As provas As provas no processo civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "As provas As provas no processo civil"

Transcrição

1 As provas As provas no processo civil

2 Prova é todo e qualquer instrumento ou meio Prova é todo e qualquer instrumento ou meio hábil, previsto ou não em lei, que se preste a dar conhecimento ao juiz acerca da existência ou da inexistência do(s) fato(s) que interesse(m) à solução do litígio. (fl. 1)

3 Desde que hábeis para provar a verdade dos Desde que hábeis para provar a verdade dos fatos em que se funda a ação ou defesa, podem servir como prova todos os meios legais bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código (CPC, art. 332). (fl. 2)

4 Classificações das provas (fl. 2) - Quanto aos fatos a que dizem respeito, as provas podem ser: a) diretas referem-se diretamente a um fato tratado nos autos; b) indiciárias referem-se a fato não tratado diretamente nos autos autos, mas por meio do qual se pode chegar a uma conclusão a respeito de fato tratado nos autos - Quanto à preparação, as provas podem ser: a) causais as constituídas durante o trâmite do processo (v.g. ouvida de testemunha); b) pré-constituídas as que se encontram formadas antes mesmo da propositura da demanda.

5 Objeto da atividade probatória (fl.3-5) De regra, somente fatos são objeto da atividade probatória e desde que alegados pelas partes. Mas os fatos alegados não dependerão de prova nos seguintes casos (CPC, art. 334): a) se forem notórios; b) se, afirmados por uma parte, forem confessados pela parte contrária; c) se não forem controvertidos no processo; d) se a seu favor militar presunção legal de existência ou de veracidade.

6 Objeto da atividade probatória (fl. 3-5) Matéria de direito O CPC prevê somente uma hipótese em que a atividade probatória não recairá sobre fatos, mas sobre matéria de direito: se a parte alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, e o juiz determinar que ela produza prova a respeito do teor e/ou da vigência da norma alegada (CPC, art. 337).

7 No processo, não é suficiente que a parte alegue No processo, não é suficiente que a parte alegue um fato. É indispensável que forneça ao juiz instrumentos por meio dos quais este possa se certificar a respeito da veracidade do alegado e, assim, decidir com justiça. (fl. 5)

8 O juiz somente pode decidir o caso sob o amparo O juiz somente pode decidir o caso sob o amparo dos elementos de convicção existentes nos autos, esteado, assim, numa verdade processual. (fl. 6)

9 Livre convencimento motivado/persuasão racional (fl. 6) Não interessa qual a crença íntima do juiz a respeito de como os fatos aconteceram. Para a validade do processo, o que importa é saber como o juiz conheceu os fatos, calcado em quais elementos existentes nos autos.

10 Livre convencimento motivado/persuasão racional (fl. 6) O juiz deve decidir atendendo aos fatos e circunstâncias constantes dos autos (CPC, art. 131), e deve indicar os motivos que formaram o seu convencimento.

11 Livre convencimento motivado/persuasão racional (fl. 7) Esse sistema surgiu em substituição aos já superados sistemas do critério legal e da livre convicção.

12 Critério legal ou tarifação (fl. 7) A lei estabelecia uma hierarquia quanto ao valor das provas.

13 Livre convicção (fl. 7) Prevalecia a íntima convicção do julgador. Não precisava o juiz estear seu convencimento em prova existente nos autos.

14 Ônus da prova (fl. 8) Ônus Dever

15 Regra básica a respeito da distribuição do ônus da prova (fl. 8) É ônus do autor provar: o fato constitutivo do seu alegado direito. É ônus do réu provar: o fato extintivo, modificativo ou impeditivo do direito do autor

16 Podem as partes convencionar de modo diverso a distribuição do ônus da prova, exceto: a) se recair sobre direito indisponível da parte; b) se tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito. (fl. 8)

17 FATO NEGATIVO (fl. 8-9) Quem deve demonstrá-lo?

18 Regras de distribuição do ônus da prova A quem se destinam? Pode o juiz delas fazer uso? (fl. 9-10)

19 Poder instrutório do juiz (fl )

20 Poder instrutório do juiz (fl ) Código de Processo Civil de 1973 Cabe ao juiz, de ofício: determinar as provas necessárias à instrução do processo (art. 130); determinar o comparecimento pessoal das partes, a fim de interrogá-las sobre os fatos da causa (art. 342); realizar inspeção judicial a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa (art. 440); inquirir testemunhas referidas nas declarações da parte ou das testemunhas (art. 418, I); formular os quesitos que entender necessários ao esclarecimento da causa (art. 426, II); determinar a exibição de livros comerciais e documentos de arquivo (art. 382); determinar a acareação de duas ou mais testemunhas ou de alguma delas com a parte (art. 418, II); determinar a realização de uma nova perícia (art. 437).

21 Projeto do novo Código de Processo Civil (já aprovado no Senado Federal): Caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito (art. 378). (fl )

22 Há quebra do dever de imparcialidade? (fl )

23 Se o juiz não sabe, de antemão, qual o conteúdo da prova que virá a ser produzida (qual será a conclusão do perito, qual o teor das declarações que serão prestadas pela testemunha, qual o teor do documento), tampouco à pretensão de qual das partes ela fornecerá esteio, não há ofensa à imparcialidade. (fl )

24 6ª Câmara de Direito Civil do TJSC reconhecimento do poder instrutório conferido aos magistrados (fl ) Nas ações de cobrança de seguro DPVAT tem sido determinada, ex officio, a realização de perícia para a verificação do grau da invalidez sofrida pela vítima de acidente de trânsito

25 Teoria do ônus dinâmico da prova (fl.13-14) Possibilidade de o juiz decretar a inversão do ônus da prova em todo e qualquer processo, não apenas naqueles que tenham como objeto uma relação de consumo. É teoria expressamente abraçada pelo projeto do novo CPC.

26 Provas em espécie (fl. 15) Depoimento pessoal Prova documental Prova testemunhal Prova pericial Inspeção judicial

27 O comportamento pessoal das partes como meio de prova (fl. 15)

28 Depoimento pessoal (e interrogatório livre) (fl ) Interrogatório livre: - art. 342 do CPC; - determinado de ofício pelo juiz; - sua finalidade não é a de obter confissão (embora possa obtêla). Depoimento pessoal: - art. 343 do CPC; - não pode ser determinado de ofício; - tem como fim a obtenção de confissão.

29 Confissão (fl ) Confissão ocorre quando a parte admite como verdadeiro um fato, relativo a direito disponível, que seja contrário ao seu interesse e, ao mesmo tempo, favorável ao interesse do adversário. Há também confissão quando a parte nega um fato, relativo à direito disponível, que seja favorável ao seu interesse.

30 Confissão não é meio de prova, mas advém de um, como é o caso de uma confissão obtida por meio de depoimento pessoal ou por meio de documento. (fl. 19)

31 Pode a confissão advir de um comportamento pessoal da parte, como acontece no caso da parte que, intimada para depoimento pessoal, não comparece ou, comparecendo, recusa-se a depor (confissão ficta). (fl. 19)

32 Confissão reconhecimento do pedido (fl. 19)

33 O fato confessado não pode exigir forma específica prevista em lei. (fl. 20)

34 CLASSIFICAÇÕES MAIS COMUNS Confissão judicial ou extrajudicial (fl. 20 e 21-22) Confissão ficta ou real (fl. 20) Confissão espontânea ou provocada (fl )

35 Art. 354 do CPC Indivisibilidade da confissão Confissão desfavorável ao adversário? Existe? (fl )

36 Prova documental (fl. 23) Todo e qualquer objeto (e não apenas aquele formado pela palavra escrita) que possa tornar duradouro o registro de um fato efêmero, passageiro.

37 Autor material Autor intelectual (fl. 24)

38 Autenticidade documental (fl. 24) Autêntico é o documento de autoria certa, por conta da incolumidade de seu suporte. Autenticidade nada tem a ver com o conteúdo do documento, mas, sim, com a veracidade da declaração de ciência nele lançada pelo autor material. Um documento faz prova da declaração, não da veracidade do fato declarado.

39 Documento público aquele em que o autor material é uma autoridade pública no desempenho de sua função. (fl ) Documento particular todo aquele cujo autor material não for autoridade pública no exercício de sua função. (fl ) Se o autor material for uma autoridade pública incompetente para o ato, ou se para este não for observada a forma legal, não será público o documento e gozará ele da mesma eficácia de um documento particular, desde que assinado pelas partes. (fl )

40 Produção da prova documental Regras básicas (fl ) - Às partes compete instruir a inicial ou a resposta com dos documentos destinados a provar as alegações nelas lançadas (CPC, art. 396). - Admite-se que as partes tragam aos autos, a qualquer tempo, documentos novos, desde que se destinem a fazer provas de fatos ocorridos depois da inicial ou da contestação, ou que sirvam para contrapor os que foram produzidos pela parte contrária (CPC, art. 397). - Admitida a juntada de documentos novos por uma das partes, deve o juiz abrir o prazo de 5 dias para que a parte contrária sobre eles se manifeste (CPC, 398)

41 Exibição de documento ou coisa (fl ) - não é propriamente um meio de prova; - para as partes, a exibição é um ônus e não um dever; - para terceiros é um dever (CPC,art. 341, II). Por meio desse expediente, busca-se trazer aos autos o documento e/ou objeto que se encontre sob a posse da parte contrária ou de terceiro e que seja útil para a formação do convencimento do julgador a respeito dos fatos da causa.

42 Exibição de documento ou coisa (fl ) Três espécies previstas no CPC: - demanda cautelar preparatória (arts. 844 e 845); - incidentalmente no processo em curso, por uma das partes contra a outra. Tem como consequência da não exibição a confissão ficta da parte que o possui, exceto se demonstrar ser legítima sua recusa em exibir; - exibição contra terceiro, que é uma ação deflagrada contra o terceiro, na qual este é citado para responder em 10 dias e, ao final, poderá o juiz expedir mandado de apreensão, sem prejuízo da responsabilidade por crime de desobediência.

43 Exibição incidental (fl ) - é deflagrada contra a parte adversa, que é intimada para responder em 5 dias; - pode a parte: exibir o objeto; não exibi-lo e não responder; afirmar não estar a coisa sob sua posse; admitir a posse do documento mas recusar-se à exibilo. Se a parte não exibir e não responder, o juiz admitirá como verdadeiros os fatos que, por meio do documento ou da coisa, a parte pretendia provar. Esse efeito não incidirá nos casos em que a lei não admitir a presunção de verdade, caso em que o juiz poderá mandar apreender o objeto. STJ não tem admitido a fixação de astreinte.

44 Exibição movida contra terceiro (fl ) - É demanda incidental; - o terceiro é citado para, em 10 dias, responder. Se negar a posse do documento ou coisa, ou se negar a obrigação de exibi-la, o juiz designará audiência para tomada de depoimento pessoal e ouvida de testemunhas, se necessário, e proferirá, em seguida, sentença. - julgado procedente o pedido, o juiz ordenará que a - julgado procedente o pedido, o juiz ordenará que a parte deposite o documento ou a coisa em 5 dias. Descumprida a ordem, expedirá mandado de apreensão, sem prejuízo da responsabilidade pelo crime de desobediência.

45 Arguição de falsidade (fl. 29) - objetiva a parte ver declarada a falsidade de um documento apresentado pela parte contrária; - pode ser suscitada na própria contestação ou nos 10 dias seguintes à intimação da juntada do documento; - tem lugar em qualquer tempo e grau de jurisdição; - suspende o andamento do processo principal; - é decidida, após a realização de perícia, por sentença de natureza dúplice.

46 Prova testemunhal (fl ) É a narração, por pessoa capaz, imparcial e estranha ao processo, de fatos importantes à solução do litígio, por ela conhecidos sensorialmente (por meio da visão, audição etc.)

47 Prova testemunhal (fl. 30) É admitida como prova de todo e qualquer fato. Não será admitida se, por disposição legal expressa: - um documento for da substância do ato (como se dá com a propriedade e o casamento); ou - inadmitir-se prova testemunhal (como ocorre na hipótese dos arts. 401 e 402 do CPC; e art. 227 do CC).

48 Prova testemunhal (fl. 30) Não podem servir como testemunhas as pessoas incapazes, impedidas ou suspeitas. A incapacidade, o impedimento ou a suspeição deve ser arguida pela parte contrária por ocasião da inquisição da testemunha em audiência, logo após o término de sua qualificação, sob pena de preclusão. É a chamada contradita. Pode o juiz conhecer de ofício uma causa de impedimento, suspeição ou incapacidade.

49 Prova testemunhal (fl. 31) Deve ser colhida pelo juiz da causa, por ocasião da audiência de instrução e julgamento. Exceções: - se a testemunha tiver de ausentar-se ou, por motivo de saúde ou por conta de sua idade, receie o juiz que ela não mais exista ou não possa comparecer à audiência. Nesse caso, o juiz pode colher o testemunho antecipadamente, em audiência designada para esse fim;

50 - se a testemunha residir fora da comarca ou sessão judiciária. Nesse caso deverá o juiz expedir carta precatória. A ouvida da testemunha dar-se-á então, fora da audiência de instrução e julgamento e não será feita pelo juiz da causa; - se a testemunha não estiver em condições de comparecer ao fórum, o juiz designa dia, hora e local para ouvi-la; - se a testemunha for uma das autoridades indicadas no art. 411 do CPC, ela será ouvida em sua residência ou no local em que exercer suas funções, no dia, na hora e no local que ela mesma definirá, por solicitação do juiz.

51 Prova testemunhal (fl. 32) Cada parte pode arrolar, no máximo, 10 testemunha. Mas, se qualquer das partes oferecer mais de 3 testemunhas para provar um mesmo fato, caso os depoimentos das 3 primeiras habilitem o juiz a formar segura convicção, poderá ele dispensar a ouvida das demais.

52 Prova pericial (fl. 32) Meio de prova que se destina a proporcionar ao julgador, por intermédio da utilização de técnico especializado de outrem, o mais preciso conhecimento a respeito de determinado fato.

53 Prova pericial (fl. 32) Pode consistir em exame(perícia sobre coisas móveis), vistoria (perícia sobre bens móveis) ou avaliação (perícia que se presta a aferir o valor de determinado bem ou direito).

54 Prova pericial (fl. 33) O Juiz deverá indeferir a perícia: - se para o conhecimento do fato não for necessário conhecimento técnico especializado; - se a verificação pretendida pela parte for impraticável ou se desnecessária for a sua realização para a solução do feito.

55 Prova pericial (fl ) O juiz poderá indeferir a perícia: - quando considerar suficientes as provas sobre as questões de fato, parecer técnico ou documentos elucidativos apresentados pelas partes, na inicial e na contestação; - quando for possível formar convicção da respeito dos fatos valendo-se de regras de experiência técnica.

56 Prova pericial (fl ) Perícia simplificada quando, embora não possa o juiz valer-se de regras de experiência técnica (não lhe sendo possível, portanto, dispensar a perícia), não necessite ele da realização de um exame pericial formalmente completo. Nesse caso, o juiz não dispensará a perícia, mas determinará que ela se dê de modo simplificado. O juiz nomeará perito e intimará as partes para indicarem assistente técnico, mas dispensará laudo pericial e a apresentação de quesitos escritos. Designará audiência de instrução e julgamento, na qual o perito e os assistentes examinarão ou avaliarão informalmente a coisa, após o quê responderão às perguntas formuladas pelo juiz.

57 Prova pericial (fl ) Quem pode servir como perito? Pode ser nomeado mais de um perito?

58 Prova pericial (fl. 35) O juiz não está adstrito ao laudo pericial! É o livre convencimento motivado.

59 Inspeção judicial (fl. 36) É meio de prova que consiste no contato direito do juiz com pessoa, coisa ou lugar relacionado com o litígio. Segundo o art. 440 do CPC, o juiz inspeciona pessoalmente pessoa ou coisa a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa.

60 Inspeção judicial (fl. 36) Há casos em que só a observação pessoal do juiz, o emprego de sua percepção sensorial sobre pessoa e/ou coisa, é capaz de fornecer elementos sólidos de convicção. É ato privativo do juiz, indelegável a quem quer que seja. Pode ser realizado de ofício ou a requerimento da parte.

61 Inspeção judicial (fl ) Se o juiz, durante a inspeção, necessitar e explicações técnicas atinentes a aspectos que fujam de seu conhecimento, poderá, para tanto, nomear, previamente ao ato, perito. A presença de perito não transforma a inspeção em prova pericial, já que não há quesito, tampouco a apresentação de laudo.

62 Inspeção judicial (fl. 37) Concluída a diligência, o juiz mandará lavrar auto circunstanciado, no qual mencionará tudo o que for útil à decisão da causa. A lavratura do auto é um dever que, se não atendido, comprometerá não só a eficácia, mas a própria validade da inspeção. É o respeito ao sistema do livre convencimento motivado: não interessa qual a crença íntima do juiz a respeito dos fatos, sendo indispensável saber como ele conheceu os fatos, calcado em quais informações.

63 FIM

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 67 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 67 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas.

Aula 107. Instrução do processo: Momento de produção das provas. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Teoria Geral da Prova: conceito, natureza jurídica, objeto / 107 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 107 Fase instrutória:

Leia mais

- TEORIA GERAL DAS PROVAS

- TEORIA GERAL DAS PROVAS Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Teoria Geral das Provas - Conceito, Objeto de Incidência, Natureza Jurídica das normas sobre prova,

Leia mais

CURSO O NOVO CPC ESA/MT

CURSO O NOVO CPC ESA/MT CURSO O NOVO CPC ESA/MT INOVAÇÕES DIREITO PROBATÓRIO (ARTS. 369 A 484, CPC) E AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO Prof. Welder Queiroz do Santos TEORIA GERAL DAS PROVAS CONCEITO DE PROVAS É todo elemento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil. Aula 68 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil Aula 68 1 Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da prova: convencer o juiz Destinatário: o próprio juiz 2 Notórios Confessados FATOS QUE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Teoria Geral da Prova no Processo Civil Daniel Nobre Morelli INTRODUÇÃO Podemos considerar prova como o meio pelo qual se procura demonstrar que certos fatos, expostos no processo,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra Quesitos suplementares: São quesitos novos que, de certa forma, ampliam o objeto do trabalho pericial. Não podem ser formulados

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA. (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA. (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO AULA 17 MEIOS DE PROVA (Prova documental) Prof. Antero Arantes Martins Prova Documental. PROVA DOCUMENTAL O documento é um instrumento capaz de representar um fato em sentido amplo.

Leia mais

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376).

PROVAS. DE FATO existência de controvérsia. DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). DAS PROVAS AULA 04 PROVAS DE FATO existência de controvérsia DE DIREITO vigência e teor do direito municipal; estadual; estrangeiro; consuetudinário (CPC 376). NATUREZA JURÍDICA PROVAS São provas de convencimento

Leia mais

Artigos 396 a 404 do CPC

Artigos 396 a 404 do CPC AULA 19 Artigos 396 a 404 do CPC A exibição tem por objetivo compelir a parte adversária ou um terceiro a apresentar documento ou coisa, a fim de que se exerça o direito do demandante sobre o conteúdo

Leia mais

Provas I. Professor Zulmar Duarte

Provas I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Direito à Prova Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a

Leia mais

DEPOIMENTO PESSOAL (ARTIGOS 342/347 C.P.C.)

DEPOIMENTO PESSOAL (ARTIGOS 342/347 C.P.C.) DEPOIMENTO PESSOAL (ARTIGOS 342/347 C.P.C.) CONCEITO QUEM MELHOR CONHECE OS FATOS QUE ORIGINAM TODA RELAÇÃO CONFLITUOSAS SÃO AS PESSOAS NELA ENVOLVIDAS, OU SEJA, AS PARTES. O DEPOIMENTO PESSOAL É NOTÁVEL

Leia mais

PROVAS NO PROCESSO CIVIL

PROVAS NO PROCESSO CIVIL PROVAS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DA PROVA... 4 O que precisa ser provado...4 Destinatário e dever de realização da prova...4 Ônus da Prova...6 Sistemas de avaliação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale FOTOS DO MUSEU CESARE LOMBROSO DE ANTROPOLOGIA CRIMINAL (TORINO IT) BUSCA E APREENSÃO Busca e apreensão A busca será domiciliar ou pessoal. Busca e apreensão A busca

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROVAS PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil As partes têm de empregar todos os meios legais e moralmente legítimos para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir

Leia mais

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil (...) Seção X Da Prova Pericial Art. 464. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fase Ordinatória. Professor Rafael Menezes DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fase Ordinatória Professor Rafael Menezes Fase Ordinatória Providências Preliminares Julgamento Confome o Estado do Processo Audiência Preliminar / Saneamento do Feito Providências

Leia mais

Fase Probatória IV LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

Fase Probatória IV LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória IV Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo

NOVO CPC Lei /2015. Prof. Juliano Colombo NOVO CPC Lei 13.105/2015 - Direito Probatório Prof. Juliano Colombo Parte Geral - Prevalência da Vontade das Partes - Negociação Processual - Poder Instrutório Submetido à Vontade das Partes Art. 190.

Leia mais

Introdução 11 1 A prova 11 A) Na realidade da vida 11 B) No direito 13

Introdução 11 1 A prova 11 A) Na realidade da vida 11 B) No direito 13 Prólogo 9 Introdução 11 1 A prova 11 A) Na realidade da vida 11 B) No direito 13 Modalidades e princípios da prova 15 2 Noção e modalidades da prova 15 A) A verdade dos factos 15 B) Modalidades da prova

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 15 PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 15 PROVAS. Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil AULA 15 PROVAS Artigos 369 a 380 do Código de Processo Civil DIRETAS: RECIBO DE PAGAMENTO PROVAS INDIRETAS DIRETAS: O RÉU ESTAVA VIAJANDO NAQUELE DIA Objeto da prova: fatos da causa PROVAS Finalidade da

Leia mais

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Introdução... 21 Capítulo II Premissa teórica: Neoconstitucionalismo... 27 2.1. Introdução... 27 2.2. Neoconstitucionalismo(s)... 28 2.3. Parâmetros metodológicos

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais JUSTIÇA TRABALHISTA DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE

Leia mais

Prof. Danilo Portero Noções de Direito Processual Civil p/ TJ-RO (Técnico Judiciário) Aula 10

Prof. Danilo Portero Noções de Direito Processual Civil p/ TJ-RO (Técnico Judiciário) Aula 10 Prof. Danilo Portero www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 11 Noções de Direito Processual Civil : Do procedimento ordinário (das provas) 1. Provas Provas são os meios utilizados para formar o convencimento

Leia mais

Prova Documental e Pericial

Prova Documental e Pericial LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Prova Documental e Pericial Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado especializado em Direito Empresarial e Direito do Trabalho,

Leia mais

REVELIA (ART. 319 A 322)

REVELIA (ART. 319 A 322) REVELIA (ART. 319 A 322) Ocorre quando o réu, regularmente citado, deixa de responder à demanda. O CPC regulou esse instituto, considerando revel o réu que deixa de oferecer contestação após regularmente

Leia mais

Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore

Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16. Prof. Luiz Dellore Provas no NCPC (e o Direito Civil) 19/07/16 Prof. Luiz Dellore Prof. Luiz Dellore Doutor e mestre em Processo Civil (USP) Mestre em Constitucional (PUC/SP) Professor do Mackenzie, EPD e outras instituições

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie Prova pericial parte 1 Prof(a). Bethania Senra Prova pericial: Noções gerais: tem por objetivo auxiliar o juiz em questões que dependem de conhecimentos técnicos

Leia mais

Prof. Murillo Sapia Gutier

Prof. Murillo Sapia Gutier Prof. Murillo Sapia Gutier www.murillogutier.com.br Objetivo: É o meio considerado idôneo pelo ordenamento jurídico para demonstrar a existência ou inexistência de um fato jurídico. A prova é vista como

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

Fase Probatória II - Ônus da Prova

Fase Probatória II - Ônus da Prova LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória II - Ônus da Prova Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 5 Prof. Pablo Cruz Precatória a autoridade militar Art. 361. No curso do inquérito policial militar, o seu encarregado poderá expedir carta precatória

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo.

PROCESSO CIVIL. Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo. PROCESSO CIVIL 09 A Prova Introdução Noções Gerais Conceito: Prova é o meio destinado a fornecer ao juiz o conhecimento da verdade dos fatos deduzidos em juízo. Valoração da Prova: A decisão do processo

Leia mais

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015.

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. Os peritos em alguns casos de ações judiciais, em razão da matéria, se fazem necessários as atuações

Leia mais

10.1. Conceito Confissão Documento Testemunha Presunção Perícia. 10. Provas.

10.1. Conceito Confissão Documento Testemunha Presunção Perícia. 10. Provas. 10.1. Conceito. 10.2. Confissão. 10.3. Documento. 10.4. Testemunha. 10.5. Presunção. 10.6. Perícia. 10. Provas. Conceito Prova é o meio empregado para demonstrar a existência do ato ou negócio jurídico.

Leia mais

PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde

PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde PRODUÇÃO ANTECIPADA DE PROVAS Artigos 381 a 384 do Código de Processo Civil Aula 65 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde 1 1. Conceito A produção antecipada da prova é uma ação autônoma de natureza

Leia mais

Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios

Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Fase Probatória I Objeto, Conceito e Princípios Professor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela, Advogado Especializado em Direito Empresarial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 4 Prof(a). Bethania Senra 2o O perito substituído restituirá, no prazo de 15 (quinze) dias, os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum ordinário Parte II Prof. Gisela Esposel - 3- Citação do acusado para apresentar a resposta à acusação : - Artigo 396 A do CPP. Na resposta,

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento comum: ordinário e sumário Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 PLANO DA AULA 1. Comparação dos procedimentos ordinários 2. Procedimento

Leia mais

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade.

AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. AULA 10 - DAS PROVAS A dinâmica do ônus da prova. Entendimentos dos Tribunais Trabalhistas. Meios de provas na atualidade. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO Art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde s no Processo do Trabalho Depoimento pessoal; Documental;

Leia mais

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PROCEDIMENTOS APLICADOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Procedimentos Aplicados na Justiça do Trabalho Aula 02 Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins Aula 09

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR Aula de n. 65 - Réplica 1 DAS PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E DO SANEAMENTO Artigo 347 do Código de Processo Civil Findo o prazo para a contestação, o juiz tomará,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 4 Prof ª. Eliane Conde D Das Exceções As exceções processuais constituem-se

Leia mais

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC).

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC). DA RESPOSTA DO RÉU DISPOSIÇÕES GERAIS Uma vez efetuada a citação válida, a relação jurídica processual está completa, surgindo o ônus do réu de oferecer a defesa contra fatos e direitos sustentados pelo

Leia mais

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova

Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova Plano de Ensino 13. Teoria geral da prova (arts. 369 a 380) Teoria Geral da Prova [Nº 369] Art. 369. As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

AULA 31 ÉTICA MÉDICA

AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. A competência para apreciar e

Leia mais

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos A NOMEAÇÃO DO PERITO 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos O Perito é um auxiliar da Justiça na realização dos atos processuais, determinadas pelas normas de organização

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins TEORIA GERAL DA PROVA Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase probatória. Teoria Geral. Encerrada a fase postulatória,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 5 Prof(a). Bethania Senra II - que, por enfermidade, não estiver em condições de depor; III - que, tendo mudado de residência ou de local de trabalho, não

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Destinatários da Prova É costumeira a afirmação, encontrada em doutrina e jurisprudência, de que o destinatário

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Utilização das Provas nos diferentes procedimentos Prof ª. Eliane Conde As

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Direitos Básicos do Consumidor Prof. Francisco Saint Clair Neto Conceito de Prova Prova é todo elemento trazido ao processo para contribuir com a formação do convencimento do juiz

Leia mais

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional 1 a edição junho, 2015 2 a edição outubro, 2016 Tuffi Messias Saliba Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em meio

Leia mais

A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO

A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO A PROVA NO PROCESSO DO TRABALHO - Arts. 818 a 830 da CLT - Instrução Processual: Fase do processo de conhecimento em que são produzidas provas esclarecedoras para possibilitar ao juízo a prolação de decisão.

Leia mais

PROVA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS NÃO FORMAIS

PROVA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS NÃO FORMAIS PROVA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS NÃO FORMAIS Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale INCIDENTE DE FALSIDADE Incidente de Falsidade A falsidade deve ser arguida por escrito, embora o Juiz possa reconhecê-la de ofício. Incidente de Falsidade Argüida, o juiz:

Leia mais

Aula 100. Providências preliminares:

Aula 100. Providências preliminares: Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Providências preliminares. Julgamento conforme o Estado do Processo (Parte I) / 100 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques

Leia mais

PROVAS NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO

PROVAS NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO PROVAS NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO José Roberto SODERO Victório Advogado Pós-doutor pela Universidade de Salerno (ITA) Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (ARG) Mestre em Ciências Ambientais

Leia mais

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Ônus da Prova na Prática Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

Segunda Fase do júri Desaforamento

Segunda Fase do júri Desaforamento Conceito: Segunda Fase do júri Desaforamento Competência: turma ou câmara do TJ, TRF. STF, Sum. 712: é nula a decisão que determina o desaforamento de processo da competência do júri sem audiência da defesa.

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

Conflitos entre o Processo do

Conflitos entre o Processo do Conflitos entre o Processo do Trabalho e o Novo CPC Jordão Medeiros Jurídico Ambev AmBev Conflito x Impactos CLT Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito

Leia mais

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e Questões de fixação 01. Nos termos do art. 257 do CPP cabe, ao Ministério Público, I. promover, privativamente, a ação penal pública, na forma estabelecida no CPP; II. buscar a condenação dos indiciados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Das Provas No Processo Trabalhista Suelene Cock Corrêa Carraro* Provar significa formar a convicção do juiz sobre a existência ou não de fatos relevantes no processo. É o conjunto

Leia mais

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho.

Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Aula 12 Meios de prova no Processo do Trabalho. Documental: é a forma de uma coisa poder ser conhecida por alguém, de modo a reproduzir certa manifestação de pensamento. O documento vai representar um

Leia mais

SUMÁRIO. Limites à persuasão racional do juiz e seu caráter relativo (inquérito policial)

SUMÁRIO. Limites à persuasão racional do juiz e seu caráter relativo (inquérito policial) SUMÁRIO 1. TEORIA GERAL DA PROVA 1.1 Conceito 1.2 Sentidos da prova e suas espécies 1.3 Finalidade e objeto da prova Finalidade da prova e verdade processual 1.4 Sistemas de avaliação da prova 1.4.1 Disciplina

Leia mais

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCEDIMENTO E DEVIDO PROCESSO LEGAL Quando a lei fixa um procedimento, o juiz deve observá-lo (como regra), ainda que haja concordância das

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. 10 PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; - Vídeo explicativo, passo à passo, de todo treinamento e da ordem lógica e didática dos cursos; 2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Leia mais

TEORIA GERAL DA PROVA II

TEORIA GERAL DA PROVA II TEORIA GERAL DA PROVA II MEIOS DE PROVA E SUA ADMISSIBILIDADE - MEIO DE PROVA: é tudo quanto possa servir, direta ou indiretamente, à comprovação da verdade que se procura no processo. - CPP prevê: exame

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale INCIDENTE DE FALSIDADE Incidente de Falsidade A falsidade deve ser arguida por escrito, embora o Juiz possa reconhecê-la de ofício. Incidente de Falsidade Argüida, o juiz:

Leia mais

Defesa do réu. Espécies de defesa. 1. Matéria. I. Defesa contra o processo

Defesa do réu. Espécies de defesa. 1. Matéria. I. Defesa contra o processo Defesa do réu O réu ao ser citado é levado a assumir o ônus de defender-se. Bilateralidade da ação/do processo. Ao direito de ação do autor (pretensão deduzida em juízo), equivale o direito de defesa do

Leia mais

Direito Processual Penal. Prova. CFSd

Direito Processual Penal. Prova. CFSd Direito Processual Penal Prova CFSd Da Prova Teoria Geral Sistemas de Valoração da Prova - Sistema legal; - Sistema da íntima convicção e - Sistema da persuasão racional ou da convencimento racional, livre

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Procedimento Comum e Ordinário Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PROCEDIMENTO COMUM E ORDINÁRIO LIVRO II Dos Processos em Espécie

Leia mais

Provas II. Professor Zulmar Duarte

Provas II. Professor Zulmar Duarte Provas II Professor Zulmar Duarte Prova Meio de Prova Ata Notarial Depoimento Pessoal (Confissão) Exibição de Documento ou Coisa Prova Documental Prova Testemunhal Prova Pericial Inspeção Judicial Ata

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

(29/03 e 03, 10, 12 e 17/04)

(29/03 e 03, 10, 12 e 17/04) DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ÔNUS DA PROVA PROVAS NO PROCESSO DO TRABALHO Antero Arantes Martins (29/03 e 03, 10, 12 e 17/04) INTRODUÇÃO VOCÊ ESTÁ AQUI Encerrada a fase postulatória, existe a possibilidade

Leia mais

Aula 25. Provas em Espécie (cont.) 1) Prova Pericial

Aula 25. Provas em Espécie (cont.) 1) Prova Pericial Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 25 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Dayane Vieira Carlos Aula 25 Provas em Espécie (cont.) 1) Prova

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional

Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional Prova Pericial em Segurança e Higiene Ocupacional 1 a edição junho, 2015 2 a edição outubro, 2016 3 a edição janeiro, 2018 Tuffi Messias Saliba Engenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase probatória. Teoria Geral. Encerrada a fase postulatória, existe a possibilidade de não haver fase probatória,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA 1 Respostas do Réu - Contestação INTRODUÇÃO - Princípio da bilateralidade: AÇÃO E REAÇÃO - juiz só pode decidir nos autos após ter ouvido as duas partes, a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO AUDIÊNCIA TRABALHISTA (ATÉ DEFESA DO RÉU) Prof. Antero Arantes Martins (20/03) AUDIÊNCIA UNA. Introdução. a própria Secretaria da Vara, independentemente de despacho do Juiz,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO III FASE PROBATÓRIA. Prof. Antero Arantes Martins AULAS 13 a 19 DIREITO DO TRABALHO AULA 13 TEORIA GERAL DA PROVA Prof. Antero Arantes Martins VOCÊ ESTÁ AQUI Fase

Leia mais

Contestação. Professor Zulmar Duarte

Contestação. Professor Zulmar Duarte Contestação Professor Zulmar Duarte Defesa do Réu Art. 336. Contestação Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 6 Prof(a). Bethania Senra - De igual modo, não terá consequência o vício se não tiver sido objeto de impugnação pela parte contrária. - Podem se referir

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3. Prof. Pablo Cruz

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3. Prof. Pablo Cruz DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Defensor: Em razão da indisponibilidade do direito de defesa e da necessidade de o acusado

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais

Seção X Da Prova Pericial CPC 2015 CPC produzidas;

Seção X Da Prova Pericial CPC 2015 CPC produzidas; Seção X Da Prova Pericial Art. 464 A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando: I a prova do fato não depender de conhecimento especial de técnico;

Leia mais

PROVA PERICIAL. Aula 4

PROVA PERICIAL. Aula 4 PROVA PERICIAL 1. Prova pericial. Classificação. 2. Previsão Legal. Lei 5.584/70 3. Honorários periciais. Responsabilidade 4. Perito. Impedimento. Suspeição. Escusa. Substituição 5. Quesitos. Esclarecimentos.

Leia mais

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e

AULA ) PROCEDIMENTO COMUM (art. 270 e seguintes do CPC a 318 e Turma e Ano: Master A (2015) 22/06/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 19 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 19 CONTEÚDO DA AULA: Procedimento, fase postulatória;

Leia mais