblioteca possui a seguinte estrutura organizacional: I Divisão Administrativa; II Divisão de Processamento da Informação; III Divisão de Desenvolvimento de Coleções; IV Divisão de Serviços e Produtos aos Usuários. TÍTULO IV - DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS CAPÍTULO I Da Divisão Administrativa Art. 8º A administração da Biblioteca, sob a coordenação e a supervisão do Bibliotecário-Chefe, faz-se pela articulação entre as suas divisões constituintes e a Direção do IF, desde que resguardada a política biblioteconômica estabelecida pelo SBU.

4 Art. 9º A administração da Biblioteca é exercida pelo Bibliotecário-Chefe, bacharel em Biblioteconomia, devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia e ocupante do cargo de Bibliotecário-Documentalista. 1º O Bibliotecário-Chefe tem um substituto, bacharel em Biblioteconomia, devidamente registrado no Conselho Regional de Biblioteconomia e ocupante do cargo de Bibliotecário-Documentalista. 2º O Bibliotecário-Chefe conta com a assessoria de docente(s) indicado(s) pela Direção do IF. Art. 10 O Bibliotecário-Chefe e seu substituto são designados pela Direção do IF, conforme o Artigo 66 do Regimento do Instituto de Física. Art. 11 Compete ao Bibliotecário-Chefe: I cumprir e fazer cumprir as deliberações da Direção do IF; II participar de todas as decisões do IF que digam respeito, direta ou indiretamente, à Biblioteca; III representar a Biblioteca sempre que necessário; IV comparecer às reuniões do Conselho da Unidade convocadas pela Direção do IF; V comparecer às reuniões convocadas pela Direção da Biblioteca Central; VI planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos materiais, financeiros e humanos da Biblioteca; VII elaborar o planejamento estratégico da Biblioteca; VIII apresentar o Relatório Anual das atividades realizadas na Biblioteca à Direção do IF e à Direção da Biblioteca Central; IX distribuir os recursos humanos, conforme as necessidades das Divisões; X manter a ordem e a disciplina nas dependências da Biblioteca; XI zelar pelo patrimônio da Biblioteca; XII propor recomendações para a política biblioteconômica do SBU; XIII cumprir e fazer cumprir o presente Regimento Interno e as disposições estatutárias e regimentais do IF e da UFRGS que sejam aplicáveis ao funcionamento da Biblioteca.

5 Art. 12 Compete ao Bibliotecário-Chefe substituto exercer todas as competências do Bibliotecário-Chefe, nos impedimentos desse. Art. 13 Compete ao Bibliotecário-Documentalista lotado na Biblioteca do IF: I cumprir e fazer cumprir as determinações do Bibliotecário-Chefe; II planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades sob sua responsabilidade; III apresentar sugestões para o planejamento estratégico da Biblioteca; IV colaborar com o Bibliotecário-Chefe na concretização do planejamento estratégico da Biblioteca; V fornecer informações relativas à sua área de atuação para o Relatório Anual das atividades realizadas na Biblioteca; VI manter a ordem e a disciplina nas dependências da Biblioteca; VII zelar pelo patrimônio da Biblioteca; VIII propor recomendações para a política biblioteconômica do SBU; IX cumprir e fazer cumprir o presente Regimento Interno e as disposições estatutárias e regimentais do IF e da UFRGS que sejam aplicáveis ao funcionamento da Biblioteca. Art. 14 Compete aos demais servidores lotados na Biblioteca do IF: I cumprir e fazer cumprir as determinações do Bibliotecário-Chefe; II comunicar ao Bibliotecário-Documentalista todas as situações irregulares no processo de atendimento aos usuários; III executar as atividades designadas pelo Bibliotecário-Documentalista; IV colaborar com o Bibliotecário-Chefe na concretização do planejamento estratégico da Biblioteca; V manter a ordem e a disciplina nas dependências da Biblioteca; VI zelar pelo patrimônio da Biblioteca. Art. 15 Compete ao(s) professor(es) assessor(es): I colaborar com o desenvolvimento de coleções da Biblioteca;

