Pranayama. A respiração do Yoga

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pranayama. A respiração do Yoga"

Transcrição

1 Pranayama A respiração do Yoga

2 Pranayama é uma palavra sânscrita e significa: Prana = energia Yama = disciplina De uma maneira simplificada, Pranayama é o controle do prana através da respiração. É o nome que utilizamos para definir os exercícios respiratórios no Yoga.

3 Prana é energia universal vital, e está presente em tudo. Na natureza, no ar, nos alimentos e em nós mesmos.

4 Fundamentalmente recebemos Prana do Sol, da água, do ar, dos alimentos e esta energia circula por nosso corpo através dos Nadis (canais energéticos) e é regulada através dos Chakras que por sua vez também regulam funções físicas e emocionais.

5 Os exercícios respiratórios ajudam a controlar e regular o armazenamento desta energia.

6 O Pranayama se divide em 4 fases: Puraka : Inspiração Kumbhaka: Retenção do ar nos pulmões Rechaka: Expiração Bahir Kumbhaka: Retenção com os pulmões vazios após expiração.

7 Como viram, no Pranayama, além da entrada e saída do ar, temos fases de retenção, o que diferencia o exercício do ato de respirar que é natural e instintivo. Através do exercício podemos melhorar nossa forma de respirar o que surtirá efeito em todo nosso organismo.

8 Lembre-se Com crianças de até 12 anos evitamos as fases de retenção, a menos que elas já estejam acostumadas aos exercícios de respiração. Os exercícios não devem causar dores, tontura ou qualquer tipo de desconforto. Diante de qualquer manifestação interrompa a prática e comunique aos pais as queixas do aluno.

9 ATENÇÃO A posição para a prática deve ser confortável e o ambiente tranquilo, para que o foco seja unicamente a respiração.

10 O objetivo primordial do Yoga é restabelecer a paz e a simplicidade da mente, e libertá-la da confusão e da dor. Esta sensação vem da prática dos asanas e pranayama." B.K.S. Iyengar

11 Benefícios dos exercícios respiratórios. Combatem stress e ansiedade. Intensificam as trocas gasosas que purificam o sangue venoso, carregando oxigênio e eliminando gás carbônico. Diminuem a oscilação mental, ajudando na concentração e foco. As retenções melhoram o fluxo energético, ativam os Chakras e melhoram nossa visão do EU interior.

12 Os exercícios promovem a expansão da bioenergia melhorando não somente o fluxo mas a absorção da energia vital. Aumentam nossa capacidade pulmonar. Ao promover o controle das emoções, estimula o contato do consciente com o inconsciente.

13 Entendendo a respiração

14

15 Isto é o que ocorre naturalmente vezes por dia. Já parou para observar sua respiração? Através dos pranayamas não somente podemos observar e melhorar nossa respiração, como podemos observar e melhorar a nós mesmos.

16 Bandhas e Pranayamas Ao nos aprofundarmos no estudo dos Pranayamas, torna-se necessário fazer uma breve introdução sobre Bandhas, mesmo que tais práticas não sejam normalmente praticadas com crianças e jovens.

17 Bandha = Contração / trava Ao nos aprofundarmos no estudo dos Pranayamas, torna-se necessário fazer uma breve introdução sobre Bandhas, mesmo que normalmente não os utilizemos muito profundamente com crianças e jovens.

18 Bandha refere-se a prática através da qual certos orgãos, nervos, glândulas e músculos, são contraídos. Estes por sua vez possuem relação direta com determinados Chakras e funcionam como canalizadores do fluxo energético.

19 Em um exemplo simples, imaginemos que uma casa recebe energia da rede elétrica mas para que tudo funcione direito, desde a geração da energia até chegar em um lâmpada, precisamos da correta canalização através de transformadores, condutores, fusíveis, fios e interruptores. Do contrário a energia sequer chegaria a lâmpada ou a queimaria por não estar na potência certa.

20 Ou melhora ainda, imagine sua cidade, com centenas de ruas e avenidas. Se todos os semáforos não estiverem regulados e sincronizados o trânsito seria caótico e a cidade pararia, certo? Pois bem, nossos canais energéticos e seus centros chamados Chakras comandam e regulam todo o Trânsito da energia em nosso ser. As práticas e a combinação de asanas, pranayamas e bandhas nos auxiliam neste processo.

21 Voltando aos bandhas, quando através de um pranayama fazemos fluir prana em nosso organismo, ao utilizarmos os bandhas, evitamos que a energia se dissipe e a direcionamos aos lugares corretos. Entre os muitos existentes, 3 são essenciais para o pranayama. Eles ajudam a distribuir melhor a energia e a evitar seu desperdício.

22 Jalandhara Bandha O plexo solar esta situado no centro do corpo e é onde se localiza o fogo digestivo responsável pela combustão e geração de calor. Já o plexo lunar localizado no centro do cérebro faz o oposto, gera o frio. Ao realizar este bandha bloqueamos a energia do plexo lunar evitando assim que ela seja dissipada pela energia quente do plexo solar, mantendo o equilíbrio.

23 Este bandha limpa as passagens nasais e regula o fluxo de sangue e prana para o coração, cabeça e glândulas endócrinas. Ajuda também a evitar tonturas e dores de cabeça. Relaxa o cérebro e estimula o intelecto.

24 Uddiyana Bandha Diz-se que através deste bandha, o prana é estimulado a subir, o grande pássaro é estimulado a voar. O fluxo de energia nervosa situado no interior da coluna vertebral é estimulado. Considerado um dos melhores bandhas, aquele que o pratica constantemente torna-se jovem novamente, diziam os antigos Mestres.

25 Deve ser realizado durante o intervalo entre uma expiração completa e uma nova inalação. Trabalha o diafragma e orgãos abdominais. A elevação do diafragma massageia os músculos do coração. Tonifica os orgãos abdominais, aumenta o fogo gástrico e elimina as toxinas do trato digestivo.

26 Mula Bandha Quando contraímos os músculos do períneo todo o assoalho pélvico é empurrado para cima. É a contração do reto, erroneamente explicada como contração do anus, apesar de ao iniciarmos tal prática ser comum a contração de ambos.

27 No início, encontramos dificuldade em trabalhar tal região pois o cérebro não está acostumado a contrair conscientemente esta região. Ao mesmo tempo é considerado o mais bandha mais fácil. Mas isto tem um lado positivo pois ativaremos áreas adormecidas de nosso cérebro. Além disto, a prática produzirá calor no corpo sutil com o despertar da Kundalini. O controle virá com o tempo, prática e dedicação.

28 Entendendo o efeito físico dos bandhas. A combinação de bandhas e pranayamas beneficia todo o corpo. Harmoniza o funcionamento do sistema endócrino, sendo que o Jalandhara atua principalmente sobre a pituitária, pineal, tireóide e paratireóides, o Uddiyana sobre as supra renais e pâncreas e o Mula bandha sobre as gônodas.

29 Todos os bandhas beneficiam hipófise, glândula pineal e cérebro. Como resultado destes estímulos o bio-ritmo é regulado. Geram calma e relaxamento. Regulam a pressão sanguínea. Desaceleram o sistema nervoso.

30 Estimulam e melhoram as funções neurológicas. Tonificam o sistema digestivo. Harmonizam o sistema gênitourinário. Estimulam a concentração e o foco.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

MAMÍFEROS. 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti MAMÍFEROS Capítulo 15 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS Aquáticos: Habitat: Mamíferos podem ser terrestres: Único mamífero que voa: Pelos Estratificada

Leia mais

Qigong a Arte de Respirar

Qigong a Arte de Respirar Qigong a Arte de Respirar A respiração no Qigong é por vezes chamada de Tu Gu Na Xin, cuja tradução significa Expelir o velho, inspirar o novo. A respiração no Qigong tem como objectivo aumentar a absorção

Leia mais

Ashtanga Vinyasa Yoga Astanga Yoga

Ashtanga Vinyasa Yoga Astanga Yoga Ashtanga Vinyasa Yoga Astanga Yoga A Historia Ashtanga Vinyasa Yoga O método ensinado é o que foi dito pelo antigo sábio Vamana em seu texto Yoga Korunta. Este texto foi dado a Sri T. Krishnamacharya no

Leia mais

Curso de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu - LIVRO 3 São Paulo 11 de agosto de 2018 com Érika Ramos

Curso de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu - LIVRO 3 São Paulo 11 de agosto de 2018 com Érika Ramos Curso de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu - LIVRO 3 São Paulo 11 de agosto de 2018 com Érika Ramos JIN SHIN JYUTSU Fisio-Filosofia é uma arte de harmonização do corpo, mente e espírito através de toques

Leia mais

A HONRA NÃO CONSISTE EM NÃO CAIR NUNCA, MAS ME LEVANTAR CADA VEZ QUE SE CAI. CONFÚCIO

A HONRA NÃO CONSISTE EM NÃO CAIR NUNCA, MAS ME LEVANTAR CADA VEZ QUE SE CAI. CONFÚCIO A HONRA NÃO CONSISTE EM NÃO CAIR NUNCA, MAS ME LEVANTAR CADA VEZ QUE SE CAI. CONFÚCIO Fertilidade Natural: Yoga CAPITULO 14 Yoga A prática do Yoga corrige desequilíbrios físicos, emocionais e energéticos.

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI

Aula GFAI 2. GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias GFAI. Técnica Respiratória Na GFAI Técnica Respiratória Na GFAI GFAI GFAI - Aula 2 Aula de Técnicas Respiratórias Aula GFAI 2 Enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá

Leia mais

Curso de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu

Curso de Autoaplicação de Jin Shin Jyutsu Bom dia Bem vindo ao Jin Shin Jyutsu! Veja abaixo as informações sobre Jin Shin Jyutsu e sobre o próximo curso de autoaplicação. Caso tenha alguma dúvida estou a disposição para outros esclarecimentos

Leia mais

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS

ESTOU DE OLHO EM VOCÊS ESTOU DE OLHO EM VOCÊS SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pulmonar consiste nas trocas gasosas que ocorrem entre o pulmão e ambiente - As funções do sistema respiratório são: prover o oxigênio necessário

Leia mais

Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão

Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão Chakra Frontal - 3º olho 3ª visão Características Localização: fronte, entre os olhos Cor: Varia entre o anil ou índigo Lótus de 96 pétalas ou raios 1 Chakra Frontal Plexo correspondente: Plexo Carotídeo

Leia mais

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas.

2- Marque com a letra (C) as afirmações corretas. Com (I) as afirmações incorretas. PROFESSOR(A): DISCIPLINA: Ciências Aluno(a): Nº Série: Turma: TURNO: DATA: / /2017. EXERCÍCIO DE REVISÃO 1- As cavidades nasais são revestidas por pelos e também por uma substância pegajosa: o muco. Pensando

Leia mais

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira

Sistema Respiratório. Profª Talita Silva Pereira Sistema Respiratório Profª Talita Silva Pereira A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio(o2) e dióxido de carbono(co2) do organismo, com o meio ambiente.

Leia mais

O Yoga é para todos.

O Yoga é para todos. O Yoga é para todos. A proposta básica do Yoga é preservar o valor integral do ser humano. O Yoga pode ser aplicado para pessoas em quaisquer condições, porém cuidados especiais se fazem necessários para

Leia mais

Chacras. Harmonização,magnetismo, consciência e percepção

Chacras. Harmonização,magnetismo, consciência e percepção Chacras Harmonização,magnetismo, consciência e percepção - Sânscrito: Roda Vórtice de energia/ consciência localizado nocorpo Etérico - Ser humano análogo e semelhante ao Universo: Planetas, estrelas e

Leia mais

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO

Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Nível I SHODEN POSIÇÕES BÁSICAS PARA APLICAÇÃO Sumário POSIÇÕES BÁSICAS PARA TRABALHO EM REIKI... 4 POSIÇÃO 1... 5 MÃOS SOBRE OS OLHOS E A TESTA... 5 POSIÇÃO 2... 6 MÃOS SOBRE AS LATERAIS DO ROSTO COBRINDO

Leia mais

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero

EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero EXERCÍCIO DE CIÊNCIAS COM GABARITO 8º ANO 1. (PUC-SP) O esquema abaixo é referente ao coração de um mamífero a) Que números indicam artérias e veias? b) Que números indicam vasos por onde circulam sangue

Leia mais

Aula 6: Sistema respiratório

Aula 6: Sistema respiratório Aula 6: Sistema respiratório Sistema respiratório Tem início no nariz e na boca e continua através das vias aéreas até os pulmões, onde ocorre a troca dos gases. Sistema respiratório - Funções Condução

Leia mais

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI

SIMPLESMENTEYOGA2019. PROFESSOR LUIGI SIMPLESMENTEYOGA2019 PROFESSOR LUIGI luigiturisco@hotmail.com QUIZ QUAL É O PRIMEIRO ÓRGÃO QUE DA ORIGEM A TODOS OS OUTROS? O CORAÇÃO ABRA O SEU CORAÇĀO O CÉREBRO ALINHANDO CORPO E MENTE INTRODUÇÃO Para

Leia mais

O sistema respiratório

O sistema respiratório T5 Texto de apoio ao professor Sistema respiratório O sistema respiratório Movimentos respiratórios Nesta aula será introduzido o sistema respiratório, focando a sua importância, e as características e

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Enf.ª Esp. Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO O sistema respiratório é composto pelos tratos respiratórios: Superiores: cavidade nasal, faringe, laringe. Inferiores: traqueia,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200 Curso: Período de oferta da disciplina: Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa em vigência

Leia mais

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan

Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência. Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Reconhecendo os agravos clínicos em urgência e emergência Prof.º Enfº. Diógenes Trevizan Cuidando do cliente com agravos respiratórios em urgência e emergência Introdução Em atenção às urgências, a insuficiência

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Basicamente a respiração é a absorção pelo organismo de oxigênio e a eliminação do gás carbônico resultante do

Leia mais

O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR

O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR O SOM DAS CORES CROMOTERAPIA OUVINDO A FREQUÊNCIA DA COR CROMOTERAPIA A Cromoterapia é uma terapia alternativa que utiliza as cores do espectro solar como um meio de cura. De uma maneira simples, porém

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. Componentes

Sistema Respiratório. rio. Componentes Slide 1 Sistema Respiratório rio Faringe Slide 2 Componentes Nariz (fossas nasais) - duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe - funções: filtrar, umedecer e aquecer o ar,

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA RESPIRATÓRIO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Respiratório Composto de estruturas, cuja funções: Garantir a troca gasosa Filtrar e aquecer o ar inspirado Controlar ph sanguíneo Emitir sons Captação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC108 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

Espiritualismo & Ciência

Espiritualismo & Ciência Espiritualismo & Ciência Dra. Ophélia Guimarães Respiração e Repouso Mental P erguntando-se a alguém se sabe respirar, esse alguém nos olhará admirado. Certo que sei, dirá, respiro desde que nasci, porque

Leia mais

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1

Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 Segunda Série de 2016 [mai + jun + jul + ago] 1 1. Percepção do Espaço Interior [Akashi Mudra] Execução: a) Sente-se em um Asana de meditação que seja confortável; b) Feche os olhos e relaxe todo o corpo

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Listas 9 Sistema Respiratório 8º anos 2º período - 2012 1) Escreva a sequência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa

Leia mais

O Sistema Respiratório. Humano

O Sistema Respiratório. Humano E.E.B.P Mansueto Boff O Sistema Respiratório Humano Nomes: Tiago, Marcos, Erik, Alexandro, Luciana, Andreína, Vanessa, Eduarda e Jaiane Matéria: Ciências Professor: Cladir Turma: 802 Concórdia, 20 de Agosto

Leia mais

Mensagens Maçônicas Tudo que se apresenta no ritual e no templo maçônico deve relacionar-se com o homem e o universo.

Mensagens Maçônicas Tudo que se apresenta no ritual e no templo maçônico deve relacionar-se com o homem e o universo. Mensagens Maçônicas Tudo que se apresenta no ritual e no templo maçônico deve relacionar-se com o homem e o universo. O Ritual pode ser interpretado Literal, Moral e Espiritual. de três modos: Corresponde

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS

OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS OS SETE PRINCÍPIOS HERMÉTICOS O Yoga é a aplicação racional e pessoal, num caso particular, das Leis que dirigem o desenvolvimento da consciência. (Anne Besant) I. O PRINCÍPIO

Leia mais

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi

Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral. Sistema Respiratório. Professor: Bruno Aleixo Venturi Hermann Blumenau Complexo Educacional Curso: Técnico em Saúde Bucal Anatomia e Fisiologia Geral Sistema Respiratório Professor: Bruno Aleixo Venturi Qual tempo podemos ficar sem respirar? OBJETIVOS 1-

Leia mais

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula.

Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. Atividade de Estudo - Ciências 5º ano Nome: 1- FAÇA um desenho de uma célula, identificando as suas partes. a) DESCREVA a função de cada uma das partes da célula. b) Podemos afirmar que todas as células

Leia mais

O humano e o ambiente

O humano e o ambiente Aula 01 O humano e o ambiente O ser humano é formado por um conjunto de células. Um conjunto de células forma os tecidos. Um conjunto de tecidos forma os órgãos. Um conjunto de órgão forma os sistemas.

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Níveis estruturais do corpo humano

Níveis estruturais do corpo humano Níveis estruturais do corpo humano O corpo humano como um sistema aberto SISTEMA Conjunto de componentes que funcionam de forma coordenada. ISOLADO FECHADO ABERTO Não ocorrem trocas de matéria nem energia

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 e 82

Ano: 8 Turma: 81 e 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 e 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR DEBORA SOUZA DISCIPLINA CIÊNCIAS SIMULADO: P3 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 801 Questão 1

Leia mais

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no

Então, os hormônios são os responsáveis pela manutenção do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo. Qualquer variação de dosagem hormonal no SISTEMA ENDÓCRINO Sistema Endócrino O homem apresenta em seu organismo várias glândulas endócrinas (glândulas que secretam hormônios para dentro do sangue). Hormônios são substâncias químicas que equilibram

Leia mais

Sistema cardiorrespiratório

Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Sistema cardiorrespiratório O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório é constituído por: Vias respiratórias

Leia mais

Yôga. #LiveOutside #YA

Yôga. #LiveOutside #YA Yôga Adventure #LiveOutside #YA Apoiar seu pé em uma agarra de 1 cm para alavancar a sua mão a um reglete de 1 falange requer absoluta consciência presente no momento exato da ação. Y A: método d e s e

Leia mais

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante

5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante 5º Ano Ensino Fundamental Material do Estudante CIÊNCIAS DA NATUREZA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATERIAL PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR Atividades que podem colaborar para o desenvolvimento das habilidades avaliadas

Leia mais

YOGA. ebook O CAMINHO PARA A FELICIDADE. pág.1

YOGA. ebook O CAMINHO PARA A FELICIDADE. pág.1 YOGA O CAMINHO PARA A FELICIDADE ebook pág.1 ÍNDICE O que é o Yoga...Pág.3 Yoga clássicos do Hinduísmo... Pág.4 Hatha Yoga... Pág.10 As vantagens do Yoga...Pág.12 Estilos de Yoga...Pág.14 Posturas...Pág.18

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório

ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório ESTUDO DIRIGIDO 02 CMF Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório 1. Sabemos que o coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos

Leia mais

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR

SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR SISTEMA RESPIRATÓRIO PROF. JAIR Fisiologia do Sistema Respiratório A respiração pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou como um conjunto de reações químicas

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

Como. Recitar o. Mantra Om. em Apenas Passos PEDRO KUPFER

Como. Recitar o. Mantra Om. em Apenas Passos PEDRO KUPFER Como Recitar o Mantra Om PEDRO KUPFER em Apenas Passos Como Recitar o Mantra Om 1 Como Recitar o Mantra Om em Apenas 5 Passos segundo o Ganesh Maha Mantra Este é, sem dúvida, o Mantra mais popular de sempre

Leia mais

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia.

Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Sistema respiratório Nosso organismo necessita de O 2 para agir como receptor final na cadeia transportadora de elétrons. Sem ele as células são forçadas a fermentarem, produzindo menos energia. Há organismos

Leia mais

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org

MISSÃO DE CASA htpp://palestrantesdf.org Orientações e Práticas Fonoaudiológicas 3º Encontro htpp://palestrantesdf.org Ana Paula d Aquino Carina C.B. Pinheiro Fonoaudiólogas Resumo O Padrão Respiratório pode variar quanto: região: superior/inferior/mista

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. ventilação Pulmões sangue. oxigénio expiração hematose. respiração externa inspiração externa Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose respiração externa inspiração externa A pulmonar designa o conjunto dos dois processos envolvidos

Leia mais

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018

Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Planificação a Longo Prazo Ano Letivo 2017/2018 Nível de Ensino: Secundário Disciplina: Saúde Ano:10º Curso: Regular VOC Científico- Humanístico Profissional X Período Módulos Conteúdos Programáticos Instrumentos

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 e 82

Ano: 8 Turma: 81 e 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2013 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 e 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera.

FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. FUNÇÃO assegurar as trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono) entre o organismo e o ar da atmosfera. Pulmões, onde se realizam as trocas gasosas. Vias respiratórias, estabelecem a comunicação entre

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue Conteúdo: Respiração Externa FICHA DE TRABALHO 1 ventilação Pulmões sangue oxigénio expiração hematose oxigénio expiração hematose

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Endócrino Humano Parte 1. Prof.ª Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Parte 1 https://www.qconcursos.com Prof.ª Daniele Duó Constituído por um grupo de órgãos, algumas vezes referidos como glândulas endócrinas ou de secreção interna. Estas

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- Associe as colunas. (A) Fígado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Departamento / Setor Departamento de Ciências Fisiológicas Nome da Disciplina FISIOLOGIA HUMANA E

Leia mais

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica

Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Cap. 2 Princípios da Eletrodinâmica Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Conteúdos 2 Princípios da Eletrodinâmica 2.1

Leia mais

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15

Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 Metodologia do Ensino de Ciências Aula 15 IMES Fafica Curso de Pedagogia 3º Ano [Respiração] 09/10/2017 Sara Carolina Dias: R.A 201505083 Pamela Natiele: R.A. 201505100 Larissa Gonçalves: 201505044 Ana

Leia mais

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório

04/06/2018. APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Sistema Respiratório APP: Human Body (Male) Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke Os processos envolvidos na retirada do gás carbônico e na obtenção de gás oxigênio, que ocorrem através do sangue e órgãos específicos:

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso

SISTEMA ENDÓCRINO. Prof.ª Leticia Pedroso SISTEMA ENDÓCRINO Prof.ª Leticia Pedroso Sistema Endócrino Existem no nosso organismo várias glândulas endócrinas (produzir e secretar hormônios para dentro do sangue). Hormônios: substâncias químicas

Leia mais

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise

6. No homem, o controle dos movimentos respiratórios é exercido: a) pelo cérebro b) pelo cerebelo c) pelo bulbo d) pela medusa e) pela hipófise ESCOLA SALESIANO DO TRABALHO ALUNO: TURMA : PROFESOR : MÁRCIO - DISICPLINA : BIOLOGIA - ATIVIDADE ONLINE 2 CADERNO DE QUESTÕES Observação : resolvas a questões e preencha o cartão resposta em nosso site

Leia mais

Características gerais dos mamíferos

Características gerais dos mamíferos Características gerais dos mamíferos Glândula sudoríparas e sebáceas Homeotérmico vertebrado Glândulas mamárias Pelos e/ou cabelo Panículo adiposo Sistema digestivo do Homem O sistema digestivo é um conjunto

Leia mais

Conhecendo o Vinyasa Yoga Hatha Yoga

Conhecendo o Vinyasa Yoga Hatha Yoga www.nucleoniquel.com.br Conhecendo o Vinyasa Yoga Hatha Yoga Introducao É muito comum as pessoas, ao iniciarem o estudo do Yoga, levarem um susto ao se depararem com uma variedade imensa de nomes, mestres,

Leia mais

Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora.

Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora. Da importância do preparo prévio do agente de cura para exercer sua capacidade curadora. ADAPTADO DO TEXTO DO DR. RICHARD GERBER IN: UM GUIA PRÁTICO DE MEDICINA VIBRACIONAL Concentração Aprender a se concentrar.

Leia mais

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar] 1 1. Postura da Atitude de União Psíquica [Yoga Mudra] Execução: a) Sente-se em Padmasana; b) Segure um dos punhos atrás das costas c) Feche os olhos e relaxe todo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome:

ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: ROTEIRO DE ESTUDOS 2017 Disciplina: Ciências Ano: 8º ano Ensino: FII Nome: Orientações para estudo: Refazer as avaliações; Fazer exercícios dos capítulos sobre os sistemas digestório e respiratório. Entregar

Leia mais

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015

PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROVA DE BIOLOGIA 3 o TRIMESTRE DE 2015 PROFa. FLÁVIA CARLETE NOME Nº 8º ANO A prova deve ser feita com caneta azul ou preta. É terminantemente proibido o uso de corretor. Respostas com corretor serão

Leia mais

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema respiratório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema respiratório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema respiratório? O sistema respiratório

Leia mais

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função:

Sistema Respiratório. rio. A função do sistema respiratório é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Sistema Respirató Função A função do sistema respirató é trocar os gases envolvidos no processo de Respiração Celular, logo tem como função: Receber o oxigénio; Libertar o dióxido carbono ( CO2) produzido

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

Saudação ao descanso. Eliminar toxinas e pensamentos negativos

Saudação ao descanso. Eliminar toxinas e pensamentos negativos Saudação ao descanso Eliminar toxinas e pensamentos negativos Exercícios propostos afim de criar um espírito de equipe ao desenvolver o senso de suas responsabilidades frente a seu ambiente Desperta a

Leia mais

Guia Mangá FISIOLOGIA. Etsuro Tanaka, Keiko Koyama, e Becom Co., Ltd. Novatec

Guia Mangá FISIOLOGIA. Etsuro Tanaka, Keiko Koyama, e Becom Co., Ltd. Novatec Guia Mangá FISIOLOGIA Etsuro Tanaka, Keiko Koyama, e Becom Co., Ltd. Novatec The Manga Guide to Physiology is a translation of the Japanese original, Manga de wakaru kisoseirigaku, published by Ohmsha,

Leia mais

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR.

FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA RICARDO LUIZ PACE JR. Esta aula foi retirada do Cap. 12 do livro: Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho 5ª edição William D. McArdle Frank I. Katch Victor L. Katch

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 407 FISIOLOGIA HUMANA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5.

02- Analise a imagem abaixo: Nomeie os órgãos numerados de 1 a 5. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Associe as colunas.

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

AS AVES. Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski

AS AVES. Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski AS AVES Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris) Ave símbolo do Brasil Capítulo 6 Sistema Poliedro de Ensino Professora Vanessa Rodrigues Granovski ANATOMIA DAS AVES VERTEBRADOS OSSOS PNEUMÁTICOS Ossos longos,

Leia mais

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios

SISTEMA ENDÓCRINO órgãos hormônios SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo,

Leia mais

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de

24/08/2017. Sistemas Humanos. Prof. Leonardo F. Stahnke. Respiração. Tipos de Tipos de Respiração 24/08/2017 Sistemas Humanos Prof. Leonardo F. Stahnke 1 Compreende processos microscópicos (Respiração Celular) e macroscópicos (Respiração Pulmonar), de função complementar. Os processos

Leia mais

Histórico da Medicina Aeronáutica

Histórico da Medicina Aeronáutica Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Ciências Aeronáuticas Histórico da Medicina Aeronáutica Histórico - A Fábula de Ícaro Histórico - Leonardo Da Vinci Histórico Padre Jesuíta José

Leia mais

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar + abr] 1

Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar + abr] 1 Primeira Série de 2016 [jan + fev + mar + abr] 1 1. Postura da Atitude de União Psíquica [Yoga Mudra] Execução: a) Sente-se em Padmasana; b) Segure um dos punhos atrás das costas c) Feche os olhos e relaxe

Leia mais

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto

Anatomia e fisiologia respiratória. Ms. Roberpaulo Anacleto Anatomia e fisiologia respiratória Ms. Roberpaulo Anacleto Fisiologia Respiratória FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Metabolismo e Objetivo Anatomia funcional do sistema respiratório Vias aéreas Ventilação pulmonar

Leia mais

Níveis de Organização do Corpo Humano

Níveis de Organização do Corpo Humano Níveis de Organização do Corpo Humano Ao estudar o corpo humano, podemos analisá-lo por meio de diferentes níveis de organização. Podemos estudá-lo analisando os sistemas do corpo ou então seus tecidos

Leia mais

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio.

A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. INTRODUÇÃO A respiração pode ser interpretada como: - processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio. - conjunto de reações químicas do metabolismo energético (respiração celular). RESPIRAÇÃO CELULAR

Leia mais

GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano!

GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano! GABARITO Roteiro de Estudos I: Meu corpo, humano! Esse roteiro tem como objetivo introduzir o conteúdo que trabalharemos esse ano: o corpo humano. Para respondê lo você irá precisar de tempo e atenção,

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais