Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Circuito Eletrônico. Entendendo o circuito eletrônico na robótica. domingo, 28 de agosto de 11"

Transcrição

1 Circuito Eletrônico Entendendo o circuito eletrônico na robótica

2 Circuito Integrado Um circuito integrado híbrido é um circuito eletrônico miniaturizado constituído de dispositivos semicondutores individuais, bem como componentes passivos, ligados a um substrato ou placa de circuito.

3 Circuito Eletrônico É a associação de componentes elétricos com a finalidade de transmitir controladamente a potência elétrica que lhes é aplicada. Os constituintes elementares dos circuitos elétricos são chamados de componentes.

4 Resistor Resistores elétricos são componentes eletrônicos cuja finalidade é oferecer oposição à passagem de corrente elétrica através de seu material. A essa oposição é dado o nome de "Resistência Elétrica". Os resistores são identificados através de um código de cores, onde cada cor e sua posição no corpo dos resistores representam um valor ou um fator multiplicativo.

5 Diodo O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. Diodos semicondutores são simbolizados em diagramas esquemáticos como na figura abaixo. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1 A.

6 Capacitor Eletrolítico Capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica na forma de campo elétrico, gerado pelas cargas armazenadas em suas armaduras. Forma-se então uma diferença de potencial (ddp) entre as armaduras. Esta ddp muda, sempre que a quantidade de cargas armazenadas é alterada. Esse movimento de cargas, para dentro e para fora das armaduras do capacitor, pode constituir uma corrente elétrica. Existe uma interdependência entre a variação da tensão e a corrente que atravessa o capacitor.

7 Regulador de Tensão L7805 Uma boa fonte de alimentação deve gerar uma tensão contínua na saída e estabilizada, isto significa que mesmo que a tensão de entrada varie a tensão na saída deverá se manter constante, ou ainda, mesmo que a carga varie aumentando a corrente do circuito, a tensão na saída deverá se manter constante! Na realidade estas variações deverão ficar dentro de limites práticos. Os reguladores com tensão fixa são mais baratos e apresentam uma aplicação maior. A serie 78xx e 79xx são os mais comuns destes tipos onde as letras xx devem ser preenchidas com a tensão fixa da saída onde as mais comuns são: 5V, 9V, 12V, 15V e 24V. Os CI da linha 78xx são para saídas positivas e os CI da linha 79xx são para saída negativa! O CI regulador para fontes de 5V é muito usado em fontes para alimentação de micro-controladores e microprocessadores, já os CI s 7815 e 7915 ou 7812 e 7912 são muito usados em fontes de alimentação para amplificadores operacionais que necessitam de uma fonte simétrica. O CI 7824 é muito usado em fontes de alimentação para o circuito de controle usando CLP na indústria! Se a tensão de saída deve ser 5 V a tensão de entrada deve ficar acima de 8V!

8 Cristal de Quartzo 4MHz Cristal de quartzo é um componente utilizado em circuitos variantes no tempo, para contagem de tempo. O componente possui 2 terminais, ligados a um cristal piezoeléctrico interno. Esse cristal contrai quando submetido a tensão elétrica, e o tempo de contração varia conforme a construção do cristal. Quando a contração chega a um certo ponto, o circuito libera a tensão e o cristal relaxa, chegando ao ponto de uma nova contração. Assim, os tempos de contração e relaxação desse ciclo determinam uma frequência de operação, muito mais estável e controlável que circuitos com capacitores. Cristais de quartzo são usados, sobretudo em microcontroladores.

9 Motores DC Todos os motores elétricos valem-se dos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados num campo magnético e atravessados por correntes elétricas sofrem a ação de uma força mecânica, ou eletroímãs exercem forças de atração ou repulsão sobre outros materiais magnéticos. Na verdade, um campo magnético pode exercer força sobre cargas elétricas em movimento. Como uma corrente elétrica é um fluxo de cargas elétricas em movimento num condutor, conclui-se que todo condutor percorrido por uma corrente elétrica, imerso num campo magnético, pode sofrer a ação de uma força. Num motor há dois eletroímãs em que um impulsiona o outro. O eletroímã tem algumas vantagens sobre um ímã permanente: Podemos torná-lo mais forte; Seu magnetismo pode ser criado ou suprimido; Seus pólos podem ser invertidos.

10 Ponte H L298N A PONTE H será feita com o CI L298N, que servirá para controlar os dois motores, o PIC envia 4 bits que indicam se o motor está ligado ou desligado, e o sentido de rotação. Para conseguir utilizar apenas 2 bits para controlar cada motor, o bit que indica que o motor deve ser ligado é enviado para o CI da ponte H.

11 PWM (Pulse Width Modulation) A vantagem de se usar PWM para o controle da velocidade do motor é a possibilidade de se usar o torque máximo do motor, sem a necessidade de fornecimento contínuo de tensão ao mesmo. O sinal PWM, quando está em nível lógico alto (tensão máxima), faz com que o motor gire com torque máximo. Quando em nível lógico baixo (tensão zero), o motor continua a girar devido à sua inércia até o próximo pulso de tensão máxima. O PWM não pode ser usado diretamente para acionar o motor. É usado para controlar uma chave, como um transistor de potência ou uma ponte H, que emprega a potência necessária ao motor.

12 Microcontrolador O PIC 16F628A é um microcontrolador fabricado pela Microchip Technology, com as seguintes características: composto de 18 pinos; possui somente 35 instruções no seu microcódigo; sinal de clock de frequência de até 20 MHz; memória de programa do tipo Flash de 2048 words (1 word = 32 bits); 224 bytes de memória RAM para dados; 128 bytes de memória EEPROM para dados; instruções de 14 bits com 200ns de tempo de execução; dados de 8 bits por endereço de memória; 15 registradores especiais; 16 pinos os quais podem ser configurados como entrada e/ou saída; outras características especiais como programação in-circuit serial, proteção por código, watchdog timer (temporizador cão de guarda), módulo CCP, comparador interno, USART.

13 Arquitetura Harvard do PIC O PIC 16F628A possui uma arquitetura denominada Harvard para acesso aos dados e às instruções do programa, a qual é caracterizada por utilizar um bus (via de acesso) para comunicação dos dados e outro bus distinto para comunicação com o programa. A maioria dos microcomputadores e microcontroladores no mercado utilizam um único bus, tanto para dados quanto para instruções do programa. Nota-se a diferença no uso desta arquitetura na visualização da memória do microcontrolador PIC: existe uma memória para o programa e outra para os dados a serem utilizados.

14 Portas de Entrada e Saída do PIC Os microcontroladores da linha PIC possuem pinos que podem ser configurados como entrada ou saída digital. Cada conjunto de oito destes pinos é denominado Port, geralmente classificado por uma letra do alfabeto (PortA, PortB, PortC,...). Para isto, existem implementados na memória RAM do PIC registradores especiais para configurar e ler/modificar o valor destes pinos. No PIC16F628A, dois destes registradores, o TRISA e o TRISB, são responsáveis pela configuração destes pinos para funcionamento como entrada ou saída digital. A abreviatura TRIS para estes registradores provem de tri-state (três estados) porque alguns pinos podem funcionar de três modos diferentes: como entrada digital, saída digital ou com outra função específica.

15 Pinagem do PIC 16F628A Os pinos de RA0 à RA7 e de RB0 à RB7 podem ser configurados como entradas ou saídas digitais. A alimentação se dá no pino Vdd, ligado normalmente em 5V com faixa de tolerância de 2 à 6V e o pino Vss é a referência de terra. O pino OSC1/ CLKIN é utilizado para sinal de clock produzido por cristal ou um circuito externo e o pino OSC2/CLKOUT para sinal de clock por cristal (utilizado em conjunto com OSC1/CLKIN). O pino MCLR é uma entrada de sinal de reset em nível baixo (zero). Para que o PIC seja programado pela primeira vez, necessitará de 13V de corrente, após esta, o PIC poderá ser reprogramado usando corrente de 5V.

16 Transmissão e Recepção RF Os módulos utilizados para transmissão e recepção foram os genéricos TWS-DS-3 e RWS da WENSHING. A antena e a fonte de alimentação do transmissor devem seguir as recomendações técnicas do fabricante. Os módulos trabalham na faixa de frequências de: 433,92 MHz.

17 Componentes do Robô Bateria 9v Regulador de Tensão 7805 Microprocessador PIC 16F628A Ponte H L298N Diodos 1N4007 ou 1N4004 Resistores de Ik e 4.7k Oscilador Cristal 4MHz Módulo RF Led Red

18 FIM

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11

Montagem do Robô. Especificações. domingo, 28 de agosto de 11 Montagem do Robô Especificações Componentes São necessários para o robô funcionar alguns componentes básicos: Bateria 9V Regulador L7805 Motor DC 1 4 Diodos 1N4004 Motor DC 2 4 Diodos 1N4004 Ponte H L298N

Leia mais

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES

INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES INTRODUÇÃO: MICROCONTROLADORES MICROCONTROLADOR X MICROPROCESSADOR Baixa capacidade de processamento Freq. Operação em MHz Custo de R$ 7,00 a 30,00 Aplicações mais restrita Alta capacidade de processamento

Leia mais

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial

Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial Introdução aos microcontroladores Microcontroladores e microprocessadores Tecnologia em Manutenção Industrial 1 Definição de microcontroladores É um circuito integrado que pode ser programado para realização

Leia mais

FACULDADE LEÃO SAMPAIO

FACULDADE LEÃO SAMPAIO FACULDADE LEÃO SAMPAIO Microcontroladores Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 Componentes CPU Memórias Dispositivos de Entrada/Saída (E/S) Input/Output (I/O) 2 CPU A CPU busca informações

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Microcontroladores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Sistemas Embarcados

Leia mais

ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO

ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO ARQUITETURA DE PROCESSAMENTO Os subsistemas digitais codificadores, decodificadores, multiplexadores, demultiplexadores, registradores e contadores, possibilitam a criação de um sistema digital mais complexo

Leia mais

Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br

Microcontroladores. Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br Prof. Nivaldo T. Schiefler Jr. M.Eng Homepage: www.joinville.ifsc.edu.br/~nivaldo Email: nivaldo@ifsc.edu.br Conceito final será constituído de duas avaliações: 1ª Conceito avaliação teórica 2ª Conceito

Leia mais

Microcontroladores: Programação em C

Microcontroladores: Programação em C Aula 06 Microcontroladores: Programação em C Prof. Tecgº Flávio Murilo 02/04/2013 1 Microcontroladores PIC São fabricados pela Microchip Technology. PIC significa Programmabile Intelligent Computer, ou

Leia mais

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado

Aplicações Avançadas de Microprocessadores. Professor: Marco Shawn Meireles Machado Aplicações Avançadas de Microprocessadores Professor: Marco Shawn Meireles Machado Iniciação aos sistemas microcontrolados Objetivos da Aula: Descrever os itens que compõem uma CPU; Detalhar a estrutura

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para o PIC16F628A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe:

Leia mais

Componentes SMD NipoCell

Componentes SMD NipoCell Componentes SMD NipoCell Nipocell Página 1 Aprendendo sobre componentes SMD VARISTOR Um varistor (Variável resistor) é um componente eletrônico cuja resistência óhmica diminui à medida que a tensão que

Leia mais

KIT DIDÁTICO PIC-2377

KIT DIDÁTICO PIC-2377 KIT DIDÁTICO PIC-77... Módulo PIC-77 Recursos internos da MCU Encapsulamento DIP40. 5 instruções (RISC). pinos de I/O configuráveis. 56 bytes de EEPROM para dados de 8 bits. 8k de memória flash para o

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO INFO - PARKING

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO INFO - PARKING PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATS E TECNOLÓGICAS ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO INFO - PARKING CURITIBA 2010 LEONARDO ALVES FERREIRA MARCELO JÚNIOR COSSETIN INFO - PARKING Documentação

Leia mais

PIC16F628a. Pinagem do PIC16F628a:

PIC16F628a. Pinagem do PIC16F628a: PIC16F628a O PIC16F628a é um microcontrolador fabricado pela Microchip Technology (www.microchip.com), com as seguintes características: - composto de 18 pinos; - possui somente 35 instruções no seu microcódigo;

Leia mais

Período Saulo O. D. Luiz

Período Saulo O. D. Luiz Sistemas Microcontrolados Período 2009.2 Aula 2 1 Saulo O. D. Luiz Roteiro Características de um Microcontrolador 2 Saulo O. D. Luiz Características de um Microcontrolador Microcontrolador de fabricantes

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Microcontroladores I. Prof. Mauricio. Micro-I Prof. Mauricio 1. Microcontroladores PIC. Requisitos de Hardware MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Microcontroladores I Objetivos 2 Microcontroladores PIC Famílias PIC PIC 16F877A Tipos de Encapsulamentos Requisitos de Hardware Prof. Mauricio 1 Microcontroladores

Leia mais

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208

Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Objetivos: Módulo de Desenvolvimento PIC16F877A PCI208 Realizar programação e projetos com microcontroladores e seus periféricos, integrando sistemas analógicos e digitais com a utilização de compilador

Leia mais

Parte II Arquitetura. professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática

Parte II Arquitetura.   professorferlin.blogspot.com. professorferlin.blogspot.com. Sociedade Paranaense de Ensino e Informática www.spei.br Sociedade Paranaense de Ensino e Informática Parte II Arquitetura 2 1 Estrutura Básica 3 4 2 Arquitetura Básica 5 CLP x Computador A fonte de alimentação possui características ótimas de filtragem

Leia mais

Curso de Microcontroladores PIC 16F84A

Curso de Microcontroladores PIC 16F84A Curso de Microcontroladores PIC 16F84A João Neto Caetano Jnetcaetano@hotmail.com Marciel Gonçalves Azevedo Marcielgazevedo@hotmail.com Célio Rodrigues Pinto Treinamentos em geral, suporte a alunos universitários

Leia mais

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1

Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Guia da Placa de desenvolvimento PD Mega16 N1 Este tutorial consiste mostrar detalhes de hardware da placa de desenvolvimento PD Mega16 N1, necessário para iniciar a programação e testes. Boa aprendizagem...

Leia mais

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1

Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 Aula 10 Microcontrolador Intel 8051 Parte 1 SEL 0415 INTROD. À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Marcelo A. C. Vieira SEL 0415 Microcontroladores Grupo de Sistemas Digitais n Microcontrolador é o nome

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim

Arquitetura e Organização de Computadores. Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim Arquitetura e Organização de Computadores Conjunto de Instruções da Arquitetura CompSim Agenda Introdução ao Arduino Arduino é: Plataforma eletrônica baseada em microcontrolador Especifcação aberta Utilizada

Leia mais

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR

PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR PROJETO CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CONTROLADORA DE MOTOR DE PASSO UNIPOLAR CH1 AVANÇA 1 PASSO CH2 RETROCEDE 1 PASSO CH3 AVANÇA CONTINUAMENTE CH4 RETROCEDE CONTINUAMENTE B1 SINAL EXTERNO AVANÇA

Leia mais

MEMÓRIAS PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO

MEMÓRIAS PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO MEMÓRIAS MEIOS: PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO TÉCNICAS: IMPRESSÃO CARGAS ELÉTRICAS MODIFICAÇÃO DE ÍNDICES ÓPTICOS DE SUPERFÍCIES

Leia mais

Placa McLab1 Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x

Placa McLab1 Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x Placa Upgrade PIC16F84A p/ PIC16F62x Sumário 1. UTILIZANDO OS PICS 16F62X...3 1.1. INTRODUÇÃO...3 2. ATUALIZAÇÃO DO HARDWARE...4 2.1. UPGRADE DA PLACA MCLAB1 PARA TRABALHAR COM PIC16F627 / PIC16F628...4

Leia mais

Microcontroladores e Robótica

Microcontroladores e Robótica Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Projetos Prof. Sergio F. Ribeiro Projetos É preciso estabelecer três equipes. Cada equipe ficará com o desenvolvimento de um projeto. Os projetos são distintos.

Leia mais

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM

Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Guia rápido AFSmart Board PIC18F4550-I/P Placa de desenvolvimento USB AFSmartBoard utiliza PIC18F4550 da Microchip, microcontrolador com o Flash 32kb, 2048 bytes de memória RAM Características Placa para

Leia mais

Jadsonlee da Silva Sá

Jadsonlee da Silva Sá Introdução aos Sistemas Microcontrolados Jadsonlee da Silva Sá Jadsonlee.sa@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jadsonlee.sa Introdução aos Sistemas Microcontrolados Assembly, C, java,... Circuito Reset

Leia mais

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME:

LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: LISTA 01 3B ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES (REALIZADA EM AULA) NOME: NOME: 1. Explique a constituição do computador. Um computador é composto pelo processador, pela memória, dispositivos de entrada e saída.

Leia mais

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/

Microcontroladores. Rafael Silva de Lima https://sites.google.com/site/pensante91/ Microcontroladores Rafael Silva de Lima rafael_silvadelima@yahoo.com.br https://sites.google.com/site/pensante91/ CETTPS Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante Curso Técnico em Automação/ Eletrotécnica

Leia mais

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328

Arquitetura do Microcontrolador Atmega 328 Governo do Estado de Pernambuco Secretaria de Educação Secretaria Executiva de Educação Profissional Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães ETEPAM Arquitetura do Microcontrolador Atmega

Leia mais

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa.

A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A placa descrita pode receber alimentação pela conexão USB ou por uma fonte de alimentação externa. A alimentação externa ocorre através do conector Jack com o pino positivo no centro, onde o valor de

Leia mais

Microcontrolador 8051

Microcontrolador 8051 Microcontrolador 8051 Inicialmente fabricado pela INTEL, atualmente fabricado por várias empresas; Possui uma grande variedade de dispositivos, com diversas características, porém compatíveis em software;

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Interfaces de Entradas e Saídas DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28

Suporta os microcontroladores: R. Leonardo da Vinci, Campinas/SP CEP F.: (19) Kit de Desenvolvimento ACEPIC 28 Suporta os microcontroladores: PIC16F870, PIC16F872, PIC16F873A, PIC16F876A, PIC16F886, PIC18F2420, PIC18F2520, PIC18F2525, PIC18F2620, PIC18F2455, PIC 18F2550 e outros com 28 pinos O Kit de desenvolvimento

Leia mais

Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu

Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu Seqüencial de Leds utilizando o microcontrolador PIC16F628A Vitor Amadeu A Cerne Tecnologia e Treinamento, estará neste mês de agosto, abrindo várias seções mostrando o que é, para que servem e onde são

Leia mais

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira

AAAA AAAA SEL Aplicação de Microprocessadores I. Aula 5 Temporização e Interrupção. Marcelo Andrade da Costa Vieira SEL 0629 Aplicação de Microprocessadores I Aula 5 Temporização e Interrupção Marcelo Andrade da Costa Vieira Contagem de Tempo Contando tempo Existem 3 maneiras de contarmos tempo com os microcontroladores

Leia mais

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador

Objetivos MICROCONTROLADORES HARDWARE. Aula 03: Periféricos. Prof. Mauricio. MICRO I Prof. Mauricio 1. Arquitetura de um Microcontrolador MICROCONTROLADORES HARDWARE 1 Prof. Mauricio Aula 03: Objetivos 2 Arquitetura de um Microcontrolador Unidade Central de Processamento Portas de Entrada e Saída Porta Serial Temporizador / Contador Conversor

Leia mais

Arduino. Aula 3 motores

Arduino. Aula 3 motores Arduino Aula 3 motores O que são motores elétricos? São dispositivos capazes de converter energia elétrica em energia mecânica No Arduino : Entradas e saídas digitais Entradas analógicas Lembrete!!! Ondas

Leia mais

Experiência. Montagem Kit Didático. 2. Turma: Nota: 5. MICRO-I Prof. Mauricio. Identificação dos Alunos:

Experiência. Montagem Kit Didático. 2. Turma: Nota: 5. MICRO-I Prof. Mauricio. Identificação dos Alunos: Montagem Kit Didático MICRO-I Prof. Mauricio Curso: Eletrônica Industrial Experiência 01 Departamento de Sistemas Eletrônicos Identificação dos Alunos: 1. Data: 2. Turma: 3. 4. Nota: 5. I. OBJETIVOS -

Leia mais

Família de Microcontroladores AVR

Família de Microcontroladores AVR www.iesa.com.br 1 AVR é o nome dado a uma linha ou família de microcontroladores fabricada pela empresa Atmel nos Estados Unidos. A sigla AVR é em homenagem a dois estudantes de doutorado de uma universidade

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Conhecimento para o Desenvolvimento Tecnologia e Treinamento Apostila de Assembly para AT89S8252 (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Função dos Registradores no PIC Prof. Sergio F. Ribeiro Os Registradores Especiais que Controlam Tudo Vimos que configurações podem ser feitas para definir

Leia mais

Projeto de Sistemas Eletrônicos

Projeto de Sistemas Eletrônicos Curso de Formação Profissional Técnico em Eletroeletrônica Módulo II Senai Arcos-MG Projeto de Sistemas Eletrônicos Raphael Roberto Ribeiro Silva Técnico em eletroeletrônica pelo INPA Arcos Estudante de

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento. Apostila de BASIC para PIC16F628A

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento. Apostila de BASIC para PIC16F628A Cerne Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de BASIC para PIC16F628A (21) 43-9798 (11) 43-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com Skipe: cerne-tec

Leia mais

Introdução à Plataforma ARDUINO

Introdução à Plataforma ARDUINO MINICURSO Introdução à Plataforma ARDUINO PET Mecatrônica/BSI Geruza M. Bressan O que é um microcontrolador (MCU)? É um computador em um chip Processador Memória Entrada/Saída Controla ações e funções

Leia mais

Temporizador com PIC 12F675

Temporizador com PIC 12F675 Temporizador com PIC 12F675 Vanderlei Alves S. da Silva Figura 1 Microcontrolador PIC 12F675 Os microcontroladores dominaram grande parte dos equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia e assumem diversas

Leia mais

Programação Básica em Arduino Aula 8

Programação Básica em Arduino Aula 8 Programação Básica em Arduino Aula 8 Execução: Laboratório de Automação e Robótica Móvel Receber um valor da porta Serial. Os comandos que serão utilizados em aula serão Serial.available() e Serial.parseInt().

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação. Display POV

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação. Display POV PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CCET - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Engenharia de Computação Display POV CURITIBA 2011 1 Fernando Brambilla de Mello Renan Passador da Silva Victor

Leia mais

Introdução à robótica

Introdução à robótica Núcleo de Robótica e Sistemas Cibernéticos Ensino pesquisa e extensão em robótica educacional e cibernética. Introdução à robótica Objetivo da aula 7: Entender o funcionamento de um controlador ou processador

Leia mais

HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0

HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0 KITS DE APLICAÇÃO E APRENDIZADO AVANÇADO HEXKIT F877 PLUS Manual do usuário Versão 1.0 Os HEXKITS são soluções para desenvolvimento, aprendizado e prototipação rápida de projetos/produtos. Em atividades

Leia mais

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento

Cerne. Conhecimento para o Desenvolvimento. Cerne Tecnologia e Treinamento Cerne Conhecimento para o Desenvolvimento Cerne Tecnologia e Treinamento Apostila de Pascal Avançado para PIC16F877A (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 E-mail: cerne@cerne-tec.com.br MSN: cerne-tec@hotmail.com

Leia mais

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE

FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE FACULDADE DE TALENTOS HUMANOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE ELETIVA I PARA AUTOMAÇÃO E CONTROLE PROF. ENG. ESP. ANTONIO CARLOS LEMOS JÚNIOR acjunior@facthus.edu.br

Leia mais

Introdução à Eletrónica IV

Introdução à Eletrónica IV Introdução à Eletrónica IV Nino Pereira José Cruz Índice Conversor USB-UART(RS232) Regulador de tensão PWM e Ponte H L298 Recetor de infravermelhos Circuito oscilador com NAND 74HC00 Micro-controlador

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS Automação (AUT) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) INTRODUÇÃO AOS CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS 2018-2

Leia mais

Microcontrolador 8051:

Microcontrolador 8051: Microcontrolador 8051: Fonte: CORRADI 2009 O Microcontrolador 8051: Começou a ser produzido no início da década de 80, pela Intel; Hoje é fabricado por várias empresas e com muitas variações; Atualmente,

Leia mais

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa

Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP. Memórias de Dados e de Programa 4. Memórias de Dados e de Programa Professor: Vlademir de Oliveira Disciplina: Microcontroladores e DSP 4.1 Memórias Semicondutoras Algumas definições Célula: Dispositivo de armazenamento de 1 bit. Palavra:

Leia mais

Microcontroladores PIC16 - XM 116 -

Microcontroladores PIC16 - XM 116 - T e c n o l o g i a Microcontroladores PIC16 - XM 116 - Os melhores e mais modernos MÓDULOS DIDÁTICOS para um ensino tecnológico de qualidade. Microcontroladores PIC16 - XM 116 - INTRODUÇÃO O mundo da

Leia mais

Projeto de Sistemas Embarcados

Projeto de Sistemas Embarcados Projeto de Sistemas Embarcados Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Prof. Dr. Joselito A. Heerdt Joselito.heerdt@.udesc.br PLANEJAMENTO 1. Introdução 2. O projeto de sistemas 3. Projeto de hardware 4.

Leia mais

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas

Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Conjunto de Instruções e Modelos de Arquiteturas Aula 7 Prof. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Leia mais

1.2 Registradores relacionados as Interrupções. 3. TOSE Sentido da transição da borda do sinal aplicado am TMR0

1.2 Registradores relacionados as Interrupções. 3. TOSE Sentido da transição da borda do sinal aplicado am TMR0 Capítulo 1 Interrupções 1.1 O que são interrupções? Como o nome sugere interrompe a execução normal e exige atenção urgente da CPU. São eventos não previsíveis e assim não pode ser oferecido tempo de CPU

Leia mais

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA

Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais EDUARDO ELIAS ALVES PEREIRA Sistemas Digitais Agenda Arduino Tipos, detalhes; Esquema elétrico. IDEs Eagle; ATMel Studio; Arduino Studio; Circuits IO (Simulador). Arduino Arduino MEGA2560

Leia mais

Sistemas Embarcados:

Sistemas Embarcados: Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Sistemas Embarcados: Temporizadores e Contadores DCA0119 Sistemas Digitais Heitor Medeiros Florencio Temporizadores

Leia mais

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída

PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores. Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída PSI2662 Projeto em Sistemas Eletrônicos Embarcados: Sensores e Atuadores Apresentação do Kit Freescale Freedom FDRM-KL25Z e Portas de Entrada e Saída Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Prof.

Leia mais

MICROCONTROLADORES NO RADIOAMADORISMO

MICROCONTROLADORES NO RADIOAMADORISMO MICROCONTROLADORES NO RADIOAMADORISMO CT2KAV CARLOS SOUSA Almeirim, 17 de Setembro de 2016 Único circuito com O MICROCONTROLADOR Processador Memória Ram, E2Prom, Flash Periféricos ADC, USART, USB Comparadores,

Leia mais

Data Sheet FBEE Kit V05

Data Sheet FBEE Kit V05 Data Sheet FBEE Kit V05 IEEE 802.15.4 SUPORTA PROTOCOLOS ZIGBEE E MIWI REV 02 1 Rev02 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

Introdução ao Microcontrolador PIC

Introdução ao Microcontrolador PIC Introdução ao Microcontrolador PIC Nikolas Libert Aula 11 Eletrônica Digital ET52C Tecnologia em Automação Industrial Memórias Memórias Memória de dados Núcleo do μc Memória de código Normalmente os microcontroladores

Leia mais

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega

Características técnicas Baseado no ATMega da empresa AVR, fabricante de micro-controladores em plena ascensão e concorrente do PIC Pode usar ATMega ARDUINO O que é Arduino Arduino foi criado na Itália por Máximo Banzi com o objetivo de fomentar a computação física, cujo conceito é aumentar as formas de interação física entre nós e os computadores.

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUC-PR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUC-PR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PUC-PR CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA Projeto Automação Esteira Seletora Bruno Henrique Viecelli Felipe Cardoso Paulo Einstein Melges Arnaut Curitiba

Leia mais

Implementando PWM por soft - um método simples. Por Renie S. Marquet reniemarquet.sites.com.br - versão

Implementando PWM por soft - um método simples. Por Renie S. Marquet reniemarquet.sites.com.br - versão Implementando PWM por soft - um método simples. Por Renie S. Marquet reniemarquet.sites.com.br - versão 25.02.2005 O PWM (Pulse Width Modulation Modulação por largura de pulso) consiste em controlar o

Leia mais

SEL0338 Tópicos Especiais em Sistemas Digitais

SEL0338 Tópicos Especiais em Sistemas Digitais 1 Formato das Instruções Instruções Orientadas a Byte: instrução f,d Designador do Registrador do arquivo (endereço Hexa ou Label) a ser usado pela instrução Exemplo: MOVF f,d ; move o conteúdo do registrador

Leia mais

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01

Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01. 1 Rev01 Application Note FBEE Controle de Placas com entradas Analógicas REV01 1 Rev01 1. INTRODUÇÃO Este capítulo faz uma introdução às características do kit de demonstração FBee Kit. Este capítulo discute:

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Ciência da Computação Laboratório de Hardware Introdução ao Microcontrolador PIC Prof. Sergio Ribeiro Microprocessadores Os microprocessadores são circuitos integrados compostos por diversas portas lógicas

Leia mais

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho

ARDUINO. Profº. Engº. Robson Dias Ramalho ARDUINO Profº. Engº. Robson Dias Ramalho 3. Microprocessador (E/S) 4. Memória RAM (E/S) 5. Placa de vídeo (E/S) 8. Disco Rígido (E/S) 9. Mouse (Saída) 10. Teclado (E/S) 2. Placa mãe (barramento de dados)

Leia mais

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW

Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW Proposta de uma plataforma de monitoramento e acionamento remoto voltada para sistemas de hardware industriais utilizando LabVIEW "Este artigo tem como proposta apresentar uma plataforma para monitoramento

Leia mais

CONTROLE DE LUMINOSIDADE DE UMA SALA

CONTROLE DE LUMINOSIDADE DE UMA SALA CONTROLE DE LUMINOSIDADE DE UMA SALA Luis Fernando Chaves Paulin 1, Renato de Mesquita Morettim 2, Severino dos Santos 3 chaves4562@itelefonica.com.br renato.motettim@vcp.com.br sevsantos@ig.com.br Resumo-

Leia mais

Lista de Exercícios 1

Lista de Exercícios 1 Conceitos envolvidos: a) Contadores e Temporizadores b) Interface serial RS2322 c) Interrupções Lista de Exercícios 1 1. Fazer um contador hexadecimal que coloque o valor de contagem na porta P1 em intervalos

Leia mais

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR

Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Programa Trainee 2012 Módulo 4 Microcontroladores AVR Conteúdo 01 Arquitetura de microcontroladores AVR Mayara de Sousa Prof. Leandro Schwarz Tempo Estimado 2 h.a. Projeto de Placas de Circuito Impresso

Leia mais

ELE Microprocessadores I. AULA 12 Arquitetura do Microprocessador Interface com as memórias

ELE Microprocessadores I. AULA 12 Arquitetura do Microprocessador Interface com as memórias ELE 1078 - Microprocessadores I AULA 12 Arquitetura do Microprocessador 8085 -Interface com as memórias 12.1 - Estrutura das Memórias Memória de Leitura / Escrita (R / W memory). Grupo de registradores;

Leia mais

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues

14/3/2016. Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Prof. Evandro L. L. Rodrigues Tópicos do curso Conceitos básicos - Aplicações e utilizações dos microcontroladores

Leia mais

Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2 Conceitos envolvidos: a) Contadores e Temporizadores b) Interface serial RS232 c) Interrupções Lista de Exercícios 2 1. Fazer um contador hexadecimal que coloque o valor de contagem na porta P1 em intervalos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS Prof. Carlos Pimentel de Sousa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS Prof. Carlos Pimentel de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DISCIPLINA DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS Prof. Carlos Pimentel de Sousa SENSOR APLICADO À CATRACA ÓPTICA ENGENHEIRANDOS: JOAQUIM BEZERRA FRANÇA FILHO - 9921290

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555 ELE-59 Circuitos de Chaveamento Prof.: Alexis Fabrício Tinoco S. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA DIVISÃO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA APLICADA TIMER 555 1. OBJETIVOS: Os objetivos

Leia mais

Arquitetura PIC - PWM

Arquitetura PIC - PWM Arquitetura PIC - PWM Guilherme Luiz Moritz 1 1 DAELT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná 03 de 2013 Objetivos Aprender o que é a técnica de PWM Compreender a utilidade da técnica Aprender a utilizar

Leia mais

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

07/06/2015. Outras características importantes em Microprocessadores/Microcontroladores SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Redução de Potência de Operação As versões CHMOS (89C51, 89S52, etc ) da família MCS-51 possuem dois modos de controle de redução de potência de operação do chip.

Leia mais

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I

SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL 433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I SEL-433 APLICAÇÕES DE MICROPROCESSADORES I Apresentação do curso Critério de avaliação Média final = 0.8 * MP + 0.2 * ME onde MP = (P1 + P2) / 2 e ME = Notas

Leia mais

O 7490 na prática O circuito integrado 7490 tem a aparência mostrada na figura 1.

O 7490 na prática O circuito integrado 7490 tem a aparência mostrada na figura 1. Contador binário até 99 (ART063) Escrito por Newton C. Braga A numeração binária é a base de funcionamento dos computadores e de todos os circuitos de eletrônica digital. Por esse motivo, além de ser ensinada

Leia mais

Sistemas Microcontrolados

Sistemas Microcontrolados Ciência da Computação Sistemas Microcontrolados Introdução aos Microcontroladores PIC Prof. Sergio F. Ribeiro Microprocessadores Os microprocessadores são circuitos integrados compostos por diversas portas

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO PROPELLER CLOCK CURITIBA 2010 GILBERTO YOSHIAKI YAMANOUCHI RAFAEL HENRIQUE AZANHA DE

Leia mais

Introdução ao PIC. Guilherme Luiz Moritz 1. 6 de novembro de DAELT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Introdução ao PIC. Guilherme Luiz Moritz 1. 6 de novembro de DAELT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Guilherme Luiz Moritz 1 1 DAELT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná 6 de novembro de 2013 Características do PIC Arquitetura Harvard RISC, 35 instruções 8 a 84 pinos Mais de 180 modelos Vários

Leia mais

Microcontroladores e Microprocessadores

Microcontroladores e Microprocessadores Microcontroladores e Microprocessadores Prof. Alison Lins Microcontrolador Agenda - Histórico da Evolução da Eletrônica - Microprocessadores - Memórias - Microcontroladores - Microcontrolador x Microprocessador

Leia mais

OMódulo Comparador Analógico consiste em um conjunto

OMódulo Comparador Analógico consiste em um conjunto Módulo Comparador Analógico Roteiro N o 05 Fundação Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciência e Tecnologia, Departamento de Engenharia - DEE Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - Disciplina

Leia mais

Palavras-chave: Controle de temperatura, microcontrolador, sistema didático

Palavras-chave: Controle de temperatura, microcontrolador, sistema didático Projeto e Implementação de um Sistema Didático para Controle de Temperatura Ágio Gonçalves de Moraes Felipe 1, Eduardo Teles Ferreira 2, Antonio Alencar Alves 3 1 Professor do Curso de Automação Industrial

Leia mais

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores.

Palestra de Tecnologia. Assunto: Microcontroladores. Palestra de Tecnologia Assunto: Microcontroladores www.cerne-tec.com.br Apresentação Apresentação Vitor Amadeu Souza vitor@cerne-tec.com.br Cerne Tecnologia: Localização: Rio de Janeiro Áreas de atuação:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS MICROPROCESSADOS CÓDIGO: EAI.707 Período Letivo: 1º Semestre / 2018 Carga Horária: Total: 72H/A Semanal: 0 aulas Créditos: 0 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN:

Leia mais

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento

Microprocessadores e Microcontroladores. Professor Lucas Araujo do Nascimento Microprocessadores e Microcontroladores Professor Lucas Araujo do Nascimento REVISÃO Microprocessadores e Microcontroladores Microprocessadores e Microcontroladores COMPUTADOR Microprocessadores e Microcontroladores

Leia mais

Marcelo Fernandes Valter Rodrigues de Jesus Junior. Thermal Control

Marcelo Fernandes Valter Rodrigues de Jesus Junior. Thermal Control Marcelo Fernandes Valter Rodrigues de Jesus Junior Thermal Control Curitiba 2011 Índice Analítico 1. Resumo 4 2. Introdução 4 3. Objetivo 4 4. Fundamentos Teóricos 5 4.1 A família PIC 16f877/877A 6 5.

Leia mais