6 II colaborar com a elaboração do planejamento estratégico da Biblioteca; III promover a integração entre a Biblioteca e os Departamentos do IF em assuntos de interesse recíproco. CAPÍTULO II Da Divisão de Processamento da Informação Art. 16 Compete à Divisão de Processamento da Informação a coordenação das atividades de processamento técnico dos documentos. Art. 17 A Divisão de Processamento da Informação constitui-se de dois setores, a saber: I Setor de Monografias; II Setor de Periódicos. Art. 18 Compete ao Setor de Monografias a organização e o tratamento técnico de livros, materiais audiovisuais e mapas, de acordo com os padrões biblioteconômicos adotados pela Biblioteca. Art. 19 Compete ao Setor de Periódicos a organização e o tratamento técnico de periódicos de acordo com os padrões biblioteconômicos adotados pela Biblioteca. CAPÍTULO III - Da Divisão de Desenvolvimento de Coleções Art. 20 Compete à Divisão de Desenvolvimento de Coleções as atividades de seleção, aquisição, avaliação, preservação, restauração e desfazimento do acervo. Parágrafo Único A Divisão de Desenvolvimento de Coleções conta, além da colaboração do(s) professor(es) assessor(es), com os coordenadores dos diversos grupos de pesquisa do IF, para a seleção do material a ser inserido no acervo da Biblioteca. CAPÍTULO IV - Da Divisão de Serviços e Produtos aos Usuários Art. 21 Compete à Divisão de Serviços e Produtos aos Usuários: I desenvolver e coordenar atividades para a educação de usuários; II promover a divulgação do acervo, dos serviços e dos produtos da Biblioteca; III divulgar serviços e produtos de áreas do conhecimento de interesse da comunidade do IF;

7 IV coordenar o serviço de circulação do acervo da Biblioteca, de acordo com a Portaria 936, de 17 de abril de 2006, sobre o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS; V administrar as salas de estudo em grupo; VI administrar a sala de computadores para os usuários; VII coordenar o serviço de comutação bibliográfica; VIII coordenar o processo de comunicação da Biblioteca com os usuários. TÍTULO V DOS RECURSOS HUMANOS Art. 22 Devem compor o quadro funcional da Biblioteca servidores técnicoadministrativos da UFRGS, dos seguintes cargos: Bibliotecário-Documentalista e Assistente em Administração. Parágrafo Único Profissionais contratados temporariamente e bolsistas podem complementar o quadro de recursos humanos da Biblioteca. TÍTULO VI DOS RECURSOS FINANCEIROS Art. 23 A Biblioteca é mantida pelo IF e não possui distinção orçamentária própria. Seus recursos financeiros podem ser provenientes de: I subvenções e doações; II projetos e convênios; III taxas; IV retribuição de serviços prestados à comunidade; V recursos destinados ao SBU, por sua administração central. 1º Os valores recolhidos por serviços regulamentados pela Reitoria da UFRGS devem ser utilizados para a manutenção e a implementação de melhorias na Biblioteca. 2º Os serviços prestados aos usuários podem gerar recursos financeiros, os quais serão regidos por regulamentação específica e administrados por uma fundação acreditada junto ao IF. TÍTULO VII DOS RECURSOS MATERIAIS Art. 24 Compõem o conjunto de recursos materiais da Biblioteca:

8 I bens móveis existentes em suas instalações, descritos no Departamento de Patrimônio da UFRGS; II materiais de consumo e demais utensílios para o pleno e adequado desenvolvimento das atividades; III todo o seu acervo. TÍTULO VIII DO FUNCIONAMENTO Art. 25 O horário de expediente interno e/ou externo da Biblioteca deve ser estabelecido contemplando as necessidades do IF, desde que respeitadas as possibilidades operacionais de funcionamento. Art. 26 Todo o usuário que utilizar o serviço de empréstimo da Biblioteca deve cumprir o que está determinado na Portaria 936, de 17 de abril de 2006, sobre o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS ou em instruções que venham a ser promulgadas posteriormente para complementar os dispositivos nele mencionados. Art. 27 São usuários da Biblioteca todos os que se enquadram nas categorias dos Artigos 1, 2, 3 e 6 da Portaria 936, de 17 de abril de 2006, sobre o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS, além da comunidade em geral, aqui denominada de usuário externo. Art. 28 O empréstimo domiciliar, conforme a Portaria 936, de 17 de abril de 2006, sobre o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS, é permitido apenas às categorias de usuários indicadas nos Artigos 1, 2, 3 e 6 da mesma. Art. 29 Ao usuário externo é permitida a consulta ao acervo apenas nas dependências da Biblioteca. 1º O usuário externo deve preencher cadastro e apresentar documento de identidade ao funcionário da Biblioteca para usufruir desse serviço. 2º O usuário externo é responsável pelas obras requisitadas desde a recepção até a devolução e conferência por funcionário. 3º Em caso de extravio da(s) obra(s) consultada(s), o usuário externo deve repor à Biblioteca o valor atual da(s) obra(s) estipulado pelo Bibliotecário-Documentalista.

9 Art. 30 A Biblioteca não se responsabiliza pelo extravio de qualquer objeto particular do usuário em suas dependências. Art. 31 O guarda-volumes deve ser utilizado pelo usuário exclusivamente enquanto ele se encontrar nas dependências da Biblioteca. 1º A Biblioteca não se responsabiliza pelos pertences pessoais armazenados nos armários do guarda-volumes. 2º As chaves dos armários do guarda-volumes não devem ser retiradas das dependências da Biblioteca pelo usuário. 3º Caso a chave do armário do guarda-volumes seja extraviada, o usuário deve notificar imediatamente um funcionário da Biblioteca, responsabilizando-se pelo custo do serviço de chaveiro. 4º Não é permitida a permanência de material nos armários do guarda-volumes após o horário de fechamento da Biblioteca. 5º O material que permanecer após o horário de fechamento da Biblioteca no armário do guarda-volumes será retirado pelo Bibliotecário-Documentalista e pelo representante do Serviço de Segurança da UFRGS. 6º O material retido ficará à disposição do usuário, por até sete dias úteis, na Biblioteca. Após esse prazo, o material será encaminhado para doação. Art. 32 Não é permitida a entrada de usuário na sala do acervo de livros e/ou de periódicos da Biblioteca portando pertences, como: cadernos, livros, pastas, bolsas, sacolas e/ou similares. Parágrafo Único Os pertences pessoais do usuário, durante a sua permanência na sala do acervo de livros e/ou de periódicos, devem ser depositados no guarda-volumes. Art. 33 O ambiente interno da Biblioteca é monitorado por antenas antifurto e câmaras de vídeo. Art. 34 As salas de estudo destinam-se preferencialmente à realização de atividades acadêmicas em grupo. 1º O usuário deve solicitar o empréstimo de sala a um funcionário, entregando-lhe seu cartão UFRGS, tornando-se o responsável por manter a ordem e a limpeza do ambiente utilizado. 1º Os usuários que utilizarem as salas serão responsáveis pela manutenção da ordem e da limpeza do ambiente utilizado. (Redação alterada na 206º Sessão de 21de março de 2013, do Conselho da Unidade)

10 2º Em caso de danos às instalações e/ou ao mobiliário, o usuário deve indenizar a Biblioteca com o valor correspondente ao custo dos reparos. 2º Em caso de danos às instalações e/ou ao mobiliário, o usuário responsável deve indenizar a Biblioteca com o valor correspondente ao custo dos reparos. (Redação alterada na 206º Sessão de 21 de março de 2013, do Conselho da Unidade) 3º O cartão UFRGS será devolvido ao usuário após a conferência da sala pelo funcionário da Biblioteca. (Parágrafo revogado na 206º Sessão de 21de março de 2013, do Conselho da Unidade) Art. 35 Os computadores da Biblioteca estão disponíveis aos usuários exclusivamente para as atividades acadêmicas. Parágrafo Único Não é permitido o uso dos computadores da Biblioteca para acessar sites de relacionamento ou de conteúdo impróprio, salas de bate-papo ou para modificar a configuração das máquinas. TÍTULO IX DA DISCIPLINA Art. 36 Não é permitido, nas dependências da Biblioteca: I fumar; II consumir alimentos e bebidas; III entrar com animais, exceto cão-guia. Art. 37 O silêncio é exigido na Biblioteca, cujo ambiente é destinado ao estudo e à pesquisa. Art. 38 O usuário que não colaborar com a manutenção da ordem, da disciplina e do silêncio deve ser convidado por funcionários a se retirar da Biblioteca. Art. 39 O Bibliotecário-Chefe deve dar ciência, à Direção do IF, sobre faltas graves cometidas por usuários nas dependências da Biblioteca, a fim de que se possa deliberar sobre as penalidades a serem aplicadas. Parágrafo Único Consideram-se faltas graves passíveis de penalidade: I retirar material da Biblioteca sem o efetivo registro do empréstimo; II danificar material de informação;

11 III danificar patrimônio da Biblioteca; IV falsificar documento da Biblioteca; V desacatar funcionário; VI não respeitar as normas descritas neste Regimento; VII outras faltas similares às acima mencionadas. Art. 40 Os funcionários devem interromper o funcionamento da Biblioteca quando ocorrer qualquer evento que prejudique a segurança e o bem estar do usuário e da equipe, ou que provoque danos ao acervo. Art. 41 A alegação do não conhecimento do Regimento da Biblioteca não isenta o usuário de qualquer sanção a ele imposta. TÍTULO X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 42 Este Regimento Interno está em consonância com o Regimento do IF e com o Regimento Interno da Biblioteca Central da UFRGS. Art. 43 As sugestões e críticas relativas ao funcionamento da Biblioteca devem ser encaminhadas por escrito, em formulário próprio, disponível no balcão de atendimento, ou pelo formulário eletrônico disponível no site da Biblioteca, visando à melhoria dos serviços prestados. Art. 44 Os casos omissos nesse Regimento serão decididos pelo Bibliotecário-Chefe e, se necessário, pela Direção do IF. Art. 45 O presente Regimento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho da Unidade do IF. Art. 46 Revogam-se as disposições em contrário.

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários, profissionais

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente,

Leia mais

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O

BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O BIBLIOTECA PAULO LACERDA DE AZEVEDO R E G I M E N T O I N T E R N O Porto Alegre, 2008 TITULO I DA NATUREZA E SEUS FINS Art. 1 A Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo, criada em 1962, registrada sob o nº.

Leia mais

TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TÍTULO III DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E SEU FUNCIONAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA BIBLIOTECA R E G I M E N T O I N T E R N

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO Porto Alegre, 2013 SUMÁRIO TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TITULO II DA NATUREZA E SEUS FINS TÍTULO III

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SANTA LUZIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS TÍTULO I

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SANTA LUZIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS TÍTULO I REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SANTA LUZIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS TÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º A Biblioteca do Campus de Santa Luzia

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º À Biblioteca da FACEVV compete planejar, coordenar, elaborar, executar e controlar as atividades de processamento técnico

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca Art. 1º. A Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG terá como finalidade proporcionar à comunidade interna

Leia mais

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO VALE DO CAPIBARIBE - SODECAP Resolução CONSUP/001/2014 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Leia mais

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI Regulamenta o Funcionamento da Biblioteca da Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN. O Conselho Diretor - CONDI, aprovou em 08 de outubro de 2009, e eu, Prof. Marco Aurélio Claudiano

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF Art.1º Os serviços da Biblioteca são dirigidos por um Bibliotecário devidamente habilitado e auxiliares capacitados para tal função. Art.2º

Leia mais

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais:

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais: UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Resolução CTA/006/2003 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE- FAC-CG. O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO/SBI REGIMENTO TITULO I DAS FINALIDADES Artigo. 1º O Serviço de Biblioteca

Leia mais

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO BARBACENA 2014 SUMÁRIO Título I Das Disposições Preliminares... 4 Capitulo I Da Competência... 4 Título II Da Organização Administrativa e Técnica... 4 Capítulo I Do Processamento Técnico...

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA. DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO BIOMÉDICA Regimento SBiB/ICB/USP DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SBiB/ICB/USP CAPÍTULO 1 DAS ATRIBUIÇÕES Art. 1º

Leia mais

DECISÃO Nº 265/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Informática, como segue:

DECISÃO Nº 265/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Informática, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 265/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 17/7/2009, tendo em vista o constante no processo nº 23078.004276/99-63, de acordo com o Parecer nº 213/2009 da

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h.

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE MAUÁ/FBC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca da Faculdade Brasil Central tem por finalidade garantir e promover o acesso à informação científica pela comunidade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO Capítulo I Objetivos Artigo 1º - A Biblioteca do IMT tem por missão promover o acesso à informação e oferecer suporte ao ensino e pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REITOR ANTÔNIO MARTINS FILHO (Anexo da Resolução nº 008/2007-CD, com as alterações da Resolução nº 027/2008) CAPÍTULO I Da entidade Art. 1º. A Biblioteca Reitor Antônio

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1 A Biblioteca, que serve a FACULDADE DOS CARAJÁS, com sede no município de Marabá, (PA) carateriza-se como

Leia mais

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE:

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE: PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 A Diretora pro tempore da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, usando das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, RESOLVE:

Leia mais

Regimento Interno da Biblioteca

Regimento Interno da Biblioteca Faculdade de Negócios Metropolitana Biblioteca Cecilia Meireles Regimento Interno da Biblioteca É aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno da Biblioteca Cecília Meireles. Este ato entra em vigor

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

DECISÃO Nº 286/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, como segue:

DECISÃO Nº 286/2009 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 286/2009 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 07/8/2009, tendo em vista o constante no processo nº 23078.026843/97-43, de acordo com o Parecer nº 232/2009 da

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 - A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.1º. A Biblioteca da Faculdade de Educação de Costa Rica destina-se à comunidade acadêmica e

Leia mais

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PORTARIA 01/2009 PORTARIA FATEC-Barueri Nº 01, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Barueri O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Barueri,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO CAPÍTULO I Da Estrutura Art. 1º - A Biblioteca Wanda de Aguiar Horta faz parte do Sistema Integrado de

Leia mais

Art. 3 - A Biblioteca é um espaço reservado para fins didáticos e culturais. Portanto:

Art. 3 - A Biblioteca é um espaço reservado para fins didáticos e culturais. Portanto: Art. 1 - O presente documento tem for finalidade estabelecer normas e procedimentos para o funcionamento da Biblioteca do Instituto de Geociências da UFRGS. Art. 2 - Estão sujeitos a este Regulamento todos

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) Dispõe sobre o regulamento geral das bibliotecas da UnC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no

Leia mais

REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 As Bibliotecas do Centro Universitário são subordinadas ao Sistema Integrado de Bibliotecas SIB, e tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ Art. 1º - A Biblioteca Prof. Dr. João Francisco Gonsalez da Faculdade Catuaí é um órgão com administração própria, subordinada diretamente à Administração Superior da Faculdade. Art. 2º - A Biblioteca

Leia mais

RESOLUÇÃO ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA.

RESOLUÇÃO ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. RESOLUÇÃO CAS Nº 25 /2010, DE 01 DE SETEMBRO DE 2010 ALTERA REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 5º

Leia mais

BIBLIOTECA. Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR

BIBLIOTECA. Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR BIBLIOTECA Regulamento Institucional das Bibliotecas do UNICESUMAR Capítulo I Da Natureza e Finalidade A Bibliotecas da UNICESUMAR é de natureza técnica, cultural, recreativa e de apoio à comunidade discente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 03/2014, DE 27 DE MARÇO DE 2014 Aprova o Regimento do Museu de História Natural e Jardim Botânico e revoga a Resolução n o 14/2009, de 01/12/2009. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Art. 1º A Biblioteca Profª. Ivonita Alves Guerra é um órgão suplementar da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns que tem como finalidade promover o acesso ao conhecimento

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO Palmas, maio de 2014 Diretora Geral Bárbara Cristiane Cardoso Costa Monteiro Núcleo de Gestão Pedagógica Andréia Gabardo Ayres da Rosa Izabel Cristina Fernandes

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MACHADO DE ASSIS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS PROFESSOR FIORAVANTE PEDRAZANI SANTA ROSA, RS, BRASIL. 2010 REGIMENTO DAS BIBLIOTECAS TÍTULO I DA

Leia mais

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue:

DECISÃO Nº 327/2014 D E C I D E. aprovar o Regimento Interno da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como segue: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 327/2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 29/08/2014, tendo em vista o constante no processo nº 23078.011736/2014-19, de acordo com o Parecer nº 232/2014

Leia mais

Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho Universitário

Professor Jaime Arturo Ramírez Presidente do Conselho Universitário RESOLUÇÃO N o 02/2015, DE 31 DE MARÇO DE 2015 Estabelece o Regimento do Centro Esportivo Universitário, reeditando, com alterações, a Resolução n o 13/1993, de 02 de setembro de 1993. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento biblioteca odilon azevedo 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento BIBLIOTECA ODILON DE AZEVEDO TÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. A Biblioteca mantida pela Faculdade de Artes Dulcina

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 Aprova o Regimento Interno da Biblioteca Professor Ubirajara de Brito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR O Presidente do Conselho Superior de Administração da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO Biblioteca Johannes Rudiger Lechat Instituto de Química de São Carlos USP

REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO Biblioteca Johannes Rudiger Lechat Instituto de Química de São Carlos USP REGIMENTO INTERNO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO Biblioteca Johannes Rudiger Lechat Instituto de Química de São Carlos USP DA ESTRUTURA (Regimento aprovado pela Comissão de Biblioteca no dia 07.04.2016

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselho de Administração Superior (CAS) em 14 de dezembro de 2017, Processo 046/2017 e Parecer 044/2017.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Aprova o novo Regimento do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano da UFRJ. O Conselho Universitário da Universidade

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - A Biblioteca da Faculdade Machado de Assis (FAMA), denominada

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí UNIVÁS, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

IV. Promover o aperfeiçoamento constante de seu pessoal através de cursos de treinamento, especialização, estágios, congresso e seminários;

IV. Promover o aperfeiçoamento constante de seu pessoal através de cursos de treinamento, especialização, estágios, congresso e seminários; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas BIBLIOTECA SETORIAL REGIMENTO TÍTULO I Das Disposições Preliminares Capítulo I Da Instituição e seus Fins Art.

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS FAGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DE GARANHUNS- FAHUG FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS FDG FACULDADE

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas SISBAM, órgão vinculado à Reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Regulação e Suporte Acadêmico, tem como objetivo principal

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA OBJETIVO Artigo 1 - Este Regulamento tem como objetivo definir normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca Central da Faculdade de Tecnologia do IPE - FAIPE,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO 04/2008 Regulamenta o uso da Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO que a Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí destinam-se a atender à comunidade acadêmica

Leia mais

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes

REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Anexo I Resolução CS nº 1/2017 REGIMENTO GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Ifes Vitória Janeiro de 2017 SUMÁRIO TÍTULO I DO REGIMENTO E DE SEU OBJETIVOS......04

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES CAPÍTULO I - Da Biblioteca e seus fins Artigo 1º - A Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP (BIA) denominada Biblioteca

Leia mais

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO PORTARIA 011/2016 Fixa as normas de funcionamento da Biblioteca da Associação dos Magistrados Catarinenses/Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. O Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo

Leia mais

Ó R G Ã O S S U P L E M E N T A R E S

Ó R G Ã O S S U P L E M E N T A R E S 128 Ó R G Ã O S S U P L E M E N T A R E S C E N TRO DE PROCESSOS SELETIV OS - CEPS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ÓRGÃO SUPLEMENTAR Art. 1º Ao, Órgão Suplementar da Universidade Federal do Pará, diretamente

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II

ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II ESCOLA SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA - ESDEP REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA ANEXO II SALVADOR 2012 1 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA DA ESDEP TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO CAPÍTULO I - Da Constituição e da Missão Art. 1º A Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação

Leia mais

REGULAMENTO Nº 01, DE 17 DE MAIO DE 2016

REGULAMENTO Nº 01, DE 17 DE MAIO DE 2016 REGULAMENTO Nº 01, DE 17 DE MAIO DE 2016 Estabelece o Regimento interno da Biblioteca Central "Alberto Rubens de Almeida Lóss" Fundação Educacional Presidente Castelo Branco- Colatina-ES. A Direção da

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento tem como objetivo definir normas para prestação e utilização dos serviços da biblioteca da FAMUR sede, a

Leia mais

PORTARIA Nº 015/2012-DG/ZN - IFRN Natal/RN, 28 fevereiro de 2012.

PORTARIA Nº 015/2012-DG/ZN - IFRN Natal/RN, 28 fevereiro de 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL ZONA NORTE PORTARIA Nº 015/2012-DG/ZN - IFRN Natal/RN, 28 fevereiro de 2012. O DIRETOR-GERAL

Leia mais

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, PORTARIA Nº 26 /2015 Institui o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO TÍTULO I...2 DA BIBLIOTECA E SUAS FINALIDADES...2 TÍTULO II...2 DA ESTRUTURA...2 TÍTULO III...3 DO FUNCIONAMENTO...3 TÍTULO IV...4 DO ACERVO...4 TÍTULO V...4 DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

Regulamento Interno. Biblioteca FCR

Regulamento Interno. Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Regulamento Interno Biblioteca FCR Capítulo I Do objetivo Art. 1.º O objetivo deste regulamento é divulgar as normas e procedimentos de uso da Biblioteca da Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC REGULAMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESC

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC REGULAMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESC UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC REGULAMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESC JULHO DE 2010 TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE DA REDE DE BIBLIOTECAS

Leia mais

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA Artigo 1- O Centro de Biblioteca e Documentação está subordinado à Diretoria das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul. Artigo 2- O Centro de Biblioteca e Documentação

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR ACESSO Art. 1º A está disponível para consulta a todo usuário interessado, no horário de funcionamento, respeitadas as normas do seu regulamento. Art. 2º

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL 2016 Apresentação Este documento estabelece condições e procedimentos para a utilização dos serviços, materiais e instalações das Bibliotecas do UNISAL, para garantir

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca da FADAT tem como objetivo atender toda comunidade acadêmica e pesquisadores em geral em suas necessidades bibliográficas e informacionais,

Leia mais

PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PROPOSTA DE REGIMENTO INTERNO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ACADÊMICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º A Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica é um órgão vinculado à Pró-reitoria

Leia mais

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007.

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. Aprova o Regulamento de Empréstimos e Circulação de Materiais da Biblioteca Dante Alighieri. O Superintendente de Ensino do Centro Universitário Leonardo

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CURITIBA 2017 CAPÍTULO I Do funcionamento Art. 1º O horário de funcionamento da biblioteca da FPP é de segunda a sextafeira das 8 às 22 horas e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 14/2013, DE 02 DE JULHO DE 2013 Reedita, com alterações, a Resolução n o 03/2006, de 29 de junho de 2006, que aprovou o Regimento do Centro de Microscopia da UFMG. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Art. 1º A Biblioteca da Unicampo - Faculdade União de Campo Mourão é regida pelo presente Regulamento e por normas adicionais emitidas pelos órgãos competentes da Faculdade União

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 99/CUn/2017, DE 30 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 99/CUn/2017, DE 30 DE MAIO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP: 88040-900 - Florianópolis - SC Telefone:

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS TÍTULO I DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DO CENTRO CAPÍTULO I DO CENTRO E DE SEUS OBJETIVOS

REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS TÍTULO I DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DO CENTRO CAPÍTULO I DO CENTRO E DE SEUS OBJETIVOS REGIMENTO INTERNO DO CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS TÍTULO I DOS OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO DO CENTRO CAPÍTULO I DO CENTRO E DE SEUS OBJETIVOS Art. 1º O Centro de Processamento de Dados, Órgão Suplementar

Leia mais

Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS

Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS Administração Central Centro de Gestão Documental - CGD PORTARIA CEETEPS-GDS Nº 499, DE 21 /11 /2013. REGULAMENTO ETEC SÃO MATEUS CAPITULO I Da Disposição Preliminar Artigo 1 - O presente regulamento regerá

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA TAPAJOARA DA FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAAM

REGIMENTO DA BIBLIOTECA TAPAJOARA DA FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAAM REGIMENTO DA BIBLIOTECA TAPAJOARA DA FACULDADE DA AMAZÔNIA - FAAM Ananindeua-PA 2014 TÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1 A Biblioteca Tapajoara, que serve à Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º O Centro de Estudos Afro-Orientais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 46/2012 RESOLUÇÃO Nº 46/2012 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 22.836/2010-66 CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Pró-Reitoria de Extensão PROEX RESOLUÇÃO Nº 02/2015 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 Regulamenta o funcionamento da Estação Ecológica da UFMG e aprova seu Regimento Interno

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA TRANSLACIONAL EM NUTRIÇÃO Dispõe sobre o Regulamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N. 719, DE 20 DE SETEMBRO DE 2013 Altera dispositivos da Resolução n. 662-CONSUN, de 31 de março de 2009, que aprovou

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG. CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG. CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG terá como finalidade

Leia mais

Nome da Política Sistema de Bibliotecas. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) original. original arquivado) arquivado)

Nome da Política Sistema de Bibliotecas. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) original. original arquivado) arquivado) Código do Documento SISBAM 001 Nome da Política Sistema de Bibliotecas Versão Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento (Ver no documento (Ver no documento

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES Art. 1º As Bibliotecas são centros de cultura, estudo e

Leia mais

POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015)

POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015) POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (Aprovada pela Resolução nº 33/2015-CONSUP, de 20/11/2015) CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal

Leia mais

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Capítulo I DA FINALIDADE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Art. 1. A Biblioteca Com. José Domingos Terrivel, da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, destina-se ao atendimento da comunidade acadêmica em suas

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. A DIRETORA DO CÂMPUS DE NAVIRAÍ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli

REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO. FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TRÊS LAGOAS José Paulo Rímoli 2017 CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º - O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FATEC SENAI TRÊS

Leia mais

I Da Finalidade e do Funcionamento

I Da Finalidade e do Funcionamento BIBLIOTECA MINISTRO OLAVO BILAC PINTO REGULAMENTO Art. 1.º O presente regulamento visa disciplinar o acesso ao acervo bibliográfico da Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto do Instituto Nacional de Telecomunicações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais