Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema."

Transcrição

1

2 Sphinx APRENDIZ - p GESTÃO DOS DADOS EXPORTAR A BASE DE DADOS Muitas vezes é necessário exportar os dados do sistema Sphinx para que estes sejam importados em outro sistema. O sistema Sphinx pode exportar a base de dados no formato TXT com uma configuração determinada que será vista a seguir. Estando em qualquer um dos estágios do sistema (Elaboração do questionário, Coleta das respostas ou Tratamentos e análises), ative o menu Arquivo e escolha a opção Salvar como / Backup / Exportar. Dentre os itens disponíveis, escolha a opção Exportar os dados. Exportando os dados Na próxima tela de diálogo é possível escolher quais variáveis serão exportadas e a maneira que as mesmas serão representadas no arquivo, se nas questões fechadas será por nome, número (este número é o que representa a ordem que eles foram digitados na elaboração do questionário Masculino; Feminino ou 1; 2) ou valor associado (caso tenha sido atribuído algum valor no momento da criação da questão). O mesmo para as questões escalares, nome, número ou valor associado. Não esquecer de marcar em Título das variáveis a opção Nomes das variáveis.

3 Sphinx APRENDIZ - p.119 Definições da exportação Em seguida, na próxima tela, o sistema irá apresentar uma prévia de como o arquivo será exportado. É possível definir quais observações serão exportadas, todas ou apenas aquelas que se enquadrar em um determinado perfil. Prévia da exportação Ao clicar em Concluir, basta confirmar o local onde o arquivo texto será gravado.

4 Sphinx APRENDIZ - p.120 Gravando arquivo O arquivo texto gerado possui uma organização com delimitação entre variáveis e respondentes. Arquivo texto exportado Este arquivo tem a vantagem de poder ser aberto diretamente no Excel, estando organizado em linhas e colunas. Para isto, ao abrir o Excel, clique em Arquivo, opção Abrir. Atenção para que, no tipo do arquivo esteja Arquivos de texto. Abrindo arquivo no Excel

5 Sphinx APRENDIZ - p.121 Na tela de diálogo, indique o arquivo como sendo Delimitado, com separador Tabulação. Depois de definido o separador, clique em Concluir. Importando no Excel. Em seguida, o arquivo estará pronto para ser utilizado ou modificado.

6 Sphinx APRENDIZ - p.122 IMPORTAR DADOS / CRIAR UMA BASE DE DADOS NOVA O sistema permite que dados sejam importados de outros sistemas, alimentando ou criando uma nova base de dados no Sphinx. Contudo, é fundamental respeitar o formato com o qual o sistema Sphinx trabalha. É possível importar dados para uma base de dados já existente, ou ainda, criar uma base de dados nova, tendo como fonte um arquivo texto. Veremos estas opções a seguir. # Criando uma base de dados nova com base em um arquivo texto Primeiramente, será necessário criar um arquivo que esteja nos padrões do sistema, sendo que este tem alguns detalhes importantes. Para criar o arquivo, a melhor maneira é fazê-lo através do próprio Excel em uma planilha nova. Disponha na primeira coluna e na primeira linha (A1) o nome da primeira variável, por exemplo Nome. Estruturando pesquisa no Excel O sistema irá identificar a primeira linha como sendo os títulos das variáveis a importar. As respostas estarão dispostas nas demais linhas. Ao montar a pesquisa, deve-se atentar para alguns detalhes, como por exemplo no caso de haver perguntas que suportam respostas múltiplas. Neste caso, o número de colunas com o mesmo nome deve ser igual ao número de respostas possíveis. Por exemplo, os 3 esportes que mais gosta de praticar. Respostas múltiplas Depois de estruturada a pesquisa, basta entrar com os dados, respeitando as linhas e colunas.

7 Sphinx APRENDIZ - p.123 Respostas no Excel Estando pronta a organização dos dados, ao salvar atente para um detalhe muito importante: acesse o menu Arquivo opção Salvar como e então defina o local e o nome do arquivo. O item importante está no tipo em que será salvo o arquivo, escolha Formato texto (separado por tabulações). Salvando em arquivo texto Voltando ao sistema Sphinx, certifique-se que nenhuma pesquisa esteja aberta (feche o sistema e inicie-o novamente) e clique em Dados externos. Em seguida, clique em OK e localize o arquivo texto criado anteriormente.

8 Sphinx APRENDIZ - p.124 Trazer dados de fora do sistema Depois de indicar o arquivo, marque a opção A primeira linha contém o nome das variáveis. Definições do arquivo a importar

9 Sphinx APRENDIZ - p.125 Confirme os dados clicando em Avançar. Depois que o sistema identificar tudo corretamente, será necessário fazer uma conferência rápida dos dados, verificando se o sistema estipulou correto o tipo de cada uma das variáveis. Para isso, basta clicar sobre a variável e marcar o tipo correto caso este não tenha sido automaticamente escolhido. Verificando o tipo de cada uma das variáveis identificadas Depois de confirmar cada uma das variáveis identificadas, confirme a criação clicando em Avançar. O sistema então irá realizar uma verificação do arquivo. Caso não haja problemas, avance e salve o arquivo na pasta apropriada e a pesquisa estará pronta, com os dados já posicionados de maneira correta. Verifique na Lista das questões como ficou a estrutura e consulte os dados posicionando-se no estágio Coleta das respostas, opção Consultar / alterar. # Importar dados para uma base já existente Para importar dados externos para uma base já existente no sistema Sphinx, esta deverá seguir o mesmo padrão visto nos itens acima: colunas e linhas, separados por tabulação. A identificação entre o arquivo texto e o arquivo Sphinx se dá através do nome das variáveis. Logo, a primeira linha do txt deverá conter os mesmos nomes que foram definidos na estrutura do questionário.

10 Sphinx APRENDIZ - p.126 Estrutura no Excel No sistema, posicione-se no estágio Coleta das respostas, acesse o menu Gestão opção Importar dados. Novamente escolha Importar dados e clique em OK. Importar dados É preciso indicar qual o arquivo a ser importado e depois onde o mesmo está localizado. Em seguida, o sistema irá identificar automaticamente as respostas no arquivo texto indicado. Avançando, será necessário confirmar o reconhecimento dos dados a serem importados para então indicar ao sistema se este deverá criar novas observações ou substituir as existentes pelas respostas do arquivo que está sendo importado.

11 Sphinx APRENDIZ - p.127 Importando arquivo Se tudo correr bem, o sistema irá retornar para a tela dos estágios, com as respostas já incorporadas. Podem acontecer alguns erros caso no arquivo texto haja algum elemento diferente daqueles previstos na estrutura do questionário. Por exemplo, em questões fechadas onde no arquivo a importar existam outras opções. Pode-se então adicionar ou ignorar.

12 Sphinx APRENDIZ - p.128 # Acrescentar observações de uma pesquisa idêntica Da mesma forma que é possível acrescentar observações a partir de um arquivo texto, também é possível acrescentar respostas de uma pesquisa já existente, contanto que a mesma seja idêntica àquela que se deseja alimentar. Estando no sistema Sphinx, posicione-se no estágio Coleta das respostas e ative o menu Gestão. Escolha a opção Reunir / Merge. Reunir / Merge Dentre as possíveis opções, escolha Adicionar observações de uma enquete idêntica. Localizando arquivo para ser importado

13 Sphinx APRENDIZ - p.129 Basta indicar o arquivo (indicar o caminho de acesso aos arquivos de respostas, cuja extensão é "nome.rep".) e confirmar a importação clicando em Abrir. Se os dois arquivos possuírem a mesma estrutura, o sistema irá importar automaticamente as respostas e voltará para a tela dos estágios. É possível controlar (verificar) a quantidade total de respostas graças às informações disponíveis no painel de comando central, embaixo e à esquerda: quantidade de questões e sobretudo quantidade de respostas. Atenção: os arquivos de respostas a reunir devem ser rigorosamente idênticos [quantidade de questões, nomes e tipos das variáveis, quantidade de categorias]. # Reunir variáveis de diferentes enquetes Significa reagrupar diversas pesquisas que contenham variáveis em comum. A partir delas cria-se uma nova pesquisa resultante dessa consolidação, incluindo as questões comuns à todas as pesquisas. Podemos fazer aparecer também variáveis "parcialmente" comuns, que estão presentes em pelo menos dois estudos, mas não em todos. Um menu permite escolher as variáveis a fundir e indica se elas são comuns (c), parcialmente comuns (p), exclusivo de uma pesquisa (e) ou diferente de acordo com a pesquisa (d). # Fundir duas enquetes Com esta função poderemos adicionar à pesquisa atual informações que tratam dos mesmos indivíduos e que estão contidas em uma outra pesquisa. Uma variável "chave", comum as duas pesquisas, é necessária para identificar o mesmo indivíduo nos 2 arquivos. Um menu permite indicar a chave e as variáveis a considerar na 2 a pesquisa. ATENÇÃO: Essas funções constituem "mundos a explorar". Sugerimos que os usuários dediquem um tempo para testar as opções e possibilidades que cada destes recursos oferece. Mais informações sobre este recurso podem ser vistas no portal dos usuários Sphinx, disponível no endereço:

14 Sphinx APRENDIZ - p.130 APAGAR FICHAS/OBSERVAÇÕES O sistema possibilita, além de apagar ficha a ficha no modo de consulta, apagar conjuntos de observações, ou ainda observações que se encaixam em determinado perfil. Para acessar estas opções, estando no estágio Coleta das respostas, ative o menu Gerar, opção Deletar observações. Apagar observações É possível determinar configurações para apagar as observações. São elas: Todas as observações: apaga todos os dados que constam na pesquisa; As observações numeradas de: apaga um intervalo de observações, indicando os limites; As observações tais que: é possível determinar um perfil para a exclusão das observações; Uma lista estruturada para: permite que sejam excluídos da base todos os dados coincidentes à lista indicada; As observações fora do estrato/filtro atual: quando um estrato estiver aplicado, exclui todas as observações que não estão contempladas; Observações aleatórias: basta indicar a quantidade e o sistema irá apagar fichas aleatoriamente.

15 Sphinx APRENDIZ - p.131 CRIAR RESPOSTAS ALEATÓRIAS Para fins de teste, é possível gerar respostas aleatórias. Esta função é importante na construção de relatórios, pois simula gráficos e tabelas com conteúdos aleatórios. Para isto, estando no estágio Coleta das respostas ative o menu Gestão e então a opção Ferramentas complementares. Na tela seguinte escolha Criar respostas aleatórias. Criar respostas aleatórias Depois, basta indicar a quantidade de respostas que o sistema deve gerar, lembrando que não será respeitada nenhuma proporcionalidade e que as respostas não serão verossímeis.

16 Sphinx APRENDIZ - p.132 Quantidade de respostas a gerar ATENÇÃO: Além da geração de respostas aleatórias, as Ferramentas complementares apresentam diversos recursos que podem ser úteis em uma pesquisa. Recomendamos a exploração de cada um deles.

Análise de Textos: análise de conteúdo

Análise de Textos: análise de conteúdo Análise de Textos: análise de conteúdo V 5.1 A Análise de Conteúdo é uma ferramenta que auxilia o pesquisador a extrair de uma questão aberta os dados que são úteis para uma posterior análise. Trata-se

Leia mais

Filtrando observações que atendam a um perfil

Filtrando observações que atendam a um perfil Filtrando observações que atendam a um perfil Pré-requisitos: Lista das questões Coleta das respostas O perfil tem como função isolar um segmento de amostra com características semelhantes (que atenda,

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Como Gerar Nota Referenciada? - FS105

Como Gerar Nota Referenciada? - FS105 Como Gerar Nota Referenciada? - FS105 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal > NF-e Eventos > Geração de Nota Referenciada. Referência: FS105 Versão: 2016.08.29 Como Funciona: Esta tela é utilizada para

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

SINECON CARREGA CSV. 2) Converter todas as colunas, exceto de números, para o formato Texto, fazendo:

SINECON CARREGA CSV. 2) Converter todas as colunas, exceto de números, para o formato Texto, fazendo: SINECON CARREGA CSV ROTEIRO DE IMPORTAÇÃO CSV SINECON A PARTIR DE PLANILHA EXCEL 02/03/2017 1) Gerar a planilha Excel do Arquivo Texto desejado (Ex. EPCTAS CADASTRO DE DESPESAS) com os títulos das colunas

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Ressaltamos caso não esteja aberta no banco de dados da prefeitura a Unidade Câmara ou a Unidade Município os seguintes passos deverão ser seguidos:

Ressaltamos caso não esteja aberta no banco de dados da prefeitura a Unidade Câmara ou a Unidade Município os seguintes passos deverão ser seguidos: Manual da Prestação de Contas do SiaceLRF Primeiro Bimestre Dentro do Sistema da SH3 o primeiro passo é fazer a consolidação dos dados da prefeitura e da Câmara dentro do Município, para os municípios

Leia mais

Análise de Textos: atelier lexical

Análise de Textos: atelier lexical Análise de Textos: atelier lexical V 5.1 O Atelier Lexical permite que o pesquisador tenha acesso a uma listagem de todas as palavras que foram utilizadas nas respostas abertas, e apresenta ainda uma contagem,

Leia mais

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT 1. Procedimentos para acesso à rede usando o CAT Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/? idp=2415 e certifique que o instalador que lhe é apresentado corresponde ao sistema

Leia mais

Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx

Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx Uso do recurso Multilíngua em pesquisas no Sphinx Pré requisitos: Elaboração de questionário Formulário multimídia Publicação na internet Visualização condicionada ao perfil A noção de Multilíngua em pesquisas

Leia mais

Elementos Externos 3D

Elementos Externos 3D Elementos Externos 3D Prezados colegas, A partir da versão V18 do TQS, da mesma forma que podemos fazer a exportação de modelo do TQS para o SketchUp e o Revit podemos fazer a importação de modelos tridimensionais

Leia mais

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver

O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver V.2 1 O sistema VirtualRepre - Off-Line tem como principal função, a inclusão de Cadastro de Clientes e Pedido de Venda, quando o representante não tiver acesso a conexão com Internet. É um aplicativo

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Importação de Sped Contribuições

Importação de Sped Contribuições Importação de Sped Contribuições Para fazer a importação de Sped Contribuições Acesse: Menu utilitários, Importação, Importação padrão, Sped Pis e Confins Nesta opção do sistema, deverá ser informada a

Leia mais

Ponto Secullum 4 Cópia de segurança

Ponto Secullum 4 Cópia de segurança Ponto Secullum 4 Cópia de segurança O Ponto Secullum 4 permite que sejam importados dados de cadastros e marcações do Ponto Secullum 3 e próprio Ponto Secullum 4. O sistema importa informações de banco

Leia mais

Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iq2

Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iq2 Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iq2 Pré-requisitos: Lista de variáveis Layout da pesquisa Conta em um servidor da SPHINX Brasil A publicação de pesquisas na web possibilita que pesquisas

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente

Manual de Uso Portal do Fornecedor Consulta Conta Corrente Página de 7 Consultar as informações de conta corrente do fornecedor. Os lançamentos da movimentação atual e os lançamentos futuros. O conta corrente permite visualizar as movimentações financeiras do

Leia mais

Manual das novidades. Versão 28.09/2.4.34

Manual das novidades. Versão 28.09/2.4.34 Manual das novidades Versão 28.09/2.4.34 Sumário 1. Importação de Lançamentos Contas a Receber... 3 2. Log de Auditoria... 14 2 1. Importação de Lançamentos Contas a Receber Através desta funcionalidade

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

Manual da Prestação de Contas das Câmaras referente ao 1º Semestre

Manual da Prestação de Contas das Câmaras referente ao 1º Semestre Manual da Prestação de Contas das Câmaras referente ao 1º Semestre 1º Passo: Dentro da Contabilidade, verificar se todas as fichas orçamentárias onde são empenhas os gastos com pessoal estão com a opção

Leia mais

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet

Emissão de Recibos. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Recibos Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2016 - ControleNaNet Conteúdo

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2:

Combinar variáveis Passo 1: Passo 2: Combinar variáveis Um dado, quando coletado de uma forma específica, provê uma informação pontual. Contudo, não raro, este mesmo dado pode servir a depreender outras ideias que não aquelas desejadas originalmente.

Leia mais

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Prof. Dr. José Guilherme Chaui Berlinck jbcb@usp.br Ricardo Alves Martins ricardom@usp.br 1. Calibração 1.1 Leitura das curvas Ao entrar

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás parte 2 BRAVASOFT Implantar e Imprimir Projetos Atualizado em: 09/2012 2 1. Sumário 2. Implantar Projeto no Bravasoft... 3 2.1 Arrumar arquivo com dados

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

Dados Externos e SIG: Importação de arquivos de texto para uma planilha eletrônica

Dados Externos e SIG: Importação de arquivos de texto para uma planilha eletrônica Dados Externos e SIG: Importação de arquivos de texto para uma planilha eletrônica Parte 01 de 10 2013 Importação de arquivos de texto para uma planilha A importação de dados externos para planilha eletrônica

Leia mais

3. Como olhar os s da sua conta de do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware?

3. Como olhar os  s da sua conta de  do grupo rio do peixe? 6. Como visualizar ou criar novos contatos no e-groupware? FAC E-Groupware Sumário 1. Como acessar o E-Groupware? 2. Como alterar a sua senha do E-Groupware? 3. Como olhar os e-mails da sua conta de e-mail do grupo rio do peixe? 4. Como escrever um novo e-mail?

Leia mais

Tutorial. Edição de DBF usando Excel e Access. Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Edição de DBF usando Excel e Access. Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Edição de DBF usando Excel e Access Autores: Mauricio Schiavolin Silva, Vitor Pires Vencovsky 1. INTRODUÇÃO Esse tutorial apresentará um procedimento para a edição de arquivos DBF utilizando os

Leia mais

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal> NFP Web-service>Exportação de arquivos Referência: FS127 Versão: 2016.2.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

PASSO A PASSO INFUSIONSOFT

PASSO A PASSO INFUSIONSOFT PASSO A PASSO INFUSIONSOFT Backup da Base de Dados Na medida em que você cria novas estruturas de captura no Infusionsoft, o número de contatos em sua base de dados aumenta. Nela, pode haver de tudo: contatos

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Arquiteturas e desenhos finais

Arquiteturas e desenhos finais Arquiteturas e desenhos finais Ao contrário das versões anteriores do Eberick, em que os comandos para importação e exportação de arquivos DWG/DXF eram acessados no menu Ferramentas, a partir do Eberick

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo:

Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: Passo a Passo para interface da DIRF Para iniciar o processo de interface para DIRF, verificar as configurações abaixo: 1- Ir em opções, configurações, configurar ambiente, e verificar se o(s) eventos

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

Gerenciar catálogo de endereços. Guia do administrador

Gerenciar catálogo de endereços. Guia do administrador Gerenciar catálogo de endereços Guia do administrador Novembro de 2012 www.lexmark.com Conteúdo 2 Conteúdo Visão geral... 3 Usando Gerenciar catálogo de endereços...4 Configuração do controle de acesso

Leia mais

Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med)

Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) Manual DMED TOTVS Série 1 Saúde (Personal Med) 1 Sumário Introdução... 3 Financeiro... 4 Entrada de valores pelo DMED... 4 Entrada de valores manualmente pelo financeiro... 7 Entrada de valores automaticamente

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S

SUBIR LISTAS DE  S SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel

Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel Criando uma mala direta com o Microsoft Word e Excel É possível usar o recurso "Mala direta" no Microsoft Word para criar e imprimir etiquetas para envio em massa usando os dados de uma planilha do Microsoft

Leia mais

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC

PASSO A PASSO. Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC PASSO A PASSO 1 Cadastro no Bússola para Signatários no Movimento ODS - SC ORIENTAÇÃO Para cadastro de signatários, sendo pessoa física ou jurídica é necessário, acessar a página do edital para criar a

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Dica #20 -Usando Open Office para mesclagem de mala direta segunda-feira, 24 de novembro de :55

Dica #20 -Usando Open Office para mesclagem de mala direta segunda-feira, 24 de novembro de :55 Dica #20 -Usando Open Office para mesclagem de mala direta segunda-feira, 24 de novembro de 2014 12:55 Após o hiato das dicas estou voltando e com uma dica de um recurso que já existe na versão 3.0 já

Leia mais

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação.

Visão geral do ambiente. Essa é a sua página inicial. No bloco lateral, você encontra um menu de navegação. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30

Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30 Preço Concorrente com Coletor dos Dados Compex CipherLab - CP30 Para utilização da função de Preço Concorrente no Coletor de Dados Compex CP-30 deve-se seguir a sequencia descrita abaixo: Passo 1: Criar

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Importar e Receber NF-e

Importar e Receber NF-e Importar e Receber NF-e Procedimentos prévios para importar: 1. Caso ainda não tenha sido criada, criar na área de trabalho o atalho para a pasta RECEBER. Para isso vá no SGL e clique no menu CADASTRO

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E

ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E MANUAL AVANÇO MANUAL INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA ATUALIZAÇÃO CERTIFICADO NF-E [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de e-mail] Material Desenvolvido para a Célula NF-e Autor:

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

Manual do usuário. Easy TESTE. (Versão Beta) Abril 2014

Manual do usuário. Easy TESTE. (Versão Beta) Abril 2014 Manual do usuário Easy TESTE (Versão Beta) Abril 2014 HS Informática www.hsinformatica.com.br Sumário Conhecendo a tela principal... 2 Cadastrando um teste... 2 Cadastrando proporcionalidade... 4 Cadastrando

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial

Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Procedimento de instalação do Oracle EBS da Mundial Caso você tenha algum problema no decorrer deste manual, por favor entre em contato conosco através do atendimento ao cliente. 1. Baixar o arquivo do

Leia mais

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, 2 0 1 4 Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal 1. Configuração de Preferências... 3 1.1 Configurar Aparência e Segurança...

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Manual de Uso Recuperação Fiscal

Manual de Uso Recuperação Fiscal Manual de Uso Recuperação Fiscal Versão 1.3 Junho de 2014 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Observação Thaís Oliveira 10/12/2013 1.0 Criação do Documento Thaís Oliveira 03/01/2014 1.1 Padronização

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário

VPRS Aplicativo Conversor Vida Manual do Usuário. Manual do Usuário ÍNDICE Manter Apólice... 3 Incluir Apólice... 4 Alterar Apólice... 6 Excluir Apólice... 8 Consulta de Apólice... 10 Importar Layouts... 11 Exportar Layouts... 11 Importar arquivo de fatura... 12 Gerar

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

Manual Processo DE/PARA Brasil Kirin

Manual Processo DE/PARA Brasil Kirin Manual Processo DE/PARA Brasil Kirin Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Control Informática. Implementação, parâmetros, configuração

Leia mais

S21. Analisador Estatístico de Arroz

S21. Analisador Estatístico de Arroz Manual S21 Analisador Estatístico de Arroz Índice S21 Analisador Estatístico de Arroz... 3 Classificador S21... 3 Menu Início... 5 Menu Controles... 8 Menu Resultados... 14 Menu Parâmetros... 16 S21 Analisador

Leia mais

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010

Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 1 de 8 10/11/2016 22:02 0 Entrar Importar dados do Windows Live Mail para Microsoft Outlook 2010 Este é um artigo passo a passo. Sumário Este artigo irá guiá-lo para migrar seus contatos, mensagens e dados

Leia mais

Manual de Importação/Exportação de Arquivos Texto

Manual de Importação/Exportação de Arquivos Texto Manual de Importação/Exportação de Arquivos Texto Produto : RM Gestão de Estoque, Compras e Faturamento 12.1.3 Processo : Importação/Exportação de Arquivos Texto Subprocesso : N/A Data publicação da :

Leia mais

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA

Capacitação Plataforma Solar. Sistema de Processos Administrativos SPA Capacitação Plataforma Solar Sistema de Processos Administrativos SPA Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de

Leia mais

Documentação Técnica

Documentação Técnica Documentação Técnica Manual de Configuração de Documentos do OpenOffice para impressão de mala-direta de declarações, diplomas e outros no Q-Acadêmico março de 2015 Revisão 02 2/7 Objetivo Esse tutorial

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

27/03/

27/03/ Exportar Pedido Para MS-Excel Consultar CEP 27/03/2017 2017 1207.0 01 RECURSO DE EXPORTAÇÃO PARA O MS-EXCEL 2 01.01 Estamos aperfeiçoando o método de exportação de Pedidos para o MS-Excel, já podendo utilizar

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA

PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA PRODUÇÃO INTELECTUAL SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 Produção Intelectual: Objetivos: O objetivo deste módulo é beneficiar

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

ENVIO AUTOMATIZADO DE S EMISSOR NFE ADVANCED

ENVIO AUTOMATIZADO DE  S EMISSOR NFE ADVANCED ENVIO AUTOMATIZADO DE E-MAILS EMISSOR NFE ADVANCED Cadastrando E-mails de clientes Para iniciar o funcionamento da ferramenta de envio automático de E-mails, utilizando o emissor NFe Advanced, teremos

Leia mais

Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento NOVO SISTEMA DMISS. Manual do Usuário

Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento NOVO SISTEMA DMISS. Manual do Usuário NOVO SISTEMA DMISS Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 12/01/201 5 1.0 Criação do documento Waldinar Fortes Marques Página 3 de 22 Sumário 1. Introdução 1.1 Finalidade 2. Interface Acesso

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

TUTORIAL - Importação de dados de coleta de larvas de Aedes aegypti na Bairro de Higienópolis no município do Rio de Janeiro para o SPRING

TUTORIAL - Importação de dados de coleta de larvas de Aedes aegypti na Bairro de Higienópolis no município do Rio de Janeiro para o SPRING TUTORIAL - Importação de dados de coleta de larvas de Aedes aegypti na Bairro de Higienópolis no município do Rio de Janeiro para o SPRING Descrição do dado: os dados aqui trabalhados possuem as coordenadas

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Movimento do Caixa

Movimento do Caixa Movimento do Caixa http://www.controlenanet.com.br Este manual é parte integrante do Software On-line Movimento do Caixa Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br

Leia mais

IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL

IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL IMPORTAÇÃO/EXPORTAÇÃO AVANÇADA DE MAPAS DE QUANTIDADES, de EXCEL para CANDY e de CANDY para EXCEL 1. ANTES DE IMPORTAR... 1 2. IMPORTAÇÃO DE MAPA DE QUANTIDADES SIMPLES... 3 3. IMPORTAR COM PREÇOS UNITÁRIOS

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000

ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000 A GUIA DE UTI ASASYS INFORMÁTICA ILIZAÇÃO DO COLETOR BEMATECH DC20000 INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 1. O drive só vai funcionar no win8 se instado em modo sem verificação de assinaturaa de driver. 2. A comunicação

Leia mais

Estágio Tratamentos e análises

Estágio Tratamentos e análises Sphinx APRENDIZ - p.134 6 TABELAS SIMPLES E PREPARAÇÃO DOS DADOS Para começar as primeiras análises, posicione-se no estágio Tratamentos e análises, onde será possível realizar análises univariadas com

Leia mais

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP

TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP TUTORIAL DE GERAÇÃO DE LISTAS DE INSCRITOS HABILITADOS NO ENADE E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO SISTEMA ENADE INEP Prezado usuário, este tutorial destina-se a orientar Coordenadores de curso e eventuais

Leia mais